Capital Baiana: Aeroporto Internacional pegou fogo

Foto: WhatsApp | BLOG DO ANDERSON

Um princípio de incêndio atingiu o sistema de refrigeração do Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, no início da tarde desta sexta-feira (24). De acordo com informações da Infraero [Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária], o local afetado pelas chamas fica distante dos passageiros e ninguém ficou ferido. Segundo a Infraero, as chamas foram controladas pelo grupamento de bombeiros do terminal, com apoio do sistema automático de combate a incêndio. Por conta do fogo, o ar condicionado foi desligado. Uma equipe trabalha no local para restabelecer o serviço. Ainda não há informações sobre o que teria provocado as chamas. O princípio de incêndio provocou também uma fumaça escura, que invadiu a praça de alimentação do Aeroporto. Os passageiros tiveram que deixar o equipamento. O trânsito na pista que dá acesso ao terminal também foi afetado. Um congestionamento se formou na entrada do Aeroporto e alguns passageiros tiveram dificuldades para ter acesso ao local. Ainda conforme a Infraero, mesmo com o problema, a área de check-in, embarque e desembarque de passageiros funciona normalmente. Não há registro de atraso de voos por conta do princípio de incêndio. Informações do G1.


LUTO: Maria Noélia Araújo dos Santos, aos 58 anos

Foto: Reprodução

O falecimento de Maria Noélia Araújo dos Santos, de 58 anos, chocou Vitória da Conquista. Personalidade bastante conhecida, Lia foi vítima de um atentado. Ela era atendida pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). O corpo será velado e sepultado nesta sexta-feira (24), em locais ainda não divulgados por familiares.


Hospital Afrânio Peixoto: intervenções garantem atendimento aos pacientes psiquiátricos, diz secretário

Foto: BLOG DO ANDERSON

Uma série de mobilizações tem acontecido contra a transformação do Hospital Especializado Afrânio Peixoto. A proposta da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) é que os serviços oferecidos na instituição sejam transferidos para o Hospital Geral de Vitória da Conquista e Hospital Especializado Crescêncio Silveira. Com isso o Afrânio Peixoto estaria se transformando num Centro de Referência para o Hospital Geral de Vitória da Conquista para cirurgias com 75 leitos. Em contato com o BLOG DO ANDERSON na noite desta quinta-feira (23), o secretário Fábio Vilas Boas disse que a medida trará benefícios aos pacientes do Sistema Único de Saúde e em especial aos que buscam atendimentos psiquiátricos. A data do fechamento para as intervenções do HEAP marcada para o próximo dia 3 de março foi adiada por mais trinta dias. O caso está em debate no Ministério Público do Estado da Bahia.


Ativismo Social: Dida expõe demandas da Vila América, entre elas quebra-molas e a retirada de um poste no meio da rua

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O BLOG DO ANDERSON estará circulando Vitória da Conquista conversando lideranças para expor as demandas e conquistas em suas comunidades. Na tarde desta quarta-feira (22) a primeira edição do BLOG DO ANDERSON Comunidade foi ao Vila América, loteamento localizado no bairro Boa Vista. Ativista social, vereador suplente que sonha em preencher a sua vaga na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Moisés da Silva Santos, de 52 anos, começou a sua militância política no distrito de Inhobim, mas foi na Vila América que ficou popularmente conhecido como Dida Santos.

A construção de uma Unidade de Saúde da Família, instalação de um posto da Polícia Militar, agência dos Correios e Lotérica, além de pavimentação de vias são as principais cobranças. “Apesar do que tanto se comenta, espero que o prefeito Herzem Gusmão olhe para a Vila América. Aqui precisamos de muita coisa ainda, mas temos que ser honesto e reconhecer o grande investimento que os gestores anteriores lançaram aqui, como na educação, infraestrutura urbana”, comentou Dida Santos que fez questão de falar sobre um poste que encontra-se no meio da travessa Manuel Beckham.

Nos arredores do loteamento é possível ainda detectar a ausência dos Serviços Públicos e do Meio Ambiente, tendo em vista onde poderia ter vegetação está repleta de lixo domésticos e entulho. Um bom sinal para todo o município também é destaque: o retorno das atividades da Empresa Municipal de Urbanismo de Vitória da Conquista (EMURC). Todo esse assunto será tratado na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Vitória da Conquista e também no Gabinete Civil do Município nos próximos dias.


Baianão: Torcida do Vitória da Conquista comparece ao Lomantão; veja a cobertura fotográfica

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Mesmo com uma torcida pequena, as 932 pessoas que foram ao Estádio Municipal Lomanto Junior fizeram a festa na noite desta quarta-feira (22). Pela sexta rodada do Campeonato Baiano de Futebol, o Esporte Clube Primeiro Passo Vitória da Conquista ficou no empate por 1 a 1 com o Jacobina Esporte Clube.

Com esse resultado o Bode permanece no G4, atrás do Bahia, Vitória e Bahia de Feira. A equipe do BLOG DO ANDERSON também esteve no Lomantão e registrou alguns momentos do jogo e de diversas personalidades.


Baianão: Jacobina empata em Vitória da Conquista e permanece na quinta posição da tabela

Foto: BLOG DO ANDERSON

O empate contra o Esporte Clube Primeiro Passo Vitória da Conquista no Estádio Municipal Lomanto Junior deixou o Jacobina Esporte Clube com seis pontos e na quinta posição da tabela do Campeonato Baiano de Futebol. Logo após o confronto na noite desta quarta-feira (22), o técnico interino do Jacobina, Zé Carijé, falou com a imprensa. “Um jogo muito difícil, a equipe do Vitória da Conquista é uma das mais qualificadas do interior, a gente sabia da dificuldade, mas também sabíamos que tínhamos a capacidade e tomamos um golsinho de pênalti. Com um golaço de Vitinho conseguimos o empate, recebemos uma pressão no final, mas graças a Deus conseguimos um potinho”, afirmou. Ele também se despede do Jacobina. “Eu tinha deixado bem claro com a diretoria que não era a meu intensão”, disse ele se referindo a conturbada saída de Ricardo Silva da equipe jacobinense.


Zona Rural: estrada de Iguá será recuperada neste Carnaval

Foto: BLOG DO ANDERSON

No Estádio Municipal Lomanto Junior, na noite desta quarta-feira (22), o secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Arlindo Santos Rebouças, foi entrevistado pela Rádio Brasil. “Estamos na Zona Rural fazendo nosso trabalho, lutando, é muito difícil porque é muito extensa e a gente torce pra chover e quando chove as estradas estragam mais rápido”, comentou ao repórter Maciel Junior sobre a principal dificuldade enfrentada no momento, mas ele lembra que o tempo é necessário para combater a seca que assola Vitória da Conquista. “Vamos ver se as águas de  março virão e atenderão os agricultores tão sofridos dessa Zona Rural”, afirmou. Ainda de acordo com Arlindo Rebouças, as ações no próximo final de semana serão na recuperação da estrada que liga a BR-116 ao distrito Iguá. “Vamos recuperar essa estrada que o povo tanto reclama. No Carnaval vamos continuar trabalhando porque o maquinário é pouco e temos que aproveitar o tempo, é domingo é feriado é tudo, infelizmente temos que trabalhar direto”, completou.


Caso de Polícia: pais e amigos estão a procura de Marina Dias Silva que sumiu em Vitória da Conquista

Fotos: Reprodução | TV Sudoeste

Uma adolescente de 17 anos é a segunda pessoa que está desaparecida em Vitória da Conquista. De acordo com familiares, Marina Dias da Silva foi estudar no Colégio Estadual Abdias Meneses na última sexta-feira (17) e não voltou para casa, no loteamento Nova Cidade. Segundo a mãe da jovem, Marisa Silva, ela foi vista pela última vez num ponto de ônibus.

“Caseira, dentro de casa uma excelente filha, uma excelente aluna, não gostava de más companhias. É uma menina reservada”, comentou Marisa. Maiores informações sobre o paradeiro de Marina Dias da Silva podem ser passadas através dos telefones: (77) 98843-0575 | 98879-1548.


Saúde Pública: com crise renal, mulher conquistense aguarda cirurgia no Hospital das Clínicas

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O BLOG DO ANDERSON esteve na manhã desta quarta-feira (22) na casa de Andréia Aparecida Oliveira Cardoso, de 42 anos. Ela, que esteve internada no Hospital Geral de Vitória da Conquista e Hospital São Geraldo, recebendo alta na última segunda-feira (20), aguarda o chamado para ser submetida a uma cirurgia renal. “Tenho crises renais todos os dias, fui ao Pronto Socorro várias vezes, fiquei internada por quase dois meses, recebi alta para aguardar a cirurgia em casa. Pediram para procurar o TFD [Tratamento Fora de Domicílio] e quando procurei me informaram que não resolvia lá, que a Prefeitura não manda mais ninguém com esses casos para Salvador e aí eu fiquei a mercê sem conseguir atendimento para resolver o meu problema, pois necessito da cirurgia porque o meu caso está se agravando a cada dia que se passa”, disse Andréia Aparecida durante entrevista. De acordo com Andréia, o caso foi registrado na Ouvidoria Geral do Município.

Procurada pelo BLOG DO ANDERSON, a Prefeitura de Vitória da Conquista informou que o nome da paciente em questão não foi encontrado em seus registros. “É preciso que ela se dirija à Central de Marcação para dar entrada no TFD e incluir o nome na fila das marcações para o Hospital das Clínicas [Hospital Universitário Professor Edgard Santos]. Para alguns casos de litíase não há tratamento disponível em Vitória da Conquista. Os casos desta natureza são encaminhados para tratamento no Hospital das Clínicas em Salvador”, diz um trecho do informativo. “A Central de Marcação entra em contato com o Hospital das Clínicas, em Salvador, marca a avaliação e encaminha o paciente. O endereço é Endereço Rua Coronel Gugé, s/n, Centro – próximo à Sede da Prefeitura. Telefone: (77) 3424-8924”. Leia a nota na íntegra.


Política Baiana: em audiência na Assembleia, profissionais da saúde rechaçam formação à distância

Fotos: Divulgação

Representantes dos conselhos profissionais de saúde da Bahia participaram na segunda-feira (20) de uma audiência pública na Assembleia Legislativa na qual rechaçaram a possibilidade de formação profissional na área através dos cursos de graduação à distância, a chamada EAD. O evento proposto pelo deputado Jean Fabrício Falcão (PCdoB) reuniu representantes dos conselhos profissionais de Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Odontologia, Nutrição e Psicologia.  

Todos os representantes presentes foram unânimes em afirmar que não aceitam esta modalidade de ensino para a formação dos profissionais pelas particularidades e especificidades da área de saúde no trato com o ser humano e com os animais. Em nota conjunta eles argumentaram que “o ensino a distância caminha em sentido oposto ao projeto de humanização da educação, promove o distanciamento, tendo como consequência o enfraquecimento do diálogo entre os profissionais e destes com a comunidade”. >>>>>>


Sudoeste Baiano: prefeito e secretários de Itarantim sobrevivem a capotamento na BA-263

Foto: Reprodução

O prefeito de Itarantim, Paulo Silva Vieira, foi vítima de um acidente na BA-263, próximo a Itapetinga, na tarde de segunda-feira (20). O alcaide estava numa caminhonete juntamente com os secretários de Agricultura, Braz Alves Ferreira, o secretário de Saúde, Euvaldo Junior, o secretário de Esportes, Cultura e Lazer, Hilton Rocha. De acordo com informações da sua assessoria, eles seguiam para Vitória da Conquista, onde pegariam um voo para Salvador, quando o motorista teria perdido o controle da direção e o veículo, acabou saindo da pista e capotando. No momento do acidente, chovia muito e a pista estava escorregadia. Apesar da gravidade, ninguém ficou ferido. A Frontier teve perda total. Informações do Sudoeste Hoje.


Hospital Afrânio Peixoto: Pacientes, familiares e funcionários protestam nas ruas de Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Pacientes, familiares e funcionários do Hospital Afrânio Peixoto fizeram uma manifestação na manhã desta segunda-feira (20) contra o fechamento da instituição para atendimento a pessoas com distúrbios psiquiátricos. O Hospital será fechado para reforma e se transformar como referência para o Hospital Geral de Vitória da Conquista. A medida ansiada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) deve acontecer no dia 3 de março.

O Hospital Afrânio Peixoto atende pacientes de Vitória da Conquista e outros 200 municípios do Centro Sul e Oeste Baiano além do Norte de Minhas Gerais, somando quase três mil atendimentos por mês, incluindo ambulatório, internamento, urgência e emergência e o apoio a familiares. Após a concentração, os manifestantes saíram em caminhada com cartazes exibindo suas queixas em defesa da permanência desse modelo de instituição. “Para que não haja descontinuidade no atendimento psiquiátrico na região, leitos da especialidade serão abertos no HGVC.

Haverá ainda uma estruturação do serviço ambulatorial na Unidade de Saúde Crescêncio Silveira. Além disso, há expectativa de que serviços municipais, como os centros de Atenção Psicossocial (Caps) e unidades básicas de saúde, absorvam algumas demandas”, diz nota da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. Ouça a entrevista de Lygia Matos Barreto de Castro gravada na manhã da sexta-feira (17) pelo BLOG DO ANDERSON.


Partido dos Trabalhadores: militância do Sudoeste Baiano debate Eleições Internas e futuro partidário

Fotos: Divulgação

Os Diretórios Municipais do Partido dos Trabalhadores do Sudoeste baiano debateram, durante as duas primeiras semanas de fevereiro, questões referentes ao período de Eleições Internas e preparatório para o 6º Congresso Nacional do PT e também as mudanças almejadas para o futuro próximo da legenda, especialmente com perspectivas para as Eleições 2018. Os encontros com as direções partidárias foram uma iniciativa dos deputados Waldenor Pereira (PT-BA) e José Raimundo Raimundo Fontes (PT). Os parlamentares fazem parte do movimento interno da legenda, que agrega várias tendências, denominado “Muda PT”, que visa levar o partido de volta às suas raízes fincadas nos movimentos sociais e na militância, “trazendo de volta a força mobilizadora e a confiança do povo em relação ao partido”, como definiu Waldenor.

Zé Raimundo acredita que é preciso “Redescobrir e trilhar novos caminhos, seja na dimensão programática, organizada ou nas relações e alianças políticas do partido”. Os encontro reuniram a militância petista de Vitória da Conquista, Anagé, Barra do Choça, Cândido Sales, Encruzilhada, Belo Campo, Condeúba, Cordeiros, Mortugaba, Jacaraci, Piripá, Tremedal, Poções, Planalto, Mirante, Nova Canaã, Boa Nova, Apuarema, Caetité, Guanambi, Caculé, Lagoa Real, Candiba, Tanque Novo, Matina, Palmas de Monte Alto, Iuiú, Malhada, Carinhanha, Riacho de Santana, Brumado, Aracatu, Malhada de Pedras, Rio do Antônio, Livramento, Tanhaçu, Ituaçu e Maetinga.


Condeúba: Diretor de Tributos é assassinado a tiros

Foto: Reprodução

Um crime bárbaro deixou a população de Condeúba estarrecida nas últimas horas desse domingo (19). Dois homens montados em uma motocicleta efetuaram pelo menos quatro disparos de arma de fogo contra o Diretor de Tribunos da Prefeitura Municipal. A vítima, Roberto Alves Moreira, que havia completado 46 anos no último dia 11 de fevereiro, estava no Caldo do Raimundinho, restaurante de Condeúba, quando dois homens armados chegaram ao local e deferiram tiros de arma de fogo contra seu corpo. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel prestou socorro, mas Roberto não resistiu aos ferimentos. O corpo foi trazido para necropsia no Instituto Médico Legal de Vitória da Conquista. “Roberto Alves era um homem discreto, reservado e dedicado à vida profissional, tendo na sua trajetória passagem pela vida política. Atualmente assumia a diretoria de Tributos do Município de Condeúba e era proprietário de um comércio de produtos veterinários”, informou o Folha Regional de Condeúba.


Baianão: apesar das dificuldades no Atlântico, Roberto Gaúcho promete “brigar até o final do Campeonato”

Foto: BLOG DO ANDERSON

Natural de Santa Rosa, interior do Rio Grande do Sul, Roberto Juceli Weber, mais conhecido como Roberto Gaúcho, é um dos ícones do futebol brasileiro. Como treinador, Roberto Gaúcho assistiu de perto a goleada do Esporte Clube Primeiro Passo Vitória da Conquista contra o seu time, o Atlântico Esporte Clube, pelo placar de 5 a 0, no Estádio Municipal Lomanto Junior, neste domingo (19). Em entrevista ao BLOG DO ANDERSON, ele falou das dificuldades. “Difícil, pois a gente estava bem no jogo. É que o meu time é de garotos e eles sentiram ao tomarmos um gol de bola parada. No primeiro tempo o treinador tirou um centroavante e colocou um zagueiro, três zagueiros aí achei que no segundo tempo nós iriamos encaixar, tirei um meia e coloquei mais um atacante, erramos na saída de bola, tomamos o segundo aí desestruturou o time”, comentou sobre o confronto da quinta rodada do Campeonato Baiano de Futebol. “Não tem como você explicar numa derrota. Cinco a zero é bom que alertou a gente agora, cinco jogos agora não viajamos mais para fora, jogaremos cinco em casa, só tem o Bahia e Vitória que são muito difíceis, mas os outros três são Fluminense, Galícia e Flamengo. Então nós estamos no páreo”, complementa focado de chegar nos dez pontos para manter-se na Série A do Baianão. “Campeão a gente sonha, mas é difícil, Bahia e Vitória são forças grandes no futebol baiano, o Vitória da Conquista também, mas vamos brigar até o final do Campeonato com humildade buscando sempre os resultados positivos”, completou. Com cinco pontos em cinco jogos, o Atlântico volta ao campo na quarta-feira (22), quando receberá o Flamengo de Guanambi, no Estádio Governador Roberto Santos, em Salvador.


Novidade na Cidade: Savana Prime Burger, o novo espaço gastronômico em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Foi inaugurada na última semana, na avenida Vivaldo Mendes Ferraz, bairro Recreio, em Vitória da Conquista, a Savana Prime Burger. Esse novo espaço gastronômico tem como especialidade a hamburgueria feita com pães e recheios artesanais, não-industrializados. “Os sanduíches são artesanais e tem para todos os gostos. Tanto pra quem gosta de picanha ou filé mignon num bom corte até pra quem curte vegetariano, acompanhados de recheios deliciosos, fritas, saladas e outras boas pedidas”, diz nota em sua página do Facebook. A Savana Prime Burger funciona diariamente (menos às terças-feiras) com expediente das 18h30 à meia-noite.


Educação: CNA Inglês Definitivo mantém plantão de matriculas em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O CNA Inglês Definitivo funcionará em horário especial para matricula em Vitória da Conquista. O plantão deste domingo (19) será das 10 às 16 horas. O CNA (Cultural Norte Americano) é uma rede de escolas de idiomas brasileira, com foco no ensino de inglês e espanhol. Faça a sua inscrição na sede do CNA [Avenida Otávio Santos, 570 – Recreio, Vitória da Conquista] ou através do telefone: (77) 3421-1196.


Esporte Conquistense: Clube do Jeep de Conquista participa de trilha off-road em Santa Catarina; veja as primeiras fotos

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Jeepeiros baianos estão com novo desafio. Em pleno Carnaval os atletas do Clube do Jeep de Conquista vão ao Sul do Brasil. A convite do Clube do Jeep de Jaguará do Sul, em Santa Catarina.

No início da tarde deste sábado (18) o BLOG DO ANDERSON acompanhou o embarque dos veículos na cegonha que vai percorrer cerca de 2100 de Vitória da Conquista até o Interior Catarinense.

“O estado é conhecido pelo grande número de adeptos deste esporte, possuindo muitas oficinas especializadas e trilhas em matas de alto grau de dificuldade. Não é à toa que um dos maiores eventos off-road do pais acontecem lá, é a Transcatarina”, disse Zelinho Andrade. Além dos esportistas conquistenses, o grupo conta com componentes de Caetité e Barra da Estiva.


Hospital Afrânio Peixoto: Comissão de Trabalhadores lançam carta em protesto contra a desativação

Fotos: WhatsApp | BLOG DO ANDERSON

As mudanças anunciadas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) que se iniciam nos próximos dias no Hospital Especializado Afrânio Peixoto tem gerado muitas manifestações em Vitória da Conquista. Durante essa semana o assunto foi pautado no BLOG DO ANDERSON e ganhou força para a suspensão das medidas. 

Em carta, a Comissão de Trabalhadores do Hospital Afrânio Peixoto lamentou a medida e convoca a comunidade para ato de protesto que acontece a partir das 8 horas da segunda-feira (20) em frente a unidade, localizada na avenida Maranhão. Leia a Carta aberta à comunidade.


Executivo Conquistense: Herzem vivencia momentos de elogios entre vereadores; veja as fotos

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Numa manhã de elogios ao prefeito Herzem Gusmão Pereira, o Plenário Vereadora Carmem Lúcia permaneceu lotado por boa parte da manhã desta sexta-feira (17). A presença de Herzem do seu Secretariado motivou as presenças ao Legislativo Conquistense. O peemedebista ainda não avaliou os trabalhos dos edis que focaram em seus pronunciamentos a repetição das boas vindas sem nenhuma queixa ao gestor que está no Poder Municipal há exatamente 49 dias.

“Participar das discussões dos assuntos de interesse da cidade no Legislativo Municipal é um compromisso assumido pelo prefeito Herzem Gusmão. A atual gestão acredita que a boa relação entre os Poderes Executivo e Legislativo pode resultar em benefícios para toda a comunidade, além do desenvolvimento de Vitória da Conquista”, explicou nota enviada ao BLOG DO ANDERSON e confirmada durante entrevista. Confira a seguir algumas caras que participaram desse momento que o alcaide classifica como histórico.