Saúde Imunizada | começou a Campanha de Vacinação contra Influenza em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

“É tanto disse me disse que a vacina da gripe não pode, porque a pessoa fica pior com a gripe. É tudo blá blá blá! Vacina é importante, sim, e eu tomei também o reforço da Covid-19. Onde tiver vacina, é para o meu bem, eu vou. Vacinei e aconselho que todo mundo venha vacinar”, defendeu Dalvani Amorim, de 63 anos, que aproveitou logo o primeiro dia da Campanha de Vacinação contra a Influenza para se vacinar no ponto montado no Centro Cultural Glauber Rocha, na manhã desta segunda-feira (18). Aproveitando o fluxo de pacientes no local e ofertando também a vacinação. Como foi o caso de Antônio Carlos de Oliveira, 70 anos, que viu a movimentação e atualizou seu cartão vacinal.

“Estou me prevenindo das doenças contagiosas, principalmente nessa época de chuvas, de gripes constantes. Então se prevenir é importante, principalmente para nós crianças de 70 anos”, disse seu Antônio. As salas de vacina das unidades de saúde também estão vacinando a população até o dia 31 de maio [exceto USF Nova Cidade, João Melo, Solange Hortélio e Morada dos Pássaros]. “Queremos alcançar a meta de 90% da cobertura vacinal, de 119.748 pessoas dos públicos-alvo, até o fim da campanha, que foi antecipada justamente para proteger esses grupos vulneráveis com a chegada do inverno, quando aumenta a circulação dos vírus respiratórios”, explicou a coordenadora de Imunização, Mariana Fernandes.  Os grupos-alvo para vacinação durante a campanha são:

crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da Saúde, gestantes e puérperas, professores dos ensinos básico e superior, povos indígenas; pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e de salvamento, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade), pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso), trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade. A equipe de Imunização também iniciou a vacinação dos idosos e cuidadores nas Instituições Longa Permanência. Na semana passada, uma ação foi feita no Abrigo Nosso Lar e os idosos do Abrigo Lar da Terceira Idade, Pró Vida, Nossa Casa Terceira Idade e Casa Maria Mãe dos Pobres, serão imunizados.

A influenza é uma infecção respiratória aguda causada pelos tipos A, B, C e D, sendo os vírus A e B responsáveis pelas epidemias sazonais. Por isso, a vacina é atualizada anualmente. Portanto, quem se vacinou no ano passado também deve garantir a imunização neste ano para se proteger das variantes e subvariantes atuais. Para se vacinar, é necessário apresentar o documento com CPF, pois, neste ano, a vacinação passa a ser nominal, o que vai demandar um pouco mais de tempo para o lançamento das informações do sistema nacional de imunização. Além disso, é preciso ter em mãos o cartão de vacina e a comprovação da condição de saúde ou vínculo trabalhista, para categorias profissionais.

Avenida Olívia Flores | sem zeladoria, mato está chegando a um metro de altura em Vitória da conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O mato está no Centro Glauber Rocha, Morada dos Pássaros, Avenida Brumado e com muita intensidade na Avenida Olívia Flores, cartão postal de Vitória da Conquista. Em atenção aos internautas, o BLOG DO ANDERSON pode registrar a situação da Avenida Olívia Flores, que vem sendo questionada até mesmo por comissionados nomeados pela prefeita Ana Sheila Lemos Andrade. No trecho em frente ao Boulevard Shopping nesta terça-feira (19) é possível visualizar o capim que está chegando a um metro de altura. A Secretaria Municipal de Serviços Públicos é o setor responsável por esse tipo de zeladoria.

Imobilidade Urbana | sem os radares, veículos trafegam em alta velocidade por Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

No final deste mês, completa um ano que Vitória da Conquista está sem a Fiscalização Eletrônica de Trânsito. A promessa da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, era a de instalar a Muralha Digital, um sistema no qual estaria compartilhando dados com Forças de Segurança, porém até essa terça-feira (19) nada ainda saiu do papel. Nas Avenidas Luís Eduardo Magalhães e Siqueira Campos, por exemplo, veículos têm transitado em alta velocidade. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana está sem titular desde o ano passado.

Eleições 2024 | fortalecendo Sheila e o União Brasil, ACM Neto faz ato de filiações em Vitória da Conquista

Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON

A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade suspendeu suas atividades institucionais e foi à Capital Baiana em busca de apoios nas Eleições 2024. Em Salvador, Sheila Lemos reconfirmou o apoio do Republicanos e logo depois se reuniu com o ex-prefeito Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto, o ACM Neto. Em vídeo compartilhado pelo BLOG DO ANDERSON nesta segunda-feira (18), ACM Neto anunciou um grande ato no dia 5 de abril em Vitória da Conquista.  “Queria aproveitar a oportunidade para convidar vocês porque nós já confirmamos no dia 5 de abril, nós vamos estar em Vitória da Conquista para fazer um grande ato de filiação no nosso Partido, União Brasil”, declarou Neto, empolgado com a reeleição de Sheila à Prefeitura de Vitória da Conquista.

Homagem Póstuma | Estação Herzem Gusmão vai receber busto do ex-prefeito de Vitória da Conquista

Fotos: Reprodução | PMVC

Nesta segunda-feira (18), completam-se três anos da morte do ex-prefeito Herzem Gusmão Pereira [1.947 – 2.021]. A data e o ex-gestor permanecem na lembrança da família e daqueles que estiveram ao seu lado, seja na política ou no trabalho, e homenagens póstumas ainda são prestadas em Vitória da Conquista. No sábado (16), a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade e a ex-primeira-dama Luci Freire Gusmão, conheceram o rascunho do projeto de criação de um busto em homenagem a Herzem, que faleceu por complicações da Covid-19. A obra será esculpida pelo escultor e artista plástico conquistense, Vando Oliveira, e colocada na Estação Herzem Gusmão.  Capitanear essa honraria é um privilégio para o Governo Municipal. “Para mim é muito especial poder relembrar, por meio desse marco, tudo que Herzem Gusmão fez por nós conquistenses. Fazer um busto dele e poder colocar no local que leva o seu nome, e que era o sonho dele ver bem organizado e construído, desde a época do rádio, é de grande relevância”, explicou a prefeita Sheila Lemos. “Esse é um tributo muito simbólico para a nossa família, porque essa cidade era o coração dele; aqui, Herzem construiu sua vida e também ajudou a construir uma cidade que ele sonhava”, afirmou Luci Gusmão, acrescentando: “Será uma lembrança para muitos anos e possibilitará que outras gerações conheçam quem foi esse grande homem, não só pelo seu nome, mas também por sua feição”.  Não poderia ser diferente para o artista plástico Vando Oliveira, responsável por transformar planos em intervenções de arte. “Trabalhar com esse nome, que é o do ex-prefeito que deixou um legado na cidade é muito importante para mim enquanto artista, para o meu trabalho, para a memória que será registrada. É muito gratificante!”, exclamou.

Natural de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão Pereira foi jogador de basquete na sua juventude, trazendo medalhas e títulos para a sua cidade. Era graduado em Direito, mas sua grande paixão sempre foi o rádio. Por 40 anos liderou a audiência como radialista da Rádio Clube de Conquista. Com o programa Resenha Geral, tornou-se conhecido como “A Voz de Conquista”, um radialista que conquistou diversas gerações de ouvintes. Durante meio século, foi testemunha e narrador dos fatos mais marcantes da História Conquistense. Mas, no seu íntimo, também carregava o sonho de ser prefeito de sua terra natal. Por isso, nas Eleições 2008, disputou pela primeira vez o cargo de prefeito. Nas Eleições 2010, candidatou-se a uma vaga na Câmara dos Deputados e, nas Eleições 2012, tentou pela segunda vez a Prefeitura de Vitória da Conquista, sem sucesso. Nas Eleições 2014, candidatou-se à vaga de deputado estadual, ficando na primeira suplência, assumindo a vaga.  Nas Eleições 2016, Herzem foi eleito prefeito de Vitória da Conquista se reelegendo. No entanto, logo após o processo eleitoral, no dia 7 de dezembro, Herzem Gusmão foi diagnosticado com Covid-19, e internado no Hospital Samur no dia 18. No dia 26 do mesmo mês, foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para reabilitação pulmonar. Após alternar períodos entre a Unidade de Terapia Intensiva e a Unidade Semi Intensiva, com o agravamento do quadro de saúde, foi sedado e intubado no dia 12 de março. No dia 18 de março, ele foi a óbito. Sua morte provocou grande comoção na Joia do Sertão Baiano.

Avenida Frei Benjamin | alagamento causa transtornos e protestos na Zona Oeste de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Avenida Frei Benjamin, Zona Oeste de Vitória da Conquista, também está ficando alagada durante chuvas. Neste domingo (17), a situação voltou a causar transtornos. Em vídeos compartilhados por internautas com o BLOG DO ANDERSON, mostram como ficou o trecho do bairro Brasil, em frente ao Centro Integrado de Educação Luiz Navarro de Brito. A Defesa Civil esteve no local conhecendo a situação que gerou revolta e protestos. Um poste teve que ser substituído em ação de emergência realizada pela Neonergia Coelba.

Eleições 2024 | Waldenor lota Associação de Moradores da Patagônia com o Programa de Governo Participativo

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A primeira de trinta edições do Programa de Governo Participativo realizado pelo pré-candidato à Prefeitura de Vitória da Conquista, Waldenor Alves Pereira Filho, aconteceu na última quinta-feira (14) com ampla presença popular na sede da Associação de Moradores do Bairro Patagônia.

Uma noite especial, o povo da Patagônia atendeu o nosso convite, veio em grande número”, comemorou o deputado federal Waldenor Pereira (PT-BA), que tem o apoio da Frente Partidária União e Reconstrução por Conquista [PT, PV, PCdoB, PSB, PSD…].

Para o prefeiturável, “o povo está sedento de participação em reunião, em eventos que possam manifestar as suas opiniões, as suas inquietações, as suas demandas. Portanto, esse Programa de Governo Participativo vem em boa hora”, destacou ao BLOG DO ANDERSON.

Entre os presentes estava o deputado estadual Jean Fabrício Falcão, do Partido Comunista do Brasil, que externou esperanças na vitória de Waldenor nestas Eleições 2024. O BLOG DO ANDERSON registrou alguns momentos que estão aqui em fotos exclusivas.

Centro Esportivo | abandonado há cinco anos, Ginásio de Esportes Raul Ferraz começa a ser revitalizado

Fotos: SECOM | PMVC

Interditado há cinco anos pelo então prefeito Herzem Gusmão Pereira [1.947 – 2.020], o Ginásio de Esportes Raul Ferraz, como é conhecido o Centro Esportivo de Vitória da Conquista, ganha atenção pela prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil. Na sexta-feira (15) Sheila Lemos esteve in loco verificando o abandono desse importante equipamento. “Tendo passado vários anos sem ser submetido a reformas significativas, o espaço encontra-se, atualmente, fechado. A utilização do equipamento esportivo está provisoriamente restrita à prática de skatismo e a treinos das Seleções Municipais de vôlei, handebol e basquete”, diz a nota reproduzida aqui no BLOG DO ANDERSON.

Decidiu-se, então, que a recuperação do espaço seria feita em etapas, a começar pela recuperação das estruturas externas, que inclui a recuperação de campos de futebol, parque infantil, quadras de vôlei e futevôlei, pista de skate, a parte do muro que foi danificada por um acidente de trânsito e a chamada Areninha, um campo com gramado sintético, destinado à prática de Futebol Society construída pelo Governo da Bahia ainda sem inauguração. “Nessa primeira etapa, nós já começamos a adquirir o material. Vamos reabrir o campo de terra, a quadra de vôlei, a Areninha com campo sintético e a pista de skate”, informou o coordenador de Cultura, Alecxandre Magno Melchisedeck Meira, que prevê a conclusão dessa primeira fase até o início de abril. “Depois, a gente vai entrar para a segunda etapa, a terceira e assim sucessivamente, para que a gente possa, de fato, reabrir esse equipamento que é tão importante para Vitória da Conquista”. Toda área externa do Ginásio de Esportes será iluminada por novos refletores de LED:

“A gente vê que, nesta situação que está aqui, a população e os jovens ainda utilizam. Então, é uma área que está precisando ser revitalizada e nós vamos trazer iluminação em LED e fazer com que isto aqui pulse esporte, pulse vida”. Esta é a primeira etapa. Para a segunda, nós estamos atrás de recursos, para que a gente possa fazer a reforma do ginásio em si. Para voltar a ter campeonatos como já houve aqui, no passado. E também a parte cultural, pois este ginásio foi muito usado para shows. Toda essa parte será numa segunda etapa. A primeira, nós já iniciamos hoje, com a limpeza. E não vai demorar. Logo, a população vai estar aqui, utilizando”, completou Sheila Lemos.

Avenida Presidente Dutra | semáforos estão apagados há quase uma semana em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Uma manutenção que parece simples se arrasta por quase uma semana em Vitória da Conquista. Os semáforos entre a Avenida Maceió e a Avenida Presidente Dutra [conhecida informalmente como Avenida da Integração] estão apagados desde a terça-feira (12) e seguem sem data para voltar a funcionar. Neste final de semana o movimento é tranquilo, mas provavelmente na segunda-feira (18), primeiro dia último da semana, a bagunça estará de volta.

Batida na Avenida João Pessoa | colisão envolve quatro veículos na Zona Leste de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O trecho da Avenida João Pessoa entre os bairros Centro e Alto Maron, Zona Leste de Vitória da Conquista, é local de muito congestionamento. Na manhã deste sábado (16), o tráfego ficou confuso nos dois sentidos da via por conta de um acidente envolvendo quatro veículos. Ninguém ficou ferido. O Sistema Municipal de Trânsito (SIMTRANS) registrou a ocorrência.

Rua Ribeira do Pombal | buraqueira, lixo e mato também estão na Zona Oeste de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O BLOG DO ANDERSON esteve na Rua Ribeira do Pombal, Patagônia, Zona Oeste de Vitória da Conquista, no final da tarde da sexta-feira (15), para registrar um Caso de Polícia e no local munícipes reclamaram da sujeira e buraqueira que atinge até o Cemitério Municipal do Kadija. Em apenas uma foto, é possível observar as condições que podem ser sanadas com uma operação conjunto entre as Secretarias de Serviços Públicos, Infraestrutura Urbana e também a do Meio Ambiente.

Programa de Aceleração do Crescimento | Governo Federal garante quase R$ 11 milhões em Vitória da Conquista

Fotos: Julia Prado | MS

Anunciado aqui no BLOG DO ANDERSON, o Município de Vitória da Conquista vai ganhar quase R$ 11 milhões de investimentos via  Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal. De acordo com publicação no site da Prefeitura de Vitória da Conquista e reproduzida pelo BLOG DO ANDERSON neste sábado (16), até o momento, os valores confirmados chegam a um total de R$ 10.851.591,14, que serão destinados à construção de um Centro de Atenção Psicossocial (Caps), na Praça Sá Barreto, dois veículos de Transporte Escolar, uma Creche, um Espaço Esportivo Comunitário, duas Unidades Básicas de Saúde, no Jardim Valéria e Campinhos, e uma Unidade Odontológica móvel. A data de início das obras será divulgada em breve.

Rua Floriano Peixoto | acesso segue interditado para recomposição asfáltica em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O acesso à Rua Floriano Peixoto, no Alto Maron, Zona Leste de Vitória da Conquista, segue interditado nesta sexta-feira (15). O fechamento acontece por conta de obras de recomposição asfáltica destruída com o grande impacto das enxurradas e também em consequência com a deficiência da drenagem. A execução das obras é de responsabilidade da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA).

Política para Mulheres | Encontro da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

Como parte da programação do Março Mulher, está sendo realizado no Auditório Lúcia Dórea, em Vitória da Conquista, o I Encontro Municipal da Rede de Enfrentamento à Violência Domiciliar e Familiar, cuja abertura se deu na noite de quinta-feira (12). O evento, que seguiu durante quinta-feira (14), tem como objetivos promover a integração e mobilizar a sociedade para o combate à violência contra a mulher. As temáticas da primeira noite do evento foram dedicadas à Casa Rosa e à discussão sobre as principais ferramentas de prevenção à violência: a Lei 11.340/2006 (Lei Maria da Penha) e a Lei Nº 13.104/2015 (Lei do Feminicídio). Secretaria municipal de Políticas para Mulheres, Viviane Santos de Oliveira Ferreira, destacou o Encontro, que reúne representantes das áreas de saúde, assistência social, segurança pública, educação e Judiciário, como uma forma de fazer com que todos, sobretudo a sociedade civil, conheça de perto como funciona a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar.

“Partimos do princípio de que os direitos e as garantias das mulheres precisam ser compartilhados, porque essa é uma responsabilidade geral”, afirmou. A assessora do Gabinete Civil, Kalilly Lemos Santos da Rocha, ressaltou que é importante o envolvimento de todos os setores, “pois as políticas públicas são construídas por várias mãos, ideologias e pensamentos, e quando se fala em construção é preciso união em busca de melhorias a cada dia”. A primeira palestra foi proferida por Irlane Gomes de Carvalho, diretora de Assistência Social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Ela falou sobre a importância da Casa Rosa e dos serviços que a unidade vai realizar, a exemplo de atendimento qualificado, acompanhar e abrigar mulheres em situação de violência doméstica, ameaçadas ou com risco iminente de morte, e, caso necessário, também, acolher os dependentes menores de 18 anos. Também destacou o esforço do Governo Municipal para que a Casa Rosa se tornasse realidade. A desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia, Nágila Maria Sales, lembrou que foram registrados 652 feminicídios na Bahia nos últimos sete anos e que esse quantitativo é bem maior, que grande parte dessas mortes não são denunciadas e por isso não chegam ao Judiciário. No painel que apresentou, a desembargadora também mencionou as contribuições da Lei Maria da Penha e as conquistas graças à Lei do Feminicídio. “Essa resolução obriga o encaminhamento das vítimas ao setor psicossocial do município e assim ela não fica sozinha, ela recebe a atenção necessária”, destacou. Uma das participantes do encontro é a psicóloga Ivanilce Dantas.

Segundo ela, essa é uma forma de se capacitar para ajudar as mulheres vítimas de violência. “Precisamos desenvolver estratégias de enfrentamento dessa violência para que mulheres possam sair dessa situação”, disse. A professora Patrícia Santos é uma das que quebraram o ciclo de violência. Atendida pelo Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos (CRAV) há 10 anos, Patrícia também mencionou a importância da programação. “Serve para que elas possam ter uma perspectiva não só para a sua vida, mas também para que possam ajudar outras mulheres em busca do desenvolvimento pessoal e amor-próprio”. Durante o evento, a juíza da Vara da Infância e ex-juíza da Vara de Violência Doméstica e Familiar, Julianne Nogueira Santana Rios, recebeu das mãos da secretária de Políticas para Mulheres, Viviane Ferreira, uma homenagem pelos serviços prestados enquanto representante do Judiciário no combate à violência contra a mulher.

Eleições 2024 | Dudé confirma União Brasil esperançoso com a reeleição de Sheila em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Grupo Sheilista está dividido e sem um controle político central dentro e fora da Prefeitura de Vitória da Conquista  porém, para o vereador Luís Carlos Batista de Oliveira, a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, terá o seu mandato renovado nestas Eleições 2024. “Vamos para os preparativos para vencer as eleições no primeiro turno com a prefeita Sheila”, afirmou ao BLOG DO ANDERSON ao meio-dia da quarta-feira (13). Dudé tem a preferência para emplacar um vice-prefeito, mas se esquiva: “O vice é a escolha da prefeita. Ela que vai escolher no momento certo. Eu sei dizer que vamos ganhar essas eleições no primeiro turno com Sheila”. Tentando manter mistério, Luís Carlos Dudé acabou confirmando a troca do Movimento Democrático Brasileiro pelo União Brasil. “Dudé vai para o União Brasil. No momento certo, nós vamos anunciar nossa ida, estamos conversando com a prefeita, conversando com ACM Neto, conversando com todas as lideranças do União Brasil”, completou o edil, apontado como um dos favoritos nas urnas na Joia do Sertão Baiano.

Empréstimo Internacional | Sheila Lemos aguarda 72 milhões de dólares para drenar Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Sem apoio político de peso no Congresso Nacional ou Assembleia Legislativa do Estado da Bahia para viabilizar projetos nos Governos Federal ou Estadual, a solução encontrada pela prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, para captar recursos tem sido por empréstimos. Atualmente, Sheila Lemos conta com R$ 160 milhões através da Caixa Econômica Federal e aguarda outro no valor de US$ 72 milhões [R$ 356.976.000,00 em reais]. Em entrevista ao Bahia Meio Dia que o BLOG DO ANDERSON reproduz nesta quinta-feira (14), Sheila falou sobre essa quantia milionária que tem destino certo.

“Temos um grande projeto de macrodrenagem para a Cidade, vindo desde cima da Serra, descendo a Rua do Cruzeiro, passando pela [Avenida] João Pessoa, indo até a [Rua] Ascendino Melo até chegar no Rio Verruga. Este projeto está em tramitação no Governo Federal para aprovação do empréstimo internacional. É uma grande monta, é um valor de 72 milhões de Dólares. Nós precisamos de recurso para fazer com que essa parte baixa da Cidade consiga ter uma drenagem adequada”, disse Sheila Lemos. Como comentado, o projeto tramita em Brasília.

Eleições 2024 | Waldenor leva o Programa de Governo Participativo à Zona Oeste de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Em entrevista ao Conquista de Todos [Rádio Brasil] gravada e reproduzida na íntegra pelo BLOG DO ANDERSON na noite da quarta-feira (13), o deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA), prefeiturável pela Frente Partidária União e Reconstrução por Conquista nas Eleições 2024, trouxe diversas novidades em prol da Joia do Sertão Baiano. Tem ações para Causa Autista, Combate à Dengue e também pela Duplicação da BR-116 com instalações de viadutos no Anel Rodoviário Jadiel Vieira Matos. Falando em Prefeitura de Vitória da Conquista, Waldenor Pereira estará apresentando o Programa de Governo Participativo à Comunidade do Patagônia na noite da quinta-feira (14). Será um momento em que Waldenor estará colhendo demandas com as sugestões de cada munícipe.

Saúde Pública | Waldenor e Zé Raimundo disponibilizam R$ 500 mil para combater a dengue em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O combate à dengue em Vitória da Conquista foi tema de uma reunião do deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA) na Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB). Em entrevista ao Conquista de Todos [Rádio Brasil] gravada e repercutida pelo BLOG DO ANDERSON na noite desta quarta-feira (13), Waldenor Pereira trouxe boas notícias. De acordo com Waldenor, a secretária Roberta Silva de Carvalho Santana esteve reunida por duas vezes com o secretário municipal de Saúde, Vinícius de Brito Rodrigues. “Estou disponibilizando, inclusive, recursos de Emenda Parlamentar, da minha autoria, também da autoria do companheiro Zé Raimundo, para ajudar nesse combate. Então nós acertamos destinar R$ 500 mil à Secretaria Estadual de Saúde para que ela possa reforçar o trabalho também desenvolvido pela Secretaria Municipal, que também já recebeu R$ 500 mil, se não me engano, do Governo Federal, do Ministério da Saúde, para esse fim”, destacou Waldenor preocupado com os indicies em Vitória da Conquista, onde três óbitos foram registrados neste ano. Ainda consoante ao parlamentar, “estamos defendendo que as Unidades Básicas de Saúde possam realmente ser abertas, mantidas em permanente plantão para que a gente possa atender a nossa população, tendo em vista o crescimento muito acelerado da dengue em Vitória da Conquista”.

Guia de Oportunidades | Prefeitura de Vitória da Conquista lança Concurso Público com 182 vagas

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Prefeitura de Vitória da Conquista acaba de anunicar mais um Concurdo Público.  No ano passado, após quase 10 anos do último certame, o Executivo Conquistgense realizou concurso para professor e pedagogo, com 214 vagas, embora tenha convocado 281 profissionais. Também anunciou o da Saúde e, nesta quinta-feira (14), abre o geral, com 182 vagas para o provimento de 42 cargos, sendo 20 de nível superior e 22 de nível médio, além de cadastro reserva. As inscrições poderão ser realizadas a partir das 14h desta quinta-feira (14), até o dia 8 de abril, no site do Instituto AOCP. Os candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) de Programas Sociais do Governo Federal podem solicitar a isenção da taxa de inscrição no período de 14 a 18 de março. A seleção destina 5% das vagas para pessoas com deficiência e tem prazo de validade de dois anos. A prova objetiva para todos os cargos será no dia 12 de maio e terá 60 questões distribuídas por áreas de conhecimento. Para o nível médio só haverá a prova objetiva, exceto para os cargos de Instrutor de Artes e Instrutor de Música que terá a prova prática. Para o nível superior haverá também a segunda fase, que é a prova de títulos. O único cargo de nível superior a ter prova prática é a de Design Gráfico. Confira aqui o Edital do Concurso Público.

Rua Sebastião Rodrigues Castro | munícipes enfrentam buraqueira e sujeira em Vitória da Conquista

A Rua Sebastião Rodrigues Castro, onde estão o Distrito Integrado de Segurança Pública e o Hospital SAMUR, está cheia de buracos. Além disso, a sujeira também preenche o cenário numa via importante da Zona Leste de Vitória da Conquista. Nesta quarta-feira (13), em atenção aos munícipes, o BLOG DO ANDERSON esteve in loco conferido à situação que se arrasta desde janeiro. A Operação Tapa Buracos, realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, não divulga calendário das ações. Enquanto isso, condutores e pedestres têm que redobrar ações para evitar incidentes como os que têm acontecido em todos os cantos da Joia do Sertão Baiano.

Fotos: BLOG DO ANDERSON