Educação Superior Conquistense: FASA e Hospital São Vicente firmam convênio para estágios de Medicina

Foto: BLOG DO ANDERSON

Uma solenidade no final da tarde desta segunda-feira (29) celebrou a assinatura do convênio entre as Faculdades Santo Agostinho e o Hospital São Vicente de Paulo viabilizando estágios para os alunos do curso de Medicina. 

O evento contou com a participação de dirigentes do HSVP e da FASA, no campus de Vitória da Conquista. 

A Faculdade de Medicina da FASA é uma das três opções na Capital do Sudoeste Baiano. Situada na avenida Olivia Flores, a instituição conta também com Direito, Engenharia Civil e Arquitetura.


Novidade na Educação: Faculdade Pitágoras anuncia campus em Vitória da Conquista com três cursos de Engenharias

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Um encontro na última semana, as empresárias Ana Glória e Juliana Vaz, diretoras do Educandário Padre Gilberto, e Elisângela Rodrigues, representante do Grupo Kroton, anunciaram e comemoraram com a equipe de colaboradores da instituição, o início das atividades, no segundo semestre deste ano, da Faculdade Pitágoras, através da oferta inicial dos cursos de graduação de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção.

Amplia-se, assim, a sólida parceria de duas Instituições de reconhecida trajetória na educação: o Educandário Padre Gilberto, instituição que há 49 anos atua na Educação Básica e o Pitágoras, que faz parte do grupo Kroton, empresa brasileira que se tornou referência mundial no setor da educação, com mais de um milhão de estudantes em diversas cidades por todo o Brasil.

Tal fato, sem dúvida, representa uma grande notícia para o Sudoeste Baiano e Norte de Minas Gerais. Neste momento o BLOG DO ANDERSON, que registrou algumas imagens que são reproduzidas nesta segunda-feira (1), deseja boas-vindas à Faculdade Pitágoras e felicita o Educandário Padre Gilberto que agora passa a atuar da Educação Infantil ao Ensino Superior.


Carreira de Sucesso: Professor Joseval Andrade conta a sua história para alunos na UESB; veja o vídeo e fotos

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O professor Joseval Souza Andrade contou a sua história de vida a alunos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) na última semana. Durante a sua participação no Ciclo de Palestras 2017, promovida pelo Colegiado de Administração, Joseval abordou o tema “Uma carreira de sucesso: Empreender para ascender”.

Antes de fundar a Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR), Val iniciou a sua vida no mundo dos negócios produzindo e vendendo cocadas e temperos em Vitória da Conquista. “Ganhei muito dinheiro”, afirmou durante o evento coordenado pelo professor Raimundo Nova.

Num bate-papo descontraído, ele explicou a sua origem que teve início lá em São Miguel das Matas. Em Salvador ele iria estudar Medicina, mas acabou se destacando nas ciências exatas e ganhou muito sucesso como professor de Matemática em cursinhos.

Quando retornou para Vitória da Conquista ele se juntou com um grupo de docentes e fundou o Colégio Opção. No final do século passado surgiu a FAINOR, hoje uma das instituições mais dinâmicas do Brasil.


Educação: FTC Vitória da Conquista está entre as melhores instituições da Bahia; ouça a entrevista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Em café da manhã com a imprensa, nesta terça-feira (14), o diretor geral da Faculdade de Tecnologia e Ciências, campus de Vitória da Conquista, Sérgio Souza Magalhães, mostrou números que deixam a instituição entre as melhores da Bahia. O estudo foi baseado em indicadores do Ministério da Educação divulgado no último dia 8 de março. “Pelo 4º ano consecutivo, a faculdade obteve a melhor nota do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) entre as faculdades particulares de Conquista, ficando com nota 2,77 no IGC (índice Geral de Cursos) e ainda obteve três cursos com nota 4 no CPC (Conceito Preliminar do Curso), cuja nota varia de 1 a 5.

Os cursos de destaques são Administração, Direito e Psicologia, e o resultado os coloca no topo do ranking da cidade, entre as instituições públicas e privadas. O CPC é obtido no ano seguinte ao da realização do Enade de cada área, com base na avaliação de desempenho de estudantes, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos, Censo-MEC e demais itens. Já o Enade, avalia o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos e o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional”, diz nota encaminhada ao BLOG DO ANDERSON. Ouça a entrevista acompanhada pelo BLOG DO ANDERSON.


Movimento Estudantil: contra a PEC 241 e pelo Fora Temer, estudantes ocupam a Reitoria da UESB

Fotos: BLOG DO ANDERSON
Fotos: BLOG DO ANDERSON

Estudantes ocuparam, na noite desta sexta-feira (21), a Reitoria da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Eles protestam contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que estabelece teto para o aumento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos, a reforma do ensino médio e a falta de investimento em Educação.

dsc_1041

O BLOG DO ANDERSON acompanhou a assembleia e conversou com William Martins, presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), e Taís Oliveira, quando eles falaram sobre o processo e explicaram as reivindicações. Ouça a entrevista e veja também algumas imagens registradas pelo BLOG DO ANDERSON.


Eleições 2016: FTC promove debate entre prefeituráveis em Vitória da Conquista; veja as fotos

Fotos: BLOG DO ANDERSON
Fotos: BLOG DO ANDERSON

Organizado por estudantes do curso de Administração, a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) promoveu mais um debate nestas Eleições 2016 em Vitória da Conquista.

dsc_1391

Na noite desta terça-feira (13) o Auditório Marcus Vinicius de Oliveira Silva permaneceu lotado para o encontro entre discentes, docentes, convidados e seis dos sete prefeituráveis, tendo em vista que o peemedebista Herzem Gusmão Pereira pela segunda vez consecutiva evitou participar de confrontos de ideias.

dsc_1318

Sendo assim, Zé Raimundo (PT), Enoque Matos (PSol), Jean Fabrício Falcão (PCdoB), Joás Meira Cardoso (PSB) e Roberto Silva (PDT) lançaram suas propostas em interação com o público no espaço de quase duas horas ininterruptas. Veja algumas fotos registradas pelo BLOG DO ANDERSON.


LUTO: Gustavo Sarno, aos 19 anos

Foto: Reprodução | Facebook
Foto: Reprodução | Facebook

Vítima de uma tragédia na BR-116, veio a óbito na noite deste sábado (4), aos 19 anos, o universitário Gustavo Chulu Gonçalves Sarno, filho da Cirurgiã Dentista Maria Naiara Chulu Gonçalves Sarno. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o acidente aconteceu no KM-767, próximo a Poções, quando a pick-up em que levava Gustavo capotou. Ele foi aprovado recentemente em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR) e atualmente cursava o primeiro semestre do curso de Direito na Faculdade de Tecnologia e Ciênicas (FTC), em Vitória da Conquista. Informações sobre velório ou sepultamento ainda não foram divulgadas pelos familiares


LUTO: Geifson Santana, ex-estudante da UFBA

Foto: Reprodução | Twitter
Foto: Reprodução | Twitter

É com muito pesar que o BLOG DO ANDERSON noticia o falecimento prematura de Geifson Carlos de Oliveira Santana. Natural de Guanambi, Geifson Santana viveu em Vitória da Conquista, onde foi um dos primeiros estudantes da Universidade Federal da Bahia antes de se mudar para o Rio de Janeiro. No Rio, Geifson estudava Medicina. Vítima de leucemia, o jovem estava sendo tratado em Campinas. O funeral acontece neste sábado (30) em Guanambi.


Concurso Público: INSS, IBGE e 14 órgãos abrem inscrição de 3,5 mil vagas na segunda-feira

Foto: BLOG DO ANDERSON
Foto: BLOG DO ANDERSON

Pelo menos 16 órgãos abrem inscrições de concursos, na segunda-feira (4), para 3,5 mil vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior. Dois dos concursos que abrem o prazo eram bastante esperados pelos candidatos: o INSS, que oferece 950 vagas, e o IBGE, que tem 600 oportunidades. Na modalidade de formação de cadastro de reserva, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso. Os salários chegam a R$ 27.500,17 no Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, em Minas Gerais. Confira a reportagem do G1.


Educação: Professor conquistense é destaque em concurso

Foto: Blog do Anderson
Foto: Blog do Anderson

O professor doutor Hudson Fernandes Golino, mineiro de Belo Horizonte radicado em Vitória da Conquista, teve um trabalho entre os melhores do Prêmio de Inovação em Saúde da Medical Services. Com o projeto, intitulado “Sistema preditivo automatizado de saída em UTI: uma inovação tecnológica”, golinho conquistou o segundo lugar na categoria Profissionais de Saúde, Ações, no início deste mês de maio. Este ano o prêmio analisou mais de 170 projetos de todo o Brasil, sendo que 18 foram selecionados para a grande final. “O meu projeto tem um caráter tecnológico inovador muito grande. É um dos primeiros a utilizar um conjunto de técnicas estatísticas recentemente desenvolvidas na predição de saída em UTI’s. Com essa tecnologia, pode-se criar sistemas automatizados para verificar se um paciente irá a óbito ou não no momento em que ele adentra a UTI, com acurácia muito superior às técnicas usualmente utilizadas pelo pessoal da Medicina intensiva. Com esse tipo de tecnologia, pode-se tomar decisões mais robustas em termos de alocação de recurso material e pessoal na atenção aos pacientes”, explicou Hudson Golino ao Blog do Anderson, nesta sexta-feira (29). Como noticiou o Blog do Anderson, essa pesquisa foi avaliada por pesquisadores da área que consideraram este um dos melhores trabalhos, dentre dezenas de outros submetidos. Por um período de pouco mais de um mês, a segunda etapa contou com a votação via internet, em cada categoria. Como explica o pesquisador, “essa etapa via internet tem um peso pequeno na premiação, e serve mais como captador de novos usuários do site do grupo Medical Services, uma vez que adiciona apenas um ponto ao projeto. A terceira e última etapa foi realizada por uma junta de pesquisadores e especialistas, que selecionaram os três trabalhos a serem premiados”. Confira o artigo.


Polícia: Estudante é agredida e tem carro levado por bandido em frente a FTC de Conquista

Foto: Blog do Anderson
Foto: Blog do Anderson

Uma jovem de 20 anos foi agredida e teve o seu automóvel [Celta vermelho] levado por um bandido, na Zona Leste de Vitória da Conquista, na noite desta terça-feira (10). De acordo com a vítima, ela estaria estacionando o carro quando um homem armado anunciou o assalto entrando no carro. “Eu estacionei o carro e o homem com um revólver abriu a porta e entrou de vez me empurrando ao banco do carona. Eu gritei daí recebi socos no rosto e coronhadas”, disse a estudante da Faculdade de Tecnologia e Ciências que lamentou a insegurança nesta região, motivo esse que facilita a ação dos criminosos. Ainda segundo a universitária,  em ralato ao Blog do Anderson, ela conseguiu fugir e recebeu os primeiros socorros de uma moradora da rua Leonidio Oliveira, a poucos metros da entrada principal da FTC. A ocorrência foi registrada no Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP). 


Educação: MEC autoriza Medicina para as Faculdades Santo Agostinho, em Conquista

Foto: Blog do Anderson
Foto: Blog do Anderson

A Capital do Sudoeste Baiano ganha mais força na aréa educacional com mais um curso autorizado pelo Ministério da Educação. Segundo o ex-secretário de Saúde do Estado da Bahia, o deputado federal eleito Jorge Solla, o Diário Oficial da União divulgou nesta sexta-feira (12), portaria autorizando o funcionamento do curso de Medicina no campus das Faculdades Santo Agostinho em Vitória da Conquista. “Parabéns à Vitória da Conquista por mais um grande projeto que irá contribuir ainda mais para o fortalecimento deste município que é o mais importante polo de saúde e educação do interior da Bahia”, comemorou Solla em contato com o Blog do Anderson. Segundo do Diário da União [Confira a Portaria do MEC], serão disponibilizadas cem vagas por ano. Ainda não foi divulgado a data do vestibular.


UESB: Reitor repousa após descolamento de retina

Foto: Blog do Anderson
Foto: Blog do Anderson

O reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Paulo Roberto Pinto Santos, repousa em sua residência após um descolamento de retina, desde a última semana. Com essa licença médica o professor Fábio Félix Ferreira volta a assumir a Reitoria da UESB. De acordo com informações do Wikipédia, “o descolamento de retina é uma enfermidade do olho caracterizada pela separação das camadas foto-sensível (camada H na figura) e de suporte e nutrição da retina (camada F). Usualmente causada por trauma, ou por uma existência prévia de uma pequena ruptura em H por onde o fluido intra-ocular (parte A da figura) entra e força a separação das camadas F e H, ou pela sucção exercida pelo fluido A na parte foto-sensível da retina, o que é mais comum em pessoas idosas”.


UESB: Sem contrato com o Hospital Esaú Matos, estudantes de Medicina passam o ano sem estágio de obstetrícia

Foto: Blog do Anderson
Foto: Blog do Anderson

Prestes a completar 10 anos de existência, o curso de Medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) passa por dificuldades para o ensino. “O estágio de obstetrícia acontecia no Hospital Esaú Matos, mas neste ano o convênio não foi renovado. Dessa forma as atividades práticas que deveriam ser realizadas pelos alunos do curso encontram-se suspensas, o que representa grande perda, tanto para os estudantes quanto para a sociedade”, diz um trecho da carta à comunidade, redigida por estudantes.”Tornamos pública por meio dessa carta a grave situação pela qual o rodízio de Ginecologia e Obstetrícia tem passado. Possuindo profissionais hábeis, dispostos e capacitados para sua execução, mas sem qualquer lugar para exercer suas atividades práticas. Não se formam médicos de qualidade sem treinamento e campos de estágio adequados. É desanimador que o único curso de Medicina da cidade seja impedido de funcionar pela falta de acesso a um serviço PÚBLICO e pertencente à cidade, que é o Hospital Esaú Matos, pela ineficiência de se estabelecer um acordo”, Complementa o documento [Confira aqui]. Sobre o assunto o Blog do Anderson buscou informações junto a UESB, mas o Colegiado de Medicina não quis se manifestar. Já “a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o convênio firmado com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) para a prática de estágio no Hospital Municipal Esaú Matos venceu. Entretanto, já está sendo discutido o estabelecimento de um novo convênio entre a Fundação de Saúde de Vitória da Conquista e a UESB. Nesse sentido, estão sendo promovidas reuniões”.


Faculdades Santo Agostinho: Novo campus e hospital para Medicina será construído na Zona Sul de Conquista

Fotos: Blog do Anderson
Fotos: Blog do Anderson

Apresentado à imprensa na última quarta-feira (26), o campus da Faculdades Santo Agostinho de Vitória da Conquista está preparado para receber dois cursos: Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. O primeiro vestibular está com inscrições abertas para as provas em 6 de dezembro. “Assim que terminarmos a reforma e recebermos os cursos começaremos o projeto para fazer um belo campus que será o principal da Faculdade Santo Agostinho em Vitória da Conquista, por enquanto a faculdade funcionará na Avenida Olivia Flores. Como aqui não comporta todos os cursos, pretendemos trazer de 12 a 14 cursos superiores, queremos ter uma estrutura em Vitória da Conquista semelhante a que temos em Montes Claros, com mesmo e nível e mesma qualidade, e para isso precisamos de um campus maior do que já temos e o novo campus comporta essa estrutura necessária”, afirmou o diretor da instituição, Hamilton Almeida Ferreira.

DSC_0180

Localizado na avenida Deputado Ulisses Guimarães, próximo ao Hospital Geral de Vitória da Conquista, o espaço do novo campus será construído numa área de 30 mil metros quadrados. Ainda de acordo com Hamilton, até o momento já foram investidos R$ 25 milhões, neste montante está o laboratório para o curso de Medicina, orçado em torno de R$ 5 milhões. Neste local funcionará o curso de Medicina, com um hospital universitário. As Faculdades Santo Agostinho têm sede em Montes Claros, Norte de Minas Gerais e são uma das mais importantes instituições brasileiras de ensino superior, exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária em todas as áreas do conhecimento.


Educação: Ítalo Brito conclui Mestrado na UFPB

Foto: Blog do Anderson
Foto: Blog do Anderson

Docente da Faculdade Independente do Nordeste e gerente de negócios na Comercial Ramos, Italo Silva Brito tem muito o que comemorar. Recentemente ele concluiu o seu Mestrado Profissional em Gestão em Organizações Aprendentes, na A Universidade Federal da Paraíba (UFPB). De acordo com Ítalo Brito, o curso “teve como foco o estudo dos processos de gestão e aprendizagem em organizações diversas, considerando a imbricação de tais processos como fatores de desenvolvimento social, humano e organizacional, produtividade, competitividade, sustentabilidade e emancipação”. “Meus agradecimentos contemplam a FAINOR na direção aos diretores da Comercial Ramos e especialmente a Joseval Andrande e Zelinho como avalistas desta conquista e acima de tudo a Deus. Agradeço ainda aos meus familiares e amigos pelo apoio”, agradeceu em contado com o Blog do Anderson nesta quinta-feira (19), o jovem que atua nos colegiados de Administração e Engenharia da Produção e acumula ainda a Coordenação do Núcleo de Pós Graduação da FAINOR.


Faculdade Guanambi: Com três estrelas, curso de Administração é está entre os melhores do Brasil

unnamed

Mais um curso da Faculdade Guanambi (FG) entra no ranking dos melhores do país. Desta vez, o curso de Administração obteve destaque no Guia do Estudante –  Profissões Vestibular, publicado em outubro deste ano. Organizado pela Editora Abril, o Guia do Estudante é o resultado de um trabalho de avaliação feito por uma equipe de consultores, entre eles professores, coordenadores de cursos, diretores de departamento e indicadores do Ministério da Educação (MEC). Administração da FG obteve a classificação de três estrelas. A avaliação feita pelo Guia levou em consideração o sistema de ensino adotado, atividades de extensão, entre outros pontos importantes.  O resultado teve repercussão nacional e evidencia um trabalho que vem sendo desenvolvido na instituição no sentido de reestruturar o curso para o mesmo se adeque às exigências de um mercado cada dia mais complexo e competitivo. A publicação, de caráter nacional, é utilizada pelos estudantes como guia para escolha das melhores instituições de ensino do país. A avaliação é feita durante nove meses por profissionais do Guia do Estudante que contam com a ajuda de mais de três mil professores e coordenadores de faculdades para atribuir os conceitos dos cursos avaliados.


UFBA: Alunos, professore e técnicos escolhem novo diretor e vice-diretor para o campus em Conquista

Foto: Blog do Anderson
Foto: Blog do Anderson

O campus Anísio Teixeira da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Vitória da Conquista, realiza nesta quinta-feira (20), das 8 às 18 horas, uma consulta à comunidade acadêmica para escolha de Diretor e Vice-Diretor da instituição. Alunos, professores e técnico-administrativos vão decidir se aprovam ou não a única chapa inscrita, denominada de “Avançar Sempre!”, composta pelos professores Orlando Caires e Márcio Vasconcelos. Os votos das três categorias terão o mesmo peso no pleito. No dia da consulta, o participante deverá apresentar à mesa receptora documentos que permitam sua identificação civil e/ou estudantil e funcional, conforme a categoria, assinando posteriormente a lista correspondente. Os locais de votação ainda não foram divulgados. A chapa “Avançar Sempre!” foi homologada pela Comissão Eleitoral no último dia 31 de outubro. Seus membros terão até quarta-feira (19) para realização campanha pelos espaços do instituto.


Educação: Gilza Marques assume direção da Faculdade Maurício de Nassau em Conquista

Foto: Blog do Anderson
Foto: Blog do Anderson

A professora Gilza de Andrade Marques é a nova diretora do campus da Faculdade Maurício de Nassau em Vitória da Conquista. Em breve conversa com o Blog do Anderson na sexta-feira (14), Gilza Marques disse está preparada para os novos desafios. Como docente, Gilza passou pela Faculdade Independente do Nordestes (FAINOR) e anteriormente atuou na TV Sudoeste, emissora afiliada à Rede Globo.


Concurso: UFOB oferece vagas para professores

ufob

A Universidade Federal do Oeste da Bahia vai realizar processo seletivo para a contratação de 33 novos professores. As vagas são para os câmpus de Barra (6), Barreiras (17), Bom Jesus da Lapa (4), Luís Eduardo Magalhães (3) e Santa Maria da Vitória (3), com salários que chegam a R$ 8 mil. As inscrições custam R$ 95, R$100 e R$ 115 para os cargos de professor Auxiliar, Assistente e Adjunto, respectivamente, e começam nesta quinta-feira (13) no site www.concursos.ufba.br. Os candidatos participantes do Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal podem solicitar isenção de pagamento da inscrição até terça-feira (18). As provas serão realizadas em Barreiras, a partir de 12 de janeiro de 2015 . Das vagas oferecidas, cinco exigem apenas a graduação em Medicina e nas Engenharias, com 20 horas de trabalho. As demais são para mestres e doutores, em regime de 40 horas com Dedicação Exclusiva. Mais informações podem ser acessadas no edital. Criada há um ano e cinco meses, a UFOB possui 1490 alunos matriculados em 29 cursos de graduação, distribuídos por cinco cidades do Oeste da Bahia, e um curso de mestrado em Ciências Ambientais, com 25 vagas anuais. O seu quadro de servidores é formado por 154 professores e 176 técnicos-administrativos.