Licitação das Vans: processo deve ser divulgado ainda nesta semana em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Transporte Público Conquistense é o principal assunto dessa semana e parece que muitas novidades vão surgir nos próximos dias com a abertura do processo licitatório para o Transporte Complementar através das vans. De acordo com a coordenadora municipal de Transporte Público, Valéria Schettini Freire, em entrevista à Rádio Clube de Conquista nesta quinta-feira (19), “o regulamento já foi fechado, já está todo elaborado, deve estar saindo ainda essa semana”. Pelo que informou anteriormente o prefeito Herzem Gusmão Pereira, a Capital do Sudoeste Baiano terá 80 vans legalizadas. As demais deverão ser apreendidas, caso permaneçam transportando passageiros sem as devidas licenças.


CÃOminhada: inscrições abertas para evento em prol dos animais de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

No dia 12 de novembro (domingo), em Vitória da Conquista, será realizada a CÃOminhada em prol dos animais. O objetivo dessa campanha é conscientizar a população conquistense sobre os cuidados que devemos ter com os bichos. A campanha foi idealizada pelo deputado estadual Marcell Moraes e pela ONG Animais de Rua-GEAMO. Os interessados em participar desse ato voluntário, deverão entrar em contato através do instagram (@deputadomarcellmoraes), facebook Marcell Moraes ou com a ONG GEAMO através do (71) 99642-0415 e adquirir a camisa pelo valor de R$ 10,00 que será revertido para a ONG, no intuito de ajudar os animais. Além da inscrição, o evento terá brindes, desfiles de animais com prêmio de R$1mil reais, um trio que acompanhará a população durante a caminhada, SAMUVet e uma campanha de vermifugação para os animais. A concentração da CÃOminhada será às 08:30h na Avenida Olívia Flores com saída às 09h, até o Bosque da Paquera.


Zé Raimundo: Cientistas Sociais e Geógrafos serão incluídos nos quadros da Assembleia Legislativa da Bahia

Foto: Divulgação

Emenda do deputado estadual José Raimundo Fontes (PT), ao de projeto de lei aprovado na terça-feira (17), instituindo o Plano de Carreiras, Cargos e Vencimentos dos Servidores da Assembleia Legislativa da Bahia, inclui vagas para os cientistas sociais e geógrafos nos quadros da Casa. As vagas para estes especialistas serão preenchidas através dos próximos concursos públicos, assim como as demais categorias que fazem parte do efetivo de servidores do legislativo baiano. “Sendo esta uma casa política, há uma necessidade do olhar e da importante contribuição do cientista social e do geógrafo”, defendeu Zé Raimundo na emenda acatada ao projeto que visa a modernizar os quadros funcionais do Legislativo e adequar as carreiras às necessidades atuais do Parlamento. O PL 22.476/17 foi fruto da ampla negociação entre parlamentares, representantes dos servidores, da administração da ALBA e de prepostos do Poder Executivo. Foi aprovado por unanimidade entre os 59 deputados presentes.


Paradoxo Conquistense: quem estacionar nas “vagas dos vereadores” é multado em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Além das vagas no prédio oficial e em estacionamento privado, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista conta com espaço reservado na rua Coronel Gugé.

Simples placas, modelo que pode ser encontrado em qualquer papelaria sem nenhum símbolo oficial indicam a proibição de parada, no entanto os próprios vereadores e aliados deixam os seus veículos livremente.

Porém no final da manhã desta quinta-feira (19) o Sistema Municipal de Trânsito (SIMTRANS) foi acionado e notificou automóveis de condutores que provavelmente votaram, mas que não tem ligações diretas com os parlamentares.

Vale observar que os carros dos edis e correligionários não tem identificação, porém tem a sua vaguinha em dias de sol ou chuva sem receber alerta do SIMTRANS. O presidente da Casa, Hermínio Oliveira Neto (PPS), ainda não se manifestou sobre esse Paradoxo Conquistense.


Destaque Inédito: Josenaldo Alves é o primeiro conquistense na Academia Baiana de Ciências de Contábeis

Fotos: Amauri Soares | BLOG DO ANDERSON

Auditor-Fiscal da Prefeitura de Vitória da Conquista e coordenador do Colegiado de Ciências Contábeis da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR), o professor Josenaldo de Souza Alves é o primeiro conquistense a ocupar um espaço na Academia Baiana de Ciências de Contábeis.

A solenidade de posse aconteceu na noite desta quarta-feira (18), na Bahia Othon Palace, em Salvador e foi acompanhado pelo titular da Delegacia do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRC-BA) em Vitória da Conquista, Amauri Soares Santos e a contadora Andreza Novais Americano.

“Josenaldo está sendo o primeiro conquistense a ocupar esta cadeira. Achei merecidíssma esta forma que a ABACICON o reconhecer pelo zelo e pela dedicação à classe Contábil Baiana, elevando a cada dia o nível do curso em nosso Estado”, comentou Amauri Soares via WhatsApp com o BLOG DO ANDERSON.

“É uma responsabilidade, mas é importante está representando Vitoria da Conquista”, resumiu o nome imortal via telefone ainda emocionado com a sua nova jornada na Ciência Contábil.


No Outdoor: após ataques, Rodrigo Moreira defende a democracia nas ruas de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A posição do vereador David Salomão dos Santos Lima (PTC) em defesa da Intervenção Militar foi repudiada por diversas instituições e agora para limpar a imagem da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Rodrigo Oliveira da Silva Moreira (PP) estampa outdoor protegendo a Democracia. “Democracia sempre!”, “Atacar a democracia é atentar contra a dignidade do povo brasileiro”, eis a mensagem assinada por Rodrigo, conforme o BLOG DO ANDERSON registrou na noite da quarta-feira (18).


Na Rádio Clube de Conquista: Rodrigo Hagge faz balanço de sua gestão e do novo cenário político em Itapetinga

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Pela primeira vez nos seus 292 dias de mandato na Prefeitura de Itapetinga, o prefeito Rodrigo Hagge Costa, do PMDB, foi entrevistado por uma emissora de rádio em Vitória da Conquista.

O bate-papo aconteceu no Agito Geral com Pedro Alexandre Massinha [Rádio Clube de Conquista], na noite desta quarta-feira (18). Por um espaço de quase uma hora, Rodrigo Hagge falou sobre as suas medidas ao longo desses nove meses e a sua relação amistosa até mesmo com opositores das Eleições 2016 para o fortalecimento de sua gestão.

Um pacto com gestores municipais está entre as propostas para o fortalecimento do Sudoeste Baiano. Com apoio declarado ao prefeito ACM Neto para às Eleições 2018 ao Governo do Estado, Rodrigo reconhece o poderio da gestão do governador Rui Costa a quem ele tece elogios. Ouça a entrevista na íntegra gravada e reproduzida com exclusividade aqui no BLOG DO ANDERSON.


Acidente de Trânsito: carro invade calçada após colisão em cruzamento de Vitória da Conquista

Fotos: WhatsApp | BLOG DO ANDERSON

A avenida Vivaldo Mendes, no Recreio, em Vitória da Conquista, registra muitos acidentes de trânsito ano a ano. Para moradores, a solução seria a instalação de redutores de velocidade, mas muita gente é contrária a essa opção. Enquanto as melhorias não cheguem novas ocorrência serão registradas, como foi o caso do que aconteceu na madrugada dessa quinta-feira (19). O fato aconteceu no cruzamento entre a avenida Vivaldo Mendes e a rua Arthur Seixas. Com o impacto um dos carros invadiram a calçada. Ninguém ficou ferido.


Fim de Papo: após polêmica, contêiner Nutri Açaí é removido de Praça Pública de Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Uma operação especial marcou a retirada do contêiner da Praça da Independência, às margens da avenida Olívia Flores, na Zona Leste de Vitória da Conquista. A remoção aconteceu na noite desta quarta-feira (18) sendo acompanhada por diversas pessoas.

Durante a ação a avenida Olívia Flores ficou parcialmente interditada. A medida acontece após determinação do prefeito Herzem Gusmão Pereira contrariando os empresários da Nutri Açaí.

“Conforme a notificação da Prefeitura, eu seguir a determinação do e estou regularizando de todas as formas como foi orientado pelo secretário Ivan [secretário municipal de Serviços Públicos, Ivan Cordeiro da Silva Filho] para que eu possa o quanto antes colocar o contêiner no local”, disse Athiê de Jesus Rodrigues ao BLOG DO ANDERSON.


LUTO: Valdenor Moreira Marinho Filho, aos 60 anos

Foto: BLOG DO ANDERSON

Vítima de infarto fulminante, veio a óbito na manhã desta quarta-feira (18), Valdenor Moreira Marinho Filho, aos 60 anos. Morador da Urbis VI, na Zona Sul de Vitória da Conquista, Waldenor é um dos filhos do ex-vereador Nonô Marinho, uma das personalidades mais conhecidas da Capital do Sudoeste Baiano.

O corpo está sendo velado na Associação de Moradores da Urbis VI e o sepultamento acontece às 10 horas da quinta-feira (19), no Cemitério da Saudade. Aos amigos e familiares os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.


Tremedal: após ser explodida, agência do Banco do Brasil será fechada; deputado repudia e anuncia protestos

Foto: BLOG DO ANDERSON

Localizada a 83 quilômetros de Vitória da Conquista, Tremedal perderá a sua única agência bancária. De acordo com o deputado estadual Jean Fabrício Falcão (PCdoB), as informações chegam ao seu conhecimento 43 dias após uma série de explosões durante ação de um grupo de assaltantes. “Isso é um crime com o povo tremedalense e do Brasil. Vamos mobilizar para que esses golpistas tenham consciência do que estão fazendo. Quer dizer que os moradores de Tremedal terão que ir até Belo Campo ou Vitória da Conquista para resolver seus problemas? ”, questionou o comunista ao BLOG DO ANDERSON na noite desta quarta-feira (18). Em Tremedal um grupo está se mobilizando para promover um panelaço nos próximos dias. Na imagem acima o BA destaca o atual cenário do prédio do BB Tremedalense.


Ordem Pública: carros de som estão proibidos de circular no Comércio de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Um dos sistemas que persiste no Século XXI em Vitória da Conquista é a Propaganda Volante, ou seja, a publicidade através de carros com autofalantes. Mesmo dispondo de novas tecnologias para anunciar eventos ou colocar produtos à venda, parte dos comerciantes e até mesmo a Prefeitura de Vitória da Conquista encontram nos carros de som a opção ideal para atingir o público alvo. No entanto o sistema será proibido no Comércio da Capital do Sudoeste Baiano.

Um documento assinado pelo secretário municipal de Serviços Públicos, Ivan Cordeiro da Silva Filho, nesta quarta-feira (18), indica que a partir desta data é proibido uso de carros de som nas seguintes vias: Lauro de Freitas, Justino Gusmão, Monsenhor Olímpio, Crescêncio Silveira, Santa Rita, Rua da Misericórdia, Joaquim Nabuco, Catão Ferraz, Dois de Julho, Francisco Santos, Sete de Setembro, Coronel Gugé, Goes Calmon, Zeferino Correia, Maximiliano Fernandes, Ernesto Dantas, Praça Tancredo Neves, Praça Barão do Rio Branco, Praça 9 de Novembro e Praça da Bandeira. O que para uns será um sinal de tranquilidade para outros vai ser prejuízo e motivo de muitos protestos.


Destaque Global: Gente Propaganda e FAINOR recebem o “Prêmio Profissionais do Ano” em São Paulo

Fotos: WhatsApp | BLOG DO ANDERSON

A Gente Propaganda e a Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR) alavancaram Vitória da Conquista e a Bahia ao topo da Publicidade Brasileira. Em São Paulo, na noite desta quarta-feira (18), dirigentes da Gente Propaganda e da FAINOR foram coroados com o Prêmio Profissionais do Ano com a campanha Dengue.

Considerada uma das mais importantes premiações da publicidade nacional, a 39ª edição do Profissionais é celebrada com uma grande festa no Citibank Hall, em um grande encontro dos principais nomes do mercado publicitário nacional, que terá entre os destaques um show de Alok.

Durante a festa, o público também teve surpresas com o novo formato da cerimônia e a dinâmica de entrega dos prêmios. O espaço reservado para os 1.200 convidados conta com uma cenografia que explora recursos tecnológicos de efeitos de imagem e busca ainda mais interação entre o público, promovendo um espírito de grande comemoração.

O Profissionais do Ano teve seu júri composto por 59 profissionais das áreas de criação, direção de comerciais, entidades e escolas de comunicação, além de representantes da Globo das classes Nacional e Regional (Norte-Nordeste, Leste-Oeste, Sul, Sudeste Interior e Sudeste Capitais), incluindo trabalhos nas categorias Institucional, Mercado, Campanha. Eles avaliaram os 820 comerciais correspondentes às 627 inscrições deste ano. Na etapa nacional, foram 209 inscrições em um total de 280 comerciais.


Transporte Público Conquistense: Herzem dá ultimato à Viação Vitória; prazo de recuperação vence em dezembro

Foto: Divulgação | PMVC

Em nota enviada ao BLOG DO ANDERSON nesta quarta-feira (18), a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista se manifestou sobre o caso da Viação Vitória, tema principal dos debatas na Câmara Municipal de Vitória da Conquista: A Viação Vitória tem até o mês de dezembro para apresentar expressamente a proposta sobre a adequação e renovação da frota de veículos, além de garantir o cumprimento das exigências municipais para proporcionar melhoria imediata e substancial na qualidade do serviço de transporte prestado à população. O ultimato foi apresentado esta semana em reunião de representantes do prefeito Herzem Gusmão Pereira e o administrador judicial Vitor Dutra. Ele foi designado pela Justiça para gerir as dívidas da empresa. No encontro estiveram presentes, além de Dutra, representantes da Procuradoria Geral do Município, das secretarias municipais de Finanças e de Mobilidade, entre eles, o secretário Gildásio Oliveira (Finanças) e o procurador geral do Município, Murilo Mármore. Além disso, o Município alertou o administrador judicial de que não deixará de adotar as medidas administrativas para apuração da inadimplência contratual. Para a Prefeitura, o tempo concedido à empresa para que ela se adequasse ao contrato firmado com a Administração Municipal foi mais do que razoável. A Viação Vitória solicitou à Justiça um Plano de Recuperação, mas, segundo o administrador judicial já que Prefeitura é a maior credora da empresa, o posicionamento do Município sobre este Plano é decisivo para a continuidade do processo de recuperação ou a decretação da falência”.


Polêmica Conquistense: atendendo determinação da PMVC, contêiner será retirado da Praça da Independência

Foto: BLOG DO ANDERSON

O contêiner instalado na Praça da Independência, no Conjunto BNH, bairro Candeias, em Vitória da Conquista, será retirado do local onde está desde o final de semana. De acordo com o empresário Athiê de Jesus Rodrigues, a medida acontece após uma determinação da Prefeitura de Vitória da Conquista. A remoção terá início no final da tarde desta quarta-feira (18).


Transporte Público: situação da Viação Vitória pode ir ao MPF; edil sugere convocação de nova companhia

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Transporte Público Conquistense está no cento das atenções e foi o principal tema dos debates no Plenário Vereadora Camem Lúcia na manhã desta quarta-feira (18). O alvo é a Viação Vitória que acaba de ser contemplara com o segundo Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com a promessa de cumprir com os itens do edital que a princípio foi estabelecido em R$ 36 milhões. Em seus discursos os vereadores Coriolano Ferreira de Moraes Neto (PT), Cícero Almeida Custódio (PSL) e Valdemir Dias Oliveira (PT) destacaram a situação. Cori apresentou uma vasta documentação prometendo levar o assunto ao Ministério Público Federal (MPF). O outro petista, Valdemir Dias, sugeriu nova licitação e Cícero Custório teceu várias críticas a companhia.

Em sua fala, Valdemir afirmou que os problemas relacionados à Viação Vitória chegaram ao caos. “Quantos TACs [Termo de Ajuste de Conduta] essa empresa assinou e não vão ser cumpridos? ”, disse. Para ele, a situação é bastante cômoda para a empresa e também para os vanzeiros. “Não são fiscalizados, não cumprem nenhum papel em relação às questões trabalhistas”, detalhou. Para ele, a Vitória “já deu”. O vereador defendeu a criação de uma Comissão Parlamentar para acompanhar o sistema. O BLOG DO ANDERSON procurou, mas a Prefeitura de Vitória da Conquista e a Viação Vitória não haviam se posicionado até o fechamento dessa reportagem. A seguir o BLOG DO ANDERSON reproduz na íntegra os discursos de Cícero, Cori e Valdemir.


Piripá: ao lado de Fabrício Falcão, vereadores apresentam demandas ao Governo do Estado

Fotos: Divulgação | SERIN

O secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia (SERIN) recebeu em audiência o deputado estadual Jean Fabrício Falcão (PCdoB) e seis vereadores de Piripá. Estiveram presentes os vereadores Eurico João Francisco Silva Almeida, conhecido por “João de Dila”, presidente da Câmara Municipal de Piripá, Maurício Rocha de Carvalho, Domingos Barbosa Cruz, o “Dominguinhos da Saúde”, Jovino Jesus Silva “Jovino da Pedreira”, e as vereadoras Sidnalva Maria de Brito, e Leci Soares Pereira Rocha, a “Leci de Jairo”.

Também participaram da reunião na Serin o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Celson Prates Viana, e o coordenador da Guarda Municipal, Jairo Dias da Rocha. Entre as principais demandas de Piripá, os parlamentares reivindicaram ações do Estado nas áreas da Saúde, Segurança Pública, Esportes, e de Infraestrutura, a exemplo de serviços de pavimentação de ruas e limpeza das aguadas.