Boletim Epidemiológico: 65 notificações de COVID-19 aguardam resultado em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Nesta segunda-feira (30) a Secretaria Municipal de Saúde divulgou Boletim Epidemiológico com dados atualizados do COVID-19 em Vitória da Conquista. Até o momento, já foram registradas 160 notificações com suspeita clínica e epidemiológica de infecção pelo COVID-19 e nenhum caso foi confirmado. 42 casos foram descartados laboratorialmente e 5 por vínculo epidemiológico. Outros 65 aguardam resultados laboratorial das amostras enviadas ao Lacen, em Salvador e 48 aguardam coleta.

A divulgação dos resultados das amostras coletadas no município é de responsabilidade do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado da Bahia, em Salvador, que realiza a análise laboratorial das amostras enviadas para o diagnóstico de COVID-19. Os casos descartados por vínculo epidemiológico foram de pessoas que tiveram contato com um paciente que teve resultado laboratorial negativo para a suspeita de infecção por COVID-19.

Norte de Minas Gerais: mulher é morta a pauladas pelo companheiro na frente do filho em Rio Pardo de Minas

Foto: Divulgação | SSP-MG

Uma mulher de 26 anos foi morta a pauladas dentro de casa pelo companheiro na Zona Rural de Rio Pardo de Minas, Norte de Minas Gerais, nesse domingo (29). O homem foi preso e confessou ter matado a vítima na frente do filho deles, de seis anos. Após o crime, o autor foi na casa dos pais e avisou que tinha agredido a mulher, e depois se escondeu em um matagal. O corpo de Edicleia dos Santos foi encontrado pelos sogros, que acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgênica a Polícia Militar Mineira. A equipe do SAMU constatou o óbito no local. Policiais militares fizeram buscas por várias horas e conseguiram prender o homem em um matagal. Ele foi encaminhado à delegacia e o pedaço de madeira usado no crime foi apreendido. Segundo a PM, o autor contou que agrediu a mulher após um desentendimento por causa de uma compra que ela teria feito no cartão de crédito. Testemunhas disseram que o casal brigava com frequência e a mulher já tinha sido agredida outras vezes. O corpo dela foi encaminhado ao Instituto Médico Legal e o caso será investigado pela Polícia Civil. Informações do G1 Grande Minas.

Boletim Epidemiológico: Bahia tem 156 casos confirmados de COVID-19 com um óbito

Foto: Divulgação

A Bahia registra 156 casos confirmados do  coronavírus (Covid-19), o que representa 3,8% do total de casos notificados. Até o momento, 1388 casos foram descartados e houve um óbito confirmado. Trata-se de paciente do sexo masculino, 74 anos, residente em Salvador, que estava internado em hospital da rede privada, com comorbidades associadas. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas deste domingo (29). Ao todo, 17 pessoas estão curadas e 18 encontram-se internadas, sendo 8 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Paciente de Barra do Choça: idoso testa negativo para o COVID-19 em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O paciente vítima de insuficiência respiratória que evoluiu ao óbito no Hospital Geral de Vitória da Conquista testou negativo para o COVID-19. A informação chegou ao BLOG DO ANDERSON às 16h37min deste domingo (29) via Assessoria de Comunicação do HGVC. Logo mais no Boletim Epidemiológico o BLOG DO ANDERSON estará atualizando todos os dados relacionados ao CONVID-19 aqui em Conquista, na Bahia, no Brasil e no Mundo.

Evolução da Doença: Brasil tem 3.904 casos e 114 mortes por COVID-19 após um mês do surgimento

Foto: Marcello Casal Júnior | Agência Brasil

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, informou neste sábado (28) que o Brasil tem 3.904 casos e 114 mortes por COVID-19. Ao completar um mês da primeira detecção de COVID-19, na quinta-feira (26), o país registrava 77 mortes e 2.915. O primeiro caso foi registrado em 26 de fevereiro. A perspectiva do Ministério da Saúde para o próximo mês é de que a epidemia aumente no Brasil, uma vez que o país está no início da curva de crescimento pela qual outras nações já estão passando, como Estados Unidos da América, Itália e Espanha.

Pandemia de Coronavírus: professor conta que aguarda autorização para voltar do Equador para Vitória da Conquista

Foto: Reprodução

Um professor de Vitória da Conquista está impedido de voltar ao Brasil depois que os Aeroportos do Equador foram fechados como medida a pandemia do coronavírus. Ivan Sobrinho, que está no país há três meses, conta que aguarda autorização para consegui viajar. Ele foi para o Equador em dezembro do ano passado para estudar. Apesar disso, tem tentado retornar para a Bahia desde o dia 16 de março, mas sem sucesso. “Eu, juntamente com 130 brasileiros, estou aqui preso no Equador, porque desde o dia 16 de março, o governo fechou todos os aeroportos. Os voos comerciais não podem mais ingressa, ao não ser os voos humanitários que vem vazios para retirar a população estrangeira”, disse. Ele conta que chegou a receber uma informação da Embaixa Brasileira no Equador de que conseguiria viajar, mas, até a quinta-feira (27) não tinha recibo mais retorno.

“Tem oito dias que estou em Quito, porque, na sexta-feira passada [dia 20 de março], uma diplomata da Embaixada Brasileira em Quioto me ligou e disse que eu teria que vim rapidamente para Quito. [Dizendo que] A qualquer momento deveria ter avião para fazer a repatriação. Mas não tem prazo nenhum”, falou. O Ministério das Relações Exteriores informou que, assim como a Embaixa do Brasil em Quito, trabalha para permitir a rápida repatriação de todos os brasileiros que queiram voltam ao Brasil. Informou ainda que 131 dos 152 brasileiros já estão em Quito, muitos retornados do interior de Galapagos. E que no momento negocia como se dará a repatriação para o Brasil. Até a sexta-feira (27), quando a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) divulgou o último boletim, a Bahia tinha 123 casos confirmados do novo coronavírus.

Coronavírus: estudo prevê 1,15 milhão de mortes no Brasil caso medidas de contenção não sejam tomadas

Foto: BLOG DO ANDERSON

É inevitável que a próxima onda da pandemia atinja em cheio a América Latina, alertou na quinta-feira (26) em editorial a revista médica Lancet. O Brasil será o país mais afetado e poderá ter até 1,15 milhão de mortos, de acordo com a projeção de outro estudo. Um dos principais eixos globais de informação científica sobre a Covid-19, a Lancet destaca que alguns governos ainda não encaram a doença com seriedade e cita especificamente o presidente da República Brasileira Jair Messias Bolsonaro, o único governante a ter o nome mencionado, e criticado. Já o estudo “O impacto global da Covid-19 e as estratégias de mitigação e supressão”, do grupo de Resposta à Covid-19 do Imperial College, de Londres, previu em 1.152.283 o número de mortes no Brasil, caso medidas de contenção não sejam tomadas. No outro extremo, com as medidas mais radicais e precoces, esse número despencaria para 44 mil brasileiros mortos. Confira a reportagem do O GLOBO.

Transporte Aéreo: ANAC reorganiza voos nacionais, e nova malha opera a partir deste sábado

Foto: BLOG DO ANDERSON

Voos da Gol, Azul e Latam voltam a ser realizados para todas as Capitais Brasileiras e outras 19 cidades do Brasil deste sábado (28). As viagens estão programadas até o fim de abril. Serão 1.240 voos semanais para todo o Brasil, a maioria com destino para o Sudeste. Em seguida, Nordeste, Sul, Centro-oeste e, por último, para a região Norte. As informações são da ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil. Antes do início da pandemia do coronavírus no Brasil, Gol, Azul e Latam realizavam quase 15 mil voos semanais para mais de 100 localidades. Agora serão pouco mais de 1,2 mil. A reorganização da malha área das empresas foi discutida desde o início desta semana com representantes das companhias, da Anac, do Ministério de Infraestrutura e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica. A nova redistribuição dos voos foi realizada para que cada estados fique com pelo menos uma ligação aérea.

Governo Federal anuncia linha de crédito para socorrer pequenas e médias empresas

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Governo Federal anunciou nessa sexta-feira (27) uma linha de crédito para socorrer as pequenas e médias empresas durante a pandemia causada pelo Coronavírus (COVID-19), destinada ao financiamento da folha de pagamento, com juros de 3,75% ao ano. Para o consultor tributário Francisco Arrighi, a medida vai ser muito importante para que as empresas não entrem em falência, principalmente as pequenas e médias, que enfrentam dificuldades para sobreviver. “Muitas empresas estão concedendo férias coletivas e poucas estão demitindom, mas o governo precisa adotar outras medidas”, avalia Arrighi. “Se não for tomada nenhuma atitude para ajudar essas empresas, elas vão começar a demitir em massa. Isso vai gerar um mal social gigantesco e difícil de ser recuperado posteriormente. Então, tem que ter ajuda na folha de pagamento e também a suspensão de tributos”

Profissionais da Imprensa: jornalistas serão vacinados contra H1N1 em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação

Os profissionais da imprensa de Vitória da Conquista fazem parte, a partir desta quinta-feira (26), do público da campanha de vacinação contra a gripe H1N1. A solicitação da inclusão foi feita pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA) e atendida pela Secretaria Municipal de Saúde. O pedido integra uma série de medidas adotadas pelo SINJORBA, na capital e no interior do estado, visando o bem-estar da categoria no exercício da atividade profissional.

Assistencia Social: Câmara dos Deputados aprova auxílio de R$ 600 para pessoas de baixa renda durante epidemia

Foto: Michel Jesus | Câmara dos Deputados

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (26) o pagamento de um auxílio emergencial por três meses, no valor de R$ 600, a pessoas de baixa renda, durante a Epidemia de Coronavírus.  O texto será analisado ainda pelo Senado. Inicialmente, na primeira versão do relatório, o valor era de R$ 500,00 (contra os R$ 200,00 propostos pelo Governo).

Pandemia de Coronavírus: Brasil contabiliza 77 mortes e 2.915 casos confirmados em um mês

Foto: Ravena Rosa | Agência Brasil

Nesta quinta-feira (26) completou um mês do primeiro caso confirmado do coronavírus (covid-19) no Brasil. Durante este período a pandemia produziu 77 mortes, conforme atualização do Ministério da Saúde. A taxa de letalidade é de 2,7%. Na quarta-feira (25) ,as mortes já haviam se expandido para além de São Paulo e do Rio de Janeiro, com falecimentos em Pernambuco, no Rio Grande do Sul e no Amazonas. O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, retificou o número de mortes no país. No relatório constava 78 óbitos, com um caso no Distrito Federal. Mas o secretário afirmou que o registro foi feito por engano e que Distrito Federal não tem morte por covid-19.

Reunião com Prefeitos Baianos: Rui sugere reabertura do Comércio e Feiras Livres em cidades sem Coronavírus

Foto: BLOG DO ANDERSON

O governador Rui Costa sugeriu a prefeitos de cidades baianas sem casos confirmados de novo coronavírus que mantenham o comércio na ativa. O pedido também se estende à manutenção das feiras livres. Para Rui, as medidas de restrição devem ser gradativas, evitando medidas mais restritivas nesse primeiro momento de enfrentamento da pandemia. “Nos municípios que não tenham casos confirmados não vejo sentido em fechar feiras livres. O que a gente precisa é tomar cuidado. É aumentar os espaços entre feirantes, ou espalhar a feira por vários espaços na cidade. Porque o agricultor precisa vender . A mesma coisa vale para o comércio”, sugeriu. Segundo o gestor, a medida vale para cidades já com casos ou que tenham municípios vizinhos com confirmação para a Covid-19. Rui deu o exemplo de São Félix e Cachoeira. “Mas a decisão eu respeito. Aí vai depender de cada prefeito e da população”, afirmou. Redação do Bahia Notícias.

Na UTI: entubado, ex-deputado Augusto Castro testa positivo para coronavírus em Itabuna

Foto: BLOG DO ANDERSON

Entubado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna, o ex-deputado estadual Augusto Narciso Castro, de 50 anos, filiado ao Partido Social Democrático, está com Coronavírus. Na manhã desta quinta-feira (26) o Departamento de Vigilância Epidemiológica de Itabuna iniciou o mapeamento com quem o ex-deputado esteve nos últimos dias. A intenção é saber o histórico das pessoas que se encontraram com ele nesta semana para que fiquem isoladas e, apresentando sintomas, sejam submetidas ao teste para a Covid-19.

Armenio Santos: Coronavírus ou COVID-19

Foto: BLOG DO ANDERSON

Armenio Souza Santos

Há exatos 30 dias aconteceu o Carnaval em 27 estados do Brasil, destaco 5 destes: Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. Por aí circularam, aglutinaram e se tocaram, mais de 48 milhões de pessoas, dos quais 5 milhões eram turistas de diversas partes do País e do Mundo, da Itália inclusive, que circularam livremente. Confira a opinião do médico Armenio Santos.

Quarentena do Coronavírus: veja horário de funcionamento dos bancos em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Os bancos vão funcionar em horário diferenciado durante a Quarentena do Coronavírus, segundo a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN). As agências vão abrir em horário reduzido das 10 às 14 horas, de segundo a sexta-feira por período indeterminado. Das 9 às 10 horas, haverá atendimento somente para grupo de risco, como idosos e pessoas com doenças respiratórias crônicas. A FEBRABAN informa ainda que qualquer nova mudança de horário será informado aos clientes pelos respectivos bancos. A alteração das horas de funcionamento foi estabelecida conforme orientações do Banco Central. A recomendação da Federação é de que os clientes tentem usar canais de atendimento remoto [telefone, internet, aplicativos] para resolver pendências. Saques emergenciais podem ser realizados em um dos 170 mil caixas eletrônicos distribuídos pelo Brasil. Segundo a entidade, esses terminais de atendimento estão com reforço de higienização. “Ao evitar voluntariamente ir às agências bancárias, todos colaboraram para que os bancos possam dar prioridade ao atendimento aos grupos mais vulneráveis, protegendo todos, inclusive os bancários, com a redução do fluxo de pessoas necessárias aos esforços contra a disseminação do vírus COVID-19”, diz, em comunicado na terça-feira (24). O Banco Santander foi o primeiro a anunciar a mudança de horário. Em seguida, a Caixa informou o horário reduzido. Depois, foi a vez do Banco do Brasil. Mas o comunicado da Febraban engloba outras instituições, como Banco Itaú, Banco Bradesco e bancos menores.

Análise Internacional: O que pode acontecer após o pico da epidemia de coronavírus passar?

Foto: Anne Chaon | MSN

Enquanto aguardam o pico da epidemia de coronavírus na Europa, ou seja, o número máximo de casos, os especialistas se perguntam o que acontecerá a seguir. Depois que o “tsunami” passar, como descrito pela equipe médica na Itália, a questão é se o número de casos começará a cair ou, pelo contrário, haverá “réplicas secundárias” recorrentes. A diretora geral da agência francesa de Saúde Pública, Geneviève Chêne, admite que “é muito cedo para ter certeza da dinâmica da epidemia”. Confira a reportagem da AFP reproduzida do MSN.

Presidente do Senado Federal após pronunciamento de Bolsonaro: ‘Brasil precisa de uma liderança responsável’

Foto: Marcos Brandão | Senado Federal

O presidente do Senado Federal, David Samuel Alcolumbre Tobelem (DEM-RN), criticou nesta terça-feira (24) a posição adotada pelo presidente Jair Bolsonaro para lidar com a pandemia de coronavírus. “Neste momento grave, o País precisa de uma liderança séria, responsável e comprometida com a vida e a saúde da sua população”, afirmou Alcolumbre minutos após o pronunciamento feito por Bolsonaro na cadeia nacional de rádio e televisão. Na avaliação de Alcolumbre, a posição de Bolsonaro “está na contramão das ações adotadas em outros países e sugeridas pela Organização Mundial da Saúde”. “Reafirmamos e insistimos: não é momento de ataque à imprensa e a outros gestores públicos. É momento de união, de serenidade e equilíbrio, de ouvir os técnicos e profissionais da área para que sejam adotadas as precauções e cautelas necessárias para o controle da situação, antes que seja tarde demais”, destacou.