Chapada Diamantina: Ivana e Vanessa tratam da realização do Festival de Lençóis na Bahiatursa

Fotos: Divulgação

Com o objetivo de buscar uma resposta sobre o apoio para a realização do 20º Festival de Lençóis, a deputada Ivana Bastos e a líder política da cidade, Vanessa Senna, estiveram com o diretor da Bahiatursa, Diego Medrado, nesta quinta-feira (18). “Já nos reunimos com o senador Otto Alencar, com empresários buscando apoio para garantir o fomento desse tradicional e importante evento. Seguimos em audiências e em contato com o Governo do Estado para que a população da chapada receba um lindo festival”, explicou a deputada.

Na ocasião, a parlamentar e a líder ressaltaram a importância do órgão unir forças aos organizadores do evento como forma de garantir a realização de mais uma edição, dessa festa que é tradição no calendário de eventos da Chapada Diamantina, além de ser responsável também por movimentar a economia local, gerar emprego e renda, além de estimular o turismo na região. “Sabemos de toda a importância desse consagrado evento para a Chapada, e temos buscado incansavelmente apoios, parcerias como forma de somar forças e contribuir para a realização de mais uma edição do Festival”, pontuou Ivana Bastos.

Cavalgada Ecológica

Ainda como pauta do encontro, foi solicitado o apoio do órgão para a realização da Cavalgada Ecológica da Chapada. O evento idealizado por Vanessa Sena acontecerá em 25 de agosto, na localidade de Tanquinho até a Cachoeira do Mosquito, em Lençóis. “Montaria é uma das paixões da nossa região, a proposta visa reunir esse público em um local que resguarda uma grande riqueza ecológica, bem como é considerado um dos maiores cartões-postais do estado”, defendeu Vanessa Senna.

Igreja Católica: Frei Gilson Marinho é eleito Ministro Provincial dos Frades Capuchinhos da Bahia e Sergipe

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Frei Gilson Marinho, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima na Arquidiocese de Vitória da Conquista, foi eleito ao cargo de ministro do Governo Provincial da Bahia e Sergipe. A eleição aconteceu na tarde desta quinta-feira (18) durante o XII Capítulo Provincial que acontece em Salvador. “O novo Ministro Provincial é o Frei Gilson Marinho, até agora Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Vitória da Conquista. Um dos Conselheiros, Frei Johne Barbosa é filho de Vitória da Conquista”, informou o Arcebispo Dom Frei Luís Gonzaga Silva Pepeu.

Encontro Nacional: Projeto desenvolvido no CJCC de Vitória de Conquista é apresentado em Cuiabá

Fotos: Divulgação

A ideia de transformar a Matemática em arte, de forma prática, lúdica e divertida, levou as experiências realizadas pelo Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista, ao XIII ENEM [Encontro Nacional de Educação Matemática], iniciado no domingo (14) e finalizado na quarta-feira (17), na Arena Pantanal, em Cuiabá. No evento, a professora Adriana Sousa, do CJCC, ministrou uma oficina de “Geonecas” para mostrar como acontece o estudo e a aprendizagem da Matemática, por meio da confecção de roupas de boneca, e fez uma apresentação do artigo “Vivenciando a educação financeira por meio das histórias em quadrinhos”.

As duas experiências apresentadas no evento são resultado do curso “‘1+1? é mais que dois’”, ministrada no CJCC. “Durante o evento, eu falei sobre a oficina de Educação Financeira do CJCC, que virou um artigo. Na oficina, a gente aborda a diferença entre desejo e necessidade, juros, descontos, cálculos de juros e descontos baseados nos encartes de lojas e a necessidade de fazer uma reserva para a vida. Dentro dessa discussão, a proposta é a criação de histórias em quadrinhos sobre uma situação vivida pelos estudantes ou por algum conhecido, promovendo uma reflexão sobre o que conversamos”, explica a professora.

Já nas oficinas de Geonecas, enquanto aprendem a fazer as roupas de bonecas, os participantes puderam vivenciar um pouco a relação feita sobre questões matemáticas, como por exemplo: a análise combinatória e a identificação e classificação das figuras geométricas, a partir dos moldes e figurino das bonecas. “Na construção das roupas das bonecas, não utilizamos linha, cola e nem costuramos. Trabalhamos a partir do recorte utilizado pelo aluno e a forma geométrica escolhida com amarrações. Ainda durante a oficina, é realizado um bate-papo sobre representatividade, por meio das bonecas. Discutimos sobre o difícil acesso a bonecas pretas, a cultura do corpo perfeito e alimentação saudável”, revela a professora Adriana Sousa.

Tragédia no Sudoeste Baiano: homem morre e três ficam feridos após batida entre carro de funerária e caminhão

Fotos: Reprodução
| Blog Marcos Frahm

Um homem morreu e três pessoas ficaram feridas após uma batida entre um carro que pertence a uma funerária e um caminhão na noite de quarta-feira (17), na BA-026, a 20 quilomentros de Maracás, Sudoeste da Bahia. A informação foi divulgada pela Companhia Independente de Polícia Rodoviária Estadual. Conforme a Polícia, Pedro Lima Rocha estava dentro do carro da funerária de Brumado. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Segundo informações do órgão, não há informações sobre o que motivou o acidente.

As outras três pessoas foram socorridas por agentes do órgão e levadas para o Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié. Não há informações sobre o estado de saúde deles. De acordo com a Polícia, o carro e o caminhão, que tinha placa de Uberlândia, cidade que fica em Minas Gerais, bateram de frente entre os povoados de Cascalho, no município de Iramaia, e Pé de Serra, que pertence a Maracás. Não há detalhes do que pode ter provocado o acidente. Informações do G1.

Eleições 2020: Guilherme acompanha visita de Rui Costa, mas não fala sobre disputar a Prefeitura de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O ex-prefeito Guilherme Menezes de Andrade é um dos três nomes apontados pelo Partido dos Trabalhadores à Prefeitura de Vitória da Conquista nas Eleições 2020, porém ele mantém o silêncio. Na manhã desta quinta-feira (18) ele estava acompanhando a visita do governador Rui Costa, na Comunidade de Atendimento Socioeducativo (CASE), Policlínica Regional de Saúde e o Aeroporto Glauber Rocha, equipamentos em fase de conclusões de obras para as devidas inaugurações. O BLOG DO ANDERSON tentou, mas Guilherme se esquivou. Aos 75 anos, Guilherme observava o governador a distância, em decorrência do processo de recuperação de uma cirurgia oftalmológica realizada antes do São João.

Momento Político em Barra do Choça: Wagner queria Adiodato no PT, mas ele vai mesmo é para o PSD

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O prefeito de Barra do Choça, Adiodato José Araújo, vem com nova legenda nestas Eleições 2020. Ele troca o 45 do PSDB [Partido da Social Democracia Brasileira] pelo 55 do PSD [Partido Social Democrático]. 

O anúncio foi feito ao BLOG DO ANDERSON na manhã desta quinta-feira (18) quando o senador Jaques Wagner (PT-BA) comemorou, no entanto, queria Adiodato no Partido dos Trabalhadores.

“Estou dizendo que estou no lucro que estou no lucro, ele vai sair de um partido que é de oposição, qualquer um que ele escolher de base está bem-vindo. Se quiser escolher o PT, fico mais feliz ainda”, afirmou Jaques Wagner. Adiodato sorriu, mas vai mesmo ficar no PSD.

Governo do Estado da Bahia: Rui Costa vistoria obras em Vitória da Conquista nesta quinta

Foto: BLOG DO ANDERSON

O governador Rui Costa vistoria três obras do Governo do Estado da Bahia em Vitória da Conquista nesta quinta-feira (18). A agenda oficial terá início às 8h30, com visita às obras da Comunidade de Atendimento Socioeducativo (CASE), cujo investimento é de R$ 22,3 milhões. Na sequência, o governador vai à Policlínica Regional de Saúde que está em construção e deve ser inaugurada no mês de agosto. O último compromisso de Rui Costa na cidade será no Novo Aeroporto Glauber Rocha, onde o governador concederá entrevista coletiva após vistoriar o equipamento, que será inaugurado no dia 23 de julho. A agenda será concluída no Aeroporto Glauber Rocha. Ainda nesta data, ele segue para Ilhéus, no Sul Baiano, onde participa da abertura oficial do XI Festival Internacional do Chocolate e Cacau, às 16 horas.

Cooperativismo em Ação: 1º Coopera Sudoeste acontece em Vitória da Conquista; veja as primeiras fotos

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima sedia o 1º Coopera Sudoeste: desenvolvimento sustentável das cooperativas da região Sudoeste da Bahia. A abertura aconteceu na noite desta quarta-feira (17) com a palestra de Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB [Organização das Cooperativas Brasileiras].

Além da Sala Principal, o Coopera Sudoeste ocupa o foyer e também a parte externa do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. Em estandes visitantes tem a oportunidade de conhecer produtos e ações realizadas por Cooperativas, entre elas estão a COOPMAC [Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense] e a Unimed Sudoeste.

Pioneiro no cooperativismo em Vitória da Conquista, o ex-deputado Coriolano Sousa Sales, falecido no ano passado, ganha destaque numa belíssima exposição.

Ao lado do sanfoneiro Rony Barbosa, o violeiro Jânio Arapiranga apresentou clássicos da Música Popular Brasileira. O BLOG DO ANDERSON esteve presente entrevistando e registrando diversas personalidades em fotos que são compartilhadas a seguir.

A pedido do MEC: Universidade com campi na Bahia e no Ceará cancela vestibular para transgêneros e intersexuais

Foto: Divulgação

A Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) cancelou o vestibular específico para candidatos transgêneros e intersexuais das unidades da instituição na Bahia e no Ceará, após intervenção do Ministério da Educação (MEC).  A informação foi divulgada pelo presidente Jair Bolsonaro, nesta terça-feira (16), no Twitter. “A Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Federal) lançou vestibular para candidatos TRANSEXUAL (sic), TRAVESTIS, INTERSEXUAIS e pessoas NÃO BINÁRIOS. Com intervenção do MEC, a reitoria se posicionou pela suspensão imediata do edital e sua anulação a posteriori”, escreveu o presidente em suas redes sociais. Confira a reportagem completa do G1.

Eleições SINJORBA e FENAJ: jornalistas vão às urnas na Bahia; Chapa de Moacy tem duas Conquistenses

Foto: Divulgação

As eleições para as diretorias do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA) e da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), em 17 e 18 de julho, estão movimentando a categoria. De acordo com o SINJORA, até o final de maio, mais de 20 associados procuraram a entidade para regularizar a situação, aproveitando a anistia aprovada em assembleia realizada na sede da Associação Bahiana de Imprensa. Neste mesmo período, o Sindicato também ganhou novos associados, estimulados pelos debates e ações do movimento pela revitalização do Sinjorba.

“É um movimento que reúne novos e antigos associados, ex-dirigentes do Sindicato e até jornalistas que ainda não se associaram, mas querem participar. Fizemos quatro reuniões, com o objetivo de avaliar a situação da entidade e encontrar caminhos para reerguê-la, a partir do diagnóstico chegamos à chapa de unidade “Sou Jornalista, Sou Sindicato”, além do compromisso de apoio presencial de quem não participa dela. Por último, o Movimento promoveu um debate sobre a Reforma da Previdência e os impactos nos jornalistas. Estamos otimistas!”, conta Marjorie Moura, 55, atual presidenta do Sinjorba. >>>>

Lei do deputado Marcell Moraes: coletivos são obrigados a transportar animais domésticos na Bahia

Foto: Reprodução

Transportar animais de estimação é um problema para quem não tem carro. Não é em todos os locais que se pode usar transporte público e nem sempre o motorista de veículos compartilhados aceita carregar pets. No estado da Bahia a lei nº 13.547 facilita esse deslocamento já que obriga o transporte de animais domésticos em coletivos. A lei, sancionada há dois anos, autoriza aos proprietários de animais domésticos o transporte dos mesmos em ônibus, metrôs, vans e outros meios de transporte coletivo, com exceção dos dias úteis, entre as 6 e as 10 horas e entre as 1h e as 19 horas. >>>>

Aeroporto Glauber Rocha: comitiva de vereadores faz vistoria antes da inauguração em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Uma comitiva da Câmara Municipal de Vitória da Conquista fez a última visita ao Aeroporto Glauber Rocha antes de sua inauguração marcara para o próximo dia 23 de julho. Por uma hora, na manhã desta segunda-feira (15), vereadores conheceram as estruturas do Terminal de Passageiros e outras estruturas que vão receber aeronaves de três companhias, a Gol, a Azul e a Passaredo Linhas Aéreas.

Em conversa com a imprensa, o presidente do Legislativo Conquistense, Luciano Gomes Lisboa, do Partido da República, destacou o empenho da instituição para a concretização esse importante equipamento. O Aeroporto Glauber Rocha é uma realização do Governo do Estado da Bahia e da União que contou com investimentos em torno de R$ 125 milhões.

Conquista Moto Rock: motociclistas prestam solidariedade com o Bazar da APAE em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Conquista Morto Rock acontece em setembro, mas as atividades começaram mais cedo neste ano. No sábado (13) aconteceu o Bazar da APAE [Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Vitória da Conquista], quando motociclistas levaram suas máquinas e a solidariedade.

Durante todo o dia foram expostos e comercializados diversos equipamentos, cujos valores foram doados à APAE. Para a diretora da APAE, Daisy Cristina Placha Soares, foi “é muito importante poder contar com o pessoal do Conquista Moto Rock”.

“A APAE é uma instituição grande que atende 540 usuários, então a despesa de manutenção é altíssima e contar com esse apoio é fundamental”, comentou a dirigente. Um dos coordenadores do Conquista Moto Rock, Luciano Alves Bomfim, disse que a renda foi toda destinada a APAE.

“Mais um passo do Moto Rock, essa vez aqui prestigiando uma instituição como a APAE, com renda 100% APAE, com produtos doados por motociclistas, por pessoas que gostam do motociclismo também. Aqui você chega doa, você compra e a renda é 100% APAE”, afirmou Luciano Bomfim destacando que essa ação faz parte de solidariedade social ao som de D´Angelo Parrudo.

Herzem Gusmão defende a divisão da Bahia: “e quem sabe que a minha querida Vitória da Conquista fosse a Capital”

Foto: BLOG DO ANDERSON

Com 417 municípios e mais de 300 distritos com possibilidade de serem emancipados num território nas mesmas proporções da França, a divisão da Bahia é um assunto que vem sendo discutido há longos anos. Essa pauta volta ao destaque através do prefeito Herzem Gusmão Pereira que defende a criação da “Bahia do Sul”. Em entrevista ao site Bocão News que o BLOG DO ANDERSON reproduz neste domingo (14), Gusmão Pereira diz que tem apoio de vários prefeitos, entre eles o de Brumado, Eduardo Vasconcelos Lima. “E quem sabe que a minha querida Vitória da Conquista fosse a Capital”, afirma o emedebista. O desejo existe, mas isso não se comenta no Palácio de Ondina, residência oficial do governador Rui Costa Santos.

Pane no Ar: avião da Azul faz pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Salvador

Foto: Reprodução

Uma aeronave da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, que seguia de Guarulhos para Fortaleza, precisou fazer um pouso de emergência na manhã deste sábado (13), no Aroporto Inernacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador. Ninguém ficou ferido. No trajeto entre Guarulhos e Fortaleza, os passageiros e tripulantes relataram sentir um cheiro de queimado na cabine. Diante da situação, o avião desceu na capital baiana. Por meio de nota, a empresa aérea informou que o voo Guarulhos/Fortaleza precisou alternar para Salvador por conta de um problema técnico. O problema não foi detalhado. A empresa ainda disse que o pouso ocorreu em segurança e os clientes estão recebendo todo o suporte da companhia. Os passageiros seguirão viagem em outros voos da empresa. O Corpo de Bombeiros de Salvador foi acionado e a equipe ficou a postos no terminal aéreo, mas não precisou atuar. Cerca de 180 pessoas, entre passageiros e tripulantes, estavam na aeronave. Ainda na nota, a Azul lamentou eventuais aborrecimentos aos seus clientes, mas reforçou que ações como essa são necessárias para garantir a segurança das operações. Informações do G1.

BO em Piripá: jovem é preso por estelionato

Foto: BLOG DO ANDERSON

Acusado por estelionato, um homem foi preso pela 80ª Companhia Independente de Polícia Militar e trazido de Piripá à Vitória da Conquista na sexta-feira (12). De acordo com a Companhia, o acusado que comercializava equipamentos de tecnologia, prestou depoimento, juntamente com a vítima e testemunhas no Plantão Central da Polícia Civil, no Distrito Integrado de Segurança Púbica em Vitória da Conquista. As mercadorias apreendidas também foram apresentadas no DISEP.

Barra do Choça: Prefeitura e Câmara acumulam dívidas com Previdência e FGTS superiores a R$ 60 milhões

Foto: BLOG DO ANDERSON

Dados da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional apontam Barra do Choça como os maiores devedores da Previdência Social e FGTS [Fundo de Garantia por Tempo de Serviço] entre os 417 municípios da Bahia. Somente a Prefeitura o valor chega a R$ 59.882.932,75 e a Câmara fica com R$ 319.245,04. O prefeito Adiodato José de Araújo, do Partido da Social Democracia Brasileira, e o presidente do Legislativo Barrachocense, Manoel Nascimento Monteiro Costa, do Partido Progressista, ainda não se manifestaram sobre o assunto que foi destaque no Redação Brasil, programa da Rádio Brasil, na manhã da quinta-feira (11).

Acidente com vítimas de Tremedal: picape com vereador e a esposa capota a caminho de Belo Campo

Foto: Reprodução | Tremedal Revista

Um grave acidente foi registrado no Sudoeste Baiano. O fato aconteceu na BA-630, trecho de Quaraçu, distrito da Zona Rural de Cândido Sales, à Belo Campo, num percurso de 20 quilômetros, quando o condutor perdeu o controle da direção e o veículo carregado de frutas acabou capotando.

As vítimas são o vereador Gileno Nunes Ferraz, do Partido da Social Democracia Brasileira, de 62 anos, e a sua esposa. De acordo com o site Tremedal Revista, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) socorreu as vítimas ao Hospital Municipal Vicente Vieira, em Belo Campo. As condições de saúde não foram informadas.

LUTO: Jandelson Santos Barros, aos 33 anos

Foto: Montagem | BLOG DO ANDERSON

Foi sepultado na manhã desta sexta-feira (12), no Cemitério de Quaraçu, Zona Rural de Cândido Sales, o corpo de Jandelson Santos Barros. Aos 33 anos, Jandelson foi vítima de afogamento no Rio Pardo. “Que Deus o receba de braços abertos. Nossos sentimentos a toda a família”, declarou Eduardo de Oliveira Pontes, secretario municipal de Desenvolvimento Econômico de Cândido Sales. Aos amigos e familiares os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.

Assalto em Piripá: ex-vereador tem carro roubado na porta de casa por dois bandidos armados

Foto: BLOG DO ANDERSON

O ex-presidente da Câmara Municipal de Piripá, no Centro Sul Baiano, David Marcelo de Almeida, de 42 anos, teve o seu veículo roubado nesta quinta-feira (11). O crime aconteceu na Rua Horizonte Azul. “Às 4 horas do presente dia a GU foi acionada pela vítima informando que havia sido roubado. A GU prontamente deslocou até o local e verificou a veridicidade do fato. E que o senhor David Marcelo de Almeida relata que ao sair de sua residência em seu veículo, um Fiat Strada PP – PKA6034 foi abordado por dois indivíduos, e que um deles portava arma de fogo, que lhe deu voz de assalto o ameaçando para que saísse do veículo e o entregasse, que os dois indivíduos subtraíram seu carro tomando destino ignorado. A GU realizou diligências nas proximidades afim de localizar os autores, mas não obteve êxito”, diz a 80ª Companhia Independente de Polícia Militar.