Hospital Afrânio Peixoto: intervenções garantem atendimento aos pacientes psiquiátricos, diz secretário

Foto: BLOG DO ANDERSON

Uma série de mobilizações tem acontecido contra a transformação do Hospital Especializado Afrânio Peixoto. A proposta da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) é que os serviços oferecidos na instituição sejam transferidos para o Hospital Geral de Vitória da Conquista e Hospital Especializado Crescêncio Silveira. Com isso o Afrânio Peixoto estaria se transformando num Centro de Referência para o Hospital Geral de Vitória da Conquista para cirurgias com 75 leitos. Em contato com o BLOG DO ANDERSON na noite desta quinta-feira (23), o secretário Fábio Vilas Boas disse que a medida trará benefícios aos pacientes do Sistema Único de Saúde e em especial aos que buscam atendimentos psiquiátricos. A data do fechamento para as intervenções do HEAP marcada para o próximo dia 3 de março foi adiada por mais trinta dias. O caso está em debate no Ministério Público do Estado da Bahia.


A “Reforma” da Previdência é mesmo uma reforma?

Foto: Divulgação

Edmilson Blohen *

O que está na PEC 287 não é uma reforma, mas sim a extinção total de um direito fundamental da classe trabalhadora, de poder aposentar-se com dignidade após um longo período de atividade trabalhista. É muito mais que isso, aliás. Está em jogo o próprio direito de se aposentar após longos anos de atividade laboral dedicado à sociedade e ao país. Está em jogo que tipo de velhice terão os nossos idosos daqui para frente. E se os atuais e os futuros trabalhadores brasileiros terão condições de adquirir, na prática, o direito a uma aposentadoria antes de seu falecimento. >>>>>>


Caso de Polícia: pais e amigos estão a procura de Marina Dias Silva que sumiu em Vitória da Conquista

Fotos: Reprodução | TV Sudoeste

Uma adolescente de 17 anos é a segunda pessoa que está desaparecida em Vitória da Conquista. De acordo com familiares, Marina Dias da Silva foi estudar no Colégio Estadual Abdias Meneses na última sexta-feira (17) e não voltou para casa, no loteamento Nova Cidade. Segundo a mãe da jovem, Marisa Silva, ela foi vista pela última vez num ponto de ônibus.

“Caseira, dentro de casa uma excelente filha, uma excelente aluna, não gostava de más companhias. É uma menina reservada”, comentou Marisa. Maiores informações sobre o paradeiro de Marina Dias da Silva podem ser passadas através dos telefones: (77) 98843-0575 | 98879-1548.


Política Conquistense: Waldenor pede que Herzem deixe o microfone e assuma os interesses da cidade

Foto: Divulgação

O deputado federal Waldenor Pereira (PT-BA) criticou o prefeito Herzem Gusmão Pereira em seu pronunciamento esta semana na Câmara dos Deputados, por não tentar impedir as iniciativas “nocivas e perversas do presidente golpista Michel Temer”, que tem resultado no fechamento de importantes instituições como a Superintendência do Banco do Brasil e o escritório do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). O parlamentar lamentou que Gusmão Pereira, “o qual se diz amigo pessoal do Presidente da República, apoiado por Geddel Vieira Lima e por outras personalidades do governo ilegítimo do PMDB”, ainda não tenha tido a iniciativa de buscar soluções para o que ele chamou de “perseguição implacável” do Governo Temer. “Passo aqui a palavra para o prefeito eleito do PMDB, para que saia do discuso, deixe o microfone e assuma, de fato, de forma concreta e determinada, os interesses deste que é um dos mais importantes municípios da Bahia”, discursou Pereira. Waldenor destacou ainda o protagonismo de Vitória da Conquista como “Capital da região Sudoeste da Bahia” e o recente posto conquistado de primeiro do Nordeste e décimo do Brasil em Saneamento Básico. “Vitória da Conquista, segundo mais importante município do interior do Estado da Bahia, é um dos municípios mais prósperos do Nordeste do Brasil”, enfatizou o deputado, detalhou a “pujança econômica, o desenvolvimento experimentado pelo município e a sua posição estratégica”, como fortes argumentos para a manutenção das importantes instituições públicas que vêm sendo desligadas do município.


Brasil: Alexandre de Moraes é aprovado ao STF

Foto: Divulgação

O Supremo Tribunal Federal marcou para 22 de março a posse do ministro Alexandre de Moraes. A data foi acertada no início da noite desta quarta-feira (22), após Moraes ter ido ao STF para conversar informalmente com alguns integrantes da Corte. No período em que esteve no Salão Branco do STF, o novo ministro recebeu as boas-vindas dos ministros Edson Fachin, Luiz Fux e Luís Roberto Barroso. Moraes deverá receber cerca de 7,5 mil processos ao tomar posse na Corte. O novo ministro, que ocupará a cadeira do ministro Teori Zavascki, morto em um acidente de avião no mês passado, vai relatar os processos que faziam parte do gabinete de Teori. Além disso, ele será o revisor das investigações da Operação Lava Jato que forem julgadas pelo plenário. Moraes foi indicado ao Supremo pelo presidente Michel Temer e teve o nome aprovado pelo plenário do Senado.


Homenagem Póstuma: IAF presta homenagem a Teori

Foto: Divulgação | STF

O Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia (IAF/IAF Sindical)presta homenagem à memória do saudoso Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Albino Zavascki pela passagem do trigésimo dia do seu falecimento, ocorrido em acidente aéreo na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, em 19 de janeiro. A missa de 30 dias da morte de Teori Zavascki ocorreu na última sexta-feira (17), na Catedral de Brasília, e reuniu familiares e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). >|>|>|>|>|


Notícia Nacional: Vitória da Conquista é destaque em Saneamento Básico; assista a reportagem do Fantástico

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Capital do Sudoeste Baiano voltou ao destaque nacional na noite deste domingo (19) pelos índices do Saneamento Básico. Vitória da Conquista é a 10ª no Brasil e a 1ª cidade do Norte-Nordeste em indicadores de saneamento básico, como acesso ao abastecimento de água e à coleta de esgoto, o percentual do esgoto tratado e investimentos e arrecadação no setor.

É o que aponta um estudo do Instituto Trata Brasil. Todos os investimentos foram realizados pelo Governo Federal, através do Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC) sob execução da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) durante a gestão do ex-prefeito Guilherme Menezes de Andrade. Confira a lista das 100 cidades. Assista a reportagem completa que passou no Fantástico.


Novidade na Cidade: Savana Prime Burger, o novo espaço gastronômico em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Foi inaugurada na última semana, na avenida Vivaldo Mendes Ferraz, bairro Recreio, em Vitória da Conquista, a Savana Prime Burger. Esse novo espaço gastronômico tem como especialidade a hamburgueria feita com pães e recheios artesanais, não-industrializados. “Os sanduíches são artesanais e tem para todos os gostos. Tanto pra quem gosta de picanha ou filé mignon num bom corte até pra quem curte vegetariano, acompanhados de recheios deliciosos, fritas, saladas e outras boas pedidas”, diz nota em sua página do Facebook. A Savana Prime Burger funciona diariamente (menos às terças-feiras) com expediente das 18h30 à meia-noite.


Educação: CNA Inglês Definitivo mantém plantão de matriculas em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O CNA Inglês Definitivo funcionará em horário especial para matricula em Vitória da Conquista. O plantão deste domingo (19) será das 10 às 16 horas. O CNA (Cultural Norte Americano) é uma rede de escolas de idiomas brasileira, com foco no ensino de inglês e espanhol. Faça a sua inscrição na sede do CNA [Avenida Otávio Santos, 570 – Recreio, Vitória da Conquista] ou através do telefone: (77) 3421-1196.


Economia: Caixa Econômica Federal abre neste sábado para tirar dúvidas sobre o direito ao saque do FGTS

Foto: BLOG DO ANDERSON

As agências da Caixa Econômica Federal que funcionam na Praça Barão do Rio Branco e Avenida Crescêncio Silveira, Centro de Vitória da Conquista, vão abrir neste sábado (18) para tirar dúvidas sobre o saque das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e também para fazer o cadastramento de cartões e senhas do Cartão Cidadão. O funcionamento será das 9 às 15 horas, mas a fila começou bem cedo.


Caso de Polícia: dois assassinatos são registrados em Vitória da Conquista; ouça os destaques com Paulo Martins

Foto: BLOG DO ANDERSON

Duas mortes chocaram Vitória da Conquista nestas últimas 24 horas. O primeiro aconteceu no Patagônia, onde um irmão acabou matando outro com golpes de faca após uma discussão familiar. Ainda na noite desta quarta-feira (15) a vítima foi Paulo Francisco Veiga Nascimento, morto com após um suposto sequestro na região da Lago de Zé Luiz. Ambos os fatos são investigados pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa. No Caso de Polícia do Band Revista que o BLOG DO ANDERSON reproduz a seguir, Paulo Martins detalha essas e outras ocorrências da Capital do Sudoeste Baiano.


Saúde Pública: prefeito vai recorrer ao Governo do Estado pela manutenção do Hospital Afrânio Peixoto

Foto: BLOG DO ANDERSON

As mudanças no Hospital Especializado Afrânio Peixoto têm gerado debate na Política Conquistense. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), esta instituição será completamente reformada. “Após a reabertura, o hospital mudará de perfil e funcionará como uma referência para o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), com leitos de enfermaria e centro cirúrgico para pequenos procedimentos”, diz nota enviada ao BLOG DO ANDERSON. “Para que não haja descontinuidade no atendimento psiquiátrico na região, leitos da especialidade serão abertos no HGVC. Haverá ainda uma estruturação do serviço ambulatorial na Unidade de Saúde Crescêncio Silveira. Além disso, há expectativa de que serviços municipais, como os centros de Atenção Psicossocial (Caps) e unidades básicas de saúde, absorvam algumas demandas”, completou. Em seu comentário na Resenha Geral desta quarta-feira (15), o prefeito Herzem Gusmão Pereira se posicionou contrário a modificação. Aliado a ele também estão vereadores e outras instituições sociais também em defesa da permanência do Hospital Especializado Afrânio Peixoto. Criado em 1966, a unidade tem uma localização geográfica estratégica, uma vez que está situado num importante entroncamento rodoviário e entreposto comercial, abrangendo o Sudoeste Baiano e Norte de Minas Gerais, atendendo à população de cerca de 200 municípios.


Brasil: Correios esperam adesão de 5 mil funcionários em PDV e planejam fechar 200 agências

Foto: BLOG DO ANDERSON

O plano de demissão voluntária lançado pelos Correios recebeu até o momento a adesão de 3 mil funcionários e a expectativa é que o número chegue a pelo menos 5 mil, segundo o presidente da estatal, Guilherme Campos. Em meio à mais grave crise financeira de sua história, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) planeja também fechar cerca de 200 agências neste ano, além de uma série de medidas de redução de custos e de reestruturação da folha de pagamentos. A empresa acumula dois rombos de R$ 4 bilhões nos últimos dois anos. Os Correios fecharam o ano passado com prejuízo em torno de R$ 2 bilhões, após registrar perdas de R$ 2,1 bilhões em 2015. “Estamos trabalhando para reverter esse quadro. O objetivo é colocar a empresa no azul neste ano”, disse o presidente. Confira a reportagem do G1.


Brasil: agências da Caixa abrem 2 horas mais cedo

Foto: Divulgação

As agências da Caixa Econômica Federal abrem duas horas mais cedo nesta quarta-feira (15). O objetivo da antecipação do horário de expediente é tirar dúvidas dos trabalhadores sobre os saques de contas inativas do FGTS [Fundo de Garantia de Tempo de Serviço]. Segundo o G1, a medida também vale para a quinta-feira (16) e sexta (17). No sábado, também haverá plantão, mas apenas para tirar dúvidas. O funcionamento das agências no sábado ocorrerão de março a julho, sempre de 9 às 15 horas.


Exame OAB: confira o resultado preliminar da 2ª fase

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nesta terça-feira (14) o resultado preliminar da 2ª  Fase do XXI Exame de Ordem Unificado. A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado.  Confira a lista divulgada pela OAB.  Recursos podem ser feitos de 15 a 18 de fevereiro. O resultado final está previsto para sair no dia 8 de março. Confira a relação dos aprovados em Vitória da Conquista


FGTS: Veja o calendário de saque das contas inativas

Foto: Reprodução

O Governo Federal divulgou o calendário de saque das contas inativas do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço,  nesta terça-feira (14). A ordem segue a data de nascimento. As contas inativas do FGTS são aquelas de trabalhadores que pediram demissão e não puderam sacar o dinheiro. O acesso a esse recurso só poderá ser feito pela pessoa que deixou o emprego até 31 de dezembro de 2015Confira o calendário.


Operação Lava Jato: Wagner será ouvido em defesa de Lula

Foto: BLOG DO ANDERSON

O juiz federal Sérgio Fernando Moro, que é responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância, ouve mais testemunhas de defesa, nesta segunda-feira (13), no processo penal da Lava Jato que tem como um dos réus o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. O processo penal envolve o caso do triplex em Guarujá, no litoral de São Paulo. Entre as testemunhas que devem ser ouvidas estão o ex-ministro do Governo Dilma e atual secretário do Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE), Jaques Wagner, e o ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli. Os dois foram arrolados pela defesa do ex-presidente Lula. Os interrogatórios serão realizados via videoconferência por Salvador, na Bahia; em em Barueri e Osasco, em São Paulo.


Igreja Católica: Dom Rubival Britto é ordenado bispo de Grajaú, no interior do Maranhão

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Centenas de católicos compareceram ao Centro Esportivo de Vitória da Conquista, na tarde deste sábado (11), para acompanhar a ordenação do novo bispo de Grajaú, no Maranhão. Dom Rubival Cabral Britto, a pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e diretor do Colégio Paulo VI.

“É um momento que marca a minha vida para sempre no serviço a Deus, à Igreja e toda a humanidade. É muito significativo”, disse o religioso. Dom Rubival Britto toma posse na Diocese de Grajaú no dia 25 de março.

Ele será o quinto frade capuchinho a estar à frente da Diocese que tem 95 anos de fundação. Além de fieis conquistenses, a celebração presidida pelo arcebispo Dom Luís Gonzaga da Silva Pepeu, contou com personalidades de outras cidades do Sudoeste Baiano e também de Grajaú.


Justiça do Trabalho: Itaú Unibanco terá de pagar R$ 1 milhão por prática de assédio moral em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O banco Itaú Unibanco S.A. foi condenado pela Justiça do Trabalho, em ação movida pelo Ministério Público do Trabalho na Bahia pela prática de assédio moral contra seus funcionários. A condenação se deu pelo fato de o banco não garantir um ambiente profissional saudável e condições dignas de trabalho na agência do município de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. A Justiça determinou o pagamento de indenização de R$ 1 milhão e que a instituição financeira cumpra seis obrigações, sob pena de multa de R$ 100 mil por cada eventual descumprimento. “Essa é uma decisão importante da Justiça do Trabalho porque, apesar de todas as evidências, dos depoimentos de funcionários e da tentativa dos funcionários de buscar uma solução por canais internos da instituição financeira, o banco Itaú Unibanco manteve o responsável pelo assédio moral em seu posto de trabalho e ainda adotou medidas para intimidar os bancários que prestaram depoimento no inquérito aberto no MPT”, avaliou a procuradora Maria Manuella Gedeon Amaral, autora da ação. Ela lembra que no inquérito ainda houve tentativa de assinatura de um termo de ajuste de conduta, não aceito pelo banco. Confira a reportagem divulgada pelo MPT-BA.


Política em Brasília: Agentes Comunitários indicam Waldenor Pereira para compor Comissão Especial

Foto: Divulgação

A Liderança do Partido dos Trabalhadores indicou o deputado federal Waldenor Pereira (PT-BA) para compor, como titular, a Comissão Especial que vai emitir parecer sobre o projeto que dispõe sobre as atribuições do agente comunitário de saúde e do agente de combate às endemias. “A inclusão do deputado Waldenor na comissão especial atendeu à indicação da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (CONACS), feita em reconhecimento à luta que o parlamentar vem travando em apoio à categoria, desde quando era deputado estadual na Bahia, como destacou a presidente nacional da CONACS, Rute Brilhante ao entregar ofício à Liderança”, diz nota publicada em rede social do parlamentar petista na última segunda-feira (6).