Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães: Operação Vôo Legal é deflagrada em Salvador

Fotos: Divulgação | SSP-BA

Coordenada pelo Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (DRACO), em parceria com Polícia Federal, Receita Federal do Brasile apoio da Coordenação de Operações Especiais (COE), da Polícia Civil, a Operação Vôo Legal, abordou cerca de 4 mil pessoas, desde o dia 17, quando foi deflagrada, no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador.

A escolha dos vôos que serão vistoriados é feita pela Polícia Federal, baseada no conhecimento que detêm de rotas com maior probabilidade de flagrar traficantes e contrabandista. O objetivo principal é impedir a entrada de drogas, armas e contrabando no estado, no período que antecede o Carnaval e durante a folia. 

“O avião, então, é orientado a fazer o desembarque em local onde o fluxo é menor, evitando transtorno à rotina do aeroporto”, explica delegada Indira Croshere, da PF. Segundo o delegado André Garcia, do DRACO, não existe perfil definido para pessoas que trazem drogas, por isso às abordagens são indiferentes ao gênero ou idade do cidadão. Leia a íntegra.

As bagagens de todos os passageiros são submetidas aos scanners que podem revelar algum item suspeito. Caso isso ocorra, elas são revistadas pelos policiais e agentes que integram a operação. Os cães farejadores da COE também estão de prontidão, caso haja suspeita da presença de drogas.
“Os cachorros são treinados desde filhotes para identificar o cheiro dos entorpecentes mesmo camuflados entre itens com odores muito ativos, como café”, explicou o investigador Bastos, da COE/PC.

Operações Pré- Carnaval

Ação faz parte de uma série de outras desenvolvidas pelo Draco, como descreve o delegado André Garcia. “Nesse período há um aumento de pessoas na cidade e, com isso, aumenta também o número de traficantes que tentam trazer drogas para comercializar na Capital”, salientou.
Com o objetivo de impedir que essas drogas cheguem a Salvador por outros meios, como o terrestre, marítimo e até por encomendas dos correios, as operações denominadas “Mar Seguro”, “Pista Limpa” e a “Correspondência Legal” ocorrem antes e durante a folia momesca.


Os comentários estão fechados.