Opção de Lazer na Capital Baiana | Lagoa dos Dinossauros traz clima pré-histórico para Salvador

Fotos: Valter Pontes | SeCom

Foi inaugurada no último dia 5 de janeiro e tem feito muito sucesso em Salvador, um novo espaço de convivência num clima de pré-história. A Lagoa dos Frades, no bairro do Stiep, próximo ao antigo Centro de Convenções, foi requalificada e ganhou réplicas de dinossauros que tornaram o local um atrativo diferenciado de tudo o que existe na cidade. O espaço, agora renomeado de Lagoa dos Dinossauros.

“Essa inauguração faz parte da estratégia de cada vez mais desenvolver o espaço público ao cidadão. Estivemos aqui há pouco mais de um ano e nos deparamos com um lugar completamente abandonado, com esgoto alimentando a lagoa, sem peixes, sem patos. As pessoas não frequentavam este local. Decidimos, portanto, implantar um projeto arrojado e impactante”, disse o prefeito Bruno Reis. Duas delas são de Tiranossauro Rex, com aproximadamente cinco metros de altura e nove metros de comprimento cada. As demais estão distribuídas em seis réplicas de Velociraptor, duas de Dilofossauro, uma de Dilofossauro Sinensis, uma de Braquiossauro, uma de Pteranodonte e um Anquilossauro.

No local, o visitante tem a sensação de ter voltado ao tempo diante das esculturas em tamanho real, situadas em uma área verde, com vegetações nativas de Mata Atlântica em pleno meio urbano. As réplicas emitem som com a aproximação das pessoas, por meio de um sensor de presença e do uso de um aplicativo. Projeto exitoso que poderia ser implantado também em Vitória da Conquista.

Eleições 2022 | Bolsonarista da Cloroquina, Raissa Soares confirma desejo de ser governadora da Bahia

Foto: BLOG DO ANDERSON

A médica Raissa Oliveira Azevedo de Melo Soares ganhou milhares de seguidores durante a Pandemia do Coronavírus e foi projetada à Secretária Municipal de Saúde de Porto Seguro. Defensora do Tratamento Precoce com a Hidroxicloroquina, Cloroquina e Azitromicina, Raissa Soares logo conquistou a amizade do presidente da República Brasileira Jair Messias Bolsonaro. Os medicamentos, no entanto, se mostraram ineficazes em diversos estudos rigorosos realizados ao redor do mundo. Agora o nome de Raíssa está no páreo das Eleições 2022. A princípio era para deputada e agora pulou ao Governo do Estado da Bahia.

Em transmissão ao vivo pelo Instagram com o deputado estadual de Minas Gerais, Sandro Lúcio Fonseca, do Partido Social Liberal, Soares revelou a sua afinidade política. “Primeiro Deus e segundo eu vou dizer que meu presidente é quem vai me dizer. O comando do presidente que vai me direcionar, se ao longo de 2022”, afirmou a Secretária Bolsonarista. “Na mesma linha de verdade, da justiça e da liberdade que a gente vai defender ideias para uma nação, eu assumo. Estou preocupada neste momento em fazer uma boa gestão como secretária de Saúde. Estou com um dever de casa que preciso cumprir”, continuou. “Se precisar de Raissa Soares para ajudar o Governo a fazer uma boa gestão e fazer que as coisas funcionem, eu vou estar à disposição”, complementa no trecho que o BLOG DO ANDERSON reproduz através do canal do YouTube.

Presidente da República Brasileira | Bolsonaro entrega de obras da BR-135 no Oeste Baiano

Foto: Isac Nóbrega | PR

O presidente da República Brasileira Jair Messias Bolsonaro chegou a Coribe, no Oeste da Bahia, na manhã desta quinta-feira (21) para fazer a entrega de parte do lote 4 de obras de adequação da BR-135. Essa é a primeira visita do presidente à Bahia neste ano e a oitava desde que foi eleito. O avião presidencial pousou no Aeroporto de Barreiras por volta das 9 horas. De lá, ele seguiu de helicóptero para Coribe, onde chegou por volta das 9h40. Bolsonaro não falou com a imprensa, mas tirou fotos com apoiadores. O presidente estava sem máscara, contrariando o decreto estadual que determina o uso obrigatório. Bolsonaro estava acompanhado dos ministros de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e Turismo, Gilson Machado, que também estavam sem máscaras.

Durante a cerimônia, Bolsonaro discursou e teceu elogios a Tarcísio de Freitas, a quem chamou de “figura mais importante” do seu governo. O presidente não participou de entrevista coletiva, deixou Coribe de helicóptero e retornou para Barreiras por volta das 11h10min, consoante ao G1 Bahia.

De acordo com informações do Ministério de Infraestrutura, o lote 4 tem 67 quilômentros de extensão e passa por Jaborandi e Cocos, além de Coribe. A primeira parte, que fica entre Coribe e Cocos, de 37 quilômetros, foi concluída há três anos e está em operação desde então. A rodovia é fundamental para escoamento de grãos dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, região conhecida como Matopiba. A readequação do lote 4 da BR-135 contempla a adequação da pista, retificação de curvas e eliminação dos pontos críticos. A BR-135 é uma rodovia federal de cerca de 2,5 mil quilômetros, que liga o Nordeste do Brasil, a partir do Maranhão, ao Sudeste, terminando em Minas Gerais. Na Bahia, a BR-135 passa por 11 municípios, entre eles Coribe, Cocos, Jaborandi, Barreiras, Riachão das Neves e Formosa do Rio Preto.

Boletim do Coronavírus | prefeito é vacinado antes de grupo prioritário em Candiba e MP vai apurar o caso

Foto: Reprodução | Redes Sociais

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) informou que vai apurar um caso de um prefeito que fez postagem no perfil da Prefeitura Municipal de CAndiba, na terça-feira (19), mostrando ele sendo vacinado contra a COVID-19. O problema é que ele não está incluído nos grupos prioritários da vacinação, determinados no Plano do Governo do Estado da Bahia. São prioridade neste primeiro lote da vacina: trabalhadores da saúde, pessoas de 60 anos ou mais que vivem em abrigos, pessoas com deficiência institucionalizadas, população indígena vivendo em terras indígenas. Reginaldo Martins Prado (PSD) tem 60 anos, e foi um dos primeiros a ser vacinados. Após a postagem, ele foi alvo de críticas nas Redes Sociais.  Em nota, o Ministério Público estadual disse que tomou conhecimento do fato e informou que “tomará as medidas cabíveis para apuração do mesmo, que, a princípio, pode se configurar como crime de prevaricação e ato de improbidade administrativa”. Ao G1, o prefeito contou que tomou a iniciativa para incentivar a vacinação da população, que não compareceu ao posto de saúde, porque estaria com receio de receber o imunizante. Segundo ele, a cidade recebeu 100 doses da CoronaVac.

Mobilidade Urbana Conquistense | Loteamento Bruno Bacelar é contemplado com pavimentação asfáltica

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A prefeita em exercício Ana Sheila Lemos Andrade, do Democratas, fez a sua primeira assinatura de Ordem de Serviço. O projeto orçado em R$ 3,8 milhões, oriundos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA), da Caixa Econômica Federal, beneficia o Loteamento Bruno Bacelar, no bairro Ibirapuera, Zona Norte de Vitória da Conquista.

A solenidade aconteceu na manhã desta terça-feira (19), na Escola Municipal Batista Peniel, que fica no próprio Loteamento Bruno Bacelar.

Lá 31 ruas receberão asfalto. Além da pavimentação, também vão ser realizados serviços de drenagem, construção de meio-fio e sinalização. O presidente o Legislativo Conquistense, Luís Carlos Batista de Oliveira, do Movimento Democrático Brasileiro, também estava no evento que reuniu outros vereadores, membros da Administração Municipal e lideranças comunitárias.

Boletim do Coronavírus | secretária explica tudo sobre o processo da vacinação em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A manhã desta terça-feira (19) é de muita ansiedade com a chegada da CoronaVac, vacina contra a COVID-19 desenvolvida pela companhia biofarmacêutica chinesa Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan, em Vitória da Conquista.

Os imunizantes serão aplicados de acordo com a primeira das quatro fases do Plano de Vacinação divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. São profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à COVID-19 e em unidades de saúde de urgência e emergência, idosos que vivem em instituições de longa permanência, indígenas e comunidades tradicionais.

Em entrevista ao Bahia Meio Dia acompanhada pelo BLOG DO ANDERSON, a secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira Pereira, traz todos os detalhes desse processo em Vitória da Conquista.

Boletim do Coronavírus | Rui Costa cobra menos burocracia na liberação de novos tipos de vacina contra a COVID-19

Foto: Camila-Souza | GovBA

Durante o início da vacinação contra a COVID-19 na Bahia, nas Obras Sociais de Irmã Dulce (Osid), em Salvador, na manhã desta terça-feira (19), o governador Rui Costa pediu menos burocracia para a liberação de novos tipos de imunizantes. “A burocracia deve ser deixada de lado. Nesse momento, não precisa nenhum de nós estar demonstrando seu poder, o poder da sua caneta”, disse o governador baiano. Destacou ainda que o mundo e o ser humano fazem seu melhor quando cooperam e se ajudam mutuamente. “Estão aí as nações utilizando as vacinas chinesa, russa, inglesa, e o Brasil recebendo oxigênio da Venezuela”, disse.  Rui ressaltou ainda que “quando a gente coloca a burocracia, a ideologia e o ódio de lado, o ser humano consegue fazer muito mais pelos outros”. Na sua opinião, o Brasil precisa agora de “mais humanidade, menos burocracia e mais agilidade para salvar vidas”.

Boletim do Coronavírus | avião com primeiras doses da CoronaVac aterrissou no Aeroporto de Salvador

Foto: Mateus Pereira | GovBA
A tão esperada vacina contra a COBID-19 já está em Solo Baiano. As 376.600 doses da CoronoVac,  imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan, em parceria com a empresa chinesa Sinovac Biotech, chegaram em voo comercial ao Aeroporto de Salvador, às 22h20 desta segunda-feira (18). Em seguida, a carga foi encaminhada para a sede do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer). No local está montada uma estrutura para recebimento e armazenamento temporário do imunizante, sob os cuidados de técnicos da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB).
 Após o processo de conferência e separação, o envio das vacinas para o interior do estado ocorrerá por meio de sete aeronaves, que vão aterrissar em cidades-polo de diferentes regiões. Nesses locais, 243 caminhões, vans e outros veículos farão o transporte do imunizante para os demais municípios. “Iremos distribuir as vacinas para todos os núcleos de saúde durante a madrugada. Os aviões sairão do Graer e pousarão em cidades-polo.
A partir de lá, elas serão distribuídas para os 417 municípios baianos. Às 5h sairão helicópteros para as cidades mais próximas de Salvador, de modo que possamos começar a vacinação em todo o estado nesta terça-feira [19]”, explicou o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.  O superintendente estadual do Ministério da Saúde na Bahia, Glauber Almeida, destacou que “a chegada desta primeira carga de vacinas é um momento histórico. A parceria do Ministério da Saúde com a Secretaria da Saúde do Estado e os municípios será constante. Vamos fazer a vacina chegar a toda a população baiana”.

Tragédia em Jequié | batida envolvendo dois carros deixa casal morto e técnico da EMBASA ferido

Fotos: WhatsApp | BLOG DO ANDERSON

Um acidente entre dois carros [Nissan Versa e Volkswagen Fox] resultou em mortes na BR-330, trecho de Jequié, no Centro Sul Baiano, no final da tarde desta segunda-feira (18). O fato envolveu um carro da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) que fazia o percurso de Jitaúna à Cidade Sol.

Um casal morreu e o técnico da EMBASA foi socorrido ao Hospital Geral Prado Valadares pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Os corpos foram recolhidos ao Instituto Médico Legal pela equipe do Departamento de Polícia Técnica. A Polícia Rodoviária Federal registrou a ocorrência.

Vítima da COVID-19 | primeira dama de Nova Canaã, Doutora Maria José morre em Vitória da Conquista

Vítima da COVID-19, a primeira dama do Município de Nova Canaã, no Centro Sul baiano, faleceu em Vitória da Conquista. A médica Maria José da Silva Fraga, de 72 anos, estava no Hospital SAMUR, onde evoluiu ao óbito na sexta-feira (15). O Cabrália no Ar desta segunda-feira (18) detalha essa ocorrência e atualiza os dados do Boletim do Coronavírus em Vitória da Conquista.

Tragédia na BA-634 | animal na pista mata mais um jovem na Região de Vitória da Conquista

Fotos: Reprodução | Itambé Agora

Vítima de acidente na BA-634, trecho entre Itambé e Ribeirão do Largo, no Centro Sul Baiano, faleceu Alberto Jorge Rocha. Aos 21 anos, o jovem estava num carro de passeio com um amigo, quando aconteceu a batida com um animal na pista.

A outra vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ao Hospital Geral de Vitória da Conquista em estado grave. A Companhia Independente de Polícia Rodoviária foi acionada para o registro da ocorrência.

Tragédia no Oeste Baiano | quatro passageiros de ônibus de turismo morrem e 21 ficam feridos Barreiras

Foto: Reprodução | TV Bahia

Um ônibus de turismo, que seguia de Valença, no Piauí, para São Paulo, tombou na BR-135, na entrada de Barreiras, Oeste Baiano, na madrugada desta sexta-feira (15). Pelo menos quatro pessoas morreram. Aos menos 21 passageiros ficaram feridos. As vítimas foram socorridas e encaminhadas para o Hospital do Oeste, em Barreiras. A suspeita da causa do acidente, que aconteceu por volta das 4 horas, é a de que o motorista tenha dormido ao volante. O veículo já foi retirado da pista e o tráfego está liberado na rodovia. Os outros ocupantes do ônibus foram levados para pousadas hosteis.

Centro Sul Baiano | corpo de homem é encontrado às margens da BR-030 em Carinhanha

Foto: BLOG DO ANDERSON

O corpo de um homem, ainda não identificado, foi encontrado às margens da BR-030, em Carinhanha, na tarde da quinta-feira (14).  Segundo o Portal Folha do Vale, o homem de aproximadamente 55 anos foi localizado por volta das 14h30, nas imediações do antigo Motel Real Privê. Populares acionaram os policiais da 3ª Ccompanhia, os quais acionaram os peritos.  De acordo com informação do delegado Paulo Henrique de Oliveira, no local não havia sinais de violência, o que indica que ele pode ter morrido por causas naturais, mas só os peritos poderão confirmar. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Guanambi (IML).

Chapada Diamantina | jovem é encontrado morto com quatro tiros de revólver em Ibicoara

Foto: Divulgçaão | PMBA

Por volta de 22 horas da quinta-feira (14), a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar foi acionada e localizou em um dos cômodos de uma residência no Alto do Cemitério, em Ibicoara, o corpo do jovem com iníciais R.S.S., natural de Itaeté. Neguinho, como era conhecido, foi vítima de quatro disparos de arma de fogo. Segundo a polícia, ele não possuía antecedentes criminais. O corpo foi recolhido pelo Departamento de Polícia Técnica ao Instituto Médico Legal em Brumado. A Delegacia Territorial de Polícia Civil investiga o caso.

Boletim do Coronavírus | presidente da Câmara Municipal de Caculé está na UTI em Vitória da Conquista

Foto: Reprodução | Facebook

O vereador Jeovane Carlos Teixeira Costa, reeleito ao terceiro mandato à Câmara Municipal de Caculé nas Eleições 2020 pelo Partido Social Democrático, está hospitalizado em Vitória da Conquista desde a noite da quinta-feira (14). Informações que chegaram ao BLOG DO ANDERSON no sábado (16) deram conta que o presidente do Legislativo Caculeense, de 42 anos, apresentou dificuldades respiratórias e tem quadro de saúde estável. Não há previsão de alta no Hospital das Clínicas de Conquista. Localizado a 155 quilômetros de Vitória da Conquista, o Município de Caculé soma até o exato momento com 525 casos confirmados da COVID-19, com cinco óbitos e 75 pacientes ainda combatendo o vírus. Com informações do Jornal A Tarde.

Informativo de Mandato | Fabrício Falcão participa de entrega de 33 vans para Consórcios de Saúde

Foto: Divulgação | Fabrício Falcão

Defensor do Sistema Único de Saúde, o deputado estadual Jean Fabrício Falcão, do Partido Comunista do Brasil, participou da entrega de 33 novas vans para 34 municípios da Bahia na manhã desta sexta-feira (15). “Essas vans complementam a frota no sentido de diminuir o tempo de viagem dos pacientes. Eu fico muito orgulhoso porque neste ano chegaremos a 24 policlínicas em funcionamento pela Bahia, transformando a estrutura de saúde do estado”, afirmou o governador Rui Costa. “Isso é um compromisso para a nossa Saúde de qualidade. Estamos aqui ao lado de diversos prefeitos, entre eles o nosso amigo Quinho e Dona Nilda, Belo Campo e Poções, que tem gestões de qualidade”, comentou. Os veículos foram destinados para a frota de 13 Consórcios Interfederativos de Saúde da Bahia.

Fé & Devoção | imagem do Senhor do Bonfim conclui cortejo simbólico num dia histórico em Salvador

Fotos: Jefferson Peixoto | SeCom

A tradicional Lavagem do Bonfim que aconteceria nesta quinta-feira (14) deu lugar a um cortejo simbólico da imagem do Senhor do Bonfim sem a presença massiva do público, em função da pandemia do novo coronavírus. Fosse outros tempos, ruas do Centro e da Cidade Baixa estariam tomadas por baianos e turistas. Mas para não incentivar aglomerações e consequentemente conter a disseminação da COVID-19, o jeito foi remodelar a manifestação religiosa.

A imagem sagrada saiu da Nossa Senhora da Vitória e percorreu diversos pontos da cidade em carro aberto. Chegou à Colina Sagrada por volta das 11 horas quando, em seguida, o padre Edson Menezes, reitor da Basílica do Bonfim, proferiu uma mensagem de bênção direto do templo, ato que foi transmitido pelas redes sociais e Web TV da igreja. Foi a primeira vez em 276 anos que a celebração não teve a lavagem das escadarias do santuário.

“Estamos reunidos no amor de Cristo depois de termos percorrido algumas ruas do Centro de Salvador, conduzindo a imagem do amado Jesus Senhor do Bonfim, pedindo sua misericórdia e proteção neste momento tão delicado, de tantas incertezas, dúvidas e medo que estamos vivendo. Aqui estamos na Basílica Santuário para elevar mais uma vez nossa prece, pedindo pela contenção da pandemia do novo coronavírus e professando para o mundo que abrace a cruz do Senhor do Bonfim, que fortalece a fé, liberta do medo e renova nossa esperança”, disse o pároco, antes de dirigir um cântico com base nos Salmos 32.

Agenda na Capital Baiana | Quinho, Rogério e Sérgio levam demandas de Anagé e Belo Campo à Governadoria

Foto: Divulgação

Assim como acontece no Gabinete Civil da Prefeitura de Vitória da Conquista, Belo Campo e Anagé estão em movimento. Nesta quarta-feira (13) os prefeitos José Henrique Silva Tigre e Rogerio Bonfim Soares, ambos do Partido Social Democrático, cumpriram agendas na Capital Baiana. “Acompanhei o prefeito de Anagé Rogério de Zinho e o vice prefeito Sérgio na Governadoria para discutirmos diversas ações para esse município. Depois de diversas reuniões saímos com a certeza do avanço de Belo Campo e Anagé. É a força da parceria visando a melhoria da nossa região. Porque nada resiste ao trabalho”, escreveu Quinho, como é conhecido o prefeito de Belo Campo e presidente do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Vitória da Conquista e Itapetinga.

Boletim do Coronavírus | Bahia disponibiliza 30 vagas para pacientes do Amazonas com COVID-19

Foto: BLOG DOANDERSON

O Estado da Bahia vai disponibilizar 30 vagas para atender pacientes do Amazonas com COVID-19, com situação menos grave. A informação foi divulgada pelo governador, Rui Costa (PT), nesta quinta-feira (14) por meio de uma Rede Social. “Acabei de ligar para o governador do Amazonas, Wilson Lima, manifestando solidariedade em virtude da situação dramática vivida por aquele estado em consequência da pandemia. Além disso, coloquei 30 leitos à disposição dos pacientes amazonenses menos graves vítimas do coronavírus. Para realizar o transporte destes pacientes, o Ministério da Saúde terá que ser acionado pelo Governo do Amazonas”, escreveu. “Acredito que trabalho, responsabilidade e solidariedade são palavras de ordem para vencermos esta guerra que já vitimou mais de 200 mil brasileiros. Determinei ao nosso secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, que entrasse em contato com o colega de pasta do Amazonas para acertar os detalhes técnicos”, concluiu. A Capital Amazonense, Manaus, passa por um aumento dramático no número de casos, internações e mortes média móvel de mortes cresceu 183% nos últimos 7 dias. Em situação de caos, os hospitais estão lotados e sem oxigênio para os pacientes infectados com Coronavírus.

Tragédia no Norte Baiano | fundador de Escola de Samba morre em batida entre carros e ônibus

Foto: WhatsApp | BLOG DO ANDERSON

Um homem morreu e outras duas pessoas ficaram feridas em batida envolvendo um ônibus e dois carros na BR-407, em Senhor do Bonfim, Norte da Bahia, no início da noite de quarta-feira (13). Ainda não há informações sobre a causa do acidente. Os feridos foram levados para o Hospital Regional de Senhor do Bonfim. Por meio de uma rede social, a Prefeitura informou que o homem que morreu foi Valdeildo Serafim da Costa, conhecido como ‘Idinho’. Ele foi um dos fundadores e presidente da escola de samba A volta do Morro, que hoje é patrimônio imaterial de Senhor do Bonfim. Em nota, a prefeitura de Senhor do Bonfim ressaltou as suas contribuições culturais. “Idinho foi um dos fundadores e presidentes da escola de samba ‘A Volta do Morro’, hoje, patrimônio cultural de Senhor do Bonfim. Aposentado do Derba, Idinho esteve à frente da ‘A Volta do Morro’ desde a sua fundação, há 40 anos. Responsável por uma das maiores manifestações culturais e carnavalescas de nossa cidade”. Ainda em nota, a prefeitura ainda prestou solidariedade à família e amigos de Ildinho O corpo de Idinho foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Senhor do Bonfim e ainda não há informações sobre o sepultamento. Não há informações sobre a identificação e o estado de saúde das outras duas vítimas do acidente.