Ativismo Social: André Cairo sai de Mariá Phavô Dukontra por Segurança Pública e a PEC 300

Fotos: BLOG DO ANDERSON
Fotos: BLOG DO ANDERSON

O ativista André Paulo Barros Cairo, presidente do Movimento Contra a Morte Prematura, retornou às ruas de Vitória da Conquista com mais um protesto. Todo de vermelho, André Cairo trouxe a personagem psicóloga Mariá Phavô Dukontra em protesto contra a violência que se alastra pelo Brasil. “Se a violência cresce a cada dia, significa que governos demonstram incapacidade para reduzir ou extinguir agressões contra a vida e o patrimônio, enquanto a aprovação da PEC 300 será uma excelente solução para melhorias contra a criminalidade, somada com resolução da ONU, sendo 1 policial para 250 habitantes, enquanto Conquista, com 350 mil, deveria ter 1.457 policiais, tendo apenas, pouco mais de 600”, afirmou Cairo na manhã da sexta-feira (2). A PEC 300, destacada por André Cairo, é a Proposta de Emenda Constitucional que inicialmente busca equiparar os salários dos policiais de todo o Brasil ao do Distrito Federal.


AABB homenageia MCMP

Foto: Divulgação | AABB
Foto: Divulgação | AABB

Os 48 anos da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) foram marcados por diversas atividades, como a inauguração da nova área de eventos e mais novo monumento da cidade que traz uma replica do Monumento em Homenagem ao Índio idealizada pelo Movimento Contra a Morte Prematura (MCMP), erguido há 13 anos na praça Caixeiros Viajantes. “Agradeço a AABB pelo reconhecimento do trabalho do MCMP na construção do Monumento em Homenagem ao Índio, fazendo parte da excelente logomarca da AABB que completa os seus 48 anos”, afirmou Cairo que posa na foto acima personificado do Cacique Baxutotre Buto ao lado do presidente da AABB, Rena Olímpio, na tarde do último sábado (28).


7 de Setembro: A irreverência de Andé Cairo

IMG_6023
Foto: Eric Vinícius

Com uma mala derramando dinheiro, o ativista André Cairo, presidente do Movimento Contra a Morte Prematura (MCMP), foi um dos destaques desse Dia da Independência do Brasil em Vitória da Conquista. Na avenida da Integração, neste sábado (7), Cairo se transformou no “bisneto do casal de mafiosos brasileiros, Dadinho Zerono e Zeda Congra, que emigraram para Chicago na época de Al Capone, o polêmico Dad Congra, que congrega sua política por excelência em qualquer congresso, prometendo dar exemplo de honestidade, dizendo ser surpresa sua manifestação”. O ato deixou muitos políticos irritados.


7 de Setembro: André desfila de “Dad Congra”

Foto: Blog do Anderson
Foto: Blog do Anderson

O ativista André Cairo, presidente do Movimento Contra a Morte Prematura (MCMP), já organizou a sua fantasia para o desfile do Dia da Independência. Nesse sábado (5), Cairo leva para a Avenida da Integração, “o bisneto do casal de mafiosos brasileiros, Dadinho Zerono e Zeda Congra, que emigraram para Chicago na época de Al Capone, o polêmico Dad Congra, que congrega sua política por excelência em qualquer congresso, prometendo dar exemplo de honestidade, dizendo ser surpresa sua manifestação”. Vamos mostrar mais esse personagem desse símbolo da cultura e do ativismo do Sudoeste Baiano.


Em Conquista, reserva ambiental continua poluída

André Cairo | Fotos: Blog do Anderson
André Cairo | Fotos: Blog do Anderson

Uma semana após o Blog do Anderson mostrar as condições do Poço Escuro, reserva florestal da mata atlântica em Vitória da Conquista, a nossa reportagem retornou ao local juntamente com o ambientalista André Paulo Barros Cairo, presidente do Movimento Contra a Morte Prematura (MCMP), ao meio dia deste domingo (11). Por meio de nota enviada ao Blog do Anderson no dia 5 de agosto, a Prefeitura de Vitória da Conquista informou que uma estaria realizando a retirada do lixo e do entulho e que intensificará a fiscalização no local, mas não foi isso o que aconteceu.

O que pode ser observado foi uma ocultação de todo o lixo que se contra no local. Uma camada de entulho não foi possível esconder a poluição. Uma cerca foi montada para impedir a entrada de carroças e caminhões, mas para André Cairo isso não é o suficiente para garantir a conservação ambiental. Confira o vídeo abaixo onde mostramos a situação atual com o comentário do presidente do MCMP.


André Cairo: “Um vereador sem mandato”

DSC_0077-001
Fotos: Blog do Anderson

Com uma agenda extensa e uma série de reivindicações em prol da população conquistense atendida pelos poderes municipal, estadual e federal, o presidente do Movimento Contra a Morte Prematura (MCMP), é considerado um vereador sem mandato e com mais atividades que os próprios políticos empossados. Na manhã dessa quinta-feira (8), o Blog do Anderson registrou um encontro casual, na Praça Barão do Rio Branco, entre Cairo e o professor Durval Menezes, um dos maiores estudiosos da história de Vitória da Conquista, assunto que vem sendo publicado por meio dos seus livros.

Fotos: Blog do Anderson

“Pelos serviços prestados à Vitória da Conquista, não é preciso que um cidadão bem intencionado e queira servir a sua cidade, o seu estado e o seu pais, não é preciso ter mandato, basta ter a boa vontade, capacidade e competência para que possa sugerir, cobrar, reivindicar das autoridades competentes aquilo que a comunidade tanto precisa. Se muitos políticos de mandato não fazem, André com certeza vem fazendo”, declarou o historiador. Fundado há 25 anos, o MCMP é conhecido como “movimento de um homem só”, ou seja, somente André Cairo integra a entidade de reconhecimento nacional.


Poluição domina o Poço Escuro, reserva ambiental da Mata Atlântica em Conquista

André Cairo | Foto: Blog do Anderson
André Cairo | Fotos: Blog do Anderson

Em visita a Praça da Juventude, neste domingo (4), o Blog do Anderson pode observar a poluição que impera na reserva ambiental do Poço escuro, onde abriga várias espécies de plantas e animais. No vídeo abaixo, o presidente do Movimento Contra a Morte Prematura, André Paulo Barros Cairo, mostra a atual situação da área que deveria ser preservada, por conta da grande quantidade de espécies encontradas na reserva, que estão catalogadas no herbário da Universidade Estadual do Sudoeste. Por estar em meio a bairros residenciais, atualmente o Poço Escuro sofre impactos negativos, pois nas proximidades há muito lixo acumulado.

A reserva recebeu o nome de Poço Escuro por causa da pouca luminosidade dentro da mata. E além da área ser um espaço de preservação ambiental, também mantém um pouco da história do município. Na reserva ficam as principais nascentes do Rio Verruga, que corta toda a cidade. E foi justamente às margens do leito desse rio que surgiram os primeiros moradores do “Arraial Nossa Senhora das Vitórias”, hoje chamada de Vitória da Conquista . E por muitos anos foi o Rio Verruga a única fonte de abastecimento de água da cidade. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e a Organização Não-Governamental “SOS Mata Atlântica” divulgaram um levantamento sobre o desmatamento na Mata Atlântica. No resultado, a Bahia aparece entre os estados em situação mais crítica de devastação, junto com Minas Gerais, Piauí e Paraná.


MCMP cobra Lei da Fila em Conquista

Foto: Divulgação
André Cairo é Náfila Khea Ley | Foto: Divulgação

Exigindo que se cumpra a Lei Municipal 945/98, que dispõe sobre sanções aos estabelecimentos bancários infratores dos direitos do consumidor, em Vitória da Conquista, o Movimento Contra Morte Prematura (MCMP) e o Sindicato dos Bancários realizam um protesto em defesa de usuários dos serviços bancários, buscando conscientizá-los dos seus direitos, denunciando aos órgãos fiscalizadores. Em uma apresentação cênica, André Cairo, líder do MCMP, dará vida à personagem Náfila Khea Ley e dividirá o espaço de falas com diretores do Sindicato dos Bancários em frente às agências bancárias da Capital do Sudoeste Baiano. A mobilização, que se inicia na manhã desta terça-feira (30), será principalmente contra o descumprimento da lei dos 15 minutos, já que vários clientes chegam a esperar de duas a três horas para receberem o atendimento. Além disso, a mobilização pretende instruí-los sobre como e onde devem protocolar suas queixas.


Aeroporto: André Cairo, o “Pai da Criança”

Foto: Blog do Anderson
Foto: Blog do Anderson

O presidente do Movimento Contra a Morte Prematura (MCMP), André Cairo, foi à audiência pública que discutiu o tão disputado Aeroporto de Vitória da Conquista, personificado de Lampião. Com uma placa o Lampião afirmava que o MCMP é o verdadeiro “Pai da Criança”, ou seja, foi a entidade de um homem só o verdadeiro idealizador da construção do novo aeroporto, que deverá ter o edital lançado pelo governador Jaques Wagner nesta sexta-feira (14). Por e-mail enviado ao Blog do Anderson, André falou de suas atividades em prol do equipamento. “Em 1990, escutando a Voz do Brasil, tramitava na Câmara Federal, um projeto de Ordenação Urbana, de autoria do deputado federal Raul Ferraz, resultando na Lei 10.257 do Estatuto da Cidade, com item sobre Plano Diretor Urbano, fazendo-me circular Vitória da Conquista, com olho clínico, observando que o Aeroporto Pedro Otacílio de Figueiredo se encontrava dentro da cidade, contrariando leis ambientais, perturbação do sossego público, sem condições de voos para aeronaves de grande porte, quando iniciei um trabalho de cobrança para construção de um novo aeroporto, com documentos, visitações, reuniões, palestras, manifestações, de forma ininterrupta, até então, entregando documentos em mãos de Jaques Wagner durante 8 anos”, declarou. “Nunca disse que fui o único, mas quem lançou a pedra fundamental, sendo o verdadeiro pai da criança, sim, afinal verdade não se transgride”, dsefendeeu. “Meu único interesse há 23 anos continua sendo o mesmo, o sócio econômico, sem pretensão comercial, política ou pessoal”, completou.


André Cairo, o MCMP e os ‘pai da criança’

Com quase três décadas desde a sua fundação, o Movimento Contra a Morte Prematura (MCMP), presidido e composto apenas pelo ativista André Paulo Barros Cairo, já soma mais de 200 conquistas em prol da comunidade conquistense. Numa breve entrevista ao Blog do Anderson no mês passado, André Cairo comentou sobre as demandas lideradas pelo MCMP atendidas pelas mais diversas instituições do Brasil. Uma das polêmicas do momento é novo Aeroporto de Vitória da Conquista, que de acordo com Cairo foi ele o primeiro a levantar a bandeira, mas agora a cada instante aparecem os chamados “pai da criança”. Confira o vídeo.


MCMP mobiliza população pela construção da barragem do Rio Catolé e Rio Pardo

Fotos: Blog do Anderson

Num estande montado na Praça Barão do Rio Branco, em Vitória da Conquista, o Movimento Contra a Morte Prematura (MCMP) promove uma mobilização para a construção das barragens dos rios Catolé e Pardo, para resolver a questão do abastecimento na Capital do Sudoeste Baiano e para as cidades atualmente ligadas nas barragens de Água Fria I e II.

“Na realidade o Movimento Contra a Morte Prematura está solicitando ao Governo do Estado e a EMBASA (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) o bombeamento de água do Rio Catolé para as barragens de Água Fria I e II e também a construção da barragem do Rio Catolé e Rio Pardo. Estamos com o abaixo assinado e já entramos com recursos no Ministério Público que já foram acatados. A EMBASA é obrigada a fazer isso”, disse André Paulo Barros Cairo, presidente do MCMP. A mobilização iniciada nesta segunda-feira (8) segue na praça pública até a próxima semana.


MCMP vai à Justiça cobrar barragens em Conquista

Foto: Divulgação

O presidente do Movimento Contra a Morte Prematura (MCMP), André Paulo Barros Cairo, esteve reunido no início dessa semana, coma promotora de justiça Carla Medeiros Santoro, coordenadora do Ministério Público Estadual em Vitória da Conquista, cobrando as construções das barragens do Rio Catolé e Rio Pardo, defendendo que com essas duas represas estaria “resolvendo definitivamente a questão de abastecimento de água para Conquista, entre outras cidades, nos próximos 50 anos”. Na ocasião, o MCMP entregou um Dossiê exigindo do Governo do Estado da Bahia, exigindo do Governo do Estado da Bahia, bombeamento urgente de água do Rio Catolé para Barragem de Água Fria I e II da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA), construção da Barragem do Rio Catolé e Rio Pardo de imediato, resolvendo definitivamente a questão de abastecimento de água para Vitória da Conquista, entre outras cidades, nos próximos 50 anos. “Diante do desequilíbrio climático há longos anos e imprevisão de chuvas, devido agressões ambientais sofridas pela natureza, nada mais urgente que o bombeamento e a construção das barragens, para suprir as necessidades da população; além de acionarmos o Ministério Público, realizaremos manifestações, ampliação do abaixo assinado em praça pública, registros, palestras, confiante nas ações do MP, acreditando que o governador Jaques Wagner não se esquivará deste sério problema, atuando em defesa do equilíbrio da vida e do meio ambiente, que de fato é obrigação do Estado”, defende. A elaboração do Projeto da Barragem do Rio Pardo, iniciou em 1954, sendo arquivado, em seguida, novo projeto, “há mais de 20 anos sem efetivar, enquanto as cidades podem chegar a um pandemônio com escassez de água, cujas ações estão nas mãos das Autoridades, por certo despeças, forçando-me a repetir: a gazela desperta ao nascer do sol, pedras com dinamite”, finaliza Cairo, preocupado com a situação, porém ativo e confiante no Ministério Público. Confira a carta entregue pelo MCMP ao MP.


André Cairo protesta por sujeira em Praça Pública

Fotos e vídeo: Blog do Anderson

Inconformado com a sujeira da Praça Estevam Santos, no Centro de Vitória da Conquista, o ativista André Barros Cairo, presidente do Movimento Contra a Morte Prematura (MCM), realizou nesta sexta-feira (22) mais um dos seus protestos alertando a Prefeitura Municipal, para o problema, conforme o Blog do Anderson mostrou.

Segundo comerciantes e trabalhadores locais, várias ligações já foram passadas para a Prefeitura, mas até o momento nenhuma medida foi tomada e por conta disso a praça pública em frente ao Fórum João Mangabeira acumula lixo, animais mortos e fezes humanas e de animais. “Atenção Prefeitura, Praça Estevam Santos em frente ao Fórum, está sendo a nova lixeira, sanitário público e calçada provocando queda de pedestre. Entendeu?”, assina Andrés D’ibarba, o mais novo personagem de Cairo.


CMVC: 24 anos do MCMP em sessão especial

Fotos: Blog do Anderson

O ativista multifacetado André Paulo Barros Cairo, presidente do Movimento Contra a Morte Prematura (MCMP), entidade sem fins lucrativos em atividades há 24 anos, foi tema de uma sessão especial na Câmara Municipal de Vitória da Conquista na manhã desta sexta-feira (1º). O movimento composto apenas por André Cairo surgiu em 1989 e desde então vem promovendo ações em defesa da cidadania, meio ambiente e direitos da comunidade. “É uma satisfação enorme, porque esse reconhecimento significa que nós temos serviços prestados”, comentou Cairo ao Blog do Anderson. Amigo da imprensa, André Cairo entregou placas condecorativas para vários veículos de comunicação, entre eles o Blog do Anderson.


Boate Kiss: André Cairo pede Justiça

Foto: Blog do Anderson

O presidente do Movimento Contra a Morte Prematura (MCMP), André Cairo, encarnou de Têmis, a deusa grega guardiã dos juramentos dos homens e da lei, e saiu às ruas de Vitória da Conquista, na manhã desta terça-feira (5), em, pedindo justiça para o ocorrido na Boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde 237 pessoas morreram em decorrência a um incêndio na madrugada do último dia 27 de Janeiro. Segundo Cairo, a sua manifestação foi altamente positiva e está confiante na justiça brasileira.


Onde você passará a eternidade?

Por André Cairo

Com traumatismo encéfalo-craniano, dezenove pontos na cabeça, quatro dias em coma profundo e trinta de repouso, mente confusa desconhecendo a família, visões perturbadoras com olhos abertos ou fechados, visualizando o Alfa-Romeu chocando-se com sua cabeça, quando sentado num banco do Jardim das Borboletas, em Vitória da Conquista, em frente à Catedral N. Sra. das Vitórias, André Cairo, aos 7 anos, após recobrar a consciência, foi com seus pais Lourival Cairo e Stelita Barros Cairo, D. Zinha, reconhecer o local do acidente. “Recordo-me que voltando para casa, um jipe de capota de aço, com uma corneta auto falante no teto ressoava a voz de Ubaldino Macário, da 1ª Igreja Batista, dizendo, “Onde você passará a eternidade? O ano 2000 não tardará, nem passará.


Aeroporto e os pais da criança

Foto: Anita Dias / Star Color

Da Assessoria de Comunicação do Movimento Contra a Morte Prematura

O novo Aeroporto de Vitória da Conquista sendo construído, surgirão pais da criança, filha de outra paternidade, observando eufóricos, como se fossem genitores sem nenhum interesse comercial, político, ou pessoal, agraciando-se! Nesse contexto, “o mérito é o trabalho árduo, fustigador, corajoso, constante e desinteressado. Na campanha política, suposto pai silenciou, e nós em protestos contínuos, não pagamos, nem vendemos nosso propósito a ninguém, afastando sentimentos subjetivos obscuros, usando o raciocínio lógico e a Divindade”. Desabafa André Cairo, presidente do MCMP, cobrando o Aeroporto há mais de 20 anos, com pista de 2.500 m, contra a reforma do Otacílio de Figueiredo,“na pista de 1.500 m, um urubu levanta voou após 10 passos, e em Ilhéus apenas três, devido a pressão atmosférica, informação que absorvi do empresário e aviador Roterdan Brito, e agradeço a Jaques Wagner por acatar nosso argumento e  pedido. Numa entrevista de Rádio, Dr. Leandro Fonseca afirmou,  “André quem começou essa batalha toda”, e  conscientes reafirmam! Em 2005, Edvaldo Lima, da CDL, fez bom trabalho, e adiante, surgem interessados, 17 anos depois do Movimento Contra a Morte Prematura.


André Cairo faz aniversário

Foto: Blog do Anderson

O presidente do Movimento Contra a Morte Prematura (MCMP), André Cairo, comemora mais um aniversário nesta terça-feira (15). Cairo não revela a idade, mas diz que terá muitos anos de vida para continuar buscando, por meio de suas ações, o progresso de Vitória da Conquista. Em 24 anos o MCMP já soma mais de duzentas conquistas, dentre elas o novo aeroporto, que teve convênio assinado na última semana.


MCMP será homenageado na CMVC

Fotos: Blog do Anderson

O Movimento Contra a Morte Prematura (MCMP) é um dos movimentos sociais mais atuantes em Vitória da Conquista. O ativista André Paulo Barros Cairo, presidente do MCMP, tem a sua trajetória marcada pela promoção dos direitos humanos e pela luta pela preservação da vida.  Entendendo a importância do Movimento para Vitória da Conquista, a Câmara Municipal vai realizar, no dia 1º de março, sessão especial em homenagem ao MCMP.

A sessão é uma iniciativa da presidência da Casa, e tem por objetivo, além da homenagem, divulgar o trabalho e conquistas do Movimento.Segundo o presidente da Câmara, vereador Fernando Jacaré (PT), a sessão deveria ter ocorrido em dezembro de 2012, porém, por dificuldades na agenda do Legislativo, foi transferida para março de 2013. “A Câmara reconhece o importante trabalho realizado pelo MCMP, na pessoa de André Cairo, que vem colaborando com ações que visam melhor qualidade de vida para a população. Nada mais justo que esta homenagem que será realizada pela Câmara”, afirma Jacaré.


André Cairo: Retroceder Nunca. Recuar Jamais

Foto: Blog do Anderson

João Melo | Conquista News

Cada vez que um acidente é registrado na Rio Bahia, principalmente no trecho do Anel Rodoviário, o coração do ambientalista conquistense André Cairo, enche de tristeza. Durante todo o ano de 2012, ele lutou desesperadamente, para que a Via Bahia sinalizasse e implantasse melhorias naquele atalho.  Não conseguiu. Papeis foram assinados. Promessas foram feitas. Pouca coisa saiu do virtual. André diz que em 2013 não vai retroceder. Nem recuar. Sua luta vai continuar pelo fim da onda de terror no Anel Rodoviário. É sabido que se a Rio Bahia hoje está sinalizada, no perímetro urbano e possui redutores de velocidade, e outros benefícios, grande parte destes benefícios foi conquistada diante da luta hercúlea de André Cairo, ao longo de exaustivos anos de luta.