Bodas de Porcelana: UNICRED comemora 20 anos com palestra e show de Evandro Correia em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A noite de sexta-feira (24) foi de festa no Salão Nobre da Loja Maçônica Fraternidade Conquistense onde foram comemoradas as Bodas de Porcelana da UNICRED Sudoeste da Bahia. Nestas duas décadas, a Cooperativa de Crédito expandiu sua atuação, cresceu exponencialmente em número de cooperados, em liquidez, em sobras divididas com seus associados e, mais que isso, consolidou-se como uma cooperativa preocupada com a qualidade de vida do quadro social e de toda a comunidade.

Para o presidente da UNICRED Sudoeste da Bahia, José Antônio Rodrigues Pinto, os objetivos da cooperativa passam tanto pela questão técnica quanto pela social. “Nesses 20 anos, temos certeza de que a Unicred presta e tem capacidade de continuar prestando um excelente serviço aos cooperados, que são profissionais de saúde com nível superior, agregando valor ao trabalho destas pessoas, com custo menor.

Com isso, os recursos captados na região são empregados na própria região, para o seu desenvolvimento. E também cumprimos nossa função social ajudando algumas instituições desde a época da fundação”, afirma. O evento contou com a palestra do ex-ministro da Agricultura e embaixador da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), Roberto Rodrigues, e também do espetáculo musical de Evandro Correia e Braguinha com os clássicos da Música Popular Brasileira. Veja alguns momentos registrados pelo BLOG DO ANDERSON.

Manifestação Popular: mato cresce nos terrenos baldios, baratas e escorpiões invadem casas em Vitória da Conquista

 Alex Bernardino | VC Repórter

Fotos: VC Repórter | BLOG DO ANDERSON

Em nome dos moradores do Condomínio Residencial Jardim Vitória, situado na Rua Bezerra de Menezes, Jardim Candeias. Todos nós estamos passando por mal ”bocados” pois ao lado e em frente existe dois terrenos que estão sumamente sujos, com despejo de lixo, mato alto, sendo verdadeiros criadouros de escorpiões, ratos, cobras, baratas, aranhas caranguejeiras e outros animais, causando infestação no prédio, conforme fotos a este anexadas.

Diariamente são encontradas inúmeras baratas e escorpiões, em patente risco à vida das crianças e recém nascidos que aqui residem. Raramente são efetuadas limpezas nos mesmos (como não conhecemos os donos e nem a Prefeitura conseguiu nos ajudar para que tal situação seja resolvida).

Vale mencionar que foram várias as tentativas de solucionar o problema junto aos órgãos Municipais, mas estes se limitaram a encaminhar agentes de saúde no local para informar como evitar a entrada de escorpiões no prédio, sendo que todas as tentativas informadas restaram infrutíferas diante do número de animais que vivem nestes terrenos.

Diante do exposto, solicitamos apoio do BLOG DO ANDERSON para assim, divulgar tal situação e a Prefeitura junto com os donos dos terrenos possam realizar limpezas regulares para que seja ao menos amenizada e de fato resolvida com limpeza regulares. Obrigado pelo apoio.


VC Repórter

O(A) internauta Alex Bernardino participou do Você Repórter no Blog do Anderson.
Participe do VC Repórter enviando suas sugestões por Whatsapp [(77) 8801-3263], E-mail, pelo site (clique aqui) e por nossos celulares: (77) 8801-3263.

Decisão Judicial: Município de Vitória da Conquista terá que devolver valores descontatdos durante greve

Foto: BLOG DO ANDERSON

No ano passado o prefeito Herzem Gusmão Pereira determinou o corte salarial de professores da Rede Municipal de Ensino que estavam em greve, no entanto o Município de Vitória da Conquista acaba de ser condenado “à restituição dos valores descontados dos vencimentos de Caroline Angélica de Jesus e correspondentes ao período de greve (de 21/07/2018 a 13/08/2018), por terem sido compensadas as aulas pela parte Autora. Condeno o Município de Vitoria da Conquista ao pagamento das custas, respeitada a isenção legal, e honorários advocatícios fixados em 10% sobre o valor atribuído à causa (art. 85, § 3º, inciso I, do NCPC)”. Ainda cabe recurso a decisão da Juíza Simone Soares de Oliveira Chaves, da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Vitória da Conquista. Confira outras decisões divulgadas no Diário Oficial de Justiça do dia 16 de maio com nomes servidores, caso ainda anão tenham recebido, que terão os seus direitos devolvidos às suas contas bancárias.

Jaime Lerner e Conquista 2040: Cidade para que (m)?!

Foto: BLOG DO ANDERSON

Claudio Carvalho[i]

A cidade poderá ser interpretada, vista e sentida de diferentes formas. As experiências de vida, o conhecimento de mundo, o local de moradia e trabalho, o meio de locomoção, são alguns dos fatores que interferirão na leitura desses espaços. Mesmo que atravessem as mesmas portas, as pessoas lançam seus olhares para diferentes janelas e constroem diferentes ideais de vida na cidade.  Vitória da Conquista é tida como um município que inovou na política nos anos 1980 e 1990, em relação à disputa e enfretamento com o carlismo e ao Orçamento Participativo (OP). Era de esperar, talvez, que o processo urbano evidenciasse isto; porém, o I Plano Diretor Urbano, de 1976, foi formatado por um modelo autoritário e tecnocrático e o II Plano Diretor, de 2007, se mostrou sinais de inovação democrática, ainda se revelam insuficientes. >>>>>

LUTO: Demaraes Fernandes Amaral, aos 43 anos

Foto: BLOG DO ANDERSON

Foi com muito pesar que o BLOG DO ANDERSON recebeu a informação sobre o falecimento prematuro de Damaraes Fernandes Amaral, de 43 anos. Pança, como era conhecido, era praticante das corridas de rua, esporte em que ganhou inúmeros amigos durante as suas participações nos eventos em Vitória da Conquista e diversas outros municípios do Brasil, como o Rio de Janeiro. De acordo com um dos irmãos de Pança, ele foi vítima de complicações de saúde. “Ele começou com quadro de fraqueza intensa e logo após não urinava é nem defecava. Foi na UPA [Unidade de Pronto Atendimento] várias vezes e logo após ficou com quadro de febre e desorientação, quando foi levado ao Hospital Geral de Vitória da Conquista e não resistiu”, disse Paulo César Fernandes Amaral ao BLOG do ANDERSON. O corpo foi velado na residência da mãe de Pança [Avenida Itabuna, 3.365, bairro Ibirapuera] e o sepultamento ocorreu na manhã da segunda-feira (20), no Cemitério Parque da Cidade. Aos amigos e familiares os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.

Discurso Oficial: feliz com Rui Costa, Herzem sinaliza pela continuidade da EMBASA em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Em seu novo Discurso Oficial durante o lançamento do Plano Municipal de Saneamento Básico, o prefeito Herzem Gusmão Pereira diz que imitou ex-presidente da República Brasileira, Jânio Quadros, ao apreender um caminhão da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) por contrariedade com um Decreto Municipal e escavava vias públicas na URBIS II, no ano passado. A ação da EMBASA contrariava um decreto assinado por Herzem Gusmão. Depois Gusmão destacou outra história da EMBASA em Vitória da Conquista.

“É verdade também Doutor Joselito que nos últimos anos a EMBASA vem investido. Mudou. Confesso que com o governador Rui Costa, foi o governador que mais investiu na EMBASA. A EMBASA investiu, avançou. Ela imaginou, pensou: olha o pessoal da GO vem aí, vamos correr e cuidar da cidade”, disse Gusmão Pereira. “É esse trabalho que nós iniciamos. Com a participação da cidade, do envolvimento da cidade. Com a academia, com as entidades de classe, técnicos, diálogo que o professor disse aqui, que falta.

Vamos conversar, dialogar e nesse diálogo vai ganhar o Estado, vai ganhar a EMBASA e vai ganhar a cidade de Vitória da Conquista. Eu admito, eu até admito doutor Joselito, que a EMBASA continue operando. Ela que começou a virar o tratamento com Conquista, que melhore mais”, complementa o prefeito. Sendo assim, a ideia de uma possível privatização do Abastecimento de Água e o Esgotamento Sanitário citada pelo alcaide durante o Fórum de Economia do Sudoeste da Bahia na manhã da segunda-feira (20), está descartada neste momento.

Melhor Pai: Ana Tereza presta uma merecida homenagem ao seu avô José Marcelino Ribeiro Aguiar

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A noite da segunda-feira (20) foi de muitas homenagens na Catedral Nossa Senhora das Vitórias durante a Santa Missa presidida pelo Arcebispo Dom Luís Gonzaga da Silva Pepeu.

O vereador Hermínio Oliveira Neto esteve presente em prol de seus familiares. Um dos momentos mais marcantes ficou para o odontólogo José Marcelino Ribeiro Aguiar, falecido aos 72 anos no último dia 10 de maio.

A sua netinha, Ana Tereza Ribeiro, uma das sobrinhas do professor Omar Ribeiro, do Zênite Cursos, subiu ao altar para ler a sua mensagem ao seu avô com veio com o título “Melhor Pai”.

O BLOG DO ANDERSON transmitiu ao vivo através do Instagram e compartilha nesta sexta-feira (24) esse belíssimo encontro em celebração às almas de figuras ilustres da Capital do Sudoeste Baiano.

Ação do SIMTRANS: motocicletas do “Moto Táxi” são apreendidas em Vitória da Conquista; aplicativo é bloqueado

Fotos: WhatsApp | BLOG DO ANDERSON

Divulgada aqui no BLOG DO ANDERSON, a chegada do “Moto Táxi” em Vitória da Conquista deixou muita gente animada, mas outras bastante preocupadas.

Os serviços via aplicativo começaram na manhã da quinta-feira (24) e logo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana iniciou uma operação entre o Sistema Municipal de Trânsito e a Polícia Militar do Estado da Bahia.

Pelo que se sabe, pelo menos duas motocicletas foram flagradas em atividades, apreendidas e levadas ao Pátio de Veículos Apreendidos. Em nota de esclarecimento, da Flash Up Brasil resolveu bloquear os serviços até um retorno jurídico encaminha a justiça.

LUTO: Érico Oliveira Andrade, aos 31 anos

Foto: Reprodução | Facebook

Faleceu em Salvador, aos 31 anos, Érico Oliveira Andrade. Nascido em Itapetinga, Érico escolheu Vitória da Conquista como opção para viver e estudar. Ele foi aluno da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR). Na Capital Baiana, Érico lutava contra um tumor cerebral, mas não resistiu. O velório e sepultamento devem acontecer nesta sexta-feira (24), em Itapetinga. Aos amigos e familiares os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.

Novidade na Cidade: Fire Burguer vai gerar muitas vagas de empregos em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Dentro de alguns dias Vitória da Conquista contará com uma nova Hambugueria Artesanal. É a Fire Burguer que está sendo instalada na Avenida Alziro Prates, bairro Candeias, com fácil acesso pela Avenida Olívia Flores. Na noite desta quinta-feira (23) o BLOG DO ANDERSON foi conhecer as estruturas externas e traz uma ótima informação para candidatos ao Mercado de Trabalho, pois tem vagas. Os interessados podem enviar seus currículos para o seguinte E-mail: chaledosbiscoitos@hotmail.com

LUTO: corpo de Ilza Matos é velado no Legislativo Conquistense e será sepultado no Cemitério Parque da Cidade

Foto: BLOG DO ANDERSON

Está sendo velado no Plenário Vereadora Carmem Lúcia, o corpo da odontóloga Ilza Viana Matos. Ex-vereadora de Vitória da Conquista, Ilza Matos tinha 82 anos. Ela foi casada com Reubi Vieira Matos, cunhada do ex-prefeito Jadiel Matos e mãe do coordenador de Fomento à Agricultura Familiar, Reuber Matos. Ilza Viana Matos nasceu no dia 31 de março de 1937, na cidade de Salvador. Mudou-se para Vitória da Conquista em 1960, onde atuou como dentista, perita do INSS e professora do Instituto de Educação Euclides Dantas (IEED). Foi eleita vereadora pela primeira vez em 1972, assumindo a legislatura de 1973 a 1976, na gestão do então prefeito Jadiel Matos. Foi a primeira mulher a ser presidente da Câmara. Política atuante, ela foi reeleita por mais duas vezes, deixando o Legislativo em 1988. O sepultamento nesta sexta-feira (23), às 8 horas, no Cemitério Parque da Cidade.

Intervenções Urbanas: construção de Alameda começa a mudar o cenário em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Uma Parceria Público Privada entre o Município de Vitória da Conquista e a PEL Construtora resultou em três equipamentos: a Praça Norberto Aurich e duas Alamedas, sendo que uma delas vai receber o nome do Bispo Dom Celso José. Na noite da quinta-feira (23) o BLOG DO ANDERSON foi vistoria uma delas, a da Travessa Góes Calmon. A expectativa é que esta mostrada nas fotos fique pronto no próximo mês de junho. . Depois dela vira a Alameda Bispo Dom Celson José, que será entre as Ruas Zeferindo Correia e Maximiliano Fernandes, defronte à Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Vitórias.

Giro da Band: terreno baldio ganha matagal, vira esconderijo para ladrões e está cheia de lixo em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Código de Polícia Administrativa do Município de Vitória da Conquista  [Lei 695/93] diz que “os terrenos não edificados devem ser mantidos limpos e murados por seus proprietários, não se permitindo a edificação de cercas vivas ou de arame farpado ou liso”, no entanto sem a devida fiscalização muitas posses estão abandonadas virando um problema para a Saúde e Segurança Pública com acumulo de lixo e servindo de esconderijo para ladrões.

Uma dessas situações está entre as Avenidas Ivo Freire Aguiar e a Alberto Leal, no bairro Candeias, próximo ao Boteco Carioca, Camarote, Bar Cai 1 e a sede do Ministério Público Federal.

Ao meio dia desta quinta-feira (23) o repórter Paulo Martins, com o seu Giro da Band do Band Revista, foi até a localidade conversar com um empresário que detalhou tudo isso que foi exposto acima e pediu intervenções do proprietário da posse e também a presença de guarnições da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar. Para ele com a construção do muro e a limpeza tudo estaria resolvido.

Assembleia Legislativa da Bahia: Conquistenses são condecorados com a Comenda 2 de Julho

Fotos: Divulgação

A solidariedade e o humanismo foram as palavras que marcaram os discursos da Sessão Especial da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA) para condecorar com a Comenda 2 de Julho personalidades de Vitória da Conquista que carregam em suas trajetórias essas duas virtudes: Célio Roberto Barbosa Filho, do Conselho Municipal de Segurança Pública [Conselho Comunitário de Segurança Pública da Indústria, Comércio e Entidades Afins de Vitória da Conquista] e Maria do Carmo Gomes Cândido, fundadora da Casa do Amor, conhecida, também, como a ‘Irmã Dulce’ conquistense. A Comenda considerada como a mais alta honraria do legislativo baiano foi entregue pelo autor da proposta aprovada pelo plenário por unanimidade, o deputado José Raimundo Fontes, do Partido dos Trabalhadores, na manhã desta quinta-feira (23).

“Essa honraria é destinada às pessoas que trabalham para engrandecer a solidariedade e projetos sociais que incluem as pessoas mais necessitadas. E essas duas personalidades são exemplos de um trabalho coletivo, que promove o ser humano, que promove a vida”, disse o deputado Zé Raimundo. “Essa é uma homenagem que ficou gravada no meu coração para a minha vida toda. Saio daqui com uma felicidade imensa”, agradeceu Célio Barbosa, seguido de Carminha, que comoveu os participantes em seu discurso, quando relatou o trabalho voluntário que desenvolve de apoio às pessoas doentes e necessitadas. Ao final, ela falou sobre a sua própria emoção ao receber a homenagem: “Agradeço carinhosamente ao deputado Zé Raimundo por esta honraria que eu levarei no meu coração eternamente. Estou até sem palavras para expressar a minha gratidão por ele ter indicado a Casa do Amor. Foi um dia maravilhoso”. >>>

Agenda em Salvador: Herzem Gusmão e Rui Costa discutem melhorias para Vitória da Conquista

Fotos: Divulgação | GOVBA

O prefeito Herzem Gusmão Pereira desembarcou no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo na noite desta quinta-feira (23) após dois dias de intensa agenda em Salvador. A última e mais importante aconteceu pouco antes de sua viagem. Ele foi recebido pelo governador Rui Costa Santos. Em nota publicada em suas redes sociais, Herzem Gusmão fez questão de posar ao lado de Rui e de sua comitiva. “Fomos muito bem recebidos pelo governador Rui Costa em Salvador. Tratamos de parcerias estratégicas em áreas como saúde, transporte e, principalmente, educação.

Apresentamos a proposta de um convênio entre Município, Estado e Polícia Militar, onde oficiais da reserva possam ser convidados a colaborar na gestão de escolas do ensino fundamental. Queremos nos espelhar na Escola Municipal Tenente Coronel Manoel Joaquim Pinto de Paca e em colégios militares, que têm excelentes índices escolares e adotam comportamento semelhante. Tratamos ainda da Policlínica e do novo aeroporto. Foi uma visita institucional muito proveitosa, em que quem mais ganhou foi a nossa querida Vitória da Conquista”, escreveu o emedebista que entrou no ritmo político em prol da Capital do Sudoeste Baiano.

Educação Municipal: sem Transporte Escolar, crianças permanecem fora das salas de aulas em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Muitos estudantes do Bate Pé, um dos distritos mais influentes na Política Conquistense, ainda não foram às salas de aulas neste ano. As informações foram passadas ao BLOG DO ANDERSON por José Carlos Moreira Oliveira, de 43 anos, que lidera um grupo de pais com 12 alunos do Centro de Educação Infantil Santa Rita. O BLOG DO ANDERSON procurou diversos membros do primeiro e segundo escalão da Prefeitura de Vitória da Conquista, inclusive a Secretaria Municipal de Educação, mas nenhum respondeu a mensagem em áudio de José Carlos. Segundo ele, a informação foi passada diretamente ao secretário da Educação, Esmeraldino Correia Santos, mas há dois meses não obteve respostas. Na sonora a seguir gravada via WhatsApp, Carlinhos fala dessa situação e confiante em Santa Rita de Cássia para resolver esse Imbróglio Conquistense.

Aeroporto de Vitória da Conquista: Restaurantes recebem nomes de obras do cineasta Glauber Rocha

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Aeroporto Glauber Rocha está pronto e vai ser pronto, mas a inauguração acontece no dia 5 de agosto. Antes disso o BLOG DO ANDERSON vai mostrando alguns detalhes desse importante equipamento para Vitória da Conquista, Centro Sul Baiano e Norte de Minas Gerais, onde deverão passar cerca de 500 mil passageiros por ano.

Na tarde da quarta-feira (22) o BLOG DO ANDERSON retornou para acompanhar vistorias de diversos órgãos e aproveitou para registrar o Terminal de Passageiros onde conta com espaço para as quatro companhias: Azul, Gol, Passaredo e possivelmente a LATAM.

Além disso, neste mesmo espaço vai receber quatro empreendimentos na Área de Alimentação, todos eles em homenagem ao cineasta Glauber de Andrade Rocha, sendo eles: Bar e Restaurante Barra Vento, Lanchonete a Idade da Pedra, Café Di Cavalcanti e o Restaurante Terra em Transe. O Aeroporto Glauber Rocha é administrado pela SOCICAM.

*Os nomes dos espaços são sugestivos. A manutenção ou não fica a critério dos empreendedores.

Imundice Geral: “Lixão Urbano” permanece em atividade no Comércio de Vitória da Conquista

A Avenida Crescêncio Silveira é uma das mais imundas do Comércio de Vitória da Conquista. Ao meio dia desta quinta-feira (23) o BLOG DO ANDERSON voltou a registrar o descarte irregular realizado por muitos lojistas do Mercado Municipal Arlindo Rodrigues. O assunto é do conhecimento da Prefeitura de Vitória da Conquista, porém tudo isso permanece em plena atividade.

Fotos: BLOG DO ANDERSON

BLOG Entrevista: “Bolsonarianos” vão às ruas em defesa do Capitão; Vitória da Conquista terá atos na Zona Leste e Oeste

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Verde-Amarelo retornarão às ruas de diversas cidades do Brasil no próximo domingo (26). O ato é em defesa do presidente da República Brasileira, Jair Messias Bolsonaro. A esses movimentos, articulados majoritariamente pelo WhatsApp, se soma uma rede de influenciadores digitais alinhados com o clã Bolsonaro e com o núcleo ideológico do governo, que tem o escritor Olavo de Carvalho como principal referência.

Em Vitória da Conquista os atos acontecem tanto na Zona Leste [Praça da Escola Normal] como na Zona Oeste [Feirinha do Bairro Brasil]. Em entrevista ao BLOG DO ANDERSON, nesta quinta-feira (23), o Bolsonariano Robson Oliveira santos fala sobre essa ações e faz críticas ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que estaria atrapalhando o desenvolvimento da gestão do seu  “Capitão”.

Decisão Judicial: Eleições do Sindicato dos Rodoviários tem nova data em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Sindicato dos Rodoviários de Vitória da Conquista [Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários Passageiros Cargas e Fretamento Turismo Pessoal de Vitória Da Conquista – SINTRAVC] tem nova data das Eleições. Programado para ocorrer nesta quinta-feira (23), o processo foi suspenso temporariamente, conforme Despacho expedido pela Juíza do Trabalho Substituta Cyntia Cordeiro Santos.

Leia a íntegra da Decisão Judicial:

“Desta forma mantenho a decisão de ID24f45e6 de suspensão as eleições sindicais designadas para o dia 23/05/2019 pelo prazo de 30 dias, considerado o prazo concedido para aditamento da petição inicial pelo Autor sob pena de extinção do feito sem resolução do mérito, ou até que seja comprovado o saneamento da irregularidade apontada, hipótese em que deverá o processo eletivo ser retomado a partir da divulgação da chapa eleitoral registrada constando os 55 candidatos, conforme previsão do art. 52 do Estatuto e do art. 14 do Regimento Eleitoral, com a reabertura dos prazos previstos.”