Caixa Econômica Federal: Vitória da Conquista apresenta novo superintendente; Ismael retorna para Feira de Santana

Foto: BLOG DO ANDERSON

Após quase três anos como titular da Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal em Vitória da Conquista, Ismael Boaventura Neto se despede. Agora ele vai atuar em Feira de Santana. A passagem do cargo acontece na manhã desta quinta-feira (20) com café da manhã, quando Ismael Boaventura estará apresentando o seu sucessor, que será o terceiro superintendente da Caixa Econômica Federal na Capital do Sudoeste Baiano.

Situação Complicada: funcionários da CAMI estão sem salários há cinco meses em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Funcionários do Centro de Atendimento Médico Infantil (CAMI), instituição que fica na Zona Oeste de Vitória da Conquista, voltaram a se reunir na manhã desta quarta-feira (20).

Na sede da CAMI, um grupo de pouco mais de 60 trabalhadores cobravam cinco salários e outros direitos.

Conforme uma das pessoas que foram entrevistadas pelo BLOG DO ANDERSON, a diretoria teria recebido um repasse do Município de Vitória da Conquista no valor em torno de R$ 450 mil. Eles permanecem de plantão até receber o dinheiro para quitar diversas dívidas acumuladas.

Bafafá entre “Bebês”: após bate-boca com Bezerra, Luciano Gomes expulsa Babão do Plenário Vereadora Carmem Lúcia

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Recentemente o prefeito Herzem Gusmão Pereira lançou elogios para o ex-prefeito Guilherme Menezes de Andrade. De acordo com o professor Ubirajara Pereira de Brito, a medida seria um ato democrático para alinhar forças em prol do Município de Vitória da Conquista juntamente com os opositores. No entanto, na Câmara Municipal de Vitória da Conquista o líder do Governo, o paraibano Jorge Bezerra dos Santos (SD), não está alinhado com Herzem Gusmão, e continua queixando-se da herança deixada pelo petista.

Na manhã dessa quarta-feira (20) ele se irritou até mesmo com o ex-vereador Antônio Ricardo Pereira dos Santos, o Babão. Ambos se duelaram em um bate-boca fútil, mas o presidente da Casa, Luciano Gomes Lisboa (PR), entrou em ação e baseado no Regimento Interno expulsou Babão do Plenário Vereadora Carmem Lúcia. Lideranças da Zona Norte Conquistense, a dupla “Bebês” [Bezerra e Babão] tem se envolvido em muita polêmica: as cobranças e as ações de Babão tem irritado Bezerra. Esse é o primeiro registro de um fato desse tipo nos 14 anos de atividades do BLOG DO ANDERSON.

Universidade Federal da Bahia: Orlando Caires vai fazer PHD; Márcio Vasconcelos assume campus em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O professor Orlando Sílvio Caires Neves passa o comando do campus Anísio Teixeira da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Vitória da Conquista, para o professor Márcio Vasconcelos Oliveira. A solenidade de passagem de cargo acontece às 10 horas da próxima sexta-feira (22). Doutor, Orlando Caires agora estará com mais um desafio em sua vida acadêmica. Ele vai fazer Pós-Doutorado em Biotecnologia Vegetal, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

Partido Trabalhista Brasileiro: Irma Lemos reassume Presidência com Sheila e sem Dudé em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Comissão Provisória do Partido Trabalhista Brasileiro foi reativada em Vitória da Conquista. A vice-prefeita Irma Lemos Santos Andrade continua na Presidência, mas a Comissão que teve início no dia 11 de fevereiro vem com muitas novidades. O vereador Luís Carlos Batista de Oliveira, que era vice-presidente, não teve o seu nome incluso, conforme consulta realizada pelo BLOG DO ANDERSON no sitio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A empresária Ana Sheila Lemos Andrade, ex-presidente da Comissão Provisória do Democratas, agora é membro do PTB pelo menos até nessa quarta-feira (20). O novo grupo do PTB conta com Mônica Rodrigues Andrade Ribeiro [Tesoureira], Paulo Afonso Lemos da Silva [Terceiro Suplente] e Elizabete Oliveira Passos [Quarto Suplente].

Escola Municipal Irmã Barbosa: após polêmica, Unidade Escolar tem horário normalizado em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O ano letivo começou com muita bagunça na Escola Municipal Irmã Barbosa. O BLOG DO ANDERSON não teve acesso a instituição, mas segundo relatos e em fotos mostradas por pais de alunos, a situação é crítica.

Além do mato, sanitários para crianças estão em condições complicadas. A falta de água e da merenda escolar forçou a redução dos estudos que deixaram de ser em tempo integral, no entanto na manhã desta quarta-feira (20) um cartaz informava mudanças: entrada às 7h45min com saída às 16h50min.

A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista ainda não informou as medidas para revitalização da Escola Municipal Irmã Barbosa, localizada na Avenida Frei Benjamin, no bairro Patagônia, na Zona Oeste.

Guia de Oportunidades: novas vagas de empregos e estágios em Vitória da Conquista com Bárbara Francini

Foto: BLOG DO ANDERSON

Em mais uma edição do Guia de Oportunidades o BLOG DO ANDERSON apresenta o trabalho de reportagem de Bárbara Francini, que foi ao ar na Rádio Clube de Conquista nesta terça-feira (19). Na sonora, a jovem traz todos os destaques de empregos e estágios em Vitória da Conquista. Ouça tudo com muita atenção.

Situação Complicada: sem ônibus para levar professores, aulas são suspensas em Batepé

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Ouvidoria do Município foi um dos setores mais atuantes da Prefeitura de Vitória da Conquista, mas com tanta burocracia a Imprensa Independente tem sido o destino de milhares de munícipes. Todas as manifestações que chegam ao BLOG DO ANDERSON são rigorosamente apuradas e muitas vezes resolvidas instantaneamente por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, EMBASA [Empresa Baiana de Águas e Saneamento], COELBA [Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia], dentro outras instituições privadas e públicas. A Rádio Clube de Conquista também está abrindo esse canal, mesmo sendo em desfavor da Prefeitura de Vitória da Conquista. Em caráter comunitário nesta terça-feira (19) o assunto voltou a pauta: a deficiência do Transporte Escolar. Narram os comunicadores que por falta do buzu professores ficaram impossibilitados de chegaram em Batepé, distrito da Zona Rural que fica a 38 quilômetros da sede da Capital do Sudoeste Baiano. Dessa vez o BLOG DO ANDERSON também recorreu a SECOM, mas até às 17h48min nenhuma posição sobre esse dilema havia chegado. O Ano Letivo 2019 começou na sexta-feira (15), mas agora seguem paralisadas até os ajustes desse coletivo. Ouça aqui a opinião dos comentaristas que aguardam respostas para essa situação.

Festa na Cidade: católicos celebram Dia de São José em Vitória da Conquista com alvorada, missa e procissão

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Nesta terça-feira (19) os católicos celebram o Dia de São José. E de acordo com a Arquidiocese Metropolitana de Vitória da Conquista celebrações especiais acontecem em homenagem ao Santo. Os eventos começaram com a alvorada e às 19h30min o Padre Gerson de Jesus Bittencourt celebra a Missa Solene na Comunidade Bom Jesus [Avenica Paramirim, 2374 – Brasil]. Em seguida os fiéis saem em procissão pelas Zona Oeste de Vitória da Conquista.

São José ou José de Nazaré ou José, o Carpinteiro foi, segundo o Novo Testamento, o esposo da Virgem Maria e o pai adotivo de Jesus. O nome José é a versão lusófona do hebraico Yosef (יוסף), por meio do latim Iosephus. Descendente da casa real de David, é venerado como Santo pelas igrejas ortodoxa, anglicana e católica, que o celebra como seu padroeiro universal.

A liturgia luterana também dedica um dia [19 de março] à sua memória, sob o título de “Tutor de Nosso Senhor”. Operário, é tido como “Padroeiro dos Trabalhadores”, e, pela fidelidade a sua esposa e dedicação paternal a Jesus, como “Padroeiro das Famílias”, emprestando seu nome a muitas igrejas e lugares ao redor do mundo.

Suspeito pela morte de Helen: com passagens nas Delegacias, adolescente é apreendido em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação | PMBA

Uma Guarnição da 78ª Companhia Independente de Polícia Militar apresentou ao Plantão Central da Polícia Civil no Distrito Integrado de Segurança Pública, ao meio dia desta terça-feira (19), o adolescente […], de 14 anos, apontado pela autoria da morte de Helen Gonçalves Ferreira, também de 14. “Após operações de campo, foi levantado que um dos autores foi […], menor com várias passagens policiais por tráfico, roubo e homicídio”, diz nota ao BLOG DO ANDERSON. Logo mais novas informações detalhadas aqui no BLOG DO ANDERSON através do Casos de Polícia com Paulo Martins.

Mobilidade Urbana: após pavimentação e sinalização, novo binário é instalado em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O trânsito entre as ruas Laudionor Brasil, Teodoro Sampaio e Salgado Filho, no Centro de Vitória da Conquista, recebeu atenção especial pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.

Após melhorias na pavimentação e a sinalização essas três vias integraram um novo binário que ligando os bairros Centro e Brasil, da Zona Leste para a Zona Oeste de Vitória da Conquista.

Essas imagens que o BLOG DO ANDERSON mostra nesta terça-feira (19) confirma o reflexo dessa ação que resultam em melhor trafegabilidade com segurança para condutores e pedestres.

Agentes do SIMTRANS [Sistema Municipal de Trânsito] permanecerão nessas localidades em caráter educativo até o final deste mês, depois desse período os infratores serão notificados.

Universidade Aberta do Brasil: Fabrício Falcão defende reforma do polo em Vitória da Conquista

Fotos: Divulgação

Em reunião com o titular da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, na última quinta-feira (14), o deputado estadual Jean Fabrício Falcão (PCdoB) reivindicou a reforma do prédio que abriga o Polo UAB [Universidade Aberta do Brasil] Vitória da Conquista, identificado como Polo de Apoio Presencial ao Programa de Formação a Distância, vinculado ao Instituto Anísio Teixeira (IAT), estrutura da Secretaria de Educação da Bahia (SEC). O espaço funciona no bairro Recreio.  O deputado foi acompanhando pela superintendente de Educação a Distância da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a professora Márcia Rangel.

Os dois detalham que o projeto de requalificação contempla melhorias estruturais e emergenciais. Rangel esteve em Conquista em fevereiro, quando se reuniu com a coordenadora do polo, Soraia Campos. “Sabemos que o prédio possui uma estrutura que atende as especificações básicas. O que defendemos junto ao secretário é uma reforma geral para melhorar as condições do polo, levar conforto e acessibilidade aos funcionários e alunos. A gente também defende uma ampliação para atender os novos cursos. A proposta será avaliada pela secretaria e estamos confiantes em sua aprovação”, disse o deputado. >>>

Atentado na Cidade: homem atira contra táxi em Vitória da Conquista; passageiro é baleado

Foto: BLOG DO ANDERSON

A noite de segunda-feira (18) é violenta em Vitória da Conquista. O caso que o BLOG DO ANDERSON destaca fica para um atentado contra passageiros de um táxi.

Imagens que circulam pelo WhatsApp mostram o carro com pelo menos quatro marcas de tiros, sendo três no para-brisas.

Com um homem baleado o taxista prestou socorro o levado ao Hospital Geral de Vitória da Conquista. A 77ª Companhia Independente de Polícia Militar registrou a ocorrência.

Casados há 74 anos em Vitória da Conquista: idoso de 104 anos e mulher de 94 têm 5 filhos, 18 netos e 24 bisnetos

Fotos: Reprodução | TV Sudoeste

Dois idosos que moram no município de Vitória da Conquista, o Sudoeste Baiano, estão casados há mais de sete décadas. Eles têm cinco filhos, 18 netos e 24 bisnetos. Clóvis Pereira, de 104 anos, e dona Maria Pereira, de 94 anos, foram um dos primeiros moradores que chegaram ao povoado de Estiva, onde residem desde a década de 60. Na parede de casa, os quadros reforçam o que é fácil de perceber: a família é o bem maior e a alegria do casal.  Os dois lavradores são retrato fiel do povo sertanejo: família grande, orgulho da roça e muita vitalidade.

Uma vez por semana, o casal recebe todos os filhos, netos e bisnetos em casa. “Para mim, é uma honra, um privilégio, ter meu pai com 104 anos, minha mãe com 94. Agradeço a Deus todos os dias”, afirma a filha Noemia Pereira. “É um orgulho muito grande de ver meus avós nessa idade e a gente poder acompanhar eles. A gente vem aqui na casa, vê a alegria deles nos receber. É um orgulho tê-los conosco ainda”, afirma a neta Livia Carvalho. Ativo, seu Clóvis acorda sempre cedo e, como de praxe, vai direto colocar a lenha no fogão.

Dona Maria vem logo em seguida colocar a água no fogo água para fazer o café. Depois, o idoso deixa a mulher em casa e vai cuidar do que mais gosta: a plantação. Pega a enxada, capina e molha as plantas. Diz que são hábitos que o fazem lembrar do passado, da época em que a plantação era farta e maior do que a de hoje. “Tinha feijão, milho, esse mundo todo aqui era roça minha”, diz.  Clóvis diz que o segredo para viver muito está em Deus e em uma comida que ele adora. “O segredo é Deus, que dá a sorte a gente. E tem que comer mocotó, que dá sustância e prolonga a vida da pessoa”.

Guru Político: Herzem Gusmão busca aproximação com todos os grupos da oposição, revela Ubirajara Brito

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O último discurso do prefeito Herzem Gusmão Pereira trouxe uma nova forma política do emedebista de 70 anos de idade. Em entrevista à Resenha Geral desta segunda-feira (18), o professor Ubirajara Pereira de Brito, um dos gurus de Herzem Gusmão, disse se tratar de uma aproximação com todos os grupos da oposição. “A posição de Herzem tem sido pouco a pouco, paliativamente de aproximação com todos os grupos que lhe faziam oposição. Uma aproximação assim na execução de governo. É uma aproximação nas ideias, uma aproximação na conversa, não no uso da palavra, menos radicalismo e mais conciliação”, destacou o Tremedalense de 84 anos.

“Ele vinha não aceitando o abraço das oposições. Esse aceite ao abraço das oposições, porque isso é benéfico e você começou a fazer isso, continue fazendo”, aconselhou. “Eu considero Herzem como um excelente prefeito, partindo para conciliar com o povo. Conciliar até com as oposições, naquilo que as oposições tiverem em certo, naquilo que as oposições têm de errado aí não dá para conciliar”, completou. Na reportagem que o BLOG DO ANDERSON reproduz na íntegra, o radialista Robson do Val também indaga a Bira Brito sobre a gestão do presidente da República Brasileira, Jair Messias Bolsonaro. Para o cientista que morou na França, quem manda no Governo Federal é o Poder Militar.

Escola Municipal Irmã Barbosa: falta d´água e deficiência nas estruturas preocupam pais de alunos em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

As aulas da Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista referentes ao Ano Letivo 2019 começaram na sexta-feira (15), no entanto as estruturas e falta de alguns materiais tem sido empecilho para as atividades. Na última semana o BLOG DO ANDERSON recebeu algumas manifestações de pais de alunos sobre a situação das salas que gera preocupação e medo nos espaços que recebem centenas de crianças. Na manhã desta segunda-feira (18) outro problema foi denunciado na Escola Municipal Irmã Barbosa, localizada na Avenida Frei Benjamin, no bairro Brasil: a falta d´água.

O BLOG DO ANDERSON esteve no local conversando com servidores e com a mãe de um aluno que falou sobre esse último quesito que forçou o encerramento das aulas mais cedo.

Em nota, “a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), informa que a uma equipe está sendo enviada nesta tarde para a escola Municipal Irmã Barbosa, para averiguar se as denúncias procedem e assim tomar as medidas necessárias para a resolução dos problemas”. Procurado pelo BLOG DO ANDERSON, o vereador Coriolano Ferreira de Moraes Neto, da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, prometeu fazer uma visita na Escola Municipal Irmã Barbosa e logo após estará divulgando um relatório.

BLOG Entrevista: parte da arquibancada e camarote seguem interditados no Estádio Municipal Lomanto Junior

Foto: BLOG DO ANDERSON

A previsão era que as interdições da arquibancada e camarote para torcedores no Estádio Municipal Lomanto Junior acabassem até a quarta-feira (20), no entanto permanecerão por tempo indeterminado. Em entrevista ao Fechando a Pauta [Rádio Brasil] na última semana, o coordenador de Esportes da Prefeitura de Vitória da Conquista, Jaldo Mendes Musse, falou sobre toda essa situação que fez reduzir 4 mil vagas nestes dois setores do Lomantão descartando perigo e detalhando o que mesmo acontece nesse espaço que é o palco oficial do Esporte Clube Primeiro Passo Vitória da Conquista.

Reserva Florestal do Poço Escuro: sinais do abandono preocupam ativista em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Com 17 hectares de mata ciliar, a Reserva Florestal do Poço Escuro é o local ideal quando o assunto é preservação do meio ambiente, no entanto a situação do abandono se amplia a cada dia.

Na tarde deste domingo (17), a convite do ativista Wesley Chaves de Brito, de 27 anos, o BLOG DO ANDERSON circulou por alguns locais da Reserva e pode constatar os sinais da destruição e a falta de ações por parte da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, tanto na limpeza como também no monitoramento.

No vídeo que foi transmitido ao vivo pelo Instagram do BLOG DO ANDERSON [@blogdoanderson] Wesley conta um pouco desse problema na Reserva Florestal do Poço Escuro.