Wal Cordeiro: O colecionador de lágrimas

Foto: BLOG DO ANDERSON

Wal Cordeiro | @wal_cordeiro

Ver uma criança chorando, tem-se a idéia de que ela está assustada; sentindo dor, ou, precisa de algo muito importante, segundo a sua óptica, para acalentá-la. O choro, estridente, de uma criança confronta qualquer coração envernizado e o leva ao fundo do poço existencial. Observar as lágrimas, que rolam pelo rosto, de uma mãe aflita, dá para perceber que o seu coração está inquieto e o sofrimento que a atormenta é maior do que a sua consternação. >>>>>

Celino Souza | Quando a mãe chora e o filho não vê!

Foto: Reprodução

Aí você rala o ano inteiro, a vida inteira pra comprar o smartphone dos seus sonhos, um notebook, tablet ou a moto que você tanto queria para se livrar das tarifas do busão; um carro conseguido à vista ou financiado em sei lá em quantas “suaves” prestações, mas ainda sem seguro. E eis que surge – do nada – um moleque “de menor”, mas com compleição física de fazer inveja a qualquer marombado e grita, de arma em riste: – Perdeu, perdeu, passa pra cá !. E assim, do nada, seu castelo se desmorona, seus sonhos viram pesadelo e tem-se início a noites e noites insones, tentando entender o porquê disse tudo, a razão que levou você a entrar para a terrível lista das estatísticas policiais como vítima. Menos mal quando “vão-se os anéis e ficam-se os dedos”. Você está vivo, foi poupado. Graças a Deus. Confira o que escreveu o jornalista Celino Souza há cinco anos.

Cláudio Paiva | o Auxílio Emergencial deveria ter continuado?

Foto: BLOG DO ANDERSON

Cláudio Paiva Barreto

Com a eminência da distribuição das vacinas e o fim da Pandemia do Coronavírus, um questionamento tem sido muito recorrente: A descontinuação do Auxílio Emergencial deu-se no momento adequado? Podemos verificar que ainda é grande o número de desempregados no Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, situação está que se agrava com intensidade em municípios do interior. Segundo o IBGE, o índice de desemprego fechou em 14,6% o 3º trimestre do ano passado, sendo o número total de desempregados de 14,1 milhões. Confira a opinião do ativista Cláudio Paiva Barreto.

Academia do Papo | Bolsonaro por Paulo Pires

Foto: BLOG DO ANDERSON

Paulo Fernando de Oliveira Pires | professor da UESB

Nos últimos dois anos, o Povo Brasileiro vem se surpreendendo com declarações espantosas derivadas das opiniões político-sociais “lecionadas” pelo presidente Jair Messias Bolsonaro. O mandatário brasileiro, com intenções prévias ou não, parece sentir prazer idílico ao fazer declarações absurdamente patéticas, esdrúxulas, sem nexo, eivadas de anacronismos intoleráveis para um político que foi eleito presidente da república de um grande País na segunda década do século XXI. O ex-primeiro ministro italiano Romano Prodi, desencantado com sua Itália, tomada por corruptos de toda natureza (tanto na política, quanto na economia, nas finanças e na administração pública), disse em certa ocasião, que governar a Itália não era difícil … era inútil. Leia a íntegra dessa nova Academia do Papo.

Humberto Flores | um dia de despedidas

Foto: BLOG DO ANDERSON

Edvaldo Paulo de Araújo

Despedidas são assim ,com cara de chuva. Despedidas doem arrebatam a alma na tristeza do não mais olhar. Transferiu para o outro lado da vida o meu grande amigo Humberto Flores. Homem educadissimo,honesto,culto ,cativante ,um gentleman,amigo de todos de uma gentileza imensa. No nosso último encontro, a sua última frase “se eu mim for, quando tu chegar lá vou fazer uma grande festa”, na certeza da vida plena espiritual. Meu coração está triste, mas feliz pela sua vida nesses 88 anos, feliz por nossa amizade e por ele não passar pelas dificuldades imensa que o esperava. >>>>> 

Taberna Conquistense | Humberto Flores, uma das maiores fontes da história de Vitória da Conquista

.
Uma das maiores fontes da História de Conquista
 .
Por Luís Fernandes
.
Humberto Murilo Flores Santos nasceu em 25 de março de 1932, na casa onde hoje mora Leandro Fonseca (na época pertencia a Otávio Santos, pai de Humberto), na Praça Joaquim Correia, em frente a Prefeitura Municipal. Cursou o primário com a professora Helena Cristália Ferreira, o ginasial no “Ginásio de Conquista” (do Pe Palmeira) e o científico no “Colégio Maristas” em Salvador (entre 1949 e 1951).
.
Humberto e sua irmã Ieda Maria, quando
ele tinha 2 anos e ela 4 anos de idade
Foto-Arte: Neca Correia, o 1º fotógrafo de Conquista
.
Em 1958 foi para o Rio de Janeiro, só retornando a Conquista em 1969, onde criou uma pequena empresa de construção civil, que funcionou até 1976, quando se tornou, pela primeira vez, vereador, repetindo o feito por mais duas legislaturas (1982 e 1988). Na política foi ainda secretário municipal nas gestões de Raul Ferraz, Pedral Sampaio e Murilo Mármore.
.
Formatura ginasial de Humberto Flores
no “Ginásio de Conquista” em 1948
.
Atuou também na esfera estadual e federal, exercendo os cargos de oficial de gabinete do Governador Régis Pacheco (1953/1955) e do Ministro da Educação Paulo de Tarso. Foi também secretário particular do Ministro Júlio Sambaqui, no Governo João Goulart. Humberto Flores é, hoje, uma memória viva da história de Conquista. Seu pai foi um dos maiores conhecedores dessa história, que a repassou para o próprio filho, para Aníbal Lopes Viana e para Ruy Medeiros, todos grandes historiadores dessa cidade.
.
Tradicional família Flores Santos. Em pé, da esquerda para a direita:
D. Lícia Flores Santos, Fernando Flores Santos, Ieda Flores Brito (esposa
de Luís), Humberto Flores Santos, Luís Brito (marido de Ieda) e José
Otávio Santos. Sentados, da direita para a esquerda: O pai Otávio Santos
(ex-prefeito) e sua esposa D. Silvia Silveira Flores. Foto de 1957.

Felipe Magalhães | Vacina e Empatia

Foto: Divulgação

Dr Felipe Magalhães, Médico

De tempos em tempos o mundo é atingido por surtos de doenças que trazem sofrimento, morte, estagnação econômica; perdas de todas as formas. Há mais de 200 anos, quando a varíola era um problema de saúde pública cinco vezes mais letal que a Covid, a observação e experiências de um médico inglês iniciou a ciência da imunologia. E desde então milhões de vidas foram poupadas. No início desse ano a humanidade passou a conviver com uma pandemia viral devastadora para a qual não temos resistência biológica, e descobrimos atônitos termos uma fragilidade mental e social para lidar com esse tipo de crise. Estamos todos cansados e com medo, e pelo que parece ainda serão muitos meses até que retornemos nossas vidas. Leia a íntegra.

Diário Esportivo | Pina projeta “Painel Eletrônico” e outras ações ao “Futebol Amador” com a LCDT

Foto: BLOG DO ANDERSON

Eleito com 16 dos 22 votos válidos à Presidência da Liga Conquistense de Desportos Terrestres, o desportista Luciano Batista Pina conta com apoios de peso para a sua gestão. Os principais cabos eleitorais de Pina foram a vice-prefeita eleita Ana Sheila Lemos Andrade, do Democratas, e o vereador reeleito Luís Carlos Batista de Oliveira, do Dudé, do Movimento Democrático Brasileiro. Em seu Diário Esportivo do Conquista de Todos, programa da Rádio Brasil, o jornalista Igor Miranda Novaes comentou esse processo e os desafios de Luciano Pina para o próximo quadriênio sucedendo Leonésio Alves Moreira a partir de fevereiro do ano que vem. Painel Eletrônico no Estádio Municipal Edvaldo Flores, Espaço Humanizado para Imprensa, mais investimentos para o Campeonato Municipal da LCDT além de fomentar outras modalidades estão entre as promessas de Pina que espera contar com o apoio de Sheila, Dudé e do prefeito reeleito Herzem Gusmão Pereira.

Benjamin Nunes | Luiz Gonzaga, o Rei do Baião

Foto: Divulgação

Benjamin Nunes Pereira

Lula ou Lua o rei do baião como era popularmente conhecido o nosso Luiz Gonzaga do Nascimento, nasceu em Exu no dia 13 de dezembro de 1912. O lugarejo foi revivido anos mais tarde em “Pé de Serra”, uma de suas primeiras composições, ele teve uma passagem histórica e comovente por todos os lugares que passou, pois foi um compositor e cantor popular brasileiro. Hoje, 13 de dezembro dia Nacional do forró, dia de Santa Luzia, de quem era bastante devoto. Era filho do sanfoneiro Januário José dos Santos, que trabalhava na roça, num latifúndio e nas horas vagas tocava acordeão ou gaita como chamam os sulistas (também consertava instrumentos). Foi com ele que Luiz Gonzaga aprendeu a tocá-lo. A sua mãe chamava-se Ana Batista de Jesus ou, simplesmente Santana. Leia a íntegra.

Zé Maria Caires | ViaBahia, quanto mais demorar pior 

Foto: BLOG DO ANDERSON

José Maria Alves Caires | Movimento Duplica Sudoeste

Um processo judicial quando as partes podem pagar bons advogados, que sabem postergar a decisão, ainda sabendo que pode ser desfavorável; é vantajoso, é o caso da demanda da ViaBahia, que discute a caducidade do contrato de concessão desde 2011. Os embargos, recursos e apelações protelam um julgamento final. A concessionária que além do processo judicial, já tem sentença condenatória, agora optou pela modalidade, a arbitragem, que é outro processo de acordo em andamento no caso da Rio Bahia [Rodovia Santos Dumont, BR-116]. Leia o artigo na íntegra.

Claudio Carvalho | um pequeno balanço das eleições municipais em Vitória da Conquista e no Brasil

Foto: BLOG DO ANDERSON

Claudio Carvalho

A tendência geral das eleições apontou um deslocamento da extrema-direita para a direita pragmática (também conhecida como centrão, com adesão a quem está no poder) e a retomada de espaço para nomes “testados” como Eduardo Paes no Rio de Janeiro e Maguito Vilela em Goiânia. Mas esta eleição trouxe também uma semente de renovação da esquerda e de protagonismo feminino e antirracista com a vereadora Tainá do PT no Rio de Janeiro e a vereadora Laina do PSOL em Salvador e tantas outras companheiras e companheiros. Temos muito que avançar, mas temos também motivos para comemorar. É a síntese. >>>>>>.

Uma análise pós-eleitoral por Jeremias Macário de Oliveira | as esquerdas precisam mudar seu discurso

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jeremias Macário de Oliveira | jornalista e escritor

Se o povo quer ir numa direção.

Não adianta tentar levar para outra

Comentei aqui ao final do primeiro turno que pelos meus cálculos e em decorrência à rejeição do PT, que pouco mudou o seu discurso e não aceitou, humildemente, reconhecer seus erros do passado, iria perder as eleições em Vitória da Conquista. Aliás, isso aconteceu em Feira de Santana e em todo país. Falei com algumas pessoas da esquerda, mas não concordaram com minha leitura. O povo deu um não aos extremismos do capitão-presidente da República, vilão do meio ambiente, com seus rompantes ofensivos ultraconservadores, e também às esquerdas, principalmente o PT, que não quis fazer uma revisão dentro do seu próprio partido. O discurso de combate ao coronavírus, com flexibilizações em tempo certo, também foi importante na votação. >>>>>.

Benjamin Nunes Pereira | Guerra de Canudos

Foto: BLOG DO ANDERSON

Benjamin Nunes Pereira | Historiador

Nos anos de 1896 e 1897, o governo federal empenhou-se na destruição do arraial de Canudos onde se desenvolvia um movimento messiânico chefiado por Antônio Vicente Mendes Maciel, chamado de Antônio Conselheiro. Em várias regiões mais atrasadas do Brasil, principalmente no sertão nordestino, ocorreram movimentos místicos que envolveram um número considerável de pessoas. Desesperados com a miséria e com a fome que existiam nessas áreas, os habitantes, com frequência, seguiam os beatos e outros pregadores, que prometiam um mundo melhor através de práticas religiosas e de uma vida dedicada à comunidade messiânica. Alguns desses movimentos, na medida em que aglutinavam milhares de pessoas que passavam a viver à margem da sociedade estabelecida, atraíram as iras dos donos de terra, dos políticos e do clero, que viam neles uma subversão da ordem estabelecida. Canudos foi, talvez, o exemplo extremo desse fenômeno. >>>>>.

Deu na Rádio Brasil | em dia atípico no Transporte Coletivo Urbano, Vitória da Conquista tem cinco ônibus quebrados

Ônibus do Transporte Coletivo Urbano Conquistense sempre quebraram, mas não como nesta terça-feira (24). Nesta data foram cinco ocorrências, entre elas outro veículo que teve rodas soltas. Como o BLOG DO ANDERSON noticiou, o coordenador de Transporte da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Micael Batista Silveira, registrou queixa no Plantão Central da Polícia Civil no Distrito Integrado de Segurança Pública suspeitando que o Sistema do Transporte Coletivo Urbano tem sido alvo de boicote em Vitória da Conquista. No Brasil Notícias, programa da Rádio Brasil desta quarta-feira (25), o apresentador Daniel Silva dos Santos Costa faz um panorama sobre esse problema que ainda não foi comentado oficialmente pelo Município de Vitória da Conquista.

Claudio Oliveira de Carvalho | uma síntese sobre o atual cenário da Política Conquistense

Foto: BLOG DO ANDERON

Claudio Oliveira de Carvalho

Em Vitória da Conquista teremos 2º Turno nestas Eleições 2020 entre o atual prefeito Herzem Gusmão (MDB) e o ex- prefeito Zé Raimundo (PT). É uma reedição da disputa das Eleições 2016. O candidato petista saiu na frente totalizando 47,63% (81,721 votos). Ganhou com folga na zona rural e apertado na Zona Oeste. O candidato da situação ficou com 45,89% (78,732 votos). Ganhou com folga na Zona Leste. Algumas questões sobre o processo eleitoral.

Armenio Souza Santos | ao amigo Edmundo Macedo

Foto: Reprodução | Facebook

Armenio Souza Santos 

Personagem de caráter ilibado, firme e marcante, Edmundo Macedo fez a diferença na radiofonia e comunicação de Vitória da Conquista e, com a mesma postura e competência, fez história em Guanambi, por onde passou parte dos últimos anos.  De 1983 a 1987, quando eu era Secretário de Saúde e Bem Estar Social de nossa Vitória da Conquista, Edmundo Macedo e João Melo, na Rádio Clube de Conquista, acreditavam e me apoiaram muito na construção de um marcante modelo de saúde, na criação dos primeiros Agentes de Saúde do Brasil e no início da construção do hoje Hospital Esaú Matos.  Participou dos grandes comícios culturais das campanhas políticas de nossa cidade, mas entrou para a história da Bahia em 1986, quando juntamente com Zerenildo Rocha, Edvaldo e Saint Clair, formavam a equipe oficial de locução dos mais de 300 comícios por toda a Bahia em 82 dias, na memorável campanha de Waldir Pires ao Governo do Estado, naquela marcante e histórica vitória, com diferença de mais de 1.500.000 votos, onde ganhamos um poder de 450 anos e que Pedral e eu coordenamos.  Assim meu amigo, minhas condolências a sua família e o orgulho do exemplo de sua marcante participação na História com H de Vitória da Conquista e da Bahia.  Vá em paz.

Jeremias Macario de Oliveira | a Vitória da Conquista de hoje e o que ela espera de todos nós em 180 anos

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jeremias Macario de Oliveira

Vitória da Conquista completou ontem [9 de novembro] 180 anos de emancipação política. Uma longa história que carecia de muitas homenagens e uma vasta programação cultural, política, social, de lazer e entretenimento, mas a pandemia da COVID-19 impediu uma festa maior. No entanto, o que mais importa é sua história cheia de fatos positivos, mas também negativos, como em qualquer vida humana. >>>>.

Vitória da Conquista: História e Mito no Sertão da Ressaca

Foto: BLOG DO ANDERSON

Eduardo Moraes

Neste 09 de Novembro, comemoramos os 180 anos de emancipação política de Vitória da Conquista. Nosso bicentenário aproxima-se e será celebrado de forma apoteótica, numa Conquista do futuro que começa agora, planejando tudo já a partir do próximo ano. Historiadores, pesquisadores, memorialistas e estudantes devem ser provocados a fazer uma revisita historiográfica e antropológica, para esclarecer e trazer à luz várias passagens que ainda permanecem obscuras em nossa história, já que muito do narrado ou escrito até aqui, em função da escassa documentação ou interpretação apressadas, reforçam meias verdades ou mitos captados da oralidade dos nossos ancestrais. Os recortes construídos para contextualizar o surgimento do nosso Município se repetem como tradição contada no surgimento de dezenas de outras tantas cidades do Brasil. Leia a íntegra.

Alagamento na Avenida Olívia Flores | advogado registra “Piscina Olímpica” em Vitória da Conquista

Foto: Gustavo de Magalhães | BLOG DO ANDERSON

A segunda-feira (26) amanheceu chuvosa em Vitória da Conquista. Pelo menos 30 internautas se manifestaram sobre situações de alagamento em todos dos cantos da Joia do Sertão Baiano. Um deles também está no Instagram do advogado Gustavo José Amaral de Magalhães, o Influencer Gustavo de Magalhães que comanda o Programa Legal, na Mega Rádio.

“Piscina Olímpica da Olivia Flores”, destacou Doutor Gustavo sobre a imensa enxurrada nessa via que é considerada como um Cartão Postal, mas deverá passar por uma reavaliação para remover esse Erro de Engenharia que vem sendo apontada desde o início do projeto realizado pela Empresa Municipal de Urbanização de Vitória da Conquista.

Homenagem aos 100 anos: breve discurso para Bodas de Jequitibá Cícero Pereira do Amorim

Foto: BLOG DO ANDERSON

Homenagem do professor Paulo Pires

Neste dia 9 de Outubro do ano Cristão, comemora-se o natalício de um grande brasileiro que atende há 100 anos pelo nome de Cícero Pereira do Amorim… Pela estrada que percorreu, desde o seu nascimento, nota-se que não é uma comemoração qualquer. Comemoramos todos: sua Família, seus Amigos e toda a Sociedade Conquistense e Afogadense 100 anos de uma das personalidades mais admiradas, queridas, respeitadas e prestigiadas de nosso meio, do nosso convívio pessoal, social, empresarial e religioso. É isso mesmo, meus senhores e minhas senhoras: o grande Cícero Amorim é quem faz 100 anos nesta sexta-feira (9). >>>>>>.