Novas Eleições em Poções: Léo chega ao seu 144º dia de Governo, mas Otto “sonha” em reassumir a Prefeitura

Foto: BLOG DO ANDERSON

No Sudoeste Baiano o prefeito Leandro Araújo Mascarenhas (PTB) comemora o seu 144º dia no comando da Prefeitura Municipal de Poções nesta quarta-feira (24), mas o ex-alcaide Otto Wagner Magalhães (PCdoB) ainda sonha em mudar os rumos políticos da Terra do Divino Espírito Santo. Inconformado com os resultados das Eleições 2016, Otto recorreu à Justiça e processo agora é apreciado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), em Salvador. “Nas contas eleitorais deles constaram que eles tomaram dinheiro emprestado de particular para fazer a campanha, um valor muito significativo. Como isso é proibido por Lei, o juiz julgou a ação procedente, decretou uma cassação do mandato e deixou para que o Tribunal Regional Eleitoral decidisse a apreciação do recurso para fazer o afastamento do prefeito”, afirmou lembrando de outras supostas irregularidades praticadas pelo seu opositor no dia da votação da Eleições 2016, em outubro do ano passado. “Eles colocaram aproximadamente duas mil pessoas com roupas padronizadas, com material de propaganda e fizeram a boca de urna ostensiva”, complementa. “Perfeitamente, não há nenhum impedimento para que eu possa concorrer às eleições e a intenção nossa é exatamente participar de uma nova eleição ainda esse ano”, complementou confiante na decisão final do TRE-BA. “Hoje na cidade de Poções a gente sente um duplo sentimento, primeiro de tristeza daqueles que perderam por causa da fraude e segundo de decepção de quem votou neles pela administração desastrosa que estão realizando em Poções. Então temos certeza que vamos disputar as eleições e vamos vencer”, complementa. Clique aqui e ouça a reportagem no player abaixo.


Suposto Nepotismo: por determinação do MP, Prefeitura de Brumado realiza 12 exonerações

Foto: BLOG DO ANDERSON

Doze servidores nomeados na Prefeitura Municipal de Brumado foram exonerados. A recomendação foi no Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) por suspeita de nepotismo. Segundo o MP-BA no dia 9 de maio a Promotoria já tinha recomendado que o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) anulasse as contratações de Rodrigo Cunha Vasconcelos, filho do gestor que assumiu a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, além de de Fabrícia Pinchemel Amorim Castro, ex-nora do alcaide que atuava como advogada da Procuradoria Geral do Município e de outros contratados que tinham alguma possível relação de parentesco com o socialista. As demissões aconteceram na sexta-feira (19). O MP-BA deverá entrar com uma Ação Judicial para que a denúncia seja analisada esses supostos favorecimento de parentes.


Partido dos Trabalhadores: dividido, Everaldo é conduzido à Presidência; Waldenor diz que saiu vitorioso

Foto: BLOG DO ANDERSON

Há quatro anos comandando o partido, o presidente do Partido dos Trabalhadores na Bahia, Everaldo Anunciação Farias, foi reeleito no domingo (21) para mais um mandato, desta vez de dois anos. Anunciação conseguiu os votos de 163 delegados e venceu o deputado federal Waldenor Pereira, que obteve 147 votos. A eleição apertada, por apenas 16 votos de diferença entre os candidatos, mostra que o PT saiu dividido do 6º congresso estadual. Apesar da tese de petistas influentes que pregam a “esquerdização” do partido, o que acabou prevalecendo foi a atual política de alianças de centro-esquerda. Uma guinada mais à esquerda era o que propunha o deputado Waldenor Pereira, que conseguiu ao longo da campanha reunir o apoio de oito coletivos à chapa “Muda PT” e a adesão de seis dos 12 deputados estaduais e seis dos sete federais. “Eles queriam trazer a influência parlamentar para dentro da direção partidária. E o que proponho é um equilíbrio, garantir a presença de representantes dos movimentos sociais e também dos parlamentares”, explicou Everaldo. Apesar da derrota, o deputado Waldenor Pereira disse que saiu “vitorioso” do processo e que vai contar com quase 50% de membros da Executiva e no Diretório Estadual. E pregou a unidade. “O PT na Bahia tem a finalidade fundamental de reeleger o governador Rui Costa e eleger Lula de novo presidente”. Para Everaldo Anunciação, que nesta terça-feira (23) embarca para Brasília para participar na quarta-feira (24) do ato nacional pelo “Fora Temer” e “Diretas Já”, disse que o partido deve agora reforçar a estratégia de fortalecer a relação com os movimentos sociais e demais atores comprometidos com a defesa da democracia no Brasil. Informações do A Tarde.


LUTO: Sônia Regina Almeida Silva, aos 59 anos

Foto: Reprodução

Faleceu aos 59 anos, no Hospital São Vicente de Paulo, em Vitória da Conquista, Sônia Regina Almeida Silva. Nascida em Tremedal, Sônia morou em Vitória da Conquista e posteriormente em Caraíbas. Ela lutava contra câncer. Casada, Sônia Regina deixa três filhos e três netas. O corpo será velado no templo da Igreja Batista Getsemani [Rua Jorge Stolz, 3 – Centro, Vitória da Conquistaantes de seguir para o sepultamento no Cemitério Municipal de Tremedal. O BLOG DO ANDERSON manifesta os sentimentos de condolência e pesar a todas os amigos e familiares dessa brilhante mulher.


Crime Brutal: Álvaro Pithon detalha morte de irmão e aguarda prisão de criminoso; ouça o discurso

Foto: BLOG DO ANDERSON

A morte de um idoso de 82 nos de idade chocou o Sudoeste Baiano neste mês de maio. Mario Ivan Pithon Brito estava em sua propriedade, na Zona Rural de Vitória da Conquista, onde o seu corpo foi encontrado com sinais de violência. Em discurso na noite da quinta-feira (18), o irmão da vítima, vereador Álvaro Pithon Brito (DEM), relatou a situação e diz estar confiante na apuração dos fatos. “Assassinaram o meu irmão, um crime brutal há quinze dias atrás. Chegamos lá estava o corpo do meu irmão na sua casa na sede da fazenda. Então tenho certeza que doutor Cleber juntamente com doutor Ricardo e seus agentes irão prender esse criminoso ou o mandante da morte do meu irmão de 82 anos de idade”, desabafou o edil destacando o trabalho dos delegados e agentes da Polícia Civil. Ouça na íntegra.


Governo do Estado: Rui Costa nomeia 35 peritos

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Governo do Estado vai nomear mais 35 peritos (25 médicos-legais e 10 odonto-legais) aprovados em concurso público. A informação foi divulgada pelo governador Rui Costa por meio do Twitter (@costa_rui), na tarde desta segunda-feira (22). “Com isso, fechamos as nomeações de todos candidatos aprovados no curso de formação. Esforço feito para atender ao interior do estado”, comentou Rui. O decreto com a relação dos candidatos será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça (23). O impacto financeiro com estas nomeações será de R$ 6,2 milhões anuais. Os 35 peritos vão atuar no interior baiano e somar-se a outros 86 já nomeados pelo mesmo edital de 2014 para compor o quadro de servidores da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Com esta nomeação, o Governo alcança o número de 121 peritos nomeados (38 criminalísticos, 56 médicos-legais, 10 odonto-legais e 17 técnicos de polícia).


Festas Juninas: Pablo, Magníficos e Rasta Chinela são as principais atrações do São Pedro em Belo Campo

Foto: BLOG DO ANDERSON

As Festas Juninas atraem milhares de nordestinos de São Paulo ao Sertão Baiano e em Belo Campo o São Pedro está garantido. De acordo com o prefeito José Henrique Silva Tigre, o Quinho de Belo Campo, em contato com o BLOG DO ANDERSON nesta segunda-feira (22), três grandes nomes da Música Popular Brasileira já estão confirmados: Pablo, Magníficos e Rasta Chinela subirão ao palco principal montado na Praça Napoleão Ferraz. O São Pedro de Belo Campo acontece nos dias 30 de junho e 1º de julho. Na imagem acima o alcaide posa ao lado da primeira dama, Leya Meira.


Movimento Bairro a Bairro: Projeto Social oferece serviços gratuitos em Vitória da Conquista; veja as fotos

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Idealizado pelo vereador Luís Carlos Batista Oliveira (PTB), conhecido como Dudé, foi lançado o Movimento Bairro a Bairro, que presta diversos serviços gratuitos em Vitória da Conquista. A primeira ação aconteceu no Alegria, comunidade do bairro Brasil.

O Movimento Bairro a Bairro mostrou que tem força e promete ampliar ainda mais. “Essa é a primeira de várias ações de nossa gestão voltada para a comunidade. Vamos trabalhar pela qualidade de vida dos conquistenses, seja no campo ou na cidade, e não mediremos esforços para isso”, disse Dudé. Veja algumas imagens compartilhadas pelo BLOG DO ANDERSON neste domingo (21).


Partido dos Trabalhadores: PT deve superar divergências e unir forças após reeleição de Everaldo, diz Valmir

Fotos: Divulgação | Jonas Santana

Depois de um final de semana de debates acalorados, típico da democracia interna do Partido dos Trabalhadores, os militantes petistas da Bahia já sabem quem vai comandá-los no próximo período. Everaldo Anunciação foi reconduzido ao posto maior da sigla com a maioria dos 310 delegados eleitos (167 contra 143) no Processo de Eleição Direta (PED), neste domingo (21). Além da eleição do presidente, as emendas da tese da chapa Optei foram aprovadas depois de uma vitória expressiva que aconteceu na votação do último sábado (20). Para o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), a recondução de Anunciação na presidência do partido “propicia uma abertura para superar as divergências para o PT sair unido desse processo”. O parlamentar salienta que a vitória de Everaldo aconteceu após a unificação das correntes EPS, CNB e Trabalho.

“O PT nasceu para transformar o sistema político. A legenda amplia, nas esferas públicas, as opiniões políticas dos politicamente excluídos, dos economicamente explorados e dos culturalmente dominados. Então, temos de voltar a ouvir os movimentos sociais, sindicais e populares e desencarnar do governo federal, precisamos aceitar que mandato parlamentar não é governo. Fomos depostos por uma elite dominante que usa práticas tradicionais do mandonismo político do poder do capital. Vamos cobrar união do PT para que possamos derrubar o governo ilegítimo de Michel Temer, realizarmos uma eleição direta e elegermos Lula presidente deste país”, aponta Valmir.

Para o presidente estadual reeleito Everaldo Anunciação, a conjuntura agora é para eleger o presidente nacional na etapa do Congresso do partido em junho, além de traçar estratégias para o próximo período do ano. “Vivemos um tempo de caos na política nacional e esse é mais um momento para fortalecer o partido e todos os setores envolvidos. O importante desse processo interno é a construção dessa política com os movimentos sociais, como o MST, CUT, Fetraf, UNE, negros, mulheres, jovens, indígenas e quilombolas. Todos unidos para derrubar esse governo golpista e restabelecer a ordem no país com Lula presidente”, completa.


Feira de Saúde: Fundação José Silveira realiza mil atendimentos gratuitos em Poções

Foto: Divulgação | FJS

Em benefício da população do Sudoeste Baiano, a Feira de Saúde promovida pela Fundação José Silveira, com apoio da Prefeitura de Poções, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, atingiu um volume de mais de 1.000 procedimentos gratuitos. A iniciativa atraiu grande número de pessoas, que realizaram consultas, exames e participaram de atividades para promoção da vida saudável, nos dias 16 e 17 de maio. A Fundação José Silveira desenvolve esse trabalho nas comunidades desde a década de noventa. Instituição atuante na promoção dos Objetivos de desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU, a FJS realiza essa ação por meio de unidades móveis e uma equipe multidisciplinar.


Off-Road no Sudoeste Baiano: Belo Campo e Tremedal poderão contar com pista de Motocross

Fotos: WhatsApp | BLOG DO ANDERSON

Localizado a 50 quilômetros de Vitória da Conquista, Belo Campo poderá contar com uma pista de motocross. O equipamento é articulado entre os Governos de Belo Campo e Tremedal. Na manhã deste domingo (21) os prefeitos José Henrique Silva Tigre, conhecido como Quinho, e Márcio Ferraz de Oliveira, estiveram em Jequié conhecendo as estruturas e prestigiando mais uma Etapa do Campeonato de Motocross.

“Realmente é um esporte que tem crescido no Sudoeste Baiano e hoje vimos aqui conhecer esse projeto que é incentivado pelo prefeito Sérgio Gameleira e sem dúvidas essa pista vai movimentar toda a nossa região”, comentou Quinho agradecendo a receptividade pelo anfitrião Luiz Sérgio Suzarte Almeida, prefeito da Cidade Sol.

O motocross , frequentemente abreviado para MX ou MotoX, é uma modalidade desportiva de motovelocidade praticada sobre motocicletas de estilo off-road. Se divide em várias categorias, como: arenacross, trial e enduro. Resumindo, este esporte é uma corrida com vários modelos e tipos de motos. Dados extraoficiais colhidos pelo BLOG DO ANDERSON com desportistas apontam que cerca de 500 atletas praticam essa modalidade esportiva sobre duas rodas em cidades do Sudoeste Baiano e Norte Mineiro.


Luís Eduardo Magalhães: com rachaduras, infiltrações e aluguel atrasado, agência dos Correios é fechada

A principal agência dos Correios de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste Baiano,está fechada há uma semana por ordem do Ministério do Trabalho, devido a problemas estruturais. Com isso, a entrega de encomendas não está sendo feita e muita gente reclama. De acordo com funcionários, o prédio tem rachaduras e infiltrações. Um aviso foi colocado no local, no dia 9 de maio, informando que o atendimento havia sido suspenso. O advogado Gustavo Sena, que defende o dono do imóvel que alugou o espaço para os Correios, diz que reformas não foram realizadas no prédio devido a falta de pagamento de alugueis. Ele diz, ainda, que o espaço não o refece riscos. Com o fechamento, as correspondências que chegam são colocadas em uma sala que tem 13 metros quadrados, que não tem capacidade para comportar todo o material. Com isso, encomendas que deveriam ser entregues em Luís Eduardo Magalhães estão parados em Barreiras. Veja a reportagem da TV Oeste.


Roberto Carlos: estruturas são montadas para o segundo show do Rei em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Acontece no próximo dia 27 de maio um dos espetáculos mais esperados do ano: Roberto Carlos em Vitória da Conquista. O evento vai acontecer no Estádio Municipal Lomanto Junior.

Na tarde desta sexta-feira (19) o BLOG DO ANDERSON foi ao Lomantão conferir o início das intervenções. Os ingressos, que variam entre R$ 50 e R$ 380, podem ser adquiridos pela internet, na bilheteria do Estádio Municipal Lomanto Júnior, Loja Taco, Point do Ingresso e Box 11.


Maus Tratos: Marcell Moraes resgata cadela recém parida que foi agredida com golpe de ferro

Foto: Divulgação

Conhecido pelo seu árduo trabalho em prol dos animais, a atuação do deputado estadual Marcell Moraes (PV) em defesa da causa não se limita ao gabinete da Assembleia Legislativa da Bahia. Para garantir assistência integral ao “anjos de quatro patas”, o parlamentar implantou com recursos próprios o SAMUVET [Serviço de Atendimento Móvel Veterinário] que na última semana resgatou mais um animal que corria risco de morte no bairro do Cabula, em Salvador. A cadela, recém parida, estava com um corte profundo na barriga, que de acordo com os denunciantes, foi supostamente causado por um motoqueiro utilizando uma barra de ferro. Muito debilitado, o animal foi encaminhado para uma clínica veterinária onde recebeu todos os cuidados necessários, que também foram arcados pelo deputado Marcell. Adquirido com recursos próprios, o parlamentar luta pela expansão do serviço em todo o estado baiano. Assim como já funciona em Salvador, Marcell Moraes acredita ser de suma importância que o SAMUVet também atue em grandes cidades do interior, como Vitória da Conquista, que já contabiliza um grande número de animais vivendo nas ruas, sem nenhum tipo de assistência. “Infelizmente, muitos animais em situação de risco não recebem ajuda de populares, e acabam até mesmo morrendo ou com terríveis traumas. Por isso luto pela expansão do SAMUVET na Bahia, porque essa é uma realidade de toda a capital baiana, e assim podermos auxiliar um número muito maior de animais debilitados”, finalizou.


Operação Lava Jato: “Não renunciarei”, diz Michel Temer

Foto: Divulgação | PR

O presidente Michel Temer disse hoje (18) que não irá renunciar ao cargo e exigiu uma investigação rápida na denúncia em que é citado, para que seja esclarecida. “Não renunciarei. Repito não renunciarei”, afirmou em pronunciamento, no Palácio do Planalto. “Sei o que fiz e sei da correção dos meus atos, e exijo investigação plena e muito rápida para os esclarecimentos ao povo brasileiro. Essa situação de dúvida não pode persistir por muito tempo”, disse Temer, em pronunciamento.  Foi a primeira fala do presidente após divulgação na noite de ontem (17) de reportagem do jornal O Globo em que é citado. A reportagem diz que em encontro gravado, em áudio, pelo empresário Joesley Batista, o presidente teria sugerido que se mantivesse pagamento de mesada de Batista ao ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e ao doleiro Lúcio Funaro para que estes ficassem em silêncio. Cunha está preso em Curitiba.

Hoje, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin homologou a delação premiada dos irmãos Joesley Batista e Wesley Batista, donos do grupo JBS, firmada com o Ministério Público Federal (MPF) e abriu inquérito para investigar o presidente Michel Temer. Segundo Temer, a investigação do Supremo Tribunal Federal (STF) será território onde surgirão todas as explicações e nunca autorizou ninguém a usar seu nome indevidamente. “No Supremo, demonstrarei não ter nenhum envolvimento com esses fatos”, disse. No pronunciamento, Temer disse que seu governo “viveu nessa semana seu melhor e seu pior momento”. “Indicadores de queda da inflação e números de retorno crescimento econômico e geração de empregos criaram esperança de dias melhrores”, disse ao iniciar o discurso. Temer disse ter solicitado ao STF todas as gravações da delação premiada dos donos da JBS, que serviram de base para a denúncia. “Desde logo ressalto que só falo agora porque os fatos se deram ontem, e porque tentei conhecer primeiramente o conteúdo de gravações que me citam. Solicitei oficialmente ao STF acesso a esses documentos, mas até o presente momento não recebi”.


SindSefaz: diretores visitam Vitória da Conquista e Urandi e fazem alerta pelo sucateamento de Postos Fiscais

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Dirigentes do Sindicato dos Servidores da Fazenda do Estado da Bahia (SINDSEFAZ) retorna ao Sudoeste Baiano. Em Vitória da Conquista, na manhã desta quinta-feira (18), o presidente do SINDSEFAZ, Cláudio Meirelles, acompanhado de outros dirigentes, Carlos Meirelles e Edmilson Blohem, visitam o Posto Fiscal Benito Gama, em Vitória da Conquista e a unidade de Urandi. “Os postos estão em situações lamentáveis. Nós acreditamos que mereçam atenções maior por parte do Governo do Estado já que eles garantem a arrecadação do Estado”, disse Cláudio Meirelles ao BLOG DO ANDERSON.

Segundo ele a arrecadação vem crescendo numa época de muita turbulência sem saber qual será o verdadeiro cenário para esse ano. “Ainda tem muitos elementos de instabilidade que trazem insegurança na arrecadação do Estado”, salientou. Sobre o titular da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, Manoel Vitório da Silva Filho, Meirelles diz que ele vem tentando acertar, no entanto tem cometido muitos erros, o que poderia ser minimizado dialogando com a categoria.


URGENTE: dono da JBS gravou momento em que Temer deu aval para compra de silêncio de Cunha

Foto: BLOG DO ANDERSON

Uma manchete do O GLOBO certamente mudará os rumos da política brasileira. De acordo com a publicação do jornal na noite desta quarta-feira (17) o dono do JBS gravou momento em que Michel Temer deu aval para compra de silêncio do ex-deputado federal Eduardo Cunha. Logo mais o BLOG DO ANDERSON estará repercutindo esse assunto que já movimenta o Brasil.


Dom Basílio: pavimentação asfáltica de vias de acesso ao município são solicitadas no Governo do Estado

Fotos: Divulgação

Na última terça-feira (16), a deputada Ivana Bastos (PSD) e o prefeito de Dom Basílio, Roberval de Cássia Meira, cumpriram agenda com o secretário de Infraestrutura do Estado da Bahia, Marcus Benício Foltz Cavalcanti, e com o superintendente de Infraestrutura de Transportes, Saulo Pontes. Durante a audiência na Seinfra, a parlamentar e o prefeito solicitaram obras de pavimentação asfáltica nas vias de acesso que ligam BA-148 ao município do Sudoeste Baiano. O gestor informou que enviará técnicos do órgão para se reunir com o prefeito e iniciar os procedimentos para liberação da obra.

O pedido foi também detalhado na SIT, com o superintendente, Saulo Pontes. Lá, foi conversado sobre os problemas técnicos e as possíveis soluções. Os técnicos já vão ao município na próxima terça-feira (23). A deputada destacou que a pavimentação asfáltica dessas vias são essenciais para o desenvolvimento do município. “A gestão municipal é totalmente comprometida com o desenvolvimento do município. E o nosso mandato também. Virei quantas vezes foram necessárias para garantir que essas vias sejam pavimentadas”, afirmou.


Protestos na BR-265: moradores de Barra do Choça fecham rodovia contra aumento de passagem

Foto: Reprodução | G1

Moradores de Barra do Choça, no Sudoeste Baiano, fecharam um trecho da BA-265 por volta das 7 horas desta terça-feira (16), em protesto contra o aumento da passagem dos ônibus e vans que fazem o transporte para Vitória da Conquista. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), os manifestantes atravessaram carros nos dois sentidos da rodovia. Por conta da manifestação, o trânsito ficou parado na rodovia. Conforme a PRE, por volta das 8 horas, os manifestantes deixaram o local e a pista foi liberada. O aumento da passagem entrou em vigor na segunda-feira (15) e a tarifa, que era R$ 4,50, passou a custar R$ 5,50. O reajuste registrado foi de mais de 22%. O eletrotécnico Luciano Silva, que utiliza o transporte e estava na manifestação, contou que o reajuste vai pesar no orçamento. Ele mora em Barra do Choça e trabalha em Vitória da Conquista e precisa pegar o ônibus todos os dias. “Todos os dias, se você for calcular, vai dar uma diferença de R$ 40 ou R$ 50 [por mês]. E só não é esse dinheiro da passagem. É um lanche, é uma água, são outras coisas também. E pesa no bolso sim”, afirmou Luciano. Em nota, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA), que é responsável pela administração da tarifa, informou que autorizou que a passagem passasse a custar R$ 6,55 em dezembro do ano passado No entanto, as empresas de transportes solicitaram promoção tarifária e aplicaram o valor de apenas R$ 4,50. Segundo a AGERBA, o prazo da promoção acabou e o valor passou para R$ 5,50. As informações são do G1.


Deu na Globo: Doutor Aloisio Alan Fernandes é destaque no Bem Estar; assista a reportagem

Fotos; Reprodução | TV Globo

Ortopedista com cursos de especializações no Brasil, Estados Unidos e outros países do Mundo, Aloísio Alan Costa Fernandes voltou ao destaque nacional na manhã desta terça-feira (16).

No Bem Estar, programa da TV Globo, Doutor Alan falou sobre os problemas causados com o sobrepeso das mochilas.

A reportagem da jornalista Mariana Aragão focou as famosas mochilas gigantes que a Prefeitura Municipal de Jequié distribuiu para crianças e adolescentes. Confira a reportagem na íntegra aqui no BLOG DO ANDERSON.