Universidade de São Paulo: projetos de estudantes de Vitória da Conquista e Poções se destacam pelo alcance social

Fotos: Divulgação

O pertencimento do Território de Identidade onde vivem levou os estudantes da rede estadual de ensino da Bahia a desenvolverem projetos de grande alcance social, que estão chamando a atenção dos participantes da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que acontece desta terça-feira (13) até quinta-feira (15), na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Ao todo, nove projetos, que nasceram nas salas de aula no âmbito do projeto Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado, estão sendo apresentados e se destacam por representar tecnologias sociais, de baixo custo e com grande impacto para as comunidades onde os estudantes vivem.

“A Bahia vem se destacando cada vez mais na FEBRACE e em outras feiras nacionais e até internacionais, pela qualidade dos projetos apresentados. Isso comprova o potencial dos nossos estudantes e educadores, ao tempo em que revela a prioridade que a Secretaria da Educação do Estado vem dando para estimular o desenvolvimento de projetos de iniciação científica, principalmente com foco em soluções para problemas enfrentados pelas comunidades onde as escolas estão inseridas”, destaca o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro. Leia a íntegra.

Um dos exemplos é um extrato aquoso e etanólico desenvolvido com a folha da alfavaca pelos estudantes Murilo Silva e Fernanda Santos, do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira, no município de Ilhéus. Os estudantes descobriram, após realização de testes, o potencial antimicrobiano da planta. “A relevância no nosso projeto está em um problema atual da medicina que é o uso indiscriminado dos antibióticos que gerou bactérias super-resistentes”, explica Fernanda. Já Murilo diz que os testes com o uso do extrato da planta medicinal mostraram a eficácia da Alfavaca no combate a algumas superbactérias que causam doenças como pneumonia e infecções graves de pele.

A preocupação com o meio ambiente é outra questão evidenciada em seis projetos apresentados pelos estudantes da rede estadual da Bahia na FEBRACE. Os estudantes Pedro Felipe Rodrigues da Silva e Ricardo Gabriel Freitas Ferreira, Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, de Juazeiro, por exemplo, expõem o ‘Separador Alternativo de Resíduos: Recycling Truck’. Trata-se do protótipo de um caminhão coletor de lixo reciclável que tritura, compacta e armazena de forma separada o material recolhido, para a reciclagem. “Com esse caminhão, os profissionais que trabalham com reciclagem não terão contato de forma manual com o material, evitando a exposição a riscos de contaminação ou acidentes”, explica a professora e orientadora, Davina Ribeiro Neta.

Pedro Felipe Rodrigues destaca os benefícios do projeto para a natureza. “Nosso caminhão não vai para qualquer lugar, como aterro sanitário, ele vai para a empresa especializada em reciclagem e com finalidade de reaproveitamento”. Já Ricardo Gabriel fala sobre a repercussão do projeto na FEBRACE. “Está sendo uma experiência inesquecível e única. Nosso estande está sendo bastante visitado e o projeto elogiado. As pessoas estão comentando sobre o projeto inovador, que é uma ótima ideia social, por evitar o contato do trabalhador com o lixo. Estou visitando outras inovações e conhecendo novas formas de aprimorar nosso projeto”, comentou.

As estudantes Brizza Mota e Bruna Palmeira, do Colégio Estadual Eurides Santana, da cidade de Poções, falam sobre o projeto ‘As nascentes do Rio das Mulheres – Cuidar para não morrer’, que mudou a maneira da comunidade local tratar o rio que é o principal manancial de água doce do local. Para manter vivos os cursos d’água, as estudantes fizeram plantio de árvores em três nascentes do rio, limpeza da área, participaram de audiência pública e levara às escolas do município e aos agricultores, atividades de conscientização sobre o uso apropriado dos recursos hídricos e, também, fizeram parceria com a rádio comunitária local. “Conseguimos tocar o município com o nosso projeto. A sociedade de Poções concordou que era necessária a revitalização daquela área e está colaborando com nosso trabalho”, explica Bruna.

A FEBRACE – A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, incentivo à cultura investigativa, que vem, desde 2003, descobrindo novos talentos, gerando oportunidades de inovação e empreendedorismo no Brasil. Além de ter um importante papel social incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia.

Estão presentes na 16ª edição da FEBRACE estudantes das unidades de ensino da rede estadual das cidades de Ilhéus, Itabuna, Poções, Salvador, Barreiras, Alagoinhas, Juazeiro, Valente e Vitória da Conquista.

Confira a lista dos projetos selecionados:

Ação antimicrobiana de extratos aquoso e etanólico de alfavaca (Ocimum Gratissimum) – Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira – Ilhéus.

Análise da eficiência do pó de pet como alternativo da cultura de espécies leguminosas – Colégio da Polícia Militar Antônio Carlos Magalhães – Itabuna.

As nascentes do rio das mulheres – Cuidar para não morrer – Colégio Estadual Eurides Santana – Poções.

Desvendando as regiões da Bahia através da criação de mangás – Colégio Edvaldo Brandão Correia – Salvador.

Gerenciamento dos resíduos sólidos orgânicos da produção de banana para desenvolvimento de bioetanol de segunda geração – Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande – Barreiras.

SAB – O caminho para combater o descarte indevido do lixo e os problemas ocasionados a comunidade alagoense – Colégio Estadual Deputado Luís Eduardo Magalhães – Alagoinhas.

Separador alternativo de resíduos: Recycling Truck – Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães – Juazeiro.

Smartcam: Dispositivo de segurança para ultrapassagem – Colégio Estadual Wilson Lins – Valente.

Você tem atitudes sustentáveis? – Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) – Vitória da Conquista.


Os comentários estão fechados.