Como será o futuro dos restaurantes pós Pandemia?

Foto: Divulgação

Uma das grandes dúvidas que muitos empreendedores e consumidores enfrentam no momento é como será o futuro dos restaurantes pós pandemia. Afinal, eles estão entre os principais tipos de negócios no Brasil e são os que mais sofrem com a Pandemia do Coronavírus. Para se ter uma noção, cerca de 92% de todos os bares e restaurantes no Brasil registraram queda no faturamento durante a pandemia do novo coronavírus, com 7% deles tendo de fechar as portas pois não conseguiram se manter de pé por causa da crise. E isso é só o começo, com mais mudanças vindo nos próximos meses. Quer saber como será o futuro dos restaurantes pós pandemia? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Como será o futuro dos restaurantes pós pandemia?

Mais delivery

Uma das características mais marcantes do futuro dos restaurantes pós pandemia será o aumento da dependência desses lugares de serviços de delivery. Se antes as entregas de hamburguerias em Rappi representavam apenas uma pequena porcentagem do seu faturamento, por exemplo, a partir de agora esse valor será muito maior, talvez até mais do que 50%.

Basta ver como os dados acima mostram esse movimento. 92% de todos os restaurantes perderam faturamento na pandemia, mas continuaram de pé. Como? Pelo delivery. Ele ajudou as empresas a se manter vendendo no mercado nacional mesmo quando as pessoas estavam em quarentena sem sair de casa.

Portanto, o que veremos no futuro é um foco maior no delivery, talvez até mesmo com cardápios próprios para entrega, diferente daqueles vendidos pelos restaurantes no atendimento presencial.

Menos self-service

Se o delivery aumentará de peso no pós pandemia, quem deverá diminuir de tamanho é o modelo self-service. Aliás, esse tipo de negócio corre sério risco de extinção caso a vacina do novo coronavírus não seja encontrada logo.

Isso acontece porque o self-service é um terreno muito fértil para a propagação do novo coronavírus. Afinal, são dezenas (às vezes centenas!) de pessoas que acabam por compartilhar pegadores de comida e outros itens, além de estarem em muita proximidade.

Assim, é possível que os empreendimentos de self-service tenham uma queda considerável de faturamento enquanto a vacina do novo coronavírus não é desenvolvida. Talvez até mesmo depois disso eles ainda tenham dificuldade para voltar o nível de antes.

Salões redesenhados

Uma tendência que deverá sinalizar o novo normal no pós pandemia é o redesenho dos salões dos restaurantes. Afinal, existem certos requisitos que devem ser mantidos atualmente para evitar a propagação do vírus.

Isso significa que as mesas deverão estar mais espaçadas, inclusive para que todos possam comer sem máscaras e sem risco. Na prática, isso diminuirá a capacidade dos restaurantes de atender presencialmente. Resta ver como essa situação estimulará a criatividade das empresas para conseguir superar os desafios.

Talheres descartáveis

Uma tendência significativa em certos tipos de restaurantes nos próximos meses será o uso de talheres descartáveis, especialmente de maneira de reciclagem. Isso porque esse material é a alternativa mais em conta, incluindo o custo financeiro e ambiental da medida.

Isso é necessário pois os talheres estarão sempre nas mãos e bocas das pessoas, que são lugares de presença do novo coronavírus, mesmo que a pessoa não saiba que está contaminada.

Desse modo, será necessário investir em formas de evitar a propagação e, uma delas, é evitar que duas pessoas usem o mesmo talher. Isso será inclusive uma tendência em certos elementos de delivery, já que aumentará o valor do prato percebido pelo cliente.

Mais ar livre

Com os requisitos de distanciamento para poder evitar o novo coronavírus, uma tendência do pós pandemia será uma maior exploração dos espaços ao ar livre perto dos restaurantes. Inclusive, isso já é a norma na Europa há muito tempo, com as famosas “esplanadas”.

A ideia é que os restaurantes possam ocupar ruas e outros espaços com as mesas, como acontece em países como Portugal, Espanha, França, Itália e Alemanha. Por lá, as pessoas ficarão sentadas nas mesas que estão nas calçadas ou esplanadas, onde serão atendidas pelos garçons. Isso aumentará a segurança para que os clientes retornem aos restaurantes.

No entanto, será necessário adaptar a ideia para o contexto brasileiro, tanto por causa da questão da segurança (pessoas em mesas de restaurante podem ser alvos fáceis para assaltos), quanto por causa dos hábitos de consumo dos brasileiros.

Desse modo, a medida ainda está em análise e será interessante ver como restaurantes de diferentes lugares do país trabalharão com essa ideia diferente. Será que vai dar certo e se tornará a nova norma?

E aí, deu para ver como será o futuro dos restaurantes pós pandemia? De fato, teremos muitas mudanças a caminho do mercado de alimentação do Brasil e do mundo. Algumas empresas terão de se atualizar para poder sobreviver, enquanto outras já estão na vanguarda do pós-pandemia.

E a sua empresa? Está pronta para o que vem por aí? Comente abaixo!


Os comentários estão fechados.