Dia Internacional da Mulher | Caminhada Mulher Mais Ativa abre as comemorações em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

A Caminhada Mulher Mais Ativa reuniu um grande público na manhã deste domingo (3), na Avenida Olívia Flores, em Vitória da Conquista. O evento abriu oficialmente as comemorações do Março Mulher. Animado por um Trio Elétrico, as mulheres fizeram o percurso até o Boulevard Shopping Vitória da Conquista. Durante o passeio, as participantes recebiam, como forma de incentivo, palavras de autoestima, amor-próprio, valorização e autocuidado, de maneira alegre e descontraída ao som de muita música. A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade ressaltou a importância do autocuidado e destacando o compromisso do Governo Municipal de Vitória da Conquista em promover, cada vez mais, políticas voltadas para o bem-estar feminino.

“Para cuidar dos outros, é necessário que cuidemos antes de nós mesmas. Que essa caminhada nos incentive a buscar sempre o bem comum”, declarou a prefeita. Para a secretária de Políticas para as Mulheres, Viviane Santos de Oliveira Ferreira, a luta pela conquista de direitos das mulheres deve ser contínua. “Gostaria de enfatizar a importância da conquista desses direitos e das mulheres ocuparem espaços que, até pouco tempo, não era algo possível para muitas. A SMPM está empenhada em realizar ações que promovam essa valorização e continuará trabalhando nesse sentido”, acrescentou Viviane.

Para a atleta Lu Viana, a união entre as mulheres é um fator primordial para a conquista dos direitos. Ela destaca também que a realização de eventos, como a caminhada, dá visibilidade e apoio sobretudo à prática do esporte feminino. “Realmente, a prática de atividades físicas é fundamental para o bem-estar de todos, e especialmente para as mulheres, que muitas vezes enfrentam uma carga de trabalho pesada”, disse Lu. A Caminhada Mulher Mais Ativa é a primeira das muitas atividades que serão realizadas ao longo do mês de março, em celebração ao Dia Internacional da Mulher que estarão em destaque aqui no BLOG DO ANDERSON.

Centro Municipal de Educação Infantil | mato sobre calçada e muro sem reconstrução em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Zona Oeste de Vitória da Conquista está cheia de problemas. Uma delas que o BLOG DO ANDERSON repete no domingo (3) fica para o abandono está na Rua dos Pampas, 1.026, no Patagônia.

Neste endereço é possível observar o abandono da Centro Municipal de Educação Infantil Regina Ramos Cairo. As aulas foram retomadas em fevereiro, mas o mato sobre a calçada de barro e o muro que caiu no ano passado ainda não receberam atenções da Secretaria Municipal de Educação. Membros do Governo Municipal de Vitória da Conquista culpam a chuva pela morosidade nos reparos.

Caso a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade use seu poder, certamente os comissionados nomeados deverão entrar em ação para evitar prejuízos, como os do Cemitério da Saudade, onde árvores gigantescas não receberam as podas e acabaram caindo sobre sepulturas.

Eleições 2024 | animado, Waldenor tem convicção de ganhar a Prefeitura de Vitória da Conquista em primeiro turno

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Em discurso durante o lançamento do Programa de Governo Participativo neste sábado (2), o deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA) fez um retrospecto do período em que o Município de Vitória da Conquista era governada pelos ex-prefeitos Guilherme Menezes de Andrade e José Raimundo Fontes, ambos do Partido dos Trabalhadores com apoio da Frente Conquista Popular. Pré-candidato à Prefeitura de Vitória da Conquista nestas Eleições 2024 pela Frente Partidária União e Reconstrução por Conquista, Waldenor Pereira Filho abriu o discurso parafraseando o poeta popular Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré: “e a dor só é bem cantada. Cantada por quem padece”. Essa é a meta das trinta plenárias do PGP que estará ouvindo as comunidades da Zona Rural e Urbana.

Segundo Waldenor, esse será o momento de recolher sugestões e as demandas de cada localidade. “Vamos nos reunir também com segmentos organizados da nossa sociedade. Queremos que a população de Vitória da Conquista seja protagonista dessa construção. Vitória da Conquista, companheiros e companheiras, não pode ser governada com improviso. Uma Cidade como esta de 370 mil habitantes, uma Capital Regional, não pode ser governada com amadorismo”, discursou. Diante da militância e ladeado do ministro da Casa Civil Rui Costa, do deputado federal e secretário-geral do Partido dos Trabalhadores, Henrique Fontana (PT-BA). Waldenor, que deverá receber a presença do presidente da República Brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva em sua campanha, fechou a sua fala com muito entusiasmo: “tenho convicções de ganhar as eleições é no primeiro turno”.

Eleições 2024 | PT confirma visita de Lula para fortalecer Waldenor à Prefeitura de Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

As Eleições 2024 estão a todo o vapor. Na manhã do sábado (2), o secretário nacional do Partido dos Trabalhadores e deputado federal Henrique Fontana Júnior (PT-RS) conversou com otimismo sobre a pré-candidatura do seu companheiro no Congresso Nacional, Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA), da Frente Partidária União e Reconstrução por Conquista, que tem a Federação Brasil da Esperança [PT, PV e PCdoB], Partido Socialista Brasileiro, Podemos e o Partido Democrático Social. A meta agora é atrair o Movimento Democrático Brasileiro. “Nós já governamos cinco vezes com o companheiro Guilherme Menezes, com o nosso prefeito Zé Raimundo e vamos investir muito no trabalho político para voltar a governar Conquista. É uma diretriz do Partido que Conquista está entre as nossas grandes prioridades”, afirmou Henrique Fontana ao BLOG DO ANDERSON. Sobre o MDB, o secretário do PT diz que “os diálogos estão muito bem, o MDB tem uma aliança estratégica aqui no Estado com o nosso governador Jerônimo, trabalhamos juntos na última eleição, estamos juntos em diversas outras cidades, por exemplo, o PT apoia o MDB em Salvador e o diálogo aqui continua ocorrendo em alto nível para ver se conseguimos andar juntos nesta eleição”.

Uma das grandes expectativas é o desembarque do presidente da República Brasileira Luiz Inácio Lula da Silva no Aeroporto Glauber Rocha. “Lula vai vir em Conquista, com certeza. Conquista é uma das grandes cidades da Bahia, uma das grandes cidades do Brasil e o presidente Lula sempre cuidando do País, essa é a função fundamental dele, todos sabem, ele gosta da política e vai estar fora do expediente fazendo atividades, participando da eleição. Eu tenho certeza que a base de sustentação do presidente Lula no Congresso Nacional, o PT e os demais Partidos vão ter um grande crescimento nessa eleição municipal, elegendo muitos novos prefeitos, como é o caso aqui de Conquista, e ampliando muito o número de vereadores eleitos do PT e dos Partidos aliados”, complementa. Ex-reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), ex-deputado estadual e cumprindo o quarto na Câmara dos Deputados, Waldenor Pereira organiza o Plano de Governo Participativo para chegar com força aos debates das Eleições 2024 à Prefeitura de Vitória da Conquista.

Eleições 2024 | Waldenor lança do PGP ao lado de Rui Costa e Henrique Fontana em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Casa Rafik lotou neste sábado (2) para o lançamento do Programa de Governo Participativo, evento que vai ouvir a comunidade para formular o Programa de Governo do prefeiturável Waldenor Alves Pereira Filho, da Frente Partidária União e Reconstrução por Conquista. Até o momento o deputado federal Waldenor Pereira conta com apoio da Frente Brasil da Esperança [PT, PCdoB e PV], do Partido Socialista Brasil (PSB), Partido Social Democrático (PSD) e Podemos.

O encontro contou com figuras de peso na Política Conquistense e também Brasileira, como o ministro da Casa Civil Rui Costa, o deputado federal e secretário nacional do Partido dos Trabalhadores Henrique Fontana Júnior (PT-RS), do ex-prefeito Guilherme Menezes de Andrade, dos deputados José Raimundo Fontes (PT), Jorge Solla (PT-BA) e Paulo Magalhães (PSD-BA), além de diversos prefeitos e vereadores que incorporam o Frente Partidária União e Reconstrução por Conquista nestas Eleições 2024.

Eleições 2024 | Éden Valadares garante que PT e MDB caminharão juntos em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O presidente do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores Éden Valadares Santos desembarca em Vitória da Conquista esperançoso na manhã deste sábado (2). Ele participa do lançamento do Programa do Governo Participativo para o prefeiturável Waldenor Alves Pereira Filho, da Frente Partidária União e Reconstrução por Conquista. Em entrevista ao site Classe Política, Éden voltou a garantir unidade com o Partido dos Trabalhadores e Movimento Democrático Brasileiro.

“PT e MDB caminharão juntos em Vitória da Conquista. Essa unidade está selada, tanto do PT local com o MDB local, quanto do PT Estadual, o MDB Estadual. Se ela será no primeiro ou segundo turno, isso estamos avaliando as pesquisas, porque por enquanto quem deve se preocupar é a prefeita, porque tanto a companheira Lúcia Rocha ou o companheiro Waldenor lideram as pesquisas em Vitória da Conquista”, afirmou Éden Valadares. O Cacique Petista prevê oito legendas com Waldenor Pereira.

Desenvolvimento Econômico | Governo e CDL debatem a modernização do Centro Comercial em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

O Governo Municipal de Vitória da Conquista e da Câmara de Dirigentes Lojistas se reuniram nesta sexta-feira (1º), para tratar do desenvolvimento e da modernização do Centro Comercial. No encontro, também foi anunciado a parceria das instituições na instalação de um Posto da CDL no Centro Glauber Rocha, onde fica a Prefeitura da Zona Oeste. A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, recebeu no seu gabinete, o presidente da CDL, Márcio Pedro da Costa, e o vice, Claudio Ribeiro Cardoso. “Nós sabemos que os desafios são grandes, mas quando trabalhamos em conjunto, conseguimos ir passando por todos esses obstáculos. Então, nós temos aí pela frente uma parceria muito boa para o fortalecimento ainda maior do nosso comércio, que é o comércio mais forte da Bahia”, declarou a prefeita. Na oportunidade, o Governo Municipal de Vitória da Conquista anunciou que estará realizando algumas intervenções no Centro Comercial com o intuito de garantir acessibilidade e estimular o comércio local.

Neste sábado (2), técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e da CDL estarão visitando os pontos onde serão feitas as melhorias. “Essas intervenções buscam facilitar a mobilidade dos consumidores no Centro Comercial de Vitória da Conquista, assim como o trânsito, gerando ainda mais comodidade para os consumidores e tornando Vitória da Conquista ainda mais atraente para essa grande macrorregião que nós representamos como polo comercial”, declarou Márcio Pedro.

O presidente da CDL ainda ressaltou o apoio do Governo Municipal de Vitória da Conquista no deslocamento da CDL para o Bairro Brasil, a fim de beneficiar a Zona Oeste, e a contribuição da instituição que representa na implantação do Polo Têxtil. “Nós estamos também abraçando, trabalhando em parceria para desenvolver esse grande projeto que vai beneficiar Vitória da Conquista, trazendo muito emprego e renda para a região”, comentou. Além do fortalecimento do comércio, a gestão apresentou a proposta de ornamentação do centro da cidade para os festejos juninos. Foi tratado também da segurança pública, através da Guarda Civil Municipal, e de eventos e feira de negócios que podem alavancar o comércio. Para Márcio Pedro, a reunião foi muito proveitosa. “A gestora é sensível à causa, conseguimos discutir diversos assuntos e tivemos o apoio da Prefeitura. Isso é muito importante, pois estamos trabalhando em prol do comércio”.

Eleições 2024 | Federação Brasil da Esperança confirma Guto Ribeiro à Prefeitura de Condeúba

Fotos: Vinicius Brito | WZ

O momento é de reuniões de forças e lançamentos de pré-candidaturas para lá na frente serem homologadas nas convenções das Eleições 2024. Na manhã desta sexta-feira (1), a Federação Brasil da Esperança [PT, PCdoB e PV] confirmou o ex-prefeito José Augusto Ribeiro, do Partido dos Trabalhadores, à Prefeitura Municipal de Condeúba, apadrinhada pelo deputado estadual José Raimundo Fontes.

“Hoje, sexta-feira (1), tive a grande alegria de participar do lançamento da pré-candidatura de Guto Ribeiro à prefeitura de Condeúba. Guto é mais do que uma liderança; é um querido amigo, e é com entusiasmo que apoio sua jornada. Aproveitei para expressar os agradecimentos aos nossos apoiadores pela confiança e reconhecimento dos nossos mandatos, reforçando o compromisso em continuar destinando obras, serviços e ações que beneficiem e promovam melhorias para a população.

O lançamento da pré-candidatura foi um momento de inspiração e renovação de esperanças, em que aproveitei para reencontrar e abraçar amigos do peito, fortalecendo os laços que nos unem”, escreveu Zé Raimundo. Em retribuição ao apoio recebido nas Eleições 2022, o governador Jerônimo Rodrigues Souza estará no mesmo palanque para que Guto retome o Paço Municipal Condeubense.

Waldenor enaltece o Largo Doutor Onildo Oliveira Filho | justa homenagem a um empreendedor arrojado

Foto: BLOG DO ANDERSON

Amigos de infâncias, o deputado federal e ex-reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia por duas vezes, Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA) é uma das referências para falar sobre Onildo Pereira de Oliveira Filho [1957 – 2022] que logo mais às 18 horas desta sexta-feira (1) estará recebendo homenagens durante a inauguração da Fonte Luminosa e o Largo Doutor Onildo Oliveira Filho. Ao BLOG DO ANDERSON, Waldenor que tem uma relação familiar com Onildo Oliveira Filho, considera como “uma justa homenagem”.

“Onildo foi um grande empresário conquistense que nos deixou muito cedo, muito jovem ainda. Um empresário empreendedor, arrojado, tanto é que hoje o LABO que é [que foi] mantido por ele e pelo Sérgio, meu cunhado, é uma das organizações mais bem sucedidas no campo da saúde no Estado da Bahia”, destacou Waldenor que também estará presente nas solenidades que acontecerão na sede do LABO, que fica na Avenida Luís Eduardo Magalhães.

Homenagem Conquistense | LABO inaugura a Fonte Luminosa e o Largo Doutor Onildo Oliveira Filho

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Logo mais, às 18 horas desta sexta-feira (1), diversas personalidades estarão reunidas para prestar uma merecida homenagem a Onildo Pereira de Oliveira Filho [1965 – 2022], empreendedor que faleceu precocemente aos 65 anos. Na Avenida Luís Eduardo Magalhães, em frente ao LABO [Laboratório Oliveira], a Família Oliveira estará inaugurando uma Fonte Luminosa no Largo Doutor Onildo Oliveira Filho, projeto idealizado pelo agraciado.

“A Família LABO resolveu dar continuidade ao projeto da fonte luminosa, conforme idealizado por doutor Onildo Oliveira Filho, como forma de retribuição à comunidade conquistense pelo reconhecimento que o nosso laboratório tem tido ao longo da sua trajetória nesses 74 anos”, diz o LABO. Antes da solenidade é grande a curiosidade para saber o que estava atrás dos tapumes e agora por debaixo de lonas, como o BLOG DO ANDERSON mostra.

Epidemia da Dengue | após passar pela USF e UPA, mulher de 43 anos morre em Vitória da Conquista

Uma mulher de 43 anos é a primeira fatalidade da Dengue em Vitória da Conquista. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, após ser atendida na Unidade de Saúde a paciente foi levada à Unidade de Pronto Atendimento e liberada. Ela faleceu em casa. O assunto em destaque no Jornal da Manhã [TV Bahia] nesta sexta-feira (1) deixa a Comunidade Conquistense em alerta.

Epidemia da Dengue | lixão urbano acumula pneus e outros materiais na Zona Sul de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Apesar da ampla divulgação e também das ações da Limpeza Pública, lixões estão em todos os cantos de Vitória da Conquista. Essa em destaque fica na Avenida Deputado Ulisses Guimarães, bem próximo ao Hospital Geral de Vitória da Conquista, numa área da iniciativa privada que deveria estar murada e limpa, porém por questões desconhecidas o local serve para o acúmulo de lixo e muito mato, como o BLOG DO ANDERSON mostra na quinta-feira (29) em imagens recentes. Fiscalização e vigilância que poderiam ser feitas pela Guarda Civil Municipal evitaria certamente o descarte irregular neste momento da Epidemia da Dengue.

Infraestrutura Urbana | Rua das Pedrinhas é mais uma via que recebe o banho de asfalto em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Os moradores da Rua das Pedrinhas, no bairro Cruzeiro, em Vitória da Conquista, começaram a quarta-feira (28) de um jeito diferente. A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade esteve in loco e assinou a Ordem de Serviço para o recapeamento asfáltico da via, inserido no Projeto Acelera Conquista. Logo depois as máquinas começaram a roncar os motores. “Agradecer esse asfalto lindo que está passando aqui na porta da minha casa, não só para mim, mas para todos os moradores da rua.

A gente tem que estar muito alegre, agradecer primeiramente a Deus, à nossa prefeita Sheila Lemos e ao amigo Hermínio Oliveira”, disse Riva Vieira, que mora na Rua das Pedrinhas há 40 anos. Quem também conhece bastante a história da Rua das Pedrinhas e sabe a importância da obra é Jaimilton Lima, que mora no local há 30 anos. Ele lembrou que a rua ficou esquecida por muito tempo e assim que ouviu a movimentação na porta de casa, saiu para conferir o trabalho da Prefeitura.“Todos os prefeitos que entravam aqui nunca fizeram, agora, graças a Deus, a prefeita colocando o asfalto, vai ficar melhor”, elogiou.

“As pessoas ficam muito contentes quando veem que está chegando obra de infraestrutura para o bairro, como aqui na Rua das Pedrinhas, via muito importante do bairro Cruzeiro. A rua vai ser completamente recapeada, quase um quilômetro de asfalto. Com o recapeamento, vai ser vida nova para as pessoas que moram aqui na Rua das Pedrinhas. É o Acelera Conquista, com obras nos quatro cantos da cidade”, comemorou a prefeita Sheila Lemos.

Campanha da Fraternidade | “Fraternidade e Amizade Social” é apresentada na Câmara Municipal de Vitória da Conquista

Fotos: ASCOM | CMVC

Em Sessão Especial no Plenário Vereadora Carmen Lúcia, a Arquidiocese Metropolitana de Vitória da Conquista apresentou a Campanha da Fraternidade que vem com o tema Fraternidade e Amizade Social. O presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Hermínio Oliveira Neto, do Podemos, afirmou que a Campanha um convite de amor que ultrapassa as barreiras geográficas e do espaço.

“Diante do processo de divisão, ódio, guerras e indiferenças que tem marcado a sociedade brasileira e o mundo, somos convocados a despertar o olhar de irmão, o cuidado, a empatia. Somos responsáveis pelos ambientes que estamos e convivemos”, afirmou. O presidente destacou ainda que a missão da igreja é tornar atual a mensagem de Jesus Cristo. O arcebispo Dom Josafá Menezes da Silva lembrou que a Quaresma está firmada sobre o tripé da oração, o jejum e a esmola. Para ele, esses princípios, além de alicerçar a comunidade cristã, viabiliza a efetividade para a Campanha da Fraternidade. “Precisamos tornar o caminho quaresmal mais efetivo e fraternal.

É por essa razão que realizamos a Campanha da Fraternidade”, declarou o Arcebispo. Dom Josafá lembrou que muitas das pastorais existentes em Conquista nasceram como fruto dessas campanhas. Nesse contexto, o líder religioso afirmou que a Campanha da Fraternidade deve entrar nos programas das pastorais, comunidades, serviços e movimentos eclesiais, além de se tornar tema e ação de muitos setores da sociedade civil. O Arcebispo encerrou seu pronunciamento destacando a relevância da Campanha.

“Fraternidade de amizade social, essa é a motivação para que possamos abrir nossos corações na dimensão dos braços da cruz que nunca se fecha e acolhem a todos e aqueles mais necessitados”, ressaltou. Por fim, agradeceu a Câmara Municipal por sediar esse debate. “Estamos felizes por sermos acolhidos nessa Casa Legislativa e darmos inicio a essa sessão solene tão importante para tratar a campanha da fraternidade”, pontuou Dom Josafá. O evento contou com participações de parlamentares, fieis católicos e lideranças católicas, entre eles o coordenador arquidiocesano das Pastorais Sociais, Wallas Santos, destacou que o tema da Campanha está bem alinhado com aquilo que as pastorais vivem diariamente.

“A gente exercita esse tema todos os dias em nossas atividades cotidianas por meio das pastorais. Essa amizade que construímos com nossos irmãos é de grande valia para toda comunidade”, afirmou. Ele reafirmou o compromisso com as atividades sociais desenvolvidas pela Igreja em Vitória da Conquista. “Vamos continuar firmes fazendo esse trabalho de amor e carinho e fortalecendo ainda mais essa amizade”, concluiu.

Secretaria de Fazenda da Bahia | Estado nomeia 39 aprovados no concurso para Agente de Tributos

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Governo Baiano nomeou no último sábado (24) 39 candidatos aprovados no concurso público para Agente de Tributos da Secretaria de Fazenda da Bahia (SEFAZ-BA). Esta é a quarta e última nomeação para o certame e pode ser consultada no Diário Oficial do Estado (DOE) e no Portal RH Bahia (www.rhbahia.ba.gov.br). Com esta publicação, sobe para 85 o número total de candidatos aprovados no edital SAEB 01/2022 nomeados pelo Estado. Os agentes de tributos que se submeteram à perícia médica poderão tomar posse imediatamente. No decreto, é possível conferir a relação dos nomeados por ordem de classificação. Foram contemplados oito profissionais para atuarem na área de administração e finanças, sendo dois da ampla concorrência e outros seis pelas cotas raciais. Para a área de administração tributária foram nomeados 31 profissionais, sendo 24 da ampla e sete das mesmas cotas. Lançado há dois anos, o concurso para Agente de Tributos da SEGAZ-BA recebeu 14.987 inscrições. Homologado em janeiro do ano passado, teve sua primeira nomeação logo em 21 de abril, com o chamamento de 36 candidatos aprovados, a segunda em 18 de agosto, com 10 candidatos, e a terceira em 20 de dezembro, com três candidatos.

Avenida Filipinas | matagal é combatido e visual da higienização ressurge na Zona Sul de Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O matagal da Avenida Filipinas, no bairro Felícia, Zona Sul de Vitória da Conquista, está desaparecendo. No início da tarde desta quarta-feira (28) o BLOG DO ANDERSON pode observar o novo cenário após a ação dos agentes da Torre Empreendimentos, empresa terceirizada que atua pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Após combater o mato é esperado varrição, pintura do meio-fio e uma revisão geral na Iluminação Pública, também no Loteamento Morada dos Pássaros I, II e III. Cidade limpa é sinal de higienização.

Política Baiana | com manobra governista, Fabrício fica fora da disputa ao Tribunal de Contas dos Municípios

Foto: BLOG DO ANDERSON

A imprensa da Capital Baiana dá conta que não será dessa vez que o deputado estadual Jean Fabrício Falcão, do Partido Comunista do Brasil, conquiste a tão esperada vaga no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O prazo final para registro da candidatura era a terça-feira (27), porém o comunista foi trolado pelo Grupo Governista. Com isso, o deputado Paulo Artur dos Santos de Castro de Campos Rangel, do Partido dos Trabalhadores, fica mais próximo do cargo, mas sem o voto de Fabrício Falcão. Conforme o Correio, Fabrício declarou que ficou “triste” com a manobra para rifá-lo da disputa. “Fico triste porque eu sou um dos deputados mais leais ao Governo. Nunca faltei. Eu só queria ser candidato e me foi negado. É uma vergonha essa articulação política que fizeram”, disparou o comunista que tem domicilio eleitoral em Vitória da Conquista, onde iniciou a sua trajetória política como vereador eleito por duas vezes.

Unidade de Saúde Solange Hortélio | após reforma, USF é reinaugurada em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

Prosseguindo com as ações do programa Saúde Renovada, na tarde desta terça-feira (27) foi reinaugurada a Unidade de Saúde da Família Solange Hortélio, na Zona Oeste de Vitória da Conquista. A USF Solange Hortélio que atende aproximadamente 15 mil famílias, recebeu reparos e serviços de pintura interna e externa, revitalização do muro, conserto de vazamentos, tampas de passagem e de gordura, e execução de canal para drenagem pluvial no estacionamento, além de outras melhorias. “Nós vamos reformar todos os postos de atendimento de saúde do município que estão precisando de manutenção ou reforma”, informou a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, após realizar uma vistoria ao lado do secretário municipal de Saúde, Vinícius de Brito Rodrigues.

O secretário observou que o programa Saúde Renovada corresponde à segunda etapa do planejamento do Governo Municipal para a saúde em Vitória da Conquista. A primeira, segundo Vinícius, foi o investimento para fortalecer a atenção básica no que se refere à contratação de novos profissionais de saúde. “Em todas as 68 equipes cadastradas, a gente tem médicos. Então, fortalecemos a atenção básica e estamos pensando em ampliar as equipes”, anunciou o secretário, destacando que essa última iniciativa depende de recursos externos. “Agora, fomos para o segundo momento, que é a parte de renovar a estrutura física. Temos várias outras entregas para fazer. É um projeto bem ambicioso que já está mostrando resultados”, acrescentou Vinícius. Desde a segunda-feira (26), a USF Solange Hortélio, Morada dos Pássaros e Nova Cidade, além da Unidade Básica de Saúde Doutor João Melo Filho, estão com horários especiais para o combate à dengue. “Das 14 em diante, até as 22 horas, esses quatro postos vão atender somente esses casos”, anunciou a prefeita.

Essa situação será mantida por um período de 30 dias, ao longo do qual a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai observar a evolução do número de casos confirmados dessas doenças. “Se, na última semana, nós percebermos que não houve queda no número de casos, vamos estender mais”, explicou Vinícius Rodrigues. Residente do bairro Brasil, Dalvanei Moreira, 60 anos, gostou de ver o novo aspecto da USF Solange Hortélio. “Ficou muito bom. O posto ficou muito apresentável”, observou Dalvanei, que conhece a Unidade desde que ainda funcionava nas instalações do Centro Social Urbano (CSU), na URBIS II. Ela começou a ter acesso aos serviços municipais de saúde quando seu filho foi diagnosticado com diabete, aos 11 anos, hoje, ele está com 46. Além de elogiar a nova estrutura física, Dalvanei destacou as qualidades do trabalho da equipe local. “Meu filho sempre foi atendido por este posto. Por sinal, é um ótimo atendimento com ele.

Todo exame que tem que fazer, a menina vai lá, leva o papelzinho e ele vem aqui e faz. Ele já recebeu a máquina, a insulina por aqui. O médico atende muito bem”, disse a moradora. A reforma também foi elogiada por Bruna Menezes, outra velha conhecida da USF Solange Hortélio. Ela é atendida pela USF desde que nasceu, há 36 anos. “Ficou bom. O atendimento melhorou bastante, ficou mais acessível. Até fisicamente, a estrutura ficou bem melhor”, ressaltou Bruna. A primeira USF a ser revitalizada, no âmbito do Programa Saúde Renovada, foi a do Povoado da Gameleira, no Distrito de Pradoso. A próxima será a USF Morada dos Pássaros, cuja reforma está em fase de finalização. Também está em andamento a revitalização da USF de Lagoa Formosa. E, em breve, serão iniciadas as obras de recuperação das unidades de São Joaquim, Inhobim e Pedrinhas.

Investimentos no Centro Sul Baiano | Neoenergia Coelba nova proposta em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

Com o objetivo de apresentar a nova estrutura que a Neoenergia Coelba está trazendo ao Centro Sul Baiano, o superintendente de Operações, Leonardo Santana, e o supervisor de Atendimento ao Poder Público, Bruno Borges Epitácio, se reuniram com a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade na segunda-feira (26), na sede da Prefeitura de Vitória da Conquista. De acordo com Leonardo Santana, a Companhia vai implantar uma Superintendência de Obras, que dará mais celeridade no atendimento aos consumidores, sendo também uma estrutura para se relacionar de maneira mais ágil e efetiva com o Poder Público. “Então, a estrutura de relacionamento com o cliente muda para dar uma atenção específica às nossas lojas e agências, mas também para dar uma atenção específica ao poder público, que tem uma relação de importância coletiva com os nossos consumidores”, disse. No decorrer da reunião, a prefeita Sheila Lemos destacou alguns problemas causados pelas fortes chuvas, o que deixou parte de Vitória da Conquista sem energia elétrica. Além disso, ela questionou sobre a instalação de energia elétrica nas localidades da Zona Rural. “Como está o Luz para Todos? A população sempre pergunta muito quando a gente vai para o interior do Município”.

Outro assunto pautado pela gestora foi a instalação de energia no futuro espaço do Polo Têxtil, também batizado de Feira da Moda, que vai demandar uma grande carga elétrica. Segundo Bruno Borges, é preciso olhar o projeto para entender como será feita a distribuição. “A gente precisa entender se vai ser uma comunidade coletiva ou individualizada. Mas, pelo que a senhora falou que são vários blocos, deve ser uma estrutura coletiva. Então, é importante que a gente garanta logo a aprovação desse projeto”. A chuva e queda de árvores foi outro assunto discutido na reunião. Conforme esclareceu o superintendente de Operações, está previsto um programa de tratamento de vegetação, por isso, alguns equipamentos virão de Salvador para ajudar na poda de árvores. Além disso, ele enfatizou que a parceria com o Governo Municipal de Vitória da Conquista será fundamental para a liberação de alguns acessos. Ao final do encontro, ficou acertado que a Administração Municipal de Vitória da Conquista vai receber um plano de desenvolvimento para execução das atividades de manutenção da Neoenergia Coelba, um plano para contenção das chuvas deste ano, o manejo de vegetação, além dos investimentos relacionados à expansão e crescimento do Centro Sul Baiano.

Loteamento Cidade Modelo | Rua H deveria estar asfaltada, mas impasse impede início das obras em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

As relações estão amargas entre a Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia e a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana de Vitória da Conquista. No Loteamento Cidade Modelo, bairro Bateias, a Rua H que deveria ter sido pavimentada desde o ano passado ainda não teve a liberação das obras através da SEINFRA Conquistense para que a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER) inicie o banho de asfalto. Os investimentos na ordem de R$ 1,7 milhão é fruto de uma articulação do vereador Valdemir Oliveira Dias, do Partido dos Trabalhadores, com o deputado federal Jorge José Santos Pereira Solla (PT-BA). No UP Notícias [Rádio UP] desta segunda-feira (26) Valdemir Oliveira chegou a citar uma certa perseguição por parte do Governo Municipal de Vitória da Conquista.

“O recurso já está na conta do Estado. A empresa vendedora já está com o Canteiro de Obras desde o ano passado instalada na Rua.  A empresa inclusive começou o rebaixamento de rede de água, que a rede estava muito superficial, no entanto, a Prefeitura não liberou a obra, a empresa teve que parar a obra até a Prefeitura e a CONDER entrar em consenso”, lamentou Valdemir Dias apresentando um documento que a CONDER diz estar tudo regularizado, conforme as exigências da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana. Na reportagem gravada e reproduzida aqui no BLOG DO ANDERSON, Jackson Apolinario Yoshiura reafirma a ausência do Sistema de Drenagem no projeto. Para colocar os Pingos nos Is seria interessante a entrada da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, que certamente resolverá o problema rapidamente.