Projeto Social: Cursinho Pré-Vestibular Dom Climério abre matriculas em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Inicia na próxima segunda-feira (27) as matriculas para o Cursinho Pré-Vestibular Dom Climério. Direcionado para estudantes de baixa renda, o projeto está em atividade há 28 anos na Escola Municipal São João Batista, no Centro de Vitória da Conquista. Em entrevista ao BLO DO ANDERSON, a ativista Elizabeth Ferreira Lopes Moraes, conhecida como Beta, fala sobre o processo e o êxito do o Cursinho Pré-Vestibular Dom Climério.

Rede Estadual de Ensino: Escola São João Batista encerra atividades no Ensino Fundamental em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Escola São João Batista, fundada pela Loja Maçônica Fraternidade Conquistense há meio século, teve o convênio com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia cancelado. De acordo com Ricardo Costa de Morais, coordenador do Núcleo Regional de Educação, em conversa com o BLOG DO ANDERSON na terça-feira (21), os alunos do Ensino Fundamental agora pertencem à Rede Municipal de Ensino e os do Ensino Médio passaram para Rede Estadual de Ensino. Ainda conforme Ricardo Costa, a instituição poderia permanecer em operação através da municipalização, no entanto não houve acordo com a Secretaria Municipal de Educação. No prédio, localizado na Rua Paulino Santos, Nº 10, no Centro, será utilizado para atividades por ondem da Loja Maçônica Fraternidade Conquistense e também o Cursinho Pré-Vestibular Dom Climério.

Estudante Conquistense: nota mil na Redação do ENEM, jovem de 19 anos sonha em Medicina na UESB

Foto: BLOG DO ANDERSON

João Pedro Silva Bonfim, de 19 anos, é o dono da única nota 1.000 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) da Bahia. O jovem de Vitória da Conquista sonha em cursar Medicina na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). “Foi a quarta vez que fiz o Enem, mas foi a segunda valendo, porque nas duas primeiras vezes eu ainda não podia me inscrever em cursos. Eu terminei o ensino médio em 2018, mas não consegui ser aprovado no curso que eu queria, aí eu fiz de novo em 2019“, disse João Pedro. Quando criança, João Pedro sonhava em ser astronauta, mas decidiu escolher ser médico, por causa da estabilidade financeira e para cuidar dos familiares.

“Quando eu era pequeno eu queria ser astronauta. Era um sonho de criança, queria descobrir o espaço, porque é um local que ninguém conhece. Ia ser legal descobrir o novo, mas o tempo foi passando e eu fui perdendo o interesse, os olhos pararam de brilhar”, contou o estudante. Em entrevista ao G1, João Pedro disse que sempre gostou de estudar e que apesar de tirar 980 na redação do ENEM em 2018, fez um curso específico no ano passado e se preparou melhor. “Ano passado eu tentei aplicar em medicina, e esse ano eu vou tentar de novo. A segunda opção é a área de linguagens, que eu gosto bastante. Pode ser Letras ou Relações Internacionais. Eu tenho visto que [Medicina] é uma área valorizada no mercado”. Informações do G1 Bahia.

Rede Municipal de Ensino: Bezerra lamenta situação das pessoas nas filas por vagas em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Consoante a reportagem do BLOG DO ANDERSON, a fila para 23 vagas disponíveis na Escola Municipal Tenente Coronel Manoel Joaquim Pinto de Paca começou na cinco dias antes do início da matricula, condições repudiadas pelo vereador Jorge Bezerra dos Santos, do Solidariedade. No momento o BA conversou com o edil que estava solidarizando com mães, avós, tios, pais e crianças que estava sob muito sol para ter o direito da Educação Pública.

“Lamento ver esse pessoal aqui nessa situação e não deveria estar aqui, mas conversar com a Secretaria da Educação saber da possibilidade de fazer de outra forma as matriculas dessas escolas se pode ser através de sorteio no próximo ano para que não haja necessidade”, afirmou Jorge Bezerra. Até a noite desse domingo (19) a situação acontecia em outras unidades, no entanto se Bezerra foi na Secretaria Municipal de Educação não teve a sua opinião aceita pelos gestores.

Rede Municipal de Ensino: fila começou dois dias antes para garantia de vagas em Vitória da Conquista

A segunda-feira (10) vai começar com muitos transtornos na Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista. Isso devido a longa fila que se forma na porta do Colégio Estadual Carlos Santana, instituição municipalizada, que começou ainda no sábado (8). O BLOG DO ANDERSON foi conferir a situação que se repete ano a ano. Situação humilhante para quem procura vaga na Educação Pública Conquistense.

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Rede Estadual de Ensino da Bahia: governador sanciona aumento de benefícios de diretores e vice-diretores

Foto: BLOG DO ANDERSON

O governador Rui Costa Santos sancionou, nesta quinta-feira (16), a Lei que aumenta os benefícios dos educadores por meio do acúmulo de gratificação aos diretores e vice-diretores da Rede Estadual de Ensino. Serão beneficiados 1.157 diretores e 1.410 vice-diretores, impactando para os cofres do Estado da Bahia em torno de R$ 20 milhões neste ano. O projeto de lei foi aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) na quarta-feira (15). A iniciativa altera a Lei nº 8.261, de 29 de maio de 2002, que dispõe sobre o Estatuto do Magistério Público do Ensino Fundamental e Médio do Estado da Bahia, acrescentando o artigo 65-B, que prevê a concessão da Gratificação de Estímulo às Atividades de Classe ao professor investido em cargo de gestão. A lei entra em vigor a partir da publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (17).

Impasse Social: Escola Municipal está pronta, mas sem data para inauguração em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

As estruturas para receber uma nova unidade da Rede Municipal de Ensino está pronta, mas um impasse social tem adiado a sua inauguração na Zona Oeste de Vitória da Conquista.

O prédio foi construído na Morada Nova, loteamento do bairro Campinhos, com recursos do FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação], no entanto moradores num movimento conduzido por Willian Gama Oliveira e Rosângela Gusmão Costa Santos, buscam a pavimentação de nove vias, porém o projeto determinado pelo prefeito Herzem Gusmão Pereira só contempla um trecho de duzentos metros.

Para o engenheiro civil Luiz Edmundo Gomes de Souza, diretor da E2 Engenharia e Empreendimentos, responsável pela edificação, “entendo que seja justa a solicitação de pavimentar o loteamento, mas prejudica muito a comunidade impedir pavimentar a rua de acesso à escola e por conseguinte a abertura de unidade escolar que beneficiará 360 alunos”.

Consoante a reportagem do BLOG DO ANDERSON, os manifestantes querem diálogo, mas HGP preferiu desestabilizar a ação através de veículos de comunicação e até carro de som.  “Agora, mais uma escola será entregue para a comunidade dos Campinhos. Para isso, como parte do projeto, a rua de acesso à instituição de ensino será pavimentada.

No entanto, um pequeno grupo de pessoas liderado pelo ex-candidato a vereador derrotado nas últimas eleições, William Gama, tem impedido o trabalho dos servidores municipais contrariando os interesses da comunidade local”, diz nota do Município de Vitória da Conquista.

Escola Tenente Coronel Manoel Joaquim Pinto Paca: mães, avós e crianças na fila por vagas em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

As matriculas acontecem na segunda-feira (20), mas a fila por 23 vagas começou ao meio dia da quarta-feira (15) com destino a Escola Tenente Coronel Manoel Joaquim Pinto Paca, na Zona Oeste de Vitória da Conquista.

Inaugurada no ano passado, a Instituição é fruto de uma parceria entre a Polícia Militar da Bahia e a Secretaria Municipal de Educação.

O BLOG DO ANDERSON passou pela Avenida Paraná e pode registrar as condições de mães, avós e crianças que iniciaram a jornada para garantir o estudo de qualidade através da Rede Pública de Ensino, mas para isso também tem que contar com a sorte e muita paciência.

Feira de Ciências da Bahia: estudantes de Vitória da Conquista são campeãs com o “Forno e Fogão Solar”

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Uma faixa fixada no Colégio Estadual José de Sá Nunes estampa a felicidade de duas estudantes que conquistaram o primeiro lugar Feira de Ciências da Bahia (FECIBA), conforme a fotografia registrada pelo BLOG DO ANDERSON no início da noite da terça-feira (14).

“O Colégio Estadual José de Sá Nunes, parabeniza a professora Marlízia Peixoto e as alunas Ana Luísa Oliveira e Júlia Fernanda Costa pela conquista do 1º lugar na FECIBA em Salvador”, diz a mensagem relacionada ao projeto “Forno e Fogão Solar” das jovens que elevaram Vitória da Conquista ao destaque cientifico nesse programa realizado pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

Colégio da Polícia Militar da Bahia: PM divulga listas de sorteados para Colégios e Creche

Foto: Divulgação | PMBA

A Polícia Militar da Bahia divulgou, na tarde desta segunda-feira (13), as primeiras listas de sorteados no processo seletivo para os Colégios e a Creche da instituição. Os nomes dos contemplados estão disponíveis no site da PMBA. As matrículas devem ser feitas nos dias 14 e 15 de janeiro, nas escolas de Salvador, e entre 14 e 17 deste mês, nas unidades do interior, das 8 às 17 horas. A lista de documentos necessários também está no site da instituição.

Colégio da Polícia Militar: confira os detalhes para as incrições em Vitória da Conquista e outras unidades da Bahia

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Polícia Militar da Bahia abriu as inscrições para o processo seletivo de admissão de alunos na Creche da PM Nossa Senhora das Graças e para as 15 unidades do Colégio da Polícia Militar (CPM), para o Ano Letivo 2020.  O edital foi divulgado neste sábado (4), no Diário Oficial do Estado (DOE). As inscrições podem ser feitas das 7h de segunda-feira (6), até as 18h de sexta-feira (10). Ao todo, serão sorteadas 3.269 para as 15 unidades do CPM e 34 para a creche. Os interessados podem se inscrever no site da Polícia Militar. Entre as vagas oferecidas em Salvador, 70% são para filhos de militares estaduais, professores e demais servidores públicos civis da PM e da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Confira oos detalhes nessa reportagem reproduzida do G1 Bahia.

Colégio da Polícia Militar: divulgado o processo de inscrições; Vitória da Conquista tem 80 vagas no Edital

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Colégio da Polícia Militar Eraldo Tinoco está com inscrições abertas para 80 vagas em Vitória da Conquista. De acordo com o Edital divulgado no Diário Oficial do Estado da Bahia neste sábado (4), são 74 vagas para o Ensino Fundamental e apenas 6 ao Ensino Médio. Dessa quantidade disponível, 50% serão destinadas aos filhos de militares estaduais e servidores públicos civis da PMBA [Polícia Militar da Bahia] e CBMBA [Corpo de Bombeiros Militar da Bahia], professores e demais servidores públicos civis da Secretaria de Educação do Estado da Bahia colocados à disposição das Unidades do CPM/BA e 50% para filhos de outros cidadãos. Clique aqui para iniciar o processo de inscrição que posteriormente passará por sorteio.

Reportagem detalhada do Brasil Notícias: Colégio da Polícia Militar anuncia vagas em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Acontecem entre os próximos dias 8 e 10 de janeiro, as inscrições para o 1º Ano do Ensino Médio para o Noturno no Colégio da Polícia Militar Eraldo Tinoco, em Vitória da Conquista. Numa reportagem exclusiva do Brasil Notícias que o BLOG DO ANDERSON reproduz nesta terça-feira (31) traz todos os detalhes desse processo, cujas inscrições devem ser realizadas presencialmente no Colégio da Polícia Militar [Avenida Brasília, 273 – Patagônia]. Os sorteios acontecem em 15 de janeiro.

Personalidade Conquistense: apaixonado pela cultura, Homero Perse foi destaque nacional em Artes Plásticas

 

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Esse é Homero Perse Moreira, de 73 anos, figura emblemática em Vitória da Conquista que não larga a sua flauta. Aluno da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Homero já foi destaque nacional ao ganhar um prêmio de artes plásticas em Recife, no Estado de Parnambuco.

Sempre o BLOG DO ANDERSON o reencontra em eventos culturais e também religiosos, como foi o caso da noite do dia 22 de dezembro na Casa Memorial Governador Régis Pacheco quando ele fez questão de deixar a sua mensagem nesse momento de Confraternização Universal: “Paz, felicidade e próspero ano novo”.

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia: Pedagogo Surdo é diplomado em Vitória da Conquista

Fotos: ASCOM | UESB

Conquistar o tão sonhado diploma de graduação é o desejo da maioria das pessoas. Por meio dos conhecimentos científicos adquiridos na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, os discentes recebem instruções técnicas essenciais para sua trajetória profissional. Para realizar um curso de graduação, é necessário muita dedicação e preparo para enfrentar as dificuldades que possam surgir, e para aqueles que possuem algum tipo de deficiência, as eventualidades podem se tornar ainda mais limitadoras.

Diego Pereira Matos tem 32 anos e possui deficiência auditiva. No dia 17 de dezembro, ele se formou em Pedagogia, no campus de Vitória da Conquista. “É muito significativo pra nós, nesse momento, estar concluindo essa etapa com o aluno Diego. Nós sabemos que foram muitos desafios”, afirmou o professor Claudionor Alves, que coordena o curso de Pedagogia.  Ainda de acordo com o docente, a vivência com o estudante durante a graduação foi muito rica. Confira a reportagem da ASCOM.

Colégio da Polícia Militar Vitória da Conquista: inscrições e vagas estarão disponíveis em janeiro

Foto: BLOG DO ANDERSON

As inscrições do processo seletivo do Colégio da Polícia Militar da Bahia (CPM) para a entrada de novos alunos no Ano Letivo 2020 começam na primeira quinzena do próximo mês de janeiro, consoante a informações garimpadas pelo BLOG DO ANDERSON nesta sexta-feira (27). O edital poderá ser conferido na internet, mesmo enderenço para realizar as inscrições que é no site da Polícia Militar ou da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. As vagas disponíveis ainda não foram divulgadas. Confira o site da Polícia Militar do Estado da Bahia.

Lançamento na Academia Conquistense de Letras: livro traz biografia em homenagem ao imortal Evandro Gomes Brito

Fotos: BLOG DO ANDERSON

“Um olhar peregrino em penalogias de Doutor Evandro Gomes Brito”, eis a nova obra de Ivone Alves Rocha em homenagem ao seu colega da Academia Conquistense de Letras. O lançamento aconteceu na última sexta-feira (20) com o Salão da ACL, que fica no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, lotado. Neste livro Ivone traz um trabalho biográfico e dos escritos com a dimensão poética e da advocacia de Evandro Brito que deixa o seu legado ao longo dos mais de 50 anos de atividade sempre enfatizando a literatura. A noite de festa contou ainda com as apresentações dos violonistas Orlando Moraes e Carlos Eduardo. O BLOG DO ANDERSON esteve lá e registrou alguns momentos que estarão eternizados na Memória Cultural da Joia do Sertão Baiano.

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia: Inquérito Civil contra o ex-reitor Abel Rebouças é arquivado

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Diário de Justiça do Estado da Bahia veio cheio de novidades na última semana e aos poucos vem sendo divulgadas aqui no BLOG DO ANDERSON. Ema delas é o Inquérito Civil Nº 003.0.127548/2007, que visava apurar suposto ato de improbidade administrativa cometido pelo professor Abel Rebouças São José, na qualidade de Reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, no Exercício 2006, que foi arquivado. Procurado pelo BLOG DO ANDERSON nesta quarta-feira (25), o professor Abel, que é suplente no Senado Federal, comemorou a informação: “Graças a Deus!”. “Normalmente quem atua como gestor de qualquer instituição pública como a UESB e muitas outras, tem uma rigorosa vistoria e auditoria das contas da instituição que representa, a exemplo de quando fui reitor da UESB nos anos de 2002 a 2010. As contas são apreciadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TC)E. Todas minhas contas do período foram aprovadas pelo TCE, entretanto algumas ações, projetos e programas desenvolvidos pela instituição são apreciadas também pelo TCE e pelo Ministério Público. No caso deste processo citado, após apreciação do MP, houve o entendimento que não fazia sentido a suposta improbidade, e, portanto, foi arquivado, isentando o gestor, Abel Rebouças de qualquer responsabilidade”, comentou o professor doutor.

Responsabilidade Social: Casa do Óleo leva alegria com muitos presentes a crianças em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Com duas décadas de atividades, a Casa do Óleo, além de gerar emprego e renda, mantém a sua Responsabilidade Social em Vitória da Conquista. Na tarde desta sexta-feira (20) o BLOG DO ANDERSON acompanhou pelo segundo ano consecutivo a entrega de presentes a crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Senhorinha Cairo.

“Fazemos tudo com muito prazer com apoio de toda a família Casa do Óleo, colaboradores e nossos clientes. Tudo de forma voluntária. Fazer o bem é sempre maravilhoso”, afirmou o presidente da Casa do Óleo, Edson Augusto Gomes de Souza. Um dos momentos emocionantes aconteceu durante as homenagens dos dirigentes e alunos a Edson Augusto e outros voluntários.

A Cristina Conceição de Souza com a sua vice-diretora Telma Couto e a coordenadora Nairan Prado Rodrigues fizeram questão de agradecer a Casa do Óleo  por proporcionar momentos como este e outros que virão no ano que vem. Veja algumas fotos registradas pelo BLOG DO ANDERSON.