Academia do Papo: O que começa errado termina errado

Foto: BLOG DO ANDERSON

 Paulo Fernando de Oliveira Pires | Professor | paulopires@uesb.edu.br

O senhor Jair Messias Bolsonaro, presidente do Brasil (por enquanto) tem o péssimo hábito de fazer afirmações de ordem político-econômico-social pela manhã e à tarde (ou até antes do final da tarde) desdizer-se com a maior naturalidade. Já houve situações em que ele disse uma coisa cedinho, antes do meio dia falou outra e à tardinha colocou outra que se contrapunha às duas anteriores. Confira a Academia do Papo na íntegra.

21 de Janeiro: Combate à Intolerância Religiosa

Foto: BLOG DO ANDERSON

Edmilson Santana de Oliveira | Artista Plástico e Escritor 

Se até quem
não tem religião
devemos respeitar,
imagine quem
já tem a sua?!

E. Santana

Ao Dia Nacional
de Combate à
Intolerância Religiosa

Agência Rádio: rombo no Transporte Coletivo pode passar de R$ 4 milhões ao Município de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Uma reportagem da Agência Rádio, do jornalista Daniel Silva, informa um possível prejuízo aos cofres do Município de Vitória da Conquista com a operação direta do Lote 1 do Transporte Coletivo Urbano através da Viação Rosa. De acordo com a Agência Rádio, o rompo pode ultrapassar a casa dos R$ 4 milhões, segundo pesquisas junto ao Portal da Transparência. Desde o ano passado o BLOG DO ANDERSON buscou a posição da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, porém até a noite deste sábado (18) nenhuma manifestação havia chegado. No Podcasting abaixo o BLOG DO ANDERSON repercute essa notícia que deverá ter atenção do prefeito Herzerm Gusmão Pereira e também do Legislativo Conquistense no intuito de proteger recursos do Município de Vitória da Conquista que poderiam ser alocados para outros setores que vivenciam deficiência por falta de investimentos.

Academia do Papo na Democracia em Vertigem: comentário para o programa Conquista de Todos

Foto: BLOG DO ANDERSON

Paulo Fernando de Oliveira Pires

Um dos fatos mais intrigantes na vida política de um País relaciona-se a aceitação ou não de sua realidade. O Brasil neste momento está vivendo uma situação interessante sob o ponto de vista da convivência com a sua realidade. Há quem afirme que a realidade que ora se apresenta é a ideal e, por outro lado, há quem rejeite essa realidade, sob protestos e argumentos de que essa situação ou essa realidade não representa o que a Civilização Moderna postula em seus estágios mais avançados. Um dos exemplos mais cristalinos da aceitação, rejeição ou deformação da realidade, aplica-se à interpretação do documentário Democracia em Vertigem realizado pela competente cineasta-documentarista mineira Petra Costa. >>>|>>

Denúncia no Ar: após comentário de Dete, HGP determina investigação contra secretário em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O BLOG DO ANDERSON teve acesso no início da tarde desta segunda-feira (13) a um vídeo mostrando dois carros pipa abastecendo reservatórios de água em uma propriedade rural que seria do secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Gilmar Dias Ferraz, do Movimento Democrático Brasileiro. O assunto veio a público através do Editorial de Deusdete Dias, via Redação Brasil, programa da Rádio Brasil, que detalhou todo esse processo que criou muitos comentários até mesmo entre os seguidores do prefeito Herzem Gusmão Pereira. Apesar de ser do MDB, HGP abriu um processo para apurar supostas irregularidades. “A Prefeitura de Vitória da Conquista tomou conhecimento, através da imprensa, que caminhões-pipa abasteceram de água a fazenda do secretário de Agricultura, Gilmar Ferraz.

Diante deste fato, o prefeito Herzem Gusmão determinou que a Secretaria de Transparência, que recebeu título de mais eficiente do Nordeste, apurasse a denúncia com rigor. O secretário Diego Rocha começa, ainda hoje, o processo de investigação. Até a apuração ser concluída, o prefeito determinou que a Operação Pipa seja administrada pelo DESERG e esteja sob o comando oficial do gabinete”, diz nota ao BLOG OD ANDERSON. A autoria do vídeo, que traz, além dos veículos, fotos de Herzem e do ex-deputado Lúcio Quadros Vieira Lima, é desconhecida. O BLOG DO ANDERSON tentou contato com Dias Ferraz, mas ele não atendeu às ligações ou mensagens via aplicativo para falar sobre o assunto. Vereador licenciado, Gilmar Ferraz deverá voltar ao Legislativo Conquistense antes do mês de abril, data limite para que possa disputar a reeleição nestas Eleições 2020.

Academia do Papo: uma crítica contumaz à classe média pela aquiescência à imbecilização da Política Brasileira

Foto: BLOG DO ANDERSON

Herberson Sonkha

O professor Paulo Pires me fez lembrar-se da leitura que fiz há mais de duas décadas do livro de Zuenir Ventura, “1968: o Ano Que não Terminou”. Recordo-me do trecho narrado no dialogo revelador que se passa num iate luxuoso encorado próximo da costa marítimar para festeja a virada do ano novo (1968?) na praia de Copacabana , no Rio de janeiro. O dialogo acontece entre personagens com perfil de gente rica, consciente de sua classe social dominante numa situação de apoio incondicional ao sinistro do Ato Institucional numero cinco – AI-5. Uma conjuntura autorizou a linha dura das Forças Armadas autorizar milicos matar, prender e tortura sem ter que dar quaisquer explicações de seus atos de desumanidade à sociedade e/ou aos órgãos internacionais de Direitos Humanos. Leia a íntegra.

Ruy Medeiros: Resposta a injusta agressão

Foto: BLOG DO ANDERSON

Ruy Medeiros   

Li matéria publicada em blog local de responsabilidade das filhas do senhor prefeito municipal de Vitória da Conquista (publicada em 08/01/2020). A chamada da matéria trata-me de intolerante, faltante com o decoro, a urbanidade e a ética, como introdução a texto assinado por um procurador municipal. Sinto-me no dever de responder à matéria, apesar de já ter recebido manifestações de solidariedade até mesmo de pessoas que não me são próximas. Estou às vésperas de completar 73 anos de idade, 67 dos quais em Vitória da Conquista, com intervalos letivos em Salvador, e aqui leciono desde 1972 e advogo desde 1973. Sou professor universitário desde 1999 no Curso de Direito da UESB, Titular de Direito Constitucional. Leia a íntegra.

Parque Ambiental do Rio Verruga: procurador de Vitória da Conquista, Edmundo Neto rebate posição de Ruy Medeiros

Foto: BLOG DO ANDERSON

Foi com surpresa que tomamos conhecimento da matéria publicada no Blog do Anderson, no dia 02 de janeiro de 2020, que traz declarações do advogado, professor e historiador Ruy Medeiros. A matéria constrói nova retórica do historiador que, em pouco tempo, passou de defensor do Parque Ambiental a acusador sem maiores explicações. Para que a verdade seja reposta, a Procuradoria Jurídica do Meio Ambiente do Município de Vitória da Conquista vem a público esclarecer o que se segue:  Diferentemente do que afirma o doutor Ruy Medeiros, o Município de Vitória da Conquista não tornou a área do antigo “açude municipal” de utilidade pública com fins de desapropriação, reconhecendo implicitamente que ali existam terras particulares. A área foi decretada de utilidade pública e especial interesse ambiental com vistas à criação do Parque Ambiental do Rio Verruga. Mostrando correção, a Prefeitura Municipal se comprometeu a indenizar os particulares que provarem a propriedade das suas áreas através da apresentação das devidas escrituras e registros públicos nos autos do processo judicial iniciado ainda no ano de 2004, em antiga gestão do PT e quando Ruy Medeiros tinha, estranhamente, posição contrária a atual e defendia a criação do Parque. >>>>>

Academia do Papo: Há sentido lógico e explicações morais para o terrorismo dos Estados Unidos?

Foto: BLOG DO ANDERSON

Paulo Pires

O ato terrorista dos Estados Unidos contra o Irã levantou poeira em todo o Planeta e, por conseguinte, é visto sob diversos ângulos e dimensões geopolíticos, objeto, como não poderia deixar de ser, deplorado pela maior parte dos observadores especialistas em relações internacionais. O primeiro questionamento que se faz é sobre a Lógica do ataque. O presidente dos Estados Unidos, que aos olhos das pessoas sensatas do mundo parece não gozar de boa saúde mental, justificou o ataque dizendo que o ordenara porque teve informações que os iranianos iam atacar seu País. Será que isso é verdade? Na avaliação dos melhores analistas de conjuntura internacional, essa justificativa não tem fundamento, principalmente se for levado em conta que os Persas, desde a Era Cristã, perderam o hábito de invadir países (isso ocorria na História antiga). >>>>>>

Academia do Papo: E o ano de 2020, mister Paul?

Foto: BLOG DO ANDERSON

Paulo Pires

E o ano de 2020, mister Paul? ……  Breve diálogo com Anderson Oliveira

Ora, ora. 2020 é o marco zero da nova década e a gente gostaria que seja um ano capaz de melhorar 2019, ao ponto de se tornar habilitado para reverter um pouco todas as agruras pelas quais passamos na década que se encerra. Agruras que se iniciaram objetivamente a partir de junho de 2013 fazendo de nosso País (que vinha bem até o dia 13) ir direto, sob muitas artimanhas da política conservadora brasileira, a voltar para o Brejo ou para o pântano da indigência nacional. Leia a Academia do Papo na íntegra.

Berethcomth do Calango Nú: jovem usa o bom humor para fazer cobrança ao prefeito de Vitória da Conquista

Foto: BLGO DO ANDERSON

No Shopping Conquista Sul o BLOG DO ANDERSON conversou com Robério Barbosa Ferreira, o mais novo comediante do Centro Sul Baiano. Através da sua conta do Instagram Robério se transforma em Berethcomth [@berethcomth]. “Essa ideia tive que com alguns amigos que toda belezinha, toda princesa ela tem que ter o seu nome de guerra, não é meu amor? E o meu nome de guerra é esse Berethcomth”, explicou o comerciário de 33 anos na videorreportagem especial ao BLOG DO ANDERSON.

No momento o foco do comediante é chamar a atenção do prefeito Herzem Gusmão Pereira para cumprir uma promessa das Eleições 2020: pavimentar a Rua Nosso Lar, que liga a Avenida Bartolomeu de Gusmão até o Calango Nú, como é conhecida uma comunidade do bairro Recreio. “Herzem, por favor querido, né, vamos ajudar a gente, vamos ajudar a nossa comunidade lá do Calango, meu amor”, apelou Berethcomth que marcou HGP através do Instagram, mas o ano está acabando e até essa quinta-feira (26) não havia recebido respostas, como qualquer gestor deve prestar aos seus munícipes.

Eleições 2020: Professor Iranildo Freire aceita ser pré-candidato para unificar o PT em Anagé

Foto: Divulgação

* Por Herberson Sonkha

Sumariando a reunião que ocorreu neste sábado (14) do Partido dos Trabalhadores de Anagé no gabinete do Vereador Alan (PT) para acolher propostas de nomes para pré-candidaturas à Prefeitura Municipal da cidade, pode-se considerar que o estatuto do partido vem sendo respeitado. Atividades como essa além de ser absolutamente legal, garante o avanço do debate interno no sentido de preservar o livre exercício da democracia interna. >>>>>

Euvaldo Cotinguiba Gomes: Fechar escola é um crime

Foto: BLOG DO ANDERSON

Euvaldo Cotinguiba Gomes | 

Pode assustar o título dessa pequena reflexão, mas ele é somente a tradução daquilo que encontra-se previsto em nossa Constituição Federal (CF) de 1988 no seu Artigo 206, no inciso que garante: “ I – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola” e no artigo 214, inciso que prevê “II – A universalização do atendimento escolar”. Esses indicativos são garantia legal e foram assegurados em outras duas leis que regulamentam e complementam a do direito à Educação: o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de 1990; e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996. Ao fechar escolas o Estado incorre em crime contra um direito constitucional do cidadão e, portanto, comete crime. >>>>>

Herberson Sonkha: uma epístola ao vicariato da docência crítica do professor Paulo Pires

Foto: BLOG DO ANDERSON

* Por Herberson Sonkha

Caro professor Paulo Pires da província do Brasil.  Escrevo-lhe essa missiva do mundo de baixo para validar a escrita de sua cátedra ao tempo em que vos digo que sua historia e sua postura política nos representa. Sua abordagem dialoga com a nossa pauta e isso tem sido exercido aí na Província do Brasil pelo amigo professor com muita coragem e compromisso intelectual com nossas pautas em franco processo de desintegração.  Contudo, não poderia fazê-lo sem antes dizer ao amigo professor que sua cátedra tem sido muito insurrecta, pois ousa escrever coisas verdadeiras contra o império da bizarrice humana. Eu bem sei que escrever contra as hostes imbecis é uma tarefa que exige um conhecimento pedagógico voltado para desconstruir a coisificação dessa legião de fanáticos mumificados (ou brisados, como dizem nessas rodas virtuais). Confira a íntegra.

Dom Pepeu: mensagem de gratidão e saudade

Foto: BLOG DO ANDERSON

Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu | Arcebispo de Vitória da Conquista

Distintos representantes do Poder Público: Legislativo, Executivo, e Judiciário,

Distintas Autoridades Civis e Militares,

Caríssimo Vigário Geral da Arquidiocese, caríssimo Pároco desta Catedral,

Queridos Padres, Diáconos, Religiosos e Religiosas, Funcionários da Cúria Metropolitana,

Meu irmão Manuel, representando minha família.

Amado Povo de Deus!

Gratidão e Saudade caminham juntas. Gratidão nada mais é do que o reconhecimento e o agradecimento pela ajuda que recebemos. A gratidão é uma virtude, não só “a mais rica das virtudes, mas sim a mãe de todas as outras” já dizia o famoso filósofo Cícero (106 a.C). Hoje para mim é um dia de GRATIDÃO E SAUDADE. Gratidão ao Senhor Deus e Pai, que nos concedeu o dom precioso da vida e da vocação religiosa. Gratidão aos meus queridos pais já, na eternidade, e aos meus familiares que sempre compreenderam minha ausência ou distância, desde os onze anos, em vista do chamado para colaborar na construção do Reino de Deus. >>>>>

Homenagem a um grande homem: “Obrigada por ter feito tanta coisa por mim e minha família!!”

Foto: Gabriela Sampaio | Instagram

Gabriela Sampaio | @gaabissampaio

Como assim acordei e não vi no celular suas 15 mensagens de bom dia? Não é possível é um sonho e eu vou acordar e ir na oficina o senhor vai me perguntar como eu estou, como está o casamento, como está meu trabalho. Você vai me dar umas batitinhas nas costas e falar que eu vou vencer, que Deus vai me abençoar. Quantas vezes fui lá e o senhor abriu um sorriso mesmo quando estava bravo e gritando rs… mas eu te abraçava e o senhor sorria pra mim e me chamava de filha!! >>>>>>

Podcasting com Deusdete Dias sobre a Guarda Municipal: Projeto de Lei está no Legislativo Conquistense

Foto: BLOG DO ANDERSON

Tramita na Câmara Municipal de Vitória da Conquista em caráter de urgência o Projeto de Lei Complementar Nº 7/2019 que “institui a Guarda Municipal, dispondo sobre sua estrutura administrativa e dá outras providências”. Promessa de campanha do prefeito Herzem Gusmão Pereira, esse PL era aguardado com muita ansiedade por agentes da Segurança Patrimonial, no entanto a formação da Guarda Municipal é rigorosa e os membros deverão passar por seleções com as realizadas pela Polícia Militar da Bahia por um período que poderá ser superior aos doze meses. No entanto, a ascensão não é automática como chegou a ser comentado pelo gestor municipal. Outra polêmica está em torno dos salários. Os Inspetores Regionais, que serão nomeado pelo alcaide, terão salário inicial de R$ 21.384,30 [dividido por quatro] e os Inspetores Comuns [Guardas], R$ 998. “Salário base menor do que já é recebido como Segurança Patrimonial. Vergonhoso isso”, reclamou um servidor que preferiu preservar a sua identidade com receio de represálias. No Editoria de Deusdete Dias Filho que foi ao ar no Redação Brasil, via Rádio Brasil, desta segunda-feira (25), o assunto é detalhado e questionado no intuito de ampliar o debate desse importante Projeto de Lei para uma categoria de suma importância ao Município de Vitória da Conquista.

Reportagem atualizada às 22h07min

Flamengo: Deus, o Paraíso e a Gávea

Foto: BLOG DO ANDERSON

José Raimundo Fontes e Fernando Vasconcelos | @depzeraimundo

Deus criou o paraíso, a bola, e, depois, a Gávea. E parece que não entendia muito de cores, ou era dautônico, pois quando São Jorge pediu para que ele colorisse uma camisa de um time, só viu Duas Cores: Vermelho e Preto. Uma observação importantíssima para o resultado. Chicão, o nosso querido Papa, não interferiu, porque San Lorenzo é amigo de São Jorge. Que o meu Vitória possa um dia, também, receber a benção de Jorge e sobriver às flechadas dos inimigos. E tem mais uma lembrança: o urubu não é somente o símbolo do Flamengo; é uma imagem contra o racismo, imortalizada na charge de Henfil, para combater o preconceito de outras torcidas que chamavam a torcida rubro-negra de urubus, porque formanda majoritariamente de pretos e pobres. Parabéns a todos os Rubro-negros

Podcasting com Deusdete e Kairan Figueiredo: comentários sobre a Guarda Municipal de Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O anúncio da criação da Guarda Municipal de Vitória da Conquista deixou muita gente alegre, no entanto o conflito de informações tem provocado muitas dúvidas. O prefeito Herzem Gusmão Pereira deseja armamento para a tropa, mas parece que não será tarefa fácil aos futuros agentes. No Podcasting com Deusdete Dias Filho, extraído do Redação Brasil, que o BLOG DO ANDERSON reproduz neste domingo (24),  expõe uma opinião apurada juntamente com as explicações do secretário municipal de Administração Kairna Rocha Figueiredo no intuito de ampliar o leque desse Projeto de Lei que tramita no Parlamento Conquistense.

Podcasting Gudidia: Daniel Silva detalha o “Boa Noite, Cinderela” que está fazendo vítimas em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

No Podcasting Gudidia com o jornalista Daniel Silva traz um resumo de tudo o que acontece em Vitória da Conquista e Centro Sul Baiano e o BLOG DO ANDERSON reproduz aqui na coluna Cotidiano Conquistense. Nesta quarta-feira (20) Daniel falou sobre muitos assuntos, como a falta de Gás de Cozinha nas Escolas Municipais e também sobre um golpe que tem feito muita vítima em Vitória da Conquista, o “Boa Noite, Cinderela”. O Boa noite, Cinderela pode se referir a um crime que consiste em drogar uma vítima para roubá-la ou estuprá-la, ou às drogas usadas para executar este crime. As drogas que costumam ser usadas no golpe são: GHB (ácido gama-hidroxibutírico) Ketamina (Special K).