Eleições 2020: TSE seguirá recomendação sanitária e excluirá identificação biométrica no dia da votação

Gotos: Abdias Pinheiro | ASCOM/TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) seguirá recomendação apresentada na noite desta terça-feira (14) pelos infectologistas que prestam consultoria sanitária para as eleições municipais, e vai excluir a necessidade de identificação biométrica no dia da votação nestas Eleições 2020. A decisão foi tomada pelo presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, após ouvir os médicos David Uip, do Hospital Sírio Libanês, Marília Santini, da Fundação Fiocruz, e Luís Fernando Aranha Camargo, do Hospital Albert Einstein, que integram o grupo que presta a consultoria. Técnicos do Tribunal também participaram da primeira reunião da consultoria sanitária, que é prestada de forma gratuita e pretende estabelecer um protocolo de segurança, que deverá ser replicado em todas as seções eleitorais do Brasil.

Tecnologia Digital: usuários enfrentam problemas com o WhatsApp nos cinco continentes

Foto: BLOG DO ANDERSON

Usuários do WhatsApp relataram problemas no funcionamento da plataforma na tarde desta terça-feira (14). No Twitter, o termo WhatsApp apareceu como o assunto mais comentado por volta das 17 horas, com mais de 400 mil menções. Inicialmente, as reclamações dos internautas eram direcionadas ao serviço de desktop, WhatsApp Web. Porém, também houve instabilidade na versão para smartphones. O site Down Detector, que aglomera relatos de consumidores sobre o status de serviços online, apresentou uma alta no nível de reclamações a partir das 16h30, registrando mais de 30 mil manifestações às 17h14. Às 17h30, cerca de uma hora após o início das reclamações, houve queda no número de usuários que relataram problemas com a plataforma. Fora do Brasil também houve relatos de instabilidade no WhatsApp. O site Outage Reports regitrou mais de 1.500 reclamações, vindas da Europa e da costa Oeste dos Estados Unidos da América. Procurado pelo G1, o WhatsApp disse, em nota, que está ciente “de que algumas pessoas estão tendo problemas para enviar mensagens”, e que a empresa está “trabalhando para restaurar o WhatsApp para todos o mais rápido possível”.

Norte de Minas Gerais: carreta tomba e motorista morre na BR-365 e a carga foi saqueada

Foto: Divulgação | PRF

Um pessoa morreu em um acidente na noite deste sábado (11) na BR-365, próximo a Pirapora, Norte de Minas Gerais. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, uma carreta carregada de biscoito saiu de Marília, interior de São Paulo, com destino ao Nordeste quando o condutor perdeu o controle da direção e o veículo tombou. A carreta saiu da pista e colidiu contra vegetação no local. Ainda de acordo com a PRF, o motorista não utilizava o cinto de segurança, ele ficou imprensado entre o veículo e o chão e morreu no local. A identidade dele não foi divulgada.  A carga de biscoito foi completamente saqueada.

Aos prantos, lojista faz apelo pela reabertura do Comércio em Salvador: “eu não sei mais o faço para pagar minhas contas”

Foto: WhatsApp | BLOG DO ANDERSON

Assim como aconteceu em Vitória da Conquista, o prefeito Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto, do Democratas, tem recebido manifestações pela retomada das atividades econômicas, entre elas estão os Shoppings Centres e o Comércio de Rua. Um vídeo que o BLOG DO ANDERSON recebeu e compartilha na tarde desta segunda-feira (13) mostra o apelo de um lojista do Salvador Shopping que disse estar quebrado financeiramente. “Nós representamos 22 mil empregos, temos já 480 lojas fechadas. O meu arquiteto se matou […] por deficiência financeira”, comentou.

“Eu lhe peço pelos meus três filhos […] libere nossas lojas. Lá o Shopping o Senhor vai ter mais controle do que a Feira de São Joaquim, do que qualquer mercado desse que está aberto em bairro. Por favor meu irmão, eu te peço pelos meus filhos. Eu não sei mais o que faço para pagar minhas contas e para manter meus empregados”, implorava o empresário aos prantos. O prefeito ACM Neto prometeu uma análise sinalizando uma possível liberação ainda neste mês de julho. Esse momento comovente tem ganhado repercussão por todos os cantos do Brasil.

Palácio do Planalto: novo ministro da Educação diz que universidade ensinam ‘sexo sem limites’

Foto: Reprodução

O novo ministro da Educação, pastor Milton Ribeiro, aparece, em vídeo gravado durante culto, há dois anos, defendendo que “as universidades” ensinam “prática totalmente sem limites do sexo”. O pastor foi nomeado no final da tarde da última sexta-feira (10) e será o quatro a comandar o MEC na gestão do presidente da República Brasileira Jair Messias Bolsonaro. Na gravação, o ministro diz: “O mundo foi perdendo a referência do que é certo e o que é errado em termos de conduta sexual. […] Essa é a nossa sociedade, é isso que eles estão ensinando para nossos filhos na universidade. É um valor da nossa sociedade contemporânea. 

Eu, você, os nossos filhos, sobretudo, estão sofrendo esse tipo de pressão”. O ministro é pastor da Igreja Presbiteriana e graduado em Teologia e Direito com mestrado em Direito e doutorado em Educação, segundo seu currículo na plataforma Lattes. É também membro do Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie, mantenedora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, da qual foi vice-reitor. Eem maio do ano passado, ele foi nomeado por Bolsonaro para a Comissão de Ética Pública da Presidência da República (CEP). O órgão tem como função investigar ministros e servidores do governo, caso cometam alguma irregularidade.

Palácio do Planalto: Bolsonaro anuncia o pastor Milton Ribeiro como novo ministro da Educação

Foto: Reprodução

O presidente da República Brasileira Jair Messias Bolsonaro anunciou, nesta sexta-feira (10), a indicação do professor Milton Ribeiro para ministro da Educação. Ribeiro é doutor em educação pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e graduado em direito e teologia. Desde maio do ano passado, integra a Comissão de Ética da Presidência da República. O decreto de nomeação foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União. O cargo estava vago desde a semana passada, quando a nomeação de Carlos Alberto Decotelli foi revogada, sem que ele tivesse tomado posse, depois de uma série de inconsistências curriculares terem vindo à tona. >>>>

Destaque Nacional pela UNICEF: equipe de Vitória da Conquista cria jogo para praticar a argumentação

Foto: Divulgação | UNICEF

Na Antiga Grécia, a Ágora era o lugar em que filósofos, políticos e a população se reuniam para discutir e tomar decisões. Pensando em reproduzir esse ambiente por meio da tecnologia, uma equipe de Vitória da Conquista, na Bahia, participante da edição de 2020 da Maratona UNICEF Samsung, criou o aplicativo com o mesmo nome do antigo espaço grego. Nele, estudantes do ensino médio podem debater questões importantes e entender as consequências de suas decisões. A proposta surgiu no Centro Juvenil de Ciência e Cultura, iniciativa que reúne alunos de escolas públicas para atividades no contraturno de aulas na Bahia. Os estudantes Filipe Souza, Luís Borges, Renata Valença e Vitor Hugo Lacerda se uniram à professora Elmara de Souza para desenvolver o jogo. A equipe vinha desenvolvendo o aplicativo há seis meses e, mesmo com a pandemia do coronavírus, finalizou o projeto. “Queríamos fazer um app colaborativo, não competitivo. Nós nos preocupamos menos com a quantidade de dispositivos [que baixariam o jogo] e mais em desenvolver um app em que um grupo inteiro possa jogar em apenas um dispositivo. O jogo é a discussão, e ela não acontece de fato no celular”, explica Vitor Hugo, um dos desenvolvedores do aplicativo.

Formando o seu próprio conselho

O Ágora une o online com o offline em sua dinâmica. Para começar, um grupo de estudantes deve se reunir e apenas um precisa ter o aplicativo em seu celular: está formado o novo conselho da cidade. Ao iniciar um novo jogo, é possível escolher o nome da própria cidade e informar os nomes dos membros do conselho. O Ágora News, um jornal que aparece com as principais mensagens ao longo do jogo, anuncia a chegada dos tomadores de decisão na cidade.  Com o grupo formado e as configurações iniciais feitas, os jogadores recebem a sua primeira missão. Um agricultor leva ao conselho da cidade a solicitação de banir o uso de agrotóxicos nas plantações. Cada pessoa do grupo, então, deve apresentar seus argumentos ao coletivo referente a sua decisão para solucionar o problema. Após a discussão em equipe, o jogo coloca o tema para votação e cada membro do conselho deve dizer se é a favor ou não. Em seguida, o jogo apresenta as consequências do resultado da votação, considerando aspectos como satisfação pública, melhoria da infraestrutura, economia e sustentabilidade na cidade. O jornal dos dias seguintes estampam na manchete as consequências da decisão da maioria.

Ao todo, são 15 situações-problema que os jogadores podem resolver. Os temas variam em decisões como banir ou não o uso de agrotóxicos, permitir que uma grande cadeia de supermercados abra uma loja na cidade, entre outras. Com a chegada da pandemia, uma questão sobre isolamento social também foi inserida.  “No jogo, não há certo e errado, existem apenas as consequências da decisão”, explica a professora Elmara. “Estudamos muito as competências básicas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para entender o que podíamos desenvolver e achamos pesquisas de doutorado que indicam uma falta de ensino de argumentação nas escolas. Então pensamos um app que promova essa competência de colaboração e argumentação para ajudar no ensino médio”.

Habilidades para quem joga e para quem produz

Recebendo mentorias pedagógicas e técnicas semanalmente, a equipe viu o desenvolvimento do aplicativo avançar, ao mesmo tempo em que ampliavam as habilidades de cada integrante. Luís Borges e Felipe Souza, desenvolvedores do aplicativo, participam pela segunda vez da Maratona UNICEF Samsung, mas com uma diferença significante: da primeira vez, integraram uma equipe como estudantes de ensino médio, e hoje estão no ensino superior na área de tecnologia. Leia a íntegra a reportagem da UNICEF.

Mandatos em Ação: Seminário debate políticas públicas para mulheres em tempos de pandemia

Foto: Divulgação
A secretária de Políticas para Mulheres do Governo do Estado da Bahia, Julieta Palmeira, e a pré-candidata a prefeita de Salvador, Major Denice (PT), ex-coordenadora do premiado projeto estadual Ronda Maria da Penha, foram as estrelas do 16º seminário virtual dos mandados dos deputados Waldenor Pereira (federal) e  Raimundo (estadual). O encontro realizado na noite desta quarta-feira (8) teve como tema “Políticas Públicas para as Mulheres em Tempos de Pandemia” e foi mediado pela ex-vereadora de Poções, Zezéu Leite.
O seminário também teve a participação de cinco pré-candidatas a vereadora de Vitória da Conquista: Nildma Ribeiro e Márcia Viviane (que vão em busca da reeleição), Karine Borges, Karine Grisi e Inez. Na condição de debatedoras, elas defenderam a necessidade de políticas públicas e apoio social para aumentar a representatividade feminina no legislativo e no executivo dos municípios, estados e da União. Hoje essa representatividade ainda está muito a desejar, com apenas 77 deputadas entre os 513 parlamentares da Câmara Federal (o que equivale a 15%) e 12 senadoras no universo de 81 (14,8%) cadeiras no Senado. “E em Vitória da Conquista só temos três mulheres entre 21 ocupantes das cadeiras da Câmara de Vereadores”, lamentou Karine Borges.
A secretária Julieta Palmeira criticou a falta de prioridade para a mulher nas políticas públicas federais e defendeu uma maior ocupação feminina nos espaços decisivos das políticas da cidade. “Não existe cidade democrática se não existe mulher participando das políticas públicas”, afirmou. Também os deputados Waldenor Pereira e  Raimundo, em suas saudações às participantes, ressaltaram que essa foi mais uma iniciativa dos seus mandatos em apoio à bandeira de ampliação dos espaços femininos na política. O seminário reuniu 130 convidados na sala virtual, dentre os quais prefeitos, vices, vereadores e vereadoras e lideranças de 40 municípios da região. Como os 15 seminários anteriores, este também foi transmitido nas redes sociais dos deputados.
As participantes destacaram o aumento da violência doméstica durante o confinamento das famílias neste momento da pandemia. “Infelizmente, em muitos casos o isolamento virou cárcere”, disse a major Denice, que se notabilizou no comando do projeto Ronda Maria da Penha, com programas educativos de prevenção à violência e a ronda propriamente dita no acompanhamento de casos com medidas protetivas. Ela defendeu a solidariedade entre as mulheres e destacou o lema de uma das campanhas da Ronda: “Em briga de marido e mulher a Lei Maria da Penha mete a colher”.

Exame Nacional do Ensino Médio: provas do ENEM serão em janeiro e fevereiro do ano que vem

Foto: Reprodução | RBSTV

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)  serão aplicadas em janeiro e fevereiro do ano que vem, anunciou o Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira (8). Adiado após pressão de estudantes e parlamentares por causa da pandemia de Covid-19, o novo cronograma do Enem prevê:

Provas impressas: 17 e 24 de janeiro, para 5,7 milhões inscritos
Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro, para 96 mil inscritos
Reaplicação da prova: 24 e 25 de fevereiro (para pessoas afetadas por eventuais problemas de estrutura)
Resultados: a partir de 29 de março

O anúncio foi feito pelo secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Alexandre Lopes, durante coletiva de imprensa, em Brasília.

Futebol Brasileiro: num jogo cheio de emoções, Fluminense bate Flamengo nos pênaltis e vence a Taça Rio

Foto: Mailson Santana | Fluminense FC

Foi com a emoção dos pênaltis, mas o Fluminense Football Club é campeão da Taça Rio, realizado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ). Depois de sair vencendo, mas levar o empate em 1 a 1, a equipe superou o Clube de Regatas do Flamengo nas penalidades máximas por 3 a 2, na noite desta quarta-feira (8), e garantiu a Taça. O grande herói do jogo foi o goleiro Muriel, que defendeu duas cobranças, entre elas a de Rafinha, a última, e que garantiu o título. Agora, os dois times voltam a se enfrentar na final do Campeonato Carioca, quando eles duelarão em dois jogos para saber quem fica com o Título Estadual.

Boletim do Coronavírus: casos da COVID-19 quadruplicaram nos últimos 30 dias, diz estudo da UniMontes

Um trabalho elaborado por acadêmicos da disciplina Geografia em Saúde e professores do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Montes Claros (UniMontes) aponta que os casos de coronavírus quadruplicaram nos últimos 30 dias.

O levantamento abrange a mesorregião do Norte de Minas Gerais, formada por 89 municípios e que tem população de 1,7 milhão de habitantes.  Os pesquisadores consideram os boletins divulgados diariamente pela Secretária de Estado de Saúde. Com base nesses dados, o primeiro caso da COVID-19 na região foi confirmado em 6 de abril. Veja os detalhes.

Norte de Minas Gerais: Auditoria Fiscal do Trabalho interdita caldeiras óleo de eucalipto por risco de explosão

Fotos: Divulgação | Auditoria do Trabalho

A Auditoria Fiscal do Trabalho interditou as caldeiras de 13 fábricas de extração de óleo de eucalipto em seis cidades do Norte de Minas Gerais. Os locais não seguiam as medidas de segurança e ofereciam riscos para os trabalhadores. “Constatamos que havia risco grave de explosão, choque elétrico e queda em altura. As caldeiras eram usadas para gerar calor e desidratar as folhas de eucalipto, e os dispositivos de segurança obrigatórios por Lei para o funcionamento não estavam sendo seguidos.

A manutenção anual de segurança também não era feita adequadamente”, explicou o auditor fiscal do trabalho, Hélio Ferreira Magalhães. O auditor ressalta que a maioria das caldeiras não tinha profissionais capacitados para a operação, o que também é obrigatório. De acordo com ele, o operador de caldeira precisa fazer um treinamento teórico de 40 horas, além de aulas práticas supervisionadas por profissional habilitado. Durante a inspeção, os auditores também interditaram as atividades com vasos de pressão por apresentarem irregularidades.

“As empresas devem regularizar de acordo com as orientações repassadas e podem solicitar a suspensão da interdição, que será analisada pelos auditores após nova vistoria”. As fiscalizações ocorreram nos municípios de Taiobeiras, São João do Paraíso, Ninheira, Berizal, Montezuma e Águas Vermelhas. De acordo com auditor Hélio Ferreira, as ações continuam na região e fazem parte do projeto piloto “Caldeiras e vasos de pressão”, desenvolvido em Minas com o objetivo de levar segurança para os trabalhadores do setor. Informações do G1 Grande Minas.

Agenda em Brasília: depois de Herzem, Fábio Vilas-Boas também vai ao Ministério da Saúde

Quem também desembarcou em Brasília e foi recebido no Ministério da Saúde para debater diversos assuntos, entre eles envolvendo Vitória da Conquista, é o secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas. O prefeito Herzem Gusmão Pereira e comitiva também estão na Capital Federal e foi recebido por um assessor do Ministério da Saúde conhecido como Cascavel, que lhe garantiu mais de R$ 10 milhões para o enfrentamento da COVID-19. Ao meio dia desta quarta-feira (8) Vilas Boas anunciou a viagem em sua conta do Instagram: “Primeira viagem a Brasília depois do início da pandemia. A sensação é muito estranha. Aeroporto deserto. Avião vazio. Pessoas assustadas. Espero retornar amanhã com boas notícias das reuniões que terei com o ministro Eduardo Pazzuello e algumas secretarias”.

Operação Direto com o Dono: Fundador da Ricardo Eletro e a filha são presos por fraudes em São Paulo

Foto: Leandro Fonseca | Ricardo Eletro

Uma força-tarefa composta pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Secretaria da Fazenda e Polícia Civil de Minas Gerais, deflagrou na manhã desta quarta-feira (8), a Operação Direto com o Dono, cujos alvos são empresários do ramo de eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Ricardo Nunes, fundador da rede Ricardo Eletro, e sua filha foram presos em São Paulo. De acordo com a investigação, o grupo teria sonegado, ao longo de mais de cinco anos, cerca de R$ 400 milhões em impostos devidos ao Estado de Minas Gerais. No momento, estão sendo cumpridos três mandados de prisão e 14 mandados de busca e apreensão nos municípios de Belo Horizonte, Contagem, Nova Lima, São Paulo e Santo André. Além dos mandados de prisão, a Justiça determinou o sequestro de bens e imóveis de um dos empresários, avaliados em cerca de R$ 60 milhões. Confira a reportagem do R7.

Palácio da Alvorada: após diagnóstico da COVID-19, Bolsonaro publica vídeo tomando Hidroxicloroquina

Foto: Reprodução

Após anunciar o diagnóstico positivo para COCID-19, o presidente da República Brasileira Jair Messias Bolsonaro compartilhou um vídeo na tarde desta terça-feira (7) tomando a Hidroxicloroquina. “Bem, estou tomando aqui a terceira dose da Hidroxicloroquina (risos). Estou me sentindo muito bem. Tava (sic) mais ou menos no domingo, bão (sic) na segunda, hoje, terça, tô (sic) melhor que sábado. Com toda certeza, tá (sic) dando certo”, afirmou Bolsonaro. Em seguida, o presidente ingere o medicamento e toma um copo d’água. “Sabemos que hoje em dia existem outros medicamentos que podem ajudar o combate ao coronavírus. Sabemos que nenhum tem a sua eficácia cientificamente comprovada, mas uma pessoa que tá (sic) dando certo. Então, eu confio na Hidroxocloroquina, e você? Valeu. Tamo (sic) junto”, acrescentou.

Por volta de meio dia, Bolsonaro anunciou em entrevista que foi diagnosticado com Coronavírus. “Estou perfeitamente bem”, disse. O presidente, na ocasião, informou que adotou o uso de hidroxicloroquina e azitromicina em seu tratamento contra a COVID-19. O mandatário cancelou a agenda da semana e viagens previstas. Hidroxocloroquina A OMS (Organização Mundial de Saúde) anunciou no último sábado (4) que irá descontinuar os testes com a hidroxicloroquina, uma vez que o medicamento não reduz a mortalidade de pacientes hospitalizados com a COVID-19. A organização disse, também, que a decisão se aplica apenas aos testes realizados em casos de hospitalização, e não afeta possível avaliação de outros estudos do uso do medicamento em pacientes não-hospitalizados e na profilaxia pré ou pós-exposição ao vírus.

Boletim do Coronavírus: Rui e Neto apresentam protocolo comum de retomada da Economia na Bahia

Fotos: Paula Fróes | GOVBA

O plano de abertura da economia na Bahia foi apresentado na manhã desta terça-feira (7), pelo governador Rui Costa e pelo prefeito de Salvador, Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto, durante uma coletiva virtual. O principal critério adotado neste protocolo comum é a capacidade de o poder público ofertar leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) à população baiana, de forma a priorizar a preservação de vidas. O governador lembrou que os critérios e medidas que integram o protocolo valem não só para a capital, mas como para todo o território estadual, e que a primeira fase do protocolo só será ativada quando a taxa de ocupação de leitos de UTI permanecer em 75%, por pelo menos cinco dias seguidos. “São parâmetros que valem não só para a capital mas para todo o território estadual e que foram feitos conjuntamente entre Estado e Prefeitura. Nosso desafio é reduzir o número de óbitos, que nos últimos dias se manteve entre 50 e 60 diários. Por isso intensificamos, da última semana para cá, a orientação de internamento daqueles pacientes que procuram UPAs e unidades de saúde, justamente para reduzir o número de pacientes em UTIs e, consequentemente, o número de óbitos. A nossa prioridade é salvar vidas”, enfatizou Rui. >>>>

Boletim do Coronavírus: Bolsonaro está com a COVID-19

Foto: Isac Nóbrega | PR

Após uma noite com febre, o presidente da República Brasileira Jair Messias Bolsonaro testou positivo para a COVID-19. A doença foi confirmada pelo próprio presidente durante entrevista coletiva ao meio dia desta terça-feira (7). “Sou um ser humano como outro qualquer”, afirmou Bolsonaro. Ele foi medicado com Hidroxicloroquina.

Destaque Nacional: começam inscrições para o SISU

Foto: Reprodução | Agência Brasil

A partir desta terçaf-feira  (7), estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) podem se inscrever para o Sistema de Seleção Unificada (SISU) do meio do ano. Até sexta-feira (10) serão oferecidas mais de 51 mil vagas em instituições de ensino superior do Brasil. Pela primeira vez, além dos cursos de graduação presenciais, o SISU vai ofertar vagas na modalidade a distância (EaD). Além de ter feito o ENEM, os interessados não podem ter zerado a redação. Estudantes que fizeram o exame na condição de treineiros também não podem participar. Veja todos os detalhes.

Leitos COVID-19: presidente do IBR Hospital detalha versão sobre o rompimento contrarual com a SESAB

Foto: BLOG DO ANDERSON

O rompimento contratual entre o IBR Instituto Bradão de Reabilitação Limitada e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia para prestação de serviços para internação de pacientes com a COVID-19 gerou uma polêmica. Na Rádio Clube de Conquista ao meio dia desta segunda-feira (6), o médico Maurilúcio Cotrim Brandao, presidnete do IBR, contou a sua versão que contradiz o que foi exposto pela SESAB que alega uma ocupação de pacientes em uma ala que seria exclusiva para demanas via Sistema Único de Saúde. Além disso a SESAB alega falta de Equipamentos de Proteção Individual e falta de testes para COVID-19 aos corpo técnico do Hospital IBR, consoante a uma auditoria realizada pelo Núcleo Territorial de Saúde. “O contrato não especifica que ele está pagando um valor cheio exclusivo para COVID-19”, afirmou Maurilúcio Bradão sem querer entrar em “detalhes políticos”. Para Maurilúcio, “além do mais o IBR informou todos os dias que haviam pacientes de convênio”.

Tragédia no Recôncavo Baiano: Bombeiros localizam últimos dois corpos de pessoas que sumiram após embarcação virar

Foto: Divulgação | CBMB

O Corpo de Bombeiros da Bahia localizou na manhã deste domingo (5) os últimos dois corpos que estavam desaparecidos após embarcação em que viajavam virar no Rio Paraguaçu, na altura de Cabaceiras do Paraguaçu, no Recôncavo da Bahia. O acidente ocorreu na última quarta-feira (1º) e outros três corpos haviam sido encontrados no sábado (4). Segundo o Corpo de Bombeiros, pessoas da comunidade identificaram os corpos encontrados neste domingo como sendo de Cauã, que tinha 11 anos, e Roque, que tinha 50. O acidente envolveu quatro crianças e dois adultos. Em entrevista à TV Bahia, Priscila Leôncio, tia das crianças, disse que elas foram visitar a bisavó por alguns dias e quiseram voltar para casa, na quarta, de barco. As quatro crianças, o tio e um amigo dele seguiram na canoa. A embarcação virou no meio do rio e apenas o tio das crianças, Paulo Roberto, conseguiu chegar às margens para pedir ajuda. As crianças não sabiam nadar. Paulo é pai de uma das crianças, Natália, de 14 anos. Ele conduzia a canoa quando o acidente aconteceu. Paulo contou que a embarcação tombou e rapidamente entrou água, o que fez a canoa afundar. Familiares e amigos começaram as buscas ainda no mesmo dia. O Corpo de Bombeiros chegou na cidade na tarde da quinta-feira para iniciar a procura. Na sexta-feira (3), Bombeiros e Marinha ampliaram área de buscas.