Responsabilidade Social | Tia Sônia constrói a Quadra Esportiva da Escola Municipal Zica Pedral

Fotos: SECOM | PMVC

A Escola Municipal Zica Pedral, localizada no Loteamento Bruno Bacelar, Zona Norte de Vitória da Conquista, ganhou uma Quadra de Esportes construída pela Alimentos Tia Sônia. O equipamento foi entregue na segunda-feira (13), com as presenças de dirigentes da empresa e do secretário municipal de Educação, Edgard Larry Andrade Soares. “Começamos a trabalhar a parte de leitura e educação. Percebemos que tem outras coisas ao redor que podem ajudar e, nesse caso, é o esporte. Então, entramos com uma quadra esportiva, mas com foco voltado para a educação”, afirmou Marcos Fenício Lopes Dis, que sugeriu que outros empresários também apadrinhem Escolas Municipais, colaborando, assim, para uma educação pública de qualidade. “Agradecemos à empresa Tia Sônia, a diretoria da escola e toda equipe. O espaço da escola é para toda comunidade”, disse o secretário, ressaltando que é papel de professores, alunos e comunidade zelar e preservar o espaço.

Para a diretora Elizabete Almeida Moreira, o sentimento é de gratidão a todos os envolvidos na construção e à comunidade escolar. “Nossas crianças merecem tudo de bom”. Representando os pais, Joelma Fagundes Matos, mãe do aluno Enzo Fagundes Matos Silva, também agradeceu e parabenizou o trabalho desenvolvido pela Escola. Assim como ocorreu no ano passado, a Escola Municipal Zica Pedral está desenvolvendo um projeto de leitura entre os alunos. Cerca de 230 deles estão matriculados e, de fevereiro deste ano até agora, já foram lidos 2.640 livros, incluindo a turma da educação infantil. “Eles levam o livro para casa ou os pais leem para eles, ou fazem a leitura por meio das gravuras, ilustrações”, disse Elizabete. O projeto vai até o final do ano letivo, com a apresentação de um sarau. O diferencial é que este ano haverá um período de autógrafos com os alunos, pois será lançado um livro com os trabalhos apresentados.

Caso de Polícia | idoso flagrado com crianças dentro de carro da UESB é levado à Delegacia em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Vídeos compartilhados com o BLOG DO ANDERSON na noite da segunda-feira (6) mostraram um idoso flagrado com crianças dentro de um carro oficial da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia em atitude suspeita. Logo um grupo de manifestou e os envolvidos foram conduzidos ao Plantão Central da Polícia Civil no Distrito Integrado de Segurança Pública numa ação da Guarda Civil Municipal. O Conselho Tutelar também foi acionado. Todos foram ouvidos e liberados. Em nota, a UESB diz que o “servidor já foi identificado e está adotando as providências cabíveis”.

A administração da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, tomando conhecimento dos fatos ocorridos, ontem, dia 06 de junho de 2022, envolvendo um servidor desta Universidade, que exerce a função de motorista, o qual, irregularmente, estava conduzindo um veículo oficial da Instituição, fora do horário de trabalho, acompanhado de crianças e adolescentes, torna público que o servidor já foi identificado e está adotando as providências cabíveis. Confira a manifestação na íntegra.

Congresso Estadual | União Nacional dos Conselhos da Educação faz congresso em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Vitória da Conquista é a sede do 24º Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais da Educação (UNCME), evento que começou nesta segunda-feira (6). Uma Sessão Especial na Câmara Municipal de Vitória da Conquista comemorou aos 30 anos da entidade, que, na ocasião, homenageou diversas personalidades com destacada atuação na melhoria da educação. Entre os homenageados, a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, que participou da solenidade ao lado do secretário municipal de Educação, Edgard Larry Andrade Soares, do presidente da Casa Legislativa, Luís Carlos Batista de Oliveira, o Dudé.

Sheila Lemos destacou as ações da Prefeitura de Vitória da Conquista para desenvolver e fortalecer a rede municipal de ensino. “Sabemos que sozinhos não podemos fazer tudo, por isso, contamos com o apoio e atuação constante do Conselho Municipal de Educação, que tem sido um grande parceiro da Secretaria Municipal de Educação. A representatividade do Conselho abre possibilidades para que, juntos, possamos fazer muito mais”, afirmou a gestora.

O presidente da UNCME, professor Manoel Humberto Gonzaga, explicou que Vitória da Conquista tem um papel marcante na história da União, que atualmente integra 5.400 conselhos de educação.

“Sua fundação, há 30 anos, em 1992, contou com a presença da professora Conceição Meira, que é daqui de Vitória da Conquista, e de mais outros cinco vice-presidentes, que construíram uma história de sucesso. Na época talvez parecesse um sonho, hoje a Uncme é uma grande realidade”, contou. O secretário Edgard Larry, lembrou que o Conselho de Educação de Vitória da Conquista também foi pioneiro na Bahia.

“Para Vitória da Conquista é um momento especial receber conselhos de educação de toda a Bahia aqui, em nosso município. O papel dos conselhos de educação é fundamental no bom desenvolvimento dos processos educacionais de uma rede municipal de educação”, disse. De acordo com o presidente Conselho Municipal de Educação, Marco Vinícius Pires Lopes, o órgão tem encontrado as portas da Prefeitura sempre abertas para escutar e receber as demandas. “Por muitos anos os conselhos eram penalizados por não ter um bom diálogo com a gestão municipal, e de um tempo pra cá essa realidade tem mudado e estamos conseguindo avançar”, assegurou.

Guia de Oportunidades | Educação realiza seleção para cuidadores e outros cargos em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A partir desta quinta-feira (2), estarão abertas as inscrições para a seleção simplificada da Secretaria Municipal de Educação, para atender a necessidade temporária e excepcional de vários setores da rede pública de ensino. O Edital nº 001/2022, publicado no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (1º), inclui o cargo de agentes de serviços especiais/auxiliar de vida escolar, profissionais que atuarão na função de cuidadores para alunos com necessidades especiais em 215 escolas. Confira na íntegra.

Ensino Municipal | Sheila entrega fardamento aos alunos e funcionários do Centro de Educação José Capitulino Teles

Fotos: SECOM | PMVC

Na manhã desta sexta-feira (27), a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, fez a entrega oficial de 200 fardamentos aos alunos e funcionários do Centro Municipal de Educação Infantil José Capitulino Teles, no bairro Vila Elisa. Os uniformes foram doados pelos irmãos Ricardo, Paulo e Maria Helena Teles, filhos do homenageado. “Agradeço à família Teles do fundo do coração. Hoje, vendo essas crianças com os uniformes, é muito gratificante. É sempre importante destacar a valiosa contribuição das parcerias que o poder público recebe, seja da comunidade, seja de empresários, de todos que estão dispostos a colaborar. Isso beneficia toda a nossa cidade”, afirmou a prefeita Sheila Lemos.

Para o secretário municipal de Educação, Edgard Larry Andrade Soares, a doação foi uma contribuição importantíssima, porque, segundo ele, “simboliza não apenas a memória daquele que leva o nome da Instituição de Ensino Público, mas também traz para a nossa escola uma padronização, em matéria de vestimenta para nossas crianças. Então este ato é extremamente significativo, porque educa as crianças, demonstra organização do equipamento escolar”, disse Larry. O empresário Ricardo Lúcio Souza Teles lembrou que o compromisso com a doação dos fardamentos foi feito ainda no ato de inauguraçao da instituição. “É uma coisa que pra gente tem um efeito muito importante, muito carinhoso, de abraço a essa comunidade. E queríamos fazer todos os fardamentos, pra que a escola pudesse estar toda estruturada, como está. Agora estamos aqui, realizando uma coisa que era um compromisso que tivemos à época, com essa felicidade de estar aqui hoje”, afirmou Ricardo.

Além de servidora, Bruna Andrade, também é mãe de Miguel, de 3 anos. um dos pequenos estudantes do CMEI José Capitulino Teles, ela comemorou a entrega do fardamento.“Isso é uma maravilha, porque a gente, às vezes, não tem condições de comprar, e isso ajuda demais. Os meninos ficam organizados, mostra que a creche é organizada. Eu amei, é uma maravilha, além de economizar roupa”, avaliou. Após a cerimônia de entrega do fardamento, as crianças levaram a prefeita Sheila Lemos até a horta, onde plantaram sementes de hortaliças. Em seguida, a prefeita foi convidada para almoçar com os pequeninos, que hoje tiveram no cardápio feijão, arroz, frango e legumes.

Entrevista com Edgard Larry | Educação anuncia medidas para combater violência nas Escolas em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A violência em Unidades da Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista tem ganhado destaque desde o início do ano e agora a Secretaria Municipal da Educação resolveu anunciar medidas para combater os conflitos. As brigas que acontecem na Zona Urbana ou Zona Rural são registradas em vídeos fortalecendo o sensacionalismo, como as ocorrências da Escola Municipal Cláudio Manuel da Costa, que fica na Rua João Pessoa, próximo a Prefeitura de Vitória da Conquista. De acordo com o secretário municipal de Educação, Edigard Larry Andrade Soares, as ações acontecem em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Guarda Civil Municipal, Defensoria Pública do Estado da Bahia e o Ministério Público do Estado da Bahia, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Conselho Tutelar, Polícia Militar da Bahia.

Educação: Célio Roberto Lima Barbosa coordenas as ações com o secretário Edgard Larry

“Estamos atentos e desenvolvendo aí uma série de medidas que venham principalmente atender a ações educativas, preventivas nas escolas. Claro que também está no nosso escopo a resolução dos conflitos mais graves, a intervenção naquelas situações mais graves. Então, dessa forma, nós estamos trabalhando e estamos intensificando nas escolas onde estão ocorrendo esses conflitos. Os conflitos acontecem não apenas dentro do ambiente escolar, ocorrem de ocorrer conflitos entre alunos fora do ambiente escolar, onde reforje a nossa condição de fazer uma intervenção direta”, complementa durante entrevista exibida no Jornal da Cidade [Rádio Clube de Conquista] desta quinta-feira (19) que o BLOG DO ANDERSON reproduz na íntegra sobre esse tema que deve ser também ter apoio da família e dos próprios estudantes.

Destaque Nacional | COOPMAC no I Workshop do Café do Planalto da Conquista com apoios da UESB e SEBRAE

Fotos: ASCOM | COOPMAC

O desejo pela qualificação do café reuniu professores, cooperativistas, cafeicultores e estudantes no 1º Workshop do Café do Planalto da Conquista, realizado no último dia 5 de maio pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e SEBRAE [Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas], com foco nos temas produção, pós-colheita e comercialização. A Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense marcou presença no evento, acompanhando as palestras, participando das atividades e realizando proposições para o desenvolvimento da atividade cafeeira na região do Planalto da Conquista.

O presidente da COOPMAC, Gilmar Dias de Oliveira parabenizou os realizadores do evento, destacando a importância do desenvolvimento e consolidação de uma identidade e de uma cultura de café na região, voltada sobretudo para os cafés finos. “Eu quero agradecer à UESB, o SEBRAE e aos organizadores do evento pela iniciativa, que eu acho muito importante. É uma forma da gente valorizar nossa região, agregando valores, sobretudo com os cafés finos, conquistando mais visibilidade nas cafeterias de todo o Brasil e do exterior”, destacou.

A professora Sylvana Naomi explicou que o Workshop teve o intuito de ser propositivo e efetivar mudanças concretas. “Esse evento tem um objetivo muito importante de congregar os atores da cadeia produtiva do café do Planalto da Conquista para elaborarmos as diretrizes principais, propondo soluções e definindo metas para que a gente consiga promover o desenvolvimento da cafeicultura na nossa região”. Josinete Viana, gerente regional do SEBRAE, acredita que o Planalto da Conquista deve reafirmar sua identidade cafeeira por meio da qualificação do produto.

“O SEBRAE, juntamente com a UESB, se propôs a realizar esse evento pela importância da cadeia da cafeicultura para a nossa região e por entender também que o café passa por um momento no qual quanto mais especializado for o nosso produtor, quanto mais conhecedor de tudo que o mercado vem trazendo de inovação, mais competitivo ele será”. Idimar Barreto, cafeicultor e cooperado, acredita que a COOPMAC deve ser protagonista em qualquer processo cafeeiro da região. “A Cooperativa conseguiu superar dificuldades, reestruturou sua administração, investiu em equipamento de primeira e deve protagonizar tudo que a gente tiver de cafeicultura. Agora, é sair da porteira para fora”.

Vestibular UESB | últimos momentos para inscrições

Foto: BLOG DO ANDERSON

O período de inscrições para o Vestibular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) foi prorrogado. O prazo que terminaria na segunda-feira (16) foi estendido até essa quarta-feira (18). Para participar é preciso se inscrever pela internet no site e efetuar o pagamento do boleto até a data de vencimento. As provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de junho, em Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. Após quase dois anos de Pandemia de Coronavírus, a Universidade retoma a realização do vestibular com novidades, como a realização das provas pelo Instituto Avalia e a oferta exclusiva de cursos pelo processo seletivo. A UESB oferece 1.264 vagas em 47 opções de cursos. A seleção conta também com a reserva de vagas e cotas adicionais.

Museu Regional de Vitória da Conquista | Casa Henriqueta Prates está na 20ª Semana Nacional de Museus

Foto: BLOG DO ANDERSON

Acontece até a sexta-feira (20) a 20ª Semana Nacional de Museus. Um dos participantes será o Museu Regional de Vitória da Conquista, que fica na Casa Henriqueta Prates, com a Exposição O Museu Regional e suas Coleções. O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), em todo o Brasil. Dentre os itens expostos, estarão: coleções de lápis, chaveiros, cartões telefônicos, caixas de fósforos, além de coleções especiais de livros. Segundo a coordenação do evento, são conjuntos que remontam à história de Vitória da Conquista, da Bahia e do Brasil, pois contém peças que fizeram parte da divulgação da campanha política de Jânio Quadros à Presidência da República, em 1960, e que foram brindes de muitas casas comerciais da cidade, que já não existem. O Museu Regional de Vitória da Conquista funciona para visitação de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas, na Praça Tancredo Neves, 109, no Centro. As visitas guiadas em grupo precisam de agendamento prévio de cinco dias, que pode ser feito pelo telefone 3422-2559 ou através do e-mail museuregional@uesb.edu.br.

Dia Internacional de Combate à LGBTfobia | Site Avoador faz cobertura especial em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Sob a coordenação da professora Carmen Carvalho o Site Avoador está em plenas atividades no Jornalismo Conquistense. Na manhã desta terça-feira (17) dois estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) participaram da solenidade do Dia Internacional de Combate à LGBTfobia.

O evento realizado pela Coordenação de Políticas LGBT do Município de Vitória da Conquista, aconteceu no Planetário Everardo Público de Castro.  Os repórteres Vitor Carlo e Victoria Meira Amaral cobriram o evento, inclusive em entrevista com a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, que já estão no Instagram do Site Avoador.

Oportunidades na Educação | Sheila confirma Escola Militar e lança edital para seleção pública em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Município de Vitória da Conquista terá uma Escola Militar previsto pelo Ministério da Educação no Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. Com base nisso, a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, autorizou a abertura de um Processo Seletivo Simplificado para a contratação de profissionais via Secretaria Municipal da Educação. A autorização foi publicada no Diário Oficial do Município de Vitória da Conquista desta segunda-feira (16). O certamente será destinado à formação de cadastro de reserva e contratação temporária de técnico de nível superior, coordenador-geral, diretor e coordenador disciplinar, técnico de nível médio e tutor disciplinar. Também terá a contratação de agente de serviços especiais, oficial e auxiliar de obras, instrutor de Artes, instrutor de esportes, técnico administrativo, instrutor de música, monitor escolar, intérprete de LIBRAS e professores. Os aprovados vão substituir outros servidores que saíram ou tiveram seus contratos expirados.

Briga no Povoado do Simão | jovens trocam tapas com puxões de cabelo na porta de escola em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Imagens compartilhadas pelo BLOG DO ANDERSON mostram mais uma briga em unidade da Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista. O fato da tarde desta quinta-feira (12) envolveu duas adolescentes, no Povoado do Simão. Toda a confusão foi acompanhada de perto por uma mulher que seria mãe de uma das estudantes. A Secretaria Municipal de Educação deve apurar o caso.

Educação Municipal | Município de Vitória da Conquista é notificado para inclusão de alunos com deficiência

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Ministério Público do Estado da Bahia, através da promotora Guiomar Miranda de Oliveira Melo, da 11ª Promotoria de Justiça, notificou o Município de Vitória da Conquista pelas denúncias lançadas por um grupo de mães que estão com filhos fora das escolas por falta de cuidadores para os alunos com necessidades especiais. “Já foi instaurado por mim procedimento extrajudicial para apurar e determinar, se for o caso através de ação civil pública a ação do Município para a solução dos problemas visando a inclusão”, afirmou a Doutora Guiomar Mirada em contato com o BLOG DO ANDERSON na manhã desta quarta-feira (11). Em nota, “a Secretaria Municipal de Educação (SMED) informa que a educação especial é prioridade na atual gestão. Foram adquiridos equipamentos tecnológicos que serão de grande utilidade para o ensino dos alunos com deficiência. Também a rede oferece as salas de recursos multifuncionais e há monitores trabalhando nas escolas. Entretanto, com o aumento da quantidade de alunos com deficiência que necessitam de cuidadores, a SMED tem feito o possível para ampliar o número desses profissionais. Sendo assim, nos próximos dias, acontece a publicação no Diário Oficial do Município de edital para contratação de profissionais, sendo 260 entre auxiliares de vida escolar e monitores. Este ano, a Secretaria Municipal de Educação instituiu o Programa de Pacificação de Conflitos na rede municipal, que tem o escopo de realizar ações preventivas no sentido de disseminar a cultura da paz. O projeto está pronto e em breve serão realizadas ações de conscientização sobre a temática do bullying em toda a rede escolar, atendendo, prioritariamente, as demandas já sinalizadas de acordo com o cronograma estratégico. Esclarecemos que já há notificações dentro do escopo do programa sendo tratadas, inclusive com visitas as escolas e ações de cultura de paz”.

Manifestação do Educação | sem aulas há quatro meses, pais e alunos protestam em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A manhã da terça-feira (10) foi de protestos em frente ao Centro Integrado dos Direitos da Crianças e do Adolescente em Vitória da Conquista. A manifestação volta a reunir pais e alunos com necessidades especiais da Rede Municipal de Ensino.

Na ocasião, foi denunciado não cumprimento da meta 4 do Plano Municipal de Educação, que trata especificamente do acesso universal de crianças de 4 a 17 anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento de alta habilidade e superdotação à educação básica e ao atendimento educacional especializado. Uma das mães denunciou o descaso:

“É um absurdo, as aulas já começaram faz quase quatro meses e nada de cuidadores para nossos filhos”. O ato contou com as participações da vereadora Márcia Viviane Araújo Sampaio, do Partido dos Trabalhadores, e dirigentes do SIMMP [Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista].

Procurada pelo BLOG DO ANDERSON, a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, disse estar ciente da situação e busca meios através de um edital para a contratação dos referidos cuidadores.

Educação Municipal | Sheila vistoria Escolas que passam reforma na Zona Rural de Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

A prefeita Ana Sheila Lemos Andade reservou a manhã da sexta-feira (6) para visitar Escolas da Zona Rural de Vitória da Conquista  que estão sendo reformadas e verificar de perto como está o andamento das obras. Ao lado do secretário de Educação, Edgard Larry Andrade Soares, Sheila vistoriou uma Escola do Círculo Escolar Integrado (CEI) de Dantilândia e outras quatro do CEI de Campo Formoso. Segundo a gestora, o objetivo do Governo para Pessoas é proporcionar aos alunos e professores um ambiente adequado ao processo de ensino-aprendizagem, por isso, essa atenção especial às reformas e ampliações das unidades. “Temos como lema: a escola que ensina. Precisamos colocar esses alunos para aprender cada vez mais e tendo uma boa estrutura física, pois já temos um bom corpo docente.

É dessa forma que vamos transformar a sociedade”, reforçou a prefeita. A visita começou pela Escola Municipal Félix Pacheco (Lagoa de José Luís), que atende aproximadamente 90 alunos da Educação Infantil ao 5º ano. A unidade está passando por uma reforma geral e ampliação, que inclui troca do piso e do telhado, cobertura do pátio com uma estrutura em zinco, troca de janelas, instalação do forro das salas, pintura, instalação de calhas e revisões elétrica e hidráulica. No povoado de Juazeiro, por sua vez, foi o momento da comitiva vistoriar as obras na Escola Municipal Casimiro de Abreu, onde também está sendo realizada uma reforma geral e ampliação, com serviços como troca de telhado, rampa para acessibilidade, reforma dos banheiros e troca dos portões.

Programa Educacional | Prefeitura de Vitória da Conquista e UniFTC oficializam Estágio na Administração Municipal

Fotos: SECOM | PMVC

Ao assinarem termo de convênio na noite desta terça-feira (3), a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, e o reitor do Centro Universitário UniFTC, Aureliano da Silva Tavares, formalizaram a parceria entre a Prefeitura de Vitória da Conquista e a Instituição de Ensino Superior para a realização de um Programa de Estágio Curricular Supervisionado em setores da Administração Municipal. O prjeto terá vigência pelos próximos cinco anos, podendo ser prorrogado. O objetivo é que a Prefeitura de Vitória da Conquista disponibilize vagas para que estudantes da Centro Universitário UniFTC façam estágio supervisionado nas repartições que atendem a Comunidade Conquistense.

“Isso é muito importante, principalmente porque nós vamos oferecer o campo para o estudante estagiar, ganhando experiência para o mercado de trabalho. A população ganha porque tem ali o acesso a uma prestação de serviço de qualidade, porque a pessoa está vindo com todo o arcabouço de conhecimento da faculdade. É um conhecimento tecnológico que vai ser levado para a prática”, explicou a prefeita Sheila Lemos. Ainda de acordo com a gestora, trata-se de um acordo em que ambas as partes têm a ganhar. “Parceria boa é aquela do ganha-ganha”, comentou, ao se referir aos termos definidos pelo convênio. Os locais de estágio deverão oferecer oportunidades de aprendizagem, de acordo com a rotina, o ritmo, a capacidade, as especificidades e as condições dos serviços disponibilizados pela Prefeitura de Vitória da Conquista. Enquanto isso, caberá à administração selecionar grupos de até oito estagiários por supervisor para que exerçam atividades relacionadas aos seus respectivos cursos, tendo como ambiente de aprendizado a estrutura da rede de serviços formada pelas diversas secretarias municipais, em benefício da população.

“Ganha o Município, ganham os que vão conseguir colocar em prática as suas profissões. E a população é a maior beneficiada”, sintetizou Sheila.  Para o professor Aureliano Tavares, a parceria é baseada em três pilares: confiança, seriedade e metas, as quais são apenas o primeiro passo do acordo. “O passo maior vai ser quando pudermos retornar, na forma do que conseguirmos produzir”, afirmou o gestor. “Não vamos abrir mão da qualidade acadêmica. Temos muito a caminhar, mas já caminhamos bastante. E temos certeza de que estamos no caminho certo”, concluiu. O secretário municipal de Gestão e Inovação, Edivaldo Ferreira Júnior, disse considerar a assinatura do convênio a oficialização de uma parceria que já havia sido iniciada, pois já existem estudantes da UniFTC estagiando em setores do Governo Municipal. E a Prefeitura já utiliza instalações internas da instituição para a atividades como a realização de cursos. “É uma parceria que já é antiga”, afirmou Edivaldo. “A gente consegue perceber no olhar dos estudantes quando eles estão colocando na prática aquilo que eles estão aprendendo na sala de aula”, complementou o secretário, que também é professor em Instituições de Ensino Superior em Vitória da Conquista.

 Parece ser este o olhar visto no estudante Athos Felipe Lima, de 22 anos, do sétimo semestre de Odontologia. À espera de uma vaga em que possa pôr em prática seus conhecimentos acadêmicos, Athos aprovou a ideia do convênio e a possibilidade de atender ao público em um Posto de Saúde da Família. “Isso vai agregar muito ao nosso conhecimento e à nossa construção como profissionais. Isso vai fazer com que a gente possa aprender e a estar não apenas ligados ao meio acadêmico, mas à realidade dos PSFs. E poderemos também ajudar à população de Vitória da Conquista ao realizar esses atendimentos”, disse o estudante.

Ensino Superior | Prefeitura de Vitória da Conquista e UniFTC assinam convênio para estágio de estudantes

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Prefeitura de Vitória da Conquista e o Centro Universitário UniFTC assinarão um Termo de Convênio para viabilização e regularização de um sistema de estágio curricular supervisionado, pelo qual diversos setores da Administração Municipal poderão receber estagiários das mais diversas áreas de conhecimento, como Administração, Farmácia, Biomedicina, Psicologia, Fisioterapia, Direito, Engenharia Civil e Publicidade e Propaganda. O convênio será assinado pela prefeita Ana Sheila Lemos Andrade e pelo reitor da Centro Universitário UniFTC, Aureliano Tavares, nesta terça-feira (3), às 17 horas, no auditório da instituição. O objetivo é proporcionar ao estudante a complementação do ensino e a aprendizagem de competências próprias da atividade profissional necessárias ao ingresso no mercado de trabalho, ao tempo em que contribuirá para a ampliação do atendimento à população nos setores da Prefeitura de Vitória da Conquista.

Caso de Boataria, Mistérios e Curiosidade | professora estaria desaparecida em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Secretaria Municipal da Educação ou Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista não confirmam, mas uma professora estaria desaparecida há 24 horas na Joia do Sertão Baiano. Ao contrário de publicações, a docente estaria viva, mas em local que ninguém sabe. A quarta-feira (27) amanheceu com muita boataria, mistério preocupação e curiosidade de internautas em busca de informações sobre esse fato.

Escola Municipalizada Vilas Boas Moreira | abastecimento e o cardápio da Merenda Escolar é referência em Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A semana começou com queixas direcionadas à Merenda Escolar servidas na Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista. Em contato com o BLOG DO ANDERSON pais de aluno informaram que na Escola Municipalizada Vilas Boas Moreira as aulas chegaram a ser suspensas por falta da alimentação.

A convite da Secretaria Municipal de Educação o BLOG DO ANDERSON esteve na EMVBM e a situação não foi confirmada. Na dispensa tem insumos de sobra e na cozinha as merendeiras preparavam o lanche matinal. Conforme as dirigentes, a interrupção das aulas se deu devido a uma assembleia convocada pelo SIMMP [Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista], movimento informado aos responsáveis e estudantes através de aplicativo de mensagens.

Na ocasião o BLOG DO ANDERSON conversou com o assessor especial da SMED, Célio Roberto Lima Barbosa, que detalhou toda a situação que não condiz com o cenário da Escola Municipalizada Vilas Boas Moreira que é um modelo de toda a Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista.

Destaque da Educação | Vitória da Conquista tem o Colégio Estadual Professora Heleusa Figueira Câmara

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O letreiro do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães foi removido e deu espaço para uma grande homenageada que deixou um legado significante para a Educação Conquistense, Heleusa Figueira Câmara [1.944 – 2.019].

Sendo assim, agora a instituição definitivamente passa a se chamar Colégio Estadual Professora Heleusa Figueira Câmara, como mostram as fotos do BLOG DO ANDERSON nesta terça-feira (12).  A Professora Heleusa foi uma poetisa, contista, teatróloga e professora Titular e Emérita da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Ocupou o cargo de vice-reitora da UESB e de secretária municipal de Educação e Cultura em Vitória da Conquista, além de coordenar o PROLER [Programa Nacional de Incentivo à Leitura].