Seminário de Direito: “O papel da advocacia na sociedade” é debatido entre OAB e acadêmicos em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Faculdade Pitágoras está promovendo a Semana do Conhecimento em Vitória da Conquista. Na noite desta quinta-feira (23) o BLOG DO ANDERSON pode acompanhar um pouco do debate entre acadêmicos e membros da Ordem dos Advogados do Brasil.

Com o tema “O papel da advocacia na sociedade”, o advogado e professor doutor Ronaldo Sores capitaneou o grupo que compartilhou os conhecimentos adquiridos tantos nas salas de aulas como também em tribunais.

Além do Doutor Ronaldo, os juristas Wendel Silveira, Marcelo Velame e Murilo Nunes também sentaram à mesa deste evento coordenado pela professora Kelly Patrícia Newton Almeida Silva Monteiro.

Encontro com Jornalistas: Rui defende que aluno com ‘condições’ pague mensalidade em Universidade Pública

Foto: BLOG DO ANDERSON

O governador da Bahia, Rui Costa Santos afirmou que a cobrança de mensalidade nas universidades públicas de alunos que tenham condição de pagá-la não deve ser tratada como um tabu.  A declaração foi dada durante um encontro com jornalistas na tarde desta segunda-feira (20), quase uma semana após os protestos contra o presidente da República Brasileira Jair Messias Bolsonaro protagonizado por professores e estudantes diante dos cortes no orçamento de Universidades Federais. A Universidade Federal da Bahia (UFBA) foi um dos alvos iniciais do ministro da Educação, Abraham Bragança de Vasconcellos Weintraub , que afirmou ter identificado na instituição “atos de balbúrdia”.  Confira a reportagem do Correio.

Protestos por Educação: comunidade se mobiliza contra fechamento de escolas em Vitória da Conquista

Fotos: WhatsApp | BLOG O ANDERSON

Moradores da Zona Rural de Vitória da Conquista estão mobilizados em defesa da Educação. Na manhã desta quarta-feira (15) os protestos começaram cedo contra fechamento de escolas da Rede Municipal de Ensino. “Comunidade Cachoeira dos porcos, Escola Juvêncio Rocha, que faz parte do Círculo de Campo Formoso, onde vai sete comunidades pertencentes a esse círculo:

Escola Otaviano Salgado [ Campo formoso], Escola José de Alencar [Furadinho], Escola São Vicente de Paulo [Lagoa Formosa], Escola Assentamento Lagoa Nova, Escola Casimiro de Abreu [Juazeiro] e Escola Municipal Rancho Alegre [Rancho Alegre]. “Hoje a comitiva estará se reunindo com os pais para informar o fechamento dessas escolas. E os meninos serão enviados para o Iguá”, diz nota juntamente com fotos enviadas por lideranças ao BLOG DO ANDERSON. A Secretaria Municipal de Educação ainda não se manifestou sobre o assunto.

Greve nas Universidades Baianas: Bancada Comunista critica corte no salário de professores em greve

Foto: Luciana Oliveira | PCdoB

A Bancada do Partido Comunista do Brasil na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA) se posicionou sobre a greve dos professores das Universidades Estaduais Bainas e o corte no salário dos grevistas. Para os deputados estaduais comunistas Jean Fabrício Falcão, Olívia Santana, Bobô e Zó, os descontos não são a saída adequada para enfrentar o impasse. Na nota, a bancada ainda convoca ‘imediata negociação’ do governo com os docentes em greve e pede o pagamento dos salários dos grevistas. Leia a íntegra do posicionamento: “O PCdoB, que faz parte da base de sustentação do Governador Rui Costa, reconhece o esforço e o êxito obtido pelo governo do Estado em garantir a continuação das políticas públicas, os investimentos em infraestrutura e a manutenção do pagamento dos servidores e aposentados, num quadro de crise financeira nacional que tem afetado estados e municípios e no atual contexto de cerco do Governo antidemocrático, antipopular e antinacional de Bolsonaro. Consideramos a conquista do direito de greve uma vitória dos trabalhadores e trabalhadoras na luta por liberdade, democracia e fortalecimento do movimento sindical. Consideramos legítimas as lutas das categorias por melhores salários e condições de trabalho e a forma da solução dos conflitos deve se dá sempre através do diálogo entre as partes. Descontar os dias parados de professores das universidades estaduais não é a saída adequada para enfrentar o impasse com as entidades representativas de uma respeitada categoria. Conclamamos o governo a convocar imediata negociação com as representações dos professores na busca da solução dos impasses, e como gesto deste esforço autorizar o pagamento dos salários dos dias parados”.

Aluna da FAINOR: universitária aos 92 anos, Raquel Barreto vai contar a sua história de vida no Agito Geral

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Aos 92 anos a aposentada Raquel Barreto da Silva não quer sair das salas de aulas. Após formar-se em Estética e Cosmética pela Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR), Raquel retornou as fileiras acadêmicas para fazer a sua pós-gradução. “Raquelzinha, um exemplo de pessoa a ser seguido por todos de sua idade. Tem 92 anos continua estudando”, comentou o professor Joseval Souza Andrade, principal incentivador de Raquel.

Dentro de alguns dias ela vai participar do Agito Geral, programa de Pedro Alexandre Massinha da Rocha Jardim que vai ao ar na Transamérica Hits. “Vamos conversar sobre tudo dessa mulher que é um símbolo da educação e também da cultura, pois é escritora, de nossa Conquista”, afirmou Massinha ao BLOG DO ANDERSON na manhã desta terça-feira (14). Certamente a conversa será rica e cheia de risos.

LUTO: Mônica de Souza Santana, aos 52 anos

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Educação Pública de Vitória da Conquista se despede de uma profissional querida e dedicada da Rede Municipal de Ensino. Aos 52 anos faleceu a professora Mônica de Souza Santana. Por quase duas décadas ela atuou na Escola Municipal Juiz Doutor Gildásio Pereira Castro, localizada no loteamento Henriqueta Prates, no bairro São Pedro. O corpo começa a ser velado ainda na tarde desta segunda-feira (13) no Salão Nobre da Pax Nacional [ao lado da Capelinha do São Vicente]. O local e horário de sepultamento ainda não foram divulgados. Aos amigos e familiares os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.

Transporte Escolar: sem ônibus, crianças percorrem a pé ou de bicicleta chegar à Escola em Vitória da Conquista

Fotos: Rerprodução | TV Sudoeste

Famílias do povoado de Vereda, que fica a cerca de quilômetro da Zona Urbana de Vitória da Conquista enfrentam dificuldades para levar os estudantes para a Escola. Como não há transporte escolar gratuito, elas precisam percorrer cerca de 2 km a pé ou de bicicleta, para que as crianças possam estudar. “Quando as crianças não têm bicicleta, têm que vir a pé. As que têm bicicleta, vem a pé. Tem mãe que trabalha e não tem como os filhos virem para a escola, porque não tem quem trazer”, disse a dona de casa Jéssica Oliveira. A também dona de casa Lucivânia Ribeiro precisa percorrer o trajeto duas vezes por dia, porque tem filhos estudando nos turnos da manhã e da tarde. “Eu tenho dois filhos. Um estuda pela manhã e o outro pela tarde. Eu tenho que levar eles a pé, porque eu não tenho bicicleta”.

As famílias já questionaram a falta de transporte para os alunos nas reuniões escolares, mas o problema ainda não foi resolvido pela Prefeitura de Vitória da Conquista. “A gente já levou [a questão] nas reuniões da escola, mas eles falam que as crianças são pequenas e não tem monitor [para o ônibus escolar]. A gente já propôs de um dos pais vir acompanhando eles, para não precisar vir andando ou de bicicleta”, disse Tatiane Santos, que também precisa levar a filha no trajeto. A estrada é movimentada e o fluxo de veículos grandes, como caminhões, é constante. Por conta disso, as famílias têm medo de acidente com os estudantes. Eliete Lisboa, que leva a filha de bicicleta para a escola, já sofreu acidente na pista.

“Um dia cedo eu vim com minha filha na garupa, para trazer para a escola, e o rapaz de moto ‘topou’ [bateu] de frente, aí eu caí com a menina. E ele nem assistência deu. O risco de ocorrer acidente é frequente”, afirmou. Por meio de nota, a Prefeitura de Vitória da Conquista informou que os alunos da Escola Arthur Saldanha não estão sendo transportados porque moram nas proximidades da instituição. A prefeitura disse ainda que todos os outros alunos, que residem há uma distância superior a 2 km da escola, são contemplados com transporte. Ainda na nota, o município informou que, com base no Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE), a responsabilidade de transporte pelo município é para os alunos que moram há mais de 2 km de distância da escola.

Waldednor é contra corte de ponto de professores da UESB: “não é a melhor forma de negociar com as categorias”

Foto: BLOG DO ANDERSON

Nesta quarta-feira (8) completa um mês da greve dos professores na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). A data será marcara com um ato público em Vitória da Conquista, quando docentes também vão protestar pelo corte de salários anunciado pelo governador Rui Costa Santos. Ex-reitor da UESB por duas vezes, o deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA) condenou a medida do governador Rui Costa, pois para ele isso “não é a melhor forma de negociar com as categorias”. “Eu sou contra corte de ponto. Eu acho que não é a melhor forma de negociar com as categorias. As Universidades Estaduais, na minha opinião, representam a excelência da educação na Bahia. O que há de bom na educação na Bahia está nas Universidades Estaduais. A nossa Universidade, por exemplo, a UESB, ela foi classificada recentemente como uma das melhores Universidades do Brasil, pela excelência do ensino, da graduação, da pós-graduação, da pesquisa e da extensão que ela oferece a população. Espero que o governo tenha sensibilidade, sente a mesa de negociações para negociar com as Universidades, com os professores das instituições, das Universidades Estaduais Públicas da Bahia”, afirmou Waldenor Pereira ao BLOG DO ANDERSON na tarde do sábado (4). O parlamentar reconhece a dificuldade em função da Lei de Responsabilidade Fiscal. “O Governo do Estado atualmente já destina 46,13% da Receita Corrente Líquida para o pagamento de pessoal, esse percentual já está dentro do limite prudencial estabelecido pela Leio de Responsabilidade Fiscal, mas eu acho que o governo deve sentar à mesa, apresentar os dados, mostrar inclusive as dificuldades e chegar a um bom entendimento”, aconselhou. Ouça a entrevista.

Inglês e Espanhol: CCAA abre novas turmas com desconto especiais em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação | CCAA

O CCAA abre novas turmas neste mês de maio. Com meio século de atividades, sendo 30 anos em Vitória da Conquista, o CCAA é uma das mais importantes escolas de idiomas do Brasil. “Turmas de Maio com condições super especiais e DESCONTO de 30% para alunos novos iniciantes, e forma de pagamento diferenciada para quem se matricular até o dia 10 de maio”, diz nota do CCAA que está localizada na Avenida Siqueira Campos, 440, bairro Recreio. Faça uma visita, ou ligue (77) 3423-8700 / 99868-5308 (Whatsapp).  Clique aqui para saber mais.

Guia de Oportunidades: Polícia Militar do Estado da Bahia anuncia concurso para duas 2 mil vagas

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Polícia Militar do Estado da Bahia anuncia Concurso Público ainda neste ano. A notícia foi divulgada através do Instagram da PMBA no início da noite desta segunda-feira (6). De acordo com a publicação, serão 2 mil vagas para soldados para o certame anunciada para o segundo semestre. “Sonha em ser Policial Militar? Então, comece a se preparar”, diz o post. Maiores detalhes em breve aqui no BLOG DO ANDERSON.

Desafios da interiorização das Universidades Estaduais da Bahia: acesso e permanência docente

Foto: BLOG DO ANDERSON

Reginaldo de Souza Silva || Professor | reginaldoprof@yahoo.com.br

Durante décadas o acesso e a permanência na educação superior era privilégio de um segmento da população, notadamente, nas instituições públicas em que a maioria das universidades tem a sua sede nas capitais.  Não bastava o(a) candidato(a) ser aprovado(a) no vestibular, necessitava de recursos financeiros para a sua manutenção em outra cidade, favorecendo uma parcela da sociedade economicamente privilegiada. >>>>>

Rede Estadual de Ensino: 333 novos professores e coordenadores são convocados na Bahia

Foto: ASCOM | GOVBA

Foi publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia desta sexta-feira (26) a convocação de 333 novos servidores aprovados no concurso público para professores e coordenadores pedagógicos da Rede Estadual de Ensino. Do total, 314 são professores e 19 coordenadores pedagógicos. A relação dos candidatos convocados poder ser acessada através do Portal do Servidor. Em janeiro deste ano, 2.289 aprovados no concurso, já haviam sido convocados. Os contemplados desta sexta devem entregar a documentação exigida nos locais e período indicados no edital de convocação, disponível no portal do Servidor. Veja em detalhes.

Transporte Escolar: após protestos e reunião, SMED garante ônibus na Zona Rural de Vitória da Conquista

Foto: WhatsApp | BLOG DO ANDERSON

Parece que o contratempo no Transporte Escolar direcionado à Escola Municipal Maria Leal foi resolvido. Como mostrado no BLOG DO ANDERSON, a aflição de pais, alunos e professores perduravam por quase um mês, deixando cerca de trezentos estudantes fora das salas de aulas. Na manhã desta terça-feira (23) um grupo de mães bateu na porta da Secretaria Municipal da Educação e ao lado do vereador Luciano Gomes Lisboa (PR) conseguiu acesso ao gabinete do secretário Esmeraldino Correia Santos. A Secretaria Municipal de Comunicação se negou a falar sobre esse encontro, mas informações passadas pelo edil e os demais presentes na reunião é que foi garantido a normalidade dos ônibus nas rotas do Capinal, distrito da Zona Rural Conquistense.

Transporte Escolar: Luciano Gomes quer solução para normalização das aulas na Escola Municipal Maria Leal

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Na próxima semana começam os Festejos Juninos, no entanto muita gente tem reclamado da falta de Transporte Escolar, o que deixa centenas de alunos fora das salas de aulas na Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista. A localidade que mais tem reclamado é a da região do Capinal, que fica a 16 quilômetros do Centro de Conquista via BA-263. Em contato com o BLOG DO ANDERSON no final da noite desta segunda-feira (22), uma professora lamentou a situação.  A sede é Maria Leal localizada no Capinal, mas atende Santa Marta, Barrocas, IBC, Periquito, São Joaquim, dentre outros. “Sou professora da zona rural e há aproximadamente 03 semanas os alunos do Capinal estão parcialmente sem aula. São aproximadamente 300 alunos sem frequentarem a escola por falta de transporte”, afirmou. Os estudantes saem da Santa Marta, Barrocas, IBC, Periquito, São Joaquim, entre outros povoados, para a Escola Municipal Maria Leal.

Luciano Gomes entre os seus fiéis escudeiros: Américo Souza Santos e Messias Carvalho Santos

Procurado pelo BLOG DO ANDERSON, o vereador Luciano Gomes Lismo, do Partido da República, lamentou essa situação que se arrasta desde o início do ano. “Lamento e estamos juntos com os alunos, pais e os professores para que possamos resolver isso. Tenho ligado para a Secretaria de Educação e o que nos passa é que está tudo resolvido. Na semana passada ouvi uma queixa no programa de Nildo Freitas, mas a Secretaria disse que já havia regularizado. Hoje à noite li e enviei a reportagem do BLOG DO ANDERSON para o secretário Esmeraldino Correia e espero que amanhã [terça-feira, 23 de abril] ele se posicione de uma forma oficial e concretar para resolver essa situação”, comentou Luciano Gomes, presidente do Legislativo Conquistense. O BLOG DO ANDERSON tem recorrido à Secretaria Municipal de Comunicação, porém toma conhecimento, mas se recusa a responder os questionamentos.

Escola Municipal Maria Leal: sem Transporte Escolar, alunos ficam fora das salas de aulas em Vitória da Conquista

Fotos: VC Repórter | BLOG DO ANDERSON

Sem respostas oficiais junto à Escola Municipal Maria Leal ou via Imprensa Independente, pais, alunos e professores se uniram para buscar o direito de ir e vir à instituição localizada no Capinal, na Zona Rural de Vitória da Conquista, através do Transporte Escolar. O BLOG DO ANDERSON já questionou a situação junto a Secretaria Municipal de Educação, mas não obteve respostas. Enquanto isso cerca de 300 estudantes estão fora das salas de aulas há pelo menos três semanas.

Em contato com o BA na noite desta segunda-feira (22) uma educadora, que terá o nome ocultado para evitar represálias, falou mais uma vez sobre o imbróglio. “Sou professora da zona rural e há aproximadamente 03 semanas os alunos do Capinal estão parcialmente sem aula. São aproximadamente 300 alunos sem frequentarem a escola por falta de transporte”, comentou. “Devido a isso, alunos e pais estão se articulando para virem cobrar providências da Secretaria de Educação”, afirmou o docente.

“No noturno, dos poucos alunos que estão frequentando, vários estão indo a pé, inclusive arriscando a vida nas estradas escuras”, continuou. Os estudantes saem da Santa Marta, Barrocas, IBC, Periquito, São Joaquim, entre outros povoados, para a Escola Municipal Maria Leal. Procurado pelo BA, o vereador Luciano Gomes Lisboa (PR), presidente do Legislativo Conquistense, aderiu ao movimento. “Lamento e estamos juntos com os alunos, pais e os professores para que possamos resolver isso.

Tenho ligado para a Secretaria de Educação e o que nos passa é que está tudo resolvido. Na semana passada ouvi uma queixa no programa de Nildo Freitas, mas a Secretaria disse que já havia regularizado. Hoje à noite li e enviei a reportagem do BLOG DO ANDERSON para o secretário Esmeraldino Correia e espero que amanhã [terça-feira, 23 de abril] ele se posicione de uma forma oficial e concretar para resolver essa situação”, prometeu Gomes. Isso será um teste para saber se Luciano Gomes obtenha exito nessa luta pela Educação Pública.


VC Repórter

O(A) internauta participou do Você Repórter no Blog do Anderson.
Participe do VC Repórter enviando suas sugestões por Whatsapp [(77) 8801-3263], E-mail, pelo site (clique aqui) e por nossos celulares: (77) 8801-3263.

Educação em Itambé: Fabrício apoia campanha pelo não fechamento do Centro Educacional Gilberto Viana

Fotos: Divulgação

O deputado estadual Jean Fabrício Falcão (PCdoB) abraçou a campanha pelo não fechamento do Centro Educacional Gilberto Viana, conhecido como “Colégio do Padre”, em Itambé, no Sudoeste Baiano.

A situação vem sendo debatido pela comunidade e autoridades, como o presidente da Câmara Municipal de Itambé, Sivaldo de Abreu Santos, o popular Ceçula. Recentemente, foi realizada uma Audiência Pública sobre o tema com ampla participação popular.

“Estive na escola, com os vereadores Ceçula e Daniel, e pude conversar com alunos e professores. Nosso mandato defende junto ao Estado a manutenção do Colégio, que possui uma trajetória de mais de 60 anos”, afirmou Fabrício nesta quinta-feira (11) sobre a visita à institução na última semana.

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia: greve é aprovada por professores e aulas serão suspensas

Fotos: ASCOM | ADUSB

Professoras e professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia decidiram, na tarde da quinta-feira (4), entrar em greve por tempo indeterminado. Após o encaminhamento do Fórum das Associações de Docentes sobre greve, o governo, depois de quase quatro anos de silêncio, sinalizou uma possível abertura para as negociações, em reunião ocorrida na quarta-feira (3). Na ocasião foi apresentada uma “proposta” do governo para parte da pauta docente. Apesar da abertura do diálogo, a avaliação da categoria é de que nenhuma proposta concreta foi apresentada. O movimento reivindica reajuste salarial, respeito aos direitos trabalhistas e recursos para as Universidades Estaduais. As atividades docentes na UESB serão suspensas a partir do dia 9 de abril. Uma nova reunião com o governo acontecerá no dia 8 de abril. >>>>

Guia de Oportunidades: SineBahia informa as vagas em Vitória da Conquista; veja as sugestões

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Sistema Nacional de Emprego da Bahia (SineBahia) divulgou as vagas de emprego em Vitória da Conquista. No Guia de Oportunidades que o BLOG DO ANDERSON reproduz nesta terça-feira (2) tem vagas para diversos setores. Os candidatos interessados nas oportunidades devem se dirigir à unidade central do SineBahia, no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) no Centro ou Shopping Conquista Sul. O horário de atendimento é das 7 às 13h30min (Centro) e das 9 às 17 horas (Shopping Conquista Sul). Confira todas as oportunidades.

Concurso Público: estudantes da FAINOR são aprovados em concurso da Polícia Rodoviária Federal

Fotos: ASCOM | FAINOR

Dois estudantes de Direito da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR) acabam de receber uma grande notícia: foram aprovados no concurso da Polícia Rodoviária Federal. Ítalo Souza Santos, do sétimo semestre, e Saulo Barreto, do quinto semestre, começam a fazer os cursos de formação em agosto. A posse está prevista para o deste ano “Carreiras policiais abrangem muito algumas matérias de Direito, então o curso na FAINOR me ajudou. Aprendi muito com os professores”, conta Ítalo Santos. “O curso  me deu a base para parte de Direito do concurso”, completa Saulo Barreto.

Os dois serão lotados no estado de Rondônia e devem trancar o curso na FAINOR. “Mas voltaremos”, garante Saulo. A FAINOR estará de portas abertas. “Minha expectativa para a carreira é muito boa, as informações sobre a Polícia Rodoviária Federal são muito boas. Espero seguir carreira no órgão”, adianta Saulo Barreto. Para Ítalo Santos, as perspectivas do futuro profissional também são promissoras. “Não se trata apenas de uma profissão e sim de vocação, então as perspectivas são as melhores possíveis. Adentrei ao curso de Direito com o intuito de me tornar delegado, e mantenho essa pretensão”, afirma.