FAINOR: Edgard Larry concorre a Prêmio Nacional

Foto: BLOG DO ANDERSON

O diretor geral da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR), professor Edgard Larry Andrade Soares, está concorrendo à 8ª edição do Prêmio Milton Santos de Educação Superior, na categoria Administração de IES. O prêmio, promovido pela Associação Brasileira das Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), reconhece o mérito de quem contribui para o engrandecimento e aprimoramento da educação superior no Brasil. A indicação é um destaque nacional positivo para a cidade de Vitória da Conquista, que vem se estabelecendo nos últimos anos como um pólo de Educação Superior na Bahia. A FAINOR tem contribuído para esse desenvolvimento, recebendo estudantes de todo o estado e de outras partes do Brasil. >>>

Financiamento Estudantil: FIES ofertará mínimo de 155 mil vagas para o segundo semestre, com 50 mil a juro zero

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) ofertará, pelo menos, 155 mil vagas para este segundo semestre. Desse total, 50 mil oportunidades serão a juro zero. As inscrições para essa edição terão início na próxima segunda-feira, 16, exclusivamente pela página do FIES Seleção na internet. Os interessados deverão se inscrever até 22 de julho. O Novo FIES é um modelo de financiamento estudantil que divide o programa em diferentes modalidades, oferecendo condições a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. Pode concorrer quem tenha feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com média igual ou superior a 450 pontos, e obtido nota maior que zero na redação. >>>>

Guia de Oportunidades: Prefeitura Municipal de Anagé lança Concurso Público para 136 vagas

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Prefeitura Municipal de Anagé, distante a 53 quilômetros de Vitória da Conquista, é destaque no Guia de Oportunidades. Através de Concurso Público, o Município de Anagé vai contratar 136 servidores para o seu quadro. Em entrevista ao BLOG DO ANDERSON na manhã desta quinta-feira (12), a prefeita Elen Zite Pereira dos Santos falou sobre esse certame marcado para ser realizado no próximo dia 2 de Setembro. Na reportagem a seguir, Elen Zite faz um comentário sobre a sua gestão e também da participação do UPB Capacita, evento promovido pela União dos Municípios da Bahia. Ouça a Entrevista Exclusiva.

Escola Municipal Casimiro de Abreu: falta de água completa um mês e compromete a Merenda para alunos

Foto: BLOG DO ANDERSON

A quarta-feira (11) foi de protestos em Vitória da Conquista. Cumprindo a jornada da Campanha Salarial, servidores saíram às ruas da Capital do Sudoeste Baiano. No meio da multidão o BLOG DO ANDERSON conversou com Marise Rosilene Andrade que segurava uma placa com a seguinte mensagem: “Onde está o Plano Habitacional do Servidor?”. A indagação ser para o prefeito Herzem Gusmão Pereira que prometeu esse projeto, porém até o momento não foi cumprindo. Ao BLOG DO ANDERSON, Marise lamentou a situação vivenciada na Escola Municipal Casimiro de Abreu, instituição que atende alunos do Rancho Alegre e Lagoa Nova. “Rancho Alegre já um mês sem água para fazer merenda, os meninos levando água de casa para beber na escola”, denunciou a professora. A Prefeitura de Vitória da Conquista ainda não se manifestou sobre a denúncia. Ouça a entrevista.

Escola Municipal Zulema Contrim: mato consome beleza da referência da Educação em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Escola Municipal Zulema Contrim foi destaque por bons resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), mas agora volta a manchete pela situação de abandono que se encontra desde o ano passado.

A pedido de pais de alunos, professores e também de vizinhos do prédio localizado no Jardim Guanabara, Loteamento do bairro Felícia na Zona Sul de Vitória da Conquista, o BLOG DO ANDERSON foi fazer mais uma visita in loco. Ao meio dia desta quarta-feira (11) uma placa informava que por motivo da paralisação dos professores as aulas estavam suspensas.

Conforme o vídeo e as fotos, o mato volta a consumir a beleza da instituição referência na Rede Municipal de Ensino. A Prefeitura de Vitória da Conquista ainda não se manifestou sobre esse cenário.

Bolsa-Auxílio Mensal: estudantes da UNEB e UESB têm até sexta-feira para se inscrever no Mais Futuro

Foto: BLOG DO ANDERSON

Mais de 8,3 mil estudantes já foram beneficiados pelo Programa Mais Futuro, implementado pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Educação. O objetivo do Mais Futuro é garantir a permanência na universidade dos jovens que se encontram em vulnerabilidade socioeconômica, com uma bolsa-auxílio mensal. Voltado para as universidade estaduais, o programa tem inscrições abertas para os alunos da UNEB (Universidade do Estado da Bahia) e UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) até esta sexta-feira (13). Confira os detalhes.

Jeremias Macário: Educação foi tema do Sarau na Estrada

Fotos: Jeremias Macário

Jeremias Macário de Oliveira | Jornalista | macariojeremias@yahoo.com.br

Foi bastante proveitosa a noite do sábado dia 7 de julho do “Sarau A Estrada” com o tema “Educação: Por que nunca foi prioridade”? O evento foi mais uma vez aberto pela Academia de Letras de Vitória da Conquista na pessoa do seu secretário Evandro Gomes de Brito. Logo após falou o jornalista e escritor Jeremias Macário que agradeceu a presença de todos que compareceram ao “Sarau Colaborativo” para mais uma discussão acalorada de professores e estudantes. Jeremias fez algumas pontuações sobre o setor no Brasil, cujos investimentos e as metas estão emperrados.

O jornalista citou, na ocasião, que o país deveria investir até cinco vezes mais do que aplica atualmente para melhorar o cenário da educação pública das creches ao ensino médio, segundo estudo lançado para Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Destacou que nos recursos para creches em período integral é onde está a maior disparidade. Quanto às metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação, 16 das 20 estão estagnadas ou tiveram regressão nos últimos quatro anos, de acordo com relatório de acompanhamento do plano feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. >>>>

Educação Pública: estudantes de Vitória da Conquista participam da Maratona para a criação de aplicativos

Fotos: Divulgação | SEC

Os estudantes da Rede Estadual de Ensino, Márcia de Souza Santos, 16 anos e Filipe de Jesus Souza, 17, que fazem parte da incubadora de projetos do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista, estão entre os integrantes das 32 equipes finalistas da maratona UNICEF Samsung.

A iniciativa tem o objetivo de promover o desenvolvimento de projetos para dispositivos móveis que visem a utilização de aplicativos (APPs) nas salas de aula do ensino fundamental, do 6° ano 9º ano, nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

A Maratona é organizada pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Samsung. >>>>>

Projeto Casal Legal: 158 casais oficializam união durante Casamento Coletivo em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Quadra Poliesportiva da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR) ficou lotada neste sábado (7) para uma programação diferente. É o projeto Casal Legal que oficializou a união de 158 noivos num Casamento Coletivo promovido pela FAINOR em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA).

 O Projeto Casal Legal ajuda a regularizar a situação civil de pessoas que convivem em união estável ou que desejam se casar. “Onze anos e nesses anos todos tivemos a oportunidade de realizar o enlace matrimonial de inúmeros casais.

A FAINOR agradece a comunidade conquistense a oportunidade de prestar um serviço de tamanha importância como este, como o realizado neste Projeto”, destacou o professor Edgard Larry Andrade Soares , diretor geral da FAINOR.

A ação atende àqueles que querem legalizar o relacionamento, mas não têm como arcar com as despesas de cartório, motivo de impedimento para a população de baixa renda no Sudoeste Baiano.

Muitos vivem juntos há anos, mas as mais variadas circunstâncias não permitiram que realizassem a cerimônia de casamento. A solenidade foi presidida pelos Juizes de Paz Geraldo Liberato Aguiar Assis Filho e Maria da Conceição. A abertura do evento foi com a musicalidade do Grupo Roama. Confira as imagens exclusivas do BLOG DO ANDERSON.

Programa de Financiamento Estudantil: Banco do Nordeste inicia operacionalização do FIES em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Banco do Nordeste do Brasil iniciou a operacionalização do Programa de Financiamento Estudantil (FIES), destinado à concessão de crédito a estudantes de ensino superior. A instituição dispõe de R$ 700 milhões em recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para esse fim neste ano, que devem beneficiar 70 mil interessados. O crédito é destinado a estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação não gratuitos com avaliação positiva pelo Ministério da Educação (MEC). Poderão ser atendidos os estudantes que fizeram a inscrição no site do MEC. Os cadastros dos estudantes previamente selecionados pelo referido Ministério serão elaborados de forma automática pelo Banco do Nordeste. Os primeiros contratos serão assinados nas próprias instituições de ensino, dispensando, assim, o deslocamento dos alunos para as agências bancárias. Os estudantes financiados possuem renda per capita da família de até cinco salários mínimos e participaram de pelo menos uma edição do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com nota média igual ou superior a 450 pontos e que não zeraram a prova de redação. Podem ser financiados até 80% do valor das mensalidades. Outras informações sobre a atuação do Banco do Nordeste no Fies estão disponíveis no site da instituição, no endereço www.bnb.gov.br/fies. Ouça outros detalhes numa entrevista gravada pelo BLOG DO ANDERSON na manhã desta quinta-feira (5) com Constantino Martins Pinto, gerente do BNB em Vitória da Conquista.

Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades: diretor geral da FAINOR é o novo presidente

Foto: ASCOM | FAINOR

A Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades (ABRAFI) tem o objetivo de defender e postular legitimamente os interesses das Faculdades Isoladas, Integradas e os Institutos Superiores do Brasil, trabalhando para apoiar o ensino superior em todo o país. Assim, a associação promove reuniões mensais, onde são discutidas todas as questões corporativas que influenciam nesse cenário. Um dos destaques da atuação da ABRAFI é o fomento aos estudos e soluções para os problemas relativos à qualificação e aperfeiçoamento do ensino superior. A associação ainda contribui com os poderes públicos, no sentido do aprimoramento da educação, da cultura, da ciência e da tecnologia, além do ensino, da pesquisa e da extensão, nas instituições associadas, o que corresponde com os objetivos da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR) no que diz respeito à transformação social.

Viagem ao Ceará: em Sobral, Herzem Gusmão assina termos de compromisso para a Educação Conquistense

Fotos: SECOM | PMVC

Em visita a Sobral, no Ceará, o prefeito Herzem Gusmão Pereira e a sua secretária municipal de Educação, Selma Maria de Oliveira Silva, assinaram na manhã desta terça-feira (3) quatro termos de cooperação para o compartilhamento de sistemáticas e boas práticas gerenciais na área de Educação. O método já é utilizado pelos municípios de Sobral, de Fortaleza e pelo Governo do Estado do Ceará. Com a assinatura dos termos, a Secretaria de Educação de Vitória da Conquista passa a ter acesso a materiais didáticos exclusivos, ao modelo de gestão e estrutura da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional de Sobral, ao modelo de acompanhamento pedagógico e ao sistema de avaliação externa do município. Isso significa que a Prefeitura de Vitória da Conquista está apta a utilizar todas as ferramentas próprias da rede de ensino de Sobral,  e que auxiliaram o município a alavancar o seu IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em um período recorde.

“Muitas vezes as redes de ensino gastam esforço e dinheiro para desenvolver bons materiais, bons sistemas, e esses materiais, sistemas, não são compartilhados com outros municípios. Com os termos de cooperação, abre-se a porta para que Vitória da Conquista possa solicitar o[s materiais] que desejar ao município de Sobral. Um livro didático de determinada secretaria, por exemplo”, explicou a professora Márcia Campos, uma das organizadoras do Programa Educar para Valer. Para a secretária de Educação de Vitória da Conquista, Selma Oliveira, a assinatura dos termos de compromisso é de importância vital para o futuro da rede de ensino conquistense.

“A assinatura nos compromete e nos mostra novos caminhos a percorrer. Temos mais um importante instrumento para que o nosso IDEB se transforme e os nossos alunos cresçam e sejam valorizados”. Já o prefeito Herzem Gusmão se disse honrado em fazer parte deste importante capítulo para a Educação do município: “Sempre digo que é compromisso do governo que o IDEB de Conquista cresça, que as nossas crianças aprendam melhor. Não estamos sozinhos neste desafio porque Sobral, com muita hospitalidade, com muita paciência, está nos ensinando os melhores caminhos para melhorar. Assinar esses termos de compromisso foi de uma felicidade imensa. Felicidade maior terão os nossos alunos, por serem educados com mais qualidade, e crescerem com orgulho da educação conquistense”, comemorou.

Brumado: Ministro da Educação lança curso de Medicina

Foto: Divulgação | Ângelo Pontes

Brumado foi um dos municípios selecionados para receber um curso de graduação em Medicina. O anúncio oficial foi feito pelo ministro da Educação Rossieli Soares da Silva, juntamente com o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, em solenidade na manhã desta terça-feira (3). O novo curso, oferecido por uma instituição particular de ensino, abrirá 50 vagas anuais. O ato foi acompanhado pelo pré-candidato ao Governo do Estado da Bahia nestas Eleições 2018, José Ronaldo de Carvalho. O ministro parabenizou o povo de Brumado e disse que a faculdade visa ser um divisor de águas entre passado e futuro para o município e região. “Os serviços nas áreas de Educação, Saúde e Comércio têm o condão de transformar povoados em vilas, vilas em cidades e cidades em metrópoles”. Para José Ronaldo, a Bahia precisa expandir os núcleos educacionais e a implantação de uma faculdade de Medicina em Brumado projeta o desenvolvimento da cidade como polo de ensino e de ciências.

Viagem ao Ceará: Herzem Gusmão participa do Seminário Educar para Valer em Sobral

Foto: SECOM | PMVC

Um município fica no Ceará. O outro, na Bahia. Mas embora estejam em diferentes localizações geográficas, Sobral e Vitória da Conquista têm muitas semelhanças entre si, estão entre os três municípios mais desenvolvidos do estado em que se encontram e possuem fortes economias, que impulsionam o interior do Nordeste. Além disso, possuem um grande objetivo em comum: defender a educação como prioridade máxima nas políticas públicas de governo, por acreditar que o aprendizado de nossas crianças é o principal responsável por alavancar o futuro do Brasil. >>>>>

Governo do Estado: Bahia terá 12 pistas de atletismo em Batalhões da PM e abertas ao público

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Governo do Estado da Bahia autorizou, nesta terça-feira (3), a construção de 12 pistas de atletismo, anexas aos batalhões da Polícia Militar de 12 cidades baianas. Também foi autorizada a construção de um campo de futebol society no Colégio da Polícia Militar Eraldo Tinoco de Vitoria da Conquista. “Esse é um investimento para que tenhamos centros de práticas de esportes olímpicos. Um deles será aqui em Vitória da Conquista”, explicou o governador Rui Costa durante entrevista coletiva acompanhada pelo BLOG DO ANDERSON dento do Hospital Geral de Vitória da Conquista. As obras vão receber recursos de R$ 5,4 milhões. Serão beneficiados os municípios de Alagoinhas, Barreiras, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Itaberaba, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. De acordo com o diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, os centros serão usados pelos policiais militares e também pela população.

Bibia exalta Educação Municipal apostando no IDEB em Vitória da Conquista: “vamos chegar a uns 3.9”

Foto: BLOG DO ANDERSON

Presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, o vereador Edijailme Rosa Carvalho, do Movimento Democrático Brasileiro, está confiante em melhorias na Rede Municipal de Ensino. “A Educação de Vitória da Conquista evoluiu muito. Muitas reformas de escolas, muitas cadeiras novas, merenda de primeira qualidade, ninguém reclama da merenda.

Então após agora a nota do IDEB é que a gente vai fazer uma avaliação sobre a merenda escolar, sobre o avanço da Educação aqui em Vitória da Conquista”, afirmou Bibia Carvalho se referindo ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

Conforme Bibia, o prefeito Herzem Gusmão Pereira recebeu com o valor de 2,9 e ele pensa em ampliar para os 3,9, numa escala de 0 a 10. No Videorreportagem Especial gravado na manhã desta sexta-feira (29), o edil falou sobre Transporte Coletivo Urbano, Eleições 2018 e também sobre uma possível greve dos professores puxado pelo Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista, que para ele não vai acontecer.

Associação Brasileira: Edigard Larry, Diretor da FAINOR é eleito presidente da ABRAFI

Foto: BLOG DO ANDERSON

O professor Edgard Larry Andrade Soares, diretor geral da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR), acaba de ser eleito para presidir a Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades (ABRAFI), conforme documento que o BLOG DO ANDERSON teve acesso na noite desta quinta-feira (28). Outro membro da FAINOR, Iure Borges Andrade, também compõe a Diretoria ABRAFI 2018-2020. Com sede em Brasília, a ABRAFI reúne inúmeras Instituições do Brasil proporcionando e fomentando estudos e soluções para os problemas relativos à qualificação e aperfeiçoamento do ensino superior, contribuindo com os poderes públicos, no sentido do aprimoramento da Educação e da Cultura, da Ciência e da Tecnologia, do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, nas instituições associadas.

Prêmio Ruy Medeiros de Direito Público: Prêmio lançado pela OAB homenageia professor Ruy Medeiros

Foto: BLOG DO ANDERSON

Com uma trajetória respeitada no campo do Direito, o advogado e professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Ruy Hermann Araújo Medeiros, Doutor e Mestre em Memória, recebeu, aos 71 anos, uma homenagem que o consagra como referência para a comunidade jurídica baiana e fonte de inspiração para jovens advogados. O tributo foi prestado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Vitória da Conquista, com o lançamento da 1ª edição do Prêmio Ruy Medeiros de Direito Público, concurso que visa divulgar estudos realizados na área por advogadas e advogados baianos, em formato de artigos jurídicos. Leia a íntegra.

Faculdades Santo Agostinho: Festejos Juninos são comemorados com muita harmonia em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Dirigentes, professores e servidores administrativos das Faculdades Santo Agostinho se reuniram para uma Confraternização Junina em Vitória da Conquista.

O evento da noite da quinta-feira (21) aconteceu no Oxente Food num ambiente todo estilizado lembrando as tradições do São João, a maior festa popular do Nordeste Brasileiro.

O BLOG DO ANDERSON esteve lá e pode fazer alguns registres deste momento de muito harmonia num cenário com muito especial. Confira algumas imagens.