Crise Hídrica: Barragem Água Fria atinge 79% de sua capacidade, mas o racionamento continua em Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Neste mês de maio completou um ano do racionamento do abastecimento de água em Vitória da Conquista. Em entrevista ao UESB Notícias desta segunda-feira (29), o gerente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA), André Ribeiro Castro, no início desse processo a Barragem Água Fria estava com 34% de sua capacidade operacional, hoje a situação é outra.

“Neste momento a Barragem nós chegamos a 79% do nível operacional. Embora o racionamento tenha servido para elevar o nível da Barragem de Água Fria II, associada ao sistema Catolé que nos ajuda bastante, infelizmente ainda não temos segurança para acabar com o racionamento”, afirmou André Ribeiro.

“Nós fizemos algumas simulações, se nós acabássemos neste momento e voltássemos a distribuir para a população o volume que nós distribuíamos antes, nós chegaríamos novamente aos 34% do início do racionamento 2016 em dezembro desse ano”, explicou. Segundo ele para manter o líquido terá que contar com chuvas, no entanto para evitar esse risco o caminho se deu em postergar o racionamento.

Ainda de acordo com o gestor da EMBASA, a solução definitiva para esse problema só será resolvida com a Barragem do Catolé que deverá ficar pronta em 36 meses, porém ainda sem dada para início das obras. “Até lá nós só poderemos acabar com o racionamento se as chuvas forem regulares”, frisou. O BLOG DO ANDERSON esteve em Barra do Choça nesta última segunda feira de maio registrando imagens atuais da Barragem Água Fria, responsável pelo abastecimento em Vitória da Conquista e Belo Campo.


Roberto Carlos: O Rei emociona milhares de fãs em Vitória da Conquista; veja as principais fotos

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A gramado do Estádio Municipal Lomanto Junior lotou na noite desse sábado (27) para o espetáculo de Roberto Carlos. Ele começou o show com o clássico Emoções cantando em coro com o público.

Debaixo de uma garoa fina, os fãs acompanharam segundo a segundo de casa música que ficará para sempre na memória de gente dos cinco continentes.

Promovido pela Incontent, empresa da Rede Bahia, o evento movimentou a economia de Vitória da Conquista em hotelaria, gastronomia, lojas de moda e diversos outros tipos de serviços.

Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Sistema Municipal de Trânsito, Polícia Administrativa foram alguns dos parceiros que garantiram a organização dentro e fora do Lomantão.

O BLOG DO ANDERSON acompanhou a festa do ícone da Música Popular Brasileira e registrou alguns momentos que são compartilhados na galeria de fotos e acima um vídeo com os primeiros três minutos da apresentação musical.


Roberto Carlos: Lomantão está pronto para receber 20 mil fãs do Rei; veja o vídeo da transformação

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Estádio Municipal Lomanto Junior foi transformando para receber o espetáculo de Roberto Carlos. Para o show que inicia impreterivelmente às 20h30 deste sábado (27), é aguardado cerca de 20 mil pessoas.

Na apresentação, Roberto promete deixar os fãs hipnotizados com os clássicos de sua carreira, como “Detalhes”, “Emoções” e muitas outras. Confira como ficou o espaço em vídeo e fotos exclusivas do BLOG DO ANDERSON.


Greve de Servidores Municipais: postos fecham e vacinação contra gripe é suspensa em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

As pessoas que foram em busca de vacinas contra a gripe nas Unidades de Saúde de Vitória da Conquista, nesta terça-feira (23), ficaram sem atendimento. O serviço de imunização foi suspenso por conta da Greve dos Servidores Municipais, iniciada na segunda-feira (22). Segundo a Prefeitura de Vitória da Conquista, devido ao problema, a vacinação contra a gripe, que terminaria na sexta-feira (26), vai ter que ser prorrogada. A Prefeitura, no entanto, não disse até quando a vacinação deve acontecer. A maioria das Unidades de Saúde permanecem fechados. Em algumas unidades, houve aglomeração de pessoas que queriam ser atendidas, mas que também não tiveram acesso aos serviços. Na Policlínica de Atenção Básica do São Vicente o atendimento foi oferecido de forma parcial. De acordo com a Coordenação, metade dos funcionários paralisou as atividades. A vacinação no local, como em todos os Postos, foi comprometida, porque os funcionários responsáveis pela aplicação da vacina cruzaram os braços.

No Centro de Saúde Régis Pacheco, alguns pacientes tiveram acesso a alguns atendimentos, mas não houve vacinação. Trabalhadores do Almoxarifado Central também cruzaram os braços. Apenas o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Hospital Municipal Esaú Matos, que atendem emergências, funcionam normalmente. O impasse entre servidores e a Prefeitura continua sem previsão de acordo. Professores municipais também entraram em greve por tempo indeterminado. Os docentes reivindicam reajuste salarial, de acordo com os sindicatos que representam as categorias. Conforme as entidades, dos 8 mil trabalhadores municipais, em média, 5,6 mil estão paralisados, entre eles cerca de 1,5 mil professores, número que equivale a 70% da categoria. Em nota, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista disse que conduz a negociação salarial do funcionalismo com transparência e diálogo, demonstrando que, em respeito ao limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, a administração é obrigada a implementar medidas de contenção de despesas de pessoal, incluindo a não concessão de aumentos.


O Novo Comércio de Vitória da Conquista: confira as intervenções propostas pela CDL em vídeo e fotos

Foto: BLOG DO ANDERSON

Está programado para iniciar no dia 3 de julho, o início processo de modernização do Comércio de Vitória da Conquista. O projeto apresentado pela Câmara de Dirigentes Lojistas apresentou a maquete que mostra as intervenções que passarão pela Alameda Murilo Andrade, Praça Nove de Novembro e Alameda Ramiro Santos.

Cadeiras e ornamentações com plantas nas alamedas, toldos para as baianas de acarajé e a melhorias para o Monumento aos Bandeirantes são algumas das novidades que deverão mudar o cenário do Comércio da Capital do Sudoeste Baiano.

Nessa terça-feira (23) o BLOG DO ANDERSON disponibiliza imagens e ouça a entrevista [ouça aqui] da presidente da CDL, Ana Sheila Lemos Andrade, concedida ao Band Revista na última semana.


Perigo Urbano: palco de acidentes, André Cairo cobra intervenções em cruzamento de Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Têm sido constantes os acidentes de trânsito registrados no cruzamento entre as avenidas Brasil e Jorge Teixeira, na Zona Leste de Vitória da Conquista. No início da tarde desta segunda-feira (22) uma jovem ficou ferida após batida entre motocicleta e um carro de passeio.

Convocado pelo Movimento Contra a Morte Prematura (MCMP), o BLOG DO ANDERSON retornou ao local e pode constatar que até o momento nenhuma intervenção foi realizada para minimizar com essas ocorrências.

De acordo com o presidente do MCMP, André Paulo Barros Cairo, esse problema precisa ser resolvido o mais breve possível. “Estaremos reunindo com o Coronel Esmeraldino Correia para tratar também sobre esse assunto. Não é possível que isso não seja resolvido”, comentou o ativista.

Quebra-molas, semáforos, faixa de pedestres e sinalizações estão entre as opções, que segundo Cairo, já deveriam estarem instalada. Veja o vídeo quando Cairo fala ao BLOG DO ANDERSON sobre esse tema.


LUTO: Deimys Deny Porto Lopes, aos 45 anos

Foto: Montagem | BLOG DO ANDERSON

O Esporte Conquistense, mais precisamente os futebolistas da AABB [Associação Atlética do Banco do Brasil], foram pegos de surpresa na noite dessa segunda-feira (22). Aos 45 anos, faleceu Deimys Deny Porto Lopes. Funcionário da Cabral & Sousa, Dudinha, como era conhecido, atualmente era uma das estrelas dos campeonatos da AABB, mas já teve passagem por times como Serrano, Seleção de Conquista, Marília e Rio Branco.

Artilheiro, Dudinha escolheu “Todos os Poderes” de Caetano Veloso

O corpo será velado no Salão Nobre da Pax Nacional [ao lado da Capelinha do São Vicente]. O sepultamento acontece na tarde desta terça-feira (23), em horário e locais ainda a serem confirmados. Através de redes sociais, entre elas o WhatsApp do BLOG DO ANDERSON, inúmeras pessoas lamentam a triste notícia. Aos amigos e familiares os sinceros sentimentos de toda a equipe do BLOG DO ANDERSON.


Na Rádio Clube: secretário diz que reajuste pode chegar a 1,7% e explica outras propostas; ouça a entrevista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

No meio de uma greve geral, o secretário de Comunicação, André Maurício Rebouças Ferraro, assumiu os destinos das informações da Mesa de Negociação entre os Sindicatos e a Prefeitura de Vitória da Conquista.

Ao meio dia desta segunda-feira (22), acompanhado do secretário de Transparência e Controle, Diêgo Gomes Rocha, Ferraro concedeu a sua primeira entrevista sobre o assunto e o BLOG DO ANDERSON o acompanhou na Rádio Clube de Conquista.  Um dos tópicos que merece destaque é a possibilidade do reajuste salarial que no momento é zero chegar a 1,7%.

Além dos professores, que poderão receber o décimo quarto salário caso alcancem a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), essa bonificação poderá também alcançar toda a rede de servidores, mas tudo isso atrelado ao retorno das negociações e normalização das atividades para não penalizar a população conquistense. Ouça a entrevista ao Sudoeste Agora gravada e reproduzida na íntegra pelo BLOG DO ANDERSON.


Convocação aos Servidores: em vídeo, Prefeitura de Vitória da Conquista faz apelo para evitar greve geral

Foto: Reprodução

A segunda-feira (21) será de muitos transtornos na Prefeitura de Vitória da Conquista. Até o momento dois Sindicatos anunciaram greve geral: SIMMP [Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista] e SINSERV [Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Vitória da Conquista]. Outro que deverá também aderir ao movimento é o SINDACS [Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias da Bahia], que também não conseguiu nenhum centavo de aumento salarial. Na quinta-feira (18) o prefeito Herzem Gusmão Pereira fez um apelo aos sindicalistas, mas não obteve sucesso.

Neste domingo (21) membros da Administração Municipal disparam através do WhatsApp um vídeo explicando a situação. “Temos certeza na colaboração do funcionalismo, convocando-o a permanecer em atividade, evitando prejuízos à população, e confiando no trabalho que estamos apenas começando, juntos”, diz o último parágrafo. Ainda no vídeo que o BLOG DO ANDERSON reproduz na íntegra, a PMVC diz que “recebemos da Administração anterior um quadrimestre acima desse limite”, que é de 51,3% de gastos da receita com salários.


No Candeias: carro pegou fogo em Vitória da Conquista

Fotos: Giorlando Lima

Um carro de passeio pegou fogo em via pública de Vitória da Conquista. O fato aconteceu no cruzamento entre as avenidas Brasil e Franklin Ferraz, no Candeias, no início da noite desse sábado (20), conforme registrou o jornalista Giorlando Lima.

A cena atraiu dezenas de curiosos que acompanharam os trabalhos do Corpo de Bombeiros. As causas do incidente são desconhecidas. Ninguém ficou ferido. Veja as fotos e o vídeo exclusivo.


Luís Eduardo Magalhães: com rachaduras, infiltrações e aluguel atrasado, agência dos Correios é fechada

A principal agência dos Correios de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste Baiano,está fechada há uma semana por ordem do Ministério do Trabalho, devido a problemas estruturais. Com isso, a entrega de encomendas não está sendo feita e muita gente reclama. De acordo com funcionários, o prédio tem rachaduras e infiltrações. Um aviso foi colocado no local, no dia 9 de maio, informando que o atendimento havia sido suspenso. O advogado Gustavo Sena, que defende o dono do imóvel que alugou o espaço para os Correios, diz que reformas não foram realizadas no prédio devido a falta de pagamento de alugueis. Ele diz, ainda, que o espaço não o refece riscos. Com o fechamento, as correspondências que chegam são colocadas em uma sala que tem 13 metros quadrados, que não tem capacidade para comportar todo o material. Com isso, encomendas que deveriam ser entregues em Luís Eduardo Magalhães estão parados em Barreiras. Veja a reportagem da TV Oeste.


Roberto Carlos: estruturas são montadas para o segundo show do Rei em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Acontece no próximo dia 27 de maio um dos espetáculos mais esperados do ano: Roberto Carlos em Vitória da Conquista. O evento vai acontecer no Estádio Municipal Lomanto Junior.

Na tarde desta sexta-feira (19) o BLOG DO ANDERSON foi ao Lomantão conferir o início das intervenções. Os ingressos, que variam entre R$ 50 e R$ 380, podem ser adquiridos pela internet, na bilheteria do Estádio Municipal Lomanto Júnior, Loja Taco, Point do Ingresso e Box 11.


Operação Lava Jato: “Não renunciarei”, diz Michel Temer

Foto: Divulgação | PR

O presidente Michel Temer disse hoje (18) que não irá renunciar ao cargo e exigiu uma investigação rápida na denúncia em que é citado, para que seja esclarecida. “Não renunciarei. Repito não renunciarei”, afirmou em pronunciamento, no Palácio do Planalto. “Sei o que fiz e sei da correção dos meus atos, e exijo investigação plena e muito rápida para os esclarecimentos ao povo brasileiro. Essa situação de dúvida não pode persistir por muito tempo”, disse Temer, em pronunciamento.  Foi a primeira fala do presidente após divulgação na noite de ontem (17) de reportagem do jornal O Globo em que é citado. A reportagem diz que em encontro gravado, em áudio, pelo empresário Joesley Batista, o presidente teria sugerido que se mantivesse pagamento de mesada de Batista ao ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e ao doleiro Lúcio Funaro para que estes ficassem em silêncio. Cunha está preso em Curitiba.

Hoje, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin homologou a delação premiada dos irmãos Joesley Batista e Wesley Batista, donos do grupo JBS, firmada com o Ministério Público Federal (MPF) e abriu inquérito para investigar o presidente Michel Temer. Segundo Temer, a investigação do Supremo Tribunal Federal (STF) será território onde surgirão todas as explicações e nunca autorizou ninguém a usar seu nome indevidamente. “No Supremo, demonstrarei não ter nenhum envolvimento com esses fatos”, disse. No pronunciamento, Temer disse que seu governo “viveu nessa semana seu melhor e seu pior momento”. “Indicadores de queda da inflação e números de retorno crescimento econômico e geração de empregos criaram esperança de dias melhrores”, disse ao iniciar o discurso. Temer disse ter solicitado ao STF todas as gravações da delação premiada dos donos da JBS, que serviram de base para a denúncia. “Desde logo ressalto que só falo agora porque os fatos se deram ontem, e porque tentei conhecer primeiramente o conteúdo de gravações que me citam. Solicitei oficialmente ao STF acesso a esses documentos, mas até o presente momento não recebi”.


Zona Oeste Conquistense: vereador expõe situação de abandono do Parque Lagoa das Bateias; veja as imagens

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Como o BLOG DO ANDERSON destacou recentemente, a primeira ação do radialista Herzem Gusmão Pereira, mesmo antes de ir para a Prefeitura de Vitória da Conquista no dia 2 de janeiro foi dedicada a um mutirão de limpeza no Parque Lagoa das Bateias, no entanto a situação que se encontra esse equipamento na tarde desta quinta-feira (18) é de abandono.

A convite do vereador Cícero Custódio de Almeida (PSL) o BLOG DO ANDERSON esteve neste espaço da Zona Oeste e novamente registrou as imagens que certamente deixarão muita gente abismada. Uma cratera aberta valeta de desvio pluvial concentra centenas de litros de água podre que prolifera um intenso mau cheiro. Circulando pela pista de corrida e ciclovia o que se encontram é mato e muita terra, além de fezes de animais.

“A Lagoa das Bateias está um descaso enorme, uma cratera ali grande, muito lixo, muito mato, mau cheiro terrível. A Lagoa das Bateias precisa trabalhar junto com o prefeito, junto com o nosso deputado Zé Raimundo, Waldenor, Fabrício para ver se coloca emenda para dá uma ajeitada nessa Lagoa das Bateias”, sugeriu o edil. Para ele as condições atuais é a mesma do início do ano.

Em comparação com outros pontos da cidade que tem recebido atenções especiais, Cícero observa isso como falta de respeito para a Zona Oeste. “São vários bairros aqui e aí a gente precisa também que os poderes públicos veem a Zona Oeste, não só a Lagoa das Bateias, como a avenida Brumado, como as praças dos Verdes, do Boneco [Desembargador Mármore Neto].

Tem que olhar mais para a Zona Oeste onde tem mais de 150 mil moradores”, disse o edil que promete apresentar essa situação no Plenário Vereadora Carmem Lúcia. Veja as imagens registradas pelo BLOG DO ANDERSON.


Waldenor nos protestos em Brasília: viva o povo brasileiro, viva a democracia, fora Temer e diretas já!

No início da noite desta quarta-feira (17), o jornal O Globo publicou reportagem, segundo a qual, em encontro gravado, em aúdio, pelo empresário Joesley Batista, o presidente Michel Temer teria sugerido que se mantivesse pagamento de mesada ao ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, e ao doleiro Lúcio Funaro para que esses ficassem em silêncio. Batista, conforme a reportagem, firmou delação premiada com o Ministério Público Federal (MPF) e entregou gravações sobre as denúncias. Segundo o jornal, ainda não há confirmação de que a delação do empresário tenha sido homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Logo após essa notícia milhares de brasileiros saíram às ruas pendido “Fora Temer”. Em contato com o BLOG DO ANDERSON, o deputado federal Waldenor Pereira (PT-BA) informou que a sua concentração foi em Brasília, conforme vídeo reproduzido acima. “Viva o povo brasileiro, viva a democracia, fora Temer e diretas já”, defendeu o petista.