Festa na Cidade | “Circo da Louise” é tema de aniversário com convidados especiais em Vitória da Conquista

Fotos: Reprodução | Instagram

O Imperial Grand Hall, em Vitória da Conquista, se transformou no Circo da Louise para celebrar o primeiro aniversário da filha dos empresários Yasmin Soares Pires e João César Guimarães Nogueira.

Um evento grandioso que recebeu presenças de diversas personalidades na noite do sábado (2). Entre os convidados estavam a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, o ex-ministro João Roma que tiveram a oportunidade de reviveram a magia circense. Parabéns Louise e ao casal Yasmin e João César. Veja alguns momentos aqui no BLOG DO ANDERSON.

Águas de Março | chove forte em Tremedal

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Município de Vitória da Conquista está em Alerta Laranja por chuvas intensas, é o que aponta os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A água ainda não caiu em Conquista, mas em Tremedal a tempestade cai na noite deste sábado (2). Imagens compartilhas no Instagram do BLOG DO ANDERSON mostra a precipitação que perdura mais de duas horas. A Defesa Civil está em regime de plantão para qualquer eventualidade.

Eleições 2024 | Washigton agora é Republicanos e busca vaga na Câmara Municipal de Vitória da Conquista

Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON

O advogado Washington George Rodrigues Cirne, ex-diretor da Rádio Clube de Conquista, mudou os rumos na Política Conquistense. Ele, que costurava consolidação para disputar a Prefeitura de Vitória da Conquista agora é pré-candidato ao Parlamento Conquistense. A divulgação é do presidente da Comissão Provisória do Republicanos, Aloísio Alan Costa Fernandes, e o BLOG DO ANDERSON reproduz no finalzinho da tarde desta sexta-feira (1) cheia de novidades na Joia do Sertão Baiano.

Waldenor enaltece o Largo Doutor Onildo Oliveira Filho | justa homenagem a um empreendedor arrojado

Foto: BLOG DO ANDERSON

Amigos de infâncias, o deputado federal e ex-reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia por duas vezes, Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA) é uma das referências para falar sobre Onildo Pereira de Oliveira Filho [1957 – 2022] que logo mais às 18 horas desta sexta-feira (1) estará recebendo homenagens durante a inauguração da Fonte Luminosa e o Largo Doutor Onildo Oliveira Filho. Ao BLOG DO ANDERSON, Waldenor que tem uma relação familiar com Onildo Oliveira Filho, considera como “uma justa homenagem”.

“Onildo foi um grande empresário conquistense que nos deixou muito cedo, muito jovem ainda. Um empresário empreendedor, arrojado, tanto é que hoje o LABO que é [que foi] mantido por ele e pelo Sérgio, meu cunhado, é uma das organizações mais bem sucedidas no campo da saúde no Estado da Bahia”, destacou Waldenor que também estará presente nas solenidades que acontecerão na sede do LABO, que fica na Avenida Luís Eduardo Magalhães.

Briga na Estação Herzem Gusmão | homens trocam socos e rolam no chão em Vitória da Conquista

As confusões permanecem na Estação Herzem Gusmão, no Centro de Vitória da Conquista. Imagens compartilhadas com o BLOG DO ANDERSON ao meio-dia desta sexta-feira (1) mostram mais uma briga envolvendo dois homens. Logo uma multidão circulou os brigões separados pelos populares. A presença da Guarda Civil Municipal minimizaria os conflitos que se repetem quase que diariamente.

Epidemia da Dengue | após passar pela USF e UPA, mulher de 43 anos morre em Vitória da Conquista

Uma mulher de 43 anos é a primeira fatalidade da Dengue em Vitória da Conquista. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, após ser atendida na Unidade de Saúde a paciente foi levada à Unidade de Pronto Atendimento e liberada. Ela faleceu em casa. O assunto em destaque no Jornal da Manhã [TV Bahia] nesta sexta-feira (1) deixa a Comunidade Conquistense em alerta.

Massacre na Palestina | tumulto durante distribuição de ajuda humanitária termina com civis mortos e feridos

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Um tumulto durante a distribuição de ajuda humanitária em Gaza terminou com civis mortos e feridos. O Exército Israelense divulgou as imagens da multidão cercando um comboio com suprimentos no norte da Faixa de Gaza. O grupo terrorista Hamas acusou Israel de ter matado mais de 100 pessoas e ameaçou abandonar as negociações para um cessar-fogo. Um oficial militar israelense disse que houve dois incidentes distintos e que, em um primeiro momento, dezenas de palestinos teriam sido mortos ou feridos, pisoteados ou atropelados pelos caminhões. Depois, soldados, se sentindo ameaçados, teriam disparado tiros de advertência para o ar e depois contra os que teriam se recusado a se afastar. À noite, o porta-voz das Forças de Defesa de Israel afirmou que tanques que escoltavam os caminhões dispararam tiros de advertência para dispersar a multidão que tentava saquear os veículos. Depois,, segundo ele, os tanques recuaram quando o cenário começou a ficar fora de controle.

“Nenhum ataque das Forças Armadas de Israel foi feito contra o comboio de ajuda humanitária. Ao contrário, o Exército estava lá coordenando uma operação humanitária para garantir a segurança e permitir que o comboio chegasse ao ponto de distribuição”, disse Daniel Hagari. Ele afirmou, ainda, que houve operações desse tipo nas últimas quatro noites sem registro de problemas. Questionado se o incidente complicaria ainda mais o processo, o presidente americano, Joe Biden, foi claro: “Eu sei que vai”. O presidente palestino, Mahmoud Abbas, que governa outro território, a Cisjordânia, criticou Israel pelo que chamou de “massacre feio”.

O chefe das Nações Unidas para os Direitos Humanos apresentou, em Genebra, um relatório sobre a situação nos territórios palestinos ocupados. Ao falar sobre a Faixa de Gaza, Volker Turk foi enfático ao dizer que todas as partes no conflito cometeram crimes de guerra. “É hora, na verdade, já passou da hora, de paz, investigação e responsabilização”, disse o Alto Comissário. O embaixador palestino Ibrahim Khraishi reforçou: “Condenamos o que aconteceu no dia 7 de outubro e fazemos isso com firmeza, mas ninguém está realmente condenando o fato de mulheres, crianças e idosos sendo mortos”. A Embaixadora Israelense Meirav Eilon Shahar perguntou ao Alto Comissário: “Se Israel se retirar de Gaza, você acha que o Hamas vai abandonar as armas? Não vai reconstruir os túneis? Vai devolver todos os reféns? Senhor Alto Comissário, a resposta é não. Por isso, Israel tem o dever de garantir que nunca mais o Hamas possa atacar nosso território e tentar erradicar o nosso povo”.

Superação de Vida | craque de Vitória da Conquista, Luiz Gustavo é uma das esperanças do Corinthians

Fotos: Reprodução | TV Globo

Luiz Gustavo Lemos Carvalho, mais conhecido como Bahia, é um meio-campista que atua no Sport Club Corinthians Paulista. No último dia 2 de janeiro, Gustavo, que é de Vitória da Conquista, completou 18 anos e já é pai de uma menina nascida do ano passado.

Craque que também atua pela Seleção Brasileira, no ano passado celebrou o título de campeão da Copa Sul-Americana Sub 17, num jogo disputado contra a Seleção Argentina, no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, Equador.

Nesta quinta-feira (29) o BLOG DO ANDERSON traz uma reportagem do Globo Esporte, gravado em Vitória da Conquista, contando a trajetória do jovem atleta. A matéria de Plácido Berci com imagens de Cesar Culiche, mostra detalhes da família, campo e outras caracterizas de Vitória da Conquista.

Ele passou pela Praça 9 de Novembro e também esteve no Bar do Bigode, saboreando a buchada, prato favorito de Luiz Gustavo. O pai do futebolista, Wilker de Oliveira Carvalho, o avô e o professor Danilo Santos integram esse documentário de uma pérola do Futebol Brasileiro.

BLOG Entrevista | MiConquista terá Bell, Ivete, Timbalada, Jaú, Babado Novo, Pierre e outras atrações

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Vitória da Conquista é uma Cidade das Oportunidades e também dos Eventos, sejam de negócios ou entretenimento. Nos dias 18, 19 e 20 de abril o Boulevard Shopping vai sediar mais uma edição da MiConquista, promovida pelo lendário Bloco Massicas.

Em entrevista ao BLOG DO ANDERSON na manhã desta quarta-feira (28) o produtor Pedro Alexandre Massinha da Rocha Jardim trouxe detalhes da MiConquista que vai contar com Trio Elétrico puxando os foliões por Bell Marques, Ivete Sangalo, Timbalada, Jau, Babado Novo, Pierre Onássis, entre outros artistas.

“O evento ganhou corpo e o que mais me alegra é quando o pessoal das vendas fala ‘eu nunca vi tanta venda na história de Conquista em relação a eventos como a nossa’, isso ao nível de Brasil”, destacou Massinha para a MiConquista que deve receber pessoas de diversas localidades do Brasil.

Na videorreportagem gravada no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, Massinha adianta algumas propostas da Festa Carnavalesca na Joia do Sertão Baiano entre os dias 18 e 19 de abril no Boulevard Shopping Vitória da Conquista.

Baixaria na Câmara Municipal de Lauro de Freitas | vereadores protagonizam briga com agressão em sessão

Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON

Os vereadores da Câmara Municipal de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, Ronaldo Washington Lopes, o Loxa Lopes, do Progressitas, e Gabriel Bandarra Jóffily de Souza, conhecido como Tenóbio, do União Brasil, protagonizaram uma briga durante sessão nesta terça-feira (28), no Plenário da Casa. A desavença foi iniciada durante o discurso de Loxa, que falou após crítica de Tenóbio à base da prefeita Moema Gramacho, do Partido dos Trabalhadores. Na fala, Loxa se exaltou batendo na mesa e acusou Bandarra de desqualificar a presidente da Casa, Rosenaide Carvalho de Brito, ao chamar de “descarada”. Com as afirmações, os edis começaram a discutir e Tenóbio retrucou chamando Loxa de descarado. “Você acha que bater na mesa é ser homem”. Quando o vereador da base do PT respondeu: “Descarado é o senhor”. “Você quer palanque”. Em seguida, Lopes se exaltou e partiu para cima do colega. Após a confusão, várias pessoas do local, inclusive a Guarda Civil Municipal precisou intervir e segurar a dupla. O caso foi parar na Delegacia de Polícia.

Guia de Oportunidades | 28 de fevereiro com vagas de empregos em Vitória da Conquista e Jequié

O Guia de Oportunidades desta quarta-feira (28) vem com diversas oportunidades de trabalho em Vitória da Conquista e Jequié. A reportagem editada e repercutida pelo BLOG DO ANDERSON exibe as opções através do Sistema Nacional de Empregos na reportaem do UESB Notícias [TV UESB]. Os candidatos interessados nas oportunidades devem se dirigir à unidade central do SineBahia, no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) no Centro ou Boulevard Shopping.

Vídeo de Esclarecimento | Lúcia explica situação, promete apoio às vítimas e faz apelo a irmão em Vitória da Conquista

Em pré-campanha à Prefeitura de Vitória da Conquista, a vereadora Maria Lúcia Santos Rocha, do Movimento Democrático Brasileiro, teve o seu nome em evidência por conta de uma confusão no trânsito que resultou em duas vítimas gravemente feridas. Ambas estão internadas no Hospital Geral de Vitória da Conquista desde sábado (24). O condutor do Toyota Corolla seria irmão de Lúcia Rocha e nesta terça-feira (27) ela resolveu gravar um vídeo prometendo assistência às vítimas e solicitando que o suspeito se apresente às autoridades policiais. A Polícia Civil tem a identidade e aguarda a manifestação do autor dos delitos que deverá responder o caso judicialmente.  Confira a reportagem da TV Sudoeste.

Confusão no Trânsito | vídeo traz momentos que antecederam os atropelamentos em Vitória da Conquista

As imagens dos atropelamentos de dois homens na Zona Oeste de Vitória da Conquista ganharam o mundo. O condutor fugiu e as vítimas seguem internadas no Hospital Geral de Vitória da Conquista. Novo vídeo divulgado nesta terça-feira (27) mostra o começo da situação, o que aconteceu na Avenida Alagoas demonstrando ser uma briga de trânsito. A Polícia Civil informou que identificou o motorista e agora o aguarda para prestar depoimento. Confira a reportagem da TV Sudoeste.

Investigação Policial | Polícia identifica motorista que atropelou dois homens na Zona Oeste de Vitória da Conquista

Foto: Reprodução | TV Sudoeste

Repercute em toda a Bahia o atropelamento de dois homens na Zona Oeste de Vitória da Conquista. O fato registrado em vídeo teria acontecido após uma briga de trânsito. As vítimas seguem em situações delicadas no Hospital Geral de Vitória da Conquista. O condutor fugiu sem prestar socorro, mas a Polícia Civil o identificou. Até a tarde desta terça-feira (27) o suspeito não havia se apresentado na Delegacia de Polícia Civil.

Saúde Municipal | Unidades Sentinela funcionam até às 22 horas para casos de dengue em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Quatro Unidades de Saúde começaram a funcionar com horário especial em Vitória da Conquista. São as Unidades Sentinela para atender pessoas com sintomas de dengue das 14 às 22 horas. Segundo o secretário municipal de Saúde, Vinícius de Brito Rodrigues, o objetivo é fazer o acolhimento de pacientes com sintomas iniciais da dengue.  “Com dois médicos atendendo adultos e crianças para a gente atender os pacientes mais leves, Fichas Verdes e Azuis.

O ideal é que a gente vai fazer hidratação oral, mas aqueles que precisarem também, tiverem orientação médica de hidratação venosa também será iniciada aqui nas Unidades para depois ser encaminhada para uma Unidade Hospitalar”, disse doutor Vinícius Rodrigues. Na Zona Oeste estão funcionando a Unidade de Saúde da Família Solange Hortélio [bairro Brasil] e Unidade Básica de Saúde Doutor João Melo Filho [bairro Ibirapuera].

Na Zona Leste a Unidade Sentinela é a Unidade de Saúde da Família Nova Cidade [bairro Primavera] e na Zona Sul os serviços estão sendo oferecidos na Unidade de Saúde da Família Morada dos Pássaros [bairro Felícia]. Consoante o coordenador médico da Saúde Básica de Vitória da Conquista, João Augusto Ferraz Flores Porto, a comunidade deve ficar atenta aos sintomas e buscar ajuda. “Em relação à dengue o sintoma que deve estar presente é a dengue. Então febre mais dois sintomas que vou falar a seguir, que vão ser náusea, vômito, uma dor no corpo, tem a dor articular.

Então, esses sintomas quando estão presentes, principalmente a febre, eu vou começar a ter uma suspeita de caso de dengue”, explicou doutor João Augusto Porto.  A grande preocupação dos médicos fica para a automedicação que poderá agravar o quadro. Conforme a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, até essa terça-feira (27), Vitória da Conquista registrou 2.714 casos, com 838 confirmados para dengue. Dois óbitos são investigados. A reportagem do BATV traz mais detalhes.

Discurso na USP | Alexandre de Moraes cita luta entre Popó e Bambam ao falar da defesa da democracia

Foto: Antonio Augusto | SCO | STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes voltou a defender, nesta segunda-feira (26), a regulamentação das redes sociais. O ministro participou da aula de recepção aos calouros da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Na palestra, Alexandre de Moraes afirmou que milicias digitais atuam para desacreditar o Judiciário e as eleições. “Não podemos cair nesse discurso fácil de que regulamentar as redes sociais é ser contra a liberdade de expressão. Isso é um discurso mentiroso e que pretende propagar e continuar propagando discurso de ódio. O que não pode no mundo real, não pode no mundo virtual”, afirmou.

Moraes também acrescentou que as redes sociais são “terra sem lei”. “Não podemos nos enganar. Não podemos baixar a guarda. Não podemos dar uma de Bambam contra Popó, que durou 36 segundos. Temos que ficar alertas e fortalecer a democracia e as instituições. Regulamentar o que precisa ser regulamentado”, completou. Moraes é relator do inquérito que apura a atuação de milicias digitais durante o Governo do ex-presidente da República Brasileira Jair Messias Bolsonaro e das principais investigações contra o ex-presidente, como o caso das joias sauditas, suposta fraude de cartões de vacina e os processos sobre a suposta tentativa de golpe de Estado. Com informações da Agência Brasil.

Violência Urbana | advogado é assassinado no Centro do Rio

Um advogado foi morto a tiros hoje (26) à tarde, no centro do Rio de Janeiro. A vítima foi identificada como Rodrigo Marinho Crespo, de 42 anos. Segundo testemunhas, um carro se aproximou e um homem atirou diversas vezes contra Rodrigo, que morreu na hora. O crime aconteceu próximo à sede da Ordem dos Advogados do Brasi. O escritório onde o advogado trabalhava é especializado em direito civil empresarial.

Comoção em Mortugaba | advogado Claudionor Coutinho morre após ataque de Pitbull em São Paulo

Um advogado morreu após ser atacado por um cachorro da raça Pitbull em Burgo Paulista, Zona Leste de São Paulo. Claudionor da Rocha Coutinho, de 49 anos, estava passeando com o próprio cachorro, quando foi surpreendido pelo animal que tinha fugido da casa do tutor. A suspeita é de que ele tenha sofrido um infarto após ver os próprios ferimentos. O Balanço Geral foi até a via onde tudo aconteceu e descobriu que essa não é a primeira vez que o Pitbull escapa e que outros dois moradores foram atacados pelo mesmo cão. O advogado deixa esposa e dois filhos. O sepultamento deve acontecer nesta terça-feira (27) em Mortugaba, no Centro Sul Baiano.

Unidade Básica de Saúde Doutor João Melo Filho | munícipes enfrentam longas filas em Vitória da Conquista

Ainda com estruturas improvisadas em imóvel alugado da Avenida Amazonas, Ibirapuera, Zona Norte de Vitória da Conquista, munícipes sofrem na fila para atendimento na Unidade Básica de Saúde Doutor João Melo Filho. Na manhã desta segunda-feira (26) Elias Lacerda Lima, de 55 anos, enfrentou os transtornos. “Descaso total. Cidadãos têm que chegar na madrugada, para marcar consulta. Três pessoas por agentes”, reclamou Elias, que madrugou, às 7h55min ainda permanecia em pé na morosa fila. Existe um projeto para a construção de uma sede própria para essa UBS, no entanto, ainda não tem data para início das obras.

Violência Urbana | cabo da Polícia Militar e filha são mortos a tiros em tentativa de assalto na porta de farmácia

Fotos: Edição | BLOG DO ANDERSON

Um cabo da Polícia MIlitar de São Paulo de folga e a filha dele, de 19 anos, foram assassinados por criminosos em frente a uma farmácia, na Zona Norte de São Paulo, na madrugada de sábado (24). Imagens de uma câmera de segurança mostraram o momento em que o veículo do policial está em frente ao estabelecimento comercial e três homens se aproximam. Anderson de Oliveira Valentim está no banco do motorista e a filha dele, Alycia Perroni Valentim, na parte de trás. Um dos homens passa em frente ao automóvel e vai em direção à farmácia. Outros dois se aproximam pela parte de trás do carro, dão a volta e passam pela frente com os braços levantados, fazendo algum sinal para o policial. Em seguida, ele saiu do automóvel com a arma em punho e apontou para os três criminosos. Dois deles se assustaram e começaram a se afastar.

Porém, o terceiro criminoso reage e começa a atirar. O policial é atingido, mas continua de pé. Neste momento, a adolescente abre a porta do carro, fala algo com o pai, ele olha para ela e parece tentar andar para pedir ajuda. No entanto, cai ao lado, enquanto a garota tenta abrir a porta com dificuldade e não consegue mais levantar. Os três homens estavam com moletom e máscara cirúrgica. O socorro foi chamado, mas nenhuma das duas vítimas resistiu. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) encontrou o veículo usado pelos assassinos em Guarulhos, a três quilômetros do local do crime, mas não havia ninguém dentro. A perícia colheu elementos que podem ajudar a encontrar os autores. A rede de drogarias lamentou a morte do policial e da jovem e informou que se solidariza com a família.