Agenda na Capital Baiana: prefeito comemora investimentos para Saúde Pública de Maetinga

Foto: Reprodução | Instagram

Em Salvador, nesta terça-feira (19), o prefeito Edcarlos Lima Oliveira cumpriu agenda institucional ao lado do deputado federal Waldenor Pereira (PT-BA). Em seu perfil do Instagram, Edcarlos comemorou investimentos destinados à Saúde Pública de Maetinga. “Hoje estive juntamente com o nosso Deputado Federal Waldenor Pereira na Secretaria Estadual de Saúde para viabilizar a entrega de um aparelho de ultrassom e equipamentos para sala de parto frutos de emenda de sua autoria. Em breve estaremos entregando a nossa população o nosso centro de imagem com aparelhos de última geração”, destacou. Com uma população de 4.796, segundo o IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística], Maetinga está localizada no Sudoeste Baiano a 100 quilômetros de Vitória da Conquista.

LUTO: João Januário de Souza, aos 91 anos

Fotos: Divulgação | Família

Foi sepultado no Cemitério Parque da Cidade Real, em Vitória da Conquista, o corpo de João Januário de Souza. Personalidade querida, Januário era membro efetivo da Igreja Assembleia de Deus. O pastor Davi Boa Sorte prestou uma homenagem através do seu perfil do Facebook. “A ADEVIC chora a perca irreparável de um de seus valentes soldados: O pastor João Januário de Souza, que passou a estar com o Senhor hoje pela manhã. O corpo será velado no Templo Sede, assim que for liberado. 

Rogamos as orações de todos em favor da irmã Albertina para que o Espírito Santo a console”. Na imagem acima o BLOG DO ANDERSON destaca João Januário, que era militar aposentado, ao lado do vereador Adinilson Nascimento Pereira e da vice-prefeita Irma Lemos dos Santos Andrade, então vereadora, recebendo uma honraria no Plenário Vereadora Carmem Lúcia. Aos amigos e familiares os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.

Deu no DO: Herzem Gusmão decreta exoneração de Ivan Cordeiro e confirma Yoshiura na Mobilidade Urbana

Foto: BLOG DO ANDERSON

Antecipado pelo BLOG DO ANDERSON, o tucano Ivan Cordeiro da Silva Filhou deixou a Prefeitura de Vitória da Conquista. Atualmente ele estava no comando da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, mas antes disso também foi o titular da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. A exoneração de Ivan Cordeiro saiu no Diário Oficial do Municipal desta quarta-feira (19) quando publicou a nomeação do novo titular que agora é o professor doutor em Direito, Jackson Apolinário Yoshiura. Conforme disse a vice-prefeita Irma Lemos dos Santos Andrade, o prefeito Herzem Gusmão Pereira vai promover diversas mudanças, motivo este que tem deixado muita gente preocupara com o risco da caneta do emedebista.

Eleições 2020: Ivan Cordeiro diz que vai repensar apoio à reeleição do prefeito Herzem Gusmão

Foto: BLOG DO ANDERSON

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Ivan Cordeiro da Silva Filho, entregou o cargo no final da tarde desta terça-feira (19) ao prefeito Herzem Gusmão Pereira. Segundo Ivan, a razão foram divergências com a ideia de gestão. “Eu e o prefeito temos discordância sobre os caminhos da gestão em relação ao futuro da cidade. Pensamos diferente quanto à perspectiva de pensar a cidade, de gerir, de administrar a o município”, disse qo Blog de Giorlando Lima. Em conversa com o Blog de Giorlando Lima, Ivan Cordeiro afirmou que o prefeito Herzem Gusmão tem uma visão, e ele outra, “mas o prefeito é ele, a maioria dos eleitores de Vitória da Conquista o elegeu para para cuidar do município, então, nesse conflito de pensamentos sobre a coisa a se fazer pela cidade, eu deixo o governo, por minha própria iniciativa, porque não faria sentido esse conflito”. Sobre a continuidade da relação entre os dois, Ivan, filiado ao PSDB, diz que ele e o prefeito não brigaram, mas que agora vai repensar sobre o futuro político. “Não se trata de um rompimento, mas tenho que repensar sobre o apoio à reeleição do prefeito. Tudo tem um tempo e as coisas agora mudaram, respeito a pessoa dele, mas vamos ver como será o futuro, em relação à política”, completou. O emedebista Herzem Gusmão ainda não comentou sobre o assunto.

Ivan Cordeiro deixa a Prefeitura de Vitória da Conquista: “algumas divergências da gestão”

Foto: BLOG DO ANDERSON

O tucano Ivan Cordeiro da Silva Filho deixa a Prefeitura de Vitória da Conquista. Em contato com o BLOG DO ANDERSON, Ivan disse que o pedido de demissão aconteceu em carta direcionada ao prefeito Herzem Gusmão Pereira. “Agradeci a oportunidade e entreguei. Algumas divergências da gestão”, comentou ao BLOG DO ANDERSON no final da tarde desta terça-feira (19). O professor doutor em Direito, Jackson Apolinário Yoshiura, assume a pasta interinamente.

Guia de Oportunidades: diversas vagas de empregos e estágios em Vitória da Conquista com Bárbara Francine

Foto: BLOG DO ANDERSON

Em mais uma edição do Guia de Oportunidades o BLOG DO ANDERSON apresenta o trabalho de reportagem de Bárbara Francine, que foi ao ar na Rádio Clube de Conquista reproduzido nesta terça-feira (19). Na sonora, a repórter traz todos os destaques de empregos e estágios em Vitória da Conquista. Ouça tudo com muita atenção.

Comunicado da Prefeitura de Vitória da Conquista: CAMI/Hospec segue fechada por tempo indeterminado

Foto: BLOG DO ANDERSON

Conforme o BLOG DO ANDERSON adiantou, o Centro de Atenção Médica Infantil (CAMI) fechou as portas. De acordo com a Prefeitura de Vitória da Conquista não há previsão para reabertura da instituição instalada na Zona Oeste. Confira a posição do prefeito Herzem Gusmão Pereira: A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que na manhã desta segunda-feira, 18 de fevereiro, recebeu um ofício do Centro de Atenção Médica Infantil (CAMI) comunicando a suspensão do funcionamento do serviço. O documento, assinado pela presidência da CAMI, afirma que a suspensão é por tempo indeterminado e servirá para que sejam feitas reformas estruturais e adequações do serviço de acordo com as determinações da legislação vigente. A Secretaria de Saúde informa, ainda, que os pacientes que necessitarem do atendimento oferecido pela CAMI deverão se dirigir aos demais serviços credenciados na Rede Municipal.

Momento Cultural no PDDU: pocket show de Xangai encanta o público em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Ficou a cargo do violeiro Xangai, nome como é conhecido Eugênio Avelino, preencher o Momento Cultural na apresentação do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) do Município de Vitória da Conquista.

O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (19), no Auditório da Universidade Federal da Bahia, campus Anísio Teixeira, na Capital do Sudoeste Baiano. O BLOG DO ANDERSON registrou alguns momentos desse pocket show que encantou o público e arrancou risos do prefeito Herzem Gusmão Pereira.

Filho e neto de sanfoneiro, ainda aos 18 anos fixou-se com os seus pais em Nanuque, no Norte de Minas Gerais. Xangai é descendente direto do bandeirante João Gonçalves da Costa, fundador do Arraial da Conquista, hoje Vitória da Conquista.

Viveu em Vitória da Conquista, onde aos 9 anos de idade conheceu Elomar Figueira de Melo, que, 10 anos mais velho, tornou-se seu amigo e de quem teve influência musical. Seu pai era proprietário de uma sorveteria chamada Xangai na cidade de Nanuque, daí se originando o seu apelido e atual nome artístico

Destaque Nacional: elogios à drenagem do Lomantão animam a Prefeitura de Vitória da Conquista

Fotos: Instagram | PMVC

Um simples elogio das condições do Estádio Municipal Lomanto Junior tem rendido muitos comentários em Vitória da Conquista. A manifestação partido do apresentador Tadeu Schimdt no Fantástico, programa da TV Globo, na noite deste domingo (17). Aproveitando esse marketing, o prefeito Herzem Gusmão Pereira fez questão de comentar durante entrevista na Rádio Brasil e também através do Instagram da Prefeitura de Vitória da Conquista. Em fotos, a Secretaria Municipal de Comunicação trouxe alguns cenários do Loamantão que confirmou a sua drenagem no campo, mas provocou muitos estragos foram das quatro linhas.

Obras Emergenciais: interditadas, Herzem determina recuperação das Pontes da LEM e a do Caminho do Parque

Duas pontes sobre o Rio Verruga, uma na Avenida Luís Eduardo Malhões a outra na Avenida Marcelino Rosa para o acesso ao Condomínio Caminho do Parques, encontram-se interditadas nesta segunda-feira (18). A medida acontece devido os estragos das últimas chuvas que caíram sobre Vitória da Conquista. De acordo com o prefeito Herzem Gusmão Pereira, foi montada um Gabinete de Crise, ocasião que ele disponibilizou R$ 1 milhão direcionados a essas duas edificações e para outros problemas que estão sendo mapeados pela Administração Municipal.

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Entrevista à Resenha Geral: Herzem Gusmão fala sobre as medidas após chuvas em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O prefeito Herzem Gusmão Pereira está com atenções direcionadas à recuperação dos estragos causados pela tempestade que cai em Vitória da Conquista. Em menos de 24 horas foram aferidos 85,5 milímetros no pluviômetro da Delegacia Federal de Agricultura na Bahia, que fica próximo ao Estádio Municipal Lomanto Junior, na Avenida Siqueira Campos.

Na reportagem que o BLOG DO ANDERSON gravou e reproduz na íntegra na tarde desta segunda-feira (18), Herzem Gusmão fala à Resenha Geral, programa da Rádio Brasil, sobre o aporte no montante de R$ 1 milhão destinado a recuperação das vias. O projeto foi discutido num Gabinete de Crise que organiza o balanço para ser apresentado ao Governo Federal, tendo em vista que o valor disponibilizado pelo Tesouro Municipal não engloba todo o problema.

Legenda de Jair Messias Bolsonaro: Marcelo Melo assume o Partido Social Liberal em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Tribunal Superior Eleitoral ainda não oficializou, mas através do Facebook o Partido Social Liberal na Bahia anuncia Marcelo de Silva Melo como o novo presidente em Vitória da Conquista. “É com muita satisfação que anunciamos Marcelo Melo como o novo presidente do PSL de Vitória da Conquista. Marcelo é advogado, professor e Ex-Secretário de Educação do município. Marcelo mostrou força no último pleito, foi candidato a deputado federal e obteve 13.630 votos dos Conquistenses”, diz a nota postada ao meio dia desta segunda-feira (18). Ex-secretário municipal de Educação, Marcelo Melo agora está apto para oficializa a sua pré-candidatura à Prefeitura de Vitória da Conquista.

Saúde Pública: CAMI/HOSPEC fecha às portas para reforma; atendimentos e internamentos estão suspensos

Fotos: BLOG DO ANDERSON

As portas do Centro de Atendimento Médico Infantil (CAMI), conhecida pela antiga sigla HOSPEC, não abriu as portas nesta segunda-feira (18). Em nota aos funcionários, que o BLOG DO ANDERSON teve acesso, a diretoria informou a situação:

“Passando pra avisar que amanhã, não haverá atendimento e nem internamento. Portanto os funcionários estão todos liberados. Aguardem novas instruções. Amanhã entrarei em contato novamente.

Conto com a compreensão e descrição de todos”, diz a mensagem via WhatsApp disparado pela diretora, Riolan Rios Santana. Em entrevista ao BLOG DO ANDERSON, a gestora da CAMI, Riolan Rios,…

…explicou essa situação, também sobre os salários. dos servidores e a dificuldade financeira para cumprir as normas para o funcionamento da instituição  localizada na Avenida Itabuna, bairro Brasil, Zona Oeste de Vitória da Conquista.

Balanço da Chuva: pluviômetro marca 85 milímetros dentro de 10 horas em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Na Barragem Água Fria, responsável pelo abastecimento de água em Vitória da Conquista, o pluviômetro marcou 20 milímetros dentro de 10 horas de chuva, entre a tarde de domingo (17) e a madrugada da segunda-feira (18).

No campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) a Estação de Meteorologia informou 82,5 milímetros e na Delegacia Federal de Agricultura na Bahia, próximo ao Estádio Municipal Lomanto Junior, o equipamento aferiu 85,5 milímetros. O BLOG DO ANDERSON foi conferir de perto o tubo supervisionado por Antônio Nolasco.

Transtornos da Chuva: casa desaba e família é abrigada por vizinha em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A casa que teve a parte da frente desabada durante a tempestade deste domingo (17) deixou moradores da Travessa João Pessoa, na Zona Leste de Vitória da Conquista, em alerta.

Na residência moravam três pessoas que foram abrigadas por uma vizinha. Na manhã desta segunda-feira (18) o BLOG DO ANDERSON foi conferir o estrago e pode observar o isolamento realizado pela Defesa Civil. Um laudo deverá apontar as medidas para recuperar o imóvel.

Acidente na Avenida José Pedral Sampaio: carro despenca da ribanceira e deixa três pessoas feridas em Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Muitas foram as ocorrências registradas nas últimas 24 horas em decorrência da tempestade que atingiu Vitória da Conquista. O BLOG DO ANDERSON manteve-se de plantão trazendo detalhes de tudo o que acontecia.

Na manhã desta segunda-feira (18) a equipe do BLOG DO ANDERSON acordou cede e foi até a Avenida José Fernandes Pedral Sampaio, conhecida como Corredor Perimetral, onde um carro de passeio despencou da ribanceira. De acordo com as primeiras informações, três pessoas ficaram feriras e foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Sem proteção nas laterais, o perigo persiste e necessita de atenção redobrada dos condutores e urgente intervenções da Administração Municipal para garantir a vida de quem transita por essa importante via da Capital do Sudoeste Baiano.

Acidente na Avenida Olívia Flores: Hilux derruba poste na Zona Leste de Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Avenida Olívia Flores, na Zona Leste de Vitória da Conquista, está parcialmente interditada na manhã desta segunda-feira (18).

Defronte à Unidade Integrada Sudoeste do Sistema FIEB [Federação das Indústrias do Estado da Bahia] uma Hilux acabou derrubando um poste deixando a fiação também no chão.

O BLOG DO ANDERSON esteve no local e pode observar a presença do Sistema Municipal de Trânsito (SIMTRANS) e técnicos que iniciam a recuperação dos fios de internet e de energia elétrica. Não há informações sobre os ocupantes da caminhonete.

Destaque Nacional: enxurrada, correria e a drenagem do Lomantão são mostrados no Fantástico

Mesmo com a chuva, o projeto de drenagem do Estádio Municipal Loomanto Junior funcionou e ganhou destaque nacional neste domingo (17). Durante “Os gols do Fantástico” o apresentador Tadeu Schimdt fez questão de destacar os três gols do Esporte Clube Bahia sobre o Esporte Clube Primeiro Passo que marcou apenas um. No vídeo abaixo o BLOG DO ANDERSON destaca através do Fantástico a enxurrada com muita correria no Lomantão antes do jogo.

Retorno à Cidade: após temporada em Brasília, Guilherme Menezes estaria de volta à Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Em Brasília há dois anos, onde é o coordenador do Escritório de Representação do Governo do Estado da Bahia, o ex-prefeito Guilherme Menezes de Andrade se mantém em silêncio quando o assunto é Eleições 2020. Nos últimos trinta dias membros da Oposição Conquistense tem se manifestado com curiosidade e uma certa preocupação com a possível viabilidade da Frente Conquista Popular confirmar mais uma disputa eleitoral de Guilherme Menezes, hoje com 74 anos, à Prefeitura de Vitória da Conquista. “Para nós uma disputa com Zé Raimundo será mais fácil”, comentou um secretário do prefeito Herzem Gusmão Pereira, do Movimento Democrático Brasileiro.

Como foi citado, Guilherme não comenta, mas um dos seus fortes aliados confirma: “Está sim. Está vindo definitivo”. “Amigo, ele nunca colocou o nome dele para disputar a qualquer cargo, sempre respeitou o Partido nas suas decisões, acredito que não vai ser agora que ele colocará. Todas as vezes que ele foi candidato foi a convite do PT que avaliando os nomes das nossas lideranças o reconheceu como o nome com maior potencialidade para as disputas eleitorais até aqui”, complementa. Além de Guilherme e José Raimundo Fontes, o PT conta com o Professor Cori [Coriolano Ferreira de Moraes Neto, vereador em Vitória da Conquista] como nomes ao Executivo Conquistense nas Eleições 2020.