Guia de Oportunidades: Adão Albuquerque divulga mais vagas de estágios e empregos em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A semana começou com muitas novidades para quem quer entrar no mercado de trabalho e estágios em Vitória da Conquista. Em seu “De tudo na tarde” que o BLOG DO ANDERSON reproduz nesta segunda-feira (19), o professor Adão Albuquerque atualiza as inúmeras vagas para diversos setores na Capital do Sudoeste Baiano. Ouça todos os detalhes no player abaixo.


Jeremias Macário: O Brasil é um caso mal resolvido

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jeremias Macário | Jornalista | macariojeremias@yahoo.com.br

Sabe daquele caso de separação mal resolvido, do homossexual que não consegue sair do armário, do cara que se faz de machão, mas sempre dá aquela desmunhecada, da pessoa que não realizou seu sonho e ficou frustrada, do pobre que tenta imitar o rico e fica todo endividado e inadimplente, da transa mal resolvida e da história repetida?  Pois é, assim é o nosso Brasil, um país mal resolvido desde a chegada da Nau Cabral e da Carta de Caminha. Mal resolvido que ainda aguarda seu futuro desde os tempos remotos até os dias atuais. Cheio de promessas, medos e esperanças que vive na base do agora vai sair do atoleiro. Dessa vez vai dar certo! É o país do agora vai!. Leia a íntegra.


Ruy Medeiros: Uma vez tucano, sempre tucano

Foto: BLOG DO ANDERSON

Ruy Medeiros | Advogado, professor e escritor | ruy-medeiros@uol.com.br

Não é de estranhar-se a decisão ampliada do diretório nacional do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Decidiu o partido permanecer no governo com as benesses dos Cargos que ocupa, porém recorrer ao Supremo Tribunal Federal da decisão do Tribunal Superior Eleitoral que “não cassou a chapa Dilma-Temer”. De uma beirada do muro, o PSDB fica no Governo; de outra beirada do muro, recorre da decisão que absolveu Temer. Leia a íntegra.


Jeremias Macário: Sarau homenageia “Gonzagão”

Fotos: JC d´Almeida | BLOG DO ANDERSON

Jeremias Macário | Jornalista | macariojeremias@yahoo.com.br

Cada vez fica melhor. Assim foi o Sarau do Espaço Cultural A Estrada do último sábado, dia 10, que prestou uma homenagem ao eterno Luiz Gonzaga e as influências das culturas europeia e afrodescendentes em nossas festas juninas, tendo como símbolo maior o fogo. Mano di Souza abriu os trabalhos preparatórios com sua voz e violão através de uma modinha popular que faz alusão aos donos da casa.

Como sempre, as cantorias e violadas nas vozes de Walter Lages, Baducha, Mano di Souza, Marta Moreno e Dorinho, as declamações de poemas e causos, as discussões e bate-papos variados acompanhados do vinho, da cerveja gelada, da cachacinha e de uma comida para forrar o estômago vararam a noite até altas horas da madrugada.

O professor Itamar Aguiar, como sempre presente aos nossos eventos, discorreu sobre as influências das religiões afro e católica em nossas festas de São João. Na ocasião foi sorteado o livro de sua autoria com o acadêmico Ronaldo Senna, que fala da comunidade de Remanso (Lenções) e suas tradições populares. O sortudo foi o companheiro jornalista Sérgio Fonseca que prestigiou nosso encontro.

Foi uma noitada totalmente descontraída e democrática no sentido mais amplo da palavra que contou ainda com a participação do fotógrafo José Carlos D´Almeida que registrou o Sarau, Nil e sua colega professora que vieram conhecer nossa reunião pela primeira vez. Estiveram ainda entre nós a professora Helen e seu esposo Adilson, Vitorino com seus causos divertidos, Cleide, Clea dentre outros presentes que saíram satisfeitos e elogiando a programação. Leia na íntegra.


Jeremias Macário: Agora é na base do vale tudo

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jeremias Macário | Jornalista | macariojeremias@yahoo.com.br

O resultado do julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já era previsível no meu ponto de vista. A surpresa veio na fala dos ministros que votaram contra a cassação da chapa Dilma-Temer ao reconhecerem que os crimes são graves, exemplo do Gilmar Mendes, mas, diante da situação política, decidiram pela absolvição do réu. Gilmar Mendes disse mais ainda, que o Tribunal não estava ali para decidir sobre cassação. Então pergunto: para quê, então, armaram o circo por quatro dias? Para fazer o povo de bobo da corte e dar um atestado de agora estamos mesmo entrando na fase mais suja do vale tudo na política para se manter na presidência? Qual, então, a função deles ali?  Estamos entrando no nível mais tenebroso, mais macabro e obscuro do túnel, no inferno propriamente dito dos demônios e na última vala dos horrores. As provas apresentadas pelo relator Herman Benjamim foram claras como água cristalina. Deu para se ver, com toda nitidez, todo lodo, todo lamaçal do fundo do poço. Leia o artigo na íntegra.


Ruy Medeiros: Vândalos! Baderneiros! Vândalos!

Foto: BLOG DO ANDERSON

Ruy Medeiros | Advogado, professor e escritor | ruy-medeiros@uol.com.br

Vandalizam nossas mentes, vandalizam nossa consciência, vandalizam esperanças, vandalizam promessas, vandalizam projetos de vida, vandalizam o próprio futuro esperado e prometido. Mas os senhores que ocupam o poder e levaram ao extremo a privatização do Estado por grupos empresariais não se sentem vândalos quando destroem conquistas trabalhistas, que foram obtidas com sacrifícios e vêm sendo mantidas com lutas e sangue, iniciam (a título de salvá-la) o desmonte da previdência social, que querem transformar em agência de auxílio-funeral a viúvas e miseráveis dependentes. Leia na íntegra.


Jeremias Macário: Uma tormenta que não passa uma encruzilhada dos diabos

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jeremias Macário | Jornalista | macariojeremias@yahoo.com.br

As explosões dos camaradas capitalistas da JBS roubaram a cena de Lula e do juiz Sérgio Moro. É que Temer, o senador Aécio e o deputado Rodrigo ficaram com ciúmes e mandaram chumbo grosso com metralhadoras de alto calibre mortífero. Vem aí a bomba de Palocci que pode superar e reverter o placar do jogo sujo. Dentro de toda esta cafajestagem, constata-se que a grande maioria dos advogados é paga em milhões com dinheiro de propinas. >>>>>


Jorge Maia: Uma ideia na cabeça um cine clube à mão

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jorge Maia | Professor e Advogado | maiajorge@yahoo.com.br

Eu não me conformei com o fechamento da Canal 3. Já são quase dois anos sem a locadora de DVDs, minhas tardes de sábado passeando por suas prateleiras, relendo cada comentário, inclusive dos filmes que já assistira várias vezes, mas aquele era um dos encantos da locadora, sem contar com o reencontro de velhos amigos que a frequentavam. As tardes de sábado ficaram mais pobres. >>>>>|||>>>|


Momento Literário: A Cabana

Foto: BLOG DO ANDERSON

Walmaria Caires | walmaria@maxtour.com.br

Quem já teve o privilégio de ler A Cabana, de William P. Young, encantou-se com sua forma espiritualista que motivou milhares de leitores pelo mundo inteiro. O livro foi um fenômeno de vendas e até hoje segue inspirando pessoas com sua mensagem de paz, esperança, perdão e nos apresentou uma forma inusitada e fora de qualquer estereótipo a imagem de Deus.

A cabana, alcançou apenas no Brasil a marca de 4 milhões de livros vendidos. Este número, por si, dispensa mais comentários. Este ano, a obra foi adaptada para o cinema, o sucesso se repetiu. O filme, sucesso absoluto de público, tem encantado a pessoas de todas as idades. Vale a pena conferir, como eu sempre indico, antes leia o livro. Livro, depois o filme, sempre nessa ordem. >>>>>|||


Edmilson Santana: O “greve” estado da “grave”

Foto: BLOG DO ANDERSON

Edmilson Santana de Oliveira | Artista Plástico e Escritor | meusantana@hotmail.com

É paralização ou paralisia?

A “arma” do desemprego é um currículo na mão, sem “pistolão”!

É um re“tiro” na mira de um feriadão…

Agora é lei! Irrevogável! O dia de greve não poderá ser outro! Tem que ser sempre na quarta-feira! Se for sexta, vira feriado antecipado; se for segunda, fica prolongado; se for terça, enforcamos a segunda; se for quinta, estrangulamos a sexta e mandamos ela para os quintos… Antes de protestar contra ou em favor de determinadas leis, de qualquer governo, convém adotar esta, urgente e severa: quarta feira e ponto final! Com tanta coisa para se protestar, será preciso protestar até um protesto?! Confira a íntegra da opinião de Edmilson Santana.


Galeguinho do Semáforo: “quem for melhor do que o Danilo que atire a primeira pedra”; ouça o Pastor Orlando Filho

Foto: BLOG DO ANDERSON

Uma homenagem prestada por um empresário ao “Galeginho do Semáforo” gerou muita polêmica. Uma parte das pessoas se manifestação em prol da ação, já a outra banda dizia que o rapaz não era merecedor por viver no mundo da ilegalidade, cometendo diversos delitos. Aos 14 anos, Danilo chegou a ser internado na Galeguinho, que foi interno da Comunidade Terapêutica Fazenda Vida e Esperança (COTEFAVE), mas acabou fugindo passando a viver nas ruas, sendo assassinado no início dessa semana. Na avenida Presidente Dutra, onde ele ficava com muita frequência, um cidadão se comoveu e levou um buquê de flores que se encontra fixado num poste. No final da manhã deste sábado (29), no programa Stop, o pastor Orlando Filho falou sobre o assunto. Para ele, o rapaz precisava de uma restauração. “Muito foi dito sobre a morte desse jovem, desse adolescente que desde a sua infância já vivia num mundo de dependência química. Sabido que ele tinha alguns momentos, talvez de não sanidade mental e até soubemos que atacava algumas pessoas no semáforo, que batia em carros, assaltava, praticava alguns delitos. Era um jovem que necessitava de uma restauração”, afirmou. “Quem for melhor do que o Danilo que atire a primeira pedra”, continuou durante a sua fala. Segundo ele todos necessitam da graça de Deus, seja ele delinquente ou não. Ouça o comentário do Pastor Orlando Filho gravado pelo BLOG DO ANDERSON via Rádio Brasil.


Jorge Maia: Haja coração, ou aja coração?

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jorge Maia | Professor e Advogado | maiajorge@yahoo.com.br

Eu penso que exigimos demais do nosso coração. São tantos os sufocos que nos atropelam que diante da perplexidade exclamamos: Haja coração! É um grito de desespero, pelas mais diversas razões, para que o coração suporte, seja maior, caiba mais angústia e não sofra, resista ao sofrimento. Em outros momentos, coração inerte em seus sentimentos, indiferente ao romper da vida, pedimos aja, coração!  É um pedido, uma súplica de ânimo, a vontade de ver a vida com outros olhos, na verdade com outro coração. Parece que destinamos a ele a função central de ser responsável por tudo, e na maioria da vezes, não cuidamos do seu funcionamento, exigimos que ele, sozinho, resolva tudo. Leia na íntegra.


Jeremias Macário: a primeira parte do artigo “Uma história hilária do Frei Cisco e outras”

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jeremias Macário | Jornalista | macariojeremias@yahoo.com.br

Muito tempo atrás um velho Griot reuniu sua gente na cabana da sua aldeia e contou para seus filhos, netos e bisnetos uma história hilária que se passou no reino de Bacu. Era uma vez um líder dos trabalhadores da grande cidade conhecido pelo nome de Frei Cisco, vindo com seus irmãos de uma longínqua terra, árida agreste e seca, muito pobre até hoje. Fugidos da fome e da exploração dos senhores proprietários, mãe e filhos vieram batendo poeira pelas estradas num Pau-de-Arara, tipo de transporte mais usado naquela época. Entre todos, o irmão de apelido “Gula” era o mais esperto e bom vivan que gostava mesmo era de curtir os botecos e contar causos da sua região do seu povo sofrido, dos coronéis e jagunços valentões. >>>>>|>>


Jorge Maia: Viver e não ter medo de ter saúde

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jorge Maia | Professor e Advogado | maiajorge@yahoo.com.br

A piada é antiga, mas né por isso deixa de ser engraçada, conserva um pouco do seu tônus vital, como ocorre acontecer com as boas criações, eternas em sua duração, até o seu final, como diria algum poeta, ou alguém mais artístico. Todos conhecem a piada do cidadão que passando dos setenta buscava manter-se saudável e insistia em várias visitas ao médico. Em uma daquelas visitas perguntou se ele viveria até os cem anos, pois desejava chegar até aquela idade. >|>|>>|>|


Guia de Oportunidades: Adão Albuquerque divulga novas vagas de emprego em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O radialista Adão Albuquerque divulgou as vagas de emprego em Vitória da Conquista. No Guia de Oportunidades que o BLOG DO ANDERSON reproduziu nesta segunda-feira (17) tem vagas para diversos setores. Os candidatos interessados nas oportunidades devem se dirigir à unidade central do SineBahia, no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) no Centro ou Shopping Conquista Sul. O horário de atendimento é das 7 às 15h30min (Centro) e das 9 às 19 horas (Shopping Conquista Sul). Ouça os destaques do “De tudo na tarde”, programa da Rádio Clube de Conquista. 


Transporte Público: Sindicato promete greve na Cidade Verde; radialista abre o verbo contra sindicalista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Ainda sem explicação oficial, o Sindicato dos Rodoviários [Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transporte Rodoviário, Passageiros, Cargas, Fretamento, Turismo e Pessoal de Apoio de Vitória da Conquista – SINTRAVC] ameaça paralisar as atividades na Cidade Verde Transportes nesta segunda-feira (17). De acordo com a reportagem do Sudoeste Agora, informações via WhatsApp dão conta a intervenção poderá ser anunciada após uma reunião que acontece logo mais às 14 horas. Sem informações concretas, o radialista Humberto Pinheiro criticou a postura do presidente do Sindicato dos Rodoviários, Álvaro Silva Souza. “Nós agora só falamos com o presidente do Sindicato. Não que assessor não tenha peso. Tem, mas do ponto de vista da configuração política, da entidade é o presidente do Sindicato que tem que falar e dá satisfação não à imprensa, não a Humberto, não a Mônica Cajaíba, não a Caíque Santos, muito menos à Rádio Clube de Conquista, mas a população. Ao povo”, disparou. Ainda conforme Pinheiro, Álvaro seria “um presente ausente. Ou seja, ele é uma figura que a gente sabe que existe, mas não aparece”. Ouça a reportagem gravada e reproduzida com exclusividade aqui no BLOG DO ANDERSON.


Jorge Maia: Bebida, comida e saúde

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jorge Maia | Professor e Advogado | maiajorge@yahoo.com.br

Eu era menino, e não faz muito tempo, e me lembro do meu pai sempre cuidadoso com a saúde. Depois de certa idade passou a frequentar com mais assiduidade os consultórios médicos em busca de prevenir-se. Depois de tantos exames clínicos anuais passou a frequentar o cardiologista, pois era preciso muita garra para cuidar dos filhos. Buscou o consultório mais famoso da época e estava tão bem que o cardiologista lhe recomendou uma dose de whisky diária. Certo dia, já adolescente, eu comentei a tal receita para alguns amigos os quais foram unânimes em afirmara que queriam um médico assim. Leia na íntegra mais uma crônica de Jorge Maia.


Editorial: Deusdete Dias comenta os prejuízos e novas penalidades no transporte de vans em Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Transporte Coletivo Urbano continua sendo o “Calcanhar de Aquiles”, expressão popular que significa o ponto fraco de alguém e transmite a ideia de fraqueza e vulnerabilidade. Em seu Editorial na última semana que o BLOG DO ANDERSON reproduz neste domingo (9) Deusdete Dias Filho destaca mais uma vez a situação do sistema e a decisão do prefeito Herzem Gusmão Pereira em determinar novas medidas em Vitória da Conquista. Em busca da legalização do Transporte Coletivo de Vans, Gusmão Pereira disse que a fiscalização vai ampliar e os irregulares poderão ter seus veículos apreendidos além de ficar fora de um possível processo licitatório. Na reportagem Dete Dias fez um resumo geral inclusive com parte de uma entrevista do alcaide peemedebista.


Nildma Ribeiro: Mataram mais uma de nós!

Foto: BLOG DO ANDERSON

Nildma Ribeiro Lima | Vereadora | nildmaribeiro@camaravc.com.br

Noite de segunda-feira (03/04), no Bairro Guarani em Vitória da Conquista. Mais um crime brutal que acabou tirando a vida de Nildete Moreira de Sousa. Ela foi morta a facadas pelo próprio companheiro. Nildete era uma pessoa muito querida na vizinhança. O autor do homicídio? O seu companheiro Jorge Mendes, fugiu do local após o crime. Eu te pergunto, até quando vamos viver essa triste realidade? Jéssica, Neilma, pastora Marcilene e a sua sobrinha, Nildete Moreira e tantas outras de nós! De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), nos últimos anos pelo menos 50 mil mulheres foram mortas no Brasil, sendo os assassinatos enquadrados como feminicídio. O estudo ainda aponta que 15 mulheres são assassinadas por dia no país, devido a violência por gênero. >>>>>>


Editorial: Deusdete Dias revela suposta onda de “Assédio Moral” na Prefeitura de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Supostas denúncias de assédio moral numa repartição da Prefeitura de Vitória da Conquista foram comentadas no Editorial do Redação Brasil na manhã desta quinta-feira (30). De acordo com Deusdete Dias Filho, a situação chegou ao seu conhecimento por servidores que foram vítimas de um chefão. Esse tipo de comportamento tem sido comum e recentemente funcionários do Banco Itaú [confira o caso] foram indenizados em R$ 1 milhão justamente por um problema que aconteceu na Capital do Sudoeste Baiano. O assédio moral é sinônimo de uma rotina de trabalho marcada por humilhações, perseguições, constrangimentos que se repetem dia após dia. Ouça o comentário de Deusdete Dias gravado pelo BLOG DO ANDERSON via Rádio Brasil.