Informe Político: Waldenor Pereira e Zé Raimundo reúnem lideranças em Plenária Regional

Fotos: Vinícius Brito | WZ

Os deputados Waldenor Pereira (PT-BA) e José Raimundo Fontes (PT) reuniram lideranças de mais de 30 municípios do Sudoeste Baiano, Serra Geral, Bacia do Paramirim, Médio São Francisco e Chapada Diamantina neste sábado (15), numa Plenária Rergional em Vitória da Conquista. O evento contou com a participação dos secretários estaduais Jerônimo Teixeira, de Desenvolvimento Rural e Geraldo Reis, de Meio Ambiente, do presidente do Partido dos Trabalhadores de Vitória da Conquista, Rudival Maturano Barbosa Filho, do reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, professor Luiz Otávio de Magalhães, além de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e vereadoras e outras lideranças políticas e comunitárias.

A plenária foi um momento para traçar planos para o próximo ano, ouvir as lideranças, fazer um balanço das ações e ainda de agradecimento pela vitória expressiva dos parlamentares em suas respectivas reeleições. “Estamos realizando uma reunião com lideranças. Faremos uma plenária aberta a todos os companheiros no mês de fevereiro de 2019, com a presença da presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, a companheira Gleisi Hoffman. Estamos decidindo pela data, mas não poderíamos deixar de fazer essa reunião com as lideranças de todos os municípios que apoiam os nossos mandatos, que apoiaram a nossa campanha eleitoral, pra poder fazer um rápido balanço das eleições na região e um debate traçando perspectivas para o próximo ano”, afirmou Waldenor.

“Os companheiros que foram pra militância em toda a Bahia, dando uma grande vitória ao nosso governador Rui Costa, aos nossos senadores, à nossa chapa também de deputados, fizemos um esforço muito grande para fortalecer o partido na região e naturalmente é um momento de agradecer os companheiros por todos os avanços. Sabemos também que é um momento muito desafiador, em função da conjuntura que vivemos no Brasil, mas isso não vai diminuir o nosso ímpeto, nossa energia política, nossa energia militante. Então essa é uma festa, um momento de confraternização com os amigos e companheiros, mas também da assunção dessa responsabilidade”, concluiu Zé Raimundo.

Inauguração na Cidade: Vog Capriccio é apresentado aos futuros moradores com muita festa em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Uma solenidade com coquetel e espetáculo musical, marcou a inauguração do Vog Capriccio na noite da quarta-feira (12). A previsão contratual para entrega está marcada para o ano que vem, no entanto, o consórcio E2 [Engenharia e Empreendimentos] juntamente com a Gráfico [Empreendimentos] se antecipam.

Antes da abertura dos portões para os futuros moradores e convidados especiais o BLOG DO ANDERSON esteve colhendo os últimos detalhes do Vog Capriccio [veja em fotos] que é formado por duas torres com o total de 160 apartamentos, ambos com elevadores.

Com uma ampla área de lazer, o Vog Capriccio conta com Piscina, Salão de Jogos, Salão de Festas, Academia, Brinquedoteca, Parque Infantil, Espaço Gourmet com Churrasqueira e Quadra Poliesportiva.

O VOG Cappricio está localizado na Avenida Guanabara, número 750, próximo ao Shopping Conquista Sul com fácil acesso pelas Avenidas Juracy Magalhães e Luís Eduardo Magalhães, no bairro Boa Vista. Confira as imagens exclusivas desta confraternização registradas pelo BLOG DO ANDERSON.

Supremo Tribunal Federal: Fux determina prisão de Battisti; decisão pode facilitar extradição à Itália

 

Foto: Reproduçaõ | Veja

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux determinou nessa quinta-feira (13) a de Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua na Itália. A íntegra da decisão ainda não foi divulgada.  A decisão de Fux poderá facilitar a decisão do presidente da República Brasileira eleito, Jair Messias Bolsonaro, de extraditar Battisti para a Itália. No mês passado, Bolsonaro disse que fará “tudo o que for legal” para extraditá-lo. Battisti foi condenado na Itália por quatro homicídios, cometidos quando integrava o grupo Proletariados Armados pelo Comunismo. Ele chegou ao Brasil em 2004, onde foi preso três anos depois. >>>>>

Operação Registro Espúrio: Polícia Federal deflagra ação peração para ampliar investigações no Ministério do Trabalho

Foto: Reprodução | Agência Brasil

A Polícia Federal deflagrou nessa quinta-feira (13) a quinta fase da Operação Registro Espúrio para ampliar as investigações sobre a atuação de uma organização criminosa que atua em fraudes e desvios relacionados a registros sindicais obtidos no Ministério do Trabalho. A suspeita é que o valor desviado tenha passado dos R$ 12 milhões. No total, 14 mandados de busca e apreensão serão cumpridos ao longo do dia. >>>>

Shopping Conquista Sul: crianças são as protagonistas no encerramento da Semana do Bebê

Fotos: SECOM | PMVC

Palestras, contação de histórias, apresentações culturais entre outras atividades foram realizadas durante a 3ª Semana do Bebê que teve como objetivo intensificar a mobilização pela garantia da sobrevivência e do desenvolvimento das crianças em seus primeiros anos de vida.

O encerramento da semana, promovida pela Fundação de Saúde Pública de Vitória da Conquista com a participação das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde, aconteceu na tarde do último sábado (8) no Shopping Conquista Sul.

Fotos: SECOM | PMVC

Momentos lúdicos foram proporcionados pela equipe do Educarte e o Núcleo Extensão, Pesquisas e Estudo de Doenças Crônicas da Fundação de Saúde aferiu pressão arterial e realizou testes de glicemia. Mas o ponto alto do evento foi a Corrida de Bebês.

Dez competidores ficaram divididos em duas categorias: seis meses a um ano e um a dois anos de idade. O conquistense Raniê Bittencourt e sua esposa foram passear no shopping com seus três filhos e viram a movimentação na Praça de Eventos. >>>>>

Tragédia Nacional: homem invade missa, mata cinco e comete suicídio na Catedral de Campinas

Fotos: Reprodução | EPTV

Um homem matou cinco pessoas e deixou três feridas após invadir uma missa na Catedral Metropolitana de Campinas, em São Paulo, na tarde desta terça-feira (11), segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Bombeiros e Polícia Militar. O suspeito pelos disparos na igreja, de acordo com as corporações, cometeu suicídio em seguida. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o suspeito teria entrado na Catedral com uma pistola e um revólver calibre 38, e se matado em frente ao altar após os crimes.

Os mortos não foram identificados e a polícia investiga a motivação do crime. A princípio, a informação recebida pela EPTV é de que houve um assalto antes, mas autoridades negaram. A terceira vítima também estaria em estado estável, segundo o Samu, mas não há informações sobre para qual unidade ela deve ser encaminhada. O entorno da Catedral está isolado e câmeras de monitoramento da CinCamp registraram a movimentação na área. Veja vídeo acima.

Operação Ross: alvo da Polícia Federal, Benito Gama diz repudiar “em absoluto qualquer ato de corrupção”

Foto: BLOG DO ANDERSON

Alvo na Operação Ross deflagrada nesta terça-feira (11), na parte que investigada suposta compra de apoio político ao senador Aécio Neves da Cunha (PSDB-BA) durante a campanha à Presidência da República nas Eleições 2014, o deputado federal Benito da Gama Santos (PTB-BA) lançou nota de esclarecimento repudiando atos de corrupção. “Há um fato sendo investigado sobre a eleição presidencial de Aécio Neves em 2014. Na condição de presidente nacional do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), em exercício à época, fui convidado hoje (11), para prestar testemunho sobre este fato que tem relação com a empresa JBS e a candidatura de Aécio Neves. Não houve contra mim nenhuma medida de busca e apreensão ou qualquer outra medida, como divulgado pela imprensa. Assim como em toda a minha trajetória, continuo sempre à disposição da justiça em qualquer investigação. Faz parte do estado democrático. Repudio em absoluto qualquer ato de corrupção e tentativa de ser relacionado ao objeto das investigações da Lava Jato. Reitero a minha lisura e conduta pautada na honestidade, seriedade e responsabilidade ao longo destes mais de trinta anos dedicados à vida pública em prol da Bahia e do Brasil”, declarou o político natural de Ituaçu, no Sudoeste Baiano.

Nova Presidência do Brasil: em diplomação, Bolsonaro pede confiança daqueles que não votaram nele

Foto: Valter Campanato | Agência Brasil

No discurso de diplomação, o presidente eleito da República Federativa do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, prometeu nessa segunda-feira (10) governar para todos, sem qualquer distinção ou discriminaçao. Bolsonaro pediu a confiança daqueles que não votaram nele. Também afirmou que o voto popular é um “compromisso inquebrantável”. Segundo ele, a construção de uma nação mais justa depende da “ruptura de práticas que retardaram o progresso no país”, como mentiras e manipulação. “A partir de 1º de janeiro, serei o presidente dos 210 milhões de brasileiros. Governarei em benefício de todos sem distinção de origem social, raça, sexo, cor, idade ou religião”, afirmou o presidente eleito durante a cerimônia de diplomação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Bolsonaro disse que a diplomação representa o reconhecimento da decisão do eleitorado brasileiro, em “eleições livres e justas”. Agradeceu o trabalho da Justiça Eleitoral, o apoio da família e os 57 milhões de votos. Em primeiro lugar, agradeceu a Deus por estar vivo, após ter sido esfaqueado no início da campanha eleitoral.  Afirmou que cumprirá sua determinação de transformar o país em um local de justiça social. “Eu me dedicarei dia e noite a um objetivo que nos une: a construção de um Brasil próspero,  justo, seguro e que ocupe o lugar que lhe cabe no mundo.” >>>>>>>>

Balança Comercial Brasileira: primeira semana de dezembro tem superávit de US$ 2,019 bilhões

Foto: Reprodução

A Balança Comercial Brasileira registrou superávit de US$ 2,019 bilhões na primeira semana de dezembro de 2018, que teve cinco dias úteis. O saldo é resultado de exportações no valor de US$ 5,667 bilhões e importações de US$ 3,649 bilhões. No ano, as exportações somam US$ 225,635 bilhões e as importações, US$ 171,957 bilhões, com saldo positivo de US$ 53,677 bilhões. Confira aqui os dados completos da balança comercial. >>>>

Tragédia no Oeste Baiano: homem morre e três pessoas ficam feridas num acidente em Brejinhos

Fotos: Reprodução | Gazeta 5

Um homem de 33 anos morreu e três pessoas ficaram feridas após a caminhonete que eles estavam bater com duas carretas na BR-242, trecho de Brejinhos, no Oeste Baiano, na noite de domingo (9).

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Rogério Souza dos Santos ficou preso nas ferragens e morreu no local. Ele dirigia o caminhonete, quando perdeu o controle do veículo na altura do KM 570, por volta das 21 horas, e colidiu na lateral das carretas.

As outras vítimas, que não tiveram as identidades reveladas, foram socorridas por uma equipe do Corpo de Bombeiros e levadas para o Hospital Regional de Ibotirama. Não há informações sobre o estado de saúde deles. O corpo de Rogério foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Bom Jesus da Lapa. Informações do G1.

Governo Jair Messias Bolsonaro: ex-secretário de Alckmin será o ministro do Meio Ambiente

Foto: Reprodução | TV Globo

O presidente eleito Jair Bolsonaro definiu nesse domingo (9) o último integrante da Esplanada dos Ministérios, que terá 22 pastas. Em comunicado nas suas redes sociais, Bolsonaro informou que o advogado e administrador Ricardo de Aquino Salles será o ministro do Meio Ambiente. “Comunico a indicação do sr. Ricardo de Aquino Salles para estar à frente do futuro Ministério do Meio Ambiente”, escreveu no Twitter. 

Operação Lava Jato: COAF registra operação suspeita de assessor de Flávio Bolsonaro e da futura Primeira Dama

Foto: Reprodução | Facebook

Um relatório produzido pelo COAF [Conselho de Controle de Atividades Financeiras] dentro da Operação Lava Jato no Rio registra movimentação financeira atípica de um ex-assessor e ex-motorista do deputado estadual Flávio Bolsonaro (PSL), que é filho de Jair Messias Bolsonaro e senador eleito. A informação foi revelada pelo jornal O Estado de S. Paulo nesta quinta-feira (6). O ex-assessor parlamentar e policial militar e ex-motorista de Flavio Bolsonaro, Fabrício José Carlos de Queiroz movimentou R$ 1,2 milhão entre janeiro de 2016 e janeiro de 2017, de acordo com o relatório do órgão. De acordo com o jornal, uma das operações que envolvem Queiroz e que aparecem no relatório do Coaf apresenta um cheque de R$ 24 mil destinadao à futura primeira-dama, Michelle Bolsonaro.  O Ministério Público Federal, responsável pela investigação, afirma que a documentação anexada a esta etapa da Lava Jato, batizada de Furna de Onça, inclui um relatório do Coaf sobre movimentações atípicas de profissionais da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Defensoria Pública: Prefeitura terá que fornecer “Fraldas Geriátricas” a paciente em Vitória da Conquista

Foto: Reprodução

Sem sucesso com o Município de Vitória da Conquista, um paciente recorreu à Defensoria Pública do Estado da Bahia em busca de “Fraldas Geriátrica”. Na manhã desta sexta-feira (7) a 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Vitória da Conquista divulgou a sua decisão no Diário Oficial do Estado da Bahia deferindo a demanda. “DEFIRO a TUTELA DE URGÊNCIA, para determinar que o MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA forneça gratuitamente a MARIO BRAGA, fraldas geriátricas para incontinência tamanho M, na proporção de 6 (seis) unidades diárias, por um período de 12 (doze) meses, conforme prescrição médica de fl. 10. INTIME-SE o Réu para dar cumprimento a presente decisão, no prazo de cinco dias, sob pena de multa diária no valor de R$500,00 (quinhentos reais), limitado ao teto de R$10.000,00 (dez mil reais) e demais cominações legais”, diz o comunicado que deverá ser cumprindo com urgência.

Saúde Pública Brasileira: Mais Médicos abrirá inscrições para profissionais formados no exterior

Foto: Divulgação | MS

Os profissionais brasileiros e estrangeiros formados no exterior (sem registro no Brasil) terão oportunidade para escolher vagas abertas pela saída dos cubanos na cooperação Brasil/Opas/Cuba no Programa Mais Médicos. Os candidatos terão entre os dias 11 e 14 de dezembro para enviar documentação ao Ministério da Saúde e, assim, estarem aptos para validação da inscrição no Programa. São 17 documentos exigidos, entre eles, o reconhecimento da instituição de ensino pela representação do país onde os profissionais obtiveram a formação.

Aliado Rejeitado: Bolsonaro diz que não é ‘adequado no momento’ oferecer Ministério para Magno Malta

Foto: BLOG DO ANDERSON

O presidente da República Brasileira eleito Jair Messias Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (5) que, neste momento, não considera “adequado” oferecer um ministério para o senador Magno Malta (PR-ES), um dos principais defensores de candidatura nas Eleições 2018. Segundo ele, o “perfil” do parlamentar do PR “não se enquadrou” no desenho do futuro ministério. Havia a expectativa de que o parlamentar do Espírito Santo, nascido em Macarani, no Sudoeste Baiano, que foi cabo eleitoral de Bolsonaro na Campanha Presidencial e não conseguiu se reeleger para o Senado em outubro, fosse indicado para o comando de alguma pasta na Esplanada dos Ministérios. Questionado sobre a possibilidade de que Magno Malta vir a ser indicado para o comando de uma das últimas duas vagas em aberto no primeiro escalão, Bolsonaro disse aos jornalistas que se sente “devedor” e “grato” ao senador e que “as portas estão abertas” para ele no futuro governo. Mas, na avaliação do presidente eleito, Malta pode “servir à Pátria” em outra função. Confira a reportagem do G1.

Jovem Cientista: entre os melhores do Brasil, estudante de Caculé é premiado em Brasília

Fotos: Cesar Itiberê | PR

O presidente da República, Michel Miguel Elias Temer Lulia, destacou nesta quarta-feira (5) a participação dos cientistas e pesquisadores no crescimento do Brasil. Em discurso durante a 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista, ele ressaltou os avanços no setor e as ações do governo para reduzir a burocracia e incentivar a inovação. Neste ano, nove estudantes, do ensino médio à pós-graduação, e uma instituição de ensino, de nove estados diferentes, tiveram seus trabalhos reconhecidos na premiação. A edição premiou trabalhos relacionados com o tema “Inovações para conservação da natureza e transformação social”. “O Brasil deve muito à ciência brasileira”, disse Temer, no seu discurso após participar da entrega do Jovem Cientista.

Para o presidente, não é possível ficar sem o aconselhamento e a visão privilegiada dos pesquisadores, que prestam uma “inestimável colaboração”. “Nós contamos com a inteligência e criatividade dos nossos cientistas e pesquisadores”, acrescentou. Entre os agraciados está Sandro Lúcio Nascimento Rocha de 17 anos, aluno do 3º Ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Norberto Fernandes, em Caculé, que ficou em 2º lugar na categoria Ensino Médio no Prêmio Jovem Cientista com o projeto de “Captação e uso da água da chuva no ambiente escolar através de caixa feita a partir de garrafas pet e cimento ecológico da cinza da fibra do coco (cocos nucífera)”.

Fundo de Participação dos Municípios: mobbilizados em Brasília prefeitos conquistam congelamento do FPM

Fotos: Divulgação
Com a presença de prefeitos baianos nas galerias do Senado, em Brasília, nesta terça-feira (4), foi aprovado o Projeto de Lei (PLC 124/2018) que congela o coeficiente de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), beneficiando as 56 cidades baianas que registraram perda populacional na última estimativa divulgada pelo o IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística], em agosto deste ano. Por já ter sido aprovada na Câmara, a matéria segue para sanção presidencial. Com a aprovação, o coeficiente para repartição do fundo só poderá ser atualizado após um novo censo demográfico, previsto para ocorrer em 2020.
A matéria recebeu o requerimento de urgência do senador Otto Alencar (PSD-BA) para entrar em votação. No plenário também foi defendida por Lídice da Mata (PSB-BA) e Walter Pinheiro (PT-BA). “85% dos nossos municípios da Bahia sobrevivem das transferências constitucionais. Se cai um recurso desses compromete todo o serviço prestado à população”, afirmou o presidente da UPB, Eures Ribeiro, que liderou a comitiva de prefeitos na mobilização em Brasília e acrescentou que “a presença dos prefeitos, somada ao apoio dos senadores baianos, foi fundamental para evitar a perda de receita”. >>>>>

Tiro de Guerra 06-006: Exército Brasileiro diploma novos Atiradores em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Tiro de Guerra 06-006 realizou na manhã do sábado (1) a Solenidade de Formatura Final da Turma de Atiradores. O evento aconteceu na área livre defronte a instituição, localizada na Avenida João Pessoa, Centro de Vitória da Conquista.

Na ocasião a vice-prefeita Irma Lemos Santos Andrade e o presidente do Legislativo Conquistense, Hermínio  Oliveira Neto, destacaram a importância dos atiradores para a comunidade conquistense e também brasileira.

Na sequência os formandos prestaram o solene compromisso à Bandeira Nacional e desfilaram em continência a esse símbolo da Pátria. Em seu discurso, o sargento Francisco Edvaldo Nascimento Faustino agradeceu ao apoio…

…recebido para as atividades da instituição e fez questão de saudar a cada jovem que passaram oito meses nas atividades do Tiro de Guerra 06-006 que agora são reservistas do Exército Brasileiro. O BLOG DO ANDERSON esteve presente nesse ato cívico e fez alguns registros que são compartilhados a seguir.

Destaque Nacional: FAINOR emplaca quatro cursos no Guia do Estudante entre as Melhores Universidades do Brasil

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O mês de dezembro começa com festa na Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR). De forma inédita, a FAINOR emplacou quatro cursos entre as Melhores Universidades do Brasil. A notícia chegou ao BLOG DO ANDERSON na manhã desta segunda-feira (3) através do professor Joseval Souza Andrade. “Nós Conquistenses vamos comemorar, o Guia do Estudante da Editora Abril afirma, a FAINOR tem quatro cursos entre os melhores do Brasil”, afirmou Joseval Andrade. Direito, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Administração confirmaram o potencial da FAINOR, um dos principais centros do conhecimento do Centro Sul Baiano e Norte de Minas Gerais, cuja sede está em Vitória da Conquista.

A FAINOR possui dezesseis cursos de graduação e vários cursos de pós-graduação. Inicialmente ofereceu três cursos: Engenharia da Computação, Administração com habilitação em Agroindústria e Ciências Contábeis. Um ano mais tarde viria o Curso de Direito. Em 2009 chegaram os cursos de Farmácia, Enfermagem e Fisioterapia. No ano seguinte chegaram Odontologia, Arquitetura e Engenharia de Produção. Em 2013 a chegada dos cursos superiores tecnólogos em Design de Moda e Estética e Cosmética. Em 2015 a chegada do curso de Engenharia Civil e mais recentemente Psicologia e Pedagogia.

Domingo no Cultura Bacana: Dia Nacional do Samba é comemorado em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Dia Nacional do Samba foi celebrado neste domingo (2) em Vitória da Conquista. O Cultura Bacana foi o destino do BLOG DO ANDERSON onde também acontecia mais um encontro da Polícia Militar Feminina.

Esse ano o tema das Divas Militares foi “Se começar nesse tom comigo, a gente vai ter problema”. Ao palco subiram o Many Arte e Mulheres do Samba. O Samba é uma forma de dança originária do Brasil, a partir de danças rituais africanos.

É ligada ao ritmo musical de mesmo nome, e que é muito praticada principalmente por passistas de Escolas de Samba e em pagodes. O Samba nasceu na Bahia e hoje faz parte da rotina do Brasil e do Mundo. Veja algumas fotos exclusivas do BLOG DO ANDERSON.