Comentário de Deusdete Dias Filho | com problemas de drenagem, Vitória da Conquista está oca e asfalto afunda

Foto: BLOG DO ANDERSON

O engenheiro civil Leandro de Aragão Correia Fonsêca percorreu todos os cantos de Vitória da Conquista, mostrando os problemas com deficiência no Sistema de Drenagem, no entanto, as medidas não foram tomadas. No passado o então prefeito Herzem Gusmão Pereira [1.947 – 2.021] tomou conhecimento dos impactos da água na Avenida Lauro de Freitas, onde hoje está a Estação Herzem Gusmão, caso as obras do referido equipamento acontecessem sem reconstrução do Canal de Drenagem, porém acabou sendo feito e hoje os alagamentos são constantes. O destaque dessa semana fica para o afundamento do asfalto na Avenida Crescêncio Silveira, com o rompimento do Canal de Drenagem após a passagem de um caminhão. Uma mulher ficou ferida. No UP Notícias desta quarta-feira (12), Deusdete Dias Filho fez um balanço do incidente e voltou a alertar o que Leandro Fonsêca comenta: Vitória da Conquista está oca, situação vista com o afundamento do solo.

Cotidiano Político | Waldenor reconhece Zé William, mas ainda não fechou chapa à Prefeitura de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Publicações do final de semana lançaram o vereador José William Oliveira Nunes como vice-prefeito da Frente Partidária União e Reconstrução por Conquista [PT, PV, PCdoB, PSB, PSD, PSOL e Rede], que tem o deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA) como prefeiturável. A notícia foi longe, mas, procurado pelo BLOG DO ANDERSON, Zé William, que é do Partido Social Democrático, logo afirmou: “não teve conversa nenhuma com Waldenor”.  O parlamentar reconheceu, mas a formatação segue no debate entre os partidos que compõe a Frente Partidária. Um fato curioso em destaque aqui no BA é que três anos antes das Eleições 2022, durante um encontro casual registrado pelo BLOG DO ANDERSON no Santo Antônio Supermercado, Zé William cravou que a então empresária Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, seria prefeita de Vitória da Conquista, o que foi consumado. Neste domingo (2), o guru voltou a prever os destinos da Joia do Sertão Baiano nas Eleições 2024: “pelo que conheço de política, acho que quem ganha a eleição é o deputado Waldenor Pereira”. No Cotidiano Político que o BLOG DO ANDERSON extraiu do Brasil Notícias fala sobre esse e outros assuntos dos bastidores.

Jeremias Macário | O nosso Congresso é um cancro

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jeremias Macário de Oliveira | jornalista e escritor

Se é que se pode dizer que é nosso, por que mais pertence a eles como propriedade privada do que a nós que pagamos caro, com algumas exceções dos seus membros, o Congresso Nacional não passa de um cancro que simboliza o atraso no Brasil com seus projetos de retrocesso que emperram os avanços nas áreas social, educacional, cultural, política e econômica. Na falta de outras palavras mais fortes para definir sua atuação, é uma instituição vergonhosa e altamente conservadora de extrema direita, cujas propostas deixam os brasileiros estarrecidos, como a tentativa de emplacar uma PEC à Constituição que vai levar a privatização das nossas praias e, consequentemente, provocar sérios impactos ao meio ambiente que já está destroçado. Continue a leitura.

Jeremias Macário | o inferno é aqui, e também o céu

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jeremias Macário de Oliveira | jornalista e escritor

As religiões (nem todas), pelo menos a judaico-cristã e o islamismo apontam que o céu fica lá em cima e o inferno embaixo. Confesso, e não tenho nada a esconder, que hoje não sou mais religioso (já fui por muito tempo) e tenho meus questionamentos. Acho que o inferno é aqui e também o céu, nos seus devidos momentos e circunstâncias. Não existem as fases boas e complicadas?  Pelo menos é um direito de liberdade de se expressar dessa forma que todos têm porque, em outros aspectos da vida, existe atualmente um patrulhamento do politicamente correto e o incorreto a se seguir, senão, meu amigo, você estará ferrado perante aos olhos dos outros. Niettzsche diz que o Estado é o mais frio dos frios monstros. “Eu, o Estado, sou povo, é uma mentira”. Como membro dessa sociedade hipócrita, de leis desiguais entre pobres e ricos, temos que obedecer suas normas, sejam absurdas ou não. Isso é um inferno, diria alguém. O cancioneiro Raul Seixas “criou” a sociedade alternativa onde “fazes tudo quanto queres”. Não é possível porque existem os limites até onde você pode ir. Não pode atravessar a linha do sistema, senão o trem lhe pega. Leia na íntegra.

Reginaldo de Souza Silva | abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes: vamos enfrentar para acabar!

Foto: BLOG DO ANDERSON

Reginaldo de Souza Silva | professor doutor da UESB

O Brasil tem uma das legislações e normas mais avançadas que contemplam a garantia dos direitos a proteção integral e absoluta de crianças e adolescentes: CF/88, ECA/90, SINASE/12, Menino Bernardo (13.010/14), convenção dos Direitos da Criança da ONU 1989, ODS/Unicef, entre outras. A realidade demonstra e confirma uma das tragédias internacionais das quais o Brasil faz parte com muita tristeza.  Do legal para o real há uma grande distancia. A cada hora 166 crianças e adolescentes sofrem violências (Disque 100, 2023), que, envolvem fatores sociais, culturais e econômicos (a pobreza, a fome, a falta de bem-estar, educação inclusiva, equitativa e de qualidade, igualdade de gênero, disponibilidade e manejo sustentável de água e saneamento). Leia na íntegra.

Eleições 2024 | Aloísio Alan deve ser oficializado como pré-candidato com Sheila à Prefeitura de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, resiste em divulgar, no entanto, os comentários nos bastidores da Política Conquistense inclinam-se ao médico Aloísio Alan Costa Fernandes como o seu pré-candidato a vice-prefeito à Prefeitura de Vitória da Conquista nas Eleições 2024. No Brasil Notícias [Rádio Brasil] desta sexta-feira (17), o Gordo Repórter, como é conhecido Ricardo Santos Costa, reforçou essa possibilidade, tendo em vista que Aloísio Alan tem percorrido trechos ao lado de Sheila. Na noite anterior, por exemplo, o ortopedista, presidente municipal do Republicanos e um dos representantes do Conservadorismo Conquistense, participou com muitos aplausos para Sheila durante a assinatura de pavimentação do Loteamento Vila Marina, no bairro Felícia. Ao BLOG DO ANDERSON, Sheila Lemos Andrade se esquivou em afirmar ser Alan o escolhido entre outros nomes, mas prometeu bater o martelo e certamente tirar o coelho da cartola até o final do mês. O presidente do Progressistas, João César Guimarães Nogueira, e o vereador Ivan Cordeiro da Silva Filho, do Partido Liberal, declararam apoio para Fernandes. O BLOG DO ANDERSON gravou e reproduz o Cotidiano Político Conquistense com o que aconteceu nas últimas 24 horas na Joia do Sertão Baiano.

Emílio Roberto | o que é decência?

Foto: Reprodução

Emílio Roberto Monteiro Vieira

Em paralelo à maior tragédia que se abateu sobre o Rio Grande do Sul, aconteceu no outro Rio, o de Janeiro, um “espetáculo” de uma certa artista, financiada com verbas públicas e com ampla cobertura jornalística. Muitos assistiram ao vivo e muitos outros por outras vias. Supõe-se que grande parte do público se deliciou com o “show”. Claro, todos nós temos gostos e preferências, natural então, e por isso, que as opiniões sejam divergentes. Mas, como podemos distinguir o que é bom do que não é? Como avaliar o que é benéfico do negativo? Como ensinar as crianças o caminho da integridade e aquele que não se deve trilhar? Será que os valores morais mudaram tanto, a ponto de não se poder distinguir o que significa decência? Sim, o que é decência para tantos quantos não viram ou não ouviram nada demais na apresentação referida. Confira o artgo de Emílio Roberto Monteiro Vieira.

As câmeras corporais chegaram. É a Bahia pela paz

Foto: Antonio Queirós | GovBA

André Curvello

A Segurança Pública continua sendo um dos principais desafios dos estados brasileiros e na Bahia não é diferente. Diante desse cenário, o governo baiano tem feito investimentos volumosos em Inteligência, equipamentos e novas unidades, na capital e no interior, além de ações que valorizam os agentes de todas as forças de segurança. Agora, chegam as Câmeras Corporais Operacionais (CCO) para garantir ainda mais qualidade e segurança na atividade policial, protegendo agentes e a população. Confira o artigo na íntegra.

Eduardo Velozo Fuccia | sem respeitar garantias, exclusão de entidade maçônica é cassada pelo TJ-BA

Foto: Reprodução | Vade News

Cláudio Carvalho | doutor detalha IPTU e cobra debate sobre o PDDU na Câmara Municipal de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Ainda não se sabem os motivos, mas o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), defendido pelo ex-prefeito Herzem Gusmão Pereira [1.947 – 2.021] e fruto de um intenso debate, segue engavetado na Câmara Municipal de Vitória da Conquista. O PDDU em vigor foi aprovado há dezoito anos durante a gestão do então prefeito José Raimundo Fontes, do Partido dos Trabalhadores. O PDDU é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana dos Municípios e, sem isso, Vitória da Conquista cresce desordenadamente e os impactos são notáveis, com impactos da vizinhança, perturbação do sossego e travamentos de trânsito, entre tantos outros problemas. O assunto foi tema de uma entrevista no Band Cidade [Rádio Bandeirantes] com o professor doutor em “Desenvolvimento e Planejamento Urbano pela Universidade de Salvador”, Cláudio Oliveira Carvalho.

“O Plano Diretor Urbano é como se fosse uma Lei que vai apontar como a cidade deve crescer”, comentou o doutor Cláudio Carvalho, docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Na reportagem gravada e reproduzida com exclusividade pelo BLOG DO ANDERSON, Carvalho fala também sobre a área do extinto Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo e faz um chamado ao presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Hermínio Oliveira Neto, do Podemos: “O nosso Plano Diretor Urbano é de 2.006, foi aprovado na gestão do então prefeito José Raimundo Fontes, aí ele começou a ser atualizado pelo prefeito Guilherme, depois pelo prefeito Herzem Gusmão e por fim pela prefeita Sheila e agora nosso Plano Diretor está na Câmara de Vereadores. Quem aprova o Plano Diretor é a Câmara de Vereadores”. “Alô, alô, vereador Hermínio, está na hora aí de convocar as audiências públicas”, clamou Carvalho.

Jeremias Macário | os 60 anos do cerco de Vitória da Conquista pelas tropas do Exército Brasileiro

Fotos: Jeremias Macário

Jeremias Macário de Oliveira | jornalista e escritor

O seis de maio de 1964 foi o episódio mais marcante na história de Vitória da Conquista quando as tropas de 100 soldados do capitão Antônio Bendochi Alves Filho, com três jipes, quatro caçambas e um ônibus particular, cercaram a cidade de pouco mais de 50 mil habitantes (Praça Barão do Rio Branco e adjacências) e cassaram, na base dos fuzis e metralhadoras, o mandado constitucional do prefeito José Pedral Sampaio, eleito pelo povo em 1962 e empossado em sete de abril do ano seguinte. Era o início da ditadura civil-militar-burguesa de 1º de abril de 1964 e, infelizmente, poucos conquistenses têm conhecimento desse fato opressor e arbitrário que merece ser lembrado e discutido como o dia em que Conquista foi cassada e amordaça pelos coturnos militares, quando cerca de 100 pessoas foram presas como subversivas e comunistas, muitas das quais levadas para Salvador. Foi o dia do terror e do desespero, com muita gente fugindo e queimando livros e documentos.

Conquista, juntamente com Feira de Santana (Chico Pinto) e Alagoinhas (Murilo Cavalcante), era a cidade mais visada na Bahia por expressar suas ideias socialistas de mudanças, sob a liderança de Pedral que quebrou uma hegemonia política oligarca de quase cem anos dos coronéis e intendentes. Conquista foi uma trincheira de resistência ao regime ditatorial e pagou um alto preço por isso.

Esse tema foi colocado em pauta pelo “Sarau A Estrada”, premiado com o troféu Glauber Rocha pelos seus 14 anos de existência, no último sábado (27), no Espaço Cultural do mesmo nome, quando debatemos o pedralismo, sua disputa eleitoral em 1958 contra Gerson Sales, sua derrota e, finalmente, sua vitória em 1962 para o candidato Jesus Gomes dos Santos, derrubando as elites. Foram cenas memoráveis de resistência. Foi um divisor de águas na história de Conquista que deve ser lembrado pela mídia, pelos estudantes, artistas, intelectuais e pelas instituições democráticas em geral, segundo o palestrante do evento, jornalista e escritor Jeremias Macário. Os trabalhos foram abertos pelo professor Itamar Aguiar que destacou a importância dessa data de seis de maio de 1964, quando, numa frienta noite, a Câmara Municipal foi cercada pelas tropas e os vereadores foram obrigados a votar pelo impedimento do prefeito, preso no 9º Batalhão da Polícia Militar, de continuar a exercer o seu legítimo mandado. >>>>>

Jeremias Macário | o que fizeram com a nossa cultura?

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jeremias Macário de Oliveira | jornalista e escritor

Para começar nosso papo, diria que amarraram a nossa debilitada cultura num tronco; deram umas chibatadas de sangrar sua carne; e esqueceram ao léu do tempo, sem dar água e alimento. Outros teriam mais a comentar e a contestar. Quem sabe, até não concordar! No caso específico, estou me referindo a Vitória da Conquista, mas pode ser extensivo a Bahia e ao Brasil. Estou recebendo aqui nas redes sociais, através do “Grupo Cultural do Sarau A Estrada”, a notícia de que será realizada nesta sexta-feira (dia 26/04), no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, uma plenária itinerante do Conselho Estadual de Cultura (CEC), com objetivo de levar as discussões sobre políticas culturais para os territórios e dialogar com os artistas, gestores e fazedores culturais. Confira a manifestação de Jeremias Macário.

Ocorrências com Wanessa Kondabliú | ladrões são presos e maníacos atacam mulheres em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A escuridão e a falta de parte do muro do Estádio Municipal Lomanto Júnior têm facilitado ações dos bandidos na movimentada Avenida Jorge Teixeira, Zona Leste de Vitória da Conquista. E foi nesse local que uma jovem vivenciou momentos de pânico nas garras de um “estuprador”, conforme informações divulgadas pela Xerife Wanessa Kondabliu no UP Notícias [Rádio UP] desta quinta-feira (11). Outra agressão da mesma modalidade acontece na Praça Sá Barreto. Na reportagem gravada e reproduzida com exclusividade pelo BLOG DO ANDERSON, a comunicadora fala tudo o que aconteceu nas últimas 24 horas. Entre os fatos estão as prisões de um bando de ladrões que agia na Joia do Sertão Baiano.

Jeremias Macário de Oliveira | os 60 anos de uma maldita ditadura que deixou muitas feridas abertas

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jeremias Macário de Oliveira | jornalista e escritor

Não é caso para comemorar e nem celebrar, mas para lembrar sua data em 1º de abril de 1964, que foi a ditadura civil-militar, para que nunca mais seja repetida. Como herança deixou feridas abertas na nação que foi a total impunidade contra os malditos torturadores que mataram e desapareceram com os corpos daqueles que lutaram pela liberdade. Nesta data fatídica, o que mais ainda nos coloca em posição de indignação é que a nossa mídia de um modo geral, inclusive a da nossa terra conquistense, não fez nenhuma menção, nenhuma reportagem sobre o assunto, o que denota que temos hoje um jornalismo sem memória e história. Condeno aqui também a postura das esquerdas (nem todas), especialmente do PT que governou durante mais de 20 anos o nosso país e se acovardou diante dos coronéis, delegados, oficiais e generais que cometeram suas atrocidades e depois retornaram para seus quartéis, seus palácios e suas poltronas confortáveis como se nada tivesse acontecido. Confira a manifestação de Jeremias Macário.

Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano | sem PDDU, Vitória da Conquista cresce desordenadamente

Foto: BLOG DO ANDERSON

O tempo passa e as velhas promessas ficam engavetadas em Vitória da Conquista. Um dos projetos que caiu no esquecimento é o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), realizado pela Fundação Escola Politécnica da Universidade Estadual da Bahia (FEP–UFBA). Após uma série de debates, o projeto passou pela Câmara Municipal de Vitória da Conquista e estagnou. Com isso, Vitória da Conquista está crescendo desordenadamente e grandes empreendimentos estão sendo construídos numa área predominante residencial, tal como um novo supermercado que teve que improvisar o Sistema de Drenagem e a Mobilidade Urbana para receber carretas na Avenida Olívia Flores e adjacências. Com alvará liberado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, outro atacarejo começou a ser construído na Avenida Maranhão. O que motiva o paradeiro do PDDU é desconhecido. Na Redação Brasil [Rádio Brasil] desta quarta-feira (10), Deusdete Dias Filho lançou questionamentos sobre possíveis interesses econômicos que deveriam ser explicados pelo Executivo e Parlamento Conquistense.

Ocorrências Policiais com Wanessa Kondabliu | flagrante de traição quase termina com morte em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O flagrante de uma traição por pouco não terminou com morte em Vitória da Conquista. Consoante a repórter Wanessa Kondabliu, o companheiro teve acesso à troca de mensagens da esposa com outros homens, aí a casa pegou fogo. Todos os detalhes estão na reportagem gravada e reproduzida com exclusividade pelo BLOG DO ANDERSON nesta terça-feira (9). Na sonora do UP Notícias [Rádio UP], a comunicadora traz tudo o que aconteceu na Joia do Sertão Baiano nas últimas 24 horas.

Plantão Policial do UP Notícias | adolescente que surtou colocou faca no pescoço da mãe em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Um adolescente surtou e colocou uma faca no pescoço da mãe em Vitória da Conquista. De acordo com informações do Plantão Policial do UP Notícias, o fato aconteceu no Alto Maron, quando agentes da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar controlou a situação. O rapaz foi socorrido ao Hospital Unimec pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Na reportagem de Wanessa Kondabliu, tem outras ocorrências em destaque neste domingo (7) aqui no BLOG DO ANDERSON.

Ocorrências Policiais com Léo Santos | ossada humana é encontrada durante escavação em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Operários da Construção Civil se assustaram durante escavação na Zona Norte de Vitória da Conquista. Conforme o repórter Léo Santos, uma ossada humana estava num terreno que vai receber um imóvel. O Departamento de Polícia Técnica removeu o material para perícia no Instituto Médico Legal. Nas Ocorrências Policiais do Jornal da Cidade [Rádio Clube de Conquista] desta quarta-feira (3) vem tudo o que aconteceu nas últimas 24 horas na Joia do Sertão Baiano.