Justiça Baiana: sem juiz titular desde o ano passado, Comarca de Itapetinga acumula 40 mil processos

Foto: Divulgação

Cerca de 40 mil processos estão praticamente parados no Fórum Desembargador José Alfredo Neves da Rocha, em Itapetinga, por falta de juiz titular desde julho do ano passado. A situação é parecida em Itambé, que está sem magistrado há cerca de dois anos. O problema preocupa moradores e advogados. O assessor da presidência do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia explicou que foi aberto um edital, com prazo para maio, a fim de promover de cerca de 70 juízes para comarcas de todo o estado, entre elas de Itapetinga. Ainda não há previsão de chegada de juízes titulares em Itambé, porque depende da realização de outro edital. Não foi informado o número de processos parados em Itambé. Para a população não ficar ainda mais prejudicada, juízes como Jequié, Ibicuí, Itarantim e até mesmo Salvador precisam ir a Itapetinga durante alguns dias da semana, mas ainda assim, muitos processos ficam parados. A dona de casa Edilene Ferreira está há 13 anos com um processo parado na Comarca Itapetinguense. Ela moveu uma ação contra o município depois de um acidente com a filha dentro de uma escola, mas a causa não foi julgada. “Há 13 anos, aguardo o resultado desse processo da minha filha que perdeu a visão na escola e, até o momento, nada foi feito”, reclama. A situação é acompanhada pela Ordem dos Advogados do Brasil. Um grupo tem se reunido frequentemente para discutir o problema. “Estávamos com quatro juízes até julho do ano passado, perdemos todos os magistrados por promoção e ficamos com todo o acervo parado”, diz o presidente da OAB, Fabrício Moreira. Informações do G1.


Guia de Oportunidades: mais 500 jovens ingressam no mercado de trabalho por meio do Primeiro Emprego

Fotos: Manu Dias | GOVBA

Nos próximos dois anos, 500 jovens baianos terão a primeira experiência no mercado de trabalho. Eles foram convocados pelo Programa Primeiro Emprego, do Governo do Estado, que oferece vagas para estudantes oriundos de cursos técnicos da rede estadual, e irão trabalhar em órgãos públicos, 300 deles em Salvador e 200 no interior da Bahia. Chance de mostrarem tudo que aprenderam durante a Educação Profissional e de se prepararem para o futuro. Futuro que já começou nesta terça-feira (28), em evento realizado no Hotel Devile, em Itapuã, na Capital Baiana, onde os convocados foram recepcionados pelo governador Rui Costa.

Para o governador, o programa não oferece apenas oportunidade para aqueles que já concluíram seus cursos, mas um estímulo para os que estão na Educação Profissional. “Procuramos estimular o aumento do desempenho dos jovens nas escolas técnicas, já que a seleção depende do desempenho dos estudantes durante os três anos de curso, através de um ranking. Com isso, queremos dizer aos estudantes que só depende deles Esse é um programa social. O jovem terá todos os direitos garantidos, porque esbarramos na dificuldade de conseguir um emprego sem ter experiência, mas não tem ninguém oferecendo essa oportunidade. Agora é diferente. Estamos oferecendo esse primeiro passo”, explicou Rui. >>>>>>


Tecnologia: Rui anuncia realização da Campus Party na Bahia

Foto: Pedro Moraes | GOVBA

A Bahia vai receber um dos maiores eventos de ciência e tecnologia do mundo, a Campus Party. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (27) pelo governador Rui Costa, que se reuniu com o presidente da Campus, Francesco Farruggia, na sede da Governadoria, em Salvador. “Definimos a realização do evento pela primeira vez na Bahia, para felicidade dos geeks e nerds baianos. Nosso estado entra no circuito internacional da Campus Party, que acontece em países como Estados Unidos, Holanda, Cingapura, Alemanha, Itália, Inglaterra, Portugal, México e Argentina”, afirmou Rui em sua rede social. Na próxima semana, o Governo do Estado convocará uma coletiva de imprensa para anunciar os detalhes do maior evento internacional de fanáticos digitais.


Justiça Baiana: Estado tem déficit de quase mil defensores

Foto: BLOG DO ANDERSON

Faltando pouco menos de dois meses para o Dia do Defensor Público, celebrado em 19 de maio, os profissionais que atuam na Bahia não têm muito a comemorar e lutam pela maior valorização da atividade. Além de enfrentar um déficit de quase mil defensores, segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), eles reivindicam também melhores condições de trabalho. Com o quadro atual de 276 defensores públicos, a Bahia tem déficit de 963 profissionais, conforme o Ipea, que aponta a necessidade de pelo menos 1.239 defensores para atender à população que ganha até três salários mínimos, considerada o público-alvo da instituição. Confira a reportagem do A Tarde.


Parque Lagoa das Bateias: fedor, lixo e esgoto tiram o brilho deste “cartão postal” de Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Para a sua primeira ação como prefeito o peemedebista Herzem Gusmão Pereira acordou cedo. O ato foi no dia 2 de janeiro quando ele passou pelo Parque Lagoa das Bateias onde acontecia um mutirão de limpeza.

Na época tudo ficou limpinho, mas na tarde deste domingo (26) o BLOG DO ANDERSON retornou ao espaço que estampa cartões postais de Vitória da Conquista e a situação é outra e em alguns locais está até pior da que foi herdada por Herzem. Além do lixo, acúmulo de terra, lixo e mato, as carroças continuam descarregando entulho dentro do lago e arredores.

A vala de desvio pluvial conta agora com um reservatório de água podre que desce de residências do bairro Zabelê, servindo para a proliferação de bichos peçonhentos e possivelmente o Mosquito da Dengue. Veja as fotos e o vídeo do buracão do fedor.


Recôncavo Baiano: Cachoeira tem segunda agência bancária explodida em menos de dois meses

Foto: Fábio Santos | Voz da Bahia

Uma agência do Bradesco de Cachoeira, no Recôncavo baiano, foi alvo de explosão na madrugada desta segunda-feira (27), de acordo com a Polícia Militar. Este é o segundo ataque na cidade em menos de dois meses. O último ocorreu no dia 31 de janeiro, quando uma agência do Banco do Brasil foi explodida. A explosão ocorreu por volta das 2 horas. A Polícia não tem informações sobre os danos causados à agência e o que foi levado. Assim como no último ataque, no crime desta segunda-feira, para facilitar a fuga e bloquear a perseguição policial, os criminosos colocaram fogo em veículos na ponte Dom Pedro II, que liga Cachoeira a São Félix, além do acesso ao distrito de Capueiruçu. A PM não tem informações sobre feridos. Os policiais realizam diligências em busca dos criminosos. Não há informações sobre a identidade dos suspeitos. Até as 7 horas desta segunda-feira (27), ninguém havia sido preso.


Literatura: jornalista lança campanha para venda de livro

Foto: Divulgação

O jornalista baiano Ricardo Ishmael lança uma campanha na internet para venda antecipada do seu primeiro livro “O curioso destino de Rita Quebra-Cama”. A obra reúne sete contos de ficção, incluindo aquele que dá título ao livro. Os interessados podem contribuir com valores a partir de R$ 20 para adquirir e-book e R$ 30 para uma edição autografada da obra. “O livro propõe, despretensiosamente, um mergulho no sertão nordestino através dos causos, lendas, narrativas que povoam o nosso imaginário coletivo. Trata de temas como a seca, as lutas armadas pela posse de terras, os jagunços e beatos, a vida ora mansa, ora agitada das pequenas cidades sertanejas”, resumiu. O livro é ilustrado com a arte de Juraci Dórea, artista baiano consagrado internacionalmente pelo trabalho com desenho, pintura, escultura e fotografia. A obra ainda conta com prefácio de Roberto Appel, jornalista e diretor de jornalismo da Rede Bahia de Televisão, além de textos da poetisa Mabel Velloso e do poenta e cantador Xangai. Ricardo Ishmael é natural de Serrinha, cidade do semi-árido baiano. É um dos oito filhos do marceneiro Antônio e da dona de casa Julia. Descobriu nos livros, ainda criança, uma paixão que o acompanharia desde então. Passou pela faculdade de Licenciatura em História da Universidade Estadual de Feira de Santana e, logo em seguida, formou-se bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em Vitória da Conquista. Há sete anos é apresentador-titular do telejornal Jornal da Manhã, da TV Bahia, além de repórter e editor. Com informações do G1.


Novidade na Cidade: Minotouro e Minotauro inauguram academia em Vitória da Conquista; veja as fotos

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Nascidos em Vitória da Conquista, os gêmeos Antônio Rogério Correia Nogueira e Antônio Rodrigo Nogueira são conhecidos internacionalmente como Minotouro e Minotauro ou Rodrigo Nogueira, respectivamente. Os lutadores de artes maciais mistas circulam o mundo conquistando os mais importantes títulos do MMA. De volta a Vitória da Conquista, Rogério Minotouro tem cumprindo uma longa agenda nesta semana.

Na quinta-feira (23) ele passou pela Faculdade de Tecnologia e Ciências onde ministrou palestras para estudantes do curso de Educação Física. No dia seguinte o atleta conquistense esteve numa loja recepcionando seus inúmeros fãs.

Ainda na sexta-feira (24) o BLOG DO ANDERSON foi até a rua Santa Marta, próximo à Praça da Saudade, onde agora conta com a MG Training e Fiteness, academia conveniada a Team Nogueira. Esse último evento também contou com a presença de Laudelino Barros, conhecido como Lino Barros, pugilista atual campeão latino americano pela World Boxing Organization.


Licínio de Almeida: em Salvador, Fabrício e Fred apresentam demandas ao governador

Foto: Alberto Coutinho | GOVBA

O deputado estadual Jean Fabrício Falcão (PcdoB) foi o interlocutor entre o prefeito de Licínio de Almeida, Frederico Vasconcellos Ferreira (PCdoB), e o governador Rui Costa em recente audiência. Durante a reunião, o prefeito apresentou demandas das áreas de saúde, urbanização, abastecimento de água e educação. Entre as principais solicitações está a urbanização da Lagoa do Gado Bravo e a construção de três sistemas simplificados de abastecimento de água para as localidades de Taquaril 2, Tamboril de Baixo e Duas Passagens/Pau Ferro. >>>>>>


Educação: Gincana mobiliza escola e comunidade em Mirante

Fotos: Divulgação

A comunidade escolar do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, em  Mirante, no Sudoeste Baiano,  está promovendo a Gincana do Conhecimento: escola e comunidade para educar e transformar. O evento segue até a próxima quinta-feira (30) e tem o objetivo de promover o protagonismo estudantil, por meio da música, dança, teatro, atividades lúdicas, palestras, provas de conhecimentos e tarefas que despertem a cidadania e a solidariedade.

“Preparamos várias atividades interdisciplinares que ligam as disciplinas estudadas em sala de aula a questões do cotidiano dos estudantes. Buscamos, com a gincana, promover o protagonismo estudantil, engajar os estudantes no processo educativo e tornar a escola um ambiente mais prazeroso, para, assim, incentivar o sentimento de pertencimento do ambiente e da comunidade”, explica a diretora da unidade escolar, Ranes Souza. >>>>>>


Educação: Audiência Pública discute sobre edital do Programa Mais Futuro em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Solicitado pelo vereador Fernando Vasconcelos Silva (PT), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou nesta quinta-feira (23) uma audiência pública para discutir sobre o lançamento do Programa Mais Futuro, do Governo do Estado da Bahia.O Mais Futuro é um projeto de assistência estudantil para garantir a permanência dos estudantes nas universidades da Bahia, com o apoio do Governo do Estado, tendo um investimento de cerca de R$ 5 milhões até o fim do ano que vem.

A iniciativa, que integra o Programa Educar Para Transformar, tem como meta beneficiar nove mil estudantes universitários em condições de vulnerabilidade socioeconômica.

Eles terão acesso a auxílio financeiro para dar continuidade aos estudos e evitar o abandono do curso superior por falta de condições de concluir a graduação. As quatro universidades do Estado: Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade de Santa Cruz (UESC) e Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB) serão contempladas pelo programa.

Além do edil, participaram do debate o deputado estadual José Raimundo Fontes, o diretor do Núcleo Regional de Educação Ricardo Costa, o subsecretário de Educação do Estado da Bahia Nildon Carlos Santos Pitombo, o reitor da UESB Paulo Roberto Pinto Santos, entre outras personalidades políticas, sociais e estudantis.


Congresso Nacional: “A classe trabalhadora está de luto. O Governo Golpista assassinou a CLT”, diz Waldenor

Foto: Divulgação

O deputado federal Waldenor Pereira (PT-BA), membro da Comissão Especial da Reforma Trabalhista na Câmara Federal, lamentou a aprovação, na noite de quarte-feira (22), do Projeto de Lei 4302/98 que versa sobre a terceirização irrestrita da atividade de trabalho. O parlamentar, que votou novamente contrário a uma proposta de terceirizar a atividade-fim nas empresas e instituições públicas, realizou pronunciamento no plenário nesta quinta-feira (23), condenando “o governo golpista e ilegítimo de Michel Temer” de “assassinar” a Consolidação das Leis Trabalhistas brasileira, que completa neste ano 74 anos de existência no país.  “A classe trabalhadora brasileira hoje está de luto. De fato, a noite de ontem foi uma noite muito triste para a classe trabalhadora do Brasil, porque a aprovação do projeto de lei 4302, intitulado pela minha colega Maria do Rosário como uma múmia, é muito pior que o projeto de lei 4330 – que já havia sido aprovado por esta Câmara Federal, naturalmente com nosso voto contrário, e que atualmente se encontra no Senado Federal”, lamentou. >>>>>>


Setor Calçadista: Suzana Santos abre fábrica em Itapetinga

Foto: Divulgação

Presente no Sudoeste Baiano há dois anos, a empresa de calçados Suzana Santos, que fabrica as marcas Suzana Santos, Renata Mello e Azillê, inaugurou sua quinta unidade fabril no município de Itapetinga. A previsão é produzir de 5.000 a 6.000 pares/dia de sapatos femininos, em quatro linhas de produção. Atualmente, a unidade gera 118 empregos, com previsão de chegar a 600 quando estiver em plena operação. A empresa está instalada em cinco municípios: Itapetinga, Potiraguá, Itarantim, Iguaí e Maiquinique. “Estamos basicamente em fase de implantação ainda. Em 1 ano e 9 meses de produção, já ampliamos três galpões, o de Maiquinique, Itarantim e Potiraguá. Estamos iniciando os trabalhos em Itapetinga, mas nosso objetivo principal é criar uma estratégia muito forte no sentido de firmar nossa marca principalmente na Bahia”, afirma Almir Santos, sócio diretor do grupo Suzana Santos. >>>>>


Tremedal: em audiência com governador, Fabrício e Márcio Ferraz pedem ações para saúde e infraestrutura

Foto: Alberto Coutinho | GOVBA

O deputado estadual Jean Fabrício Falcão (PCdoB) tem intensificado a articulação de audiências entre prefeitos e o governador Rui Costa. Na última semana, foi a vez do prefeito de Tremedal, Márcio Ferraz de Oliveira (PSD). Gestor e deputado solicitaram melhorias para a população, sobretudo nas áreas da saúde e infraestrutura. Durante audiência foi entregue a Rui Costa demandas como a cessão de aparelho de Raio-X, ambulância, recuperação de pontes que foram devastadas durante um temporal há três anos, liberação de recursos para construção de uma praça e melhoramento de uma lagoa que será destina ao lazer da população. Márcio solicitou também mais apoio para o fortalecimento do consórcio que representa os municípios da região Sudoeste e Serra Geral. “Esses momentos com o governador são muito importantes. É trabalho nosso, que assumimos, fazer essa ponte. O governador nos ouviu e se comprometeu com o atendimento a essas demandas”, disse Fabrício.


Aeroporto de Vitória da Conquista: inauguração deve acontecer no ano que vem, informa Governo Federal

Foto: Reprodução | Projeto

No início deste mês, o Aeroporto de Vitória da Conquista, concluiu as obras da pista de pouso e decolagem, pátio de aeronaves, cerca e balizamento noturno. O Governo Federal investiu R$ 47,7 milhões no projeto. O valor total, com contrapartida do Governo do Estado, foi de R$ 53 milhões. Com a entrega, o O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil concluiu a primeira etapa de obras do equipamento que deverá receber o nome do cineasta Glauber Rocha. A segunda etapa consiste na execução das obras do Terminal de Passageiros (TPS), no valor de R$ 45 milhões. “Já demos início aos estudos de sondagem de solo no local a ser construído o TPS e a previsão é que as obras sejam entregues no segundo semestre de 2018”, afirma o assessor especial do Ministério dos Transportes, Dario Lopes. Além disso, estão previstos a aquisição e instalação dos equipamentos de auxílio à navegação, complemento da cerca operacional, reservatórios de água, iluminação de via de contorno, mobiliários e equipamentos, iluminação do pátio de aeronaves e implantação de redes de telecomunicações.


Centro Sul Baiano: BA-270 que liga Potiraguá à BR-101 será recuperada; obras devem começar até junho

Foto: Divulgação

Antecipado ao BLOG DO ANDERSON no último mês de fevereiro, o secretário de Infraestrutura do Estado da Bahia, Marcus Cavalcanti, reconfirmou a recuperação da BA-270, trecho entre Potiraguá à BR-101. O anúncio foi feito ao deputado estadual José Raimundo Fontes (PT) na manhã desta quarta-feira (22). O edital de licitação será publicado no Diário Oficial da quinta-feira (23). A previsão é de que as obras comecem dentro de 30 dias. A recuperação da BA-270 é uma antiga reivindicação dos mandatos dos deputados Zé Raimundo e Waldenor Pereira (PT-BA), atendendo o anseio dos mais de 100 mil moradores de Potiraguá, Itarantim, Itapetinga, Maracani e Maiquinique, além dos condutores que trafegam na rodovia com frequência. O trecho recuperado tem extensão de 58 quilômetros, um investimento de mais de R$ 27 milhões. As intervenções desta rodovia fazem parte de um compromisso assumido no início deste ano pelo governador Rui Costa, que vai investir em manutenção de mais de 18 mil km de rodovias da Bahia, por meio do Programa de Restauração e Manutenção de Rodovias Estaduais, Premar.


Esporte Conquistense: nos Estados Unidos, Hiago Gama é campeão no Pan de Jiu-Jitsu

Fotos: WhatsApp | BLOG DO ANDERSON

O conquistense Hiago Gama teve êxito em mais uma competição internacional. Em Irvine, na Califórnia, Hiago conquistou o ouro no Pan de Jiu-Jitsu na noite do sábado (19). Via WhatsApp com o BLOG DO ANDERSON, Hiago comemorou.

“Já tinha ganhado no ano passado e agora repetimos esse feito. Agora estou focado no mundial para fechar a faixa marrom com chave de ouro”, afirmou o jovem direto dos Estados Unidos da América. Aos 24 anos, esse atleta tem tido ótimos resultados em diversas competições pelo mundo. Ele é um dos lutadores da Alliance, com sede no Rio de Janeiro.


Operação Citrus: Ministério Público prende seis pessoas envolvidas em fraudes na Prefeitura de Ilhéus

Na madrugada de dessa terça-feira (21), seis pessoas foram presas em Ilhéus, no Sul da Bahia, durante Operação Citrus, do Ministério Público do Estado da Bahia (MPE). Segundo o órgão, o grupo criminoso incluía empresários e funcionários públicos que aplicavam fraudes e superfaturamento em licitações e contratos feitos pela Prefeitura Municipal de Ilhéus. Todos os seis mandados de prisão foram cumpridos, além de seis de condução coercitiva e 27 de busca e apreensão. As investigações do MPE mostraram que o grupo operava desde 2009, firmando contratos com a prefeitura de Ilhéus para o fornecimento de bens diversos sob o termo generico de “gêneros alimentícios” e “materiais de expedientes/escritório”. Além disso, foi comprovado durante as investigações que agentes públicos do primeiro escalão do governo municipal participavam do esquema, enquanto que as empresas envolvidas receberam mais de R$ 20 milhões devido aos contratos com a prefeitura de Ilhéus. Uma das empresas mantinha contratos irregulares com o município para o fornecimento de merenda escolar. A ação foi feita pela 8ª Promotoria de Justiça da cidade, em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas do MPE e a Polícia Civil. O MPE chegou a divulgar os nomes das pessoas que tiveram prisão decretada e cumprida: Enoch Andrade Silva, Thayane Santos Lopes, Wellington Andrade Novais, Lucival Bomfim Roque, Jamil Chagouri Ocké e Kácio Clay Silva Brandão.


Sudoeste Baiano: Caculé vence Tremedal em jogo amistoso

Fotos: Divulgação | PMC

 Na tarde do último sábado (18),  no Estádio Nilo Xavier, a Seleção de Caculé recebeu a Seleção de Tremedal em seu primeiro amistoso do ano. Depois de ter sido campeã no Campeonato Regional do Clube de Campo e no Torneio Comemorativo ao Aniversário de Belo Campo, a equipe comandada por Valdeci Prates voltou a campo e venceu a Seleção de Tremedal pelo placar de 3 a 0, sendo os gols assinalados pelo artilheiro Rafinha. Veja algumas fotos.


Sudoeste Baiano: vereador de Cordeiros conhece estrutura da Câmara Municipal de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O vereador Giumar Altino Ribeiro (PMDB) esteve visitando a Câmara Municipal de Vitória da Conquista em busca de novidades para Cordeiros. Na imagem registrada pelo BLOG DO ANDERSON na última semana mostra a cortesia de Hermínio Oliveira Neto (PPS) no diálogo com o colega político do Sudoeste Baiano. Giu de Altino como é conhecido o peemedebista é opositor ao Executivo Cordeirense, mas diz estar torcendo para uma ótima gestão do prefeito Delci Alves Luz (PSD).