Crise no Abastecimento: o povo reclama, mas EMBASA nega “caos” em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O desabastecimento de água permanece no topo das manifestações que chegam ao BLOG DO ANDERSON e em muitos programas da Imprensa Independente de Vitória da Conquista. O problema acontece nos quatros cantos da Capital do Sudoeste Baiano, mas se agrava na Zona Oeste, fatos passados à EMBASA [Empresa Baiana de Águas e Saneamento] através do BA. Alguns foram resolvidos, mas outros permaneciam até a tarde da terça-feira (16). No entanto, a EMBASA nega a problemática vivenciada em muitas residências rebatendo as críticas, dando conselhos, mas sem apresentar solução. Veja a nota.

Mensagem: homenagem Herzem aos Professores

Foto: BLOG DO ANDERSON

O prefeito Herzem Gusmão Pereira lançou uma mensagem em homenagem aos professores. O Dia do Professor foi na segunda-feira (15), feriado na Rede Municipal de Ensino. Leia a nota publicada no site da Prefeitura Municipal de Vitóira da Conquista: “Nesta data em que celebramos o Dia do Professor, quero ressaltar a minha admiração pelos mestres. Ninguém faz educação sem o educador. Eu reconheço a importância desses profissionais e sei da luta deles, pois tenho em casa uma professora aposentada, minha esposa, eu tenho em casa um professor de Medicina, meu filho, e eu fui professor. Uma vez eu perguntei ao professor decano, Everardo Públio de Castro, quando foi que o professor ganhou bem. Ele disse: nunca. Eu espero que a gente mude essa realidade salarial em todo território nacional e desejo a cada dia melhorar o relacionamento com os professores para que possamos melhorar a Educação do município. Que Deus abençoe todos os professores, figuras tão importante no desenvolvimento de cada cidadão!”

Quentinhas dos Bastidores: Edivaldo Ferreira Junior poderá assumir vaga na Câmara Municipal de Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

De olhos nas Eleições 2020, quando deverá disputar a sua reeleição à Prefeitura de Vitória da Conquista, o prefeito Herzem Gusmão Pereira vai modificar as pedras de sua equipe. Desde o ano passado ele vem anunciando uma Reforma Administrativa, mas até o momento nada foi concretizado. No Redação Brasil desta segunda-feira (15), Dia do Professor, o radialista Deusdete Dias Filho tocou nesse assunto envolvendo uma personalidade de peso no meio acadêmico, jurídico e também político. Trata-se de Edivaldo Ferreira Junior, filiado ao Movimento Democrático Brasileiro, primeiro suplente da coligação “Renovar é preciso”. “Já procurou Esmeraldino Correia, o ex-secretário Esmeraldino Correia, candidato a deputado estadual, para novamente juntar. Procurou também o candidato a deputado Marcelo Melo, ex-secretário de Educação, e estou sabendo também que tenta levar Gilmar Ferraz para uma secretaria, eu nem perguntei para ele aqui hoje, mas falam-se nos bastidores para levar o Doutor Edivaldo Ferreira Junior para a vereança”. Segundo Deusdete Dias,“o prefeito está procurando juntar os cacos”. “Já procurou Esmeraldino Correia, o ex-secretário Esmeraldino Correia, candidato a deputado estadual, para novamente juntar. Procurou também o candidato a deputado Marcelo Melo, ex-secretário de Educação, e estou sabendo também que tenta levar Gilmar Ferraz para uma secretaria, eu nem perguntei para ele aqui hoje, mas falam-se nos bastidores para levar o Doutor Edivaldo Ferreira Junior para a vereança”, comentou. O BLOG DO ANDERSON procurou o emedebista que recebeu a notícia com surpresa e resumiu a dizer “estou pronto a servir o Município de Vitória da Conquista”.

Revolta no Ceará: Cid Gomes cria saia justa ao cobrar ‘mea culpa’ do PT e dizer que partido ‘criou’ Bolsonaro

Foto: Reprodução

O senador eleito e ex-governador Cid Gomes (PDT-CE) criou uma saia justa nesta segunda-feira (15) ao dizer em Fortaleza, durante um evento de apoio a Fernando Haddad, que o PT deveria fazer um “mea culpa”. Cid Gomes disse, ainda, que o partido “criou” Jair Bolsonaro, candidato do PSL à Presidência. Ao lado do governador reeleito do Ceará, Camilo Santana (PT), Cid Gomes também disse que o PT vai perder “feio” a eleição presidencial e, segundo ele, isso é “bem feito” porque petistas fizeram “muita besteira”.

Alguns integrantes do partido, ressaltou o senador eleito, se acham “donos da verdade” e acreditam que “os fins justificam os meios”. O vídeo de Cid Gomes circulou rapidamente nas redes sociais e causou forte desconforto à campanha de Fernando Haddad. O candidato do Partido dos Trabalhadores à Presidência esperava um gesto de apoio de Cid e do irmão dele, Ciro Gomes (PDT), que viajou para o exterior. Informações do G1.

Problemas da Educação: criança apela por água em Escola; mãe pede Transporte Escolar em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Ouvindo atentamente as manifestações que chegaram ao Brasil Notícias, programa matinal da Rádio Brasil, é possível observar muitas manifestações. Na reportagem que o BLOG DO ANDERSON destaca na íntegra, tem o apelo de uma desempregada para obter a doação de um Carro de Hot Dog e duas outras voltadas à Rede Municipal de Ensino. Do Rancho Alegre veio a demanda de uma criança que disse que na sua escola não tem água nem para beber. “Isso é uma vergonha para o prefeito da cidade”, frisou. Na Vila Elisa outro problema envolvendo o Transporte Escolar, cujo serviço foi cortado e meninos e meninas estão sendo carregados em bicicletas pelo pai. A ouvinte fez um alerta com o perigo do ônibus que lota todos os dias. Ouça tudo aqui no BLOG DO ANDERSON o que aconteceu na manhã da segunda-feira (15), Dia do Professor.

Terminal Urbano de Vitória da Conquista: obras começam ainda este ano com investimento de mais de R$ 5 milhões

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A reforma do Terminal Urbano do Município de Vitória da Conquista vai iniciar até o próximo mês de dezembro. A informação é do secretário municipal de Mobilidade Urbana, Ivan Cordeiro da Silva Filho.

“Vamos iniciar, isso é um pedido do prefeito Herzem Gusmão, vamos iniciar a reforma do Terminal ainda esse ano”, afirmou durante entrevista à Resenha Geral, programa da Rádio Brasil, ao meio dia desta segunda-feira (15).

Os investimentos ainda são frutos de um convênio do Município de Vitória da Conquista com a Caixa Econômica Federal, ainda da época do ex-prefeito Guilherme Menezes de Andrade, no valor superior aos R$ 5 milhões.

Blitz do Transporte Irregular: pouco mais de 20 vans apresentaram irregularidade em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Uma das promessas do prefeito Herzem Gusmão Pereira em sua campanha nas Eleições 2016 era regulamentar o Transporte Alternativo Urbano através de vans, no entanto após denúncias na Câmara Municipal de Vitória da Conquista e do Conselho de Segurança Pública [Conselho Comunitário de Segurança Pública da Industria, Comércio e Entidades Afins de Vitória da Conquista] o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) lançou a Recomendação Nº 004/2018 determinando que o Município de Vitória da Conquista o combate ao Transporte Clandestino, realizado por vans e carros de passeio. Não tem número exato, mas dados extraoficiais aponta cerca de 500 veículos no transporte de passageiros na Capital do Sudoeste Baiano. Durante entrevista à Resenha Geral, via Rádio Brasil, ao meio dia desta segunda-feira (15), o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Ivan Cordeiro da Silva Filho, disse que as fiscalizações têm acontecido, mas não com muita frequência. “Intensificamos as fiscalizações, conforme recomendação do Ministério Público. Fizemos mais de vinte apreensões de vans irregulares, estamos programando já para essa semana mais fiscalização e vamos sentar com o Ministério Público porque a regulamentação precisa sair do papel”, destacou. Sobre o plano de Herzem, Ivan Cordeiro afirma que “a gente já estava no ponto de bala já para fazer essa regulamentação”. “Tivemos que recuar por conta de uma recomendação do Ministério Público, mas está tudo pronto para que a gente possa voltar e fazer essa regulamentação”, frisou. Ainda não tem data para tramitação do Projeto de Lei no Legislativo Conquistense.

Intolerância Eleitoral: UESB emite nota pelo Dia do Professor e em solidariedade à professora Marília

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Na última semana, a professora Marília Flores Seixas de Oliveira foi alvo de violentas agressões verbais e físicas, que obrigaram a realização de exame de corpo de delito em unidade policial. O gatilho que detonou a fúria agressora do envolvido foi adesivos, com indicativos de apoio a um candidato à presidência da República, ostentados por duas pessoas que estavam em companhia da professora. Leia a nota da UESB.

Mobilidade Urbana: Rua Salgado Filho será mão única

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Rua Salgado do Filho, uma das mais movimentadas do Centro de Vitória da Conquista, passará por intervenções ainda neste mês de outubro. A promessa é do secretário municipal de Mobilidade Urbana, Ivan Cordeiro da Silva Filho, comentada em entrevista à Resenha Geral, Rádio Clube de Conquista, ao meio dia desta segunda-feira (15). Essa via passará a ser mão única e receberá sinalização especial para o estacionamento de veículos. Outro logradouro que receberá atenção especial será a Rua Aloísio Lacerda que também passará ser via com sentindo único ligando a Faculdade de Tecnologia e Ciências, que fica no bairro Recreio, ao Centro da Capital do Sudoeste Baiano.

LUTO: Silvino Santos da Silva, aos 34 anos

Foto: Divulgação | Família

Vítima de câncer, faleceu no Hospital Samur, aos 34 anos, Silvino Santos da Silva. Silvio Sanh, como ficou conhecido, era cantor e atuou na Banda Forró Sem Controle. O velório acontece na Rua do Panela, Lagoa das Flores, em Vitória da Conquista. O corpo será sepultado às 10 horas desta terça-feira (16), no Cemitério da Lagoa das Flores. Aos amigos e familiares os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.

O Tempo na Cidade: após muito calor, volta a neblina em bairros de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Após longos dias de estiagem, voltou a neblinar em Vitória da Conquista. Ao meio dia desta segunda-feira (15) os termômetros marcavam 19 graus centígrados e garoava em alguns pontos da Capital do Sudoeste Baiano. A imagem destacada pelo BLOG DO ANDERSON foi registrada do ibis Vitória da Conquista, que fica na Zona Sul de Vitória da Conquista.

Transporte Coletivo Urbano: tarifa do ônibus iria custar mais de R$ 4,10 em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Alguns setores da imprensa chegaram a afirmar ser Fake News a possibilidade da tarifa do Transporte Coletivo Urbano ultrapassar a casa dos R$ 4,10 em Vitória da Conquista. No entanto, o que foi noticiado aqui no BLOG DO ANDERSON e em outros sites, ficou comprovado pelo secretário municipal de Mobilidade Urbana, Ivan Cordeiro da Silva Filho. “Nós não podemos tratar o Transporte Público de maneira irresponsável, muito menos populista. Por outro lado, a gente não pode penalizar o trabalhador, o usuário que precisa utilizar aí o serviço do Transporte Público. Ao avaliar a necessidade do reajuste da tarifa, natural o reajuste até contratualmente falando esse reajuste tem que acontecer a cada doze meses e teve um período que a gestão passada ficou três anos congelada a tarifa do Transporte Público, mas ao analisar a tarifa e vendo a necessidade do reajuste o valor ficaria maior ainda do que esse de R$ 3,80. O valor passaria dos R$ 4,10”, disse o secretário durante entrevista à Resenha Geral, na Rádio Brasil, ao meio dia desta segunda-feira (15). “O valor passaria dos R$ 4,10. Mas aí o prefeito sempre sensível com essa questão do Transporte Público e preocupado com a melhoria do Transporte na nossa cidade resolveu dar a isenção do ISS. Então a gente dividiu esse reajuste junto com o usuário. O usuário pararia mais de R$ 4, foi dada até o mês passado saiu nos blogs que essa seria a tarifa de R$ 4,10, mas com essa iniciativa da Administração Municipal de isentar a empresa do ISS a gente conseguiu reduzir o aumento”, declarou. O Projeto de Lei tramita na Câmara Municipal de Vitória da Conquista com isso a Cidade Verde Transporte Rodoviário Limitada não estará recolhendo o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).

Eleições 2020: em defesa dos animais, Marcell Moraes vai lançar dois nomes à Câmara de Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Reeleito à Assembleia Legislativa do Estado da Bahia com Bahia com 64.219 votos, destes 9.277 em Vitória da Conquista, o deputado estadual Marcell Moraes de Carvalho, do PSDB, ainda está em ritmo de comemorações. Para ele essa votação é o reflexo de “muito trabalho”. “Acho que nosso trabalho sério, dedicado, um trabalho que não foi feito em época de eleição, um trabalho que a gente está fazendo sempre nessa cidade que me adotou como filho e sou muito grato a todo o povo de Conquista pelo acolhimento, mesmo as pessoas que não votaram em mim eu sou grato”, afirmou Marcell Moraes ao BLOG DO ANDERSON, ao meio dia desta segunda-feira (15).

Agora as suas atenções também estão direcionadas às Eleições 2020, período que ele promete ser um eleitor conquistense, mas com o intuito de eleger dois representantes à Câmara Municipal de Vitória da Conquista. “Nosso grupo cresceu muito aqui, então temos pessoas, podemos lançar pessoas voltadas da ONG, tem o Chico Estrela que está no nosso projeto, também vamos lançar alguém voltado a ONG ambientalista, e outros nomes”, comentou lembrando-se de “um tenha certeza que vamos lançar Chico Estrela, fortalecer ele que chegou muito próximo, e o outro alguém da área dos animais, pode ser Vanessa, pode ser a Débora, pode ser outro protetor”. “Não está definido”, completou.

LUTO: corpo do Doutor Luciano Matos será velado na Loja Maçônica Fraternidade Conquistense

Foto: BLOG DO ANDERSON

Inúmeras são as manifestações sobre o passamento de Luciano Matos Figueiredo. Aos 55 anos, Doutor Luciano Matos, que era médico especialista em obstetrícia, veio a óbito no Hospital São Rafael, em Salvador.

O velório vai acontecer no Salão Nobre da Loja Maçônica Fraternidade Conquistense logo mais a partir das 14 horas desta segunda-feira (15) e o sepultamanto está programado para ser realizado às 9 horas da terça-feira (16), no Cemitério Parque da Cidade Real, em Vitória da Conquista. Aos amigos e familiares os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.

As informações são do comunicador Jânio Vieira de Freitas

LUTO: Luciano Matos Figueiredo, aos 55 anos

Foto: Reprodução | Facebook

Aos 55 anos, no Hospital São Rafael, em Salvador, faleceu Luciano Matos Figueiredo. Personalidade querida em Vitória da Conquista, Luciano era médico e lutava contra câncer. Inúmeras são as manifestações difundidas através das redes sociais em homenagens ao médico obstetra na manhã desta segunda-feira (15). Aos amigos e familiares os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON. Logo mais novas informações.

Campeonato Intermunicipal de Futebol: Vitória da Conquista e Ubaitaba ficam empatam no Estádio Edvaldo Flores

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Estádio Municipal Edvaldo Flores recebeu a 9ª Rodada do Campeonato Intermunicipal de Futebol. Num jogo bastante concorrido com transmissão ao vivo pela TVE e também pela Rádio Ubaitaba, o Esporte Clube Primeiro Passo Vitória da Conquista recebeu a Seleção de Ubaitaba [Liga Ubaitabense de Futebol].

O Alviverde abriu o placar e logo depois o Time Ubaitabense perdeu um gol de pênalti, mas conseguiu empatar. Essas duas equipes voltam a se encontrar no próximo final de semana, 21 de outubro, no Estádio Municipal Filipe Miranda, em Ubaitaba. Confira outros resultados.

Eleições 2018: em outdoor vermelho, Zé Raimundo e Waldenor expõe votação em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A dupla petista Zé Raimundo e Waldenor está em diversos outdoors agradecendo a imensa votação que os reelegeram à Assembleia Legislativa do Estado da Bahia e Câmara dos Deputados nestas Eleições 2018. De um lado está José Raimundo Fontes com 94.014 votos e do outro, Waldenor Alves Pereira Filho que apurou 121.278 sufrágios no último dia 7 de outubro. “Juntos somos mais trabalho pela Bahia e pelo Brasil. Obrigado, Bahia!”, diz a mensagem em destaque. Essas peças publicitárias que começaram a ser veiculadas neste domingo (14) certamente devem ter deixado muita gente contrariada na Capital do Sudoeste Baiano, tendo em vista da antecipação do credenciamento para as Eleições 2020 e também pelo tom vermelho das placas.

Transporte Coletivo Urbano: nova tarifa começa a vigorar em Vitória da Conquista passando de R$ 3,30 para R$ 3,80

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Começou a vigorar neste domingo (14) a nova tarifa do Transporte Coletivo Urbano em Vitória da Conquista. O reajuste ficou em 15,16%, passado de R$ 3,30 para R$ 3,80. Em nota, a Prefeitura de Vitória da Conquista informou que “a planilha apontou um valor acima do que foi definido em negociação junto à empresa.

No entanto, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista adotou uma série de medidas no entendimento de não onerar ainda mais o custo de vida do trabalhador – como o envio de um projeto de Lei para a Câmara Municipal onde propõe a isenção do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS)”. Contrariado com a mudança sem passar pelo Conselho Municipal de Transportes, um grupo de estudantes anuncia um protesto para logo mais às 11 horas, no Terminal Urbano.

Apagão na Comunicação: usuários de operadora ficam sem internet e telefone em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Dezenas de internautas entraram em contato com o BLOG DO ANDERSON durante a tarde e à noite deste domingo (14) em busca de informações sobre os serviços da Vivo Internet Telecomunicações. O apagão foi provocado pelo rompimento de cabos de fibra óptica responsável pela transmissão dos dados. As primeiras informações que chegaram ao BA dão conta que as falhas teriam sido motivadas em decorrência de queima próximo ao cabeamento. O sistema começou a ser restabelecido às 20h30.

Parque Ambiental da Serra do Piripiri: na Zona Urbana de Vitória da Conquista, Poço Escuro enfrenta abandono

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Parque Ambiental da Serra do Piripiri, reserva ainda com características da Mata Atlântica, está em estágio de abandono. Na tarde da quarta-feira (10) o BLOG DO ANDERSON esteve no acesso via Rua Eduardo Santos Costa, a popular Rua da Barragem, e pode constar uma fração da situação.

Nesta entrada o lixo acumula, apesar de uma placa sinalizar a proibição. O problema mais agravante está na parte interna dessa região do Poço Escuro. Muitas são as manifestações, no entanto o prefeito Herzem Gusmão Pereira ainda não anunciou medidas para a recuperação desse importante espaço do Meio Ambiente para Vitória da Conquista.