Arraiá da Conquista | Nando Cordel leva alegria ao público no Centro CUlgural Glauber Rochaàs pessoas com sua música

Fotos: SECOM | PMVC

O show de Nando Cordel no palco principal do Centro Cultural Glauber Rocha, nesta sexta-feira (21), foi basicamente calcado em canções autorais, afinal, como se sabe, ele é um compositor prolífico, com mais de 500 obras musicais em que seu nome aparece nos créditos. Dessa forma, o público cantou e dançou ao ouvir sucessos que, talvez, as pessoas conhecessem, mas sem saber que eram dele, como “É de dar água na boca”, “Enfeitiçou meu coração”, “De volta pro aconchego” e “Isso aqui tá bom demais”, as duas últimas, por sinal, são parcerias do artista com Dominguinhos, um nome sempre presente nas programações musicais do Arraiá da Conquista. Outro ponto em comum entre Nando Cordel e “Seu Domingos” é a relação estreita de ambos com Vitória da Conquista.

E, no caso de Nando, sua intimidade com a cidade é revelada pelo modo como ele se refere a ela, chamando-a pelo segundo nome, “Conquista”, e não pelo primeiro, “Vitória”. “No começo da minha carreira, eu tocava muito aqui em Conquista e na região”, disse o cantor e compositor, pouco antes de subir ao palco. “Eu tenho uma relação muito bonita com Conquista. E hoje, estou aqui no São João, com muita felicidade”. No entanto, além de suas próprias canções, o artista fez incursões pelos repertórios de outros nomes importantes da canção nordestina, com os quais ele chegou a compor.

A diversidade de ritmos, durante o show, foi semelhante à grande quantidade de gêneros musicais pelos quais ele já se aventurou. “Comecei fazendo um projeto mais MPB. Depois, dei uma migrada para Luiz Gonzaga e Dominguinhos, que viraram meus parceiros, principalmente Dominguinhos. Aí, fiquei bebendo nas fontes e fazendo outros tipos de música”, contou. Para um evento como o Arraiá da Conquista, no entanto, ele preparou um repertório predominantemente junino. “O forró correu forte na minha veia. Eu tenho uma linha muito forte de forró. E, no São João, as pessoas me convidam muito. E eu faço um repertório só de forró para que a noite seja maravilhosa”, explicou o artista.

Para ele, participar do evento junino da Prefeitura de Vitória da Conquista é uma forma de levar adiante o legado de seus antigos parceiros, e, dessa forma, tocar as pessoas de uma forma que transcenda a mera audição musical. “Eu fico muito feliz de estar aqui, numa cidade tão maravilhosa, tão importante. A gente está aqui mostrando um trabalho de músicas bonitas, sérias, músicas que vão fazer bem. Que vão, no mínimo, fazer a alegria no coração das pessoas. É isso que eu tento passar com a minha música”, analisou Nando. “Você tem uma responsabilidade muito grande quando você faz música. Tua música pode atingir uma pessoa de um jeito ou de outro. Então, procuro fazer com muito carinho para que atinja as pessoas da melhor forma. Para que, pelo menos, a pessoa tenha felicidade no coração”, ensinou.

Bolsa Família | Polícia Federal e Secretaria articulam parceria para combater fraudes em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES) se reuniu com a Superintendência Regional da Polícia Federal na Bahia, nesta semana, para debater estratégias de combate às fraudes no programa Bolsa Família e no Cadastro Único em Vitória da Conquista. Durante a reunião, o secretário Michael Farias Alencar Lima explicou como são administradas as políticas públicas geridas pela Secretaria no âmbito do Município de Vitória da Conquista, que são da Assistência Social, Habitação de Interesse Social, Segurança Alimentar e Nutricional e Direitos Humanos. “A nossa prioridade é garantir que os recursos destinados à assistência social cheguem realmente a quem precisa.

Para isso, estamos aprimorando nossos processos de gestão e a parceria com a Polícia Federal é fundamental nesse contexto”, afirmou Michael Farias. Para o delegado Rodrigo Souza Kolbe, a articulação alinha as condutas tanto da Prefeitura de Vitória da Conquista quanto da Polícia Federal e torna o combate às fraudes mais eficaz, garantindo que mais pessoas vulnerabilizadas tenham acesso aos benefícios. “Toda vez que a gente consegue fazer algo em conjunto para garantir que pessoas que não têm direito sejam excluídas do programa, essas vagas são abertas de fato para aquelas pessoas que necessitam desse tipo de assistência. Ao mesmo tempo, isso colabora com as investigações que estão em andamento e ajuda na conclusão dos inquéritos policiais”, disse o delegado.

Bastidores do Brasil Notícias | patrulhados, pré-candidatos sofrem ações judiciais em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Diversas são as ações que tramitam no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia referentes às Eleições 2024. Na coluna Bastidores da Política Conquistense, destacada aqui no BLOG DO ANDERSON, os repórteres do Brasil Notícias trazem as últimas notícias envolvendo pré-candidatos à Prefeitura de Vitória da Conquista que são patrulhados de todos os lados. Os comentários propagados na manhã desta sexta-feira (21) são dos radialistas Daniel Silva e Ricardo Santos Costa, o Ricardo Gordo.

Eleições 2024 | alegando viagem, Lúcia Rocha não comparece à entrevista em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Ao contrário de muitos políticos que buscam a todo custo espaço na mídia, a vereadora Maria Lúcia Santos Rocha, do Movimento Democrático Brasileiro, dispensou a participação no Brasil Notícias, na Rádio Brasil, agendado para a manhã da sexta-feira (21). “Fizemos o convite, ela disse que ia dependente só da agenda do Delegado Marcus Vinícius, depois o Delegado disse que seria melhor a entrevista com os pré-candidatos de forma separada, aí nós aceitamos, aí ontem recebi a informação da assessora da vereadora Lúcia Rocha e pré-candidata a prefeita de Vitória da Conquista, que ela estaria em uma viagem e que, portanto, não poderia então participar aqui do Brasil Notícias”, anunciou o jornalista Daniel Silva dos Santos Costa.  Na semana passada, o Brasil Notícias recebeu o deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA) e a advogada Luciana Santos Silva, da Frente Partidária União e Reconstrução por Conquista [PT, PCdoB, PV, PSB, PSD, PSOL e Rede]. Os próximos a serem sabatinados logo após o São João são da Frente Partidária Governista [PL, PDT, União Brasil, Republicanos, PRD, Cidadania, PSDB], com a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, e o médico Aloísio Alan Costa Fernandes, dos Republicanos.

Avenida Brumado | um novo cenário com investimentos de R$ 13 milhões em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

As intervenções na Avenida Brumado começam a mudar o cenário da Zona Oeste de Vitória da Conquista.

Na noite desta sexta-feira (21), o BLOG DO ANDERSON esteve in loco conferindo o que viu no Instagram do arquiteto Rafael Vinicius Meira Celino, coordenador de Urbanismo da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana.

A proposta da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade é transformar esse logradouro com as mesmas características da pomposa Avenida Olívia Flores, para isso serão investidos mais de R$ 13 milhões mediante empréstimos junto à Caixa Econômica Federal.

Imobilidade Urbana | São João chegou com a buraqueira por diversos cantos de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

No primeiro dia após a chegada do Inverno, a buraqueira volta a ser vista em diversos cantos de Vitória da Conquista. A Operação Tapa Buraco está em atividade desde o ano passado, porém a qualidade do material não dura por muito tempo. Na Avenida Juracy Magalhães, próximo ao acesso à Rua José Pequeno, um motociclista juntamente com a passageira foi ao chão no início da tarde desta sexta-feira (21) após a motocicleta passar por uma cratera. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência prestou socorro às vítimas. Esse buraquinho está na Rua José Ferreira Rocha, uma das vias mais movimentadas do Loteamento Morada dos Pássaros III, bairro Felícia. Até o momento do fechamento dessa reportagem, o Sistema Municipal de Trânsito não havia sinalizado o obstáculo para evitar acidentes.

Deu na Hora do Chico | cancelado no ano passado, Mão Branca dispensou convite do Arraiá da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Uma das maiores vozes em defesa da Cultura Nordestina, o forrozeiro Edigar Evangelista dos Anjos, ficou fora do Arraiá da Conquista. Durante a Hora do Chico [Rádio UP], que participou ao vivo por duas horas na quinta-feira (20), Mão Branca foi questionado sobre a ausência no evento promovido pela Prefeitura de Vitória da Conquista no Centro Cultural Glauber Rocha. Em sua resposta, Mão externou um tom de revolta pela forma como foi excluído na grade no ano passado, mediante uma ligação telefônica do secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Eugênio Avelino Lopes Souza. “Esse ano fiquei receoso, ele [Xangai] conhecedor de música, é um grande artista, sabe como é chato você ser cancelado em cima da hora, inclusive numa Festa Junina. Eu tive que correr muito para não deixar minha banda e boca aberta e substituímos, graças a Deus”, revelou o ex-deputado federal. “Esse ano, quando me procuraram, eu disse: muito obrigado. Eu fico com medo”, completou Edigar Mão Branca, que tem feito espetáculos memoráveis por onde passa, como o Arraiá da AABB e no sábado (22) no Arraiá de Tremedal.

Arraiá da Conquista | Nadson Ferinha leva multidão de 25 mil pessoas ao delírio no Centro Glauber Rocha

Fotos: SECOM | PMVC

O Centro Cultural Glauber Rocha ficou pequeno na noite da quinta-feira (20), para receber a multidão de jovens, crianças e adultos que foram prestigiar Nadson O Ferinha. Sucesso em todo o Brasil, Nadson fez uma apresentação com bastante pirotecnia, músicas conhecidas por todos, animando as mais de 25 mil pessoas com o seu estilo brega e arrocha. A música “Você tem namorado, moça?” levou a multidão ao delírio, cantando numa só voz com as mãos levantadas e lágrimas nos olhos. Essa foi a primeira vez de Nadson no palco do Arraiá da Conquista, e o que ele prometeu, cumpriu: uma noite de muita “sofrência”, com sucessos próprios e outras canções populares, ao som de muito arrocha.

“Eu fico muito feliz por ter uma recepção tão calorosa em Vitória da Conquista, essa cidade que sempre me acolhe muito bem e que sempre prestigia minhas músicas e shows. Eu tenho um carinho especial por essa cidade e fico ainda mais agradecido por tocar nessa festa maravilhosa, pela primeira vez, com muito arrocha e repertório atualizado”, comemorou o cantor. Autêntico e de um carisma cativante, Nadson de Jesus Alves, de 22 anos, nascido em Tobias Barreto, vem conquistando um público cada vez maior, especialmente durante as festividades juninas, onde o São João se torna o cenário ideal para seu talento brilhar.

Revelação de música regional nos últimos anos, o cantor e compositor começou a tocar aos 11 anos, apresentando-se em regiões locais de Sergipe, seu estado natal. Há três anos, o Ferinha ganhou destaque nacional com o hit “Na ponta do Pé”, que recebeu o ritmo brega funk na voz do cantor. Ao ser citado no maior reality show do Brasil por um dos participantes, que é baiano, Nadson tomou proporções ainda maiores, sendo um dos artistas mais esperados por onde passa. Na temporada anterior, ganhou o Prêmio Multishow de Música Brasileira na categoria Brega e Arrocha do Ano, com a música Sinal, em parceria com João Gomes. Durante a apresentação, Nadson surpreendeu a todos com um convite inusitado. Chamou ao palco seu fã mirim Saulo Bonfim Pinheiro, de 7 anos. Acompanhado dos irmãos na festa, ele realizou o seu maior sonho: cantar com seu ídolo.

“Eu gosto de Nadson mais do que eu gosto dos outros cantores. Para mim, foi uma inspiração como eu nunca tive. Eu fiquei muito feliz”, contou o garotinho, mais conhecido como Saulinho Ferinha. Sem dúvida, todos vibraram com a “dupla”. Os fãs do Ferinha chegaram assim que os portões do Centro Cultural Glauber Rocha foram abertos, a fim de garantir um local especial na frente do palco. Foi o caso de Liliane Santos Ferraz, que veio da Zona Rural de Vitória da Conquista, Povoado de Baixão, só para ver o cantor. “Ele é meu ídolo! Eu o amo demais! O repertório dele já está na minha cabeça. Estou muito feliz em poder vê-lo assim tão de perto”, confessou. Acompanhando Liliane, estava sua amiga Taís de Jesus, tão emocionada quanto.

“Hoje eu vim só para ver Nadson! Essa coisa linda aqui nesse palco. Fico muito feliz da Prefeitura trazê-lo de graça aqui pra gente poder curtir e comemorar”, disse Taís. Não só baianos e sergipanos fizeram parte do público desta noite. Bia Azevedo veio de Santo Amaro, São Paulo, somente para curtir o São João da Bahia, mas, especialmente, para ver de perto o seu maior ídolo: “Eu vim de São Paulo só para o São João e por Nadson. Estou, assim, envaidecida! Estou amando demais ver esse gatinho”. A jovem Rebeca Maciel estava grudada na grade para não perder nada do show de Nadson Ferinha e não hesitou em falar da sua emoção. “Estou muito feliz! Não tenho palavras para descrever! Estou emocionada demais”, revelou Rebeca.

 

Arraiá da Conquista | superlotado com mais de 25 mil pessoas, portões do Centro Glauber Rocha são fechados

Fotos: SECOM | PMVC

Recorde de público nesta terceira noite de Arraiá da Conquista. Dados do Governo Municipal de Vitória da Conquista dão conta de que mais de 25 mil pessoas entraram no Centro Cultural Glauber Rocha entre a noite de quinta-feira (20) e a madrugada da sexta-feira (21). “A gente já estava esperando para hoje e no último dia essa expectativa de público. A Guarda Municipal está fazendo o monitoramento do público através de câmera e quando chegou a estimativa de 25 mil pessoas passamos os dados para as outras forças de segurança e, em conjunto com o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, foram fechados os portões”, explicou o comandante da Guarda Civil Municipal, Cristóvão João Vieira Lemos. O comandante ainda informou que é feita uma avaliação sobre a possibilidade de reabertura dos portões.

“A gente está fazendo também o controle de saída. Se tiver condições de pessoas entrarem, a gente abre”, comentou. Este é o maior público do Arraiá da Conquista, superando as mais de 23 mil pessoas que estiveram no show de Tierry no ano passado. Na terça-feira (18), estiveram no Centro Cultural Glauber Rocha quase 15 mil, e quarta-feira (19), 7,5 mil. O coordenador de Cultura, Alecxandre Magno Melchisedeck Meira, destacou que neste ano a capacidade de público do Centro Cultural Glauber Rocha aumentou para 28 mil pessoas para garantir ainda mais a segurança do público.

“A preocupação da nossa prefeita Sheila foi realmente com a segurança, então foi necessário que fosse fechado o portão para não ter nenhum tipo de problema. Aumentamos a área de público para caber essa quantidade de pessoas, então, a gente ganhou espaço para mais 5 mil pessoas. Atrações como Nadson e Amado Batista, a gente já esperava que teria um público maior, então, para poder minimizar, a gente colocou telão em LED também do lado de fora, na Avenida Brumado. As pessoas que estão do lado de fora estão assistindo ao show que está sendo transmitido”, disse. “Lembrando que o nosso projeto do Glauber Rocha foi totalmente aprovado pelo Corpo de Bombeiros, então é um mérito de todas as secretarias trabalhando juntas”, completou o coordenador.

Arraiá da Conquista | exótica, Jô Almeida apresenta um show eclético no Centro Glauber Rocha

Fotos: SECOM | PMVC

A segunda noite do Arraiá da Conquista foi encerrada com Jô Almeida, a exótica. Vestida de noiva, ela fez um show eclético, de ritmos variados, tendo o forró como atração principal. Jô cantou e encantou com músicas de Mastruz com Leite, Limão com Mel, Flávio José, Edigar Mão Branca e de novos cantores como Tiago Aquino. Com 10 anos de carreira, essa é a segunda participação dela no Arraiá da Conquista. A primeira vez foi no ano passado. Sua vida na música, cantando em barzinhos, casamentos, formaturas, além de shows em outras cidades da região, contribuiu para o repertório do show, que trouxe muita sofrência.

Nascida e criada em Vitória da Conquista, Jô agradeceu por mais uma vez subir ao palco do Arraiá da Conquista. “Hoje eu estou muito feliz, muito feliz mesmo, muito grata. E assim, eu não tenho sentimento melhor, meu coração está muito quentinho, cantar em casa, o meu público, o meu povo é bom demais. Além do forró, a gente vai trazer vários outros estilos, a sofrência vai ter uma parte interessante também. Por isso que a gente é exótica, a gente traz de tudo no show”.

No Centro Cultural Glauber Rocha, a festança terá outras atrações nacionais, como Nadson Ferinha, Targino Gondim, Chambinho, Nando Cordel, e Rony Barbosa, além das atrações locais. O arrasta-pé começou no dia 10 de junho, na Praça 9 de Novembro, e se estende até o dia 29 deste mês, contando com a presença de diversas bandas regionais. Na Lagoa das Bateias, a Vila Junina conta com apresentações de trios locais de forró pé-de-serra, às sextas-feiras e aos sábados, até 29 de junho. Já Zona Rural, os 11 distritos recebem a festa junina nos dias 23 e 24 de junho.

Reportagem da Rádio Clube de Conquista | pacientes ainda reclamam da falta de fraldas em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O tempo passa e a celeuma da falta de fraldas e medicamentos permanece atormentando vidas de muitas famílias em Vitória da Conquista. Uma reportagem extraída e reproduzida pelo BLOG DO ANDERSON do Jornal da Cidade [Rádio Clube de Conquista] nesta quinta-feira (20), traz mais um momento de tormento. Conforme a cidadã, há três meses está sem respostas, mesmo que a entrega do material seja em cumprimento de Liminar Judicial. Conforme a matéria, a alegação do Governo Municipal de Vitória da Conquista é que o fornecimento seja normalizado após os Festejos Juninos, tendo em vista que as atenções estão direcionadas ao Arraiá da Conquista. Enquanto isso não seja resolvido, o problema persiste causando prejuízos a comunidade que necessita de atenção.

Reportagem do Bahia Meio Dia | TRT condena UESB por assédio moral no SURTE em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) foi condenada pela 1ª Vara do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-BA), em Vitória da Conquista, por prática de assédio moral no Sistema UESB de Rádio e Televisão Educativas (SURTE). A decisão foi emitida na segunda-feira (17) pelo juiz Marcos Neves Fava, ao julgar ação civil pública interposta pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

Moacy Neves, presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia

A denúncia contra a universidade partiu do Sindicato dos Jornalistas do Estado da Bahia (SINJORBA), após ser acionado por associados com reclamações. Na decisão, o TRT condenou a UESB a pagar indenização de R$ 30 mil, além de determinar “a adoção de médias eficazes para higienização do ambiente de trabalho no setor”, sob pena de multa diária de R$ 1 mil.

Gutemberg Macêdo Júnior, advogado de Rubens Jesus Sampaio

O TRT também manteve afastado dos cargos o principal acusado da prática de assédio moral, o professor e diretor Rubens Jesus Sampaio. No texto da sentença, foi apontada a conduta da atual reitoria da UESB, que atuou desde o início do processo, decidindo não investigar e não punir o assédio moral denunciado. O advogado do SINJORBA, Victor Gurgel, compreende a decisão como reparadora de uma situação absurda ocorrida nos muros da UESB.

Luiz Otávio de Magalhães, reitor da UESB

“A sentença faz justiça às vítimas de assédio, que além de sofrerem os efeitos do ato delituoso, tiveram coragem de denunciar e expor publicamente o problema”, diz. A reportagem completa do Bahia Meio Dia, gravada e reproduzida pelo BLOG DO ANDERSON nesta quarta-feira (19), o reitor Luiz Otávio de Magalhães, o advogado de defesa Gutemberg Macêdo Júnior e o presidente do SINJORBA, Moacy Carlos Almeida Neves comentam sobre esse assuntoque permanece em tramitação na Justiça do Trabalho.

Arraiá da Conquista | com repertório de 45 anos de carreira, Elba Ramalho emociona Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

Bastante esperada pelo público do Arraiá da Conquista, Elba Ramalho foi a segunda artista a subir ao Palco Principal do Centro Cultural Glauber Rocha, na noite desta terça-feira (18), e emocionou aqueles que a acompanham há longas décadas. Durante o show, Elba cantou clássicos juninos dos seus 45 anos de carreira, acompanhada de uma superbanda e time de bailarinos que compõe a turnê. A artista abrilhantou a festa com uma particularidade: ela estava bastante ansiosa para voltar a Vitória da Conquista com uma apresentação só dela. “Eu estou muito feliz por voltar à Conquista com minha turnê junina, com minha equipe, com um show só meu agora. Quando chega o São João, eu faço um repertório de São João pra dançar Gozanga, Dominguinhos, as músicas de forró que eu gravei ao longo da minha carreira. Tem muito repertório bom aí, com frevo, forró, baião; a gente mistura tudo”, disse a artista. “Parabéns à prefeita e toda a produção da festa, o secretário municipal de Cultura, meu amigo Xangai.

Eu estou muito honrada em ter vindo aqui, eu queria muito mesmo semear a alegria nesse palco e fazermos juntos uma corrente de amor e de paz pelo mundo”, complementou Elba Ramalho.Conhecida por seu domínio de palco e voz poderosa e marcante, a artista mescla em suas músicas vários estilos musicais, como forró, MPB, frevo e pop. Ao longo de sua carreira, a cantora lançou muitos sucessos como De Volta Pro Aconchego e Eu só Quero um Xodó, com autoria de seu amigo e parceiro musical Dominguinhos, Banho de Cheiro, em conjunto com Geraldo Azevedo e Alceu Valença, e Flor de Tangerina, também fruto de sua parceria com Alceu Valença.

Elba Ramalho é um ícone da cultura brasileira, tanto pela sua música como pelo seu estilo vibrante e autêntico, e sua contribuição para a música nordestina, bem como a habilidade como intérprete e compositora, foram reconhecidas inúmeras vezes pela crítica e pelo público. A artista já foi indicada ao Grammy Latino nove vezes, levando o prêmio em duas oportunidades. O público do Arraiá da Conquista aprovou a apresentação da artista, o que já era esperado por todos. É o que prova a empresária Celina Ferraz ao afirmar que a Prefeitura fez uma festa maravilhosa e Elba Ramalho se juntou a esse grande evento. “Está sendo um show maravilhoso, um evento ótimo. Graças a Deus estamos aqui. A Prefeitura fez uma festa excelente e estamos aí para curtir, hoje, amanhã, até o dia 22”, disse. A cabeleireira Eugênia Amorim, que veio acompanhada das suas amigas, também elogiou o Arraiá da Conquista. “Nossa, tá muito bom! Tá ótimo! Eu nunca vi uma coisa assim. Superou minha expectativa! Tá maravilhoso!”, comemorou a moradora do bairro Boa Vista.

Violência na Rua Zeferino Correia | monitor da Zona Azul sofre ameaças em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Um monitor da Zona Azul foi ameaçado em Vitória da Conquista. De acordo com informações de uma testemunha ao BLOG DO ANDERSON, um lavador de carros, que não quer a sua presença na região, lhe ameaçou. “Ficou falando que iria dar socos na boca se ficasse aqui. Eles querem guardar e vender vagas que são públicas”, comentou na manhã desta quarta-feira (19). A 77ª Companhia Independente de Polícia Militar foi acionada e levou as partes envolvidas ao Plantão Central da Polícia Civil, ao Distrito Integrado de Segurança Pública.

O que é o Estacionamento Rotativo? O estacionamento rotativo, também conhecido como ”Zona Azul”, foi criado para melhorar o tráfego nas ruas, aumentando a disponibilidade de vagas e permitindo que as pessoas estacionem seus veículos.

Deu no Diário Oficial da União | Ministério reconhece Situação de Emergência em Vitória da Conquista e Andorinha

Foto: BLOG DO ANDERSON

Foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (19), a Portaria Nº 2.146, em que o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, órgão do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, resolve reconhecer a situação de emergência nas áreas descritas no Formulário de Informações do Desastre (FIDE), conforme as informações relacionadas abaixo. Dois municípios baianos figuram-se na lista, sendo Andorinha e Vitória da Conquista. Com essa Portaria, o Município de Vitória da Conquista e Andorinha terão a Operação Carro-Pipa. “A Operação Carro-Pipa é uma ação emergencial do Governo Federal para levar água potável as comunidades preferencialmente rurais do Semiárido Brasileiro afetadas por seca ou estiagem, utilizando caminhões-pipa para transportar a água de fontes previamente escolhidas”, diz em nota extraída no site do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

Lixão no Bosque das Amendoeiras | entulho, pneus, garrafas e lixo doméstico acumulam em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Lixão do Bosque das Amendoeiras tem causado muitos transtornos para a vizinhança em Vitória da Conquista. Até a noite desta terça-feira (18), nenhuma ação havia sido feita para remoção do entulho e outros dejetos residenciais e industriais descartados ilegalmente. Conforme a munícipe Ana Mércia Santos Bispo, de 65 anos, o problema se agravou nos últimos seis meses.

“Reclamamos e não somos ouvidos”, comentou Ana Bispo ao BLOG DO ANDERSON. In loco, o BLOG DO ANDERSON pode constatar o local propício para o habitat de bichos peçonhentos e o Mosquito da Dengue.

Boa parte disso tudo é feito por carroceiro e a Prefeitura tem que dar um jeito para resolver isso aqui, pois é uma área residencial. Jogam animais mortos deixando um mau cheiro terrível”, complementa, contrariada com a falta de ações por essa imundice, muitas vezes levadas em carroças. A Secretaria Municipal de Serviços Públicos é o setor responsável por atender essa demanda.

Festa do Interior | Centro Glauber Rocha está pronto para receber mais de 20 mil pessoas no Arraiá da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Centro Cultural Glauber Rocha é preparado para receber mais de 20 mil pessoas no Arraiá da Conquista. Os Festejos Juninos na Joia do Sertão Baiano iniciaram na semana passada e seguem até o São Pedro.

Ao meio-dia desta terça-feira (18), o BLOG DO ANDERSON esteve no Centro Cultural Glauber Rocha acompanhando e transmitido ao vivo a entrevista do coordenador de Cultura do Município de Vitória da Conquista, Alecxandre Magno Melchisedeck Meira, que trouxe todos os detalhes.

Os portões abrem logo mais às 18 horas, momento em que o público poderá conhecer de perto as estruturas que contam com Vila Junina, Sistema de Segurança, Área Gastronômica, tudo numa cenografia que faz relembrar as autênticas Festas Nordestinas com dois palcos.

As primeiras atrações são um quarteto feminino, que vem com Elba Ramalho, Ramalho, Liv Moraes, Robertinha e Banda Raneychas. O BLOG DO ANDERSON gravou a entrevista ao UP Notícias, transmitiu via Instagram e agora reproduz o que foi propagado pelas ondas sonoras da Rádio UP com Daniel Morais.

Entrevista à Rádio UP | renúncia de Luciana e eleição na OAB foram dentro da legalidade em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A renúncia de Luciana Santos Silva da presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, Sucessão de Vitória da Conquista, virou polêmica. A professora doutora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) deixou a Ordem para ser pré-candidata a vice-prefeita da Frente Partidária União e Reconstrução por Conquista [PT, PCdoB, PV, PSB, PSD, PSOL e Rede], encabeçada pelo deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA). Nesta segunda-feira (17), a própria Luciana falou sobre o assunto durante entrevista ao UP Notícias, acompanhada e gravada com exclusividade pelo BLOG DO ANDERSON. “Eu falo isso com muita tranquilidade, não tenho dúvida nenhuma de que foi feito tudo dentro da Lei. A renúncia, não vou falar nem que é um direito que me assiste, mas é uma exigência da Legislação Eleitoral, cumprindo prazo, cumprindo a Lei. Então, não é a primeira vez que isso ocorre na OAB. O que me estranha é que, a primeira vez por uma mulher, aí a gente vê a questão de gênero, a gente sempre sendo criticada por nossas escolhas, que é uma forma de dizer: o seu lugar não é aqui. E toda vez que escuto que o seu lugar não é aqui, seja de forma direta ou indireta, isso me faz andar e me faz caminhar.

Então, a minha saída da OAB foi em cumprimento da Legislação e essa minha saída também gera consequências e que essas consequências são normatizadas pela OAB. Então, diante da renúncia, quem me substituirá ou qualquer outro que pediu em todo ano de eleição à OAB passa por isso”, declarou Silva. Ainda conforme a pré-candidata, “vamos ter eleição no próximo ano e esse mandato tampão, existem regras na OAB que foram cumpridas. E aí o que me estranha quem questiona essa regra é que, se não fosse cumprida, também haveria questionamento. Então avaliar aí tanto conhecimento como a boa-fé”. Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil da Bahia, em uma sessão híbrida extraordinária realizada na quarta-feira (12), elegeu, por ampla maioria, o advogado Wendel Santos Silveira para o cargo de presidente da Subseção de Vitória da Conquista. O advogado e ex-presidente da Ordem por duas vezes, Gutemberg Macêdo Júnior, contesta e entrou com uma ação para cancelar esse processo eleitoral classificando como indireta sem ouvir a classe. classificando como indireta sem ouvir a classe. Para ele, o vice-presidente eleito com Luciana deveria ocupar o cargo até um novo processo de escolha.