Obras a todo o vapor: veja como está a construção do novo aeroporto de Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Com previsão de conclusão no final do primeiro semestre do ano que vem, as obras do Terminal de Passageiros do Aeroporto de Vitória da Conquista estão em ritmo acelerado. Na manhã desta segunda-feira (24) o BLOG DO ANDERSON retornou ao espaço que fica no Pé de Galinha, às margens da BR-116 Sul.

Nas imagens são possíveis comprovar as intervenções desse importante equipamento que vai beneficiar diretamente municípios do Sudoeste Baiano e Norte de Minas Gerais.

Nesta segunda etapa da construção do Terminal conta com investimentos de R$ 45 milhões, que vai contemplar a aquisição e instalação dos equipamentos de auxílio à navegação, iluminação de via de contorno, mobiliários e equipamentos da Seção Contra Incêndio, iluminação do pátio de aeronaves e implantação de redes de telecomunicações.

O Terminal terá área construída de 3.500m² e será composto de saguão, check-in, área de embarque e desembarque, raio x, balcões de venda, reservas e informações.


Tragédia em Amargosa: três morrem e quatro ficam feridos após carro capotar e tombar sobre árvore

Foto: Reprodução | G1

Um homem, uma adolescente de 14 anos e uma mulher morreram em um capotamento de um carro, que tombou sobre uma árvore, na tarde de domingo (23), na BA-540, em Amargosa, a cerca de 240 quilômetros de Salvador. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, o acidente deixou ainda três feridos graves, entre eles um menino de três anos, e um com ferimento leve.

Todos os sete ocupantes estavam no mesmo veículo. Os quatro feridos foram socorridos para o Hospital Municipal de Amargosa. O acidente ocorreu por volta das 14 horas, no km 6. Não há informações sobre a causa do capotamento. As informações são do G1.


Eleições 2018: Rui diz que está muito cedo para comentar, mas entra no clima eleitoral em Jequié

Foto: BLOG DO ANDERSON

“Rui Correria”, eis o nome atribuído ao governador Rui Costa por onde passa na Bahia. Em Jequié, durante o sábado (22), não foi diferente. “Isso parecia que era um dia de jogo”, disse o presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ednaldo Gomes Rodrigues, impressionado com a recepção logo após desembarcar do helicóptero no Estádio Waldomiro Borges.

Após vistoriar o Estádio, Rui foi aclamado por diversos seguidores: É Rui, é Rui.  “Rapaz, eu estou trabalhando e nós vamos continuar trabalhando. Acho que é cedo para falar de eleição”, disse Rui ao BLOG DO ANDERSON. Ainda de acordo com o petista, “tem gente que quer antecipar a eleição do ano que vem. “É muito cedo se não a gente só fala em eleição o tempo todo e não trabalha”, complementou.

BLOG DO ANDERSON em Jequié


Aeroporto de Vitória da Conquista: Rui agradece a Dilma e Lula por terem dado esse presente à Bahia

Foto: BLOG DO ANDERSON

A construção do Aeroporto de Vitória da Conquista entrou na reta final com a implantação do Terminal de Passageiros. A previsão é que o equipamento seja inaugurado no segundo semestre do ano que vem. Os investimentos são frutos de parcerias entre os Governo do Estado e Federal.

Em Jequié, neste sábado (22), o BLOG DO ANDERSON perguntou ao governador Rui Costa quem seria mesmo o pai da criança, tendo em vista que o prefeito Herzem Gusmão Pereira tem informado que 99,9% dos recursos seriam oriundos dos cofres da República. “É claro é do Governo Federal. Eu sou grato, muito grato ao presidente Lula e a presidenta Dilma que deram esse presente à Bahia”, comentou o governador. Veja o vídeo do BLOG DO ANDERSON.

BLOG DO ANDERSON em Jequié


Investimento na Cultura: Belo Campo conta com Fanfarra de 120 componentes; confira o ensaio em vídeo e fotos

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Sudoeste Baiano conta agora com uma das maiores bravatas do Nordeste Brasileiro e o BLOG DO ANDERSON foi conferir de perto um dos seus primeiros ensaios diretamente em Belo Campo, município de com quase 20 mil habitantes localizada a 64 quilômetros de Vitória da Conquista.

A Fanfarra Municipal de Belo Campo conta com 120 componentes que estão em ritmo acelerado nos ensaios. “Isso era um sonho e uma das dívidas de nossa campanha que está sendo cumprida.

Vamos estar aqui no 7 de Setembro e em competições, pois temos equipamentos e excelentes membros que vão honrar a Fanfarra Municipal de Belo Campo”, comemorou o prefeito José Henrique Silva Tigue, conhecido como Quinho.


Acidente em Construção: homem morto em Vitória da Conquista tinha 35 anos; veja o vídeo

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Departamento de Polícia Técnica identificou a vítima fatal em acidente numa construção de Vitória da Conquista. O fato aconteceu na avenida Bartolomeu de Gusmão, bairro Jurema, no final da tarde desta terça-feira (18).

Trata-se de Maxuel Costa Pacheco, de 35 anos. Ele ficou soterrado nos escombros e o corpo foi retirado pelo Corpo de Bombeiros. A segunda vítima encontra-se no Hospital Geral de Vitória da Conquista. As circunstâncias dessa tragédia são investigadas.


Buraqueira em Vitória da Conquista: “eu vi um buraco imenso sinalizado com capô de Fusca”, diz Herzem Gusmão

Foto: BLOG DO ANDERSON

A buraqueira tem somando prejuízos imensuráveis a população conquistense e aos que visitam a Capital do Sudoeste Baiano. Os problemas se repetem pelos quatro cantos da cidade e ainda não tem data para solução. O ex-prefeito Guilherme Menezes de Andrade entregou a sua gestão no dia 1º de janeiro com a compra do asfalto encaminhada, mas por desconfiança Herzem Gusmão Pereira suspendeu a compra e abriu um pregão adquirindo o material por R$ 4 milhões.

Em entrevista à Resenha Geral na quinta-feira (13) Herzem foi sabatinado também pela estudante de Direito Camilla Lopes que foi atrás da resposta para esse problema diretamente com o gestor de 69 anos. Ele reconheceu a situação e disse que tem visto buracões a torta e a direita. “Eu vi um buraco imenso sinalizado com capô de Fusca”, destacou. Na sonora a seguir o BLOG DO ANDERSON mostra o momento exato do debate com Camilla e acima o vídeo que está dando o que falar pelas redes sociais quando Gusmão Pereira afirmou que recebeu a Prefeitura de Vitória da Conquista sem um quilo de asfalto. Confira tudo.


Herzem e a Barragem do Rio Pardo: se Temer permanecer no Governo Conquista vai ganhar essa barragem

Foto: BLOG DO ANDERSON

O racionamento no abastecimento de água que permaneceu por quase dois anos em Vitória da Conquista e Belo Campo chegou ao fim com o anuncio do governador Rui Costa, mas o prefeito Herzem Gusmão Pereira não gostou dessas manifestações. “Estão comemorando a chuva que Deus mandou para inundar a barragem”, afirmou durante entrevista ao programa Resenha Geral ao meio dia desta quarta-feira (12).

Para o peemedebista, a solução seria a Barragem do Rio Pardo, no entanto o Governo do Estado está com o projeto da Barragem do Catolé, no entanto a falta de Licença Ambiental tem prorrogado o início da construção. “O projeto da Barragem do Rio Pardo vai permitir o acumulo, nós estávamos falando de 4 milhões de metros cúbicos de água nas barragens atuais. Estávamos falando de 23 milhões de m³ de água dessa barragem que eles estão prometendo há vinte anos e essa nova barragem [Barragem do Rio Pardo] é para acumular 400 milhões de m³ de água. E se o presidente Michel Temer permanecer no Governo Conquista vai ganhar essa barragem”, prometeu Herzem.


Bandidos rendem funcionários com revólver: câmeras registram assalto a loja em Vitória da Conquista

Fotos: Reprodução | G1

As câmeras de monitoramento de uma loja de eletrônicos na Rua Siqueira Campos, em Vitória da Conquista, registraram a ação de dois assaltantes que roubaram o estabelecimento, no último sábado (8). As imagens mostram quando a dupla chega à loja e rende os funcionários com um revólver. Um dos criminosos parece nervoso e anda de um lado ao outro, dentro do estabelecimento.

Depois, eles mandam uma das vendedoras abrir a vitrine onde estão notebooks e celulares, para que possam levar os objetos. Mesmo com os eletrônicos em mãos, as dupla ainda sai da loja com a vendedora na mira da arma. A servidora foi solta logo após o assalto, mas a Polícia não detalhou por quanto tempo ela ficou em posse dos assaltantes. A mulher não foi ferida. De acordo com a Polícia, até a publicação desta reportagem, ninguém havia sido preso. Informações do G1.


Barragens que abastecem Vitória da Conquista e Belo Campo: água transborda sem parar; veja as imagens

Fotos: BLOG DO ANDERSON

As Barragens Água Fria I e Água Fria II estão com a sua capacidade máxima. Na tarde desta segunda-feira (10) o BLOG DO ANDERSON foi até Barra do Choça conferir de perto uma das cenas que tem gerado muita expectativa dos moradores de Vitória da Conquista e Belo Campo.

Esses dois municípios que são abastecidos com a água desses dois equipamentos localizados a 36 quilômetros da Capital do Sudoeste Baiano.

Ambas transbordam sem parar, no entanto, o racionamento permanece pelo menos até setembro, conforme calendário [veja aqui] divulgado pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA).


Minas Gerais: Policial Militar e vigilante são assassinados durante tentativa de assalto a bancos em Santa Margarida

Foto: WhatsApp | BLOG DO ANDERSON

Um cabo de 37 anos da Polícia Militar e um vigilante foram assassinados por criminosos em uma tentativa de assalto a dois bancos, em Santa Margarida, na Região da Zona da Mata, em Minas Gerais, na manhã desta segunda-feira (10). O Policial Militar estava próximo a uma esquina e tentava se aproximar dos assaltantes, que atiram contra ele. Os disparos passam perto do policial e estilhaçam uma vidraça. O PM recuou.

Outro policial dirigia uma viatura de ré para sair da ação dos criminosos, mas o militar que estava a pé voltou para perto da esquina e foi surpreendido pelo grupo de assaltantes em uma caminhonete, que atirou e matou o policial. Dois vigilantes do Sicoob foram baleados. Um morreu e o outro foi socorrido para um hospital. De acordo com a PM, cerca de oito ladrões fortemente armados com fuzis tentaram roubar as agências do Banco do Brasil e do Sicoob. A Polícia Militar informou que os suspeitos fugiram em uma picape e que estão sendo rastreados. Na fuga duas pessoas foram feitas reféns, mas foram liberadas na saída da cidade. Confira a reportagem da Globo Minas.


Sofrimento na Zona Rural de Vitória da Conquista: Moradores de Cercadinho estão sem água desde janeiro

Foto: Reprodução | TV Bahia

Moradores de Cercadinho, distrito que fica a quase 100 quilômetros do Centro de Vitória da Conquista, estão sem água desde janeiro.

Em reportagem que foi ao ar na TV Bahia que o BLOG DO ANDERSON reproduz nesta segunda-feira (10) fala sobre o assunto que acontece por falta de manutenção em equipamentos de responsabilidade da Prefeitura de Vitória da Conquista. A situação é do conhecimento da Administração Municipal, no entanto o sofrimento permanece.


Deu no Fantástico: patrimônio de Geddel chega aos R$ 67 milhões somente em Itapetinga, Itororó, Potiraguá

Fotos: Reprodução | TV Globo

O ex-ministro Geddel Quadros Vieira Lima, de 58 anos, presidente do PMDB da Bahia, é considerado como um dos homens mais ricos do Estado. O seu patrimônio foi exposto numa reportagem especial exibida no Fantástico, programa da TV Globo, na noite deste domingo (9). Dizem que Geddel tem até avião, no entanto nesta primeira etapa foram mostradas as fazendas, carros e residências concentradas em Itororó, Itapetinga, Potiraguá e Salvador.

Preso na última semana pela Polícia Federal, o peemedebista que até pouco tempo atrás era aclamado em toda a Bahia, especialmente em Vitória da Conquista durante as Eleições 2016, hoje a sua história é diferente colocando toda a sua história política em cheque. A reportagem que o BLOG DO ANDERSON reproduz na íntegra, fez um retrospecto de Geddel Vieira Lima mostra também supostos envolvimentos em fraudes no extinto Baneb e no caso Anões do Orçamento.

Esse foi o nome pelo qual ficou conhecido um grupo de congressistas brasileiros que no final dos anos 80 e início dos anos 90 se envolveram em fraudes com recursos do Orçamento da União até serem descobertos e investigados, em 1993, perante uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de grande repercussão. A denominação de “anões” deveu-se ao fato de que os principais envolvidos no caso eram deputados sem grande repercussão nacional, ou seja, “anões de poder” no Congresso Nacional. Assista a reportagem.


São Pedro Tôa Tôa: Atrações Musicais, Porquinhos no Rolete e o Costelão são aprovados pelos foliões

Fotos: André Prado | BLOG DO ANDERSON

O São Pedro Tôa Tôa atraiu milhares de pessoas ao Rancho Uchôa. A festa que começou às 21 horas do sábado (8) terminou por volta das 6 da manhã deste domingo (9) com muita animação. Flávio José, Cacau com Leite, César Menotti e Fabiano, Simone Sampaio, Lordão, Fala Mansa e Adelmário Coelho foram as atrações para fechar as Festas Juninas em Vitória da Conquista.

Além dessas pérolas da Música Popular Brasileira, a gastronomia merece um destaque especial. Esse ano, ao invés do Boi, o São Pedro Toâ Tôa lançou Porquinhos no Rolete e o famosos Costelão Gaúcho.

O médico ortopedista André Prado foi com a sua esposa e dois amigos e aprovou a organização e o paladar dos Porquinhos. “A Costela e os Porquinhos estavam gostosos demais. Bem temperados. Muita fartura que até sobrou muita comida”, comentou via WhatsApp com o BLOG DO ANDERSON. Cauteloso, o Doutor André foi e voltou para a sua casa de táxi. Ano que vem tem mais.


Buraqueira Geral: ciclista fica ferido ao cair dentro de um buraco em Vitória da Conquista; veja o vídeo

Foto: WhatsApp | BLOG DO ANDERSON

A Buraqueira Geral tem feito vítimas pelas ruas de Vitória da Conquista. No vídeo que o BLOG DO ANDERSON compartilha neste domingo (9) mostra um acidente registrado na avenida Juracy Magalhães, próximo ao Gancho.

Um jovem ficou ferido ao cair com uma bicicleta dentro do buracão. Com auxilio de populares, socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizou o resgate da vítima que foi levada ao Hospital Geral de Vitória da Conquista. As condições de saúde não foram informadas.


Acidente em Vitória da Conquista: vídeo mostra momento em que caminhão atinge carros; uma mulher morreu

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Câmeras de monitoramento registraram o momento em que um caminhão-baú desgovernado arrastou 12 carros que estavam parados em um semáforo, em Vitória Conquista. O acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira (7), na Avenida Presidente Dutra, trecho urbano da BR-116.

Uma mulher morreu e 13 pessoas ficaram feridas quatro delas estão em estado grave. O caminhão só parou após bater na frente de uma loja. Por causa do acidente, um trecho da avenida ficou interditado até a tarde desta sexta. O caminhão-baú tem placa de Fortaleza. Ainda não há informações oficiais o que provocou o acidente.

O motorista do caminhão foi levado para o Distrito Integrado de Segurança Pública onde prestou depoimento. O caminhão e os outros 12 veículos envolvidos no acidente, além do local da batida, foram periciados pela Polícia Técnica. Um poste que fica no local, e foi atingido pelo caminhão, precisou ser trocado.


Acidente em Vitória da Conquista: uma mulher morreu e nove pessoas ficaram feridas; veja as imagens da tragédia

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Após duas horas, foi concluída a operação de resgate das vítimas de um grave acidente em Vitória da Conquista. O fato aconteceu na avenida Presidente Dutra, trecho urbano da BR-116, quando um caminhão desgovernado atingindo seis carros na manhã desta sexta-feira (7). Com o impacto um Fiat Uno foi destruído deixando uma pessoa morta e outras presas nas ferragens.

O veículo de carga pesada teria perdido os freios na descida da Serra do Piripiri e só parou após a última colisão que aconteceu na porta de um estabelecimento comercial. O BLOG DO ANDERSON esteve no local e pode constatar o cenário que impressionava muita gente. O corpo, que era de uma mulher Caetanos, foi levado ao Instituto Médico Legal e as nove vítimas lesionadas foram conduzidas ao Hospital Geral de Vitória da Conquista, Unidade de Pronto Atendimento e Hospital São Vicente de Paulo.

Operação contou com o Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Departamento de Polícia Técnica com apoio do Sistema Municipal de Trânsito (SIMTRANS) e da ViaBahia.


Operação Cui Bono: Geddel Vieira Lima presta depoimento em Brasília; assista ao vídeo na íntegra

Foto: Reprodução | YouTube

Preso em caráter preventivo desde a última segunda-feira (3), o ex-ministro dos governos Lula e Temer, Geddel Quadros Vieira Lima, prestou, depoimento ao juiz titular da 10º Vara que autorizou sua detenção, Vallisney de Souza Oliveira. Trazido do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, onde divide uma cela com mais nove presos, Geddel chegou ao tribunal pouco depois das 10 horas, em uma viatura da Polícia Federal (PF). Com a cabeça raspada, sentou-se diante do juiz às 10h30, em uma sala repleta de jornalistas. Informado pelo juiz de que a finalidade da audiência não era discutir o mérito da prisão, e sim suas condições, e que poderia permanecer em silêncio se preferir, Geddel declarou que pretende falar, respondendo as perguntas. “Fui levado a PF, em Salvador, e trazido para cá [Brasília, onde foi primeiramente conduzido à Superintendência da PF, e só depois para a Papuda] algemado”, começou Geddel, antes de responder as primeiras perguntas de seu advogado.

A prisão preventiva foi pedida pela PF e pelos integrantes da Força-Tarefa da Operação Greenfield, a partir de informações fornecidas em depoimentos do doleiro Lúcio Bolonha Funaro, do empresário Joesley Batista e do diretor jurídico do grupo J&F, Francisco de Assis e Silva, sendo os dois últimos em acordo de colaboração premiada. A defesa do ex-ministro Geddel Vieira Lima definiu como “absolutamente desnecessário” o decreto de prisão preventiva do político. Em nota enviada na segunda-feira (3) à noite à imprensa, o advogado Gamil Föppel disse que há “ausência de relevantes informações” para basear a decisão e definiu como “erro” da Justiça Federal a autorização para a prisão de Geddel. As informações são da Agência Brasil.


Comunidade Conquistense: Herzem promete asfalto nos corredores de ônibus do Boa Vista; moradores chiam

Fotos: WhatsApp | BLOG DO ANDERSON

Moradores dos loteamentos Jardim Morada Guanabara, Conquistense, Vila Ana Maria, Porto Seguro, Mariana, Fluminense, no bairro Boa Vista respectivamente, em Vitória da Conquista, se mobilizaram e levaram o prefeito Herzem Gusmão Pereira para uma reunião na noite desta terça-feira (4). Como o BLOG DO ANDERSON comentou, a principal pauta do Inverno é pavimentação asfáltica e lá não foi diferente.

Em debate com os participantes do evento, Herzem prometeu asfaltar todas os corredores de ônibus do Boa Vista, medida que não foi do agrado do público. “É o primeiro bairro que nós estamos assumindo o compromisso que todos os corredores de ônibus serão asfaltados”, afirmou Herzem que foi interrompido com protestos.

“Presta atenção. Eu não vou mentir. Eu não vou anunciar aqui o que eu não vou fazer. Está aqui o engenheiro ele já vai fazer um levantamento, já autorizei ele aqui fazer um levantamento técnico para atender o pleito dele para saber qual é o custo para a gente resolver esse bairro. Vocês vão ver que são milhões e milhões”, afirmou.

No vídeo que o BLOG DO ANDERSON reproduz com exclusividade, o alcaide disse que não será um prefeito de gabinete.“É importante a gente vir aqui porque a gente sente no semblante das pessoas a decepção, mas também a mistura a esperança, as promessas feitas, um bairro que mais de 50 anos, mais de 50 anos, esquecido”, continuou. Ele garante que estará retornando ao diálogo dentro de quinze dias.