Sofrimento na Educação | avós, mães e pais dormem na fila para garantia de vagas em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

As matriculas na Rede Municipal de Educação de Vitória da Conquista começam na segunda-feira (24), no entanto desde a manhã do sábado (22) pais, mãe e avós dormiam nas filas para garantia de vagas.

Para conhecer a situação de perto o BLOG DO ANDERSON esteve na Escola Municipal Mãe Vitória da Petu, localizada no Loteamento Petrópolis e atende estudantes dos bairros Guarani, Cruzeiro e Alto Maron. O lamento era o mesmo em busca de atenção da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade.

O BLOG DO ANDERSON passou a situação ao secretário municipal de Educação, Edgard Larry Andrade Soares, e aguarda uma solução desse assunto que certamente será destaque.

Destaque na Educação | prefeita recebe diretoria da FAINOR e reforça incentivo à Educação Superior

Foto: SECOM | FAINOR

Na manhã desta quinta-feira (20), a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade recebeu em seu gabinete representantes da diretoria da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR), tendo à frente o mantenedor Josélio Souza Andrade. O encontro teve como objetivo estreitar o relacionamento das instituições para o incentivo e fortalecimento da educação em Vitória da Conquista, polo de referência no Centro Sul Baiano. “Reunião mais que positiva com os membros da diretoria da Fainor, instituição representativa no setor educacional de nível superior de nossa região Sudoeste. Estamos cada vez mais estreitando laços com universidades e faculdades, para fortalecer nosso polo educacional”, afirmou a prefeita Sheila Lemos. O advogado da Fainor, Mateus Cerqueira, destacou a gentileza e a sensibilidade da gestora ao longo da conversa. “Saímos daqui com a ideia de que vamos, sim, avançar bastante e continuar contribuindo com a cidade de Vitória da Conquista para atendimento da população, atendimento dos alunos, geração de emprego e outras coisas que fazem parte da função da FANOR”, disse. Também participaram da audiência o secretário municipal de Finanças, Jonas Sala, e o assessor especial Marcelo Melo. Representando a Fainor, estavam presentes o diretor de RH, Juvenal Neto; o advogado Marcelo Brito; e Iagno Andrade e Iure Andrade, da assessoria da mantenedora.

Colégio da Polícia Militar | Vitória da Conquista, Jequié, Ilhéus e Itabuna tem vagas para novos alunos

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Polícia Militar da Bahia divulgou o processo seletivo para admissão de novos alunos nas unidades do Colégio da Polícia Militar. Em Vitória da Conquista são 150 vagas para ingresso no Sexto Ano do Ensino Fundamental. Também há doze vagas para ingresso no Primeiro Ano do Ensino Médio. Confira todos os detalhes.

Secretaria da Educação | Larry confirma início do pagamento do 14ª Salário em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Depois muita polêmica, a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do Democratas, vai começar a cumprir a promessa e autorizou o pagamento do 14ª Salários a servidores lotados na Secretaria Municipal de Educação. Conforme nota ao BLOG DO ANDERSON na noite desta quinta-feira (13), “a bonificação acontece em caráter excepcional e é garantida por meio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB)”.

De acordo com o secretário Edgard Larry Andrade Soares, “ao garantir o abono para todos os profissionais da rede, o Governo Municipal demonstra seu reconhecimento ao esforço no cumprimento das metas planejadas, mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia”. Conforme o Decreto 21.546/21, “o abono não substitui ou complementa a remuneração devida ao profissional da educação, nem constitui base de incidência de qualquer vantagem ou encargo, não se lhe aplicando o princípio da habitualidade, nem havendo incorporação ao vencimento ou remuneração”.

Nota de Pesar | Diana Alves Pereira, aluna do 7º Ano na Escola Militarizada em Belo Campo

Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON

O Município de Belo Campo está em luto, como o BLOG DO ANDERSON propaga em todo o Centro Sul Baiano. Nesta quinta-feira (13) partiu Diana Alves Pereira. Jovem querida, Diana foi uma das primeiras alunas da Escola Militarizada de Belo Campo onde cursava o 7º Ano. A Secretaria Municipal de Educação divulgou nota reconhecendo que Diana deixará muitas saudades. Aos amigos e familiares, os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.

Destaque Regional | MEC autoriza funcionamento do curso de Medicina da UniFG em Brumado

Foto: Divulgação | UniFG

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta terça-feira (21) Portaria autorizando o funcionamento do curso de Medicina do Centro Universitário UniFG em Brumado, no Centro Sul Baiano. O Ministério já havia feito uma visita ao novo campus no mês de setembro último e avaliado satisfatoriamente a estrutura, localizada às margens da BA-262. O diretor da Instituição, Igor Leon Francelino de Oliveira., comemorou a liberação e reforçou a importância para a UniFG de possuir um campus e poder levar o primeiro curso de Medicina ao Município e Microrregião de Brumado. “O curso de Medicina significa um marco no desenvolvimento de Brumado e região, principalmente na área da saúde. Estamos muitos felizes em anunciar a autorização para funcionamento da graduação e agradecemos todos os esforços do poder público que contribuíram para que isso fosse possível”, disse.

Rede Municipal de Ensino | Município de Belo Campo inicia testagem para isolar casos da Covid-19

Fotos: ASCOM | PMBC

O Município de Belo Campo aderiu ao projeto “Partiu Testagem na Escola”, que tem como objetivo identificar, monitorar e isolar casos da Covid-19 na Rede Pública de Educação. As testagens foram iniciadas nesta quarta-feira (8) na Escola Municipalizada Roberto Santos.

“Logo mais, outras unidades da rede municipal estarão recebendo a visita de uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde. Por que nada resiste ao trabalho”, afirmou o prefeito José Henrique Silva Tigre, o Quinho, ao BLOG DO ANDERSON.

Localizado no Centro Sul Baiana a 65 quilômetros de Vitória da Conquista, Belo Campo conta com 43 escolas, 3.639 alunos e 309 professores, conforme dados disponibilizados pela Secretaria Municipal da Educação.

Faculdades Santo Agostinho | FASA e Prefeitura assinam convênio para estágio curricular em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Nas vésperas em que se completam 28 anos de criação do marco da assistência social do Brasil, a Lei Orgânica de Assistência Social (LOASs), a Prefeitura de Vitória da Conquista e Faculdades Santo Agostinho (FASA) celebraram na noite de segunda-feira (6) a assinatura do convênio de cooperação técnica, científica e cultural entre as instituições que vai possibilitar o estágio curricular obrigatório para estudantes da instituição, propiciando aos alunos e futuros profissionais uma experiência direta nos órgãos de assistência social. No auditório da FASA estiveram reunidos representantes das duas instituições signatárias, gestores do Conselho Municipal de Assistência Social, da Polícia Civil, da Defensoria Pública do Estado da Bahia, que discursaram sobre o pioneirismo da parceria no estado onde está sendo criado o primeiro estágio em direito no campo da assistência social.

Para a coordenadora pedagógica da FASA, Isabela Arruda, a parceria repercute não apenas na formação do estudante, mas em uma forma de serviço para a sociedade. “A expectativa é a de aproximar nossos estudantes às questões relacionadas ao social, pois, acreditamos que ninguém se forma apenas para si. Esperamos também que possamos despertar a atenção do aluno a pensar no outro e em outras realidades”, declarou a coordenadora. O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias Alencar Lima, salientou que o convênio é um fato histórico que marcará uma nova fase para a gestão do Sistema Único de Assistência Social em Vitória da Conquista.

“O dia de hoje representa o compromisso da Prefeitura e da FASA em conectar, cada vez mais, a teoria à prática, de modo a melhorar os indicadores sociais e garantir à população conquistense o pleno acesso aos seus direitos. Estamos empenhados em fazer uma gestão pública com qualidade, com soluções sustentáveis e inovadoras”, complementou Michael. Em um primeiro momento serão ofertadas vagas de estágio aos estudantes do curso de direito regularmente matriculados e com frequência efetiva, que poderão estagiar na SEMDES e também nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social, os Centro de Referência Especializado de Assistência Social. Posteriormente, serão também contempladas todas as políticas transversais que integram a estrutura de gestão da SEMDES.

Rede de Estadual de Ensino | professora de Aracatu é selecionada para programa nos Estados Unidos da América

Foto: Divulgação | SEC

A professora de Inglês, Laís Lobo, que leciona no Colégio Estadual Coronel Cândido Silveira, em Aracatu, no Centro Sul Baiano, está entre os quatro educadores de todo o Brasil selecionados para participar do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fulbright DAI), nos Estados Unidos. Trata-se de uma iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos, que oferece oportunidade para que professores efetivos de Inglês do Ensino Médio regular da rede pública estadual ou municipal realizem um curso de aperfeiçoamento de cinco meses nos Estados Unidos da América. O objetivo é fortalecer a excelência no ensino da língua inglesa e oferecer aos participantes um conhecimento mais aprofundado das melhores práticas em metodologias para aprendizagem. >>>>>>.

Educação Conquistense | estruturas do Colégio Adélia Teixeira vão para o Instituto de Educação Euclides Dantas

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O lendário Colégio Estadual Adélia Teixeira, que no passado foi a Faculdade de Formação de Professores, vai encerrar definitivamente suas atividades. Atualmente como Centro Estadual de Educação Profissional que passará a funcionar no Instituto de Educação Euclides Dantas, instituição conhecida como Escola Normal ou IEED.

Procurado pelo BLOG DO ANDERSON nesta quarta-feira (1), o professor Ricardo Costa de Morais, coordenador do Núcleo Territorial de Educação 20 (NTE 20), informou que toda a tramitação começou há dois anos. O imóvel que fica na Avenida Jorge Teixeira poderá ser passado para atividades da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Destaque na Nacional | Vitória da Conquista tem uma das maiores taxa de atraso escolar do Nordeste

Foto: BLOG DO ANDERSON

De acordo com o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL), estudo elaborado pelo Instituto de Longevidade MAG, Simões Filho, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Ilhéus e Salvador são os municípios da região Nordeste Brasileiro que apresentam a maior taxa de distorção idade-série, ou seja, a proporção de alunos que possuem dois ou mais anos de atraso escolar, conforme publicação do jornal A TARDE desta quarta-feira (10). O dado é baseado na categoria Cidades Grandes do IDL e revela que é comum em estudantes que foram reprovados, ou que abandonaram e retornaram à escola, estarem em uma série que não corresponde a sua idade. A pesquisa foi realizada no ano passado, período das Eleições 2022, como forma de medir o grau de preparação para o envelhecimento populacional. A análise do Instituto MAG avalia a taxa por município e a média aritmética dos números referentes à educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. “Um dos papeis do Instituto é orientar a sociedade sobre o direito à educação. Além disso, também temos o objetivo de contribuir para que os gestores possam pensar em políticas que ajudem na qualidade de vidas das pessoas”, explica Henrique Noya, diretor-executivo do Instituto de Longevidade MAG. O estudo completo pode ser acessado pelo site melhorescidades.org.

Fraude Universitária | quatro estudantes de Medicina são investigados por usar documento falsos na Bahia

Foto: Divulgação | UNIFASB

Quatro estudantes de Medicina do Centro Universitário São Francisco de Barreiras (UNIFASB), no Oeste da Bahia, são investigados por uso de documentação falsa para entrar na instituição. A Universidade informou que foi notificada do caso pela Polícia Civil. As investigações do caso começaram em Goiás. Ao todo, 19 pessoas são investigadas pelo mesmo crime. Dezessete delas teriam sido presas na cidade de Goianésia, uma em Formosa e a 19ª em Barreiras. Nesta quinta-feira (28), o g1 tentou contato com a delegacia de Barreiras, para saber informações sobre os investigados e se todos serão presos, mas não conseguiu falar. O g1 também procurou a assessoria da Polícia Civil, que não informou sobre prisões. A UNIFASB informou que entregou todos os documentos solicitados pela polícia, para investigação. Disse ainda que uma auditoria interna das documentações está sendo feita com as instituições de origem e que, caso seja comprovada a fraude, os estudantes serão expulsos da instituição. Ainda em nota, a universidade disse que segue rigorosamente todas as legislações, e que atua de acordo com as normas e determinações do Ministério da Educação.

Rede Estadual de Ensino | aulas 100% presenciais são retomadas em escolas de toda a Bahia

Fotos: Elói Corrêa | GovBA

A partir desta segunda-feira (18), as atividades letivas na Rede Estadual de Ensino passaram a ser 100% presenciais em toda a Bahia. Isso significa que não há mais a oferta de atividades online em função do avanço da vacinação contra a Covid-19 e da redução da taxa de contaminaçãos. Ainda assim, os protocolos sanitários estão sendo exigidos nas Unidades Escolares, como o uso obrigatório de máscaras, medição de temperatura, higienização das mãos e distanciamento social. Esta é a terceira etapa do plano de retorno às aulas da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, antecedida pelo ensino totalmente remoto e pelo modelo híbrido.

“Aproveitamos esses outros modelos para experimentar o formato, aprendermos como conviver com a situação e prepararmos toda a infraestrutura da escola com álcool em gel, máscara, farda, ventiladores e capacitação dos servidores, a exemplo da equipe que prepara a alimentação escolar e da recepção. Toda a infraestrutura está pronta para acolher e receber. Se tivermos em alguma situação, algum estudante ou servidor que comprovadamente precise ficar em casa por algum efeito psicológico ou por algum grau de comorbidade, nós daremos a assistência devida a essas pessoas”, explica o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues. As atividades letivas na rede estadual seguem até 29 de dezembro.

Zé Raimundo | Paulo Freire em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

José Raimundo Fontes

Nascido em 19 de setembro de 1921 e falecido em 02 de maio de 1997, este ano comemoramos o centenário de nascimento do grande educador brasileiro Paulo Freire, referência internacional, definitiva, sobre os fundamentos do processo educacional, especialmente de jovens e adultos, universo no qual realizou sua experiência seminal de alfabetização, que serviu de base para a elaboração de uma concepção pedagógica mais geral e que se tornou um verdadeiro paradigma revolucionário da dinâmica ensino/aprendizagem. >>>>>.

Universidade Estadual de Santa Cruz | reitor saúda professores e lamenta o corte no orçamento da ciência

Foto: ASCOM | UESC

Reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz saúda as professoras e os professores, pelo dia dedicado a sua profissão e lamenta o corte no orçamento nacional destinado ao Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI). “Parabenizo a todos nós pelo nosso dia. Comemoramos a vida de cada um de nós, comemoramos o esforço coletivo e individual para desempenharmos as nossas tarefas, mesmo em momentos adversos, manifestamos nossa repulsa ao sabermos que os recursos destinados à pesquisa e a iniciação científica foram cortados do orçamento federal. Essa atitude inviabiliza os nossos projetos de pesquisa e impede o desenvolvimento da ciência e comprometendo o Brasil”. A declaração foi feita pelo reitor Alessandro Fernandes de Santana, ao encerrar a 60ª reunião extraordinária do Conselho Universitário na quinta-feira (14). O reitor, que também é o presidente do Consu, ao encerrar a primeira etapa da reunião, que vai prosseguir na próxima semana, se dirigiu aos docentes da UESC estendendo a mensagem à toda categoria. Ele acrescentou “que os ataques constantes à ciência atingem todos os setores da educação e obviamente, com prejuízos irreparáveis para sociedade brasileira.” Vários docentes da Uesc, participantes como conselheiros da reunião, manifestaram apoio à fala do reitor. O reitor Alessandro Fernandes, reafirmou seu compromisso com uma educação pública, gratuita de qualidade, cada vez mais inclusiva e socialmente referendada, bem como acredita piamente que os investimentos em educação e em ciência e tecnologia, são fundamentais para o desenvolvimento humano, da sociedade e do Brasil.

Rede Estadual de Educação | Governo da Bahia amplia vigência e concessão do Programa Bolsa Presença

Foto: Luiz Carrera | SEC
O Governo do Estado da Bahia ampliou a vigência e a concessão do Programa Bolsa Presença, com a implantação da segunda etapa, conforme portaria nº 1522/2021 publicada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) , nesta quinta-feira (30), no Diário Oficial. A portaria estabelece que a segunda edição do Programa Bolsa Presença terá a duração de três meses, com início em outubro e término em dezembro. O Bolsa Presença faz parte do Programa Estado Solidário e foi instituído pela Lei nº 14.310.  “Infelizmente, estamos vivendo uma grave crise econômica no Brasil. Muitas famílias estão passando dificuldades com o aumento da extrema pobreza no país. A prorrogação deste benefício vai contribuir para que os estudantes possam continuar indo à escola e mantendo a sua frequência escolar”, destacou o governador Rui Costa.

Parlamento Conquistense | por ações sociais de Fisioterapia e Odontologia, FAINOR é agraciada com Moção de Aplauso

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Faculdade Independente do Nordeste foi agraciada com mais uma Moção de Aplauso do Parlamento Conquistense. A entrega da honraria aconteceu no Plenário Vereadora Carmem Lúcia na manhã desta quarta-feira (29). A Câmara Municipal de Vitória da Conquista, através do vereador Antônio Ricardo Pereira dos Santos, o Ricardo Babão, do Partido Comunista do Brasil, concedeu a honraria à FAINOR pelos serviços prestados através do Colegiado de Fisioterapia “de forma totalmente gratuito para o tratamento de reabilitação de pacientes pós-Covid, que ficaram com sequelas motoras e respiratórias. Além de oferecer atendimento Odontológico para quem não tem condições de pagar por serviços de saúde bucal”. Os dirigentes da FAINOR, Iure Borges Andrade e Ítalo Silva Brito, comemoraram o reconhecimento. “É um momento muito especial de reconhecimento e certifica a qualidade dos nossos serviços”, comentou o diretor geral da FAINOR, Ítalo Brito, ao BLOG DO ANDERSON.

Destaque Nacional | Sheila Lemos participa de inauguração do Centro de Formação em Petrolina

Foto: Reprodução | Instagram

Anunciada pelo BLOG DO ANDERSON, a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do Democratas, está em Petrolina, no Interior do Estado do Pernambuco, onde participou da inauguração Centro de Formação Escola do Saber no início da noite desta quarta-feira (15). A viagem é uma retribuição ao prefeito Miguel de Souza Leão Coelho, recém filiado ao Democratas, que esteve na Joia do Sertão Baiano no final do mês de julho. Na quinta-feira (16), antes do seu retorno, Sheila terá um encontro com a primeira dama do Estado do Goiás, Gracinha Carvalho Caiado. Como mostra a foto, o chefe do Gabinete Civil, Lucas Moreira Martins Dias, acompanha a gestora.

Mostra do Dia da Pátria | Exposição de Artes resgata desfiles do 7 de Setembro em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Alameda Dom Celso José Pinto da Silva, em frente à Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Vitórias, recebe a Mostra do Dia da Pátria: Um Novo Olhar no Sete de Setembro, promovida pela Secretaria Municipal de Educação. A exposição foi aberta na manhã desta quarta-feira ( 15) e se estende até o dia 19. A Mostra do Dia da faz uma retrospectiva de desfiles cívicos por meio de peças e fotografias que marcaram os eventos.

“É uma mostra não apenas cultural, mas que demonstra a memória, a história do povo conquistense, inclusive retratando um pouco da história dos índios, da religiosidade, e também a memória da cultura, das tradições, do folclore de outras regiões da Bahia e do Brasil”, explicou o secretário municipal de Educação, Edgard Larry Andrade Soares.  O secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Eugênio Avelino Lopes Souza, o famoso Xangai, também prestigiou a abertura da exposição.

“Vem nos mostrar a importância da história do Brasil através do civismo. Eu achei muito positivo, porque é um retrato da nossa própria história. Eu chamo isso de ‘brasileirança’, a ‘brasileirança’ toda está aqui, a herança toda que o Brasil fornece e nos dá”, comentou. O resgate artístico também veio para matar a saudade de quem participou dos desfiles de 7 de Setembro, evento que foi suspenso no ano passado e este ano, por conta da pandemia.

Assim foi o sentimento da estudante Natália Costa, 9º ano da Escola Municipal Carlos Santana: “Uma exposição muito legal para a gente relembrar como foi sentir um gostinho mesmo, já que [neste ano] a gente não participou e não fez. Sentir um pouco do que é a representação, do que significa para a gente todo esse desfile”. A seguir algumas fotos registradas pelo BLOG DO ANDERSON.

Educação Pública | Vitória da Conquista é premiada por pesquisas da Covid-19 com caminhoneiros e home office

Foto: Reprodução | SEC

Estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Adélia Teixeira, em Vitória da Conquista, se destacaram com dois projetos de iniciação científica e conquistaram medalha de bronze e menção honrosa no II Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia (COBICET), promovido pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), conforme reportagem da Secretaria de Educação do Estado da Bahia nesta quarta-feira (8). Eles desenvolveram pesquisas sobre “As estratégias de combate à Covid-19 adotadas pelos caminhoneiros no primeiro ano da pandemia nas estradas brasileiras” e “A ergonomia do home office: sua influência sobre a saúde de professores do nível básico de Vitória da Conquista, no primeiro ano da pandemia da Covid-19”. O primeiro projeto sobre os caminhoneiros é de autoria de Carlos Daniel Oliveira, Caroline Sousa, Luciano Porto, Matheus Moitinho e Nelson Costa, que receberam medalha de bronze pelo terceiro lugar conquistado. O outro, sobre a ergonomia do home office, assinado pelos estudantes Guylherme Paiva, Bruna Santana e Felipe Yago, ganhou menção honrosa. Guylherme fala sobre a experiência. “ Agradeço imensamente às pessoas que estiveram ao meu lado, em especial à minha orientadora Aline de Souza. O aprendizado, que foi o ponto mais importante dessa jornada, foi aprimorado. Eu me sinto honrado e grato”. A professora Aline de Souza falou sobre a Educação Científica na rede estadual. “A premiação destes alunos demonstra a capacidade técnica e científica existente dentro das escolas públicas”. A professora articuladora do curso de Segurança do Trabalho do CEEP, Ana Paula de Oliveira, reforça a importância de eventos desta natureza. “Estudantes de nível médio da rede estadual da Educação Profissional na Bahia vem ganhando destaque e reconhecimento de seus trabalhos acadêmicos em congressos Brasil afora, nas áreas técnica e científica”, comemora.