Operação Tupã | Polícia Federal investiga morte de adolescente indígena em ataque no sul da Bahia

Fotos: ASCOM | PF

A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Tupã, que investiga a morte do indígena Gustavo Silva da Conceição, de 14 anos, nesta quinta-feira (6), em Teixeira de Freitas, no Sul da Bahia. O adolescente da etnia Pataxó veio a óbito após ser atingido por disparo de arma de fogo em um ataque motivado por disputas de terra em Prado, na mesma região, no dia 4 de setembro.

Em ação coordenada com a Corregedoria Geral da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), os policiais cumprem três mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão. Conforme a PF, as investigações seguem em segredo de Justiça e a ação tem o objetivo de colher provas que, após análise, possam contribuir para a conclusão do caso.

Violência na Cidade | espancado no Ibirapuera, Elizeu morre no Hospital Geral de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Morreu no Hospital Geral de Vitória da Conquista, onde chegou após ser espancado no bairro Ibirapuera, um paciente de prenome Elizeu. O corpo encontra-se no Instituto Médico Legal aguardando o reconhecimento de familiares. No Plantão Policial da Rádio Clube de Conquista desta quinta-feira (6) traz esse e outros fatos das últimas 24 horas.

Operação Contenção | Polícia Federal Vitória da Conquista deflagra operação em Maiquinique

Fotos: ASCOM | DPF

A Delegacia da Polícia Federal em Vitória da Conquista deflagrou a Operação Contenção. A ação desta quarta-feira (5) visa cumprir mandado de busca e apreensão e acompanhar procedimento de fiscalização da Agência Nacional de Mineração (ANM) em empresa de mineração de grafite localizada na zona rural da cidade de Maiquinique, Centro Sul Baiano, onde possui barragens de despejo de rejeitos de mineração. Estas barragens já haviam sido embargadas pela ANM no mês de julho do ano corrente, e depois no mês de agosto, por constatar risco alto de rompimento, tendo em vista diversas irregularidades apontadas, como erosões generalizadas, e existência de trincas. A Polícia Federal ouviu o supervisor de produção e o gerente da empresa mineradora, além de recolher documentos, que serão analisados em conjunto com relatório de fiscalização da ANM, a fim de constatar o efetivo descumprimento dos embargos, e o risco real de rompimento das estruturas que recebem os rejeitos da atividade de mineração.

Os crimes citados estão previstos nos artigos 330 (Desobediência), 254 (Inundação) e 256 (Desabamento ou desmoronamento) do Código Penal, e no artigo 54, V, § 3o da Lei de crimes ambientais.

Estação Herzem Gusmão | ladrões estão fazendo a festa com furtos e roubos em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A movimentada Estação Herzem Gusmão tem sido destaque deste o mês passado com a insegurança. Nesta quarta-feira (5) o BLOG DO ANDERSON esteve no local onde nenhum agente da Guarda Civil Municipal estava pressente. Assaltos e roubos têm sido constantes, como foi o caso de um taxista que acabou perdendo um smartfone no último final de semana. Procurado pelo BLOG DO ANDERSON, Cristóvão Joao Vieira Lemos, comandante da GCM, passou uma ótima notícia: “vamos intensificar o serviço na Estação Herzem Gusmão”.

Atentado em Sobral | adolescete armado atira e deixa três estudantes feridos na sala de aula no Ceará

Um adolescente de 15 anos atirou e feriu três colegas de sala na manhã desta quarta-feira (5). O atentado aconteceu na Escola Estadual Professora Carmosina Ferreira Gomes, no Bairro Sumaré, em Sobral, Noroeste deo Ceará. De acordo com a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, dois dos feridos foram atingidos na cabeça, e um deles está em estado grave. O outro foi baleado em uma das pernas. Após atirar nos colegas, o adolescente foi embora para casa e acabou sendo encontrado pela Polícia Militar do Ceará. A arma utilizada no crime também foi apreendida.

Tragédia no Norte Baiano | casal morre em acidente entre carro e caminhão na BR-235

Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON

Um casal morreu em um grave acidente na BR-235, na última terça-feira (4), próximo ao distrito de Santana do Sobrado, em Casa Nova, no Norte da Bahia. De acordo com o Departamento de Polícia Técnica, o motorista do carro perdeu o controle do veículo e atingiu um caminhão ao tentar voltar para a pista. As vítimas foram identificadas como João Antônio da Silva, 64 anos, e Ana Maria da Silva, 59 anos. Os dois eram casados e morreram no local. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para retirar os corpos presos às ferragens. Não há informações sobre velório e sepultamento das vítimas, e também não há registro se o motorista do caminhão ficou ferido. A BR-235 chegou a ser interrompida e o trânsito ficou lento. Com informações do g1.

Caso de Polícia | contrariado com resultado eleitoral, intolerante ameaça “botar uma bomba” na UESB

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O resultado das Eleições 2022 que levou a decisão ao 2º Turno deixou muita gente contrariada por todo o Brasil. Um dos alvos dos ataques tem sido os nordestinos, mas ameaça viralizada em áudio deixou a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia em sinal de alerta. Em nota ao BLOG DO ANDERSON nesta terça-feira (4) a Reitoria informou que o caso será alvo de uma Investigação Policial em Vitória da Conquista.

Circula, nos últimos dias, em grupos de um aplicativo de mensagens, um áudio dedicado, não necessariamente nesta ordem, a lamentar uma suposta “excessiva” votação de candidatos e partidos “de esquerda” em Vitória da Conquista, a associar esta votação excessiva da “esquerda” à ação da UESB e, ainda, a lançar ameaças à instituição e seus profissionais, jactando-se, o autor do áudio, de sua intenção de “botar uma bomba” nesta “UESBzinha da por***” e agredindo seus profissionais, em particular seus docentes. Trata-se de mais um, dentre vários outros, exemplo contundente da baixeza, da indecorosidade e das pretensões intimidatórias com que, nos últimos tempos, temas de relevância para toda a sociedade têm sido tratados, por determinadas pessoas e grupos, nos debates envolvendo políticas públicas e o papel do Estado na promoção do desenvolvimento social. Frente a difusão de tais ataques e ameaças, a Reitoria da UESB informa que está providenciando, junto às autoridades policiais de Vitória da Conquista, o devido registro de ameaça à sua integridade e à das pessoas que compõem sua comunidade, de forma a se resguardar e a alertar as autoridades competentes, no caso de tais afrontas se multiplicarem ou se expressarem de forma ainda mais agressiva do que o registrado até o momento. Confira a nota na íntegra.

Acidente Doméstico | João Melo é picado por escorpião pela terceira vez neste ano em Vitória da Conquista

O radialista João Oliveira Melo, de62 anos, voltou a ser atacado por Escorpião. O acidente aconteceu na casa do comunicador, que fica na Zona Oeste de Vitória da Conquista. Em entrevista ao BLOG DO ANDERSON na manhã desta terça-feira (4), Melo informou que esse é a terceira vez que teve que ir à Unidade de Pronto Atendimento por picadas do animal. Essa situação tem acontecido em todos os cantos da Joia do Sertão Baiano.

Violência na Capital Baiana | homens são achados mortos em porta-malas de carro em Salvador

Dois homens foram encontrados mortos dentro do porta-malas de um carro, no bairro de São Cristóvão, em Salvador. O caso aconteceu na noite de domingo (2). Os corpos tinham marcas de tiro, na Avenida Caribé, próximo a rotatória do aeroporto. A equipe do Serviço de Investigação de Local de Crime foi acionada e expediu as guias de remoção e de perícia. As circunstâncias e a autoria do crime serão apuradas pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Um dos homens que foi encontrado chama-se Iuri e trabalha como motorista por aplicativo, conforme informação de um amigo, que preferiu não se identificar. Ainda segundo o homem, a vítima, que estava em um bar, desapareceu após ter ido trabalhar. O amigo de Iuri informou ainda que não conhece o outro homem encontrado morto. A Polícia Militar esteve no local do crime e isolou a área para a realização da perícia, pela Polícia Técnica.

Últimas Ocorrências Policiais | sete tentativas de homicídios com uma morte em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O final de semana foi violentíssimo em Vitória da Conquista com diversos registros. No Plantão Policial que o BLOG DO ANDERSON destaca através da Rádio Clube de Conquista nesta segunda-feira (3), traz pelo menos sete tentativas de homicídios com uma morte. Todos os detalhes no player abaixo.


.

Violência no Alto da Colina | dois homens são baleados e socorridos ao Hospital Geral de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Noite de sábado (1) com Violência no Alto da Colina, que fica no Alto Maron, Zona Leste de Vitória da Conquista. Através do Boletim de Ocorrência compartilhado com o BLOG DO ANDERSON a 77ª Companhia Independente de Polícia Militar traz todos os detalhes: “a guarnição foi deslocada para verificar uma situação de homicídio tentado por arma de fogo. No local, a guarnição deparou-se com dois indivíduos baleados. Segundo testemunhas, dois homens encapuzados chegaram ao local e deflagraram vários tiros nas vítimas e fugiram. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência esteve no local e informou que a primeira vítima levou um tiro na cabeça e o outro homem no ombro direito. A segunda vítima, mais especificamente, levou um tiro na cervical e um tiro na mão esquerda. Ambos foram encaminhados com vida para o Hospital Geral de Vitória da Conquista. A ocorrência foi registrada no Distrito Integrado de Segurança Pública”. Até o início da madrugada do domingo (2) ninguém havia sido preso.

Tragédia nos Estados Unidos da Amédica | passagem de furacão deixa 27 mortos na Flórida e Carolina

Fotos: Reprodução | Twitter

A passagem do furacão Ian pela Flórida, Carolina do Sul e Carolina do Norte deixou um rastro de destruição. O número de mortos nos Estados Unidos da Amédica causado por uma das tempestades mais fortes que atingiram o país subiu neste sábado (1º) para 27. O Ian atingiu na quarta-feira a costa do Golfo da Flórida como um poderoso furacão de categoria 4 na escala Saffir-Simpson, a segunda mais elevada, com ventos de 240 km/h, causando inundações e destruindo casas. Autoridades da Flórida disseram que ao menos 27 pessoas morreram em decorrência da passagem do furacão.

Várias mortes ocorreram por afogamento, incluindo uma mulher de 68 anos que foi arrastada para o mar por uma onda e um homem de 67 anos que esperava o resgate e acabou caindo na água que invadiu sua casa. Mais de 10 mil pessoas estão desaparecidas. Autoridades acreditam que a maioria está em abrigos ou sem energia. Outros milhares estão ilhados em suas residências e guardam o resgate. Os danos causados pelo furacão nos EUA foram estimados em dezenas de bilhões de dólares. Várias estradas foram inundadas ou bloqueadas pela queda de árvores.

Cerca de 1,7 milhão de residências ficaram sem energia elétrica. O presidente norte-americano, Joe Biden, aprovou uma declaração de estado de emergência e pediu que a população ouça os alertas das autoridades locais. A aprovação permite que o governo federal disponibilize recursos para as localidades atingidas. Na quinta-feira, Biden afirmou que o governo federal cobrirá “100%” dos custos de limpeza de todos os estragos causados pelo furacão, bem como os esforços de resgate para salvar vidas.

Além disso, arcará com a maior parte do custo da reconstrução de prédios públicos, como escolas e quartéis de bombeiros.  Após a Flórida, o olho do furacão atingiu na sexta-feira a costa da Carolina do Sul, com ventos de até 140 km/h, onde arrasou a beira-mar de Georgetown. Após perder intensidade, o Ian se alastra neste sábado pela Carolina do Norte e do Sul e Virginia. O Centro Nacional de Furacões dos EUA alertou que o perigo de tempestades, inundações e ventos fortes continuam.

Na Carolina do Norte, o governador democrata Roy Cooper pediu aos habitantes para se prepararem para chuvas torrenciais, ventos fortes e possíveis cortes de energia. Antes de chegar à costa americana, o furacão passou por Cuba, deixando três motos no início da semana. Grande parte do território cubano foi quase que totalmente paralisado pela falta de eletricidade, água e telecomunicações. O Ian cruzou o extremo oeste da ilha com categoria 3 na escala Saffir-Simpson, deixando um rastro de destruição com chuvas intensas e ventos de até 200 km/h. Informações do g1.

Violência na Cidade | alvo de atentado, Guilherme morre no Hospital Geral de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Vítima de atentado, um paciente recebeu atenção especializada, mas não resistiu e evoluiu a óbito no Hospital Geral de Vitória da Conquista onde chegou através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. O corpo do paciente identificado como Guilherme Neres passa por necropsia no Instituto Médico Legal e deve ser liberado para o funeral ainda neste sábado (1). As investigações estão em curso.

Últimas Notícias no Manhã Band Show | o carro que pegou fogo e a mulher que foi morta a tiros em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Uma mulher foi morta a tiros em Vitória da Conquista. O crime aconteceu na Avenida Presidente Dutra e é investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa. Na reportagem do Manhã Band Show desta sexta-feira (30) o repórter Paulo Martins também destaca o incêndio que destruiu um carro.

Violência na Avenida Presidente Dutra | Laninha foi morta a tiros na Zona Oeste de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Uma mulher sofreu atentado na Avenida Presidente Dutra, em Vitória da Conquista. O crime aconteceu na noite desta quinta-feira (20), quando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência esteve no local, mas a vítima evoluiu a óbito. A 78ª Companhia Independente de Polícia Militar e o Plantão Central da Polícia Civil registraram a ocorrência. O corpo de Laninha foi removido ao Instituto Médico Legal pelo Departamento de Polícia Técnica.

Informe Oficial | através de nota, Colégio Oficina detalha situação de ameaça em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Internautas da Bahia e Norte de Minas Gerais buscaram o BLOG DO ANDERSON sobre uma ameaça detectada no Colégio Oficina, em Vitória da Conquista. Conforme noticiado, a situação foi controlada, mas para isso todos os alunos tiveram que deixar a sede da instituição na manhã desta quinta-feira (29). A Guarda Civil Municipal e 77ª Companhia Independente de Polícia Militar acompanharam a situação. Em nota, o Colégio Oficina se manifesta sobre o ocorrido, conforme o BLOG DO ANDERSON reproduz na íntegra.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Foi encontrado um caderno contendo uma mensagem de um possível ataque à escola. Ao tomar conhecimento do fato, nossa equipe rapidamente iniciou uma investigação interna e entendeu, sobretudo pelo modo como a mensagem foi deixada, que se tratava de uma brincadeira de extremo mal gosto, considerando, inclusive, o mal-estar coletivo que gerou. Motivada pelos recentes acontecimentos no cenário da educação da Bahia – e levando ao extremo a responsabilidade social que tem -, a Direção do Colégio Oficina tomou as providências cabíveis para o momento, comunicando o fato às autoridades policiais, solicitou proteção nos arredores da escola, triplicou o contingente de segurança na área interna da instituição e orientou toda a equipe técnica, de professores e disciplinar no sentido de diminuir o fluxo de estudantes nas áreas de convivência, monitorando corredores, pátios, salas e banheiros. Mesmo seguros de nossas ações e certos de que foi uma brincadeira de péssimo gosto, a força do boato foi maior e, devido ao mal-estar causado em toda a comunidade escolar, resolvemos suspender as aulas de hoje, retornando as atividades regulares amanhã, sexta-feira (30). Seguimos apurando com profundidade a ocorrência para localizarmos os responsáveis pelo acontecimento e realizarmos as medidas cabíveis. Os desdobramentos de ações como esta são inaceitáveis para nós. Pedimos desculpas pelo desconforto gerado pelo boato e reafirmamos que tudo está sendo feito para manter a tranquilidade da escola.

Alerta na Cidade | ameaça de violência numa Unidade Escolar Privada causa pânico em Vitória da Conquista

Notícias sobre um aviso de violência numa Unidade Escolar Privada causa pânico na manhã desta quinta-feira (29) em Vitória da Conquista. De acordo com informações apuradas pelo BLOG DO ANDERSON, um dos estudantes lançou uma mensagem num caderno. Viaturas da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar estão em frente à Instituição da Zona Leste Conquistense. A situção está controlada. 

Pesar na Cidade | amigos e familaires enlutados pelo falecimento de Dyone Lopes em Vitória da Conquista

Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON

Amigos e familiares enlutados pelo falecimento de Dyone Lopes, de 32 anos. Ele foi vítima de acidente na Rodovia Santos Dumont [BR-116] trecho do acesso ao Distrito Industrial dos Imborés, Perímetro Urbano de Vitória da Conquista. A tragédia aconteceu ao meio dia desta quarta-feira (28), confirme foi noticiado aqui no BLOG DO ANDERSON. Informações sobre o funeral ainda não foram divulgadas.