Tempo: madrugada de sustos com relâmpagos e trovoadas em Vitória da Conquista; veja o vídeo

Fotos: WhatsApp | BLOG DO ANDERSON

A madrugada desta quarta-feira (29) foi de chuva forte em Vitória da Conquista. Aliados ao temporal, também tiveram relâmpagos e trovões que assustaram muita gente.

Internautas do BLOG DO ANDERSON enviaram uma série de fotos e vídeos mostrando os fenômenos que chegam no final do mês de março. De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), o dia será de muitas nuvens e chuvas periódicas. Confira as previsões.


Saúde Pública: situação de bebê internado no Hospital Geral de Vitória da Conquista é destaque no Bom Dia Brasil

Mais de dez mil leitos para internação de crianças foram fechados na rede pública do Brasil nos últimos seis anos. O levantamento é da Sociedade Brasileira de Pediatria e mostra também que 40% dos municípios não têm nenhum leito para crianças. Faltam também leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: pelo menos, 3,2 mil no país.

Ainda segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a Bahia é o segundo estado em número de mortes de recém-nascidos, ficando atrás apenas de Roraima: a cada mil nascimentos, pelo menos 12 bebês morrem nos primeiros 27 dias de vida. Na reportagem do Bom dia Brasil que foi ao ar nesta terça-feira (28) destaca o caso de um bebê que está internado no Hospital Geral de Vitória da Conquista necessitando a sua transferência para uma unidade especializada.


Bom dia Brasil: Correios em crise fecham agências e encomendas não chegam; assista a reportagem

Há uma crise sem fim nos Correios, uma empresa que tinha selo de qualidade e, agora, virou dor de cabeça para os brasileiros. Por todo o Brasil, os carteiros estão sumindo, as encomendas não chegam e agências anunciam fechamento. Em Vitória da Conquista, por exemplo, uma unidade rentável foi desativada na última semana. A estatal está mergulhada em dívidas e é alvo de críticas pela gestão política. Uma empresa que levou o título de mais confiável do país. A própria figura do carteiro sempre inspirou em nós essa confiança, credibilidade, mas agora a realidade é bem outra. O Bom Dia Brasil fez um giro em São Paulo, Santa Catarina e Sergipe para mostrar exemplos do desmonte dos Correios.


Polêmica Conquistense: Kombi Foto permanecerá em frente ao SAC; Seu Julival pediu misericórdia ao prefeito

Foto: BLOG DO ANDERSON

Após muita polêmica, a Kombi Foto permanecerá em via pública de Vitória da Conquista. A informação é do vereador David Salomão dos Santos Lima (PTC) que postou um vídeo em seu perfil do Instagram. Segundo ele a confirmação foi passada pelo prefeito Herzem Gusmão Pereira na manhã dessa segunda-feira (27).

Localizada em frente ao Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), a Kombi Foto é de propriedade do fotógrafo Julival Alves da Silva, de 67 anos, que mantem o seu equipamento neste endereço há duas décadas. Em entrevista ao BLOG DO ANDERSON, Seu Julival pediu misericórdia ao alcaide para a manutenção do seu “ganha-pão”.


Parque Lagoa das Bateias: fedor, lixo e esgoto tiram o brilho deste “cartão postal” de Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Para a sua primeira ação como prefeito o peemedebista Herzem Gusmão Pereira acordou cedo. O ato foi no dia 2 de janeiro quando ele passou pelo Parque Lagoa das Bateias onde acontecia um mutirão de limpeza.

Na época tudo ficou limpinho, mas na tarde deste domingo (26) o BLOG DO ANDERSON retornou ao espaço que estampa cartões postais de Vitória da Conquista e a situação é outra e em alguns locais está até pior da que foi herdada por Herzem. Além do lixo, acúmulo de terra, lixo e mato, as carroças continuam descarregando entulho dentro do lago e arredores.

A vala de desvio pluvial conta agora com um reservatório de água podre que desce de residências do bairro Zabelê, servindo para a proliferação de bichos peçonhentos e possivelmente o Mosquito da Dengue. Veja as fotos e o vídeo do buracão do fedor.


Meio Ambiente: salve a Serra do Piripiri

O Parque Municipal da Serra do Piripiri, historicamente, é um dos maiores patrimônios ambientais de Vitória da Conquista. Mas, nos últimos anos, a Unidade de Conservação vem sofrendo um grave processo de degradação provocado pelo uso criminoso dos recursos naturais e pelas ocupações irregulares da área. Eliminação da vegetação nativa, degradação do solo e ameaça de perda de mananciais são apenas alguns dos transtornos, que podem repercutir seriamente na geografia da cidade e nas características do nosso clima.


Política Conquistense: Jorge Solla também lança repúdio a Herzem por demolições de barracos

Ex-secretário municipal de Saúde de Vitória da Conquista, o deputado federal Jorge Solla (PT-BA) também lançou o seu repúdio ao prefeito Herzem Gusmão Pereira após a demolição de barracos que permanecem na Comunidade Maravilhosinha. A ação de reintegração de posse aconteceu na madrugada do sábado (18) gerando inúmeras críticas em âmbito nacional. “Manifestar o nosso repúdio ao prefeito atual de Vitória da Conquista, o prefeito Pereira, que já chegou, como o pessoal diz, no arriar das malas já começou a mostrar quem é ele”, disse Solla em sua manifestação na Câmara dos Deputados desta terça-feira (21). Confira o vídeo.


Operação Citrus: vereador mais votado está entre presos em Ilhéus; confira a reportagem da TV Bahia

O vereador mais votado de Ilhéus nas Eleições 2016 está entre os seis presos da operação deflagrada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), na manhã desta terça-feira (21), que apura fraudes em licitações municipais. Jamil Chagouri Ocké é ex-secretário de Desenvolvimento Social e foi eleito vereador à Câmara Municipal de Ilhéus com 2.330 votos. Outro ex-secretário da mesma pasta, Kácio Clay Silva Brandão, também foi preso. Ainda de acordo com o MP-BA, entre empresários e funcionários públicos do alto escalão da prefeitura estão entre os presos. Intitulada “Citrus”, a operação cumpriu ainda seis mandados de condução coercitiva e 27 de busca e apreensão, que aconteceram em casas, empresas e prédios públicos, como a Câmara de Vereadores de Ilhéus. O objetivo da ação é desarticular um grupo criminoso que praticava fraudes e superfaturamentos em procedimentos licitatórios realizados pela prefeitura do município.


Energia Elétrica: moradores sem energia vivem à luz de velas em Vitória da Conquista; assista a reportagem

Foto: Reprodução | TV Bahia

Sem fornecimento de energia elétrica, moradores do distrito de Inhobim, Zona Rural de Vitória da Conquista, vivem à luz de vela há 20 anos. A dona de casa Luciana Maria do Carmo produz queijo para ajudar na renda da família e diz que precisa vender todo o produto o mais rápido possível, para evitar que ele estrague, já que não pode usar uma geladeira para a conservação.

Em nota, a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) informou que aguarda aprovação do comitê estadual do programa “Luz Para Todos” para instalar a rede elétrica no distrito de Inhobim. Segundo a empresa, todo o processo de contratação de obras, liberação de recursos, andamento dos trabalhos e cumprimento das metas do programa é fiscalizado pela Eletrobras e acompanhado por órgãos como o Ministério de Minas e Energia e os governos estadual e municipal.


Política Conquistense: Waldenor classifica gestão de Herzem como “desastrosa”; ouça o discurso em Brasília

Foto: Zeca Ribeiro | Câmara dos Deputados

Em seu discurso na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (21), o deputado federal Waldenor Pereira (PT-BA) falou sobre a gestão do peemedebista Herzem Gusmão Pereira no comando da Prefeitura de Vitória da Conquista, classificando como desastrosa. No discurso que o BLOG DO ANDERSON disponibiliza em vídeo, Waldenor destacou o aumento da tarifa do Transporte Coletivo Urbano, que passou de R$ 2,80 para R$ 3,30 no mês passado, sem ouvir o Conselho Municipal de Transporte Público. “Tem realizado contratação sem licitação de consultoria por preços exorbitantes sem objetivos devidamente estabelecidos”, afirmou o petista.

Segundo ele, “agora recentemente [Herzem Gusmão] nomeou uma série de casais, cuja somatória de salários deixou atônita a população de Vitória da Conquista e para concluir a desastrosa gestão, seu presidente”. O parlamentar também destacou a polêmica envolvendo a Comunidade Maravilhosinha, fato que tem ganhado repercussão em todo o Brasil. “No último dia 18 de março de forma truculenta, invadiu, desabrigou e demoliu mais de cem moradias de habitantes sem tetos daquele município nas imediações da Cidade Maravilhosa. Esse fato está sendo condenado por todas as autoridades do município de Vitória da Conquista, por todas as organizações, tendo em vista não a forma irregular da ocupação, que naturalmente deva merecer providências da Administração Municipal, mas a forma truculenta sem manifestação prévia”, completou Waldenor Pereira. Confira o vídeo na íntegra.


Comunidade Marvilhosinha: mulher cede casa a desabrigados que tiveram barracos demolidos

Foto: BLOG DO ANDERSON

Uma moradora ofereceu ajuda a duas das cerca de 125 famílias que ficaram desabrigadas, depois que as casas em que moravam foram demolidas pela Prefeitura de Vitória da Conquista, no último sábado (18). A aposentada Lúcia Freitas se comoveu com a história e ofereceu um imóvel para que elas fiquem temporariamente. “Quando você vê pais de família, crianças, idosos, numa situação daquelas e daquele jeito, não tem como não tocar”, diz. As famílias moravam na Serra do Piriperi, em barracos que foram improvisados na localidade, há cerca de oito meses.

A prefeitura, responsável pela demolição, alega que a área é pública e de preservação ambiental, protegida por lei, e por isso não pode ser abrigada. Segundo Esmeraldino Correia Santo, secretário de Serviços Públicos, a Prefeitura tem autonomia para realizar as demolições. Ele informou que todos os que ficaram desabrigados serão atendidos, mas que esse atendimento será gradativo. “Temos um respaldo legal para atuar como atuamos. É uma área de preservação ambiental. Aos poucos e de forma pontual, [os desabrigados] serão atendidos pela ação social da prefeitura”, disse.


Centro Norte Baiano: com tiros e muito terror, bandidos explodem bancos e incendeiam carros em Irecê

Moradores de Irecê, no Centro Norte Baiano, vivenciaram momentos de terror na madrugada desta segunda-feira (20). Um grupo fortemente armado explodiu as agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal saqueando todo o dinheiro de cofres e caixas eletrônicos.

Em contato com o BLOG DO ANDERSON, internautas disseram que os assaltantes atiraram contra lojas, sede da Polícia Militar e incendiaram carros durante a fuga.

Um vídeo mostra o exato momento dos tiros com armamento pesado. Até às 2h30 ninguém havia sido preso. Logo mais o BLOG DO ANDERSON traz novas informações sobre esse novo ataque que tem atingido diversas cidades baianas e também do Norte de Minas Gerais.


Confusotório Social: centenas de barracos são construídos em áreas públicas de Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Nas duas últimas semanas Vitória da Conquista foi destaque internacional ao figurar-se entre as cem melhores cidades para se viver no Brasil e também a melhor do Nordeste em Saneamento Básico. A primeira notícia estampou páginas da Revista Exame e a outra foi tema de uma longa reportagem no Fantástico, a revista eletrônica da TV Globo. Neste domingo (19) a Capital do Sudoeste Baiano teve o seu nome no meio do Confusotório Social. Homens e máquinas da Prefeitura de Vitória da Conquista foram até a Comunidade Maravilhosinha, na Cidade Maravilhosa, loteamento do bairro Zabelê, no cumprimento de reintegração de posse, onde dezenas de pessoas ocuparam ilegalmente uma área do Município e construíram os seus barracos.

Políticos e ativistas sociais se manifestaram contra o prefeito Herzem Gusmão Pereira, mas isso pode ter sido somente o começo ou fim, caso a ação seja cancelada.

Em toda a extensão da Serra do Piripiri, entre os loteamentos Cidade Maravilhosa e Nova Cidade, cerca de 500 barracos foram erguidos em espaços destinados a construções de praças ou reservas ambientais, conforme as imagens dessa reportagem. Em nota ao BLOG DO ANDERSON, informa que as ações da Comunidade Maravilhosinha “irão continuar de modo a garantir a proteção das áreas públicas, que não pertencem a governo ou a pessoas particulares, mas sim ao patrimônio do município. A Secretaria de Infraestrutura orienta os moradores a não fazerem investimentos nessas localidades e a procurar informações na Secretaria antes de iniciar qualquer construção, a fim de evitar transtornos maiores e a perda dos valores empregados na obra”.


Relacionamento: Otávio Mesquita destaca casamento de empresário conquistense; assista a reportagem

Foto: Reprodução | Facebook

Natural de Vitória da Conquista, o empresário Nando Salazar teve o seu casamento divulgado em rede nacional de televisão através do Operação Carona, programa do SBT ancorado pelo jornalista Otávio Mesquita.

Na matéria que o BLOG DO ANDERSON reproduz na íntegra, Nando e Marquinhos contam a sua história de amor e de aventuras até chegar no altar. O internauta Junior Palmeiras colaborou com essa reportagem.


Comunidade Maravilhosinha: Prefeitura ordenou destruição de barracos em Vitória da Conquista; confira fotos e vídeo

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Recentemente, após conflito de vizinhança, um empresário ordenou a um dos seus funcionários a derrubar uma casa onde morava um homem de 38 anos e a sua mãe de 84, em Vitória da Conquista. Na manhã deste sábado (18) outro ato parecido foi autorizado pelo Governo Municipal atingindo famílias que construíram cerca de 100 barracos num terreno pertencente ao Município, localizado na Cidade Maravilhosa, loteamento do bairro Zabelê, às margens do Anel Rodoviário Jadiel Matos.

Atendendo ao chamado de internautas o BLOG DO ANDERSON esteve in loco constatando a destruição e as marcas dos tratores que entraram em ação entre às 4h20min até às 6 horas, conforme informaram os moradores do espaço que recebeu o nome de Comunidade Maravilhosinha. Entre eles está o pastor Lorivando Conceição, 38, que divide a casa feita com restos de matérias de construção com sua esposa e três filhos. No vídeo abaixo, ao lado de outros camaradas, o Lourivando Conceição conta a sua versão.

Procurada pelo BLOG DO ANDERSON, a “a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Infraestrutura, informa que as casas foram construídas de forma ilegal em uma área pública, protegida por lei, cabendo ao município cumprir a legislação e desocupar essas áreas. A Prefeitura informa ainda que as ações irão continuar de modo a garantir a proteção das áreas públicas, que não pertencem a governo ou a pessoas particulares, mas sim ao patrimônio do município. A Secretaria de Infraestrutura orienta os moradores a não fazerem investimentos nessas localidades e a procurar informações na Secretaria antes de iniciar qualquer construção, a fim de evitar transtornos maiores e a perda dos valores empregados na obra”.


Movimento Sindical: servidores ocupam Prefeitura de Vitória da Conquista em protestos por melhorias salariais

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A manhã da quinta-feira (16) foi de muito barulho no prédio da Prefeitura de Vitória da Conquista. Cerca de 200 servidores compareceram a um protesto dando início a campanha salarial promovido pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Vitória da Conquista (SINSERV).

Na ocasião dirigentes do SINSERV foram recebidos pelo assessor especial Yvonilton Borges Gonçalves, o Vonca, que vai comandar as negociações de uma pauta de 18 itens, dente eles o reajuste salarial de 10%.

O BLOG DO ANDERSON procurou informações junto à Administração Municipal, mas não obteve êxito até o fechamento dessa nota. Veja vídeo e fotos da manifestação que circulou pelas ruas da Capital do Sudoeste Baiano.


Plantão Policial: três homens morrem após troca de tiros em Vitória da Conquista; assista a reportagem

Três pessoas morreram durante um confronto com policiais militares na manhã desta quinta-feira (16), na Vila América, bairro Boa Vista, em Vitória da Conquista. De acordo com a Polícia Militar, a guarnição da PM recebeu uma denúncia que três suspeitos de participação em um crime na noite de quarta-feira (15) estariam escondidos dentro de uma casa do bairro. Ainda segundo a polícia, ao chegarem no local para averiguar o caso, os PMs foram recebidos a tiros e revidaram. Os policiais atingiram os homens que morreram no bairro. Três armas foram apreendidas, segundo a polícia.


Capital Baiana: subtenente matou filho, mulher e se matou; confira a reportagem que chocou a Bahia

Foto: Maiana Belo | G1

O subtenente da Polícia Militar Cláudio Guimarães Müller de Azevedo, 43 anos, matou a esposa, de 36 anos, e o filho, de 11, antes de se matar, segundo informações da Polícia Civil nesta quarta-feira (15). A constatação foi da perícia realizada pelo Departamento de Polícia Técnica de Salvador (DPT) no apartamento onde a família morava, localizado em um prédio no Loteamento Aquarius, no bairro da Pituba, em Salvador. Conforme o perito criminal Ríbio Januário, que fez a análise no local do crime, a arma do policial, uma pistola ponto 40, foi encontrada junto ao corpo dele.

Ele revelou que os corpos da criança e do pai estavam no quarto do casal. O da mulher do militar foi achado dentro do quarto do filho. Os corpos do casal e da criança foram levados para o DPT por volta das 17h15. Não há detalhes sobre o sepultamento dos três. De acordo com informações apuradas no local pela equipe do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), responsável pela investigação do caso, o subtenente chegou ao prédio onde morava por volta das 1h30 da madrugada e os disparos foram ouvidos cerca de meia hora depois.

Ainda segundo a Polícia Civil, o policial morreu com um tiro na cabeça, enquanto mãe e filho foram baleados três vezes cada um. A polícia não informou em que parte do corpo as vítimas foram alvejadas. Conforme as investigações, não havia indícios de violação na porta do apartamento. O DHPP apura ainda as circunstâncias do crime e a motivação. A arma do militar foi encaminhada para perícia. Vizinhos e familiares são ouvidos pela polícia e imagens de câmeras do local também serão analisadas. Informações do G1.


Operação Lava Jato: JN revela novos nomes de políticos que estão na lista de Janot; assista a reportagem

Foto: Jane de Araújo | Agência Senado

O Jornal Nacional começa esta quarta-feira (15) com a revelação de novos nomes de políticos que estão na lista do procurador-geral da República. A reportagem é de Vladimir Netto. O conteúdo das delações está sob sigilo, mas a TV Globo conseguiu apurar com várias fontes a presença de novos nomes na lista de pedidos de investigação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, muitos deles já citados na pré-delação do ex-diretor de Relações Institucionais da Odebrecht Cláudio Melo Filho, que veio à público em dezembro do ano passado.  Na lista de Janot, há mais um ministro do governo Temer, além dos cinco já revelados na terça-feira (14). É Marcos Pereira, do PRB, hoje ministro da Indústria e Comércio.

Na lista também há pedidos referentes a pelo menos cinco governadores, que deverão ser analisados pelo Superior Tribunal de Justiça. São eles:Renan Filho, de Alagoas, e Luiz Fernando Pezão, do Rio de Janeiro, os dois do PMDB: Fernando Pimentel, de Minas Gerais, e Tião Viana, do Acre, ambos do PT; e Beto Richa, do Paraná, do PSDB. Do Senado mais quatro nomes que vão para análise no Supremo: Lindberg Farias (PT-RJ), Jorge Viana (PT-AC), Marta Suplicy (PMDB-SP), Lídice da Mata (PSB-BA). Entre os deputados federais que foram citados pelos delatores estão: Marco Maia (PT-RS), Andrés Sanchez (PT-SP), Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), José Carlos Aleluia (DEM-BA), e Paes Landim (PTB-PI). Leia na íntegra a reportagem do JN.