Ibirapuã: ônibus com 46 pessoas tomba na BA-693

Fotos: Reprodução | Liberdade News

Um ônibus com 46 pessoas tombou e 12 ficaram feridas, na manhã desta quarta-feira (25), em um trecho da BA-693, perto de Ibirapuã, no Sul Baiano. O veículo fazia o transporte de trabalhadores rurais para uma usina localizada em Medeiros Neto.

Os feridos, que não tiveram identidade divulgada, foram socorridos por unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados para hospitais de Ibirapuã e Medeiros Neto.

Não há detalhes do estado de saúde deles. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente foi causado por problemas mecânicos. Parte da pista ficou interditada por cerca de 2 horas. Informações do G1.

Eleições 2018: em vídeo gravado na Capital Federal, Guilherme Menezes convoca apoios a Jorge Solla

Foto: WhatsApp | BLOG DO ANDERSON

De Brasília, onde é coordenador do Escritório de Representação do Governo do Estado da Bahia, o ex-prefeito Guilherme Menezes de Andrade lançou o destacou o motivo do seu apoio à reeleição do deputado Jorge José Santos Pereira Solla, ou apenas Jorge Solla (PT-BA), nestas Eleições 2018.

No vídeo que o BLOG DO ANDERSON reproduz com exclusividade nesta quarta-feira (25), Guilherme fala da importância de uma reflexão com uma pessoa tão qualificada quanto o deputado Jorge Solla. Guilherme também pede votos ao governador Rui Costa, mas não comenta ainda sobre o Senado e Assembleia Legislativa do Estado da Bahia.

Vídeo: PM fardado joga Capoeira com grupo durante patrulha na Micareta de Feira de Santana

Foto: Reprodução

O vídeo de um Policial Militar fardado jogando Capoeira com um grupo que fazia apresentações durante a Micareta de Feira de Santana viralizou nas redes sociais. A imagens foi postada pela Polícia Militar do Estado da Bahia, no perfil da corporação, na segunda-feira (23). Na publicação, a PM explica que a instituição não está separada da cultura baiana e que a interação com o cidadão é uma das maneiras de assegurar a proteção. Cerca de 16 horas após o post, o vídeo foi visualizado mais de 80 mil vezes. “E durante a Micareta de Feira, um policial militar jogou capoeira com um grupo que praticava a arte no circuito. A PMBA não está apartada da cultura que nos cerca.

Somos parte da sociedade e interagimos com o cidadão de diversas formas para passar a mensagem da paz, da segurança e da proteção. PM e comunidade na corrente do bem!”, escreveu a PM na publicação. Nos comentários, pessoas elogiaram a interação entre o militar e os capoeiristas. “Parabéns ao PM merece o reconhecimento pela humildade e respeito a cultura do povo”, escreveu uma dessas pessoas. O G1 falou com o soldado que aparece no vídeo e ele confirmou o fato. Ele ainda relatou que a família dele é capoeirista e que foi convidado pelo grupo a participar da roda quando fazia patrulha na micareta de Feira de Santana. O PM preferiu não ser identificado porque ainda não tem autorização da corporação para falar sobre o vídeo.

Mundo Animal: ‘Cão Terapeuta’ auxilia no tratamento de crianças internadas em hospital de Salvador

Foto: Reprodução | TV Bahia

Os pacientes internados na Ala Pediátrica do Hospital Santa Izabel (HSI), em Salvador, contam com a ajuda de um terapeuta diferenciado para acelerar o tratamento e recuperação da saúde. O labrador Angus veio do Rio Grande do Sul e tem três anos. Ele recebeu tratamento especial para ajudar na terapia das crianças que estão na unidade, como explica Tatiane, psicóloga do HSI. “A gente chama Angus de ‘cão de terapia’. Ele, na verdade, atua como co-terapeuta. Angus teve um treinamento específico para fazer as intervenções [de tratamento] junto com a equipe de profissionais”, diz Tatiane, que é especialista nesse tipo de ação.

Para ela, o primeiro benefício do tratamento com Angus é o bem-estar das crianças. “A gente vê pelas carinhas deles. Todo mundo se diverte e a gente [profissionais] também. Eles ficam extremamente à vontade e a gente consegue fazer muito mais intervenções. A resposta [do tratamento] é muito mais rápida, porque eles [pacientes] ficam mais participativos, ficam mais motivados, têm um interesse maior”, complementa a psicóloga. Além das brincadeiras com Angus, as crianças dão muito carinho ao animal, que responde da mesma forma. Leia a reportagem do G1.

Dilma Rousseff: Restrição de visitas a Lula é mais rígida que aos presos da Ditadura Militar

Foto: Ricardo Suckert

A ex-presidente Dilma Vana Rousseff criticou nesta segunda-feira (23) a decisão da juíza Carolina Moura Lebbos, da 12ª Vara Federal, de restringir as visitas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo a magistrada, só familiares e advogados podem vê-lo na sala da PF na qual ele está preso desde 7 de abril. Segundo a petista, até no período da ditadura militar os amigos podiam visitar os presos no Brasil. “O presidente Lula não está em regime de isolamento. O que explica não podermos visitá-lo?”, questionou Dilma, após tentar, sem sucesso, visitar Lula na sede da Polícia Federal em Curitiba.

A ex-presidente disse considerar inadmissível a forma “restritiva” com que regularam a prisão de Lula. “Ele não pode ser condenado à solitária, não pode ser condenado a receber visitas de umas poucas pessoas”, disse. A ex-presidente considerou estranha a negativa da visita e lembrou que quando esteve presa no período da ditadura podia ver os amigos. “É um momento muito difícil da democracia no Brasil quando um ex-presidente não pode receber visitas. Isso acho que nem no momento da ditadura militar em plena operação no Brasil era tão rígido”, disse. Informações do EM.

Festa em São Sebastião: ambulância é entregue com queima de fogos em Vitória da Conquista

Fotos: Divulgação | PMVC

A polêmica Ambulância, fruto de uma parceria entre o vereador Cícero Almeida Custódio (PP) com o deputado estadual Luiz Augusto Gordiano de Moraes (PP), foi entregue com festa em São Sebastião, distrito da Zona Rural de Vitória da Conquista. A solenidade aconteceu na última sexta-feira (20) em clima de festa com queixa de fogos.

“Estamos muito alegres pois temos esse sonho realizado. A gente lutava, lutava, mas não tinha um prefeito ao lado da comunidade. Por isso, quero agradecer imensamente a Deus e ao prefeito Herzem por essa ação. Tenho certeza que esse governo vai fazer muito mais por São Sebastião”, disse a líder comunitária, Ilza Silva. O veículo vai fazer o transporte de pacientes do distrito até a cidade.

Para solicitar o serviço, o morador precisa ligar para a Central do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) explicando a situação do paciente. O médico regulador é quem vai acionar o condutor, que vai estar de plantão na própria localidade, para realizar o atendimento de urgência. São Sebastião fica a 22 quilômetros da Zona Urbana de Vitória da Conquista.

Deu BO: motorista bate carro em viatura da Polícia Militar, diz que ‘é cachaça’ e é preso em Salvador

Fotos: WhatsApp | BLOG DO ANDERSON

Um homem foi preso após bater o carro que dirigia em uma viatura da Polícia Militar, no final de linha de Paripe, Subúrbio Ferroviário de Salvador. Conforme a PM, o suspeito dirigia com sinais de embriaguez. Em um vídeo gravado após a batida, o motorista que causou o acidente aparece visivelmente alterado e grita que o “problema” do acidente é dele. Além disso, ele justifica a situação com o consumo de “cachaça”. Na gravação, o homem chega a socar o para-brisa do próprio carro, que já está quebrado. O vídeo não mostra o momento da prisão. Ele foi levado para a Central de Flagrantes, que fica na região do Iguatemi.

 A polícia informou que o suspeito estava em alta velocidade e bateu de frente com o carro da polícia. Com o impacto, a viatura foi lançada para o meio da via.

O homem não teve a identidade revelada. O acidente ocorreu na noite de sábado (21), mas as informações só foram divulgadas pela PM nesta segunda-feira (23). De acordo com a PM, o veículo que ele dirigia rodou e bateu na traseira de um terceiro carro, que estava estacionado próximo à viatura. Os passageiros que estavam no veículo do motorista embriagado foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levados para o Hospital do Subúrbio. A polícia não informou quantas pessoas estavam no carro.

Em Curitiba: Justiça impede que teólogo e ganhador de Prêmio Nobel da Paz visitem Lula

Foto: Foto: Ricardo Stuckert | Flickr

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não pôde receber, nesta quinta-feira (19), a visita do amigo e conselheiro espiritual Leonardo Boff, de 79 anos, e do argentino Adolfo Pérez Esquivel, 87 anos, ganhador do prêmio Nobel da Paz. A Justiça não autorizou as duas visitas e o ex-presidente continua na sede da Polícia Federal, em Curitiba. O teólogo e escritor Leonardo Boff chegou a sentar em um banco ao lado da guarita da portaria da PF enquanto esperava por uma definição da Justiça.

Boff é um dos principais nomes da Teologia da Libertação da Igreja Católica e mundialmente reconhecido como defensor dos pobres e excluídos. No acampamento Lula Livre, os dois intelectuais participaram de um ato político. “O Lula não pode desanimar, ele tem que saber que aqui fora estão vocês. Nos queremos Lula livre, vivo e servidor do povo brasileiro”, disse Boff. Sobre as manifestações populares de apoio ao ex-presidente, Boff afirmou que “nós temos que ter coragem de ocupar as ruas, de gritar e reclamar a sua libertação. Fazer com que ele seja candidato para desfazer as políticas impostas pelo governo Temer”.

Aluna da FAINOR: deficiente visual dá lição de vida, passa na OAB e é advogada em Vitória da Conquista

Fotos: Divulgação | OAB

O Auditório Fabiano Aguiar Vieira Santos lotou na última quarta-feira (18) para a recepção de quatorze membros à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Entre os novos advogados está Jenivalda de Jesus Sampaio. O destaque para a Doutora Jenivalda de Jesus Sampaio fica por conta da sua superação com a sua deficiência visual mostrou empenho em ser aprovada na Ordem após dez semestres no Colegiado de Direito da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR).

“Hoje é um dia muito especial e é claro que eu não poderia deixar de vir aqui a Deus, a minha família e a grande família FAINOR. Muito obrigado por tudo FAINOR, pela sensibilidade, pelo apoio. Muito obrigado, serei eternamente grato”, comentou a Doutora Jenivalda. “Se você tem um sonho jamais desista. Lute, corre atrás que com certeza você irá conseguir. Forte abraço”, completou.

Para o presidente da OAB – Subseção Vitória da Conquista, Ubirajara Gondim Brito Ávila, “é uma honra para OAB receber uma advogada competente e aguerrida como Genivalda, que venceu todas as dificuldades para alcançar seu objetivo”. “É, sem sombra de dúvida, uma lição de vida para todos nós”, disse Ubirajara Ávila. Agora, o objetivo de Jenivalda é advogar e quem sabe enfrentar novos desafios com concursos sem falar das inúmeras palestras que deverão acontecer.

Novidade na Cidade: Herzem Gusmão anuncia a construção de três piscinões em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Dentro de alguns dias Vitória da Conquista poderá ganhar um novo espaço. Trata-se de três piscinões que serão construídos na Serra do Piripiri para conter a água de chuva que desce para a parte baixa da Capital do Sudoeste Baiano. “As construções do alto da Serra maltratam a cidade. Os nossos técnicos detectaram que vai precisar agora construir três piscinões para evita a força das águas, enxurrada”, afirmou Gusmão. O anúncio foi repetido pelo prefeito Herzem Gusmão Pereira durante o seu pronunciamento no lançamento da 14ª edição Feirão Caixa da Casa Própria, evento realizado pela Caixa Econômica Federal entre os dias 25 e 27 de maio no Centro Cultural Glauber Rocha.

Bate-papo BBB: Gleici Damasceno diz que quer comprar uma casa para os avós e ajudar a mãe

Foto: Divulgação

Natural do Acre,  Gleici Damasceno faturou R$ 1,5 ao ser campeã do Big Brother Brasil no final da noite desta quinta-feira (19). No Bate-Papo BBB ela contou o que quer fazer com o prêmio.

A campeã diz que quer comprar uma casa para os avós e ajudar a mãe. Ela ainda revela que tem vontade de viajar com a família. Irreverente, Gleice gritou “Lula livre”, fato que viralizou nas redes sociais.

BBB18: fora do confinamento, Gleici grita ‘Lula Livre!’

Foto: Reprodução | TV Globo

A estudante de psicologia do Acre, Gleici Damasceno, vencedora desta edição do Big Brother Brasil 18, soube da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva assim que pisou fora do reality show e não se aguentou.

“Lula livre!”, gritou, antes de engrenar uma conversa com o namorado, o curitibano Wagner, no final da noite da quinta-feira (19).  Mas, ao falar com Tiago Leifert, evitou o tom político e usou da autoajuda. “Acredite no sonho de vocês, que tudo é possível”, disse.

Saúde Pública: jovem com distúrbio mental aguarda há 2 anos por cirurgia no cérebro em Vitória da Conquista

Foto: Reprodução | TV Sudoeste

Um jovem de 20 anos de Vitória da Conquista e que sofre de distúrbio mental aguarda há mais de dois anos para fazer uma cirurgia no cérebro. A avó do rapaz, Maria José Gomes, diz que ele toma mais de 10 comprimidos por dia para controlar crises comportamentais e se acalmar. A cada 15 dias, ele ainda tem que tomar uma injeção. Os medicamentos, segundo ela, levaram o rapaz a desenvolver um problema no fígado. A solução para amenizar a situação de Diego, segundo relatórios médicos, seria uma psicocirurgia, destinada a tratar um problema mental. O procedimento poderia evitar que ele fique agitado e agressivo e ainda fazer com que o jovem não precisasse de tantos remédios. Maria José diz, no entanto, que não consegue marcar a cirurgia para o neto. “Não durmo de noite. Sento na cama e amanheço o dia olhando para ele, porque ele tem muita crise.

Fico com medo de ele morrer sufocado. Só falto morrer de noite”, destaca mulher, que tem 60 anos. Segundo Dona Maria, quando fica agressivo, Diego costuma machucar a ela e a si próprio. “Os remédios prejudicaram o fígado, como consta num exame. Virou hepatite, ele está com hepatite. E disseram que se ele não fizer a cirurgia ele vai para a fila de transplante, porque se tirar os remédios ele me mata”, diz. A Secretaria de Saúde do Estado Bahia (SESAB) informou, por meio de nota, que, como Diego não está internado em nenhuma unidade de saúde, o encaminhamento dele para cirurgia deve ser feito pela Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista. O G1 entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Vitória da Conquista e aguarda um posicionamento do sobre o caso.

Lançamento na Cidade: E2 e Souza Gomes apresentam o Club Residencial Alto Candeias em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Um Café da Manhã no La Forneria reuniu diversos Corretores de Imóveis nesta quinta-feira (19). No encontro as construtoras E2 e Souza Gomes apresentaram o mais novo empreendimento em Vitória da Conquista, o Club Residencial Alto Candeias.

Em suas falas os diretores da E2 e Souza Gomes, Luiz Edmundo e Edson Augusto Souza Gomes, destacaram o produto que será construído ao lado do Residencial Pôr do Sol, com fácil acesso pelas Avenidas Luís Eduardo Magalhães e Presidente Getúlio Vargas.

Também presente no vento, o gerente regional da Caixa Econômica Federal, Claudeir Pereira da Silva, palestreou sobre os recursos disponíveis pela instituição voltadas ao financiamento para os imóveis que conta com subsídios através do programa Minha Casa, Minha Vida de até R$ 32 mil.

Em condomínio fechado com guarita 24 horas, o Club Residencial Alto Candeias é formado por casas soltas de três ou quatro quartos, conta com um clube completo de lazer incluindo piscina, academia e espaço gourmet. Veja algumas fotos do Café da Manhã e acima o vídeo detalhando esse novo espaço para viver na Capital do Sudoeste Baiano.

O Brasil que eu quero: de Tremedal, José Dias pede revitalização das nascentes que estão morrendo

Foto: Reprodução | TV Globo

Vem de Tremedal, no Sudoeste Baiano, o destaque no quadro “O Brasil que eu quero” exibido em programas jornalísticos da TV Globo.

Nesta quarta-feira (18) é a vez de José de Oliveira Dias. No Jornal da Globo ele pede que “recupere todas as nascentes que estão morrendo”.

Mensagem aos Árabes: Gleisi Hoffmann denuncia prisão política de Lula à Al Jazeera

Foto: Reprodução

Uma mensagem da senadora Gleisi Helena Hoffmann (PT-PR), presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, deixou muita gente irritada na manhã desta quarta-feira (18). A petista gravou um vídeo para a rede de televisão do Catar, maior e mais influente emissora do Mundo Árabe. “Me dirijo ao mundo árabe através da Al Jazeera para denunciar a prisão política do ex-presidente Lula. Lula é um grande amigo do Mundo Árabe.

Em toda a história o Brasil recebeu milhões de árabes e palestinos, mas Lula foi o único que visitou o Oriente Médio. Em seu governo o comércio com a região multiplicou por cinco. Em 2005, Lula promoveu em Brasília a primeira Conferência da América do Sul com o Mundo Árabe estendendo os laços entre as regiões”, lembrou a presidenta Nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, à Al Jazeera.

Crime no Oeste Baiano: mulher desaparecida por quase uma semana, ex confessa homicídio e leva polícia até corpo

Foto: Divulgação

O corpo de uma mulher de 30 anos foi achado pela Polícia, com marcas de tiros, nesta terça-feira (17), perto de uma estrada na Zona Rural de São Desidério, no Oeste Baiano. Viviane Pereira da Silva, morava em Barreiras, a cerca de 27 quilômetros de São Desidério e estava desaparecida desde a última quarta-feira (11). Viviane foi vítima de feminicídio e o principal suspeito, o ex-namorado dela, confessou o crime.

De acordo com a Polícia Civil, Viviane saiu de casa na quarta-feira para procurar emprego no centro de Barreiras e desapareceu. Ela foi vista pela última vez em São Desidério, com o ex-namorado, Marcos Batista dos Santos. Marcos foi preso no sábado (14), suspeito do desaparecimento de Viviane. Leia a reportagem do G1.

Ladra no Comércio é flagrada pelas câmeras: “mulher mão leve” está agindo em lojas de Vitória da Conquista

Foto: Reprodução

Câmeras de monitoramento registraram a ação de uma ladra que está agindo em Vitória da Conquista, conforme mostrou o Bahia Meio Dia e o BA reproduz nesta terça-feira (17).

Muitos são os casos que tem chegado ao BLOG DO ANDERSON, mas poucas são as queixas registradas na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos, o que dificulta as investigações.

O Brasil que eu quero: de Ibiassucê, Natan Brito quer “mais segurança e lazer” para os jovens

Foto: Reprodução | TV Globo

De Ibiassucê, no Sudoeste Baiano, vem mais uma manifestação no quadro “O Brasil que eu quero” exibido em programas jornalísticos da TV Globo.

Nesta segunda-feira (16) foi a vez de Natan Brito participar. No Jornal da Globo ele pediu mais segurança e lazer para os jovens do Brasil. Veja o vídeo.

Com ‘ossos de vidro’, baiana se forma em psicologia e busca apoio para publicar livro: ‘Não desisto’

Foto: Reprodução

Aos 51 anos, a psicóloga Glady Maria da Silva, moradora do bairro de Itacaranha, subúrbio de Salvador, comemora uma série de vitórias. Ela conquistou, com muita luta, o diploma de psicologia, a conclusão da primeira pós-graduação e a segunda pós, que está em andamento. Ela tem osteogênese imperfeita, conhecida como “ossos de vidro” porque causa fragilidade óssea. A condição já trouxe mais de 100 fraturas no corpo, além de limitações de acessibilidade e preconceito, mas acabou transformando Glady em uma pessoa mais forte. A psicóloga conta a trajetória de convivência com a doença no livro “Minha auto superação”.

Salvo em um arquivo de computador, a obra está em fase de revisão e ela, agora, busca parceiros para viabilizar a publicação e realizar mais um sonho.  Glady guarda memórias de momentos felizes da vida em álbuns de fotografias. São retratos de viagens, convivência com amigos e familiares, que mostram sua personalidade inquieta, que não se deixou limitar pela fragilidade óssea.  As conquistas também são lembradas em classificadores que acumulam documentos, como os diplomas de conclusão da graduação e da primeira pós. São os troféus que ela conquistou com força de vontade e apoio da família. Leia a reportagem completa no G1.