Polêmica Conquistense: Guto fala sobre as invasões na Serra do Piripiri e o muro do Caminho do Parque

Foto: BLOG DO ANDERSON

Operações de reintegração de posse que vêm sendo realizadas desde o início do ano têm gerado polêmicas em Vitória da Conquista. A situação ganhou ampla repercussão neste mês de março após ação na Comunidade Maravilhosinha, localizada no Cidade Maravilhosa, no bairro Zabelê. Depois veio outra realização, dessa vez no Nova Cidade, onde aconteceu conflito entre ocupantes de áreas públicas e um dos prepostos da Prefeitura de Vitória da Conquista. Esse assunto todo ganhou outra proporção com um comparativo levantado pelo advogado Gutemberg Macêdo Junior entre essas ocupações irregulares da Serra do Piripiri e o isolamento do loteamento Caminho do Parque. Instado no bairro Recreio, o Caminho do Parque, apesar de ser via pública, construiu muro impedindo a entrada de pessoas não autorizadas pelo sistema de segurança. Tudo isso foi tema de uma entrevista do Guto Macedo ao Sudoeste Hoje, programa da Rádio Clube de Conquista, edição desta terça-feira (28). O Executivo Conquistense ainda não se manifestou sobre o assunto.


Executivo Conquistense: Marcelo Melo vai ao Ceará; Lucas Dias assume a Secretaria de Educação por três dias

Foto: BLOG DO ANDERSON

O secretário municipal de Educação, Marcelo de Melo Silva vai fazer mais uma viagem em busca de conhecimentos para Vitória da Conquista. Dessa vez ele vai até o interior do Ceará, onde participa do II Seminário Sobre a Experiência Educacional de Sobral. Por conta disso nos dias 29, 30 e 31 de Março os destinos da Educação na Capital do Sudoeste Baiano ficará sob os cuidados do advogado Lucas Moreira Martins Dias. Localizada a 233 quilômetros de Fortaleza, Sobral é destaque pelo quinto ano consecutivo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB. Segundo os dados, que servem como indicador geral da educação nas redes privada e pública, a cidade do Norte Cearense aparece com nota 8,8, líder brasileira no 5º ano.


Acidente na BA-262: motorista da Pax de Brumado morre após colisão em Vitória da Conquista

Fotos: WhatsApp | BLOG DO ANDERSON

Um acidente entre dois automóveis na BA-262, trecho de Vitória da Conquista, deixou uma pessoa morta na noite desta terça-feira (28). A tragédia aconteceu por volta das 19h40, próximo ao acesso ao Pradoso, Zona Rural Conquistense, exatamente no trecho conhecido como Doze. Socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizaram os procedimentos, no entanto o condutor de da ambulância da Pax de Brumado não resistiu aos ferimentos.


Perigo na BA-265: cavalos soltos podem provocar acidentes em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Apesar da intensa fiscalização, a irresponsabilidade de donos de animais é um dos fatores dos acidentes em estradas do Sudoeste Baiano. Na tarde desta terça-feira (28), por exemplo, o BLOG DO ANDERSON registrou uma situação que merece muita atenção de condutores que utilizam a BA-265, estrada que liga Vitória da Conquista a Barra do Choça.

Em frente ao Terras Alphaville Vitória da Conquista quatro cavalos comiam a grama do canteiro ornamental a poucos metros da pista. O problema se agrava por conta de um dos quadrupedes estar com as duas patas dianteiras amarradas. O fato foi informado à Polícia Rodoviária Estadual (PRE).


Infração Urbana: adolescente permanece dia e noite em avenida de Vitóira da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A presença de um adolescente na avenida Presidente Dutra, via que a Polícia Rodoviária Federal é a responsável pela fiscalização, tem sido alvo de reclamações em Vitória da Conquista. O rapaz, que tem promovido infrações, permanece de dia e de noite e dorme em calçadas. Nesta terça-feira (28) o fato foi comentado por um internauta do BLOG DO ANDERSON e também do Band Revista. Eis aí um assunto para ser tratado pelo Conselho Tutelar e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), órgãos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.


Justiça Baiana: sem juiz titular desde o ano passado, Comarca de Itapetinga acumula 40 mil processos

Foto: Divulgação

Cerca de 40 mil processos estão praticamente parados no Fórum Desembargador José Alfredo Neves da Rocha, em Itapetinga, por falta de juiz titular desde julho do ano passado. A situação é parecida em Itambé, que está sem magistrado há cerca de dois anos. O problema preocupa moradores e advogados. O assessor da presidência do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia explicou que foi aberto um edital, com prazo para maio, a fim de promover de cerca de 70 juízes para comarcas de todo o estado, entre elas de Itapetinga. Ainda não há previsão de chegada de juízes titulares em Itambé, porque depende da realização de outro edital. Não foi informado o número de processos parados em Itambé. Para a população não ficar ainda mais prejudicada, juízes como Jequié, Ibicuí, Itarantim e até mesmo Salvador precisam ir a Itapetinga durante alguns dias da semana, mas ainda assim, muitos processos ficam parados. A dona de casa Edilene Ferreira está há 13 anos com um processo parado na Comarca Itapetinguense. Ela moveu uma ação contra o município depois de um acidente com a filha dentro de uma escola, mas a causa não foi julgada. “Há 13 anos, aguardo o resultado desse processo da minha filha que perdeu a visão na escola e, até o momento, nada foi feito”, reclama. A situação é acompanhada pela Ordem dos Advogados do Brasil. Um grupo tem se reunido frequentemente para discutir o problema. “Estávamos com quatro juízes até julho do ano passado, perdemos todos os magistrados por promoção e ficamos com todo o acervo parado”, diz o presidente da OAB, Fabrício Moreira. Informações do G1.


Operação Cata Bagulho: “eles abandonaram Conquista com quase 1,5 metro de mato”, diz Herzem na Resenha Geral

Foto: BLOG DO ANDERSON

Faltando treze dias para o balanço dos seus primeiros cem dias, o prefeito Herzem Gusmão Pereira está com as atenções voltadas à Limpeza Pública. De volta ao seu programa da Rádio Brasil, a Resenha Geral, Herzem Gusmão comentou falou sobre a Operação Cata Bagulho, que vem como objetivo combater baratas, escorpiões com a coleta de lixo em residências tanto da Zona Urbana como na Rural. “Eles abandonaram Conquista com quase 1,5 metro de mato”, disparou o peemedebista comparando o seu Governo com o deixado pelo ex-prefeito Guilherme Menezes de Andrade. Na reportagem que o BLOG DO ANDERSON reproduz na íntegra a seguir, Herzem fala também sobre o 51ª Exposição e outros temas em evidência no Executivo Conquistense.


Guia de Oportunidades: mais 500 jovens ingressam no mercado de trabalho por meio do Primeiro Emprego

Fotos: Manu Dias | GOVBA

Nos próximos dois anos, 500 jovens baianos terão a primeira experiência no mercado de trabalho. Eles foram convocados pelo Programa Primeiro Emprego, do Governo do Estado, que oferece vagas para estudantes oriundos de cursos técnicos da rede estadual, e irão trabalhar em órgãos públicos, 300 deles em Salvador e 200 no interior da Bahia. Chance de mostrarem tudo que aprenderam durante a Educação Profissional e de se prepararem para o futuro. Futuro que já começou nesta terça-feira (28), em evento realizado no Hotel Devile, em Itapuã, na Capital Baiana, onde os convocados foram recepcionados pelo governador Rui Costa.

Para o governador, o programa não oferece apenas oportunidade para aqueles que já concluíram seus cursos, mas um estímulo para os que estão na Educação Profissional. “Procuramos estimular o aumento do desempenho dos jovens nas escolas técnicas, já que a seleção depende do desempenho dos estudantes durante os três anos de curso, através de um ranking. Com isso, queremos dizer aos estudantes que só depende deles Esse é um programa social. O jovem terá todos os direitos garantidos, porque esbarramos na dificuldade de conseguir um emprego sem ter experiência, mas não tem ninguém oferecendo essa oportunidade. Agora é diferente. Estamos oferecendo esse primeiro passo”, explicou Rui. >>>>>>


Saúde Pública: situação de bebê internado no Hospital Geral de Vitória da Conquista é destaque no Bom Dia Brasil

Mais de dez mil leitos para internação de crianças foram fechados na rede pública do Brasil nos últimos seis anos. O levantamento é da Sociedade Brasileira de Pediatria e mostra também que 40% dos municípios não têm nenhum leito para crianças. Faltam também leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: pelo menos, 3,2 mil no país.

Ainda segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a Bahia é o segundo estado em número de mortes de recém-nascidos, ficando atrás apenas de Roraima: a cada mil nascimentos, pelo menos 12 bebês morrem nos primeiros 27 dias de vida. Na reportagem do Bom dia Brasil que foi ao ar nesta terça-feira (28) destaca o caso de um bebê que está internado no Hospital Geral de Vitória da Conquista necessitando a sua transferência para uma unidade especializada.


Guia de Oportunidades: veja as vagas reais de empregos e estágios divulgadas em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O mercado de trabalho está com espaços disponíveis em Vitória da Conquista. Durante essa semana o BLOG DO ANDERSON divulgou inúmeras vagas de empregos e estágios em diversos setores da Capital do Sudoeste Baiano. Nesta terça-feira (28) o BA traz as novidades no Guia de Oportunidades incentivando a continuidade das atividades profissionais. Confira as últimas dicas do Guia de Oportunidades.


Caso de Polícia: mulher morta na Urbis IV era de Barra do Choça; ouça os destaques em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Encontra-se no Departamento de Polícia Técnica de Vitória da Conquista, o corpo da mulher executada em via pública da Urvis IV na tarde de segunda-feira (27). Ela atuava em Barra do Choça e estava em Conquista há cinco meses. No Caso de Polícia que foi ao ar no Manhã Band Show desta terça-feira (28), Paulo Martins detalha esse fato e outros registrados das Delegacias nas últimas 24 horas. Ouça tudo no player abaixo.


Tecnologia: Rui anuncia realização da Campus Party na Bahia

Foto: Pedro Moraes | GOVBA

A Bahia vai receber um dos maiores eventos de ciência e tecnologia do mundo, a Campus Party. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (27) pelo governador Rui Costa, que se reuniu com o presidente da Campus, Francesco Farruggia, na sede da Governadoria, em Salvador. “Definimos a realização do evento pela primeira vez na Bahia, para felicidade dos geeks e nerds baianos. Nosso estado entra no circuito internacional da Campus Party, que acontece em países como Estados Unidos, Holanda, Cingapura, Alemanha, Itália, Inglaterra, Portugal, México e Argentina”, afirmou Rui em sua rede social. Na próxima semana, o Governo do Estado convocará uma coletiva de imprensa para anunciar os detalhes do maior evento internacional de fanáticos digitais.


Futebol Conquistense: Jardim Valéria vence o Interbairros

Fotos: Divulgação | PMVC

Às 11h46 deste domingo (26) foi dado o pontapé inicial da partida decisiva do Campeonato Interbairros de Futebol de Vitória da Conquista.. O jogo, entre o Jardim Valéria e o Urbis VI, movimentou o campo do Santa Terezinha, às margens do Anel Rodoviário Jadiel Vieira Matos. O Jardim Valéria, que havia empatado com o Urbis VI na partida de ida no último dia 19, jogou com a vantagem de dois resultados iguais. Mas o time da casa não se deixou levar por este favoritismo. Com um minuto de jogo, o Jardim Valéria abriu o placar. E, numa partida disputada, venceu o Urbis VI por 5 a 2.

Em sua 13ª edição, o Campeonato Interbairros teve início em novembro de 2016 e reuniu 38 times. “Nossa avaliação é bastante positiva. Vale a pena realizar este campeonato porque os times, o público e os ambulantes, que têm sua receita com os jogos, nos retribuem com carinho, dedicação, decência e ordem”, comentou o coordenador da competição, Marcos Lelis. A expectativa é de que a próxima edição reúna 60 times participantes, mantendo o sucesso de público, que chega de 500 a 600 pessoas por partida e mais de três mil na final, como aconteceu neste final de semana.


Bom dia Brasil: Correios em crise fecham agências e encomendas não chegam; assista a reportagem

Há uma crise sem fim nos Correios, uma empresa que tinha selo de qualidade e, agora, virou dor de cabeça para os brasileiros. Por todo o Brasil, os carteiros estão sumindo, as encomendas não chegam e agências anunciam fechamento. Em Vitória da Conquista, por exemplo, uma unidade rentável foi desativada na última semana. A estatal está mergulhada em dívidas e é alvo de críticas pela gestão política. Uma empresa que levou o título de mais confiável do país. A própria figura do carteiro sempre inspirou em nós essa confiança, credibilidade, mas agora a realidade é bem outra. O Bom Dia Brasil fez um giro em São Paulo, Santa Catarina e Sergipe para mostrar exemplos do desmonte dos Correios.


Executivo Conquistense: Azul predomina na Prefeitura

Foto: BLOG DO ANDERSON

Seguindo ao modele nacional de partidos opositores ao Partido dos Trabalhadores, a Prefeitura de Vitória da Conquista começa a destacar o azul. Na imagem acima o BLOG DO ANDERSON Mostra nesta terça-feira (28) o uniforme de garis que tem atuado incansavelmente na Operação Cata Bagulho para a limpeza pública em todos os cantos da Capital do Sudoeste Baiano. Além dessa farda, lixeiras e o símbolo da gestão do prefeito Herzem Gusmão Pereira também é azulino. Outro equipamento que poderá ganhar essa tonalidade é o prédio da Prefeitura de Vitória da Conquista, conforme sugestão do presidente do PPS, Armênio Souza Santos.


Ensino Superior: Conceito Enade pode afetar carreira, diz especialista em Recursos Humanos

Foto: BLOG DO ANDERSON

A nota do curso no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) pode ser utilizada por headhunters e profissionais de Recursos Humanos na hora de contratar um profissional. A informação é do consultor de RH e diretor da Bazz Recursos Humanos, Celso Bazzola. Ele, no entanto, afirma que nem todas as empresas fazem isso, ou o fazem apenas para diferenciar candidatos semelhantes. “As grandes empresas utilizam essa informação, justamente para o desempate. Se, em caso de dois candidatos muito iguais, um deles se formou em uma universidade que teve uma nota maior, isso pode ser considerado”, afirma. A prática ainda não é tão comum em empresas de menor porte, acredita Bazzola. “Como o Brasil é movido por pequenas e médias empresas, esse critério ainda não é tão observado”, explica. Para não assustar os futuros candidatos, ele também esclarece que tudo é feito com cautela.

“(O Enade) é uma média de todos os estudantes, então você não pode penalizar um grande profissional porque outros estudantes daquela instituição tiveram uma nota menor”, opina. A vice-presidente da seccional baiana da Associação Brasileira de Recursos Humanos, Margot Azevedo, concorda que a prática não é muito utilizada, mas que o mercado ainda valoriza uma instituição de renome. “Embora hoje isso tenha um peso menor, o mercado ainda valoriza instituições que são nomes de referência na formação de algumas áreas, como a FGV na área de negócios, a ESPM na área de marketing”, diz. Para ela, os profissionais de RH ou daquela área já sabem quais são essas instituições, sem precisar da indicação do Enade. Confira a reportagem do Correio.


Tempo: terça-feira chuvosa em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Após cinco dias de altas temperaturas, a terça-feira (28) amanheceu chuvosa em Vitória da Conquista (28). Às 6h50min os termômetros marcavam 21°C com o céu nublado aliados a pancadas de chuva com trovoadas.

O BLOG DO ANDERSON percorreu algumas ruas da cidade e registrou algumas imagens da população em movimento que colocou os guarda-chuvas em ação. Confira aqui as próximas previsões nestes últimos momentos das “Águas de Março”.