Internacional: Sobe para quatorze o número de mortos nos atentados terroristas da Espanha

Foto: Reprodução

O número de pessoas mortas nos atentados jihadistas da região espanhola da Catalunha aumentou para 14 depois da morte, nesta sexta-feira (18), de uma mulher ferida ontem à noite no atropelamento de Cambrils, na província de Tarragona. Segundo informaram à Agência EFE fontes do governo regional da Catalunha, é a primeira morte entre os seis pedestres feridos no atropelamento feito por cinco terroristas nessa cidade catalã. Os terroristas foram mortos posteriormente pela polícia. As outras 13 vítimas morreram na noite da quinta-feira (17) em Barcelona, quando uma van invadiu a região das Las Ramblas, que deixou também 100 feridos.


Whatsapp: nova função apaga mensagens enviadas

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Whatsapp publicou em seu site de suporte nesta terça-feira (27) instruções para um novo recurso, que permite apagar mensagens já enviadas. No entanto, o aplicativo de conversas deletou a página pouco tempo depois, então não é possível saber quando a função se tornará disponível para os usuários. O recurso é chamado de Anular, e permitirá que mensagens sejam apagadas até cinco minutos depois de enviadas. As mensagens escolhidas aparecerão como “Esta mensagem foi anulada” dentro da conversa. A função estará disponível para aparelhos com Android ou Windows Phone e iPhones, mas é necessário que tanto o remetente quanto o destinatário estejam com as versões mais recentes do aplicativo.


Internacional: ataques terroristas deixam mortos e feridos em Londres; assista a reportagem

Foto: Reprodução | EBC

Uma van atropelou vários pedestres que estavam na London Bridge, no Centro da Capital Britânica, segundo a emissora britânica BBC. Até o final da noite desse sábado (3), não havia mais detalhes sobre o episódio. As informações são da Agência EFE. Além do atropelamento, a Polícia Metropolitana de Londres também atende a outro chamado ocorrido na área do mercado de Borough, segundo confirmou um porta-voz da Scotland Yard. A BBC diz que testemunhas viram o veículo de cor branca entrar na ponte atropelando pessoas que caminhavam pela área. O incidente provocou o fechamento da London Bridge e das imediações, bem como uma forte presença de policiais armados na região. Em mensagem postada em sua conta no Twitter, a Polícia Metropolitana afirmou que os agentes estão tratando o caso como “um incidente importante” e que darão mais informações tão logo disponha de novos dados.

Uma repórter da BBC que estava na ponte no momento do incidente, Holly Jones, disse que o veículo era conduzido por “um homem” que viajava “provavelmente a cerca de 80 quilômetros por hora”. De acordo com ela, o veículo vinha do centro de Londres em direção à área sul do rio Tamisa, onde “cinco ou seis pessoas” recebiam atendimento médico. Jones declarou também que barcos da polícia inspecionavam o rio em busca de pessoas que poderiam ter caído da ponte, após o atropelamento. O Serviço de Ambulâncias de Londres pediu em uma mensagem pelo Twitter que os cidadãos “evitem” se aproximar dessa área da metrópole. As informações são da Agência Brasil com reportagem em vídeo da Globo News.


Violência Urbana: advogado é assaltado na porta de casa em Vitória da Conquista; bandidos fogem após tiros

Foto: BLOG DO ANDERSON

A onda de assaltos permanece sendo registrado em toda a Vitória d Conquista. Um dos bairros que tem disso alvo dos ladrões é o Candeias, onde pelo menos cinco casos chegaram ao conhecimento do BLOG DO ANDERSON nos últimos oito dias. O mais recente aconteceu na noite da segunda-feira (15) no Jardim Candeias, loteamento que fica ao lado do Parque Residencial Morada do Bem Querer. A vítima vivenciou momentos de pânico ao ter um revólver apontado em seu rosto. Os bandidos tentaram levar um carro, as o lance foi frustrado, mas a dupla numa moto acabou levando um celular. Houve disparos de tiros de revólver. Ninguém ficou ferido. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil do Distrito Integrado de Segurança Pública.


Internacional: um dos envolvidos em assalto milionário no Paraguai seria de Vitória da Conquista

Fotos: Divulgação

Um balanço parcial foi divulgado pela Polícia Militar do Paraná da operação realizada em busca dos assaltantes que cometerem um roubo milionário no Paraguai. Chama atenção o número de armas apreendidas desde a segunda-feira (24), a maioria de grosso calibre. Foram localizados seis fuzis e uma pistola. Também foram apreendidos dois coletes balísticos, sete quilos de explosivos, além de munições de diversos calibres. Foram registrados três óbitos, dois feridos e cinco presos. O Instituto Médico Legal e Foz do Iguaçu identificou um dos mortos de 29 anos, natural de Vitória da Conquista. A todo momento os bandidos roubavam carros para a fuga e os abandonavam na sequência. Foram recuperados cinco veículo: uma SW4, uma F250, um Gol, um Spin e um Corolla, além da viatura da polícia que havia sido levada. As equipes das polícias federal, militar, civil e rodoviária também apreenderam alguns malotes da empresa vazios e um malote com dinheiro. >>>>>


Mistério Internacional: a ‘caverna de Cavaleiros Templários’ escondida sob toca de coelho

Fotos: Reprodução | BBC

Uma simples toca de coelho em uma fazenda no Reino Unido levou à descoberta de um santuário subterrâneo supostamente usado por devotos de uma ordem religiosa medieval, de acordo informações do UOL publicadas na sexta-feira (10). Segundo a lenda local, as Cavernas de Caynton, perto de Shifna, no condado de Shropshire (oeste da Inglaterra), eram frequentadas pelos seguidores dos Cavaleiros Templários. Confira a reportagem do UOL.


Internacional: Papa Francisco sugere que é “melhor ser ateu do que católico hipócrita”

Foto: Reprodução

O papa Francisco criticou novamente alguns membros da sua própria Igreja nesta quinta-feira (23), sugerindo que é melhor ser ateu do que um dos “muitos” católicos que levam o que disse ser uma vida dupla e hipócrita. Em comentários improvisados em sermão de missa privada matinal em sua residência, ele disse: “é um escândalo dizer uma coisa e fazer outra. Isto é uma vida dupla”. “Existem aqueles que dizem ‘sou muito católico, sempre vou à missa, pertenço a isto e a esta associação”, disse o chefe da Igreja Católica Romana, que tem cerca de 1,2 bilhão de membros, de acordo com transcrição da Rádio Vaticano. Ele disse que algumas destas pessoas também devem dizer “minha vida não é cristã, eu não pago aos meus funcionários salários apropriados, eu exploro pessoas, eu faço negócios sujos, eu lavo dinheiro, (eu levo) uma vida dupla”. “Há muitos católicos que são assim e eles causam escândalos”, disse. “Quantas vezes todos ouvimos pessoas dizerem ‘se esta pessoa é católica, é melhor ser ateu’”. Desde sua eleição em 2013, Francisco disse frequentemente a católicos, tanto padres quanto membros não ordenados, para praticarem o que a religião prega. Em seus frequentes sermões improvisados, ele já condenou abuso sexual de crianças por padres como sendo equivalente a uma “missa satânica”, disse que católicos na máfia se excomungam, e disse a seus próprios cardeais para não agirem como se fossem “príncipes”. Em menos de dois meses após sua eleição, ele disse que os cristãos devem ver ateus como pessoas boas caso eles sejam boas pessoas. Informações da Exame.


Internacional: indicado por Merkel, Frank-Walter Steinmeier é eleito presidente da Alemanha

Foto: Reprodução

O ex-ministro das Relações Exteriores da Alemanha Frank-Walter Steinmeier, de 61 anos, foi eleito neste domingo (12) como novo presidente da República. Em pleito realizado pela Assembleia Federal, órgão cuja única função é escolher o chefe de Estado e é formado pelos 630 deputados do Parlamento e por 630 representantes estaduais, Steinmeier recebeu 931 votos e sucederá o atual presidente Joachim Gauck. As informações são da agência italiana ANSA. O ex-ministro havia sido indicado ao cargo pela chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e contou com o apoio de todos os partidos que formam a base aliada. Steinmeier pertence ao Partido Social-Democrata, que, sob a liderança do ex-presidente do Parlamento Europeu Martin Schulz, apareceu recentemente à frente da União Democrata-Cristã, comandada por Merkel, nas pesquisas de intenção de voto para as eleições legislativas de setembro. De perfil conciliador, o ex-ministro Steinmeier terá mandato de cinco anos como o 12º presidente da Alemanha. “Precisamos ter coragem. Quando os fundamentos da democracia vacilam em outros lugares, nós devemos permanecer firmes nesses fundamentos”, disse o novo chefe de Estado em seu primeiro discurso. Informações da Agência Brasil.


Internacional: Trump assina ordem para construção de muro na fronteira dos Estados Unidos com o México

Foto: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, assinou ordem executiva nesta quarta-feira (25) para dar início à construção de um muro ao longo da fronteira com o México, além de congelar recursos públicos para cidades que se negam a prender e a deportar imigrantes em situação irregular. A construção do muro é uma das mais polêmicas propostas da campanha eleitoral de Trump, que insiste em que o México pagará pela obra de alguma forma. As informações são da Agência France Presse.


Internacional: Rússia diz que analisa todas as pistas sobre queda de avião no Mar Negro

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O ministro dos Transportes da Rússia, Maksim Sokolov, disse que estão sendo analisadas todas as pistas relacionadas ao acidente com o avião militar do país neste domingo (25), inclusive a de terrorismo. “É prematuro fazer qualquer especulação no momento. Mas os investigadores estão avaliando todas as pistas, inclusive a de terrorismo”, disse Sokolov. O avião caiu no Mar Negro com 93 pessoas a bordo. Mais cedo, o chefe da Comissão de Defesa do Senado russo, Viktor Ozerov, tinha descartado a possibilidade de atentado, alegando que o avião era da Força Aérea russa e tinha caído em território russo. Segundo ele, havia mais chances de ter sido uma falha técnica ou erro humano. O presidente Vladimir Putin declarou luto nacional em todo o país. O voo tinha partido de Sóchi, na Rússia, e conduzia militares, jornalistas e membros do Coral do Exército. Eles deveriam fazer uma apresentação musical às tropas russas em Latakia, na Síria, na noite do Ano-Novo. Informações da Agência Ansa.


LUTO: George Michael morre aos 53 anos

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O cantor britânico George Michael, que ficou famoso nos anos 1980 como integrante do duo Wham! e, mais tarde, manteve o sucesso na carreira solo, morreu aos 53 anos, na tarde deste domingo (25), informou um representante do artista citado por agências de notícias. A causa não foi divulgada.


Internacional: suspeito de ataque em Berlim é morto na Itália

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Um homem que foi morto por policiais em um tiroteio na cidade de Milão, após se recusar a mostrar seus documentos na madrugada desta sexta-feira (23), foi identificado como o tunisiano Anis Amri. Ele é suspeito de ser o terrorista de 24 anos que atacou, com um caminhão, um mercado de produtos natalinos em Berlim. Doze pessoas morreram no atentado, na última segunda-feira (9). A informação é da Agência Ansa. De acordo com as primeira informações obtidas pela Ansa, o suspeito, durante um controle de documentos normal na Piazza Primo Maggio, na cidade Sesto S. Giovanni, região da Lombardia, tirou uma arma de fogo de sua mochila e começou a disparar contra os policiais. Segundo a polícia local, Anis Amri estava a pé e, depois de ter se recusado a mostrar documentos para os oficiais, tirou a pistola da mochila e começou a atirar. Um dos disparos atingiu as costas de um dos policiais, que foi levado para um hospital na cidade de Monza e não corre risco de morte. Já o atirador, que no momento ainda não havia sido identificado pelos agentes, morreu pouco tempo depois.


Internacional: 36 pessoas morrem em explosão no México

Foto: Ronaldo Schemidt | AFP
Foto: Ronaldo Schemidt | AFP

Sobe para 36 o número de mortes causadas por explosão em um mercado de materiais pirotécnicos no México. Há 72 pessoas feridas, de acordo com o último balanço de vítimas, divulgado nesta manhã de quarta-feira (21). Uma explosão em um mercado de fogos de artifício provocou a morte de 36 pessoas no México. O acidente ocorreu no fim da tarde de ontem (20), na cidade de Tultepec, a cerca de 50 quilômetros da capital do país. De acordo com o governador do Estado do México, Eruviel Avila, a maioria das vítimas faleceu no local. Apenas três pessoas foram levadas a hospitais, mas não resistiram. Outras 70 estão internadas. O mercado conta com 300 lojas e possui uma legislação restrita de medidas de segurança, justamente por comercializar material pirotécnico. Aproximadamente 80% da população de Tultepec vive da fabricação de materiais e fogos de artifício, usados em festas nacionais e celebrações religiosas. Para este fim de ano, a cidade planejava vender 100 toneladas de fogos pirotécnicos. O presidente do México, Enrique Peña Nieto, enviou condolências às famílias das vítimas através de uma mensagem no Twitter.


Internacional: ataque em Berlim deixa nove mortos

Foto: Fabrizio Bensch | Reuters
Foto: Fabrizio Bensch | Reuters

Um caminhão lançado contra uma multidão em uma feira de Natal no centro de Berlim, nesta segunda-feira(19), deixou pelo menos nove mortos e 50 feridos, informou a Polícia, que se inclina para a hipótese de atentado e acredita ter detido o suposto autor. As informações são da AFP. Por suas circunstâncias, esse evento remete ao atentado de 14 de julho, em Nice, na França, quando um caminhão atropelou várias pessoas no Passeio dos Ingleses, no dia da festa nacional do país. Por enquanto, a Polícia descarta novas ameaças para a população.


Internacional: embaixador da Rússia na Turquia é morto a tiros em atentado em Ancara; veja o vídeo

Fotos: Reprodução
Fotos: Reprodução

O embaixador da Rússia na Turquia, Andrey Karlov, foi morto a tiros nesta segunda-feira (10) em um atentado em Ancara. Ele foi alvejado quando discursava na inauguração de uma exposição sobre a Rússia em uma galeria na capital turca. As informações são da Rádio França Internacional. O atirador gritou “nós morremos em Aleppo, você morre aqui”. O ataque também deixou feridos

turkey-russian-ambasa-fran

. O criminoso ainda não foi identificado, e nenhum grupo reivindicou a ação até o momento. O atentado aconteceu dias depois dos protestos na Turquia contra o papel da Rússia na guerra da Síria, apoiando o regime de Bashar al-Assad.


Internacional: suicida deixa mais de 50 mortos na Nigéria

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Duas mulheres suicidas se explodiram em um mercado na cidade de Madagali, no Nordeste da Nigéria, deixando ao menos 57 mortos e 177 feridos, sendo 120 crianças, nessa sexta-feira (10). Os ataques coordenados foram reivindicados pelo grupo terrorista Boko Haram, que tem travado uma batalha para criar um Estado com leis islâmicas no nordeste do país. De acordo com o major Badare Akintoye, porta-voz de uma unidade do Exército na cidade vizinha de Mubi, os ataques foram realizados simultaneamente pelas estudantes em duas entradas do hortifruti. O grupo terrorista tem realizado com frequência ataques suicidas com bombas em áreas cheias de pessoas. “Agentes da segurança assumiram a área para evitar que inimigos realizassem outro ataque”, completou Akintoye.


Justiça Internacional: Argentina cria multa contra assédio sexual nas ruas de Buenos Aires

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

As autoridades argentinas aprovaram nesta semana a criação de uma punição para os autores de assédio sexual nas ruas da capital. Quem assediar mulheres terá que pagar multa de até mil pesos (cerca de R$ 200). A informação é da Rádio França Internacional. Pesquisas mostram que cerca de 97% das mulheres argentinas já passaram por alguma situação de assédio na rua. Para lutar contra isso, a nova medida vai punir todos os “comentários sexuais diretos ou indiretos sobre o corpo, fotografias e gravações de partes íntimas sem o consentimento, contato físico impróprio ou não consensual, perseguição, masturbação e exibicionismo”. O texto define como assédio “tudo o que toca a dignidade e o direito à integridade física e moral”. >>>>>


Internacional: terremoto mata 97 pessoas na Indonésia

Foto: Agência Lusa
Foto: Agência Lusa

Um terremoto de 6.5 na escala Richter atingiu a província de Aceh, na ilha de Sumatra, na Indonésia, na manhã desta quarta-feira (7) e deixou pelo menos 97 mortos. As informações são da Agência Ansa. O balanço foi apresentado pelo chefe do Exército em Aceh, general Tatang Sulaiman. No entanto, as equipes de socorro ainda buscam desaparecidos debaixo dos escombros, principalmente na cidade de Meureudu, no norte da ilha, onde dezenas de edifícios desabaram e ruas ficaram completamente destruídas. >>>>>


Internacional: Chapecoense é campeã da Copa Sul-Americana

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) declarou, nesta segunda-feira  (5), a Associação Chapecoense de Futebol campeã da Copa Sul-Americana de Futebol de 2016. O time catarinense terá direito a prêmio de US$ 2 milhões pelo título e a uma vaga para disputar a Copa Libertadores da América de 2017. O Club Atlético Nacional, que faria a final com a Chapecoense e solicitou à Conmebol que o time catarinense fosse reconhecido como campeão, receberá o Prêmio Centenário Conmebol Fair Play. >>>>>