Cotidiano Conquistense com Ricardo Gordo | a morte do 7º cigano e a punição do servidor que filmou e violentou corpos

Foto: BLOG DO ANDERSON

No Cotidiano Conquistense com Ricardo Gordo, nome do radialista Ricardo Santos Costa, fez um balanço de tudo o que aconteceu no Planalto da Conquista na sexta-feira (30). Na coluna do Conquista de Todos, programa da Rádio Brasil, Ricardo Gordo detalha a morte do 7º cigano apontado pelos óbitos de dois policiais da 92ª Companhia Independente de Polícia Militar no último dia 13 de julho. O comunicador também detalha a identificação de um servidor público que filmou e violentou corpos no Hospital Municipal de Anagé. Atentados que tiraram vidas de cães e gatos em Vitória da Conquista também estão nos destaques que o BLOG DO ANDERSON gravou e repercute.

Academia do Papo com Paulo Pires | defender Jair Messias Bolsonaro além de inútil é perigoso

Foto: BLOG DO ANDERSON

Paulo Fernando de Oliveira Pires | professor da UESB

O prestigioso jornal Washington Post em matéria de 19 parágrafos escreveu sobre o presidente do Brasil sob o título “À medida que investigações sobre a pandemia avançam, Bolsonaro se vê cada vez mais ameaçado por escândalos de corrupção”. O texto explica que as recentes denúncias criminosas contra o presidente amplificam os questionamentos sobre sua permanência no cargo e afirma que elas têm um potencial muito mais destrutivo para o chefe de estado brasileiro do que a conturbada condução da pandemia da Covid-19 orientada por ele, assim como as políticas econômicas adotadas por seu ministério, que só fizeram com que os pobres sofressem ainda mais”. >>>>>

Reginaldo de Souza Silva | Aulas Presenciais: quais as formas? será este o momento?

Foto: BLOG DO ANDERSON

Reginaldo de Souza Silva | Professor | reginaldoprof@yahoo.com.br

Após um ano e cinco meses em que o Brasil identificou a primeira contaminação da COVID, registramos mais de 528.540 mil mortes. Uma pressão enorme de reabertura ou manutenção de vários segmentos sociais, industriais, comerciais e políticos para reabertura de outros, entre eles a educação. Temos matriculados na educação básica 47,3 milhões de aluno(a)s, destes 7,55 no ensino médio em 2020; 1,94 na educação profissional, 3,0 na EJA e, na educação superior 8,6 milhões, 75,8% em IES privadas,(Censos da educação básica e Ed.Superior INEP, 2020). Várias manifestações de grupos e segmentos tem se espalhado pelo Brasil, solicitando a reabertura das escolas e a volta as aulas presenciais. Assim como documentos oficiais do MEC, CNE, OMS, UNICEF, UNDIME, Sindicatos de mantenedores privados e, de alguns Estados e municípios. Quais as bases e fundamentos que sustentam tais medidas para reabertura? São diversas! Leia na íntegra.

Natanael Oliveira do Carmo | mil razões para escrever

Foto: BLOG DO ANDERSON

Natanael Oliveira do Carmo | Advogado e Escritor 

A Honra do Clã é uma obra universal e atualíssima. A eletrizante aventura que se desenrola nos mundos fabulosos de Nahiyar e Yankin é repleta de personagens fascinantes e eventos extraordinários. Desde as figuras míticas emprestadas do folclore de vários países, como os Hiisi, os Thunderbirds, os Kappas, os Tengus, Iku-Turso, o “nosso” Curupira, o magnífico Sleipnir, até os guerreiros e guerreiras que proporcionam momentos emocionantes aos leitores, encontramos, nas páginas dessa trilogia inesquecível, ao longo de seus três livros — O Legado do Profeta, Os Tentáculos da Terra e O Papiro do Profeta — governantes e seus herdeiros, sacerdotes e sacerdotisas, pessoas comuns que amam e sofrem, que traduzem o amor e o ódio, a beleza da amizade e o poder da fé. Leia na íntegra.

Natanael Oliveira do Carmo | uma madrugada para não esquecer em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Natanael Oliveira do Carmo | Advogado e Escritor 

No dia 24 de junho de 2021, em plena data comemorativa do São João, a madrugada foi especialmente dolorosa para várias famílias em Vitória da Conquista. Empobrecidas e excluídas de direitos elementares, essas famílias foram surpreendidas, por volta das 05:00 horas, com a ordem para saírem dos barracos que constituíam sua única habitação, porque os mesmos seriam destruídos.  Segundo a reportagem do telejornal Bahia Meio-Dia, da TV Sudoeste, exibida nessa data, as famílias tão brutalmente violentadas haviam sido obrigadas a deixar suas antigas habitações — precárias, como o são as moradias dos mais pobres — e, sem alternativa, construído, em área pertencente ao município, às margens da Rodovia que liga Vitória da Conquista a Barra do Choça, barracos de madeira e lona para morarem neles — e se protegerem das intempéries. Leia o artigo na íntegra.

Corajoso Nacional | Ricardo Gordo promete capturar “Lázaro Barbosa” e trazê-lo à Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A operação para captura do serial killer Lázaro Barbosa está dando o que falar. A RecordTV tem ganhado audiência através do Cidade Alerta com ampla cobertura. Para ajudar as ações o repórter Ricardo Gordo, o Ricardo Santos Costa, que recebeu a primeira dose contra a Covid-19, anunciou no Conquista de Todos desta sexta-feira (18) que estaria de malas prontas à Selva do Goiás, onde estariam quase 500 policiais na tentativa de localizar o fugitivo acusado de matar uma semana em Ceilândia, no Distrito Federal. Antes disso, ele assassinou dois homens em Barra do Mendes, na Bahia.

Nota de Pesar | Roque Araújo, aos 96 anos

Foto: Divulgação | Família Araújo

Acaba de se transferir para o Oriente Eterno o senhor Roque Araújo, o mais velho membro da Família Araújo em Vitória da Conquista. Viveu todos os seus 96 anos muito ligado aos familiares, um exemplo de humildade e visão de vida. Com 96 anos ainda trabalhava na sua fazenda onde estava arrumando um monte de madeira e ao pegar um pau pesado, caiu vindo a fraturar duas costelas e faleceu no Hospital Geral de Vitória da Conquista nesta quarta-feira (16). Seu Roque é tio e padrinho do meu amigo Edvaldo Paulo de Araújo, a quem o BLOG DO ANDERSON transmite nossos pêsames, assim sendo para toda Família Araújo.

4 de Junho | de Valdir para Roberta Barbosa

Foto: Facebook | Valdir Barbosa

Valdir Gomes Barbosa 

Querida,

Tenho, sempre no quarto dia do mês de junho dos últimos vinte e um anos que passaram tal qual flecha sibilando no ar, cuidado de me por ereto mirando o céu, voltado para o leste, de onde surge no horizonte o astro rei, no intuito de agradecer a Deus por tê-la colocado ao mundo nesta data, por isto, deveras especial. Leia o texto na íntegra.

Edvaldo Gama | A liquidez na empresa e na residência

Foto: BLOG DO ANDERSON

Edvaldo Pedreira Gama Filho | Consultor Financeiro e Professor

O que é liquidez e qual a sua importância para a gestão financeira? Se fizermos uma analogia entre uma empresa e uma residência podemos relacionar o caixa da empresa à caixa d’água da residência e o dinheiro à água. Ao observarmos o fluxo de água na residência, é possível identificar as fontes supridoras, tais como, a companhia de abastecimento, um poço artesiano, água da chuva ou até de um rio ou córrego. Cada uma dessas fontes tem um volume (às vezes limitado), uma frequência de fornecimento e um custo. Todos esses indicadores podem ser medidos e acompanhados. Confira o texto na íntegra.

Jeremias Macário | brincando de governar com a nação que não suporta mais tanto escárnio

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jeremias Macário de Oliveira | jornalista e escritor

Você humilha, trata a pessoa de idiota, xinga, debocha; vai minando sua paciência com seu sarcasmo; tira dele o seu direito de viver e até destrói seus bens, até que um dia ela dá um basta e se revolta. É assim que o brasileiro está se sentindo diante de tanto escárnio desse governo que brinca de governar.  Tudo tem o seu limite no campo do abuso, mesmo com um povo que demora de reagir e de se indignar, porque há séculos foi submetido ao mourão de tiranos e autoritários. Leia a íntegra.

Dicas do Final de Semana com Sheila Lima | Tributo à Legião Urbana e outras atrações em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação

As Dicas do Final de Semana com Sheila Lima, que foi ao ar no Jornal Band News desta sexta-feira (28), trazem muitas atrações em Vitória da Conquista. Entre as opções está o Tributo à Legião Urbana que acontece logo mais às 18 horas no Fome Stop com Náufrago Urbano. O BLOG DO ANDERSON gravou e trouxe tudo para o Happy Hour na Joia do Sertão Baiano.

Explosão do Coronavírus | UPA, Hospital São Vicente e Hospital Geral de Vitória da Conquista estão superlotados

Foto: BLOG DO ANDERSON

As aglomerações do final de semana aliada com a falta de fiscalização e a flexibilização decretada pela prefeita Ana Sheila Lemos Andrade podem estar refletindo em superlotação no Hospital Geral de Vitória da Conquista, Hospital São Vicente de Paulo e Unidade de Pronto Atendimento. Na tarde desta terça-feira (25) o BLOG DO ANDERSON esteve nestas instituições onde o tumulto de pacientes e familiares em busca de vagas. No Conquista de Todos, programada da Rádio Brasil, Ricardo Gordo, como é conhecido Ricardo Santos Costa, levantou detalhes fazendo uma reflexão aos ouvintes que o BLO GDO ANDERSON repercute no player a seguir.

Jeremias Macário | a COVID tem classe social sim

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jeremias Macário de Oliveira | jornalista e escritor

Vejo muita gente dizendo por aí que a Covid-19 não escolhe raça, cor, religião e classe social. Quanta a essa última categoria, eu discordo, não que o vírus por si só faça uma opção, mas a grande maioria de vítimas é o pobre que vive num estado vulnerável em termos de nutrição e saúde. Além do mais, precisa se virar para conseguir sobreviver e termina se aglomerando. Não estou me referindo aos imbecis das festas. Continue a leitura.

Sebastião Padre | expressando a minha dor pela passagem de José Henrique Padre

Foto: Divulgação | Tião Padre

Sebastião Marcos Garcia Padre

Hoje dia 10 de maio de 2021, faz exatamente um mês da passagem do meu querido e amado irmão José Henrique Padre para o Reino da Glória, vítima da Covid-19. O mundo inteiro vem sofrendo com essa doença terrível.  No ano de 1918, aconteceu a maior pandemia do século XX, vitimando mais de 50 milhões de pessoas no mundo, inclusive o então presidente do Brasil, Rodrigues Alves. Imaginem o tamanho do sofrimento daquelas pessoas, já que não existiam ventiladores na época. Não sou a favor da teoria da conspiração, a gripe espanhola, em que pese tenha esse nome, não surgiu na Espanha; muitos dizem que surgiu nos EUA, mas até hoje nada foi comprovado que de fato tenha ocorrido nas terras do Tio Sam. >>>>

Moacyr Neves | Jornalista é ‘essencial’ para trabalhar, mas não é ‘prioritário’ para ser vacinado

Foto: Divulgação

O Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) têm empreendido gestões junto aos órgãos públicos para incluir os profissionais de imprensa, que estão na linha de frente do trabalho, no rol das categorias de trabalhadores consideradas prioritárias no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19. Em nosso estado, a campanha tem a participação do Sindicato dos Trabalhadores em Rádio e TV na Bahia (Sinterp) e da Associação Bahiana de Imprensa (ABI).  O Decreto Federal 10.288/20, no artigo 4º,  incluiu a imprensa como serviço essencial durante a pandemia: “São considerados essenciais as atividades e os serviços relacionados à imprensa, por todos os meios de comunicação e divulgação disponíveis, incluídos a radiodifusão de sons e de imagens, a internet, os jornais e as revistas, dentre outros”. >>>>>>

Jeremias Macário | uma sociedade cruel e estúpida

Foto: BLOG DO ANDERSON

Os segmentos da sociedade pouco reagiram, somente as famílias foram às ruas protestar e a mídia apenas deu alguns registros do fato. Estou me referindo à brutalidade cometida contra dois rapazes negros que furtaram uns quilos de carne no Supermercado Atacarejo, em Salvador, na última semana. Diante de tanta crueldade e estupidez de crimes hediondos, a nossa sociedade, de tão insensível, não reage mais, e ainda tem muitos que acham que eles deveriam mesmo era morrer nas mãos dos traficantes, conforme foram entregues pelos seguranças do estabelecimento. >>>>>.

Sebastião Marcos Garcia Padre: Zé Henrique Padre

Foto: Divulgação

Eu sou Sebastião Marcos Garcia Padre, irmão de José Henrique Garcia Padre. Julgo importante falar do meu relacionamento com meu amado irmão mesmo nesse momento tão difícil e de muita dor. Daria para escrever um livro, mas vou tentar resumir a nossa história. Tudo começou quando éramos crianças e minha querida mãe nos colocou para dormirmos juntos numa cama de casal. Ela alfabetizou todos os seus filhos e comigo e Zé não foi diferente. Chegou o momento de nos matricular na escola, a escolhida foi o Colégio Edvaldo Flores por ser de qualidade e perto da nossa casa. No primeiro dia de aula Zé Henrique logo começou a chorar. Sendo ele o caçula da casa, minha mãe de imediato me escolheu para tomar conta dele devido a nossa pouca diferença de idade. Ela pediu à professora para que me colocasse na mesma sala que ele. Num determinado momento, a professora solicitou a presença da minha mãe na escola para dizer-lhe que eu não mais poderia continuar na mesma sala que Zé, minha mãe ficou preocupada com essa situação achando que o choro dele pudesse voltar, pediu à diretora para que eu continuasse na mesma sala com ele e isso aconteceu. Leia na íntegra.

Antônio Roberto | Uita Mamola

Foto: Reprodução

Ótima figura! Andava meio recluso nos últimos tempos, somente estudando as coisas do mundo; dizia Bira que a única despesa que Uita fazia ultimamente era com computadores, pois, de tanto enchê-los de informações precisava comprar um por mês. Vá em paz Uita e não se esqueça de reencontrar os amigos e amigas do beautiful people. Um abraço de Tõe.

Uma homenagem de Antônio Roberto Barros Cairo

Armênio Santos | José Henrique Garcia Padre, um amigo que se foi prematuramente pela Covid-19

Foto: Reprodução | Facebook

Armênio Souza Santos | médico oftalmologista | historiador

De família tradicional e Conquistense da gema, intrépido, inteligente e vocacionado para servir, ainda jovem, logo ao formar em medicina em 1984, a convite de Armênio Santos e com a concordância do então prefeito José Pedral, José Henrique Garcia Padre passou a fazer parte da equipe que revolucionou a saúde em Vitória da Conquista e que fez história na Bahia e no Brasil, na criação dos primeiros Agentes de Saúde Urbano e Rural. Posteriormente assumiu a função de Secretário de Saúde de nossa Cidade, tendo participado da criação do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde, onde também exerceu a direção. Confira o artigo histórico na íntegra.

Manifestação na Cidade | Madame Jamorri faz alerta contra o Coronavírus em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O ativista André Paulo Barros Cairo, presidente do Movimento Contra a Morte Prematura, circulou o Centro de Vitória da Conquista personificado com a Madame Jamorri em alerta contra a Pandemia do Coronavírus, doença que já matou 350 mil brasileiros, destes 382 são na Joia do Sertão Baiano.

“Eu morri, mas continuo viva. Coronavírus se espalha e vossas excelências adiam o inadiável para um fim interminável? Pessoas estão morrendo antes do tempo, entenderam?”, aqui está o que escreveu o manifestante numa placa lida por gente de todas as idades na quinta-feira (8).

“Muito bom, mas faltou incluir aí o presidente Bolsonaro. Espero que o povo tenha consciência para acabar com essa doença”, comentou Mário Apolinário dos Santos, de 45 anos. O BLOG DO ANDERSON acompanhou alguns momentos e mostra tudo em imagens exclusivas.