BLOG Entrevista | MCMP cobra redutores de velocidade para evitar acidentes de trânsito em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Os cruzamentos da Avenida Vivaldo Mendes Ferraz, Zona Leste de Vitória da Conquista, são pontos de muitos acidentes, tendo em destaque o com a Rua Augusto Seixas. E foi neste trecho em que um carro de passeio invadiu calçadas atingindo um poste e a estrutura de um estabelecimento. O acidente mais recente aconteceu no início da madrugada de sexta-feira (12), quando um Chevrolet Onix ficou parcialmente destruído.

Residente em frente ao local, o ativista André Paulo Barros Cairo, presidente do Movimento Contra a Morte Prematura, vem cobrando intervenções para que a velocidade máxima dos veículos seja estabelecida em vinte quilômetros por hora (20 KM/h), no intuito de proteger vidas.

Instalações de quebra-molas e placas sinalizadora também estão nas sugestões passadas por André Cairo ao Governo Municipal de Vitória da Conquista há um bom tempo, mas ainda sem respostas. O BLOG DO ANDERSON conversou com Cairo que mostra detalhes dessa ocorrência e volta a fazer um alerta que poderia ser analisado pela prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil.

Registro Histórico | André Cairo presenteia a prefeita Sheila Lemos com uma histórica Caneca de Jô Soares

Foto: BLOG DO ANDERSON

O ativista André Paulo Barros Cairo, presidente do Movimento Contra a Morte Prematura, teve a oportunidade de participar do Programa do Jô Soares, na TV Globo. Após uma década os momentos ainda são lembrados. Ao meio dia desta sexta-feira (19) André Cairo fez questão de levar uma replica da famosa Caneca do Jô à prefeita Ana Sheila Lemos Andrade. “É uma mente muito diferente. Eu tenho o prazer de ser amigo de André Cairo já há alguns anos. É um artista maravilhoso, é um cara que pensa lá na frente, é um autodidata, tudo que André procura estudar ele aprende. Então é uma pessoa que pensa Conquista lá na frente, tem uma luta linda e maravilhosa, 34 anos aí de luta, trabalho ininterrupto, não tirou férias nesses 34 anos, então tem muito a contribuir para Vitória da Conquista. E agradecer a linda lembrança aqui a Caneca do Jô”, declarou Sheila em entrevista ao BLOG DO ANDERSON. “Me sinto lisonjeado e muito agradecido com esse reconhecimento vindo da ilustríssima prefeita Sheila Lemos”, agradeceu Cairo.

BLOG Entrevista | André Cairo sofreu fratura após carro parar sobre o seu pé em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O ativista André Paulo Barros Cairo, presidente do Movimento Contra a Morte Prematura, foi vítima de um acidente no Centro de Vitória da Conquista. De acordo com Cairo, ele transitava sobre a calçada, próximo à Central de Abastecimento Edmundo Silveira Flores, quando literalmente atropelado por um carro que saia do estacionamento. Uma das rodas do veículo permaneceu por alguns momentos sobre um dos pés de André Cairo. Apesar da gravidade, ele optou em não ser socorrido para Unidade Hospitalar e preferiu tratar-se de imediato com gelo.

No entanto, no caminho para casa o quadro começou a mudar. “Isso aí foi o acidente que ocorreu comigo, que um carro parou em cima do meu pé e deu fratura. Resultado, aí eu já tomei as providências todas necessárias e comprei, inclusive, uma bota ortopédica que não resolveu tanto, porque me incomodou de uma certa forma, mas a solução melhor foi essa sandália ortopédica que eu posso me mobilizar”, comentou Barros Cairo.

Nessa reportagem em vídeo gravada na manhã desta quarta-feira (12), no Calçadão da Praça Barão do Rio Branco, ponto histórico da Joia do Sertão Baiano, André Paulo Barros Cairo fala ao BLOG DO ANDERSON também sobre os motivos negacionistas contra a imunização com a Vacina contra a Covid-19. Mesmo ciente do processo cientifico, Cairo opta por procedimentos próprios, no entanto sem o Cartão de Vacina não tem acesso liberado a diversos órgãos, como por exemplo a Câmara Municipal de Vitória da Conquista e Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

Imobilidade na Pracinha do Gil | buracos no piso irregular geram quedas de pedestres em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Praça Orlando Leite, conhecida como Pracinha do Gil, palco histórico dos antigos Carnavais ou Micaretas, projetou Vitória da Conquista internacionalmente e é mantida com o mesmo formato.Recentemente um Mutirão de Limpeza chegou para os preparativos da Feira de Flores e Plantas de Holambra que aconteceu entre 9 e 19 de dezembro. 

Antes disso o BLOG DO ANDERSON esteve conversando com o taxista José Pedreira e o presidente do Movimento Contra a Morte Prematura André Paulo Barros Cairo. Ambos questionaram o estado de abandono e a falta de mobilidade para pedestres. Com irregularidade no piso as quedas se repetem com frequência. “Tem mais de dez anos que está desse jeito aí”, disparou André Cairo. “Vamos levar o assunto ao conhecimento da prefeita Sheila Lemos.

Isso não pode ficar como desse jeito, pois a situação é gravíssima”, prometeu Cairo em contato com o BLOG DO ANDERSON na tarde desta segunda-feira (20). Abaixo O BA reproduz um Giro da Band, que foi ao ar no Jornal Band News [Rádio Bandeirantes de Vitória da Conquista] quando José Pedreira lançou suas queixas sobre esse problema.

Manifestação na Cidade | Madame Jamorri faz alerta contra o Coronavírus em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O ativista André Paulo Barros Cairo, presidente do Movimento Contra a Morte Prematura, circulou o Centro de Vitória da Conquista personificado com a Madame Jamorri em alerta contra a Pandemia do Coronavírus, doença que já matou 350 mil brasileiros, destes 382 são na Joia do Sertão Baiano.

“Eu morri, mas continuo viva. Coronavírus se espalha e vossas excelências adiam o inadiável para um fim interminável? Pessoas estão morrendo antes do tempo, entenderam?”, aqui está o que escreveu o manifestante numa placa lida por gente de todas as idades na quinta-feira (8).

“Muito bom, mas faltou incluir aí o presidente Bolsonaro. Espero que o povo tenha consciência para acabar com essa doença”, comentou Mário Apolinário dos Santos, de 45 anos. O BLOG DO ANDERSON acompanhou alguns momentos e mostra tudo em imagens exclusivas.

André Paulo Barros Cairo: MCMP não vê motivos para comemorar Dia Mundial do Meio Ambiente

Foto: BLOG DO ANDERSON

André Paulo Barros Cairo

Agressões ambientais e descumprimento de Leis em partes da Terra, causam Desequilíbrio Sustentável, Mutações Climáticas, Prejuízos, Revoltas e Manifestações! O Presidente do Movimento Contra a Morte Prematura, André Cairo, não vê motivos para comemorar o 05 de Junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, somente louvar atitude do Cacique Seatle da Tribo Duwamish, que em 1854, ao receber proposta do Presidente dos EEUU, Franklin Pierce para comprar suas terras, a resposta em carta destaca: “Se vendermos nossos terras, ame-as como nós amávamos, protege-as como nós a protegíamos, ferir a Terra é demonstrar desprezo pelo Criador”. As terras foram vendidas e hoje Cidade Seatle em Washington, foi em homenagem ao Homem Vermelho, Cacique Seatle. Leia na íntegra o artido de André Cairo.

Ativismo Social: André Cairo protesta contra descumprimento de Leis na Prefeitura de Vitória da Conquista

Fotos: André Cairo | MCMP

Defendendo Leis Municipais, Estaduais e Federais, o presidente do Movimento Contra a Morte Prematura, André Paulo de Barros Cairo, criou novo personagem, Nº 91, um Rábula e Psicólogo autodidata, Udé Fensô Daley, por existir em Vitória da Conquista descumprimento. Protestou em frente da Prefeitura de Vitória da Conquista, com placa, “Atenção PMVC e PMBA: perturbação do sossego público nos quatro cantos da cidade é contra a Lei! Reajam! MCMP”. Veja o que disse o ativista.

Aeroporto Glauber Rocha: André Cairo se declara “Pai da Criança” e reconhece início das obras por Jaques Wagner

Foto: BLOG DO ANDERSON

Muitos são as personalidades políticas e sociais que disputam o cargo de “Pai da Criança do Aeroporto Glauber Rocha”. Um dos que sempre apareceu cobrando o equipamento foi o ativista André Paulo Barros Cairo, presidente do Movimento Contra a Morte Prematura. Na manhã desta terça-feira (23) ele foi até o AGR na tentativa de falar com o presidente da República Brasileira, Jair Messias Bolsonaro, mas acabou não tendo acesso ao espaço reservado para convidados. Do lado de fora ele deixou o seu registro ao BLOG DO ANDERSON declarando muito carinho ao seu filho, o Aeroporto Glauber Rocha. Numa placa ele pede ao governador Rui Costa a construção da rotatória, que já está pronta, dá boas vindas a Bolsonaro e reconhece o senador Jaques Wagner que iniciou as obras quando governava o Estado da Bahia.

Ativismo Social: André Cairo sai de Mariá Phavô Dukontra por Segurança Pública e a PEC 300

Fotos: BLOG DO ANDERSON
Fotos: BLOG DO ANDERSON

O ativista André Paulo Barros Cairo, presidente do Movimento Contra a Morte Prematura, retornou às ruas de Vitória da Conquista com mais um protesto. Todo de vermelho, André Cairo trouxe a personagem psicóloga Mariá Phavô Dukontra em protesto contra a violência que se alastra pelo Brasil. “Se a violência cresce a cada dia, significa que governos demonstram incapacidade para reduzir ou extinguir agressões contra a vida e o patrimônio, enquanto a aprovação da PEC 300 será uma excelente solução para melhorias contra a criminalidade, somada com resolução da ONU, sendo 1 policial para 250 habitantes, enquanto Conquista, com 350 mil, deveria ter 1.457 policiais, tendo apenas, pouco mais de 600”, afirmou Cairo na manhã da sexta-feira (2). A PEC 300, destacada por André Cairo, é a Proposta de Emenda Constitucional que inicialmente busca equiparar os salários dos policiais de todo o Brasil ao do Distrito Federal.

AABB homenageia MCMP

Foto: Divulgação | AABB
Foto: Divulgação | AABB

Os 48 anos da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) foram marcados por diversas atividades, como a inauguração da nova área de eventos e mais novo monumento da cidade que traz uma replica do Monumento em Homenagem ao Índio idealizada pelo Movimento Contra a Morte Prematura (MCMP), erguido há 13 anos na praça Caixeiros Viajantes. “Agradeço a AABB pelo reconhecimento do trabalho do MCMP na construção do Monumento em Homenagem ao Índio, fazendo parte da excelente logomarca da AABB que completa os seus 48 anos”, afirmou Cairo que posa na foto acima personificado do Cacique Baxutotre Buto ao lado do presidente da AABB, Rena Olímpio, na tarde do último sábado (28).

7 de Setembro: A irreverência de Andé Cairo

IMG_6023
Foto: Eric Vinícius

Com uma mala derramando dinheiro, o ativista André Cairo, presidente do Movimento Contra a Morte Prematura (MCMP), foi um dos destaques desse Dia da Independência do Brasil em Vitória da Conquista. Na avenida da Integração, neste sábado (7), Cairo se transformou no “bisneto do casal de mafiosos brasileiros, Dadinho Zerono e Zeda Congra, que emigraram para Chicago na época de Al Capone, o polêmico Dad Congra, que congrega sua política por excelência em qualquer congresso, prometendo dar exemplo de honestidade, dizendo ser surpresa sua manifestação”. O ato deixou muitos políticos irritados.

7 de Setembro: André desfila de “Dad Congra”

Foto: Blog do Anderson
Foto: Blog do Anderson

O ativista André Cairo, presidente do Movimento Contra a Morte Prematura (MCMP), já organizou a sua fantasia para o desfile do Dia da Independência. Nesse sábado (5), Cairo leva para a Avenida da Integração, “o bisneto do casal de mafiosos brasileiros, Dadinho Zerono e Zeda Congra, que emigraram para Chicago na época de Al Capone, o polêmico Dad Congra, que congrega sua política por excelência em qualquer congresso, prometendo dar exemplo de honestidade, dizendo ser surpresa sua manifestação”. Vamos mostrar mais esse personagem desse símbolo da cultura e do ativismo do Sudoeste Baiano.

Em Conquista, reserva ambiental continua poluída

André Cairo | Fotos: Blog do Anderson
André Cairo | Fotos: Blog do Anderson

Uma semana após o Blog do Anderson mostrar as condições do Poço Escuro, reserva florestal da mata atlântica em Vitória da Conquista, a nossa reportagem retornou ao local juntamente com o ambientalista André Paulo Barros Cairo, presidente do Movimento Contra a Morte Prematura (MCMP), ao meio dia deste domingo (11). Por meio de nota enviada ao Blog do Anderson no dia 5 de agosto, a Prefeitura de Vitória da Conquista informou que uma estaria realizando a retirada do lixo e do entulho e que intensificará a fiscalização no local, mas não foi isso o que aconteceu.

O que pode ser observado foi uma ocultação de todo o lixo que se contra no local. Uma camada de entulho não foi possível esconder a poluição. Uma cerca foi montada para impedir a entrada de carroças e caminhões, mas para André Cairo isso não é o suficiente para garantir a conservação ambiental. Confira o vídeo abaixo onde mostramos a situação atual com o comentário do presidente do MCMP.

André Cairo: “Um vereador sem mandato”

DSC_0077-001
Fotos: Blog do Anderson

Com uma agenda extensa e uma série de reivindicações em prol da população conquistense atendida pelos poderes municipal, estadual e federal, o presidente do Movimento Contra a Morte Prematura (MCMP), é considerado um vereador sem mandato e com mais atividades que os próprios políticos empossados. Na manhã dessa quinta-feira (8), o Blog do Anderson registrou um encontro casual, na Praça Barão do Rio Branco, entre Cairo e o professor Durval Menezes, um dos maiores estudiosos da história de Vitória da Conquista, assunto que vem sendo publicado por meio dos seus livros.

Fotos: Blog do Anderson

“Pelos serviços prestados à Vitória da Conquista, não é preciso que um cidadão bem intencionado e queira servir a sua cidade, o seu estado e o seu pais, não é preciso ter mandato, basta ter a boa vontade, capacidade e competência para que possa sugerir, cobrar, reivindicar das autoridades competentes aquilo que a comunidade tanto precisa. Se muitos políticos de mandato não fazem, André com certeza vem fazendo”, declarou o historiador. Fundado há 25 anos, o MCMP é conhecido como “movimento de um homem só”, ou seja, somente André Cairo integra a entidade de reconhecimento nacional.

Poluição domina o Poço Escuro, reserva ambiental da Mata Atlântica em Conquista

André Cairo | Foto: Blog do Anderson
André Cairo | Fotos: Blog do Anderson

Em visita a Praça da Juventude, neste domingo (4), o Blog do Anderson pode observar a poluição que impera na reserva ambiental do Poço escuro, onde abriga várias espécies de plantas e animais. No vídeo abaixo, o presidente do Movimento Contra a Morte Prematura, André Paulo Barros Cairo, mostra a atual situação da área que deveria ser preservada, por conta da grande quantidade de espécies encontradas na reserva, que estão catalogadas no herbário da Universidade Estadual do Sudoeste. Por estar em meio a bairros residenciais, atualmente o Poço Escuro sofre impactos negativos, pois nas proximidades há muito lixo acumulado.

A reserva recebeu o nome de Poço Escuro por causa da pouca luminosidade dentro da mata. E além da área ser um espaço de preservação ambiental, também mantém um pouco da história do município. Na reserva ficam as principais nascentes do Rio Verruga, que corta toda a cidade. E foi justamente às margens do leito desse rio que surgiram os primeiros moradores do “Arraial Nossa Senhora das Vitórias”, hoje chamada de Vitória da Conquista . E por muitos anos foi o Rio Verruga a única fonte de abastecimento de água da cidade. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e a Organização Não-Governamental “SOS Mata Atlântica” divulgaram um levantamento sobre o desmatamento na Mata Atlântica. No resultado, a Bahia aparece entre os estados em situação mais crítica de devastação, junto com Minas Gerais, Piauí e Paraná.

MCMP cobra Lei da Fila em Conquista

Foto: Divulgação
André Cairo é Náfila Khea Ley | Foto: Divulgação

Exigindo que se cumpra a Lei Municipal 945/98, que dispõe sobre sanções aos estabelecimentos bancários infratores dos direitos do consumidor, em Vitória da Conquista, o Movimento Contra Morte Prematura (MCMP) e o Sindicato dos Bancários realizam um protesto em defesa de usuários dos serviços bancários, buscando conscientizá-los dos seus direitos, denunciando aos órgãos fiscalizadores. Em uma apresentação cênica, André Cairo, líder do MCMP, dará vida à personagem Náfila Khea Ley e dividirá o espaço de falas com diretores do Sindicato dos Bancários em frente às agências bancárias da Capital do Sudoeste Baiano. A mobilização, que se inicia na manhã desta terça-feira (30), será principalmente contra o descumprimento da lei dos 15 minutos, já que vários clientes chegam a esperar de duas a três horas para receberem o atendimento. Além disso, a mobilização pretende instruí-los sobre como e onde devem protocolar suas queixas.

Aeroporto: André Cairo, o “Pai da Criança”

Foto: Blog do Anderson
Foto: Blog do Anderson

O presidente do Movimento Contra a Morte Prematura (MCMP), André Cairo, foi à audiência pública que discutiu o tão disputado Aeroporto de Vitória da Conquista, personificado de Lampião. Com uma placa o Lampião afirmava que o MCMP é o verdadeiro “Pai da Criança”, ou seja, foi a entidade de um homem só o verdadeiro idealizador da construção do novo aeroporto, que deverá ter o edital lançado pelo governador Jaques Wagner nesta sexta-feira (14). Por e-mail enviado ao Blog do Anderson, André falou de suas atividades em prol do equipamento. “Em 1990, escutando a Voz do Brasil, tramitava na Câmara Federal, um projeto de Ordenação Urbana, de autoria do deputado federal Raul Ferraz, resultando na Lei 10.257 do Estatuto da Cidade, com item sobre Plano Diretor Urbano, fazendo-me circular Vitória da Conquista, com olho clínico, observando que o Aeroporto Pedro Otacílio de Figueiredo se encontrava dentro da cidade, contrariando leis ambientais, perturbação do sossego público, sem condições de voos para aeronaves de grande porte, quando iniciei um trabalho de cobrança para construção de um novo aeroporto, com documentos, visitações, reuniões, palestras, manifestações, de forma ininterrupta, até então, entregando documentos em mãos de Jaques Wagner durante 8 anos”, declarou. “Nunca disse que fui o único, mas quem lançou a pedra fundamental, sendo o verdadeiro pai da criança, sim, afinal verdade não se transgride”, dsefendeeu. “Meu único interesse há 23 anos continua sendo o mesmo, o sócio econômico, sem pretensão comercial, política ou pessoal”, completou.

André Cairo, o MCMP e os ‘pai da criança’

Com quase três décadas desde a sua fundação, o Movimento Contra a Morte Prematura (MCMP), presidido e composto apenas pelo ativista André Paulo Barros Cairo, já soma mais de 200 conquistas em prol da comunidade conquistense. Numa breve entrevista ao Blog do Anderson no mês passado, André Cairo comentou sobre as demandas lideradas pelo MCMP atendidas pelas mais diversas instituições do Brasil. Uma das polêmicas do momento é novo Aeroporto de Vitória da Conquista, que de acordo com Cairo foi ele o primeiro a levantar a bandeira, mas agora a cada instante aparecem os chamados “pai da criança”. Confira o vídeo.

MCMP mobiliza população pela construção da barragem do Rio Catolé e Rio Pardo

Fotos: Blog do Anderson

Num estande montado na Praça Barão do Rio Branco, em Vitória da Conquista, o Movimento Contra a Morte Prematura (MCMP) promove uma mobilização para a construção das barragens dos rios Catolé e Pardo, para resolver a questão do abastecimento na Capital do Sudoeste Baiano e para as cidades atualmente ligadas nas barragens de Água Fria I e II.

“Na realidade o Movimento Contra a Morte Prematura está solicitando ao Governo do Estado e a EMBASA (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) o bombeamento de água do Rio Catolé para as barragens de Água Fria I e II e também a construção da barragem do Rio Catolé e Rio Pardo. Estamos com o abaixo assinado e já entramos com recursos no Ministério Público que já foram acatados. A EMBASA é obrigada a fazer isso”, disse André Paulo Barros Cairo, presidente do MCMP. A mobilização iniciada nesta segunda-feira (8) segue na praça pública até a próxima semana.

MCMP vai à Justiça cobrar barragens em Conquista

Foto: Divulgação

O presidente do Movimento Contra a Morte Prematura (MCMP), André Paulo Barros Cairo, esteve reunido no início dessa semana, coma promotora de justiça Carla Medeiros Santoro, coordenadora do Ministério Público Estadual em Vitória da Conquista, cobrando as construções das barragens do Rio Catolé e Rio Pardo, defendendo que com essas duas represas estaria “resolvendo definitivamente a questão de abastecimento de água para Conquista, entre outras cidades, nos próximos 50 anos”. Na ocasião, o MCMP entregou um Dossiê exigindo do Governo do Estado da Bahia, exigindo do Governo do Estado da Bahia, bombeamento urgente de água do Rio Catolé para Barragem de Água Fria I e II da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA), construção da Barragem do Rio Catolé e Rio Pardo de imediato, resolvendo definitivamente a questão de abastecimento de água para Vitória da Conquista, entre outras cidades, nos próximos 50 anos. “Diante do desequilíbrio climático há longos anos e imprevisão de chuvas, devido agressões ambientais sofridas pela natureza, nada mais urgente que o bombeamento e a construção das barragens, para suprir as necessidades da população; além de acionarmos o Ministério Público, realizaremos manifestações, ampliação do abaixo assinado em praça pública, registros, palestras, confiante nas ações do MP, acreditando que o governador Jaques Wagner não se esquivará deste sério problema, atuando em defesa do equilíbrio da vida e do meio ambiente, que de fato é obrigação do Estado”, defende. A elaboração do Projeto da Barragem do Rio Pardo, iniciou em 1954, sendo arquivado, em seguida, novo projeto, “há mais de 20 anos sem efetivar, enquanto as cidades podem chegar a um pandemônio com escassez de água, cujas ações estão nas mãos das Autoridades, por certo despeças, forçando-me a repetir: a gazela desperta ao nascer do sol, pedras com dinamite”, finaliza Cairo, preocupado com a situação, porém ativo e confiante no Ministério Público. Confira a carta entregue pelo MCMP ao MP.