Exame Nacional do Ensino Médio: Confira o gabarito extraoficial da segunda prova do ENEM

Foto: BLOG DO ANDERSON

Os estudantes que fizeram a segunda prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) neste domingo (10) já podem conferir o gabarito extraoficial feito pelos professores do QG do ENEM em parceria com o portal R7. Confira as respostas completas no site da correção. O gabarito oficial será divulgado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) no dia 13 de novembro.

Despedidas a Hiago Evangelista Freitas: amigos e familiares lotam velório em Vitória da Conquista

Fotos: BLGO DO ANDERSON

O velório de Hiago Evangelista Freitas, de 24 anos, foi marcado por muitas emoções em Vitória da Conquista.

O último encontro entre o jovem, seus amigos e familiares antes de seguir para Guanambi aconteceu na Área de Esportes da Faculdade Independente do Nordestes (FAINOR), onde ele fazia o último ano do curo de Odontologia.

Um dos colegas de Hiago, o jornalista prestes a ser graduado como odontólogo, Daniel Silva Oliveira, fez um discurso emocionante relatando o convívio de Hiago e o seu esforço para que pudesse chegar até onde chegou.

Rede Municipal de Ensino: Sessão Especial ao Servidor suspende aulas em Vitória da Conquista

A Rede Municipal de Ensino suspende as atividades na manhã desta sexta-feira (8). Na Escola Municipal Irmã Barbosa um cartaz informa que as aulas serão retomadas logo mais às 13 horas em decorrência de uma Sessão Especial ao Servidor que acontece no Plenário Vereadora Carmem Lúcia da Câmara Municipal de Vitória da Conquista.

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Rede Estadual de Ensino: sem transporte, estudantes seguem sem aulas na Zona Rural de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Muitos alunos do Colégio Estadual do Campo de José Gonçalves, Zona Rural de Vitória da Conquista, estão sem aulas. Essa situação acontece em decorrência da falta do Transporte Escolar para levar e trazer estudantes de localidades como o Distrito de São Sebastião. “Já fomos na DIREC, mas nada resolveu. A gente vai e fica sem resposta se vão ou não pagar os motoristas”, comentou um dos jovens que acredita na mudança do Brasil através da educação. Procurada pelo BLOG DO ANDERSON, “a Secretaria da Educação do Estado da Bahia informa que já adotou providências para regularizar o pagamento do transporte escolar em Vitória da Conquista. O pagamento será efetuado até 13/11/19”.

Eco Kids e Eco Teens: Concurso de Histórias em Quadrinhos premia estudantes em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

Estudantes das escolas municipais Josias Casaes França [Dantelândia] e Ridalva Correa de Melo Figueiredo e de outras três escolas de Vitória da Conquista foram premiados, nesta quinta-feira (31), no Concurso de Histórias em Quadrinhos do projeto Eco Kids e Eco Teens. A premiação foi realizada no teatro do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima e contou ainda com uma exposição de quadrinhos dos alunos da Escola Municipal Fidelcina Carvalho Santos, sorteios de brindes, além de apresentações culturais. Os participantes do Concurso produziram quadrinhos, tirinhas e charges, com o tema “Preservação do Parque Municipal Serra do Piripiri”, que fazem parte da segunda edição do “Ecogibi” do projeto.

“O Ecogibi traz a unidade de conservação como tema justamente para sensibilizar professores, funcionários, alunos e familiares sobre a existência desse bem e a importância de sua preservação”, destacou a promotora da Justiça Regional Ambiental de Vitória da Conquista, Karina Gomes Cherubini. O estudante Gabriel Abreu, 13 anos, retratou os maus-tratos que o Poço Escuro tem sofrido por conta da ação humana e conquistou o 1º lugar. “Gosto de desenhar e fiquei muito feliz em ter ganhado. É importante falarmos sobre o meio ambiente e defendê-lo não só para a nossa, mas para as próximas gerações”, assegurou o aluno da Escola Municipal Ridalva Correa de Melo.

Ao todo, 45 estudantes concorreram nesta edição do Concurso, criado numa parceria entre o Ministério Público da Bahia e a Prefeitura Municipal, entre outras instituições públicas e privadas. “A gente vê essa parceria, aplaude e agradece”, reforçou a prefeita em exercício, Irma Lemos, que destacou também a presença dos alunos da Zona Rural entre os finalistas. “Isso incentiva para que no ano que vem, eles participem mais”, reforçou. Para o secretário de Educação, Esmeraldino Correia Santos, também é motivo de felicidade ver os alunos da Rede Municipal de Ensino sendo premiados e contribuindo para transformar a realidade ambiental em que vivem. “É uma satisfação imensa ver crianças da Rede produzindo trabalhos tão significativos, contando histórias sobre ecologia, através de quadrinhos. E isso repercute na rede. Nós sentimos uma grande alegria por essa conquista deles”, salientou.

Escola Municipal Professora Helena Cristália: mães se unem para manutenção da Extensão I em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O BLOG DO ANDERSON foi acionado e esteve conversando com mães de alunos da Escola Municipal Professora Helena Cristália Ferreira, Unidade de Extensão I, que fica na Morada Real, loteamento do bairro Espírito Santo, em Vitória da Conquista, que reivindicam a sua permanência neste mesmo endereço. A manifestação surgiu após informações da mudança passadas as crianças sem aviso prévio.

Munida de um Abaixo Assinado para ser atendida pelo secretário municipal de Educação Esmeraldino Correia Santos, Mávila Silva de Oliveira Caires Santos, 32 anos, falou ao BLOG DO ANDERSON sobre essa situação, no intuito de suspender as transferências para a Escola Municipal Professora Neuza Vieira Silva, que fica na Vila Elisa e foi inaugurada nesta semana.

Em nota ao BLOG DO ANDERSON, “a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), informa que a maioria dos alunos que estudam na extensão da Escola Municipal Helena Cristália é moradora do bairro Vila Elisa e, com a inauguração da Escola Municipal Professora Neuza Vieira Silva (que atende o bairro [Espírito Santo]), na última terça (29), a Secretaria realizará a transferência dos alunos que residem no Vila Elisa e estudam na extensão para a nova escola.

Em tempo, a Secretaria reforça que a nova unidade escolar é totalmente equipada para receber os alunos, em condições melhores que a extensão, primando por conforto e segurança aos educandos. A escola funcionará nos turnos matutino e vespertino e tem seis salas de aula, sala de professores, sanitários, cozinha e pátio coberto. O investimento, captado pela atual gestão municipal junto ao Ministério das Cidades para construir o equipamento, foi superior a R$ 1,3 milhão”.

Eleições 2020: Rodrigo Moreira leva o PP ao Grupo Independente buscando alternativa para Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Partido Progressista foi reativado com nova Comissão Provisória em Vitória da Conquista. De acordo com o vereador Rodrigo Oliveira da Silva Moreira, principal nome do PP na Capital do Sudoeste Baiano, logo em breve essa Comissão se transformará num Diretório Municipal do Partido Progressista. Essa organização faz parte dos planos para o ano que vem, quando os pepistas poderão lançar ou aderir a uma nova alternativa à Vitória da Conquista. De acordo com Rodrigo Moreira, “eu nunca participei da Comissão, na verdade eu sou um soldado, estou aí a serviço da cidade de Vitória da Conquista, dos cidadãos e seguindo orientação do nosso vice-governador e futuro governador, João Leão, dos deputados e o PP está sendo totalmente reestruturado”. “Virão grandes novidades, isso aí está por conta da nova Presidência com os diretores. Logo, logo está sendo feito também o Diretório, vai regularizar tudinho aí dentro do Grupo Interdependente que tem três ou quatro partidos, vamos estar juntos buscando uma alternativa aqui para Vitória da Conquista”, afirmou ao BLOG DO ANDERSON no início da noite da quarta-feira (30), durante a inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil Pablo Alves Pithon Brito. Sobre os sus rumos nas Eleições 2020, Moreira disse que ainda está analisando. “Acho que já dei uma boa contribuição para cidade, já trouxe bastantes emendas, fiz bastante Leis, participei bastante na vida conquistense, ano que vem estamos avaliando as novas oportunidades”, complementa. Sobre o seu futuro político, ele frisa que “a Deus pertence”.

Educação Conquistense: inaugurado o Centro Municipal de Educação Infantil Pablo Alves Pithon Brito

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O mês de outubro chega ao fim com novidades na Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista. No início da noite desta quarta-feira (30) foi inaugurado o Centro Municipal de Educação Infantil Pablo Alves Pithon Brito, neto do vereador Álvaro Pithon Brito, do Democratas. Esse é o quinto equipamento desse tipo entregue durante a gestão do prefeito Herzem Gusmão Pereira e a sua vice-prefeita Irma Lemos dos Santos Andrade.

O espaço, localizado no bairro Primavera, ao lado da Base Comunitária de Segurança do Nova Cidade, atenderá a cerca de 140 alunos, com idades entre 2 e 5 anos.

O Centro Municipal de Educação Infantil Pablo Alves Pithon Brito segue o padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FNDE), com salas de aula e de professores, sanitários, cozinha, copa, depósito, dispensa, solário, lactário e lavanderia. O investimento foi superior a R$ 1,7 milhão, proveniente do Ministério do Desenvolvimento Regional, com obras executadas pela E2 Engenharia e Incorporadora.

IFBA Vitória da Conquista: estudantes de Engenharia Elétrica do estão na final do ROSI Challenge

Fotos: ASCOM | IFBA

Os alunos do 5º e 6º período de Engenharia Elétrica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Vitória da Conquista, em parceria estudantes do Instituto Federal da Paraíba integram a equipe ForRos, que disputará a final da competição de Robótica promovida pela Vale S.A. no próximo dia 28 de outubro. O ROSI Chanllenge é um desafio de programação de robôs autônomos para inspeção industrial, realizado a distância e que funciona da seguinte forma: a Vale monta um cenário com uma esteira gigante simulando um processo de transporte de produtos a grandes distâncias, para ter êxito o software criado e executado pelos alunos deve cumprir diversas tarefas de forma autônoma.

Para o coordenador da equipe no IFBA, o professor José Alberto Díaz Amado, a proposta é inovadora e de grande importância para a formação acadêmica dos alunos: “O engenheiro eletricista precisa ter noção em que área pretende trabalhar e que em todos os processos irá encontrar a automação, inteligência artificial aplicada a qualquer processo na área de eletrotécnica, eletrônica, administração. Então o conhecimento que eles estão adquirindo aqui, por meio desse projeto, pode ser usado para no futuro criar a empresa deles ou mesmo para atuar no mercado de trabalho”.

A competição foi realizada com 25 equipes ao total. Na etapa final os estudantes do IFBA estão concorrendo com mais 9 equipes de todo o Brasil. Ate lá, os estudantes estão trabalhando no aprimoramento do algoritmo para que este funcione melhor e tenha um bom desempenho. Segundo Félix Santana Brito, aluno do 5º Semestre de Engenharia Elétrica, a competição tem sido uma ótima experiência para a troca de experiências e aprendizado. “O desafio da veio pra somar, pois agrega várias pessoas, com várias ideias. Somos 10 pessoas na equipe, junto com o pessoal da Paraíba, trocando experiências e contando com o apoio de professores muito experientes na área”, enfatiza. A premiação será apenas para as três primeiras equipes, que será no valor máximo de R$ 10 mil.

Evento na Cidade: Museu Pedagógico Padre Palmeira recebe o seu XII Colóquio Nacional e o VI Colóquio Internacional

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia promoveu o XII Colóquio Nacional e o VI Colóquio Internacional do Museu Pedagógico Padre Palmeira. O evento aconteceu na última semana, de 15 a 18 de outubro. O Museu Pedagógico Padre Palmeira, mantido pela UESB, agrega grupos de estudos e pesquisas que têm como objetivo a produção coletiva do conhecimento à luz da História da Educação e das Ciências. Desde o ano de 2001, os seus pesquisadores elegem um tema comum para ser discutido a cada dois anos em um colóquio nacional e internacional.

No ano em curso, o XIII Colóquio Nacional e VI Colóquio Internacional do Museu Pedagógico: “Distopia, barbárie e contraofensivas no mundo contemporâneo” abordou os acontecimentos expressivos que nesse primeiro quartel do século XXI têm provocado “um futuro diatópico: um porvir em que a vida de diversos grupos ou povos estaria diariamente afetada e colocada em risco” (TALONE, 2018).

Neste cenário, a construção do conhecimento científico e da educação exerce um papel preponderante de condução e produção do controle e imposição ideológica, observadas na contemporaneidade, levada ao extremo nas realidades diatópicas (CERQUEIRA, 2017), mas também a dialética histórica das utopias, da emancipação humana e os processos contraofensivos que se articularam nas malhas desses processos e suas dinâmicas no presente.

Desse modo, o Colóquio do Museu Pedagógico propõe uma reflexão sobre a dimensão e amplitude dos problemas sociais, políticos e econômicos na atualidade, sem perder de vista a análise sobre as alternativas para a sua superação. O BLOG DO ANDERSON fez algumas imagens que são compartilhadas nesta quinta-feira (24).

Acontece em Novembro: Feira de Inovação e Tecnologia Agropecuária é lançada em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

A e-Agro é uma iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), em parceria com o Sebrae e a Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (COOPMAC). A Feira será realizada entre os dias 8 e 10 de novembro, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida. A expectativa é reunir cinco mil pessoas, entre agricultores, pesquisadores, estudantes e profissionais ligados ao agronegócio. “Nós vamos transformar esses três dias numa verdadeira revolução tecnológica aqui na região, onde nós vamos falar sobre conhecimento. Vamos ter palestra, vamos ter seminário, vamos ter demonstração de produtos, vamos ter uma outra área de sustentabilidade, onde nós vamos mostrar tecnologia sustentável, como energias renováveis”, revelou o presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda.

Para a prefeita em exercício Irma Lemos dos Santos Andrade, o evento representa um enorme ganho para a cidade. “Porque hoje a gente vê o quanto a agropecuária cresceu no país e na Bahia. E Conquista está apta a também fazer essa parceria da agropecuária”, disse. Em seu discurso, ela também comemorou o fato de a inovação e a tecnologia estarem trabalhando a favor do homem do campo, diminuindo as suas dificuldades. “Conquista merece e precisava de um negócio assim. Os olhos das cidades vizinhas para a nossa agropecuária se tornarão diferentes”, concluiu. A e-Agro tem a proposta de apresentar aos grandes, médios e pequenos produtores rurais as ferramentas de tecnologia e inovação mais modernas e acessíveis para cada realidade. Além disso, o evento também discutirá diversas temáticas da área, por meio de palestras, workshops, fóruns, mesas redondas e reuniões entre entidades do setor. A entrada é gratuita, e as inscrições podem ser feitas aqui.

Destaque Nacional: estudante da UESB exibirá vídeo com doutor Ruy Medeiros no Canal Futura

Foto: ASCOM | UESB

Na próxima sexta-feira (25), o Canal Futura exibirá uma produção audiovisual produzida pelo estudante Raul Ribeiro, do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). O vídeo é resultado do projeto Geração Futura, iniciativa do canal para aqueles que desejam trabalhar e aprimorar seus conhecimentos com o audiovisual. Após as vivências em oficinas e workshops, cada participante deveria produzir um vídeo que trouxesse a história de um professor inspirador. Todas as produções integram uma série especial para o Dia do Professor, exibida durante este mês de outubro. Entre as muitas trajetórias de professores, o estudante escolheu falar sobre Ruy Hermann Araújo Medeiros , um dos primeiros docentes do curso de Direito da UESB. A produção contou com a colaboração do professor Rogério Luiz de Oliveira e dos discentes Camila Vianna, Paloma Oliveira e Pablo Silva, todos do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade. A obra vai ao ar às 19h25 e ficará disponível no Futura Play junto a todas as produções da série.

Universidade Estadual de Feira de Santana: Polícia investiga abuso sexual contra aluna que foi encontrada desacordada

Foto: ASCOM | UEFS

A Polícia Civil investiga uma suspeita de abuso sexual em uma festa calourada, na última sexta-feira (18), em um dos pátios da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Conforme a delegada Edileuza Ramos, da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), uma aluna da instituição foi abusada por um aluno, quando estava desacordada. Segundo informações de Edileuza Ramos, o caso aconteceu em uma festa de recepção de estudantes que cursam Engenharia de Alimentos. A vítima já estudava na Uefs e o suspeito é um dos calouros. “No decorrer da festa, ela [aluna] tomou uma bebida e depois que tomou essa taça de vinho, ela ficou desacordada, não se recordando de mais nada do que tenha acontecido após ter ingerido essa taça de vinho”, disse a delegada.

De acordo com a delegada, testemunhas contaram em depoimento que viram os alunos juntos na festa, mas demoraram para perceber que a mulher estava desacordada. A polícia investiga se a vítima foi dopada. “No dia seguinte tomou conhecimento por testemunhas que uma pessoa teria abusado dela sexualmente e descreveram as cenas que teriam acontecido em público”, contou. Edileuza Ramos informou que a aluna registrou boletim de ocorrência na DEAM, no sábado (19) e passou por exame de corpo de delito, no Departamento de Polícia Técnica (DPT), de Feira de Santana. Ainda de acordo com a delegada, o suspeito de cometer o crime deve ser ouvido na próxima semana. “Ele responde em liberdade, porque ele não tem antecedentes, é um rapaz de apenas 20 anos e o crime permite que ele responda em liberdade”.

Investimentos na Educação dos Campinhos: E2 Engenharia constrói mais uma Escola em Vitória da Conquista

Foto: E2 | Instagram

Com investimentos de R$ 2,5 milhões, a E2 Engenharia e Empreendimentos constrói mais uma Escola em Vitória da Conquista. O equipamento está localizado no bairro Campinhos. Na tarde desta segunda-feira (21) diretores da E2 Engenharia, Luiz Edmundo Gomes de Souza e José Bezerra Neto, estiveram numa visita técnica juntamente com gestores municipais, como os secretários de Educação, Esmeraldino Correia Santos, e o de Serviços Públicos, Luís Paulo Sousa Santos. Essa unidade conta com seis salas de aula, cozinha, sanitários, pátio, módulo administrativo e quadra coberta. O equipamento tem capacidade para atender a 360 alunos.

Guia de Oportunidades: IEL seleciona jovens para trabalhar em Vitória da Conquista e Itambé

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Instituto Evaldo Lodi (IEL) seleciona profissionais e estudantes até a quinta-feira (24) em Vitória da Conquista e Itambé. Para participar da seleção, os interessados devem enviar currículo para o endereço recrutamentovca@fieb.org.br. O IEL na Capital do Sudoeste Baiano está instalado na Unidade Integrada SESI/SENAI/IEL, localizada à Avenida Olívia Flores, nº 3.900, Bairro Cidade Universitária, próximo à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Veja os detalhes.

Avaliação da Educação Básica: gestores municipais recebem orientações sobre o sistema em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Na última quinta-feira (17), gestores da Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista estiveram reunidos com coordenadores pedagógicos, na Casa Memorial Governador Régis Pacheco. Em pauta, orientações sobre as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SEAB) que serão aplicadas em todo o país de 21 de outubro a 1° de novembro. Em Vitória da Conquista, turmas de 5° e 9° ano de 45 escolas da Zona Urbana e 20 da Zona Rural testarão seus conhecimentos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Além disso, pela primeira vez, o SAEB aplicará testes de Ciências da Natureza para uma amostra de estudantes do 9º ano. Participam as Escolas Municipais Ridalva Correa de Melo, Mozart Tanajura e José Rodrigues do Prado. Outra novidade é que o SAEB passará a avaliar a alfabetização no 2º ano do Ensino Fundamental. As escolas sorteadas em Conquista foram as escolas municipais Conquista Criança, a Gildásio Pereira Castro e a Mozart Tanajura. Tanto para a amostragem de Ciências da Natureza quanto para a avaliação do 2º ano, o sorteio foi feito pelo Ministério da Educação (MEC).

As provas do Saeb compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Já em 2017, Conquista aumentou a nota das séries iniciais para 4,7, sendo a maior do que a média histórica do Município de Vitória da Conquista. “E temos competência para alcançar um resultado muito melhor porque tenho certeza de que os professores da Rede querem o mesmo que nós, gestores: uma educação de qualidade para todas as nossas crianças e adolescentes”, destacou a coordenadora pedagógica da Rede, Tânia Silva Novais.

Para a coordenadora da Escola Municipal Ridalva Correa, Rosane Almeida, esse é o sentimento: “Percebemos o quanto a Secretaria de Educação vem se empenhando para que as ações, lá no final, deem certo. E essa reunião foi primordial e significativa porque o SAEB é uma avaliação externa que permite que não só os números da rede melhorem, mas também a qualidade da educação”, ressaltou.

Por isso, o secretário de Educação, Esmeraldino Correia Santos, lembrou a importância da participação dos alunos nas provas. “Gostaria, sobretudo, de reforçar com os pais dos alunos para que, na semana que vem, façam seus filhos comparecerem para que possamos analisar e quantificar através da prova do Saeb. Estamos dando um rumo, uma direção, com metas bem definidas e vamos, agora, mostrar a qualidade de toda a rede”, enfatizou o secretário.

Natal Conquista de Luz: 24 artistas vão se apresentar em Vitória da Conquista; secretário explica o processo de seleção

Foto: BLOG DO ANDERSON

Segue até a sexta-feira (25) o processo de inscrições para os shows do natal Conquista de Luz, realizado pelo Município de Vitória da Conquista. Esse ano serão 24 apresentações, sendo 12 no Palco B, que fica na Praça Nove de Novembro, e 12 no Palco A, no Centro Glauber Rocha. Os interessados devem efetuar a entrega dos envelopes na Gerência de Compras, que fica no Paço Municipal [Praça Joaquim Correia, nº 55, Centro]. Os pré-requisitos para participar e todas as informações a respeito do credenciamento estão disponíveis no edital da Chamada Pública Nº 005/2019. Consultas podem ser realizadas diretamente na Secretaria Cultura, Turismo, Esporte e Lazer: Municipal de Cultura, pelo telefone (77) 3422-8187, ou pelo e-mail compraspmvc@hotmail.com. Nesta segunda-feira (21) o BLOG DO ANDERSON traz um podscat com o secretario Adriano Borges Gama detalhando essa Chamada Pública, que foi ao ar na Rádio Clube de Conquista.

Ginástica para o Cérebro: Supera em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Estreou na última segunda-feira (14) em Vitória da Conquista a Supera, a Escola para o Cérebro. Com exercícios estimulantes, é possível melhorar habilidades como memória, concentração, raciocínio e criatividade.

As pessoas interessdas poderão conhecer mais sobre o funcionamento do cérebro em palestras, participar de aulas demonstrativas e interagir com jogos e outras ferramentas para exercitar o cérebro.

No Podscast a seguir o BLOG DO ANDERSON reproduz a entrevisa de Ariana Guimarães, diretora da Unidade de Vitória da Conquista, que explica esse sistama que vem ganhndo espaço em todo o Brasil.