Homenagens a um Conquistense: Gildásio Leite, aos 73 anos

Fotos: Nei Dantas

Muitas são as homenagens ao cineasta Gildásio Amorim Leite, falecido aos 73 anos vítima de complicações de saúde, em um hospital de Salvador. Nascido em Barra do Choça, Gildásio Leite foi um dos principais artistas do Centro Sul Baiano. Em Vitória da Conquista foram inúmeros os seus trabalhos no Cinema e Teatro.

Em nota, “a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento do ator, diretor teatral e cineasta, Gildásio Amorim Leite, figura bastante conhecida da cena artística de Vitória da Conquista”. Nascido em Barra do Choça, Gildásio Amorim teve quatro filhos: Pauline, Paulo Tiago, Gabriele e João Gabriel. Inteligente, Gildásio conquistou habilidade para reinterpretar os movimentos sociais, políticos e culturais, incluir-se nesses movimentos e sempre manteve a capacidade de sonhar.

Após ser velado no Cemitério Campo Santo em Salvador, o corpo veio para o Sudoeste Baiano onde passará pelo Plenário Vereadora Carmem Lúcia, na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, antes de ser sepultado no Cemitério da Saudade, na manhã da sexta-feira (18). As fotos dessa reportagem são de Nei Dantas, quando Gildásio Leite gravava um documentário com o advogado Raimundo Cunha e o fotografo JC d´Almeida, na Alameda Lima Guerra. O BLOG DO ANDERSON também destaca um rico comentário de Elton Becker em seu Conquista de Todos.

Lid Cris: O lanche da madrugada em Vitória da Conquista

 Léo Tavares | Buteco512

“Dispa-se de preconceitos e vista-se de fome” , a frase é minha, mas pode usar…hehe!  Isso mesmo, a fome não tem credo, raça, partido político ou time de futebol. O bar/lanchonete da dica de Hoje é do meu amigo Joaquim: O Lid Cris! Um dos bares/lanchonetes mais antigos e amigo da boêmia da cidade. Um dos poucos que ficam abertos pela madrugada afora e que pode saciar a sua fome. Não tem delivery, mas tem um dos lanches mais saborosos de VDC City e com um dos melhores custos benefícios. A maionese é caseira e muito saborosa também, e até hoje ninguém nunca ficou cego…hehe. Brincadeiras à parte, pode comer que é de confiança!

Fotos: Léo Tavares | Buteco512

Cerveja gelada? Tem também! Pra quem tá começando ou terminando a noite. É normal ver pessoas por lá no bom e velho virote aos finais de semana ou quando tem shows/formaturas. Mas eles não vão só atrás de cerveja não, lá em Kinca (só pode chamar assim quem é cliente, tá?!), tem uma buchadinha e um sarapatel de responsa, já pra repor as energias. Sensacional! Pinga de várias cidades do interior de nossa “Baêa” você encontra por lá, muitas delas presentes de amigos que já levam nesse intuito, vender e propagar a cultura da pinga artesanal. Experimente.

O Lid Cris fica ali, subindo a rua da Kina de Massú, direto, Rua Castro Alves, 133, “num tem erro”. Joaquim vai te atender, sem muitas firulas, mas com presteza. Lanche com o preço super em conta e com muito sabor. Se ligue na foto do Filé acebolado com bacon, mas se quer uma dica, peça o Vitaminado e me diga depois o que achou. Gostou da matéria? Me siga lá no instagram (@buteco512), tem muita dica legal. Até a próxima. Forte Abraço!

Tavares

@buteco512

Joilson Bergher: um resumo do Ano de 2018

Foto: BLOG DO ANDERSON

  Joilson Lima de Jesus | Historiador | jbergher@hotmail.com

De olho num futuro in-certo no qual o mercado permeia cada canto da vida, Marx escreveu no “Manifesto Comunista publicado em 1848”: “Tudo que é sólido se desmancha no ar”. Para alguém que vivia na Grã-Bretanha no início do período vitoriano, isto era uma observação incrivelmente perspicaz. Naquela época, nada parecia mais sólido que a sociedade às margens daquela em que Marx vivia. Um século e meio depois, nos encontramos no mundo que ele previu, onde a vida de todo mundo é experimental e provisória, e a ruína súbita pode ocorrer a qualquer momento. Assim tem sido a nossa experiência no mundo. Nesse particular o ano de 2019, caminha pra ser um ano de embates, de luta política e possibilidades. >>>>>

Matheus Souza: Volta às aulas e o Direito do Consumidor

Foto: Divulgação

Matheus Silva Souza | Advogado | adv.ssmatheus@gmail.com

Janeiro sempre é chegado com notícias alvissareiras, muitos planos, promessas, desejos, porém, visto com algum temor pelos pais, quando recebem a famosa lista de material escolar.  Infelizmente algumas Instituições de Ensino ainda pratica a conduta abusiva de impor ao alunos a compra de material escolar de uso coletivo. Muitos consumidores desconhecem, mas no final de 2013 entro em vigor a Lei 12.886/2013 que proíbe a cobrança de qualquer material de uso coletivo. >>>|||>>>

Andergildo Azevedo, da Esquina do Seminário

Uma homenagem de Edmilson Santana

Foto: Reprodução | Facebook
Quantas vezes, ele trouxe
os “rapazes” do Clube da Esquina
para “morar” pertinho dos conquistenses…
Quem o conhecia, sabia do seu repertório…
É raro conhecer um sujeito,
tão baiano quanto esse,
que conheça de música mineira
com tamanha propriedade!               >>>>>>>>

Uma homenagem de Zé Raimundo Fontes: Heleusa Figueira Câmara, uma pessoa esplendorosa

Foto: BLOG DO ANDERSON

Zé Raimundo Fontes | professor doutor da UESB

Foi com imensa tristeza que recebi a notícia do falecimento da querida amiga, Professora Heleusa Câmara. Imaginei que ela logo se recuperaria, quando informado do seu internamento. Mas os Deuses, nas suas infinitas formas de agir, às vezes nos surpreendem, como agora, nos subtraindo do convívio terreno uma das mais raras e especiais de suas criaturas. Sinto-me privilegiado e agraciado por ter desfrutado de sua amizade durante longos anos, tempo em que compartilhamos, com amigos e familiares, momentos de alegria de estar-juntos, do fazer educacional, intelectual, de lutas e realizações profissionais e na vida pública. Leia a íntegra desse artigo exclusivo aqui no BLOG DO ANDERSON.

Avenida Brumado: Projeto Inovador sugere a modernização viária na Zona Oeste de Vitória da Conquista

Fotos: Projeto | Alex Silmor

Muito tem se falado na modernização da Mobilidade Urbana do Município de Vitória da Conquista baseado na teoria aplicada em Curitiba, Capital do Paraná, pelo urbanista Jaime Lerner, mas os projetos ainda não foram iniciados.

A proposta mais recente do prefeito Herzem Gusmão Pereira foi a de voltar a mão dupla da Avenida Brumado, mas ele reavaliou a possibilidade de não ter êxito, pois estará se baseando em estudos.

No meio disso tudo surge Alex Silmor com um trabalho que tem encantado muitos conquistenses. Através de vídeo e fotos, Alex expõe sugestões para a Mão Tripla na Avenida Brumado.

As imagens que o BLOG DO ANDERSON compartilha com exclusividade nesta segunda-feira (7) eleva Vitória da Conquista a uma verdadeira Suíça Baiana. Confira e deixe suas sugestões dessa primeira proposta de Alex Silmor, estudante de Engenharia Civil focado em Egenharia de Tráfego.

Carlos González: Jovens esperançosos jogam a “Copinha”

Foto: BLOG DO ANDERSON

Carlos Albán González | Jornalista | gonzalezcarlos@oi.com.br

O verde no uniforme traduz a esperança de 20 jovens, que enfrentaram 1.800 quilômetros de estrada, comemoraram a virada do ano dentro de um ônibus, levando na mochila o sonho de um belo futuro no futebol. A equipe Sub-20 do Esporte Clube Primeiro Passo Vitória da Conquista atravessou os estados de Minas Gerais e São Paulo para chegar à cidade paulista de Assis, onde vai disputar, a partir desta quinta-feira (dia 3), a 50ª Copa São Paulo de Futebol Júnior, a “Copinha”. Cinco membros da Comissão Técnica, sob o comando do treinador Guilhermino Lima, acompanham a delegação. >>>>>

Lanchonete Oliveira: das 6 da matina às 18 horas

Léo Tavares | Buteco512

Mais um lugar onde se come bem e se paga pouco. Lugar de cerveja gelada, pinga e a famosa Caipirinha do Ricardo. Lugar com uma buchada sensacional às quartas-feiras (já falei pra por no sábado tbm), uma estufa com salgados, panquecas e bolos pra quem quiser tomar café. Aberto das 6 da matina até às 6 da tarde… Ficou curioso(a)? Só se você não prestou atenção no título da matéria…hehe. Tô falando da Lanchonete Oliveira.

Fotos: Léo Tavares | Buteco512

Ali tem tem uns 40 anos de história em VDC City. Começou com o Seu João Oliveira no bairro Recreio e hoje é o Ricardo (Driu) que está à frente, mas é o seu João que comanda a cozinha. A lanchonete hoje fica no centro da cidade, na Rua Cassiano Santos, ao lado da Meira Gás. Tem cardápio diferenciado todos os dias, é quase temático. Não experimentei todos os pratos, mas sei que sábado é dia de feijoada e quarta, como já disse, tem a buchada (deliciosa). Os PF “Vareiam” de preço, mas são de $10 a $12 conto. Como já estamos em 2019, pode ter ocorrido algum re-ajuste…hehe.

A lanchonete Oliveira além de servir almoços, cafés e ter aquela cerva gelada, ainda abastece alguns váaaaarios botecos da cidade com pinga… e dá boa. Vá lá experimentar. É um dos pouco locais em VDC City onde você consegue almoçar a qlqr hora da tarde, basta ainda ter o prato em questão. Como disse, o horário de funcionamento é pra pegar o trabalhador conquistense e os pratos, além do preço em conta, são muito bem servidos (PF de Pedreiro) e saborosos.

Pimentinha da casa é no jeito e saladinha fresquinha. Recomendo. Se não tiver afim de uma cerva peça o refri capitalista, uma KS bem gelada (Coca-Cola gente). Pode ir que você vai ser bem atendido pelo Ricardo, aproveita mande um abraço por mim.

Gostou da matéria? Me segue lá no meu instagram (@buteco512), tem muita dica legal. Até a próxima. Forte Abraço!

Tavares
@buteco512

Receita: Omelete feito com água gaseificada

Fotos: Léo Tavares | Buteco512

Léo Tavares | Buteco512

A primeira vez que vi a receita em um vídeo na internet, fiquei exatamente como vocês estão agora e falei: “Quáaaaa, isso é coisa de gente doida. Tá na cara que pegadinha e não vai dar certo.” Deu! Deu muito certo, deu certo pra caraca (isso aqui é um blog de respeito). O Omelete (ou A Omelete, tanto faz, pois é um substantivo comum de dois gêneros) fica fofinho, aerado, com a consistência de uma frigideira (o prato, não a penela…viu?!) e sem que você tenha que bater “clara em neves” ou ter que bater mesmo, simplesmente, por muito tempo. Leia a íntegra.

Clube do Vinho: Juliana Brito dá dicas e oferece o melhor do Vinho e Espumantes em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Cultura do Vinho e Espumantes tem sido destaque em Vitória da Conquista. Semanalmente a sommelier Juliana Brito tem a sua coluna no Sudoeste Agora, programa da Rádio Clube de Conquista, onde expõe a sua experiência internacional.

No Clube do Vinho Juliana Brito dá dicas de consumo e conta a história dessa bebida milenar. Para um melhor paladar é necessário a harmonização do Vinho com a Gastronomia. Esposo de Cauto Freitas, diretor executivo da TV Sudoeste, Juliana preside o Box 111, um dos espaços mais variados do seguimento vinícola do Nordeste Brasileiro.

Na edição do Clube do Vinho que o BLOG DO ANDERSON destaca neste sábado (29), a sommelier dá as suas sugestões para esse final de ano mais feliz ao lado de um bom vinho e boas companhias.

Jeremias Macário: Poucos tem acesso ao Cristo Crucificado

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jeremias Macário de Oliveira | Jornalista | macariojeremias@yahoo.com.br

Estive visitando o monumento do Cristo de Mário Cravo no alto da Serra do Piripiri no último domingo por volta das 20 horas, embora com receio pela falta de segurança, tanto na subida quanto no local. Levei minha máquina fotográfica para registrar o colorido das luzes. Comentei minha ida com alguns amigos que me chamaram de maluco, com muita coragem de ir lá, principalmente à noite. >>>>>

Jeremias Macário: Curiosidades do Mundo Grego

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jeremias Macário de Oliveira | Jornalista | macariojeremias@yahoo.com.br

Quando Filipe subiu ao trono em 338 a.C.,a maior parte dos gregos desconheciam a Macedônia. Ainda menino, Filipe foi estudar em Tebas onde fez amizade com Epaminondas. Quando voltou a Pela (Macedônia) foi considerado sábio pelos pastores. Briguento e corpulento, conseguiu unificar a região e ser reconhecida pelo resto da Grécia. >>>>>

Buteco512: Bar do Elias, almoço de terça-feira à sábado

O que muita gente já sabe é que o Bar do Elias é o Bar famoso pelo Oescoço de Peru (até já fiz uma matéria sobre) que sai todas as quintas em seu estabelecimento, né verdade? O que poucos sabem é que de terça à sábado lá também serve almoço… e no estilo BBB (bom, bonito e barato).

Fotos: Léo Tavares | Buteco512

 Léo Tavares | Buteco512

Fui atrás, não vou mentir pois mainha me educou direito, do pescoço de peru pra almoçar, mas como a mercadoria ta em falta na city pedi uma coxa de peru nos mesmo moldes. Lógico que saia, e sai, outros pratos (carneiro, carne de sol, buchada…) mas não queria fugir muito da narrativa.

Outros clientes foram se achegando e pedindo uma cerveja (estupidamente gelada) e uma porção de torresmo, outros uma pinga, pra Foguinho (Garçom gente boa do local), mas eu não, eu já cheguei com fome e já cheguei pedindo o almoço…hehe. Essa é a porção pequena. Serve duas pessoas? Serve! Um sozinho come? Come! O fato é que a quantidade de acompanhamentos possibilita pedir a porção pequena pra dois, só isso.

Por módicos R$20 conto veio a coxa de peru, arroz, macarrão, feijão tropeiro, abóbora cozida, salada e pirão. Isso mermo (é mermo, mermo) 20 conto é a porção pequena, 40 a média e 60 a grande.

O tempero do Bar do Elias é sensacional, super indico. O bar fica na Av Yolando Fonseca, 100. É a rua do bom e velho Gimba Jardim, e deixe de coisa que todo mundo sabe onde fica o Gimba…hehe. Quando for lá, no bar do Elias, diga que Léo Tavares mandou um abraço. Gostou da matéria? Tem muita mais dica como essa no meu instagram (@buteco512), me segue lá. Até a próxima. Forte abraço.

Reginaldo de Souza Silva: Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas para Crianças e Adolescentes

Foto: BLOG DO ANDERSON

Reginaldo de Souza Silva || Professor | reginaldoprof@yahoo.com.br

As grandes manifestações sociais de entidades de atendimento e defesa, crianças e adolescentes e, órgãos oficiais, tiveram um importante papel na luta pela erradicação da doutrina de situação irregular e discriminatória, prevista no antigo Código de Menores/79, para a doutrina de proteção integral e de defesa dos direitos da criança e do adolescente, instituída pela Constituição Federal – CF/88, resultando em uma gestão descentralizada e democrática das políticas sociais nas diversas áreas. >>>>>>>

Adolescentes em conflito com a Lei: prevenção e enfrentamento da violência

Foto: BLOG DO ANDERSON

Reginaldo de Souza Silva || Professor | reginaldoprof@yahoo.com.br

Estamos vivendo um retrocesso em relação a garantias dos direitos humanos de adolescentes em conflito com a lei, aquele(a)s que cometeram algum ato infracional. A mídia tem reforçado falas de autoridades de vários segmentos já empossado(a)s e/ou em vias de tomar o poder, defendendo políticas de redução da maioridade penal, aumento de anos no cumprimento de medias socioeducativas etc. Todos contrários a Constituição Federal – CF/88, Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA/90 e aos tratados internacionais das quais o Brasil é signatário. >>>>>

Jeremias Macário: A República dos Generais

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jeremias Macário de Oliveira | Jornalista | macariojeremias@yahoo.com.br

Antes do início oficial do governo do capitão, a impressão que passa é que já estamos ingressando na República dos Generais, ou como queira, num regime militar pelo voto popular, com a bandeira disfarçada da democracia, por longos anos tão maculada e fustigada, mas sempre usada para desvios de outros interesses. Sempre está visitando quarteis e participando de eventos das forças armadas, mandando de lá seus recados nas entrevistas. >>>>>

Jorge Maia: Nossos cartões-postais

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jorge Maia | Professor e Advogado | maiajorge@yahoo.com.br

Eu era menino, e não faz muito tempo, e eu me lembro o quanto era chic receber um cartão postal de alguém que estivesse viajando. O charme aumentava quando o postal era de outro país. Pessoas colecionavam postais. Enviar um postal implicava em atividades múltiplas: escolher o postal, ir aos correios, pagar a despesa postal, selar e despachar. Havia quem pedisse os selos, pois era colecionador, outros pediam o postam para a sua coleção. >>>>

Carlos Albán González: A Cultura do berimbau

Foto: BLOG DO ANDERSON

Carlos Albán González | Jornalista | gonzalezcarlos@oi.com.br

“Só toco berimbau”. Esta foi a resposta, acompanhada de gargalhadas, de Osmar Terra, quando os jornalistas lhe perguntaram sobre os seus planos para a cultura no Brasil. Indicado ontem para compor o primeiro escalão do presidente eleito Jair Bolsonaro, o político e médico gaúcho, filiado ao MDB, terá sobre sua mesa, no Ministério da Cidadania, uma extensa pilha de problemas e soluções que desafiam qualquer administrador público. >>>>>

Buteco512: Carneiro & Cia em novo endereço

Fotos: Léo Tavares | Buteco512

 Léo Tavares | Buteco512

O já consagrado restaurante Carneiro & Cia está com novo endereço em Vitória da Conquista. Fui convidado pelo meu amigo Chef Anderson Rocha a conhecer as novas instalações do restaurante e confesso que curti. Situado na Avenida Braulino Santos, ao lado do Educandário Maria Salomé, o restaurante Carneiro e Cia conta com uma casa enorme, cheia de ambientes, arejada e convidativa.

O restaurante funciona de terça a domingo, se não me engano, apenas para o almoço inicialmente e com o já consagrado cardápio com 90% à base de carneiro, mas para os que não curtem a iguaria o restaurante tem bife de chorizzo, pato, coelho, galinha cabidela e outros pratos pra agradar ao paladar de todos.

Entre uma foto e outra, um bate papo descontraído, um kibe crú (você tem que comer) e finalmente o prato feito pelo chefe, um bife de chorizzo na chapa, com legumes grelhados, farofa (pecaminosa) e um baião de 2 à moda do chefe. Sensacional.

Não é um prato individual. Cada prato do local serve até 3 pessoas de tão bem servido.  Agora você não tem mais a desculpa de não ir ao Carneiro e Cia porque é longe…hehe! Gostou da matéria? Essa e outras dicar você encontra lá no meu instagram (@buteco512), segue lá. Até a próxima. Forte Abraço!