Deu no DO: Aroldo Menezes deixa a Prefeitura de Vitória da Conquista “sem saber qual foi o motivo”

Foto: BLOG DO ANDERSON

Aliado ao prefeito Herzem Gusmão Pereira, Aroldo Menezes de Oliveira, de 56 anos, acaba de ser exonerado do cargo de cargo de gerente da Gerencia de Mobilização Social, cargo pertencente à Secretaria Municipal de Governo. A publicação saiu no Diário Oficial do Município de Vitória da Conquista na noite desta terça-feira (28). Procurado pelo BLOG DO ANDERSON, Aroldo Menezes agradeceu a oportunidade recebida pelo emedebista HGP, mas lhe causou estranheza a forma em que recebeu a informação. “Agradeço a oportunidade, mas gostaria de saber qual foi motivo sempre estive junto com o prefeito e acredito que alguma notificação deve ser me passada”, comentou. Segundo ele, “a gente faz parte do grupo do Governo. É o mesmo grupo.” Durante a sua passagem pela Mobilização Social, Aroldo esteve a frente de pelo menos 5.800 processos de regularização fundiária. Pré-candidato mais uma vez à Câmara Municipal de Vitória da Conquista nestas Eleições 2020, Aroldo Menezes está filiado ao Podemos, legenda liderada pelo vereador Hermínio Oliveira Neto.

Desordem Pública: lixo doméstico e resíduos da construção civil são lançados em área verde de Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Uma área que deveria ser protegida pelo Meio Ambiente está recebendo muito lixo na Zona Sul de Vitória da Conquista. O local fica no Corredor Perimetral, trecho que receberá o nome de Tertuliano da Silva Gusmão, entre o Shopping Conquista Sul e Rodovia Santos Dumont.

Na tarde desta segunda-feira (27) o BLOG DO ANDERSON foi conferir a grande quantidade de descarte de resíduos da construção civil e também lixo doméstico. Uma placa informar a proibição, mas muita gente tem ignorado e lançado suas imundices em via pública, como mostram as imagens.

Zona Azul: Consórcio encerra atividades; Município de Vitória da Conquista prepara nova licitação

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Consórcio Vitória da Conquista Rotativo, responsável pela Zona Azul, encerra suas atividades na próxima quarta-feira (29). Em nota ao BLOG DO ANDERSON, o Consórcio “agradece a toda população desta cidade, a excelente convivência com a Empresa gestora do Estacionamento Rotativo Área Azul, durante estes últimos cinco anos. Neste período estivemos ao lado do Município e da população, sempre buscando melhores práticas do mercado para atendê-los com extrema eficiência. A Prefeitura do Munícipio não manifestou interesse na renovação do contrato de concessão, por mais cinco anos, igual período conforme previsto em Edital. Portanto estaremos encerrando as atividades do estacionamento rotativo da área azul desta cidade no dia 29/01/2020”. Ainda conforme o Consórcio, os seus 58 funcionários cumprem aviso prévio.

Também em nota que o BLOG DO ANDERSON publica nesta terça-feira (28), “a Prefeitura de Vitória da Conquista manifestou ausência de interesse na renovação do contrato de concessão por mais cinco anos, conforme previsto em Edital. A decisão do Município acontece em razão de haver indícios de irregularidades no contrato e seu cumprimento. Dentre as possíveis irregularidades está a inconsistência entre o edital de licitação e o contrato assinado em 2014. Além disso, há uma cláusula que permite a dissolução do consórcio sem anuência prévia da Prefeitura. Por esses motivos foi aberto um processo administrativo para apurar a responsabilidade das empresas remanescentes do consórcio tornando desaconselhável a prorrogação da concessão por mais cinco anos. A Prefeitura já está preparada para fazer novo processo licitatório. Além disso, tem todo o know how para intervir quando necessário e adotar as medidas cabíveis para manter a organização nas vias do município”.

Arquidiocese de Vitória da Conquista: Dom João passa por cirurgia e se afasta da Diocese de Bom Jesus da Lapa

Foto: BLOG DO ANDERSON

O bispo da Diocese de Bom Jesus Lapa, Dom João Santos Cardoso, de 58 anos, foi submetido a intervenção cirúrgica num hospital de Vitória da Conquista na manhã desta segunda-feira (27). Nesta mesma data, em nota, Dom João Cardoso apresentou ao seu clero uma carta de afastamento das atividades episcopais e da Diocese, devido ao tratamento de saúde. “Por isso pede que o coloquemos em nossas orações. O Padre Vanderlei Coutinho, vigário geral, responde pela diocese durante esse tempo”, diz o comunicado compartilhado pelo BLOG DO ANDERSON. Localizada a 380 quilômetros de Vitória da Conquista, Diocese de Bom Jesus Lapa integra a Arquidiocese de Vitória da Conquista.

Discurso Oficial na URBIS VI: Pousada vai construir duas Feiras Livres em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Como o BLOG DO ANDERSON enalteceu, a segunda-feira (27) foi festiva na URBIS VI, Conjunto Habitacional que fica no bairro Espírito Santo, na Zona Leste de Vitória da Conquista. Ao lado do vereador Fernando Vasconcelos Silva, o Fernando Jacaré do Partido dos Trabalhadores, o prefeito Herzem Gusmão Pereira, que é do Movimento Democrático Brasileiro, confirmou investimentos para a URBIS VI com emendas do deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA), opositor político, mas aliado quando o assunto é progresso para Vitória da Conquista. Ovacionado a cada instante por agentes políticos com cargos na Prefeitura de Vitória da Conquista, HGP revelou que a URVIS VI e a Vila América terão suas Feiras Livres. Ambas serão construídas por uma empresa do ramo de hotelaria, em compensação a áreas que pertenciam ao Município de Vitória da Conquista. O novo complexo hoteleiro será erguido às margens do Anel Rodoviário Jadiel Vieira Matos gerando mais emprego e renda à Capital do Sudoeste Baiano. No Discurso Oficial que o BLOG DO ANDERSON reproduz na íntegra, HGP destaca a importância da política para o progresso do município, como foi o caso do forte abraço que recebeu do Fernando Jacaré, que é opositor político, mas não inimigos da Capital do Sudoeste Baiano.

Investimentos na URBIS VI: ao lado de Fernando Jacaré, Herzem anuncia obras com recursos de Waldenor Pereira

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A segunda-feira (27) é de festa na URBIS VI, Conjunto Habitacional que fica no bairro Espírito Santo, na Zona Leste de Vitória da Conquista. Ao lado do vereador Fernando Vasconcelos Silva, o Fernando Jacaré do Partido dos Trabalhadores, o prefeito Herzem Gusmão Pereira, que é do Movimento Democrático Brasileiro, confirmou investimentos para a URBIS VI com emendas do deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA), opositor político, mas aliado quando o assunto é progresso para Vitória da Conquista. Nesta região serão construídas uma Praça, Feira Livre além da pavimentação da Avenida Laura Nunes, a Via Principal da URBIS VI, sendo que a Feira será com recursos da Pousada Itajuípe e executadas pela Empresa Municipal de Urbanização de Vitória da Conquista (EMURC).

No Hospital Samur: com quadro infeccioso, Lucas Batista segue hospitalizado em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O assessor especial do Gabinete Civil do Município de Vitória da Conquista, Lucas de Jesus Batista, de 32 anos, está sob cuidados médicos no Hospital Samur. Na tarde desta segunda-feira (27) ele compartilhou uma nota ao BLOG DO ANDERSON em agradecimento as manifestações recebidas desde o final de semana. “Com a graça de Deus Pai e a intercessão da Virgem Maria, estou melhor, contínuo Internado no Samur, irei fazer uns exames hoje para fechamento do quadro infeccioso. Venho, novamente, agradecer a todos pelas orações. Certamente elas foram atendidas. Com muita gratidão, abraço fraternal”, assina Lucas Batista. O comunicado é concluído com uma belíssima mensagem da Irmã Dulte, a Santa Dulce dos Pobres: “Tudo o que acontece no universo tem uma razão de ser; um objetivo. Nós como seres humanos, temos uma só lição na vida: seguir em frente e ter a certeza de que apesar de as vezes estar no escuro, o sol vai voltar a brilhar.”

Caixa Econômica Federal: Superintendência Regional estaria sendo desativada em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal será desativada em Vitória da Conquista. Atualmente a Caixa é responsável pelo atendimento direto a quase cem municípios do Centro Sul Baiano. Procurado pelo BLOG DO ANDERSON, o diretor do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (SINDUSCON-BA), Luciano Alves Bomfim, disse que recebeu a notícia “com preocupação”. “Com preocupação, se realmente vier a ocorrer, será uma grande perda para toda a cadeia produtiva e prefeituras de todos os municípios da região Sudoeste.

Aumento de tempo na análise e aprovação de projetos públicos e privados, aumento de custos diversos, inclusive quanto ao deslocamento para outra cidade e região.

É uma Superintendência com excelentes resultados para a Caixa, inclusive premiada por dois anos consecutivos como a melhor do Norte e Nordeste”, afirmou Luciano Bomfim no início da tarde desta segunda-feira (27) sobre o êxito da gestão do superintendente João Carlos Dácia. A Caixa Econômica Federal e o Munícipio de Vitória da Conquista, através do prefeito Herzem Gusmão Pereira, ainda não se manifestaram sobre o assunto que também foi confirmado ao BLOG DO ANDERSON por agentes da instituição financeira.

Academia do Papo: O que começa errado termina errado

Foto: BLOG DO ANDERSON

 Paulo Fernando de Oliveira Pires | Professor | paulopires@uesb.edu.br

O senhor Jair Messias Bolsonaro, presidente do Brasil (por enquanto) tem o péssimo hábito de fazer afirmações de ordem político-econômico-social pela manhã e à tarde (ou até antes do final da tarde) desdizer-se com a maior naturalidade. Já houve situações em que ele disse uma coisa cedinho, antes do meio dia falou outra e à tardinha colocou outra que se contrapunha às duas anteriores. Confira a Academia do Papo na íntegra.

Espetáculo Musical: Diego Massa grava o seu primeiro DVD num show de sucessos em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Cultura Bacana promoveu neste final de semana um dos grandes momentos da Música Conquistense. Ao palco subiram Carten e Diego Massa. O último artista registrou o seu espetáculo para um DVD com grandes sucessos nacionais e também trabalhos autorais. Jovem bastante talentoso e carismático conseguiu lotar o Cultura Bacana com um público que cantava em coro. Para Diego Massa, o espetáculo é um sonho realizado que estará sendo divulgado em todo o Brasil.

Eleições 2022: PSD confirma Otto ao Governo da Bahia

Foto: BLOG DO ANDERSON

O senador Otto Roberto Mendonça de Alencar (PSD-BA) tem evitado falar sobre as Eleições 2022, mas nos bastidores do Partido Social Democrático é dito como certa a sua candidatura. Em entrevista ao BLOG DO ANDERSON na noite da quinta-feira (23) o professor Abel Rebouças São José, suplente de Otto Alencar no Senado Federal, falou sobre esse assunto. “Eu tenho certeza absoluta que Otto Alencar está se preparando para ser candidato a governador do Estado da Bahia”, revelou Abel Rebouças. “Ele é muito querido, ele tem grandes serviços prestados ao Estado da Bahia, seguramente é um dos políticos mais tradicionais e um dos políticos mais corretos que conheci nesse Estado”, avalizou o ex-reitor da UESB [Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia]. “Tenho certeza que o Doutor Otto Alencar será nosso governador da Bahia nessa próxima eleição”, complementa dizendo que “Otto é o candidato nato do PSD e na próxima eleição ele se desponta como a grande liderança política do Estado da Bahia”.

Eleições 2020: garimpando lideranças, PSD cita quatro nomes à Prefeitura de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O primeiro é coronel da Polícia Militar da Bahia e comanda o Comando Regional de Policiamento do Sudoeste. Logo depois vem o advogado e diretor geral da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR) e participa de outras grupos sociais, como o Conselho Municipal de Segurança Pública. Em terceiro está o presidente da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (COOPMAC). Por último vem Marcelo Melo que foi candidato por algumas vezes na Capital do Sudoeste Baiano e até pouco tempo estava na oposição do Governo do Estado da Bahia, atualmente está como advogado e assessora o prefeito de Barra do Choça, Adiotado José de Araújo que também está no PSD. Nenhum deles confirmou ao BLOG DO ANDERSON, mesmo assim um grupo do PSD tem buscado diálogo para a concretização. Em entrevista ao BLOG DO ANDERSON na noite chuvosa da quinta-feira (23) durante um encontro de cortesia na moderna Trigo Rei, o professor Abel Rebouças falou um pouco dessas articulações, não descartando alianças com outras legendas, no segundo turno, como por exemplo, o Partido dos Trabalhadores que deverá anunciar antes do Carnaval o deputado estadual José Raimundo Fontes como prefeiturável.

Projeto Oficial: Terminal Urbano de Vitória da Conquista

Fotos: Formatação | BLOG DO ANDERSON

O Projeto do Terminal Urbano Conquistense mudou e agora será um Terminal de Transbordo bastante arborizado.

Na tarde da sexta-feira (24) o BLOG DO ANDERSON compartilhou um vídeo e agora traz o oficial, cujas obras não tem data para início, mas a construção está prevista a ser concluída em dezoito meses.

Os investimentos estão orçados em R$ 7 milhões com uma ampla modernização da Avenida Lauro de Freitas no conceito Cidade para Pessoas.

Eleições 2020: PSD tem pré-candidato à Prefeitura de Anagé

Foto: BLOG DO ANDERSON

Chove forte em Anagé neste período de costuras de alianças às Eleições 2020. O Partido Social Democrático está se organizando em busca do protagonismo da Política Anageense. O nome do prefeiturável é o do odontólogo Nivaldo Marques de Araújo Júnior, o Doutor Nivaldo Marques, de 39 anos. Em um breve reencontro com o prefeiturável na tarde da quarta-feira (21) ele informou que o seu nome está na boca do povo na Zona Urbana e na Zona Rural de Anagé. O vice ainda não foi definido, mas Doutor Nivaldo garante que estará no páreo para ganhar nas urnas do dia 4 de outubro.

Deu no DO: Guarda Municipal de Vitória da Conquista agora tem Subcomandante, Ouvidor e Inspetores

Foto: BLOG DO ANDERSON

O prefeito Herzem Gusmão Pereira nomeou novos membros da Guarda Civil de Vitória da Conquista, instituição sob o comando de Antônio Roberto Pereira Braga. Consoante a publicação do Diário Oficial do Município desta sexta-feira (24), Manoel Pereira da Soledade é o Subcomandante. Logo depois vem Reinaldo Alves Moreira como Inspetor Geral. Para o cargo de Inspetora Geral I HGP lançou Katy Regina Carneiro Mascarenhas. Ouvidor é Diego Wanderlei Pinto Miranda.

Perigo na Cidade: buraqueira é sinal de ameaça para condutores e pedestres em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O internauta Jair Roberto Rosa entrou em contato com o BLOG DO ANDERSON para informar as péssimas condições no acesso à Morada dos Pássaros, Zona Sul de Vitória da Conquista, via Rodovia Santos Dumont, a BR-116. Sem pavimentação asfáltica, a buraqueira é geral com muita lama.

No final da tarde desta sexta-feira (24), a caminho do Aeroporto Glauber Rocha, o BA passou para visualizar as condições que necessitam de atenção especial da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. Enquanto as ações não cheguem, condutores e pedestres têm que ficar atentos.

Perigo Urbano: tampa de esgoto rompe e vira obstáculo em rua de Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Nesse período chuvoso muita coisa acontece em Vitória da Conquista e requer atenção para condutores e pedestres para evitar acidentes. Um dos perigos está na Rua Iolanda Cavalcante, próximo ao Centro Esportivo de Vitória da Conquista e Hospital Samur.

Nesse trecho a tampa de uma galeria de esgoto rompeu e na noite da sexta-feira (24) um grupo improvisou uma sinalização no intuito de que ninguém caia no buraco. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) foi acionada para a manutenção desse equipamento.

Militância Partidária: Lucas de Jesus Batista será o próximo presidente do MDB em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Convenção Municipal do MDB que seria realizada no sábado (25) em Vitória da Conquista foi adiada. Em nota, o Diretório Municipal do Movimento Democrático Brasileiro informou que por conta da inoperância no site do Tribunal Superior Eleitoral suas atividades ficaram inviáveis. “Ficando assim adiada para uma nova data”, diz o comunicado sem informar a agenda. Adiantando o resultado, na noite desta sexta-feira (24) a presidente Geanne de Cássia Oliveira da Silva já chamava Lucas de Jesus Batista como “meu presidente” do MDB, como o BLOG DO ANDERSON também informou. O principal desafio de Lucas será nestas Eleições 2020, quando o prefeito Herzem Gusmão Pereira buscará a reeleição.

Investimentos na Cidade: Estrada do Iguá será asfaltada; Edital de Licitação será lançado em março

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Parece que a Estrada do Iguá, como é conhecido o trecho entre a Rodovia Santos Dumont [BR-116] até o distrito do Iguá, Zona Rural de Vitória da Conquista, vai ser definitivamente asfaltado. Os 6,3 quilômetros que começa no portão central do Aeroporto Glauber Rocha deverá ser licitado até o final do próximo mês de março, é o que informa o vereador Luciano Gomes Lisboa, do Partido Liberal. Na última terça-feira (21) Luciano Gomes juntamente com o deputado estadual Jurandy Cunha Oliveira, do Partido Progressista, foi recebido pelo secretário de Infraestrutura do Estado da Bahia, Marcus Benício Foltz Cavalcanti, para tratar do assunto que está no debate há mais de vinte anos.

De acordo com Luciano Gomes, em contato com o BLOG DO ANDERSON na noite desta sexta-feira (24), os recursos serão oriundos dos cofres do Governo do Estado da Bahia. Conforme Gomes, deputados que tiveram votações expressivas nas ruas de Vitória da Conquista nas Eleições 2018 deverão estar colaborando com os valores necessários para conclusão do projeto. “Enviamos ofícios para deputados federais solicitando emendas para reforçar o caixa do Estado e garantir a obra. Sendo assim, os deputados João Bacelar, Paulo Magalhães, Waldenor Pereira e Carletto deverão colaborar”, completou o presidente do Legislativo Conquistense.

Investimentos na Cidade: HGP e Dudé festejam R$ 2 milhões para obras em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Com o tradicional foguetório, mas sem o Festival de Acarajé, o prefeito Herzem Gusmão Pereira subiu ao palanque para a autorização dos serviços de pavimentação asfáltica, reforma de praças e construção do campo de terra batida, em Vitória da Conquista.

O evento que aconteceu na Rua Encruzilhada, defronte a casa do vereador Luís Carlos Batista de Oliveira, o Dudé do Partido Trabalhista Brasileiro, onde fica o Acarajé da Jeny, contempla os bairros Brasil e Jurema.

Para pavimentação asfáltica na Comunidade da Alegria, localizada no bairro Brasil, e Jurema serão investidos R$ 2.032.567,20, fruto de convênio com a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE).

A obra será executada em cinco etapas pela Empresa Municipal de Urbanização de Vitória da Conquista (EMURC). As Praças 01 e 02 da Avenida Cuiabá, localizada no bairro Brasil, na região da Comunidade da Alegria, também serão reformas pela EMURC.

O valor da obra é de R$ 78.574,80, com recursos próprios do Município de Vitória da Conquista. Já a construção do Campo de Terra Batida do Jurema, será custeada pelo Tesouro Municipal, com investimento no valor de R$ 134.065,68. O total de investimentos é de R$ 2.245.207,68.