Lei sancionada pelo Executivo Conquistense: Rua Moderato Cardoso passará a se chamar Alameda Ilza Viana Matos

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Moderato Cardoso, um dos personagens que também colaboraram com o progresso de Vitória da Conquista, perdeu uma homenagem recebida há mais de trinta anos dando nome a um trecho da conhecida Travessa Góes Calmon. A Lei Nº 2.337 sancionada pela prefeita em exercício Irma Lemos dos Santos Andrade no último dia 14 de outubro nomeia essa via como Alameda Ilza Viana Matos.

Erro no nome:  o correto é Alameda Ilza Viana Matos

Familiares, como o ex-deputado estadual Leônidas Rocha Cardoso, lamentaram essa medida. De acordo com Leônidas Cardoso, o seu pai nasceu em Palmas de Monte Alto, também no Centro Sul Baiano, chegando em Vitória da Conquista “em 1.910, com um ano de idade mais ou menos”.

A Rua Moderato Cardoso tem o seu CEP: 45020-050

“Nós ficamos triste de um lado e feliz por outro”, disse Cardoso se referindo a modernização com a construção da Alameda Ilza Viana Matos. Conforme o vereador Fernando Vasconcelos Silva, o Jacaré do Partido dos Trabalhadores, a alteração só pode acontecer mediante aceitação popular: “50% dos votos mais 1”. Fica aí um assunto a se debater entre os guardiões da Legislação Conquistense.

Papo Esportivo: em negociação, Elias e André Borges querem o Vitória da Conquista na Série C do Brasileirão

Fotos: BLOG DO ANDERSON

No Cotidiano Conquistense o BLOG DO ANDERSON reencontrou com dois nomes extremamente ligados ao Esporte Clube Primeiro Passo Vitória da Conquista, um dos times de peso no Campeonato Baiano de Futebol, sendo Elias Borges e o seu filho, André Moreira Borges.

No Bate Papo Esportivo gravado onde está sendo construída a segunda etapa da Alameda Ilza Viana Matos, Elias falou do seu desejo de continuidade no comando do Bode para leva-lo à Série C do Campeonato Baiano de Futebol, mas para isso dependerá da rubrica de Ederlane Amorim Silva, presidente do Alviverde Conquistense.

Preparador físico que estava atuando no Rio Grande do Sul, André retorna à Capital do Sudoeste Baiano com o desejo de estar junto com o seu pai defendendo o Clube de Vitória da Conquista no ano que vem. Tudo isso a dupla do futebol fala no Papo Esportivo desta segunda-feira (11).

Podcast AndersonNews: Boulevard Shopping projeta Centro de Convenções em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Depois do Aeroporto Glauber Rocha uma das demandas que está em destaque é o Centro de Convenções em Vitória da Conquista. Em entrevista ao BLOG DO ANDERSON na noite deste sábado (9), Carlos Alberto Oliveira Neto, o Tatau, anunciou esse equipamento para a Capital do Sudoeste Baiano. De acordo com Tatau, a expectativa é que o projeto se inicie no ano que vem no complexo do Boulevard Shopping Vitória da Conquista. No Podcast AndersonNews a seguir, Tatau Oliveira Neto fala sobre isso e também sobre a Magia Natalina que ganhou as ruas do Boulevard Shopping.

Intervenção Urbana: inaugurado no 9 de Novembro, Monumento ao Gari desperta olhares em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Quem passa pela Avenida Presidente Dutra, nas intermediações do cruzamento com as Avenidas Brumado e Régis Pacheco, pode notar a novidade que agora faz parte daquele cenário. Trata-se do Monumento ao Gari, uma iniciativa da Prefeitura de Vitória da Conquista, executada pelo empresário Allan Kardec Lessa Cardoso, o Allan de Kard.

A escultura foi inaugurada na manhã deste sábado (9), como parte da programação no Aniversário da Cidade de Vitória da Conquista que completou 179 anos de emancipação política.

Para quem olha o Monumento de frente, não é possível decifrá-lo. À medida em que a pessoa vai mudando o seu ângulo de visão, a escultura ganha corpo, e se torna clara a figura do gari. O objetivo da obra foi, justamente, retratar a invisibilidade social do gari, profissional que comumente passa despercebido por olhares, cumprimentos e gestos de gentileza.

Prefeitura de Vitória da Conquista: servidores enfrentam dificuldades para marcação de exames laboratoriais via SMS

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Programa Acolher, elaborado há oito anos pelo ex-prefeito Guilherme Menezes de Andrade, veio como “intuito de valorizar o servidor municipal no que concerne a motivação, qualificação, produtividade e qualidade de vida, ofertando um ambiente acolhedor para facilitar as discussões e expressão de necessidades, dúvidas e opiniões dos Servidores”. Entre os objetivos direciona para “articular ações entre a equipe multidisciplinar do RH, buscando parceria com as Unidades da Prefeitura (Secretaria de Saúde, CEAD, Rede de Atenção em Defesa a Criança e Adolescente dentre outros)”. No entanto na última semana um grupo de servidores procurou o BLOG DO ANDERSON em busca de explicações sobre a suspensão da marcação especial de exames via Secretaria Municipal de Saúde. “Você deveria fazer uma matéria falando da marcação de exames de sangue da PMVC que antes demorava oito dias na gestão passada, ai nessa estava demorando 45 dias e agora fui tentar marcar lá disse que não vai marcar mais não e nem sabe quando volta”, denunciou um servidor. “A situação da saúde do município tá feia viu. Um simples exame de sangue tá assim, imagina o resto”, complementou. Em nota ao BA, “a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que o serviço de marcação de exames laboratoriais tem seguido a ordem de atendimento das demandas solicitadas pela população em geral. Não há marcação diferenciada para os servidores municipais, uma vez que entendemos o servidor como um cidadão que pode usufruir do serviço prestado da mesma forma. A SMS esclarece, ainda, que existe uma grande quantidade de solicitações de marcações para exames laboratoriais específicos e tem buscado realizar ajustes na oferta e demanda de exames, situação que vem sendo tratada com o setor pessoal da Prefeitura, juntamente com a Central de Regulação de Procedimentos e Exames Especializados (CRPEE), para atender as solicitações já pendentes”.

ºSanta Casa de Vitória da Conquista: sem acordo com a Prefeitura, Maternidade do HSVP será desativada neste mês

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Maternidade do Hospital São Vicente de Paulo, instituição mantida pela Santa Casa de Misericórdia de Vitória da Conquista, fecha as suas portas no final deste mês de novembro. A medida acontece em decorrência de desencontros nas negociações entre a Santa Casa e a Prefeitura de Vitória da Conquista. Sendo assim, a partir do dia 1º de dezembro as parturientes deverão procurar o Hospital Unimec ou o Hospital Municipal Esaú Matos. O assunto que foi pautado pelo BLOG DO ANDERSON ganhou destaque no Brasil Notícias, programa da Rádio Brasil, na manhã da sexta-feira (8). Antes disso o BLOG DO ANDERSON tinha lançado a nota da Prefeitura de Vitória da Conquista justamente com uma entrevista exclusiva do superintendente da SCMVC, o médico Ricardo Alexandre Alves Ferreira, que detalhou esse imbróglio. Maternidade Régis Pacheco foi fundada há exatamente 105 anos.

Deu no DO: Pericles deixa a EMURC

Foto: BLOG DO ANDERSON

O engenheiro civil Péricles Oliveira Nascimento deixa a Empresa Municipal de Urbanização de Vitória da Conquista (EMURC). A exoneração decretada pelo prefeito Herzem Gusmão Pereira foi divulgada no Diário Oficial do Município da sexta-feira (8).  Ficou designada, interinamente, a diretora Silvana de Cássia Pereira Alves. Os motivos da mudança não foram revelados pelo emedebista Herzem Gusmão.

Avenida Luís Eduardo Magalhães: “buracão urbano” é motivo de perigo em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Há pelo menos uma semana o BLOG DO ANDERSON recebeu a manifestação de um dos milhares de navegantes dando conta desse buraco na Avenida Luís Eduardo Magalhães, próximo ao campus da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR), Zona Leste de Vitória da Conquista. Na noite da sexta-feira (8) o BA foi registrar essa situação como sinal de alerta pra condutores e pedestres no intuito de evitar acidentes nessa movimenta via da Capital do Sudoeste Baiano.

Entrevista à Rádio Clube de Conquista: ATUV faz balanço de atividades e anuncia ampliação dos Pontos de Atendimento

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O prefeito Herzem Gusmão Pereira mantém a intervenção parcial no Sistema de Transporte Público de Vitória da Conquista. Através do Decreto Nº 19.982 publicado no Diário Oficial do Município, Gusmão Pereira mantém o engenheiro Micael Batista Silveira como interventor também na Associação das Empresas do Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Vitória da Conquista (ATUV). “O objetivo da medida é garantir a continuidade do serviço público essencial de transporte coletivo na transição para inclusão de um novo operador no sistema ou execução direta do serviço, inclusive colhendo informações fidedignas sobre os créditos tarifários vendidos antecipadamente”, diz um dos artigos.

Interventor e Gerente da ATUV: Micael Batista Silveira e Zari de Oliveira Moreira

O interventor Micael Batista Silveira tem “plenos poderes para gerir o sistema de geração de créditos, venda, recebimento, controle e repasse dos créditos tarifários do serviço público de transporte coletivo de Vitória da Conquista ora alocados sob intervenção”. Em entrevista à Rádio Clube de Conquista que o BLOG DO ANDERSON reproduz neste domingo (10), Micael Batista Silveira fala sobre suas ações, entre elas a ampliação dos pontos de atendimento  com o apoio do seu gerente, Zari de Oliveira Moreira

Semana Municipal de Direitos Humanos: “questões operacionais” cancelam shows em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Em nota ao BLOG DO ANDERSON, “a Prefeitura de Vitória da Conquista informa que, por questões operacionais, definiu pelo cancelamento dos shows de encerramento da Semana Municipal de Direitos Humanos. Lamentamos o ocorrido e esclarecemos, também, que mantivemos contato com todas as bandas selecionadas pela comissão do Centro Integrado de Direitos Humanos. Esperamos contar com elas em eventos futuros”. O evento aconteceria no Centro Glauber Rocha, neste domingo (10).

Marcha para Jesus: milhares de evangélicos vão atrás do trio elétrico nas ruas de Vitória da Conquista

Acontece logo mais às 14 horas deste sábado (9) a Marcha para Jesus em Vitória da Conquista. Atrás do Trio Elétrico milhares de pessoas celebram a Semana da Cultura Evangélica que esse ano veio com o tema “Ele é o Rei”. Ao meio dia o BLOG DO ANDERSON registrou o Trio Elétrico que recebia os últimos ajustes para essa grande festa no Nove de Novembro, data em que Vitória da Conquista comemora os seus 179 anos de emancipação política.

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Despedidas a Hiago Evangelista Freitas: amigos e familiares lotam velório em Vitória da Conquista

Fotos: BLGO DO ANDERSON

O velório de Hiago Evangelista Freitas, de 24 anos, foi marcado por muitas emoções em Vitória da Conquista.

O último encontro entre o jovem, seus amigos e familiares antes de seguir para Guanambi aconteceu na Área de Esportes da Faculdade Independente do Nordestes (FAINOR), onde ele fazia o último ano do curo de Odontologia.

Um dos colegas de Hiago, o jornalista prestes a ser graduado como odontólogo, Daniel Silva Oliveira, fez um discurso emocionante relatando o convívio de Hiago e o seu esforço para que pudesse chegar até onde chegou.

Eleições 2020: Jacaré prefere Zé Raimundo, mas não será fácil derrotar Herzem à Prefeitura de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Natural do Povoado do Jacaré, Zona Rural de Caetanos, Fernando Silva Vasconcelos veio morar na URBIS VI, loteamento do bairro Espirito Santo, um dos mais populosos de Vitória da Conquista, onde iniciou a sua carreira política. Vereador por quatro mandatos consecutivos, Fernando Jacaré chegou a ser apontado como um dos fortes nomes do Partido dos Trabalhadores à Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, no entanto essa possibilidade poderá ser real a depender das Eleições 2020.

Caso haja êxito do PT à Prefeitura de Vitória da Conquista com um dos deputados prefeituráveis Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA) e José Raimundo Fontes (PT), Jacaré estará dando um passo para que possa figurar no cenário da Política Baiana.

Em entrevista ao BLOG DO ANDERSON na manhã deste sábado (9), quando acontece o 9 de Novembro em celebração aos 179 anos de Vitória da Conquista, Fernando Jacaré declarou o seu apoio a Zé Raimundo, pré-candidato ao lado de Waldenor e Guilherme Menezes de Andrade. “Estamos confiantes que juntos possamos estar retomando à Cidade”, afirmou depois de prevê dificuldades para derrotar o emedebista Herzem Gusmão. “Não, não é fácil”, alertou na Videorreportagem Especial do BLOG DO ANDERSON.

9 de Novembro: Missa Solene, Ato Cívico e Inauguração de Alameda celebram os 179 Anos de Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Município de Vitória da Conquista comemora 179 anos de emancipação política neste sábado (9).

Esse 9 de Novembro começou com uma Missa Solene na Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Vitórias presidida pelo padre Ariosvaldo de Jesus Aragão com as presenças de diversas autoridades políticas, militares e sociais, como o prefeito Herzem Gusmão Pereira, no Movimento Democrático Brasileiro, e os deputados Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA) e José Raimundo Fontes (PT).

Logo após aconteceu o segundo momento com a inauguração da Alameda Dom Celso José Pinto Santos, projeto construído pela PEL Construtora e Incorporadora juntamente com apresentações da Banda da Polícia Militar e a participação do Exército Brasileiro através do Tiro de Guerra 06-006. o BLOG DO ANDERSON registrou alguns momentos das celebrações do Aniversário da Cidade.

Eleições 2020: Partido dos Trabalhadores conta com três pré-candidatos à Prefeitura de Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Como foi divulgado pelo BLOG DO ANDERSON, vence nessa sexta-feira (8) o prazo estipulado pelo Partido dos Trabalhadores para sejam apresentadas as pré-candidaturas à Prefeitura da Conquista. De acordo com o presidente do Comitê Municipal do PT, Rudival Maturano Barbosa Filho, três nomes foram homologados: os deputados José Raimundo Fontes e Waldenor Alves Pereira Filho além o do ex-prefeito Guilherme Menezes de Andrade. A definição do candidato do PT para disputar as Eleições 2020 contra o prefeito Herzem Gusmão Pereira, do Movimento Democrático Brasileiro, acontece até o final do ano.

Mobilidade Urbana: PPP resulta numa grande avenida de R$ 3 milhões em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Uma grande via que vai ligar as Avenidas Juracy Magalhães e Bartolomeu de Gusmão já está pronta, como mostram as imagens registradas pelo BLOG DO ANDERSON nesta sexta-feira (8).

Os investimentos de R$ 3 milhões são frutos de uma Parceria Público Privado entre o Município de Vitória da Conquista e a MRV Engenharia.

Além do asfalto, o equipamento conta com canal de drenagem e paisagismo. Nesta mesma região estão sendo construídos dois conjuntos habitacionais que vão receber em torno de 2 mil moradores.

Odonto Trip: Alex Miller Vip entrevistou Hiago Freitas

Foto: Reprodução | Alex Miller Vip

Estudante de Odontologia na Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR), Hiago Evangelista Freitas, de 24 anos, foi entrevistado por Alex Miller Vip. Neste vídeo que o BLOG DO ANDERSON destaca nesta sexta-feira (8), Hiago fala sobre o Odonto Trip, festa do seu colegiado. Motorista de aplicativo, Hiago está desaparecido há quase 48 horas. O carro dele já foi encontrado.

Mobilidade Urbana Conquistense: começou a vigorar o novo formato do trânsito no Centro de Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Também começou a vigorar o novo formado do trânsito no Centro de Vitória da Conquista. A intervenção envolve as Praças Marcelino Mendes, Caixeiros Viajantes e também a Barão do Rio Branco.

O espaço destinado a Polícia Militar da Bahia deixou de existir com a retirada da Rotatória. As mudanças visam a fluidez no tráfego de veículos nessa polêmica região.

As imagens registradas pelo BLOG DO ANDERSON na manhã desta sexta-feira (8) mostram um pouco dessa novidade que requer muita atenção de condutores e pedestres.

Alameda Dom Celso José Pinto Santos: imagem em homenagem à Nossa Senhora das Vitórias é restaurada

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Na manhã deste sábado (9), quando Vitória da Conquista estará comemorando os seus 179 anos de emancipação política, o prefeito Herzem Gusmão Pereira estará inaugurando a Alameda Dom Celso José Pinto Santos logo após uma Missa de Ação de Graças na Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Vitórias.

Neste momento também estará sendo celebrada a restauração da bela imagem em homenagem à Nossa Senhora das Vitórias, obra do artista plástico Félix Sampaio que estreou na gestão do primeiro arcebispo conquistense, Dom Geraldo Lyrio Rocha.

O BLOG DO ANDERSON antecipa e mostra nessa sexta-feira (8) a bela estátua da Padroeira da Cidade que estreou há exatamente 14 anos, quendo Vitória da Conquista completou os seus 165 anos.