Transporte Público Conquistense: dois pesos, duas medidas

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Coriolano Ferreira de Moraes Neto | Vereador | coriolanomoraes@camaravc.com.br

Nos causa estranheza o Governo Municipal publicar abertura de licitação para o Lote 02 do Sistema de Transporte Urbano de Passageiros de Vitória da Conquista, tendo como empresa responsável a Cidade Verde Transporte Rodoviário. A Empresa investe muito em nossa cidade, tivemos pela primeira vez o privilégio de ter na história do município 80 ônibus zero quilômetro, com elevadores para pessoa com deficiência, colocando Vitória da Conquista com a frota mais nova da Bahia e uma das mais modernas do Brasil, os funcionários são pagos rigorosamente em dia, assim como, décimo terceiro, férias, recolhimento do FGTS, Previdência e Contribuição Sindical. Demonstração de respeito a legislação, aos funcionários e a população de Vitória da Conquista.

Inova a empresa ao adotar parte do Canteiro Central da Avenida Juracy Magalhães preservando o verde e caracterizando conforme a época do ano: Dia das Mães, Período Junino, Período Natalino, Copa do Mundo. Aquele pedaço da avenida passou a ser ponto de visitação. A última novidade da Empresa foi o ônibus da Copa, ornamentado e circulando pela cidade. Nada disso parece importar para a atual gestão. Não adianta querer culpar a decisão Judicial para fugir da responsabilidade. Pois está claro que a velocidade que o Governo Municipal atua contra a Cidade Verde, não é a mesma com a Viação Vitória. Leia o artigo do Professor Cori na íntegra.

 

A Viação Vitória desrespeita a população, se fizer uma vistoria dos seus ônibus mais da metade da frota está com a idade média acima do permitido, atrasa os salários por meses dos funcionários, não recolhe FGTS, e nem tão pouco a contribuição previdenciária é depositada aos cofres públicos, ela retira ainda dos trabalhadores a Contribuição Sindical e não repassa devidamente ao Sindicato, seus carros andam quebrando em plena via pública quase que diariamente. Com tudo isso, o Governo Municipal assinou um TAC, promoveu aumento da tarifa em cerca de 18%, mesmo assim a referida empresa não cumpriu com suas responsabilidades legais. Em seguida a Viação Vitória usou da estratégia da Recuperação Judicial para continuar a não honrar com suas obrigações contratuais e continua agindo como quer, a ponto de não respeitar os acordos trabalhistas com o Ministério Público do Trabalho. Por que o Governo Municipal não faz a Viação Vitória cumprir com suas obrigações legais? Por que o Governo não abriu licitação do Lote 1 que pertence a Viação Vitória? Algo muito estranho está acontecendo, e exigirá dos órgãos de controle federal, estadual e municipal minuciosa investigação. Cabendo, portanto, aos funcionários e usuários do sistema de transporte lutar pela garantia dos seus direitos.


Os comentários estão fechados.