LUTO: Waldir Pires, aos 91 anos

Foto: BLOG DO ANDERSON

O ex-governador da Bahia, Francisco Waldir Pires de Souza, morreu na manhã desta sexta-feira (22), no Hospital da Bahia, em Salvador, após parada cardiorrespiratória. Pires tinha 91 anos. O governador do estado, Rui Costa, decretou luto oficial de cinco dias. Ainda não há informações sobre o enterro de Waldir Pires. O político, que era filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), deu entrada na unidade na noite quinta-feira (21), com quadro de pneumonia. Conforme a assessoria do hospital, ele não respondeu às manobras de reanimação e veio a óbito. Leia a reportagem do G1.

Arraiá da Conquista: milhares de pessoas acompanham os clássicos do Forró no São João Conquistense

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O segundo dia do Arraiá da Conquista contou com ampla participação popular no Centro Cultural Glauber Rocha. Entre a noite de quinta e a madrugada de sexta-feira [21 e 22 de junho], a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer anuncia uma concentração de mais de 12 mil pessoas.

No palco principal subiram Andrade de Sertânia, Xamêgo da Bahia, Paullo Barros, Robertinha e Xamêgo Proibido. O BLOG DO ANDERSON esteve presente e fez algumas imagens que mostram um pouco do Arraiá da Conquista.

BLOG DO ANDERSON no Arraiá da Conquista

Arraiá da Conquista: secretária destaca valorização dos artistas locais e promete ampliação no ao que vem

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Com um público de mais de 12 mil pessoas, segundo cálculos extraoficiais da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, a segunda noite do Arraiá da Conquista bombou. “Eu não sei precisar muito bem, mas tenho impressão que a gente tem mais de dez mil pessoas aí, vou chutar aí entre 12 mil até um pouco mais, que o Parque comporta isso”, disse a secretária Teresa Cristina Negreiros Teixeira da Rocha, a Tina Rocha, ao BLOG DO ANDERSON no início da madrugada desta sexta-feira (22). Na reportagem sonora a seguir, Tina Rocha destaca o valor dos artistas locais com a receptividade pelo público. “Eu fico muito feliz com isso”, comentou.

“Então agora é espetar amanhã, acho que amanhã nós vamos bombar de novo. O ano que vem nós vamos fazer dia 23”, adiantou Tina alegando que os dias 23 e 24 de junho ficaram foram da programação por conta dos compromissos de músicos. “Ano que vem vamos colocar o edital já em fevereiro para que a gente possa fechar isso antes, para poder fazer o São João 21,22 e 23 se Deus quiser”, complementou. Agora as atenções estarão voltadas ao Natal da Cidade. “Eu pretendo manter essa linha, não só pela crise, mas pela quantidade de artistas que a gente precisa mostrar”, completou voltando a defender a classe artista conquistense.

BLOG DO ANDERSON no Arraiá da Conquista

Arraiá da Conquista: foliões aprovam atrações, mas pede mais shows para a noite de São João

Foto: BLOG DO ANDERSON

A segunda e penúltima noite do Arraiá da Conquista, que acontece entre os dias 20 e 22 de junho no Centro Cultural Glauber Rocha, recebeu um público considerável nesta quinta-feira (21). Circulando no meio do povo o BLOG DO ANDERSON era abordado a cada instante por personalidades que lançavam temas diversos, mas em quase sua totalidade sobre a Política Conquistense que tem o prefeito emedebista Hezem Gusmão Pereira. .“A festa está ótima, o que precisa aqui é prorrogar a festas, pois final de semana que deveria ter a festa não vai ter, infelizmente”, disse o Professor Nei. “A festa está muito boa, o pessoal aqui está bem tranquilo e a festa está muito bonita. Parabéns, agora que estenda por mais dias”, completou.

BLOG DO ANDERSON no Arraiá da Conquista

Eleições 2020: Nelson será o candidato dos “Brito” à Câmara Municipal de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Ex-vereador, o empresário Nelson Aguiar Brito circulou com a “praguinha” colada no peito com o nome do seu pré-candidato à Câmara dos Deputados, que é o advogado Marcelo de Melo Silva, do Partido Humanista da Solidariedade. “Seguindo o passo com Marcelo Melo nosso federal… estadual a gente está aí, mas provavelmente Gilmar Ferraz”, afirmou Nelson Brito ao BLOG DO ANDERSON, no início da madrugada desta sexta-feira (22), durante a segunda noite do Arraiá da Conquista. “2020 eu devo sair candidato a vereador de novo, porque o meu irmão Marcelinho diz que não sai mais, aí a turma que sempre acompanhou a gente pediu que saísse um, então estou saindo agora”, comentou. “Estou no PP, mas não é certeza que eu vá ser candidato pelo PP não. Talvez eu mude”, completou.

BLOG DO ANDERSON no Arraiá da Conquista

Arraiá do CCAA: professores e alunos antecipam o São João com muito forró em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Cultura Nordestina entrou no destaque antecipando o São João para professores e alunos do CCAA. O Arraiá do CCAA aconteceu na noite do sábado (16) com a musicalidade da Banda Xame & Venha [Igor Almeida, Bruno Fernandes, Heryck Almeida e Anôr Alves].

Como forma simbólica de fazer o encerramento do semestre, os corredores e salas do CCAA Vitória da Conquista foram ornamentados com bandeirolas, balões, fogueiras e outros itens ligados às Festas Juninas. O BLOG DO ANDERSON esteve presente e fez algumas imagens no ritmo do forró.

Comarca de Vitória da Conquista: Justiça indefere pedido de revogação e ‘Blitz do IPVA’ permanece suspensa

Foto: BLOG DO ANDERSON

A ação de autoria do vereador David Salomão dos Santos Lima que suspendeu a Blitz do IPVA no Município de Vitória da Conquista permanece ativa. O Estado da Bahia recorreu, mas o juiz de Direito Ricardo Frederico Campos, titular da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Vitória da Conquista, “indeferiu o pedido de revogação da decisão”. A publicação foi divulgada no Diário Oficial de Justiça do Estado da Bahia nesta quinta-feira (21) e traz outros detalhes que não impede as fiscalizações realizadas pela Polícia Militar, porém veículos não poderão ser apreendidos pela falta de portabilidade do CRLV [Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo] do veículo ou o não pagamento de taxas ou tributos.

Promotoria de Justiça de Vitória da Conquista: inquérito investiga aumento da tarifa do Transporte Público

Foto: BLOG DO ANDERSON

Decretada em janeiro do ano passado, a tarifa do Transporte Coletivo Urbano passou de R$ 2,80 para R$ 3,30. O reajuste partiu do prefeito Herzem Gusmão Pereira sem passar pelo Conselho Municipal de Transportes. Por conta disso a Bancada de Oposição na Câmara Municipal de Vitória da Conquista lançou uma representação junto ao Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) para “apurar suposto aumento irregular das tarifas de ônibus no Município de Vitória da Conquista, uma vez que este teria sido realizado sem que fossem observados os requisitos legais prévios para a validade do ato”. No Diário de Justiça do Estado da Bahia desta quinta-feira (21), a 14ª Promotoria de Justiça de Vitória da Conquista anunciou a instauração de inquérito representado contra o Município de Vitória da Conquista.

Aeroporto de Vitória da Conquista: tempo fecha e avião pousa em Montes Claros; viagem é concluída em ônibus

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Como o BLOG DO ANDERSON tem destacado, pelo menos até o dia 22 de setembro, quando se encerra o Inverno, muitos serão os transtornos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Com altitude de quase mil metros acima do nível do mar, o tempo fecha inesperadamente impossibilitando pousos de aeronaves durante o dia ou noite. Nesta quarta-feira (20) pelo menos quatro voos foram cancelados.

A noite uma aeronave que vinha de Salvador teve que ser desviada para a aterrissagem em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais. Sendo assim, os passageiros, que tiveram suas agendas modificadas, foram obrigados a enfrentar 470 quilômetros num ônibus até chegar definitivamente na Capital do Sudoeste Baiano.

Organização na Avenida Frei Benjamin: placas sinalizam novas regras de estacionamento em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Avenida Frei Benjamin, corredor de ônibus e uma das vias mais movimentadas de Vitória da Conquista, agora possuiu novas regras de sinalização. As intervenções que começaram na quarta-feira (20) acontecem após diversas solicitações de comerciantes e lideranças sociais buscando a melhor fluidez e mais segurança.

No trecho da Feira do Patagônia, por exemplo, é local de frequentes acidentes deixando muitas vítimas. Na manhã desta quinta-feira (21), sob sensação térmica de 10 graus centígrados, o BLOG DO ANDERSON passou pela Avenida Frei Benjamin e pode também ouvir opiniões de empresários contrárias às modificações que agora deverá ter o dialogo restabelecido com o Município de Vitória da Conquista no intuito do consenso entre as partes.

Sensação Térmica de 10°C: Inverno começa com muito frio e nevoeiro em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Começa nesta quinta-feira (21) a estação mais fria do ano, o Inverno. Logo pela manhã Vitória da Conquista estava totalmente nublada com nevoeiro intenso.

Às 6h45 a sensação térmica era de 10 graus centigrados na Zona Oeste da Capital do Sudoeste Baiano.

O BLOG DO ANDERSON circulou algumas vias e pode fazer algumas fotos que mostram esses aspectos que vão prevalecer até o final do Inverno, em 22 de setembro.

Transporte Público: Viação Vitória circula com 30 ônibus; passageiros congelam no Terminal de Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Ainda sem previsão de restabelecimento dos serviços, a Viação Vitória conta apenas com trinta ônibus em circulação pelas ruas de Vitória da Conquista.

A redução em 70% da frota começou há dois dias em decorrência da greve puxada pelo Sindicato dos Rodoviários [Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transporte Rodoviário, Passageiros, Cargas, Fretamento, Turismo e Pessoal de Apoio de Vitória da Conquista – SINTRAVC] motivada aos atrasos salariais.

Na noite desta quarta-feira (20) o Terminal Urbano estava repleto de passageiros à espera dos veículos para chegarem aos seus destinos. Com o frio intenso, muita gente “congelou” neste espaço público da Capital do Sudoeste Baiano.

Arraiá da Conquista: “Bia Novaes & Iracema Miller” aquecem o São João em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Com a garoa fina e uma sensação térmica de 13 graus centígrados, Bia Novaes & Iracema Miller aqueciam o clima com muito forró no Centro Cultural Glauber Rocha. Conhecida pelas interpretações do Pop Rock e MPB, a dupla mostrou talento com a autêntica Música Nordestina na primeira noite do Arraiá da Conquista.

Também subiram ao Palco Principal o Forrozão da Arapuca, Fulô do Cangaço, Rony Barbosa e Toque Mais. Neste Arraiá da Conquista a Prefeitura de Vitória da Conquista investe em uma infraestrutura, segurança e conforto para os artistas e para o público. Cerca de 200 funcionários de várias secretarias municipais estão envolvidos com a organização do evento que vai até a sexta-feira (22).

Guia de Oportunidades: vagas de empregos e estágios em Vitória da Conquista com Bárbara Francine

Foto: BLOG DO ANDERSON

Em mais uma edição do Guia de Oportunidades o BLOG DO ANDERSON apresenta o trabalho de reportagem de Bárbara Francine, que foi ao ar na Rádio Clube de Conquista reproduzido nesta quarta-feira (20). Na sonora, a repórter traz todos os destaques de empregos e estágios em Vitória da Conquista. Ouça tudo com muita atenção.

Lançamento na FAINOR: professores Alexandre Alcantara e Anderson Cerqueira lançam livro em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Com a palestra “Repercussões Tributárias das Fraudes Contábeis”, os professores Alexandre Alcantara da Silva e Anderson Freitas de Cerqueira, lançaram mais uma obra literária: “Fraudes Contábeis – Repercussões Tributárias – Enfoque no ICMS”.

O evento aconteceu na noite desta terça-feira (19), no Auditório Professora Maria Conceição Meira Barros, no campus da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR), quando também foi apresentado o IX Congresso de Contabilidade do Sudoeste da Bahia, que aconteceu entre os dias 2 e 4 de outubro, com nomes Contabilidade Nacional, entre eles o professor doutor José Carlos Marion.

Em sua palestra o professor Alexandre Alcantara fez um breve relato da evolução da contabilidade e do seu nos processos de auditoria contábil pelas administrações tributárias. Destacou a realidade da alta carga tributária brasileira, e como isso tem levado algumas empresas a se valerem de práticas sonegatórias para reduzir o valor dos impostos devidos.

Foi apresentado diversos exemplos de principais fraudes contábeis com repercussões tributárias e como estas são tratadas pelas administrações tributárias, inclusive nas ações penais dela decorrentes, considerando que algumas delas podem ser enquadradas como crime contra a ordem tributária, além de serem antecedentes do crime de lavagem de dinheiro.

Também foram abordadas questões relacionadas ao sigilo bancário, conforme dispõe o artigo 6º da Lei Complementar nº 105/2001. Após a palestra os autores receberam os cumprimentos dos alunos, professores e convidados, seguido da clássica sessão de autógrafos. Para saber mais sobre o livro: www.alcantara.pro.br\fraudes. Confira a seguir algumas fotos registradas pelo BLOG DO ANDERSON.

Transporte Público: sem acordo para pagamento de salários, MPT anuncia ajuizamento contra Viação Vitória

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Transporte Público Conquistense permanecerá com atendimento reduzido até os ajustes entre a Viação Vitória e os seus funcionários. Com salários e outras obrigações trabalhistas atrasados, o Sindicato dos Rodoviários [Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transporte Rodoviário, Passageiros, Cargas, Fretamento, Turismo e Pessoal de Apoio de Vitória da Conquista – SINTRAVC] iniciou uma greve por tempo indeterminado. A greve tem o aval do Ministério Público do Trabalho (MPT). “Ontem nós tivemos essa reunião para tratar da greve, que já foi deflagrada, mas infelizmente não conseguimos chegar a nenhum acordo. Os salários continuam atrasados, a empresa não apresentou uma proposta de pagamentos imediatos dos salários de maio que estão atrasados e não vai ter outro caminho senão o ajuizamento”, disse a promotora Maria Manuella Britto Gedeon, ao BLOG DO ANDERSON, na manhã desta quarta-feira (20). A outra companhia, Cidade Verde Transporte Rodoviário, está em dia com suas obrigações. “A Cidade Verde o Sindicato não noticiou. Nesse ponto não temos nenhum problema”, completou.

Herzem faz apelo aos professores para evitar paralisações em Vitória da Conquista: “A greve penaliza, maltrata”

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O SIMMP [Sindicato do Magistério Público Municipal de Vitória da Conquista] está mobilizado pela Campanha Salarial. A greve por tempo indeterminado não é descartada pela categoria. E justamente por esse motivo o prefeito Herzem Gusmão Pereira utilizou o BLOG DO ANDERSON para fazer um apelo aos profissionais da Educação Pública Municipal. “Aproveito o seu BLOG tão acessado, para fazer um apelo aos nossos professores, uma greve atrapalha o projeto como esse. Todo ano tem greve, parece que já faz parte do calendário. Hoje tem uma paralisação, daqui a pouco a greve será iniciada que dia? Que dia será iniciada a greve?”, questionou o gestor em entrevista na manhã desta quarta-feira (20). “Eu entendo que a categoria, desde quando eu estava como comentarista e que o PT governava, Zé Raimundo e Guilherme, que eu fazia apelo. Eu dizia até na Resenha que eu tinha alergia a greve, sabe porquê? A greve penaliza, maltrata. Ela quebra uma sequência natural.

Eu quero fazer um apelo aos nossos professores”, complementa. De acordo com Herzem, ele teria visto algo “lá na FNP, Federação Nacional dos Prefeitos, um prefeito ele, isso é de um autor desconhecido, mas o prefeito de Palmas falou: aonde o sindicato é forte o ensino é fraco”. “Eu gostaria que aonde o Sindicato é forte como o nosso, que o ensino também fosse forte e precisa deles, essa história da paralisação, essas paralisações, todo ano tem no calendário como uma coisa cultural, como se fosse natural, isso não penaliza o governo, penaliza os pais, penaliza o aprendizado, penaliza os professores, penaliza um programa que você está tentando implementar que é exatamente para transformar e melhorar o IDEB, com certeza os prejuízos são irreparáveis. Estou aproveitando para fazer um apelo”, completou direto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) onde aconteceu a assinatura do Termo de Cooperação Interinstitucional.

Arte Apagada: grafites com homenagens a Glauber Rocha são apagados em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

As intervenções artísticas que ocupavam o mudo da Central de Equipamentos do Município de Vitória da Conquista foram apagadas. A pintura em grafite foi produzida por quatro artistas e entre as figuras destacadas estava o cineasta Glauber Rocha.

Na manhã desta quarta-feira (20) o BLOG DO ANDERSON foi conferir o espaço que agora ganho uma tinta branca. Na reportagem da TV Sudoeste mostra o projeto juntamente com os grafiteiros.

Consultado pelo BLOG DO ANDERSON, membros da Prefeitura de Vitória da Conquista justificou que a medida antecipa a desativação da Central de Equipamentos que será transformada numa Praça Pública, fruto de uma parceria entre o Município e a Pel Construtora.

Eleições 2020: Alex Campanha pensa em disputar vaga na Câmara Municipal de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Personalidade querida no setor acadêmico, atuante na Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), o professor doutor Alexsandro Campanha Rocha, que é auditor fiscal na Secretaria Municipal de Finanças e Execução Orçamentária, tem outros planos em sua vida. Dessa vez a vertente é na política. A enquete foi lançada com inúmeras adesões para que Alex Campanha lance o seu nome à Câmara Municipal de Vitória da Conquista. Em contato com o BLOG DO ANDERSON na noite desta terça-feira (19), Campanha confirma o seu desejo e ainda analisa em que partido estará se filiando. Caso seja eleito, ganhará o Legislativo e mais ainda a Comunidade Conquistense.

Via interditada: Travessa é interditada para Feira de Artesanato até o São João em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O trânsito confuso no Comércio ganha mais um problema pelo menos até o São João em Vitória da Conquista. Na manhã desta quarta-feira (20) um dos principais acessos à Avenida Lauro de Freitas, onde fica o Terminal Urbano, está bloqueado. Isso volta a acontecer devido a uma feira de artesanatos.

A ação que visa fomentar a categoria é de uma importância para a economia conquistense, porém seria mais interessante se fosse realizado em outra localidade para que possa garantir o ir e vir das pessoas sem transtornos.