Encontro Nacional: Projeto desenvolvido no CJCC de Vitória de Conquista é apresentado em Cuiabá

Fotos: Divulgação

A ideia de transformar a Matemática em arte, de forma prática, lúdica e divertida, levou as experiências realizadas pelo Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista, ao XIII ENEM [Encontro Nacional de Educação Matemática], iniciado no domingo (14) e finalizado na quarta-feira (17), na Arena Pantanal, em Cuiabá. No evento, a professora Adriana Sousa, do CJCC, ministrou uma oficina de “Geonecas” para mostrar como acontece o estudo e a aprendizagem da Matemática, por meio da confecção de roupas de boneca, e fez uma apresentação do artigo “Vivenciando a educação financeira por meio das histórias em quadrinhos”.

As duas experiências apresentadas no evento são resultado do curso “‘1+1? é mais que dois’”, ministrada no CJCC. “Durante o evento, eu falei sobre a oficina de Educação Financeira do CJCC, que virou um artigo. Na oficina, a gente aborda a diferença entre desejo e necessidade, juros, descontos, cálculos de juros e descontos baseados nos encartes de lojas e a necessidade de fazer uma reserva para a vida. Dentro dessa discussão, a proposta é a criação de histórias em quadrinhos sobre uma situação vivida pelos estudantes ou por algum conhecido, promovendo uma reflexão sobre o que conversamos”, explica a professora.

Já nas oficinas de Geonecas, enquanto aprendem a fazer as roupas de bonecas, os participantes puderam vivenciar um pouco a relação feita sobre questões matemáticas, como por exemplo: a análise combinatória e a identificação e classificação das figuras geométricas, a partir dos moldes e figurino das bonecas. “Na construção das roupas das bonecas, não utilizamos linha, cola e nem costuramos. Trabalhamos a partir do recorte utilizado pelo aluno e a forma geométrica escolhida com amarrações. Ainda durante a oficina, é realizado um bate-papo sobre representatividade, por meio das bonecas. Discutimos sobre o difícil acesso a bonecas pretas, a cultura do corpo perfeito e alimentação saudável”, revela a professora Adriana Sousa.

A pedido do MEC: Universidade com campi na Bahia e no Ceará cancela vestibular para transgêneros e intersexuais

Foto: Divulgação

A Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) cancelou o vestibular específico para candidatos transgêneros e intersexuais das unidades da instituição na Bahia e no Ceará, após intervenção do Ministério da Educação (MEC).  A informação foi divulgada pelo presidente Jair Bolsonaro, nesta terça-feira (16), no Twitter. “A Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Federal) lançou vestibular para candidatos TRANSEXUAL (sic), TRAVESTIS, INTERSEXUAIS e pessoas NÃO BINÁRIOS. Com intervenção do MEC, a reitoria se posicionou pela suspensão imediata do edital e sua anulação a posteriori”, escreveu o presidente em suas redes sociais. Confira a reportagem completa do G1.

Rede Municipal de Ensino: sem Transporte Escolar, mãe lamenta falta de aulas em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Mãe de dois alunos da Escola Municipal Maria Leal, localizada às margens da BA-263, no povoado do Capinal, Zona Rural de Vitória da Conquista, Lilia Galvão lamenta o adiamento do início das aulas neste segundo semestre. Essa e outras instituições seguem fechadas devido a falta do Transporte Escolar. Em nota, “a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), informa que o transporte escolar está em processo de licitação. O retorno das aulas na Escola Municipal Maria Leal foi adiado com a garantia do cumprimento dos 200 dias letivos conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996). A decisão foi tomada em reunião que envolveu os setores pedagógico e de transporte da Secretaria de Educação. Após a aprovação do calendário letivo, junto ao Conselho Municipal de Educação, o retorno das aulas será divulgado”. Ouça o lamento de Lilia Galvão.

Rede Estadual de Ensino: sem Transportes Escolar, alunos seguem fora das salas de aulas em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Assim como na Rede Municipal de Ensino, as aulas desse segundo semestre ainda não começaram na Rede Estadual de Ensino em Vitória da Conquista. As reclamações tem chegado ao BLOG DO ANDERSON através de professores. “As extensões dos colégios estaduais estão sem aula há mais de uma semana por falta de pagamento dos transportes de alunos e professores”, denunciou um docente. Procurado pelo BLOG DO ANDERSON, o coordenador do Núcleo Regional de Educação, órgão da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Ricardo Costa de Moraes., informou que o processo está em tramitação até pelo menos nesta segunda-feira (15). A Capital do Sudoeste Baiano conta com cinco Unidades Anexas a Escolas Estaduais na Zona Rural.

Honraria de Fabrício Falcão: secretária de Educação de Licínio de Almeida receberá Comenda 2 de Julho

Foto: BLOG DO ANDERSON

O deputado estadual Jean Fabrício Falcão (PCdoB) é o autor da proposta que concede a Comenda 2 de Julho à secretária de Educação de Licínio de Almeida, Karla Mychely Teles de Miranda. A Comenda é a maior honraria da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, e homenageia pessoas que, de algum modo, contribuem para o desenvolvimento do povo baiano. O projeto de resolução já foi aprovado pela Assembleia. Segundo o deputado, a homenagem é um reconhecimento à gestão da secretária à frente da pasta, que tem apresentado bons resultados no IDEB (principal indicador de qualidade da educação básica no Brasil) nos últimos cinco anos: por cinco vezes consecutivas foi 1ª lugar da Bahia, 1º lugar no Fundamental II, e também obteve a melhor nota em matemática nessa categoria – melhor proficiência da Bahia em matemática. “Licínio dá aula em educação. É um exemplo a ser seguido. Trata-se de um trabalho em equipe que conta com o apoio total da gestão municipal. O trabalho teve início com o ex-prefeito Alan Lacerda e foi abraçado por Dr. Fred, o prefeito atual. O segredo deste sucesso é a dedicação e o compromisso com o município”, falou Fabrício.  Natural de Iaçu, Karla Mychely é professora e secretária de Educação de Licínio de Almeida, cidade do sudoeste baiano detentora de vários prêmios nacionais e internacionais. Docente licenciada em Geografia e Psicopedagogia, Mychely vive há 16 anos no município, e teve participação fundamental para o desenvolvimento dos índices de educação e o destaque positivo da cidade entre os 417 municípios da Bahia.

Cori repudia a falta de Transporte Escolar em Vitória da Conquista: “isso é um erro grave de gestão”

Foto: BLOG DO ANDERSON

Em entrevista ao Roda de Conversa, programa da Rádio UESB, na tarde desta quinta-feira (11), o vereador Coriolano Ferreira de Morais Neto, do Partido dos Trabalhadores, repudiou a “ingestão” na Secretaria Municipal de Educação no quesito do Transporte Escolar. Sem ônibus, as aulas da Rede Municipal de Ensino começaram com desfalque, pois milhares de alunos da Zona Rural ainda não tem previsão para entrar nas aulas neste segundo semestre. Para Cori, “tem que rever porque que vários gestores estão passando por ali na condição de Gerência de Transporte e não prepararam essa licitação anteriormente para que não ocorresse no meio do ano”. “Então quando você interfere ai você tem um problema maior para o Governo Municipal, que é o não cumprimento do calendário letivo, você ter que discutir dentro de uma rede que o ano passado houve um período de greve que teve que refazer um novo calendário que adentrou em 2019, inclusive todo o mês de janeiro e grande parte do mês de fevereiro, e aquilo que cabe ao Governo que é a discussão de uma atividade mínima de gestão que é garantir o acesso por meio do transporte não está sendo ofertado. Então isso é um erro grave de gestão, não adianta querer ficar aí publicamente discutindo que a Licitação A, Licitação B, acho que o Governo tem que rever essa parte da composição dos seus técnicos, o que que está acontecendo”, complementa. Em placas, a Secretaria Municipal de Educação diz que possivelmente as aulas na Escola Municipal Baixa da Fartura, assim como em outras instituições, poderão começar em 22 de julho, caso seja feita a contratação de veículos para o Transporte Escolar.

Educação Pública: Colégio Municipal de Belo Campo conta agora com sistema educacional da Polícia Militar

Foto: Divulgação | PMBC

Um convênio entre o Município de Belo Campo e a Polícia Militar do Estado da Bahia visa apurar bons índices na Rede Municipal de Ensino Belocampense. Após muitas articulações capitaneadas pelo prefeito José Henrique Silva Tigre, o Quinho, juntamente com o Coronel Ivanildo da Silva, comandante do Comando Regional de Policiamento do Sudoeste, um encontro com o comandante geral da PMBA, Coronel Anselmo Alves Brandão, na tarde desta quarta-feira (10), assinou o termo de compromisso para esse importante equipamento.

Em contato com o BLOG DO ANDERSON, Quinho disse que “um governo que não está medindo esforços para melhorar a qualidade de vida de quem mais precisa”.  “Assinando o convênio para semi-militarização do Colégio Municipal de Belo Campo ao lado do Comandante geral da Polícia Militar da Bahia Coronel Ancelmo Brandão, Capitão Oliva Júnior e do deputado Marquinho Viana. Será um marco para o nosso município”, disse o alcaide que estará apresentado as estruturas dessa ferramenta que vai formar jovens e servirá de modelo para toda a Bahia.

Rede Municipal de Ensino: problemas no transporte escolar deixam alunos sem aulas em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O segundo semestre letivo deveria ter começado, no entanto, a falta de Transporte Escolar deixa milhares de alunos da Rede Municipal de Ensino fora das salas de aulas em Vitória da Conquista. No final da tarde desta quarta-feira (10) o BLOG DO ANDERSON foi até o Assentamento Amaralina e União, onde a Escola Municipal Baixa da Fartura encontra-se lacrada.

Um cartaz diz: “Comunicamos aos pais, responsáveis e alunos da Escola Municipal Baixa da Fartura que em virtude da renovação dos contratos do transporte dos alunos, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) informa que o retorno das aulas está previsto para 22/07/2019 (segunda-feira). Grata, a Direção”. Em nota ao BLOG DO ANDERSON, “a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), informa que o transporte escolar está em processo de licitação.

O retorno das aulas na Escola Municipal Paulo Setúbal será adiado com a garantia do cumprimento dos 200 dias letivos conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996). A decisão foi tomada em reunião que envolveu os setores pedagógico e de transporte da Secretaria de Educação”. A programação do novo Calendário Letivo ainda não foi divulgado.

Anagé: Universitários estão sem aulas há mais de uma semana; SEMED diz que ônibus quebrado provoca transtorno

Foto: BLOG DO ANDERSON

Universitários do de Anagé, município que fica a 53 quilômetros de Vitória da Conquista, ainda não tiveram a oportunidade de entrar nas salas de aulas neste segundo semestre. Em contato com o BLOG DO ANDERSON, um estudante relatou um jogo de empurra-empurra vivenciado na Secretaria Municipal de Educação, conforme o BLOG DO ANDERSON reproduz na íntegra a seguir: “A respeito da falta de respeito com os estudantes de Anagé. Temos um ônibus universitário, alguns alunos estão de férias, outros não. Que no caso é o IFBA, UESB, etc. Nossas aulas começaram semana passada, a secretaria de educação não disponibilizou o ônibus com a justificativa que tinha poucas pessoas, o que é uma mentira. Só pelo o que contei, tem 18 pessoas… E mesmo assim temos uma lei que nos dá o direito desse transporte. Ontem fomos na Secretaria, foi um grupo de pessoas querendo satisfação do ônibus. A desculpa deles é que o ônibus estava quebrado e que hoje ele iria nos levar para Conquista. Hoje foi uma pessoa mais cedo, umas 10 horas da manhã confirmar. Estava tudo confirmado. Com insegurança, eu fui as 16h30min confirmar, então percebi que essa história de ônibus quebrado é mentira, eles percebendo que foram pegos no pulo, confirmam que ia ter o ônibus no horário normal. 17h20min, todos estavam arrumados e esperando o ônibus, a moça da Secretaria veio até eu e disse que infelizmente não conseguiram buscar o ônibus. Observação, tem pessoas desta semana passada gastando mais de R$ 100 par às Universidades… Sendo que temos um ônibus”. Em busca de informações o BLOG DO ANDERSON encaminhou essa mensagem diretamente a prefeita Elen Zite Pereira dos Santos. Ela não fez questão de responder, mas o seu secretário de Educação Geremilson Santos de Sousa entrou em contato com o BLOG DO ANDERSON justificando a situação. Segundo ele, o veículo dos universitários teve que entrar em serviço para transportar alunos da Rede Municipal de Educação, pois o oficial desse setor encontra-se em manutenção. Ele prometeu dar uma posição sobre o transporte de Anagé para instituições de ensino de Vitória da Conquista na manhã desta terça-feira (10).

Cultura Baiana: Rui inaugura nova sede do Neojiba

Fotos: Manu Dias | GovBA

A música tomou conta da Parque do Queimado, no bairro da Liberdade, em Salvador, na manhã desta terça-feira (9), durante a inauguração da nova sede do Programa Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba).

O equipamento foi inaugurado pelo governador Rui Costa, e a sala de concerto da nova sede recebeu as apresentações dos cantores compositores baianos Elomar e Mateus Aleluia, que foi acompanhado pelo maestro Ricardo Castro ao piano, além de alunos e professores do programa na apresentação. “O Neojiba é, antes de tudo, um projeto de inclusão social, inclusão cultural. O que estrutura a vida do ser humano, a nossa existência aqui na terra é a cultura, a arte, a educação. É isso que preenche e dá brilho ao ser humano. E essa sede é um símbolo, com certeza muitos eventos culturais ocorrerão aqui e eu espero que a gente irradie por todo o estado da Bahia”, afirmou o governador Rui Costa.

O novo equipamento já é considerado como um dos mais completos e modernos espaços de formação musical do Brasil. O espaço deve receber mil crianças, adolescentes e jovens entre 06 e 29 anos. >>>>

Destaque Nacional: universitários com Síndrome de Down mostram que diploma vai além da inclusão

Foto: Divulgação | Arquivo Pessoal

Luísa passa o batom rosa e se senta na cama para amarrar as sandálias de salto alto. Um blazer preto, ajeitado no corpo, dá o toque final ao figurino: “Ficou bonito, gente?”. Ao lado dos pais e da irmã, a jovem de 25 anos se prepara para dali algumas horas apresentar seu TCC [Trabalho de Conclusão de Curso] na faculdade, em Belo Horizonte. O momento trivial entre os jovens que concluem a graduação, para Luísa Camargos tem um peso simbólico: ela está prestes a se tornar a primeira profissional de relações públicas com síndrome de Down no Brasil. Diante de uma banca de professores e colegas, a “aluna aplicada e de autoestima elevada”, como conta o orientador, não tomou conhecimento do nervosismo e encerrou a apresentação aplaudida.

Outra conquista, motivo de orgulho para qualquer pessoa em busca de um diploma, foi alcançada pela gaúcha Marina Marandini, de 29 anos. A jovem artista visual, que tem trissomia 21, nomenclatura para designar quem tem a síndrome, carrega na bagagem um respeitável diploma da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. “Eu gostava de tudo na faculdade. Teve um dia em que pintei um quadro maior do que eu. Foi incrível!”. Ambas fazem parte do universo de 16,5% de brasileiros com mais de 25 anos que conseguiram concluir uma faculdade, segundo dados de 2018 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Mas para ter acesso e conseguir entrar no seleto grupo foi preciso buscar apoio na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Confira a reportagem escrita no R7.

Independência da Bahia: povo baiano homenageia ‘Heróis da independência’ no 2 de Julho

Foto: Manu Dias e Carol Garcia | GOVBA

Desde 1824, a conquista da liberdade, no 2 de Julho, é comemorada pelo povo baiano com o desfile que sai da Lapinha até o Campo Grande, em Salvador. Os carros do caboclo e da cabocla são cortejados por milhares de pessoas, que celebram a expulsão dos últimos portugueses do Brasil. Este ano, o secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia e governador em exercício, João Leão, representou o governador Rui Costa no hasteamento da bandeiras, na homenagem ao general Labatut e na saída do cortejo.

“O 2 de Julho é um dia muito importante para a Bahia e o Brasil. É uma data que marca o coração dos baianos. É uma felicidade grande ver esse povo reunido, comemorando”, afirmou Leão. Com as sacadas das casas enfeitadas e ruas cheias, a festa reúne todos os elementos da luta pela libertação da Bahia e do Brasil da dominação portuguesa. Entre os personagens históricos homenageados, Maria Quitéria é lembrada por pessoas como a dona de casa Romilda Anunciação. “Eu saio vestida de Maria Quitéria há 39 anos.

Venho desde pequena, quando minha tia me trazia. Minha história de luta tem tudo a ver com Maria Quitéria. Ela é uma guerreira e eu também sou. Ano que vem, estarei aqui novamente”, disse. Os povos indígenas também estão representados no figurino do casal Antônio Brandão, guia de turismo, e Ivanete da Silva, promotora de eventos. A história do Brasil é revisitada.  “No 2 de Julho, o povo é representado por ele mesmo. Então, nada melhor que a gente representar as pessoas que lutaram, como os índios e escravos”, destacou Antônio. >>>>

LUTO: amigos e familiares se despedem da Professora Eliane Novais em Vitória da Conquista

Foto: Reprodução | Facebook

Está sendo velado no Salão Nobre da Pax Nacional [ao lado da Capelinha do São Vicente], o corpo professora Eliane Silva Novais. Aos 52 anos, Eliane faleceu no Hospital Samur. Lotada na Rede Municipal de Ensino há três décadas, atualmente ela estava na Escola Municipal Professora Maria Leal, no Capinal. Os órgãos foram captados para doação. Em nota, o prefeito Herzem Gusmão Pereira se solidariza com os familiares e amigos. O sepultamento acontece nesta terça-feira (2), em Vitória da Conquista.

LUTO: Edvaldo Pedreira Gama, aos 87 anos

Foto: BLOG DO ANDERSON

Foi sepultado no Cemitério da Saudade, em Vitória da Conquista, na tarde deste domingo (30), o corpo de Edvaldo Pereira Gama, de 87 anos.

Entre os seus filhos está o diretor administrativo-financeiro da Faculdade Independente do Nordeste, professor Edvaldo Pedreira Gama Filho.  “Toda a FAINOR se solidariza com o professor Gama, demais familiares e amigos neste momento de dor”, diz nota distribuída pela Faculdade.

Universidade do Estado da Bahia: Conselho de Educação reconhece curso de Direito do campus de Brumado

Fotos: Divulgação

O Conselho Estadual de Educação reconheceu, nesta quinta-feira (27), o curso de Direito da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XX, em Brumado. O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia e o decreto será divulgado após assinatura do governador Rui Costa Santos. A publicação atende o pedido da deputada Ivana Bastos e do vereador de Guanambi, Fabrício Lopes, encaminhado ao Secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues. “O reconhecimento do curso é mais uma ação em prol do fortalecimento da educação na região. Agora, vamos acompanhar o processo e aguardar a finalização pelo governador”, pontuou a parlamentar.

Paulo de Tarso: Triste o país que precisa de justiceiro

Foto: BLOG DO ANDERSON

Paulo de Tarso Magalhães David

Um dia desses escrevi um pequeno artigo com crítica a Sérgio Moro e sua relação pouco republicana Com Deltan Dalagnol, denunciada pelo site Intercept. Tentando responder, um amigo repercutiu um artigo que encontrou no whatsapp chamado “The Intercept e o desmame”. Vou fazer um pequeno comentário sobre ele. Adianto, com todo respeito ao meu amigo, que ele foi muito infeliz ao escolhê-lo, pois o artigo é maldoso, infantil e superficial. >>>>>

Confraternização Junina: Arraiá da FASA reúne professores e funcionários em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Espaço João de Barro foi transformado para o Arraiá da FASA, promovido pelo campus das Faculdades Santos Agostinho em Vitória da Conquista. O BLOG DO ANDERSON acompanhou o evento que aconteceu na noite desta quarta-feira (19) com muita Arrastapé, Quadrilha Junina e a tradicional gastronomia do São João. O Arraiá da FASA contou com a organização da Divisão de Marketing da FASA juntamente com o Mediterrâneo Eventos.

Momento Cultural: Gláucia Portela lança o livro “Palavra de Papel: coleção de crônicas para encantar o cotidiano”

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Movimento Cultural está em alta na Capital do Sudoeste Baiano. Na noite da última sexta-feira (14) o BLOG DO ANDERSO acompanhou o lançamento de mais uma obra literária da escritora Gláucia Lilian Portela Nunes, o “Palavra de Papel: Coleção de Crônicas para encantar o cotidiano”. De acordo com a mestre, “comecei a registrar as minhas ideias em qualquer lugar aonde elas chegavam: folhas soltas, tablet, no meio de um livro, fundo do caderno, mensagens para mim mesma no e-mail e no celular, até na porta da geladeira já escrevi sobre um pensamento…

Mesmo soltos, aparentemente sem sentido, eles são o tema preferido, a angústia de uma vida, um segredo, um incômodo, a voz indisciplinada, aflita, que apressada dita, assim, sem nem perguntar, se posso escrever naquele momento. E eu, que não sou obediente, obedeço, pois tenho medo que eles não voltem quando eu precisar… Se eu pudesse, esses pensamentos não morreriam, mesmo diante das possíveis mortes aos quais eu (in) voluntariamente os submeterei…

Por isso escrevo, conto, canto, que é para eles pegarem em algum lugar e assim, de canto em canto, de gente em gente, seguirem realizando a sua vocação de dizer”. Apreciador da boa leitura e sempre presente em eventos culturais, Marco Antonio Jardim fez o seu registro sobre a noite na Livraria LDM. “Foi encantador o lançamento do livro ‘Palavras de Papel’, de Gláucia Portela.

Tudo feito com simplicidade, com afeto, contando com a presença dos amigos e de pessoas que ela ama. Tudo coroado com a presença viva justamente das palavras, que são a melhor tradução de Gláucia e sua trajetória”, declarou sobre o espetáculo da literatura que teve o talento de Filipe Viana interpretando clássicos da Música Popular Brasileira. O livro da Editora CRV está disponível na Livraria LDM.

Universidades Baianas: Estado, universidades e ALBA assinam termo de compromisso para o fim da greve

Fotos: SEC | GOVBA

O Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Relações Institucionais e da Secretaria da Educação do Estado, assinou com representantes do Fórum das Associação dos Docentes das Universidades Estaduais (Fórum das AD’s – UNEB, UEFS e UESB), na noite desta segunda-feira (10), um termo de compromisso objetivando o fim da greve nas universidades estaduais. Também assinaram o documento, membros da Comissão de Educação e o líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

No documento, ficaram pactuados, de forma consensual, que o Governo do Estado da Bahia, após o fim da greve, enviará Projeto de Lei para a ALBA com proposta de reestruturação do quadro de vagas da carreira de professor, permitindo até 900 promoções. Também serão garantidos recursos da ordem de R$ 36 milhões para que as quatro universidades apliquem em Investimentos. >>>>>

Deu na Rádio Clube de Conquista: falta de transporte para professores deixa alunos sem aulas em Bate-Pé

Foto: BLOG DO ANDERSON

O problema no Transporte Escolar persiste em Vitória da Conquista. No Sudoeste Agora, programa da Rádio Clube de Conquista, fez mais um destaque dessa situação. De acordo com a manifestação de um ouvinte, alunos estão sem aulas pela falta de professores que são levados da Sede de Vitória da Conquista até as escolas da Zona Rural, no caso em questão ficou para Bate-Pé. Até a noite desta terça-feira (4) a Secretaria Municipal de Educação não havia se manifestado sobre o assunto que se repete desde o ano passado.