Combate ao Coronavírus: Vitória da Conquista está sendo dedetizada contra o COVID-19

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Assim como outras partes do mundo, Vitória da Conquista está na campanha em combate a Pandemia de COVID-19. Boa parte da população cumpre quarentena em casa, o Comércio Varejista, Universidades, Escolas, Transporte Coletivo Intermunicipal, entre outros setores, estão com atividades suspensas, funcionam somente os classificados como essenciais, como Supermercados, Hospitais, por exemplo.

Na noite de terça-feira (31) o BLOG DO ANDERSON acompanhou um pouco de uma ação que tem conscientizado e protegido pessoas fruto de uma Parceria Público Privado entre a Teiú Indústria e Comércio Limitada e o Município de Vitória da Conquista.

Com essa PPP diversas vias da Joia do Sertão Baiano estão sendo dedetizadas com produtos especiais no intuito de evitar a proliferação desse Coronavírus que tem assustado os cinco continentes. A o fechamento dessa reportagem, no final da manhã desta quarta-feira (1), haviam 654.841 pacientes infectados, 44.169 mortes e 185.180 recuperados dessa doença.

Projeto Oficial: faça um tour pela futura Estação de Transbordo de Vitória da Conquista

Fotos: Formatação | BLOG DO ANDERSON

O Projeto do Terminal Urbano Conquistense mudou e agora será um Terminal de Transbordo bastante arborizado.

Na noite da terça-feira (31)  o BLOG DO ANDERSON compartilhou um vídeo e agora traz o oficial, cujas obras já começaram com previsão de ser concluída em dezoito meses.

Os investimentos estão orçados em R$ 7 milhões com uma ampla modernização da Avenida Lauro de Freitas no conceito Cidade para Pessoas.

Determinação do Executivo: HGP detalha Decreto que deixa Comércio Varejista fechado em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O prefeito Herzem Gusmão Pereira fez suspense, mas optou por prorrogar medidas para combater a Pandemia do COVID-19 com o isolamento social. Com isso diversos setores comerciais e espaços públicos estão com atividades paralisadas. “Por recomendação do Ministério da Saúde, dos técnicos da nossa Secretaria Municipal de Saúde, definimos, junto ao Comitê de Crise, pela renovação do decreto que restringe o funcionamento do comércio em Vitória da Conquista por mais sete dias.

A medida tem o intuito de avaliar com mais cautela, observando os avanços da COVID-19, às normas técnicas que o Ministério da Saúde irá apresentar para combater a peste do Coronavirus e normalizar, dentro do possível, a rotina do nosso país”, escreveu HGP em sua conta do Instagram. Nesta segunda-feira (30) o BLOG DO ANDERSON detalha essa posição do Executivo Conquistense juntamente com o Decreto Nº 20.210 em vigor até o próximo domingo (5).

Lojistas Independentes: empresários buscam diálogo para reabrir o Comércio em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Um grupo de lojistas tem se reunido em busca diálogo com o prefeito Herzem Gusmão Pereira no intuito de debater o momento delicado vivenciado com a Pandemia de Coronavírus que afetou em cheio o Comércio de Vitória da Conquista que está fechado desde o dia 23 de março. Conforme o Decreto Nº 20.210 a medida “fica renovado por mais sete dias”, ou seja, até 5 de abril. No início da noite deste domingo (29) o BLOG DO ANDERSON conversou com o empresário Saulo Bruno Araújo de Barros, de 31 anos, que externou a situação vivenciada pela categoria que está acarretada de compromissos, mas sem os recursos para realização dos pagamentos de cargas tributárias, fornecedores, alugueis e os salários dos funcionários.

“Precisamos da sua ajuda para você nos ajudar a resolver o problema. O que o senhor falar ´vamos resolver de tal forma’: vamos evitar aglomeração, vamos atender tal pessoa por vez, vamos fazer de tudo que for possível. Agora peço encarecidamente que não tem condições de deixar nossas lojas fechadas, porque se não o senhor vai enfrentar uma demissão em massa no nosso Comércio. E aí nossos colaboradores vão para a porta do senhor pedir o salário, o sustendo, aí o senhor estará enfrentando duas crises de uma vez, ao invés de estar enfrentando só uma”, apelou Saulo Bruno nessa vídeoreportagem gravada na Praça Nove de Novembro.

Resgate de Urgência: condutor perde o controle e carro invade praça em Vitória da Conquista

Fotos: Reprodução | Partiu Conquista

Na quarentena de Pandemia do COVID-19, o final de semana tem sido com muitos acidentes de trânsito em Vitória da Conquista.

O destaque dessa vez aconteceu no final da noite do sábado (28) na Praça do Gancho, que fica entre as Avenidas Bartolomeu de Gusmão e Juracy Magalhães, onde o condutor perdeu o controle da direção e o carro acabou invadindo o espaço público e parando após colidir numa árvore.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, consoante as imagens reproduzidas pelo BLOG DO ANDERSON através do Partiu Conquista [@partiuconquista]. A 77ª Companhia Independente de Polícia Militar do Estado da Bahia foi acionado para o registro da ocorrência.

Ocorrência na BA-263: Conquistense sofre acidente na Serra do Marçal; veja os detalhes no vídeo

Foto: Reprodução | Instagram

A Serra do Marçal é considerara como um dos trechos mais perigoso das rodovias do Estado da Bahia, onde sempre acontecem acidentes. Na tarde deste sábado (28) o fato envolveu o ativista social Durval César Costa Filho, de 26 anos.

Em vídeo compartilhado em sua conta do Instagram César mostrou a circunstância e a situação em que ficou o carro. César da Farmácia, como é conhecido o pré-candidato ao Legislativo Conquistense nestas Eleições 2020, sofreu leves ferimentos.

Alerta no Centro Sul Baiano: ex-prefeito de Itororó testa positivo para o Coronavírus

Foto: Divulgação

O ex-prefeito de José Adroaldo Silva de Almeida, de 57 anos, testou positivo para o Coronavírus. O anúncio foi do próprio paciente através de vídeo enviado ao BLOG DO ANDERSON na tarde deste sábado (28).

De acordo com o advogado filiado ao Partido dos Trabalhadores, no momento não apresenta mais os sintomas que apareceram no dia 20 de março. Ele está em isolamento social junto com os sua família.

Grave Acidente: carro que levava quatro jovens pega fogo após derrubar poste em Vitória da Conquista

Foto: WhatsApp | BLOG DO ANDERSON

Um carro pegou fogo após bater e derrubar um poste em Vitória da Conquista. O acidente registrado no início da madrugada deste sábado (29) aconteceu no Corredor Perimetral José Fernandes Pedral Sampaio, defronte ao Condomínio Residencial Grenn Ville.

 

Quatro ocupantes do veículo sofreram leves ferimentos e foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. O 7º Grupamento de Bombeiros Militar controlou as chamas. A 77ª Companhia Independente de Polícia Militar do Estado da Bahia registrou a ocorrência.

Pandemia de Coronavírus: professor conta que aguarda autorização para voltar do Equador para Vitória da Conquista

Foto: Reprodução

Um professor de Vitória da Conquista está impedido de voltar ao Brasil depois que os Aeroportos do Equador foram fechados como medida a pandemia do coronavírus. Ivan Sobrinho, que está no país há três meses, conta que aguarda autorização para consegui viajar. Ele foi para o Equador em dezembro do ano passado para estudar. Apesar disso, tem tentado retornar para a Bahia desde o dia 16 de março, mas sem sucesso. “Eu, juntamente com 130 brasileiros, estou aqui preso no Equador, porque desde o dia 16 de março, o governo fechou todos os aeroportos. Os voos comerciais não podem mais ingressa, ao não ser os voos humanitários que vem vazios para retirar a população estrangeira”, disse. Ele conta que chegou a receber uma informação da Embaixa Brasileira no Equador de que conseguiria viajar, mas, até a quinta-feira (27) não tinha recibo mais retorno.

“Tem oito dias que estou em Quito, porque, na sexta-feira passada [dia 20 de março], uma diplomata da Embaixada Brasileira em Quioto me ligou e disse que eu teria que vim rapidamente para Quito. [Dizendo que] A qualquer momento deveria ter avião para fazer a repatriação. Mas não tem prazo nenhum”, falou. O Ministério das Relações Exteriores informou que, assim como a Embaixa do Brasil em Quito, trabalha para permitir a rápida repatriação de todos os brasileiros que queiram voltam ao Brasil. Informou ainda que 131 dos 152 brasileiros já estão em Quito, muitos retornados do interior de Galapagos. E que no momento negocia como se dará a repatriação para o Brasil. Até a sexta-feira (27), quando a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) divulgou o último boletim, a Bahia tinha 123 casos confirmados do novo coronavírus.

Manifestações na Cidade: nas ruas, lojistas pedem a imediata reabertura do Comércio em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Uma mobilização de lojistas pede a reabertura do Comércio de Vitória da Conquista. O Decreto Nº 20.202 está em vigor até o domingo (29), mas empresários saíram em carreta expondo as preocupações neste momento de crise provocada pela Pandemia de Coronavírus.


Do Boulevard Shopping os empresários passarão pelo Paço Municipal, Centro até chegar na Zona Oeste Conquistense. A Câmara de Dirigentes Lojistas e a Associação Comercial e Industrial de Vitória da Conquista enviaram a demanda através de uma carta ao prefeito Herzem Gusmão Pereira.

Quarentena na Cidade: HGP mantém lojas da CDL, bares, restaurantes e academias fechados em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A pedido da Câmara de Dirigentes Lojistas o prefeito Herzem Gusmão Pereira determinou o fechamento das lojas para a Quarentena de Coronovírus, mas agora a própria CDL quer que o Decreto Nº 20.202 seja revogado. Na noite da quinta-feira (26) a Câmara de Dirigentes Lojistas e a Associação Comercial e Industrial de Vitória da Conquista sugeriram a reabertura das lojas. Antes disso, em vídeo, HGP flexibilizou para alguns setores, mas ainda não tinha conhecimento do pleito da CDL, instituição presidida por Ana Sheila Lemos Andrade, a sua possível vice-prefeita para disputar às Eleições 2020.

“Em relação ao varejo, às lojas que são comandadas com a liderança forte da CDL, que é uma instituição que goza de grande conceito e de grande credibilidade, a CDL tem uma enquete e essa enquete recomenda o fechamento das lojas. Nós vamos respeitar a CDL. Portanto o decreto não alcança as lojas, o setor varejista, atacadistas, todos esses setores comandados pela CDL”, afirmou Gusmão Pereira. Na manhã desta sexta-feira (27) diversos empresários e também desportistas vão sair às ruas pedido as reaberturas das lojas e também de academias de práticas esportistas.

TV UESB: possível subnotificação de casos deixa Vitória da Conquista em alerta com a Pandemia de Coronavírus

Maior município do Centro Sul Baiano, Vitória da Conquista recebe milhares de visitantes diariamente, no entanto a Pandemia Coronavírus mudou a sua rotina. Isso tem criado muita gente curiosa e o BLOG DO ANDERSON é acionado a todo instante por internautas em busca de informações sobre o assunto. O resumo diário é lançado na coluna Boletim Epidemiológico fornecido pela Secretaria Municipal de Saúde, mas sem maiores detalhes. Atualmente 60 pacientes aguardam resultados do Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz, em Salvador. A reportagem do UESB Notícias que foi ao ar na noite deste terça-feira (24) detalha os fatos com a sua subnotificação de casos.

Reportagem detalhada do BMD: prevenções e outras notícias sobre o Coronavírus em Vitória da Conquista

A reportagem do Bahia Meio Dia que foi ao ar nesta terça-feira (24) detalhou prevenções e outras notícias sobre a pandemia de coronovírus em Vitória da Conquista. O entrevistado foi o secretário municipal de Saúde, Alexandro Nascimento Costa. Até o momento nenhum paciente foi testado positivo, mas um pouco mais de cinquenta ainda aguardam resultados das amostras enviadas ao Laboratório Central da Bahia.

Tempestade no Centro Sul Baiano: ruas alagadas e carros são arrastados pela enxurrada em Anagé

Foto: WhatsApp | BLOG DO ANDERSON

A forte chuva que caiu em Anagé, Centro Sul Baiano, deixou diversas ruas da cidade alagadas entre a noite de domingo (22) e a madrugada desta segunda-feira (23). Vídeos compartilhado com o BLOG OD ANDERSON mostram a situação. Nas imagens dá para ver ainda que um carro quase foi arrastado pela correnteza. Conforme Aderoaldo Pereira da Silva, coordenador da Defesa Civil, por causa da situação, duas casas desabaram e outras foram alagadas. Há registro de desabrigados e desalojados também. De acordo com a Defesa Civil, a situação ocorreu depois que uma lagoa da cidade transbordou, após receber grande quantidade de chuva.

Por volta das 10 horas, não chovia em Anagé. O bairro dos Imbuzeiros foi um dos mais afetados. Os casos de desabrigados e desalojados foram registrados nessa localidade. Apesar disso, a Defesa Civil não soube estimar a quantidade de pessoas nessa situação. Já no Centro Anageense, duas casas desabaram. Apesar do susto, não houve feridos já que os imóveis estavam vazios. Segundo a Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a previsão é que esta segunda seja marcada por tempo nublado, com pancadas de chuva. A minima será de 19ºC, já a máxima chegará a 32ºC.

Pandemia de Coronavírus: Brasil tem 1.128 casos confirmados e 18 mortes CONVID-19

Na tarde deste sábado (21), o Ministério da Saúde atualizou os números do Coronavírus no Brasil. Já são 1.128 casos confirmados com 18 mortes. O secretário João Gabbardo dos Reis ainda falou em entrevista coletiva que o país terá dentro de uma semana 5 milhões de testes rápidos para facilitar o diagnóstico da doença.

Operação de Urgência: carro pega fogo em Vitória da Conquista; Corpo de Bombeiros controlam as chamas

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Um carro de passeio pegou fogo em Vitória da Conquista. O fato aconteceu por volta das 22h15min desta sexta-feira (20), no Corredor Perimetral, trecho da Mora dos Pássaros III, no bairro Felícia.

Acionado por populares através do Centro Integrado de Comunicação (CICOM), guarnições do 7º Grupamento de Bombeiros Militar apagaram as chamas. Ninguém ficou ferido. As causas do incidente são desconhecidas.