Dirigente Nacional do MST: João Pedro Stedile faz Análises de Conjuntura em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação

O dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, estará em Vitória da Conquista nesta quarta-feira (18). Às 19h30, no CETEP, localizada no campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, a liderança do MST estará fazendo uma Análise de Conjuntura. O evento é promovido pela Frente Brasil Popular e o MST.


Operação Tesouro Perdido: Polícia Federal faz buscas no gabinete e no apartamento de Lúcio Vieira Lima

Foto: BLOG DO ANDERSON

Agentes da Polícia Federal estão desde as 6 horas desta segunda-feira (16) no gabinete do deputado federal Lúcio Quadros Vieira Lima (PMDB-BA), no prédio da Câmara dos Deputados, em Brasília. Eles chegaram em três viaturas. A PF também faz uma ação no apartamento do peemedebista, no Chame-Chame, em Salvador. O parlamentar é irmão do ex-deputado e ex-ministro Geddel Quadros Vieira Lima, que se encontra preso no Complexo da Papuda, em Brasília. Geddel é suspeito de ser o dono de R$ 51 milhões apreendidos em um apartamento em Salvador.


Boteco do Altamir: 45 anos com muita animação em Vitória da Conquista; veja a festa em fotos

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O domingo (15) foi de festa em Vitória da Conquista no Boteco do Altamir. As comemorações do 45º aniversário do advogado conquistense Altamir Alves Junior reuniram amigos e familiares durante toda a tarde ao ritmo de muita musicalidade. O BLOG DO ANDERSON esteve presente levando o abraço e registrando em fotos esse momento especial. 


Momento Cultural: 3º Encontro de Carros Antigos de Vitória da Conquista; veja a movimentação em fotos

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Centro Cultural Glauber Rocha sedia neste final de semana o 3º Encontro de Carros Antigos de Vitória da Conquista. Na tarde de sábado (14) o BLOG DO ANDERSON passou pelo evento e pode registrar as primeiras movimentações.

Em duas dias diversas atividades são realizadas no Centro Cultural Glauber Rocha envolvendo os colecionadores. Quem for ao espaço poderá, além de ver de perto os veículos, ter acesso a gastronomia e também ao momento cultural com música de qualidade.

A entrada custa dois quilos de alimentos que serão distribuídos a instituições de caridade. O 3º Encontro de Carros Antigos de Vitória da Conquista segue até às 15 horas deste domingo (15). Veja algumas fotos.


Brasil: Petrobras aumenta preço da gasolina nas refinarias em 0,8% a partir deste sábado

Foto: BLOG DO ANDERSON

O preço da gasolina vendida pela Petrobras nas refinarias será elevado em 0,8%, a partir de sábado (14). A informação foi divulgada nesta sexta-feira (13) pela estatal. Isso não significa, necessariamente, aumento nos postos de gasolina. O valor final aos motoristas nas bombas deverá variar, de acordo com estoques dos postos e a concorrência, pois o preço ao consumidor é regulado livremente pelo mercado. Já o preço do óleo diesel sofreu redução de 0,2%, que também valerá a partir deste 14 de outubro. Segundo a companhia, a política de preços para a gasolina e o diesel vendidos nas refinarias às distribuidoras tem como base o preço de paridade de importação, que representa a alternativa de suprimento oferecido pelos principais concorrentes para o mercado. “Em busca de convergência no curto prazo com a paridade do mercado internacional, analisamos nossa participação no mercado interno e decidimos periodicamente se haverá manutenção, redução ou aumento nos preços praticados nas refinarias”, explicou a estatal.


Operação Lava Jato: Sérgio Moro dá 48 horas para defesa de Lula entregar recibos originais de aluguel

Fotos: Reprodução | EBC

O juiz federal Sérgio Fernando Moro deu nessa sexta-feira (13) prazo de 48 horas para que a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregue os recibos originais do aluguel de um apartamento, localizado em São Bernardo do Campo, São Paulo, vizinho ao que mora o ex-presidente. No fim de setembro, os advogados de Lula entregam cópias dos recibos, mas o Ministério Público Federal (MPF) pediu que veracidade dos documentos seja verificada. Em dois recibos foram inseridas datas que não existem: 31 de junho de 2014 e 31 de novembro de 2015. A medida foi tomada na ação penal na qual o ex-presidente é réu na Justiça Federal em Curitiba. O processo é um dos desdobramentos da Operação Lava Jato. O MPF acusa o ex-presidente de receber vantagens indevidas oriundas de fraudes em contratos da Petrobras e o apartamento seria uma delas. Para a força-tarefa da Lava Jato, Lula seria o verdadeiro dono do apartamento vizinho ao dele. Glaucos da Costamarques, também réu no processo e proprietário do imóvel, seria um “laranja”, de acordo com a acusação. Leia a reportagem da Agência Brasil.


Ana Clara: Neymar se encanta por fã e entra em campo com ela no jogo da Seleção Brasileira

Foto: Reprodução

Em São Paulo para participar de eliminatória do torneio classificatório para a Copa do Mundo pela Seleção Brasileira contra o Chile na terça-feira (10), Neymar aproveitou o rasante para um encontro nobre: conhecer Ana Clara, garota portadora de Progeria, doença degenerativa rara de envelhecimento precoce que, com 8 anos, vive em um corpo de 88. Ana é fã de Neymar, que prometeu conhecê-la quando viesse ao Brasil depois de assistir ao vídeo que viralizou na web em que ela conta sua história e diz que adora o craque. O vídeo foi mostrado ao jogador por sua mãe, Nadine Santos. O encontro de Neymar e Ana Clara aconteceu na noite dessa segunda-feira (9), e também estavam presentes outros integrantes da seleção. Na ocasião, os atletas perguntaram a ela: “Quem é o mais bonito da sala?”, e Ana respondeu: “Ele!”, apontando para Neymar. O craque se emocionou tanto com o caso da garota, que a convidou para entrar em campo com ele no jogo desta terça-feira. A partida acontece no Allianz Parque, em São Paulo. Ana  faz tratamento no Instituto de Saúde Físico e Mental, em Belo Horizonte, e está em São Paulo acompanhada de sua mãe, seu tio e sua médica. As informações são do site Glamurama.


Câmara dos Deputados: Waldenor Pereira protesta contra privatização dos Correios

Foto: Luis Macedo | Câmara dos Deputados

O deputado Waldenor Pereira (PT-BA) manifestou a solidariedade com os funcionários dos Correios de todo Brasil, especialmente da Bahia, condenando veementemente a decisão do governo federal de fechar 1.827 Bancos Postais, a partir da quarta-feira (11). Na Bahia, ressaltou, serão fechadas 440 agências. “Não podemos aceitar que esta empresa centenária, uma das instituições de maior credibilidade do Brasil, esteja ameaçada pelo governo golpista, incluída no programa de desmonte do presidente ilegítimo Michel Temer”, protestou na tribuna do plenário da Câmara dos Deputados. A ameaça de privatização dos Correios, como lembrou Waldenor Pereira, já foi manifestada inclusive pelo ministro da fazenda, Henrique Meireles, e a decisão do fechamento de bancos postais e agências em todo o país sinalizam para a concretização do plano nefasto do governo “golpista e ilegítimo”. Já há inclusive o anúncio do plano de demissão voluntária, como observou o deputado, que se solidarizou e ofereceu o apoio a todos os servidores da empresa no país, citando de modo especial os da Bahia: Rubem Batatinha Filho, Petrônio de Andrade Santos e Nilton Santa Cruz Guedes, de Vitória da Conquista; Fábio Patente, de Condeúba; e Isac Cunha Nascimento, de Jequié.


Saúde Pública Conquistense: ambulância de Inhobim está quebrada há mais três meses, diz líder comunitário

Foto: BLOG DO ANDERSON

No Brasil Notícias desta quarta-feira (11) uma ouvinte se manifestou lamentando a Saúde Pública em Inhobim, distrito de Vitória da Conquista. Lá uma mulher que teria sido picado por uma cobra ficou quase que impossibilidade para vir ao Hospital Geral de Vitória da Conquista pela falta da ambulância. Nesta mesma data, no Band Revista, o repórter Paulo Martins conversou com o líder comunitário Paulo Magalhães, conhecido como Paulinho de Inhobim, que também falou sobre o mesmo problema. De acordo com a liderança, há mais de três meses a ambulância foi levada para manutenção e não mais voltou. “Tem mais de noventa dias que a ambulância de Inhobim saiu desse distrito, deslocou aqui para Vitória da Conquista dizendo eles, a Secretaria, que vinha consertar e até hoje não voltou. As pessoas estão adoecendo lá, quem pode pagar um carro para ir para Encruzilhada vai, quem não pode vem aqui para Vitória da Conquista e quem não pode fica lá à míngua”, disse Paulinho denunciando que ao acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) não obtém êxito. “As pessoas estão lá morrendo à míngua, porque chamamos e ninguém faz nada”, disparou. Ainda conforme o entrevistado, todo esse imbróglio é do conhecimento da secretária de Saúde e do prefeito Herzem Gusmão Pereira. Ouça a reportagem.


Saúde Pública: Bahia receberá 116 profissionais brasileiros do Mais Médicos; Vitória da Conquista recebe apenas 1

Foto: Divulgação

A partir desta segunda-feira (9) 116 profissionais brasileiros formados no exterior, do programa Mais Médicos, irão começar a atuar na atenção básica de 71 municípios e 1 Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) da Bahia. Deste montante apenas um foi destinado para Vitória da Conquista. Os médicos fazem parte dos cerca de 1.400 brasileiros que aderiram ao último edital do projeto. Com esse reforço, somando também aqueles com diplomas do país, já são 8.316 brasileiros no programa, o que representa 45,6% do total. No estado da Bahia, 1.554 médicos já atuam pelo programa do Ministério da Saúde. A prioridade da pasta é ampliar a participação nacional, tornando a iniciativa mais independente e garantindo atendimento médico à população. O número de médicos brasileiros participantes do Programa Mais Médicos aumentou 44% em menos de um ano. “Este momento é importante para o Brasil e para os brasileiros. Estamos avançando e tenho certeza que vamos oferecer mais qualidade na saúde e na atenção básica com a participação desses novos profissionais no programa Mais Médicos”, ressaltou o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Confira a relação completa.


Brasil: TCU determina bloqueio de bens de Dilma, Palocci e Gabrielli por compra de Pasadena

Foto: Roberto Stuckert Filho | PR

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou nessa quarta-feira (11) o bloqueio de bens da ex-presidente Dilma Rousseff por causa de prejuízos causados na compra da refinaria de Pasadena, no Texas, pela Petrobras. Também foram bloqueados os bens do ex-ministro Antonio Palocci e do ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli, que integravam o Conselho de Administração da estatal na época da negociação. Os bens ficarão bloqueados por um ano. Segundo o TCU, a medida deverá alcançar os bens considerados necessários para garantir o integral ressarcimento do débito em apuração, ressalvados os bens financeiros necessários às suas subsistências, inclusive tratamentos de saúde, e dos familiares deles dependentes. Dima, Palocci e Gabrielli ainda podem recorrer da decisão. Segundo o TCU, o prejuízo com a compra de Pasadena chegou a US$ 580,4 milhões. O relator do processo, ministro Vital do Rego, destaca que houve erro nas decisões tomadas pelo conselho de administração da Petrobras na compra da refinaria. Leia a reportagem da Agênia Brasil.


UFBA: 15% do Orçamento de manutenção para este ano bloqueados, diz reitor

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Universidade Federal da Bahia informou que cerca de 15% do orçamento de custeio, destinado à manutenção das atividades da instituição para este ano, estão bloqueados por conta do contingenciamento de verbas feito pelo governo federal. Isso equivale a cerca de R$ 30 milhões, que a instituição aguarda para manter a regularização orçamentária. O dado foi informado durante coletiva realizada nesta sexta-feira (10), para divulgação do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, que ocorre de 16 a 18 de outubro. Veja a reportagem do G1.


Responsabilidade Social: Clube do Jeep de Vitória da Conquista antecipa homenagens do Dia das Crianças

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Clube do Jeep de Vitoria da Conquista realizou mais uma edição do Criança Feliz, na tarde desta terça-feira (10). Pelo quinto ano consecutivo, as crianças da Escola Municipal Iara Cairo de Azevedo, foram contempladas com atividades lúdicas e também gastronômicas em comemoração ao Dia das Crianças.

“Houve distribuição de presentes para todas crianças presentes, que no final puderam ficar à vontade explorando e brincado nos carros do Clube do Jeep”, disse um dos ativistas.

“Antes da entrega dos presentes, os participantes foram contemplados com a as apresentações das crianças que se empenharam em lindas performances treinados pelos dedicados professores”, continuou.

Como disse o presidente do clube do Jeep Josélio Sousa Andrade, o Zelinho, “uma bela festa antecipada do Dia das Crianças, onde quem na verdade recebeu os presentes fomos nós, através do carinho dos meninos e meninas”.

 Nas imagens exclusivas registradas pelo BLOG DO ANDERSON, mostram também a pose dos jeepeiros entre os professores que fizeram questão de agracia-los com uma honraria.


Em Brasília: Herzem anuncia duplicação da BR-116 e Viaduto no Distrito Aeroportuário em Vitória da Conquista

Fotos: Divulgação | PMVC

A construção do Terminal de Passageiros do Aeroporto Glauber Rocha, a duplicação e o viaduto da BR-116 no acesso do Distrito Aeroportuário de Vitória da Conquista foram pautas de um encontro entre o prefeito Herzem Gusmão Pereira e o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella. A audiência ocorreu nesta terça-feira (10) em Brasília, e contou com a presença do deputado federal, Lucio Quadros Vieira Lima (PMDB-BA), e do secretário municipal de Infraestrutura Urbana, José Antônio Vieira de Jesus. A grande novidade do encontro foi o anúncio, por parte do ministro, de que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deverá aprovar o financiamento da obra de duplicação e construção do viaduto que dá acesso ao novo aeroporto. 

“Reunimos aqui a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e tivemos a oportunidade de garantir ao prefeito que o projeto executivo do viaduto já está praticamente pronto e será incluído nas obras da concessionária. Então, tão logo a concessionária resolva as questões do financiamento com o BNDES, nós poderemos iniciar a obra do viaduto”, assegurou o ministro Maurício Quintella. O ministro também voltou a garantir que o repasse dos recursos para a continuidade do terminal de passageiros do novo aeroporto está garantido, dependendo apenas das adequações do projeto por parte do Governo do Estado da Bahia. Leia a íntegra.


Denúncia contra Temer: relator pede arquivamento

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Câmara dos Deputados recusou nesta quarta-feira (2) o pedido de autorização para abertura de processo penal contra o presidente Michel Miguel Elias Temer Lulia por corrupção passiva. A denúncia havia sido feita pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot Monteiro de Barros, com base na delação premiadas do empresário Joesley Mendoça Batista, e só poderia seguir no Supremo Tribunal Federal (STF) com a aprovação de pelo menos 342 deputados federais. Ao final da sessão, 263 votaram a favor de Temer, 227 contra, houve ainda 19 faltas e 2 abstenções.


DETRAN-BA: servidores são afastados por suspeita de facilitar emissão de Carteiras de Habilitação

Foto: Reprodução

Os coordenadores geral e de habilitação do Regional de Trânsito, órgão ligado ao Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (DETRAN-BA), de Alcobaça, Sul Baiano, foram afastados do cargo. Eles são suspeitos de facilitar emissão de carteiras de habilitação na cidade, segundo informações do DETRAN-BA. Não há detalhes da data de afastamento, nem há quanto tempo eles fraudavam o processo de emissão de CNHs. De acordo com o Detran, as pessoas davam entrada no processo com comprovante de endereço falso, faziam os exames e eram aprovadas automaticamente pelos coordenadores. Ainda não há informações se eles recebiam alguma quantia em dinheiro para facilitar o processo. A fraude foi descoberta após o Detran desconfiar do número de pessoas de outros estados que estavam tirando habilitação na cidade, principalmente oriundo de Minas Gerais. Conforme o órgão, os suspeitos são funcionários da prefeitura e prestavam serviço ao DETRAN-BA. Segundo a corregedoria do órgão estadual, foi instaurado um processo administrativo disciplinar por parte da Prefeitura. O órgão informou ainda que os documentos feitos durante o período em que eles trabalharam foram bloqueados. A auditoria continua para saber se tem outras pessoas envolvidas no esquema. Após a auditoria, a equipe encaminhará o caso para a polícia. Informações do G1.


Minas Gerais: Polícia aguarda laudo de necropsia para saber se investiga morte de médica em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Polícia Civil de Vitória da Conquista aguarda uma análise do Departamento de Polícia Técnica da Bahia para definir se o caso da médica de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, encontrada morta em um quarto de pousada,  na noite de sábado (7), será investigado.  A Polícia Civil aguarda uma análise do Departamento de Polícia Técnica da Bahia para definir se o caso da médica mineira de Montes Claros, no Norte de Minas, encontrada morta em um quarto de pousada da cidade baiana, na noite de sábado, será investigado.  Várias pessoas publicaram postagens no perfil da jovem no Facebook lamentando a morte e destacando a dor pela perda. Em uma das publicações, uma amiga informa que o corpo está sendo velado na Funerária Avelar, que fica no Bairro Vila Guilhermina, em Montes Claros. Informações do Estado de Minas.


Câmara dos Deputados: Waldenor reafirma seu apoio aos agentes comunitários de saúde e combate a endemias

Foto: Zeca Ribeiro | Câmara dos Deputados

O deputado federal Waldenor Pereira (PT-BA) usou tribuna da Câmara Federal para prestar solidariedade e reafirmar o seu apoio aos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias diante dos retrocessos apresentados pelo Governo Federal na nova Política Nacional da Atenção Básica (PNAB).

Waldenor é um dos signatários do decreto legislativo do Congresso Nacional que visa barrar a portaria ministerial do governo Temer e lembrou a sua constante luta ao lado das categorias. “Prestamos nosso apoio e solidariedade aos agentes, hoje na oposição, assim como na situação, durante os governos dos presidentes Lula e Dilma Rousseff”, afirmou.


Camarote desaba durante show de Ivete Sangalo no Odonto Fantasy em Aracaju: ‘foi um horror’

Foto: Reprodução | Danilo Moraes

Um camarote da festa Odonto Fantasy, em Aracaju, desabou durante a apresentação da cantora Ivete Sangalo, na madrugada deste domingo (8). O show foi interrompido por mais de 30 minutos, mas a apresentação foi retomada, após a constatação de que não havia ninguém com ferimentos graves. Ao todo foram 26 pessoas feridas, segundo informações da Central de Regulação as Urgências (CRU). Em nota, a CRU informou que foi acionada, por volta da 1h20, por conta da queda da estrutura de um camarote do evento, que acontecia no Sítio Terêncio, na Rodovia dos Náufragos.

A Central explicou ainda, em nota, que as informações iniciais davam conta de que havia 60 vítimas no camarote. Diante do número, enviou para o local uma Unidade de Suporte Avançado (USA), duas Unidades de Suporte Básico (USB) e o Corpo de Bombeiros. Além disso, no local haviam ambulâncias particulares. Ao chegar no local, a CRU identificou várias vítimas sem ferimentos que foram avaliadas e liberadas e outras que foram encaminhadas a unidades de saúde. Quatro foram levadas para o Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) e as demais foram socorridas para o Hospital São Lucas. Leia a reportagem do Correio.


Eliminatórias da Copa do Mundo: Brasil esbarra em dia inspirado de Lampe e empata com a Bolívia

Foto: Pedro Martins | MoWA Press

O jogo pode até não valer nada, mas se tem Seleção Brasileira, a gente cola os olhos na TV. Já classificado e garantido como cabeça de chave da Copa do Mundo da Rússia no ano que vem, o Brasil entrou em campo, nesta quinta-feira (5), apenas para cumprir tabela contra a já eliminada Bolívia, em La Paz, e empatou em 0x0. Mesmo sem mais nenhuma pendência na competição, os brasileiros fizeram um jogo movimentado no primeiro tempo, com muitas chances de gol. Foi por um triz que os comandados de Tite não partiram para o abraço. O último jogo do Brasil nas Eliminatórias será contra o Chile, terça-feira (10), às 20h30, em São Paulo. Líder, a Seleção tem 38 pontos. Em 17 jogos, venceu 11, empatou cinco e perdeu apenas uma.