Jeremias Macário de Oliveira | os coronéis aloprados e os generais golpistas de fraldas pelo Brasil

Foto: BLOG DO ANDEDRSON

Jeremias Macário de Oliveira | jornalista e escritor

Em 1964 [60 anos do golpe civil-militar] em plena Guerra Fria, o inimigo era a ameaça do comunismo, conforme alegam até hoje, e contava com o respaldo da Igreja Católica, da maioria da mídia, das elites e da classe média.  O esquema já vinha sendo tramado desde o suicido de Getúlio Vargas, em 1954, e culminou com a renúncia do maluco Jânio Quadros, em 1961, e a rejeição de João Goulart, o vice-presidente. Em 1954/55, no governo tampão de Café Filho, uma turma de generais tentou tomar o poder e barrar as eleições legítimas, mas o general legalista Lott impediu a trama. Os milicos ficaram irados. Cinquenta e oito anos depois de 1964 aparecem uns coronéis aloprados e uns generais de fraldas [uns falam ser de pijama porque já estão na reserva], comandados por um capitão-presidente da República (quem diria!), com um esquema burro de dar um golpe e anular a vitória e a posse da esquerda política, no caso o PT e companhia. Ah, esqueci de citar o bando de extremistas neonazistas supremacistas brancos e uma ala de pastores evangélicos. Essa intentona golpista já vinha sendo programada antes das eleições de 2022 porque eles sentiam que iam perder e condenavam o pleito de ser fraudulento. Numa reunião no Palácio do Planalto [nem sabiam que estavam sendo gravados], cada um arrotou a sua merda, a começar pelo capitão com seus palavrões impublicáveis. Está gravando? Não, respondeu o capitão e o general Braga Neto. Confira o artigo na íntegra.

Cotidiano Político | Ivanildo da Silva tem o nome cotado entre os pré-candidatos à Prefeitura de Vitória da Conquista

Foto: BLGO DO ANDERSON

Prestes a se aposentar após longos anos a serviço da Polícia Militar do Estado da Bahia, o coronel Ivanildo da Silva tem o nome cotado à Prefeitura de Vitória da Conquista nas Eleições 2024. A filiação vai acontecer após o mês de maio, mas pelas costuras Ivanildo estará no Avante, legenda presidida pelo contabilista e ex-vereador Gilzete da Silva Moreira. No Conquista de Todos [Rádio Brasil] desta quarta-feira (21) o radialista Ricardo Gordo [como é conhecido Ricardo Santos Costa] comentou esse e outros assuntos do Cotidiano Conquistense.

Dirlêi Andrade Bonfim | o Carnaval e o Anarquismo

Foto: BLOG DO ANDERSON

Dirlêi Andrade Bonfim | professor

Ao iniciar esse ensaio, estava aqui fazendo uma releitura da última edição do Livro do Professor Roberto DaMatta, acerca do carnaval, bem como, todas as relações sociais, representativas, culturais, políticas, recreativas e simbólicas, que esta festa nos apresenta. O Carnaval é sem dúvida uma das maiores festas populares do mundo. Um evento que leva às ruas todas as manifestações de todas as classes, cores e raças, todos os credos, misticismos, utopias, valores, motivos e compreensões pela diversidade que os desfiles se apresentam nas ruas das cidades brasileiras, cada uma das pessoas com a sua forma e maneira peculiar de se manifestar. Na busca de uma alegria coletiva, um prazer da carne, quiça imaterial, espiritual, que se compartilha e é compartilhado por multidões em todas as praças e avenidas pelas cidades afora. Confira o Ensaio do professor Dirlêi Andrade Bonfim.

Conquista era assim antigamente | Praça da Bandeira

Esse era o cenário da antiga Praça da Bandeira. Aí estava a Feira Livre que recebia feirantes de todos os cantos do Planalto da Conquista. Há muito tempo gestores do Município de Vitória da Conquista falam em revitalização, mas passam os anos e a Praça da Bandeira mantém suas características do século passado. Boas lembranças deste sábado (10) para a Coluna Conquista era assim antigamente.

Fotos: Acervo Público

Conquista era assim antigamente | Jardim das Borboletas

Esse é o famoso Jardim das Borboletas, dentro da antiga Praça da República, transformada na belíssima Praça Presidente Tancredo Neves. Boas lembranças da amada Joia do Sertão Baiano em destaque nesta sexta-feira (9) aqui no BLOG DO ANDERSON na coluna “Conquista era assim Antigamente”.

Foto: Acervo Público

Ocorrências com Paulo Martins | jovem leva tiros e é socorrido ao Hospital Geral de Vitória da Conquista

 

Foto: BLOG DO ANDERSON

A insegurança urbana tem sido motivo de preocupação em Vitória da Conquista. No Jornal Band News [Rádio Bandeirantes] capturado e reproduzido pelo BLOG DO ANDERSON nesta quarta-feira (7), traz mais detalhes sobre o Golpe do Amor, onde famosa envolvendo relações amorosas não concretizadas. No Loteamento Panorama, que fica no Alto Maron, um jovem sofreu tentativa de homicídios a tiros de revólver. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ao Hospital Geral de Vitória da Conquista. A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa é responsável pelas investigações desse atentado.

Ocorrências com Paulo Martins | final de semana com três mortes e outros fatos em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

As Ocorrências Policiais do BLOG DO ANDERSON vêm do Jornal Band News [Rádio Bandeirantes]. Na reportagem desta segunda-feira (29) o repórter Paulo Martins trouxe detalhes sobre a criança que nasceu numa carroça e também de um carro incendiado na Vila América. Três mortes e um grave acidente entre duas motos estão entre o que aconteceu em Vitória da Conquista.

Movimento Literário | criada a Angatu, sociedade literária para prática de biblioterapia em Vitória da Conquista

Fotos: Fábio Sena

Fábio Sena | jornalista e historiador

Foi criada formalmente em Vitória da Conquista, na noite desta quinta-feira (25), a Associação Angatu Sociedade Literária, que reúne um coletivo dedicado à prática de biblioterapia, ou seja, um método terapêutico realizado com a leitura, debate, interpretação e “encenação” de textos literários. A Angatu – o nome significa bem viver, na língua Tupi – já vinha funcionando regularmente há quatro anos, mas o crescimento do coletivo, aliado à ideia de construir parcerias, motivou a formalização da entidade.

Vanderli Marques, o popular Professor Bite, foi eleito presidente da Angatu pela unanimidade dos votos e se comprometeu a dar longevidade à associação. “Somos um grupo coeso, de gente que gosta de literatura, mas principalmente que gosta de se encontrar pra conversar sobre a vida, e os textos literários são uma espécie de guia em nossos encontros. Por meio dos clássicos, nos revelamos, entendemos melhor nossas virtudes e nossos defeitos e criamos um ambiente terapêutico pra pessoas de todas as idades”, explicou.

Além de reunir pessoas para sessões de biblioterapia, a associação promove palestras, oficinas, rodas de conversa, cursos e minicursos sobre o poder pedagógico e curativo das artes, com foco especial na Literatura. Agora, pretende também realizar concursos e outros projetos de disseminação da cultura literária, sempre com foco na biblioterapia. “A ideia é realizar atividades pedagógicas para crianças, jovens e adultos, ligadas à perspectiva do letramento e da biblioterapia”, explica Bite.

Jeremias Macário de Oliveira | os 60 do ENEM, os R$ 500 mil da Câmara e o naufrágio anunciado

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jeremias Macário de Oliveira | jornalista e escritor

São tantos assuntos que nos instigam a comentar, a dar uma opinião nessa vastidão de absurdos na Bahia e no Brasil que somente poucos se arriscam a palpitar e colocar a cara a tapa. Dizem alguns que eu sou inquieto, um tanto polêmico e até que não devo me meter nisso porque não vou mudar as coisas ou consertar o que na minha visão está errado ou merece ser corrigido. No meu comentário de hoje vamos começar pelos 60 estudantes, de um universo de 2,7 milhões de participantes, que tiraram mil na prova de redação do ENEM do ano passado. As notas médias foram 516 em linguagens, 522 em ciências humanas, 497 em ciências da natureza e 534 em matemática. Na redação, a nota média foi de 641.  Alguém colocou nas redes sociais que não há muito o que comemorar. Também digo o mesmo, mas esses 60 foram anunciados com estardalhaços, e quem conseguiu mil foi considerado como gênio. E se a gente mandasse esses 60 para uma olimpíada internacional de língua? Será que teríamos um primeiro lugar? Para maior vergonha do nosso ensino, desses, somente quatro foram alcançados por alunos da rede pública. Um internauta postou que isso só demonstra a profunda desigualdade na educação do país, aprofundada mais ainda com o “novo” ensino médio. Confira a manifestação de Jeremias Macário.

Podcast com Gilson Pé Quente | Paulinho de Inhobim conta um pouco de sua vida em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O amigo Gilson Moreira Barros, conhecido como Gilson Pé Quente, que atua na Rua Cassiano Santos, no Centro de Vitória da Conquista, em frente a Lanchonete Oliveira, está no mundo do podcast. Nesta sexta-feira (19), o BLOG DO ANDERSON exibe a coluna Gilson Pé Quente entrevistando Paulino Magalhães Rocha, o popular Paulinho de Inhobim. Vale a pena conferir aqui no BLOG DO ANDERSON.

Jeremias Macário de Oliveira | com festas, Salvador poderia ser a capital mais desenvolvida do Brasil

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jeremias Macário de Oliveira | jornalista e escritor

Dizem o governo e seus representantes que só no carnaval giram dois bilhões de reais na economia, sem contar as outras festas (todo ano), mais intensas a partir do início de dezembro até final de fevereiro. Fala-se em um milhão ou mais de turistas vindos de todas as partes do Brasil e do exterior. Pouco divulgam sobre os milhões de reais e até bilhão na segurança, na logística e nos cachês gordos dos artistas para os mesmos afortunados, cujos nomes todos já sabem muito bem, de cor e salteado. Não sou contra prestigiar os afoxés, mas o estado vai dar neste ano quinze milhões de reais só para essas agremiações. Muitos “sabidos” passam a mão numa parte. Desses dois bilhões, 98 ou 99% caem nos bolsos dos mais ricos e poderosos. O restante fica com o pessoal do asfalto, como os vendedores ambulantes, barraqueiros, cordeiros, seguranças e operários que armam os camarotes e outros palcos. Não existe distribuição de renda equitativa e a pobreza na capital só aumenta. Confira a manifestação de Jeremias Macário de Oliveira.

Editorial de Deusdete Dias Filho | PT comete mesmos erros que são favoráveis a Sheila em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA) saiu na frente com o lançamento da pré-candidatura, seguido da vereadora Maria Lúcia Santos Rocha, do Movimento Democrático Brasileiro. A terceira naturalmente oficializada é a da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, pelo União Brasil. Tanto Waldenor Pereira quanto Lúcia Rocha estão com atividades de pré-campanha praticamente paralisadas, mas Sheila Lemos entrou em campo juntamente com os comissionados. No Editorial do UP Notícias [Rádio UP] desta segunda-feira (15), o radialista Deusdete Dias Filho trouxe um assunto que merece muita atenção, seja de um lado ou do outro.

“Quando o deputado federal Waldenor Pereira Filho recebeu a chancela de ser um pré-candidato do PT em Conquista, concorrendo diretamente com a prefeita Sheila e também a princípio a vereadora Lúcia Rocha, ele saiu em disparada…

Ele comprou uma Ferrari, saiu em disparada, deu um susto nos apoiadores da prefeita Sheila Lemos”, comentou Deusdete Dias Filho. Além disso, muitos pré-candidatos ao Parlamento Conquistense têm reclamado pela dificuldade de diálogo e atenção especial para alguns políticos ligados ao prefeiturável ou ao deputado estadual José Raimundo Fontes, também do Partido dos Trabalhadores. Esse seria um dos motivos que tem levedado alguns quadros que ainda integram o time de Waldenor à prefeita Sheila Lemos. “Então, gente, ou vocês venham para humildade, venham tratar das coisas como elas são, ou correm o risco de perder uma eleição”, sugeriu o comunicador.

Ocorrências com João Melo | sogro bate no genro que reclamou do cachorro feroz em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Uma quinta-feira (11) com Violência Urbana e outras Ocorrências Policiais em Vitória da Conquista. Nas últimas 24 horas foram seis mortes, sendo quatro delas em um grave acidente na BR-116. Na reportagem do Jornal 107 [Rádio Brasil] gravado e reproduzido pelo BLOG DO ANDERSON, João Oliveira Melo traz um fato que aconteceu numa residência familiar. O sogro irritado acabou batendo no genro que reclamou após o cachorro morder a sua esposa, filha do agressor.

Ocorrências com Paulo Martins | a morte de Camila e os diversos acidentes em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Uma sexta-feira (5) trágica. No trânsito foram cinco mortes, sendo quatro na BR-116 e uma no Extremo Sul Baiano. De acordo com o repórter Paulo Martins, essa quinta vítima era de Vitória da Conquista. Nas Ocorrências Policiais do Jornal Band News [Rádio Bandeirantes] que o BLOG DO ANDERSON gravou e reproduz vem com detalhes de tudo o que aconteceu nas últimas 24 horas.

Lauro Oliveira e o Marketing Digital | o que mudou em sua vida com a chegada das redes sociais?

Foto: BLOG DO ANDERSON

Lauro Oliveira | especialista em Marketing Digital

É fascinante observar o extraordinário impacto que as redes sociais tiveram nas vidas das pessoas desde seu surgimento. O advento dessas plataformas não apenas redefiniu a maneira como nos conectamos, mas também transformou fundamentalmente a dinâmica social e o panorama do marketing. Falarei um pouco d a evolução das redes sociais e seu papel vital em nossa vida cotidiana. No início, as redes sociais eram vistas como simples ferramentas de comunicação online. O surgimento do Orkut e do MySpace, nos anos 2000, marcou o início dessa revolução. No entanto, foi com a chegada do Facebook, em 2004, que as redes sociais começaram a transcender suas funções originais. De meras plataformas de comunicação, elas se tornaram espaços virtuais onde pessoas podiam compartilhar experiências, criar comunidades e expressar suas identidades de maneiras totalmente novas. Confira o artigo na íntegra.

Destaque da Cidade | ambulância quebra e comunidade fica sem transporte de emergência em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Falta de planejamento ainda deixa munícipes indignados na Joia do Sertão Baiano. No Distrito de Cercadinho, que fica a noventa quilômetros da Sede do Município de Vitória da Conquista, quem ficou doente não teve como ser socorrido, isso devido ao quebramento da única ambulância que atende a Comunidade Rural. O assunto foi destaque no Conquista de Todos [Rádio Brasil] e também chegou ao BLOG DO ANDERSON através de manifestações populares. Procurado pelo BLOG DO ANDERSON na manhã deste domingo (17), o ex-vereador e subprefeito Osmário Lacerda Ferraz de Melo trouxe uma boa notícia: “a ambulância já está em Cercadinho”. Nos Destaques do Dia reproduzido aqui no BA vem com tudo o que está acontecendo, segundo apurações do repórter Ricardo Gordo, como é conhecido Ricardo Santos Costa.

Ocorrências com Ricardo Gordo | briga no motel, ladrão espancado e assalto no velório em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

As Ocorrências com Ricardo Gordo, através do Conquista de Todos [Rádio Brasil], trazem as últimas notícias do Plantão Policial em Vitória da Conquista. Entre os destaques estão os casos do ladrão espancado, acidentes, briga próximo ao motel e assalto no velório. Conforme a reportagem que o BLOG DO ANDERSON reproduz neste domingo (10), o comunicador volta a alertar as ações dos gatunos na Estação Herzem Gusmão e Central de Abastecimento Edmundo Silveira Flores.

Jeremias Macário | alimentação saudável para quem?

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jeremias Macário de Oliveira | jornalista e escritor

Tema de redação do vestibular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em entrevista a um canal de televisão da cidade, o professor Adão Albuquerque deu uma aula ou uma lição para a própria mídia e até mesmo para nutricionistas que, em reportagens, recomendam que as pessoas mantenham uma alimentação saudável, quando esquecem das profundas desigualdades sociais existentes no Brasil. Até parece que aqui é uma Suíça Baiana, ou Brasileira! Só se for em Vitória da Conquista. Em meu blog www.aestrada.com.br, que eu o chamo de minha tribuna ou ágora, sempre tenho feito comentários dessa natureza quando assisto matérias sobre o assunto, mostrando o colorido das feiras onde o profissional fala das frutas, cereais, hortaliças e das verduras que mais devem ser consumidas, com base em seu teor de proteínas, vitaminas, ferro, zinco, potássio, fósforo e outras propriedades químicas que contém numa alimentação saudável. O pobre coitado deve imaginar que estão querendo gozar com a cara dele. Como o professor Adão, fico cá comigo a pensar quantos nesse Brasil do Mapa da Fome, de 30 milhões vivendo na pobreza entre a extrema e a aguda, dependentes de doações e do Bolsa Família, podem ter uma alimentação saudável, quando comem o que aparecer, e muitos que nem fazem um almoço ou uma janta? O tema da redação é para uma camada da elite de brasileiros que têm um bom poder aquisitivo de compra. Até a classe média baixa não tem condições de acompanha essa orientação. Confira a opinião de Jeremias Macário de Oliveira.

Cotidiano Conquistense | ladrões atacam na Estação Herzem Gusmão e até dentro de lojas em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Os ladrões conhecidos como “batedores de carteiras” estão agindo livremente em Vitória da Conquista. Os crimes tem acontecido diariamente na Estação Herzem Gusmão, Central de Abastecimento Edmundo Silveira Flores [conhecida como Ceasa], Alamedas e até dentro de lojas. Equipes da Guarda Civil Municipal e 77ª Companhia Independente de Polícia Militar passam pela Estação, porém na ausência os meliantes entram nas filas colocando as mãos leves em bolsas e bolsos levando tudo que seja possível. No Conquista de Todos [Rádio Brasil] desta segunda-feira (4) essa modalidade esteve entre os comentários do Cotidiano Conquistense que o BLOG DO ANDERSON gravou e reproduz no player abaixo.

Jeremias Macário | a humanidade parece hipnotizada diante das tragédias e barbáries no mundo inteiro

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jeremias Macário de Oliveira | jornalista e escritor

A nossa humanidade parece reclusa e hipnotizada em seu retiro solitário e se agarra ao seu ritual de fé e religiosidade diante de tantas tragédias e barbaridades. Coloca toda essa desarmonia e desagregação humanitária nas mãos de Deus, como se Ele fosse um carrasco mentor dos castigos, quando o próprio homem é o ator e autor principal da destruição descomunal de si mesmo. Será que o humano perdeu seu rumo e se deteriorou de vez? Ainda existe recuperação para uma solidariedade humanística? Existem os crédulos e incrédulos, estes em sua maioria. Um certo amigo simples comum me disse certa vez, com sua imaginação fértil do realístico-fantástico e fictício, que o nosso grande sol, que nos irradia de luz e vida, vai explodir em bolas de fogo que vão atingir a terra. Os sobreviventes dessa catástrofe apocalíptica, em sua visão profética, serão depois chamados de deuses do fogo. Confira a opinião de Jeremias Macário de Oliveira.