Cidade Alerta: assassino de jovem em academia é preso

Dois dias após a morte de Sabrina em uma academia, Samuel dos Santos, de 38 anos, foi preso pelo assassinato da ex-companheira. Com muita raiva, o homem não aceitou o fim de seu relacionamento com a jovem, que havia decidido voltar com o seu ex-marido.

LUTO: Tunai morre no Rio de Janeiro

Foto: Divulgação

O cantor e compositor Tunai morreu, na manhã deste domingo (26), no Rio de Janeiro. José Antônio de Freitas Mucci tinha 69 anos. Irmão de João Bosco, é autor de ‘Frisson’, entre outros sucessos. A morte foi confirmada pela família à TV Globo. Tunai foi encontrado morto no sofá da casa dele pela mulher. A morte foi constatada às 6 horas, por parada cardíaca.

O jornalista Mauro Ferreira publicou em seu blog no G1 um texto sobre a morte do cantor e compositor. Segundo ele, o nome de Tunai fica na eternidade das canções . O corpo será velado a partir das 12h30 desta segunda-feira (27) no Memorial do Carmo, no Caju. A cremação está marcada para as 15h30. Leia mais no G1.

Norte de Minas Gerais: criminosos fretam caminhões e roubam 35 cabeças de gado em fazenda

Fotos: Divulgação

Criminosos armados invadiram uma fazenda e fizeram cinco pessoas reféns, entre elas uma criança, de 5 anos, filha do caseiro. A fazenda fica a quilômetros da Zona Urbana de Francisco Sá, no Norte de Minas Gerais, e foram levadas 35 cabeças de gado. O prejuízo é avaliado em R$ 100 mil. Em entrevista ao G1, o proprietário Alexandre Dantas Dias contou que os bandidos chegaram na fazenda por volta das 10h30 dessa quarta-feira (22). A esposa do caseiro e a filha ficaram no quarto com um dos criminosos, enquanto o caseiro foi obrigado a buscar o gado no pasto. “Eles simularam que estavam comprando os animais e fretaram dois caminhões em Montes Claros e Francisco Sá. Os caminhoneiros chegaram quando o gado já estava preso no curral e também foram rendidos”. Em seguida, todas as vítimas foram amarradas no quarto da fazenda e os criminosos fugiram levando os animais, e o carro do caseiro. O veículo foi encontrado abandonado às margens da BR-251.

Ainda segundo o proprietário, os animais foram levados por volta de 16 horas e um grupo permaneceu na fazenda até às 20 horas. “As vítimas conseguiram se soltar por volta da meia-noite, mas estavam sem comunicação porque os celulares foram roubados. Um dos caminhoneiros andou a pé cerca de 6km até uma outra fazenda onde conseguiu acionar a polícia”.  A fazenda foi adquirida por Alexandre e pelo pai dele, Jairo Roberto Dias, há 11 anos e esta foi a primeira vez que o local foi alvo de criminosos dessa forma. “Já roubaram objetos da casa outras duas vezes, mas nunca tinham levado gado. Os funcionários estão em choque e muito abalados. A criminalidade aumentou muito na zona rural e ficamos vulneráveis”, lamenta. A Polícia Militar confirmou que foi registrado um Boletim de Ocorrência e estão sendo feitas buscas na região. O proprietário disse que todos os animais têm uma marca acima do focinho e um brinco na orelha com número de identificação.

Palácio do Planalto: Governo Federal publica decreto para contratar militares no Serviço Público

Foto: Alan Santos | PR

O decreto que regulamenta a contratação de militares inativos para atividades em órgãos públicos foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União na noite desta quinta-feira (23). De acordo com o Palácio do Planalto, os militares poderão ser contratados, por meio de um edital específico de chamamento público, para trabalhar em órgão ou entidade federal ganhando adicional com valor igual a 30% sobre o salário recebido na inatividade. Informações da Agência Brasil.

Cidade Alerta em em São José dos Pinhais: feminicida chora no velório da vítima, mas é desmascarado por mensagens

Miguel Angelo esteve no velório de Layane Aparecida da Silva, de 19 anos, em São José dos Pinhais, no Paraná, e chorou em cima do caixão nesta quinta-feira (23). Mas a farsa logo foi desmascarada. De posse do celular utilizado por Layane, a polícia descobriu que ela trocou mensagens com Miguel Angelo momentos antes de desaparecer. O rapaz foi preso acusado de abusar sexualmente da jovem, matá-la e ainda tentar queimar o corpo. A descoberta da polícia ainda desfez uma injustiça, já que outro rapaz que se relacionava com Layane era erroneamente tido como suspeito

Alerta Máximo: Ciclone Kurumí pode provocar tempestades e ventos fortes em nove estados e Distrito Federal

Foto: Reprodução

A Marinha do Brasil espera para esta quinta-feira a formação da tempestade subtropical Kurumí, que significa “menino”, em tupi-guarani. O fenômeno, também conhecido como ciclone subtropical, deve se formar no litoral da região Sudeste, com ventos de até 100 quilômetros e intensidade 7, numa escala que vai de 1 a 9. No continente, o vento pode chegar a 60 km/h e causar pequenos estragos. O ciclone subtropical se forma quando a água do mar está muito quente e a pressão atmosférica cai muito, formando um sistema de baixa pressão, com ventos a partir de 63 km/h. Essas tempestades não costumam chegar à terra, porque se deslocam para alto-mar, na direção sul, mas causam chuvas volumosas no continente. No Atlântico Sul, são mais comuns no fim do verão, em março. Confira a reportagem completa da Agência Brasil.

Norte de Minas Gerais: Prefeito morre e é o primeiro a ocupar área nova de cemitério construída na gestão dele

Foto: Reprodução

A morte do prefeito de Bonito de Minas, no Norte de Minas Gerais , lembrou a história contada pelo dramaturgo Dias Gomes na novela O Bem-Amado, que passou na TV Globo na década de 1970. O corpo do prefeito José Pedro Pires da Rocha (PSB), o Zé Galego, foi o primeiro a ser sepultado na área nova do cemitério municipal, obra da gestão dele. Na novela da TV Globo, o prefeito de Sucupira, Odorico Paraguaçu, cria situações para “inaugurar” o cemitério que construiu como promessa de campanha. Após várias tentativas frustradas, morre e acaba sendo a primeira pessoa enterrada no local.

Alguns moradores, inclusive, já chegaram a mencionar a história de “O Bem-Amado” para o prefeito falecido. “Já haviam falado com ele sobre a novela, mas ele dizia que não acreditava nisso”, conta Miqueias Figueredo (PTB), vereador e amigo de José. José Pedro da Rocha tinha 64 anos e morreu enquanto voltava de Brasília. Ele esteve no Distrito Federal para assinar documentos para doação de máquinas destinados ao município, de aproximadamente 11 mil habitantes.

Operação Spoofing: MPF denuncia Glenn Greenwald e mais 6 por invasão de telefones de autoridades

Foto: Lia de Paula | Agência Senado.

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou terça-feira (21) à Justiça Federal denúncia contra sete pessoas, incluindo o jornalista norte-americano Glenn Edward Greenwald, responsável pelo site The Intercept Brasil, no âmbito da Operação Spoofing, que apura a invasão de celulares de autoridades. São apontados indícios dos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e interceptação telefônica ilegal. Segundo a denúncia, assinada pelo procurador da República Wellington Divino de Oliveira, Greenwald teria auxiliado, orientado e incentivado as atividades criminosas do grupo. O teor da denúncia está na página do MPF, na internet. Confira a reportagem da Agência Brasil.

Casa do Mel da UESB: pesquisadores desenvolvem solução de baixo custo contra parasitas de Abelhas sem Ferrão

Fotos: Reprodução | G1 Bahia

Pesquisadores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia desenvolveram antídoto de baixo custo para combater moscas parasitas que invadem e destroem colônias de abelhas sem ferrão. A solução homeopática foi desenvolvida no laboratório da Casa do Mel da UESB. Após a pesquisa, que levou um ano, eles criaram o antídoto a partir do próprio agente causador, ou seja, o parasita. As moscas que invadem as colônias das abelhas sem ferrão podem extinguir um enxame interior em até 48 horas. “São moscas que se alimentam do alimento que a abelha coleta para sobreviver. Elas se alimentam basicamente de pólen, e elas começam a fazer a postura de ovos dentro dos próprios potes de pólen das abelhas, e se alimentam também desse pólen.

Então, em questão de 24 horas, a postura já está estabelecida, e em até 48 horas esse enxame pode estar completamente comprometido e depenado”, explica a professora doutora Generosa Sousa Ribeiro, bióloga e pesquisadora da UESB que coordenou o projeto.  Segundo Generosa para fazer a solução bioterápica, é preciso seguir algumas etapas. “A solução é bem simples, de fácil acesso para todos os produtores. O criador vai coletar o parasita e vai preparar essa solução diluindo e macerando numa solução de álcool de cereais e água destilada, e fazer a diluições e dinamizações necessárias, de acordo com a metodologia que já divulgamos no site da Universidade”, afirma. Ainda segundo ela, também é possível manipular a solução homeopática.

 “O produtor pode chegar com os parasitas vivos, na farmácia, e solicitar do farmacêutico a preparação da solução de 4ch, que é a diluição para se usar nas caixas das abelhas”, acrescenta.  O controle biológico não faz uso de substâncias nocivas ao meio ambiente e, além disso, custa apenas R$ 26. Segundo a pesquisadora, os testes já feitos em laboratório e no campo tiveram resultados positivos. “Obtivemos bastante sucesso nesses testes laboratoriais, e também já fizemos aplicação em campo e também obtivemos muito sucesso. Podemos dizer que aqui no nosso laboratório experimental, nós estamos área livre de forídeos, porque estamos usando esse bioterápico desde o ano passado”, diz.

A solução já está beneficiando meliponicultores de Vitória da Conquista que são associados à Casa do Mel. Antônio Tavares é um deles. Ele mantém a criação na garagem de casa e, em dois anos e meio, ele já possui mais de 30 caixas com colmeias. Segundo ele, a produção só não é maior porque ele perdeu quatro caixas de abelhas sem ferrão para os parasitas que invadiram a produção. “No processo de divisão, pode haver essa infestação, e essa infestação leva à perde total do enxame”, disse. Com a solução bioterápica criada pelos pesquisadores da UESB, o meliponicultor diz que agora está mais tranquilo. “Agora com certeza é mais tranquilo, é uma segurança muito maior pra gente manejar e dividir sem problemas”, afirma.

Tragédia no Norte de Minas Gerais: acidente com três carros deixa um morto e 10 feridos na BR-135

Foto: Divulgação | PMMG

Um acidente deixou uma pessoa morta na BR-135, em Corinto,  Norte de Minas Gerais, na noite desse sábado (18). Três veículos se envolveram no acidente e outras 10 pessoas ficaram feridas; três em estado grave. Segundo a Polícia Militar Rodoviária, um carro, que não se envolveu no acidente, fazia uma ultrapassagem em local proibido. O motorista do veículo que seguia no sentido contrário, desviou, saiu da pista, perdeu o controle da direção e voltou para a rodovia quando bateu em dois carros. No primeiro veículo que foi atingido estava o condutor Gilberto Neves de Macedo, de 45 anos. Ele foi socorrido por uma ambulância da concessionária que administra a rodovia ao Hospital Municipal de Corinto, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo a concessionária, três vítimas sofreram ferimentos graves; entre elas uma criança de sete anos e uma adolescente de 13. De acordo com a concessionária, a BR-135 ficou parcialmente interditada por quatro horas, sendo liberada às 23 horas. As vítimas foram levadas para hospitais de Corinto e Curvelo. O corpo de Gilberto foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Curvelo. Informações do G1 Grande Minas.

LUTO em Recife: morre o empresário Antônio de Queiroz Galvão do Grupo Queiroz Galvão

Foto: Divulgação | QGSA

Antônio de Queiroz Galvão, fundador do Grupo Queiroz Galvão (QGSA), faleceu, na madrugada deste domingo (19), aos 96 anos. Ele foi vítima de um AVC, por volta da 1h30. Sua morte foi comunicada pela QGSA. De acordo com o comunicado, o velório teve início ao meio dia e o sepultamento será às 17 horas, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. O engenheiro trabalhou no Grupo até os 90 anos de forma participativa. Deixa esposa, sete filhos, 22 netos e 25 bisnetos.  João Carlos Paes Mendonça, presidente do grupo JCPM e do SJCC, lamentou a morte do engenheiro. “Perde o Estado de Pernambuco e perde o País. Antônio Queiroz Galvão foi uma referência na construção civil, onde começou sua atuação como empresário, estendendo sua participação em outros setores onde atuava com a mesma dedicação”, disse. As informações são do JC On Line.

Perigo na Rodovia: Hélice de helicóptero do CIOPAER atinge caminhão ao iniciar decolagem em Rio Branco

Fotos: WhatsApp | BLOG DO ANDERSON

A hélice do helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) bateu em um caminhão que seguia na BR-364, na região do Segundo Distrito de Rio Branco, neste sábado (18). Um vídeo mostra o momento exato do acidente. O G1 entrou em contato com assessoria do Governo do Acre, mas até última atualização desta reportagem não obteve resposta. A assessoria da Segurança Pública informou que não houve falha técnica e nem pane na aeronave e que deve dar mais detalhes sobre o acidente ainda neste sábado. O coronel Oliveira, da Polícia Militar do Acre, informou que a aeronave estava dando apoio à Operação Fecha Fronteira, que ocorria no bairro Belo Jardim.

O helicóptero estava parado em uma rotatória quando a equipe iniciou o processo de decolagem. Neste momento, um caminhão que passava pelo local acabou colidindo com a aeronave.  Na aeronave haviam cinco pessoas, dois comandantes e três tripulantes. “Dois tripulantes tiveram ferimentos leves e foram encaminhados para o pronto-socorro, já estão sendo tomadas as devidas providências, mas sem ferimentos graves”, afirmou Nayk Souza, coordenador do CIOPAER.

O caminhão, que presta serviço para a Secretaria de Saúde do Estado do Acre (SEASACRE), transportava resíduos hospitalares. Um funcionário, que não estava no momento do acidente, disse que tinham três pessoas dentro do veículo e que nenhuma chegou a ser atingida. A polícia não soube informar como o acidente ocorreu e disse que as causas ainda vão ser investigadas.  Souza afirmou que a aeronave estava no local conforme determinação da Secretaria de Segurança Pública para fazer patrulhamento aéreo com pontos bases, junto com as equipes da Polícia Militar que estão em barreiras fixas em vários pontos de Rio Branco. 

Cervejaria Backer: mais 11 lotes de Cerveja Backer estão contaminados, informa Ministério

Fotos: Divulgação | Cervejaria Backer

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) divulgou no início da noite deste sábado (18), os resultados de análises que detectaram a presença do contaminante dietilenoglicol em mais 11 lotes da Cervejaria Backer, nove de fantasia Cervejaria Tres Lobos Limitada. Até o momento, dez produtos da Cervejaria Backer testaram positivo para as substâncias tóxicas: Belorizontina, Capixaba, Capitão Senra, Pele Vermelha, Fargo 46, Backer Pilsen, Brown, Backer D2, Corleone e Backer Trigo. Até o momento, as análises realizadas pelos laboratórios federais de Defesa Agropecuária constataram 32 lotes contaminados.

Diante do risco iminente à saúde pública, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) determinou a interdição de todas as marcas de cerveja Backer com data de validade igual ou posterior a agosto deste an. O Mapa também definiu, com a Secretaria Nacional do Consumidor (SENACOM) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, os procedimentos para intimar a empresa a fazer recall dos produtos em que já foi constatada a contaminação, bem como dos produtos que ainda não tiveram a idoneidade e segurança para o consumo comprovadas para o consumidor. A medida é preventiva e vale para todo o Brasil. >>>>

Grave Acidente: passageira filma momento em que carro sai da pista ao tentar ultrapassar carro-forte no Ceará

Fotos: Reprodução

Um motorista que viajava com a família pela BR-020, nesta quinta-feira (16), nas proximidades de Tauá, no Ceará, denuncia ter sido jogado para fora do acostamento por um carro-forte. No veículo, uma caminhonete, estavam o motorista, a mulher dele, no banco do passageiro dianteiro, e dois filhos do casal no banco detrás. As vítimas do acidente tiveram apenas arranhões. “Fui tentar ultrapassar e ele entrou na frente. Como eu já havia lançado pra fazer a ultrapassagem, mais rápido do que eles, eu freei e tirei pro acostamento. E aí, ele jogou o carro contra o nosso, bateu na porta do nosso carro e jogou a gente pra fora da estrada”, relata o motorista da caminhonete, Leonardo Porto.

O G1 solicitou posicionamento da empresa responsável pelo carro-forte por meio do e-mail corporativo, e aguarda retorno. Por telefone, a reportagem também tentou entrar em contato, mas foi informada de que o setor responsável estava em horário de almoço.

O carro da família desceu um barranco e parou após bater em uma árvore. “Minha esposa se arranhou porque ela ficou muito nervosa na saída do carro, tinham muitos espinhos. Como era uma descida, tentei segurar o carro pra não virar e fui tentando diminuir a velocidade, quebrando tudo, até que a gente parou no tronco de uma árvore”, descreve a vítima do acidente. Segundo o proprietário, o veículo ficou completamente destruído. A família tinha trocado de carro recentemente para realizar a viagem, segundo Porto. A família registrou boletim de ocorrência sobre o caso, e tem intenção de acionar a Justiça contra a empresa do carro-forte.

Cidade Alerta no Pará: ‘Maníaco de Marituba’ é apreendido suspeito de fazer pelo menos dez vítimas

O jovem de 17 anos entrava em contato com meninas que trabalhavam com procedimentos estéticos e se passava por cliente para atraí-las a um local de encontro. São pelo menos dez vítimas de abusos sexuais até esse sábado (18). Uma jovem morreu e outra está em coma. Após ser apreendido, o adolescente entregou Gederson Menezes Alves, de 20 anos, como seu comparsa, que foi preso em flagrante.

Tragédia no Norte de Minas Gerais: carro bate de frente com caminhão e motorista morre em Salinas

Foto: Divulgçaão | Corpo de Bombeiros

Um motorista de um carro morreu em um acidente com um caminhão na BR-251, em Salinas, Norte de Minas Gerais, no início da manhã desta sexta-feira (17). O caminhoneiro não ficou ferido e disse aos bombeiros que deparou com o veículo na contramão, logo após um radar no Distrito de Vale das Cancelas. A suspeita é de que a vítima fazia uma ultrapassagem. Os veículos bateram de frente e o caminhoneiro perdeu o controle da direção, e tombou em um barranco às margens da pista. O carro foi arremessado para fora da rodovia e também caiu no barranco. A vítima ficou presa dentro do veículo pelo cinto de segurança e foi retirada pelos bombeiros. O caminhoneiro permaneceu no local até a chegada da Polícia Rodoviária Federal. Segundo os bombeiros, o caminhão transporta óleo vegetal, mas estava vazio no momento do acidente. Informações do G1 Grande Minas.

Operação de Urgência: incêndio atinge fábrica de biscoitos e deixa duas pessoas feridas em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação | 7º GBM

Um incêndio atingiu uma fábrica de biscoitos na manhã desta terça-feira (14), em Vitória da Conquista. Conforme o 7º Grupamento de Bombeiros Militar, duas pessoas ficaram feridas. De acordo com os Bombeiros, o incêndio ocorreu por volta das 10h50, no bairro Guarani. Segundo informações do proprietário do local, o estabelecimento pegou fogo quando um dos funcionários fazia a troca de um botijão de gás. Ainda na fábrica, os bombeiros encontraram cerca de 21 botijões de gás nos fundos do local. O incêndio foi controlado por volta das 11h30 e foi realizado um resfriamento das chamas, por causa do forte cheiro de gás no estabelecimento. Antes da chegada dos bombeiros, as duas vítimas já tinham sido socorridas para um hospital da região. Não há informações sobre qual unidade foram levadas e nem o estado de saúde delas.

Resgate de Urgência: bebê nasce dentro de ambulância na Zona Oeste de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Uma movimentação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) despertou curiosidade de muita gente que passou pela Avenida Alagoas, bairro Brasil, Zona Oeste de Vitória da Conquista, na noite do domingo (12). O SAMU foi acionado para socorrer uma mulher grávida que acabou fazendo o parto dentro da ambulância. No local os socorristas fizeram todos os procedimentos de resgate levando a mãe e recém-nascido ao Hospital Geral de Vitória da Conquista. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde detalhou a operção: “A Secretaria Municipal de Saúde informa que uma equipe do SAMU 192 foi acionada por volta das 21h, do dia 12 de janeiro para atender a uma mulher de 19 anos que estava em trabalho de parto. Assim que a parturiente foi colocada na ambulância, o parto aconteceu de forma natural. Mãe e filha foram encaminhadas ao hospital Esaú Matos e apresentavam sinais vitais normais. De acordo com a Fundação, ambas passam bem e já tiveram alta”.