Ruy Medeiros: Um erro

Foto: BLOG DO ANDERSON

Ruy Medeiros | Advogado, Professor e Escritor | ruy-medeiros@uol.com.br

Diferentemente daquilo que ocorreu em outros países, como a Argentina, por exemplo, o Brasil não puniu responsáveis pelo golpe de estado de 1964, nem por suas práticas sistemáticas de torturas e desaparecimentos contra opositores, na época da ditadura militar. >>>>

Mensagem: homenagem Herzem aos Professores

Foto: BLOG DO ANDERSON

O prefeito Herzem Gusmão Pereira lançou uma mensagem em homenagem aos professores. O Dia do Professor foi na segunda-feira (15), feriado na Rede Municipal de Ensino. Leia a nota publicada no site da Prefeitura Municipal de Vitóira da Conquista: “Nesta data em que celebramos o Dia do Professor, quero ressaltar a minha admiração pelos mestres. Ninguém faz educação sem o educador. Eu reconheço a importância desses profissionais e sei da luta deles, pois tenho em casa uma professora aposentada, minha esposa, eu tenho em casa um professor de Medicina, meu filho, e eu fui professor. Uma vez eu perguntei ao professor decano, Everardo Públio de Castro, quando foi que o professor ganhou bem. Ele disse: nunca. Eu espero que a gente mude essa realidade salarial em todo território nacional e desejo a cada dia melhorar o relacionamento com os professores para que possamos melhorar a Educação do município. Que Deus abençoe todos os professores, figuras tão importante no desenvolvimento de cada cidadão!”

Jorge Maia: As feiras da nossa cidade

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jorge Maia | Professor e Advogado | maiajorge@yahoo.com.br

Por muitos anos trabalhei na Praça da Bandeira, em nossa cidade, onde funcionava a feira e aprendi a conviver com todas aquelas manifestações próprias daquela atividade; dupla de cegos violeiros, camelôs e no sábado era uma multidão que fazia da feira um lugar de encontros e a despedida era: até sábado! As pessoas da zona rural faziam do sábado o seu dia de passear na cidade e encontrar os velhos conhecidos.  Estou falando de uma fase que foi até o final da década de sessenta, pois em seguida tivemos mudanças com a criação do “Mercadão” e  depois, anos após, o que nós chamamos de “Ceasa”. >>>>>>

Jeremias Macário: Tribunais Internacionais deveriam julgar crimes contra saúde no Brasil

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jeremias Macário de Oliveira | Jornalista | macariojeremias@yahoo.com.br

Um verdadeiro genocídio contra a humanidade vem acontecendo há anos no Brasil, e os nossos governantes já poderiam ter sido levados às barras dos tribunais internacionais para serem julgados pelos seus crimes de lesa pátria. Ao lado da violência, o que vem ocorrendo na saúde pública é um massacre, pior que em muitas guerras. Um estudo constatou que morrem no país mais de 150 mil pessoas por ano por negligência e falta de atendimento médico em postos e hospitais. >>>>>

Ramon Matos: Eu não sou PT, mas não voto no Bolsonaro

Fotos: Divulgação

Ramon Matos | Universitário | ramondemattos@hotmail.com

Em 2014, na época com 15 anos, tive a honra de contribuir como presidente para o Grêmio Estudantil do meu Colégio. Naquele ano, faziam 50 anos da tal “revolução gloriosa”. Faziam 50 anos do golpe militar. Pude participar de um evento onde os palestrantes compartilharam a experiência de viver na pele os horrores e amores do período da Ditadura Militar.

Vi lágrimas nos olhos, vozes embargadas, sorrisos realizados pela sobrevivência, olhares perdidos na saudade dos que não resistiram, estômagos revirados pela brutalidade dos fatos relatados. José Carlos Souza, Paulo Pontes, Zilton Rocha, Emiliano José, José Carlos Bastos, Pery Falcón e Carlinhos Marighella estavam presentes.

E infelizmente, a história parece se repetir. Já dizia o Chinaski: “Livres pensadores assustam, e conservadores só conservam dores”. Lágrimas de sangue novamente. Salve Marielle Franco! Salve Mestre Moa! O Brasil está doente! A intolerância fede e a ignorância é febre. A resistência existe, e a mudança começa dentro de si. A inteligência e o amor ainda são as maiores revoluções. Tenho fé!

Jorge Maia: O Cristo de Mário Cravo e o Poço Escuro

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jorge Maia | Professor e Advogado | maiajorge@yahoo.com.br

O Cristo de Mário Cravo, no topo da Serra do Piripiri instalado, vigia permanente da nossa cidade na condição de símbolo católico, volta o seu olhar tristonho e espantado e quem sabe desapontado com o que vê. Vivemos em um mundo difícil, desigual e injusto. Talvez difícil por ser desigual e injusto. Em sua face, contudo, a expressão que traduz o sofrimento que não é somente seu, mas a amargura e sofrimento do nordestino, e esta, parece-me que foi a intenção do artista. >>>>

Buteco512: os melhores petiscos são premiados no Agosto de Buteco em Vitória da Conquista

Um mês, 24 bares, mais de 6000 petisco… assim foi o Agosto de Buteco 2018, evento de gastronomia de boteco que está em sua terceira edição. Munidos com seus miniguias, ou seguindo pelas redes sociais, os butequeiros saíram atrás de novos e deliciosos petiscos, descobrindo Conquista City!

 Léo Tavares | Buteco512

No dia 06 de outubro, na Apache Music Club, véspera das eleições, aconteceu a cerimonia de premiação do Agosto de Buteco com a presença dos bares, amigos, colaboradores e patrocinadores, numa festa embalada por Tom Lemos e os Formidáveis, Trio Toquemais e Dj Tony.  O evento se baseia na “experiência gastronômica” proporcionada ao cliente, onde é avaliado, por um júri popular e, também, por um júri técnico, o sabor/apresentação, temperatura da cerveja, atendimento, higiene, tempo de serviço e engajamento com o evento. Com a média dessas notas o evento premiou os 3 vencedores de 2018. Em terceiro lugar ficou o Bar Encontro, com uma farofa de tripinha servida com banana da terra à milanesa.

Em segundo lugar ficou o Bar Copacabana Beer, com a uma língua bovina cozida, servida em lâminas, acompanhada com farofa de cuscuz e molho lambão.

Em primeiro lugar, pela segunda vez, o Bar Pisa na Fulô, com o prato “Seu prazer é todo nosso”. Um croquete de abóbora, recheado com costela bovina na manteiga de garrafa, acompanhado de um chutney de banana.

Também foi premiado o melhor garçom do Agosto de Buteco, por voto popular em site, o Maciel de Jesus Vieira, garçom do Copacabana beer. O evento que é promovido pelo Léo Tavares (@buteco512) junto com o pelo Marcos Túlio e conta com a assessoria da Up Mídias Sociais desde o primeiro ano do evento, contou esse ano com o apoio, também, da agência Dona Graça, que cuidou de algumas peças publicitárias e cobertura da festa.

Contou também com o patrocínio da Cerveja Sol Premium, Radio Club FM, Supergás Brás, Senac, Exiba Outdoor, Terrária, Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, Partiu Conquista, Revista Gambiarra, vários digitais influencers e Blog do Anderson. A todos os envolvidos, o nosso obrigado.

Foi lindo. Até 2019!

Ruy Medeiros: Nem sempre…

Foto: BLOG DO ANDERSON

Ruy Medeiros | Advogado, professor e escritor | ruy-medeiros@uol.com.br

O tempo é sombrio. Entre raiva e indignação a consciência obscurece. A escolha pode estar maculada. Quem se dispõe à análise fria e necessária? Começar a dizer sobre aquilo que Dra. Rosa Weber e os meios de comunicação chamam de “a festa da democracia”, quanto a seus resultados, exige independência de espírito, pois o céu anuncia temporais e pressões. O ódio não vê barreira para imprensar pessoas.>>>>>

Reginaldo de Souza Silva: O Fracasso da Educação no Estado da Bahia e a Base Nacional Comum Curricular

Foto: BLOG DO ANDERSON

Reginaldo de Souza Silva || Professor | reginaldoprof@yahoo.com.br

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB revelou o que o governo da Bahia, insiste em não enxergar, a catástrofe educacional. De acordo com os dados, a Bahia ficou com 3,0 pontos no ensino médio – abaixo da meta que era de 4,3. No ensino fundamental do 6º ao 9º ano, o índice foi o mesmo de 2015: 3,7 pontos. Na Avaliação Nacional da Alfabetização 2016 ficamos com o sexto pior resultado com 73% dos alunos insuficientes em leitura e 55% não atingiram os índices esperados para escrita. >>>>>

A Opinião de Wilton Cunha: Rui tem larga vantagem sobre Zé Ronaldo; Bolsonaro e Haddad poderão ir ao 2º turno

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Ao longo dos seus 65 anos o professor Wilton Teixeira Cunha dedicou e continua dedicando boa parte deles aos comentários políticos através de artigos e também em participações através de programas de rádio. Experiente, Wilton Cunha detalha cada número apresentado em pesquisas. No final da tarde deste sábado (6) ele falou ao BLOG DO ANDERSON a sua visão sobre as Eleições 2018. “O governador Rui Costa hoje aparece com uma chance, dele Rui Costa e dos aliados chegaram aí a mais de 60, 70 até 80% das possibilidades.

O certo hoje é que o governador Rui Costa deve ser reeleito com em torno 80%, ainda elegemos dois senadores e uma bancada extraordinária de deputados federais e estadual”, avalia. Nas ruas muita gente tem se manifestado a favor de Jair Messias Bolsonaro, candidato à Presidência da República pela coligação “Brasil acime de tudo, Deus acima de todos”, mas para Cunha, baseado em pesquisas divulgadas por diversos institutos, como Datafolha e Ibope, acredita na disputa em segundo turno, provavelmente com Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores pela união “O povo feliz de novo”. Ouça a entrevista na íntegra.

Ruy Medeiros: A Patrulha

Foto: BLOG DO ANDERSON

Ruy Medeiros | Advogado, professor e escritor | ruy-medeiros@uol.com.br

Chega-me aos olhos a troca de mensagem em que duas adultas tecem considerações sobre a atitude de um comerciante que, em seu automóvel, afixou propaganda eleitoral. Trata-se de comerciante filho de comerciante, com grau de parentesco com elas, que trabalha desde criança, é querido na cidade, e ele e irmãos sempre cultivaram o bom trato com as pessoas. De seu estabelecimento muitas famílias tiram a sobrevivência. >>>>>

Jorge Maia: O nosso Centro Histórico

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jorge Maia | Professor e Advogado | maiajorge@yahoo.com.br

Toda cidade tem o seu centro histórico. O seu significado pode ter repercussão nacional, regional ou local. Às vezes o seu significado é apenas representativo de lembranças de um tempo muito particularizado quanto ao modo de vida ou costumes de uma cidade e tem significado de forma muito pontual.  >>>>>

Jeremias Macário: Os Cavaleiros do Apocalipse no tempo da cegueira e da insensatez

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jeremias Macário de Oliveira | Jornalista | macariojeremias@yahoo.com.br

Seu reino foi uma constante troca de favores, uma corrupção generalizada com o triunfo das propinas e dos subornos. A mera coincidência é um relato dos historiadores em referência ao reinado de Lúcio Tarquínio na antiga Roma dos anos 600 antes de Cristo.  Lembra das entrevistas e depoimentos na mídia de que os eleitores iam dar o troco nessa corja de políticos safados corruptos fichas sujas quando chegassem as eleições? Pois é, meu camarada, era tudo de mentirinha, do faz de conta, para dizer que votariam com consciência e qualidade. >>>>>

Dia Nacional do Vereador: História e Atualidade

Foto: BLOG DO ANDERSON 

Matheus Silva Souza | Advogado | adv.ssmatheus@gmail.com

Sabe-se que as Câmaras Municipais do Brasil têm origem nas tradicionais câmaras municipais portuguesas, existentes desde a Idade Média. A história das Câmaras Municipais em nosso país vem desde o Brasil-Colônia, sendo mantida no período imperial e república velha, aqui com alguns momento de extinção do Poder Legislativo Municipal, e, felizmente consagrada na atual Constituição Federal. >>>>>

Eleição Dividida: Um militar preso, um prisioneiro solto

Foto: Divulgação

Edmilson Santana de Oliveira | Artista Plástico e Escritor | meusantana@hotmail.com

Não exatamente nessa ordem (vai que tem alguém infiltrado aqui, fazendo alguma pesquisa investigatória)… É apenas por ordem alfabética: MP (mas se isso faz lembrar Ministério Público, é mera coincidência)… Leia a íntegra.

Buteco512: O burguer nosso de cada dia

Fotos: Léo Tavares | Buteco512

 Léo Tavares | Buteco512

O Artesanal é a febre do momento. Costumo dizer que o Artesanal é o novo “Gourmet”, tudo na vida agora é artesanal isso, artesanal aquilo. Mas essa volta que a cozinha está fazendo às suas origens, contra o que é processado e industrializado, é muito melhor que a goumertização sofrida a uns anos que, em sua grande maioria, só serviu mesmo pra aumentar o preço.

 E um dos arautos dessa boa nova foi o Hambúrguer, que ganhou status de refeição, deixou de ser junkfood e passou a ser tratado com estrela do evento. Não que o “pordrão” tenha perdido espaço (até já escrevi sobre isso aqui), mas o Burguer Artesanal cresceu de maneira exponencial aqui em VDC City.

É uma vertente da cozinha que ainda muita gente não conhece. Um burguer bem feito pode sim substituir uma das 3  refeições do dia, porque não? Vamos ter proteína, carboidratos e vegetais. “Ahhhhhh, mas e a gordura? e o Bacon? e a fritura?” Estamos falando de menos sódio, menos aditivos químicos e qualidade do alimento! Fora isso é só usar o bom senso…hehe. Leia a íntegra.

Jorge Maia: Fontes, luzes e cores

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jorge Maia | Professor e Advogado | maiajorge@yahoo.com.br

Eu era menino, e não faz muito tempo, e me lembro da fonte luminosa que existia na Praça da República, Jardim das Borboletas, no centro da cidade. Não era comum que ela funcionasse, mas em dias especiais era ligada e tínhamos alguns momentos de fascinação. Sim uma fonte luminosa fascina, em especial às crianças que se encantam com o sobe e desce das águas e procuram entender de onde vem tanta água que nunca acaba. Um fluxo constante e inalterado em que a continuidade para ser eterna. São momentos de fantasia sempre recordadas. >>>>>

Matheus Souza: 28 anos do Código de Defesa do Consumidor e direitos ainda desconhecidos

Foto: BLOG DO ANDERSON

Matheus Silva Souza | Advogado | adv.ssmatheus@gmail.com

Um dos mais importantes instrumentos normativos no ordenamento jurídico brasileiro, a saber, o Código de Defesa do Consumidor – CDC completa 28 anos de vigência no Brasil. É dizer, que no dia 11 de setembro de 1990 foi promulgada a Lei 8.078/90 que entrou em vigor no dia 11 de março de 1991, inserindo no ordenamento jurídico brasileiro uma política nacional para relações de consumo. Antes disso, os problemas no relacionamento entre consumidores e fornecedores de bens e serviços eram dirimidos pelo Código Civil, que se mostrava insuficiente para dar conta dos fenômenos cada vez mais sofisticados e dinâmicos decorrentes da moderna sociedade de consumo. >>>>>>

Haddad e Manu: irmãos de sonhos e certezas

Foto: Divulgação

José Raimundo Fontes

A política é um risco constante, como é a vida, no dizer do maior escritor brasileiro, o médico mineiro Guimarães Rosa. Ambas sempre serão encruzilhadas, estações de chegadas e partidas, de esperas, de encontros e reencontros. Venham Haddad e Manu. Vamos fazer “renascer de novo”, com Lula e todos nós, a perseverança dos nômades dos desertos do oriente, das reduções e guerras guaraníticas, dos retirantes nordestinos, dos morte vida severina, dos que caminham, mesmo quando os rumos são incertos, em busca de um lugar e de um tempo novo, nos quais os homens e mulheres sejam amigos , em que todos os dias tenham um um pouco das manhãs de domingo. >>>>>>

Jorge Maia: O Ipê amarelo da Urbis I

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jorge Maia | Professor e Advogado | maiajorge@yahoo.com.br

Eu tenho uma relação afetiva com a Urbis I. A nossa família foi a segunda ou terceira a mudar-se para aquele conjunto habitacional. A primeira família foi do meu tio Euclides, casado com a tia Nem. Ali morei de 1972 até 1980. Com o seu elevado número de casas e com tão poucos moradores parecia uma cidade fantasma. Era longe de tudo. Não havia casas ou qualquer outro tipo de construção. Um deserto. >>>>>>