Informativo de Mandato | Fabrício Falcão propõe Comenda 2 de Julho ao médico Raymundo Paraná

Foto: BLOG DO ANDERSON

O deputado estadual Jean Fabrício Falcão, do Partido Comunista do Brasil, propôs a mais alta honraria do Parlamento Baiano, a Comenda 2 de Julho, ao médico Raymundo Paraná Ferreira Filho. Através de projeto resolução, o parlamentar junta à justificativa um extenso currículo do professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, cuja homenagem deve ocorrer em sessão especial na Casa, em data e horário estabelecido em comum acordo com a Mesa Diretora. >>>>>

Formado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) no ano de 1983, Raymundo Paraná tem uma trajetória com ênfase em hepatologia, atuando principalmente no tratamento das hepatites virais, imunologia das hepatites virais, hepatotoxicidade, hepatite C/B/D. Fez residência médica em Clínica médica e Gastroenterologia HC-USP (1984-1987), fellow em Hepatologia Inserm/Hopital Hotel Deu Université Claude Bernard, Lyon-Franca (1987-1989). Pela Ufba, tem mestrado em Medicina e Saúde (1992) e doutorado em Medicina e Saúde (programa Capes/Cofecub Lyon-França, 1997), além de Livre-docência em Hepatologia Clínica (2003).

Ainda na Ufba, esteve à frente do serviço de Gastro-Hepatologia do Hospital Universitário Professor Edgar Santos (Hupes), de 2009 a 2015, sendo atualmente coordenador do Núcleo de Pesquisa em Hepatologia. O médico presta assessoria à Câmara Técnica em Hepatites Virais da Secretaria estadual de Saúde e do Ministério da Saúde, e lidera grupo de pesquisa em Hepatites Virais e Doenças relacionadas e de Hepatotoxicidade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Coordena ainda, desde 1997, o programa de educação médica continuada em Hepatologia; Hepatologia do Milênio; e já coordenou, por oito anos, o Grupo de Estudos em Hepatites Virais, envolvendo os centros de referência em Hepatologia de Salvador-BA, Rio Branco-AC, Cruzeiro do Sul-AC, Porto Velho-RO.

Membro da Sociedade Brasileira de Hepatologia, Academia Bahiana de Medicina e diversas associações internacionais para estudo do fígado, Raymundo Paraná foi ainda presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia (2009-2011) e da Associação Latino-Americana para o Estudo do Fígado (2018-2020). “Com esse vasto curriculum e pelo brilhante serviço prestado à sociedade acadêmica e hospitalar baiana, proponho a concessão da Comenda Dois de Julho ao Dr. Raymundo Paraná Ferreira Filho, esperando contar com o amplo apoio dos Parlamentares desta Casa para aprovação deste projeto”, escreveu Fabrício Falcão.


Os comentários estão fechados.