Guia de Oportunidades | BMD divulga diversas opções de empregos e estagios em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Guia de Oportunidades traz novas vagas de empregos e estágios em Vitória da Conquista. Na reportagem do Bahia Meio Dia que o BLOG DO ANDERSON destaca neste sábado (3) tem diversos espaços de vários setores para os que querem ingressar no mercado de trabalho. Confira tudo com exclusividade aqui no BLOG DO ANDERSON.

Eleições 2024 | Tendência do PT deve lançar apoio para Waldenor à Prefeitura de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

As movimentações às Eleições 2024 estão em plena movimentação por todo o Brasil. Na Joia do Sertão Baiano inúmeros são os nomes que tem surgido a cada dia para disputar o Legislativo ou Executivo Municipal. Num encontro casual no Shopping Conquista Sul durante a noite desta sexta-feira (2), o ex-vereador Noeci Ferreira Salgado, vice-presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores, avaliou as Eleições 2022 que reconduziram Luiz Inácio Lula da Silva ao Palácio do Planalto e Jerônimo Rodrigues Souza à sucessão do governador Rui Costa dos Santos.

Sobre a disputa da Prefeitura de Vitória da Conquista, que atualmente é gerida pela prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, a tendência Esquerda Popular Socialista, vai lançar uma carta no próximo mês de janeiro pregando unidade no PT, mas Noeci adiantou: “o nome agora eu acho, o nome da vez, é o nome do deputado Waldenor Pereira”. Ainda conforme o petista, outros partidos que integra a Frente Conquista Popular também estão nos debates com a possibilidade de apresentar pré-candidatos. Na videorreportaghem, Nocei também faz uma breve avaliação do Governo Sheila Lemos.

Comoção em Ituaçu | corpos de mãe e filha que morreram após carreta invadir casa são sepultados

Os corpos de mãe e filha que morreram após uma carreta carregada de cimento invadir uma casa em Ituaçu, Centro Sul Baiano, foram sepultados nesta terça-feira (29) no Cemitério Municipal São Judas Tadeu. O enterro reuniu familiares e amigos de Daniela Barbosa Caires, de 24 anos, e Júlia Sophia Barbosa, de 6. A despedida foi marcada por muita emoção, como mostra a reportagem do Bahia Meio Dia [TV Sudoeste].

Balanço de Gestão | prefeito anuncia programa inovador para comunidades carentes em Presidente Jânio Quadros

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Município de Presidente Jânio Quadros, que fica a 120 quilômetros de Vitória da Conquista, tem sido destaque com diversos projetos em andamento. In loco e também pelas Redes Sociais é possível encontrar inúmeras novidades. Num reencontro casual com o BLOG DO ANDERSON no Boulevard Shopping Vitória da Conquista, o prefeito Lélio Alves Brito Júnior, que é do Partido Liberal e alinhadíssimo aos deputados Jean Fabrício Falcão (PCdoB) e Paulo Sérgio Paranhos de Magalhães (PSD-BA) seguidor fiel do governador Rui Costa dos Santos, do Partido dos Trabalhadores, contou um pouco da dinâmica admirativa que envolve vários setores.

O principal destaque que deve entrar em vigor à partir do dia 1º de janeiro, quando o presidente da República Brasileira eleito Luiz Inácio Lula da Silva e o governador eleito Jerônimo Rodrigues Souza, ambos do PT, serão empossados, será direcionado as comunidades carentes. “Um programa de alimentação para as famílias carentes”, adiantou. “É um benefício social que vai ter em nossa cidade que não tem em lugar nenhum na Bahia”, frisou. O Projeto de Lei tramita no Parlamento Janioquadrense. Na videorreportagem que o BLOG DO ANDRSON repercute nesta quarta-feira (30) Lélio Júnior comenta sobre o referido assunto e também faz um balanço das ações ao longo dos quase dois anos em que a Família Brito retomou ao Poder Municipal de Presidente Jânio Quadros.

Tragédia em Ituaçu | mãe e filha morrem após carreta carregada de cimento invadir casa

Fotos: Edição | BLOG DO ANDERSON

Mãe e filha morreram após uma carreta carregada de cimento invadir a casa onde estavam, na tarde de domingo (27), em Ituaçu, no Centro Sul Baiano. Imagens de câmeras de segurança mostraram o momento exato do acidente. Segundo a Polícia Civil, as vítimas são Daniela Barbosa Caires, 24 anos, e Júlia Sophia Barbosa, 6 anos.

Outras três pessoas ficaram feridas, foram socorridas e levadas para o Hospital Municipal de Ituaçu. Não há detalhes sobre o estado de saúde delas. A Polícia Civil informou que esteve no local e começou a retirar os escombros com ajuda de moradores. O motorista foi ouvido na Delegacia Territorial (DT) de Ituaçu e liberado.

Gilberto Gil agradece apoio após ter sido xingado por bolsonaristas no Catar | ‘inconformados’

Gilberto Gil falou pela primeira vez após ser hostilizado por bolsonaristas no Estádio Lusail, no Catar. No vídeos, o cantor agradeceu pela solidariedade recebida por amigos e fãs, depois do episódio que aconteceu na última quinta-feira (23), dia do jogo entre Seleção Brasileira e Sérvia pela Copa do Mundo do Catar. Gilberto Gil, de 80 anos, e a empresária Flora Gil, de 62 anos, se dirigiam à arquibancada quando foram abordados por torcedores brasileiros com palavrões e gritos de “Vamo, Lei Rouanet”, em referência à lei de incentivo a projetos culturais, e “Vamo, Bolsonaro”, em apoio ao presidente Jair Bolsonaro. Ambos não responderam aos insultos.

Ataque Fútil | Gilberto Gil é xingado por torcedores em jogo da Seleção Brasileira no Catar

Gilberto Gil, de 80 anos, e a empresária Flora Gil foram hostilizados Estádio Lusail, no Catar. O caso aconteceu na última quinta-feira (24), dia do jogo entre a Seleção Brasileira e Sérvia pela Copa do Mundo do Catar. Um vídeo mostra o momento em que o casal se dirige à arquibancada e é abordado por alguns torcedores com palavrões. Eles também afirmam: “Vamo, Lei Rouanet”, em referência à lei de incentivo a projetos culturais, e “Vamo, Bolsonaro”. A imagem mostra ainda outro torcedor que pede para tirar uma selfie com o cantor. Nos 50 segundos da gravação, Gilberto Gil e Flora Gil não respondem aos insultos. O artista assistiu à partida de estreia da Seleção Brasileira acompanhado de Flora e seus netos, Francisco Gil e João Gil. Neste sábado (27), eles também acompanharam Argentina e México. Gilberto Gil recebeu apoio de políticos como o deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA), um dos que publicou o vídeo, e artistas como Caetano Veloso.

Delegacia de Atendimento à Mulher | diversas ações no “Dia D’elas” são realizadas em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) realiza diversas ações nesta quarta-feira (23), no projeto Dia D’elas em defesa das mulheres. A ação de destaque nacional acontece simultaneamente em diversas Unidades Especializadas de Atendimento à Mulher do Estado da Bahia.

“Em Vitória da Conquista teremos um stand informativo dos serviços oferecidos pela DEAM e CRAV e da Rede de Atenção e Proteção a Mulher.

Conscientizando a sociedade a respeito da importância no enfrentamento e combate à violência doméstica e familiar, bem como da denúncia”, comentou a delegada Gabriela de Diego Garrido. No vídeo acima, gravado no espaço do Boulevard Shopping Vitória da Conquista, a delegada comenta sobre as ações.

Violência durante Show Sertanejo | policial militar atira na multidão e mata dois jovens em São Paulo

O suspeito de atirar e matar duas pessoas, além de ferir mais duas, em uma festa em Piracicaba no último domingo (20) é um policial militar de 25 anos de São Paulo. Ele foi identificado e se apresentou à delegacia com seu advogado nesta terça-feira (22). A Justiça de Piracicaba determinou a prisão temporária do suspeito por 30 dias, ainda na segunda-feira (21). Segundo a Polícia Civil, se ele não tivesse se entregado, os policiais iriam cumprir o mandado de prisão. A confusão que terminou com dois jovens mortos e outras duas pessoas feridas aconteceu na festa “Fervo”, que tinha como atração principal o show dos sertanejos Hugo & Guilherme. O evento foi no distrito Unileste. Durante o evento, ocorreu um tumulto e os disparos de arma de fogo.

Habitação Popular | por “decisão judicial”, casas são demolidas por trator em Vitória da Conquista

Fotos: Reprodução | BATV

Uma reportagem que foi ao ar no BATV [TV Sudoeste] desta segunda-feira (21) mostra uma situação complicada para famílias que residente no Loteamento Vila Elisa, bairro Espírito Santo, em Vitória da Conquista.

Por reintegração de posse, proprietário de terrenos enviou tratores para derrubar as casas que até então eram habitadas.

Teve gente que subiu nas residências para evitar ações das máquinas que só pararam com a chegada da equipe de jornalismo. E emissora buscou informações sobre o assunto na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, porém os gestores optaram pelo silêncio.

Decisão Judicial | com mandato cassado, Orlando Filho se despede da Câmara Municipal de Vitória da Conquista

Foto: ASCOM | CMVC

O vereador Orlando de Oliveira Santos Filho, do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro, se despediu da Câmara Municipal de Vitória da Conquista. Com o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, o espaço agora será ocupado por Edivaldo Santos Ferreira Júnior, do Partido Trabalhista Brasileiro. De acordo com Orlando, “apesar de ser um dia de dor, é um dia importante” e agradeceu por ter a “chance de falar um pouco o que tem no meu coração”.

Como sempre disse em seus discursos enquanto vereador, Orlando voltou a afirmar que Vitória da Conquista é o município que mais cresce no Brasil e relatou os projetos idealizados e aprovados pelo seu mandato, agradecendo a cada voto que obteve nas Eleições 2020.

“Foram votos limpos e democráticos que me colocaram aqui”, afirmou agradecendo cada um que fez parte da sua assessoria e o tempo que permaneceu no Parlamento Conquistense. Lembrou sua trajetória como parlamentar e se declarou orgulhoso por tudo que fez. Orlando disse que continuará representando Vitória da Conquista, e afirmou que “o caminho é longo e não vamos desistir. E finalizou dizendo que “cada um oferece o que tem, eu só tenho flores e amor para oferecer e sei que o caminho é longo e meu discurso não é de despedida e sim de até breve”.

Articulações Políticas | Hermínio será o próximo presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Com um jeito simples de fazer política, o vereador Hermínio Oliveira Neto, do Podemos, vai retornar ao comando da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vitória da Conquista. Agora a articulação de Hermínio é que seja eleito por unanimidade.

“Eu gostaria de ter os 21 votos a meu favor, né? E não vai ser impossível não, porque eu sou uma pessoa boa, de coração aberto, não tenho mágoa, não tenho ódio de ninguém, não denigro, respeito e vou fazer um bom trabalho se for eleito”, comentou o edil ao BLOG DO ANDERSON.

Na noite de domingo (20), quando participou da abertura do Natal Conquista de Luz quando declarou estar apaixonado: “é Gê que está sendo dona do meu coração”. Com muita simpatia GÊ, que é de Condeúba, retribuiu: “maravilhoso, atencioso, bondoso. Todas as qualidades ele tem”.

Intolerância Nacional | Rodrigo Maia é alvo de ofensas e hostilidades bolsonaristas no Litoral Norte Baiano

Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON

Rodrigo Felinto Ibarra Epitácio Maia (PSDB-RJ), deputado federal e ex-presidente da Câmara dos Deputados, foi alvo de bolsonaristas em um resort na Praia do Forte, no Litoral Norte da Bahia, na manhã deste domingo. Ele estava acompanhado de sua mulher, a advogada Vanessa Canado. Os ataques partiram de um grupo de cerca de dez a 15 pessoas. Outros hóspedes que estavam no espaço, vários deles com crianças à mesa, manifestaram contrariedade com a confusão. Enquanto Maia e Vanessa tentavam passar pelo espaço do Tivoli Ecoresort, vários hóspedes começaram a xingar o parlamentar, que reagiu fazendo a letra“L” com a mão, em referência ao presidente da República Brasileira eleito Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores, que venceu o presidente Jair Messias Bolsonaro, do Partido Liberal, nestas Eleições 2022, com seu apoio. Paulo Teixeira, deputado federal e secretário-geral do PT, se mostrou solidário a Maia e publicou uma mensagem de apoio em sua conta no Twitter. “Minha solidariedade ao Rodrigo Maia, vítima de violência de extrema direita estimulada pelo atual presidente da república, que aliás, há 20 dias não comparece ao trabalho”, disse. Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ouvir gritos de “ladrão” contra Rodrigo Maia, entre outros xingamentos. Em certo momento, uma mulher se aproxima e pergunta a ele: “É gostoso tudo o que você roubou do país?”. Na sequência, ela ainda se dirige à mulher de Maia, com novas ofensas. O casal evitou responder às provocações e apenas pediu que as hostilidades parassem. Os ataques só cessaram quando seguranças do hotel se aproximaram. Na semana passada, em Nova York, nos EUA, um grupo de bolsonaristas já havia hostilizado ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), como Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, durante agenda. O ex-presidente Michel Temer também foi vítima de ataques.

Eleições 2022 | PL diz que vai entrar com ação para que TSE desconsidere votos de urnas antigas

Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON

O presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, disse que vai ingressar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com uma ação para que sejam desconsiderados os votos de urnas eletrônicas antigas. O chefe do Partido ao qual é filiado o presidente da República Brasileira Jair Messias Bolsonaro afirmou que o processo deve ser protocolado até a próxima terça-feira (22). “São as urnas de 2020 para baixo. São as urnas antigas. Todas elas têm o mesmo número. Não têm patrimônio. Não tem como controlar a urna. Você vai checar a urna antes da eleição, são todas com o mesmo número”, afirmou.

“Agora, vamos ver o que o TSE vai resolver, vai decidir. Nós não queremos propor nova eleição, mas tem que decidir”, continuou. “Acredito que sejam 250 mil urnas. Todas as urnas antes do ano de 2020 têm o mesmo número de patrimônio”, disse Valdemar Costa Neto. “Isso é culpa dos funcionários do TSE, porque a direção do TSE não tem conhecimento disso. O pessoal de cima não sabe que existe isso lá embaixo“, completou. “Temos tudo já comprovado, tudo fotografado, tudo colocado em cartório. […] Tem muita gente trabalhando nisso.”

Eleições 2024 | apostando na renovação do PT, Xandó analisa o seu nome à Prefeitura de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Nascido em Ilhéus e radicado na Joia do Sertão Baiano, o advogado Alexandre Garcia Araújo, do Partido dos Trabalhadores, está com o nome em evidência no cenário da Política Baiana. Apontado por observadores como um dos cinco vereadores mais atuantes de Vitória da Conquista, Xandó, como é conhecido, enfrentou dois processos eleitorais exitosos. O primeiro lhe concedeu o mandato no Parlamento Conquistense e nestas Eleições 2022 foi o segundo candidato à Câmara dos Deputados em número de votos. Agora o mandatário de 33 anos tem o nome cotado à Prefeitura de Vitória da Conquista nas Eleições 2024. Ao meio dia deste sábado (19), no Estádio Municipal Lomanto Júnior onde aconteceu a Festa do Servidor, Xandó reconhece o seu potencial, no entanto aguarda os debates dentro e fora do Comitê Petista.

“Eu acho que está muito cedo pra gente estar falando em disputa de Prefeitura, nós agora de um projeto vitorioso que foi a Presidência com Lula, que foi o Governo com Jerônimo, e o Partido dos Trabalhadores vai discutir internamente, vai discutir com os partidos aliados e com a sociedade. A gente fica feliz em ter o nosso nome lembrado, fui o segundo deputado federal mais votado de Conquista, segundo vereador mais votado na eleição passada, então mostra que o PT tem espaço para renovação e tem força para renovar. Eu não tenho dúvidas que o Partido dos Trabalhadores vai vim muito forte para essas Eleições 2024”, comentou. O mais lembrado é o ex-prefeito e deputado estadual José Raimundo Fontes, mas também tem o deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho entre os cogitados para disputar a sucessão da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil.

Destaque no Cidade Alerta | jovem anos é morta pelo namorado com golpes de marreta em Tremedal

Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON

Em Tremedal, Centrul Sul Baiano, um homem é procurado pela Plícia após matar a ex-namorada com golpes de marreta. Daiane Santos Guimarães, de 22 anos, conheceu o suspeito em um aplicativo de relacionamento e chegou a morar com ele.

Segundo informações da família, a vítima, que era de Anagé e faleceu no Hospital Geral de Vitória da Conquista, havia sido agredida antes pelo suspeito. A reportagem do Cidade Alerta [RecordTV] desta sexta-feira (18) é destaque aqui no BLOG DO ANDERSON.

Destaque no Twitter | no Catar, Eric Faria empurra homem em entrada ao vivo no ‘Bom Dia Brasil’

Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON

Uma atitude do repórter da TV Globo Eric Faria, que está no Catar cobrindo a Copa do Mundo, ao entrar ao vivo no na manhã desta sexta-feira (18) está repercutindo negativamente nas redes sociais. Ao ser chamado pela âncora do telejornal, Ana Luiza Guimarães, o repórter dá um empurrão em um homem que se aproxima dele. “Opa! Está tudo bem aí, Eric?”, pergunta Ana Luiza ao ver o colega empurrando a pessoa. O vídeo viralizou e ganhou vários memes. “Eu acordei com esse humor do Eric Faria”, escreveu um internauta. “Entendo que ninguém gosta de levar esbarrão, mas daí a empurrar o sujeito em vez de mandar uma bronca do naipe ‘cuidado aí, presta mais atenção na próxima, pô’?”, opinou outro usuário do Twitter. “O que aconteceu aqui?”, questionou outro internauta.

Tragédia no Norte de Minas Gerais | duas mortes em ônibus que seguia de Salvador para São Paulo

Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON

Duas pessoas morreram e pelo menos 41 ficaram feridas em um tombamento de um ônibus na BR-251, em Francisco Sá, Norte de Minas Gerais,na noite desta terça-feira (15). Segundo o Corpo de Bombeiros, o veículo seguia de Salvador para São Paulo transportando 41 passageiros e dois motoristas revezavam a direção. Chovia no momento do acidente e o veículo tombou às margens da pista. “O motorista falou que o ônibus escorregou. Ele tentou frear e foi perdendo o controle até uma terceira frenagem que tentou fazer e descontrolou e tombou. A gente observou que o trecho aqui é um declive muito escorregadio, um local com alto índice de acidentes, o que contribuiu para isso”, explicou Rawlison Ramos Rocha, policial rodoviário.

Os feridos foram levados para hospitais de Montes Claros e Francisco Sá com ferimentos leves e graves por equipes do Samu, Corpo de Bombeiros e em um ônibus disponibilizado pela empresa responsável pelo transporte. Ainda de acordo com os bombeiros, quatro pessoas ficaram presas às ferragens, entre elas as duas que morreram no local. As vítimas fatais foram identificadas como Josué Manuel Costa Neto, de 35 anos, e Isvanildo dos Reis Santos, de 55 anos. Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal de Montes Claros. A perícia da Polícia Civil esteve no local e as causas do acidente devem ser investigadas. O trânsito na rodovia precisou ser interditado nos dois sentidos durante o resgate das vítimas.

Avenida Presidente Dutra | bombeiros resgatam cachorro que caiu dentro de buraco em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Avenida Presidente Dutra, também conhecida como Avenida da Integração ou Rio-Bahia, está no rol do esquecimento em Vitória da Conquista.

Segundo informações extraoficiais do 7º Grupamento de Bombeiros Miliar, ao logo na via, que ainda integra a Rodovia Santos Dumont [BR-116], está cheio de buracos e na noite da quarta-feira (16) um cachorro acabou caindo dentro de um dos obstáculos.

O BLOG DO ANDERSON esteve in loco acompanhando os trabalhos dos bombeiros militares. O tutor Jefferson da Silva Silveira, de 27 anos, fazia a sua tradicional caminhada, quando resolveu soltar o animal e logo aconteceu o acidente.

Ele agradeceu a ação dos militares deixando um alerta para que a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, consiga sensibilizar a sua equipe para levar atenção a essa importante via da Joia do Sertão Baiano. A área de perigo está interditada.