Diário Oficial da União | Ministério reconhece situação de emergência por conta da seca em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Diário Oficial da União publicou na quarta-feira (23) a Portaria Nº 2.492, o Ministério do desenvolvimento Regional, através da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, que reconhece a Situação de Emergência por conta da estiagem em Vitória da Conquista, Bom Jesus da Serra, Boa Nova e Encruzilhada, no Centro Sul Baiano. A Situação de Emergência tem o objetivo de estabelecer uma condição jurídica especial a fim de facilitar a gestão administrativa pública para a execução das ações de socorro e assistência humanitária à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas atingidas por desastre, no caso a seca. Essa ação especial permite que seja dispensada a licitação para as contratações que visem à aquisição dos bens necessários ao atendimento emergencial e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 dias consecutivos e ininterruptos, contados da ocorrência da emergência ou calamidade, vedada a prorrogação dos respectivos contratos.

Vítima da COVID-19 | Frankney da Silva Souza, aos 46 anos

Foto: Reprodução | Facebook

Em nota nesta quinta-feira (24), a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Governo do Município de Jequié, manifesta publicamente o seu mais profundo pesar pelo falecimento do Comandante da Guarda Municipal, o servidor público, Frankney da Silva Souza, que, durante 26 dos seus 46 anos, atuou com brio, coragem e dedicação às causas públicas, tendo sido o responsável por implementar avanços, técnicos e estruturais, na instituição, ao mesmo tempo em que desenvolveu ações importantes para a valorização profissional e humana dos demais colegas de farda. O Comandante Frankney da Silva Souza trabalhou, incansavelmente, no enfrentamento à Pandemia do Coronovírus, operacionalizando a participação da Guarda Municipal em ações táticas com as demais forças de segurança, tanto de forma fiscalizadora quanto no cumprimento da ordem pública, colocando-se, muitas vezes, na linha de frente. Vítima da doença que ajudou a combater, a COVID-19, o Comandante Frankey sempre buscou a melhoria da prestação de serviços à população, deixando ao município de Jequié um legado de profissionalismo, dedicação e amor ao seu ofício. O Executivo Municipal decreta luto oficial por três dias, ao tempo que apresenta as condolências aos familiares, amigos e aos homens e mulheres que compõem a Guarda Municipal.

Boletim Médico | Ananda Gomes tem boa evolução no tratamento contra a COVID-19 em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação | Família

Diagnosticada com a COVID-19, Ananda Rodrigues Gomes, de 9 anos, que é de Itororó, foi transferida de Itapetinga para Vitória da Conquista, onde segue na Unidade de Pronto Atendimento do IBR Hospital. Em contato com o BLOG DO ANDERSON na manhã desta quarta-feira (23), a professora Geisa Rodrigues Gomes, atualizou o Boletim Médico e obviamente está muito agradecida com a solidariedade que tem recebido dentro e fora do IBR Hospital. Atualmente, 50% dos pulmões da paciente ainda estão comprometidos, mas com uma grande evolução do quadro do dia anterior. “O médico veio aqui agora, conversou comigo, falou que a tomografia que fez ontem deu 50% de comprometimento no pulmão e hoje vai fazer um ECO para ver se está com algum probleminha no coração. Porém, o tratamento é isso que está fazendo e ela está evoluindo bem. Se tudo continuar como está nas próximas 72 horas pode ser que esteja tirando o tubo. Graças a Deus, graças a Deus hoje estou contente com a notícia, estou otimista, o médico muito bom, conversou comigo aqui direitinho”, comentou Geisa. “O médico me deu esperança que vai ficar tudo bem, que ela está evoluindo bem. Ela está respondendo o tratamento. Ainda está crítico, mas a gente está com melhoras já”, complementa.

Praça da Escola Normal | escuridão, lixo e depredação tiram a beleza do que foi um Cartão Postal em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Praça Crésio Dantas Alves, popularmente conhecida como Praça da Normal, é mais um espaço público abandonado em Vitória da Conquista. Na manhã da segunda-feira (21) o BLOG DO ANDERSON esteve in loco observando a sujeira e sinais da depredação. Garrafas de bebidas alcóolicas e copos descartáveis poluem o espaço. O Parque Infantil e Academia ao Ar Livre também receberam ataques de vândalos. À noite a escuridão domina.

A Primavera começou na manhã desta terça-feira (22), mas a data não pode ser comemorada nessa Praça Pública que merece atenção especial por parte do prefeito Herzem Gusmão Pereira, do Movimento Democrático Brasileiro, ou através de parceria com empreenderes que ocupam os Quiosques de Alimentação. Pelo menos um deles propôs o projeto de segurança e limpeza, mas não obteve sucesso junto a Prefeitura de Vitória da Conquista.

Diário da Justiça | após retomadas das aulas, TJ-BA determina e fechamentos de escolas em Brumado

Foto: Reprodução

O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) determinou, nesta segunda-feira (21), que a Prefeitura de Brumado, suspenda, imediatamente, a portaria que determina a retomada das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino e mantenha as escolas fechadas. A informação foi divulgada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA). As aulas presenciais em unidades públicas e particulares estão suspensas em todo o Estado, desde março, quando o governo da Bahia publicou um decreto que determinava a interrupção das atividades por causa da Pandemia do Coronvavírus. As atividades escolares de forma presencial na cidade voltaram nesta segunda, com baixa adesão dos alunos. A medida da prefeitura vai contra o decreto estadual que suspende todas as atividades presenciais nas escolas da Bahia, desde março. segundo o Governo do Estado da Bahia, apesar do decreto, as Prefeituras podem tomar decisões próprias em relação as unidades escolares porque a norma estadual funciona como uma “baliza” e não taxativa para impedir o retorno.

Tragédia em Livramento de Nossa Senhora | duas pessoas ficam feridas e nove cavalos morrem na BA-158

Foto: Divulgação | CIPR

Duas pessoas ficaram feridas, entre elas um adolescente de 17 anos, após o caminhão onde estavam tombar na BA-158, entre Livramento de Nossa Senhora e o distrito de Itanagé, no Centro Sul Baiano. O caso aconteceu nesta quinta-feira (17). Segundo a Companhia Independente de Polícia Rodoviária, alguns cavalos eram transportados nos veículos na hora do acidente, nove deles morreram no acidente. Não há detalhes sobre o que provocou o tombamento, que ocorreu no Km-384. O motorista do caminhão teve ferimentos leves, e o adolescente ficou gravemente ferido. Os dois foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Livramento de Nossa Senhora. Não há detalhes sobre o estado e saúde deles.

Diário da Justiça | Justiça Eleitoral determinou remoção de faixas do PROS, PP e Podemos em Cândido Sales

Foto: BLOG DO ANDERSON

A 40ª Zona Eleitoral de Vitória da Conquista concedeu liminar ao ex-prefeito Hélio Fortunato Pereira, presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), contra a prefeita Elaine Pontes de Oliveira, bem como o Partido Progressistas, Partido Trabalhista Nacional e o Partido da Ordem Social. De acordo com Hélio Fortunato, no último dia 13 de setembro as três legendas [PP, Pondemos e o PROS] afixaram faixas na Rua Deputado Alves de Macedo, próximo a Igreja Sião e na Praça Moisés Felix dos Santos (Praça da Prefeitura), Centro de Cândido Sales, contendo data, local e horário de realização da Convenção Partidária. “Alega o Representante, ainda, que a Convenção Partidária dos partidos citados acima, será realizada na Rua Osvaldo Cruz, Bairro Lagoinha, no logradouro público denominado “Espigão”, com distância aproximada de 1KM (mil metro), onde foram afixadas as faixas. Sustenta que esse tipo de propaganda, deve ser realizada em âmbito estritamente partidário, conforme estabelece a Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições), e não pelas Ruas da Cidade”. Na decisão publicada no Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia desta sexta-feira (18), a Juíza Eleitoral Marcia da Silva Abreu determinou “que os representados retirem, em 24 horas, as faixas colocadas nas ruas da cidade, a uma distância superior a 200 metros do local de realização da convenção, sob pena de multa de vinte mil reais pelo descumprimento”.

Tribunal de Constas dos Municípios | prefeito de Encruzilhada é multado em R$ 8 mil e denúncia será apurada pelo MPF

Foto: BLOG DO ANDERSON

Foi publicado no Diário Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado da Bahia na última sexta-feira (11), o Processo Nº 16857e19 referente ao Termo de Ocorrência lavrado na Prefeitura Municipal de Encruzilhada. De acordo com a publicação, o prefeito Wekislei Silva Teixeira, do Partido Social Democrático, foi multado no valor de R$ 8 mil, bem assim determinação de representação ao Ministério Público Federal, além de advertência para adoção de providências por parte do gestor. Votaram com o relator, conselheiro Fernando Vita, os conselheiros José Alfredo Rocha Dias, Francisco de Souza Andrade Netto, Paolo Marconi e Substituto José Cláudio Mascarenhas Ventin. Foi presente o Ministério Público de Contas, representado pela procuradora Aline Paim Monteiro Rego Rio Branco. Ato: Acórdão nº 16857e19/2020.

Caso de Polícia | homem acusado de exercer profissão de advogado é preso após denúncias em Poções

Foto: BLOG DO ANDERSON

Em ação da Ordem dos Advogados do Brasil foi preso na última sexta-feira (11), um suposto bacharel em direito atuava ilegalmente como advogado em Poções, no Centro Sul Baiano. A operação ocorreu após a OAB receber denúncias sigilosas de clientes sobre a suposta prática irregular da advocacia. No escritório, o suspeito negou ser advogado e confessou apenas a atendimento jurídico. Ele foi conduzido pela 79ª Companhia Independente de Polícia Militar ao Distrito Integrado de Segurança Pública em Vitória da Conquista.

Operação Guilda de Papel | Justiça afasta prefeito e PF apura fraudes em contratos e desvio de verbas em Jequié

Fotos: ASCOM | DPF

Uma operação da Polícia Federal (PF) deflagrada nesta terça-feira (15) para combater crimes de fraude à licitação e a direitos trabalhistas, além de desvio de verbas públicas, em Jequié, no Centro Sul Baiano, cumpriu mandado judicial que determinou o afastamento do prefeito Luiz Sérgio Suzarte Almeida, o Sérgio da Gameleira, do Partido Socialista Brasileiro. O afastamento foi expedido pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região e vale por 60 dias. O G1 entrou em contato com a prefeitura de Jequié, que informou que, por enquanto, não vai emitir nota sobre o caso. Batizada de Guilda de Papel, a operação cumpre 10 mandados de busca e cinco medidas cautelares diversas da prisão. Além de Jequié, as ações são realizadas também em Feira de Santana.

De acordo com a PF, as investigações da operação começaram em 2019, depois que vereadores de Jequié fizeram representações relatando que uma suposta cooperativa teria vencido uma licitação para o fornecimento de mão de obra terceirizada, para prestação de serviço para diversas secretarias do município.

Nos documentos apresentados pelos vereadores, no entanto, a suposta cooperativa na verdade seria uma empresa intermediadora de mão de obra, que estaria cobrando valores muito superiores ao que eram pagos aos prestadores de serviço. Os vereadores identificaram ainda que “verbas fictícias” também estavam sendo pagas a pessoas que nunca integraram o quadro de funcionários da suposta cooperativa. A PF então analisou um pregão presencial feito pela prefeitura de Jequié, e identificou um contrato de R$ 29.264.658,72 para o fornecimento de profissionais para todas as secretarias.Ainda nas investigações, a PF também constatou que a licitação foi realizada em lote único, uma modalidade que contraria a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Constas da União (TCU). A licitação foi vencida pela suposta cooperativa.

Homicídio no Conjunto da Vitória | Alex é morto a tiros de revólver na Zona Oeste de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Mais um momento de violência é registrado no Conjunto da Vitória, que fica no bairro Patagônia, ao lado do Cemitério Municipal de Kadija, Zona Oeste de Vitória da Conquista. O fato deste domingo (13) aconteceu por volta das 16 horas, quando um homem conhecido como Alex foi alvo de tiros de revólver. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, a 78ª Companhia Independente de Polícia Miliar e o Departamento de Polícia Técnica foram acionados. O corpo passará por necropsia no Instituto Médico Legal e as investigações estão a cargo da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa da 10ª Coordenadoria de Polícia do Interior.

Tragédia em Barra do Choça | Binho morre ao lado de moto; corpo é removido ao IML em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Essa Ocorrência Policial vem de Barra do Choça, no Centro Sul Baiano. Lá um homem foi encontrado sem vida ao lado de sua motocicleta na manhã deste domingo (13). O fato aconteceu na estrada entre Barra do Choça e o povoado da Boa Vista, sendo registrado pela Guarda Municipal e 79ª Companhia Independente de Polícia Militar. O Departamento de Polícia Técnica, juntamente com o Plantão Central da Polícia Civil, investiga a situação para saber a causa da morte. O corpo de Binho foi removido ao Instituto Médico Legal em Vitória da Conquista.

Violência em Barra do Choça | homem é morto a tiros

Foto: BLOG DO ANDERSON

Um homem de 22 anos foi alvo de atentado em Barra do Choça. O crime aconteceu em um Conjunto Habitacional no início da tarde desta quarta-feira (9). A vítima chegou a receber atendimento de urgência, mas faleceu no local. A Guarda Municipal, 79ª Companhia Independente de Polícia Militar juntamente com o Departamento de Polícia Técnica registraram a ocorrência que será investigada pela Delegacia Territorial de Polícia Civil. O corpo passa por necropsia no Instituto Médico Legal em Vitória da Conquista.

Eleições 2020 | ainda sem nomes da oposição, Hagge está confiante na reeleição à Prefeitura de Itapetinga

Foto: BLOG DO ANDERSON

O advogado Rodrigo Hagge Costa, do Movimento Democrático Brasileiro, tem feito uma transformação considerável no Município de Itapetinga. Com 31 anos, o prefeito Rodrigo Hagge está entre os mais novos gestores do Brasil e agra está na corrida para mais um mandato de quatro anos. Nesta quarta-feira (9) Hagge esteve em Vitória da Conquista para a Convenção Municipal do MDB, PTB e DEM que confirmou o prefeito Herzem Gusmão Pereira com a empresária Ana Sheila Lemos como candidatos pela Coligação Cidade para Todos nestas Eleições 2020. Na ocasião ele falou ao BLOG DO ANDERSON com otimismo nas urnas do dia 15 de novembro. “Com certeza, estamos trabalhando para isso, um trabalho duro de mais de três anos e meio. Com fé em Deus vai dar certo no dia 15 de novembro de 2020”, afirmou. Agora para o emedebista montar estratégias precisa desmiuçar o cenário político, porém ainda não tem conhecimento de quem serão os nomes da Oposição Itapetinguense. “Ainda não lançaram candidato, a gente está na expectativa de saber quem será o candidato da oposição”, completou.

Tragédia em Itambé | homem morre carbonizado em casa

Foto: WhatsApp | BLOG DO ANDERSON

Um homem foi morreu durante incêndio em Itambé, no Centro Sul Baiano. A tragédia aconteceu na noite desta quarta-feira (9) na localidade do Paraguai, que fica no bairro Felipe Achy. Vizinhos até que tentaram, mas não conseguiu salvar a vítima que dividia o imóvel com a sua companheira. A 8ª Companhia Independente de Polícia Militar juntamente com o Departamento de Polícia Técnica registraram a ocorrência. O corpo foi removido ao Instituto Médico Legal em Itapetinga.

Incêndio do Foguetório | Convenção de Herzem e Sheila Lemos começou “pegando fogo” em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Mediterrâneo Complexo para Eventos recebe nesta quarta-feira (9) a Convenção Municipal da “Cidade para Todos”, coligação que apresenta o prefeito Herzem Gusmão Pereira e a empresária Ana Sheila Lemos Andrade à Prefeitura de Vitória da Conquista nestas Eleições 2020. No entanto, na abertura de longe foi ouvido o foguetório e logo depois a nuvem de fumaça num terreno defronte ao Mediterrâneo Complexo para Eventos.

De acordo com informações colhidas pelo BLOG DO ANDERSON junto a organizadores, o 7º Grupamento de Bombeiros Militar foi acionado, mas enquanto as guarnições não chegaram o trabalho foi executado pelo secretário municipal de Serviços Públicos, Luís Paulo Sousa Santos. Ele mesmo segurou a mangueira do Carro Pipa no intuito de acabar com o incidente que tem causado muitos transtornos e deixa um sinal de alerta.

Eleições 2020: Candinho Araújo é lançado com Ivan Fernandes à Prefeitura Municipal de Itambé

Foto: Divulgação | PSD

Aconteceu no último domingo (6), a Convenção do Diretório Municipal do Partido Social Democrático (PSD), que apresentou os seus pré-candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador para às Eleições 2020 em Itambé. Com apoio dos partidos Cidadania, PSDB, PSL, PTB e Republicanos, o PSD confirmou a pré-candidatura de Candinho e Ivan Fernandes. O encontro político, que ocorreu na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) contou com um número limitado de pessoas e atendeu todos os requisitos de prevenção ao COVID-19. O evento foi aberto com uma justa homenagem ao saudoso Iderval Nolasco Dias, o Charlinhos, que faleceu na última semana. O ex-vereador de cinco mandatos, Charlinhos era amigo pessoal de longa data de Candinho e Ivan, e fiel ao grupo. O Ato contou participação por vídeo do senador Otto Alencar (PSD-BA), o deputado federal José Nunes (PSD-BA) e o deputado estadual Tiago Correia (PSDB), que declararam apoio à chapa.

Tragédia em Tremedal | homem de 44 anos morre após queda de moto em mata-burro de Lagoa Preta

Fotos: Divulgação | 80ª CIPM

Um homem de 44 anos morreu numa tragédia em Tremedal, no Centro Sul Baiano. O acidente aconteceu no início da noite deste domingo (6) em Lagoa Preta.

De acordo com informações da 80ª Companhia Independente de Polícia Militar Paulo Eduardo Rocha Bandeira seguia em sua motocicleta Bros, quando acabou caindo na passagem por um mata-burro, que é um tipo de ponte simples e muito usado na Zona Rural.

Com a força do impacto, Eduardo foi projetado e o capacete se soltou de sua cabeça. A vítima estava sozinha no momento. O corpo foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica ao Instituto Médico Legal em Vitória da Conquista.

Tragédia no Centro Sul Baiano | uma pessoa morre e quatro ficam feridas após carro capotar em Barra do Rocha

Fotos: Reprodução | Giro em Ipiaú

Uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas após o carro onde estavam capotar na BR-330, na altura de Barra do Rocha, na Mesorregião Centro Sul Baiano, na tarde deste sábado (5). A informação foi confirmada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Jequié, que atende no trecho.

Não há detalhes sobre o que provocou o acidente. Informações iniciais apontam que o motorista do veículo perdeu a direção em uma curva. Três dos feridos foram socorridos e levados para um hospital em Ipiaú. O quarto foi encaminhado para o Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié.

Não há informações sobre o estado de saúde deles. Ainda de acordo com a PRF, o quinto passageiro morreu no local. Não há detalhes sobre a identidade da pessoa. O corpo foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) ao Instituto Médico Legal de Jequié. Com informações do G1 Bahia.