Sebastião Marcos Garcia Padre: Zé Henrique Padre

Foto: Divulgação

Eu sou Sebastião Marcos Garcia Padre, irmão de José Henrique Garcia Padre. Julgo importante falar do meu relacionamento com meu amado irmão mesmo nesse momento tão difícil e de muita dor. Daria para escrever um livro, mas vou tentar resumir a nossa história. Tudo começou quando éramos crianças e minha querida mãe nos colocou para dormirmos juntos numa cama de casal. Ela alfabetizou todos os seus filhos e comigo e Zé não foi diferente. Chegou o momento de nos matricular na escola, a escolhida foi o Colégio Edvaldo Flores por ser de qualidade e perto da nossa casa. No primeiro dia de aula Zé Henrique logo começou a chorar. Sendo ele o caçula da casa, minha mãe de imediato me escolheu para tomar conta dele devido a nossa pouca diferença de idade. Ela pediu à professora para que me colocasse na mesma sala que ele. Num determinado momento, a professora solicitou a presença da minha mãe na escola para dizer-lhe que eu não mais poderia continuar na mesma sala que Zé, minha mãe ficou preocupada com essa situação achando que o choro dele pudesse voltar, pediu à diretora para que eu continuasse na mesma sala com ele e isso aconteceu. Leia na íntegra.

Antônio Roberto | Uita Mamola

Foto: Reprodução

Ótima figura! Andava meio recluso nos últimos tempos, somente estudando as coisas do mundo; dizia Bira que a única despesa que Uita fazia ultimamente era com computadores, pois, de tanto enchê-los de informações precisava comprar um por mês. Vá em paz Uita e não se esqueça de reencontrar os amigos e amigas do beautiful people. Um abraço de Tõe.

Uma homenagem de Antônio Roberto Barros Cairo

Armênio Santos | José Henrique Garcia Padre, um amigo que se foi prematuramente pela Covid-19

Foto: Reprodução | Facebook

Armênio Souza Santos | médico oftalmologista | historiador

De família tradicional e Conquistense da gema, intrépido, inteligente e vocacionado para servir, ainda jovem, logo ao formar em medicina em 1984, a convite de Armênio Santos e com a concordância do então prefeito José Pedral, José Henrique Garcia Padre passou a fazer parte da equipe que revolucionou a saúde em Vitória da Conquista e que fez história na Bahia e no Brasil, na criação dos primeiros Agentes de Saúde Urbano e Rural. Posteriormente assumiu a função de Secretário de Saúde de nossa Cidade, tendo participado da criação do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde, onde também exerceu a direção. Confira o artigo histórico na íntegra.

Manifestação na Cidade | Madame Jamorri faz alerta contra o Coronavírus em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O ativista André Paulo Barros Cairo, presidente do Movimento Contra a Morte Prematura, circulou o Centro de Vitória da Conquista personificado com a Madame Jamorri em alerta contra a Pandemia do Coronavírus, doença que já matou 350 mil brasileiros, destes 382 são na Joia do Sertão Baiano.

“Eu morri, mas continuo viva. Coronavírus se espalha e vossas excelências adiam o inadiável para um fim interminável? Pessoas estão morrendo antes do tempo, entenderam?”, aqui está o que escreveu o manifestante numa placa lida por gente de todas as idades na quinta-feira (8).

“Muito bom, mas faltou incluir aí o presidente Bolsonaro. Espero que o povo tenha consciência para acabar com essa doença”, comentou Mário Apolinário dos Santos, de 45 anos. O BLOG DO ANDERSON acompanhou alguns momentos e mostra tudo em imagens exclusivas.

Ruy Medeiros | 1964 DC, 31/03

Foto: BLOG DO ANDERSON

Ruy Hermann Araújo Medeiros

Renitentes, que nisso se tornaram por força de engajamento em projeto autoritário, ou por incompreensão, ou por força do desconhecimento da história, teimam em comemorar o Golpe de 1964. Comemorar a retirada inconstitucional de um Presidente já é algo difícil de aceitar. Leia na íntegra.

Dirlêi Andrade Bonfim | O vírus da fome

Foto: BLOG DO ANDERSON

Dirlêi Andrade Bonfim

Diante dos graves problemas de saúde pública global, nesse momento, nos são apresentados também, outros tantos problemas e as vulnerabilidades da raça humana, que ficam tão aparentes. Assim, como quase sempre acontece, foi necessário o surgimento dessa atual pandemia global, para que a sociedade se desse conta, ou tomasse consciência de outras tantas tragédias diárias e cotidianas a que estamos submetidos. Como por exemplo, o flagelo mais do que presente, que é o problema da fome no planeta. porque somos tão indiferentes a um problema tão sério quanto a pandemia mundial do coronavírus…? A nossa solidariedade…? A nossa vergonha na cara…? Que seres somos nós…? Confesso que me sinto envergonhado enquanto ser humano, quando vejo em pleno século XXI, milhares de pessoas morrerem de inanição portanto (fome) e, mais tudo isso ser tratado, com o mais absoluto descaso, pelos governos, mas, em grande medida também pela sociedade. >>>>>

André Ferraro | sobre o Herzem Gusmão que conheci e a Vitória da Conquista que ele sonhou

Foto: BLOG DO ANDERSON

André Ferraro

Por algum tempo acompanhei de perto a trajetória de Herzem Gusmão rumo a Prefeitura de Vitória da Conquista. Minha presença começou em 2012, quando fizemos um jingle para o segundo turno, e algumas peças publicitárias para uma campanha sem recursos, tocada pela professora Maria Marques, que de Portugal fechava os programas. Uma luta desigual que por pouco não conseguiu ser vitoriosa, a despeito da falta de articulação e uma mínima infraestrutura. >>>>>

Paulo de Tarso | Ainda há Juízes em Berlim!

Foto: BLOG DO ANDERSON

“É necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a nossaconsciência

e começarmos a achar que tudo é normal.”    Mario Sergio Cortella

Paulo de Tarso Magalhaes David 

Para muitas pessoas, a manutenção da prisão e condenação de Lula tem um papel muito mais que simbólico: seria a essência da luta do Bem contra o Mal. Mesmo que neste caso, o dito “Bem” tenha se utilizado de todos os artifícios “do mal” para condenar o seu opositor. Em primeiro lugar, é preciso entender que um processo judicial deve respeitar os seus devidos ritos. Isso significa que toda a sua construção deve estar em perfeita harmonia com a legalidade, pois só assim ele pode ser considerado válido e justo. Desse modo, o processo não pode ocorrer pela vontade de alguém e de seus interesses não confessáveis. No estado democrático de direito há regras e ritos para investigar, julgar e condenar um cidadão. Se estas regras são ignoradas por aqueles que deveriam aplicar a lei, a responsabilidade não é dos investigados (ou de seus procuradores), que foram alvos da corrupção da lei processual penal. Leia a íntegra a opinião de Paulo de Tarso.

Ruy Medeiros | os lucros bilionários do Bradesco e a programada humilhação em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Ruy Medeiros

Os meios de comunicação divulgaram os lucros dos bancos, dentre os quais o Bradesco, logo que foram conhecidos e divulgados pelas respectivas instituições financeiras.  Para o Bradesco, segundo maior banco privado do país, seu lucro líquido recorrente alcançou 19,458 bilhões em 2020 e 6,801 bilhões no quarto trimestre.  Nota de seu presidente executivo destaca que (eles!) “Estamos bastantes satisfeitos com o resultado do quarto trimestre do ano”. Poderia estar insatisfeito? No entanto não acredito que estejam satisfeitos muitos e muitos daqueles que mantêm contas no Bradesco. Leia na íntegra.

Vitória da Conquista está em plena transformação | Estação de Transbordo e o Centro da Cidade

Vitória da Conquista está em plena transformação. Nas imagens registradas pelo talentoso fotógrafo Fabrício Medeiros, da Fabrício Filmes, trazem detalhes da inovação no Centro da Cidade. As fotos desta quinta-feira (11) mostram a Estação de Transbordo, o mais novo equipamento com investimentos que devem chegar aos R$ 10 milhões. Confira com detalhes a nova visão da Joia do Sertão Baiano.

Fotos: Fabrício Filmes | BLOG DO ANDERSON

Luciana Oliveira |mais mulheres em papéis de liderança é o desafio para um mundo com igualdade

Foto: BLOG DO ANDERSON

Luciana Oliveira Pereira | Jornalista 

O 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, em 2021, marcado pela pandemia da COVID-19, descortina ainda mais a dura realidade a que mulheres e meninas estão submetidas em todo o planeta. O contexto é caótico, assinalado por incertezas e acirramento de desigualdades. Ainda assim, vemos florescer inúmeros exemplos da capacidade das mulheres em intervir na sociedade com medidas, projetos, ações que melhoram a vida de todos, especialmente num momento tão dramático para a humanidade. >>>>>>.

Fillipe Dantas Pinheiro | Dia Mundial do Câncer

Foto: BLOG DO ANDERSON

Dr. Fillipe Dantas Pinheiro | Oncologista | Clínica Amo

No dia 4 de fevereiro aconteceu o Dia Mundial do Câncer. Na ocasião o médico oncologista Fillipe Dantas Pinheiro escreveu um artigo sobre essa data que tem como “objetivo aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer evitando, assim, milhões de mortes a cada ano. Este ano já ocorreram mais de 700 mil mortes por câncer no mundo. Cada dia mais é de suma importância a prevenção”. Leia a íntegra.

Paulo Pires | Reformar para piorar

Foto: BLOG DO ANDERSON

Paulo Fernando de Oliveira Pires | professor da UESB

Ao entregar a faixa presidencial para o presidente (general) Figueiredo, o presidente (general) Ernesto Geisel disse no discurso de transmissão de cargo que a Nação ia bem, mas o Povo, nem tanto. Na visão do General, o País do Milagre Econômico, todo edificado sobre uma contratação de Dívidas Monstruosas, à medida que albergava os ditames do generalato do Poder, fazia crer a todos que o Brasil era um País que que “estava indo pra frente”. Ilusão, ilusão… >>>>>

Tristeza na Cidade | dois dos bebês quadrigêmeos prematuros morrem no Hospital Municipal Esaú Matos

Foto: BLOG DO ANDERSON

Tristeza no Hospital Municipal Esaú Matos. Dois dos quadrigêmeos que nasceram na última semana faleceram na manhã desta terça-feira (2). A mãe dos bebês prematuros é uma adolescente de Encruzilhada que continua hospitalizada acompanhando seus filhos. Ativistas se reuniram em campanha para arrecadar mantimentos através de uma conta do Instagram. A Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista ainda não se manifestou sobre o assunto.

Carlos Albán González | Capitão manda, general obedece

Foto: BLOG DO ANDERSON

Carlos Albán González | jornalista 

“Cozinheiro”. Este era o apelido que nós, do Curso de Artilharia, acompanhados dos andarilhos da Infantaria, alunos do extinto Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR/6), dávamos aos colegas da Intendência. Em resposta, eles cantavam hinos que feriam a  nossa masculinidade, mas  nada que  afetasse a amizade entre os pouco mais de 250 jovens, incluindo os alunos do Curso de Saúde, chamados de “enfermeiros”. Nossos encontros, na década 60, eram realizados  nos finais de semana ou diariamente, no período das férias universitárias. Após dois anos, solenidade de entrega de espadas e baile de formatura e, para os mais qualificados, estágio no 19º Batalhão de  Caçadores e na Bateria Antiaérea de Amaralina, que dava ao aspirante a patente de 2º tenente. >>>>>.    

Benjamin Nunes Pereira | Revolta dos Malês

Foto: BLOG DO ANDERSON

Benjamin Nunes Pereira*

A Revolta dos Malês, que chegou ao ponto mais alto em 1835, foi a que mais se destacou entre todas, completou neste mês de janeiro de 2021, 186 anos, dessa insurreição de escravos urbanos islamizados (malês). Ocorreram levantes na Bahia em 1807, 1809, 1813, 1826, 1828, 1830, 1835 e 1844. Existiam nessa época milhares de escravos africanos das etnias hauçá e nagô, procedentes do golfo de Benin. Eram dotados de conhecimentos culturais, e muitos sabiam ler e escrever em árabe. Os movimentos insurrecionais envolveram escravos e também negros libertos de Salvador e dos engenhos do recôncavo baiano. Eles dirigiam-se contra os brancos e visavam à tomada do poder na Bahia. Dotados de grande organização (estavam enraizados em toda Salvador e no recôncavo, tinham uma organização militar detalhada e conseguiram mobilizar recursos financeiros para os levantes), as insurreições fracassaram quase sempre devido à denúncia de traidores. >>>>>

Wal Cordeiro: O colecionador de lágrimas

Foto: BLOG DO ANDERSON

Wal Cordeiro | @wal_cordeiro

Ver uma criança chorando, tem-se a idéia de que ela está assustada; sentindo dor, ou, precisa de algo muito importante, segundo a sua óptica, para acalentá-la. O choro, estridente, de uma criança confronta qualquer coração envernizado e o leva ao fundo do poço existencial. Observar as lágrimas, que rolam pelo rosto, de uma mãe aflita, dá para perceber que o seu coração está inquieto e o sofrimento que a atormenta é maior do que a sua consternação. >>>>>

Celino Souza | Quando a mãe chora e o filho não vê!

Foto: Reprodução

Aí você rala o ano inteiro, a vida inteira pra comprar o smartphone dos seus sonhos, um notebook, tablet ou a moto que você tanto queria para se livrar das tarifas do busão; um carro conseguido à vista ou financiado em sei lá em quantas “suaves” prestações, mas ainda sem seguro. E eis que surge – do nada – um moleque “de menor”, mas com compleição física de fazer inveja a qualquer marombado e grita, de arma em riste: – Perdeu, perdeu, passa pra cá !. E assim, do nada, seu castelo se desmorona, seus sonhos viram pesadelo e tem-se início a noites e noites insones, tentando entender o porquê disse tudo, a razão que levou você a entrar para a terrível lista das estatísticas policiais como vítima. Menos mal quando “vão-se os anéis e ficam-se os dedos”. Você está vivo, foi poupado. Graças a Deus. Confira o que escreveu o jornalista Celino Souza há cinco anos.

Cláudio Paiva | o Auxílio Emergencial deveria ter continuado?

Foto: BLOG DO ANDERSON

Cláudio Paiva Barreto

Com a eminência da distribuição das vacinas e o fim da Pandemia do Coronavírus, um questionamento tem sido muito recorrente: A descontinuação do Auxílio Emergencial deu-se no momento adequado? Podemos verificar que ainda é grande o número de desempregados no Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, situação está que se agrava com intensidade em municípios do interior. Segundo o IBGE, o índice de desemprego fechou em 14,6% o 3º trimestre do ano passado, sendo o número total de desempregados de 14,1 milhões. Confira a opinião do ativista Cláudio Paiva Barreto.

Academia do Papo | Bolsonaro por Paulo Pires

Foto: BLOG DO ANDERSON

Paulo Fernando de Oliveira Pires | professor da UESB

Nos últimos dois anos, o Povo Brasileiro vem se surpreendendo com declarações espantosas derivadas das opiniões político-sociais “lecionadas” pelo presidente Jair Messias Bolsonaro. O mandatário brasileiro, com intenções prévias ou não, parece sentir prazer idílico ao fazer declarações absurdamente patéticas, esdrúxulas, sem nexo, eivadas de anacronismos intoleráveis para um político que foi eleito presidente da república de um grande País na segunda década do século XXI. O ex-primeiro ministro italiano Romano Prodi, desencantado com sua Itália, tomada por corruptos de toda natureza (tanto na política, quanto na economia, nas finanças e na administração pública), disse em certa ocasião, que governar a Itália não era difícil … era inútil. Leia a íntegra dessa nova Academia do Papo.