Aconteceu na Bahia | homem sofre acidente durante viagem e pede mulher em casamento dentro de ambulância

Foto: Reprodução | g1

Um pedido de casamento inusitado aconteceu na noite de sábado (22), próximo a Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia. O baiano Elias Nunes de Souza, de 53 anos, sofreu um acidente de carro e propôs se unir à namorada, identificada pelo prenome Eliene Dias dos Santos, dentro da ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), durante o atendimento médico. natural De Cocos, na mesma região, Elias vive em Brasília, onde trabalha como motorista por aplicativo. Em entrevista ao g1, ele contou que estava a caminho de Luís Eduardo Magalhães para encontrar a namorada, quando perdeu o controle da direção e capotou o veículo na BR-242, depois de ter sido fechado por outro carro à frente durante uma ultrapassagem malsucedida. Mesmo ferido, sem gravidade, Elias conseguiu ligar para a amada e avisar que tinha sofrido o acidente. O SAMU foi chamado, prestou os primeiros atendimentos e depois, levou o condutor para a Unidade de Pronto Atendimento de Luís Eduardo Magalhães, para que ele pudesse passar por exames.Eliene, que estava em Luís Eduardo Magalhães, também se deslocou ao ponto do acidente e, dentro da ambulância, foi pedida em casamento.

Elias já tinha comprado as alianças, pois planejava aproveitar a viagem para pedir a namorada em casamento, em uma situação diferente, mais romântica, claro. Os acessórios estavam cuidadosamente guardados em uma caixinha dentro da mochila do motorista e não tiveram nenhum arranhão. “Eu já estava preparado para fazer isso na cidade, mas como aconteceu o acidente, pensei, ‘vou aproveitar o momento’. Eu vou pedir ela em casamento e noivar com ela”, disse Elias, que namora com Eliene há dois meses. Em um vídeo gravado pela equipe do SAMU, é possível ver Elias deitado na maca, trocando alianças com Eliene, além da comemoração dos profissionais de saúde. “Foi muito bacana. Eles ficaram emocionados. Foi um momento ímpar. Claro que foi difícil para ele, ter tombado o carro, mas deu tudo certo”, disse o enfermeiro Flávio Ricardo Neres, que atendeu Elias. O homem contou que Eliene mora em Goiânia, mas está em Luís Eduardo Magalhães por motivos familiares. De lá, os dois seguiriam para Cocos, onde Elias pretende resolver assuntos pessoais. Apesar de não ter sofrido ferimentos graves e já ter recebido alta, ele adiou a viagem até se recuperar totalmente do acidente. Enquanto isso, vai curtir a companhia da noiva por mais alguns dias.

Novidade na Cidade: Aeroporto de Vitória da Conquista ganha novo Terminal de Passageiros; veja as fotos

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Dentro de alguns dias o Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo estará inaugurando o seu novo Terminal de Passageiros climatizado, cujos investimentos da Socicam estão em torno de R$ 2 milhões. Na tarde deste sábado (6) o BLOG DO ANDERSON conheceu nas novas estruturas que contam com um amplo espaço de embarque e desembarque além de novos sanitários e a praça de alimentação.

De acordo com Alberis Farias, dirigente da Socicam, o Aeroporto de Vitória da Conquista terá também uma sala exclusiva para reuniões disponíveis para os usuários. O Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo conta com oito voos diários para Salvador, São Paulo e Belo Horizonte pela Azul e Passaredo.

LUTO: Seu Nathan da Padaria Linhares, aos 94 anos

Foto: BLOG DO ANDERSON

Está sendo velado na Capelinha do São Vicente, o corpo do empresário Nathan Linhares Vilas Boas, de 94 anos. Seu Nathan foi um dos antigos comerciantes de Vitória da Conquista no ramo da panificação com a sua Padaria Linhares. O sepultamento acontece às 17 horas desta quinta-feira (13), no Cemitério Parque da Cidade Real. Aos amigos e familiares os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.

Violência: morte de professor pode ter sido crime passional ou latrocínio, diz Polícia; assista a reportagem

A Delegacia de Homicídios da 10ª Coordenadoria de Polícia do Interior iniciou as investigações da morte do professor João Francisco dos Santos, de 40 anos. Ele foi encontrado morto com sinais de violência no apartamento em que morava, em Vitória da Conquista, na noite desta segunda-feira (22).

12274468_882079158565963_6737623039343612770_n

De acordo com o delegado Neuberto Costa, a linha de investigações tem duas hipóteses, sendo latrocínio ou passional. Natural de Brumado, João Francisco cursava mestrado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e era docente municipal em Presidência Jânio Quadros. Confira a seguir a reportagem da TV Sudoeste sobre o assunto.

Minha caminhada na Olívia Flores II

Paulo Ludovico

Pensei que não escreveria novamente sobre em minhas caminhadas na Olívia Flores. Mas, depois, refleti: se existe Rambo I, II, II e IV, Duro de Matar, da mesma maneira, Tropa de Elite I e II, posso também escrever uma sequência dessas caminhadas, que intitulo “Minha caminhada na Olívia II”. E vou parar por aí, a não ser que surja um novo acontecimento que mereça ser contado.

Nessa última segunda-feira (17), uma série de compromissos para o período da tarde levou-me a optar pela caminhada, no iniciozinho da manhã. Acordei cedo, pouco mais de 6 horas, e já pulei da cama, sem parar de saltitar (para aquecer os músculos, afinal não tinha costume de andar pela manhã). Saltitando, escovei os dentes e sai (o café da manhã, deixei para a volta). Sempre vou de carro até o antigo Instituto São Tarcísio. Ainda na garagem pensei, tenho de colocar uma música agitada (pra não perder o aquecimento). Escolhi “Cara Caramba Caraô”, da Chiclete com Banana. Bell (o cantor) parece ter entendido as minhas necessidades esportivas e já entrou na parte mais acelerada da música, o que me fez dirigir praticamente dançando (já que não podia saltitar). Estacionei no local de sempre, marquei a hora de início da caminhada e, “perna pra que te quero”.

Aterrando (ou enterrando) o português

Paulo Ludovico

Chega época de eleição e as mesmas histórias se repetem. Nunca vi tanta gente interessada em meu futuro. Todos lutando pelos meus interesses, tão esquecidos, desde a última eleição. Aliás, esses camaradas pensam nos meus interesses (e nos do povo), só de quatro e quatro anos. E o horário político na TV? Com esse me acabo de rir. É cada figura! Certo humorista disse que, nessa época de campanha política, suspende seus shows, por causa da concorrência desleal e pondera: “quem vai pagar pra ver meu show se tem comédia todo dia, e de graça, no horário político na TV”. Cá prá nós, ele tem razão. Se você não acredita, tire um dia desses (ou noite) e tome a seguinte decisão: “hoje vou ver nossos candidatos na TV”. Decida e prepare-se, pois (não se esqueça de levar a pipoca) rirá, até se acabar. E o que isso tem haver com nosso caso de hoje. Continue a leitura e descobrirá que é mais um desses casos de políticos que só servem pra gente rir. Se a TV Globo faz isso com as novelas, criando expectativas, para que o telespectador veja o próximo capítulo, posso também usar de meus expedientes para estimular você a continuar a leitura.  Então, se maiores delongas, aqui vai. Esse quem me contou foi a professora Iara Damiana e aconteceu lá, mais pro Sul da Bahia. Não revelo qual a cidade, para não identificar a quem esse caso faz referência (mesmo porque o que interessa é o caso e não quem o protagonizou) .

O “foinha” do Cine Madrigal

Paulo Ludovico

Sempre me recordo de histórias que aconteceram em minha juventude. Mesmo porque,  aproveito dessas minhas memórias pra transformar aqueles “assuscedidos” nesses causos que, ao longo desses últimos anos, venho contando neste espaço. Aqui, tenho compromisso apenas com a brincadeira, e não quero mais que isso. Claro que os casos são verdadeiros (os protagonistas estão aí para atestar), apenas coloco uma espécie de moldura, dando, ao menos no meu entender, um aspecto cômico a esses acontecimentos verídicos. É evidente que procuro também, além de relembrar de fatos passados, contar causos que retratam episódios recentes.

Meu vestibular pra Direito II

Paulo Ludovico

Já contei essa história em outra oportunidade e, agora repito, em razão de vários pedidos pra contá-la novamente. Escuso-me dos que já a leram. Mas, se até a TV Globo repete os causos dela, porque não eu?. Então, aqui vai. Durante o período regular de estudos, lá pelos meus 20 anos de idade, fiz vestibular pra Engenharia Civil, o que me possibilitou (pela matéria estudada) ser professor de Matemática, por muito tempo (em Salvador e em Conquista). Depois, já recentemente, fiz vestibular pra Direito, me formei, fiz pós-graduação e há três anos e meio sou professor no Curso de Direito da Fainor. Mas como foi esse entrar na faculdade, depois de tanto tempo e já carregando nas costas o peso dos janeiros? Foi assim:

O irmão ciumento

Paulo Ludovico

Mais uma vez, volto para contar um episódio (causo) que aconteceu, quando morávamos em pensionato, lá em Salvador. Naquela moradia (mais de 20 pessoas), tudo era motivo para brincadeiras e gozações. O sujeito enfezado, aquele que chamamos de ferrado e que pega ar com a maior facilidade, sofria. O pior é que a “galera”, ao descobrir alguém assim, não deixava o coitado em paz. Se o cabra fica p. da vida por causa de um apelido, aí é que pega mesmo. Todos passam a chamá-lo pelo apelido. E são vários. Se o cara é gordo, existe um leque der alternativas, meio quilo, casa da banha, baleia, entre outros. Se é possuidor de orelhas grandes, certamente, lebre ou coelho são os principais apelidos. O baixo é sempre chamado de pintor de roda pé, tamborete de forró, anão de jardim e por aí vai.

Um problema de solução prática

Paulo Ludovico 

Já contei, aqui, alguns casos de quando, lá pelas voltas de 79 ou início de 80 (do século passado), morei em pensionato, em Salvador. Nunca me esqueço de minha chegada á capital do Estado, quando, eu e meu irmão, carregados de malas e de caixas de biscoito, carne de sol, goma de beiju e os cambaus (matuto do interior é sempre assim, acha que na cidade grande não tem nada), tivemos de enfrentar 15 andares de escada. É que os elevadores do prédio (todos os três) estavam com defeito. Já até contei essa aventura “alpinística”, num desses casos passados. Quem passou pela experiência de morar em pensionato, dificilmente vai se esquecer das coisas que se “assuscederam” ali. Tive alguns companheiros que, vez por outra, me vêem à lembrança. Domingão, Tidão, Levi (o da carne de sol), Raimundo Baiano (velho flamenguista) e o inesquecível Hermison (já contei alguns casos dele) Pois bem, nossa história de hoje (“verdadeiríssima”, eu estava lá) refere-se à vida de pensionato. Antes de começar o caso propriamente dito, tenho de situar você, que lê essas linhas, no ambiente em que ele aconteceu.  

Trocando o significado da palavra

Depois de uma parada, causadas pelos afazeres de final de Semestre, na Fainor, essas coisas de prova (de Unidade e Final), arrumar cadernetas etc., volto com mais um caso.

Por Paulo Ludovico

Não gosto muito de viajar. Acho que tenho traumas dos tempos em que era tachado de gordo. Um amigo meu quando me ouve falar isso, vai logo dizendo: “tachado não, tu era gordo mesmo. Com 197 quilos, o que você queria?”. Aliás, gordo, não, eu era obeso. E o que é pior. Depois de certo tempo, juntaram outra palavra a essa que já é feia e marcante, mórbido. Ou seja, passei a ser um OBESO MÓRBIDO. Era só uma pessoa me encarar um pouco mais demoradamente e eu já lia em seus lábios, ainda que silenciosos: O-BEEE-SO (demorava bem no “BE”, só prá irritar) MÓR-BIIII-DO (o mesmo no “BI”). E você não pode, nem de longe, demonstrar sua irritação, caso contrário torna-se apelido e morre com você, ninguém mais tira. Tenho dois conhecidos. Um de olheiras enormes e abertas que lhe causaram o apelido de “Lebre”. O outro, que tinha (e tem) o narigão (daqueles que teriam de pagar impostos por absorver mais oxigênio que todo mundo), recebeu, oportunamente, o apelido era “Pinóquio. Os dois se irritavam por causa do apelido. Não deu outra, até hoje, os infelizes são conhecidos pelo apelido de juventude, Lebre e Pinóquio. Até a mãe de um deles, a de Lebre, chama o filho pelo apelido. Nesses casos, o ideal é disfarçar, fazer de conta que é com outra pessoa. Mas o que tem isso com viagem? É que, para o gordo (o gordão) viajar de ônibus é um suplício. Olhar para a cara de decepção (pra não dizer de desespero) de quem se senta na poltrona vizinha à que você vai se sentar, seria hilário, se não fosse trágico. A solução é comprar duas cadeiras. Já de avião, o problema são aquelas cadeiras estreitíssimas. Para o obeso, é outro “deus nos acuda”. O jeito, pra mim naqueles tempos, era viajar de carro. Gosto de dirigir, mas hoje, a intensa movimentação nas estradas, o que antes era um prazer passou a ser um pesadelo, além de toda a insegurança. Agora, bem mais magro (80 quilos a menos), não tenho problemas com acomodações (seja em avião ou ônibus), mas ficou o trauma. O certo é que não gosto de viajar. No máximo, a Salvador, num vôo de menos de uma hora.

O “sinuquista” bom de papo

Por Paulo Ludovico

Está aumentando o número dos que apreciam essas minhas histórias. Hoje, agradeço a assiduidade da leitura de Juliana Cardoso e de Carla Pires. Vamos à história, começando, claro, pelos preparativos. Conheço uns caras bons de “papo”. Daqueles que têm a conversa bonita e, na ponta da língua, sempre uma história pra se livrar das situações mais esquisitas e difíceis possíveis. Só pra exemplificar, um desses que conheço pesava uns 150 quilos. Um cara simpático e brincalhão, como a maioria dos “gordinhos”. Certa feita, uma distinta jovem, querendo ofendê-lo depois de algumas trocas de “gentilezas” (de parte a parte) e se referindo à obesidade daquele gordinho ágil com as palavras, diz:  – O senhor deveria se olhar no espelho! Seu Gordo!!!!

O furto da dentadura

Por Paulo Ludovico

Corriam os idos de 1977. Morávamos no Centro de Salvador, num pensionato que se dividia em dois locais. Um deles ficava num prédio situado na Rua Areal de Cima. Eram um apartamento de três quartos e (para nosso desespero) apenas um banheiro. Ficávamos em um desses quartos eu, Hermison Marques (contabilista em Conquista) e o velho Domingos, o “Domingão”. Foi uma convivência de cerca de dois anos que, até hoje, tenho saudades. O outro alojamento, na Rua Areal de Baixo (a uns 200 metros daquele onde passávamos a maior parte do tempo) tratava-se de uma casa, a de número 7, onde morava a cúpula diretiva daquela instituição, ou seja, a dona do pensionato, Dona Lourdes e suas filhas (todas carecidas do atributo beleza, diga-se de passagem, mas que tínhamos de dizer tratar-se de “gatas”, para gozarmos de certos privilégios à mesa). Nesse local, o do Areal de Baixo, era onde fazíamos as refeições. Aliás, os pensionistas que moravam no apartamento do Areal de Cima só iam ali para as refeições e pegar as cartas que chegavam de suas respectivas cidades (as cartas eram o nosso meio de comunicação, não havia internet – facebook, orkut, twiter e outras parafernálias do gênero). No Areal de Cima, além doa que já mencionei, moravam Jornando Vilas Boas (que foi prefeito de Bom Jesus da Serra), José Brasil, mais uns adolescentes de Jequié e um sujeito belga (não me lembro o nome). Ah! Esse belga, um tipo alto (mais de 1,90m de altura) e forte. Brigava quase todos os dias. É que, ele não gostava de tomar banho e sempre se irritava, quando tentávamos convencê-lo da necessidade de certa higiene, ainda que uma única vez por semana. Nunca, depois daqueles tempos vi (ou senti) uma criatura feder tanto. Até hoje, fecho os olhos e lembro-me daquela figura. Um sujeito até simpático, loiro de olhos azuis, bonito (lá ele) eu diria, mas de um fedor insuportável. Hermison sempre comentava ou observava sobre o estado do belga: “Paulo você sentiu a “inhaca” do danado hoje?” Era impossível não sentir. O “bicho” fedia da cabeça aos pés. Chulé, amigo, chulé! Mas, deixemos o belga prá lá, ele não é protagonista dessa nossa história.

A Pesca

Por Paulo Ludovico

Acho difícil que alguém se esqueça dos tempos de escola. Eu, pelo menos, nunca me esqueço dos meus. Escola de Dona Mariquinha. Foi lá onde tomei contato, pela primeira vez, com o viver em sociedade. Certamente, quem passou pelas mãos de Dona Mariquinha, tem a letra bonita e bem desenhada. Era exigência dela. Tínhamos de escrever com aquela letra bem feita, quase uma obra de arte e “dentro da linha do caderno”, dizia a velha mestra. Lembro-me de um colega daquela época: João José, filho de Clínio Almeida e Iolanda Assis, o irmão dele, Clininho, foi outro daqueles tempos. Escola São Tarcísio, não o dos últimos dias (Instituto São Tarcísio), mas o princípio dele. Antes de se transformar em Ginásio São Tarcísio e, depois, Instituto São Tarcísio, eram duas salas no fundo da casa dos pais das irmãs Edna (de saudosa memória), Edméa, Ednalva e Ednália. Freqüentei a escola até o último ano ginasial, já na Olívia Flores. Isso em 1971. Não havendo, naquela época, o 2º grau no São Tarcísio, saímos de lá, eu e tantos outros colegas que nunca deixarão de alimentar as minhas lembranças. Perpétua Correia, Fernando e Crésio (filhos de Dr. Fernando Dantas Alves), Pedrinho Moraes, Sandra Ferraz e a bela e cobiçada Gracinha Duarte.

Um problema de fácil solução

Por Paulo Ludovico

Antes de começar o caso de hoje, mando uns abraços e agradecimentos, claro, a todas as pessoas que confessam ser leitoras dessas minhas histórias (todas verdadeiras, juro). Entre elas, Paula Sande e Maria Luíza Cordeiro (ambas trabalham na Fainor). Mas, vamos ao caso. Também verdadeiro. Esse que contou a mim foi o meu amigo Viturino, mais conhecido como “Tio Vito” (esse sim, um verdadeiro contador de causos). Em Conquista, há pouco tempo, existiu certo cidadão, bastante conhecido. Não posso dizer que foi meu amigo, mas fez parte do círculo de pessoas próximas a mim. O nome dele não importa muito em nossa história, mas, se estivesse vivo teria, hoje, uns 55 anos de idade, acredito. Ele era portador de problemas relativos à coordenação motora. Andava e falava com dificuldades. Mesmo assim, não tinha qualquer deficiência de raciocínio ou de discernimento das coisas. Discutia sempre com conhecimento de causa e, a depender do assunto, sua argumentação era de fazer inveja a muitos. Era de habilidade extrema em trabalhos manuais. Consertava relógios com visível competência, inclusive, manuseando, com a ajuda de pinças, aquelas minúsculas peças, que, em muitos casos, para melhor enxergar, havia a necessidade da utilização de lupas.

Minha caminhada na Olívia Flores

Por Paulo Ludovico

Tão esperado quanto chegar aos 18 anos de idade é chegar aos 50. Se, no primeiro caso, é grande a ansiedade, pela incerteza, no segundo (os 50), o sentimento é de apreensão. Eu, até, já ultrapassei a esse limite. Já completei 55 anos de idade (mais de meio século). Não sei se, a cada aniversário, o motivo é de se comemorar ou se é de desespero por estar, cada vez mais, perto da morte. E passei dos 50 de maneira completa, respeitosa, com tudo que tive direito. Ou seja, os cabelos, alem de esbranquiçados, quase não existem mais, subiram as taxas de açúcar no sangue, subiu a pressão (vou até rezar pra outras coisas continuarem no mesmo tom, subindo), o velho coração já andou reclamando etc. Um amigo de longas datas  diz sempre:

Berimbau mais açúcar

Por Paulo Ludovico 

Em todos os cantos existem pessoas que nascem para um determinado tipo de atividade. É aquela danada da vocação. E tem de ser respeitada mesmo. Muito cabra bom, pensando saber o que quer, às vezes se perde no meio do caminho e, quase sempre, tem de voltar pra se submeter à tal da vocação. Ser comerciante, por exemplo, só para quem tem jeito. Comprar bem, sentir a exigência do mercado e saber vender. Tudo isso é que forma a arte do ser comerciante. Ver o “caboco” (certo seria caboclo) em pé, ali por perto, olhando pra sua mercadoria, e como diz o matuto, tirar uma mira do sujeito, e daí, ter o retrato dele. Vai comprar ou só quer “encher o saco”? Será que é bom pagador?  Tem comerciante que bota na prateleira exatamente o que o povo quer. Isso é um dom. Conheço muitos assim. Quando eu era garoto, conheci “seu” Zoroastro Pinto, avô de Zó e Kel. Ele era dono de uma loja que ficava ali na Travessa Lima Guerra. Tinha de tudo. Quem quisesse consertar um ferro-elétrico, faltou peça no mercado, “seu” Zoroastro tinha. E não era só isso, não. Seu Zoroastro tinha qualquer tipo de parafuso (ainda que fosse uma unidade de cada um. Outro assim era João Couto, que ficava no Mercadão. Esse, também, tinha de tudo mesmo. Até galocha (será que alguém sabe o que é isso?) o homem tinha. E por falar em João Couto, ainda esta semana o Aparecido, dos melhores professores de Matemática que já conheci (aquele mesmo de outros casos, já contados por mim), me contou essa de João Couto, o comerciante que vendia de tudo.

Jorge e as goteiras

Por Paulo Ludovico

“Esse cara é pior do que uma cancela”.

Assim, muita gente se refere àquelas pessoas pouco gentis (gentis, “educadamente” falando, porque no velho e bom “portuga” é bruto mesmo). Ser pior do que uma cancela é aquele tipo de sujeito que a brutalidade é tanta que os amigos se referem a ele como “um sujeito de estopim curto”. E assim é essa história (ou seria estória) de hoje. Ela fala de um sujeito desses, pior do que duas cancelas quando vêm de ladeira abaixo e batem no mourão, arrasando meio mundo. E se tiver um matuto por perto certamente ele diria: “Eita peste, essa pancada aí estralou mermo sô!”. Morou em Conquista, naquela praça onde fico o Fórum (era a Rua das Sete Casas, onde o professor Jarbão brincou muito, quando criança) um homem bom à toda prova, o Sr. Jorge Teixeira. Dizem, os que o conheceram, que ajudar aos outros era com ele mesmo. Mas, dizem também que, quando Deus estava distribuindo paciência aos homens, ele, o velho Jorge Teixeira, se esqueceu de passar por lá. O que o homem tinha de bom, tinha de pouco paciente. Ele era tão sem paciência que o seu estopim não era curto não, nem estopim o filho de Deus tinha.

A carteira e os perus

Por Paulo Ludovico

Essa, dizem, aconteceu com “seu” Jovelino, homem de muitas posses e bastante conhecidoem Conquista. Elefoi pecuarista, com grande quantidade de terras na região de Itambé. A fazenda do homem era “um mundo véi de terra”, dizia um “caboco”. Jovelino tinha mais boi no pasto do que Itambé tinha de gente. Pois a história é assim: Numa bela manhã qualquer de um dia qualquer, o “seu” Jovelino saiu pro costumeiro bate-papo, ali na Praça Barão do Rio Branco. Aliás, diga-se de passagem, muita coisa acontece em Conquista, justamente na Praça Barão do Rio Branco. Ali tem de tudo, se vende, se compra, se faz negócios. Na praça é contada a vida da cidade, se sabe do proceder de todos. Quem casou, quem largou, quem juntou, quem “inricou” e quem “quebrou”. Ali dá de tudo. Mas a Praça não é só isso, lá os velhos amigos se encontram pra falar de suas venturas, desventuras e, também, das aventuras. E quanto deu o café? A arroba do boi gordo, como está? Tem também aquele que fala dos casos amorosos da noite anterior. Um amigo conta que em companhia de uma mulher, “cobiçadísima” pela turma do mal,  ouvira dela o seguinte, já num avançado bate papo “motelesco”:

O padre e o prefeito

Por Paulo Ludovico

Conta-se que na história de Conquista existiam muitas “brigas” entre famílias. As histórias sobres as valentias de algumas delas eram de fazer inveja a qualquer “western” americano. Bala comia pra todo lado. Morria gente todo dia. Em alguns casos, essas rusgas (se é que se pode chamar assim) não atingiam famílias, às vezes, elas ficavam apenas entre pessoas. Muitas dessas pessoas até exerciam funções destacadas na velha Conquista de outras eras. E justamente uma dessas “brigas” aconteceu entre o Padre Palmeira, diretor do então Ginásio de Conquista (ali, perto do Clube Social), onde estudou muita gente boa que faz a história da cidade nos dias atuais, e o prefeito de Conquista, na época, Edvaldo de Oliveira Flores (sobrinho de D. Olívia Flores). A carroça, que até hoje faz parte da nossa paisagem, é parte integrante dessa história, ou melhor, o burro que puxava uma determinada carroça é que, depois de ”tombar sem vida”, passou a protagonizar esse, digamos…”causo”.