Guia de Oportunidades: Professor Adão divulga mais de 80 vagas de empregos e estágios em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A semana começou com muitas novidades para quem quer entrar no mercado de trabalho e estágios em Vitória da Conquista. Em seu “De tudo na tarde” que o BLOG DO ANDERSON reproduz nesta segunda-feira (24), o professor Adão Albuquerque e Jônatas Batista atualizam as inúmeras vagas para diversos setores na Capital do Sudoeste Baiano. Ouça todos os detalhes no player abaixo.

Novidade na Cidade: Consultório Odontológico Humanizado é inaugurado em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Entre amigos, Ana Paula Silva inaugurou o seu Consultório Odontológico na noite da sexta-feira (21). A clínica vem com a filosofia de oferecer um serviço humanizado de Odontologia e está situado no Centro Odontomédico Edilson Pontes. A odontóloga Ana Paula Silva é graduada em Odontologia e Psicologia e busca aliar os conhecimentos das duas áreas para exercer uma odontologia refinada, visando o paciente como um todo.

“Faço da Psicologia uma importante ferramenta para avaliação das reais necessidades de cada paciente odontológico, em um atendimento individualizado, que prioriza não só a questão estética, mas o bem-estar e a qualidade dos procedimentos”, explica.

Nascida em Vitória da Conquista, a profissional é pós-graduanda em Saúde Pública e acredita nas profissões que exerce como um serviço para o ser humano integral. “Como dentista, por exemplo, trabalho com pessoas e não apenas com dentes”, acrescenta. O Centro Odontomédico Edilson Pontes fica na Avenida Otávio Santos, 261, no Recreio. A seguir algumas fotos exclusivas do BLOG DO ANDERSON.

Literatura Conquistense: Luís Rogério Cosme lança “Democracia Golpeada: narrativa hematopoética pós-golpe”

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O professor doutor Luís Rogério Cosme Silva Santos lançou mais uma obra literária. O “Democracia Golpeada: narrativa hematopoéticapós-golpe” foi apresentado na Livraria Nobel, na noite desta sexta-feira (21).

“O nosso mais novo livro que vem com a perspectiva de discutir, ou melhor, traduzir poeticamente a situação atual do Brasil. A crise que o Brasil bem passando do ponto de vista social, político e econômico”, comentou ao BLOG DO ANDERSON.

Nacido em Jequié e radicado em Vitória da Conquista, Luís Rogério Cosme fez dourado em Saúde Pública e é discente na Universidade Federal do Estado da Bahia.

Militante do Partido dos Trabalhadores, Doutor Luís está presente no cotidiano político e social da Capital do Sudoeste Baiano. No player abaixo o autor detalha fala ao BLOG DO ANDERSON sobre o Democracia Golpeada.

Colégio da Polícia Militar: MPF instaura inquérito para apurar convênio entre Ggoverno e União dos Municípios da Bahia

Foto: Divulgação

Um inquérito foi instaurado pelo Ministério Público Federal (MPF) com a finalidade de investigar um convênio firmado entre o Governo do Estado da Bahia e a União dos Municípios da Bahia (UPB), para que a metodologia educacional dos Colégios da Polícia Militar (CPMs) seja cedida à Rede Municipal de Ensino. O convênio ainda prevê a contratação de PMs reformados para atuar no projeto.  Em 10 de maio, a UPB divulgou que o termo de acordo de cooperação técnica para que seja cedida às prefeituras do interior do estado a metodologia educacional dos CPMs havia sido assinado. O motivo para a parceria, segundo a UPB, é que os colégios da PM estão incluídos entre as 10 melhores escolas do estado em avaliações do Ministério da Educação. Confira a reportagem na íntegra.

Língua Estrangeira: 1º concurso de Redação do CCAA será realizado em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação

De forma inédita, o CCAA Conquista tem a honra de anunciar o I Concurso de Redação: Seu Inglês Certificado.  O primeiro concurso de redação em inglês de Vitória da Conquista que tem o selo CCAA, e irá premiar os 3 primeiros colocados com a prova do TOEFL ITP, além de bolsas e descontos especiais para quem quer terminar ou continuar os seus estudos em grande estilo no CCAA, que é o centro aplicador oficial do TOEFL. Confira os detalhes.

Guia de Oportunidades: Professor Adão divulga mais de 50 vagas de empregos e estágios em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A semana começou com muitas novidades para quem quer entrar no mercado de trabalho e estágios em Vitória da Conquista. Em seu “De tudo na tarde” que o BLOG DO ANDERSON reproduz nesta segunda-feira (17), o professor Adão Albuquerque e Jônatas Batista atualizam as inúmeras vagas para diversos setores na Capital do Sudoeste Baiano. Ouça todos os detalhes no player abaixo.

Ativismo Social: Grupo Escoteiro recolhe lixo em pontos turísticos de Vitória da Conquista

Fotos: Divulgação | GEDC

Nesse Dia Mundial da Limpeza, celebrado no sábado (15), o Grupo Escoteiro Dom Climério participou do 20º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitário, popularmente conhecido como Mutcom, em Vitória da Conquista. Sob o tema “Escotismo: Educação para a Vida”, os Lobinhos, Escoteiros e Pioneiros visitaram 10 dos principais pontos referenciais e apresentaram a sua história. Além disso, o Grupo ainda recolheu o lixo acumulado nos locais por onde passaram.

Museu Pedagógico Padre Palmeira da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Cristo de Mário Cravo, Museu Regional Henriqueta Prates, Praça Tancredo Neves, a Catedral Nossa Senhora das Vitórias e a Praça Orlando Leite (Praça do Gil), estiveram na rota do Grupo. A atividade contou com o apoio da Polícia Militar do Estado da Bahia e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Aos 14 anos, Melissa Bispos lança o primeiro livro no Centro Sul Baiano: ‘Um pouco de mim’

Fotos: Reprodução | TV Bahia

A adolescente Manu Bispos, de 14 anos, lançou o primiero livro nesta semana. A garota que mora em Ipiaú, Centro Sul Baiano, já escreveu nove livros. A primeira publicação doi realizada com a ajuda de um ex-professor. O livro “Melissa – Problemas de uma antissocial” conta a história de uma jovem que que não cria muitos laços afetivos porque acompanha o pai, que precisa mudar de cidade muitas vezes por conta da profissão. “Eu acho que todas as personagens que eu faço têm um pouco de mim, têm um pouco da Manu.

Então, eu acabo criando várias versões de mim mesma”, revela a jovem escritora. Manu mora no bairro Aloísio Conrado, com a mãe, e tem muitos livros na estante do quarto. As escolhas são variadas. “Desde alto-ajuda até mistério”, revela. A paixão pela leitura ela herdou da mãe, dona Valdice, que sempre gostou de ler, e contava histórias para Manu quando ela ainda estava na barriga. “Eu via meu pai lendo eu via minha mãe lendo. Isso me cativou, aprendi a amar a leitura e quis que ela aprendesse também”, disse Valdice Santos, mãe da escritora. A primeira publicação de Manu foi realizada após a ajuda do ex-professor de redação e português, Juliano Pinto. Confira a reportagem do G1.

Discurso duranteInauguração de Escola: Herzem promete transformação na Educação e no Henriqueta Prates

Fotos: SECOM | PMVC

No corredor do novo módulo da Escola Municipal Juiz Doutor Gildásio Pereira Castro, inaugurado pela Prefeitura de Vitória da Conquista, na manhã desta sexta-feira (14), uma frase chama a atenção de quem passa. “A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. A frase de Nelson Mandela reverbera o que a Administração Municipal tem buscado para o município e seus cidadãos. Projetos nacionais com êxitos comprovados estão sendo implantados, professores recebem formação continuada e as séries iniciais da Rede Municipal de Ensino tiveram a maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). E esses avanços são notados na Escola Juiz Dr. Gildásio Pereira Castro também.

“Em 2008, depois de visitar o loteamento pela primeira vez, eu falei pra minha família: ‘Se um dia Deus me der um mandato, nós vamos transformar o Henriqueta Prates’”, lembrou Herzem para os presentes. Em 2017, essa oportunidade surgiu. O prefeito se reuniu com a comunidade e se comprometeu a executar a obra de ampliação da escola que estava parada. Agora, uma parte dos 478 alunos que estavam estudando num salão emprestado pela Igreja Católica, terão seis novas salas com acabamento de primeira e mobiliário padronizado, seis banheiros, refeitório, além da sala de professores. Confira a reportagem da Secretaria Municipal de Educação.

Congresso de Direito do Sudoeste da Bahia: ex-ministro Eduardo Cardozo ministra palestra em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Desembarcou no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, no final da manhã desta sexta-feira (14), o ex-ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo. Logo mais às 19 horas ele ministra a palestra “Crise Democrático do Estado de Direito”, no Centro de Convenções Divaldo Franco, onde acontece o IX Congresso de Direito do Sudoeste da Bahia. “É um momento muito importante e acho que estar aqui é uma honra poder estar debatendo com todos os professores e as pessoas que estarão presentes.

Um tema importante de reflexão para todos”, disse Eduardo Cardozo ao BLOG DO ANDERSON logo após almoço no Culinária Grill.

O IX Congresso proporciona uma reflexão multidisciplinar e atualizar os participantes sobre as novas temáticas jurídicas e a aplicação do Direito como mecanismo capaz de acompanhar e se adequar a evolução social. “Vamos refletir criticamente acerca da forma como os tribunais vêm conduzindo as ações judiciais e as novas interpretações que vêm dando a essa demanda”, explica a vice coordenadora do Curso de Direito da FAINOR, professora Ricelle Brandão Barros.

Rede Municipal de Ensino: resultado do IDEB rende Moção de Aplausos ao Município de Jequié

Foto: Divulgação | PMJ

A Câmara Municipal de Jequié aprovou, nesta terça-feira (11), a Moção de Aplausos Nº 22/2018, que teve como proponente o Vereador Ivan do Leite, pelo resultado obtido no IDEB [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] na Rede Municipal de Ensino. A Moção teve como objetivo valorizar o trabalho coletivo, responsável e comprometido da atual Gestão Municipal pelo resultado histórico alcançado no ano passado, publicado este mês pelo Ministério da Educação. >>>>>>

Educação Superior: Aberto o IX Congresso de Direito do Sudoeste da Bahia em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Começou na noite desta quarta (12) e segue até a sexta-feira (14), o IX Congresso de Direito do Sudoeste da Bahia, realizado pela Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR). A abertura oficial aconteceu Centro de Convenções Divaldo Franco. Outras palestras e conferências também serão apresentadas no Centro. Já as oficinas temáticas e as comunicações orais de trabalhos científicos serão feitas no campus da FAINOR.

A nona edição do Congresso vai contar com palestrantes consagrados em nível nacional, como os doutores Spencer Toth Sydow e Maria Sylvia Zanella Di Pietro, que farão a conferência de abertura. Sydow vai falar sobre “Teoria da Cegueira Deliberada na Operação Lava Jato”; e Di Pietro, sobre “Improbidade Administrativa”.

Outros temas impactantes também serão tratados no IX Congresso de Direito. Entre eles, estão “Perspectiva para o futuro da Previdência Social”, com o Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil, Ivan Kertzman; e “Responsabilidade Civil Ambiental”, com o professor doutor Daniel Braga. 

O IX Congresso vai propor uma reflexão multidisciplinar do Direito e atualizar os participantes sobre as novas temáticas jurídicas e a aplicação do Direito como mecanismo capaz de acompanhar e se adequar a evolução social. “Vamos refletir criticamente acerca da forma como os tribunais vêm conduzindo as ações judiciais e as novas interpretações que vêm dando a essa demanda”, explica a vice-coordenadora do Curso de Direito da FAINOR, professora Ricelle Brandão.

Novidade na Cidade: Instituição de Ensino Superior vai gerar mais de 150 vagas de empregos em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Uma nota Instituição de Ensino Superior acaba de confirmar a sua instalação em Vitória da Conquista. A expetativa é que as atividades acadêmicas iniciem no primeiro semestre do ano que vem. Na manhã desta quarta-feira (12) o BLOG DO ANDERSON pode conhecer o imóvel localizado na Zona Sul Conquistense. Ainda sem informações oficiais, mas dados colhidos pelo BLOG DO ANDERSON dão conta que essa entidade gere mais de 150 vagas de empregos diretos para diversos setores academicos e administrativos.

Horanria Nacional à FAINOR: Edgar Larry é o vencedor de prêmio em Educação Superior

Foto: BLOG DO ANDERSON

O diretor geral da Faculdade Independente do Norteste (FAINOR), professor Edgard Larry Andrade Soares, acaba de receber a comunicação de que é vencedor da 8ª edição do prêmio Milton Santos de Educação Superior, na categoria “Administração de Instituições de Educação Superior”. O prêmio, atribuído por meio de votação, é promovido pela Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (ABMES). >>>>>

Novidades na FAINOR: Psicologia e Pedagogia são anunciados para o próximo Vestibular

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR) conta com dois novos cursos: Psicologia e Pedagogia. O anuncio foi passado ao BLOG DO ANDERSON pelo professor Joseval Souza Andrade na tarde desta segunda-feira (10). Conforme Joseval Souza, ambas as opções estarão disponíveis no próximo vestibular que acontece em 21 de outubro. Confira a entrevista completa quando Joseval fala sobre as novidades da FAINOR.

Momento da Saúde no Agito Geral: Conscientização do Linfoma é tema de entrevista em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

No próximo dia 15 de setembro, celebra-se o Dia Mundial da Conscientização do Linfoma. Essa data foi instituída com o objetivo de conscientizar a população sobre a Importância de identificar precocemente os sintomas do linfoma, ajudando a facilitar o seu tratamento. O assunto foi tema de uma reportagem do Agito Geral, na Rádio Clube de Conquista, na noite da última terça-feira (4), quando a hematologista Daniele Pedreira Guimarães O’Dwyer, do  Instituto Conquistense de Oncologia (ICON), detalhou o assunto.

O Linfoma é um grupo de tumores de células sanguíneas que se desenvolvem a partir das células linfáticas. Geralmente, o termo refere-se apenas aos tumores cancerosos. Entre os sinais e sintomas estão o aumento dos gânglios linfáticos, febre, suores abundantes, perda de peso não intencional, prurido e fadiga. Os gânglios linfáticos aumentados são geralmente indolores. Os suores são mais comuns durante a noite.

Existem dezenas de subtipos de linfomas. As duas principais categorias de linfomas são os linfomas de Hodgkin (LH) e os linfomas não-Hodgkin (LNH). A médica Daniele Pedreira Guimarães O’Dwyer, graduada pela Escola Bahiana de Medicina, fez residência em Clínica Médica, Hematologia e Hemoterapia no Hospital São Rafael, em Salvador. Ela é membro da Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia. Ouça a entrevista de Pedro Alexandre Massinha da Rocha Jardim gravada e reproduzida exclusivamente pelo BLOG DO ANDERSON.

Literatura na Cidade: Boulevard Shopping Vitória da Conquista promove a sua 1ª Feira do Livro

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Há mais de 19 anos no universo literário, a Letrinha, Feira do Livro do grupo Pé da Letra Editora, chega ao Boulevard Shopping Vitória da Conquista. A iniciativa cultural permanece na Praça de Eventos até 16 de setembro.

O evento conta com mais de mais de 2 mil títulos, distribuídos em diversos gêneros, como contos, livros de terror, histórias de ninar, fábulas, histórias de heróis e princesas, culinária, artes entre outros. À preços acessíveis, é possível adquirir títulos a partir de R$ 5.

7 de Setembro: Herzem destaca Educação com enfoque especial na Prefeitura de Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O prefeito Herzem Gusmão Pereira chegou ao Circuito do 7de Setembro direto para o Palanque Oficial, sem a tradicional passagem em saudação ao público na manhã desta sexta-feira (7). Às 11h02min, Ele atendeu brevemente a imprensa, quando destacou a importância da Independência do Brasil. Indagado sobre a sua gestão, Herzem fez questão de destacar a Educação. “Educação. Em primeiro lugar Educação, em segundo Educação, em terceiro Educação, em quarto Educação, em décimo Educação”, afirmou.

“Olha, nós trouxemos Sobral para cá, através da [Fundação Lemann] Lemann para a gente começar a melhorar o IDEB [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica].

O IDEB não se melhora de um ano para o outro, isso é um trabalho. E, portanto, a gente quer educar as nossas crianças e essa nucleação que muitos insistem em não entender, ou entendem e querem na verdade usar como palanque, é que nós detectamos escolas com sete alunos, nove alunos, dez alunos. Como é que você mantém dinheiro público para dez escolas?”, explanou o emedebista de 70 anos que acompanhou a programação ao lado de familiares e outras autoridades da Capital do Sudoeste Bainao.

Rede Municipal de Educação: Vitória da Conquista fica com 4,7 no IDEB, abaixo da meta do MEC

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira divulgou nesta segunda-feira (3), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A meta proposta pelo prefeito Herzem Gusmão Pereira era de 4,9, com isso os professores teriam o décimo quarto salário, porém a nota ficou em 4,7. “O IDEB 2017 nos anos iniciais da rede municipal cresceu, mas não atingiu a meta e não alcançou 6,0. Tem o desafio de garantir mais alunos aprendendo e com um fluxo escolar adequado”, diz a avaliação final do IDEB. 

Rede Municipal de Ensino: Lagoa das Flores recebe Centro de Educação Infantil Auxêncio Dias de Oliveira

Fotos: SECOM | PMVC

“É algo maravilhoso para a gente da comunidade. Algo esperado há muitos anos, e agora a gente conquistou.” É assim que Zenilda Silveira, moradora de Lagoa das Flores, avalia a chegada do Centro Municipal de Educação Infantil Auxêncio Dias de Oliveira. Seu filho, Davi, de 3 anos, será aluno da creche e também aprovou o equipamento. “A estrutura está ótima, está maravilhosa. Ele já olhou as salinhas todas aqui, entrou no refeitório, na biblioteca, já olhou tudo e está muito feliz e contente”, revela sua mãe. Outro Davi, também de 3 anos, veio conhecer a creche que começará a estudar a partir de amanhã. Sua mãe, Daiane Arruda, comenta os benefícios que a instituição trará para a comunidade local: “Eu gostei, porque foi um negócio inovador para o bairro de Lagoa das Flores. Para todas as mães que, às vezes, não tem onde deixar suas crianças, agora tem essa creche. É um movimento inovador para Lagoa das Flores, e espero que possamos confiar nas pessoas que estarão aqui para cuidar das nossas crianças.”

Tanto Zenilda, quando Daiane, vieram participar da entrega no Centro Municipal de Educação Infantil Auxêncio Dias de Oliveira, na manhã desta quinta-feira (30). Diversos membros do Governo Municipal e outras autoridades públicas estiveram presentes na cerimônia, que contou ainda com apresentações culturais, exposição fotográfica, oferta de vacinação e atividades lúdicas promovidas pelo projeto Educarte. O prefeito Herzem Gusmão lembra que esta é a segunda creche entregue pela Prefeitura apenas nesta semana, a primeira foi no bairro Patagônia. Ele comemora as ações: “É a preparação das crianças no ensino fundamental, a preparação para o futuro dessas crianças.” E completa: “Nós estamos felizes com essa entrega, uma entrega extraordinária, ganha muito a comunidade de Lagoa das Flores.”

A secretária de Educação, Selma Oliveira, destaca a importância que a educação infantil exerce em toda a vida escolar dos alunos. “As crianças, comprovadamente, quando têm a educação infantil de uma forma sólida, elas avançam muito na educação básica, no fundamental. Saindo da educação infantil e indo para a alfabetização é outro caminho. Então a Secretaria de Educação está extremamente comprometida e feliz com esse momento”, afirma. O nome da creche é uma homenagem ao senhor Auxêncio Dias de Oliveira, antigo morador de Lagoa das Flores, popularmente conhecido como Ioiô. Sua família esteve presente na cerimônia e agradeceu à Prefeitura pelo reconhecimento das contribuições que Ioiô Dias trouxe para a educação e o esporte do município. “Hoje, com essa homenagem, tenho certeza que lá em outro local ele está muito alegre e agradecido”, afirma o seu filho, José Marques Dias de Oliveira. >>>>