Acidente Aéreo em Havana: Cubanos são maioria entre vítimas, não há informação sobre brasileiros

Fotos: Reprodução | MSN

Apenas cinco dos 113 passageiros e tripulantes que estavam no Boeing-737-200 que caiu no fim da manhã de sexta-feira (18) nos arredores de Havana eram estrangeiros, os demais, cubanos. A nacionalidade dos estrangeiros ainda não foi revelada, segundo a imprensa oficial cubana. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, que está acompanhando as investigações sobre o acidente, não há informação sobre brasileiros entre as vítimas.

O mais provável é que os estrangeiros sejam mexicanos, uma vez que a aeronave foi arrendada da Cubana de Aviação por uma empresa daquele país, a Damojh. Apenas três mulheres sobreviveram à queda. No avião, estavam 104 passageiros, inclusive um bebê de 2 anos, e quatro crianças, além de nove tripulantes.

Copa do Mundo: Tite diz que Seleção Brasileira é uma das favoritas ao título na Rússia

Foto: Lucas Figueiredo | CBF

O Brasil é um dos favoritos a ganhar a Copa da Rússia, assegurou o técnico Tite, da seleção brasileira de futebol. Ele participou de coletiva nesta segunda-feira (14), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), logo após anunciar a lista dos 23 jogadores convocados. “O Brasil é um dos favoritos, sim. Pelo futebol que tem apresentado e pela consistência da equipe”, afirmou Tite, quando perguntado sobre o favoritismo que sempre ronda a seleção brasileira em todas as copas, embora isto não tenha se traduzido sempre em vitórias. >>>>

Seleção Brasileira: veja a lista dos atletas convocados para a Copa do Mundo da Rússia

Foto: Lucas Figueiredo | CBF

Nesta segunda-feira (14), o técnico da seleção brasileira Tite divulgou a lista dos 23 nomes dos jogadores que estarão na Copa do Mundo da Rússia, que será aberta no dia 14 de junho. Ao todo, 20 jogadores da lista do Brasil para o mundial jogam no exterior. Apenas Cássio (Corinthians), Fagner (Corinthians) e Pedro Geromel (Grêmio) jogam no futebol brasileiro. Tite já havia declarado que tinha alguns jogadores definidos, entre eles, Marcelo, Gabriel Jesus e Neymar. A convocação de hoje serviu para jogadores como Danilo, Fred e Taison assegurarem a vaga. A lista de Tite não contou com o nome de Daniel Alves, dado como certo na Copa, mas que ficou de fora da lista por lesão. Confira os Convocados.

Internacional: Cúpula das Américas termina com carta compromisso contra corrupção

Fotos: Alan Santos | PR

Os líderes participantes da 8ª edição da Cúpula das Américas, realizada em Lima, no Peru, divulgaram sábado (14) uma carta compromisso cujo principal ponto é o combate à corrupção nos países do continente. O evento reuniu 18 representantes dos 34 países do continente, incluindo chefes de Estado e de Governo, entre eles o presidente da República Michel Miguel Elias Temer Lulia. O documento afirma que a prevenção e o combate à corrupção são fundamentais para o fortalecimento da democracia e o Estado de Direito nos países americanos. Diz ainda que a “corrupção debilita a governabilidade democrática e a confiança dos cidadãos nas instituições”.

Ainda segundo a carta, a corrupção tem um impacto negativo “no gozo efetivo dos direitos humanos e no desenvolvimento sustentável das populações do nosso Hemisfério, da mesma forma que em outras regiões do mundo”. A carta reafirma o compromisso do grupo com os tratados em matéria de luta contra a corrupção, como a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção e a Convenção Interamericana contra a Corrupção. Entre os compromissos assumidos pelos países signatários está o de impulsionar a adoção ou o fortalecimento de medidas por meio das instituições competentes para permitir o bloqueio, a extinção de domínio e o confisco de ativos derivados da corrupção. Leia a reportagem da Agência Brasil.

Guerra no Oriente Médio: Estados Unidos da América, Reino Unido e França anunciam ataque na Síria

Foto: Reprodução | Twittter

O presidente dos Estados Unidos da América, Donald John Trump, afirmou nesta sexta-feira (13) que os ataques conjuntos com a França e o Reino Unido contra o governo de Bashar al Assad “estão em andamento neste momento”. Trump disse que os objetivos da ofensiva são as “capacidades de armamento químico” de Assad, a quem acusa de ter efetuado um ataque químico no passado sábado na cidade de Duma. A informação é da EFE

Mais cedo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se reuniu hoje com sua equipe de Segurança Nacional e anunciou em pronunciamento que decidiu lançar ataques de precisão contra o regime do sírio Bashar Al Assad, em parceria com o Reino Unido e a França.

Trump, anunciou “ataques de precisão” conjuntos com o Reino Unido e a França contra as “capacidades de armamento químico” do governo de Bashar Al Assad na Síria. Com estes ataques, os três países respondem ao suposto ataque químico ocorrido no sábado passado na cidade de Duma, pelo qual culpam o Governo Sírio. Leia a reportagem da Agência Brasil.

Internacional: queda de avião mata 257 pessoas na Argélia

Foto: Reprodução

Mais de 250 pessoas, incluindo membros da Frente Polisário, movimento de independência do Saara Ocidental, morreram quando um avião militar da Argélia caiu em um campo nas redondezas da capital, Argel, nesta quarta-feira (11), disseram autoridades. Um total de 257 pessoas morreram na queda, relatou a TV estatal. Leia a reportagem na íntegra.

Internacional: grave acidente de trânsito mata 14 membros de uma equipe de hóquei no Canadá

Foto: Reprodução | Twitter

Pelo menos 14 pessoas morreram na sexta-feira (6), em um acidente de trânsito sofrido por um ônibus onde viajava uma equipe júnior de hóquei em Saskatchewan, no Canadá, segundo a confirmação feita Polícia Montada do país, à emissora de TV “CBC”. O site da emissora disse que a polícia não podia determinar quem eram os mortos e os 14 feridos no acidente, ocorrido a 30 quilômetros de Tisdale, na província de Saskatchewan. Segundo a equipe Nipawin Haks, da liga júnior de hóquei de Saskatchewan, com quem o Humboldt Broncos disputaria uma partida, o ônibus do adversário bateu em um caminhão quando seguia para o local do confronto. O presidente do Humboldt Broncos, Kevin Garinger, lamentou as mortes dos jogadores dentre 16 e 21 anos. Informações da Agência Brasil.

Tragédia no Nepal: queda de avião deixa 50 mortos

Foto: Reprodução

Ao menos 50 pessoas morreram nesta segunda-feira (12) em um acidente de avião da companhia US-Bangla, de Bangladesh, com 67 passageiros e quatro membros da tripulação a bordo no Aeroporto de Katmandu, a capital do Nepal. A informação é da Agência EFE. O diretor do Aeroporto Internacional Tribhuvan da capital nepalesa, Raj Kumar Chhetri, confirmou para a Agência EFE que, até o momento, 31 corpos foram recuperados e que nove das 30 pessoas que foram resgatadas morreram no hospital.

Internacional: tiroteio deixa 17 mortos na Flórida

Foto: Reprodução

O Governo da Flórida, nos Estados Unidos da América, confirmou 17 mortes devido a um tiroteio em Stoneman Douglas High School, em Parkland,uma escola de ensino médio na Florida, nesta quarta-feira (14). A polícia divulgou a identidade do suspeito, o ex-aluno da escola Nikolaus Cruz, de 19 anos, que está sob custódia policial. Ele havia sido expulso da escola por razões não reveladas até o momento. Além das vítimas confirmadas, as autoridades afirmaram que há outros jovens feridos em hospitais, alguns em estado grave. O FBI e a polícia estão investigando quais foram as motivações para o ataque. Em uma entrevista coletiva transmitida pelas redes de TV americanas, a polícia da Flórida disse que o jovem tinha um rifle R-15. Leia a reportagem da Agência Brasil.

Internacional: Avião com 71 pessoas cai em Moscou

Foto: Reprodução

Um avião birreator que levava 71 pessoas a bordo caiu neste domingo (11) nos arredores de Moscou, segundo informou a imprensa local. “Os primeiros dados mostram que ninguém sobreviveu ao acidente”, disse à agência Interfax uma fonte próxima aos serviços de emergência. A aeronave, segundo uma fonte citada pela agência, caiu entre as localidades de Arguntsevo e Stepanovo, na província de Moscou. Moradores da região disseram que viram o avião, modelo AN-148, caindo em chamas. Fontes dos serviços de emergência indicaram que os destroços da aeronave foram avistados desde o ar e que equipes de resgate se dirigem ao local da queda. O avião, pertencente à companhia Saratovskie Avialinii, desapareceu dos radares poucos depois de decolar do aeroporto internacional de Domodedovo, em Moscou, rumo à cidade de Orsk, ao sul dos montes Urais. As informações são da Agência Brasil.

Internacional: Filho de Fidel Castro morre em Cuba

Foto Divulgação

O filho mais velho do ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, Fidel Castro Diaz-Balart, de 68 anos, morreu nesta quinta-feira (1), em Havana, aparentemente por suicídio, segundo meios de comunicação locais e agências internacionais. Conhecido popularmente como “Fidelito”, o único filho nascido do casamento de Fidel Castro com Mirta Diaz-Balart estava em “depressão profunda” há vários meses. A informação é da agência EFE*. Leia a íntegra.

Conquistense no Jiu-Jitsu: Hiago Gama é Campeão Europeu

Fotos: Divulgação

O conquistense Hiago Gama Sousa acaba de conquistar mais um título em sua carreira esportiva. A façanha aconteceu na noite do sábado (20) quando o atleta da Academia Alliance foi ouro no European IBJJF Jiu-Jitsu Championship, realizado em Lisboa, Capital de Portugal. “No primeiro ano de faixa preta, na primeira competição da IBJJF [Internacional Brazilian Jiu-Jítsu Federation] foi muito legal essa experiência”, comentou Hiago Gama ao BLOG DO ANDERSON.

“Sempre via nas revistas e vídeos e sempre sonha e está nesse momento e agora chegou. Na final foi com meu amigo e parceiro de treino Cleiton Soares que também fez uma campanha excelente e conseguimos chegar juntos. Agora começou o ano de competição e já foi a primeira com um bom resultado agora só continuar rumo ao mundial”, completou o jovem de 25 anos.

Internacional: autoridades afegãs confirmam morte de 18 pessoas em ataque a hotel de luxo

Foto: Reprodução

As autoridades do Afeganistão informaram nesse domingo (21) que 14 estrangeiros e quatro afegãos morreram durante o ataque talibã contra hotel Intercontinental de Cabul, que terminou neste domingo, após 12 horas de enfrentamento. Seis insurgentes foram mortos. As informações são da Agência EFE. “Confirmamos que, no ataque de ontem (20) à noite, 18 pessoas morreram, 14 delas estrangeiras e quatro afegãos”, disse o porta-voz do Ministério de Interior, Nasrat Rahimi. Ele acrescentou que as vítimas eram de países como Ucrânia, Grécia, Quirguistão e Venezuela, e que outros três estrangeiros ainda não foram identificados. Rahimi disse que 11 mortos são funcionários da companhia aérea afegã Kam Air. Uma fonte da companhia aérea disse à Efe que a empresa confirmou até agora a morte de dez funcionários estrangeiros, oito ucranianos e dois venezuelanos.

Em Goiás: Roberto Bach é vítima de infarto e segue hospitalizado em hospital de Formosa

Foto: BLOG DO ANDERSON

O cantador Roberto Oliveira, conhecido como Roberto Bach, encontra-se hospitalizado em Formosa, no interior de Goiás. As informações chegaram ao BLOG DO ANDERSON na manhã desta quinta-feira (18) através de Florisvaldo Rocha, o Nadinho da Tropicália Discos. “Aos amigos que conhecem Roberto Bach, comunico-lhes que o mesmo encontra -se internado num hospital na cidade de Formosa, Goiás. O músico sofreu um infarto e provavelmente será levado ainda hoje para Goiânia, aonde se submeterá a novos exames. Apesar da sua incredulidade, oremos para que tenhas a sua saúde restabelecida o mais rápido possível”, comunicou. Paraibano, Roberto Bach morou em Vitória da Conquista onde conquistou inúmeros fãs e amigos.

Internacional: Papa Francisco chega ao Chile

Foto: Reprodução | EBC

O papa Francisco chegou nesta segunda-feira (15) ao Chile para uma visita de Estado de três dias, durante a qual realizará três missas nas cidades de Santiago, Temuco e Iquique, e terá encontros com autoridades e representantes da igreja católica e da sociedade civil. As informações são da Agência EFE. O avião da companhia Alitalia que transporta o pontífice e seu séquito chegou ao aeroporto internacional Arturo Merino Benitez às 19h14 (horário local, 20h14 de Brasília), após uma longa viagem procedente do aeroporto de Fiumicino, em Roma, de mais de 15 horas. O papa será recebido pela presidente do Chile, Michelle Bachelet, uma vez que se trata de uma visita de Estado, e posteriormente se dirigirá à sua residência, na Nunciatura Apostólica, embora esteja previsto que no caminho visite uma paróquia operária no município de Pudahuel. Informações da Agência Brasil.

Dolores O’Riordan: morre a vocalista do Cranberries

Foto: Divulgação

A cantora irlandesa Dolores Mary Eileen O’Riordan, vocalista do Cranberries, morreu aos 46 anos, informou a banda em nota nesta segunda-feira (15). O comunicado diz que os integrantes “estão devastados por ouvir as notícias” e pediram privacidade “nesta hora muito difícil”. Não há mais informações sobre a morte. O corpo foi encontrado em Londres, onde o Cranberries participaria de uma gravação. Dolores Mary Eileen O’Riordan Burton nasceu em Ballybricken, na Irlanda, em 1971, a mais nova de sete filhos. Ela tinha transtorno bipolar. Formado em 1990, o Cranberries emplacou hits como “Zombie”, “Linger”, “Dreams”, “Ode to my family” e “Salvation”. O trabalho mais recente de inéditas, “Roses”, é de 2012, o único com novas canções após o retorno, em 2010. Os integrantes haviam ficado afastados por seis anos. Dolores deixa três filhos, Taylor Baxter, Molly Leigh e Dakota Rain, e o ex-marido, Don Burton. Informações do G1.

Visita do Papa: Francisco não correrá perigo no Chile apesar de atentados, diz governo

Fotos: Reprodução | EBC

O ministro do Interior do Chile, Mario Fernández, garantiu neste sábado (13) que o papa Francisco não correrá perigo em sua visita ao país, que começa na próxima segunda-feira (15), apesar dos atentados registrados ontem (12) contra cinco igrejas católicas de Santiago. As informações são da EFE. Em entrevista à rádio Biobío, Fernández destacou a coordenação permanente entre os órgãos de segurança e os serviços de inteligência do governo. Segundo ele, o trabalho será intensificado tanto na capital do país como nas cidades de Temuco, no Sul do país, e Iquique, no Norte, por onde o papa também passará. O chefe do gabinete ministerial da presidente Michelle Bachelet disse que as autoridades fizeram uma autocrítica sobre os ataques. Um dos motivos para declarar feriados em Santiago, Temuco e Iquique nos dias da visita de Francisco é concentrar nas três cidades o maior número de agentes possível. Fernández classificou os atentados como “graves e repudiáveis” e afirmou que em todas as sociedades há “articulações que alteram a ordem pública”.

“Mas é preciso não confundir liberdade de expressão com os métodos utilizados para expressá-la”, disse. O ministro pediu que a população espere os resultados das investigações do Ministério Público sobre os atentados, mas destacou que os grupos que realizaram os ataques parecem ser pequenos e com uma “capacidade de ação limitada”. Panfletos deixados nas igrejas católicas atacadas criticavam os gastos do governo com a visita papal. Fernández respondeu que as despesas são comuns quando se trata da visita de um chefe de Estado. “São despesas para a proteção de qualquer chefe de Estado. Nós fazemos cúpulas internacionais nas quais recebemos muitos chefes de Estado e ninguém critica o custo de receber essas pessoas”, disse. Segundo informações extraoficiais, o Chile gastará 7 bilhões de pesos (US$ 11 milhões) na visita de Francisco.

Internacional: Papa Francisco pede mais esforços para garantir esperança e paz a refugiados

Foto: Reuters

Em seu tradicional pronunciamento de Ano-Novo, o papa Francisco convocou os líderes mundiais a fazer mais pelos refugiados e migrantes, a quem chamou de “os mais fracos e necessitados”. A temática dos refugiados foi escolhida pelo pontífice como tema do 51º Dia Mundial da Paz da Igreja Católica, celebrado no primeiro dia do ano. Cerca de 40 mil pessoas acompanharam o discurso dessa segunda-feira (1º) na Praça São Pedro, no Vaticano. “Por essa paz, a qual todos têm o direito, muitos deles estão dispostos a arriscar suas vidas em uma jornada que é muitas vezes longa e perigosa. Eles estão dispostos a enfrentar a tensão e o sofrimento”, disse Francisco. Leia a íntegra.

Internacional: ataque deixa 15 mortos no Afeganistão

Foto: Reprodução

Um homem-bomba matou ao menos 15 pessoas em um funeral na cidade de Jalalabad, na província afegã de Nangarhar, neste domingo (31). Há pelo menos outras 13 pessoas feridas, informam as autoridades sanitárias do país. De acordo com a polícia, o atentado ocorreu durante o enterro do ex-chefe do distrito de Haska Meena, no cemitério Muqam Khan. O porta-voz do governo provincial, Attaullah Khogyani, informou que o homem se misturou com as pessoas que assistiam ao funeral e ativou os explosivos. Nenhum grupo terrorista assumiu a autoria da ação.

Internacional: descarrilamento de trem em ponte deixou vários mortos nos Estados Unidos da América

Foto: Reprodução

Um trem de passageiros descarrilou em uma ponte sobre uma autoestrada no estado norte-americano de Washington nesta segunda-feira (18), deixando várias pessoas mortas, disseram autoridades. As informações são da agência Reuters. Um porta-voz do gabinete do xerife local, Ed Troyer, disse a repórteres que havia várias mortes no acidente com o trem da empresa Amtrak, que caiu parcialmente sobre a estrada. A polícia local informou pelo Twitter que vários motoristas ficaram feridos quando o trem descarrilado atingiu veículos na rodovia Interstate-5 (I-5). O passageiro Chris Karnes disse à emissora local Kiro 7 que passageiros foram forçados a quebrar as janelas do trem para conseguir escapar, já que as portas de emergência não funcionaram corretamente após o descarrilamento. “Tínhamos acabado de passar pela cidade de DuPont e parecia que estávamos fazendo uma curva”, disse Karness. “De repente, sentimos uma batida e ouvimos o barulho e parecia que estávamos descendo uma montanha”. Informações da Agência Brasil.