Eleições 2018: entre os favoritos à Assembleia Legislativa, Tiago Correia apresenta planos para Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Apontado como um dos favoritos à Assembleia Legislativa do Estado da Bahia nestas Eleições 2018, o vereador Tiago Brandao Correia, do Partido da Social Democracia Brasileira, tem intensificado suas articulações e ganhado muitas adesões. Natural de Vitória da Conquista, em uma das constantes visitas ao Sudoeste Baiano, Tiago Correia conversou com o BLOG DO ANDERSON sobre a sua carreira política e o desafio de se eleger deputado.

BLOG DO ANDERSON: Tiago, você é conquistense, médico veterinário e sua família mora em Vitória da Conquista. Como chegou ao cargo de vereador na Capital Baiana e hoje é candidato a deputado estadual?

Tiago Correia: Anderson, fui morar em Salvador aos 16 anos para concluir os estudos e lá fiz o terceiro ano e prestei vestibular. Eu cresci em Conquista entre a roça de café, fazenda de pecuária e a minha paixão pelo campo e pelos animais sempre foi muito grande, talvez por isso tenha escolhido a Medicina Veterinária. Acabei me casando em Salvador, por coincidência com uma pessoa que tem raízes familiares aqui no Sudoeste. Constitui família e acabei entrando na política, algo que nunca foi planejado. Leia a íntegra.

BLOG DO ANDERSON: Conta como você despertou o interesse pela política já que o seu pai, Silvio Correia, é agropecuarista e sua família não tinha relação com o meio político.

Tiago Correia: Olha só, realmente meu pai é avesso a política, apesar de termos raízes muito fortes. Meu bisavô, Joaquim Correia de Melo, foi o primeiro prefeito de Conquista. O intendente da então Vila de Itambé foi meu tio avô Ascendino Melo, que havia defendido a emancipação do município juntamente com os coronéis Belizário Ferraz, Silvio Correia, Gentil Flores, Cícero de Oliveira Santos, Henrique Brito, Rogaciano Nolasco e Flaviano Ferraz dos Santos. Tornado município, o primeiro prefeito de Itambé foi também o meu tio avô Hygino Correia dos Santos Melo. Acredito então, que essa veia política da família estava adormecida.

BLOG DO ANDERSON: Mas conta como você começou. Quando pensou em realmente entrar para a política?

Tiago Correia: Comecei ajudando nas campanhas do então candidato a deputado federal ACM Neto. Meu irmão Gabriel é casado com Renata, irmã de Neto, então estávamos ali por uma relação familiar mesmo. Eleição após eleição, acabei tomando gosto, e então Neto me convidou para me candidatar a vereador na sua primeira eleição a prefeito. Naquele momento, avaliei que não estava preparado. Mas, a partir dali, comecei a considerar a possibilidade e trabalhei na sua campanha de 2010 coordenando a Capital já pensando em me candidatar em 2012. Deu certo e nos elegemos juntos, Neto prefeito e eu vereador. Tive a oportunidade de ser convidado por ele para ser presidente da LIMPURB, Empresa de Limpeza Urbana da Terceira Capital do País, e foi uma experiência administrativa muito enriquecedora. Na reeleição, eu mais que dobrei minha votação, tive 12.000 votos. 11.963 para ser mais exato.

BLOG DO ANDERSON: E agora, que resolveu se candidatar a deputado estadual, o que o motivou a escolher esse caminho?

Tiago Correia: Rapaz, a política é meio que inexplicável. Quando você percebe que pode mudar a vida das pessoas, você quer fazer sempre mais. É uma sensação de realização pessoal muito grande quando você consegue oferecer algo que melhore a vida de alguém. Graças a Deus, tive essa oportunidade ao lado do prefeito ACM Neto, quando conseguimos mudar a cidade de Salvador. Prova disso é ser considerado repetidamente o melhor prefeito do Brasil. Mudamos a realidade da cidade em vários aspectos. Temos uma nova Orla, os bairros periféricos receberam a maioria dos recursos em infraestrutura, saúde e educação. Temos uma nova cidade. Acho que agora é o momento de trabalhar pela minha terra e pelos municípios do interior.

BLOG DO ANDERSON: Qual o seu pensamento especificamente para a sua cidade? Acha que muito pode ser feito?

Tiago Correia: Conquista é uma cidade fantástica, de um povo trabalhador e empreendedor, e talvez por isso seja a cidade pujante que é, mas, quando olhamos para sua representatividade política a nível estadual e federal, percebemos a falta de interesse e de ações planejadas. Sofremos recentemente racionamento de água. É inconcebível, em pleno Século XXI, e com vinte anos de administração do Partido dos Trabalhadores, ver que não pensaram o crescimento da cidade e agora tomam medidas paliativas que com certeza não resolverão o problema. A cidade é cortada pela Rio-Bahia e nunca teve uma passarela para pedestres. Candido Sales, por exemplo, há muito tempo tem. O Anel Rodoviário, no cruzamento sentido Itambé, não tem um viaduto. Quantas vidas ainda teremos que perder para que alguém reclame essas soluções? O novo aeroporto teve os recursos garantidos pelo senador ACM Junior em 2008, esses mesmos recursos foram diminuídos por um senador do PT, atrasaram a obra que se arrasta até hoje durante 10 anos. Quando pensamos na saúde e educação, a situação se complica. O desenvolvimento da cidade a partir da atração de empresas, ao estímulo de geração de emprego e renda, necessita ser pensado. Conquista é o que é pela iniciativa do seu povo que, lutando contra tudo e contra todos, tornou a cidade em um polo regional de comércio e serviços, um polo médico avançadíssimo, e uma cidade universitária. Temos um potencial incrível e não podemos perder isso. Os conquistenses já fizeram demais por conta própria, é a hora dos poderes públicos colaborarem e fazerem a sua parte. Por isso, vou trabalhar duro para me eleger deputado, para lutar não só pela minha cidade, mas por tantas outras que carecem de um olhar mais cuidadoso e comprometido dos seus representantes.


Os comentários estão fechados.