BLOG Entrevista | André Cairo sofreu fratura após carro parar sobre o seu pé em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O ativista André Paulo Barros Cairo, presidente do Movimento Contra a Morte Prematura, foi vítima de um acidente no Centro de Vitória da Conquista. De acordo com Cairo, ele transitava sobre a calçada, próximo à Central de Abastecimento Edmundo Silveira Flores, quando literalmente atropelado por um carro que saia do estacionamento. Uma das rodas do veículo permaneceu por alguns momentos sobre um dos pés de André Cairo. Apesar da gravidade, ele optou em não ser socorrido para Unidade Hospitalar e preferiu tratar-se de imediato com gelo.

No entanto, no caminho para casa o quadro começou a mudar. “Isso aí foi o acidente que ocorreu comigo, que um carro parou em cima do meu pé e deu fratura. Resultado, aí eu já tomei as providências todas necessárias e comprei, inclusive, uma bota ortopédica que não resolveu tanto, porque me incomodou de uma certa forma, mas a solução melhor foi essa sandália ortopédica que eu posso me mobilizar”, comentou Barros Cairo.

Nessa reportagem em vídeo gravada na manhã desta quarta-feira (12), no Calçadão da Praça Barão do Rio Branco, ponto histórico da Joia do Sertão Baiano, André Paulo Barros Cairo fala ao BLOG DO ANDERSON também sobre os motivos negacionistas contra a imunização com a Vacina contra a Covid-19. Mesmo ciente do processo cientifico, Cairo opta por procedimentos próprios, no entanto sem o Cartão de Vacina não tem acesso liberado a diversos órgãos, como por exemplo a Câmara Municipal de Vitória da Conquista e Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

Combate aos radicais antivacinas em Vitória da Conquista | cientistas dizem que vacinar criançada é seguro

Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON

Até parece mentira, mas em Vitória da Conquista tem gente que defende com unhas e dentes tudo o que o presidente da República Brasileira, Jair Messias Bolsonaro, fala e propaga aleatoriamente. No combate aos negacionistas antivacinas o jornalista e advogado apresentador do Bahia Meio Dia, Judson Pereira de Almeida deu uma dura nesta terça-feira (11). “A vacina tá liberada já para crianças de cinco a onze anos de idade, Ministério da Saúde já tá prevendo o início aí dessa vacinação e os cientistas dizem ‘vacinar criançada é seguro’. Você não tomou vacina quando era pequeno? Quantas vacinas?

Quantas vezes você foi Posto tomar gotinha ou então com seringa mesmo, com agulha, você está aí firme e forte, saudável, protegido contra doenças? Você vai negar isso a sua criança? Claro que não”, expressou o comunicador imunizado com as três doses contra a Covid-19. Almeida alertou: “Não dê ouvido a mensagem de gente falando bombagem que circula aí pela internet, fake news dizendo ‘não é seguro para criança’. É seguro. São os médicos que estão garantindo. É a ciência que está garantindo”. Veja o vídeo gravado e editado pelo BLOG DO ANDERSON que é um alerta em defesa da vida.

Rondas de Polícia | assaltos na Estação Herzem Gusmão, confusão dentro de loja e brigas em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

No UP Notícias as Rondas do Ricardo Gordo trazem as Ocorrências Policiais com Exclusividade diretamente do Distrito Integrado de Segurança Pública. Na edição que o BLOG DO ANDERSON reproduz neste sábado (8), o comunicador Ricardo Santos Costa detalha fato a fato, entre elas estão os assaltos na Estação Herzem Gusmão e adjacências da Avenida Lauro de Freitas, confusão por mercadoria dentro de uma loja e uma briga entre vizinhos no Alto Maron, envolvendo uma mulher e um homem. O caso deve ser apurado pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher.

Comentários do Cotidiano | intolerantes, Lulistas e Bolsonaristas partem para briga em Vitória da Conquista

A Intolerância Política tem ganhando grandes proporções e muitas vezes a situação partem para agressões físicas. Nessa entrevista destacada na quarta-feira (5) o BLOG DO ANDERSON traz comentários do repórter Ricardo Gordo, como é conhecido Ricardo Santos Costa, justamente sobre esse assunto. Ele narra duas situações que aconteceram em Vitória da Conquista num momento delicado na Política Brasileira.

Aeroporto Glauber Rocha | Vitória da Conquista deve alcançar 500 mil embarques e desembarques no próximo ano

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Aeroporto Glauber Rocha tem fortalecido a economia do Centro Sul Baiano e Norte de Minas Gerais. Os voos que pousam ou decolam estão sempre com boas ocupações nas aeronaves e a previsão é que no próximo ano aconteçam pelo menos 500 mil operações de embarque e desembarque em Vitória da Conquista. Na noite desta terça-feira (21) o BLOG DO ANDERSON encontrou com o ex-prefeito de Dom Basílio, que atualmente preside uma das maiores agências de passagens aéreas do Nordeste Brasileiro, José Maira Alves Caires, que fez questão de colaborar com o artigo a seguir. “Um histórico de movimentação no Aeroporto Pedro Otacílio de Figueredo era de 17 mil passageiros por mês, com a inauguração em agosto de 2019, Conquista mais que dobrou o número de embarques e desembarques, totalizando naquele ano 311.164 passageiros. Em dezembro de 2019 e janeiro de 2020 foram 85.613 pessoas em apenas dois meses, que viajaram pelo Aeroporto Glauber Rocha.

Neste ano 2021, não conseguimos ainda os números ideais, pois não chegaremos aos de 2019. O crescimento de passageiros ocorreu em Ilhéus, Porto Seguro e Salvador exatamente pelo atrativo turístico daquelas cidades e a vontade da população de viajar, embora Vitória da Conquista tenha, ainda não explora o grande potencial turístico regional. Nosso fluxo maior é do turismo de negócios, que em função da Pandemia ficou reduzido, em função da retração econômica e as negociações e reuniões virtuais. Em dezembro deste ano houve um incremento de 30% na movimentação do Aeroporto, contribuição inclusive do novo voo da LATAM que impulsionou o crescimento. No próximo ano tem grandes oportunidades de atrações de negócios já encaminhados, tanto em Conquista como toda região que começa despertar o Turismo ecológico e de aventura, transformando a Capital do Sudoeste como portal da Chapada Diamantina. Portanto, espero que o próximo ano teremos o recorde de 500 mil passageiros no nosso Aeroporto”.

Imobilidade na Pracinha do Gil | buracos no piso irregular geram quedas de pedestres em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Praça Orlando Leite, conhecida como Pracinha do Gil, palco histórico dos antigos Carnavais ou Micaretas, projetou Vitória da Conquista internacionalmente e é mantida com o mesmo formato.Recentemente um Mutirão de Limpeza chegou para os preparativos da Feira de Flores e Plantas de Holambra que aconteceu entre 9 e 19 de dezembro. 

Antes disso o BLOG DO ANDERSON esteve conversando com o taxista José Pedreira e o presidente do Movimento Contra a Morte Prematura André Paulo Barros Cairo. Ambos questionaram o estado de abandono e a falta de mobilidade para pedestres. Com irregularidade no piso as quedas se repetem com frequência. “Tem mais de dez anos que está desse jeito aí”, disparou André Cairo. “Vamos levar o assunto ao conhecimento da prefeita Sheila Lemos.

Isso não pode ficar como desse jeito, pois a situação é gravíssima”, prometeu Cairo em contato com o BLOG DO ANDERSON na tarde desta segunda-feira (20). Abaixo O BA reproduz um Giro da Band, que foi ao ar no Jornal Band News [Rádio Bandeirantes de Vitória da Conquista] quando José Pedreira lançou suas queixas sobre esse problema.

Benjamin Nunes Pereira | Guerra de Canudos

Foto: BLOG DO ANDERSON

Benjamin Nunes Pereira

Nos anos de 1896 e 1897, o governo federal empenhou-se na destruição do arraial de Canudos onde se desenvolvia um movimento messiânico chefiado por Antônio Vicente Mendes Maciel, chamado de Antônio Conselheiro. Em várias regiões mais atrasadas do Brasil, principalmente no sertão nordestino, ocorreram movimentos místicos que envolveram um número considerável de pessoas. Desesperados com a miséria e com a fome que existiam nessas áreas, os habitantes, com frequência, seguiam os beatos e outros pregadores, que prometiam um mundo melhor através de práticas religiosas e de uma vida dedicada à comunidade messiânica. Alguns desses movimentos, na medida em que aglutinavam milhares de pessoas que passavam a viver à margem da sociedade estabelecida, atraíram as iras dos donos de terra, dos políticos e do clero, que viam neles uma subversão da ordem estabelecida. Canudos foi, talvez, o exemplo extremo desse fenômeno. Leia na íntegra o artigo de Benjamin Nunes Pereira.

Família de Edna Nolasco | “gratidão pelas manifestações de pesar e carinho que recebemos”

Foto: Reprodução | Instagram

Viemos, através deste comunicado, agradecer a todos que se solidarizaram com a nossa dor e que, de alguma forma, também a sentiram. Não há palavras para expressar a gratidão pelas manifestações de pesar e carinho que recebemos com a partida precoce de nossa amada mãe, esposa, tia, irmã, amiga, fotógrafa e jornalista Edna Nolasco. Uma mulher múltipla, íntegra, generosa, que sabia exercer a escuta e a solidariedade e deixar amigos por onde quer que passasse. Por isso foram inúmeras as mensagens que recebemos, as ligações, vimos o amor e a solidariedade que ela tanto pregou expressados de maneira pura e orgânica. >>>>>>

Vitória da Conquista, 181 anos | comemorando o passado, agindo no presente e construindo o futuro

Foto: BLOG DO ANDERSON

José Raimundo Fontes

Agradeço a Deus a oportunidade de estar celebrando, com vida, saúde e muita esperança no futuro, os 181 anos de autonomia política da Jóia do Sertão Baiano e reitero a minha solidariedade aos familiares das vítimas do Covid-19. Publicizo os cumprimentos às autoridades civis, religiosas e militares, bem como saúdo as representações das instituições políticas e da sociedade civil organizada. Abraço, de forma especial, os vereadores do PT e os militantes dos movimentos sociais, parabenizando-os pela permanente disposição de luta em defesa dos interesses da maioria dos conquistenses e dos baianos. >>>>>>

Zé Raimundo | Paulo Freire em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

José Raimundo Fontes

Nascido em 19 de setembro de 1921 e falecido em 02 de maio de 1997, este ano comemoramos o centenário de nascimento do grande educador brasileiro Paulo Freire, referência internacional, definitiva, sobre os fundamentos do processo educacional, especialmente de jovens e adultos, universo no qual realizou sua experiência seminal de alfabetização, que serviu de base para a elaboração de uma concepção pedagógica mais geral e que se tornou um verdadeiro paradigma revolucionário da dinâmica ensino/aprendizagem. >>>>>.

Ione Rocha Cabral e a Biografia da Irma Dulce | sobre o livro “Alem da fé” de Valber Carvalho

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Ione Rocha Cabral

Aprendi com o filósofo Aristóteles que a memória se constitui de um conjunto de lembranças, que quando evocadas, nos afetam profundamente como uma marca deixada pelas experiências da vida. Com o sociólogo francês Maurice Halbwachs aprendi que as memórias de nosso cotidiano pessoal que ficam são importantes, mas são as memórias coletivas, aquelas compartilhadas por um grupo, dentro de um “quadro social” que se tornam audíveis, capazes de ressoar e se concretizar nas obras, hábitos e lugares de memória.

Ao visitar o santuário hoje dedicado a Santa Dulce dos Pobres, ao lado de seu memorial que reúne itens de seu uso e gosto pessoal, como também registros da obra comunitária que se ergueu através do trabalho diário de Irmã Dulce, encontramos sentido na lembrança, memória, devoção e podemos saborear um pouco daquilo que está “além da fé”. Ali, nossas lembranças individuais da freira que mesmo demonstrando sua timidez era frequentemente entrevistada nos jornais e telejornais das décadas de 80 e 90, encontra-se com objetos, símbolos que nos conectam intimamente com sua vida, e nos faz conhecer melhor e reconhecer a sua memória como expressão do divino aqui na Terra. Leia a íntegra.

Ruy Medeiros | A Mestra não batia continência

Foto: BLOG DO ANDERSON

Ruy Medeiros

A mestra chamava-se Edvanda Teixeira. Ela envolveu-se de corpo e alma no trabalho de educação popular. Embora professora da rede pública de ensino e cumpridora de seus deveres de servidora pública, tirava a maior parte de seu tempo em atividades de Educação popular. É que gratuitamente ensinava, na periferia da cidade e na zona rural, a trabalhadores, jovens, donas de casa, desempregados.  Foi a grande educadora, na região, das Comunidades Eclesiais de Base. Seu ensino era problematizador e emancipatório. Todos os envolvidos participavam, a fala de todos era buscada e considerada. A visão crítica das coisas estabelecia-se no auditório e as diversas contribuições sobre o tema em pauta eram discutidas. A liberdade era cultivada. >>>> 

Daniel Nunes | Sobre a utilidade de ser inútil

Foto: BLOG DO ANDERSON

Daniel Nunes | publicitário | @danielnuneslima

Cá pra nós, nestes últimos 2 anos que temos vivido essa loucura que começa com o medo do desconhecido, algo que veio sabe-se se Deus de onde, se foi criado em laboratório, ou se veio de algum bicho mesmo… Depois a perda dos conhecidos para esta desconhecida doença, que agora faz parte do nosso dia a dia e vive a espreita dos descuidados. Feita a introdução do tema, compartilho com vocês alguns pensamentos que me ocorreram durante o isolamento em casa enquanto me recupero de uma gripe. Normal, normalmente não estamos, creio que nenhum de nós, mas tem algo que me incomoda de forma profunda: Perdemos a capacidade de sermos inúteis, mesmo que por alguns dias?. Leia na íntegra.

Manifestações do Kadija | infestação de Ratos, Carrapatos e Escorpiões é preocupante em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Giro da Band que o BLOG DO ANDERSON reproduz nesta quarta-feira (8) vem do Loteamento Kadija, no bairro Patagônia, Zona Oeste de Vitória da Conquista. Nessa reportagem a munícipe cobra atenção por parte da Administração Municipal para resolver um problema grave: a infestação de Ratos, Carrapatos e Escorpiões próximo a Horta Comunitária do Kadija. De acordo com a entrevistada, os moradores da localidade têm despejado lixo doméstico e animais mortos no local impróprio. “Queríamos que a Prefeitura viesse olhar para nós moradores, porque a gente também paga nossos impostos e não é barato”, reclamou no Jornal Band News.

Deu no Redação Brasil | contratações milionárias da EMURC e Prefeitura são temas de debate em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Denúncias do vereador Andreson Ribeiro Alves, do Partido Comunista do Brasil, envolve a Empresa Municipal de Urbanização de Vitória da Conquista. No Redação Brasil, programa da Rádio Brasil, o tema foi comentado e virou um dos assuntos mais comentados até mesmo por seguidores da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do Democratas. De acordo com o edil, caçambas foram contratadas por R$ 1,2 milhões para atividades de oito meses. Na reportagem comentada pelo radialista Deusdete Dias Filho, também destaca consultorias em mais de R$ 400 mil e programas por mais de R$ 2 milhões. O vereador Francisco Estrela Dantas Filho, do Partido Trabalhista Cristão, líder do Governo no Parlamento Conquistense, está acompanhando o caso. A EMURC ou Prefeitura de Vitória da Conquista ainda não se manifestaram sobre o assunto.

Andanças de João Melo | sexo explícito e muitos gritinhos no Sanitário Público em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Em sua coluna Andanças do Redação Brasil desta segunda-feira (30), via Rádio Brasil, o repórter João de Oliveira Melo lançou uma Desordem na Cidade. O fato vem da Feirinha do Bairro Brasil onde as queixas voltam ao sexo entre homens no Sanitário Público. Para os denunciantes, com a presença da Guarda Civil Municipal o problema tinha dado uma trégua, mas sem ela os gritinhos acontecem a todo instante. A reportagem está no player abaixo.

Agenda Cultural Conquistense | tem muitas dicas para curtir o fim de semana em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

São muitas as opções para esse final de semnaa em Vitória da Conquista. Na Agenda Cultural do Jornal Band News desta sexta-feira (21), Sheila Lima falou dos destinos de milhares de pessoas em barzinhos e outros espaços da Joia do Sertão Baiano. Confira tudo aqui no BLOG DO ANDERSON.

Ruy Medeiros | para além do analfabetismo funcional

Foto: BLOG DO ANDERSON

Ruy Hermann Araújo Medeiros

Há pessoas que sabem ler e escrever, mas não conseguem elaborar um texto ou compreender uma notícia escrita. Elas frequentaram escolas, sabem somar, multiplicar, subtrair, dividir e lêem e escrevem nomes, frases, talvez mesmo um bilhete, um endereço, ou algo simples. São os analfabetos funcionais ou secundários.  As sociedades atribuem a denominação de analfabeto funcional de acordo com suas exigências culturais. Umas exigem mais e outras exigem menos de seus alfabetizados. Leia o artigo na íntegra.

Kátia Cairo | desatenção com a vida dos idosos

Foto: Divulgação | Kátia Cairo

Kátia Cairo | Musicoterapeuta

A qualidade de vida do idoso está muito longe de receber a merecida atenção. E os mais jovens precisam compreender a importância de ficarem alertas no sentido de preparar o próprio futuro para que possam vir a usufruir uma velhice digna, saudável e feliz. Jovens e velhos têm um preconceito enorme com relação à velhice, e é justamente essa a causa principal do isolamento, da solidão, do abandono e da exclusão. Esta questão deveria ser considerada seriamente na infância pois é preciso ensinar aos mais jovens o respeito a todos, à todas as pessoas sem exceção; há também as condutas preventivas que precisam ser observadas, não somente para que alcancem uma vida longa, próspera e saudável, mas para que possam vir a se sentir na velhice, natural e espontaneamente, incluídos na família e na sociedade. Continue a leitura.

Cotidiano Conquistense com Ricardo Gordo | a morte do 7º cigano e a punição do servidor que filmou e violentou corpos

Foto: BLOG DO ANDERSON

No Cotidiano Conquistense com Ricardo Gordo, nome do radialista Ricardo Santos Costa, fez um balanço de tudo o que aconteceu no Planalto da Conquista na sexta-feira (30). Na coluna do Conquista de Todos, programa da Rádio Brasil, Ricardo Gordo detalha a morte do 7º cigano apontado pelos óbitos de dois policiais da 92ª Companhia Independente de Polícia Militar no último dia 13 de julho. O comunicador também detalha a identificação de um servidor público que filmou e violentou corpos no Hospital Municipal de Anagé. Atentados que tiraram vidas de cães e gatos em Vitória da Conquista também estão nos destaques que o BLOG DO ANDERSON gravou e repercute.