Tragédia no Norte de Minas Gerais | batida entre dois carros deixa três mortos em Espinosa

Foto: Reprodução | Wagner Oliva

Uma batida entre dois carros deixou três mortos na MGC-122, em Espinosa, Norte de Minas Gerais, nesta terça-feira (22). Segundo as primeiras informações da Polícia Militar Rodoviária, os veículos transitavam em sentidos opostos da rodovia. O acidente ocorreu no KM 26. As causas do acidente serão investigadas. A PMRv, informou também que as três vítimas, do sexo masculino, viajavam no mesmo automóvel, que pegou fogo após a batida e foi parar fora da pista.

Com o impacto, os homens foram arremessados do carro e morreram no local. Ainda de acordo com as primeiras informações da polícia, no outro veículo estavam uma mulher, um homem e um adolescente. Segundo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, um homem, de 54 anos, teve fratura no braço direito, a mulher, de 49, teve fratura nos membros inferiores e no braço direito. Já o adolescente, de 14 anos, teve trauma abdominal e lombar. As três vítimas foram levadas para o hospital de Espinosa.

Alerta no Centro Sul Baiano | Secretaria confirma novas variantes de Coronavírus em Itapetinga

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Secretaria Municipal de Saúde de Itapetinga confirma nesta quarta-feira (24), por meio de nota ao BLOG DO ANDERSON, que as novas variantes do Coronavírus estão circulando. A constatação foi feita com base em informações repassadas pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde com a notificação da variante SARS-CoV-2 (VOC 202012/01), da Linhagem B.1.1.7, (Reino Unido), de uma amostra de RT PCR coletada por um Laboratório da rede privada. O paciente é jovem, do sexo masculino e passa bem em sua residência. Leia a íntegra.

Alerta do Coronavírus | com aumento do número de casos, Guanambi decreta Lockdown por 10 dias

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Prefeitura Municipal de Guanambi, no Centro Sul Baiano, acaba de anunciar o início do Lockdown a partir do dia 1º de março. A decisão do fechamento total por 10 dias é por causa do aumento do número de casos da Pandemia do Coronavírus e a falta de Leitos Hospitalares. As vagas da Unidade de Pronto Atendimento e do Hospital Regional de Guanambi que foram duplicados nesta data, já estão todos ocupados.

Pendência Financeira | Santa Casa não recebe da Prefeitura de Vitória da Conquista desde o ano passado

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Santa Casa de Misericórdia de Vitória da Conquista tem o reconhecimento como uma das mais sólidas Instituições de Saúde do Centro Sul Baiano com relevantes serviços prestados à Comunidade Conquistense, no entanto ainda sofre com o atraso dos serviços prestados à Secretária Municipal de Saúde. Em contato com o BLOG DO ANDERSON, servidores lotados no Hospital São Vicente de Paulo voltaram a reclamar dos atrasos salariais. “Estamos aqui aguardando o pagamento, mas dependente da Prefeitura liberar. Faça um apelo aí Anderson para ver se o prefeito ou a prefeita libere isso para que possamos pagar nossas contas”, apelou uma profissional sem querer se identificar.

Procurado pelo BLO GDO ANDERSON, o provedor Abmael Alves Brito informou que “existem algumas pendências junto a SMS, que nos informou que irá regularizar nos próximos dias”. A manifestação aconteceu no dia 13 de fevereiro, mas até essa segunda-feira (22) nada havia sido resolvido. Há duas semanas o BLOG DO ANDERSON buscou informações junto a Secretaria Municipal de Comunicação, mas nada foi respondido até uma conversa direta com a prefeita em exercício Ana Sheila Lemos Andrade, do Democratas, mas ainda não era do seu conhecimento.

Sobre os pagamentos, ela disse que tá só aguardando o resultado da auditoria para liberar”, informou a prefeita após contatar a secretária municipal de Saúde Ramona Pereira Cerqueira.  Em nota no dia 17 de fevereiro, a “Secretaria Municipal de Saúde esclarece que auditorias são realizadas para confronto de informações e avaliação dos serviços prestados pela instituição ao Município”. Outro que se manifestou foi o presidente do Parlamento Conquistense, Luís Carlos Batista de Oliveira, o Dudé, do Movimento Democrático Brasileiro, que se disponibilizou a intermediar esse empecilho, cuja dívida ultrapassa os R$ 4 milhões.

Incendio na RHI Magnesita | vazamento de tubulação causa pânico pela madrugada em Brumado

Fotos: WhatsApp | BLOG DO ANDERSON

Um vazamento na tubulação de uma mineradora, no Vila Presidente Vargas, em Brumado, Centro Sul Baiano, causou pânico em imagens que o BLOG DO ANDERSON teve acesso na noite de sexta-feira (19).

Apesar do susto, ninguém ficou ferido. A Companhia investiga o que causou um rompimento de tubulação de água dentro de um forno da mineradora. Por causa desse rompimento, a água vazou no local e houve a projeção do sínter, que é um material mineral poroso, que estava no local para ser superaquecido.

Ainda segundo a empresa, esse material é incandescente e, como a região onde ela fica é muito escura, o material pareceu pegar fogo. A área foi isolada, e uma equipe elétrica fez desligamento total do forno.

Nota Pública: A RHI Magnesita confirma que, na madrugada do dia 19 de fevereiro, ocorreu uma projeção de sínter em um de seus fornos, da unidade de Brumado. Os procedimentos preventivos de segurança foram seguidos adequadamente, garantindo a segurança de nosso pessoal e de nossas operações. O espaço foi isolado para a contenção imediata do material. Vale esclarecer que, apesar da alta temperatura do sínter e de sua característica incandescente, não houve incêndio no local. As causas ainda estão sendo apuradas pela empresa, que reitera seu compromisso com a segurança e com a transparência de suas ações.

Boletim do Coronavírus | criança de apenas um ano morre no trajeto entre Licínio de Almeida a Itabuna

Foto: BLOG DO ANDERSON

Os impactos da Pandemia do Coronavírus atingem em cheio o Centro Sul Baiano. Dessa vez a vítima foi uma criança de um ano de idade portadora de Anemia Falciforme [doença hereditária (passa dos pais para os filhos) caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome Falciforme] que contraiu o patógeno e seguia de Licínio de Almeida para Itabuna, num percurso de mais de 500 quilômetros.

“Ela tinha essa comorbidade e foi regulada para Itabuna. No caminho teve essa situação e o SAMU dai de Vitória da Conquista prestou atendimento, mas ela não resistiu”, comentou o prefeito Frederico Vasconcellos Ferreira, do Partido Comunista do Brasil, por telefone com o BLGO DO ANDERSON na manhã deste sábado (20). Esse foi o quinto óbito pela COVID-19 em Licínio de Almeida. Em nota, a Administração Municipal explicou a situação e lançou o seu pesar.

Nota de Pesar | Valquíria Ribeiro da Silva, aos 43 anos

Foto: Divulgação | Família

A Comunidade do Lajedo, que fica na Zona Rural de Anagé, está em choque com o passamento de uma das suas personalidades mais ilustres: Valquíria Ribeiro da Silva. Aos 43 anos, ela foi sofreu um atropelamento na BA-262. Como detalhou o BLOG DO ANDERSON, a tragédia ocorreu quando tentava fazer a travessia para abastecer a sua motocicleta. O corpo foi trazido ao Instituto Médico Legal de Vitória da Conquista pelo Departamento de Polícia Técnica. O velório e sepultamentos acontecem na Comunidade do Lajedo neste sábado (20). Aos amigos e familiares, os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.

Movimento Cristão | com foco no diálogo, Arquidiocese lança a Campanha da Fraternidade em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) lançaram nesta quarta-feira (17) a Campanha da Fraternidade Ecumênica com o tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”.  

De acordo com o secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, a campanha será voltada ao diálogo para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual, em especial no contexto da política e da Pandemia do Coronavírus. “O vírus, já tão letal em si mesmo, encontrou aliados na indiferença, no negacionismo, no obscurantismo, no desprezo pela vida. Sejamos portanto aliados na responsabilidade, na lucidez e na fraternidade”, disse durante o lançamento virtual da Campanha.

O bispo explicou que o tema do diálogo é uma continuidade da Campanha do ano passado, sobre cuidado mútuo entre as pessoas, e não se trata de “querer que todos pensem do mesmo modo”, mas de perceber que a diferença é convite ao diálogo. “Perplexas pela pandemia, as igrejas que compõem o Conic e algumas igrejas observadoras uniram-se e identificaram nesse tema a mensagem que o nosso tempo necessita.

É triste ver que nosso tempo vem apresentando a marca da radicalização, da polarização e desrespeito às pessoas, em especial às mais simples e vulnerabilizadas”, disse. Em Vitória da Conquista o evento aconteceu na Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Vitórias sob a presidência do arcebispo metropolitano Dom Josafá Menezes da Silva.

Terror em Barra do Choça | bandidos incendiaram veículos no Fórum e viaturas da Guarda Municipal

Fotos: Divulgação | PMBC

Apesar de ser uma Cidade de Pequeno Porte, Barra do Choça, que fica a 31 quilômetros de Vitória da Conquista, é considerada entre os municípios mais violentos do Centro Sul Baiano. A ousadia dos bandidos é tão grade que na madrugada desta terça-feira (16) veículos no pátio do Fórum da Comarca de Barra do Choça, que fica ao lado da sede do Pelotão da 79ª Companhia Independente de Polícia Militar, e duas viaturas da Guarda Municipal foram incendiadas.

Em nota, “a Prefeitura de Barra do Choça lamenta profundamente o episódio violento ocorrido na madrugada desta terça-feira (16) em frente à sede da Guarda Municipal, onde duas viaturas e mais de 20 automóveis locados no pátio do fórum municipal foram incendiados. Os guardas que estavam de plantão no momento do incêndio foram surpreendidos pela ação, que segue sob investigação criminal. A Gestão manifesta total repúdio a toda forma de violência e ódio para com a segurança e bens públicos municipais”.

Incêndio de Madrugada | carros, motos e bicicletas são destruídos pelas chamas no Fórum de Barra do Choça

Foto: Divulgação | 7º GBM

Por volta das 3h30min desta terça-feira (16) uma guarnição do 7°Grupamento de Bombeiros Militar iniciou o combate a um incêndio em veículos no estacionamento do Fórum da Comarca de Barra do Choça. Todos os veículos estavam em chamas, sendo dezoito carros, oito motocicletas e uma bicicleta. Um preposto da Prefeitura de Barra do Choça prestou apoio com um carro pipa que realizou o abastecimento da Viatura do Corpo de Bombeiros durante o combate ao incêndio. O pátio é localizado nos fundos da 79ª Companhia Independente de Polícia Milita e a Guarnição de serviço, esteve presente durante toda a ocorrência.

79ª Companhia Independente de Polícia Militar | Comandante Alécio é promovido ao posto de Major

Foto: BLOG DO ANDERSON

Comandante da 79ª Companhia Independente de Polícia Militar com sede em Poções com atuações em Barra do Choça, Anagé, Planalto entre outros municípios do Centro Sul Baiano, Alécio Marques de Andrade acaba de ser promovido ao posto de Major pelo critério do merecimento. A divulgação veio no Diário Oficial do Estado da Bahia desta terça-feira (16) e o BLOG DO ANDERSON parabeniza o Major Alécio pela sua nova missão pelo bem da Segurança Pública.

Atentado em Cordeiros | casal é morto a tiros dentro de casa

Foto: Divulgação | 80ª CIPM

Localizado no Centro Sul Baiano a 160 quilômetros de Vitória da Conquista, o Município de Cordeiros é destaque no Plantão Policial. De acordo com a 80ª Companhia Independente de Polícia Militar, no início da madrugada desta terça-feira (16) a Guarnição foi acionada “via telefone e informados sobre a ocorrência de disparos de arma de fogo na Rua Jonas Caires Pessoa, Bairro Roberta Figueiredo”. “Ao chegar no local apontado, a guarnição avistou um portão de uma residência aberto, o que levantou suspeitas. Ao adentrar na casa, os policiais encontraram dois corpos, um homem e uma mulher, caídos ao solo e com ferimentos de disparos de arma de fogo. Diante da situação, a guarnição mobilizou a emergência médica, a qual, chegando ao local, constatou os óbitos. Nesse instante, a Guarnição acionou o Departamento de Polícia Técnica para que fosse feito o levantamento cadavérico, assim como permaneceu no local a fim de preservar a cena do crime”. Os cadáveres foram recolhidos ao Instituto Médico Legal em Vitória da Conquista. As investigações estão em curso.

Nota de Pesar | Kaio Lacerda Ferraz, aos 18 anos

Foto: Reprodução | Instagram

É com o mais profundo pesar que o BLOG DO ANDERSON comunica o passamento de Kaio Lacerda Ferraz. Ele foi guerreiro que lutou contra um câncer. Nascido em Tremedal, Kaio veio para Vitória da Conquista para estudar e também se tratar, chegando a ser hospitalizado em Itabuna e Recife, no Parnambuco.

O BLOG DO ANDERSON, a TV Sudoeste, a TV Cabrália e a TV UESB trataram sobre o assunto quando amigos e familiares se uniram em busca de apoio para a compra de um medicamento especial.

O Centro Territorial de Educação Profissional de Vitória da Conquista, onde Kaio cursava o 2º Ano, lançou uma nota desejando paz e força a família, amigos e colegas do jovem. As homenagens a Kaio Ferraz acontecem logo mais às 16 horas deste domingo (14), na Quadra Esportiva do Centro Educacional de Tremedal.

Nota de Pesar | Leonardo Cidreira de Farias, aos 48 anos

Foto: Reprodução | Facebook

“Perdi, hoje, um grande amigo, tio de minha esposa, sócio. Ainda sem acreditar. Agradeço a Deus por ter feito nossos caminhos se cruzarem. Obrigado por todo carinho, ensinamentos e admiração que tinha por mim. Era recíproco”, escreveu Luiz Henrique Malta, um dos grandes companheiros do advogado Leonardo Cidreira de Farias, falecido prematuramente neste sábado (13). Aos 48 anos, Léo foi vítima de complicações de saúde no IBR Hospital. “Fez uma bariátrica, foi tudo bem e teve alta. Após dias em casa, voltou pra o hospital e foi pra UTI. Teve alta da UTI e estava internado há 15 dias. Ontem à noite tinha retornado pra UTI. Teve duas paradas cardíacas e não resistiu”, comentou Henrique Malta. Cidreira participava do Programa Legal, na Mega Rádio, ancorado pelo também advogado Gustavo de Magalhães. Ele deixa esposa, filha e muitos camaradas. O velório e sepultamento acontecem em Jequié, no domingo (14). Aos amigos e familiares, os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.

Nota de Pesar | Claudionor Curcino de Eça, aos 75 anos

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Faleceu aos 75 anos, vítima das sequelas em decorrência da COVID-19, o empresário Claudionor Curcino de Eça. Às margens da BA-263, Seu Claúdio, que era primo do falecido empresário Codó [Clodoaldo Curcino de Eça], geria a Casa de Carnes Camponesa juntamente om o seu filho, Matheus Eça Alves.

Ele estava internado no Hospital Geral de Vitória da Conquista, onde veio a óbito neste sábado (13), quando o corpo seguiu para o sepultamento em Firmino Alves. As imagens do Acervo Fotográfico do BLOG DO ANDERSON foram registradas há quatro anos. Aos amigos e familiares, os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.

Informativo de Mandato | articulação de Fabrício garante construção de barragem e água encanada em Caetanos

Foto: Divulgação

O distrito de Caldeirão, na Zona Rural de Caetanos, agora conta com água encanada. O sistema foi inaugurado no sábado (6) e vai beneficiar cerca de 150 famílias. A água só pôde chegar à localidade após a construção da barragem de Parará, projeto que recebeu investimento de R$ 550 mil, recursos articulados pelos deputados Jean Fabrício Falcão e Alice Portugal, ambos do PCdoB, junto ao Governo do Estado da Bahia. O prefeito de Caetanos, Paulo de Reis destacou a ação: “Essa é uma das obras fundamentais para o município. É dessa barragem que levamos água encanada para o distrito de Caldeirão”. O gestor ressaltou que a parceria com o governador Rui Costa e os deputados Fabrício e Alice foi decisiva para a realização do projeto de barragem e do sistema de água. “Eu só tenho a agradecer o empenho dos nossos deputados, da nossa equipe de governo, dos nossos vereadores e da nossa base aliada”, destacou Paulo de Reis. Presente no ato de inauguração do sistema, o deputado Fabrício afirmou que possibilitar o acesso a água de qualidade aos baianos, especialmente em áreas mais áridas, é uma das prioridades de seu mandato. “Um projeto como esse traz inúmeros benefícios: melhora a saúde e a qualidade de vida das pessoas, porque é água na torneira, e também pode gerar desenvolvimento econômico, geração de emprego, especialmente na agricultura. Estou muito feliz em poder ajudar o prefeito Paulo de Reis e o povo de Caetanos a avançar com mais uma ação muito positiva que foi a construção da barragem e desse sistema de água”, falou Fabrício.

Nota de Pesar | Leandro Dias, em Tremedal

Foto: Reprodução | Instagram

O jovem na foto acima é Leandro Dias. Pai de uma linda filha, Léo era um homem muito querido em Piripá. Na tarde desta sexta-feira (12) ele foi vítima de um atentado juntamente com o seu amigo Wesley Leone, em Tremedal. Diversas manifestações surgem pelas Redes Sociais vindas de todos os cantos do Brasil. Informações sobre velório e sepultamento ainda não foram divulgadas. Aos amigos e familiares, os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.

Atentado no Matadouro Municipal Tremedalense | amigos mortos a tiros em Tremedal eram de Piripá

Foto: BLOG DO ANDERSON

Estão a cargo da Delegacia Territorial de Polícia Civil em Tremedal, as investigações sobre as mortes de dois jovens amigos na tarde desta sexta-feira (12). As vítimas atingidas por tiros de revólver foram encontradas no Matadouro Municipal de Tremedal, que fica às margens da BA-263. Ambas eram de Piripá. Pelas Redes Socais muitos internautas se manifestam sobre o atentado. A 80ª Companhia Independente de Polícia Militar registrou a ocorrência. Os corpos foram removidos pelo Departamento de Polícia Técnica ao Instituto Médico Legal em Vitória da Conquista.

Violência em Tremedal | dois jovens são encontrados mortos a tiros no Matadouro Municipal

Foto: BLOG DO ANDERSON

Localizado a 85 quilômetros de Vitória da Conquista, o pacato Município de Tremedal vivencia a violência nesta sexta-feira (12). De acordo com a 80ª Companhia Independente de Polícia Militar, durante patrulhamento uma Guarnição foi informada sobre uma fatalidade no Matadouro Municipal, que fica às margens da BA 263. Ao chegar no local, a guarnição deparou-se com dois homens ao solo, sem vida e com perfurações de tiros de revólver. Diante da situação, a guarnição acionou o Departamento de Polícia Técnica e permaneceu no local a fim de preservar a cena do crime.

Operação Backstage | Polícia Federal faz ação contra fraudes e desvio de verbas em Palmas de Monte Alto

Fotos: Divulgação | DPF Vitória da Conquista

A Polícia Federal cumpre, na manhã desta quinta-feira (11), um mandado de prisão preventiva e outros 12 de busca e apreensão, em uma ação contra fraudes em licitações e desvio de verbas públicas no Centrl Sul Baiano. Os crimes aconteceram em almas de Monte Alto. De acordo com a Polícia Federal, as investigações começaram há dois anos, quando surgiram informações sobre irregularidades nos processos de tomadas de preços feitos pela Prefeitura de Palmas de Monte Alto. De acordo com as informações, a Prefeitura estava favorecendo essa empresa, nos processos de construção de Unidades Básicas de Saúde, quadras esportivas e uma praça.

A Polícia Federal analisou que essa empresa foi a única participante das licitações, e venceu contratos que totalizam R$ 3.153.924. Ainda segundo a PF, esses mais de R$ 3 milhões foram pagos com recursos federais do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). O direcionamento das licitações era definido pelos gestores municipais e seus emissários. Além disso, os acordos das fraudes eram feitos com os próprios empresários beneficiados em reuniões antes dos resultados das licitações. A PF não detalhou nomes e cargos desses gestores municipais. Com isso, essas licitações eram então montadas por um dos investigados. A PF detalhou que, o nome desse investigado, não aparecia em nenhum documento, como forma de esconder o acordo. O nome dele também não foi divulgado, consoantes informações do G1 Bahia.

A Polícia Federal disse ainda que esse emissário do gestor municipal atuou para instruir testemunhas e investigados, que eram chamados para prestar depoimento na PF.  Além do mandado de prisão em Palmas de Monte Alto, os mandados de busca também estão sendo cumpridos em Sítio do Mato, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Pindaí e Sebastião Laranjeiras. A Operação Backstage remete à palavra bastidor, tudo aquilo que acontece por trás das câmeras, palco ou cenário. No caso desta investigação, remete-se à prática de reuniões prévias e secretas, onde eram tratados os termos do direcionamento de licitações