Herzem Gusmão: “Recebemos o Hospital Esaú Matos de forma deplorável”; veja as imagens em vídeo

Referência Nacional, o Hospital Municipal Esaú Matos também está entre as reclamações da Administração Municipal. Em seu comentário da Rádio Brasil nesta quarta-feira (22), o prefeito Herzem Gusmão Pereira falou sobre a situação do equipamento recebida pelo ex-prefeito Guilherme Menezes de Andrade. “Nós recebemos o Hospital Esaú Matos de forma deplorável. Nós temos as fotografias, Dudé levou pra Câmara para exibir. Naquela previsão que cairia uma chuva que não caiu de trezentos milímetros, o presidente da Fundação, Felipe, o Felipe Bittencourt dizia enquanto os cafeicultores estão torcendo pra chover, ia cair 300 milímetros só num dia, ia ser um dilúvio, ele disse enquanto os cafeicultores estão torcendo pra chover, nós no Hospital torcemos pra não chover porque está chovendo dentro do Hospital. A Prefeitura sem os recursos, o doutor Zé Antônio da Secretaria de Infraestrutura começou em tempo recorde, uma semana promovendo o retelhamento do Hospital. Uma Fundação que não tem um parceiro e nós haveremos de buscar esses parceiros”, disparou o peemedebista na Resenha Geral. Uma parceria entre empresários da Construção Civil deverá viabilizar a reforma geral do Hospital Municipal Esaú Matos gerido pela Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista.


Notícia Estadual: em Vitória da Conquista moradores de povoado vivem sem energia elétrica

Foto: Reprodução | TV Bahia

Sem energia elétrica, as famílias de Doutor, Zona Rural de Vitória da Conquista, vivem praticamente à luz de velas. Para algumas dessas famílias, a situação já dura mais de 20 anos. Em nota, a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia disse que vai enviar uma equipe ao povoado para avaliar a situação.

Entre os moradores que vivem sem luz elétrica, está a dona de casa Celuta Rocha de Oliveira. “A partir de seis horas da noite já começa a acender vela, vai para o quarto com vela, vai tomar banho com vela”, disse.


Notícia Nacional: Vitória da Conquista é destaque em Saneamento Básico; assista a reportagem do Fantástico

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Capital do Sudoeste Baiano voltou ao destaque nacional na noite deste domingo (19) pelos índices do Saneamento Básico. Vitória da Conquista é a 10ª no Brasil e a 1ª cidade do Norte-Nordeste em indicadores de saneamento básico, como acesso ao abastecimento de água e à coleta de esgoto, o percentual do esgoto tratado e investimentos e arrecadação no setor.

É o que aponta um estudo do Instituto Trata Brasil. Todos os investimentos foram realizados pelo Governo Federal, através do Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC) sob execução da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) durante a gestão do ex-prefeito Guilherme Menezes de Andrade. Confira a lista das 100 cidades. Assista a reportagem completa que passou no Fantástico.


Sétima Arte: ‘Cinquenta Tons Mais Escuros’ continua nas telas de Vitória da Conquista; veja o trailer

Foto: BLOG DO ANDERSON

O filme “Cinquenta Tons Mais Escuros” continua em cartaz no Moviecom do Shopping Conquista Sul. O filme é uma sequência da trilogia “50 Tons de Cinza” (2015), escrita por E.L.James. A trama de “Cinquenta Tons Mais Escuros” conta a história de Anastasia, que está incomodada com os hábitos e atitudes de Christian Grey e decide terminar o relacionamento para focar no desenvolvimento de sua carreira.

Entretanto, ele não desiste fácil e fica no encalço, afirmando aceitar as regras dela. O cortejo acaba funcionando e ela reinicia o relacionamento com o jovem milionário, e aos poucos, passa a compreender melhor os jogos que ele tanto aprecia. Confira a programação completa da 7ª Arte que vai até a quarta-feira (22) em Vitória da Conquista.


Caso de Polícia: bandidos levaram malotes após explosão de carro forte que seguia para Vitória da Conquista

Fotos: WhatsApp | BLOG DO ANDERSON

Bandidos armados explodiram um carro forte no final da tarde desta sexta-feira (17), na Serra do Marçal, trecho da BA-263 entre Vitória da Conquista e Itambé. O veículo vinha para Conquista quando foi atacado pelos criminosos que chegaram em dois automóveis.

O motorista perdeu o controle da direção e o carro saiu da pista. A rodovia ficou bloqueada nos dois sentidos por mais de uma hora por caminhões que tiveram seus pneus furados pelo bando.

Uma pick-up utilizado no crime foi localizada juntamente com uma pistola próximo ao distrito de Inhobim. Ninguém ficou ferido. O valor do dinheiro levado não foi divulgado. O caso é investigado pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO).


Segurança Pública: preso suspeito de chacina que deixou oito mortos em Porto Seguro

Foto: BLOG DO ANDERSON

Foi preso na segunda-feira (13), em Buerarema, no Sul da Bahia, um dos suspeito de terem participado da chacina que deixou oito jovens mortos, entre eles quatro filhos de policiais, em Porto Seguro. De acordo com informações divulgadas nesta terça-feira (14) pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Antônio dos Reis de Jesus, conhecido como “Du Reis”, de 30 anos, estava escondido na casa dos sogros.

Outros sete suspeitos seguem foragidos. Segundo a Polícia Civil, o crime ocorreu após as vítimas voltarem de uma festa “paredão”, realizada na orla da cidade. As vítimas teriam se envolvido em uma discussão no evento, mas, conforme a polícia, a briga não teve relação com o crime. A motivação dos homicídios ainda não foi divulgada. Com base no depoimento de sobreviventes, a polícia informou que a chacina não teve mais mortos porque a munição dos suspeitos acabou. Confira a reportagem da TV Bahia.


Literatura Conquistense: mãe faz livro para ensinar dieta que filho com doença rara tem que seguir

Foto: Reprodução | TV Sudoeste

A mãe de um menino de 5 anos, que tem uma doença rara e precisa seguir uma dieta restrita, produziu um livro em quadrinhos para ensinar aos colegas de sala do filho que ele não pode comer o lanche das outras crianças. Artur, que mora em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, tem uma doença chamada acidúria 3 hidroxi 3 metilglutárica que, caso não seja controlada, pode levar a consequências como convulsões, com sequelas motoras e deficiência mental, e até à morte. A contadora Adriana Ferraz, mãe de Artur, diz que, por causa da doença, o menino só começou a ir para a escola aos 3 anos e 8 meses.

Quando chegou a hora dele frequentar as aulas, a mãe ficou preocupada com a possibilidade dos coleguinhas oferecerem o lanche deles e teve a ideia de produzir o livro em quadrinhos, intitulado “Mamãe, Eu Posso Isso?”. “A gente sentiu a necessidade de explicar para as crianças que ele não podia comer o lanche do coleguinha. E como é que a gente ia fazer para explicar a uma criança de quatro anos, três anos, que não ia poder haver essa troca?”, explica Adriana. Segundo a mãe de Artur, ela escreveu o texto e um primo fez o design. Todos os colegas do menino ganharam o livro e já sabem que ele não pode comer o lanche de outra criança. “Quando chega um coleguinha novo, as professoras explicam logo”, diz Adriana. Assista a reportagem na íntegra.


Sudoeste Baiano: seca muda cenário e causa prejuízos a 1,5 mil produtores em Planalto; veja a reportagem

Foto: Reprodução | TV Sudoeste

Os agricultores da caatinga, região mais seca de Planalto, no Sudoeste Baiano, sofrem com a falta de chuvas que afeta o local. São 1.500 produtores afetados pela estiagem, que já dura três anos, colocou o município em situação de emergência. Em todo o estado, são 61 cidades em situação de emergência por conta da seca. A seca transforma paisagens da região e expõe cenários preocupantes. O local que era leito de um rio, conhecido como Gaviãozinho, afluente do Rio Catulé, está sem água e o matagal tomou conta. Uma das principais economias do município foi bastante afetada. A produção de café para esse ano está perdida e a do próximo ano está comprometida. Os prejuízos vão demorar para ser recuperados, conforme acredita o engenheiro agrônomo Vivaldo Filho.

“Nós estamos falando de um déficit de mais de 3 anos, com perdas de lavouras de 2016 de 70% e [previsão de] safra praticamente zero para esse ano”, diz.  Sem alimento para o gado, o produtor rural Eudes Oliveira foi obrigado a desativar a produção de leite. Ele demitiu três dos quatro funcionários e vendeu cerca de 60% do rebanho. “Como no ano passado tivemos uma perda de cerca de 70% do grão e a lavoura sofreu bastante com a estiagem de 2015/2016, esse seria o ano de recuperação da lavoura”, conta. Mas 2017 não começou bem para quem vive da produção rural em Planalto. Conforme o secretário municipal da Agricultura, Gilberto Freitas, a última chuva que ocorreu na cidade foi em dezembro de 2016, e não foi o suficiente para mudar o cenário crítico da região. “No início de dezembro tivemos uma chuva boa, depois não choveu nada por aqui. Esse ano não tivemos chuva. Antes dessa crise, tínhamos bastante chuva na cidade”, sinalizou.

A média de sacas de farinha produzidas por hectare de mandioca caiu pela metade em Planalto, também por causa da estiagem. “Já vem uns cinco anos seguidos que a chuva aqui sempre é menos do que era antes e a lavoura não desenvolve”, reclama o produtor rural Aparias Reis. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Luis Carlos, diz que a maioria dos produtores já desistiu de continuar com a mesma plantação, por conta da queda na safra. “Às vezes planta e não sai e tem que retomar todo o processo. Isso assusta muito o agricultor”, lamenta. Uma esperança para os agricultores é a previsão do tempo para esta quarta-feira (8), quando são esperados 20 milímetros de chuva, previsão de 80% de chuva, que ajuda a irrigar terra. A temperatura mínima é de 18ºC e a máxima de 33ºC. Até o domingo (12), a previsão é que o tempo fique encoberto na região, com chances de chuva. Informações do G1.


Diversão na Cidade: bolha inflável diverte e é opção para brincar na água em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Manter o equilíbrio é quase impossível para quem experimenta o ‘Aqua Ball’, uma novidade no quesito diversão em Vitória da Conquista. O brinquedo oferece, durante cinco minutos, um verdadeiro teste físico dentro de uma bolha que fica sobre a água, neste caso, uma piscina gingante montada especialmente para a aventura. Instalado no Shopping Conquista Sul, o ‘Aqua Ball’, está chamando a atenção de crianças e adultos.

Em português, o nome do equipamento significa Bola na Água, que é exatamente a definição da atração: as pessoas com idades acima de 3 anos entram numa bolha, são colocadas dentro da piscina e a brincadeira é se movimentar sobre a água, andando em pé ou simplesmente rolando. E pode ficar tranquilo, ninguém sai molhado.

A bola é feita de um plástico transparente que aguenta o peso de até 90 quilos, ou seja, uma pessoa adulta pode entrar na brincadeira. Crianças podem participar acompanhadas de um instrutor. Pelo menos três bolhas podem ser usadas simultaneamente dentro da piscina. Veja as imagens registradas pelo BLOG DO ANDERSON na tarde deste domingo (5).


Mobilidade Urbana: duplicação da avenida Brumado está fora dos planos do Executivo Conquistense

Foto: BLOG DO ANDERSON

A tão comentada duplicação da avenida Brumado, uma das principais vias de Vitória da Conquista localizada na Zona Oeste, deverá receber intervenções, no entanto a duplicação está descartada. As informações foram passadas ao BLOG DO ANDERSON pelo radialista Pedro Alexandre Massinha da Rocha Jardim, o popular Pedro Massinha. Segundo ele, a novidade foi revelada na última sexta-feira (3), quando entrevistou o titular da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Trânsito e Transportes, Esmeraldino Correia Santos.

De acordo com Massinha, a modificação que fomentou a modalidade ciclística com a implantação de ciclo-faixa, ainda gera polêmica. “O Governo anterior tornou ali mão única, evidentemente deve ter feito um estudo, claro. E o que eu ouço, o que tenho ouvido da cidade é de que foi acertada a medida. Evidentemente, claro que muitos comerciantes reclamaram, porque foram prejudicados, mas você tem que olhar o geral e pelo que ouvimos a maioria da população, não apenas aquela que está ali nas adjacências da Brumado, mas população como um todo considera que foi acertada aquela medida”, comentou o âncora do Agito Geral, programa da Rádio Melodia.


Descaso Social: moradores fecham rodovia por água em Vitória da Conquista; veja o vídeo

Enquanto a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) estende o tapete vermelho para o prefeito Herzem Gusmão Pereira, moradores de diversos bairros promovem protestos por água em Vitória da Conquista. Na tarde deste sábado (4) as manifestações se concentraram na BA-262, rodovia que liga Vitória da Conquista a Anagé. Com queima de pneus, moradores do Zabelê, lançaram palavras de ordem pelo descaso que vem enfrentando ao longo dos anos e que se agravou ainda mais desde o início do ano. A EMBASA ainda não se manifestou sobre o assunto.


Executivo Conquistense: garis reclamam da baixa salarial e o fim do “turnão”; Prefeitura contesta e explica

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Os garis estão nos quatro cantos de Vitória da Conquista no mutirão da Limpeza Pública promovida pela Secretaria Municipal dos Serviços Públicos. Na manhã desta quinta-feira (2) a turma estava na avenida Bartolomeu de Gusmão e conversou com o BLOG DO ANDERSON sobre as medidas que resultaram na baixa nos contracheques e também a mudança no expediente.  De acordo com uma servidora, o programa estava em turnão, ou seja, o dia de trabalho era ligado sem o intervalo de almoço, mas agora estaria com novo horário estipulado pela Prefeitura de Vitória da Conquista: das 7 ao meio dia e das 14 às 17 horas. “O trabalho da gente está muito e queríamos saber do secretário porque que ele terminou o turnão. A gente estava se esforçando, dando o máximo de si por causa desse turnão até uma hora e ele acabou sem a menor explicação”, afirmou. Ainda de acordo com a jovem, um benefício no valor de R$ 165 também teria sido retirado da sua folha salarial do mês passado.

Em nota enviada ao BLOG DO ANDERSON, “a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista informa que nunca houve escala de turnão na Secretaria de Serviços Públicos e que não existe qualquer excesso de trabalho. O que mudou foi a forma de fiscalização, que foi intensificada por parte dos supervisores, coordenadores e secretário. A Prefeitura esclarece também que não houve retirada de bonificação. Algumas medidas foram tomadas para o controle dos gastos públicos a partir de um levantamento feito pela Secretaria de Administração, como o corte de CETs e maior rigidez e controle em horas-extras. Elas foram comunicadas a todos os sindicatos dos servidores municipais. Sobre as gratificações, a Prefeitura está analisando todos os casos e, tão logo seja possível, será efetuado o pagamento a quem de direito”.


Transporte Coletivo Urbano: alvos de ação judicial, 51 ônibus somem de garagem em Feira de Santana

Foto: Reprodução | TV Subaé

Cinquenta e um ônibus da empresa Rosa, que integra o Transporte Coletivo Urbano de Feira de Santana desapareceram da garagem. No sábado (28), alguns deles foram vistos na BR-324, sentido Capim Grosso, no Norte Baiano. Enquanto os ônibus não aparecem, motoristas e cobradores estão parados há quatro dias porque não há veículos suficiente para trabalhar. “Chegamos aqui e não trabalhamos. Ficamos aqui de braços cruzados. Então, ficamos preocupados com o que vai ocorrer amanhã”, disse o rodoviário José Ricardo. O G1 tentou entrar em contato com a empresa Rosa para saber o que ocorreu com os veículos, mas não conseguiu contato. Já a empresa Mercedes-Benz, fabricante dos ônibus, informou que houve autorização judicial para a retomada de 51 veículos da empresa Rosa, por causa de dívidas com financiamento, conforme decisão da 29ª Vara Cível da Comarca de São Paulo.  Apesar da decisão, a Mercedes-Benz não conseguiu executar a ordem, pois quando o oficial de Justiça chegou ao pátio da empresa, os ônibus já não estavam mais lá, e nem circulando pela cidade. A frota operacional de Feira de Santana é de 248 veículos rotativos, distribuídos em 103 linhas e duas empresas que operam na cidade, a Rosa e São João.

Neste período de recesso escolar, 186 estão em circulação. O secretário municipal de Transporte e Trânsito, Pedro Boaventura, disse que não tem ideia do paradeiro dos ônibus. Ele informou que tem tomado todas as providências para que a população não seja prejudicada. Ele ainda disse que irá notificar a empresa Rosa para resolver o impasse. “Já fizemos as devidas notificações e as empresas têm sim que providenciar o número de ônibus suficiente para atender, sobretudo, a demanda futura, ou seja, com o término do recesso escolar”, disse Pedro Boaventura. Segundo ele, caso o problema não seja resolvido, medidas mais drásticas serão tomadas. “Nós aplicaremos aquilo que o contrato manda. Tudo isso irá para a nossa procuradoria e, consequentemente, as medidas de praxe e de contrato serão adotadas”, completa. A Mercedes-Benz informou que também não conseguiu contato e nem localizar os responsáveis da empresa Rosa e foi isso que motivou o processo judicial. Confira a reportagem da TV Subaé.


Baianão: Vitória da Conquista vence o Bahia de Feira no Lomantão; ouça a emoção no momento do gol

Foto: BLOG DO ANDERSON

Cerca de 2 mil torcedores foram ao Estádio Municipal Lomanto Junior para a abertura do Campeonato Baiano de Futebol, na tarde deste domingo (29). O Esporte Clube Primeiro Passo Vitória da Conquista recebeu a Associação Desportiva Bahia de Feira e comemorou os seus primeiros três pontos na temporada com o gol de Diego Aragão no finalzinho do primeiro tempo.

Agora o Bode terá três desafios fora de casa pelo Baianão, sendo o primeiro na quinta-feira (2) contra o Vitória, no Estádio Manoel Barradas, em Salvador. Acima o BLOG DO ANDERSON reproduz a emoção no momento do gol com a voz pujante de Luiz Alves através das ondas sonoras da Rádio Clube de Conquista.


Fenômeno: redemoinho assusta moradores de Juazeiro

Um redemoinho de poeira assustou os moradores de Juazeiro, no Norte Baiano, na tarde da quinta-feira (26). O fenômeno ocorreu em um campo de futebol do município e foi registrado em um vídeo por uma das pessoas que estavam no local. De acordo com os moradores, o redemoinho durou cerca de 5 minutos. Segundo a meteorologista Cláudia Valéria, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o redemoinho de poeira foi provocado pelo tempo seco que atinge a região norte ultimamente. Uma variação entre temperatura e pressão teria feito com que a velocidade dos ventos aumentasse, o que levantou a poeira. A especialista contou que o fenômeno é mais comum durante o verão, e não é perigoso porque costuma ser rápido. Contudo, conforme informou a meteorologista, o redemoinho não é um sinal de chuva. O tempo em Juazeiro continua seco nesta sexta-feira (27). A temperatura máxima na cidade chega a 35ºC. Durante este final de semana, só há previsão de chuva para a região oeste do estado, e será rápida. Nas demais regiões, o sol deve prevalecer. Informações do G1.


Caso de Polícia: câmeras registram ação de bandido durante furto de moto em Vitória da Conquista; veja o vídeo

Os roubos e furtos de veículos tem sido destaque este ano em Vitória da Conquista. Constantemente, através das reproduções de programas radiofônicos, o BLOG DO ANDERSON tem mostrado diversas ocorrências deste tipo, sendo as motocicletas as preferidas pelos ladrões. Nesta quarta-feira (25) câmeras de monitoramento registraram a sutileza de um bandido que levou um Honda Pop que estava estacionada na rua Dom Pedro II, em pleno Centro da Capital do Sudoeste Baiano. O caso está registrado na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos da 10ª Coordenadoria de Polícia do Interior.


Esporte Conquistense: Lomantão recebe últimos ajustes antes do início do Campeonato Baiano

Fotos: BLOG DO ANDERSON

No próximo domingo (29) o Estádio Municipal Lomanto Junior abre a temporada do Campeonato Baiano de Futebol. E na tarde desta quinta-feira (27) a equipe do BLOG DO ANDERSON entrou em campo para conferir os preparativos para a recepção do Esporte Clube Primeiro Passo Vitória da Conquista o e o Bahia de Feira.

Segundo o coordenador municipal de Esportes, Jaldo Musse Mendes, já foram cumpridas todas as exigências para liberação dos laudos com o intuito de atender ao Estatuto do Torcedor e dar conforto ao público, jogadores e imprensa, inclusive com a realização das vistorias do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Vigilância Sanitária.

Para atender as exigências da Federação Baiana de Futebol, estão sendo colocados novos extintores de incêndio. “O resultado das vistorias para liberação dos laudos foi entregue à Federação na última segunda-feira”, comentou Jaldo. A estreia do Bode no Baianão deste ano acontece às 16 horas.