Matheus Souza: O décimo terceiro salário e as férias aos agentes políticos municipais da Bahia

Foto: BLOG DO ANDERSON

Matheus Silva Souza | Advogado | adv.ssmatheus@gmail.com

Desde a promulgação da Constituição Federal de 1988 existia controvérsia acerca do pagamento do 13° salário e do Terço Constitucional de Férias aos Agentes Políticos, a saber, Vereadores, Prefeitos, Vice-Prefeitos e Secretários Municipais. Com efeito, a referida controvérsia perdurou por muitos anos perante os Tribunais pátrios (de Justiça e de contas), haja vista que os mesmos consideravam inconstitucionais o pagamento dessas vantagens aos agentes políticos, tendo, inclusive o TCM publicado o Parecer Normativo n° 10/2005 vedando os agentes políticos do Estado da Bahia a receberem as referidas vantagens. Leia a íntegra


Beócia: No coração das trevas

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jorge Maia | Professor e Advogado | maiajorge@yahoo.com.br

A Beócia tem grandes rios, tão grandes que não seria errado afirmar que o Atlântico deságua em alguns deles. Não é absurdo, pois falamos da Beócia. A descoberta da Béocia se deu primeiro pelo Oceano. Depois, ingressando em águas nunca antes navegadas, fizeram incursões por seu interior. O descobridor trouxe consigo uma mensagem de um mundo velho, apresentada como algo melhor para os habitantes da nova terra, mas não revelou os mistérios escondidos em seu coração. Leia a íntegra.


Uma croniquinha em dia de breque fráid e Uber faltoso

Fotos: Giorlando Lima

Giorlando Lima*

O taxista – sim, não achei Uber hoje à tarde, de novo – comentou que o trânsito estava horrível. “Gastei 17 minutos da praça do Gil até a Lauro de Freitas”, lamentou e apresentou logo o culpado: esse Beque Fáidêi. Mas, logo aliviou a queixa, para afirmar que o grande movimento do comércio estava ajudando no negócio dele. Aproveitei a deixa do Beque Fáidêi para perguntar porque a cooperativa à qual ele era associado não aproveitou o evento promocional para oferecer um desconto, considerando que havia um concorrente novo no mercado e seria bom marcar posicionamento. “A gente já está rodando com bandeira 1 nas 24 horas do dia e negocia desconto se o passageiro pedir”, explicou o simpático taxista, finalizando com uma pergunta: “Mas, o senhor já viu esse ubi por aí?”.

Eu não vira. A corrida ficou em R$ 8,50. Praça do Gil até a avenida Lauro de Freitas. Fiquei pensado quanto teria sido de Uber. Talvez R$ 4,00? Quá.

Se transitar de carro no centro da cidade, passando pela Siqueira Campos, estava um sufoco (sob um calor de 28 graus, que nos obrigava a andar com os vidros abertos, porque o ar condicionado do táxi não funcionava – ponto para o Uber! -, tendo que aguentar o cheiro de merda proveniente de um esgoto quebrado na rua 13 de Maio, que a Embasa deixou correr por 24 horas), não foi mais agradável caminhar pelas calçadas desalinhadas e malconservada da Lauro de Freitas em dia de Black Friday. As lojas das grandes redes estavam lotadas e em algumas havia fila e disputa por alguns produtos. Passei por um locutor que dizia para o amigo: “Só sei dizer breque fráid” e então tascava, para todo mundo ouvir: “Entra e leva um tapete, aproveita que é breque fráid”. Leia a íntegra.


Brasil: esquizofrenias republicanas

Foto: BLOG DO ANDERSON

Dirlêi Andrade Bonfim | Contador e Professor | dirleibonfim@gmail.com

Como sabemos Platão, não elaborou apenas teorias sobre a moral e a ética humana, mas também sobre as diversas relações entre os membros de uma sociedade. De fato, sua filosofia genuína começa quando escreve o diálogo “Apologia de Sócrates”. Nele, torna-se público o discurso que Sócrates usou no dia do seu julgamento, quando teve que beber a famosa taça de cicuta – na época, esta era a forma de punir os condenados em Atenas. O que estamos a viver nesse momento tão delicado e ao mesmo tempo nebuloso na história política partidária do Brasil, é algo, crítico e estarrecedor do ponto de vista da moral e da ética, voltada para a política. Pois, todos os dias ao lê os jornais, mais estupefatos ficamos com tamanha astúcia dos criminosos com a coisa pública. Assim, entre uma crise e outra, entre um crime e outro, vamos tentando descobri no labirinto das ações governamentais, a esquizofrenia republicana que tomou conta de um país chamado Brasil. Leia a íntegra.


OAB: Honorários dignos para Advocacia Dativa

Foto: BLOG DO ANDERSON

Fabrício de Castro Oliveira e Ubirajara Gondim de Brito Ávila

A Constituição Federal estabelece no seu art. 5º, inciso LXXIV que “o Estado prestará assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos”. Nessa exata linha, a mesma Carta Maior assegura autonomia para a Defensoria Pública, como instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados (art.134). É enorme, no entanto, a diferença entre as disposições constitucionais e sua efetividade. Algumas vezes, como ocorre em relação ao acesso à justiça, a Carta Magna mais parece uma declaração de propósitos, uma manifestação de boas intenções, tamanha é a discrepância entre o texto e a realidade vivida pelas pessoas, especialmente aquelas mais simples. Leia o artigo na íntegra publicado no Bahia Notícias.


Jeremias Macário: A volta dos inimigos da nação

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jeremias Macário | Jornalista | macariojeremias@yahoo.com.br

Os inimigos íntimos da democracia, aqueles que ocupam altos cargos da República, acomunados com os políticos corruptos que violam os princípios éticos públicos e vilipendiam nosso patrimônio, nunca dão trégua, enquanto as massas serviçais bestializadas a tudo assistem caladas, sem indignação, na esperança de dias melhores. Engana-se, redondamente, quem pensa que estes cabras do mal, muitos dos quais assassinos de milhões de pessoas necessitadas, quando roubam e negam os direitos à educação, à saúde e à ascensão social com segurança, não vão mais retornar nas próximas eleições de 2018. Leia a íntegra.


Vitória da Conquista: 177 Anos

Foto: BLOG DO ANDERSON

Ruy Medeiros | Advogado e Professor | ruy-medeiros@uol.com.br 

Adapto texto que escrevi e o público neste 177º aniversário de nossa cidade:

Primeiramente, um rancho com cerca de 60 pessoas, conforme documento de 1780. Em 1817, um arraial com 40 casas e prédio de Igreja em construção, diz o príncipe Maximiliano Wied-Neuwied. As casas estavam construídas nas margens do riacho da Vitória (rio Verruga) e o arruado do arraial acompanhava o rio e assim continuou durante sua fase seguinte de sede do Distrito da Vitória, de Caetité (1820), e centro da Freguesia de Nossa Senhora da Vitória (1839), no Sertão da Ressaca (Mesorregião Centro Sul da Bahia, Brasil). Leia a íntegra.


Helhinho Gusmão: Pela memória do Padre Arnaldo Dias Lima

Foto: Divulgação

Helinho Gusmão Filho | hsgfilho@yahoo.com.br

Conheci Padre Arnaldo (desde o primeiro momento o chamávamos de Arnaldim) em meados dos anos 70. Naquela época era muito marcante, durante o fim do Advento, participávamos da Novena do Natal (hoje raríssimas pessoas ainda fazem isso) e sempre, no último dia, nos reuníamos na casa de alguma família e encerrávamos essa Novena de forma festiva e foi por um desses encerramentos, na casa de seu Dedé (pai do Pe. Arnaldo), que eu acabei por conhece-lo e, desde esse momento, fiquei impressionado por ver aquele homem franzino ter um vigor, uma alegria e uma paixão imensa em falar de Deus, principalmente o Deus comunidade e que se enraíza na seara do seu povo. A partir daquele momento criei um vínculo de amizade afetuosa (assim como uma eterna admiração) por Pe. Arnaldim. Leia a íntegra


Sobreviventes de Câncer: Liana Costa conta a sua história de superação; confira a reportagem de Isaac Welnnes

Fotos: Reprodução

Empresária atuante em Vitória da Conquista no ramo comercial e do entretenimento, Liana Lima Costa, de 34 anos, tem muita história para contar da superação e de sua história de vida.

Ela é destaque no Sobreviventes de Câncer, coluna semanal de Isaac Welnnes que o BLOG DO ANDERSON destaca.

No vídeo abaixo, Liana fala de seu tratamento e da importância do apoio familiar nesse momento de muita luta ao lado do seu esposo, o empresário Elvis Leite, conhecido como Elvis do Tôa Tôa. Confira essa linda narrativa que o BLOG DO ANDERSON reproduz nesta quarta-feira (1).


Editorias inflamados após declarações de Rui Costa a Herzem Gusmão: ouça Deusdete Dias e Humberto Pinheiro

Fotos: BLOG DO ANDERSON

As declarações do governador Rui Costa ao BLOG DO ANDERSON ainda repercutem em toda a Bahia. Neste domingo (29) foi destaque no Bahia Notícias, mas antes disso o Blog da Resenha Geral deu uma manchete que em seguida serviu de tema para o discurso do vereador Luís Carlos Batista de Oliveira (PTB) e também do radialista Humberto Pinheiro.  Ambos repudiaram a posição do governador e saíram em defesa do prefeito Herzem Gusmão Pereira. “Meu nome é trabalho eu não gosto de muita polêmica. Quem quiser fazer polêmica, eu acho Anderson que você está no caminho certo. Você gosta de polêmica e foi para o blog, vai ser radialista que é o caminho de quem gosta da polêmica e quem gosta de cuidar do povo, aí sim, vai ser prefeito, vai ser governador para cuidar do povo e cada macaco no seu galho funciona melhor.

Tem gente que nasceu para ser blogueiro, para ser radialista e tem gente que nasceu para cuidar das pessoas. São opções diferentes de vida e de caminho”, disse Rui Costa durante o Papo Correria da última semana. Aliado do prefeito, Humberto lamentou o silêncio dos demais colegas do rádio conquistense, mas no dia seguinte, na manhã da sexta-feira (27), Deusdete Dias Filho abriu o Redação Brasil com um discurso inflamado possivelmente direcionado a Pinheiro, camarada antigo da comunicação com quem dividiu a bancada na TV Cabrália. Ouça o que diz Humberto Pinheiro na Rádio Clube de Conquista e o que falou Deusdete Dias Filho na Rádio Brasil que o BLOG DO ANDERSON gravou reproduz com exclusividade a pedido de internautas de Vitória da Conquista e também da Capital Baiana.


Jeremias Macário: “Sarau A Estrada” fala do Nordeste

Fotos: Divulgação

Jeremias Macário | Jornalista | macariojeremias@yahoo.com.br

Uma região que já foi próspera nos tempos coloniais e passou a ser pobre e esquecida a partir do Império e dos governos da República, que sempre privilegiaram o Sul e o Sudeste com pesados investimentos, o Nordeste com seu rico folclore e seu grande potencial na música e na literatura foi tema do nosso último “Sarau A Estrada”, realizado no dia 21 da noite de sábado.


Para combinar com o assunto, o prato principal dos tira-gostos que acompanharam o vinho, a cachacinha e a cerveja gelada foi exatamente o bode cozido com pirão, trazido pelo cantor e compósito poeta Walter Lajes e sua companheira Rita. Como o Sarau sempre foi colaborativo, Jésus, Baducha, Karina, Marta Moreno, Nunes e sua esposa, Mano di Souza, Cleide e demais trouxeram complementos deliciosos.

Nosso maior frequentador, professor Itamar Aguiar não pode participar deste encontro porque teve que viajar na noite de sábado para Salvador e de lá para a capital de São Luis, no Maranhão, como convidado palestrante de um congresso, mas, em passagem rápida ao espaço cultural bateu seu ponto e deixou uma cachaça mineira como sua contribuição. Sua ausência foi um desfalque, mas justificada. Ah, pela primeira vez, recebemos a visita de Ricardinho Benedictis, coordenador de Cultura da Secretaria Municipal.

Para ilustrar a noite e reforçar o tema Nordeste, nossa companheira Cel, esposa de Baducha, nos brindou com uma bela exposição de xilogravuras referentes à literatura de cordel, incluindo a figura maior de Luiz Gonzaga, o rei do baião e do forró. A exposição mostra xilogravuras de J. Borges que ilustram vários títulos de cordéis, como O Boi que Conversava com os Pássaros, A Briga dos Dragões, Os Violeiros, O Caro de Boi, O Ninho da Coruja, Mudança de Sertanejo, Moça Roubada, Casamento Matuto, entre tantos outros.

Karina falou da importância do Sarau para a cultura local, entendendo que deve se tornar mais visível na comunidade através de posições sobre o atual cenário político do país. Como excluímos da nossa pauta posições públicas de cunho político-partidário, nos restou uma moção de repúdio às manifestações, ainda que isoladas, de figuras políticas e de generais que estão se colocando a favor de uma intervenção militar no Brasil. O nosso grupo condena, veementemente, qualquer tipo de golpe contra nossa democracia, mesmo que debilitada. Leia a íntegra.


Homenagens a Paulinho Bahiano: Saudades e Saudades

Foto: BLOG DO ANDERSON

Valdir Gomes Barbosa | Delegado de Polícia | vgbpol@yahoo.com.br

Fiquei de encontrar meu caríssimo Leo, amizade que herdei do pai, Leônidas Cardoso, quando deputado, líder do governo, responsável por me fazer designado Delegado Regional de Polícia, nesta querida Vitória da Conquista, isto na década de oitenta. Pus-me então de pé, na manha de ontem, no canto onde me abrigo, a pousada instalada no alto da serra do Piripiri envolvida de um lado pela BR 116 e por outro, pelo Cristo que abraça a cidade aos seus pés. Após o repasto matinal segui andando em destino a Diamantina, revenda de veículos onde o moço é executivo. Leia a íntegra.


Ruy Medeiros: Administração de Vitória da Conquista regulamenta transporte em vans. Regulamenta?

Foto: BLOG DO ANDERSON

Ruy Medeiros | Advogado, professor e escritor | ruy-medeiros@uol.com.br

A administração pública municipal de Vitória da Conquista, na edição de 20 de outubro de seu Diário Oficial, estampa o Decreto nº 18.212, de 17 do mesmo mês, que “aprova o Regulamento do Serviço Público Seletivo complementar de passageiros do Município de Vitória da Conquista” (…). O decreto mencionado encontra-se carregado de ilegalidades. Aqui menciono três delas. Leia a íntegra.


Plantão Policial com Paulo Martins: quatro homicídios em Vitória da Conquista; dois jovens morrem em Barra do Choça

Foto: BLOG DO ANDERSON

O final de semana de muitas ocorrências nas Delegacias do Planalto da Conquista. Em Vitória da Conquista aconteceram quatro homicídios: dois na noite de sábado e dois no domingo. Ainda em Vitória da Conquista um motorista morreu numa colisão entre van e um ônibus da Viação Vitória. Na rodovia que liga Barra do Choça a Planalto dois amigos que estava numa motocicleta morreram numa colisão que envolveu três veículos. Em seu Casos de Polícia do Manhã Band Show, o repórter Paulo Martins detalhou essas ocorrências que tem deixado muita gente enlutada no Sudoeste Baiano.


Divagando & Katilografando com Francisco Silva: qual o nome do Aeroporto Conquistense?

Foto: BLOG DO ANDERSON

Francisco Silva Filho | Advogado | silva.franco@bol.com.br

Toda cidade desenvolvida, além de ter toda uma infraestrutura doméstica e urbana bem definida, não prescinde e jamais prescindirá de uma infraestrutura extra doméstica e extra urbana, que a qualifique diante das demais cidades regionais, bem como, das demais cidades do país. Em suas primícias, uma urbe estabelecida pelas regras da civilização, primordialmente, em seu nascimento ganha uma Bandeira, um Brasão e, principalmente, um Hino que a traduza em seus sentimentos filiais as suas qualidades, as suas riquezas, os seus anseios e suas virtudes. Leia a íntegra.


Guia de Oportunidades: Professor Adão divulga novas vagas de empregos e estágios em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A semana começou com muitas novidades para quem quer entrar no mercado de trabalho e estágios em Vitória da Conquista. Em seu “De tudo na tarde” que o BLOG DO ANDERSON reproduz nesta terça-feira (17), o professor Adão Albuquerque atualiza as inúmeras vagas para diversos setores na Capital do Sudoeste Baiano. Ouça todos os detalhes no player abaixo.


Edenisia Fraga: Ser Professor

Foto: BLOG DO ANDERSON

Edenisia Fraga de Souza Correia | Professora | edenisiafraga@hotmail.com.br

Dia do professor! É justo uma pauta para homenagear este profissional que é o pilar para a transformação da sociedade. Ser professor é colaborar com as pessoas na sua busca de realizações; estimular o exercício da cidadania em favor de uma sociedade justa e solidária e alfabetizar no sentido amplo. Diante das complexidades que a sociedade apresenta, o professor é o agente que abraça em sua sala de aula as realidades e diversidades, respeitando a dimensão humana, superando as limitações, indo além de sua atribuição para minimizar atitudes reveladas em âmbito de trabalho, por reflexo da realidade sócio econômica, afetiva e outras realidades evidenciadas. Leia a íntegra.


JM: Gastos com vereadores e transparência enganosa

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jeremias Macário | Jornalista | macariojeremias@yahoo.com.br

Sem contar as 1.807 câmaras de vereadores que nem prestaram contas ao Tesouro Nacional no ano passado, o povo brasileiro gastou R$11,6 bilhões com estes parlamentares de 3.761 dos 5.569 municípios. É muita grana que poderia está sendo investida em educação, saúde, saneamento, transporte público e segurança.  Além do volume alto de recursos, onde vereadores em muitas casas votam seus próprios salários, nomeiam amigos e parentes, outra situação grave é a falta de transparência, ou quando existe alguma divulgação em seus sites, os dados são incompletos, confusos e enganosos, dificultando a compreensão do contribuinte, a grande maioria leiga em questões contábeis. Leia a íntegra.


Cultura Conquistense: O Rei dos Festivais lamenta a falta de apoio público e privado em Vitória da Conquista

Fotos: Jeremias Macário

Jeremias Macário | Jornalista | macariojeremias@yahoo.com.br

Com o pé na estrada e a sua inseparável viola sonora de nordestino valente, há 20 anos o poeta, cantor e compositor Walter Lajes vai ao encontro dos festivais de música e arte na Bahia e outros estados e sempre carrega em sua mochila o nome de Vitória da Conquista. Nessa lida artística de mais de 30 anos, o rei baiano dos festivais já participou de mais de 200 eventos e guarda em sua casa como recordação uma bagagem entre 40 a 50 troféus.

Como um verdadeiro caçador de festivais desde o final dos anos 80 e início dos 90 quando ainda não existia a internet, Walter Lajes, uma junção de Walter Luiz Araújo de Jesus, faz tudo isso com muito sacrifício, prazer e amor para projetar e divulgar seu trabalho, e claro, ganhar uma grana para seu sustento, mas lamenta e critica a falta de apoio logístico e financeiro do poder público em geral e da iniciativa privada que quase nada investe na cultura.

Mesmo diante das dificuldades para conseguir um patrocínio, Lajes garante que vai continuar pegando a estrada para seus festivais, mas em tom de desabafo disse estar decidido a não mais representar o nome de Conquista se não houver uma ajuda municipal. Desde quando veio de Ribeira do Pombal onde se criou e se sente filho da terra, o artista se fixou em Conquista e louva a cidade onde também lhe deu régua e compasso.

Na terra de Elomar e Glauber Rocha, cheia de talentos valiosos em várias linguagens artísticas como na música, na literatura, no teatro, na dança e no cinema, Walter não entende como esta grandiosa cidade é tão carente de atividades culturais, com tão pouco apoio dos setores público e privado. Sabemos que a Secretaria de Cultura tem se esforçado para apoiar o setor e os artistas, mas esbarra na contenção de recursos disponíveis na pasta. Leia mais.


Editorial de Deusdete Dias: revelações de Arlindo Rebouças sacodem o balaio da Política Conquistense

Foto: BLOG DO ANDERSON

A última quinta-feira (5) foi de muita agitação no balaio da Política Conquistense. Um dos fatos começou aqui no BLOG DO ANDERSON, que inclusive ganhou repercussão a nível nacional, com uma reportagem sobre um outdoor com a metade da face do vereador David Salomão dos Santos Lima (PTC) em defesa da Intervenção Militar. No final da tarde um grupo de professores e estudantes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) realizou um ato em repúdio a ação que resultou na destruição da colagem que estava na calçada da instituição. O outro em debate fica em torno de sérias denúncias divulgadas pelo ex-vereador e ex-secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Arlindo Santos Rebouças. E no Editorial da sexta-feira (6), em destaque aqui no BLOG DO ANDERSON, o analista político Deusdete Dias Filho, fez um resumo geral dessas revelações, entre elas supostos funcionários fantasmas na Prefeitura de Vitória da Conquista e outras irregularidades na gestão do prefeito Herzem Gusmão Pereira. Sobre o assunto o BLOG DO ANDERSON buscou informações junto a Secretaria Municipal de Comunicação, no entanto até a tarde deste sábado (7) nenhuma manifestação havia chegado. Ouça tudo aqui no BLOG DO ANDERSON com Deusdete Dias Filho.