Destaque Nacional: Centro de Educação Infantil Primeiros Passos recebe o selo da UNESCO

Fotos: Divulgação

Um encontro realizado em Ouro Preto, Cidade Histórica de Minas Gerais, oficializou o Centro de Educação Infantil Primeiros Passos como associada da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Uma instituição associada da UNESCO se caracteriza como um laboratório de ideias, que promove novas abordagens de ensino e aprendizagem baseadas nos valores e prioridades da UNESCO.

Apresenta-se, também, como um polo de formação e aprendizagem colaborativa, permitindo aos diretores das escolas, professores, estudantes e a comunidade escolar integrar os valores da UNESCO e se tornar modelos em sua comunidade. A professora Maria da Conceição Meira Barros, uma das mais influentes educadoras do Centro Sul Baiano, comemorou essa honraria que para ela vem coroar o legado educacional em Vitória da Conquista.

“Aproveito para agradecer a Equipe Técnico Pedagógica pelo trabalho de excelência que vem prestando ao longo de 15 anos no Centro de Educação Infantil Primeiros Passos. Assim a Escola comemora os 5.475 dias de muito trabalho, cognição e emoção!”, destacou a educadora. Concebida como polo difusor de inovação e qualidade na Educação, a Rede PEA UNESCO deve contribuir ativamente para a conquista dos objetivos definidos pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e pela Agenda da Educação 2030.

Cientista da UFBA: estudante que criou tecnologia para filtrar água por meio da luz solar ganha prêmio da ONU

Fotos: Divulgação | UFBA

A estudante baiana que criou uma tecnologia para filtrar água por meio da luz solar ganhou um prêmio internacional da Organização das Nações Unidas (ONU), graças ao projeto. A informação foi divulgada no site da instituição na terça-feira (17). O Prêmio Jovens Campeões da Terra é voltado para jovens empreendedores com ideias inovadoras para o futuro do planeta. Anna Luísa Beserra tem 21 anos e ficou entre 35 finalistas globais e concorreu na categoria América Latina e Caribe com outros 4 jovens. É a primeira vez que uma brasileira recebe o prêmio.

A premiação será realizada durante uma cerimônia na 74ª Sessão da Assembleia Geral da ONU, no dia 26 de setembro, em Nova York. Em abril, o projeto ganhou um outro prêmio que reuniu 400 startups de tecnologia nos Estados Unidos. O prêmio foi R$ 25 mil. O nome do projeto é “Aqualuz”. Anna Luísa, que é formada em Biotecnologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), teve a ideia quando tinha 15 anos e ainda estava no ensino médio. Ela contou com apoio de outros três estudantes para desenvolver a startup. Confira a reportagem do G1 Bahia.

Deu no DO: Regina Meira assume a Secretaria de Educação por três dias em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Município de Vitória da Conquista tem novo comando na Secretaria da Educação pelo menos por três dias. Com a ausência de Esmeraldido Correia Santos até a quarta-feira (18), Regina Pereira Meira é a substituta. Essa é a primeira vez que Regina assume um cargo no primeiro escalão da equipe do prefeito Herzem Gusmão Pereira. De acordo com a Portaria Nº 17/2019, publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (16), Regina Meira, que é dirigente do Movimento Democrático Brasileiro, legenda pela qual disputou uma vaga no Legislativo Conquistense nas Eleições 2012, vai “responder pela responder pela direção das atividades desenvolvidas no âmbito da Secretaria Municipal de Educação”.

Rede Municipal de Ensino: E2 entrega Creches e Escola ao Município de Vitória da Conquista

Fotos: Divulgação | E2

Na tarde da sexta-feira (30), a E2 Engenharia e Empreendimentos, através do diretor executivo, Luiz Edmundo Souza Gomes, entregou ao Município de Vitória da Conquista duas Creches e uma Escola. A docuementção foi recebida pelo secretário de Educação Esmeraldino Correia Santos. No Nova Cidade, loteamento do bairro Primavera, foi entregue uma Creche ProInfância [Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil], Tipo 2, ….

…padrão FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação], com capacidade de atender a 280 crianças. Já no Vila Elisa, loteamento que fica no bairro Espirito Santo, foram entregues também uma Creche ProInfância Tipo 2, padrão FNDE para atender a 280 crianças, e uma escola com 6 salas de aula, cozinha, pátio, módulo administrativo, para atender a 360 alunos. O investimento para construção dos 3 equipamentos estão na ordem de R$ 5,1 mihões via Caixa Econômica Federal.

Saúde Pública: doutor aguarda estabilidade e recuperação do SUS com novo secretário em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Conforme o BLOG DO ANDERSON antecipou, o governador Rui Costa cedeu o servidor Alexandro Nascimento Santos ao Município de Vitória da Conquista para possivelmente comandar a Secretaria Municipal de Saúde. Oriundo da Saúde Pública, a chegada de Alex Costa, como é conhecido, é vista com bons olhos, mas o doutor em Saúde Pública Luís Rogério Cosme Silva Santos a expectativa é que “haja estabilidade para que se construa de fato uma política de saúde no município condizente com as necessidades sociais da saúde da população de Vitória da Conquista”. “A política de saúde precisa de planejamento, ela tem metas a serem estabelecidas e a serem atingidas também. Então, eu penso que a indicação ela tem que ser uma indicação que garanta a estabilidade da política pública municipal de Saúde”, comentou Luís Rogério lembrando que esse será o quinto titular da Secretaria Municipal de Saúde durante os trinta meses da gestão do prefeito Herzem Gusmão Pereira. Sobre o provável secretário, Cosme diz que “é um funcionário de carreira, um servidor de carreira do Estado que tem uma experiência. Eu espero que consiga, agora a grande dificuldade acho que não está nos secretários em si”. “Ceres era portadora de um currículo muito bom na saúde, a questão é o modelo da gestão, que é um modelo conservador, vertical, autoritário, que tem dificuldade de dialogar com o controle social”, continuou se referindo a ex-titular da SMS, Ceres Neide Almeida Costa. Na entrevista ao BLOG DO ANDERSON gravada na noite deste sábado (31) no Centro de Convenções Divaldo Franco, onde acontece a 66ª Semana Espírita de Vitória da Conquista, o professor doutor fala sobre as principais queixas que tem chegado ao Conselho Municipal de Saúde, que são o “sucateamento do SUS, falta de medicamentos na rede, a dificuldade para atendimento para diagnósticos para portadores de câncer”.

Nota de Pesar: Cláudio da Silveira Dias, aos 93 anos

Foto: BLOG DO ANDERSON

O poeta, membro da Academia Conquistense de Letras (ACL), Cláudio Silveira Dias, partiu na tarde deste sábado (31). Aos 93 anos, Cláudio Silveira Dias foi vítima de complicações de saúde. Homem das artes, Cláudio sempre estampava a sua pureza através do seu sorriso a cara reencontro com o BLOG DO ANDERSON. O presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Luciano Gomes Lisboa, destacou a passagem de Cláudio Silveira. “Ele deixa um legado para a literatura. Os sinceros sentimentos aos membros da Academia Conquistense de Letras, aos amigos e familiares em nome de toda a Câmara Municipal de Vitória da Conquista”, afirmou e edil.

A presidenta da ACL, Evarlinda Jardim, também se manifestou: “A Academia Conquistense de Letras lamenta profundamente a partida do nosso querido Poeta e Confrade Cláudio Silveira. Com certeza, os acordes de sua voz soará aos nossos olhos ouvidos por tempo indeterminado. Os nossos sentimentos e o nosso carinho eterno para o nosso grande poeta cordelista e para toda sua família”. O velório acontece no Salão Nobre da Loja Maçônica Cavaleiros do Oriente com sepultamento previsto para a manhã do domingo (1), no Cemitério Memorial das Acácias. O imortal e maçom era viúvo e teve sete filhos.

Educação Superior: Ivana participa do lançamento da Pedra Fundamental do NASPP da FIP Guananbi

Foto: Divulgação

A deputada Ivana Bastos, participou, nesta segunda-feira (25), da solenidade de lançamento da Pedra Fundamental do Núcleo de Atenção à Saúde e Práticas Profissionalizantes (NASPP) das Faculdades Integradas Padrão (FIPGuanambi), que foi realizada no prédio da unidade de ensino. O ato é mais um importante passo no projeto da instituição de ensino para investir no fortalecimento da educação e a saúde pública do no Centro Sul Baiano.

Academia do Papo: Mais Woodstock, menos Vietnã

Foto: BLOG DO ANDERSON

Paulo Fernando de Oliveira Pires | paulopires@uesb.edu.br

As Centúrias que compõem a Velha Ordem Mundial ainda hoje não conseguem digerir o momento de ruptura representando pelo Festival de Woodstock. Reclamam que foi a partir do famoso Festival que a juventude entrou num processo irreversível de uso de drogas, prática de sexo sem limite e audição desesperada de uma música pobre em música cuja principal característica era assassinar harmonia e melodia. Não é bem assim. >>>>

Glauber em Movimento: Aeroporto Glauber Rocha recebe exposição sobre o Cineasta Conquistense

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Aeroporto Glauber Rocha recebe a exposição ‘Glauber em Movimento’ até 20 de outubro, proporcionando aos visitantes parte da vida e obra do cineasta conquistense Glauber de Andrade Rocha. Composta por 16 totens, a exposição remonta a linha do tempo do cineasta, com informações e conteúdo fotográfico, arquivístico e audiovisual, destacando não somente a trajetória profissional de Glauber Rocha, mas também sua dimensão humana e pessoal. A data escolhida para a abertura marca os 38 anos de falecimento do cineasta, que permanece inspirando gerações de artistas e cineastas e sendo uma referência para o mundo inteiro. A exposição é uma pequena mostra do Acervo Glauber Rocha.

Em breve, o Governo do Estado da Bahia trará o Tempo Glauber Digital para o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), em Salvador, além de disponibilizá-lo online, com 50 mil itens digitalizados. A curadoria é de Paloma Rocha, filha do cineasta. O nome de Glauber Rocha batizou o Aeroporto de Vitória da Conquista, inaugurado no mês de julho, e que recebe agora esta importante exposição. “Glauber reunia características que orgulham os baianos. Foi ousado, inovador, sempre questionador e um grande amante da liberdade. É reconhecido no mundo todo como um gênio do cinema, e sua memória serve de inspiração para aqueles que defendem a democracia.

Todas as homenagens a ele são justas”, afirma o governador Rui Costa. Paloma Rocha destaca a importância da exposição no município de Vitória da Conquista. “Esta ação é a oportunidade de chamar atenção para um grande projeto que será implementado na Bahia. Ela presta homenagem a um filho ilustre da cidade e apresenta um pouco da sua história. É algo dele ali que vai sensibilizar e emocionar quem estiver vendo”, diz Paloma, que é a terceira de quatro gerações que tem se dedicado à sistematização do trabalho de Glauber. Ao longo dos anos, esse trabalho envolveu a avó dela, Lúcia Rocha; o próprio Glauber; Paloma e sua filha Sara Rocha.

Após o período no aeroporto, a exposição será transferida para o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), também em Vitória da Conquista. Nascido em 1939, na antiga Rua da Várzea, em Vitória da Conquista, Glauber Pedro de Andrade Rocha se mudou para Salvador com a família em 1948. Fez teatro e poesia, além de participar de um programa de rádio sobre cinema.

Estudou direito e jornalismo, casou-se quatro vezes. Ele é lembrado como um dos maiores cineastas brasileiros na história. Conquistou o mundo através de sua sensibilidade criativa. Revolucionário e vanguardista, Glauber fundou o Cinema Novo, movimento que imprimiu uma nova estética à produção cinematografia brasileira. Em sua obra, Glauber Rocha teve como sina poética retratar o seu povo.

Festival de Gastronomia: Agosto de Buteco chega a quarta edição com muitas novidades em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Acontece a quarta edição do Agosto de Buteco em Vitória da Conquista. O Festival de Gastronomia busca fazer os consumires conheceram novos sabores e também com os estabelecimentos se reinventarem. Idealizado por Léo Tavares e Marco Túlio, o Agosto de Buteco chega a sua quarta edição com 28 opções.

De acordo com Léo, “a ideia do Agosto de Buteco é formada com três pilares básicos”. A primeira é fazer o conquistense sair da mesmice, mostrar que Conquista é muito maio do que Frei Benjamin, muito maior que a Olívia Flores ou Alziro Prates. A outra é identidade gastronômica de cara ambiente. “Para participar do Agosto tem que criar um prato e esse prato tem que ser uma novidade no cardápio”, destacou.

O terceiro e a criação do padrão de atendimento especial através de treinamentos para que se perpetue no ambiente. Na semana passada o BLOG DO ANDERSON acompanhou a passagem dos organizadores pelo Blue Jeans, onde Jeanna Lopes se apresentava, quando aconteceram registros fotográficos que são compartilhados nesta quarta-feira (21) juntamente com a reportagem da Rádio Clube de Conquista sobre o Agosto de Buteco.

Confusão na Educação: professora brigou com colega dentro da Escola Municipal Rui Barbosa em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A tensão continua no Município de Vitória da Conquista. Nesta segunda-feira (19) o BLOG DO ANDERSON destaca uma confusão registrada dentro da Escola Municipal Rui Barbosa, localizada no distrito de Cercadinho. De acordo com o Diário Oficial do Município, a briga aconteceu “em 19 de dezembro de 2017 pela servidora pública municipal […]as dependências da Escola Municipal Rui Barbosa, consoante informações contidas na Comunicação Interna n.º 088/2018, expedida pela Secretária Municipal de Educação, Srª. Selma Maria de Oliveira Silva”. As investigações devem ser concluídas até o final deste mês.

Feira Literária de Mucugê: na Fligê, Nelson Leal destaca papel da literatura na construção da democracia

Fotos: ASCOM | ALBA
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA),  Nelson Leal, comentou que a literatura exerce um papel eficiente na construção das democracias pelo mundo. Para o parlamentar, o escritor literário, nos mais diversos idiomas, é um dos protagonistas para o fortalecimento do estado democrático de direito nas nações.
Chefe do Legislativo estadual exaltou a força libertária do escritor e da escritora na manhã deste sábado (17), na Chapada Diamantina, ao prestigiar a Feira Literária de Mucugê.   Em sua 4ª edição, a Fligê homenageia o escritor Castro Alves (1847 – 1871), o poeta abolicionista. Acompanhado do deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA), dos estaduais Rosemberg Pinto (PT), José Raimundo Fontes (PT) e da secretária da Cultura do Estado da Bahia, Arany Santana, Leal conferiu todas as atrações simultâneas da feira.
 “Nesse instante delicado da vida brasileira, em que o diálogo é condição essencial para que o país reescreva os capítulos da sua democracia e do estado de direito, o ambiente de uma feira literária como a Fligê é fundamental. O Governo do Estado e a sua Secretaria da Cultura estão de parabéns pela realização”, disse, Nelson Leal, que se disse encantado com a Fligê. >>>>>

O Rei do FutSal: antes de seguir para Barra do Choça, Falcão é recebido por fãs em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O ápice da festa foi transferido para Barra do Choça, no entanto muita tente teve acesso ao Rei do FutSal em Vitória da Conquista.

Alessandro Rosa Vieira, mais conhecido como Falcão é um ex-jogador de Futebol de Salão, desembarcou no Aeroporto Glauber Rocha na noite da sexta-feira (16) e no sábado (17), antes de sua apresentação no Ginásio de Esportes Municipal de Barra do Choça, foi recepcionado por fãs no Salão de Eventos da AABB [Associação Atlética do Banco do Brasil].

Depois desse encontro, Falcão seguiu para um almoço com convidados no Pisa na Fulô, entre eles o prefeito barrachocence Adiodato José de Araújo.

O evento seria no Centro Esportivo de Vitória da Conquista, espaço conhecido como Ginásio de Esporte Raul Ferraz, porém um evento do prefeito Herzem Gusmão Pereira acabou motivando a transferência. O BLOG DO ANDERSON fez algumas fotos desses dois momentos na Capital do Sudoeste Baiano organizado por Roberto Esportes, assessoria esportiva presidida por Roberto Santos Ferreira.

Feira de Literatura de Mucugê: Fligê sedia 1º Encontro de Curadores e Organizadores de Festas Literárias da Bahia

Fotos: Claudionor Júnior | GovBA

A Feira de Literatura de Mucugê (FLIGÊ), na Chapada Diamante, promoveu nesta sexta-feira (16), na Câmara Municipal, o 1º Encontro de Curadores e Organizadores de Festas Literárias da Bahia. O encontro buscou debater o fortalecimento dos eventos culturais, assim como a criação de novas propostas, discutindo conceitos, calendário e alternativas de financiamento. O encontro contou com a participação dos secretários estaduais Jerônimo Rodrigues, da Educação, e Arany Santana, da Cultura; da curadora da FLIGÊ, Ester Figueiredo; do deputado federal Waldenor Pereira; e de representantes culturais de feiras literárias de municípios como Canudos, Castro Alves, Palmeiras, Jequié, Feira de Santana, Caetité e Barra da Estiva, além de secretários municipais, educadores, artistas e editoras.

O secretário Jerônimo Rodrigues destacou a importância do encontro para o crescimento das Feiras Literárias no Estado. “Queremos iniciar um momento de discussão para termos algumas definições sobre o conceito das feiras. Não é padronizarmos o evento, mas garantir alguns pilares que ajudem na concepção de novas feiras. Também pretendemos criar um calendário mínimo para evitar um choque de datas para termos um calendário com um roteiro. Nossa proposta ainda é sistematizar as experiências para que tenhamos as boas práticas registradas para que sirvam como referência, além de compartilhamento de um plano de comunicação e a busca de alternativas no financiamento das feiras”, contou. >>>>>>

Feira Literária de Mucugê: estudantes movimentam a Fligê

Fotos: Paula Fróes | GovBA
Nos diferentes espaços da Feira Literária de Mucugê (Fligê), a movimentação do público, principalmente estudantil, foi intensa nesta sexta-feira (16), segundo dia do evento. Entre os destaques, a mesa de conversa sobre afrofuturismo, a exposição de xilogravuras de Hansen Bahia e oficinas para crianças e adolescentes promovidas para a Secretaria da Educação do Estado da Bahia.
A forte presença de estudantes da região foi uma marca na edição passada da Fligê e se repete neste ano, como destacou o secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues. “Durante esses dias, escolas da rede, tanto de Mucugê quanto da região, se deslocam para o evento, a fim de garantir uma experiência inovadora na vida de aprendizagem de cada um dos estudantes”. 
Nesta sexta, já ocorreram workshops e oficinas, a exemplo da ‘Toim, cadê você – o que o corpo diz de nós?‘, conduzida pela superintendente de Políticas para Educação Básica, Manuelita Falcão, e de quadrinhos, com ensinamentos da equipe do Centro Juvenil de Ciência e Cultura.
Também fazem parte da programação desta sexta (16) o Papo de Cinema, com apresentação de vídeo estudantil sobre o escritor e poeta Castro Alves, e o Sarau Literomusical, com apresentação de músicas e poesias dos projetos Festival Anual da Canção Estudantil (Face) e Tempos de Artes Literárias (TAL). >>>>>

Mobilização Nacional: manifestantes vão às ruas de Vitória da Conquista contra cortes na Educação

Fotos: BLOG DO ANDERSON

As manifestações motivadas pelo corte de verbas anunciado pelo Ministério da Educação, nesta terça-feira (13), acontece em quase duzentas cidades do Brasil.

Em Vitória da Conquista o ato teve início no Centro Glauber Rocha, que fica na Zona Oeste, de onde o grupo saiu em caminhada até o Terminal Urbano.

Através de faixas, cartazes e carro de som, os manifestantes protestaram contra o prefeito Herzem Gusmão Pereira, o governador Rui Costa Santos e o presidente da República Brasileira Jair Messias Bolsonaro. O ato contou com o apoio do Sistema Municipal de Trânsito.

Rio do Antônio: Ivana intermedeia parceria com a FIP

Foto: Divulgação

A deputada estadual Ivana Bastos se reuniu, no último dia 29 de julho, com o prefeito de Rio do Antônio, José Souza Alves, o Deca, e o diretor das Faculdades Integradas Padrão (FIP Guanambi), Rafael Gontijo. No encontro, realizado no escritório da parlamentar em Guanambi, foi assinado uma manifestação de interesse entre a faculdade e o município com o objetivo de estabelecer parceria para a realização de estágios acadêmicos e implantação de programas de residência médica dos estudantes e graduados da FIP em Rio do Antônio. Com a assinatura do termo será desenvolvido um processo para que a parceria se concretize o mais breve possível. “Essa iniciativa é muito importante, pois visa capacitar uma mão de obra diferenciada com vivência nas comunidades locais, podendo assim desenvolver ações estratégicas para a saúde das famílias. É uma parceria onde todos saem ganhando, mas o mais beneficiado é a população”, afirmou Ivana.

Educação Pública: estudantes apresentam projetos de Arte e Cultura em Vitória da Conquista

Fotos: Divulgação | SEC

Com o objetivo de potencializar a aprendizagem dos estudantes, de forma lúdica e dinâmica, algumas escolas da rede estadual de ensino da capital e do interior do Estado estão promovendo gincanas culturais. Para a realização da atividade interdisciplinar, os alunos se preparam através de pesquisas e estudos dos temas abordados e que são cobrados em diferentes tarefas, tanto dos conteúdos das disciplinas, como dos projetos de arte e cultura, como o Artes Visuais Estudantis (AVE) e o Dança Estudantil (DANCE).

Com o tema “África – Brasil – Bahia: navegando por esses mares”, a gincana do Colégio Estadual Fernando Spínola, localizado em Vitória da Conquistaque acontece até sexta-feira (9), está explorando nas tarefas a cultura africana e a folclórica brasileira. Cada equipe está identificada por uma cor da bandeira da África (preta, amarela, verde, branca, vermelha e azul). Os projetos de arte e cultura apresentados nas tarefas são: Artes Visuais Estudantis (AVE), Produção de Vídeos Estudantis (PROVE), Dança Estudantil (DANCE), Festival da Canção Estudantil (FACE) e Tempos de Artes Literárias (TAL).

Congresso Nacional: deputados e reitores querem debate sobre o Futura-se na Comissão de Educação

Fotos: Divulgação

O deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA) participou na quinta-feira (7) de reunião para assegurar que o Future-se, proposta do Ministério da Educação a ser encaminhada ao Legislativo na forma de Projeto de Lei, seja debatido e analisado na Comissão de Educação. Além de membro deste colegiado, Waldenor Pereira esteve na condição de presidente do Núcleo de Educação, Cultura e Desportos do Partido dos Trabalhadores no Congresso Nacional. O encontro teve a participação do presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, João Carlos Salles, reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e outros parlamentares e representantes do segmento da educação superior.

O encontro com o presidente da Comissão de Educação, deputado Pedro Cunha Lima (PSDB-PB) visou garantir a análise do Future-se neste colegiado, para evitar a recorrente manobra do governo de criar comissões especiais sobre projetos de lei, a fim de facilitar a sua aprovação. Este PL intitulado Future-se já enfrenta resistência e críticas nos meios acadêmicos e no legislativo, inclusive de Waldenor Pereira, ex-reitor e duas vezes presidente do Fórum de Reitores das Universidades Estaduais da Bahia, antes de se eleger deputado. Confira o Informativo de Mandato.

LUTO: Professor Sinval Medeiros Júnior, aos 47 anos

Foto: Divulgaçao

É com profundo pesar que o BLOG DO ANDERSON noticia o falecimento prematuro de Sinval Araújo de Medeiros Júnior. Aos 47 anos, Sinval Medeiros Junior era professor lotado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus de Vitória da Conquista. Nascido em Planalto, no Sudoeste Baiano, vítima de AVC [Acidente Vascular Cerebral], Sinval Junior estava na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Samur desde o final de junho. De acordo com informações passadas por navegantes ao BLOG DO ANDERSON, o corpo começará a ser velado ainda nesta noite de terça-feira (6), na Capelina do São Vicente. O sepultamento acontece na quarta-feira (7) em local ainda a ser definido. Aos amigos e familiares os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.