Mensagem: homenagem Herzem aos Professores

Foto: BLOG DO ANDERSON

O prefeito Herzem Gusmão Pereira lançou uma mensagem em homenagem aos professores. O Dia do Professor foi na segunda-feira (15), feriado na Rede Municipal de Ensino. Leia a nota publicada no site da Prefeitura Municipal de Vitóira da Conquista: “Nesta data em que celebramos o Dia do Professor, quero ressaltar a minha admiração pelos mestres. Ninguém faz educação sem o educador. Eu reconheço a importância desses profissionais e sei da luta deles, pois tenho em casa uma professora aposentada, minha esposa, eu tenho em casa um professor de Medicina, meu filho, e eu fui professor. Uma vez eu perguntei ao professor decano, Everardo Públio de Castro, quando foi que o professor ganhou bem. Ele disse: nunca. Eu espero que a gente mude essa realidade salarial em todo território nacional e desejo a cada dia melhorar o relacionamento com os professores para que possamos melhorar a Educação do município. Que Deus abençoe todos os professores, figuras tão importante no desenvolvimento de cada cidadão!”

Despedidas a Herbert Barbosa Novaes em Vitória da Conquista: “ele sonhava em fazer Engenharia”

Fotos: Reprodução | Facebook

Foi sepultado na tarde desta terça-feira (16), o corpo de Herbert Barbosa Novaes. Aos 17 anos, Herbert veio a óbito no Hospital Geral de Vitória da Conquista em decorrência de complicações de saúde.

Estudante do último ano do Ensino Médio no Colégio da Polícia Militar Eraldo Tinoco, a morte prematura de Herbert Novaes pegou muita gente de surpresa.

De acordo com o radialista NIldo Freitas, o sonho do jovem era cursar Engenharia numa Universidade em Minas Gerais. Após ser velado na Capela Santana, centenas de pessoas saíram em cortejo até o Cemitério do Pradoso onde diversas homenagens foram prestadas pelos amigos do CPM.

Em vídeo é possível acompanhar um pouco dessas honrarias merecidas a Herbert Novaes. Abaixo o BLOG DO ANDERSON destaca um comentário de Nildo Freitas sobre esse acontecimento que chocou milhares de pessoas no Centro Sul Baiano. Aos amigos e famílias os nossos sinceros sentimentos.

LUTO: Herbert Novaes Barbosa, aos 17 anos

Foto: Reprodução | Facebook

Foi com muito pesar que o BLOG DO ANDERSON recebeu a notícia do falecimento prematuro de Herbert Barbosa Novaes. Aos 17 anos, ele foi vítima de complicações de saúde e estava sob cuidados médicos no Hospital Geral de Vitória da Conquista. Jovem querido, Herbert Novaes estava no último ano do Ensino Médio no Colégio da Polícia Militar Eraldo Tinoco. Em contato com o BA, o Tenente Coronel Antônio Roberto Pereira Braga, diretor do CPM, lamentou o ocorrido com o seu aluno nesta segunda-feira (15), Dia do Professor. Em luto, as aulas no CPM estão suspensas na terça-feira (16). O corpo está sendo velado na Capela de Santana, loteamento Sobradinho, bairro Bateias, e o sepultamente será às 14 horas da terça-feira, no Cemitério do Pradoso. Aos amigos e familiares os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.

Agenda no Oriente Médio: FAINOR amplia programa internacionalização em visita a Israel

Fotos: Divulgação | FAINOR

Representantes da Faculdade Independente do Nordestes (FAINOR) estão no Oriente Médio. Eles integram a Delegação Internacional da Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior (AMES) em vista a Universidades de Israel.

No roteiro, serão visitadas Universidades de alta referência em tecnologias diversas, inclusive, com expertise em criação de startups e desenvolvimento de pesquisas na área de nanotecnologia, bem como experiências em Ensino Híbrido e Ensino a Distância

Conquistense em São Paulo: Dimitri Sales é eleito presidente do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana

Foto: BLOG DO ANDERSON

Conquistense, o professor doutor Dimitri Nascimento Sales, de 39 anos, acaba de ser eleito Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana do Estado de São Paulo na última quarta-feira (10). “A Aliança Nacional LGBT manifesta sua profunda alegria pela eleição de Dimitri Sales como presidente do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana do Estado de São Paulo, ocorrida na tarde de hoje. Dimitri Sales, advogado e professor universitário, é militante histórico do Movimento LGBT do Brasil. Já foi Coordenador de Políticas para a Diversidade Sexual do Estado de São Paulo e atualmente é presidente do Instituto Latino Americano de Direitos Humanos. Na última gestão, Dimitri foi eleito como último suplente. Sua atuação nos últimos dois anos foi reconhecida pelas entidades da sociedade, que o elegeram Conselheiro Titular. Nesta condição, foi eleito Presidente do colegiado no período de 2018/2020. Terá a missão de coordenar as ações do Conselho que é constituído por representantes do poder público e da sociedade civil. A Aliança Nacional LGBT sente-se orgulhosa de ter Dimitri Sales como seu Conselheiro e deseja muito êxito em sua gestão, especialmente num momento em que o país deve redobrar a sua militância contra o fascismo e os ataques aos Direitos Humanos”, destacou a Aliança Nacional LGBT. A equipe do BLOG DO ANDERSON parabeniza ao Doutor Dimitri por mais esse êxito em sua carreira promissora na Defesa dos Direitos da Pessoa Humana.

Guia de Oportunidades: vagas de empregos e estágios em Vitória da Conquista com Bárbara Francine

Foto: BLOG DO ANDERSON

Em mais uma edição do Guia de Oportunidades o BLOG DO ANDERSON apresenta o trabalho de reportagem de Bárbara Francine, que foi ao ar na Rádio Clube de Conquista reproduzido neste sábado (13). Na sonora, a repórter traz todos os destaques de empregos e estágios em Vitória da Conquista. Ouça tudo com muita atenção.

Educação Superior: Unigrad e Faculdade Sudoeste realizam o II Simpósio de RH em Vitória da Conquista

Fotos: DIvulgação | UNIGRAD-FASU

O II Simpósio de RH da Unigrad e Faculdade Sudoeste promoveu diversos momentos de discussões e atualização para os profissionais de gestão de pessoas de Vitória da Conquista. O evento aconteceu no dia 29 de setembro, no Auditório da Unigrad – FASU, reunindo cerca de 50 profissionais atuantes na área de recursos humanos.

Com o tema “Desafios e oportunidades para o profissional de RH”, o II Simpósio de RH abordou em suas conferências e mesa redonda as principais pautas e dificuldades enfrentadas pelos gestores de recursos humanos contemporaneamente.

Na conferência sobre E-Social, o palestrante Fabrício Vieira discutiu as mudanças proporcionadas por esta nova ferramenta e as transformações nas relações entre empregado, empregador e governo. A Reforma Trabalhista foi também pautada na segunda conferência, com a participação de Cynthia Cordeiro. A advogada tratou das principais alterações na jornada, admissão e dispensa dos empregados.

Deu no Segura Peão: crianças da Zona Rural estão sem “ônibus escolar” há um mês em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Os problemas permanecem na Rede Municipal de Ensino em Vitória da Conquista. Em seu Segura Peão, programa da Rádio Clube de Conquista, na manhã desta quinta-feira (11), o radialista Edson Araújo de Oliveira fez um desabafo dando um tapa na mesa. “O carro que carrega a criançada lá da Creche tem trinta dias que esse carro não vai lá. Que esse carro está quebrado e eu vou quebrar a mesa também, porque o carro precisa levar as crianças e o carro está quebrado”, disparou o comunicador sobre a manifestação que veio na Lagoa Formosa II, povoado do Distrito de Iguá. Para Peão Araújo, como é conhecido, “o prefeito Herzem não sabe disso”. “Eu vou ligar para ele agora para falar que o carro está quebrado e as crianças não estão indo para o colégio. Vamos ver o que está acontecendo lá”, completou no trecho que o BLOG DO ANDERSON gravou e reproduz a seguir.

Cartão Postal: Cidade Verde resgata a magia das cores no Dia das Crianças em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Como acontece em cada dada comemorativa, a Cidade Verde volta a ornamentar o seu Canteiro Central. Essa quinta-feira (11) amanheceu com muitas cores e personagens anunciando do Dia das Crianças.

O BLOG DO ANDERSON permaneceu por quase meia hora para realizar essa reportagem e pode observar a emoção de quem passava pela Avenida Juracy Magalhães.

Todo esse projeto é realizado de forma independente pelos colaboradores da Cidade Verde, empresa que atua no Transporte Público Conquistense. Cartão Postal, essa ornamentação deverá permanecer em destaque pelos próximos dez dias.

Ações como esta merecem elogios e servem também de incentivo para que outras instituições adotem essa boa prática disponível para todas as camadas sociais em Vitória da Conquista.

Ação Social: Clube do Jeep Conquista promove mais uma edição do Dia das Crianças

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Clube do Jeep Conquista promoveu mais uma ação social na Capital do Sudoeste Baiano. Na tarde desta quarta-feira (10) aconteceu o tradicional Festa do Dia das Crianças na Escola Municipal Iara Castro de Azevedo.

Na ocasião foram promovidas diversas atividades com os alunos mirins que tiveram a oportunidade de conhecer de perto os Jeepes e seus Jeepeiros que não medem distancia em busca de aventuras. A ideia de montar o Clube do Jeep Conquista surgiu no ano de 2003, através do Josélio Andrade Souza, o Zelinho, e de outros oito Jeepeiros, que frequentemente se encontravam para fazer trilha, uma paixão em comum, que desencadeou o desejo de se organizar e montar um a instituição para curtir dos mesmos propósitos e fazer parte de algo aprazível e estruturado.

Entre os próximos dias 2 e 4 de novembro acontece o 2º Conquista Off-Road 4×4, evento que será realizado no Boulevard Shopping com acesso livre. Veja alguns momentos desse Dia das Crianças.

UNIGRAD-FASU: Curso de Acústica de Hospitais e Clínicas está com inscrições abertas em Vitória da Conquista

Fotos: Divulgação

Unigrad – FASU realiza em parceria com a AUDIUM – Áudio e Acústica o Curso Acústica de Hospitais e Clínicas, no dia 27 de outubro. O curso é voltado para Arquitetos, Engenheiros e estudantes do último semestre dessas áreas, e será facilitado pela arquiteta Débora Barretto, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Acústica  (SOBRAC).

A AUDIUM é uma respeitada empresa de arquitetura de Salvador, que viaja por todo o Brasil realizando cursos in company para arquitetos e demais profissionais. O curso Acústica de Hospitais e Clínicas será o segundo realizado em Vitória da Conquista, na parceria consolidada com a Unigrad – FASU. O primeiro curso, de Acústica de Igrejas, aconteceu em 29 de setembro na Unigrad – FASU. Confira os detalhes e faça a sua inscrição.

Ouro Internacional: Ballet Itana Leão traz onze prêmios da Argentina para Vitória da Conquista

Fotos: Reprodução | Instagram

O Ballet Itana Leão acaba de ser consagrado como uma das grandes companhias da América Latina. Promovido pela Danzamérica, o XXIC Concurso Internacional de Danças, que aconteceu entre os dias 30 de setembro e 7 de outubro, em Córdoba, na Argentina, o Ballet Itana Leão faturou onze prêmios em Coreografia. “É com tamanha gratidão que em nome de toda equipe do Ballet Itana Leão venho agradecer imensamente todos que fizeram de alguma forma parte desse sonho e o tornou realidade.  É indescritível! Uma emoção tamanha que com certeza ficará registrado para o resto de nossas vidas”, escreveu Itana em seu perfil do Instagram.

 “Nossos palcos da Argentina, um aprendizado sem igual e com a certeza de que estamos no caminho certo”, continuou. Todas as Coreografias premiadas: 7 prêmios ouro, 2 prêmios prata, 2 prêmios bronze, 2 prêmios de excelência, Melhor Preparadora [Itana Leão], além disso, duas coreografias foram indicadas para o Festival Internacional da Itália e Festival Internacional do México. A jovem Liz Fonte foi a Bailarina Revelação. “Um abraço apertado no coração de cada um de vocês. Gratidão me define! Itana Leão”.

UESB em LUTO: Thiago Matias Santos, aos 27 anos

Foto: Reprodução | Facebook

É com pesar que a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) informa o falecimento do discente Thiago Matias Santos, do curso de bacharelado em Engenharia Ambiental, campus de Itapetinga, ocorrido nesta segunda-feira (8). Por conta do falecimento, a Uesb decreta, por meio da Portaria 1602/2018, suspensão das atividades administrativas e acadêmicas no dia 8 de outubro, no campus de Itapetinga, e luto oficial por três dias, nos três campi. As informações sobre o velório e sepultamento ainda não foram divulgadas. Neste momento de dor, a UESB manifesta sua solidariedade aos familiares e amigos do estudante.

Reginaldo de Souza Silva: O Fracasso da Educação no Estado da Bahia e a Base Nacional Comum Curricular

Foto: BLOG DO ANDERSON

Reginaldo de Souza Silva || Professor | reginaldoprof@yahoo.com.br

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB revelou o que o governo da Bahia, insiste em não enxergar, a catástrofe educacional. De acordo com os dados, a Bahia ficou com 3,0 pontos no ensino médio – abaixo da meta que era de 4,3. No ensino fundamental do 6º ao 9º ano, o índice foi o mesmo de 2015: 3,7 pontos. Na Avaliação Nacional da Alfabetização 2016 ficamos com o sexto pior resultado com 73% dos alunos insuficientes em leitura e 55% não atingiram os índices esperados para escrita. >>>>>

Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães: obras da Quadra Poliesportiva são retomadas em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

As obras da Quadra Poliesportiva do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães foram retomadas em Vitória da Conquista. Na tarde da terça-feira (2) o BLOG DO ANDERSON foi conferir os trabalhos que estão em ritmo acelerado.

De acordo com o professor Ademário Silva Sousa, essa é uma das demandas mais cobradas pela comunidade. “A retomada das obras é motivo de muita alegria e esperança, foi uma luta de todos os professores, sobretudo das de Educação Física Jilmaria e Nucia, do Colegiado Escolar em todos seus segmentos.

Enquanto gestor muito me entusiasma a motivar diversas atividades com a comunidade interna e externa neste novo espaço”, comentou Ademário. Problemas judiciais com a construtora culminaram na demora para concretização do projeto que conta com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Conjunto Penal de Vitória da Conquista: internos passam por curso profissionalizantes durante quatro meses

Fotos: Divulgação | CPVC

Na última segunda-feira (1) foi realizada a aula inaugural do curso de Estamparia de Tecido para internos. O projeto veio a ser implementado através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), numa parceria entre os Governos Federal e Estadual e o Conjunto Penal de Vitória da Conquista.

A turma contará com 15 alunos que cumprem pena no regime fechado, e terá a carga horária de duzentas horas, com previsão de quatro meses de duração. Entre as disciplinas a serem ministradas estão: Noções básicas de matemática, Efeitos Especiais de Estamparia, Silk Screen, Tecelagem, Quadricomia, Noções Básicas de Sáude e Segurança do Trabalho, entre outras. >>>>>>

Educação Pública: prefeito apresenta terreno para construçaõ da Fabrica-Escola do Café em Vitória da Conquista

Fotos: Divulgação | GOVBA

Por determinação do governador Rui Costa, Vitória da Conquista terá uma Escola Fábrica de Café vinculado à Rede Estadual de Ensino. No último mês de agosto o secretário de Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, esteve visitando Conquista e se reuniu com o prefeito Herzem Gusmão Pereira, conforme O BLOG DO ANDERSON Noticiou nesta quarta-feira (2). O prefeito se mostrou entusiasmado com o projeto e se colocou à disposição do secretário. “Como a COOPMAC [Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense] tem uma bandeira de transformar Vitória da Cidade na capital nacional dos cafés especiais, vai ser muito interessante essa parceria com o Estado, que bancará a estrutura.

E sendo necessário, a Prefeitura disponibilizará a área para implantação dessa escola”, comentou Herzem. O terreno até já foi apresentado na tarde de hoje, aos gestores estaduais. “Hoje damos o ponta-pé inicial da Escola Fábrica do Café. A proposta nossa é abrir a Escola no Adélia, usar as dependências da cooperativa e no futuro usarmos esse terreno em frente à cooperativa para abrir uma loja para comunidade e também recepcionar o agricultor e o estudante”, declarou o secretário estadual da pasta. De acordo Pinheiro, o próximo passo é buscar a COOPMAC para discutir a elaboração do curso que visa à formação dos estudantes e ao mesmo tempo a interação com a economia, “já também levando os alunos para a prática”.

Educação Pública: Vitória da Conquista terá Fabrica-Escola do Café no CEEP Adélia Teixeira

Fotos: ASCOM | SEC

Durante vistoria ao Centro Estadual de Educação Profissional Adélia Teixeira (CEEP), em Vitória da Conquista, no último mês de agosto, destacado nesta quarta-feira (3) aqui no BLOG DO ANDERSON, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia anunciou a implantação da Fábrica-Escola do Café. A iniciativa visa suprir uma demanda existente na região, que é produtora de café, e permitirá aprendizado prático aos estudantes dos cursos da Educação Profissional de áreas relacionadas à temática. A equipe técnica da Secretaria esteve na unidade, juntamente com o secretário Walter Pinheiro e posteriormente com o prefeito Herzem Gusmão Pereira. >>>>>>

Congresso de Contabilidade do Sudoeste da Bahia: José Carlos Marion ministra palestra em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Acontece até a quinta-feira (4), o IX Congresso de Contabilidade do Sudoeste da Bahia. Realizado pelo Núcleo de Extensão e Responsabilidade Social, Colegiado do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR), esse ano o evento vem com o tema “Tecnologias em Contabilidade: A construção do conhecimento numa era digital”.

Nesta terça-feira (2) as atividades começaram cedo com o Curso E-Social. A noite aconteceram o Momento Cultural e a Solenidade de Abertura com a palestra do professor José Carlos Marion, no Auditório CEMAE.

Coordenado pelo professor Josenaldo de Souza Alves, Ciências Contábeis da FAINOR está entre os melhores cursos do Brasil e os acadêmicos ampliam ainda mais os seus conhecimentos durante os três dias do IX Congresso de Contabilidade do Sudoeste da Bahia. Confira a programação completa desse Congresso que reune alunos e profissionais da Contabildiade.

Transporte Escolar em Dantilândia: van lotada de alunos perdeu os freios em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Foi destaque no Brasil Notícias, programa da Rádio Brasil, um grave acidente na Zona Rural de Vitória da Conquista. De acordo com a mãe de um aluno da Escola Municipal Professor Casaes França, a van que levava alunos acabou perdendo os freios durante o trajeto na região de Dantilândia, distrito que fica a 28 quilômetros do Perímetros Urbano de Vitória da Conquista. Para evitar uma tragédia, o condutor conseguiu lançar o veículo num barranco. Houve pânico, mas ninguém ficou ferido. Em nota ao BLOG DO ANDERSON na noite desta terça-feira (2), “a Secretaria Municipal de Educação informa que a falta de freio da van, que transporta os alunos para a Escola Municipal Prof. Josias Casaes França, ocorreu por conta de um furo no cano de freio. O motorista conseguiu chegar à escola e o reparo foi feito no início da tarde dessa segunda-feira (1º). No mesmo dia o veículo já pode circular”.