Plantão Conquistense: vítimas de explosão em motel são levadas ao HGVC; veja as imagens exclusivas

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Centenas de pessoas acompanham a operação de resgate das vítimas após uma explosão dentro de um estabelecimento comercial da rua Rio de Janeiro, no Conveima I, loteamento do Patagônia, Em Vitória da Conquista.

O impacto aconteceu exatamente às 15h38 desta terça-feira (24) sendo sentido num raio de três quilômetros. O BLOG DO ANDERSON esteve no local e registrou a ação conjunta entre Corpo de Bombeiros, ViaBahia, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) com o apoio de populares.

Ainda não sabem o número exato de pessoas feridas, mas a quantidade pode ser superior a cinco funcionários da empresa. O que teria motivado o acidente


Plantão Policial: explosão gerou pânico e deixou pessoas feridas em Vitória da Conquia

Uma explosão assustou moradores e trabalhadores da Zona Sul de Vitória da Conquista por volta das 15h40 desta terça-feira (24). “Aqui todos nós saímos das salas, pois não sabíamos o que teria acontecido, se foi explosão ou tremor”, contou uma internauta do BLOG DO ANDERSON. O impacto foi sentido em loteamentos como Morada dos Pássaros, Conveima, entre a Estação Rodoviária até o Atacadão. Logo mais novas informações.


Plantão: explosão assusta moradores e trabalhadores da Zona Sul de Vitória da Conquista

Uma explosão assustou moradores e trabalhadores da Zona Sul de Vitória da Conquista por volta das 15h40 desta terça-feira (24). “Aqui todos nós saímos das salas, pois não sabíamos o que teria acontecido, se foi explosão ou tremor”, contou uma internauta do BLOG DO ANDERSON. O impacto foi sentido em loteamentos como Morada dos Pássaros, Conveima, entre a Estação Rodoviária até o Atacadão. Logo mais novas informações.


Guia de Oportunidades: Banco seleciona estudantes para estágio em Vitória da Conquista; confira os destaques

Foto: BLOG DO ANDERSON

O mercado de trabalho está com espaços disponíveis em Vitória da Conquista. Durante a última semana o BLOG DO ANDERSON divulgou inúmeras vagas de empregos e estágios em diversos setores da Capital do Sudoeste Baiano. Nesta terça-feira (24) o BA faz um release no Guia de Oportunidades incentivando a continuidade das atividades profissionais que foi ao ar no Bahia Meio Dia. Confira tudo clicando aqui.


Sudoeste Baiano: adolescentes de Itarantim morrem afogados em Porto Seguro; velórios acontecem em Itapetinga

Fotos: Reprodução

Dois adolescentes morreram afogados no final da tarde de segunda-feira (23), na Praia dos Lençóis, em Santa Cruz Cabrália, no Extremo Sul Baiano. Segundo a Polícia Militar, Gustavo Santos Ferraz, de 15 anos, e Saulo Cordeiro da Silva, 16, começaram a se afogar no mar. Eles foram resgatados por banhistas e socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas não resistiram e faleceram a caminho ao Hospital de Porto Seguro. Os corpos foram encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica de Porto Seguro e liberados na manhã desta terça-feira (24). Os jovens estavam passando férias na Terra do Descobrimento. Ambos eram de Itarantim. Os corpos serão velados e sepultados em Itapetinga.


Band Revista: Herzem fala das novidades no Trânsito, Transporte Coletivo, Infraestrutura e os cortes salariais

Foto: BLOG DO ANDERSON

O prefeito Herzem Gusmão Pereira retornou ao Band Revista para fazer um novo balanço desses seus primeiros 24 dias no comando da Prefeitura de Vitória da Conquista. Na reportagem que o BLOG DO ANDERSON reproduz na íntegra, o peemedebista destaca as medidas no Transporte Coletivo Urbano envolvendo os vanzeiros e companhias [Cidade Verde Transporte e Viação Vitória] e também sobre a Mobilidade Urbana. Ele leva a público mais uma vez os cortes dos valores complementares nos ordenados dos servidores públicos municipais. Ouça a entrevista gravada ao meio dia desta terça-feira (24).


Transporte Coletivo Urbano: Vitória volta a operar a linha D38

Foto: BLOG DO ANDERSON

Em apoio a reestruturação financeira o prefeito Herzem Gusmão Pereira tirou a linha D38, que atualmente estava em operação pela Cidade Verde Transportes, e devolveu para a Viação Vitória. O anuncio foi oficializado durante entrevista ao Band Revista desta terça-feira (24). Com essa medida a expectativa é que a companhia não repita atrasos salariais e que invista em novos ônibus para a sua frota. Os veículos da Vitória reiniciam a circulação pela D38 [Alto Maron-Urbis VI] a partir do dia 1º de fevereiro


Sujeira Urbana: moradores reclamam do lixo e escuridão na Zona Sul de Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A primeira ação destacada pelo prefeito Herzem Gusmão Pereira foi o mutirão da Limpeza Pública em Vitória da Conquista, mas as intervenções ainda não chegaram em toros os bairros e muita gente tem reclamado. Nas imagens desta reportagem registradas no último domingo (22) o BLOG DO ANDERSON mostra a situação da Morada dos Pássaros, loteamento do bairro Felícia, na Zona Sul. Os dejetos descartados em terrenos baldios têm atraído urubus e muitos bichos peçonhentos.

O matagal toma conta das calçadas, obrigado pedestre a disputar espaço com veículos. Outro transtorno é a Iluminação Pública, pois numa breve ronda é possível observar a necessidade de reposição de pelo menos duzentas lâmpadas nesta região onde está instalado o Shopping Conquista Sul. Moradores também reclamam da falta de fiscalização, o que tem facilitado o descarte irregular de entulho e lixo doméstico por toda a parte. Procurada pelo BLOG DO ANDERSON, a Prefeitura de Vitória da Conquista se manifestou através de nota.

De acordo com a Administração Municipal, “informa que a área da Morada dos Pássaros está no cronograma do mutirão de limpeza, que já atendeu a várias áreas da cidade. Ainda não existe projeto para a construção de uma praça no local. Sobre os atendimentos de iluminação pública, existe previsão de manutenção na Morada dos Pássaros para a tarde desta segunda, 23. A coordenação destaca que tem atendido com celeridade as solicitações da população. É preciso ressaltar que, para a administração municipal ter conhecimento da necessidade de manutenção, é preciso que as solicitações sejam realizadas por meio do telefone 3420-7005 ou pessoalmente na Secretaria Municipal de Serviços Públicos”.


Guia de Oportunidades: Sisu abre inscrição para vagas do primeiro semestre; veja os detalhes

Foto: Divulgação

As inscrições para a primeira edição de 2017 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram abertas na madrugada desta terça-feira (24) e vão até sexta-feira (27). As inscrições devem ser feitas no site http://sisu.mec.gov.br/. Os estudantes podem selecionar até duas opções de cursos; o sistema seleciona os aprovados segundo a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), considerando os pesos específicos de cada opção. A primeira nota de corte será divulgada à 1 hora desta quarta-feira (25), no site do Sisu. No primeiro semestre de 2017, serão 238.397 vagas de graduação em 131 universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais. Segundo o MEC, o aumento de vagas foi de 4,5% em relação ao primeiro semestre de 2016.


Nota de Pesar: Ana Amélia Passos, aos 42 anos

Foto: Reprodução

Foi sepultado, na tarde desta segunda-feira (23), em Vitória da Conquista, o corpo da empresária Ana Amélia dos Santos Ribeiro Passos, 42 anos. Ana Amélia era proprietária da Farmácia Judá, em Itambé, e foi vítima de complicações de saúde após uma cirurgia. Ela estava sob cuidados médicos no Hospital São Vicente de Paulo. Através de redes sociais, amigos e familiares se manifestam sobre a passagem prematura dessa mulher que foi destaque ao longo dos seus anos.


Cândido Sales: morte de homem pode ter sido por febre amarela; dezenas de pacientes apresentam sintomas

Fotos: WhatsApp | BLOG DO ANDERSON

Um homem de 35 veio a óbito no Hospital Municipal Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Cândido Sales, na manhã desta segunda-feira (23). Com suspeitas de dengue hemorrágica ou febre amarela, o corpo foi trazido para o Instituto Médico Legal de Vitória da Conquista para a captação visceral que será utilizado num estudo que apontará a causas mortis dessa pessoa. O resultado deverá ser divulgado em até dez dias.

Em contato telefônico com o BLOG DO ANDERSON na manhã desta terça-feira (24), o médico e vice-prefeito Maurílio Lemos das Virgens, informou que a situação mais polêmica está no distrito de Lagoa Grande, onde cerca de trinta pacientes são atendidos diariamente com sintomas das doenças nesta região fronteiriça com Minas Gerais, zona crítica da infestação de mosquitos da espécie Aedes aegypti. Na última semana foi realizado um mutirão que atendeu mais de 200 pessoas neste distrito. O carro fumacê já foi solicitado junto a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) para combater o inseto neste município do Sudoeste Baiano.


Festa em Vitória da Conquista: 1ª Vaquejada MP Ranch acontece de 26 a 29 de janeiro

Foto: Divulgação

O MP Ranch & Park, Centro de Entretenimento e Negócios realiza, na próxima semana, a 1ª Vaquejada MP Ranch. O evento acontece entre os dias 26 e 29 de janeiro, com entrada gratuita e uma programação voltada especialmente para os verdadeiros amantes da festa. A 1ª Vaquejada MP Ranch vem para fortalecer o cenário de um dos grandes símbolos da cultura nordestina. As provas competitivas darão espaço para profissionais, amadores e iniciantes na vaquejada, que concorrerão a uma premiação de R$43 mil, distribuída entre as três categorias, além de um carro. Como parte da programação, o público também poderá acompanhar a 1ª Tropa de Elite do Haras Angico, que tem como prêmio uma moto 0km. A vaquejada contará com dois dias de shows com grandes atrações da música sertaneja da região. Na sexta-feira (27), sobem ao palco os cantores Netto Nunnes, Dalton Camargo, Bruno Magalhães. Já no sábado (28), a música ficará por conta de Jhony Paixao, da dupla Arlen & Anderson, e uma participação andde Cacau com Leite O evento será realizado no MP Ranch Park, localizado na BA 263, KM 13, estrada Vitória da Conquista/Itambé.


Tempo: Vitória da Conquista tem o janeiro mais seco dos últimos 80 anos; veja a reportagem

Foto: BLOG DO ANDERSON

Vitória da Conquista tem o janeiro mais seco dos últimos 80 anos segundo informações da estação de meteorologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Durante este mês ainda não choveu nem um milímetro. O caso mais próximo da situação atual ocorreu em 1976 quando choveu 3,2 milímetros. A falta de chuva em Vitória da Conquista se contrapõe ao que era esperado na cidade, já que janeiro é um dos meses mais chuvosos e a média esperada para este mês é de aproximadamente 108,8 milímetros. Conforme a estação de meteorologia da UESB, o tempo seco na cidade é a consequência do fenômeno La Niña. Enquanto chove na região norte e sul do país, o centro está seco. “A gente teve um forte El Niño no ano de 2015/16 e esse El Niño causou uma espécie de déficit hídrico. Então o solo reteu pouca água e teve também a questão do aquecimento. Como a gente está sob efeito da La Niña, juntando com os efeitos do El Niño do ano passado, isso causa uma espécie de desequilíbrio térmico e desequilíbrio da distribuição da umidade”, explicou o climatologista Rosalve Lucas Marcelino. Por conta desses fenômenos climáticos, o verão em Vitória da Conquista se caracteriza em dias muitos quentes, e à noite, o clima é mais fresco com temperatura agradável. Essa variação de temperatura é chamada amplitude térmica. “As nuvens são como uma espécie de estufa. O solo é aquecido durante o dia e à noite esse calor vai para o espaço. Se ele [o calor] encontrar um obstáculo, no caso as nuvens, então o calor fica retido. Se ele não encontrar obstáculo, então o calor vai embora. Basicamente a gente tem uma amplitude térmica nesse mês de janeiro”, revelou Lucas. A previsão para Vitória da Conquista ainda não é boa, pois segundo a estação de meteorologia vai demorar para a chuva cair na cidade. A situação só deve melhorar no segundo semestre. Informações do G1.


Transporte Coletivo Urbano: usuários vão pagar metade do valor aos domingos e feriados em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O prefeito Herzem Gusmão Pereira  se reuniu com as duas empresas que operam no Transporte Coletivo Urbano de Vitória da Conquista [Cidade Verde Transportes e Viação Vitória] no fim da tarde desta segunda-feira (23). O encontro marcou o início das negociações para a definição do novo valor da tarifa. As empresas apresentaram ao Governo as planilhas de custo. Os valores apresentados serão analisados e comparados com os dados coletados pela equipe técnica da Administração Municipal, que propõe uma recomposição tarifária justa, que atenda à necessidade das empresas de ônibus e respeite o orçamento dos milhares de usuários do transporte público urbano. O que já ficou definido durante a reunião com os representantes das empresas, é que os usuários do transporte público terão desconto tarifário. “Nos domingos e feriados o usuário pagará metade do valor”, disse Gusmão Pereira. O benefício da meia-passagem aos domingos e feriados vale para todos os usuários do serviço e vai representar uma economia importante com transporte para as famílias. O desconto na tarifa não muda para os estudantes, que já pagam meia.


Mobilidade Urbana: após confusão no Gancho, acesso é bloqueado com pedras de concreto

Foto: BLOG DO ANDERSON

O que parecia ser uma simples intervenção gerou muitos transtornos em Vitória da Conquista. A situação que marcou a última semana aconteceu no Gancho, rotatória do Centro para o acesso da Zona Sul, numa ligação entre as avenidas Bartolomeu de Gusmão, Juracy Magalhães e a Equador. Agora os veículos que vêm pela Juracy Magalhães sentido ao Hospital Samur [avenida Equador] tem que fazer a conversão na rotatória acima da Comercial Ramos, pois nesta segunda-feira (23) diversas pedras de concreto foram fixadas no asfalto bloqueado o acesso pelo Gancho.


Opinião Popular: Embasa e Viação Vitória lideram reclamações em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Após a chegada do radialista Herzem Gusmão Pereira ao comando da Prefeitura de Vitória da Conquista o tom dos comentários em diversos canais da comunicação contra a Administração Municipal está mais brando destacando as queixas para a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) e a Viação Vitória. A primeiro caso fica por conta da precariedade no abastecimento e a outra devido a ineficiência no Transporte Coletivo Urbano. O BLOG DO ANDERSON reproduz a seguir uma parte do Sudoeste Agora [Rádio Clube de Conquista], que foi ao ar nesta segunda-feira (23). 


Educação Profissional: confira o resultado do sorteio eletrônico; 11.748 mil estudantes foram beneficiados

Foto: Suami Dias | SEC

Um total de 11.748 mil estudantes foram beneficiados com o sorteio eletrônico da Educação Profissional realizado, nesta segunda-feira (23), no auditório da Secretaria da Educação do Estado, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.  São jovens e trabalhadores, que já concluíram o Ensino Médio e que vão voltar a estudar. As vagas são para 33 cursos técnicos de nível médio de 11 Eixos Tecnológicos, oferecidos nos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional e seus anexos, em 57 municípios baianos, nos 27 Territórios de Identidade. O resultado está disponível no Portal da Educação. |||||>>>>>>>>


Governo do Estado: Rui empossa sete novos secretários

Foto: Mateus Pereira | GOVBA

A equipe do Governo do Estado conta com sete novos secretários, empossados pelo governador Rui Costa nesta segunda-feira (23), em solenidade no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. José Vivaldo Mendonça assume a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); Jaques Wagner, de Desenvolvimento Econômico (SDE); Fernando Torres, de Desenvolvimento Urbano (Sedur); Olívia Santana, do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre); Carlos Martins, de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (JDHDS); Geraldo Reis, do Meio Ambiente (Sema); e Julieta Palmeira, de Políticas para as Mulheres (SPM).

Os deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo prestigiaram o evento

Na ocasião, Rui indicou o critério para a escolha dos secretários. “O equilíbrio entre o técnico e alguma sensibilidade política. É isso que nós buscamos. Não interessa ter alguém técnico que não tem sensibilidade do quanto aquilo impacta na melhoria na vida das pessoas. E também não adianta a pessoa apenas com perfil político, que não saberá executar aquilo que tem feito. A escolha partiu de quem tem conhecimento técnico, além de saber manter ou mudar uma equipe que já está em andamento. Os projetos são do Governo do Estado e não dos secretários”, afirmou.


Caso de Polícia: mulher descarta feto em lixeira do Hospital Municipal Esaú Matos; câmeras registram ação

Foto: BLOG DO ANDERSON

Uma pessoa descartou um feto dentro de um balde de lixo do sanitário do Hospital Municipal Esaú Matos. O fato aconteceu neste domingo (22). Em nota enviada ao BLOG DO ANDERSON, a Fundação de Saúde de Vitória da Conquista disse que a mulher chegou ao Hospital portando uma sacola plástica preta, onde estava o feto (de 30 semanas) por ela abortado em outro local. “O feto foi encontrado pela funcionária de higienização, que imediatamente comunicou o ocorrido à direção da Fundação. A diretoria acionou as polícias técnica e civil. Por meio do sistema de câmeras, foi possível identificar a mulher e a circunstância do fato. Ela prestou depoimento à Polícia e, agora, o caso segue sendo investigado pela Polícia Civil. A mulher recebeu os cuidados médicos no hospital e já recebeu alta”, diz a nota.


Automotivo: Renault muda motores de Sandero, Logan, Duster e Oroch; confira os detalhes

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Renault muda de uma vez o coração de grande parte da sua gama no Brasil, com a chegada de novos motores 1.0 e 1.6, chamados de SCe (Smart Control Efficiency). Eles ficaram até 21% mais econômicos, segundo a fabricante. “Esses motores terão seu lançamento mundial primeiro no brasil e depois vão para a Europa”, afirmou Marcio Melhorança, gerente de motores da aliança Renault-Nissan. Seguindo a tendência mundial, o 1.0 tem agora 3 cilindros e ficou mais potente que o antigo 4 cilindros. Ele desenvolve 82 cavalos de potência com etanol e 79 cv com gasolina (2 cv a mais que o antecessor nos dois tipos de combustível).

O propulsor 1.6 recebeu praticamente as mesmas melhorias técnicas que o 1.0, mas manteve os 4 cilindros e comando variável de válvulas apenas na admissão. A potência subiu de 106 cv para 118 cv com etanol, e de 98 cv para 115 cv com gasolina. O torque é de 16 kgfm para ambos. De acordo com a fabricante, o novo motor 1.6 fez o Sandero ficar 3,7 segundos mais rápido na aceleração de 0 a 100 km/h, quase baixando da casa dos 10 segundos, com 10,3s. Mesmo com desempenho superior, o consumo de combustível caiu até 21% no Sandero e no Logan 1.6, que agora terão também o sistema start-stop.

Quando equipados com câmbio automatizado (Easy-R), o hatch e o sedã 1.6 passam a contar com controle eletrônico de estabilidade e assistente de partida em rampa na linha 2017. Já no Duster e na Oroch a redução de consumo foi um pouco menor, de 18% e 16%, respectivamente. No entanto, os dois receberam uma diferenciação na calibragem da central eletrônica e no coletor de escapamento para render até 118 cv com etanol e 120 cv com gasolina. Na última semana o BLOG DO ANDERSON conversou com o coordenador de vendas da Rodaleve Veículos, Marcos Borges, quando ele detalhou essas novidades.