Conselho Municipal de Saúde lamenta exoneração de Ceres Neide: “colocando em risco o projeto de saúde”

Foto: BLOG DO ANDERSON

Monalisa Barros | Conselho Municipal de Saúde

O Conselho Municipal de Saúde vem a público reconhecer o empenho, compromisso e a qualidade técnica da ex-Secretária Municipal de Saúde Ceres Neide Almeida Costa durante o tempo em que esteve à frente da Secretaria Municipal de Saúde. Ceres mostrou-se muito comprometida com todas as ações que visavam fazer avançar o SUS, demonstrando ter conhecimento de saúde pública, de gestão e do funcionamento dos mínimos detalhes da Secretaria. Manteve com o Conselho Municipal de Saúde uma relação respeitosa, sincera e honesta resguardando a independência de poderes e reconhecendo no Conselho uma instância de orientação e fiscalização da política pública de saúde. Leia a íntegra.

Causa nos estranheza que uma decisão tão importante para o Município possa ser tomada de forma intempestiva e colocando em risco o projeto de saúde, visto que o CMS se desdobrou nos últimos meses na construção de um Plano Plurianual de Saúde 2018/2021 com a realização de de 08 reuniões: 03 ordinárias e 05 extraordinárias onde apreciamos, fizemos alterações, acréscimos e sugestões às propostas advindas das respectivas áreas técnicas, resultando num plano compreensivo, extensivo e factível para o Município, democraticamente construído e aprovado no dia de ontem, 13 de junho de 2018.
Hoje ao receberemos a notícia da exoneração da referida secretaria, o CMS consternado, expressa a sua preocupação com o nome que a substituirá em definitivo e requer do Prefeito Municipal o compromisso de que o PPA 2018/2021 construído na gestão da sra. Ceres e aprovado por esta instância de Controle Social será respeitado e cumprido conforme o documento aprovado por este conselho. Esta solicitação está pautada no compromisso de fazer avançar o SUS em nosso município que não pode aceitar qualquer movimento que possa representar a perda de direitos em qualquer área, muito menos na saúde.

Vitória da Conquista, 14 de junho de 2018.

 

Monalisa Nascimento dos Santos Barros
Presidente do Conselho Municipal de Saúde


Os comentários estão fechados.