Capital Baiana: “Carnaval das Antigas” abre a folia

Foto: Valter Pontes

A maior festa de participação popular do planeta ficará na memória dos baianos e turistas mais uma vez neste ano. O Carnaval de Salvador terá mais de 300 entidades, cerca de 700 horas de músicas com grandes atrações fazendo a folia dos soteropolitanos e turistas. Além das inúmeras atrações, o folião pode esperar muitas novidades nos seis circuitos oficiais. Serão diversas apresentações sem corda nos circuitos (Dodô, Osmar, Batatinha, Riachão, Sérgio Bezerra, Orlando Tapajós e Mestre Bimba) entre trios independentes, shows gratuitos e blocos sem cordas que deixarão a festa ainda mais atraente e democrático. >>>>>


HGVC: Geovani Moreno será o novo Diretor

Foto: Reprodução | Facebook

O médico Geovani Moreno Santos Junior será o novo Diretor do Hospital Geral de Vitória da Conquista. A publicação deverá ser divulgada no Diário Oficial do Estado da Bahia desta quarta-feira (18) constatando o que era esperado e comentado no Sudoeste Baiano. Com vasta atuação na Medicina, Doutor Geovani também é bacharel em Direito. Ele sucede a Enfermeira Marilene Ferraz Barbosa.


Sul Baiano: bandidos invadem Fórum de Camacan no fim de semana e arrombam cofre vazio

Foto: Divulgação

O Fórum Desembargador Antonio Carlos Souto, em Camacan, no Sul Baiano, foi invadido e teve o cofre arrombado, durante o último final de semana. O crime foi percebido na manhã desta segunda-feira (16), quando funcionários do órgão chegaram para trabalhar. A caixa-forte estava vazia e nada foi levado. Esta é a segunda vez que o local é alvo de bandidos.O funcionamento do Fórum foi suspenso nesta segunda-feira por conta da invasão. As informações foram confirmadas ao G1 pelo delegado Francesco Santana, titular da Delegacia de Polícia Civil. Segundo o delegado, os criminosos serraram a grade que protege o teto do imóvel, para conseguir ter acesso e, além do cofre, arrombaram 9 salas onde funcionam cartórios. Conforme o delegado, uma perícia foi realizada no local, mas ainda não é possível afirmar em que dia houve o arrombamento, já que o fórum funciona apenas de segunda a sexta-feira, e fica vazio durante o final de semana. Ainda de acordo com o delegado, a última invasão ocorreu há dois anos. Na época, os criminosos quebraram uma parede do imóvel para ter acesso ao local. Eles fugiram levando armas que eram guardadas. Após as investigações três homens foram presos, mas o armamento não foi recuperado.


HGVC: obras deverão ser concluídas em março

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Prevista para ser inauguradas em dezembro do ano passado, as obras do Hospital Geral de Vitória da Conquista deverão ser inauguradas em março, conforme informações da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB). Iniciadas em 2012, os investimentos chegam aos R$5 milhões em novos leitos e a ampliação da Emergência.

Na tarde do sábado (14) o BLOG DO ANDERSON passou pelo HGVC e pode constatar a situação que tem sido alvo de reclamações de pacientes, familiares e servidores: quando faz sol surge a poeira e em dias chuvosos é a lama que domina os obstáculos.


Tragédia na BR-101: quatro pessoas morrem em acidente entre carro e carretas perto de Entre Rios

Fotos: Reprodução | Voz da Bahia

Quatro pessoas morreram e duas ficaram gravemente feridas em um acidente na BR-101, trecho de Entre Rios, distante cerca de 134 km de Salvador, na manhã deste domingo (15). De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um carro de passeio e duas carretas se envolveram no acidente. Ainda conforme a PRF, as duas carretas bateram após o condutor de uma delas tentar desviar do carro de passeio quando o motorista do veículo tentava fazer uma ultrapassagem indevida. A polícia informou que uma das carretas saiu da pista e bateu com a outra. O condutor que tentou desviar do carro morreu no local. O motorista da outra carreta envolvida no acidente não teve ferimentos.

O compartimento de carga de uma das carretas ficou destruído. O motorista do veículo pequeno envolvido no acidente não conseguiu voltar para a pista e o carro acabou embaixo de uma das carretas. Cinco pessoas estavam no automóvel. Três morreram no local. Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal de Alagoinhas. Os outros dois passageiros foram socorridos pelo Samu para um hospital do mesmo município. A PRF informou que os ocupantes do carro de passeio saíram de Maceió (AL), com destino a Utinga, interior da Bahia. Informações do G1.


Planalto: Mozart assume o comando do PSOL

Foto: BLOG DO ANDERSON

O professor José Mozart Tanajura Junior, ex-candidato à Prefeitura de Planalto na chama encabeçada pelo petista Cloves Alves Andrade, trocou a bandeira partidária. Ele deixou o Partido Socialista Brasileiro e assumiu o comando do Partido Socialismo e Liberdade, o PSOL. “Já estamos construindo a terceira via em Planalto, para fazermos um amplo debate em favor da conscientização política”, afirmou o político ao BLOG DO ANDERSON na noite deste domingo (15). De olhos nas Eleições 2018 e também nas Eleições 2020, Mozart terá como meta liderar a frente de oposição ao prefeito Edilson Duarte da Cunha, conhecido como Dico, do Partido Progressista.


Personalidade Conquistense: Edson Augusto, 41 anos

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Sítio São Roque foi o local de mais uma festa entre amigos. O agraciado da tarde deste sábado (14) foi o empresário Edson Augusto Souza Gomes que celebrou os seus 41 anos.

Boi no rolete e Léo Pretto foram as principais atrações que reuniram personalidades em Vitória da Conquista. O BLOG DO ANDERSON esteve lá e registrou alguns momentos compartilhados em fotografias.


Encontro da EPS: Wagner pede que a população tome as ruas para voltar a respirar democracia

Fotos: Jonas Santos | Divulgação

Em momento de análise interna, o que não faltou foram debates no encontro estadual da Esquerda Popular Socialista (EPS), na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que reforçou o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como pré-candidato nas Eleições 2018 e defendeu a unidade como ponto crucial para o partido se reestruturar. O ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, por exemplo, um dos palestrantes deste sábado, disse para o público formado de representantes de 98 municípios da Bahia, que vai ser preciso ir às ruas defender a democracia e apoiar a candidatura de Lula. Junto com prefeitos, vereadores, a senadora Lídice da Mata, deputados federais como Valmir Assunção, Luiz Caetano, Nelson Pelegrino e Carlos Zarattini, esse último líder do PT na Câmara, Wagner lembrou que o PT precisa resgatar suas origens e voltar a dialogar diretamente com os movimentos sociais, sindicais e populares.

Fazendo uma comparação entre o crescimento da direita em outros países e no Brasil, com o impedimento da presidente Dilma Rousseff, o ex-governador petista reconheceu que o partido errou em não fazer uma reforma geral no sistema político. “Ou a gente muda o sistema político ou não teremos projetos de esquerda para o país. Vão derrubar todos que derem força ao povo”, frisa. Wagner apontou que a situação com o governo Dilma foi muito difícil, mas que pior está sendo conviver com uma pauta permanente de retirada de direitos, e por isso a esquerda deve se fortalecer. “A responsabilidade é coletiva, se a gente quer garantir 2018, pode esquentar os tamborins e aprimorar a capoeira, eu acho que daqui para 2018, muito provavelmente, se a gente quer respirar a democracia, nós vamos ter que ir para as ruas de qualquer maneira. Não é só o jogo eleitoral”.

Crise, meios de sair dela, o papel da mídia no golpe, políticas sociais e o empoderamento do povo foram alguns dos temas deste sábado no encontro da tendência petista. Com nomes como o jornalista Paulo Henrique Amorim e o teólogo Leonardo Boff, o encontro se tornou uma aula para todos que acompanharam de perto as explanações. Para o deputado federal Valmir Assunção, anfitrião do evento, a ideia foi levar ainda mais conhecimento de dois gênios da literatura nacional para a militância da sigla. “Estamos diante de dois escritores e pensadores da nossa contemporaneidade. Ambos os palestrantes defenderam o mesmo que pensamos: a unidade da esquerda e a retomada da democracia. E isso só virá com uma eleição direta com Lula sendo reconduzido à presidência. O governo Temer não se sustenta se o povo for para as ruas”, avalia Valmir.


Personalidade Conquistense: Orlando Bracin e os seus 84 anos de vida com muitas histórias pra contar

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Uma das figuras mais ilustres de Vitória da Conquista comemora o seu 84ª aniversário. Natural de Itabuna, Orlando Barros Ventura chegou a Conquista nos anos quarenta num pau-de-arara conduzido por Migdônio Fonseca.

As três gerações de Orlando Bracin

Primeiramente ele atuou como sapateiro e em 1964, após um problema de saúde, abriu uma quitanda com diversas variedades, entre eles a cachaça. E foi da aguardente de cana-de-açúcar que ficou conhecido em todo o Sudoeste Baiano com a Cachaçaria do Bracin, que mantém o seu endereço desde a sua fundação na Travessa da Conquista.

Cachaçaria Bracin já recebeu milhares de pessoas desde 1965

“A mulher pariu dez. Em casa, não sei na rua. Se eu morrer rico aparece mais, se morrer pobre não aparece ninguém”, afirmou Orlando Bracin, como é conhecido. “Hoje é 13 de janeiro de 2017. Numa sexta-feira treze, o dia da felicidade”, disse durante entrevista ao BLOG DO ANDERSON no final da tarde desta sexta-feira (13). Veja algumas fotos e ouça a entrevista.


Dom Basílio: empresário é morto a tiros de revólver

Foto: WhatsApp | BLOG DO ANDERSON

Outro homicídio é registrado no Sudoeste Baiano nesta sexta-feira (13). O segundo crime da região no mesmo dia aconteceu em Dom Basílio. O empresário Raimundo Caires Dourado, de 46 anos, foi morto a tiros de revólver. A Polícia Militar informou que dois homens chegaram numa moto e atiraram contra a vítima que morreu num estabelecimento comercial. O corpo foi levado para necropsia no Instituto Médico Legal de Brumado. A Polícia Civil investiga o caso.


Violência em Barra do Choça: homem é morto dentro de bar

Foto: BLOG DO ANDERSON

Um homem foi morto a tiros de revólver dentro de um bar em Barra do Choça, no Sudoeste Baiano. O crime aconteceu por volta das 16h15 desta sexta-feira (13), no bairro Pedro Santino. O corpo de Fábio Souza Santos, de 28 anos, passou por necropsia no Instituto Médico Legal de Vitória da Conquista. A Polícia Civil investiga o caso.


Saúde Pública: Bahia terá R$ 3,9 milhões para atenção domiciliar; Vitória da Conquista será beneficiada

Foto: Reprodução

A atenção domiciliar da Bahia ganha um reforço do Ministério da Saúde com repasse de R$ 3,9 milhões contemplando os municípios de Governador Mangabeira, Macaúbas, Paramirim, Senhor do Bonfim, Vera Cruz, Vitória da Conquista, que terão aumento do limite financeiro para investimento anual com média e alta complexidade. Os recursos são incorporados ao Limite Financeiro de Média e Alta Complexidade, Teto MAC, vinculado às gestões municipais e destinados à habilitação de Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAP) em unidades de saúde que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Cada cidade terá o repasse mensal feito pelo Fundo Nacional de Saúde para o Fundo Municipal, com exceção de Vitória da Conquista que receberá pelo Fundo estadual. A finalidade é a implantação do Serviço de Atenção Domiciliar cujas equipes são fundamentais no cuidado do paciente domiciliado. Os recursos estão estabelecidos de acordo com as Portarias publicadas no Diário Oficial da União, de Nº 3.016, de 27 de dezembro de 2016 e a de Nº 15, de 4 de janeiro de 2017. Ao todo serão R$ 38.112.000,00 incorporados ao Limite Financeiro de Média e Alta Complexidade, Teto MAC, para atenção domiciliar de 16 estados em 53 municípios brasileiros, destinado às habilitações de EMADs e EMAPs.


Cândido Sales: homem morre após cair de andaime

Fotos: WhatsApp | BLOG DO ANDERSON

Um homem morreu depois de cair de um andaime, na tarde desta quinta-feira (12), em Cândido Sales. Segundo o Departamento de Polícia Técnica, Cláudio Soares de Souza, de 39 anos, bateu a cabeça no chão.

Ainda de acordo com o DPT, ele chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levado ao Hospital Municipal Deputado Luís Eduardo Magalhães, mas não resistiu aos ferimentos. O corpo do trabalhador da construção civil foi trazido para o Instituto Médico Legal de Vitória da Conquista para necropsia antes de ser sepultado em Cândido Sales.


Operação Cui Bono: agentes da Polícia Federal deixam condomínio de Geddel com maleta nas mãos

Foto: Clériston Santana | TV Bahia

Uma operação da Polícia Federal que apura um esquema de fraudes na liberação de créditos junto à Caixa Econômica Federal, entre os anos de 2011 e 2013, cumpre dois mandados de busca e apreensão em Salvador. Um dos alvos é o ex-ministro Geddel Vieira Lima. Ele foi vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa no período investigado pela PF. Na manhã desta sexta-feira (13), uma equipe da Polícia Federal esteve no prédio onde Geddel mora, no bairro do Jardim Apipema, na capital baiana. O condomínio Pedra do Valle fica em uma área nobre de Salvador. Testemunhas contam que uma viatura da PF chegou ao condomínio por volta das 6h [Horário da Bahia]. Cerca de 3h30 depois, o G1 presenciou a saída de agentes do prédio com uma maleta nas mãos. Eles entraram no veículo policial e saíram com vidros fechados. Ninguém quis gravar entrevista. Uma pessoa informou à reportagem que não tinha ninguém no apartamento procurado pela PF. Entretanto, os agentes decidiram entrar mesmo assim no imóvel. Confira a reportagem do G1.


Municipalismo: Márcio Ferraz vai presidir o Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Associação dos Municípios das Regiões do Rio do Antônio e Rio Gavião (AMVAGRA) vai eleger a sua nova Diretoria para o biênio 2017/2018 nos próximos dias com uma novidade. Agora a AMVAGRA será fortalecida com a chegada do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião (CIVALERG). Em reunião na manhã desta quinta-feira (12) o ex-prefeito de Condeúba, José Augusto Ribeiro, se despediu do cargo que presidiu pelos últimos dois anos. Na ocasião o alcaide de Tremedal, Márcio Ferraz de Oliveira foi apontado como novo presidente da entidade em chapa única. “Além do trabalho que foi difícil neste primeiro mandato, a gente agora está assumindo essa Presidência do Consórcio, porque hoje tanto o Governo do Estado como a União destinam os recursos mais através dos consórcios”, afirmou Ferraz.

“A AMVAGRA vai funcionar mais como um instituto político e o Consórcio para a gente angariar recursos para o município. Vamos fazer esse trabalho para melhorar um pouco mais”, complementou. Além de Tremedal, Belo Campo, Barra do Choça, Piripá, Condeúba, Cordeiros, Mortugaba, Jacaraci, Licínio de Almeida, Caculé, Brumado, Vitória da Conquista, Aracatú, Caraíbas, Tanhaçu, Guajerú, Anagé, Caetanos, Bom Jesus da Serra, Planalto, Encruzilhada, Cândido Sales, Itambé, Itapetinga, Itarantim, Caatiba, Presidente Jânio Quadros, Maetinga, Ibiassussê, Mirante e Malhada de Pedras deverão fazer parte da CIVALERG/ AMVAGRA. Veja algumas fotos registradas pelo BLOG DO ANDERSON.


4ª CIRETRAN: DETRAN explica a falta de lacres

Foto: BLOG DO ANDERSON
Foto: BLOG DO ANDERSON

A falta de material continua sendo alvo de reclamações para quem busca serviços na 4ª Circunscrição Regional de Trânsito (4ª CIRETRAN). Dirigentes do órgão em Vitória da Conquista informaram ao BLOG DO ANDERSON que aguardam a chegada dos lacres, mas ainda não tem dada exata para restabelecimento dos serviços. O BLOG DO ANDERSON buscou contato com o Departamento Estadual de Trânsito do Estado da Bahia (DETRAN-BA) através de sua Assessoria de Comunicação. Eles prometeram uma posição sobre o problema ainda na quarta-feira (11), mas como sempre nenhuma informação foi passada até o fechamento desta publicação.


Governo do Estado: Oberdan Rocha assume a Coordenação de Integração de Políticas e Projetos

Foto: BLOG DO ANDERSON
Foto: BLOG DO ANDERSON

O ex-prefeito de Barra do Choça, Oberdan Rocha Dias, é um dos nomes da nova equipe do Governo do Estado. No Diário Oficial desta quarta-feira (11), o governador assinou o decreto na nova posto de Oberdan como titular da Coordenação de Integração de Políticas e Projetos, da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento.


INCRA: Giuseppe Serra assume Superintendência na Bahia

Foto: Divulgação | INCRA
Foto: Divulgação | INCRA

A superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) na Bahia tem um novo gestor. No lugar do administrador Hélder Almeida, que estava no comando do órgão desde setembro de 2016, assume o engenheiro agrônomo Giuseppe Serra Seca Vieira. O novo gestor assumiu a função na segunda-feira (9). Natural de Aracaju e servidor de carreira do INCRA, desde 2008, Giuseppe iniciou a carreira na Superintendência de Marabá, no estado do Pará, onde conduziu o Serviço e a Divisão de Obtenção de Terras e coordenou a Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária (ATES). Ano passado ele atuou novamente como chefe da Divisão de Obtenção de Terras, dessa vez, no INCRA de Goiás. Giuseppe Vieira já dirigiu também as superintendências do INCRA do Mato Grosso, entre os anos de 2015 e 2016 e do Sul do Pará, de onde saiu para assumir a regional baiana.


Tragédia na BR-116: três pessoas morrem na região de Vitória da Conquista; vítimas eram de Minas Gerais

Fotos: Reprodução | Portal Cândido Sales
Fotos: Reprodução | Portal Cândido Sales

A Polícia Rodoviária Federal identificou as vítimas envolvidas num acidente entre um carro de passeio, uma caminhonete e um caminhão no KM-880 da BR-116, próximo a Veredinha, distrito de Vitória da Conquista. A colisão frontal aconteceu por volta das 15h40 desta terça-feira (10). No Gol estavam quatro pessoas, três morreram entre eles um bebê de sete meses. Um idoso foi levado ao Hospital Geral de Vitória da Conquista pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

mtsf4dg-001

Todas as vítimas fatais eram de Paracatu, município de Minas Gerais. De acordo com informações colhidas pelo BLOG DO ANDERSON, a caminhonete ostenta placas de Vitória da Conquista, no entanto os ocupantes residentes em Cachoeira de Pajeú, também em Minas Gerais. Conforme a PRF, até às 22 horas os corpos ainda permaneciam sendo periciados para serem levados ao Departamento de Polícia Técnica. As circunstâncias dessa tragédia são investigadas.