Jeremias Macário | como nascem os extremismos?

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jeremias Macário de Oliveira | jornalista e escritor

“O extremismo não é somente de direita, mas também de esquerda. para o extremista, a “compaixão é para os fracos!”, como dizia o Prussiano Nietzsche. É uma pergunta difícil de se responder, mas a história da humanidade nos ensina que o extremismo surge a partir da decadência de um povo órfão de lideranças confiáveis. Na tempestade, o extremista se agarra no primeiro tronco ou árvore que encontra, não importa se suas raízes são podres. Lembra daquele filme “Da Terra nascem os Brutos”? Costuma-se dizer que esse rebanho desnorteado, errante, desregrado e sem respeito ao convívio social com outras pessoas é alvo fácil dos extremistas. Muitos dos extremismos nascem das religiões e desembocam no fanatismo. Extremistas saem debaixo da terra quando seus líderes fraquejam e outros surgem prometendo redenção e o reino dos céus. Confira o artigo de Jeremias Macário na íntegra.

Movimentação Política | Vinícius Rodrigues estaria assumindo a Secretaria de Saúde em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Desde o ano passado o BLOG DO ANDERSON vem recebendo informações sobre possíveis mudanças em duas pastas do Governo para Pessoas, sob o comando da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil. Um deles é a da Educação e a outra, Saúde. Atualmente o nome cotado para assumir a lacuna da secretária Ramona Cerqueira Pereira, caso aconteça a mudança, é o do médico ortopedista Vinícius de Brito Rodrigues. Com uma vasta experiência em Saúde Pública, apesar dos seus 37 anos, Vinícius Rodrigues é professor do Curso de Medicina na Universidade Federal da Bahia (UFBA), campus Anísio Teixeira, membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e ainda diretor do Hospital de Clínicas de Conquista (HCC). Cafeicultor carismático, Doutor Vinícius reencontrou diversas personalidades no Festival de Inverno Bahia. A imagem que o BLOG DO ANDERSON lança nesta segunda-feira (23) é uma das milhares registradas na última edição do FIB, realizado no Parque de Exposições Teopompo de Almeida. Procurado pelo BLOG DO ANDERSON, Doutor Vinícius afirmou que “também soube da ventilação do nome. Ramona é um grande quadro e faz um bom trabalho na saúde, com bons serviços prestados em nosso município. Caso Sheila entenda que a mudança é importante para a cidade, e que meu nome é uma opção, avaliaremos com bastante apreço um possível convite, respeitando todos os envolvidos no processo”. Durante o UP Notícias [Rádio UP] o assunto ganhou ênfase e o BA gravou e repercute. A torcida é grande dentro e fora da Prefeitura de Vitória da Conquista, tendo em vista que Vinícius é apontado antecipadamente como vice de Sheila nas Eleições 2024.

Deusdete Dias no UP Notícias | “a equipe da prefeita tem criado de situações horrorosas” em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O nome da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade tem sido o mais comentado, mas de forma negativa até mesmo pelos comissionados nomeados [secretários, coordenadores, gerentes…] numa mesa de bar entre amigos. Neste sábado (21) muitos exibem momentos de lazer e os munícipes permanecem em queixa até mesmo para ter audiência numa Secretaria Municipal. No Pingos nos Is do UP Notícias [Rádio UP], Deusdete Dias Filho volta a alertar a gestora, no entanto permanece acreditando no seu Governo para Pessoas no meio de tanta dificuldade e críticas de todos os lados. “Um secretário tem uma autonomia fantástica, mas aí a prefeita tem que estar de olho. E o que essa equipe da prefeita tem criado de situações horrorosas para a prefeita não está no gibi. Ontem ouvi um áudio do vereador Luciano Gomes, desceu a murreta, desceu a pancada no secretariado prefeita. E ele tem votado com a prefeita. Ele não é de oposição hoje. Tem votado com a prefeita sempre”, afirmou o comunicador. Nessa reportagem que o BLOG DO ANDERSON repercute na íntegra, o vereador Marcus Vinicius de Morais Oliveira, do Podemos, fala da insatisfação política, o que lhe levou a Bancada da Oposição no Parlamento Conquistense.

Ruy Medeiros | advogados e atos antidemocráticos

Foto: BLOG DO ANDERSON

Ruy Medeiros

A presidente da OAB, Seção da Bahia, Daniela Borges, e os Conselheiros Federais dessa entidade, Luiz Viana Filho, Marilda Sampaio, Luiz Coutinho, Fabrício Castro, Mariana Oliveira e Silvia Cerqueira, provocaram o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil a fim de que esse reconheça que a participação ou incentivo a atos antidemocráticos como aqueles que ocorreram no dia 8 de janeiro, quando praticados por advogados, caracterizam ato inidôneo para fins de ética e disciplina profissional. Os atos de inidoneidade moral praticados por advogados, legalmente implicam em negativa de inscrição do bacharel ou cancelamento de sua inscrição nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil, proibindo o exercício da profissão, na forma prevista no art. 34, XXVII combinado com o art. 38, II, ambos da Lei 8.906 de 4.07.94. A iniciativa da presidente e dos Conselheiros referida, uma vez adotada a pretensão pelo Conselho Federal da OAB, aumentará a convicção de muitos advogados de que a participação dos profissionais do direito em atos antidemocráticos já é efetivamente comportamento moralmente inidôneo, e espancará divergência quanto ao alcance, para o caso, do Estatuto da Advocacia e da OAB e do Código de Ética e Disciplina que rege a conduta do advogado. Leia o artigo do doutor Ruy Medeiros na íntegra.

Comoção na Cidade | Som da Terra presta solidariedade a amigos e familiares de André Chagas em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Amigos e familiares lotaram o Memorial Vitória para as despedidas de André Chagas Leite, vítima de um crime brutal que comoveu Vitória da Conquista. Aos 26 anos, o técnico de enfermagem foi vítima de um atentado enquanto caminhava de um mercado à casa de seus pais na Rua Formosa, Jardim Guanabara, bairro Felícia, na noite da segunda-feira (16). Prestativo, o radialista Vadinho Barreto prestou solidariedade e manteve um elo de comunicação em auxilio à família do jovem.

Na manhã desta quarta-feira (18), no Programa Som da Terra [Rádio Clube de Conquista],ao lado de Jânio Arapiranga, Vadinho comentou esse passamento prematuro. Mais uma vez, o BLOG DO ANDERSON manifesta pesar a todos amigos e familiares com a plena certeza das investigações que tem a frente o delegado Fabiano Aurich Santos, titular da 10ª Coordenadoria de Polícia do Interior. Confira a cobertura completa do BLOG DO ANDERSON.

Dirlêi Bomfim | as diversas faces do Fascismo

Foto: BLOG DO ANDERSON

Dirlêi Andrade Bonfim 

O fascismo é uma ideologia de extrema-direita que se baseia em ideais conservadores, truculentos, reacionários, sendo uma manifestação política radicalizada, que usa a violência para chegar ao poder. Em geral, quando falamos de fascismo, trata-se de ideologias ou regimes políticos que adotam práticas conservadoras e atuam de maneira criminosa e violenta. Entretanto, uma definição única do que é fascismo, é difícil de conceber, pois ele se adapta muito facilmente à realidade política de cada país, podendo haver algumas diferenças pontuais nos diferentes movimentos fascistas que surgem. No Brasil, temos o exemplo mais icônico… Estado Novo: fascismo à brasileira… Com a instalação do Estado Novo, que durou de (1937 a 1945), Vargas criou uma polícia política, a Delegacia Especial de Segurança Política e Social (Desp), que atuava contra opositores do regime e era responsável por investigar e prender qualquer pessoa que praticasse atividades suspeitas. Vargas também criou o DIP, Departamento de Imprensa e Propaganda, que era encarregado de fazer propagandas a favor do presidente e do governo.  Confira o Ensaio do professor doutor Dirlêi Andrade Bonfim.

Jorge Maia | a Rua dos “Eucalipes”

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jorge Maia | Professor e Advogado

Eu era menino, e não faz muito tempo, e nas minhas andanças pela cidade, menino sempre andava por aí, e não sei porque razões eu costumava passar pela Rua dos “Eucalipes”. Talvez para mudar o roteiro em direção ao centro da cidade. O nome da rua era por conta dos eucaliptos ali plantados. Os mais velhos afirmavam que a área era um tanto pantanosa e o plantio dos eucaliptos era para secar o local, pois se tratava de uma área pantanosa e o eucalipto era apropriado para sugar a água e secar a terra. Era a lenda que corria, não sei qual é a verdade sobre isso. A Rua dos “Eucalipes” está situada na parte de baixa da rua Dois de Julho e o mais curioso é que não é uma rua, mas sim uma praça, conhecida como Praça Vitor Brito. Ali moravam famílias ilustre da cidade, por exemplo a família Ferraz, o nosso colega Cassiano Ferraz, já falecido. Há muito deixou de ser residencial e tornou-se novo Centro de Comércio seguindo a tendência das ruas adjacentes: Dois de Julho e Lauro de Freitas, fronteira das antigas “Baixa da Égua” e “Mamoneiras”. Confira a íntegra da nova crônica de Jorge Maia.

Pyerre Fernandes | a democracia não é responsabilidade só do presidente, mas de todos nós

Foto: BLOG DO ANDERSON

Pyerre Ramos Fernandes | professor

Professor do Professor do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Pyerre Ramos Fernandes é um defensor da Educação Pública e da Democracia Brasileira. No início da noite da segunda-feira (9) Pyerre passou pela Praça 9 de Novembro, em Vitória da Conquista, onde acontecia um ato em defesa democrática, evento que acontece após os ataques aos Três Poderes em Brasília. Em um breve comentário ao BLOG DO ANDERSON.

Amigo, penso que diante dos ataques vis e covardes que nossa democracia vem sofrendo por parte de um bando de desordeiros inconformados é necessário que os movimentos sociais, as entidades, associações da sociedade civil, centrais populares e o povo todo que acredita num Brasil melhor, se mantenha em estado de alerta e firme na luta. A democracia não é responsabilidade só do presidente, mas de todos nós. Esses movimentos atentam contra a ordem pública, contra o estado democrático, visando unicamente a tomada de poder pela instalação do caos. É momento de as autoridades serem firmes e de somar forças com os atores sociais que defendem a ordem e o direito conforme estabelecido na constituição. Leia na íntegra.

Jorge Maia | lembranças do Alto Maron

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jorge Maia | Professor e Advogado

Eu era menino, e não faz muito tempo, quando cheguei de Aracatu para morar em Conquista. Fui morar inicialmente no Bairro do Alto Maron. Morei em duas casas naquele bairro. Estudei em escola que funcionava no local em que depois foi transformada em Delegacia e cadeia pública, na praça Sá Barreto. Isso me chocou, já adulto, ver um prédio escolar ser transformado em cadeia. Inicialmente morei na rua Oito de Maio, em seguida na rua Joaquim Fróes, bem próximas. Eu ia buscar leite na rua Dois de Janeiro, na casa de Dona Julieta e Erotildes, vinhos da até à praça do Alton Maron. Para uma criança era um lugar muito extenso. A praça era uma enormidade. Não havia mão, nem contramão e toda a praça era passagem para gente e carro. Sem calçamento, sem jardim e sem bancos para sentar. Leia na íntegra.

Eduardo Moraes | o Brasil, é ainda o país do Futebol?

Foto: BLOG DO ANDERSON

Eduardo Moraes

O Brasil, perdeu no dia de hoje 29 de dezembro de 2022, o seu Rei, Edson Arantes do Nascimento, conhecido mundialmente como Pelé. O menino pobre, nascido na cidade de Três Corações-MG, jamais imaginou um dia, ser Rei do futebol mundial, unificar, representar o país e a alegria do seu povo, através desse esporte. A Copa de 1958 se rendeu ao talento de Pelé. Nelson Rodrigues, em uma de suas crónicas, o chama de o Príncipe Etíope. “Dir-se-ia um rei, não sei se Lear, se imperador Jones, se etíope”, escreveu Nelson na Manchete Esportiva, encantado com o que havia feito o adolescente. “Pelé leva sobre os demais jogadores uma vantagem considerável: – a de se sentir rei, da cabeça aos pés”. Para o futebol brasileiro, lamentavelmente o ano de 2022, será lembrado pelo vexame da Seleção brasileira de futebol, na Copa do Qatar(um uma medíocre sétima colocação. Ver tabela a baixo) , e pela morte de Pelé, uma lenda do futebol arte, esse jeito de jogar bola, que o Brasil inventou, mas que com o passar dos anos, perdeu essa conexão e identidade com a pátria do futebol. Confira na íntegra.

Manifesto da Saúde | carta de um oncologista ao Papai Noel

Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON

Médico Oncologista consagrado, Renato Marinho Jorge Paulino preparou uma carta especial direcionada ao Papai Noel cheia de demandas que parecem fáceis para soluções pela classe política. “Neste ano que passou, tentei ser um bom oncologista. Estudei muito, trabalhei bastante, busquei ser amigo do meu paciente, mas também fiquei, muitas vezes, triste e frustrado com algumas coisas. Por isso, venho nesta humilde cartinha fazer alguns pedidos ao Senhor”, diz o começo do manifesto primeiramente divulgada no Instagram do Doutor Renato Marinho que o BLOG OD ANDERSON reproduz nesta quinta-feira (29) todos os tópicos que serão reportados nos próximos dias.

Meu querido Velhinho

Neste ano que passou, tentei ser um bom oncologista. Estudei muito, trabalhei bastante, busquei ser amigo do meu paciente, mas também fiquei, muitas vezes, triste e frustrado com algumas coisas. Por isso, venho nesta humilde cartinha fazer alguns pedidos ao Senhor. Confira aqui toda a demana que deverá ter o interesse das autoridades políticas para ser resolvida.

Destaque na Saúde | barulho de fogos pode desencadear reações graves e até levar animais a óbito

Foto: Reprodução | UniFG

Nas festas de final de ano, como o tradicional Réveillon, é muito comum as comemorações envolverem a queima de fogos de artifício. O barulho e a luz costumam divertir os seres humanos, mas também podem assustar, e muito, cachorros, gatos e outros animais, como vacas, porcos e cavalos. Por conta disso, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) defende que fogos de artifícios com estampidos sejam proibidos e, gradativamente, substituídos por fogos sem ruídos. O professor do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário UniFG, instituição pertencente à Ânima Educação, Paulo Henrique Teixeira explica que o estouro provoca estímulos auditivos muito mais intensos nos animais do que nos seres humanos. “Não só os fogos de artifício, mas qualquer perturbação sonora afeta bastante os pets, porque eles têm uma capacidade auditiva maior que a dos humanos. Cerca de quatro vezes maior”, alerta o médico veterinário. Assustados, os animais podem ficar muito agitados e estressados. “Para quem tem animais epilépticos, com problemas cardíacos ou outras comorbidades, os fogos de artifício podem desencadear situações graves. Crises convulsivas e desmaios podem gerar danos irreversíveis e até mesmo levar a óbito.

A morte pode ocorrer também a partir de alterações cardiorrespiratórias. O animal chega a um nível de agitação e estresse tão grande que pode sofrer um infarto e vir a óbito”, destaca o professor da UniFG. Para lidar com o problema, Paulo Henrique dá algumas dicas: evitar deixar os animais sozinhos; mantê-los em locais fechados; permitir que eles se escondam em locais que se sintam mais seguros, desde que os tutores fiquem de olho para que não se machuquem. Outra dica é tentar abafar o ruído externo com barulhos internos, como de TV, rádio ou mesmo conversando com familiares em um tom mais alto do que o normal. “Nessas situações, o melhor é evitar ficar agradando o animal ou pegá-lo no colo o tempo todo, porque isso pode intensificar o medo. O mais indicado é tentar agir com naturalidade para não reforçar que algo fora do normal está acontecendo”, acrescenta Teixeira. O professor de Medicina Veterinária da UniFG também pontua que podem ser utilizadas medicações, mas somente com a devida prescrição médica. “Sempre procure um médico veterinário porque ele vai tomar as devidas precauções. Se for um animal que realmente sofre muito com o barulho, procure um profissional que algumas medicações podem ser indicadas para controlar os sintomas”, sinaliza.

Rádio UP | Massinha traz novas informações sobre Doutor Onildo com fé na recuperação e retorno à Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Permanece no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, Onildo Pereira de Oliveira Filho. Aos 65 anos o farmacêutico bioquímico sofreu uma parada cardiorrespiratória durante uma atividade esportiva na Zona Rural de Vitória da Conquista, sendo socorrido ao Hospital São Vicente de Paulo antes ser transferido. No Agito Geral [Rádio UP] desta segunda-feira (26), Pedro Alexandre Massinha da Rocha Jardim trouxe mais detalhes sobre as condições de saúde do Doutor Onildo com fé na recuperação e retorno às suas atividades na Joia do Sertão Baiano.

Jorge Maia | uma rua chamada sete casas

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jorge Maia | Professor e Advogado

Eu era menino, e não faz muito tempo, morava na rua Barra do Choça, hoje Rua Leonídio Oliveira. Não havia calçamento e nem asfalto. A água da chuva trazia muita areia o que tornava o nosso campo de futebol muito pesado para correr com a bola. Era um tempo de inocência e não tínhamos boletos para pagar. A Receita Federal não sabia da nossa existência e o único investimento que fazia era o lançamento de olhares insinuantes, com poucos resultados, para as meninas da escola. Confira a nova crônica de Jorge Maia.

Últimas Notícias | Massinha atualiza informações sobre estado de saúde de Onildo Oliveira Filho e Ivone Ferraz

Foto: BLOG DO ANDERSON

Duas personalidades de Vitória da Conquista estão hospitalizadas. O primeiro é Onildo Pereira de Oliveira Filho, que segue no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. No Hospital IBR segue Ivone Ferraz Gonçalves. Doutor Onildo Filho, sócio-diretor do Laboratório Oliveira (LABO) e Ivone Ferraz, lotada na EMURC [Empresa Municipal de Urbanização de Vitória da Conquista], seguem em plenas recuperações, conforme comentou o radialista Pedro Alexandre Massinha da Rocha Jardim na noite desta segunda-feira (19), em seu programa Agito Geral [Rádio UP] que o BLOG DO ANDERSON gravou e compartilha.

Jorge Maia | Beócia, 31 de Fevereiro de um ano qualquer

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jorge Maia | Professor e Advogado

Querido Jorge Maia, posso chama-lo de querido? Sempre pergunto, isso é para evitar algum ciúme, algumas pessoas pensam errado a meu respeito. Talvez seja por conta do meu nome, Maria Periguete, mas nada a ver. Tenho uma paixão por um amigo seu que mora na Noruega e não consigo amar a mais ninguém. Desde o início da pandemia que estou reclusa e em meditação, me alimento de gafanhoto e mel, e não aguento mais. Certo é que tenho desenvolvido uma tendencia sensitiva e confirmei isso nesta semana; algo me dizia que Francis estava chegando. Aconteceu quando um avião cruzando os céus da Beócia, já sobrevoando os alpes da Suíça Baiana, Serra do Peri-Peri, conhecida popularmente como Serra do Pripiri. Leia na íntegra.

Jeremias Macário | o mundo atual é insuportável

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jeremias Macário de Oliveira | jornalista e escritor

Tenho ouvido por aí de alguns internautas nas redes sociais muitos pensamentos aproveitáveis sobre a vida, o amor, o nosso cotidiano, com cunho positivo e outros até de revolta e desabafo negativista contra tudo que ocorre ao nosso redor nesse bruto sistema do qual somos vítimas. Antes as pessoas olhavam olho no olho e tinham aquele papo reto de confiança um no outro. Hoje as amizades são mais virtuais e não se pode falar muita coisa porque corre o risco de se comprometer, ser mal interpretado ou se expor. Existe um monte de besteiras que podem ser jogadas na lixeira. Como dizia, tenho lido expressões de incentivo para seguir em frente, mesmo diante das adversidades, e também de ansiedade e angústia, como esta de que o mundo atual é insuportável. Não deixa de ser uma verdade diante dos absurdos que vemos, da ganância do ter sobre o ser, das injúrias, mentiras, do ódio e da intolerância. Leia a íntegra.

Boletim de Saúde | Doutor Onildo Oliveira segue em tratamento no Hospital Sírio Libanês

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O empresário Onildo Pereira de Oliveira Filho está no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Ele, que estava no Hospital São Vicente de Paulo, foi transferido no último final de semana numa Ambulância Aérea. Doutor Onildo, como é conhecido o bioquímico, farmacêutico e advogado, sofreu uma parada cardiorrespiratória no percurso de uma trilha ciclística na manhã da quarta-feira (7).

O amigo e parceiro esportista Edvaldo Paulo de Araújo prestou os primeiros socorros até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência que o levou ao HSVP.

No Agito Geral [Rádio UP] desta segunda-feira (12), Pedro Alexandre Massinha da Rocha Jardim trouxe as últimas informações com uma série de manifestações solidárias direcionadas a Onildo e todas sua família que presta relevantes serviços no Centro Sul Baiano principalmente através do LABO [Laboratório Oliveira]. A expectativa é que logo em breve Doutor Onildo retorne às atividades na Joia do Sertão Baiano.

Jeremias Macário de Oliveira | cinismo de uma corja sinistra num Brasil sem ética e ideologia

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jeremias Macário de Oliveira | jornalista e escritor

Até há poucos dias o presidente da Câmara dos Deputados, o Arthur Lira, era visto pela esquerda como um mero puxa saco mequetrefe do capitão-presidente psicopata que enterrou mais de cem pedidos de impeachment contra o chefe da nação. Seu nome é sujo como pau de galinheiro. Foi só terminar as eleições e o PT sair vitorioso para tudo mudar, como se troca de camisa, sem ética e ideologia, coisas raras nesse nosso país.   Basta o barco começar a afundar e a ratazana pula fora para outro mais seguro, caso do histórico centrão mamão. A direita vira esquerda e a esquerda direitona para se agarrar ao poder. É sempre assim que a banda toca. Não existe o mínimo de decência, e as palavras voam aos ventos quando o próprio eleito disse que não iria interferir na eleição do Congresso Nacional. Vivemos e nos alimentamos de mentiras todos os dias. >>>>>

Elton Quadros | 30 anos do Janela Indiscreta

Foto: BLOG DO ANDERSON

Elton Moreira Quadros | professor da UESB

1992 foi um ano marcante para a história da humanidade. Vários tratados de paz foram assinados nesse ano, houve a eleição de Bill Clinton nos EUA e a ascensão de Yeltsin ao topo da Federação Russa, ocorreu a Olimpíada de Barcelona e a renúncia de Collor do governo brasileiro. Foi o ano de morte de importantes e diversas personalidades, como Irmã Dulce, Isaac Asimov e Jânio Quadros, e também do trágico e triste assassinato da atriz Daniela Perez, entre tantos outros fatos de maior ou menor relevo. Não alheio a tudo isso, mas com outros muitos quereres, desejos e expectativas no horizonte, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), no antigo Ditora, algumas pessoas estavam gestando a concretização de um sonho de um Cineclube numa cidade com histórico de cineclubes e de realizações e realizadores no cinema. Continue a leitura.