Ziton Rocha: Lembranças de Jesus Sangalo

Foto: Reprodução

Justiniano Zilton Rocha

Jesus foi meu aluno lá pelo meado dos anos 1980, no Colégio Alfred Nobel. Vivia permanentemente vestido com uma calça azul marinho com aquelas duas listinhas brancas dos dois lados. E um casaco também tipo Adidas, sei lá ou no pescoço ou amarrado na cintura, todos os dias, mesmo neste calor tropical de Salvado! Gordo desde sempre.  Eu era professor do Nobel em várias sedes: Pituba, Rio Vermelho e Vitória. Foi na unidade da Vitória que Jesus estudou. >>>>

Marcelo Velame: Perdi meu emprego e pago pensão alimentícia, o que devo fazer?

Foto: BLOG DO ANDERSON

Por Marcelo Velame | OAB/BA 52.878 | marcelo@bavadvocacia.com.br

É uma dúvida muito comum, em especial com o momento econômico que vivemos no Brasil. Com a perda do emprego, obviamente, há uma diminuição na possibilidade de pagar a pensão alimentícia, uma vez que a pessoa perde a sua fonte de renda. Entretanto, essa diminuição, por si só, não justifica a interrupção do pagamento por livre e espontânea vontade, nem a redução do valor pago. Há a necessidade de uma decisão judicial que autorize a diminuição ou até mesmo a extinção da obrigação de pagar a pensão alimentícia. >>>>>>

Zilton Rocha: Nova Canaã completa 58 ou 78 anos?

Foto: Reprodução

Justiniano Zilton Rocha

Canaã, como Brasília, Teresina, Belo Horizonte, Aracaju, Belmote etc, é uma cidade planejada. Existem as cidades que têm origem espontânea, como Feira de Santana, surgida às margens do rio Jacuípe onde os boiadeiros e tropeiros paravam para descanso e pernoite; Santos e Xique Xique surgiram em torno de um porto. Eunápolis e Teixeira de Freitas são fruto das serrarias do período da devastação da Mata Atlântica. Salvador, considerada a primeira cidade planejada do Brasil, fundada para a ser a Capital do Governo Geral, foi edificada num lugar estratégico para facilitar sua defesa. Salvador nasceu, portanto, como uma fortaleza e o 29 de março é a data de sua fundação. >>>>>

Jorge Maia: Caiu na rede é fake

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jorge Maia | Professor e Advogado | maiajorge@yahoo.com.br

Antigamente, não tão antigamente, dizia-se que a mentira tem pernas curtas e por isso logo caia em desgraça. Atualmente a mentira tem nome sofisticado; fake, e percorre o mundo com tal rapidez e de modo instantâneo causando um estrago às vezes irreparável, deixando a entender que as suas pernas são longas e velozes. Leia na íntegra.

Coquista de Todos destaca o UFC Conquistense: briga entre rivais e a sacudida do bate-boca entre Luciano e Salomão

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista pode ser considerada como uma das Casas Legislativas mais atuantes do Nordeste Brasileiro, mas também está no topo das confusões entre parlamentares. Na manhã da última sexta-feira (18) o presidente da Casa, Luciano Gomes Lisboa, do Partido Liberal, voltou a protagonizar alguns momentos cinematográficos com o vereador David Salomão dos Santos Lima, do PRTB [Partido Renovador Trabalhista Brasileiro], que acabou suspendendo a Sessão Ordinária por dois minutos.

Além disso teve briga nos fundos do Plenário Vereadora Carmem Lúcia com “troca de tapas” e muito empurra-empurra entre rivais, um vereador e outro que foi derrotado nas Eleições 2016. No Conquista de Todos, programa da Rádio Brasil que o BLOG DO ANDERSON traz neste domingo (20), fala esse imbróglio que deixou muita gente presente confusa e ouvintes da Rádio Brasil indignada. Mais uma vez o presidente do Legislativo Conquistense prometeu medidas contra David Salomão.

Professor, habilidade de amar por excelência…

Foto: BLOG DO ANDERSON

Edenisia Fraga de Souza Correia | Professora | edenisiafraga@hotmail.com.br

Diante de tantas realidades de injustiça, de desigualdade social, comportamentos desenfreados, falta de políticas públicas, crises existenciais, existe um profissional, um ser que por sua excelência possui em seu âmago, uma resistência que perpassa desafios, um ser humano que também tem limitações, mas firme em sua missão: este profissional, denominamos de Professor. Ser professor é ser um portal de amor, consciente que a missão não limita apenas em trabalhar conteúdo programático, mas comprometer com a visão holística, exigência da própria necessidade humana. >>>>

Ativismo Social: André Cairo protesta contra descumprimento de Leis na Prefeitura de Vitória da Conquista

Fotos: André Cairo | MCMP

Defendendo Leis Municipais, Estaduais e Federais, o presidente do Movimento Contra a Morte Prematura, André Paulo de Barros Cairo, criou novo personagem, Nº 91, um Rábula e Psicólogo autodidata, Udé Fensô Daley, por existir em Vitória da Conquista descumprimento. Protestou em frente da Prefeitura de Vitória da Conquista, com placa, “Atenção PMVC e PMBA: perturbação do sossego público nos quatro cantos da cidade é contra a Lei! Reajam! MCMP”. Veja o que disse o ativista.

Canonização da Santa Dulce dos Pobres: Vitória da Conquista está presente na solenidade direto do Vaticano

Fotos: Edvaldo Paulo | BLOG DO ANDERSON

Logo mais às 10 horas deste domingo (13) Irmã Dulce será oficialmente a Santa Dulce dos Pobres. A canonização da Freira acontece na Praça São Pedro, no Vaticano. Milhares de brasileiros vão acompanhar a celebração de perto, entre eles está o casal Edvaldo Paulo e Rita de Cássia Moreira de Araújo, representando a fé e devoção de Vitória da Conquista.

“A foto da bondade e da compaixão, retratada na sua imagem, a imagem do amor ao próximo, só amor a humanidade e em especial ao povo pobre de São Salvador.

Que tenhamos nesse momento de exaltação da sua figura o exemplo de humanidade mais latente. Que entendamos que estamos aqui para amar e respeitar o próximo, fazer o bem sem olhar aquém, exaltar a figura do nosso maior mestre, Jesus o Salvador”, comentou Edvaldo Paulo de Araújo que representa o BLOG DO ANDERSON neste momento histórico internacional.

Tairone Ferraz Porto: apuros…. na Terra do Juvêncio

Foto: BLOG DO ANDERSON

Tairone Ferraz Porto

Um dia eu fui parar na sala da tia Zali, diretora da escola.
⁃ Criança que xinga mãe, a gente passa sabão na boca, sabia?
Quando eu escutei aquilo, naquele tom, foi subindo em mim uma raiva, mas uma raiva, até que a tia perguntou:
⁃ O que que você está me olhando assim?
⁃ Hummm!
⁃ O que foi?
⁃ Hummm!
⁃ Tairoooooneeee???
⁃ Hummm…
⁃ Tairooooneeee!
⁃ Naaada, tia! Não fiz nada!
⁃ E essa “estória”?
⁃ Eu não sei, falei quase chorando.
⁃ Acho bom. Eu vou chamar seus pais aqui.
Gelei!
Gelei, porque esse negócio de chamar os pais da gente para irem na escola era pior do que apanhar de um professor de educação física que tínhamos no primário e que, nas aulas, andava com um cordãozinho de “ouro” na mão. Leia a íntegra.

Cultura Conquistense: Sarau debate Inquisição Católica

Fotos: Divulgação | Jeremias Macário

Jerêmias Macário de Oliveira

Mais um debate polêmico foi colocado em discussão na noite do último sábado (5) pelo Sarau Colaborativo, realizado no Espaço Cultural A Estrada, com a participação de artistas, professores e interessados que sempre têm prestigiado nossos momentos culturais, recheados também de declamações de poemas, causos e até de encenação teatral.

 Dessa vez, o tema foi “Inquisição, ou Tribunal do Santo Ofício”, cujo palestrante foi o advogado Evandro Gomes Brito, uma autoridade no assunto em Vitória da Conquista, que não deixou escapar datas e nomes de inquisidores, uma passagem tenebrosa da Igreja Católica que pediu perdão à humanidade na pessoa do Papa João Paulo II.

 Os trabalhos foram abertos pelo jornalista e escritor Jeremias Macário, que determinou tempo ao expositor, colocando as pontuações e considerações para o final, feitas pelo professor Itamar Aguiar, Alex Baducha, Jovino Moreira e outras pessoas. Na ocasião, o próximo evento, no início de dezembro, encerrando o ano, será “A História da Música Brasileira”, tema escolhido pela maioria. >>>>>

Omar Costa Ribeiro: Ordinários, marchem!

Foto: BLOG DO ANDERSON

A ignorância concebe a educação como sendo as fileiras alinhadas, as fardas bem passadas, os cortes padronizados e as redinhas nos cabelos. Os ignorantes dizem: com as escolas cívico-militar não existirão os inquietos dentro das escolas; não teremos os que não gostam de matemática, não existirão os que realizam conversas paralelas, nenhum jovem subversivo atacará as regras. Com as escolas militarizadas os pais estarão livres de todos os problemas que comprometem a formação do “cidadão de bem”.  Confira a íntegra.

Reginaldo de Souza Silva: Eleição de Conselhos Tutelares e a garantia dos direitos de crianças e adolescentes

Foto: BLOG DO ANDERSON

Reginaldo de Souza Silva || Professor | reginaldoprof@yahoo.com.br

Após décadas de lutas pela garantia dos direitos da criança e do adolescente, foi adotada pela ONU, uma Convenção Internacional em 1989, ratificada por mais de 196 países. No Brasil, procurando superar a doutrina da situação irregular que os tratava como objetos de atendimento, a CF/88 e o Estatuto da Criança e do Adolescente, ECA – Lei 8069/90, visam garantir a doutrina da proteção integral, os considerando como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais. >>>>>

Cotidiano Conquistense: Serpa e Maria Barnabé deixaram a 4ª CIRETRAN e as queixas ressurgem em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Depois de um longo período na calmaria, as queixas estão de volta à 4ª CIRETRAN [Circunscrição Regional de Trânsito]. De acordo informações do Redação Brasil, programa da Rádio Brasil que o BLOG DO ANDERSON repercute no Cotidiano Conquistense, as mudanças aconteceram na última semana. A coordenadora Iara Maria Barnabé Serpa de Oliveira que comadava o órgão com maestria, pediu exoneração. O tenente coronel da Polícia Militar, Valci Góis Serpa de Oliveira, atualemnte está no comando da Secretaria de Segurança Transporte e Trânsito do Município de Itabuna. Agora a expectativa de melhoras está com a inauguração da nova sede da 4ª CIRETRAN no Boulevard Shopping Vitória da Conquista.

Eleições 2020 com Jânio: Herzem vai disputar reeleição à Prefeitura de Vitória da Conquista em segundo turno

Foto: BLOG DO ANDERSON

Emérito da Receita Federal do Brasil, Jânio Vieira de Freitas estará com atenções direcionadas à Comunicação Conquistense. Conhecido como Parabólica das Notícias, Jânio Freitas é experiente quando o assunto é Política Conquistense. Na última quarta-feira (11) ele fez o seu primeiro comentário sobre as Eleições 2020, quando diversos nomes deverão ser lançados à Prefeitura de Vitória da Conquista, entre eles estão Ivan Cordeiro da Silva Filho (PSL),…

…Jean Fabrício Falcão (PCdoB), David Salomão dos Santos Lima (PRTB), Euvaldo Cotinguiba Gomes  (PSOL) e o do Partido dos Trabalhadores, que ainda deve ser definido entre José Raimundo Fontes, Guilherme Menezes de Andrade ou Waldenor Alves Pereira Filho. Na visão do analista o prefeito Herzem Gusmão Pereira, do Movimento Democrático Brasileira, vai definir se fica ou sai da Prefeitura de Vitória da Conquista num eventual segundo turno no ano que vem.

Símbolo da Honestidade: homem encontra pacote com R$ 3 mil e devolve ao dono em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Num Brasil que tanto se fala em corrupção ainda existem muita gente honesta. Uma dessas personalidades está em Vitória da Conquista e ganhou espaço no Redação Brasil, programação da Rádio Brasil, na manhã desta quinta-feira (12). Narra os comunicadores que o cidadão encontrou um pacote com R$ 3 mil e fez questão de devolver ao dono do valor. Tudo aconteceu na Avenida Siqueira Campos e merece até mesmo uma Moção de Aplauso, honraria concedida pela Câmara Municipal de Vitória da Conquista por essa ação que o lhe credência com Símbolo da Honestidade. Ouça tudo na Coluna Cotidiano Conquistense.

Alexandre Xandó: Por um “terreno sagrado” para as famílias que tiveram suas casas derrubadas no Nova Cidade

Foto: BLOG DO ANDERSON

Alexandre Garcia Araújo

Do Evangelho de São João 14 extraímos a seguinte passagem: “Não se perturbe o vosso coração; vós credes em Deus, crede também em mim. Na casa do meu Pai há muitas moradas…”

Muita gente tem buscado, através da fé, a sua morada no plano celeste, na casa do Pai. Já por aqui, ainda existem milhares de pessoas que padecem de uma moradia digna, e necessitam do poder público para a sua concretização. Às vésperas do natal de 2017, toda a sociedade conquistense acompanhou abismada a reintegração de posse e demolição de mais de 200 casas da Ocupação Cidade Bonita, no Bairro Nova Cidade¹. Confira o artigo na íntegra.

Bárbara Lomanto: gratidão

Foto: Divulgação | Bárbara Lomanto

Bárbara Lomanto

Gostaria de falar e abraçar pessoalmente cada de um vcs pelo apoio, oração, e amor que venho recebendo! Meu coração recebeu o  verdadeiro amor nesses dias difíceis em minha vida, e não sabem o quanto foi e está sendo importante para minha recuperação! Ainda me recuperando, um pouco fraca, com uma Trombose no braço, mas muito bem assistida! Algumas dores o que eh normal diante de tudo que passei!! Deus todo-poderoso e minha Nossa Senhora obrigada por ouvirem minhas preces e me permitirem viver para criar meu filhos e conviver com meus familiares e amigos! Sei que tenho um propósito a ser cumprido e venho pedindo sabedoria e discernimento para entender! Quão eh bondoso meu Senhor, meu coração se enche de amor ao falar de ti e ao lembrar de sua obra em minha vida. Leia a manifestação na íntegra.

Tairone Porto: Aventuras na Terra do Juvêncio

Foto: BLOG DO ANDERSON

Tairone Ferraz Porto

Estávamos na 7ª série e estudávamos numa das salas do primeiro andar do prédio principal, bem em frente à Avenida Otávio Santos. Terminado o intervalo do recreio, a galerinha esbaforida começou subir as escadas e a última a entrar foi Patrícia carregando um álbum de figurinhas e cantarolando baixinho “Essa noite não tem luar” dos Menudos, sucesso da época. Depois dela, entrou tia Rose. Àquela altura, como já fazíamos parte do ginásio não havia mais essa coisa de “tia”, estávamos crescendo, de modo que os nossos mestres eram chamados apenas de professores(as). >>>>>

Opinião: o cinema, as políticas da cultura em Conquista e as ações que saem de onde menos se esperam

Foto: BLOG DO ANDERSON

Afonso Silvestre

Muito cedo passei a entender o cinema como uma fonte para se compreender a história, a política, os costumes e conhecimentos dos povos, ou a Cultura, como se diz. Aqui entendendo Cultura como um conjunto de costumes e saberes consolidados, modos de fazer e compreender a vida ao redor, que se transmitem geração após geração. Ela tem a ver com o auto reconhecimento das pessoas, a sua identidade e o arcabouço de conteúdos inconscientes que moldam nosso comportamento, participam da formação do nosso caráter, ditam nossas respostas à sociedade. O seu desconhecimento significa fadar-se à submissão por mera incapacidade de se defender das agressões e imposições de costumes alheios.

Jorge Maia: Lia de dona Dalva

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jorge Maia | Professor e Advogado | maiajorge@yahoo.com.br

É assim que a chamamos, desde sempre. Lia de Dona Dalva. Era nossa vizinha. Morava na Expedicionários e nós na Rua Leonídio Oliveira, antiga Rua Barra do  Choça. Foi colega de infância de minhas irmãs e muitas vezes participamos em conjunto das brincadeiras da época. Naquele tempo era possível brincar na rua sem os temores de hoje. Sua mãe, Dona Dalva, era profundamente católica e ia a missa quase todos os dias. Seu pai, chamava-se Jesus. Para nós era “seu” Jesus. Dirigia um caminhão, em luta labuta diária para manter a família. Seus irmão: Antônio e Hélio foram companheiros no futebol jogado no meio da rua. >>>>