Chapara Diamantina: Aviso de Licitação do Aeroporto de Lençóis é publicado no Diário Oficial do Estado

Foto: Jorge Brazilian | Flickr

O aviso de licitação para a concessão do Aeroporto Horácio de Mattos, em Lençóis, foi publicado no Diário Oficial do Estado no sábado (19). Localizado no território da Chapada Diamantina, eixo turístico da Bahia, o Aeroporto passará a ser administrado pela empresa ganhadora da concorrência pública que, após assumir o aeroporto, deverá requalificar a infraestrutura, ampliar, administrar, operar e explorar comercialmente suas áreas e serviços. >>>>

Eleições UFBA: candidatos à Reitoria apresentam propostas em Vitória da Conquista nesta segunda-feira

Fotos: Divulgação | UFBA

O campus da Universidade Federal da Bahia, em Vitória da Conquista, receberá, na tarde desta segunda-feira (21), os candidatos que concorrem, pela segunda vez, aos cargos de Reitor e de Vice-Reitor da UFBA, professor João Carlos Salles e professor Paulo Miguez, respectivamente.

O encontro acontecerá, às 14 horas, no auditório do Pavilhão de Aulas. Na ocasião, os candidatos da única chapa inscrita no processo eleitoral para a Reitoria da UFBA irão apresentar suas propostas para o quadriênio 2018-2022, debater ideias e responder a questionamentos do público. >>>>>

Confusão entre Colegas: vídeo mostra briga de estudantes em corredor de faculdade; alunas foram suspensa

Foto: Reprodução

Duas estudantes se envolveram em uma briga na faculdade Unijorge, na Avenida Paralela, em Salvador, na noite de quarta-feira (16). A causa da confusão é desconhecida. As mulheres foram suspensas das aulas por três dias. Nas imagens gravadas na faculdade, que é particular, é possível ver que a confusão começa na sala de aula. Alguns colegas tentam separar a briga, segurando uma das estudantes.

Mas a briga continua no corredor, em frente aos elevadores. Uma delas ainda joga uma tampa de lixeira na outra. Depois, os colegas conseguem segurar as duas para separar a briga. A faculdade disse ao G1 que abriu comissão disciplinar para apuração do caso e avalia a adoção de outras medidas disciplinares. A instituição disse, ainda, que repudia qualquer forma de violência e tem normas de conduta pautadas pelo regimento e código de ética da faculdade.

Certificado de Qualidade: CCAA conquista, pelo 14º ano consecutivo, o Selo de Excelência em Franchising

Foto: Divulgação

O CCAA conquista, pelo 14º ano consecutivo, o Selo de Excelência em Franchising. Um parabéns especial aos alunos, ex-alunos e todos os profissionais que já passaram pela escola, pois vocês continuam mantendo o CCAA uma escola de ouro. Mais do que uma chancela, o Selo de Excelência em Franchising da ABF possibilita analisarmos os pontos fortes e aqueles em que precisamos melhorar. Além disso, a pesquisa é um importante instrumento de direcionamento, confirmação e reorientação de políticas e metodologias de gestão da rede. Parabéns a toda a equipe e a toda a rede por mais essa conquista! Avante e sempre. >>>>

Centro Municipal de Educação Erathosthenes Menezes: ônibus quebra e deixa alunos sem aulas

Foto: BLOG DO ANDERSON

Estudantes do Centro Municipal de Educação Erathosthenes Menezes que moram no Campo Formoso, Zona Rural de Vitória da Conquista, começaram a semana sem aulas. Um dos alunos que não conseguiu chegar até o Iguá, distrito onde está a Unidade Escolar, foi Clebson Rocha dos Santos, de 16 anos. “Venho de ônibus escolar, ontem ele quebrou… aí recuperemos no outro dia”, afirmou o secundarista se referindo aos assuntos pautados durante a sua falta. Na tarde desta terça-feira (15) o BLOG DO ANDERSON esteve no distrito de Iguá conversando com a comunidade nestas últimas 48 horas que antecede a chegada do Gabinete Itinerante Rural com o prefeito Herzem Gusmão Pereira.

Guia de Oportunidades: Professor Adão divulga mais de 100 vagas de empregos e estágios em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A semana começou com muitas novidades para quem quer entrar no mercado de trabalho e estágios em Vitória da Conquista. Em seu “De tudo na tarde” que o BLOG DO ANDERSON reproduz nesta segunda-feira (14), o professor Adão Albuquerque e Jônatas Batista atualizam as inúmeras vagas para diversos setores na Capital do Sudoeste Baiano. Ouça todos os detalhes no player abaixo de quase duzentas oportunidades.

Creche Dinaelza Coqueiro: professora fala de avanços da instituição e sobre a Merenda Escolar

Foto: BLOG DO ANDERSON

Em entrevista ao BLOG DO ANDERSON na manhã da sexta-feira (11), a professora Lenira Maria de Figueredo Souza, falou sobre a situação da Creche Dinaelza Coqueiro, instituição mantida pela União de Mulheres [de Vitória da Conquista] em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. De acordo com a docente, a instituição funciona normalmente. “Estamos com quadro de professores e funcionárias e desde o dia 12 de março funcionamos normalmente”, comentou. Segundo a feminista, a Administração Municipal tem “cumprido com suas com suas obrigações de encaminhar os funcionários que nós precisamos”. “Precisa melhorar ainda um pouco a questão da merenda escolar que está no limite, vamos dizer assim, está faltando alguns gêneros e os gêneros que nós recebemos estão no limite”, frisou. De acordo com Lenira Figueredo, “a gente pede isso constantemente inclusive semana que vem nós temos uma reunião com a coordenação da alimentação escolar justamente para tratar desta temática”. “Tem feijão, tem arroz, tem verdura e tem uma proteína, ou ovo ou frango. O fígado tem ido, mas a quantidade e alguns gêneros do dia a dia tem faltado, como bolachas, algumas polpas de frutas, de iogurte, coisas assim que eram comuns nós termos e que estão faltando um pouco, mas a gente tem conseguido administrar”, complementa. Ainda conforme a docente, a instituições recebe doações para as suas atividades. “É só procurar nós lá da União de Mulheres, o telefone [77] 3423-4146 que a gente disponibiliza meios para arrecadar a doação”, continuou. Conforme Lenira, o assunto da Merenda Escolar será tema de uma reunião na próxima semana.

Projeto Trilha: alunos são certificados nos cursos de Barista, Confeiteiro e Padeiro em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Aconteceu na tarde desta quinta-feira (10), ato de certificação de 31 alunos do Programa de Qualificação Trilha, da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda do Estado da Bahia (SETRE), em Vitória da Conquista. Os cursos de Padeiro e Confeiteiro e Atendente Barista foram articulados pelo deputado estadual Jean Fabrício Falcão (PCdoB).

“Não é a primeira vez que trazemos o Trilha para Conquista. Recebi essa demanda dos vereadores [Danillo] Kiribamba e Nildma [Ribeiro] e buscamos apoio do governo estadual. Qualificação profissional para jovens é uma de minhas bandeiras, desde os tempos de militância comunitária. Só com educação, preparo, é que a gente pode dar chances reais de crescimento pra essa galera que tá chegando agora ao mercado de trabalho. Eu ainda destaco, mais uma vez, o compromisso do governador Rui Costa com a juventude. Sem ações como essa, tudo seria bem mais difícil”, destacou o deputado.

Além de Conquista, a articulação do deputado levou cursos do Trilha também para Macaúbas (Território Bacia do Paramirim), Morro do Chapéu (Território Chapada Diamantina), Gentio do Ouro (Território Irecê) e Condeúba e Caetanos (Território Sudoeste).

Os cursos do Trilha são voltados para jovens, entre 16 e 29 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social, que pertençam à família cadastrada no Programa Bolsa Família e estejam em situação de desemprego involuntário. Cada curso teve duração de seis meses, 400 horas de aulas. O governo estadual investiu mais de R$ 100 mil só em Vitória da Conquista para custeio de transporte, lanche, material didático e para aulas práticas, fardamento, instrutores e equipe técnica.

Programa Educar para Valer: Herzem recebe ex-prefeito de Sobral para debater gestão educacional

Fotos: SECOM | PMVC

Vitória da Conquista é uma das cinco cidades-pilotos do Programa Educar para Valer, que traz a experiência exitosa de Sobral, município cearense que conquistou a primeira colocação, referente à Rede Pública, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O reconhecimento nacional de uma rápida superação, saltando de 4 pontos, em 2005, para 8,8 pontos em 2015, foi motivada sobretudo pela dedicação em se fazer uma gestão de excelência em Sobral. E um dos responsáveis por essa transformação foi seu ex-prefeito, Veveu Arruda. “Quis Deus que a Fundação Lemann escolhesse Vitória da Conquista como uma dessas cinco cidades. 

Nós queremos bater a meta do Ideb e hoje temos essa oportunidade ímpar de receber o ex-prefeito de Sobral, Veveu Arruda. Que possamos beber dessa fonte”, falou o prefeito Herzem Gusmão aos representantes da Secretaria Municipal de Educação, na manhã desta segunda-feira (7). O encontro de gestores municipais aconteceu na sala de reuniões do Conselho Municipal da Educação. Ao iniciar a conversa, Veveu Arruda declarou: “A minha experiência política* foi no âmbito municipal e por isso cresceu a crença de que o lugar de transformação é o município e a forma mais poderosa para enfrentar as desigualdades é a Educação”. >>>>>

Escola Municipal Frei Serafim do Amparo: matagal e lixo tem atraído insetos e bichos peçonhentos em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Na tarde desta terça-feira (8) o BLOG DO ANDERSON foi acionado por pais de alunos da Escola Municipal Frei Serafim Amparo [Extensão], localiza na avenida Rafael Spinola, na Vila Serrana II, bairro Zabelê. Uma das demandas apresentadas ao BLOG DO ANDERSON foi a grande quantidade de bichos peçonhentos e insetos dentro da instituição de ensino infanto-juvenil.

Tais problemas poderão ser combatidos numa ação de detetização programada para a quarta-feira (9), quando as aulas estarão suspensas. O agravante disso tudo fica para a imundice nos arredores do prédio que não possui muro. O mato e lixo se concentra nos fundos do imóvel, fato que foi comunicado aos dirigentes pelos familiares dos estudantes dessa unidade da Rede Municipal de Ensino Conquistense.

ENEM: inscrições começam segunda-feira

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) começam às 10h de segunda-feira (7) e vão até o dia 18 de maio. Mesmo os candidatos que pediram isenção da taxa de inscrição no Enem devem se inscrever, na Página do Participante. O pagamento da taxa de inscrição para quem não conseguiu a isenção, no valor de R$ 82, pode ser feito até o dia 23 de maio, nas agências bancárias, casas lotéricas e agências dos Correios. Leia a íntegra.

Escola Municipal Mozart Tanajura: aulas são suspensas por dois dias para pintura de prédio

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Alunos da Escola Municipal Mozart Tanajura estão fora das salas de aulas em pleno Calendário Letivo. Atendendo ao chamado de pais dos estudantes o BLOG DO ANDERSON esteve na Vila América, loteamento do bairro Boa Vista, e pode constar o motivo das inoperâncias. De acordo com o comunicado, as atividades estão suspensas nesta quinta e sexta-feira (3 e 4 de maio) por razão da pintura da escola.

“O pessoal poderia ter nos avisado com antecedência, ter feito esse serviço no final de semana ou ferido. Antes era nas férias. Eu trabalho o dia todo e meus filhos ficarão sem fazer nada em casa. Isso é um absurdo”, comentou a comerciária Jailda Amorim Fonseca ao BLOG DO ANDERSON. Os dois dias perdidos deverão ser recompensados com atividades para complemento do Ano Letivo. A Escola Municipal Mozart Tanajura reabre as portas na segunda-feira (7).

UESB: Reitor nomeia Comissão de Transição

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Fábio Félix Ferreira, nomeou a Comissão de Transmissão. A posse da Gestão 2018-2022 encabeçada por Luiz Otávio de Magalhães deve acontecer no dia 2 de junho, conforme Portaria Nº 643. Confira os detalhes.

UESB: nova Reitoria deve ser empossada até 2 de junho

Foto: BLOG DO ANDERSON

Deve tomar posse no próximo dia 2 de junho, a nova Reitoria da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia para a Gestão 2018-2022. O processo eleitoral aconteceu no mês passado quando os professores Luiz Otávio de Magalhães e Marcos Henrique Fernandes foram eleitos com 61,09% dos votos válidos. A data prevista foi divulgada no Diário Oficial do Estada nesta quinta-feira (3). “Considerando: a eleição para os cargos de Reitor e Vice-Reitor, ocorrida em 11 de abril de 2018, com posse da nova Gestão prevista para o dia 02 de junho de 2018; a homologação do resultado da eleição realizada pelo Conselho Superior Universitário – CONSU, em 25 de abril de 2018”, diz a Portaria Nº 0643.

Concurso da Polícia Civil: candidatos denunciam supostas irregularidades; grupo teria visto gabarito antes de prova

Foto: Divulgação | GOVBA

Candidatos que fizeram o Concurso da Polícia Civil, em Salvador, denunciaram ao Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) nesta quarta-feira (25) supostas irregularidades ocorridas durante a aplicação das provas, no último domingo (22). O G1 conversou com alguns candidatos que fizeram a prova. Eles afirmam que vários pontos do edital foram descumpridos e ainda dizem que um grupo teria tido acesso a um gabarito antes mesmo de chegar ao local de provas. Confira a reportagem.

Deu no Redação Brasil: situação precária das Escolas Municipais é alvo de queixas em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Membro da Comissão Parlamentar de Educação, o vereador Valdemir Oliveira Dias, do Partido dos Trabalhadores, se manifestou sobre as condições da Escola Municipal Cláudio Manuel da Costa, cuja reportagem foi destacada aqui no BLOG DO ANDERSON. Em entrevista ao Redação Brasil, via Rádio Brasil na manhã desta terça-feira (24), Valdemir, que foi secretário municipal de Educação, lamentou as condições desta e de outras unidades de Rede Municipal de Ensino. Em nota, a Secretaria Municipal de Educação prometeu intervenções na Escola Municipal Cláudio Manuel da Costa. Ouça a reportagem do Redação Brasil.

Guia de Oportunidades: Parceiro da Vivo oferece cinco vagas de empregos em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação

Um parceiro Vivo, a marca comercial do Grupo Telefônica no Brasil, está com vagas de empregos em Vitória da Conquista. As cinco oportunidades desta terça-feira (24) são para o cargo de vendedor externo para a concessionária de telefonia móvel, fixa, internet banda larga e TV por assinatura. A empresa oferece salário fixo, comissões e ajuda de custo. Os interessados podem enviar seus currículos para o seguinte E-mail: vendaspapvivo@gmail.com

Centro Juvenil de Vitória da Conquista: estudantes participam de encontro de tecnologia na UESB

Fotos: Divulgação | SEC

Mais de 300 estudantes do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista participam, nesta terça-feira (24), das 10 às 20 horas, do Upstarts Day, no campus da Universidade Estadual do Sul da Bahia, em Vitória da Conquista. O evento, que é marcado por uma maratona de atividades voltadas para as áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação, vai contar com a apresentação de experimentos da unidade e a promoção do Arduino Day, software de programação livre, por meio de cursos livres durante todo o dia. O encontro é uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), em parceria com a Universidade. O professor de robótica, Roberto Andrade, destaca a importância da iniciativa para a divulgação dos trabalhos no CJCC.

“Estaremos antecipando o Arduino Day, que acontece mundialmente no dia 12 de maio, para promover essa ferramenta neste evento que movimenta toda a região. Serão cursos para iniciantes de 2h, onde vão aprender a programar para a robótica, aplicativos e games. Tudo isso com a participação dos nossos estudantes. Também estaremos apresentando experimentos e projetos desenvolvidos na unidade, como os premiados ‘Choice’, ‘Sustentabilidade’ e de ‘Combate ao Aedes’”, destacou. O evento é alinhado às ações do programa estadual UPStarts Bahia, desenvolvido pela SECTI, no qual busca potencializar e fortalecer o ecossistema baiano de inovação tecnológica. O Upstarts Day inclui exposições, stands, painéis, campeonatos de games, entre outras atividades.