Rede Estadual de Ensino | aulas 100% presenciais são retomadas em escolas de toda a Bahia

Fotos: Elói Corrêa | GovBA

A partir desta segunda-feira (18), as atividades letivas na Rede Estadual de Ensino passaram a ser 100% presenciais em toda a Bahia. Isso significa que não há mais a oferta de atividades online em função do avanço da vacinação contra a Covid-19 e da redução da taxa de contaminaçãos. Ainda assim, os protocolos sanitários estão sendo exigidos nas Unidades Escolares, como o uso obrigatório de máscaras, medição de temperatura, higienização das mãos e distanciamento social. Esta é a terceira etapa do plano de retorno às aulas da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, antecedida pelo ensino totalmente remoto e pelo modelo híbrido.

“Aproveitamos esses outros modelos para experimentar o formato, aprendermos como conviver com a situação e prepararmos toda a infraestrutura da escola com álcool em gel, máscara, farda, ventiladores e capacitação dos servidores, a exemplo da equipe que prepara a alimentação escolar e da recepção. Toda a infraestrutura está pronta para acolher e receber. Se tivermos em alguma situação, algum estudante ou servidor que comprovadamente precise ficar em casa por algum efeito psicológico ou por algum grau de comorbidade, nós daremos a assistência devida a essas pessoas”, explica o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues. As atividades letivas na rede estadual seguem até 29 de dezembro.

Zé Raimundo | Paulo Freire em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

José Raimundo Fontes

Nascido em 19 de setembro de 1921 e falecido em 02 de maio de 1997, este ano comemoramos o centenário de nascimento do grande educador brasileiro Paulo Freire, referência internacional, definitiva, sobre os fundamentos do processo educacional, especialmente de jovens e adultos, universo no qual realizou sua experiência seminal de alfabetização, que serviu de base para a elaboração de uma concepção pedagógica mais geral e que se tornou um verdadeiro paradigma revolucionário da dinâmica ensino/aprendizagem. >>>>>.

Universidade Estadual de Santa Cruz | reitor saúda professores e lamenta o corte no orçamento da ciência

Foto: ASCOM | UESC

Reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz saúda as professoras e os professores, pelo dia dedicado a sua profissão e lamenta o corte no orçamento nacional destinado ao Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI). “Parabenizo a todos nós pelo nosso dia. Comemoramos a vida de cada um de nós, comemoramos o esforço coletivo e individual para desempenharmos as nossas tarefas, mesmo em momentos adversos, manifestamos nossa repulsa ao sabermos que os recursos destinados à pesquisa e a iniciação científica foram cortados do orçamento federal. Essa atitude inviabiliza os nossos projetos de pesquisa e impede o desenvolvimento da ciência e comprometendo o Brasil”. A declaração foi feita pelo reitor Alessandro Fernandes de Santana, ao encerrar a 60ª reunião extraordinária do Conselho Universitário na quinta-feira (14). O reitor, que também é o presidente do Consu, ao encerrar a primeira etapa da reunião, que vai prosseguir na próxima semana, se dirigiu aos docentes da UESC estendendo a mensagem à toda categoria. Ele acrescentou “que os ataques constantes à ciência atingem todos os setores da educação e obviamente, com prejuízos irreparáveis para sociedade brasileira.” Vários docentes da Uesc, participantes como conselheiros da reunião, manifestaram apoio à fala do reitor. O reitor Alessandro Fernandes, reafirmou seu compromisso com uma educação pública, gratuita de qualidade, cada vez mais inclusiva e socialmente referendada, bem como acredita piamente que os investimentos em educação e em ciência e tecnologia, são fundamentais para o desenvolvimento humano, da sociedade e do Brasil.

Rede Estadual de Educação | Governo da Bahia amplia vigência e concessão do Programa Bolsa Presença

Foto: Luiz Carrera | SEC
O Governo do Estado da Bahia ampliou a vigência e a concessão do Programa Bolsa Presença, com a implantação da segunda etapa, conforme portaria nº 1522/2021 publicada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) , nesta quinta-feira (30), no Diário Oficial. A portaria estabelece que a segunda edição do Programa Bolsa Presença terá a duração de três meses, com início em outubro e término em dezembro. O Bolsa Presença faz parte do Programa Estado Solidário e foi instituído pela Lei nº 14.310.  “Infelizmente, estamos vivendo uma grave crise econômica no Brasil. Muitas famílias estão passando dificuldades com o aumento da extrema pobreza no país. A prorrogação deste benefício vai contribuir para que os estudantes possam continuar indo à escola e mantendo a sua frequência escolar”, destacou o governador Rui Costa.

Parlamento Conquistense | por ações sociais de Fisioterapia e Odontologia, FAINOR é agraciada com Moção de Aplauso

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Faculdade Independente do Nordeste foi agraciada com mais uma Moção de Aplauso do Parlamento Conquistense. A entrega da honraria aconteceu no Plenário Vereadora Carmem Lúcia na manhã desta quarta-feira (29). A Câmara Municipal de Vitória da Conquista, através do vereador Antônio Ricardo Pereira dos Santos, o Ricardo Babão, do Partido Comunista do Brasil, concedeu a honraria à FAINOR pelos serviços prestados através do Colegiado de Fisioterapia “de forma totalmente gratuito para o tratamento de reabilitação de pacientes pós-Covid, que ficaram com sequelas motoras e respiratórias. Além de oferecer atendimento Odontológico para quem não tem condições de pagar por serviços de saúde bucal”. Os dirigentes da FAINOR, Iure Borges Andrade e Ítalo Silva Brito, comemoraram o reconhecimento. “É um momento muito especial de reconhecimento e certifica a qualidade dos nossos serviços”, comentou o diretor geral da FAINOR, Ítalo Brito, ao BLOG DO ANDERSON.

Destaque Nacional | Sheila Lemos participa de inauguração do Centro de Formação em Petrolina

Foto: Reprodução | Instagram

Anunciada pelo BLOG DO ANDERSON, a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do Democratas, está em Petrolina, no Interior do Estado do Pernambuco, onde participou da inauguração Centro de Formação Escola do Saber no início da noite desta quarta-feira (15). A viagem é uma retribuição ao prefeito Miguel de Souza Leão Coelho, recém filiado ao Democratas, que esteve na Joia do Sertão Baiano no final do mês de julho. Na quinta-feira (16), antes do seu retorno, Sheila terá um encontro com a primeira dama do Estado do Goiás, Gracinha Carvalho Caiado. Como mostra a foto, o chefe do Gabinete Civil, Lucas Moreira Martins Dias, acompanha a gestora.

Mostra do Dia da Pátria | Exposição de Artes resgata desfiles do 7 de Setembro em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Alameda Dom Celso José Pinto da Silva, em frente à Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Vitórias, recebe a Mostra do Dia da Pátria: Um Novo Olhar no Sete de Setembro, promovida pela Secretaria Municipal de Educação. A exposição foi aberta na manhã desta quarta-feira ( 15) e se estende até o dia 19. A Mostra do Dia da faz uma retrospectiva de desfiles cívicos por meio de peças e fotografias que marcaram os eventos.

“É uma mostra não apenas cultural, mas que demonstra a memória, a história do povo conquistense, inclusive retratando um pouco da história dos índios, da religiosidade, e também a memória da cultura, das tradições, do folclore de outras regiões da Bahia e do Brasil”, explicou o secretário municipal de Educação, Edgard Larry Andrade Soares.  O secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Eugênio Avelino Lopes Souza, o famoso Xangai, também prestigiou a abertura da exposição.

“Vem nos mostrar a importância da história do Brasil através do civismo. Eu achei muito positivo, porque é um retrato da nossa própria história. Eu chamo isso de ‘brasileirança’, a ‘brasileirança’ toda está aqui, a herança toda que o Brasil fornece e nos dá”, comentou. O resgate artístico também veio para matar a saudade de quem participou dos desfiles de 7 de Setembro, evento que foi suspenso no ano passado e este ano, por conta da pandemia.

Assim foi o sentimento da estudante Natália Costa, 9º ano da Escola Municipal Carlos Santana: “Uma exposição muito legal para a gente relembrar como foi sentir um gostinho mesmo, já que [neste ano] a gente não participou e não fez. Sentir um pouco do que é a representação, do que significa para a gente todo esse desfile”. A seguir algumas fotos registradas pelo BLOG DO ANDERSON.

Educação Pública | Vitória da Conquista é premiada por pesquisas da Covid-19 com caminhoneiros e home office

Foto: Reprodução | SEC

Estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Adélia Teixeira, em Vitória da Conquista, se destacaram com dois projetos de iniciação científica e conquistaram medalha de bronze e menção honrosa no II Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia (COBICET), promovido pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), conforme reportagem da Secretaria de Educação do Estado da Bahia nesta quarta-feira (8). Eles desenvolveram pesquisas sobre “As estratégias de combate à Covid-19 adotadas pelos caminhoneiros no primeiro ano da pandemia nas estradas brasileiras” e “A ergonomia do home office: sua influência sobre a saúde de professores do nível básico de Vitória da Conquista, no primeiro ano da pandemia da Covid-19”. O primeiro projeto sobre os caminhoneiros é de autoria de Carlos Daniel Oliveira, Caroline Sousa, Luciano Porto, Matheus Moitinho e Nelson Costa, que receberam medalha de bronze pelo terceiro lugar conquistado. O outro, sobre a ergonomia do home office, assinado pelos estudantes Guylherme Paiva, Bruna Santana e Felipe Yago, ganhou menção honrosa. Guylherme fala sobre a experiência. “ Agradeço imensamente às pessoas que estiveram ao meu lado, em especial à minha orientadora Aline de Souza. O aprendizado, que foi o ponto mais importante dessa jornada, foi aprimorado. Eu me sinto honrado e grato”. A professora Aline de Souza falou sobre a Educação Científica na rede estadual. “A premiação destes alunos demonstra a capacidade técnica e científica existente dentro das escolas públicas”. A professora articuladora do curso de Segurança do Trabalho do CEEP, Ana Paula de Oliveira, reforça a importância de eventos desta natureza. “Estudantes de nível médio da rede estadual da Educação Profissional na Bahia vem ganhando destaque e reconhecimento de seus trabalhos acadêmicos em congressos Brasil afora, nas áreas técnica e científica”, comemora.

Literatura Brasileira | Genna Sousa lança a obra “𝗠𝗲𝗹𝗶𝗽𝗼𝗻𝗶𝗰𝘂𝗹𝘁𝘂𝗿𝗮 𝗕𝗮́𝘀𝗶𝗰𝗮 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗜𝗻𝗶𝗰𝗶𝗮𝗻𝘁𝗲𝘀” no Rio Grande do Sul

Fotos: Divulgação

A pesquisadora Generosa Sousa Ribeiro, a Genna Sousa, tem rompido as fronteiras para apresentar a Criação Racional de Abelhas sem Ferrão. Neste domingo (5) a doutora que coordenada o Setor de Meliponicultura da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em Vitória da Conquista, foi à Esteio, no Rio Grande do Sul, onde lançou a obra Meliponicultura Básica para Iniciantes. A solenidade contou com a presença do chefe de Gabinete Casa Civil do Governo do Rio Grande do Sul, Jonatan Bronstrup.

O Livro de Meliponicultura Básica para Iniciantes, da Série Meliponicultura sem segredos, detalha sobre abelhas nativas sem ferrão desde o histórico primitivo da Meliponicultura ao desenvolvimento de técnicas de multiplicação de abelhas nativas, escolha das espécies de abelhas sem ferrão e legislação em vigor.

Guia de Oportunidades do BMD | muitas vagas para trabalho nesta semana em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Guia de Oportunidades traz novas vagas de empregos e estágios em Vitória da Conquista. Na reportagem do Bahia Meio Dia que o BLOG DO ANDERSON destaca nesta sexta-feira (27) tem diversos espaços de vários setores para os que querem ingressar no mercado de trabalho. Confira tudo com exclusividade aqui no BLOG DO ANDERSON.

Reconhecimento Público | educadores aprovam proposta da Secretaria da Educação em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A gestão da Secretaria Municipal da Educação, sob as diretrizes de Edgard Larry Andrade Soares, ganhou reconhecimento de professores da Escola Municipal Professora Marlene Flores. Na manhã da segunda-feira (23) o BLOG DO ANDERSON esteve na Unidade Escolar que celebrava o retorno das aulas presenciais e na ocasião registrou o diálogo entre docentes, prefeita e o secretário.

“Uma gestão que é coesa, que tem uma linha única de pensamento, de trabalho, ela consegue transmitir isso para os professores, para os seus alunos e também para família. Então a gente vê que é uma gestão muito bem ajustada, um trabalho muito bem feito”, declarou a superintendente da SMED, Cátia Consiglio.  Para o diretor Miqueias Lima Meira, “a gente percebe essa parceria, novo ideal da Secretaria de Educação, da Administração Municipal”.

A proposta de Sheila Lemos é que a Educação seja feita em conjunto. “Pensar a Educação em conjunto. Que as vezes quem está lá no Gabinete pensa uma coisa que não é a realidade de vocês que estão aqui com os alunos, com a família, com a sociedade”, frisou a prefeita propondo a continuidade desse intercâmbio junto a Secretaria Municipal da Educação.

Destaque em Vitória da Conquista | UNIASSELVI tem mais de 100 opções de Graduação, Pós-Graduação e Cursos Técnicos

Foto: BLOG DO ANDERSON

Com mais de 300 mil alunos em cursos de Graduação, Pós-graduação e Técnicos presenciais e a distância, a UNIASSELVI [Sociedade Educacional Leonardo da Vinci] é a maior instituição privada de ensino superior de Santa Catarina e uma das maiores do Brasil. No momento, a UNIASSELVI está presente em todas as regiões, com mais de 700 polos de ensino a distância e 10 unidades próprias de ensino presencial. Em Vitória da Conquista a UNIASSELVI está na Praça Estevam Santos e Avenida Frei Benjamin. Na manhã desta terça-feira (24) o BLOG DO ANDERSON conversou com Gabriel Nogueira que falou um pouco dessa instituição na Joia do Sertão Baiano.

Rede Municipal de Ensino | Vitória da Conquista terá sistema educacional do Colégio da Polícia Militar

Foto: SECOM | PMVC

A Prefeitura de Vitória da Conquista e a Polícia Militar da Bahia firmaram convênio para a implantação do sistema de ensino do Colégio da Polícia Militar na Rede Municipal de Ensino. A primeira escola onde o sistema será implantado é a Professora Edivanda Maria Teixeira, localizada no Jardim Valéria. O convênio foi assinado, na manhã desta segunda-feira (23), pela prefeita Ana Sheila Lemos Andrade e pelo comandante geral da PM, coronel Paulo José Reis de Azevedo Coutinho. A prefeita de Vitória da Conquista destacou o ganho para a educação conquistense com o convênio. “Os valores trabalhados no Colégio da Polícia Militar vão além da esfera pedagógica, formando não só profissionais gabaritados, mas, também, seres humanos de responsabilidade e compromisso com a nossa sociedade. Estamos muito felizes com a assinatura deste convênio e a incorporação desse sistema à nossa rede de ensino e, se depender de nós, ele será ampliado para alcançar mais escolas”, afirmou Sheila Lemos. >>>>>

Guia de Oportunidades do BMD | muitas vagas para trabalho nesta semana em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Guia de Oportunidades traz novas vagas de empregos e estágios em Vitória da Conquista. Na reportagem do Bahia Meio Dia que o BLOG DO ANDERSON destaca nesta segunda-feira (23) tem diversos espaços de vários setores para os que querem ingressar no mercado de trabalho. Confira tudo com exclusividade aqui no BLOG DO ANDERSON.

Processo Seletivo | Sheila vai contratar Psicólogos, Assistentes Sociais e Pedagogos em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do Democratars, autorizou abertura de Processo Seletivo Simplificado para contratação de Psicólogos, Assistentes Sociais e Pedagogos. Os candidatos aprovados e contratados em caráter temporário vão atuar nas 160 escolas da Rede Municipal de Educação durante o retorno das aulas presenciais e semipresenciais. O termo de autorização para contratação em caráter excepcional, publicado no Diário Oficial desta terça-feira (10), considera o aumento da demanda por profissionais dessas áreas, que vão apoiar o desenvolvimento das ações do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar e orientar profissionais sobre possíveis sinais para identificação de traumas e abusos entre os alunos. Além disso, vão conduzir testes e ferramentas psicológicas, conforme planejamento de cada escola. A previsão é que os Psicólogos, Pedagogos e Assistentes Sociais comecem a atuar já neste mês, por meio de atendimentos remotos e presenciais. Os contratos serão válidos até 31 de dezembro.

Mãos que Reciclam | Defensoria Pública apresenta trabalho de catadores em Vitória da Conquista

Foto: SECOM | PMVC

A defensora pública estadual Kaliany Gonzaga Ribeiro, idealizadora do projeto “Mãos que Reciclam”, que atua há mais de cinco anos em Vitória da Conquista, foi recebida pela prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, na segunda-feira (2), quando propôs medidas conjuntas para melhorar a organização e as condições de trabalho dos catadores de lixo da cidade. A defensora também apresentou um perfil socioeconômico daqueles profissionais, traçado após um levantamento realizado pela Defensoria Pública do Estado (DPE) durante a pandemia. Para a prefeita, a atuação da DPE tem sido fundamental na valorização do pessoal que atua na coleta e material reciclável e na organização desse serviço importante para a cidade. “Muito interessante essa apresentação. Com certeza devemos pensar em estratégias de coleta de seletiva e cooperativas de reciclagem, que tragam não apenas preservação ambiental, mas também incremento da renda desses importantes trabalhadores”, comentou Sheila. Kaliany Gonzaga ressaltou que Vitória da Conquista ainda não tem uma coleta de material seletivo organizada e que os catadores é que garantem a indústria de reciclagem. “O que a gente percebeu é que já existe coleta seletiva, não organizada e informal em Vitória da Conquista e, graças a esses catadores, as indústrias de material reciclável de Vitória da Conquista se mantêm em plena atividade. Então, a gente vem compartilhar com a prefeita as maiores dificuldades dos catadores, para que a Prefeitura possa contribuir para a organização desses profissionais”, explicou a defensora.

Boletim do Coronavírus | ao constatar infectados, dois colégios suspendem aulas em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Dois Colégios Privados de Vitória da Conquista divulgaram notas com informações ainda preocupantes sobre a Pandemia do Coronavírus. Pelo menos duas turmas tiveram que ter suas aulas presenciais suspensas após detectar infecções. Uma é do Colégio Oficina e a outra do Colégio Nossa Senhora de Fátima, conforme consulta realizada pelo BLOG DO ANDERSON na manhã desta quarta-feira (28). Ambas instituições tem um rigoroso processo de enfrentamento e a prova disso vem dessas duas medidas.

Seleção Pública | Prefeitura de Vitória da Conquista abre vagas para Educação com salários de até R$ 2.177,16

Foto: BLOG DO ANDERSON

Estão abertas até o dia 3 de agosto as inscrições para o Edital de Processo Seletivo Simplificado Nº 003/2021 direcionado para vagas na Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista. Os salários variam de R$ 1.443,12 a R$ 2.177,16. Nesta terça-feira (27) o BLOG DO ANDERSON divulga o Edital com todos os detalhes.

Rede Estadual de Ensino | treze escolas permanecerão com as portas fechadas em Vitória da Conquista e Barra do Choça

Foto: BLOG DO ANDERSON

O retorno das aulas da Rede Estadual de Ensino da Bahia está agendado para essa segunda-feira (26), porém muitas escolas estarão de portas fechadas “As escolas de Vitória da Conquista e Região estão mobilizadas no intuito de acatar a deliberação da APLB Sindicato que é não retornar as atividades presenciais nas escolas até que haja a imunização completa dos trabalhadores em educação. A orientação é a manutenção das atividades remotas. O governo estadual resolveu chamar uma reunião na última sexta-feira com a diretoria da APLB Sindicato para debater a temática e agendou uma nova rodada de negociação na próxima quarta-feira, dia 28 de julho. Esperamos que o governo entenda a necessidade de preservar a vida de professores, funcionários, alunos e pais dos mesmos, e prorrogue o retorno das atividades presenciais até o avanço da imunização completa dos trabalhadores em educação, já que muitos desses não receberam nem a primeira dose ainda”, informou o professor Cézar Henrique Souza Nolasco ao BLOG DO ANDERSON na tarde deste domingo (25). “Treze escolas que não abrirão: CIENB, IEED, CEAM, Modelo, CEAT, Polivalente, Sá Nunes, Adelmário Pinheiro, CETEP, Camillo de Jesus Lima, Padre Palmeira, Rafael Spínola Neto além do Colégio Estadual Dária Viana de Queiroz, em Barra do Choça”, completou o dirigetne da APLB Sindicato.

Povoado Cachoeira das Araras | comunidade vai protestar por reforma de Escola Municipal em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A comunidade do Povoado Cachoeira das Araras, localizada no Distrito de Bate-Pé, Zona Rural de Vitória da Conquista, tem reclamado das condições da Escola Municipal Venceslau Ribeiro do Prado. Como mostram as fotos, a situação é caótica. Indignados, um grupo anunciou um protesto na Secretaria Municipal da Educação na manhã da segunda-feira (19).

A unidade passa por reforma com muita morosidade. Em áudios surgiram alguns comentários para abordar o ato dizendo até que a modernização da unidade seria suspensa, fato que não confirmado por coordenadores da SMED que foram consultados pelo BLOG DO ANDERSON na tarde deste domingo (18). A Guarda Civil Municipal deverá acompanhar o movimento, caso aconteça, de forma pacífica.