
Mais de 180 músicos estiveram reunidos na noite deste domingo (10) para a 5ª edição do Encontro de Orquestras, promovido pelo Núcleo Territorial NEOJIBA de Vitória da Conquista. Realizado com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA), o evento aconteceu no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, sob a regência do maestro João Omar de Carvalho Mello. Com entrada gratuita, o maior concerto sinfônico do Sudoeste da Bahia contou com duas sessões, às 16 e 18 horas. Os ingressos puderam ser retirados na bilheteria do espaço, cerca de uma hora antes de cada apresentação. Com o tema “Trilhar com Música, Sonhar em Conjunto”, o espetáculo nasceu de um intercâmbio entre 12 diferentes conjuntos musicais da região, e foi precedido por uma série de ensaios e oficinas que começaram na sexta-feira (9).
A diversidade musical marcou o repertório, que contou com músicas como Tico Tico no Fubá, de Zequinha Abreu, Oração ao Tempo, de Caetano Veloso, e Eleanor Rigby, dos Beatles. Composições de grandes nomes da música de concerto como Gustav Holst e Edward Elgar também foram apresentadas.
Este ano participaram do Encontro o Núcleo de Prática Musical Cidade Sol de Jequié, a Orquestra Sinfônica Articultura de Manoel Vitorino, a Filarmônica Lira Independente de Caetité, a Camerata Clariô de Itapetinga, a Orquestra de Cordas Identid’arte de Brumado e a Orquestra Cultural João Caranha de Barra do Choça. Entre os grupos de Vitória da Conquista estiveram a Orquestra 9 de Novembro e a Orquestra Pedagógica, formações musicais do NEOJIBA, além da Camerata Acadêmica do Sertão, a Orquestra Conquista Sinfônica, a Orquestra Escola Joias do Sertão e a Orquestra Semeando Compaixão. Todos os projetos participantes são iniciativas apoiadas pelo NEOJIBA. O BLOG DO ANDERSON registrou imagens do evento, que estão disponíveis aqui no site e também no Instagram.