Um homem morreu em um acidente de trânsito na Zona Oeste de Vitória da Conquista. A tragédia ocorreu na noite do sábado (22), no Loteamento Bateias II, bairro Zabelê. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) constatou o óbito no local. A 78ª Companhia Independente de Polícia Militar e o Departamento de Polícia Técnica também atenderam à ocorrência, conforme apurações do BLOG DO ANDERSON. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal, onde passa por necropsia.
O final de semana, o primeiro do outono, tem sido marcado por diversas ocorrências violentas em Vitória da Conquista. Na noite do sábado (22), mais um homicídio foi registrado na Vila Elisa, localizada no bairro Espírito Santo, próximo ao Conjunto Habitacional URBIS VI. A vítima, um homem de 29 anos, foi encontrada na Rua N, onde a 77ª Companhia Independente de Polícia Militar atendeu à ocorrência. O Departamento de Polícia Técnica realizou a remoção do corpo para os procedimentos no Instituto Médico Legal. A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa segue com as investigações para esclarecer o crime.
Uma colisão frontal entre um carro e uma carreta carregada de eucaliptos, na BR-418, resultou na morte de três integrantes de uma mesma família e deixou um adolescente ferido, na sexta-feira (21), no distrito de Posto da Mata, em Nova Viçosa, Extremo Sul da Bahia. As vítimas foram identificadas como Rosimery Nicolichi, de 47 anos, Marcio Tairoviche Iancoviche, de 51, e David Yanko Tairoviche Nicolichi, de 16. O jovem sobrevivente foi encaminhado a uma unidade de saúde e não corre risco de morte. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), chovia no momento do acidente e há indícios de que o veículo aquaplanou, saiu do controle e rodou na pista antes da colisão. O impacto foi fatal para os ocupantes, que viajavam de Juiz de Fora, Minas Gerais, com destino a Prado. Um cachorro que estava no automóvel foi resgatado com vida e entregue a uma ONG, mas sofreu uma fratura na pata esquerda. O condutor da carreta saiu ileso. Os corpos foram levados pelo Departamento de Polícia Técnica ao Instituto Médico Legal em Teixeira de Freitas, onde passarão por necropsia antes da liberação para sepultamento. As circunstâncias da tragédia seguem sob investigação.
Mais 60 canetas do medicamento Mounjaro foram apreendidas na noite de quinta-feira (20) no Aeroporto Internacional de Salvador. Segundo a Receita Federal, o material estava com um passageiro brasileiro de 29 anos, que havia embarcado em Londres com destino a Goiânia. Essa é a segunda apreensão do produto no aeroporto em um período de dez dias. No dia 10 de março, um viajante foi flagrado transportando 100 unidades do medicamento escondidas sob a roupa. O Mounjaro, cujo princípio ativo é a Tirzepatida, foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para o tratamento do diabetes tipo 2. No entanto, por atuar em hormônios ligados à digestão e à saciedade, tem sido procurado para fins de emagrecimento. Sua comercialização no Brasil é proibida, e a importação só pode ser feita por pessoa física mediante receita médica. De acordo com a Receita Federal, a apreensão ocorreu após a bagagem do passageiro passar pelo scanner. Assim como no caso anterior, ele afirmou ter adquirido as canetas em Londres. Na mesma quinta-feira (20), unidades de Mounjaro e Ozempic foram apreendidas em uma clínica de Vitória da Conquista. Em 10 de fevereiro, a Receita Federal reteve 681 caixas vazias do medicamento, produzidas no Reino Unido, no Aeroporto de Salvador. O órgão informou que fará uma representação ao Ministério Público Federal (MPF) para dar encaminhamento à investigação criminal.
Violênica é registrada na madrugada desta sexta-feira (22) em Vitória da Conquista. Acionada pelo Centro Integrado de Comunicações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, uma guarnição da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar seguiu até a Rua Catão Ferraz, próximo à Central de Abastecimento Edmundo Silveira Flores, onde encontrou uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência prestando socorro a um homem. A vítima não resistiu aos golpes de faca e teve o óbito constatado no local. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal pelo Departamento de Polícia Técnica. A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa ficará responsável pela investigação do caso.
Um professor foi preso, suspeito de estuprar uma aluna de 10 anos, na quinta-feira (20), em Porto Seguro, Extremo Sul da Bahia. Segundo a Polícia Civil, a mãe da vítima esteve na escola e não encontrou a filha na sala de aula. Ao procurar pela menina, a mulher viu a filha sair do sanitário assustada. Ao questionar o que tinha acontecido, a criança contou que o professor a trancou e tocou nas partes íntimas. O homem tentou fugir e pulou do segundo andar do prédio. No entanto, foi contido e agredido por pessoas que estavam no local. O suspeito foi levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e preso em flagrante. Em depoimento para a Polícia Civil, ele declarou ser muito carinhoso com todos os alunos, mas tinha um “carinho especial” pela vítima. Disse ainda que abraçou a vítima e passou a mão no corpo da menina, por cima da roupa, e deu um beijo “no canto da boca dela”. Relatou também que o ocorrido aconteceu três vezes. O suspeito passou por audiência de custódia e segue à disposição da Justiça. Ele será encaminhado ao Conjunto Penal de Eunápolis.
Ao som de “Dona de Mim”, hino de empoderamento feminino, Camila Angélica Canário de Sá Teixeira fez sua entrada no Auditório Jornalista Jorge Calmon, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), para a posse festiva no cargo de defensora pública-geral da Bahia. Junto com Mônica Soares e Laíssa Rocha, Camila Canário assume a chefia da DPE/BA, no Biênio 2025-2027, com o compromisso de tornar a instituição mais moderna, transparente e eficiente. O evento, realizado nesta quarta-feira (20), contou com a presença de autoridades do Sistema de Justiça e representantes dos poderes Executivo e Legislativo Baiano. Com quase 20 anos de carreira, Camila Canário é a sétima mulher a ocupar o cargo mais alto da Defensoria. Em sua trajetória, foi conselheira suplente do Conselho Superior da DPE/BA, diretora da Associação de Defensoras e Defensores Públicos da Bahia e ocupou cargos administrativos, como coordenadora do Núcleo de Proteção ao Idoso e corregedora auxiliar. No discurso de posse, destacou que sua gestão será pautada pela transparência, inovação e eficiência, além da ampliação dos serviços e uso da tecnologia para otimizar o atendimento. “Estou aqui porque acredito numa Defensoria do Futuro, com processos automatizados, mais agilidade e qualidade nos serviços”, afirmou. Desde que assumiu, Camila implementou estratégias como a criação de uma Coordenação Estratégica, para ampliar e uniformizar a atuação da DPE/BA, a Coordenação de Tecnologia e Inovação e o uso de ferramentas de inteligência artificial para auxiliar no atendimento jurídico. Nomeada pelo governador Jerônimo Rodrigues em fevereiro, Camila foi uma das três mais votadas na eleição interna da DPE/BA para compor a lista tríplice encaminhada ao chefe do Executivo.
A cerimônia também contou com a participação do secretário de Justiça e Direitos Humanos da Bahia, Felipe Freitas, que representou o governador e reforçou a importância da Defensoria Pública para o acesso à justiça e a manutenção da democracia. A ouvidora-geral da DPE/BA, Naira Gomes, reafirmou o compromisso da Ouvidoria Cidadã com a defesa dos direitos da população e garantiu apoio à nova gestão. A presidente da Associação de Defensoras e Defensores Públicos, Bethânia Ferreira, destacou a necessidade de enfrentar desafios estruturais para garantir melhores condições de trabalho aos profissionais da Defensoria. Durante a solenidade, a nova equipe de gestão homenageou defensoras e defensores públicos. Mônica Soares e Laíssa Rocha enfatizaram o compromisso de manter o que foi construído e, ao mesmo tempo, inovar. “É tempo de transição, de levar conosco tudo o que foi construído, respeitando a memória da nossa instituição e suas conquistas. Mas também é tempo de construir o novo”, afirmou Laíssa Rocha.
Mônica Soares destacou o investimento em tecnologia como ferramenta para dar maior agilidade ao trabalho da Defensoria: “Estamos criando um plano diretor de tecnologia da informação para dar mais estrutura e melhores condições de trabalho aos colegas”. Camila Angélica Canário de Sá Teixeira é defensora pública na Bahia há 18 anos. Atual defensora pública-geral, é titular na área de Auditoria Militar, onde, atua em defesa da igualdade de representatividade feminina nas carreiras militares. Também integrou o Núcleo Criminal da DPE/BA e atuou nas áreas de Família, Cível, Consumidor, Idoso e Fazenda Pública. Em sua trajetória na instituição, foi conselheira suplente do Conselho Superior da DPE/BA, diretora da Associação de Defensoras e Defensores Públicos da Bahia e ocupou cargos administrativos, como coordenadora do Núcleo de Proteção ao Idoso e corregedora auxiliar. Na área acadêmica, é mestra em Segurança Pública e especialista em Processo Civil (UFBA), Direito Público (Faculdade Baiana de Direito) e Direito aplicado à Defensoria (UNIFACS), além de ter extensão em Inovação e Disrupção Digital pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Atualmente, cursa MBA em Finanças Corporativas pela Exame Inc. Camila também é coautora da Campanha Permanente contra Violência Institucional e Política de Gênero nas Defensorias Públicas e cofundadora da Associação das Mulheres Defensoras Públicas do Brasil (AMDEFA). Integra, ainda, a Comissão da Mulher da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP). Com uma trajetória sólida na Defensoria, Camila Canário inicia sua gestão com o compromisso de modernizar a instituição e ampliar o acesso à justiça.
A manhã desta sexta-feira (21) começou com tempo nublado e um acidente no “Trevo da Morte”, como é conhecido o acesso ao Distrito Industrial dos Imborés, em Vitória da Conquista, via BR-116. Equipes de resgate da ViaBahia e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) atenderam a ocorrência. A vítima, um motociclista, seguiu para o Hospital Geral de Vitória da Conquista. As circunstâncias do acidente ainda não foram divulgadas. O trecho é conhecido pelo alto índice de colisões, o que reforça a necessidade de atenção redobrada de condutores e pedestres.
O influenciador digital Darley Felipe, de 29 anos, foi preso na manhã desta quinta-feira (20) em Feira de Santana, na Mesorregião do Centro Norte Baiano. Com mais de 170 mil seguidores no Instagram, Darley costumava ostentar viagens dentro e fora do Brasil. Além de Darley, outros três influenciadores foram presos em Juazeiro do Norte, no Ceará. Segundo a Polícia Civil da Bahia, todos são suspeitos de estelionato, exploração ilegal de jogos de azar, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Darley Felipe foi detido em sua residência, no Papagaio, e encaminhado ao Complexo da Polícia Civil de Feira de Santana, onde prestou depoimento e permanece à disposição da Justiça. A defesa dele ainda não se manifestou. De acordo com o delegado Giovani Moraes, que conduz as investigações, Darley Felipe teve a prisão decretada por ter indicado uma das principais suspeitas da operação em Juazeiro do Norte. As apurações apontam que o lucro exibido por Darley e outros suspeitos nas redes sociais era proveniente de um esquema de comissionamento. O valor era obtido a partir das perdas das vítimas nos jogos de azar promovidos pelo grupo. “O usuário deposita, perde no jogo e o influenciador acaba sendo remunerado com uma parcela desse valor”, explicou o delegado. Nas redes sociais, Darley Felipe Santos Dias se apresentava como enfermeiro e criador de conteúdo sobre viagens, estilo de vida e humor. Neste ano, o influencer publicou registros em camarotes do Carnaval de Salvador, em um cruzeiro em Búzios e em férias em Maragogi, no Litoral de Alagoas. Além disso, ostentava viagens internacionais para destinos como Emirados Árabes Unidos, França e Itália. A Polícia Civil segue investigando o caso. Com informações do g1.
Uma tragédia marcou a quarta-feira (19) em Macaúbas, no Centro-Sul Baiano. Adrian Rian Santos Paixão, de apenas seis anos, morreu após ser atropelado por uma caçamba da Prefeitura Municipal de Macaúbas. O acidente ocorreu no povoado de Riachão da Gameleira, no início da tarde, quando ele retornava da escola. De acordo com informações da Polícia Militar da Bahia, Adrian desceu do ônibus escolar e foi entregue por um responsável à avó. No momento em que os dois iriam atravessar a rua, a criança soltou a mão da avó e correu, sendo atingida pela caçamba.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, mas, ao chegar ao local, o corpo de Adrian havia sido levado por familiares para a casa de um deles. Infelizmente, o menino não resistiu aos ferimentos. O motorista da caçamba fugiu e, até o momento, não foi localizado, embora tenha sido identificado. O veículo foi apreendido e será submetido a perícia. O corpo de Adrian foi encaminhado ao Instituto Médico Legal em Bom Jesus da Lapa.
O funeral acontece nesta quinta-feira (20), no Povoado da Gameleira, com sepultamento no Cemitério Municipal de Macaúbas, na sexta-feira (21). Em nota, o Governo Municipal de Macaúbas lamentou profundamente a morte da criança e informou que representantes das Secretarias de Saúde, Educação e Transporte foram ao local do acidente para apurar os fatos e prestar assistência aos familiares. Além disso, afirmou que está oferecendo suporte funerário e psicológico aos envolvidos na tragédia. O BLOG DO ANDERSON se solidariza com a família e amigos de Adrian Rian neste momento de dor.
Na manhã desta quinta-feira (20), a Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da Polícia Federal e do Conselho Regional de Farmácia (CRF), realizou uma operação de busca e apreensão em uma clínica de Vitória da Conquistda. A ação ocorreu após uma denúncia de venda irregular de medicamentos. Durante a fiscalização, as equipes encontraram uma grande quantidade de medicamentos para emagrecimento das marcas Mounjaro e Ozempic. Segundo a Lei nº 5.991/1973, a comercialização é permitida apenas em farmácias, drogarias, postos de medicamentos, unidades volantes e dispensários de medicamentos. O delegado da Polícia Federal, Rodrigo Souza Kolbe, explicou que a operação teve início a partir de uma denúncia encaminhada à Delegacia da Polícia Federal em Vitória da Conquista.
“Recebemos a informação de que essa clínica estava utilizando um medicamento com substância proibida, popularmente conhecida como Mounjaro. Após apuração, verificamos a veracidade da denúncia e acionamos o Conselho Regional de Farmácia e a Vigilância Sanitária para que realizassem a fiscalização”, afirmou. O coordenador da Vigilância Sanitária, Maicon Souza Mares, destacou a rapidez com que as investigações foram iniciadas. “Assim que recebemos a denúncia da PF, mobilizamos nossas equipes e organizamos a fiscalização para esta manhã. No local, apreendemos medicamentos proibidos no Brasil, como o Mounjaro, além do Ozempic, que estava sendo comercializado de forma irregular, e diversos medicamentos manipulados.
Importante ressaltar que, neste primeiro momento, a clínica não foi interditada, apenas os produtos foram recolhidos”, explicou. Segundo o delegado Rodrigo Kolbe, os policiais constataram a comercialização em larga escala dessas substâncias. “Diante do flagrante, adotaremos os procedimentos cabíveis em relação ao responsável técnico e administrativo da clínica. Além disso, será firmado um protocolo de cooperação entre a Polícia Federal, a Vigilância Sanitária e o Conselho Regional de Farmácia, com o objetivo de promover o intercâmbio de informações e intensificar ações de fiscalização para coibir a venda e o uso indiscriminado desses medicamentos, que são proibidos pela Anvisa e pela Legislação Brasileira.”
A fiscal do CRF, Mozália Monteiro, apontou outra irregularidade encontrada na clínica: a venda de medicamentos manipulados de forma inadequada. “Além do Ozempic e do Mounjaro, identificamos a comercialização irregular de medicamentos controlados, enquadrados na Portaria 344 do Ministério da Saúde. Também verificamos a presença de medicamentos manipulados fabricados em grande escala por farmácias de manipulação de São Paulo, todos destinados a uma única pessoa, o que é ilegal. Medicamentos manipulados devem ser preparados sob prescrição médica específica para um paciente individual e não podem ser replicados em larga escala, como ocorreu aqui”, ressaltou. A investigação segue em andamento, e as autoridades reforçam a importância de denunciar práticas irregulares que possam comprometer a segurança da comunidade.
As Ocorrências Policiais desta semana trazem alertas importantes para quem busca viver com tranquilidade em Vitória da Conquista. Na reportagem desta quarta-feira (19), capturada pelo BLOG DO ANDERSON no Jornal 107, da Rádio Brasil, João Oliveira Melo fez um balanço dos principais casos, incluindo um assassinato em via pública no município de Planalto, furtos e roubos de motocicletas, além de um protesto de motoboys por mais segurança na Joia do Sertão Baiano. As Forças de Segurança acompanham as investigações de cada caso.
Os secretários do Estado da Bahia, Adolpho Loyola, das Relações Institucionais, e Marcelo Werner, da Segurança Pública, desembarcaram nesta quarta-feira (19), no Extremo Sul Baiano, com o objetivo de acompanhar de perto os problemas sobre invasão de terras. Em Teixeira de Freitas ambos irão se reunir com produtores rurais, indígenas e empresários. “Viemos na missão de dialogar sobre a paz no campo, essa é a nossa missão, que o governador Jerônimo nos deu.
Vamos nos reunir com os produtores rurais aqui da região, SERIN e SSP andando de mãos dadas, garantindo segurança pública para os baianos e as baianas”, afirmou Adolpho Loyola. Marcelo Werner afirmou que a ideia é fortalecer a mediação. “A ideia é que vamos fortalecer, cada vez mais, essa mediação, até porque o propósito do Governo e da segurança pública é exatamente promover mais o respeito, a paz social e proporcionar mais segurança para todos os cidadãos baianos”, disse Werner
Um acidente envolvendo um caminhão e um carro de passeio causou grande congestionamento na Avenida Bartolomeu de Gusmão, no Centro de Vitória da Conquista, na manhã desta quarta-feira (19). A colisão ocorreu no acesso à Praça Vitor Brito, em frente ao Facilita Saúde, onde o Renault Sandero foi atingido e arremessado sobre a calçada. Felizmente, ninguém ficou ferido. O Sistema Municipal de Trânsito registrou a ocorrência e coordenou o fluxo de veículos na região. O laudo pericial vai determinar as causas do incidente.
O empresário Wilson Lopes, de 43 anos, encontrado sem vida na tarde desta terça-feira (18) em Luís Eduardo Magalhães, Oeste Baiano, estava desaparecido desde o domingo (16). O caso estava sob investigação da Polícia Civil da Bahia (PC-BA). De acordo com informações da TV Oeste, o cadáver estava em uma área de matagal. Encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), ainda não há informações sobre o sepultamento. Wilson Lopes morava sozinho em uma residência ao lado da empresa de limpeza de máquinas que administrava, no Jardim Paraíso.
Na segunda-feira (17), quando o desaparecimento foi registrado na Delegacia Territorial de Polícia Civil, policiais realizaram buscas no local e encontraram vestígios de sangue na sala, no quarto e na área externa do imóvel, levantando suspeitas de um crime violento. Apesar dos indícios, apenas a caminhonete do empresário teria sido levada e abandonada próximo à casa. O cão de estimação de Wilson apareceu morto em uma cova rasa. Os restos mortais do animal também seguiram para análise no DPT. A autoria e a motivação do crime seguem sob investigação.
O BLOG DO ANDERSON destaca, nesta terça-feira (18), as Ocorrências Policiais com João Melo, exibidas no Jornal 107, da Rádio Brasil. Na reportagem, João Oliveira Melo detalha casos como o furto de uma bicicleta, a ação de um ladrão na Estação Herzem Gusmão e a agressão a um jovem por sua própria irmã, que o feriu na barriga com uma chave de fenda na Zona Oeste de Vitória da Conquista. A vítima foi socorrida à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Uma denúncia de desrespeito a uma criança autista dentro de um ônibus do Transporte Coletivo Urbano gerou grande repercussão e se tornou caso de polícia em Vitória da Conquista. Segundo relatos, ao embarcar, a mãe informou à cobradora que o filho não conseguiria passar pela catraca devido à agitação e ao desconforto causado pelo ambiente. No entanto, a funcionária insistiu, gerando discussão. No momento do desembarque, a cobradora teria orientado o motorista a seguir viagem enquanto a criança estava do lado de fora do veículo. O caso foi registrado na Polícia Civil, no Conselho Tutelar e denunciado ao Ministério Público do Estado da Bahia. Além disso, um advogado foi acionado para buscar reparação por danos morais. A delegada Christie Correia Santos Marinho de Andrade destacou que este foi o segundo episódio envolvendo a mesma empresa na mesma semana, levantando preocupação sobre a conduta dos funcionários do transporte público.
Em nota, o Governo Municipal de Vitória da Conquista afirmou que está apurando o ocorrido e adotará medidas para capacitar motoristas e cobradores no atendimento a pessoas com deficiência, além de desenvolver uma cartilha de ética para o setor. A empresa responsável não se manifestou oficialmente. A Associação das Empresas do Sistema de Transporte Coletivo Urbano ressaltou que as regras municipais garantem o embarque de passageiros com necessidades especiais pela porta do meio, procedimento que deveria ter sido respeitado. A mãe espera que sua denúncia sirva de exemplo para evitar novos episódios de desrespeito a crianças autistas e suas famílias. Especialistas alertam que a falta de compreensão sobre o transtorno do espectro autista pode intensificar crises, aumentando o sofrimento das crianças e seus responsáveis. A reportagem completa do Bahia Meio Dia desta terça-feira (18) você confere aqui no BLOG DO ANDERSON.
Seis indivíduos morreram após uma ação policial na tarde desta segunda-feira (17), em Terra Nova, na Mesorregião Metropolitana de Salvador. De acordo com informações divulgadas pelo g1, o grupo teria trocado tiros com a 97ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), que investigava uma denúncia de tráfico de drogas e expulsão de moradores por criminosos. Em nota, a PMBA informou que os agentes revidaram após serem atacados por tiros disparados pelos suspeitos, que tentaram fugir por uma área de matagal. Quando o confronto cessou, os feridos foram socorridos ao Hospital Municipal de Terra Nova, mas não resistiram. Com o grupo, segundo a PMBA, foram apreendidas seis armas, incluindo pistolas, três revólveres e uma espingarda, além de munições e entorpecentes. O material seguiu para a Delegacia Territorial de Polícia Civil do município. As identidades dos mortos não foram divulgadas, e os corpos serão encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica. Além dessas seis mortes, outros oito indivíduos perderam a vida em operações policiais na Bahia nas últimas 48 horas. Metade foi registrada na noite de sábado (15), em Jequié, enquanto os demais morreram na tarde de domingo (16), na Fazenda Grande do Retiro, em Salvador. As informações são do g1.
Assim como em Terra Nova, a Polícia Militar da Bahia relatou que os alvos iniciaram os disparos que desencadearam os confrontos. Em Jequié, as vítimas foram identificadas como Anderson Medrado de Souza, 36 anos, Gilvanei Nascimento Silva, 34, Lucas Jesus Souza, 18, e Gabriel Souza de Jesus, 18 anos. Já os mortos em Salvador não tiveram os nomes divulgados pela polícia. Até o momento, pelo menos 32 pessoas morreram em operações policiais na Bahia, ao longo de março. O primeiro caso ocorreu no dia 1º, quando um acusado de tráfico de drogas morreu em um confronto com policiais militares, em Juazeiro. No dia 4, terça-feira de Carnaval, uma troca de tiros resultou na morte de 12 integrantes de uma facção criminosa, na Fazenda Coutos, Subúrbio de Salvador. Ainda no mesmo dia, um indivíduo foi baleado e morreu durante um confronto com a Polícia Militar, no bairro Rocinha, em Feira de Santana. Entre os dias 8 e 9, dois envolvidos no assassinato do investigador da Polícia Civil Marcus Vinicius Peixoto Carrete entraram em confronto com agentes e morreram em Lauro de Freitas e na Capital Baiana. Na sexta-feira (14), um suspeito morreu e uma passageira de mototáxi ficou ferida após uma perseguição policial que terminou em troca de tiros na Avenida Paralela, uma das principais vias de Salvador. O confronto ocorreu no início da manhã, horário de grande movimentação de veículos.
Mais três homens suspeitos de envolvimento direto no sequestro do presidente do Partido Verde (PV) na Bahia, Ivanilson Gomes da Silva, foram presos na tarde desta segunda-feira (17), três dias após o crime. Segundo a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), uma das prisões ocorreu na Ilha de Itaparica e as outras duas em Salvador. Ao todo, quatro suspeitos foram detidos. O primeiro foi preso ainda no dia do sequestro, horas após a ação, enquanto os demais tiveram mandados de prisão cumpridos posteriormente, por determinação da Justiça. A SSP-BA informou que as investigações e operações de inteligência começaram logo após o crime, ocorrido na última sexta-feira (14). Após a libertação da vítima, no sábado (15), a polícia solicitou os mandados de prisão. Os detidos foram encaminhados para uma unidade especializada, passaram por exames de praxe e permanecem custodiados à disposição da Justiça. As autoridades seguem em busca de outros possíveis envolvidos. Ivanilson Gomes estava na sede do Partido Verde, no Rio Vermelho, quando o local foi invadido por suspeitos armados, que também roubaram pertences dos funcionários. De acordo com a TV Bahia, pelo menos três criminosos participaram do crime. Imagens cedidas à emissora mostram a chegada de dois deles ao prédio, enquanto o terceiro dirigia o veículo usado na fuga. Testemunhas relataram que os suspeitos exibiram armas e procuravam dinheiro. Os criminosos fugiram em um carro branco, encontrado minutos depois em Pituaçu. A vítima foi libertada na noite seguinte ao sequestro e, segundo a SSP-BA, não sofreu ferimentos e passa bem. O local onde foi encontrada e detalhes sobre o resgate não foram divulgados. Após ser resgatado, Ivanilson Gomes prestou depoimento na Delegacia Especializada Antissequestro da Polícia Civil. A SSP-BA destacou que depoimentos e imagens de câmeras de segurança auxiliarão na investigação do caso. O órgão também reforçou que qualquer informação sobre movimentações suspeitas pode ser repassada de forma sigilosa pelo telefone 181, que funciona 24 horas.
Vitória da Conquista registrou dois homicídios no último sábado (15). Um deles ocorreu na movimentada Avenida Juracy Magalhães, onde um homem acabou brutalmente assassinado a pedradas. O outro crime aconteceu na Vila Elisa, loteamento do bairro Espírito Santo, onde a vítima não resistiu aos disparos de revólver, conforme detalha o Bahia Meio Dia desta segunda-feira (17) aqui no BLOG DO ANDERSON. Imagens de câmeras de segurança registraram os dois crimes, que estão sob investigação da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa.