Transporte Coletivo Rural: Herzem decreta reajuste de 14% nas passagens em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Moradores da Zona Rural terão que pagar mais caro pelo Transporte Coletivo. De acordo com o Decreto assinado pelo prefeito Herzem Gusmão Pereira na última sexta-feira (18), o reajuste é de 14%, conforme tabela abaixo.

“O percentual base de cálculo para reajuste foi de 10%, sendo que devido à necessidade de ajuste de valores da tarifa escalonada o percentual teve uma média variável de 10,28%”, diz o Decreto Nº 18.005. O povo está chiando, mas a medida entra em vigor na próxima segunda-feira (28).


LUTO: Rosália Teixeira Lacerda, aos 78 anos

Foto: Arquivo Familiar

Está sendo velado no Capelinha do São Vicente, em Vitória da Conquista, o corpo de Rosália Teixeira Lacerda. Aos 78 anos, a Professora Rosália atuou no curso de Técnico em Contabilidade do Centro Integrado Navarro de Brito. “Foi da primeira turma de Alunos do colégio Diocesano. Formou-se em Direito. Trabalhou na prefeitura por 44 anos. Foi cantora de Rádio, ela era dedicada em tudo que fazia, referência de caráter e honestidade. Amava os sobrinhos como a uns filhos, pois não os tinha, amava a vida, viajar. Era séria, porém de risada doce inconfundível. Doutora Rosália, Professora Rosália, Rosinha, Rosa nossa eterna tia Ró”, comentou Lilian Lacerda, mãe de Adriano Mendes, ex-candidato à Câmara Municipal de Vitória da Conquista. O sepultamento acontece logo mais às 16 horas desta segunda-feira (21), no Cemitério da Saudade. Aos amigos e familiares os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.


Cheios de Graça: grupo de palhaços leva diversão e alegria ao Hospital Municipal Esaú Matos

Fotos: Divulgação | PMVC

De segunda a sexta, ele é faturista. No sábado, ele vira palhaço. No trabalho, todos lhe conhecem como Roberto. Na trupe, se apresenta como Chapinha. Ele é o mais velho do grupo Cheios de Graça, criado no início deste ano por um grupo de amigos com o intuito de levar alegria a pessoas que estão internadas e aos seus acompanhantes. “No fim das contas, a gente ganha mais do que dar, isso aqui faz a gente perceber que é possível ajudar a quem está num momento de estresse, de sofrimento e a gente faz isso não só pelas crianças, mas pelos acompanhantes, por quem está a trabalho, por todos os envolvidos. Isso faz com que a gente se melhore como seres humanos”, conta Roberto Quadros (o palhaço Chapinha) sobre o trabalho voluntário. Junto a Chapinha, outras 15 pessoas integram o grupo, entre elas, três crianças.

Especializados em “besteirologia”, eles fazem mágica, brincadeiras, cantam, dançam, contam piadas e soltam bolhas de sabão por onde passam. No último sábado (19) eles estrearam no Hospital Municipal Esaú Matos, onde vão retornar sempre aos sábados, com a mesma missão: levar e espalhar diversão e alegria. “Procuramos este grupo porque acreditamos muito nessa terapia alternativa; apesar de não serem da área da saúde, eles têm cursos e capacitações. Poder levar um sorriso e uma brincadeira para uma criança minimiza a dor e o sofrimento, anima os nossos servidores e os familiares”, justificou o diretor-geral da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista, Felipe Oliveira Bittencourt. “É algo muito interessante, as crianças ficam felizes”, disse a educadora Ana Paula Couto, que acompanhava uma das crianças da enfermaria durante a visita do grupo. “Não tem como não rir! A gente até esquece que está no hospital”, declarou Silvia Dias, mãe de uma das crianças atendidas na unidade hospitalar.


Movimentos Sociais: militância do MTD fecha rodovia por reivindicações em Vitória da Conquista

Fotos: Divulgação | MTD

A BA-262, rodovia que liga Vitória da Conquista a Anagé, está interditada na manhã desta segunda-feira (21). A mobilização acontece por conta de protestos de militantes do Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD) que reivindicam o atendimento de demandas junto a Prefeitura de Vitória da Conquista.

“São pautas referentes a regularização de assentamentos, transporte escolar para as crianças, entre outras”, informou o advogado Alexandre Garcia Araújo, conhecido como Xandó. O prefeito Herzem Gusmão Pereira ainda não se manifestou sobre o assunto. Veja algumas imagens registradas pelo MTD para o BLOG DO ANDERSON.


Perigo Urbano: sem pavimentação, solo cede e caçamba cai dentro de buraco em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Uma caçamba acabou literalmente caindo dentro de um buraco em Vitória da Conquista. Carregada de areia, o veículo ficou com três de duas rodas para cima na manhã desta segunda-feira (21).

Tudo aconteceu quando o caminhão passava pela rua C, do Corredor da Felícia, loteamento do bairro Felícia, próximo ao Hospital Geral de Vitória da Conquista, quando aconteceu o incidente.

Caso a via fosse asfaltada esse fato poderia ter sido evitado. Até às 8h15 o proprietário aguardava a chegada do guincho para realizar a retirada do seu automóvel. Ninguém ficou ferido.


Inaugurações e Anúncios de Obras: confira em fotos alguns momentos da visita Rui Costa a Cândido Sales

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Em Cândido Sales, na última quarta-feira (16), o governador Rui Costa cumpriu mais uma agenda no Sudoeste Baiano. Na ocasião ele inaugurou o Sistema de Abastecimento de Água que beneficia os distritos de Quaraçu, Lagoa do Timóteo e Lagoa Grande.

O investimento foi de R$ 15,5 milhões. “Quero agradecer a parceria da Funasa e à Dilma Rousseff, que assinou essa obra em 2014. São mais de 100 quilômetros de tubulação, uma distância maior do que daqui [Cândido Sales] até Vitória da Conquista, para abastecer essas localidades”, destacou Rui.

Em atenção às demandas da população, o governador Rui Costa anunciou ainda a complementação do abastecimento de água em outras localidades da cidade. “Já autorizamos a complementação para abastecer as comunidades de Barra do Furado, Possidônio e Porto de Santa Cruz. Investiremos R$ 780 mil.

A Embasa já está levantando os valores para atender também a comunidade da Estiva”, adiantou. Na rua do Mercado Municipal, no centro de Cândido Sales, Rui assistiu a apresentações de música e dança preparadas por grupos de jovens da cidade e anunciou apoio às reformas do Estádio Ararão e da creche municipal.

Neste dia de festa de festa a prefeita Elaine Pontes de Oliveira, conhecida em toda a Bahia como Lôra Pontes, recebeu, entre as diversas personalidades, os deputados Waldenor Pereira (PT-BA), José Raimundo Fontes (PT) e Marcelo Nilo (PSL). Veja algumas fotos registradas pelo BLOG DO ANDERSON.


Em debate: Dudé lança apoio para instalação da Subprefeitura na Zona Oeste de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O movimento para criação da Subprefeitura na Zona Oeste de Vitória da Conquista, lançado pelo empresário José Maria Alves Caires, ganha força com a adesão do vereador Luís Carlos Batista Oliveira (PTB), o Dudé. “Gostaria de parabenizar a Zé Maria por esse debate e sem dúvidas o nosso prefeito Herzem Gusmão vai acatar”, comentou Dudé por telefone com o BLOG DO ANDERSON na noite deste domingo (20). De acordo com o edil, a Zona Oeste, principalmente o Bairro Brasil, é uma das principais fontes de geração de emprego e renda na Capital do Sudoeste Baiano. “Moro aqui, minha atenção é de toda a cidade, mas essa região a gente observa com muito carinho, não só por conta de ter a minha residência aqui, mas com pela hospitalidade dos moradores e dos empresários. Na próxima quarta-feira [23 de agosto] o nosso pronunciamento será voltado para esse tema”, complementou. Ainda conforme o petebista, um encontro com o prefeito Herzem Gusmão Pereira estará dando continuidade ao diálogo.


Em Vitória da Conquista: Rolezinho reúne centenas de jovens no Shopping Conquista Sul

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Um “Rolezinho” marcado pelas redes sociais reuniu centenas de jovens no Shopping Conquista Sul, em Vitória da Conquista na tarde deste domingo (20). A reunião começou por volta das 15 horas e às 18 horas quase todas as ruas estavam repletas de adolescentes.

“O problema é que eles entram em lojas e passam com gritaria nos corredores assuntando todo mundo”, comentou a funcionária de uma loja. No primeiro piso o grupo dançava e cantava antes de ser dispersado.


Escuridão Urbana: falta de iluminação pública gera medo na Zona Sul de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Quando anoitece, moradores de diversos bairros de Vitória da Conquista temem a ação de criminosos. O motivo é a falta de iluminação, denúncia que tem chegado ao BLOG DO ANDERSON e em diversos programas de rádio. A imagem acima mostra uma das ruas da Morada dos Pássaros, no Felícia, Zona Sul Conquistense, na noite deste domingo (20). Esse cenário tem se repetido em diversas localidades.


Deu no DO: Florisvaldo e mais quatro ex-candidatos são nomeados no Conjunto Penal de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O BLOG DO ANDERSON noticiou a possibilidade da ida do ex-vereador Florisvaldo Costa Bittencourt para um cargo no Conjunto Penal de Vitória da Conquista, conforme informou o jornalista Deusdete Dias Filho em seu Editorial do Redação Brasil. Em contato com o BLOG DO ANDERSON no início da tarde deste domingo (20), membros da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia confirmou a nomeação do ex-petista ao cargo de “Coordenador III, símbolo DAI-4, da Superintendência de Gestão Prisional, do Conjunto Penal de Vitória da Conquista”. A articulação possivelmente ficou por conta do pré-candidato à Assembleia Legislativa da Bahia, Clóvis Ferraz Meira. Além de Florisvaldo, Gilvan Vieira dos Santos [Gilvan Bigode], Manoel Gusmão da Silveira,  Dagnan Fernando da Silva Ramos e Wagner Ramos Lima também foram confirmados nesta mesma instituição. Vale destacar que os três primeiros foram candidatos a vereador em Vitória da Conquista e os outros dois nomes disputaram vagas à Câmara Municipal de Poções e Mirante. Veja os outros nomeados.


Rede Sustentabilidade: eleito novo comando em Vitória da Conquista; confira a lista dos filiados

Foto: WhatsApp | BLOG DO ANDERSON

O Rede Sustentabilidade tem novos comandos em Vitória da Conquista. Em plenária na noite deste sábado (19) a militância escolheu os seus novos coordenadores para a sua Comissão Provisória. Trata-se a enfermeira Ariana Ludmilla Oliveira Neves e do professor Everard Lucas Silva Cardoso. Ativista em defesa da educação, o Professor Lucas foi candidato à Câmara Municipal de Vitória da Conquista nas Eleições 2016. Confira a relação dos filiados ao Rede Sustentabilidade na Capital do Sudoeste Baiano.


Zona Oeste de Vitória da Conquista: empresários articulam movimento pela criação da Subprefeitura

Foto: BLOG DO ANDERSON

O empresário José Maria Alves Caires chega à Zona Oeste de Vitória da Conquista com um objetivo especial: a criação da Subprefeitura na Zona Oeste. “A Zona Oeste, em especial o Bairro Brasil, é um polo comercial, industrial, educacional e tem de tudo. Tem a Feirinha, hospital, mas precisa de organização que pode ser feita com a Subprefeitura”, defendeu o empresário que acaba de instalar mais uma unidade da Maxtour Viagens e Turismo na avenida Teresina, no bairro Brasil. “Estive conversando com empresários e vamos criar um movimento para fortalecer a Zona Oeste que anda muito esquecida. Acreditamos que o prefeito Herzem Gusmão vai dar atenção especial, pois ele é radialista e sabe muito bem das demandas do conquistense e essa aqui é um importante equipamento para fomentar a economia de Vitória da Conquista”, complementa em entrevista ao BLOG DO ANDERSON neste domingo (20). Ainda conforme Caires, a Subprefeitura vai ampliar a Parceria Público Privada. “Isso quem vai ganhar é a população em geral, pois através da aproximação da Prefeitura as empresas também poderão trazer melhorias na infraestrutura, segurança pública através de PPP”, completou.  Nas Diretrizes do Plano de Governo apresentadas nas Eleições 2016, Gusmão Pereira prometeu criar três Subprefeituras nos distritos de Inhobim, José Gonçalves e Bate Pé.


Eleições 2018: as lideranças, os apoios e os cargos em Vitória da Conquista; ouça as revelações com Dete Dias

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Se aproximando das Eleições 2018 muitas pedras começam a mudar no Tabuleiro da Política Conquistense. Em seu Editorial do Redação Brasil desta sexta-feira (18) o jornalista Deusdete Dias Filho trouxe uma gama dessas movimentações que merecem atenção especial.

O ex-vereador Florisvaldo Costa Bittencourt, por exemplo, deixou o Partido dos Trabalhadores e dentro de poucos dias poderá ganhar um cargo comissionado no Conjunto Penal de Vitória da Conquista.  Antônio Ricardo Pereira dos Santos (PSL), Coriolano Ferreira de Morais Neto (PT) e Fernando Vasconcelos Silva (PT) também estão nos comentários.

Cria do ex-prefeito Guilherme Menezes de Andrade, Luís Alberto Sellmann Moreira, ex-secretário municipal, agora atua como coordenador da Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (CERB) na Capital do Sudoeste Baiano.

Outra novidade vem lá de Encruzilhada. Esterivaldo Viana de Freitas, o Dadinho, também dissidente do PT, era assessor dos deputados Waldenor Pereira Filho (PT-BA) e José Raimundo Fontes (PT), agora deve ser prestigiado com um cargo no gabinete do deputado estadual Jean Fabrício Falcão (PCdoB) e lançar o seu apoio para Pedro Alves de Lacerda Sobrinho, o Doutor Pedrinho, um dos fortes nomes às Eleições 2020 em Encruzilhada.

Na reportagem que o BLOG DO ANDERSON reproduz neste domingo (20), Deusdete Dias faz um panorama, desse processo que também podermos chamar de Confusotório da Política Conquistense, que sem dúvidas será de muitas novidades para o ano que vem, quando pelo menos dez nomes com base eleitorais em Vitória da Conquista já estão ensaiando os seus desfiles pelas bases eleitorais em busca dos votos, o que lhes exigem muito trabalho.


Encruzilhada: fortalecendo os pequenos produtores, Fabrício e Pedrinho levam trator e implementos à Vila do Café

Fotos: WhatsApp | BLOG DO ANDERSON

Em parceria do o Governo do Estado, a comunidade de Vila do Café, distrito de Encruzilhada, será beneficiada com um trator com implementos agrícolas. O equipamento que chega via a Secretaria de Desenvolvimento Rural é fruto de uma parceria entre o deputado Jean Fabrício Falcão (PCdoB) e o advogado Pedro Alves de Lacerda Sobrinho, o Doutor Pedrinho.

“Esse trator irá ajudar principalmente os pequenos produtores que não dispõem desse tipo de maquinário para prepararem o solo de suas propriedades”, comentou Pedrinho ao BLOG DO ANDERSON na manhã deste domingo (20). Ex-candidato à Prefeitura de Encruzilhada, Pedrinho frisa que mesmo estando sem mandato permanecerá em atividades em busca de investimentos para a comunidade encruzilhadense. A solenidade de entrega deve acontecer nos próximos noventa dias.


Eleições OAB: pré-candidatos se movimentam em Vitória da Conquista; Luiz Queiroz tem três nomes à Presidência

Fotos: BLOG DO ANDERSON

As Eleições OAB acontecem em outubro do ano que vem, mas a movimentação já começou em Vitória da Conquista. Um dos nomes cotados para suceder o atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia, Luiz Viana Queiroz, é o seu vice-presidente, Fabrício de Castro Oliveira. Participando do Jantar da Advocacia, em Vitória da Conquista, na noite desta sexta-feira (18), Luiz Queiroz falou sobre o assunto ao BLOG DO ANDERSON. “Sem dúvida. Estou aqui em Vitória da Conquista muita feliz de ver essa demonstração de representatividade política e de carinho do presidente Ubirajara para todos os colegas aqui de Vitória da Conquista. Vim prestigiar pela importância política, pela importância da liderança de Birinha”, comentou.

Sobre possível disputa da política partidária, ele que teve o seu nome cotado nas Eleições 2014, disse que o seu projeto político é ligado extremamente à OAB. “Enquanto a OAB tiver espaço para eu representar a classe, eu estarei. Fora disso não”, afirmou. Sobre um possível apoio ao Fabrício de Castro, ele se esquivou dizendo ter outros nomes no páreo. “Nós todos temos no grupo vários candidatos: Fabrício, a vice-presidente Ana Patrícia, o presidente da Caixa Luiz Coutinho. Os três estão preparados e o grupo vai decidir quem vai ser o candidato”, complementa. Seguindo a sua trajetória na Ordem, Doutor Luiz Queiroz deverá disputar uma das cinco vagas do Conselho Federal.


Fedentina Geral: Feira Livre conta com esgoto, lixão e muita bagunça em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A situação da Central de Abastecimento Edmundo Flores requer atenção especial do prefeito Herzem Gusmão Pereira em combate a bagunça registrada pelo BLOG DO ANDERSON na manhã deste sábado (19).

O primeiro destaque vai para o estacionamento que deveria ser rotativo, mas com a extinção da Zona Azul tem sido ocupado por vans, vendedores ambulantes e carros de comerciantes que chegam ainda de madrugada para garantir o seu espaço.

Em um dos acessos ao Galpão dos Açougues o esgoto escorre a céu aberto. “Isso aí já tem mais de quinze dias. Já reclamamos, mas até agora nada”, comentou uma comerciante que preferiu manter-se no anonimato com receio de represálias.

A Caixa Coletora de Dejetos é outra complicação principalmente para moradores e visitantes com a propagação do mau cheiro, motivo este que tem atraído urubus com muita frequência.

O lixo que até pouco tempo atrás era despejado em caçambas, agora estão no chão, tendo em vista que o equipamento foi retirado dos arredores da Central de Abastecimento. A promessa de Herzem é de melhorias, mas só após uma reforma que deveria ter iniciado no dia 3 de julho passado.


Baile Comemorativo: Dia dos Advogados é celebrado com Jantar da Advocacia em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Comemorado oficialmente no dia 11 de Agosto, o Dia dos Advogados foi festejado na noite desta sexta-feira (18) em Vitória da Conquista. O Baile Comemorativo Jantar da Advocacia aconteceu na Casa Limão Doce com a presença de diversos membros da Ordem dos Advogados do Brasil.

Na ocasião o presidente da Subseção de Vitória da Conquista, Ubirajara Gondim de Brito Ávila, recebeu o presidente e o vice-presidente da OAB Bahia, Luiz Viana Queiroz Fabrício de Castro Oliveira, além dos presidentes de Itapetinga e Lauro de Freitas.

O BLOG DO ANDERSON esteve presente e registrou alguns momentos da festa que contou com as apresentações de Tom Lemos e Banda, Dj Peixoto e o Saxofonista Gandra.


Deu no DO: aprovada em concurso no Amapá, Liliane Loureço deixa a Prefeitura de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Uma das jornalistas mais dinâmicas do Sudoeste Baiano está de malas prontas rumo ao Amapá. No Norte Brasileiro Liliane Lourenço Andrade estará assumindo uma vaga no Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, onde foi aprovada em concurso público. No Diário Oficial do Município de Vitória da Conquista desta sexta-feira (18) o prefeito Herzem Gusmão Pereira decretou a sua exoneração do cargo de Gestão de Programas de Governo, cargo de provimento comissionado, pertencente à estrutura administrativa da Secretaria de Governo, que vinha exercendo desde o início do ano.


Cenas Urbanas: casal permanece morando num barraco de lona em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Quem passa pela avenida Valdemar Sá Porto, entre a Móvel Veículos e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), um dos trechos mais movimentados de Vitória da Conquista, provavelmente já observou um barraco montado embaixo de um outdoor há pelo menos dois anos. Lá moram José Carlos Moraes de Oliveira, de 42 anos, e a sua companheira de 32 anos. “Estamos aqui até hoje esperando uma casa pelo Minha Casa Minha Vida. Fizemos a inscrição e até hoje estamos debaixo dessa lona”, comentou Itambé, como é conhecido. Ele que é lavador de carros recebe doações para a sobrevivência. “Aqui recebemos o apoio da população que nos trazem cobertor, alimentos, roupas…”, destacou ele se referindo a solidariedade do conquistense.

Em entrevista ao BLOG DO ANDERSON na última semana, a vice-prefeita e secretária municipal de Desenvolvimento Social, Irma Lemos dos Santos Andrade, disse que esse casal é assistido pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social à População em Situação de Rua (Creas Pop).   Sobre a habitação através do Minha Casa Minha Vida, Irma Lemos informa que no momento não há previsão para liberação de novas residências. Enquanto isso Itambé e a sua esposa permanecerão debaixo da lona.


Conflito no Trânsito: carro avança o sinal deixando motociclista irritado em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Com a agitação do trânsito os conflitos entre condutores e pedestres são constantes em Vitória da Conquista. No início da tarde desta sexta-feira (18) um motociclista se irritou em um motorista ter avençado o sinal no cruzamento entre as avenidas Otávio Santos e Genésio Porto. O piloto da moto chegou a puxar uma briga, no entanto o caso ficou mesmo só no bate-boca como dois adolescentes.