Situação Complicada no Calçadão da Barão do Rio Branco: sexo e xixi permanecem no Comércio de Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Uma reportagem reproduzida aqui no BLOG DO ANDERSON movimentou os comentários e despertou muita gente em relação ao que vem acontecendo no Calçadão da Barão do Rio Branco, que fica bem perto da Câmara e Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. No local tem gente fazendo sexo, consumindo entorpecentes e fazendo xixi o tempo todo.

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos deu uma lavagem rigorosa, porém nesta terça-feira (2) o cheiro da urina era insuportável, como o BLOG DO ANDERSON verificou mais uma vez. O monitoramento e abordagem dessa população em situação de rua é realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Praça Tancredo Neves: de volta à normalidade com visitantes de todas as idades em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Com a Flexibilização Comercial decretada pelo prefeito Herzem Gusmão Pereira quase tudo voltou a normalidade em Vitória da Conquista. Além da movimentação na Zona Comercial e os longos congestionamentos teve também muita gente na Praça Presidente Tancredo Neves nesta terça-feira (2). Namorados, família e trabalhadores informais aos poucos vem colocando suas vidas em ordem. Tudo isso é bom ser feito com todas as recomendações do Organização Mundial da Saúde obedecendo o distanciamento social, lavagem das mães e o uso da máscara para evitar a infecção pela COVID-19.

Roubadinha na BR-116: rodovia é sinalizada, mas condutores insistem na imprudência em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

No último final de semana um motociclista ficou gravemente ferido no trecho da Rodovia Santos Dumont conhecido como Motéis da BR-116. Como sempre o acidente aconteceu por uma conversão proibida, a roubadinha. Nesta terça-feira (2) o BLOG DO ANDERSON pode registrar a ampla sinalização indicando o percurso correto a ser feito, porém os infratores permanecem cometendo as infrações. Dizem que com uma rotatória as ocorrências reduziriam, porém sem a responsabilidade na direção novos fatos serão registrados aqui e em outros órgãos da Imprensa Independente Conquistense.

Itabuna: Comércio reaberto na próxima semana

Foto: BLOG DO ANDERSON

Itabuna, no Sul da Bahia, vai reabrir o comércio a partir da próxima segunda-feira (8). Em anúncio divulgado nesta terça (2), o prefeito Fernando Gomes Oliveira afirmou que o Comércio não suporta mais os efeitos do período de inatividade, que dura quase 80 dias. De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), na noite desta terça-feira (1º), Itabuna é o segundo município com mais casos ativos de COVID-19 na Bahia, com 485 registros. No total, Itabuna tem 981 confirmados. Junto com Ilhéus, Itabuna é a segunda cidade com mais mortes pela doença, com 33 óbitos. Em maio, o governador Rui Costa Santos, anunciou toque de recolher. O prefeito de Itabuna garante que a reabertura do Comércio vai ser realizada com base em um plano envolvendo a CDL [Câmara de Dirigentes Lojistas], Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente. O gestor pediu o apoio dos municípes para os devidos cuidados que podem evitar a transmissão do coronavírus e disse ainda que haverá fiscalização do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Unidade Básica de Saúde Régis Pacheco: após criticar, parece HGP desistiu de mudar imóvel em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Faltando seis meses para o final do seu primeiro mandato, o prefeito Herzem Gusmão Pereira deve ter desistido de mudar as estruturas da Unidade Básica de Saúde Régis Pacheco por não ter gostado do imóvel, que fina da Avenida João Pessoa, no Centro de Vitória da Conquista. Nesta terça-feira (2) o BLOG DO ANDERSON esteve no espaço inaugurado neste ano que está em pleno funcionamento.

Empreendedorismo na Cidade: Vitória da Conquista vai ganhar Centro de Convenções, Hotel e nova Área de Shows

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Grupo Irmãos Oliveira Neto não parou suas atividades durante a Pandemia da COVID-19. Na tarde desta terça-feira (2) o BLOG O ANDERSON esteve no Boulevard Shopping Vitória da Conquista conversando com Carlos Alberto Oliveira Neto, o Tatau, que está confiante na retomada da economia. “Vamos superar e teremos dias melhores, sem dúvidas”, comentou. “Estamos projetando o nosso Centro de Convenções, Área de Shows e um Hotel para essa cidade que precisa muito desses espaços”, complementa. Sobre o Boulevard Shopping, que teve as portas reaberta ao público após dois meses de paralisação em decorrência de Decreto Municipal, o BLOG DO ANDERSON pode observar as Barreiras Sanitárias e diversas opções para que os consumidores, trabalhadores e empresários tenham segurança no enfrentamento desse Coronavírus.

Ao Redação Brasil: a depender dos números, secretário não descarta fechamento do Comércio em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Após mais de dois meses fechados em decorrência de Decreto Municipal, Setores Econômicos geradores de empregos e renda tiveram suas atividades retomadas na segunda-feira (1). A princípio a muvuca foi assustadora para observadores e estudiosos da Pandemia da COVID-19. Sob o comando do secretário de Administração e coordenador geral do Comitê Gestor de Crise da COVID-19, Kairan Rocha Figueiredo, diversas ações educativas tem sido feitas, porém, muita gente tem descumprido o Protocolo de Reabertura de Comércio amplamente divulgada, que estabelece horários do expediente e divide em cinco fases segmentadas. Nesta semana abriu o Setor Varejistas, como vestuário, perfumaria, informática, colchões, livrarias e papelarias, shoppings, como no gráfico mostrado pelo BLOG DO ANDERSON. No entanto, apesar do estudo, tudo poderá voltar a ser fechado, caso a Curva Epidemiológica permaneça crescente. A medida seria para evitar o colapso no Sistema de Saúde Conquistense, medida adotada em todo o Brasil. “Nós incluímos dois parâmetros dentro do nosso Protocolo de Reabertura que é a taxa de crescimento de novos casos e a ocupação de nossos leitos em Vitória da Conquista. Esses parâmetros estarão sendo monitorados diariamente e a gente, havendo a sinalização de qualquer, de aumento drástico nesses parâmetros, a nível de segurança reuniremos o nosso Comitê de Crise junto com o nosso Comitê Institucional para que a gente tome talvez a medida de fechamento e de retorno ao funcionamento apenas às atividades essenciais”, completou o advogado itabunense que tem sido o porta voz e guru do prefeito Herzem Gusmão Pereira.

Boletim do Coronavírus: Vitória da Conquista pula para 178 casos da COVID-19 com 273 investigações

Foto: BLOG DO ANDERSON

Nesta terça-feira (2), mais 19 pacientes testaram positivo para infecção pelo Coronavírus e sobe para 178 o número de casos confirmados em Vitória da Conquista, sendo que 137 tiveram resultados confirmados por exame laboratorial RT-PCR e 41 por Teste Rápido positivo associado ao quadro clínico de Síndrome Gripal. A taxa de ocupação dos leitos destinados ao tratamento da Covid-19 nesta terça, é de 15,6% dos leitos clínicos, sendo apenas 1,6% ocupados por pacientes de Vitória da Conquista e 14% por pacientes de outros municípios. Quanto aos leitos de UTI, a taxa de ocupação geral é de 56%, sendo que em 10% deles estão internados pacientes de Conquista e 46% de outros municípios.

 

Flexibilização Comercial: com máscaras ou não consumidores vão às compras em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Centro Comercial voltou a receber milhares de consumidores nesta terça-feira (2) após um Isolamento Social de 72 dias em Vitória da Conquista.

Muitas lojas até que tem seguido as orientações da Organização Mundial de Saúde e também do Protocolo de Reabertura do Comércio divulgado pelo Comitê Gestor de Crise da COVID-19, porém do lado de foram tem muita gente sem máscara ou em longas filas para entrar nos estabelecimentos.

Com as regras do Comitê cada segmento tem o seu horário de funcionamento com o intuito de minimizar o fluxo de pessoas, porém Conquista concentra um Polo Regional de mais de 2 milhões de habitantes vindos do Norte de Minas Gerais, Centro Sul Baiano e também do Vale do São Francisco.

Aglomeração na Cidade: longe das orientações da OMS, filas de bancos continuam sem controle em Vitória da Conquista

As filas em Instituições Bancárias tem sido um dos fatores preocupantes nesta Pandemia da COVID-19 em Vitória da Conquista. A Administração Municipal ganhou notoriedade pela Imprensa Nacional com o processo de organização nos primeiros dias de pagamento do Auxílio Emergencial na Caixa Econômica Federal, porém na manhã desta terça-feira (2) aglomerações permaneciam em outros estabelecimentos. Pelo menos quando o BLOG DO ANDERSON passou pelo Banco Itaú e Banco Bradesco nenhum agente do Comitê Gestor de Crise da COVID-19 orientava ou fiscalizava essa situação que vai contra as recomendações da Organização Mundial de Saúde.

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Reserva Ambiental do Poço Escuro: Bicho Preguiça é visto fazendo travessia de rua em Vitória da Conquista

Foto: Fabrício Medeiros | BLOG DO ANDERSON

Somente no último mês de maio três animais foram vistos tentando fazer a travessia na Rua Antônio Nascimento, no Alto do Cruzeiro, em Vitória da Conquista. No final da manhã desta terça-feira (2) o cinegrafista Fabrício Medeiros registrou e enviou ao BLOG DO ANDERSON a tentativa de um Bicho Preguiça em fazer a travessia. Muita gente observou com calmaria uma cena que não é comum, mas acontece nessa região da Reserva Ambiental do Poço Escuro. O Bicho Preguiça completou o seu trajeto acompanhado por diversas pessoas.

Diário da Justiça: EMURC é alvo de investigação por “dano ao Erário Municipal” em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Empresa Municipal de Urbanização de Vitória da Conquista ganha mais uma capitulo do Diário da Justiça. Dessa vez vem em decorrência de uma denúncia autorizada pelo prefeito Herzem Gusmão Pereira de atos que teriam acontecido na gestão do seu antecessor, o ex-prefeito Guilherme Menezes de Andrade. A Instauração do Inquérito Civil publicado no Diário de Justiça do Estado da Bahia desta terça-feira (2) estampa nomes de cinco profissionais que atuaram e que atuam na EMURC. De acordo com o promotor George Elias Gonçalves Pereira, da 8ª Promotoria de Justiça de Vitória da Conquista, o Processo IDEA Nº 644.9.13573/2020 tem como objetivo “investigar suposta prática de improbidade administrativa decorrente de conduta ilícita, causando dano ao erário municipal”. Possivelmente esse será um tema das Eleições 2020.

Promoção do Coronavírus: sem fiscalização aglomerações voltam a ser registradas em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Flexibilização Econômica decretada pelo prefeito Herzem Gusmão Pereira reabriu o Comércio e Shoppings na manhã da segunda-feira (1). Antes disso o Comitê Gestor de Crise da COVID-19 protocolou medidas para evitar novos casos da doença, porém aglomerações foram registradas em diversos cantos de Vitória da Conquista. Na Praça Barão do Rio Branco, bem próximo a sede da Administração Municipal a situação é alarmante e requer atuação da equipe de fiscais em defesa da vida numa Promoção de Coronavírus.

Comércio Conquistense: Praça da Bandeira volta a ganhar barracas durante construção da Estação de Transbordo

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Praça da Bandeira voltou a ser ocupada por barracas, mas dessa vez de forma provisória em decorrência da construção da Estação de Transbordo no Centro de Vitória da Conquista.

Os equipamentos foram retirados da Travessa dos Artistas para instalações do Canal de Drenagem do projeto orçado em R$ 6,6 milhões que ainda aguarda liberação de empréstimo por parte da Caixa Econômica Federal.

Na tarde da segunda-feira (1) o BLOG DO ANDERSON foi registrar o cenário que relembra um passado recente de Vitória da Conquista que acaba de voltar ao destaque.

Aedes Aegypti: mulher de 46 anos é vítima de Dengue Hemorrágica em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Muito lixo acumulado em terrenos baldios está entre os fatores para a proliferação do Aedes Aegypti e Vitória da Conquista. Até esta terça-feira (2) foram notificados 2.830 casos com suspeita de dengue no Município de Vitória da Conquista. 405 pessoas tiveram resultado laboratorial positivo para dengue, 88 foram descartados, 520 apresentaram diagnóstico inconclusivo em relação à doença e ainda estão aguardando resultado laboratorial 1.814 pacientes notificados. Além disso, foram a óbito três pacientes, residentes do município, por dengue grave hemorrágica. O terceiro óbito foi de uma mulher de 46 anos, moradora do bairro Campinhos.

Boletim das Arboviroses: Vitória da Conquista tem 405 casos confirmados de Dengue, 3 de Zika e 5 de Chikungunya

Foto: BLOG DO ANDERSON

Durante a última semana, o Centro de Controle de Endemias registrou 323 novas notificações de casos suspeitos de Dengue, Zika ou Chikugunya em Vitória da Conquista. Até a última sexta (29) foi registrado o total de 3.665 notificações, de acordo com dados do Boletim Semanal das Arboviroses da 22ª Semana Epidemiológica.

Até o momento, foram notificados 2.830 casos com suspeita de dengue em Vitória da Conquista. 405 pessoas tiveram resultado laboratorial positivo para dengue, 88 foram descartados, 520 apresentaram diagnóstico inconclusivo em relação à doença e ainda estão aguardando resultado laboratorial 1.814 pacientes notificados. Além disso, foram a óbito três pacientes  por dengue grave hemorrágica. O terceiro óbito foi de uma mulher de 46 anos, moradora do bairro Campinhos.

Boletim do Coronavírus: pré-candidata a vice-prefeita de Vitória da Conquista, Sheila está com a COVID-19

Foto: BLOG DO ANDERSON

A empresária Ana Sheila Lemos Andrade, presidente municipal do Democratas e apontada como pré-candidata a vice na chapa encabeçada pelo prefeito Herzem Gusmão Pereira nestas Eleições 2020, pegou a COVID-19. Em nota, a Câmara de Dirigentes Lojistas fez o anúncio na noite desta segunda-feira (1): “A presidente licenciada da CDL de Vitória da Conquista, Sheila Lemos Andrade, testou positivo para a COVID 19. Sheila encontra-se em isolamento domiciliar desde o dia 23 de maio, cumprindo todos os protocolos médicos recomendados. Inicialmente, manifestou alguns sintomas como febre e cefaleia. No momento, já apresenta melhora clínica e está se sentindo bem.”

Live com Quinho: prefeito institui Toque de Recolher para manter Belo Campo livre do Coronavírus

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Município de Belo Campo, que fica a 60 quilômetros de Vitória da Conquista, permanece livre da Pandemia da COVID-19, mas com muitas ações em combate ao patógeno que assusta o mundo. Somente no Brasil são 30.058 mortes até o final da noite desta segunda-feira (1). Para saber as medidas adotadas em Belo Campo o BLOG DO ANDERSON conversou com o prefeito José Henrique Silva Tigre, do Partido Social Democrático, numa Live do Instagram.

Barreiras Sanitárias foram instaladas para controlar quem sai e quem chega. Setores Econômicos, Instituições de Ensino e a Prefeitura Belocampense tem restrições provisórias. Outra determinação de Quinho, como é conhecido o gestor, foi o Toque de Recolher. Em Belo Campo ninguém pode ficar fora de casa entre 22 horas e 5 horas do dia seguinte. Nesse bate-papo virtual, outros assuntos, como Eleições 2020 estão em pauta. Dentro de alguns dias ele estará anunciando a sua chapa.

Boletim do Coronavírus: Vitória da Conquista registra mais 7 casos com 30 pacientes em recuperação da COVID-19

Foto: BLOG DO ANDERSON

Uma pessoa indicada com suspeita de infecção pelo Novo Coronavírus faleceu no último domingo (31). O paciente estava internado com Síndrome Gripal Aguda Grave (SRAG) e a coleta de amostra foi realizada para exame laboratorial. A Secretaria Municipal de Saúde aguarda a divulgação do resultado. De acordo com Boletim epidemiológico, nesta segunda-feira (1º), não há pacientes de Vitória da Conquista internados em leitos clínicos do SUS  [Sistema Único de Saúde] destinados ao tratamento da Covid-19, somente pacientes de outros municípios que ocupam 10,9% dos leitos clínicos. Já os leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva] apresentam taxa de ocupação de 54%, sendo 10% ocupados por pacientes de Conquista e 44% de outros municípios da macrorregião. Foram confirmados 7 novos casos de Covid-19, registrando o número de 159 pessoas que se infectaram com a doença em Vitória da Conquista, até o momento. Destas, 124 tiveram resultados confirmados por RT-PCR e 35 por Teste Rápido positivo associado ao quadro clínico de Síndrome Gripal. Mais nove pessoas evoluíram para cura, aumentando para 124 o número de pacientes curados. 30 pacientes estão em recuperação (sete hospitalizados e 23 em isolamento domiciliar) e cinco pessoas, residentes do município, foram a óbito. O município registra 1489 casos notificados com suspeita clínica e epidemiológica de infecção pelo Novo Coronavírus. Já foram descartados 1044 e seguem sob investigação 286 casos (162 aguardam resultado laboratorial e 124 aguardam coleta de amostra para exame RT-PCR. Desses casos investigados, um foi a óbito, 12 estão internados em unidade hospitalar com quadro de Síndrome Gripal ou Síndrome Gripal Aguda Grave e 273 seguem em isolamento domiciliar.

Flexibilização Econômica: com novos bloqueios, reabertura do Comércio é com congestionamento em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Depois de mais de dois meses com medidas para o enfretamento da Pandemia da COVID-19 chega a Flexibilização Econômica em Vitória da Conquista. A manhã desta segunda-feira (1) milhares de pessoas foram à Zona Comercial.

Aglomerações foram registradas, contrariando as recomendações da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e ONU [Organização Mundial de Saúde], mas quase a totalidade utilizava máscaras.

Nestes primeiros momentos outra situação que ficou complicada é o tráfego, pois o fechamento de diversas vias provocou longos congestionamentos. O Sistema Municipal de Trânsito é o responsável pela organização na Joia do Sertão Baiano.