Jeremias Macário: A Tarde e os impressos na Bahia

Foto: BLOG DO ANDERSON

Bons tempos quando o centenário jornal “A Tarde” era um dos maiores do Norte e Nordeste e líder absoluto na capital baiana em termos de circulação e preferência dos leitores.  Entre as décadas de 60, 70 e 80 Salvador contava com grandes impressos como Diário de Notícias, Jornal da Bahia, Tribuna da Bahia e, posteriormente, o Correio, sem contar pequenos semanários especializados que fechavam o círculo da informação nas áreas de esportes, política, economia, entretenimento, literatura, ciência, educação e cultura em geral. Leia a íntegra.


Rugby na Campanha do Agasalho: Ymborés e Maçonaria

Foto: Divulgação

Will Doll | Marketing Ymborés | marketing@ymboresrugby.com.br

No último domingo (30), o Ymborés Rugby Club esteve na Vila Serrana, na sede da Loja Maçônica Construtores da Fidelidade, e distribuíram aproximadamente 1.500 agasalhos e cobertores. A campanha que iniciou no mês de junho, com a arrecadação destes itens, é organizada pelo Conselho Maçônico de Vitória da Conquista e apoiada pelo clube de rugby, onde o intuito é de ajudar pessoas carentes a se protegerem do frio. O presidente do Ymborés, Gabriel Couto, explica que “no rugby é importante a prática da solidariedade, por isso a participação na campanha é uma ótima oportunidade de colocar em prática os valores defendidos pelo esporte”. O capitão do time masculino, Benjamim, acrescenta: “o jogador de rugby não é apenas alguém que treina, entra em campo e joga. Existe um “espírito” rugbier que vai além do campo”. Leia na íntegra.


Jorge Maia: A arte de beliscar

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jorge Maia | Professor e Advogado | maiajorge@yahoo.com.br

Eu era menino, e não faz muito tempo, e me lembro dos momentos em que ao chegar em minha casa, vindo da escola, às vezes do futebol de rua, ou do trabalho em que eu ajudava o meu pai, um tanto esfomeado e dirigia-me para o fogão, na hora do almoço ou do jantar, destampando as panelas e beliscando o quanto ali se encontrava. Na memória auditiva ainda ouço a voz da minha mão: para de beliscar menino! Depois não almoça, ou não janta. Era assim. Uma tradição que eu mantinha com orgulho e que jamais abandonei e nem por isso perdia a fome e almoçava normalmente o mesmo volume de sempre. Eu sempre usei com equilíbrio a arte de beliscar, nunca permiti que aquela prática interferisse na minha refeição diária. Leia a íntegra.


Jeremias Macário: A extinção dos cerrados…

Foto: BLOG DO ANDERSON

Ao longo dos anos o homem só tem explorado a natureza para extrair seus lucros e consumir desbravadamente. A reposição tem sido insignificante ao tamanho da depredação. Como não existe almoço grátis, o meio ambiente agora cobra um custo alto através dos efeitos da poluição, do desaparecimento de rios e dos aquíferos com a escassez de água. As catástrofes nas cidades e nos campos provocam mortes e elevados prejuízos materiais. O barato está saindo bem mais caro. Leia na íntegra.


Radialista lamenta ausência de médico em Posto de Vitória da Conquista: A nossa saúde está a um passo da UTI?

Foto: BLOG DO ANDERSON

Deficiências na Saúde Pública de Vitória da Conquista permanecem em destaque. Através da Hora do Ouvinte, quadro do Brasil Notícias ancorado pelo radialista Nildo Freitas, muitos casos têm vindo a público e as vezes reproduzidos aqui no BLOG DO ANDERSON. Um dos mais importantes comunicadores do Sudoeste Baiano, Nildo Freitas fez um desabafo lançando uma indagação pelas queixas que tem chegado ao seu conhecimento, entre elas médicos e até seringas. Na manhã desta quarta-feira (26) Freitas lançou a seguinte indagação: O que está acontecendo com a nossa saúde? A nossa saúde está a um passo da UTI ou ainda tem uma certa sobrevivência?. Do Campo Formoso chegou a informação que um homem teria ferido o seu joelho com um facão, acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas não pode ser resgatado por falta de ambulância. Na edição anterior um ouvinte denunciou a deficiência no atendimento na Unidade de Saúde da Família da Matinha, que fica na Zona Rural Conquistense. Segundo o cidadão a USF estaria fechada há muitos dias. “A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Saúde, informa que o povoado de Marinha possui um Posto de Saúde que serve de base para o atendimento da população, feito pela equipe de Saúde de Inhobim. Como a equipe realiza atendimento em diversas localidades, o médico vai até Matinha uma ou duas vezes por mês, de acordo com um cronograma pré-estabelecido. Nesta terça-feira, 25, a equipe de Saúde está realizando atendimento na localidade”, diz nota enviada ao BLOG DO ANDERSON. Ouça a Hora do Ouvinte com manifestações em diversos setores públicos na Capital do Sudoeste Baiano.


Jorge Maia: O homem que desaprendeu falar

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jorge Maia | Professor e Advogado | maiajorge@yahoo.com.br

Ele nunca foi muito falante, sempre comedido sempre preferindo ouvir a falar, contudo, a sua conversa era variada e agradável. Atualizado em diversos assuntos, comentava uma obra de Shakespeare, uma história em quadrinhos ou qualquer manifestação cultural com muita facilidade. Assobiava um samba igualmente a alguma ária famosa. Um generalista, conhecia de tudo um pouco. Enfim, um proseador agradável. Enquanto jovem participava de forma equilibrada das conversas, em reuniões familiares era ouvido e consultado, pois era uma conversa agradável e bem, era uma pessoa ouvida. Havia um espaço para ouvi-lo. Leia a íntegra.


Zé Maria Caires: Água, é mais Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

José Maria Alves Caires | Empresário e Ativista Social | zemaria@maxtour.com.br

Nós vencemos obstáculos técnicos e o novo aeroporto será uma realidade no ano 2018, mas sem água não haverá crescimento, o racionamento só será resolvido se houver a mesma participação dos segmentos sociais organizados da imprensa, dos políticos e da população. Setenta por cento do planeta terra é coberto de água, mas apenas 2,5% é doce e 1,86% formada por gelo. Leia a íntegra


Momento da Saúde: O frio e o aumento das dores

Foto: Divulgação

O clima tem grande influência sobre nosso corpo. Assim como utilizamos diferentes temperaturas de forma terapêutica, a variação no tempo influencia todo o nosso organismo, inclusive agravar o quadro de dores crônicas, como aquelas que acometem o joelho e a coluna, que aumentam consideravelmente. A baixa temperatura consegue alterar a nossa capacidade de lidar com a dor, mudando a percepção dos nossos nervos, fazendo com que enviem a informação do incômodo para o nosso cérebro com maior facilidade. Outro ponto agravante: ocorre a alteração da rigidez do nosso corpo, o que é uma porta aberta para qualquer probleminha se tornar um “ problemão”. Leia na íntegra o texto de Fábio Akiyama.


8 de Julho: A independência Ludovico

Foto: BLOG DO ANDERSON

Adriana Lopes | Discente | adrylopes2@gmail.com

Julho parece mesmo ser um mês destinado a significativas libertações. Uma retrospectiva histórica nos remete ao dia 7 de setembro de 1822, em  que dom Pedro I proclamou a independência do Brasil. Esse dia é considerado a data da emancipação do país como nação, entretanto, durante algum tempo ocorreram lutas em diversos pontos do território brasileiro contra tropas portuguesas, que defendiam a continuidade da dominação de Portugal sobre o Brasil. Essas lutas pela consolidação da independência prolongaram-se do final de 1822 ao final de 1823. Leia a na íntegra


Rudival Maturano Barbosa Filho: A importância da participação popular no Orçamento Participativo

Foto: BLOG DO ANDERSON

Rudival Maturano Barbosa Filho | Advogado | rudivalmaturano@gmail.com

O ordenamento jurídico pátrio vigente garante a participação da população na fiscalização do Poder Público. Então, diversas ferramentas de gestão têm sido criadas para satisfazer a vontade popular ou ao menos, garantir a representação do povo por meio das ações públicas que visam o tão famoso ‘interesse público’. Não é diferente com o conhecido mecanismo governamental intitulado de ‘Orçamento Participativo’. Ferramenta que muitos governos têm utilizado para legitimar as suas ações pela via cidadã e popular. Leia a íntegra.


Jeremias Macário: Mais águas é Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jeremias Macário | Jornalista | macariojeremias@yahoo.com.br

Ainda não se tem um projeto e nada saiu do papel além das ideias. Mais uma vez, como na novela do aeroporto cujas obras do Terminal de Passageiros só agora estão saindo, depois de muitos anos de debates, a questão é sobre a falta de água em Vitória da Conquista onde o anúncio da licitação do projeto da Barragem do Catolé foi adiado porque o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) não concedeu a licença ambiental. No meio dessa polêmica nasce o Movimento “Mais Água É Conquista”, liderado pelos empresários José Maria e Luciano Bonfim que defendem trazer água da Barragem de Anagé para abastecer a cidade. Segundo eles, o reservatório é subutilizado, sem contar que os custos e o impacto ambiental são bem menores que os da Barragem do Catolé. Também conta o tempo dos serviços e outros benefícios à população. Lei na íntegra.


Memória Conquistense: Miguel Côrtes, a voz do Som da Tribo

Foto: BLOG DO ANDERSON

Celino Souza | Jornalista | celinosouza@gmail.com

Há exatamente 5 anos a cena cultural conquistense perdia um entusiasta e visionário. Morria Miguel Silva Côrtes Filho, aos 45 anos. Incentivador de culturas alternativas, mantinha o microfone do seu programa radiofônico sempre aberto aos artistas “sem voz”, “sem espaço”. Figura popular, Miguel promoveu o novo cenário cultural de Vitória da Conquista em seu programa semanal “Som da Tribo”. Deixou um legado de simplicidade, de uma vida desprovida de vaidades. Assim era Miguel Côrtes Filho. Um cara genial, além do seu tempo. Nesta quarta-feira (5), uma triste data, lembro-me do sorriso aberto desse nosso amigo. Apesar do esquecimento da esmagadora maioria dos que com eles conviveram, seja no rádio ou nos palcos de rock, a sua memória está viva. Jamais o esquecerei assim como milhares de fãs que conquistou em seus 45 anos de vida. Hoje, assim como sempre, é dia de festa no céu!


Deusdete Dias: prisão de Geddel Vieira Lima modifica os rumos políticos em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Preso em Salvador e levado para a Superintendência da Polícia Federal em Brasília no início da madrugada dessa terça-feira (4), o ex-ministro Geddel Quadros Vieira Lima foi transferido no começo da tarde para o Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal. O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), presidido por Geddel Vieira Lima na Bahia, é o mesmo do prefeito e de dois vereadores de Vitória da Conquista, mas até o momento nenhum deles comentaram sobre o assunto que é um dos mais divulgados no Brasil. Ao pedir a prisão de Geddel, o Ministério Público Federal (MPF) acusou-o de tentar obstruir a investigação das supostas irregularidades na liberação de recursos da Caixa Econômica Federal. De acordo com o MPF, a acusação foi fundamentada em informações fornecidas em depoimentos de Lúcio Funaro, do empresário Joesley Batista e do diretor jurídico do grupo J&F, Francisco de Assis e Silva, sendo os dois últimos em acordo de colaboração premiada. Em seu Editorial do Redação Brasil, o jornalista Deusdete Dias Filho destacou esse momento que sacudiu o Brasil e também a Capital do Sudoeste Baiano. Ouça o comentário no player abaixo.


Jeremias Macário: Um rio em seu leito de morte!

Fotos: Jeremias Macário

Jeremias Macário | Jornalista | macariojeremias@yahoo.com.br

O sertão está verde, mas o São Francisco, o “Velho Chico”, ao longo dos seus 2.830 quilômetros, está seco e com suas margens degradadas pelo perverso homem, o animal mais perigoso e destruidor do planeta. Eu vi tudo isso, menino, viajando de Bom Jesus da Lapa e Juazeiro! As chuvas deixaram o sertão esverdeado com lavouras robustas e viçosas, mas o “Velho Chico” continua a penar, com seus dias contados pela brutalidade humana.

No roteiro de Vitória da Conquista, passando por Ruy Barbosa, Piritiba e Senhor do Bonfim, as festas de São João não nos contam as histórias do passado de menino do autêntico forró pé de serra. Para piorar, você se depara com o São Francisco em estado agonizante. Depois de depredarem o rio, os hipócritas de plantão inventam o Dia das Águas, proibindo seu uso às quartas-feiras, para enganar os bestas de que agora estão preocupados com sua bacia hidrográfica. Trata-se mais de remorso e dor de consciência.

Em Juazeiro, os alicerces da histórica ponte que liga a Petrolina (Pernambuco) já aparecem fora da água. Dá para se ver todo vão descoberto. Pessoas aproveitam para lavar roupas, bicicletas e outros objetos em suas margens desmatadas. Vez por outra os governos anunciam projetos pontuais de revitalização do rio, mas não liberam os recursos. A erosão é perceptível. A maior parte da irrigação das lavouras ainda usa técnica atrasada, o que acarreta um desperdício superior a 40% de suas águas que retornam sujas ao rio.

Há anos que o homem só faz tirar água para o consumo e irrigações; abrir canais e transposições; construir barragens para produzir energia, mas quase nada de repor e conservar o “Velho Chico”. Só medidas paliativas. Assim, a tendência um dia é que os recursos hídricos se esgotem de vez. Como sempre, colocam a culpa em São Pedro que não manda chuvas suficientes. Leia na íntegra


Deusdete Dias: Arlindo Rebouças perde o comando do Ninho dos Tucanos e estaria na corda bamba de Herzem Gusmão

Foto: BLOG DO ANDERSON

A fogueira começou a pegar fogo antes do  Dia de São Pedro em Vitória da Conquista. Quem iniciou o fogaréu foi o jornalista Deusdete Dias Filho em seu Editorial do Redação Brasil, nesta quarta-feira (28) por conta da abertura de ovos no Ninho dos Tucanos na Capital do Sudoeste Baiano. Esse fenômeno é acompanhado de camarote pelo ex-vereador Arlindo Santos Rebouças, que atualmente pilota a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, mas estaria na corda bamba. O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) agora é presidido pelo professor doutor Claudionor Dutra Neto, o Ticolô, conforme o BLOG DO ANDERSON antecipou. Em reuniões sem a presença de Arlindo, o Tucanato Conquistense teria deliberado pela mudança no Secretariado da Prefeitura de Vitória da Conquista, substituindo Arlindo Rebouças por Paulo César de Andrade Oliveira. A decisão final cabe ao prefeito Herzem Gusmão Pereira que ainda não se manifestou sobre o assunto. Em contato com Arlindo o BA foi informado que Paulo César estaria do seu lado e lamentou tais articulações que ainda não são do seu conhecimento. Ouça o comentário de Deusdete Dias gravado pelo BA via Rádio Brasil.


Jorge Maia: A Beócia está em chamas

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jorge Maia | Professor e Advogado | maiajorge@yahoo.com.br

Beócia, 30 de fevereiro de um ano qualquer

Querido Jorge Maia, relutei um pouco em escrever-lhe, pensei bastante e conclui em absolve-lo. Afinal a Beócia está tão complicada que não temos o direito de cobrar opiniões. Sei o que você pensa sobre a nossa situação e defende o apocalipse agora como único meio para resolver a situação absurda em que vivemos. Às vezes penso sobre isso, talvez começar de novo seja uma solução. Imagine que em um julgamento no STB os adversários gostaram do resultado do julgamento, pois ninguém foi cassado. Um julgamento, necessariamente precisa desagradar a uma das partes, na Beócia, desagrada ao povo. Leia na íntegra.


Ponto de Vista: São João começou com polêmica e acabou mais cedo em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Arraiá da Conquista, evento conhecido internacionalmente como Forró Pé de Serra do Piripiri, começou com polêmica e isso foi até o fim. Antes tiveram os casos Chega Mais e Juá da Bahia, que questionaram a falta de rigor no cumprimento do edital. Ambos os grupos concorreram para as Categorias A e B, no entanto foram lançados na E. Os dois se recusaram e ficaram de fora dessa primeira festa na gestão do prefeito Herzem Gusmão Pereira. Durante três dias do evento realizado pela Prefeitura de Vitória da Conquista com patrocínio do Governo do Estado, foi sob neblina e muita confusão. Não se sabe ao certo quantas pessoas foram conduzidas pela Polícia Militar, mas na noite de quinta-feira (22) o BLOG DO ANDERSON observou pelo menos umas vinte numa concentração próxima a Vila Junina. Para os organizadores e vizinhança que reclamam do barulho, o encerramento na noite de sexta-feira (23) foi maravilhoso, mas foliões e comerciantes não: uns queriam arrasta-pé, xote e baião e os barraqueiros buscam ampliar suas vendas para reduzir o prejuízo…. Ano que vem tem mais Forró Pé de Serra do Piripiri, certamente com outra visão para atingir os resultados pretendidos e extensão do calendário.


Guia de Oportunidades: Adão Albuquerque divulga mais vagas de estágios e empregos em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A semana começou com muitas novidades para quem quer entrar no mercado de trabalho e estágios em Vitória da Conquista. Em seu “De tudo na tarde” que o BLOG DO ANDERSON reproduz nesta segunda-feira (19), o professor Adão Albuquerque atualiza as inúmeras vagas para diversos setores na Capital do Sudoeste Baiano. Ouça todos os detalhes no player abaixo.


Jeremias Macário: O Brasil é um caso mal resolvido

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jeremias Macário | Jornalista | macariojeremias@yahoo.com.br

Sabe daquele caso de separação mal resolvido, do homossexual que não consegue sair do armário, do cara que se faz de machão, mas sempre dá aquela desmunhecada, da pessoa que não realizou seu sonho e ficou frustrada, do pobre que tenta imitar o rico e fica todo endividado e inadimplente, da transa mal resolvida e da história repetida?  Pois é, assim é o nosso Brasil, um país mal resolvido desde a chegada da Nau Cabral e da Carta de Caminha. Mal resolvido que ainda aguarda seu futuro desde os tempos remotos até os dias atuais. Cheio de promessas, medos e esperanças que vive na base do agora vai sair do atoleiro. Dessa vez vai dar certo! É o país do agora vai!. Leia a íntegra.


Ruy Medeiros: Uma vez tucano, sempre tucano

Foto: BLOG DO ANDERSON

Ruy Medeiros | Advogado, professor e escritor | ruy-medeiros@uol.com.br

Não é de estranhar-se a decisão ampliada do diretório nacional do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Decidiu o partido permanecer no governo com as benesses dos Cargos que ocupa, porém recorrer ao Supremo Tribunal Federal da decisão do Tribunal Superior Eleitoral que “não cassou a chapa Dilma-Temer”. De uma beirada do muro, o PSDB fica no Governo; de outra beirada do muro, recorre da decisão que absolveu Temer. Leia a íntegra.