Saúde Especial: com sintomas de pneumonia, menina é transferida para o Hospital Geral de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A menina Esther de Almeida Pacheco Silva, que sofre com cardiopatia congênita, que estava internada no Hospital São Vicente de Paulo foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Geral de Vitória da Conquista. Assistida pelo Planserv, Ester que é portadora de síndrome de down, exige atenções especiais para a sua recuperação. Na tarde desta segunda-feira (20) familiares da garota de 2 anos ligaram para o BLOG DO ANDERSON que logo acionou as autoridades do Governo do Estado resultando na transferência. A família fez questão de destaca a atenção especial de toda a equipe do HSVP. Apesar de ter plano de saúde, Esther é mantida pelo Sistema Único de Saúde.


Natal da Cidade: ornamentações ainda não foram iniciadas; artistas aguardam editais em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Faltando dez dias para o mês de dezembro, a Praça Presidente Tancredo Neves, principal cartão postal de Vitória da Conquista, ainda não apresenta sinais de ornamentações para o final do ano e os editais para contratação das atrações também não foram lançados. Esse espaço que recebeu milhares de lâmpadas e diversos personagens que simbolizam o nascimento de Jesus Cristo se transforma num dos principais pontos turísticos do Centro Sul Baiano. Além dessa transformação, até a manhã desta terça-feira (21) não existe nenhuma notícia concreta para o Natal da Cidade, que integra diversas atividades, entre elas concursos de presépios, apresentações de Terno de Reis, Teatro e também shows no Centro Cultural Glauber Rocha. Emílio Santiago, Gal Costa, Milton Nascimento, Elomar Figueira, Arthur Moreira Lima, Yamandu Costa, Cordel do Fogo Encantado, Otto e Xangai foram alguns dos convidados que passaram pelo palco principal do Natal da Cidade ao lado de grandes nomes da Música Conquistense.


LUTO: Milton Soares Marques, aos 75 anos

Foto: Reprodução | Facebook

Está sendo velado na Capela do Cemitério Parque da Cidade Real, em Vitória da Conquista, o corpo de Milton Soares Marques, de 75 anos. Ele foi vítima de complicações de saúde e estava sob cuidados médicos no Hospital São Vicente de Paulo. Conquistense, Milton Marques era esposo de Maria de Lourdes Amorim Marques Soares, pai da dentista Marne Vilares, da engenheira sanitarista Márcia Amorim, da enfermeira Milka Amorim e sogro do médico Hércules Vilares. O sepultamento acontece logo mais às 17 horas desta terça-feira (21). Aos amigos e familiares os nossos sinceros sentimentos.

(Jânio Freitas)


Cultura & Esporte: Vitória da Conquista sedia Encontro Nacional de Capoeira; veja as primeiras fotos

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Começou na segunda-feira (20) e segue até o domingo (26), o V Encontro Nacional de Capoeira em Vitória da Conquista. O evento acontece na Casa Memorial Governador Régis Pacheco fruto da realização do Centro Educacional de Treinamento Arte e Movimento Capoeira Escola do Mestre Dendê.

Na noite de abertura aconteceu Workshop com o Mestre Pantera.  “Nós estamos dando início ao nosso V Encontro Nacional e VI 20Bimba e fazemos atividades no 20 de novembro, nossos heróis são Bimba e Pastinha, são esses mestres.

Zumbi dos Palmares reforça muito essa questão da nossa luta contra o preconceito, as intolerâncias religiosas e todos os tipos de intolerância e nós da capoeira estamos combatendo tocando berimbau, cantando músicas e ensinando as pessoas a viverem melhor.

Capoeira é alegria”, disse o Mestre Dendê ao BLOG DO ANDERSON. O Encontro contará também com cursos, palestras, capoeira e show cultural, ficando a grande festa para o último dia quando vai acontecer batizado e troca de graduações. Veja algumas fotos registradas pelo BLOG DO ANDERSON.


Acidente de Trânsito: batida entre carros volta a acontecer no Centro de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O cruzamento entre a Travessa Moderato Cardoso e Rua Góes Calmon, no Centro de Vitória da Conquista, voltou a registrar acidente. O fato aconteceu na noite desta segunda-feira (20) entre dois carros de passeio. Ninguém ficou ferido. O Sistema Municipal de Trânsito registrou a ocorrência e realizou a remoção dos veículos.


Leandro Fonseca é contra a demolição do Bigode de Pedral: Vitória da Conquista “tem mais prioridades”

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Um dos pensamentos do prefeito Herzem Gusmão Pereira é demolir o Bigode de Pedral para a construção de uma praça no trecho da avenida Régis Pacheco, um dos mais movimentados do Centro de Vitória da Conquista. O projeto ainda não foi apresentado, mas Herzem tem detalhado o futuro dessa arquitetônico dessa via. “Aquele viaduto nós fizemos um estudo com a equipe de Lerner [Jaime Lerner é um político, arquiteto e urbanista brasileiro, filiado ao Democratas. Foi prefeito de Curitiba e governador do Paraná] e a sugestão é que ele seja retirado dali, porque é o único viaduto no mundo que você sobe e desce no mesmo lugar. É o único viaduto do mundo que liga o nada a lugar nenhum, e, portanto, ele enfeia a cidade. Aquilo ali vai ser uma praça belíssima”, afirmou o peemedebista durante entrevista no início deste mês. Sobre esse assunto o BLOG DO ANDERSON conversou com o engenheiro civil Leandro de Aragão Correia Fonsêca, um dos conselheiros do prefeito Herzem Gusmão. Ele se manifestou contrário as intervenções.

“A cidade tem mais prioridade do que Bigode de Pedral. Acho que o Bigode de Pedral, não está no momento de você fazer uma intervenção ali, mesmo porque para você demolir o Bigode de Pedral, você tem que fazer um projeto macro para aquela região, porque o Bigode de Pedral é implantando numa bacia, então na época da chuva sobre o Bigode de Pedral o volume de água de chuva é muito intenso e para você fazer qualquer coisa ali tem que resolver o problema da drenagem daquela região”, disse Leandro Fonseca. Outra força que foi contra essa posição do gestor municipal foi o presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Hermínio Oliveira Neto (PPS). “Eu acho que foi muito boa a construção do Bigode de Pedral, o povo até falava: o viaduto que não vai a lugar nenhum. Mas aquilo ali foi construído para integrar a feira do Mercado Fernando Spínola ao Ceasa, interagir, familiarizar o povo de ir e vir e livrar de acidentes de trânsito. Ali não acontece mais acidentes. Eu acho que o prefeito, vou dar o meu voto: eu sou contra a tirar o Bigode de Pedral”, comentou Hermínio na Rádio Clube de Conquista.


Guia de Oportunidades: Adão Albuquerque divulga novas vagas de empregos e estágios em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A semana começou com muitas novidades para quem quer entrar no mercado de trabalho e estágios em Vitória da Conquista. Em seu “De tudo na tarde” que o BLOG DO ANDERSON reproduz nesta segunda-feira (20), o professor Adão Albuquerque atualiza as inúmeras vagas para diversos setores na Capital do Sudoeste Baiano. Ouça todos os detalhes no player abaixo.


Invasões na Serra do Piripiri: Herzem Gusmão e Poder Judiciário dialogam sobre medidas para desocupações

Foto: Divulgação | PMVC

Uma das ações estabelecidas pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pela Vara da Fazenda Pública e firmado este ano entre a Prefeitura de Vitória da Conquista e o Ministério Público do Estado da Bahia é a desocupação imediata da área de preservação existente na Serra do Piripiri. A decisão judicial determina a reintegração e a manutenção de posse para o Município de Vitória da Conquista de três áreas que integram o Parque Municipal da Serra do Piripiri: Parque Nova Cidade, “Casulo” (Povoado de Batalha) e Cidade Maravilhosa. Trata-se de uma área de proteção integral e, portanto, não pode ser habitada. As ocupações ilegais iniciadas no local devastam a vegetação nativa e ameaçam espécies e nascentes, pondo em risco o futuro do Parque. Leia a íntegra.


Policlínica Regional de Saúde: contrariando desejo de Herzem, comando será definido entre 16 prefeitos

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Redação Brasil recebeu na manhã desta segunda-feira (20) o prefeito de Tremedal, Márcio Ferraz de Oliveira, do Partido Social Democrático, para falar do atual cenário político vivenciado no Sudoeste Baiano. Presidente da Associação dos Municípios das Regiões do Rio do Antônio e Rio Gavião (AMVAGRA) e também do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião (CIVALERG). Márcio Ferraz é um dos principais articuladores de uma Policlínica Regional de Saúde anunciada pelo governador Rui Costa. Na campanha das Eleições 2016 Rui prometeu instalar esse equipamento em Vitória da Conquista, no entanto agora a definição do endereço será entre os 16 associados da CIVALERG, ao contrário do que deseja o prefeito Herzem Gusmão Pereira, do PMDB. “É inaceitável Conquista ter um Policlínica comandada por uma cidade que não seja ela, pela grandeza dela, pela pujança dela, pelo direito que ela tem. Nós entendemos, nós estamos conversando”, afirmou Herzem ao BLOG DO ANDERSON na última semana. “Não abro mão de Conquista comandar a Policlínica não só o Consórcio comandado pela Prefeitura de Conquista como também o gestor da Policlínica”, disse o peemedebista de 69 anos. “Na realidade não é nem interesse isso é um projeto do Governo e as Policlínicas serão comandadas pelos consórcios e hoje quem está à frente sou eu como presidente, mas isso escolhido em assembleia, numa votação pelos prefeitos que fazem parte do consorcio”, disse Márcio Ferraz. Segundo o alcaide tremedalense, além de entrar na concorrência Herzem terá que participar das assembleias que acontecem no escritório da CIVALERG, localizado em Vitória da Conquista. “Eu quero aqui convidá-lo que participe, porque até hoje nós tivemos algumas assembleias e só houve participação do secretariado. Então seria importante a presença dele, porque são mais de setenta cidades que jogam a economia dentro de Vitória da Conquista e a gente precisa de uma parceria maior”, continuou. Ouça a entrevista completa gravada e reproduzida pelo BLOG DO ANDERSON.


Saúde Pública: faltam vacinas Rotavírus e médicos eem Vitória da Conquista; ouça as manifestações

Foto: BLOG DO ANDERSON

Na Hora do Ouvinte desta segunda-feira (20) diversas pessoas enviaram suas manifestações ao Brasil Notícias. Entre as queixas está a deficiência na Saúde Pública de Vitória da Conquista. De acordo com os ouvintes, faltam médicos na Unidade de Saúde da Família Pedrinhas e até vacinas. Uma paciente circulou toda a cidade em busca da Rotavírus, mas até o início da tarde não havia encontrado. Procurada pelo BLOG DO ANDERSON, “a Secretaria Municipal de Saúde informa que, desde o mês de setembro, o Governo do Estado tem enviado doses insuficientes da vacina rotavírus para Vitoria da Conquista. Mesmo assim, a Secretaria distribui todas as vacinas recebidas para todas as unidades. Hoje, segunda-feira, 20 de novembro, a NRS Sudoeste (DIRES) está entregando mais um lote de doses para o município e, até quarta-feira, 22, todas já estarão distribuídas nas Unidades de Saúde do município. Quanto a outras vacinas, a Secretaria informa que está com os estoques normalizados e não há registro da falta de nenhuma delas a cidade”. Sobre esse assunto o BLOG DO ANDERSON também conversou com o secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas Boas e ao contrário do que informou a Prefeitura de Vitória da Conquista, a responsabilidade das vacinas é do Ministério da Saúde. “Não é Estado, é Governo Federal e as doses são enviadas de acordo com o preenchimento das fichas no sistema do Ministério. Se o município não preenche, não recebe. A gente apenas repassa”, completou. Clique e ouça tudo o que aconteceu no Hora do Ouvinte.


Novidade na Cidade: Elétrica Sol terá novo endereço em Vitória da Conquista a partir da próxima semana

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Elétrica Sol terá novo endereço em Vitória da Conquista. A empresa que funciona há longos anos na avenida Lauro de Freitas estará funcionando a partir do dia 1º de dezembro na avenida Juracy Magalhães, entre o Gancho e a Churrascaria Trilhas do Sul. A imagem registrada pelo BLOG DO ANDERSON na sexta-feira (17) mostra os preparativos finais para receber a Elétrica Sol.


Sudoeste Baiano: recuperação da BA-555 garante desenvolvimento ao Vale do Jiquiriçá

Fotos: Carol Garcia | GOVBA

Cidade pequena, onde menos de cinco mil habitantes sobrevivem praticamente da cadeia produtiva da agricultura familiar, Lafaiete Coutinho, no Vale do Jiquiriçá, está ligada por uma nova estrada até o entroncamento com a BR-116. O governador Rui Costa entregou os 13 quilômetros da BA-555 completamente recuperados, na manhã desta segunda-feira (20).

Rui disse que foram investidos R$ 4 milhões para a recuperação da estrada porque a rodovia é importante para o desenvolvimento da cidade. “Eu tenho certeza que esse acesso traz tranqüilidade, conforto e segurança para a população”. O governador recebeu pedidos da prefeitura e a resposta veio na hora.

“Podem fazer os projetos para a recuperação do entreposto da Polícia Militar, da delegacia e do galpão, para a implantação de um indústria, que nós vamos ajudar vocês. A Sudic [Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial do Estado da Bahia, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado] pode ter algum projeto pronto do tamanho que a empresa precisa. Leia na íntegra.


Plantão Policial com Paulo Martins em destaque: morte, assaltos e outras ocorrências em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O final de semana foi de muitas ocorrências em Vitória da Conquista. No Plantão Policial do Manhã Band Show desta segunda-feira (20), Paulo Martins fez um balanço geral dos últimos três dias, quando aconteceram prisões, assaltos e duas mortes. Ouça todos os destaques aqui no BLOG DO ANDERSON com Paulo Martins.


Diamantina Veículos: presidente da Toyota do Brasil visita Vitória da Conquista; veja alguns momentos em fotos

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O presidente da Toyota do Brasil desembarcou na manhã desta segunda-feira (20) em Vitória da Conquista. Do Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, Rafael Chang seguiu para a Diamantina Veículos onde conhece as estruturas e se reúne com dirigentes.

No comando da Toyota desde o início do ano, Rafael Chang está percorrendo todo o Brasil para conhecer in loco as concessionárias da marca. Chang é formado em Engenharia Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Peru e iniciou sua carreira profissional na Toyota há 23 anos.


Deu ladrão no Beco da Tesoura: lojas têm portas arrombadas em Vitória da Conquista; bandidos levaram até a câmera

Fotos: WhatsApp | BLOG DO ANDERSON

A segunda-feira (20) começou com muitos prejuízos em Vitória da Conquista. Duas lojas da Alameda Lima Guerra, o Beco da Tesoura, foram arrombadas. Os meliantes quebraram os cadeados e entraram numa papelaria levando diversos produtos. Os gatunos também quebraram cadeados do outro estabelecimento, porém não tiveram acesso.  A ousadia dos infratores chama a atenção, pois até a câmera de monitoramento fixada num poste foi furtada. Os ladrões fugiram sem deixar pistas.


Acidente entre três veículos: tripla colisão acontece em cruzamento de Vitória da Conquista

O cruzamento entre as avenidas Franklin Ferraz e Rosa Cruz, próximo ao Centro de Convenções Divaldo Franco, na Zona Leste de Vitória da Conquista, é local de vários acidentes. Na manhã desta segunda-feira (20) outra batida foi registrada dessa vez envolvendo três veículos, entre eles um táxi. Ninguém ficou ferido. Moradores e condutores queixam-se da falta de sinalização nessa região de intensa movimentação. O Sistema Municipal de Trânsito (SIMTRANS) registrou a ocorrência.


Transtornos e muito fedor no Comércio: esgotão jorra água podre em calçada de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Comércio de Vitória da Conquista está em processo de revitalização, porém o esgoto ainda será um problema que persistirá por muito tempo. Na sexta-feira (17) passada, por exemplo, um canal que seria para a entrada de água de chuva despejava esgoto. O BLOG DO ANDERSON esteve no local e pode sentir o que comerciários, comerciantes e consumidores tem vivenciado ao longo dos anos.


Mostra Cinema Conquista: 12ª edição promove conferências, oficinas e debates; veja fotos da abertura

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Começou na noite deste domingo (19) e segue até a sexta-feira (24), a 7ª edição da Mostra Cinema Conquista. Durante essa semana Vitória da Conquista contará com uma vasta programação de conferências, oficinas e debates, que contarão com renomados cineastas, professores, críticos e profissionais do meio audiovisual.

O evento estabelece em mais uma edição uma reflexão sobre esta produção contemporânea. Desta maneira, oxigena a cena local e regional, mantendo um constante interesse pelos discursos audiovisuais, incentivando, especialmente o público jovem, a gostar do cinema brasileiro.

“A Mostra é um espaço que se preocupa em dialogar com diversos níveis de formação para o cinema; do acesso democrático, Sétima Arte na zona rural e bairros periféricos até discussões mais especializadas para entender o cenário atual do audiovisual brasileiro”, afirma Marcelo Lopes, do Instituto Mandacaru.

“A discussão acadêmica da Mostra se preocupa em aprofundar estes debates, seja colocando em pauta as questões da participação feminina na cinematografia brasileira, seja problematizando as políticas públicas para acesso à produção”, conta. Nesta 12ª edição, temas como “O negro na produção audiovisual brasileira” e “A importância de um circuito público de cinema no Brasil” serão amplamente debatidos.

Dentre os nomes convidados, estão o professor e roteirista Alfredo Manevy, o jornalista e ex apresentador do programa Roda Viva, Paulo Markun, o cineasta Jorge Alfredo, Roberto Lima, Diretor da ANCINE, e Thamires Vieira, do Coletivo Tela Preta. Veja algumas fotos registradas pelo BLOG DO ANDERSON nesta primeira noite.