Situação Complicada: funcionários da CAMI estão sem salários há cinco meses em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Funcionários do Centro de Atendimento Médico Infantil (CAMI), instituição que fica na Zona Oeste de Vitória da Conquista, voltaram a se reunir na manhã desta quarta-feira (20).

Na sede da CAMI, um grupo de pouco mais de 60 trabalhadores cobravam cinco salários e outros direitos.

Conforme uma das pessoas que foram entrevistadas pelo BLOG DO ANDERSON, a diretoria teria recebido um repasse do Município de Vitória da Conquista no valor em torno de R$ 450 mil. Eles permanecem de plantão até receber o dinheiro para quitar diversas dívidas acumuladas.

Aventura Internacional: a bordo de um Fusca, casal que circula a América do Sul passa por Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Natural de Aracaju, Carol Mendonça e Cláudio André vão rodar a América do Sul em seu Lindomar, um Fusca de 49 anos. Na última semana Carol e Cláudio passaram por Vitória da Conquista em seu Lindomar, onde cumpriram uma longa agenda apresentando o projeto Fusconautas antes de reiniciarem o roteiro que chegará aos 25 mil quilômetros por oito países.

Na reportagem que foi ao ar no Bahia Meio Dia [TV Sudoeste] conta essa aventura que deixou muita gente impressionada na Capital do Sudoeste Baiano. Há 60 anos, em 3 de janeiro de 1959, saíam da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo as primeiras unidades do Fusca. Naquela época, ele era conhecido pelo nome de Sedan. Durante as décadas seguintes, a Volkswagen produziria ainda outros 3,3 milhões exemplares de um dos carros mais emblemáticos do país, carinhosamente chamado também de Besouro.

O Fusca foi o primeiro grande sucesso da indústria automotiva brasileira. Lançado no início de 1959, ele encerraria aquele ano como o carro mais vendido do Brasil. E como grande legado é o carro que é lembrado por muitas pessoas, sendo o primeiro automóvel e dessa forma em praticamente todas as cidades existem o Clube do Fusca, formado por colecionadores e apaixonados pelo símbolo das quatro rodas.

Fim do Verão: choveu em Vitória da Conquista

Fotos: Reprodução | Instagram

Um dia antes para o final do Verão, voltou a chover em Vitória da Conquista. Na noite de terça-feira (19) tiveram muitos relâmpagos e trovoadas, mas a chuva não caiu com a mesma intensidade em toda a Capital do Sudoeste Baiano. Imagens que o BLOG DO ANDERSON capturou pelo Instagram mostram um pouco do chuvisco misturado com um calor intenso.

Festa na Cidade: católicos celebram Dia de São José em Vitória da Conquista com alvorada, missa e procissão

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Nesta terça-feira (19) os católicos celebram o Dia de São José. E de acordo com a Arquidiocese Metropolitana de Vitória da Conquista celebrações especiais acontecem em homenagem ao Santo. Os eventos começaram com a alvorada e às 19h30min o Padre Gerson de Jesus Bittencourt celebra a Missa Solene na Comunidade Bom Jesus [Avenica Paramirim, 2374 – Brasil]. Em seguida os fiéis saem em procissão pelas Zona Oeste de Vitória da Conquista.

São José ou José de Nazaré ou José, o Carpinteiro foi, segundo o Novo Testamento, o esposo da Virgem Maria e o pai adotivo de Jesus. O nome José é a versão lusófona do hebraico Yosef (יוסף), por meio do latim Iosephus. Descendente da casa real de David, é venerado como Santo pelas igrejas ortodoxa, anglicana e católica, que o celebra como seu padroeiro universal.

A liturgia luterana também dedica um dia [19 de março] à sua memória, sob o título de “Tutor de Nosso Senhor”. Operário, é tido como “Padroeiro dos Trabalhadores”, e, pela fidelidade a sua esposa e dedicação paternal a Jesus, como “Padroeiro das Famílias”, emprestando seu nome a muitas igrejas e lugares ao redor do mundo.

LUTO: Anália Portugal Cordeiro, aos 64 anos

Fotos: Divulgação | Otávia Portugal

Faleceu aos 64 anos, nesta terça-feira (19), a brilhante mulher Anália Portugal Cordeiro. Ela lutava contra câncer há dois anos e estava internada no Hospital Geral de Vitória da Conquista. Uma das filhas de Dona Anália, Otávia Portugal, prestou homenagens.

“Minha mãe vou lembrar o resto da minha vida da sua força, da sua vontade de viver. Foram tantos momentos de luta. Você está bem minha princesa, queria ter ido contigo, sua vontade de estar perto de mim”, afirmou.

O velório e sepultamento acontecem na Fazenda Serra dos Alves e Cemitério das Almas dos Cativos, Zona Rural de Aracatu, no Sudoeste Baiano. Aos amigos e familiares os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.

Mobilidade Urbana: após pavimentação e sinalização, novo binário é instalado em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O trânsito entre as ruas Laudionor Brasil, Teodoro Sampaio e Salgado Filho, no Centro de Vitória da Conquista, recebeu atenção especial pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.

Após melhorias na pavimentação e a sinalização essas três vias integraram um novo binário que ligando os bairros Centro e Brasil, da Zona Leste para a Zona Oeste de Vitória da Conquista.

Essas imagens que o BLOG DO ANDERSON mostra nesta terça-feira (19) confirma o reflexo dessa ação que resultam em melhor trafegabilidade com segurança para condutores e pedestres.

Agentes do SIMTRANS [Sistema Municipal de Trânsito] permanecerão nessas localidades em caráter educativo até o final deste mês, depois desse período os infratores serão notificados.

Casados há 74 anos em Vitória da Conquista: idoso de 104 anos e mulher de 94 têm 5 filhos, 18 netos e 24 bisnetos

Fotos: Reprodução | TV Sudoeste

Dois idosos que moram no município de Vitória da Conquista, o Sudoeste Baiano, estão casados há mais de sete décadas. Eles têm cinco filhos, 18 netos e 24 bisnetos. Clóvis Pereira, de 104 anos, e dona Maria Pereira, de 94 anos, foram um dos primeiros moradores que chegaram ao povoado de Estiva, onde residem desde a década de 60. Na parede de casa, os quadros reforçam o que é fácil de perceber: a família é o bem maior e a alegria do casal.  Os dois lavradores são retrato fiel do povo sertanejo: família grande, orgulho da roça e muita vitalidade.

Uma vez por semana, o casal recebe todos os filhos, netos e bisnetos em casa. “Para mim, é uma honra, um privilégio, ter meu pai com 104 anos, minha mãe com 94. Agradeço a Deus todos os dias”, afirma a filha Noemia Pereira. “É um orgulho muito grande de ver meus avós nessa idade e a gente poder acompanhar eles. A gente vem aqui na casa, vê a alegria deles nos receber. É um orgulho tê-los conosco ainda”, afirma a neta Livia Carvalho. Ativo, seu Clóvis acorda sempre cedo e, como de praxe, vai direto colocar a lenha no fogão.

Dona Maria vem logo em seguida colocar a água no fogo água para fazer o café. Depois, o idoso deixa a mulher em casa e vai cuidar do que mais gosta: a plantação. Pega a enxada, capina e molha as plantas. Diz que são hábitos que o fazem lembrar do passado, da época em que a plantação era farta e maior do que a de hoje. “Tinha feijão, milho, esse mundo todo aqui era roça minha”, diz.  Clóvis diz que o segredo para viver muito está em Deus e em uma comida que ele adora. “O segredo é Deus, que dá a sorte a gente. E tem que comer mocotó, que dá sustância e prolonga a vida da pessoa”.

Escola Municipal Irmã Barbosa: falta d´água e deficiência nas estruturas preocupam pais de alunos em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

As aulas da Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista referentes ao Ano Letivo 2019 começaram na sexta-feira (15), no entanto as estruturas e falta de alguns materiais tem sido empecilho para as atividades. Na última semana o BLOG DO ANDERSON recebeu algumas manifestações de pais de alunos sobre a situação das salas que gera preocupação e medo nos espaços que recebem centenas de crianças. Na manhã desta segunda-feira (18) outro problema foi denunciado na Escola Municipal Irmã Barbosa, localizada na Avenida Frei Benjamin, no bairro Brasil: a falta d´água.

O BLOG DO ANDERSON esteve no local conversando com servidores e com a mãe de um aluno que falou sobre esse último quesito que forçou o encerramento das aulas mais cedo.

Em nota, “a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), informa que a uma equipe está sendo enviada nesta tarde para a escola Municipal Irmã Barbosa, para averiguar se as denúncias procedem e assim tomar as medidas necessárias para a resolução dos problemas”. Procurado pelo BLOG DO ANDERSON, o vereador Coriolano Ferreira de Moraes Neto, da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, prometeu fazer uma visita na Escola Municipal Irmã Barbosa e logo após estará divulgando um relatório.

Tragédia na Capital Baiana: dois homens morrem após elevador despencar de prédio no Corredor da Vitória

Fotos: Alan Oliveira | G1

Dois homens morreram após o elevador que eles estavam despencar de um prédio, na manhã desta segunda-feira (18), no Corredor da Vitória, bairro nobre de Salvador. Informações iniciais apontam que uma das vítimas tinha 17 anos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência confirmou os óbitos e informou que outro homem, de 44 anos, ficou ferido. A vítima, que teve uma lesão no tornozelo, foi socorrida e levada para o Hospital Geral do Estado (HGE). Não há detalhes do estado de saúde do homem.

O elevador está instalado na área externa da Mansão Carlos Costa Pinto, prédio de luxo, que possui 18 andares e um apartamento por andar. Segundo informações da delegada Carmen Dolores, da 14ª Delegacia Territorial da Barra, as vítimas caíram do 5º andar. Não há detalhes da altura os homens caíram.

O equipamento que despencou estava instalado para a realização de serviços no local. Informações preliminares apontam que as vítimas faziam a manutenção das piscinas que ficam nas varandas de cada imóvel. A equipe do G1 esteve no local. Nenhum funcionário ou representante da administração do edifício quis falar com a imprensa. Também não há detalhes do que causou a queda do elevador. Equipes da Polícia Militar e do Samu estiveram no local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e, por volta das 14h30, os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML). O caso será investigado na 14ª Delegacia, que fica no bairro da Barra.

Caso de Polícia: adolescente armada é apreendida após roubar táxi na Zona Oeste de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

É destaque no Conquista no Insta [@conquistanoinsta] e repercutido aqui no BLOG DO ANDERSON uma infração cometida por uma adolescente na Zona Oeste de Vitória da Conquista. O fato aconteceu na manhã deste domingo (17) quando a jovem menor de idade roubou um taxi na Avenida Florianópolis, bairro Patagônia. “A guarnição do PETO deslocou até o local. Ao chegar lá foi encontrado uma adolescente com as características informadas. Em seguida, ainda a …

…sede informou que se encontrava na base da 78, a vítima e uma testemunha que pegou uma mochila dispersada pela autora do roubo contendo os seguintes pertences: 1 revólver Taurus calibre 38, 6 munições, R$ 180 em espécie, 2 aparelhos celulares, 1 bolsa Nike. Diante do fato, a autora do roubo, bem como o material apreendido foi apresentado no DISEP para adoção das medidas cabíveis”, informou a78 Companhia Independente de Polícia Militar.

Reserva Florestal do Poço Escuro: sinais do abandono preocupam ativista em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Com 17 hectares de mata ciliar, a Reserva Florestal do Poço Escuro é o local ideal quando o assunto é preservação do meio ambiente, no entanto a situação do abandono se amplia a cada dia.

Na tarde deste domingo (17), a convite do ativista Wesley Chaves de Brito, de 27 anos, o BLOG DO ANDERSON circulou por alguns locais da Reserva e pode constatar os sinais da destruição e a falta de ações por parte da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, tanto na limpeza como também no monitoramento.

No vídeo que foi transmitido ao vivo pelo Instagram do BLOG DO ANDERSON [@blogdoanderson] Wesley conta um pouco desse problema na Reserva Florestal do Poço Escuro.

Pessoa Desaparecida: amigos e familiares intensificam buscas por Adaldo que sumiu de casa em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Nascido em Tabira, no interior do Pernambuco, Adalto Ferreira Lucena, hoje com 80 anos, veio morar na Bahia, mais precisamente em Cândido Sales. Na última quinta-feira (14) ele veio passar uma temporada na casa do seu filho Dalto Oliveira Lucena, conhecido com Daltinho, mas no dia seguinte saiu com o seu cachorrinho e desapareceu misteriosamente.

Desde esse momento amigos e familiares se uniram em busca do Seu Adalto. Na tarde deste domingo (17) o BLOG DO ANDERSON conversou com Daltinho, estudante de Engenharia Elétrica, que falou sobre as ações para reencontrar o seu amado pai. Qualquer informação pode ser passada pelos telefones: (77) 98832-3628 ou 99134-2878.

Cineasta Conquistense: Mostra Glauber Rocha promove homenagens à memória do artista em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Acontece até o dia 24 de março a “Mostra Glauber Rocha – Ressuscita o povo Brasileiro”, com uma série de homenagens ao cineasta conquistense que estaria completando 80 anos de idade.

A coordenadora da Mostra, Joana Campos Figueiredo, fala que a iniciativa faz parte de uma política de valorização da memória cultural da cidade. Joana relata como foi pensada a montagem da exposição, que, de maneira peculiar, representou em cada sala do memorial as obras e o pensamento do artista.

“Nossa pretensão foi a de evocar um ideal de renascimento de toda a cultura que envolve Glauber Rocha. Buscamos apresentar sua coragem e também o misticismo característico de sua obra”, ressaltou a coordenadora.

Na noite deste sábado (16) o BLOG DO ANDERSON passou pela Casa Memorial Governador Régis Pacheco onde foi transformada na Casa Glauber Rocha misturado com muita cultura.

Além de cinema, a poesia, artes plásticas e a fotografia de JC d´Almeida retratam um pouco da história de Glauber Rocha falecido em 1981 aos 42 anos. O espetáculo musical ficou por conta de Felipe Massumi.

Eleições 2020: Silvano Santos demonstra interesse em compor chapa com Guto à Prefeitura de Condeúba

Foto: BLOG DO ANDERSON

As Eleições 2020 movimentam o cenário político em Condeúba, município do Sudoeste Baiano que fica a 160 quilômetros de Vitória da Conquista. Pela oposição ao prefeito Silvan Baleeiro de Sousa, filiado ao Movimento Democrático Brasileiro, está o ex-prefeito José Augusto Ribeiro, atualmente filiado ao Partido dos Trabalhadores.

Ao BLOG DO ANDERSON na manhã deste sábado (16) Guto comentou sobre o momento de articulações para montar a chapa. Antecipadamente a lacuna poderá ser preenchida pelo vereador Silvano dos Santos Pereira, também do PT. “Ainda tem muita coisa para acontecer”, disse Silvano ainda com um pouco de dúvida sobre a oficialização desse convite. Na videoreportagem o edil faz uma breve avaliação do Alcaide Condeubense que também está no ritmo de reeleição.

Legenda Partidária: Luciano Gomes é reeleito à Presidência do Partido da República em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Militantes do Partido da República, o PR,  estiveram reunidos na tarde desta sexta-feira (15) para eleger os novos dirigentes do Diretório Municipal em Vitória da Conquista.

O vereador Luciano Gomes Lisboa, presidente do Legislativo Conquistense, foi reeleito à Presidência que tem Leandro Gomes Lisboa como vice. A novidade está para o novo membro, Messias Carvalho Santos, que deixou o Partido Trabalhista Brasileiro.

 

O vereador Gilmar Dias Ferraz, do Movimento Democrático Brasileiro, participou da finalização do evento e falou ao BLOG DO ANDERSON sobre esse momento da Política Conquistense.

Plenário Vereadora Carmem Lúcia: presidente é contra, mas promete discutir impeachment em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Começou nesta sexta-feira (15) um debate sobre o possível impeachment do prefeito Herzem Gusmão Pereira. O Requerimento deverá ser apresentado pelo vereador David Salomão Santos Lima (PRTB), pré-candidato à Prefeitura de Vitória da Conquista nas Eleições 2020.

Em entrevista ao BLOG DO ANDERSON, David Salomão falou em irregularidades por parte do Executivo Conquistense em negar o envio de documentos por ele solicitado como principal foco desse processo.

Ao BLOG Entrevista o presidente do Parlamento Conquistense, Luciano Gomes Lisboa (PR) disse não enxergar motivos para que isso dê sequência, mas aguarda a chegada do documento para apreciação. O prefeito ainda não comentou sobre o assunto que animou membros da Oposição Conquistense.

BLOG Entrevista: descontente com Administração Municipal, sindicalista deixará o MDB em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Aliado do prefeito Herzem Gusmão Pereira nas Eleições 2018, quando foi candidato a uma vaga na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, o presidente do Sindicato dos Rodoviários [Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transporte Rodoviário, Passageiros, Cargas, Fretamento, Turismo e Pessoal de Apoio de Vitória da Conquista – SINTRAVC], Álvaro Silva Souza, anuncia a saída do Movimento Democrático Brasileiro.

Em entrevista ao BLOG DO ANDERSON na manhã desta sexta-feira (15) o sindicalista revela o descontentamento com os rumos da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, principalmente com a atual situação vivenciada pela sua categoria com o desemprego em massa após a saída da Viação Vitória no Transporte Coletivo Urbano.

Acidente na Rio-Bahia, trecho dos Motéis: motociclista fica ferido em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Um motociclista ficou ferido num grave acidente na Rodovia Santos Dumont, conhecida como Rio-Bahia, Perímetro Urbano de Vitória da Conquista, um dos mais perigosos da BR-116 que corta o Sudoeste Baiano.

A colisão entre motocicleta e carro de passeio aconteceu às 8h10min desta sexta-feira (15), no acesso ao Parque Comveima e Morada dos Pássaros, no conhecido Trecho dos Motéis. O condutor da moto ficou no chão sendo socorrido por populares até a chegada da Polícia Rodoviária Federal e o Resgate da ViaBahia.

A vítima foi levada ao Hospital Geral de Vitória da Conquista. Agentes do Sistema Municipal de Trânsito (SIMTRANS) também estiveram no local. O motorista evadiu-se do local sem prestar socorro.

Mobilização Nacional: ato em Vitória da Conquista marca um ano de assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Um grupo de pessoas participou, nesta quinta-feira (14), na Praça 9 de Novembro, Centro de Vitória da Conquista, do ato que marca um ano de assassinato da vereadora e ativista dos Direitos Humanos Marielle Franco, e de seu motorista, Anderson Gomes.

Eles foram executados a tiros em uma emboscada no Rio de Janeiro. A manifestação, que se repete por todo o Brasil, cobra a resolução do crime. O evento inicia a programação de “14 dias de luta por Marielle”. Na Capital do Sudoeste Baiano ativistas lançaram suas opiniões em discursos defendendo a democracia.

As mensagens “Quanto vale a vida?” e “O machismo mata todo dia” foram estampadas em cartazes de duas jovens que fizeram também apresentações despertando olhares dos ativistas que ainda levavam no peito adesivos questionando “Quem mandou matar Marielle?” e “Mulheres em marcha contra Bolsonaro”.

O BLOG DO ANDERSON acompanhou esse encontro organizado por e coletivos feministas, partidos políticos e outras organizações sociais e registrou alguns momentos em fotos, vídeos e uma entrevista especial com a ativista Keu Souza.

Denúncia Grave: mulheres estão abaladas por queimaduras durante bronzeamento natural em Itabuna

Fotos: Reprodução | TV Santa Cruz

Quatro mulheres denunciaram nesta quarta-feira (13) terem sofrido queimaduras em várias partes do corpo após passarem por um serviço de bronzeamento natural, no início de março, em uma clínica de Itabuna, no Sul Baiano. Segundo as vítimas, que não quiseram ser identificadas, a dona do estabelecimento estético prometeu dar assistência médica a elas, mas desapareceu. O caso foi registrado pelas vítimas na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher. De acordo com as vítimas, o bronzeamento foi feito a luz do sol na clínica Divas Bronze.

Elas conta que usaram biquínis feito com fita e que um produto foi passado em seus corpos. Após as queimaduras, as mulheres disseram que estão com a autoestima abalada. Uma das mulheres informou que não sabe dizer que produto foi passado no corpo delas. Ainda segundo a vítima, um dermatologista informou que elas tiveram queimaduras de primeiro e segundo grau. As mulheres informaram que, inicialmente, tentaram conversar com a esteticista que prestou o serviço, mas ela desapareceu.

“O perito é que vai dizer a natureza dessa lesão corporal, que pode ser leve, grave ou gravíssima, e cada uma dessas lesões tem um procedimento específico, a depender desse nível, porque elas têm penas diferentes. Vamos expedir uma ordem de missão para que os investigadores da delegacia descubram onde ela [a dona da clínica] está”, afirmou a delegada Ivete Albano.

Em nota, a empresa Divas Bronze afirmou que tem alvará de licenciamento e que utiliza produtos autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A empresa afirmou ainda que está à disposição das clientes. Quanto ao possível desaparecimento, a nota diz que o Divas Bronze está em processo de mudanças, mas todos os dias terá funcionários a disposição no local antigo. Informações do G1 e TV Santa Cruz.