Cursos Técnicos: Governo Baiano oferece 10 mil vagas em Vitória da Conquista e outros 82 municípios

Foto: SEC | GOVBA

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia oferece 10 mil vagas para cursos técnicos de nível médio em Vitória da Conquista, Salvador e outros 81 municípios. As inscrições foram abertas nesta quarta-feira (16) e seguem até a próxima segunda (21). Para se inscrever, é preciso acessar o Portal da Educação, onde está a relação de cursos ofertados e os municípios participantes. As vagas são para os Centros Estaduais e Centros Territoriais de Educação Profissional, além de unidades compartilhadas. Podem participar do processo seletivo, estudantes que já concluíram o Ensino Médio e suas modalidades de forma gratuita, seja na rede pública de ensino, no âmbito federal, estadual ou municipal; ou tenha, comprovadamente, cursado em instituição filantrópica ou em instituição privada na condição de bolsista. Foram disponibilizados 42 cursos. Entre eles, estão: técnico em Administração, Segurança do Trabalho, Logística, Meio Ambiente, Agroecologia, Agronegócios, Enfermagem, Nutrição e Dietética, Análises Clínicas, Cozinha, Alimentos, Saúde Bucal, Edificações, Informática, Eletromecânica, Paisagismo, Dança, Recursos Humanos e técnico Guia de Turismo. Confira mais detalhes.

Faculdade de Tecnologia e Ciências: Vitória da Conquista tem nova Diretoria Geral e Acadêmica

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) tem nova Diretoria Geral e Acadêmica em Vitória da Conquista. Até a tarde da terça-feira (15) o campus da Capital do Sudoeste Baiano era dirigido pelo professor Sérgio Souza Magalhães.

Na instituição desde a sua fundação, há quase duas décadas, Sérgio Magalhães acompanhou de perto a sua evolução que por último a transformou em Faculdade para um Centro Universitário. O novo gestor já está em atividade.

Rede Estadual de Ensino da Bahia: Rui anuncia nomeação de 200 Coordenadores Pedagógicos

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Governo do Estado da Bahia nomeará 200 Coordenadores edagógicos aprovados no concurso da Educação, realizado em agosto do ano passado. A informação foi divulgada pelo governador Rui Costa Santos durante o programa #PapoCorreria, transmitido ao vivo pelas redes sociais, na noite desta terça-feira (15).  A lista dos coordenadores nomeados será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta (16). “Nós conseguimos alcançar o número de 598 pessoas aprovadas no concurso. Vamos chamar agora 200 e os outros 398 coordenadores serão nomeados posteriormente. E por que não estamos chamando todos? Por uma questão: o Estado ainda está no chamado limite prudencial de gastos com pessoal. Assim que o Estado sair do limite prudencial, nós convocamos os demais”, explicou Rui.  O governador lembrou ainda que também será publicada nesta quarta-feira (16), no DOE, a nomeação dos 2.088 professores convocados no concurso. “Em nome do povo da Bahia, quero desejar boas-vindas a cada um de vocês. Que entrem no serviço público com vontade e dedicação, transformando a vida das pessoas. Nossas crianças dependem de todos nós para que tenham esperança e um futuro melhor”, acrescentou Rui.

Honestidade em Destaque: motorista de aplicativo devolve carteira com R$ 500 a jovem em Vitória da Conquista

Foto: Instagram | @conquistanoinsta

O jornalista Daniel Silva entrevistou Ananda Castro que lançou o seu testemunho com um gesto de honestidade. Ela, que tinha acabado de sacar R$ 500 num Caixa Eletrônico, acabou a perdendo em Vitória da Conquista. Para surpresa de Ananda, que é estudante na Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR), a sua carteira reapareceu. “Do jeitinho que coloquei na carteira”, comentou durante transmissão ao vivo no Conquista no Insta [@conquistanoinsta]. O autor dessa solidariedade foi um motorista do aplicativo Uber que levou os pertences de Ananda na FAINOR. Agora a jovem quer reencontrar o condutor para fortalecer os agradecimentos e deixa-lo em destaque pela franqueza, para que sirva de exemplo aos milhões de brasileiros.

Joilson Bergher: um resumo do Ano de 2018

Foto: BLOG DO ANDERSON

  Joilson Lima de Jesus | Historiador | jbergher@hotmail.com

De olho num futuro in-certo no qual o mercado permeia cada canto da vida, Marx escreveu no “Manifesto Comunista publicado em 1848”: “Tudo que é sólido se desmancha no ar”. Para alguém que vivia na Grã-Bretanha no início do período vitoriano, isto era uma observação incrivelmente perspicaz. Naquela época, nada parecia mais sólido que a sociedade às margens daquela em que Marx vivia. Um século e meio depois, nos encontramos no mundo que ele previu, onde a vida de todo mundo é experimental e provisória, e a ruína súbita pode ocorrer a qualquer momento. Assim tem sido a nossa experiência no mundo. Nesse particular o ano de 2019, caminha pra ser um ano de embates, de luta política e possibilidades. >>>>>

LUTO: Geórgia Novato, aos 44 anos

Fotos: Divugação | Família

Faleceu no Hospital São Vicente de Paulo, Geórgia de Lourdes Novato Ferreira, aos 44 anos. Enfermeira lotada no Município de Vitória da Conquista, onde foi diretora na Unidade de Saúde da Família do Bruno Bacelar, Góorgia Novato, Alberto Heráclito Ferreira e Lourdes Novato, lutava contra câncer há 11 anos.

“Ativista nesta luta, inspirou muitas mulheres a enfrentar o câncer de mama”, destacou a professora doutora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Gal Novato, irmã de Geórgia.

O velório acontece, a partir das 11 horas, no Salão Nobre da Pax Nacional [ao lado da Capelinha do São Vicente] com sepultamento previsto para logo mais às 15 horas deste sábado (12), no Cemitério Memorial das Acácias. Aos amigos e familiares, os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.

Escola Municipal Ridalva Correa de Melo: Formatura de estudantes marca conclusão do Ensino Fundamental

Fotos: SECOM | PMVC

“A Ridalva para mim é uma escola muito especial. Eu nunca vou me esquecer de lá, pois os momentos que eu passei lá foram os melhores momentos da minha vida.” Esse é o sentimento da estudante Raíssa Nunes, de 16 anos, na noite de formatura que marcou o seu encerramento no Ensino Fundamental. A cerimônia aconteceu nessa quarta-feira (10), na Casa de Eventos Limão Doce, reunindo cerca de 30 concluintes da Escola Municipal Ridalva Correa de Melo.

De becas e capelos, os estudantes receberam os certificados de conclusão, aplaudidos por familiares, amigos e professores. “Para mim é uma honra estar aqui e poder estar participando disso. Foi difícil a gente chegar aqui, foi muito difícil. Mas a gente lutou, a gente persistiu, a gente não desistiu no meio do caminho”, conta o formando William Nascimento. “A expectativa é estudar mais para alcançar meus objetivos, conseguir conquistar tudo aquilo que desejei, como a minha faculdade, e ajudar minha família”, completa.

De acordo com a secretária de Educação, Selma Oliveira, esse é um momento de extrema satisfação. Ela explica a importância da cerimônia na vida dos alunos: “A conclusão do Ensino Fundamental é uma marca extremamente significativa. Possivelmente, mais tarde, eles vão se lembrar desse momento, e isso vai incentivá-los para que prossigam, cursem Ensino Médio, cursem a faculdade e sejam de fato profissionais.”

Incentivar os alunos a permanecer na carreira estudantil também é um dos pontos defendidos pela diretora da Escola, Carmem Prado. “A gente tem procurando desenvolver ações na escola que desenvolvam a autoestima deles”, diz. “Sentimos, durante esses dias de organização, como isso está sento importante na vida deles, como eles estão eufóricos, felizes e satisfeitos. São meninos maravilhosos. Esse momento só vem a enriquecer a nossa escola e os nossos alunos, e a gente está muito feliz essa noite”, conclui.

Vestibular UESB: Universidade divulga locais das provas

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) divulgou, nesta terça-feira (8), os locais de provas do Vestibular 2019.1. Os candidatos podem fazer a consulta no site da instituição. Para acessar, é preciso informar a data de nascimento, CPF, o número da inscrição e/ou o e-mail. As provas do processo seletivo serão aplicadas nos dias 20 e 21 de janeiro, nas cidades de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista, todas no sudoeste do estado. No total, são 47 cursos de graduação, com 727 vagas para o primeiro período letivo deste ano (2019.1) e 459 para o segundo período (2019.2). Metade dessas vagas é disputada em ampla concorrência, e a outra metade é destinada aos candidatos cotistas. Além disso, a universidade disponibiliza três vagas adicionais por curso para quilombolas, índios ou pessoa com deficiência (uma por categoria). Veja os detalhes.

Falecimento de Heleusa Figueira Câmara: UESB suspende atividades no campus de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A morte repentina da professora Heleusa Figueira Câmara pegou muita gente de surpresa na noite de domingo (6). Aos 74 anos, Heleusa Câmara foi vítima de complicações de saúde e estava na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São Vicente de Paulo. Em contato com o BLOG DO ANDERSON na noite deste domingo (6), o professor Weslei Piau, chefe do Gabinete da Reitoria da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), anunciou a suspensão das aulas no campus de Vitória da Conquista nesta segunda-feira (7). O corpo está sendo velado no templo da 2ª Igreja Batista de Vitória da Conquista e o sepultamento aconteceu no Cemitério da Fazenda Shangrilá, até logo mais o meio dia. Em nota, A Associação dos Docentes da UESB (ADUSB), “presta condolências e solidariedade aos familiares e amigos enlutados”. Conheça um pouco da história da professora Heleusa Figueira Câmara.

Novidade na Cidade: chegada de ‘grande Faculdade’ vai gerar empregos e impulsionar negócios no Shopping Conquista Sul

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O superintendente do Shopping Conquista Sul, César Zolim, é uma das personalidades otimistas e confiante no potencial econômico de Vitória da Conquista. Na tarde deste domingo (6), quando se encerrou a campanha Natal Mágico do Shopping Conquista Sul, Zolim confirmou ao BLOG DO ANDERSON o sucesso nos negócios no último ano, que ganhou reforço entre os meses de outro a dezembro, e lançou expectativas positivas para esse novo período.

O grande ganhador do Jeep Compass foi o servidor da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana do Município de Vitória da Conquista, Fernando da Silva Barros, que já recebeu a chave do seu prêmio.

A confiança na movimentação do Shopping Conquista Sul nestes próximos doze meses ganha reforço com um grande empreendimento que deverá ser inaugurado ainda neste primeiro semestre. Trata-se de uma grande instituição de ensino superior que vai funcionar na Avenida Juracy Magalhães, defronte ao Shopping Conquista Sul. A expectativa é que gere mais de 150 vagas de empregos diretos.

Literatura, Arte e Educação: Fernanda Takai particiou de Mesa Cultural em Vitória da Conqusita

Fotos: BLOG DO ANDERSON

No último mês de dezembro o Educandário Padre Gilberto Vaz Sampaio comemorou o seu cinquentenário com uma vasta programação cultural. Entre elas aconteceu no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, a mesa temática “Literatura, Arte e Educação”, com a presença de Fernanda Takai.

A programação fez parte do Projeto Literário “Entre Histórias e Memórias”. Na ocasião, participaram a professora doutora Heleusa Figueira Câmara, coordenadora municipal do Comitê Proler/UESB, a professora e dramaturga Adriana Amorim, o professor e diretor artístico Joadson Prado e o aluno do 2º ano do ensino médio, Luis Antônio Vilalva.

“Muito feliz pelo convite de poder participar desta experiência extraordinária proporcionada pelo Educandário Padre Gilberto”, declarou Takai. “Acho que é um oásis de iluminação. Se comparado ao país inteiro, são poucos os lugares que colocam a arte nesse lugar que vocês têm colocado”. E nesta sexta-feira (4) o BLOG DO ANDERSON mostra as fotos de muitas personalidades com Fernanda Takai.

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia: Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde forma primeiros doutores

Foto: ASCOM | UESB

Há quatro anos, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) dava um grande passo na área de pesquisa e de qualificação profissional dentro da área de Saúde com a implantação do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde. Aberto para profissionais com formação em diferentes cursos da área, o Programa tem, agora, sua primeira turma de doutores em conclusão. Entre os 14 pesquisadores que terão suas teses defendidas até o final de abril, está Saulo Sacramento Meira. O fisioterapeuta foi o primeiro doutor do Programa após a defesa de sua tese no último mês de novembro, sob a orientação da professora Alba Benemérita Alves Vilela. “Pra mim, foi uma grande conquista particularmente, mas também um grande um passo para melhoria da nossa saúde pública, para discutir um pouco melhor sobre o comportamento suicida na nossa região”, disse o pesquisador no último mê de dezembro.

Na busca pelo entendimento mais aprofundado e, consequetemente, uma qualificação da pesquisa voltada para a questão do comportamento suicida, Saulo chegou a desenvolver parte da sua pesquisa na Universidade de Porto, em Portugal, em um convênio com o Programa da UESB “A Europa lida com o desafio do suicídio há mais tempo. A ideia de fazer intercâmbio dentro desse território foi a de observar e conhecer o que eles tinham de tecnologia – e falo da tecnologia de atendimento – para lidar com esse tipo de desafio”, pontuou.  O egresso do Doutorado, que também passou pelo curso de Mestrado do Programa e pelo curso de Fisioterapia da Universidade, destacou ainda o caráter plural da formação e das pesquisas: “ter um Programa tão plural e reunindo ideias tão diferentes é um grande ganho para a modernização dos nossos serviços de saúde”. Entre as ações resultantes da sua pesquisa, Saulo desenvolveu dois perfis em mídias sociais para desmistificar o comportamento suicida por meio do conhecimento: Instagram e Facebook. Confira a reportagem da ASCOM UESB.

Nota de Pesar: Leonardo Teixeira de Souza, aos 37 anos

Foto: Reprodução | Facebook

Faleceu precocemente aos 37 anos, o professor Leonardo Teixeira de Souza, vítima de complicações de saúde. Atualmente ele estava lotado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mas antes disso passou pelo campus Anísio Teixeira da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Vitória da Conquista. Mineiro de Governador Valadares, Leonardo cursava doutorado em Alimentação, Nutrição e Saúde pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O velório e sepultamento ocorreram em Minas Gerais, conforme informações de amigos conquistenses nesta terça-feira (1). Aos amigos e familiares os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.

Investimentos na Educação: Herzem vai construir Creches na Morada dos Pássaros III e Condomínio Vila Bonita

Foto: Divulgação | FNDE

O Ano Novo começa com novidades para a Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista. Deu no Diário Oficial do Município, edição do último 23 de dezembro, o lançamento de dois Regimes Diferenciado de Contratação (RDC) para contratação de empresa especializada para construção de duas Creche Tipo 2 do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Conforme os RDC´s assinados pelo prefeito Herzem Gusmão Pereira, uma Creche será na Morada dos Pássaros III, loteamento do bairro Felícia, a outra no bairro Ayrton Senna, para atender os Condomínios Vila Bonita e o Vilas do Sul. A abertura dos envelopes do Processo Licitatório acontece no próximo dia 25 de janeiro.  Também no mês passado, o Governo Federal anunciou outros dois equipamentos como estes, que serão erguidos no Residencial Lagoa Azul e Residencial América Unida, localizados nos bairros Campinhos e Primavera.

Preparativos do Réveillon: Professor Itamar fala sobre crenças e simpatias para receber o Ano Novo

Foto: BLOG DO ANDERSON

O professor com pós-doutorado Itamar Pereira de Aguiar, titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), foi destaque no BATV do último sábado (29).

Na reportagem que o BLOG DO ANDRSON reproduz nesta segunda-feira (31), o professor Itamar Aguiar falou sobre temas relacionados as crenças e superstições na chegada do Ano Novo. Assista e veja os detalhes para o Réveillon.

Colégio da Polícia Militar: processo seletivo terá mais de 2,4 mil vagas; inscrições começam no dia 2 de janeiro

Foto: Divulgação | PMBA

A Polícia Militar da Bahia vai abrir no dia 2 de janeiro o processo seletivo com 2.414 vagas para os colégios e a creche da instituição. As inscrições devem ser feitas até o dia 6 de janeiro. As vagas são para Salvador e interior da Bahia. Os interessados devem fazer as incrições atráves do site online da PMBA, até as 18 horas da data limite. Do total das vagas, 2.381 são para as 15 unidades do CPM na Bahia (361 para o Ensino Médio e 2.020 para o Ensino Fundamental) e 33 vagas para Creche Nossa Senhora das Graças. Leia a íntegra.

Colégio da Polícia Militar: inscrições acontecem na primeira semana de janeiro em toda a Bahia

Foto: BLOG DO ANDERSON

Muita gente aguarda com muita ansiedade o edital com vagas para o Colégio da Polícia Militar Eraldo Tinoco, em Vitória da Conquista. Em informativo nas redes sociais, na tarde desta quinta-feira (27), o CPM comunicou que as inscrições acontecem entre os dias 2 e 6 de janeiro exclusivamente pela internet.

A expectativa é que o edital seja divulgado até a quarta-feira, 1º de janeiro. Os sorteiso acontecem logo após no dia 11 de janeiro. Confira aqui os pré-requisitos diretamente no portam da Polícia Militar do Estado da Bahia. Confira aqui o site com dados provisórios para todas as unidades do CPM na Bahia.

A Voz do Muro: Zélia Saldanha é a última homenageada do ano em Vitória da Conquista

Fotos: Purki | A Voz do Muro

O projeto A Voz do Muro chega ao fim nesse ano de 2018, com um total de dez painéis realizados na cidade de Vitória da Conquista. As equipes do projeto e da Secretaria de Cultura do município escolheram as personalidades conquistenses que foram essenciais para a área em que atuavam. Foram eles: J. Murilo, Cajaíba, Dona Dió, Geraldo Sol, Miguel Côrtes, Altino Araújo, Lêda Nova, Jorge Melquisedeque, Paulo Mascena e, a mais recente homenageada, Zélia Saldanha. O último mural foi feito na Universidade Estadual da Bahia, local onde a professora Zélia lecionou por vários anos, perto dos livros, sua grande paixão.

Zélia Saldanha formou-se em Letras com Inglês pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), sendo uma das primeiras professoras de Ensino Superior de Vitória da Conquista, começando seus trabalhos na Faculdade de Formação de Professores de Vitória da Conquista (FFPVC) e, posteriormente, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Deu aula de Língua Portuguesa, Inglesa, mas seu trabalho foi consagrado na área literária. Por esse motivo, foi homenageada pela UESB com o Prêmio Zélia Saldanha criado em 1999 e que tem a finalidade de difundir obras inéditas, em língua portuguesa, de autores naturais e/ou domiciliados na Mesorregião Centro-Sul da Bahia. Leia mais.