Novidade na UNEX | depois de Feira e Itabuna, Vitória da Conquista e Jequié ganham novos cursos de Medicina

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Rede UniFTC, por meio do Centro Universitário de Excelência e Faculdade de Excelência (UNES), anuncia um novo patamar no primeiro trimestre deste ano e passa a ter quatro Unidades Educacionais oferecendo cursos de Medicina na Bahia. Este marco estratégico posiciona a Unex como líder na interiorização do ensino médico, destacando-se na avaliação do Ministério da Educação (MEC) com nota máxima para todos os cursos de Medicina ofertados, consolidando a excelência educacional na formação de profissionais na área da saúde e a reputação da organização como referência em Educação Superior. Os cursos de Medicina estão sendo ofertados em quatro das maiores cidades da Bahia: Feira de Santana, Itabuna, Jequié e Vitória da Conquista, representando um avanço significativo não apenas para a instituição, mas para toda a sociedade local.

“Estamos investindo no futuro da saúde da Bahia e, por que não dizer, do Brasil. Ao consolidar os cursos em Feira de Santana e Itabuna, a Unex já se estabeleceu como uma instituição de excelência acadêmica. Agora, ao expandir para Vitória da Conquista e Jequié, reforçamos nosso compromisso com a formação de profissionais éticos e competentes, preparados para os desafios da prática médica e da saúde em geral”, declara William Oliveira, Presidente do Grupo Educacional. A Unex celebra não apenas a conquista institucional, mas o impacto positivo que essa expansão terá na sociedade. Ao proporcionar oportunidades de formação médica de qualidade em diversas regiões, a instituição contribui para o desenvolvimento de uma força de trabalho mais capacitada e comprometida com a saúde e o bem-estar da comunidade baiana. “É uma honra representar a Unex nesse momento tão significativo para a educação médica na Bahia. Ao chegar ao primeiro trimestre com essa grande notícia da oferta do curso de Medicina, a Unex reafirma seu compromisso com a formação de profissionais éticos e competentes. A expansão para Vitória da Conquista é um passo estratégico, e estamos ansiosos para receber os futuros médicos que irão moldar o cenário da saúde em nossa comunidade e além”, diz o reitor da unidade Unex de Vitória da Conquista, Renato Cabral.

Para a diretora da unidade Unex de Jequié, Milena Bahiense, o momento representa mais um marco na história da instituição. “Jequié está prestes a viver uma revolução na educação médica, e nós estamos na vanguarda desse movimento. Estamos proporcionando uma oportunidade única para os jovens da região realizarem seus sonhos sem precisar se deslocar para longe. Temos uma história rica em excelência acadêmica, e ao trazer o curso de Medicina, estamos alinhados com nossa missão de oferecer uma formação de qualidade, preparando os futuros médicos para os desafios da prática clínica. Estou entusiasmada para ver o impacto positivo dessa iniciativa”, conta ela. Neste novo capítulo, o Grupo Educacional Rede UniFTC reafirma seu compromisso com a excelência acadêmica e o papel fundamental que desempenha na construção de um futuro mais promissor para a educação e a saúde na Bahia.

Universidade para Todos | estudante “em situação de rua” é aprovado na Universidade do Estado da Bahia

Fotos: Edição | BLOG DO ANDERSON

Em dez meses, a vida de Tiago Juvenal do Santo mudou “da água para o vinho”, como diz a expressão. O carioca de quarenta anos mudou-se para Salvador, viveu em ‘situação de rua’ e passou na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), onde se prepara para iniciar o curso de Licenciatura em Teatro. “Quando me contaram que passei, fiquei impressionado comigo mesmo, não acreditei. Foi muito rápido”, revelou. Tiago nasceu no Rio de Janeiro, mas morava na Zona Rural do Espírito Santo, onde trabalhou na roça desde criança. Órfão de pai e mãe, antes de vir para a Bahia esteve por seis anos em São Paulo, onde também enfrentou dificuldades. A decisão da mudança para Salvador nasceu do desejo de conhecer a Bahia. Mas as coisas não saíram como ele planejou: sem trabalho, nem recebimento de auxílios, o carioca foi parar nas ruas da Capital Baiana. Foi aí que, com a ajuda do movimento das pessoas em situação de rua, Tiago foi acolhido em dois Alojamentos Municipais de Salvador. Na segunda moradia, o Adra II, no bairro do Barbalho, o carioca foi questionado se gostaria de participar de um cursinho pré-vestibular do programa Universidade Para Todos (UPT), da Secretaria de Educação do Estado da Bahia e topou na mesma hora.

“Eu fui o único do alojamento que quis participar”, contou. Ele passou a frequentar o Colégio Estadual Severino Vieira, no bairro de Nazaré, para se preparar para o vestibular. Ao todo, foram apenas três meses de estudos antes da prova. “Foi muita coisa em pouco tempo. Em 10 meses me mudei, fui acolhido e aprovado. Sou eternamente grato”, afirmou. Tiago fez parte da primeira turma do “UPT Pop Rua”, um curso pré-vestibular do Universidade Para Todos, voltado para a população em situação de rua de Salvador. Segundo Patrícia Matos Machado, coordenadora geral do UPT, a iniciativa surgiu mediante uma demanda do Movimento Nacional das Pessoas em Situação de Rua, consoante informações do g1 neste domingo (3).

O perfil da turma era de pessoas em situação de rua que já havia concluído o ensino médio. Em parceria com a UNEB e com a Defensoria Pública da Bahia, 20 alunos participaram dessa primeira edição e receberam fardas, alimentação e materiais didáticos gratuitos. “Além das aulas de matemática, geografia, português. Tivemos uma preocupação em relação ao pertencimento deles na escola e também na sociedade. Nos preocupamos em mostrar que eles eram capazes”, contou a coordenadora. Para Tiago, esse cuidado do programa foi fundamental. Após ver tantos colegas, sem perspectiva de futuro e nas ruas, passar no vestibular é uma esperança não só individual, como coletiva. “Vim sobrevivendo e, mesmo com todas as dificuldades, minha prioridade sempre foram os estudos. Quero ser referência, exemplo. Meu objetivo é transmitir minha história, inspirar outras pessoas em situação de rua a não desistirem”, contou. Com a aprovação, Tiago vai se mudar para Senhor do Bonfim, no Norte Baiano. Segundo ele, o sonho só será possível porque a Secretaria de Educação do Estado da Bahia e a UNEB contribuíram e vão seguir contribuindo com auxílios, como o de moradia e alimentação. Neste ano, o Universidade Para Todos vai abrir uma nova turma e as pessoas em situação de rua poderão participar.

Investimentos do Governo Baiano | Zona Oeste de Vitória da Conquista terá Colégio com investimentos de R$ 16,9 milhões

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Está em construção na Zona Oeste de Vitória da Conquista o novo Colégio Estadual Padre Palmeira, que fica no Conjunto Habitacional URBIS V, bairro Zabelê.

Essa Unidade da Rede Estadual de Ensino será em tempo integral e com uma série de equipamentos.

Os investimentos são do Governo do Estado da Bahia e chegam a R$ 16,9 milhões. Neste sábado (27), técnicos da Construção Civil estavam em plena atividade. A data de inauguração será divulgada em breve.

Movimento Literário | criada a Angatu, sociedade literária para prática de biblioterapia em Vitória da Conquista

Fotos: Fábio Sena

Fábio Sena | jornalista e historiador

Foi criada formalmente em Vitória da Conquista, na noite desta quinta-feira (25), a Associação Angatu Sociedade Literária, que reúne um coletivo dedicado à prática de biblioterapia, ou seja, um método terapêutico realizado com a leitura, debate, interpretação e “encenação” de textos literários. A Angatu – o nome significa bem viver, na língua Tupi – já vinha funcionando regularmente há quatro anos, mas o crescimento do coletivo, aliado à ideia de construir parcerias, motivou a formalização da entidade.

Vanderli Marques, o popular Professor Bite, foi eleito presidente da Angatu pela unanimidade dos votos e se comprometeu a dar longevidade à associação. “Somos um grupo coeso, de gente que gosta de literatura, mas principalmente que gosta de se encontrar pra conversar sobre a vida, e os textos literários são uma espécie de guia em nossos encontros. Por meio dos clássicos, nos revelamos, entendemos melhor nossas virtudes e nossos defeitos e criamos um ambiente terapêutico pra pessoas de todas as idades”, explicou.

Além de reunir pessoas para sessões de biblioterapia, a associação promove palestras, oficinas, rodas de conversa, cursos e minicursos sobre o poder pedagógico e curativo das artes, com foco especial na Literatura. Agora, pretende também realizar concursos e outros projetos de disseminação da cultura literária, sempre com foco na biblioterapia. “A ideia é realizar atividades pedagógicas para crianças, jovens e adultos, ligadas à perspectiva do letramento e da biblioterapia”, explica Bite.

Exame Nacional do Ensino Médio | estudante de Poções é um dos quatros baianos a tirar mil na Redação

Fotos: Edição | BLOG DO ANDERSON

Filho de uma mãe solo e professora de redação, Alex Novaes Maciel, de 20 anos, foi um dos quatro baianos que alcançaram a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio. Estudante em Poções, o penúltimo de uma família com cinco filhos, pretende cursar Medicina na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em Vitória da Conquista. “Fiquei muito feliz e realizado com a nota. Por mais que estivesse confiante, ficava aquela insegurança”, contou Alex. A preparação para a redação do ENEM começou na 1ª série do ensino médio, cursada no Instituto Educacional Cecília Meireles, em Poções.

Lá, ele foi aluno da própria mãe e depois passou a ajudá-la na banca particular, feita fora da unidade de ensino, para complementar a renda da família. Após sair do colégio há quatro anos, ele passou a estudar sozinho em casa. Com muito treino, leitura e revisões, o jovem intuía que tinha ido bem na redação do ENEM, mas não sabia que seria avaliado com mil.

 Ao voltar para casa após o exame, ele mostrou o rascunho do texto, que fica no caderno de prova, para a mãe “dar uma olhada”.  “Eu li o rascunho e achei muito bom, sabia que seria mais que 900. Mas a gente sempre fica na dúvida do mil”, contou Ana Paula Novaes, mãe de Alex. Após dois anos como treineiro e três tentativas “para valer”, Alex mudou as estratégias. Apesar de tirar notas boas na redação, ele sentia que “faltava algo” no texto ao g1. “Foquei na autoria do texto, porque o corretor percebe quando está engessado. Também passei a ler as notícias todos os dias para saber o que estava acontecendo no mundo e ler mais livros”, contou.

Colégio da Polícia Militar | Edital tem vagas para Vitória da Conquista, Jequié, Itabuna e outras Unidades da Bahia

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Polícia Militar da Bahia abre às 10 horas de quarta-feira (3) até o às 17 horas do dia 8 de janeiro, as inscrições do processo seletivo para admissão de alunos nas 16 unidades do Colégio da Polícia Militar (CPM) e da Creche da PM Nossa Senhora das Graças/CMEI para o Ano Letivo 2024. O Edital disponibilizado pelo BLOG DO ANDERSON foi divulgado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (28) e as inscrições podem ser realizada por meio dos sites institucionais da PM (www.pm.ba.gov.br) e da Secretaria Estadual de Educação (www.educacao.ba.gov.br). Confira aqui as vagas para o CPM de Vitória da Conquista, Jequié, Itabuna e outras unidades da Bahia.

Destaque na Cidade | Papai Noel dos Correios é lançado com apresentações culturais no Shopping Conquista Sul

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A 34ª edição do Projeto “Papai Noel dos Correios”, uma iniciativa da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED), foi lançada na última segunda-feira (13). O objetivo da iniciativa é que a comunidade “adote uma carta”, presenteando a criança com o pedido que ela fez por carta ao Papai Noel. O evento aconteceu no Shopping Conquista Sul e contou com apresentações artísticas e musicais dos Centros Municipais de Educação Infantil Antônio Moura, do Miro Cairo; José Capitulino Teles, do Vila Elisa, do Coral Infanto-Juvenil do Conservatório Municipal de Música, além da chegada do Papai Noel. As arrecadações vão até 15 de dezembro e a distribuição dos presentes até 22 de dezembro nas instituições participantes.

Para o gerente regional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Robério Pacheco, é um dia de festa para os Correios e SMED. “A família Correios está feliz e muito confiante. Vamos trabalhar firmes e fortes para poder adotar 100% das cartas”. Ele revelou que este ano o desafio será grande. “Praticamente triplicamos nossa demanda em relação ao ano passado, mas não tenho dúvidas que a população de Conquista vai abraçar o projeto e adotar as cartas”. Ele também frisou o valor educacional da iniciativa. “O projeto tem viés social e educacional, porque um dos objetivos é incentivar na criança a escrita, a escrever uma carta e desenvolver o raciocínio dela em relação à escrita”. O secretário Municipal de Educação, Edgard Larry Andrade Soares, destacou o fator pedagógico da iniciativa.

“Com a realização da carta cada criança participa diretamente com a escrita, inclusive com o desenvolvimento das ideias. Isso se reverte num processo pedagógico importante para os nossos pequeninos da rede municipal de educação”. Ele reforçou ainda a importância da parceria da Prefeitura com os Correios neste projeto. “Nossa prefeita Sheila Lemos quando tomou conhecimento desta parceria ficou empolgada e deu apoio incondicional. É tão importante que vem crescendo ao longo dos anos. Neste ano temos diversas unidades da rede que receberão os presentes”. Larry salientou que o trabalho dos Correios é extraordinário e fez um apelo para que toda a comunidade conquistense adote uma carta, para que seja possível o Papai Noel chegar para todas essas crianças com muito carinho e acolhimento”.

Para o Gestor do Shopping Conquista Sul, César Zolim, é uma satisfação repercutir o evento. “Além de incentivarmos nossas crianças que são nossas gerações futuras, nós prestigiamos a instituição Correios, que é valorosa, e sobretudo, a iniciativa da municipalidade também em prestigiar. O Conquista Sul não poderia se fazer omisso, teria que estar presente. É nosso compromisso incentivar essas ações sociais, tanto voltadas para o público infantil, ou infanto-juvenil, como para todos aquelas que representam valor para a sociedade e o Conquista Sul se insere nesta obrigação de prestar este serviço à comunidade”. Este ano estarão sendo presenteadas pelo Projeto Papai Noel dos Correios, as crianças dos CMEI Anna Geruzia Bittencourt, Antônio Moura Pereira, Frei Graciano do Santo Elídio, e José Capitulino Teles, Zilda Arns Neumann e das Escolas Municipais Anísio Teixeira (extensão) e Padre Isidoro, na Estiva.

Liderança Inovadora | Programa Líderes para Conquista capacita servidores municipais na Joia do Sertão Baiano

Fotos: SECOM | PMVC

Aconteceu na quinta-feira (16), o último encontro do Programa Líderes para Conquista, voltado ao desenvolvimento da habilidade de liderança para servidores municipais e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Gestão e Inovação (SEMGI). A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade compareceu ao encerramento do programa e ressaltou a importância de investir no desenvolvimento dos servidores públicos, reconhecendo sua importância na Gestão Municipal de Vitória da Conquista. Sheila também destacou a ênfase dada pelo Governo Municipal à formação e ao desenvolvimento de seus colaboradores, para enfrentar os desafios sempre de forma inovadora e eficiente.

“Esperamos colher logo os bons frutos dessa iniciativa e que estes servidores participantes sejam multiplicadores das técnicas desenvolvidas aqui em seu ambiente de trabalho e aos munícipes”, declarou a prefeita. Ao longo dos quatro encontros, quarenta participantes de cada uma das Secretarias Municipais tiveram a oportunidade de desenvolver técnicas para gerar um ambiente de trabalho colaborativo. No último encontro, foi oferecida uma palestra sobre comunicação e liderança, ministrada pela advogada Evila Deveza Santos Carrera. O secretário Edimário Freitas de Andrade Júnior, pontuou o sucesso alcançado pelo Líderes para Conquista, que se dedicou a abordar temas para cada área de atuação profissional.

“O programa analisou o perfil dos servidores e abordou temas como liderança inovadora e intraempreendedorismo, visando aplicar essas técnicas na Gestão Pública. O objetivo é criar equipes fortes que gerem resultados positivos para a sociedade”, explicou Edimário. Para uma das participantes, Leila Lopes, a metodologia aplicada nos encontros favorece que todo o conhecimento adquirido seja colocado em prática no dia a dia. “Foram trabalhados temas, mentorias de projetos, coisas de extrema importância. Fico feliz e grata pela prefeitura nos oportunizar esta formação”, relatou a servidora.

Rede Municipal de Ensino | Escola Municipal José Lopes Viana é revitalizada em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

Com a entrega da Escola Municipal José Lopes Viana, nesta quinta-feira (16), são exatamente 75 escolas reformadas nos últimos dois anos em Vitória da Conquista. A revitalização da Unidade de Ensino do bairro Campinhos aconteceu em etapas, desde a ampliação até a finalização3. E no momento que a comunidade escolar comemora toda essa transformação, mais uma boa notícia foi anunciada: a Escola, que atualmente tem duas extensões, será ampliada para que todos os 500 alunos se reúnam em um só espaço. A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade saudou a todos que fazem a escola funcionar, reforçando que somente a educação transforma a sociedade.

“Saber que nossos filhos têm um local digno para estudar, que os nossos professores e os nossos servidores da educação têm um lugar digno para trabalhar, isso nos deixa muito alegres. Assim nós vamos estar contribuindo verdadeiramente para uma educação de qualidade no nosso município, pois não temos como fazer uma educação de qualidade, se não temos escolas de qualidade”, declarou a prefeita, lembrando ainda que as escolas reformadas seguem o mesmo padrão, seja na Cidade ou na Zona Rural. Nascida e criada nos Campinhos, Ludmila Almeida, de 36 anos, e duas de suas três filhas são ex-alunas da escola e falou com propriedade de toda a mudança que a escola passou: ampliação de sanitários, reconstrução da cozinha, revitalização do piso do pátio, instalação de revestimento nas salas, colocação de forro em toda a unidade, revisão elétrica, hidráulica e do telhado, substituição de portas e fechaduras, construção da central GLP, readequação de espaços, reparos em alvenaria, pintura lúdica e geral.

Mas o destaque de Ludmila na reforma foi para a instalação de cerâmicas (antes o piso era de cimento vermelho) e cobertura metálica no pátio. “Quando eu estudava e minhas filhas também, a escola só tinha três salas na frente, o piso era vermelho, não tinha cobertura, não tinha ventilador, as salas eram super quentes, e na chuva, tínhamos que ficar presos na sala. E hoje, eu até me emociono ao ver a escola tão bonita, que fica um lugar mais aconchegante para os nossos filhos. Por ser uma escola pública, graças a Deus, é uma escola de referência”, disse o vereador Gilvan Nunes Pereira, o popular Dinho dos Campinhos.

“É um prazer muito grande, pois a comunidade vai ganhar muito, as crianças vão ganhar muito. Sabemos que é uma reforma de primeira qualidade, mas também entendemos que não cabe todos os alunos, por isso pedi à prefeita que minha emenda seja para ampliar essa escola e a prefeita aprovou”, celebrou Dinho. Para o secretário municipal da Educação, Edgard Larry Andrade Soares, o momento também foi de celebração. “Hoje é um dia festivo. Não fosse a determinação da prefeita para melhorar as condições do nosso município em vários âmbitos, não teríamos chegados a esse patamar de dignidade para acolher nossos alunos, nossos professores, nossos servidores e nossos gestores escolares. Que este equipamento fique para a responsabilidade, não só da escola, mas da comunidade”, discursou o secretário. “Sinto-me honrada por estar diretora em um momento tão importante para esta escola e sigo na confiança que muitas conquistas estão por vir.

Minhas palavras hoje são de gratidão”, declarou a diretora Manoela Lima que agradeceu aos gestores, professores e servidores por caminharem na busca do mesmo objetivo, “que é a aprendizagem dos nossos alunos em um ambiente digno e agradável. As mudanças foram muitas e todas as mudanças feitas aqui na escola foram para melhor”, concluiu. Na cerimônia de reinauguração da escola, os alunos do 2° ano e professores entoaram o Hino à Conquista. A instituição oferece da educação infantil ao ensino fundamental, nos turnos matutino e vespertino, para 500 alunos matriculados. Em breve, a reforma da escola do Simão, bairro vizinho, também será entregue à comunidade.

Faculdade Independente do Nordeste | FAINOR celebra 20 anos do curso de Direito em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Vitória da Conquista celebrou os 20 anos do Curso de Direito da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR). O evento proposto pelo vereador e professor Edivaldo Santos Ferreira Júnior, do Partido Trabalhista Brasileiro, aconteceu na noite de terça-feira (14). O Plenário Vereadora Carmen Lúcia ficou lotados por estudantes e convidados especiais, com os advogados Alexandre Sousa Pereira e Ronaldo Soares.

“Há duas décadas, um sonho tomou forma nas mentes destemidas de jovens que, em busca do conhecimento e da justiça, se aventuraram na jornada da Faculdade de Direito da FAINOR. Desde então, a instituição tem sido uma fonte de inspiração e transformação para inúmeras gerações de estudantes. Esta Audiência Pública oferecerá a oportunidade de celebrar essas realizações e reconhecer o impacto positivo que a FAINOR teve em nossa cidade”, defendeu Edivaldo Ferreira Júnior, que é advogado e professor. “Que esses 20 anos de história inspirem e iluminem o caminho de todos que passam pelas salas de aula do curso de Direito da FAINOR, em busca do conhecimento e da construção de um mundo mais justo e igualitário”, celebra a coordenadora do Colegiado de Direito, professora Jamile Alves da Silva.

Para o diretor-presidente da FAINOR, professor Ítalo Silva Brito, as duas décadas do Curso de Direito demonstram a importância do trabalho desempenhado por toda a comunidade FAINOR.  “Temos orgulho de oferecer ensino de qualidade, com um ambiente humanizado e de transformar a sociedade, inclusive, por meio da atuação dos nossos egressos”, reflete. O BLOG DO ANDERSON registrou alguns momentos em fotos que estão compartilhados aqui e também no Instagram, X e Facebook.

FliConquista | Feira Literária de Vitória da Conquista acontece no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima

Foto: BLOG DO ANDERSON

A primeira edição da Feira Literária de Vitória da Conquista (FliConquista) começa logo mais às 14 horas da quinta-feira (15) e se estende até o domingo (15), no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, abordando o tema Literatura e Liberdade e com programação completamente gratuita. Propondo uma interseção entre as palavras e os movimentos emancipatórios, o fio condutor do evento será o Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, um marco histórico e de luta que moldou o curso da nossa nação.

A programação será composta por mesas literárias, apresentações musicais e lançamentos, em uma convergência multidisciplinar que contará com a participação de escritores, editoras, artistas de diversas linguagens, professores, alunos, acadêmicos e leitores. Ao BLOG DO ANDERSON a professora doutora e curadora da FliConquista, Ester Maria de Figueiredo Souza, fala um pouco desse evento que muda o Cenário da Cultura Conquistense com essa programação especial durante cinco dias.

Exame Nacional do Ensino Médio | com jaca na mão, Lula orienta estudantes a chegarem no horário das provas

Foto: Reprodução | Instagram

O presidente da República Brasileira Luiz Inácio Lula da Silva gravou um vídeo neste sábado (4) em que deseja boa sorte aos estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Segurando uma jaca no Palácio do Alvorada, em Brasília, Lula pediu “tranquilidade” aos alunos na véspera do Exame e reforçou a necessidade da chegada no horário. Os portões abrem ao meio-dia. “Você que vai fazer o Enem amanhã, isso aqui é uma jaca”, brincou o presidente. “Vocês precisam hoje se preparar, não deixar que nada abale o sistema psicológico de vocês. Não brigue com a irmã, irmão, com o primo, porque amanhã você tem que chegar no horário para fazer o ENEM.”

Exame Nacional do Ensino Médio | Professor Omar Ribeiro dá dicas para o ENEM em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Os dias que antecedem a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) podem ser de muita tensão e nervosismo para os candidatos. Mas alguns hábitos podem ser adotados para que a ansiedade não atrapalhe o seu desempenho.  A primeira dica é evitar estudos intensos na véspera da prova. Ler um livro, assistir a um filme, dar uma caminhada e estar com a família e com amigos são boas opções para passar esse tempo.

As atividades físicas podem ser uma válvula de escape para a ansiedade, mas também devem ser praticadas com moderação, para evitar lesões.

Neste ano, o ENEM será aplicado nos dias 5 e 12 de Novembro. No primeiro dia, no próximo domingo (5), de prova, os participantes fazem as questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e redação. No segundo dia, de Ciências da Natureza e Matemática. Em entrevista ao Cabrália no Ar [RecordTV Cabrália] desta sexta-feira (3), o professor Omar Costa Ribeiro trouxe dias importantes.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia | governador assina decreto que regulamenta setor na Bahia

Fotos: Rafael Martins | GOVBA

Começou, nesta segunda-feira (16) e segue até sexta-feira (20), a 20ª edição da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT), evento organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI), com programação diversificada, mobilizando a comunidade em torno de temas e atividades relacionadas às áreas científicas e tecnológicas. O governador Jerônimo Rodrigues participou da conferência de abertura das atividades, que aconteceu no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, e visitou a exposição de projetos realizados com a participação de universidades, órgãos públicos e institutos de pesquisa. Durante o evento, o governador assinou o Decreto que regulamenta a Lei 14.315, do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, que dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento do setor. “Todos os estados que querem fomentar a ciência e tecnologia, precisam organizar a política pública e a plataforma que fortalece as pesquisas e inovações. Aqui na Bahia, já temos uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa, e hoje, decretei a sua regulamentação”, explicou Jerônimo. Conforme o governador destacou, o dispositivo legal organiza o sistema para que a sociedade, pesquisadores, professores, universidades, escolas, órgãos da pesquisa, e o mercado, possam acessar investimentos para registrar patentes, desenvolver pesquisas, cenários novos, dentre outras possibilidades.

“Então, o mundo agora conta com energia renovável, e na Bahia estamos organizando o sistema estadual. Além disso, a lei facilita e fortalece orçamento. Daí, a gente consegue garantir que a política estadual tenha um orçamento prático, concreto, exclusivo e específico”, acrescentou. A SNCT é o maior evento de popularização da ciência do país e tem por finalidade mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Ao longo da programação, o público pode participar de conferências, mesas redondas, eventos interativos, diálogos interculturais e visitas guiadas. O evento é realizado em parceria com unidades de pesquisa, agências de fomento e entidades vinculadas, comunidade científica, universidades, instituições de ensino de pesquisa, escolas, museus e jardins botânicos, secretarias estaduais e municipais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. “A programação da abertura tem uma palestra importante da Doutora Jaqueline Góes, que é a cientista baiana que conseguiu decodificar o genoma da Covid-19, com a mediação da Marilda Gonçalves, que está à frente da Fiocruz, primeira mulher à frente da fundação. A gente tem uma agenda aqui no IAT de palestras, um ciclo, e está tudo no site da SECTI, www.SECTI.ba.gov.br. Tem a agenda da semana inteira”, declarou o titular da SECTI, André Joazeiro. Ao lado do secretário Joazeiro, Jerônimo lançou a segunda edição da revista Bahia Faz Ciência.A publicação reúne uma série de reportagens, com destaque para o trabalho de pesquisadores, cientistas e estudantes de toda a Bahia.

As matérias de jornalismo científico falam sobre projetos em sua maioria realizados por estudantes de escolas públicas da capital e do interior, entre os destaques, projetos sobre inseticida feito da folha de mandioca, vasos à base de coco verde, bioplástico do inhame e filtro de baixo custo. Com tiragem de 20 mil exemplares, as revistas serão distribuídas, prioritariamente, para as escolas da rede pública estadual de ensino. As reportagens também estarão disponíveis nos sites e redes sociais da SECTI. Junto com a publicação, foi entregue o Certificado Bahia Faz Ciência para estudantes de jornalismo do Centro Universitário UNIJORGE que participaram das reportagens. Dentre os trabalhos em exposição no IAT, a Universidade Estadual da Bahia (UNEB) levou o jogo de tabuleiro ‘Cocada Maria’, resultado de um projeto do curso de Mestrado em Gestão e Tecnologia Aplicada à Educação. O projeto mistura o digital com o analógico, utilizando elementos feitos na impressora 3D com modelos feitos com palitos de picolé. “Você conjuga o tradicional com uma coisa mais inovadora, e tem a parte lúdica do aprendizado com as crianças. A UNEB tem muitas ações na área de pesquisa, ensino e extensão. Hoje a gente trouxe aqui uma pequena amostra de algumas atividades com crianças na área da educação básica, usando impressora 3D, pensamento computacional”, contou o gerente de pesquisa do Programa de Pós-Graduação, Eduardo Jorge.

Destaque Universitário | estudantes da UFBA levam experiências de Vitória da Conquista para Mortugaba

Fotos: Reprodução | Gabriel Prado

Estudantes do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia, campus Anísio Teixeira, em Vitória da Conquista, promoveram ações de Educação Ambiental na Escola Municipal Orlindo Nogueira, em Mortugaba. A proposta da atividade envolveu dois componentes curriculares optativos: Educação Ambiental, sob a responsabilidade da professora Patrícia Belini Nishiyama, e Manejo e Conservação da Biodiversidade, com o professor Ricardo Evangelista Fraga. As ações reuniram discentes de Ciências Biológicas, Nutrição e Biotecnologia e teve como objetivo a conscientização acerca da biodiversidade, aspectos do tráfico de animais silvestres, o incentivo à não captura e apresentar o trabalho do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS).

Na Escola participaram alunos desde o ensino infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental II. Foram oportunizados diferentes momentos, como:  a apresentação de uma peça teatral autoral sobre a história de tráfico de tucanos, abordando desde a captura indevida, até a apreensão, acolhimento pelo CETAS e reintrodução em local apropriado. Também houve a exposição de animais taxidermizados oriundos de apreensões e doados pelo CETAS.

Antes do retorno à Universidade, recebemos o relato do pai de Esther Nogueira, aluna do Ensino Infantil. Ele nos contou que a sua filha no final da reunião da Igreja, pediu para falar com os membros, utilizando um ramo de flores como microfone para explicar sobre as atividades realizadas na escola e a importância de cuidar dos animais silvestres. Além disso a mesma pediu ao pai para levá-la para se despedir das alunas Alice Oliveira e Anna Jullie Veiga que ficaram responsáveis pela turma dela no dia da ação.

Em entrevista concedida ao aluno Gabriel Prado, a diretora da Unidade Escolar, Aline Amaral de Oliveira, nos conta como foi para ela o impacto e importância da atividade, para a escola e para os alunos: “A visita dos estudantes e professores da Universidade Federal da Bahia foi muito proveitosa para toda a escola, alunos, professores e funcionários em geral ficaram deslumbrados com tudo, desde da dramatização como também com a exposição. Eu estando como gestora desta instituição, e professora de ciências biológicas fique emocionada de ver tanta positividade, sabedora e compromisso de todos ali envolvidos neste projeto! Me fez lembrar de minha época de faculdade. Este trabalho de vocês foi tão rico que dei a sugestão de expandi-lo em outras escolas! Aguardamos ansiosamente o retorno de vocês na nossa escola”.

Para finalizar-se as atividades, que aconteceram entre os dias 5 e 8 de outubro, os alunos fizeram uma visita técnica a uma RPPN [Reserva Particular de Proteção Natural] localizada em Mortugaba, onde os mesmos vivenciaram na aspectos do processo de reintrodução de animais resgatados do tráfico.

Oportunidade na Cidade | IFBA prorroga as inscrições para o Curso Programador WEB EaD em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Vitória da Conquista, vem a público informar sobre a prorrogação das inscrições do Edital Nº 27/2023, de processo seletivo simplificado de discentes que ingressarão no Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) Programador WEB na modalidade de EAD, com carga horária de 200 horas. São ofertadas 120 vagas totais para o curso, sendo 60 delas reservadas aos adultos [maiores de 18 anos], que não deram continuidade aos estudos. Caso esse percentual não seja preenchido, poderá ser ocupado pelo público em geral. Os interessados podem se inscrever pelo formulário [acesse aqui] até domingo (15). O início das aulas está previsto para ocorrer no dia 23 de outubro.

Medicina Veterinária | principais tendências foram expostas no Congresso em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Com o objetivo de apresentar as tendências do futuro na área de Medicina Veterinária, aconteceu entre os dais 21 a 23 de setembro, no Mediterrâneo Complexo para Eventos, o III Congresso de Medicina Veterinária do Sudoeste Baiano (COMVET). A Comissão Organizadora, que é formada pelos alunos do 9º semestre e egressos do curso da Unex, preparou uma programação com conteúdos e práticas destinadas a profissionais de excelência. Assuntos variados, desde a clínica para pequenos e grandes animais, até mesmo a clínica de animais silvestres, foram divulgados para a comunidade acadêmica e médicos veterinários. Nos dois primeiros dias, foram ministradas palestras e no último dia do encontro, os participantes tiveram acesso a um minicurso.

A 3° edição do COMVET, contou com a participação de especialistas, mestres e doutores renomados, e teve o intuito de promover a integração entre docentes, estudantes e profissionais da medicina veterinária. Para a aluna do 6º semestre, Gabriela Freitas Pires Silva, o congresso agregou bastante conhecimentos. “Foi uma forma de atualizar os pensamentos e as práticas relacionadas ao uso de certos medicamentos nos cuidados dos animais. O conteúdo ministrado pela médica veterinária e especialista em Gastroenterologia, Ana Rita Pereira, foi excelente, pois com ela, pude enxergar de um outro âmbito os problemas gastrointestinais. Para complementar, durante o minicurso este assunto foi reforçado pela doutora Ana Paula. O evento reuniu muito aprendizado que contribuirão com as minhas habilidades profissionais”, comentou.

De acordo com a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Laise Dórea Fernandes Vasconcelos, o COMVET foi uma oportunidade de expressão de ideias, exposição de trabalhos científicos e aprimoramento profissional. “Foram três dias de debates nas principais áreas de atuação do Médico Veterinário que contribuíram para atualização, aprendizado, networking, divulgação de pesquisas, desenvolvimento da carreira e melhoria da prática clínica”, disse. A realização do Congresso de Medicina Veterinária do Sudoeste Baiano, completa Laise, promove conscientização e melhora a qualidade dos cuidados veterinários, o que, por sua vez, beneficia a saúde e o bem-estar dos animais.

Parceria e Conhecimento | FAINOR e Santa Casa Misericórdia de Vitória da Conquista fortalecem parceria

Fotos: ASCOM | FAINOR

Uma reunião na manhã desta quarta-feira (20) aproximou ainda mais a Faculdade Independente do Nordeste e a Santa Casa de Misericórdia de Vitória da Conquista. As duas instituições celebraram a parceria firmada e projetaram outras ações que podem ser realizadas no futuro. A parceria entre a FAINOR e a Santa Casa proporciona um importante campo de estágio para estudantes da área de Saúde, a exemplo dos futuros fisioterapeutas. Na oportunidade, a Faculdade entregou equipamentos ao Hospital São Vicente de Paulo, em contrapartida no acordo celebrado entre as instituições. “Esta é uma parceria que é e será sempre bem-vinda. A gente se orgulha de empresas como a FAINOR, que são da terra e estão grandes e fortalecidas.

É como a Santa Casa, que se mistura com a evolução da cidade”, comentou o provedor da Santa Casa, Abmael Alves de Brito.  A possibilidade de a Faculdade retribuir a acolhida aos estudantes com conhecimento compartilhado também foi destacada pelo gerente acadêmico da Área 1 da FAINOR, professor Lucas Sampaio. “A FAINOR está de portas abertas para capacitações das equipes do hospital, entre outras parcerias”, adiantou o professor Lucas. Para o diretor Financeiro e de Negócios da FAINOR, Juvenal Neto, o encontro foi uma oportunidade de demonstrar como a parceria fortalece, não apenas a qualidade do ensino que a FAINOR proporciona aos estudantes, mas também a atuação das próprias empresas. “Vamos estreitar cada vez mais as nossas relações”, concluiu o diretor Neto.

Educação Pública | Escola Municipal Gildásio Cairo é modernizada e reinaugurada em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

A Escola Municipal Gildásio Cairo dos Santos, localizada no Povoado de Pedra Branca, foi reinaugurado na tarde da sexta-feira (15). Com 88 alunos matriculados, divididos em cinco turmas que vão da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, a unidade é uma das 17 Escolas Nucleadas, mantidas pela Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista. Quem passou pelo portão de entrada pôde perceber as mudanças operadas na unidade de ensino ao longo do processo de reforma e ampliação a um custo total de R$ 165.994,52 aos Cofres Municipais. O novo pátio, equipado com um parquinho infantil e pinturas lúdicas no piso, é uma das partes mais visíveis do novo aspecto da Escola. A partir da área externa, é possível verificar o novo muro. Mas, por dentro, há muito mais a ser visto,  e, principalmente, para ser desfrutado pelos alunos, professores e demais servidores da Escola. A Escola ganhou uma nova cozinha, sanitários, o mencionado pátio e a instalação de uma cobertura metálica, que possibilita o acesso aos ambientes internos e protege da chuva e do sol. Um novo forro foi colocado em toda a unidade, que recebeu também revisões nas instalações elétricas e hidráulicas, além da reforma do telhado e da substituição de portas e fechaduras.

O Núcleo de Manutenção da SMED construiu ainda uma nova central de Gás [GLP], fez a readequação de espaços, reparos em alvenaria, pintura geral e lúdica, e ainda o muro com o portão. Ao comentar sobre a reforma, a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade ressaltou que o padrão implantado ali é a mesma visível nas outras 72 unidades de ensino que passaram por reformas e ampliações. “O mesmo tratamento que as Escolas da Zona Urbana estão recebendo, as da Zona Rural também estão”, garantiu a prefeita. “É o mesmo cuidado, porque não pode haver diferença. Queremos que os homens e as mulheres do campo continuem no campo, vivendo com dignidade e qualidade de vida”, disse ainda a gestora. “Tenho o entendimento de que só a educação transforma a sociedade. As crianças não são o futuro da sociedade: elas são o presente”, comentou, referindo-se a alunos como os da Educação Infantil, que participaram de uma apresentação cultural, antes da cerimônia de reinauguração, e também os dos anos mais avançados do Ensino Fundamental, a exemplo da estudante Patrícia dos Santos, do 5º ano, que declamou o poema “O Bom Aluno”, de Karla Valéria Alves. O secretário municipal de Educação, Edgard Larry Andrade Soares, seguiu a mesma lógica de raciocínio ao justificar os investimentos na recuperação da infraestrutura da Rede Municipal de Ensino.

“É por essas crianças que nós trabalhamos, e haveremos de trabalhar diuturnamente”, afirmou. “Temos trabalhado e não iremos parar enquanto não tivermos uma educação de qualidade, como merece”, informou Larry. O secretário informou que outra Escola, na localidade de Lagoa do Arroz, está passando por um processo de reestruturação semelhante. “Estaremos reinaugurando essa Escola, no máximo, até o início do ano que vem”, assegurou o secretário. Munícipe de Pedra Branca e mãe dos alunos Sofia, de 5 anos, e Luiz Gustavo, de 8, Danielle de Oliveira gostou especialmente da sensação de segurança que a reforma proporcionou ao ambiente da Escola Municipal Gildásio Cairo dos Santos. Mas ela também apreciou outras mudanças, de ordem mais lúdica. “Nossas crianças não tinham segurança. Hoje, a Escola está toda murada. Não tinha um lugar para brincarem, e hoje já têm um parque infantil. Tem a cobertura, que antes não tinha”, disse Danielle. “Estou muito feliz com essa reforma, que é um marco muito grande para a nossa comunidade. E uma conquista, porque nós lutamos muito e hoje estamos muito satisfeitos e felizes”, concluiu. Na avaliação da diretora do Grupo de Escolas Nucleadas, Gilvana Custódio, as impressões dos pais e mães de alunos têm sido parecidas com a de Danielle.

“O pessoal tem comentado, tem falado da satisfação de ver a Escola completamente estruturada para receber as crianças, porque quem conheceu a Escola antes e hoje, vê que existe uma grande diferença”, relatou Gilvana. O impacto, segundo ela, também está sendo sentido nas salas de aula e nos setores administrativos da Escola: “A reforma de uma Escola como esta vem impactar positivamente no desenvolvimento das crianças, no aprendizado e também no trabalho pedagógico dos professores e do pessoal de apoio”. Convidado a participar da solenidade, o professor Ubirajara Ramos Cairo fez uma breve homenagem ao pai, o ex-prefeito Gildásio Cairo dos Santos (1916-1997), em cuja gestão (1982-1983) foi construída a Escola da Pedra Branca, que, desde então, leva seu nome. Ubirajara lembrou que, neste mês de setembro, Gildásio teria completado 107 anos. “De onde ele estiver, com certeza ele está satisfeito, apesar de que ele era de extrema simplicidade e desprovido de vaidade”, registrou Ubirajara, que esteve acompanhado pelo filho, Gildásio Cairo dos Santos Neto. “Nós crescemos escutando ele dizer que a maior herança que um pai pode deixar para um filho é o exemplo e o saber. E ele conseguiu fazer isso. Aqui está o nome dele em uma Escola”, finalizou o filho do patrono da Escola.

Destaque Acadêmico | Unex celebra Cerimônia do Capacete para futuros Engenheiros Civis em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Os acadêmicos de Engenharia Civil do Centro Universitário de Excelência, em Vitória da Conquista, participaram nesta quinta-feira (14), da Cerimônia do Capacete, uma oportunidade que marca a jornada de todo estudante do curso. O evento, que é tradicional na Unex, representa o compromisso com a formação humana, responsável e ética dos profissionais do futuro. O reitor Aureliano Tavares, parabenizou os futuros profissionais e reiterou a importância que o ato tem para a instituição. “Para ter sucesso no mercado como engenheiro civil é necessário desenvolver habilidades técnicas, ter conhecimentos e competências interpessoais. Parabenizamos a todos pela escolha do curso e pela confiança depositada na Unex para a conquista de uma formação de qualidade, segura e pautada no conhecimento crítico e de um cidadão socialmente comprometido”.

O inspetor-chefe do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-BA), unidade de Vitória da Conquista, Raoni da Silva Correia, disse que a Cerimônia do Capacete representa o compromisso que os discentes assumem com as atividades da Engenharia. “É um ponto de virada para que possam se sentir mais próximos da profissão, onde o capacete representa o símbolo da atuação na área, personificando todos os ideais do profissional”. “Esta cerimônia é muito mais do que um simples ato simbólico, é um testemunho da paixão e da dedicação que esses futuros engenheiros têm pela sua carreira. Espero que vocês possam desfrutar ao máximo todas as oportunidades que o mercado oferece”, comentou o coordenador do curso de Engenharia Civil da Unex Vitória da Conquista, Flávio Leopoldino.  A estudante, Emmilai Souza, revelou que a cerimônia é um momento único.  “Um misto de sensações para mim. Quero lembrar de toda a minha trajetória com carinho.

Estou feliz em poder realizar meu sonho na Unex e daqui a alguns anos me formar como uma Engenheira Civil de excelência”, afirmou ela, que também realizou o juramento, reafirmando a responsabilidade com a profissão em nome da turma. Para Juliana Rocha, fazer a graduação também é a realização de um sonho. “Esse momento veio para consolidar o começo dessa nova jornada e confirmar que estou pronta para enfrentar os desafios do mundo da Engenharia Civil”. Na ocasião, estiveram presentes o reitor da instituição, Aureliano Tavares, o coordenador do curso, Flávio Leopoldino, o assistente do curso de Engenharia Civil, Philipe do Prado, o inspetor-chefe do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-BA), unidade de Vitória da Conquista, Raoni da Silva Correia, professores, familiares e amigos dos estudantes.