Chef Paula: Comida baiana e Casarão Barbadá

Fotos: Léo Tavares | Buteco512

Léo Tavares | Buteco512

O Bar é a extensão de nossas casas, é por lá que encontramos amigos, passamos pra desestressar, tomar uma, desopilar, contar nossas lamúrias ou simplesmente passamos por passar e vamos pra casa. Lóooooooooooogico que nem todos os bares e restaurante que frequentamos são assim (ainda bem), mas temos “ao menas” um, ou dois…neam. O Sexto Sentido Gourmet é um desses (pra mim), boa comida, bom atendimento e bom papo sempre que vou. Numa destas passadas sem pretensão fui apresentado à uma visitante ilustre que estava de passagem por VDC City: Paula Bandeira.

E foi no Sexto Sentido que eu conheci a Chef Paula, filha de Oya (Yansã) e uma apaixonada pelo que faz e pelos ingredientes brasileiros. “Ser cozinheira não é apenas uma profissão, é uma escolha de vida, pois respiro isso o tempo todo, pois cozinha é afeto, é sorriso, é declaração de amor”. Estava em Conquista prestando uma consultoria e Mazzo (Sexto Sentido) brincou, “Você podia cozinhar pra gente e uns amigos, né?” e a reposta “só se você conseguir peixe fresco”. Pois bem, ela não sabia com quem tava “brincando”… pois o peixe chegou e promessa feita é promessa cumprida. Leia a íntegra no Buteco512.

Jeremias Macário: Educação foi tema do Sarau na Estrada

Fotos: Jeremias Macário

Jeremias Macário de Oliveira | Jornalista | macariojeremias@yahoo.com.br

Foi bastante proveitosa a noite do sábado dia 7 de julho do “Sarau A Estrada” com o tema “Educação: Por que nunca foi prioridade”? O evento foi mais uma vez aberto pela Academia de Letras de Vitória da Conquista na pessoa do seu secretário Evandro Gomes de Brito. Logo após falou o jornalista e escritor Jeremias Macário que agradeceu a presença de todos que compareceram ao “Sarau Colaborativo” para mais uma discussão acalorada de professores e estudantes. Jeremias fez algumas pontuações sobre o setor no Brasil, cujos investimentos e as metas estão emperrados.

O jornalista citou, na ocasião, que o país deveria investir até cinco vezes mais do que aplica atualmente para melhorar o cenário da educação pública das creches ao ensino médio, segundo estudo lançado para Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Destacou que nos recursos para creches em período integral é onde está a maior disparidade. Quanto às metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação, 16 das 20 estão estagnadas ou tiveram regressão nos últimos quatro anos, de acordo com relatório de acompanhamento do plano feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. >>>>

Revivendo o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima

Foto: Divulgação | Plácido Mendes

Plácido Mendes | malforea@distintivoblue.com

Hoje foi um dia mais que especial para os conquistenses, incluindo a mim: foi o primeiro concerto aberto ao público no recém-reformado Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. Inaugurado na segunda metade dos anos 80, funcionou, aos trancos e barrancos, até 2013, quando teve sua sala principal interditada, sem nunca haver sofrido alguma reforma significativa. Consideravelmente desconfortável e antiquada, passou cinco anos praticamente inativa, já que não era possível qualquer atividade com plateia. Devo lembrar que, nesse período, este importantíssimo patrimônio foi esquecido, pelo Estado, pela comunidade e, inacreditavelmente, pelos próprios artistas locais. A equipe de funcionários foi reduzida, mas foram esses os grandes heróis que impediram a total degradação do nosso valioso CCCJL. >>>>>

Buteco512: Carote Restaurante

Fotos: Léo Tavares | Buteco512

Léo Tavares | Buteco512

Muitas das vezes em que vou à restaurantes eu não vou porque fui convidado como blogueiro (ó as ideá). Vou por minha conta e risco, vou porque a minha “praia” é indicar lugar bom pra se comer aqui em VDC City. Se tem restaurante que vou e não indico? Tem! Não muitos, mas nem aparecem por aqui, pois só indico o que realmente gosto, mas nunca, NUNCA, vou falar mal de um estabelecimento, apenas não falo nada…e às vezes dou um feedback pro proprietário. Mas vamos ao que interessa? Adoro quem me deem dicas e indicações e essa foi do Chef Mazzo (Restaurante Sexto Sentido). O Restaurante: O Carote. Fica na Avenida Boa Vontade, Bairro brasil, próximo a Feirinha.

Gostei muito do ambiente, limpo, calmo, arejado e a comida deliciosa, bem caseira mermo. No dia que eu comi tinha um carneiro ensopado que tava uma diliça e uma farofa de torresmo que mininu, deu vontade de levar pra casa… tenho até que voltar lá. O valor do Kg é 29,90 se não me engano (mas posso estar enganado pra menos, inclusive). Gostei da higiene dos banheiros e do atendimento…enfim, buteco512 indica. Pode ir sem medo…hehe! Gostou da dica? Me segue la no instagram (@buteco512) que tem muito mais e em tempo real (na sua grande maioria). Até a próxima. Forte abraço!

Joilson Berguer: O salto em movimento

Foto: BLOG DO ANDERSON

Joilson Lima de Jesus | professor | jbergher@hotmail.com

Vitória da Conquista, sexta-feira, 29 de Junho, d.C. 20 horas e 10 minutos aproximadamente, dia dedicado a São Pedro, no Candomblé Xangô, Senhor da justiça, do trovão e da pedreira. Por falar em Senhor de Justiça, a linha era Vila Serrana indo para o Vila América passando pelo atacadão. Entrei no ônibus na Urbis V, indo pela avenida Brumado, Frei Benjamim, passando ao lado do aeroporto, passa em parte do Kadija, e nas proximidades do Hospital Esaú Matos, e também ao lado do colégio CPM, finalmente, chegando a rodovia BR-116, para enfim, chegar ao ponto onde desço, nas proximidades dos vários Motéis, para ir a minha casa. >>>>>

Transporte Público Conquistense: dois pesos, duas medidas

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Coriolano Ferreira de Moraes Neto | Vereador | coriolanomoraes@camaravc.com.br

Nos causa estranheza o Governo Municipal publicar abertura de licitação para o Lote 02 do Sistema de Transporte Urbano de Passageiros de Vitória da Conquista, tendo como empresa responsável a Cidade Verde Transporte Rodoviário. A Empresa investe muito em nossa cidade, tivemos pela primeira vez o privilégio de ter na história do município 80 ônibus zero quilômetro, com elevadores para pessoa com deficiência, colocando Vitória da Conquista com a frota mais nova da Bahia e uma das mais modernas do Brasil, os funcionários são pagos rigorosamente em dia, assim como, décimo terceiro, férias, recolhimento do FGTS, Previdência e Contribuição Sindical. Demonstração de respeito a legislação, aos funcionários e a população de Vitória da Conquista.

Inova a empresa ao adotar parte do Canteiro Central da Avenida Juracy Magalhães preservando o verde e caracterizando conforme a época do ano: Dia das Mães, Período Junino, Período Natalino, Copa do Mundo. Aquele pedaço da avenida passou a ser ponto de visitação. A última novidade da Empresa foi o ônibus da Copa, ornamentado e circulando pela cidade. Nada disso parece importar para a atual gestão. Não adianta querer culpar a decisão Judicial para fugir da responsabilidade. Pois está claro que a velocidade que o Governo Municipal atua contra a Cidade Verde, não é a mesma com a Viação Vitória. Leia o artigo do Professor Cori na íntegra.

Homenagem: Tereza Maria de Jesus, carinhosamente Teca ou Tetê, encerrou seu ciclo nesta terra

Foto: BLOG DO ANDERSON

Alexandre Damião

Hoje, o céu está mais iluminado porque uma estrela surgiu. Tereza Maria de Jesus, carinhosamente apelidada de Teca ou Tetê, encerrou seu ciclo nesta terra. Enquanto permaneceu conosco, soube plantar amor, compreensão e muita bondade. Pra mim, Mainha ou Minha Pretinha, para os meus primos, ela era a Tia Tereza. Sempre feliz, sempre disposta a ajudar sem ver a quem. Essa era a minha mãe. Mainha, uma mulher preta, forte que soube como ninguém cuidar das pessoas. Vamos combinar que, as vezes, ela cuidava mais das pessoas do que dela mesma, mas isso não é um defeito, pensando bem era uma qualidade. Ela tinha prazer em poder colaborar de alguma forma.

Minha pretinha, aprendeu desde cedo a trabalhar para poder dar o máximo de conforto para a sua mãe e para mim. Nasceu no povoado de São Joaquim e ainda criança, com 10 anos de idade, partiu, rumo a Vitória da Conquista com toda a família, em busca de melhoria de vida. Com 11 anos, foi trabalhar em casa de família. Fico a imaginar o quanto Minha Pretinha não sofreu, o quanto minha avó não sofreu. Corajosa, partiu outra vez e, agora, para o Rio de Janeiro e lá permaneceu por 19 anos, sempre trabalhando como doméstica e foi lá que eu nasci. Quando percebeu que estava tendo dificuldades para me criar sozinha e tendo que trabalhar, tomou a decisão de voltar para Conquista e ficar do lado da família que desde sempre lhe deu apoio. Não tinha descanso. >>>>>

LUTO: Clóvis dos Santos Melo, aos 74 anos

Foto: Divulgação | Família

É com pesar que o BLOG DO ANDERSON noticia o falecimento do conquistense Clóvis dos Santos Melo. Aos 74 anos, Clóvis foi vítima de complicações de saúde. O corpo está sendo velado no Salão Premier da Pax Nacional [ao lado da Capelinha do São Vicente] com sepultamento previsto para logo mais às 16 horas, no Cemitério Memorial das Acácias, em Vitória da Conquista. Aos amigos e familiares os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.

Feira do Alto Maron: Pastelaria João e Breno

Léo Tavares | Buteco512

Pastel de Feira: Só os humildes de coração adoram essa iguaria…rs. Não existe casal que dê mais certo do que um pastel de feira e um copão de caldo de cana, né verdade? Nem mesmo Romeu e Julieta deram tão certo… até porque eles morrem no final (hehe)!

Fotos: Léo Tavares | Buteco512

Pois então, recebi um convite do meu amigo Ricardo Marques pra ir conhecer o pastel do Seu João, que fica no meio, no miolo, no centro mermo (sim, nois escreve mermo) da Feira do Alto Maron. Num tem errada, é só procurar a pastelaria do João e Breno.

Fomos de Clássico, o famoso “Carne com Queijo” e um Caldo de Cana pra arrematar(com limão, que a gente é Vid4 LoK4). Que delícia… pastel bem recheado, saboroso, molhadinho (recheio) e crocante (a massa). Uma ótima pedida pra mudar os ares. Ahhhh… a pimenta é uma diliça, dispensa o ketchup.

Seu João é uma figura, muito atencioso e gentil, nos atendeu super bem. Enquanto esperávamos ele veio nos dizer que o pastel tava pronto, mas que tava “descansando” pra dar uma esfriada e não queimar. O lugar é simples, mas é limpo e bem cuidado. Recomendo. As pessoas passando, cuidando de seus afazeres e a gente lá, como senhores do tempo, degustando nossas iguarias e jogando conversa fora… uma delícia de sábado.

O Preço é o melhor, o de Carne com queijo foi $ 3,50… tem de $3,00 (os simples) e vai até o x-tudo que é $5,00. Vou voltar lá com a desculpa de que quero experimentar do de pizza ($4,00), sei lá… me chamou atenção (hehe).

Gostou da matéria? Me segue lá no instagram (@buteco512), tem muita dica/receita/lugar legal. Até a próxima. Forte Abraço!

Carlos Jehovah: Libertário, Humanista e Mecenas

Foto: BLOG DO ANDERSON

Eduardo Moraes | Bancário, Historiador e Contador | moraes.edu@gmail.com

 …O amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha…não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade… (1 Coríntios 13.4-6).

Mecenas, termo derivado do nome de Caio Mecenas (68–8 a.C.), um influente conselheiro do imperador Augusto, que formou um círculo de intelectuais e poetas, sustentando sua produção artística. Assim é Carlos Jehovha de Brito Leite, nascido a 07 de novembro de 1944, em Vitória da Conquista, traz um traço inato, se colocando desde cedo a serviço do humanismo e amor às artes. Ainda adolescente, deixou-se possuir pelo universo da literatura e poesia, tornando – se poeta, literata e dramaturgo, dirigindo e encenando a peça Os Sacanas, prefaciada pelo versejador mais premiado da Bahia, Camilo de Jesus Lima (1912-1975). Autores teatrais como: Molière (França, 1622-1673, dramaturgo francês, considerado um dos mestres da comédia satírica. >>>>>

Conselho Municipal de Saúde lamenta exoneração de Ceres Neide: “colocando em risco o projeto de saúde”

Foto: BLOG DO ANDERSON

Monalisa Barros | Conselho Municipal de Saúde

O Conselho Municipal de Saúde vem a público reconhecer o empenho, compromisso e a qualidade técnica da ex-Secretária Municipal de Saúde Ceres Neide Almeida Costa durante o tempo em que esteve à frente da Secretaria Municipal de Saúde. Ceres mostrou-se muito comprometida com todas as ações que visavam fazer avançar o SUS, demonstrando ter conhecimento de saúde pública, de gestão e do funcionamento dos mínimos detalhes da Secretaria. Manteve com o Conselho Municipal de Saúde uma relação respeitosa, sincera e honesta resguardando a independência de poderes e reconhecendo no Conselho uma instância de orientação e fiscalização da política pública de saúde. Leia a íntegra.

Na Resenha Geral Nildo Freitas faz um apelo a Herzem Gusmão: “salve esse Transporte Coletivo Público”

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O radialista Nildo Freitas fez um comentário sobre o Transporte Coletivo Conquistense que parecer ser o mais importante dos últimos 14 anos acompanhados de perto pelo BLOG DO ANDERSON. Na Resenha Geral desta quinta-feira (14), o comunicador falou sobre a crise enfrentada pelas duas companhias em operação: a Cidade Verde Transporte Rodoviário e a Viação Vitória. Pela primeira vez o diretor da Viação Vitória, Cláudio Vinícius de Andrade expôs a situação vivenciada que tem acarretado em atrasos salariais e outas pendências financeiras. O desequilíbrio econômico em decorrência da perda de passageiros para o Transporte Clandestino é o principal fator da baixa nos faturamentos.

Na longa intervenção que o BLOG DO ANDERSON reproduz na íntegra, Nildo destaca a Recomendação Nº 004 do Ministério Público do Estado da Bahia contra o Município de Vitória da Conquista para a fiscalização e retirada de circulação dos carros que transportam passageiros irregularmente além do Silêncio do Sindicato dos Rodoviários e também sobre a Cidade Verde.

Uma frase no final de sua participação, Nildo faz um apelo ao prefeito Herzem Gusmão Pereira. “Não passa pela cabeça dele simplesmente se deixar que se acabe. E eu quero diante da importância que o prefeito dá também a essa questão do Transporte Coletivo e da sua preocupação, quero reforçar ainda mais a preocupação que ele tem em resolver esse problema e dizer a ele o seguinte: salve esse sistema coletivo de Transporte Coletivo Público de nossa cidade, prefeito. Salve”, declarou o âncora interino da Resenha Geral, programa fundado por Herzem Gusmão, que se afastou para cumprir o seu mandato na Prefeitura de Vitória da Conquista.

Jorge Maia: Vestígios do Dia

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jorge Maia | Professor e Advogado | maiajorge@yahoo.com.br

A Netiflix incluiu em seu acervo nesta semana o filme Vestígios do Dia. Fiz questão de revê-lo, pois queria recordar o seu conteúdo, depois de tanto tempo. É filme encantador, para ficar apenas em um adjetivo. Inspirado na obra de Kazuo Ishiguro.   Um nipo/inglês com nome de japonês, conhecedor da alma britânica no que havia de mais puro no comportamento de um mordomo inglês, até a primeira metade do século vinte, profissão já em extinção. A nobreza em decadência já não podia suportar as despesas para manter um séquito de tantos empregados. >>>>

Guiomar Miranda: A Medula Pegou!!!

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Guiomar Miranda de Oliveira Melo | Promotora de Justiça

Amigos, nesse momento a nossa alma transborda de felicidade!

Após esse período de luta e intenso desespero conseguimos manter o foco e continuar a batalha diária pela vida, porque tínhamos a certeza de que Deus estava presente em cada momento! Somos gratos por saber que esse mesmo Deus colocou um exército de amigos que doaram uma porção de vida para que hoje estivéssemos contemplando esse momento! Vocês foram a medida certa do amor descrito na palavra do Senhor (a Bíblia). “Ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos, sem amor eu nada seria” Foi esse amor, doado em forma de medula, sangue, plaquetas e orações, que deu ao nosso menino a oportunidade de uma nova vida! A vocês seremos gratos pela eternidade!

Esse período das nossas vidas nos fez entender o quanto é importante vivermos em união e amor! O quanto é importante caminhar lado a lado! O Salmo 133 nos diz “Oh quão bom e agradável é que os irmãos vivam em união “, se estivermos em união podemos sempre nos amparar mutuamente! Podemos socorrer um ao outro! Nesse período em que o nosso menino esteve lutando contra o câncer, sendo submetido a quimioterapias e ao transplante, nós pudemos sentir as orações de cada um de vocês! Isso fortaleceu o nosso espírito para que pudéssemos permanecer firmes como uma rocha inabalável. Recebam o nosso amor e a nossa eterna gratidão! Não temos palavras para agradecer. >>>>>

LUTO: Alba Celeste de Carvalho Costa, aos 80 anos

Foto: Divulgação | Família

Está sendo velado no Salão Premier da Pax Nacional [ao lado da Capelinha do São Vicente], o corpo de Alba Celeste de Carvalho Costa, aos 80 anos. Mulher dinâmica, Alba Celeste foi professora, era casada com Ricardo Machado [da Moveplan] e teve entre seus irmãos Roberto Carvalho, titular da Agência Franqueada Correios Alto Maron. O sepultamento acontece logo mais às 16 horas, no Cemitério da Saudade. Aos amigos e familiares os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.

Carlos González: Sete meses sem futebol em Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Carlos Albán González | Jornalista | gonzalezcarlos@oi.com.br

Vitória da Conquista, terceira cidade baiana, onde a maioria de sua população, de mais de 380 mil habitantes, tem poucas opções de lazer, vai ficar o resto do ano sem o seu futebol, prematuramente eliminado das competições que vinha disputando até o mês passado. Os uniformes alviverde do Esporte Clube Primeiro Passo Vitória da Conquista e o alviceleste do Conquista Futebol Clube já devem estar nos armários, protegidos com naftalina. >>>>>

Buteco512: A Cultura do Podrão!

Léo Tavares | Buteco512

Aquele lanche da madrugada, cheio de ingredientes, atolado de gordura, que tem até purê de batata e ovo de codorna no meio e que em alguns lugares (geralmente em porta de show) certos vendedores usam produtos de origem duvidosa dando o nome e a má reputação ao lanche. Sim, senhoras e senhores, atire o primeiro milho verde e ervilha Seleta quem nunca comeu o famigerado:

Podrão

Fotos: Léo Tavares | Buteco512

Ele esta em nossa cultura desde 1979. A gíria Carioca (Botafogo) que se espalhou pelo País, era usada pra especificar determinados tipos de cachorros-quentes (pesquisei o plural, tá certo…hehe), mas foi sendo aplicado à outras iguarias como sandubas, salgados, hambúrguers, kebabs, gregos, x-tudo e por aí vai… O que todos tem em comum (ou em sua grande maioria) é o horário e situação ao serem consumidos: Na Nigth, depois de encher o “pandú” (é Talo em francês) de cachaça.

Em VCD City temos essa cultura bem enraizada. Teve uma época, antes dos MC´s da vida, que um Trailler de Lanches, “O Gauchão”, chegou a ter mais de 15 pontos de venda na cidade…era um fenômeno. Depois dele, que teve até uma versão “chic” na pracinha do Gil, vieram tantos outros. O Podrão é libertador, o podrão é despretensioso, o podrão (geralmente) é popular (barato e farto). “Como é bom poder comer um hambúrguer sem cebola caramelizada, gorgonzola, raspas de limão siciliano a aroma de rosas.” Ironizou meu amigo, Rubens Freitas, em seu “tuiter” dia destes.

Todos os lanches, seja gourmet ou não, tem espaço em nossos estômagos, mas não se deixe levar apenas pela modinha e respeite o Podrão, que pelo visto, veio pra ficar…hehehe. Mas, diz aí nos comentários, qual o seu podrão de responsa? Onde gosta de comer? Ahhhh… Gostou da matéria? Me segue la no instagram (@buteco512), tem muita dica legal. Até a próxima. Forte abraço!

Carlos Albán González: As necessidades de Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Carlos Albán González | Jornalista | gonzalezcarlos@oi.com.br

Depois de ler o comentário do meu colega jornalista Jeremias Macário sobre as imperfeições desta cidade onde vive há mais de 20 anos, tendo ocupado a chefia da sucursal de “A Tarde”, na época o maior jornal do Norte e Nordeste do país, decidi registrar a opinião de um  morador, que trocou há quatro anos a atormentada Salvador pela tranquilidade, – embora há quem não concorde, – de Vitória da Conquista. >>>>>

Site Avoador: Um sonhador na porta do Supermercado

Foto: BLOG DO ANDERSON

Diego Sousa | Avoador

Há 10 anos, a violência cruzou o caminho de Jaimilton Lima, mais conhecido como Ligeirinho. Hoje, o antigo carroceiro não tem mais a agilidade de antes. Um assalto seguido de uma brutal surra tirou dele os movimentos da perna.  Para sobreviver, de segunda a sábado, ele senta na porta do supermercado Santo Antônio, no centro de Vitória da Conquista, e fica à espera de ajuda das pessoas que ali entram. De trabalhador no passado, ele se transformou em pedinte no presente. Leia a artigo de Diego Sousa no site Avoador.

Ruy Medeiros: Que querem esses senhores?

Foto: BLOG DO ANDERSON

Ruy Medeiros | Advogado, professor e escritor | ruy-medeiros@uol.com.br

Vejo, nas ruas de Vitória da Conquista, em plena crise de abastecimento de combustíveis, “cavalinhos”, caminhões, carros de passeio e motocicletas, em longas e repetidas carreatas, a pedir intervenção militar. O combustível que falta às pessoas, ao serviço público, à manutenção da saúde, aos profissionais em geral, inclusive taxistas, sobra para aqueles que pedem intervenção militar. Onde, com que privilégio, obtêm o combustível que falta para todos? Isso é muito estranho. >>>>>