Edenisia Fraga: Ser Professor

Foto: BLOG DO ANDERSON

Edenisia Fraga de Souza Correia | Professora | [email protected]

Dia do professor! É justo uma pauta para homenagear este profissional que é o pilar para a transformação da sociedade. Ser professor é colaborar com as pessoas na sua busca de realizações; estimular o exercício da cidadania em favor de uma sociedade justa e solidária e alfabetizar no sentido amplo. Diante das complexidades que a sociedade apresenta, o professor é o agente que abraça em sua sala de aula as realidades e diversidades, respeitando a dimensão humana, superando as limitações, indo além de sua atribuição para minimizar atitudes reveladas em âmbito de trabalho, por reflexo da realidade sócio econômica, afetiva e outras realidades evidenciadas. Leia a íntegra.

Vivemos momentos difíceis de mudança civilizatória e, junto com as grandes maravilhas das conquistas do gênio humano, acontecem conseqüências que ferem a vida e a esperança: preconceito, desemprego, violência, imoralidade, corrupção, poluição, impunidade e tantos sentimentos menores e contra valores que estão tomando grandes proporções que, consequentemente, vem refletindo no exercício desta nobre profissão. Atuar neste ministério é ter um olhar além da educação formal, um compromisso na formação integral do educando, despertando para a solidariedade e a cidadania, promovendo uma instrução que seja promotora da paz e do bem-estar social e que vem a ser agente do seu próprio desenvolvimento.

Ser professor é ser mastro da bandeira da paz, do compromisso, da responsabilidade, dos verdadeiros valores, não preparando os alunos só para uma carreira acadêmica, mas para futuros e grandes profissionais com corações humanizados. Cada série, cada etapa que os alunos passam tem mãos para modelarem em sua formação. Ser professor é ser o baluarte para o sucesso dos alunos que ainda acreditam na dedicação e compromisso destes profissionais para serem coroados com oportunidade para o exercício da profissão que almejam como também a dignidade.

Ser professor é corresponder de uma forma profícua a missão que Deus confiou, sabendo fazer a diferença: plantar, germinar a semente da esperança, da dignidade e colher no passar dos tempos os sinais de vida e vida em plenitude.

Parabéns, professor! Persevere o seu caminho vivendo profundamente sob a égide dos verdadeiros valores, correspondendo de uma forma saudável a missão que Deus o confiou!


Os comentários estão fechados.