Universidade Aberta do Brasil: Fabrício Falcão defende reforma do polo em Vitória da Conquista

Fotos: Divulgação

Em reunião com o titular da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, na última quinta-feira (14), o deputado estadual Jean Fabrício Falcão (PCdoB) reivindicou a reforma do prédio que abriga o Polo UAB [Universidade Aberta do Brasil] Vitória da Conquista, identificado como Polo de Apoio Presencial ao Programa de Formação a Distância, vinculado ao Instituto Anísio Teixeira (IAT), estrutura da Secretaria de Educação da Bahia (SEC). O espaço funciona no bairro Recreio.  O deputado foi acompanhando pela superintendente de Educação a Distância da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a professora Márcia Rangel.

Os dois detalham que o projeto de requalificação contempla melhorias estruturais e emergenciais. Rangel esteve em Conquista em fevereiro, quando se reuniu com a coordenadora do polo, Soraia Campos. “Sabemos que o prédio possui uma estrutura que atende as especificações básicas. O que defendemos junto ao secretário é uma reforma geral para melhorar as condições do polo, levar conforto e acessibilidade aos funcionários e alunos. A gente também defende uma ampliação para atender os novos cursos. A proposta será avaliada pela secretaria e estamos confiantes em sua aprovação”, disse o deputado. >>>

Escola Municipal Irmã Barbosa: falta d´água e deficiência nas estruturas preocupam pais de alunos em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

As aulas da Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista referentes ao Ano Letivo 2019 começaram na sexta-feira (15), no entanto as estruturas e falta de alguns materiais tem sido empecilho para as atividades. Na última semana o BLOG DO ANDERSON recebeu algumas manifestações de pais de alunos sobre a situação das salas que gera preocupação e medo nos espaços que recebem centenas de crianças. Na manhã desta segunda-feira (18) outro problema foi denunciado na Escola Municipal Irmã Barbosa, localizada na Avenida Frei Benjamin, no bairro Brasil: a falta d´água.

O BLOG DO ANDERSON esteve no local conversando com servidores e com a mãe de um aluno que falou sobre esse último quesito que forçou o encerramento das aulas mais cedo.

Em nota, “a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), informa que a uma equipe está sendo enviada nesta tarde para a escola Municipal Irmã Barbosa, para averiguar se as denúncias procedem e assim tomar as medidas necessárias para a resolução dos problemas”. Procurado pelo BLOG DO ANDERSON, o vereador Coriolano Ferreira de Moraes Neto, da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, prometeu fazer uma visita na Escola Municipal Irmã Barbosa e logo após estará divulgando um relatório.

Escola Municipal Tenente Coronel Manoel Joaquim Pinto: SMED oferece 142 vagas, mas todas já foram preenchidas

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Através da Portaria Nª 03/2019 a Secretaria Municipal da Educação anuncia as regras para matriculas na Escola Municipal Tenente Coronel Manoel Joaquim Pinto, instituição gerida em parceria entre a com a Polícia Militar do Estado da Ba via Companhia Independente de Polícia Rodoviária. Faltando 72 horas para início das matriculas, pais já estavam em fila para garantir espaço nas 141 vagas anunciadas pela Secretaria Municipal da Educação (SMED). Na manhã desta quarta-feira (13) o BLOG DO ANDERSON esteve na instituição, que fica na Avenida Paraná, bairro Patagônia, onde muita gente reclamada pela distribuição antecipada de senhas para matriculas.

No entanto, antes do início do processo de cadastros a Escola Municipal Tenente Coronel Manoel Joaquim Pinto não tem mais vagas. Em contato com o BLOG DO ANDERSON, o major Selmo Luiz Sales informou que para evitar transtornos as senhas foram distribuídas entre as pessoas que estavam na fila desde o início da semana. Das 142 vagas, 103 foram destinadas para os estudantes ativos, restando 29 para os novos distribuídas da seguinte forma: Ciclo I – 1º Ano, 24 vagas; Ciclo II – 2º Ano, 01 vaga; Ciclo II – 1º Ano, 06 vagas; Ciclo II – 2º Ano, 08 vagas. A Secretaria Municipal da Educação ainda não se manifestou sobre essa situação. Confira a Portaria Nª 03/2019 entre as páginas 345 e 350 do Diário Oficial do Município.

Informativo Educacional: FTC vivencia nova fase de gestão e muitos investimentos em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Uma das referências em Ensino Superior no Sudoeste Baiano, a Faculdade de Tecnologia e Ciências, campus de Vitória da Conquista, que agora é Centro Universitário, segue investindo em melhorias e ampliação da sua estrutura. Os mais de 4 mil alunos da Instituição estão vivenciando novos espaços e mudanças nos quadros de coordenadores e docentes. >>>>>

Promoção na Cidade: Letícia Carvalho ganha um carro no aniversário de 10 anos da Wizard em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A noite dessa segunda-feira (11) foi de festa no Wizard Idiomas em Vitória da Conquista. Comemorando o seu 10º aniversário na Capital do Sudoeste Baiano a Wizard sorteou um carro entre alunos que se matricularam nos últimos cinco meses.

A grande ganhadora foi a estudante Letícia Carvalho Barros que aos 12 anos ganhou o Renault Kwid. A convite do professor Alexandre Fernandes o BLOG DO ANDERSON esteve presente nesse momento de festa na Educação Conquistense com muito bolo e refrigerante.

Novo Discurso: Herzem elogia petista, promete rever distorções na Educação e anuncia adesão à Policlínica

Foto: BLOG DO ANDERSON

Finalmente, o prefeito Herzem Gusmão Pereira anunciou a adesão à Policlínica Regionalde Saúde que está sendo construída pelo Governo do Estado da Bahia em Vitória da Conquista. O anúncio foi feito em discurso na abertura da Jornada Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, nesta segunda-feira (11) pela manhã. Herzem aproveitou a presença do cearense Casemiro de Medeiros Campos, professor e escritor que faria a palestra principal, para elogiar o Estado do Ceará. O fez duas vezes e nas duas buscou as referências do ex-prefeito Guilherme Menezes de Andrade e do governador Rui Costa Santos, ambos do Partido dos Trabalhadores, que teriam corroborado com a sua paixão pelo Ceará ao buscar, no caso do primeiro, a assessoria técnica do engenheiro Hypérides Macedo, também cearense, para a elaboração do projeto executivo da barragem do Rio Pardo, e, caso de Rui, ter ido buscar no Ceará o modelo da policlínica que vem sendo implantado em todo a Bahia.  Confira a reportagem do Blog de Giorlando Lima.

Jornada Pedagógica: Vitória da Conquista alicerça a formação docente da Rede Municipal de Ensino

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Abriu na manhã desta segunda-feira (11) mais uma edição da Jornada Pedagógica do Município de Vitória da Conquista. O evento aconteceu até a tarde de terça-feira (12) no Centro de Convenções Divaldo Franco.

Com o tema “Inovar, avançar e transformar: o desafio de fazer acontecer”, a Jornada conta com a palestra do doutor em Educação, escritor e atualmente pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), professor Casemiro de Medeiros Campos.

Também falará aos presentes, o doutor em Ciências Sociais e mestre em Educação, Luís Vicente Ferreira. Em sua apresentação, o professor abordará o desafio de tornar realidade às mudanças propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A Jornada Pedagógica tem como objetivo alicerçar a formação docente da Rede Municipal de Ensino. Após os discursos, os presentes foram agraciados com um pocket show do violeiro Xangai.

Guia de Oportunidade: empresa oferece salário de quase R$ 3 mil para vendedores em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Instituto Evaldo Lodi (IEL) seleciona profissionais nesta quarta-feira (28). Para participar da seleção, os interessados devem enviar currículo para o endereço recrutamentovca@fieb.org.br. O IEL na Capital do Sudoeste Baiano está instalado na Unidade Integrada SESI/SENAI/IEL, localizada à Avenida Olívia Flores, nº 3.900, Bairro Cidade Universitária, próximo à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Veja os detalhes.

Susto no Primeiro Andar: sacudida nas estruturas provoca correria em faculdade de Vitória da Conquista

Foto: WhatsApp | BLOG DO ANDERSON

Em contato com o BLOG DO ANDERSON, internautas de diversos municípios do Sudoeste Baiano buscaram informações sobre um fato que provocou correria num dos prédios da FTC [Faculdade de Tecnologia e Ciências], campus de Vitória da Conquista, na noite desta segunda-feira (25). O que se sabe ao certo é que um dos módulos foi evacuado por estudantes que teriam sido sacudidos juntamente com estrutura do Módulo IV. A ação de emergência contou com apoio de funcionários da instituição. Procurada pelo BLOG DO ANDERSON, a Assessoria de Imprensa da FTC informou que o pronunciamento oficial será divulgado na manhã da terça-feira (26) “após averiguação técnica do ocorrido”. Como prevenção, o Módulo IV está interditado até que especialistas avaliem tecnicamente o que realmente aconteceu.

Rede Estadual de Ensino: Rui Costa inicia em Alagoinhas série de encontros com gestores escolares

Fotos: Carol Garcia | GOVBA
Alagoinhas foi o município a receber a série de encontros entre o governador Rui Costa e diretores, vice-diretores, professores e coordenadores pedagógicos de escolas instaladas no território baiano. A primeira reunião, de 27 já programadas, ocorreu no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP), na tarde desta quinta-feira (21). “Vou conversar com os diretores e todos que são peças fundamentais dentro da comunidade escolar para incentivar o total engajamento desse pessoal. Vamos ver quais são as demandas, alinhar e aproximar ainda mais a Secretaria da Educação das escolas da rede estadual. Essas reuniões vão acontecer dentro dos próximos 60 dias, em todos os 27 Núcleos Territoriais de Educação [NTE], e ouviremos todos”, garantiu Rui.
Também presente no encontro, o titular da Secretaria da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou que “nessa segunda gestão, o governador decidiu ir a todos os territórios para fazer uma reunião de escuta [das demandas], mas também para apontar o desejo de ir além daquilo que as escolas já têm feito. Nós temos profissionais com muita qualidade, mas o processo de aprendizagem precisa ser ampliado.
É isso que o governador quer: garantir que a infraestrutura das escola seja remodelada, mas que o processo de aprendizagem seja o foco de debates”.  Em Alagoinhas, participaram do encontro representantes das 48 unidades escolares que integram o Núcleo Territorial de Educação (NTE 18). Foram abordadas questões e demandas relativas à rotina escolar, desde o aspecto administrativo ao pedagógico, envolvendo toda a estrutura de ensino da rede estadual. Os educadores também fizeram perguntas ao governador e ao secretário.  Nesta sexta-feira (22), o segundo encontro será em Jacobina, no Centro Norte Baiano, às 14 horas, no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro.

Rede Municipal de Ensino: confiante na melhoria, Herzem fala em reduzir quantidade das escolas de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Na entrevista ao Sudoeste Agora, programa da Rádio Clube de Conquista, o prefeito Herzem Gusmão Pereira também falou sobre a sua viagem a Sobral, no interior do Ceará, onde cumpriu agenda em busca de melhorias na Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista. Uma das medidas anunciadas é a forma de escolha das diretorias escolares, que deverá acontecer através de um processo seletivo. “Mas a melhor escolha é a seleção”, defendeu Gusmão Pereira. Outra medida, que ele mesmo prevê uma polêmica, é a redução do número de Unidades Escolares. “Quando ele assumiu Sobral ele encontrou doze professores e sete alunos. Doze professores para sete alunos. Uma escola, você paga as vezes água, energia elétrica, aluguel, em muitos casos, transporte, merenda, professor para sete alunos. O que que Sobral fez, Sobral, quero chamar logo a atenção que esse discurso vem para cá, Sobral pegou 120 escolas, reduziu para 60, depois reduziu para 37”, afirmou. “Os ônibus em um ano davam seis voltas no Planeta Terra, seis voltas, e isso é improdutivo. Você chega ali, é um exemplo, José Gonçalves, José Gonçalves tem uma escola muito ruim, Xavier tem, Roseira tem, Algodão, Quebra Mato, Cabiceira… nenhuma funciona aqui. É a escola que ele chama Escola que não ensina e nós vamos nuclear, essas três estão no nosso radar que são de localidades emancipáveis, José Gonçalves, Batepé e Inhobim”, continuou. “Quando a gente nuclear e colocar uma grande escola, uma grande estrutura, escola que você possa ter piscina, quadra poliesportiva coberta, laboratório de informática, que a criança vá aprender e que a gente começar a fechar essas pequenas você vai ver o barulho. Vão falar ‘estão fechando escola’. Mas escola de sete alunos, de nove alunos, de dez alunos”, complementa o emedebista de 70 anos na reportagem que o BLOG DO ANDERSON traz na íntegra.

Trio Aconchego no Maria do Sertão: Tem Forró Pé de Serra o ano inteiro em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O São João é em junho, mas em Vitória da Conquista o Forró Pé de Serra acontece todas o ano inteiro. Na noite deste sábado (9) o BLOG DO ANDERSON acompanhou a apresentação do Trio Aconchego que fez muita gente dançar no Maria do Sertão [Avenida Alziro Prates – Candeias, Vitória da Conquista], um dos espaços que retrata a Cultura Nordestina na gastronomia e agora também na música.

Essa festa ganhou força com o projeto Rodas do Forró, criado com um grupo de amigos que até hoje leva o Trio Aconchego a diversos espaços da Capital do Sudoeste Baiano, conforme o BLOG DO ANDERSON registrou no Costinhas Chopp Bar, Cultura Bacana, entre outros, sempre nas noites das quartas-feiras.

A principal característica desse ritmo é que ele possui como fonte de inspiração o universo rural do sertanejo. Geralmente, esse ritmo é tocado por trios de zabumba, além de sanfona e triângulo, como o Trio Aconchego. Veja alguns momentos registrados pelo BLOG DO ANDERSON.

Viagem ao Ceará: Herzem Gusmão participa do Seminário Educar Pra Valer em Sobral

Foto: SECOM | PMVC

O site da Prefeitura de Vitória da Conquista divulgou a primeira agenda do prefeito Herzem Gusmão Pereira durante a sua viagem ao Ceará, onde permanece desde a segunda-feira (4). De acordo com a nota desta sexta-feira (8), “a Educação é prioridade no Governo Municipal. Sendo assim, nesta semana o Prefeito Herzem Gusmão, o secretário municipal da educação, Esmeraldino Correia, o subsecretário Hélder Carlos Silva de Sousa, e a Coordenadora Geral do Núcleo pedagógico, Tânia Silva Novais, participaram do segundo seminário Educar Pra Valer, realizado em Sobral (CE), cidade que está mudando a educação básica pública no Brasil, ao alcançar as melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)”. Leia a íntegra.

Problema Municipal: Creche já está construída, mas não tem data para inauguração em Vitória da Conquista

Fotos: VC Repórter | BLOG DO ANDERSON

As filas por vagas nas Creches Municipais tem sido manchete em Vitória da Conquista. No entanto, pelo menos duas unidades que deveriam estar inauguradas apresentam sinais de abandono. Uma é no Miro Cairo e a outra no Panorama, loteamentos dos bairros Zabelê e Alto Maron, respectivamente. Na tarde desta sexta-feira (8) a internauta Suele Mary Alves Teixeira, de 27 anos, enviou essas imagens que mostram a situação do equipamento do Miro Cairo. “Boa tarde! Nos ajude a obter uma resposta da prefeitura quanto a creche da nova do Miro Cairo a Associação já enviou vários ofícios solicitado uma posição e nada, pais dormem há dias em filas para conseguir uma vaga e a creche nessa situação”, afirmou Soany.

Na segunda-feira (4) o BLOG DO ANDERSON buscou essa resposta junto a Secretaria Municipal de Comunicação, no entanto até às 17h29min da sexta-feira (8) não obteve uma resposta detalhada, mas apenas uma defesa. “O secretário de Educação foi empossado recentemente, assim que tivermos a informação passaremos à imprensa”, comunicou a SECOM via WhatsApp. Essas duas instituições começaram a ser construídas na gestão do ex-prefeito Guilherme Menezes de Andrade no Creche Tipo 2 do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).


VC Repórter

O(A) internauta Suele Mary Alves Teixeira participou do Você Repórter no Blog do Anderson.
Participe do VC Repórter enviando suas sugestões por Whatsapp [(77) 8801-3263], E-mail, pelo site (clique aqui) e por nossos celulares: (77) 8801-3263.

Guia de Oportunidades: diversas vagas de empregos e estágios em Vitória da Conquista com Bárbara Francine

Foto: BLOG DO ANDERSON

Em mais uma edição do Guia de Oportunidades o BLOG DO ANDERSON apresenta o trabalho de reportagem de Bárbara Francine, que foi ao ar na Rádio Clube de Conquista reproduzido nesta quinta-feira (7). Na sonora, a repórter traz todos os destaques de empregos e estágios em Vitória da Conquista. Ouça tudo com muita atenção.

Plenário Vereadora Carmem Lúcia: sindicalistas protestam por melhorias na Educação em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Sindicato do Magistério Público Municipal de Vitória da Conquista (SIMMP) levou seus protestos à reabertura dos trabalhos do Legislativo Conquistense na manhã desta quarta-feira (6). Em placas o grupo cobrava mais vagas em creches e o 14º salário. Esse abono salarial foi concedido apenas aos servidores lotados em unidades que tiveram êxito na nota do IDEB [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica]. Cumprindo agente no Ceará, o prefeito Herzem Gusmão Pereira, que seria o principal alvo das queixas, não compareceu ao Plenário Vereadora Carmem Lúcia.

Rede Municipal de Ensino: crianças, adultos e idosos enfrentam filas por vagas em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Mostrada aqui no BLOG DO ANDERSON, as filas por vagas na Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista começaram no final de janeiro para as matriculas que começam no dia 11 de fevereiro.

Na manhã desta segunda-feira (4) o BLOG DO ANDERSON foi até o bairro Boa Vista onde barracas foram montadas na calçada do Creche Municipal Vila América, que atualmente recebeu a nomenclatura de Centro de Educação Infantil Vila América.

O primeiro a chegar foi Claudir Petrúcio Personier, de 70 anos, no último dia 1º de fevereiro. Na Videorreportagem do BLOG DO ANDERSON ele fala sobre essas condições e o que o leva a enfrentar esse desafio ao lado de dezenas de pessoas nos quatro cantos da Capital do Sudoeste Baiano.

Procurada pelo BA, “a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), informa que a matrícula para os alunos novos na rede municipal de ensino, começa no dia 11 de fevereiro, essa data também vale para a matrícula nas creches. A SMED afirma ainda que de acordo com o Plano Municipal de Educação (PME) é necessário a oferta de vagas para 50% da população entre 02 e 03 anos…

…nas creches, meta essa que já é ultrapassada pelo município. A SMED entende ser desnecessário que as pessoas formem filas há uma semana para o início das matrículas. Há um calendário a ser obedecido, conforme a Portaria nº 24/2018, publicada no Diário Oficial do Município em 04 de dezembro de 2018. Maiores informações podem ser obtidas pelos números 3429-7764 ou 3429-7760”.

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia: ex-aluno do CPM fica no primeiro lugar em Medicina

Foto: Divulgação | SSP-BA

Lucas Santana Passinho, 24 anos e ex-aluno do Colégio da Polícia Militar (CPM) de Itabuna, alcançou a primeira colocação no curso de medicina na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Filho do sargento PM Alexandro Passinho da Companhia Independente de Policiamento Especializado Cacaueira, o estudante que sempre sonhou em ser médico também foi aprovado no mesmo curso na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e na Faculdade Pitágoras. A fidelidade aos estudos sempre foi um diferencial. “Desde os quatro anos, ele já dizia querer ser médico. Sempre foi um ótimo aluno e nossos esforços e apoio tornaram esse sonho real”, contou o pai. Ele acredita que a disciplina, uma das características marcantes da educação nas instituições militares, foi decisiva para conquistar as vagas nas universidades públicas no curso que é o mais concorrido no Brasil. Disse ainda que o ensino do CPM foi fundamental. “Vim de uma família muito pobre e pude tornar a vida dos meus filhos um pouco mais confortável graças ao meu trabalho como policial. Estou muito emocionado e satisfeito com a dedicação de meu filho e esse é só o começo do futuro brilhante que espera por ele”, explicou o policial.