Setembro Amarelo | simulação de acidente marca encerramento da Semana do Trânsito em Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana realizou na manhã deste domingo (25) a simulação de um acidente de trânsito em Vitória da Conquista. A atividade aconteceu na Avenida Olívia Flores e marcou o encerramento da programação da Semana Nacional do Trânsito, que contou com blitz educativas, palestras nas escolas e ações em praças e na Estação Herzem Gusmão.A demonstração também teve a participação de quatro pessoas que simularam ser vítimas envolvidas em um sinistro entre um carro e uma moto. A medida que cada um dos órgãos convidados participava da encenação, explicações sobre a atuação e serviços prestados durante um acidente eram apresentados ao público que parou para assistir ao trabalho das equipes.

Para o coordenador municipal de Trânsito, Tiago Barros, os resultados alcançados durante toda a semana foram positivos, pois a população demonstrou grande envolvimento. Tiago também lembrou que o trabalho de educação para o trânsito é realizado durante todo o ano e foi intensificado durante o mês de setembro. O policial rodoviário federal, Sérgio Dias, destacou a importância de mostrar à população a dinâmica e consequências dos acidentes de trânsito. Sérgio também falou sobre a necessidade das ações integradas dos vários órgãos com o único propósito de preservação da vida.

O ponto alto da simulação foi a retirada de duas pessoas de dentro do veículo envolvido no “acidente” pelo Corpo de Bombeiros e os primeiros-socorros prestados às “vítimas” pelos socorristas do Serviçlo de Atendimento Móvel de Urgência, que demonstraram o modo correto de realizar os procedimentos. “Essa iniciativa é interessante para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de atenção e cuidado no trânsito, principalmente nos últimos dois anos em que tivemos um crescimento superior a 50% no número de acidentes envolvendo motociclistas e ciclistas”, ressaltou a coordenadora do SAMU, Gileaide Santana.

Estudantes de cursos da área de saúde das universidades e faculdades locais estavam entre as pessoas que acompanharam a ação e destacaram a relevância da iniciativa. “Nunca vi uma simulação dessa natureza e acho importante não somente para os profissionais de saúde, mas para toda a população saber como se comportar em situações como essas”, declarou a estudante de medicina, Lícia Nádia Leal. Ator que simulou a vítima fatal, Daniel Oliveira deixou um recado para os presentes ao enfatizar que “todos nós precisamos ter consciência e repensar nossas atitudes no trânsito, pois na vida real muitas pessoas não têm oportunidade de voltar”.


Os comentários estão fechados.