Programa Educar para Valer: Herzem recebe ex-prefeito de Sobral para debater gestão educacional

Fotos: SECOM | PMVC

Vitória da Conquista é uma das cinco cidades-pilotos do Programa Educar para Valer, que traz a experiência exitosa de Sobral, município cearense que conquistou a primeira colocação, referente à Rede Pública, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O reconhecimento nacional de uma rápida superação, saltando de 4 pontos, em 2005, para 8,8 pontos em 2015, foi motivada sobretudo pela dedicação em se fazer uma gestão de excelência em Sobral. E um dos responsáveis por essa transformação foi seu ex-prefeito, Veveu Arruda. “Quis Deus que a Fundação Lemann escolhesse Vitória da Conquista como uma dessas cinco cidades. 

Nós queremos bater a meta do Ideb e hoje temos essa oportunidade ímpar de receber o ex-prefeito de Sobral, Veveu Arruda. Que possamos beber dessa fonte”, falou o prefeito Herzem Gusmão aos representantes da Secretaria Municipal de Educação, na manhã desta segunda-feira (7). O encontro de gestores municipais aconteceu na sala de reuniões do Conselho Municipal da Educação. Ao iniciar a conversa, Veveu Arruda declarou: “A minha experiência política* foi no âmbito municipal e por isso cresceu a crença de que o lugar de transformação é o município e a forma mais poderosa para enfrentar as desigualdades é a Educação”. >>>>>

O ex-prefeito de Sobral apresentou o case de sucesso de seu município e falou sobre o Programa Educar para Valer, que faz parte das ações da ONG Bem Comum, patrocinada pela Fundação Lemann. Segundo o gestor cearense, o reconhecimento da gestão educacional de Sobral é fruto do trabalho coletivo, focado na erradicação do analfabetismo, na diminuição da evasão escolar, na valorização do professor e na meritocracia.

“Na Bahia, resolvemos começar por Vitória da Conquista, pois vimos o interesse do prefeito em implantar um projeto sólido. Herzem desde o começo foi muito caloroso em receber este projeto que busca contribuir na construção de uma política educacional que produza os melhores resultados possíveis”, afirmou Veveu.

Além de Vitória da Conquista, o programa se inicia nas cidades de Cachoeira do Sul (Rio Grande do Sul), Garanhuns (Pernambuco), Conde (Paraíba) e Codó (Maranhão). Nas próximas etapas, outros 45 municípios brasileiros replicarão esse modelo. “A ideia é que os primeiros municípios sejam multiplicadores ao construir boas referências para que o Estado possa utilizar desses resultados e compartilhar com as outras cidades”, observou.

Para a presidente do Conselho de Educação e gerente de Legalização Escolar, Carmen Silva de Oliveira, a exposição foi enriquecedora: “Além de importante, o encontro fez com que tenhamos certeza que Conquista, por aderir a este processo, melhora a permanência e a matrícula de nossos alunos da Rede Municipal. Juntos, nossos 42 mil alunos e professores vão garantir a qualidade e melhorar o Ideb do nosso município”

*Veveu Arruda foi prefeito de Sobral entre 2011 e 2016 e vice-prefeito de 2005 a 2010. Começou sua carreira política como vereador e foi secretário municipal no mandato de Cid Gomes.


Os comentários estão fechados.