Hospital Regional da Costa do Cacau: Rui visita primeiro hospital público do interior a oferecer cirurgia cardíaca

Fotos: Manu Dias | GOVBA

Na manhã desta sexta-feira (15), o governador Rui Costa iniciou uma visita guiada com a imprensa às instalações do Hospital Regional da Costa do Cacau, em Ilhéus. A unidade será entregue oficialmente às 16 horas. “Hoje é um dia histórico para a Bahia. Estamos colocando em prática a regionalização da saúde, com serviços de alta complexidade. Este é o primeiro hospital público do interior com serviços de cardiologia intervencionista, cirurgia cardíaca e hemodinâmica. Esta nova unidade vai melhorar muito o atendimento de toda a região da Costa do Cacau, elevando o padrão de qualidade da nossa saúde pública”, afirmou o governador.

Dentre os equipamentos de alta tecnologia, o hospital conta com o mais moderno equipamento de hemodinâmica do Brasil, uma máquina de cateterismo cardíaco, cerebral e vascular periférico, totalmente digital, capaz de realizar exames dinâmicos em 3D. O aparelho realiza, além dos tradicionais exames cardiológicos, tratamentos de aneurismas e más formações cerebrovasculares, tornando o Sul Baiano num centro de referência estadual para a neurointervenção e cardiologia intervencionista. Instalado às margens da BR-415, o Hospital Regional da Costa do Cacau começa a funcionar já no domingo (17), com a realização de cirurgias eletivas do mutirão promovido pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB). O Governo investiu R$ 120 milhões nas obras físicas e na aquisição de equipamentos da unidade, que vai atender a cerca de 70 municípios da região sul da Bahia.


Solidariedade Baiana: Voluntárias Sociais enviam caminhão com doações para Itarantim

Fotos: Divulgação

As Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) encaminharam, nesta sexta-feira (15), para Itarantim, no Sudoeste Baiano, um caminhão lotado de doações contendo alimentos, cobertores, lençóis, colchões e brinquedos para atender à população que foi atingida pelas fortes chuvas que caíram nesta semana. Dentre as doações encaminhadas para o município pelas Voluntárias Sociais estão feijão, leite em pó, café, açúcar e molho de tomate.

Também foram arrecadados toalhas de banho, edredons, mantas, colchas e colchões, dentre outros produtos. “Em um momento com esse, é fundamental exercitar o olhar para o próximo e todas as suas necessidades. As famílias de Itarantim, que estão passando por dificuldades, merecem um olhar repleto de atenção e cuidado”, comentou a primeira-dama do Estado e presidente das VSBA, Aline Peixoto.

Várias ruas da cidade ficaram alagadas com as chuvas, cuja precipitação chegou a 110 milímetros em poucas horas, alagando casas, destruindo muros além de pavimentação das ruas. A água chegou a altura de 1,5 metro, danificando equipamentos públicos, além de provocar estragos em 100 casas, de acordo com levantamento da prefeitura local. Uma equipe de técnicos da Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) já está na região para avaliar os estragos.


Honraria Baiana: Fundação José Silveira recebe Medalha do Mérito do Ministério Público

Foto: Divulgação | MP-BA

A Fundação José Silveira recebeu nesta quinta-feira (14) a Medalha do Mérito do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), honraria concedida a instituições e pessoas que se destacam pelos serviços prestados em defesa dos interesses sociais. A Comissão, formada pela procuradora-geral de Justiça da Bahia, Ediene Lousado; pelo corregedor-geral, Marco Antônio Chaves; pela procuradora-geral de Justiça adjunta, Salamandra Souza, pela procuradora de Justiça Márcia Regina dos Santos Virgens; e pelo promotor de Justiça Carlos Artur dos Santos Pires, decidiu, por unanimidade, a FJS como a instituição merecedora da outorga. Durante a homenagem, a procuradora-geral destacou a importância da parceria com a Fundação José Silveira em prol da sociedade baiana. “O Ministério Público tem orgulho de se cercar de pessoas e instituições tão importantes para o trabalho ministerial, e a Fundação José Silveira é uma dessas parceiras. Nesses 400 anos de Ministério Público da Bahia, a Fundação já faz parte de nossa história. O caminho é longo, a missão é árdua e temos muitos desafios pela frente. Por isso, precisamos continuar com essa parceria. O nosso povo agradece, a sociedade também”, comemorou. Ao receber a Medalha, o presidente da FJS, doutor Geraldo Leite, falou sobre o trabalho desenvolvido pelo MP e do orgulho pela outorga concedida à FJS: “Sinto-me honrado por essa distinção e pelo reconhecimento do Ministério Público ao trabalho realizado pela Fundação José Silveira ao longo dos seus 80 anos de existência”.


TCM rejeita contas da Prefeitura de Barra do Choça: Oberdan Rocha discorda e vai recorrer

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, no último dia 6 de dezembro, rejeitou as contas da Prefeitura de Barra do Choça, da responsabilidade de Oberdan Rocha Dias, relativas ao Exercício 2016, em razão do descumprimento do artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal, que trata da ausência de recursos em caixa para pagamento das despesas com restos a pagar no último ano do mandato. Além disso também entra a Lei Complementar Nº 100/00 por ter ultrapassado o índice de pessoal que deveria ser até 54% da receita líquida, no entanto Oberdan utilizou 71,57%. Pelas irregularidades, o gestor terá representação encaminhada ao Ministério Público do Estado da Bahia, a quem cabe analisar se houve ou não a prática de crime contra as finanças públicas e se por isso os gestores devem ser punidos judicialmente. Por telefone com o BLOG DO ANDERSON na tarde desta quinta-feira (14), Oberdan Rocha disse que estará apresentado a documentação complementar. “Discordamos e vamos recorrer”, afirmou lembrando que ao longo da sua vida pública sempre teve a satisfação com as aprovações em suas contas pelo próprio TCM. Confira o Parecer Prévio divulgado pelo TCM.


Governo do Estado: Rui Costa recebe Comitiva Chinesa interessada na Ponte Salvador-Itaparica

Foto: Carol Garcia | GOVBA

O governador Rui Costa recebeu diretores e conselheiros da empresa China Tiesiju Civil Engineering Group, conhecida como CREC 4, na manhã desta quinta-feira (14), para discutir avanços na implantação da Ponte Salvador-Itaparica. A Comitiva Chinesa está visitando a Bahia para fazer estudos e sobrevoar a área da ponte, com o objetivo de identificar o potencial de negócio da região. “Eles vão sobrevoar toda a área da ponte para conhecer o potencial imobiliário e turístico da região. Eles se comprometeram a apresentar uma proposta arquitetônica, econômica e financeira final até o mês de janeiro. Estamos recebendo todos que queiram conhecer e detalhar [um projeto]. A partir de janeiro, nós podemos, com essa e as outras empresas interessadas, estruturar e montar o edital de licitação. Ocorrendo tudo bem, nós vamos lançar o edital ainda no primeiro semestre de 2018”, explicou Rui. Para o vice-governador e secretário estadual do Planejamento, João Leão, a reunião representa um passo importante para a construção da ponte. “O secretário Bruno Dauster [Casa Civil] e eu estivemos na China nessa semana para conversar sobre a ponte com um membro da empresa. Hoje, eles vieram no intuito de viabilizar essa obra tão importante e que a Bahia precisa para continuar avançando. Estamos empenhados em tirar essa obra do papel”.


FAINOR 15 Anos: personalidades são homenageadas e brasão é lançado em noites festivas; veja as fotos

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Essa semana tem sido de muitas cerimônias na Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR). Na noite de terça-feira (12) começou com o hasteamento das nove bandeiras que representam casa Estado do Nordeste Brasileiro. Depois vieram as homenagens.

Três personalidades que contribuíram e contribuem para o progresso de Vitória da Conquista deram nome ao: Laboratórios da Área de Saúde Onildo Pereira de Oliveira, Auditório Professora Maria Conceição Meira Barros e o Centro Administrativo Edigard de Magalhães Vianna.

Logo mais às 18h30 desta quinta-feira (14) será a vez do lançamento da revista comemorativa dos 15 anos da FAINOR. Veja algumas fotos registradas pelo BLOG DO ANDERSON neste momento histórico.


BA-263: família sofre acidente em carro que seguia de Vitória da Conquista para Itambé

Fotos: Reprodução | Itambé Agora

Um grave acidente automobilístico, com uma família itambeense aconteceu na tarde de terça-feira (12), na BA-263, entre Itambé e Vitória da Conquista, nas proximidades da entrada de acesso ao povoado do Barro Vermelho. De acordo com informações, por volta das 14h30, um carro modelo Corsa Sedan, que retornava de Vitória da Conquista para Itambé, com quatro pessoas, sendo uma professora, seu filho, nora e a neta, perdeu o controle, capotou e saiu da pista, parando no meio do mato, às margens da rodovia. Apesar da gravidade do acidente, ninguém se feriu gravemente, somente escoriações sofrido pela nora da professora. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência prestou os primeiros socorros. A Polícia Rodoviária Estadual registrou a ocorrência.


LUTO: Evanio Neves Pereira, aos 72 anos

Foto: Reprodução | Facebook

É com muito pesar que o BLOG DO ANDERSON comunica o falecimento de Evanio Neves Pereira. Personalidade querida em Vitória da Conquista, Evanio foi vítima de acidente em sua propriedade rural em Anagé. Ele, que foi servidor do Banco do Brasil, é o pai do atleta Márcio Eduardo, um dos grandes campeões do kart no Brasil. O corpo será velado no Salão do Cemitério Parque da Cidade Real onde será sepultado nesta quarta-feira (13). Aos amigos e familiares os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.


Tribunal de Contas dos Municípios: Itapé e Itarantim tem contas rejeitadas por descumprimento da LR

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, no dia 6 de Dezembro, rejeitou as contas das Prefeituras de Itapé e Itarantim, da responsabilidade de Pedro Jackson Almeida e Paulo Fernandes Souto, ambas relativas ao Exercício 2016, em razão do descumprimento do artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal, que trata da ausência de recursos em caixa para pagamento das despesas com restos a pagar no último ano do mandato. Pela irregularidades, o gestores terão representação encaminhada ao Ministério Público do Estado da Bahia, a quem cabe analisar se houve ou não a prática de crime contra as finanças públicas e se por isso os gestores devem ser punidos judicialmente. Leia a íntegra.


Guia de Oportunidades: inscrições para concurso na Educação são prorrogadas até sexta-feira

Foto: Divulgação | SEC

As inscrições para o concurso público para professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino promovido pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias da Educação e da Administração, foram prorrogadas até às 14 horas (horário de Brasília), da próxima sexta-feira (15). A prorrogação foi anunciada durante o #PapoCorreria, uma conversa do governador Rui Costa com os internautas pelo Facebook. São ofertadas 3.760 vagas, sendo 3.096 para professores e 664 para coordenadores pedagógicos. As inscrições, no valor de R$ 100 para ambos os cargos, estão sendo feitas exclusivamente, via internet, pelo site da Fundação Carlos Chagas, empresa responsável pela aplicação das provas. Leia a íntegra.


Guajeru: 42 famílias recebem casa através do PNHR

Fotos: Divulgação

O deputado estadual José Raimundo Fontes (PT) esteve nesta segunda-feira (11) em Guajeru, acompanhando a entrega de 42 casas do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) além de tubos e caixas d’água, com recursos de emendas parlamentares do seu mandato e do deputado federal Waldenor Pereira (PT-BA). Leia a íntegra.

O PNHR integra o Programa Minha Casa Minha Vida, fundado pelo ex-presidente Lula em 2009 e mantido durante o governo da presidenta Dilma Rousseff. O programa viabiliza a construção ou reforma de unidades habitacionais rurais, beneficiando agricultores familiares, quilombolas, indígenas, dentre outras comunidades.


Assembleia Legislativa da Bahia: PL que regula criação de abelhas sem ferrão deve ser votado ainda este ano

Foto: Reprodução

O Projeto de Lei Nº 21.619, de autoria do deputado estadual Jean Fabrício Falcão (PCdoB), regula a criação, o comércio e o transporte de abelhas sem ferrão na Bahia. A criação de abelhas nativas, as Meliponas, mais conhecidas como abelhas sem ferrão, produz um mel de alto valor agregado, muitas propriedades medicinais, com menos teor de açúcar e mais nutrientes. Leia a íntegra.


Operação Rio Pardo: duas pessoas são presas por roubo de gado em Itambé e Itapetinga

Foto: Divulgação

Deflagrada na manhã desta segunda-feira (11), a Operação Rio Pardo, feita em conjunto pelas Polícias da Bahia e de Minas Gerais, cumpriu um mandado de prisão preventiva, em Itapetinga, contra um homem acusado de roubo e furto de gado nos dois Estados. Outros dois mandados de busca e apreensão, em Itambé, acabaram levando as equipes da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior, com sede em Itapetinga, a prenderem em flagrante o proprietário do imóvel. Os policiais encontraram na fazenda dele, utilizada também para guardar os animais roubados ou furtados, três espingardas sem registros. As equipes da Polícia Civil apreenderam também um Fiat Strada, de procedência duvidosa e com sinais de adulteração. O primeiro foi autuado por posse ilegal de arma de fogo. De acordo com o delegado Roberto Júnior, responsável pela Coorpin/Itapetinga, a Operação Rio Pardo, em alusão ao rio que nasce em Minas e deságua na Bahia, visou combater o roubo de gado que ocorre na Bahia e em Minas Gerais. Além da Coorpin/Itapetinga e do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), participaram também equipes da Polícia Civil de Pedra Azul, de Minas Gerais.


Nota de Pesar: Ivete Santos Ferraz, aos 48 anos

Foto: Arquivo Familiar

Em contato com o BLOG DO ANDERSON na noite deste domingo (10), o prefeito José Henrique Silva Tigre, o Quinho, lamentou o falecimento de Ivete Santos Ferraz, aos 48 anos. Ela foi vítima de um acidente em sua residência na Zona Urbana de Belo Campo. “Lamentamos profundamente o falecimento dessa mulher digna que Belo Campo teve. Nossos sinceros sentimentos”, disse Quinho. O velório e sepultamento acontecem na segunda-feira (11), em Belo Campo.


Fatalidade em Belo Campo: mulher morre eletrocutada enquanto estendia roupas em varal de casa

Foto: BLOG DO ANDERSON

Uma mulher morreu eletrocutada enquanto estendia roupas em Belo Campo. A fatalidade aconteceu na tarde deste domingo (10). De acordo com informações colhidas pelo BLOG DO ANDERSON, a vítima colocava as peças no varal no quintal da sua casa quando o mesmo despencou sobre a fiação de eletricidade que estava no chão. Ela, que no momento era acompanhada por uma criança que nada sofreu, chegou a receber atenção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas não resistiu aos ferimentos vindo a óbito no local. O corpo foi trazido para necropsia no Departamento de Polícia Técnica de Vitória da Conquista.


Jatinho de Leonardo atola em pista do Aeroporto de Barreiras e artista brinca em rede social: ‘Acontece de tudo’

Foto: Reprodução

O jatinho do cantor Leonardo atolou na pista do Aeroporto de Barreiras, no Oeste Baiano, na manhã deste sábado (9), por causa das chuvas na região. Em dois vídeos postados nas redes sociais, o artista brincou. “Choveu até atolar o avião. Ali, mostra lá! Nós vamos furar o pneu do avião com essa pá”, disse em vídeo publicado. “É a primeira vez que vejo avião atolado no asfalto . Acontece de tudo, né?”, falou em outro vídeo. O cantor fez show em Barreiras na noite de sexta-feira (8), ao lado de Eduardo Costa. A apresentação, que faz parte da turnê Cabaré, aconteceu no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha. O G1 tentou falar com a assessoria do cantor, mas até a publicação desta reportagem, não conseguiu contato.


Policlínica Regional de Saúde: vereadores defendem projeto para Vitória da Conquista; ouça as opiniões

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Policlínica Regional de Saúde está no topo dos debates em Vitória da Conquista. De um lado está o governador Rui Costa querendo beneficiar municípios do Sudoeste Baiano e do outro fica o prefeito Herzem Gusmão Pereira sem definir se estará ou não neste projeto que tem se concretizado em todas as regiões da Bahia. O alcaide conquistense tem condicionado a sua participação com a indicação da diretoria, no entanto o nome do comando será extraído entre 35 que passaram numa seleção e após isso foram diplomados num curso que durou um ano e meio. Exibida na Rádio Clube de Conquista na última sexta-feira (8), a reportagem de Mônica Cajaíba traz as visões dos vereadores Luís Carlos Batista de Oliveira (PTB), o Dudé que é líder do Governo, Fernando Vasconcelos Silva (PT), líder da Oposição conhecido como Jacaré, e também o presidente da Casa, Hermínio Oliveira Neto (PPS). Todos defendem a instalação do equipamento e aguardam o Projeto de Lei que deverá ser enviado ao Legislativo pelo Executivo Conquistense. Ouça a reportagem disponibilizada com exclusividade aqui no BLOG DO ANDERSON.


Festa na Cidade: Confraternização da Caesg reuniu militares e parceiros em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A tarde do sábado (9) foi de festa nos quatro cantos de Vitória da Conquista. No bairro São Pedro aconteceu a Confraternização da Caesg, a Companhia Independente de Policiamento Especializado do Sudoeste Baiano, e o BLOG DO ANDERSON também passou por lá.

Uma das companhias mais atuantes da Polícia Militar do Estado da Bahia, a Caesg, como é conhecida, tem o tenente coronel Mucyo de Almeida Vasconcelos no comando e a capitã Ana Paula Fagundes Rocha como subcomandante. Veja algumas fotos do BLOG DO ANDERSON.


Macaúbas: Rui entrega obras de saúde, equipamentos e autoriza convênios para agricultura familiar

Fotos: Manu Dias | GOVBA

Em visita ao município de Macaúbas, neste sábado (9), o governador Rui Costa levou mais reforço para a agricultura familiar e para a saúde, no centro Sul baiano. O governador entregou uma Unidade Pública de Atendimento (UPA) para a qual anuncia a contratação de 18 mil procedimentos mensais. Com atendimento 24 horas, a unidade ofertará serviços de consultas de urgência e emergência, exames laboratoriais, pequenas cirurgias, dentre outros. Além da UPA, foi entregue à população a reforma do Hospital Antenor Alves da Silva, que contou com um investimento de mais de R$ 1,6 milhão, entre obras e equipamentos.

“É uma alegria enorme ajudar o prefeito a melhorar o desempenho do hospital fazendo mais cirurgias, possibilitando a abertura da UPA, que vai atender Macaúbas e municípios vizinhos. Nós encontramos uma equação entre equipamentos e obras de reforma de mais de R$ 3 milhões”, afirmou o governador.

O Hospital possui 8 pavimentos, com 50 leitos, almoxarifado, administração, salas de radiologia, ultrassonografia, gesso e eletrocardiograma; e funciona com pronto socorro, centro cirúrgico e laboratório. O governador celebrou o contrato entre a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e o Fundo Municipal de Saúde para que a unidade possa executar ações e serviços de média complexidade hospitalar aos Usuários do Sistema único de Saúde (SUS) na Bahia. Serão oferecidas mensalmente 195 internações distribuídas em 14 leitos de clínica cirúrgica, com capacidade de oferta de 114 cirurgias e 10 leitos de clinica obstétrica com oferta de 81 internações. O investimento anual é de mais de R$ 1,5 milhão. 


Festa na Cidade: Gráfico Empreendimentos comemora os seus trinta anos; veja as fotos em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O canteiro de obras do Vog Capriccio se transformou numa arena para a festa dos 30 anos da Gráfico Empreendimentos. Com boi no rolete e muito samba, centenas de colaboradores e parceiros se encontraram na tarde deste sábado (9).

A Gráfico Empreendimentos, fundada em 1987, atua nos segmentos de construção e incorporação, tendo em seu portfólio centenas de obras realizadas, incluindo infraestrutura, equipamentos urbanos, condomínios industriais e mais de 10 mil residências, com projetos arrojados e transformadores nas cidades em que se faz presente.

Em Vitória da Conquista, por exemplo, o sucesso consagrado está nos condomínios com a marca Vog. Veja algumas fotos dessa confraternização registradas e compartilhadas pelo BLOG DO ANDERSON.