Zé Maria Caires: Água, é mais Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

José Maria Alves Caires | Empresário e Ativista Social | [email protected]

Nós vencemos obstáculos técnicos e o novo aeroporto será uma realidade no ano 2018, mas sem água não haverá crescimento, o racionamento só será resolvido se houver a mesma participação dos segmentos sociais organizados da imprensa, dos políticos e da população. Setenta por cento do planeta terra é coberto de água, mas apenas 2,5% é doce e 1,86% formada por gelo. Leia a íntegra

Vivemos décadas acreditando que a barragem do rio pardo seria a solução de abastecimento de água em Conquista, foi inclusive palanque de políticos, tanto de situação como da oposição, que “poderá” até acontecer, mas daqui algumas décadas. Sempre que vem o racionamento volta o mesmo discurso.
Águas fria I e II acumulam 6,7 milhões de metros cúbicos de água, Catolé quando concluir chegarão os três reservatórios a quase de 30 milhões de m³.
Temos duas tubulações de Barra do Choça para Vitória da Conquista de 700 mm e atualmente produz cerca de 550 litros por segundo, quando o ideal seria o dobro da produção para uma população de 500 mil habitantes.

A nossa vizinha Anagé tem uma barragem com capacidade superior a 300 milhões de metros cúbicos, 50 vezes mais do manancial existente em Barra do Choça.

Com as elevatórias e adutora de aproximadamente 60 KM supriria definitivamente nossa escassez de água. Os custos fixo de energia serão cobertos com a geração de energia fotovoltaicas. Anagé não tem até então um bom aproveitamento adequado desse manancial. Nosso propósito é iniciar uma campanha pra resolver também o abastecimento da água. Sem água a região não cresce, não atrai negócios e o novo aeroporto não surtirá o efeito desejado.

“Água, é mais Conquista”


2 Respostas para “Zé Maria Caires: Água, é mais Conquista”

  1. cau

    você ta louco a População de Conquista, gasta demais ñ economiza Conquista ñ tem ate hj ñ se tem um plano ambiental para o Rio Catolé, só coisas fajutas vc logo vc q eu admiro tanto deveria ver por cima atraves de um drone ou Helicopitero como ta o manancial do Catolé e outra a Barragem de Anagé ñ aguenta isso la chove de anos em anos as pessoas de Conquista tão mau acostumada em só distruir veja a mata cipó q circundava Conquista pegue uma foto do Google de 2012 e pega uma foto atual só dinheiro é bom e qdo acabar natureza la para 2030, Conquista vai virar um deserto do Sahara escreve isso Jovem abraço

  2. ISRAEL PEREIRA ANDRADE

    Falta um político de força,em termos políticos .De cuja influência e importância que ultrapasse o limite regional.Anagé,na época da construção de sua barragem,tinha.

Os comentários estão fechados.