PESAR na UESB | Cristiano Braz Lima, aos 35 anos

Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON

É com pesar que o curso de licenciatura em Física da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, na modalidade EaD, informa à sociedade, o falecimento do estudante Cristiano Braz Lima, de 35 anos, que se deu na madrugada do dia 3 de janeiro. Ofuneral aconteceu em Alcobaça. Cristiano deixa esposa e três filhos. A UESB se solidariza com os familiares, amigos, colegas e decretA luto oficial de três dias na Instituição.

Violência em Nova Canaã | homem é morto a tiros

Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON

Um homem foi morto a tiros de revólver em Nova Canaã, no Centro Sul Baiano. O crime aconteceu na noite da sexta-feira (6). A vítima havia chegado de São Paulo recentemente e acabou sendo alvo do atentado em frente à casa onde estava residindo. O corpo foi removido ao Instituto Médico Legal de Itapetinga.

Boletim de Saúde | senador eleito Magno Malta sofre acidente em Hotel de Vitória da Conquita

Fotos: Edição | BLOG DO ANDERSON

O senador eleito pelo Espírito Santo Magno Pereira Malta, do Partido Liberal,precisou receber atendimento médico nesta segunda-feira (24), após um acidente em um hotel. O acidente aconteceu em Vitória da Conquista, após o blindex quebrar e machucar o parlamentar . Os estilhaços de vidro cortaram o rosto e o supercílio de Magno, bem acima do olho direito.

O político está em missão pelo Nordeste Brasileiro fazendo campanha para a reeleição do presidente da República Brasileria Jair Messias Bolsonaro, do Partido Liberal, nestas Eleições 2022. Mesmo sem o aval dos médicos do Pronto Atndimento UNIMED onde ele foi atendido, Malta viaja ainda hoje para continuar a campanha em favor do atual chefe do executivo.

Dia das Crianças | Unimed do Sudoeste com o “Zé Livrório e a Sanfona Voadora” em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Uma Ação Social da UNIMED do Sudoeste trouxe a magia para centenas de alunos da Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista na véspera do Dia das Crianças. O evento aconteceu na tarde desta terça-feira (11) com muita diversão ao lado do Boulevard Shopping Vitória da Conquista.

Na oportunidade, as crianças prestigiaram espetáculo musical, mágica e contação de histórias. Além da distribuição do livro de Cristóvão Cerqueira, que conta sobre a viagem do personagem Zé Livrório com sua trupe para alcançar o disco voador.

Cristóvão Cerqueira é natural de Morro do Chapéu e tem formação musical na Filarmônica Minerva. Desde o início da década de 90, coordena corais de música e, também, já fez carreira como cantor de forró, sob forte influência de Luiz Gonzaga. Com o passar do tempo, Cristóvão descobriu outra paixão: a educação infantil. Desde então, há mais de 20 anos, ele desenvolve um projeto de arte-educação com crianças e adolescentes.

E foi através do seu personagem Zé Livrório, que ele conseguiu expandir seus valores sobre a cultura e a educação. A Unimed do Sudoeste é uma cooperativa formada por médicos e por isso, entendemos que investir na arte, cultura e lazer é fundamental para garantir o bem-estar das pessoas por completo, especialmente das crianças. UNIMED Sudoeste, cuidar de você, esse é o plano.

Nota de Pesar | Maria Luiza Almeida Santana, aos 24 anos

Foto: Reprodução | Instagram

É com pesar que a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) informa o falecimento de Maria Luiza Almeida Santana, aluna do quinto semestre do curso de Pedagogia, campus de Itapetinga. A discente era natural de Itororó. O corpo será velado nesta sexta-feira (2), nem Bandeira do Colônia, distrito de Itapetinga, onde a estudante residia. Neste momento de dor e profunda tristeza, a UESB se solidariza com os familiares e amigos, e decreta luto oficial de três dias na Instituição e suspensão das atividades administrativas e acadêmicas do campus de Itapetinga.

Tragédia em Caculé | vítima de acidente, jovem de quinze anos morre no Hospital Geral de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Vítima de um acidente em Caculé, uma adolescente de quinze anos faleceu no Hospital Geral de Vitória da Conquista após intensa luta pela vida. Através do Decreto Municipal Nº 1.766, desta terça-feira (2), o prefeito Pedro Dias da Silva decretou luto oficial por três dias. “Nos solidarizamos com toda família e amigos enlutados neste momento. Ana Clara e Sebastião jamais serão esquecidos! Que eles descansem em paz”, destacou nota no Instagram. O funeral acontece em Caculé

Tragédia em Belo Campo | mulher morre, homem e criança socorridos ao Hospital Geral de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Uma tragédia na BA-630, Zona Rural de Belo Campo, deixou uma mulher morta, um homem e uma crianças gravemente feridos no início da tarde deste sábado (9). De acordo com informações apuradas pelo BLOG DO ANDERSON, o condutor da motociclista teria perdido o controle da direção, quando o veículo atingiu a guia e todos caíram ao chão. Eles iam da Fazenda Sussuarana ao Centro de Belo Campo. O corpo de Maria José Costa Silva, de 56 anos, foi removido ao Instituto Médico Legal de Vitória da Conquista. Os pacientes de 27 e 4 anos foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ao Hospital Geral de Vitória da Conquista. A 80ª Companhia Independente de Polícia Militar, Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica registrada a ocorrência.

Destaque Nacional | COOPMAC no I Workshop do Café do Planalto da Conquista com apoios da UESB e SEBRAE

Fotos: ASCOM | COOPMAC

O desejo pela qualificação do café reuniu professores, cooperativistas, cafeicultores e estudantes no 1º Workshop do Café do Planalto da Conquista, realizado no último dia 5 de maio pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e SEBRAE [Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas], com foco nos temas produção, pós-colheita e comercialização. A Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense marcou presença no evento, acompanhando as palestras, participando das atividades e realizando proposições para o desenvolvimento da atividade cafeeira na região do Planalto da Conquista.

O presidente da COOPMAC, Gilmar Dias de Oliveira parabenizou os realizadores do evento, destacando a importância do desenvolvimento e consolidação de uma identidade e de uma cultura de café na região, voltada sobretudo para os cafés finos. “Eu quero agradecer à UESB, o SEBRAE e aos organizadores do evento pela iniciativa, que eu acho muito importante. É uma forma da gente valorizar nossa região, agregando valores, sobretudo com os cafés finos, conquistando mais visibilidade nas cafeterias de todo o Brasil e do exterior”, destacou.

A professora Sylvana Naomi explicou que o Workshop teve o intuito de ser propositivo e efetivar mudanças concretas. “Esse evento tem um objetivo muito importante de congregar os atores da cadeia produtiva do café do Planalto da Conquista para elaborarmos as diretrizes principais, propondo soluções e definindo metas para que a gente consiga promover o desenvolvimento da cafeicultura na nossa região”. Josinete Viana, gerente regional do SEBRAE, acredita que o Planalto da Conquista deve reafirmar sua identidade cafeeira por meio da qualificação do produto.

“O SEBRAE, juntamente com a UESB, se propôs a realizar esse evento pela importância da cadeia da cafeicultura para a nossa região e por entender também que o café passa por um momento no qual quanto mais especializado for o nosso produtor, quanto mais conhecedor de tudo que o mercado vem trazendo de inovação, mais competitivo ele será”. Idimar Barreto, cafeicultor e cooperado, acredita que a COOPMAC deve ser protagonista em qualquer processo cafeeiro da região. “A Cooperativa conseguiu superar dificuldades, reestruturou sua administração, investiu em equipamento de primeira e deve protagonizar tudo que a gente tiver de cafeicultura. Agora, é sair da porteira para fora”.

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia | inscrições para o Vestibular terminam em 16 de maio

Foto: BLOG DO ANDERSON

O período de inscrições para o Vestibular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UES) termina na segunda-feira (16). Para participar é preciso se inscrever pela internet no site e efetuar o pagamento do boleto até a data de vencimento. As provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de junho, em Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. Após quase dois anos de Pandemia de Coronavírus aUniversidade retoma a realização dos exames com novidades, como a realização das provas pelo Instituto Avalia e a oferta exclusiva de cursos pelo processo seletivo. Neste processo, a UESB oferece 1.264 vagas em 47 opções de cursos. A seleção conta também com a reserva de vagas e cotas adicionais.

Ação da PRF | foragido da Justiça por homicídio é preso durante fiscalização na BR-116

Foto: ASCOM | PRF

Um foragido da Justiça por homicídio foi preso na BR-116, em Itaobim, Norte de Minas Gerais, nesta segunda-feira (9). Ele estava com banco do passageiro de um carro que foi abordado pela Polícia Rodoviária Federal durante uma fiscalização de rotina. Segundo a PRF, o homem, de 32 anos, estava sem documento com foto no momento da abordagem e durante consulta ao sistema, foi constatado que ele tinha um mandado de prisão em aberto por homicídio. A polícia não deu mais detalhes sobre o crime, apenas informou que o mandado foi expedido pela Justiça de Taiobeiras há dois anos. O homem foi conduzido à delegacia de Polícia Civil de Itaobim.

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia | Luiz Otávio Magalhães é reeleito para mais quatro anos na Reitoria

Foto: BLOG DO ANDERSON

Mariana Oliveira | Site O Avoador

Como já era esperado, a chapa única “Sonhos não envelhecem: UESB mais ciência, inclusão e cidadania”, dos professores Luiz Otávio Magalhães e Marcos Henrique Fernandes, foi eleita para mais quatro anos na gestão da reitoria da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Eles conquistaram a aprovação de 92% do total de votos, contra 4,5% de nulos e 3,4% de abstenções. Compareceram 2.395 eleitores. >>>>>.

Tragédia no Norte de Minas Gerais | capotamento deixa motorista ferido e passageiro morto na BR-251

Um motorista ficou ferido e um passageiro morreu em um capotamento na BR-251 nesta terça-feira (29). Conforme a Polícia Rodoviária Federal, o acidente ocorreu perto do KM 450, perto da Comunidade São Calixto, em Grão Mogol, Norte de Minas Gerais. Segundo as informações do Corpo de Bombeiros, eles seguiam em um caminhão que transportava um produto químico perigoso, o ácido dicloroisocianúrico seco. Por conta disso, foram acionados o Helicóptero Arcanjo 01 e viaturas de salvamento e de combate a incêndio, além de uma ambulância do Samu. Ainda de acordo com a corporação, o acidente causou a interdição do trânsito na rodovia, a Polícia Rodoviária Federal fez o controle do fluxo. Foi feita ainda a comunicação do fato para o Núcleo de Emergências Ambientais. O Corpo de Bombeiros informou que o motorista, de 22 anos, foi socorrido pelo Arcanjo 01. Ele apresentava suspeita de fratura na clavícula e hemorragia. O passageiro ficou preso às ferragens e não resistiu aos ferimentos.

Fotos: Edição | BLOG DO ANDERSON

Ação na Avenida Olívia Flores | Rede UniFTC oferece serviços de saúde em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A UniFTC Centro Universitário levou diversos serviços de saúde à Avenida Olívia Flores, em Vitória da Conquista, na manhã deste domingo (27). Num estande estavam professores e alunos dos cursos de Psicologia, Educação Física, Medicina Veterinária, Farmácia, Nutrição e Biomedicina.

Segundo o professor mestre Lucas Santana, “a nossa ação social tem o intuito de fazer aferição de pressão arterial, glicemia, orientações para os animais que estão passeando pela Olívia”.

“A gente trazer um pouco da academia para a comunidade e assim externalizar os nossos conhecimentos que nós vamos discutindo aqui com os nossos alunos da Rede UniFTC”, complementa.

Conforme a professora Beatriz Rocha, as pessoas que passaram pela estrutura forneceram dados para que posteriormente possam ser atendidas na Clínica da UniFTC para diversas áreas de saúde. O BLOG DO ANDERSON registrou esse momento em fotos que são compartilhadas na galeria abaixo.

Tragédia no Recôncavo Baiano | acidente com ônibus da Camurujipe deixa quatro mortos na BR-101

Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON

Um grave acidente envolvendo um caminhão, uma carro da Prefeitura de Tancredo Neves e um ônibus rodoviário da Auto Viação Camurujipe, deixou ao menos quatro pessoas mortas na tarde desta sexta-feira (25), na BR-101, na altura da localidade conhecida como Ibira, Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano. De acordo com informações preliminares, o acidente ocorreu no sentido Cruz das Almas. No Instagram a Prefeitura de Tancredo Neves divulgou as identificações das vítimas. Agentes da Polícia Rodoviária Federal foram acionados para a ocorrência. A linha em que o ônibus fazia, não foi informado, assim como não há informações sobre feridos no coletivo.

Segurança Pública | Polícia Rodoviária Federal entrega 50 pistolas e munições à Guarda Civil Municipal de Jequié

Fotos: Reprodução | Instagram

A Guarda Civil Municipal de Jequié, no Centro Sul Baiano, acaba de ter o seu arsenal reforçado através da Polícia Rodoviária Federal. Estivemos nesta segunda-feira (21), representando o prefeito de Jequié, Zé Cocá, na solenidade para recebimento de equipamentos para o arsenal da Guarda Municipal.

Fruto de um termo de cooperação técnica entre a administração municipal e a Polícia Rodoviária Federal, nos foram entregues 50 pistolas Taurus, modelo PT 100 e 5000 e munições tipo calibre 40.

Todos os materiais em bom estado de conservação e que, agora, passarão por revisão e, depois, serão testadas para, após essas etapas, serem encaminhadas à Guarda Municipal para serem empregadas, de forma efetiva, conforme a legislação de armas do Brasil”, informou Hassan Andrade Iossef, secretário de Governo do Município de Jequié.

Condomínio Residencial | Gráfico e DGE Empreendimentos lançam o VOG Parque Premier em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

“Viver bem é morar bem”, eis a proposta do VOG Parque Premier, Condomínio Residencial lançado pela Gráfico e DGE Empreendimentos ne noite desta quinta-feira (17), em Vitória da Conquista.

O VOG Parque Premier conta com 280 residências duplex de dois, três  e quatro quartos, uma ampla área de convivência social, lazer e esportiva.

O empreendimento está localizado no bairro Primavera, ao lado do VOG Primavera, VOG Allegro, Horto Premier e Lago Premier com fácil acesso pela Avenida Olívia Flores.

No vídeo e na Galeria de Fotos o BLOG DO ANDERSON traz um pouco dos detalhes do VOG Parque Premier que logo em breve estará recebendo os condôminos num espaço espetacular.

Justiça Federal | professora de Itambé é condenada por comentário racista contra indígenas nas Redes Sociais

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Justiça Federal condenou a dois anos e três meses de reclusão, uma professora de Itambé, no Centro Sul Baiano, por um comentário racista contra indígenas feito nas Redes Sociais. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (10) pelo Ministério Público Federal (MPF). A professora, que não teve a identidade revelada, foi denunciada pelo MPF por crime de racismo. O órgão informou que tomou conhecimento do fato por meio de uma representação feita à Sala de Atendimento ao Cidadão, onde foi anexada um “print” de uma mensagem ofensiva publicada no Facebook. Os detalhes do conteúdo da postagem não foram divulgados. Como a pena privativa de liberdade pôde ser enquadrada nos casos em que o Código Penal permite a substituição por penas restritivas de direitos, a Justiça Federal converteu a pena de prisão na pena de prestação de serviços à comunidade ou a entidades públicas. Além disso ela terá que pagar quatro salários mínimos à entidade social. O crime foi cometido em outubro de 2019, quando a professora postou no perfil da sua rede social uma mensagem discriminatória e preconceituosa em relação a uma etnia indígena. Durante interrogatório em juízo, a professora confessou o ato criminoso. Com o decorrer do inquérito policial, o MPF considerou que não houve exercício do direito à livre expressão do pensamento, já que a condenada “instigou o pensamento preconceituoso a respeito dos índios, através de meio de comunicação altamente eficaz, cujos efeitos são incomensuráveis”. A mulher também terá que pagar o equivalente a 81 dias-multa, sendo que cada dia-multa corresponde ao valor de 1/30 do salário mínimo vigente à época do fato delituoso. A sentença foi proferida pela Justiça Federal em 12 de fevereiro pelo juiz Diego Carmo de Sousa. O magistrado disse que a condenada “além de empregar argumentos racistas e preconceituosos sobre a cultura, tradição e identidade dos povos indígenas, ainda empregou discriminação em razão de orientação sexual, o que também é considerado como crime de racismo”.

Visitante Ilustre | Leandro Karnal desembarca em Vitória da Conquista para palestrar na Jornada Pedagógica de Poções

Foto: Reprodução | Instagram

Desembarcou no Aeroporto Glauber Rocha e está hospedado em hotel de Vitória da Conquista, o renomado historiador Leandro Karnal. Na noite desta segunda-feira (7) Karnal faz sua palestra na Jornada Pedagógica de Poções que vem com o tema “Um novo tempo na Educação: reconstruindo saberes para outras aprendizagens”. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), Leandro Karnal é membro da Academia Paulista de Letras e foi professor daUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Agricultura Familiar | ao lado do prefeito, Paulo Magalhães entrega trator de aragem em Barra do Choça

Foto: ASCOM | PMBC

Na tarde deste último sábado (26), o prefeito Oberdan Rocha Dias e o deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA) entregaram um trator de aragem destinado ao Povoado de Boa Vista, Zona Rural de Barra do Choça. O veículo é um New Holland TT4.75, e será destinada à Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (SEMAGRI) para compor a frota de máquinas que atendem as demandas da população e, principalmente, do produtor rural. Durante a entrega, o deputado federal elogiou Oberdan Rocha pelo trabalho que tem feito: “Barra do Choça é um dos municípios melhor administrados. Nós temos que exaltar a figura de Oberdan por ser um administrador de respeito. Por isso que as obras estão chegando, e chegarão mais”. Paulo Magalhães ainda se comprometeu em fazer uma emenda parlamentar que otimize e melhore o setor da saúde cirúrgica, além de mais obras e investimentos para diversos setores de Barra do Choça.

Caso de Polícia | denúncia de estupro contra criança dentro de Creche Municipal de Ituaçu é investigada

Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON

A Polícia Civil Baiana investiga a denúncia de que uma criança de cinco anos teria sido estuprada por um funcionário de uma Creche Municipal de Ituaçu, na Chapada Diamantina. A Creche onde o aluno estuda fica no Povoado da Lagoa da Laje. Segundo a Polícia Civil, o inquérito do caso está em andamento pela Delegacia Territorial de Ituaçu, onde alguns depoimentos foram feitos e guias para perícia foram expedidas. De acordo com a Polícia, os laudos periciais oficiais, emitidos pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), ainda não foram concluídos. Por isso, ainda não há comprovação de que, de fato, a criança foi estuprada. A Polícia Civil informou que outros depoimentos ainda serão coletados pelo órgão e que mais detalhes não podem ser divulgados para não atrapalhar as investigações. O g1 tentou contato com a Prefeitura de Ituaçu e, até a última atualização desta reportagem, não conseguiu posicionamento sobre o caso.