Tragédia em Tanhaçu | mãe, pai, filha e padeiro morrem no desabamento de prédio após explosão

Foto: Montagem | BLOG DO ANDERSON

Quatro pessoas morreram após um prédio desabar depois de uma explosão, na madrugada desta quinta-feira (26), em Tanhaçu, no Centro Sul Baiano. Três vítimas são da mesma família, uma delas é uma menina de 5 anos. De acordo com a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar, a explosão aconteceu por volta das 4h40, em um imóvel no centro comercial da cidade, em frente à rodoviária de Tanhaçu. Segundo a PM, no imóvel funcionava uma padaria, uma loja de autopeças e no pavimento acima havia uma residência. A quarta vítima encontrada era o padeiro do estabelecimento comercial. Identificações: Adriano Lima Santana, 45 anos, Edvanda Costa da Silva, 43, Bruno Santos Freire, 27, e Letícia da Silva Santana, 5.

Capital Baiana | incêndio atinge Teatro Castro Alves

Foto: Joá Souza | GovBA

A Defesa Civil de Salvador informou que, por volta das 16 horas, as chamas já estavam controladas pelo Corpo de Bombeiros, e foi iniciada a operação de limpeza do prédio. Uma vistoria preliminar apontou que o fogo começou na cobertura do teatro, onde há execução de serviço e presença de material inflamável, como fibras e resinas. Segundo a Defesa Civil, o sistema anti-incêndio instalado na parte inferior do prédio foi acionado e ajudou a conter o alastramento do incêndio. Na inspeção inicial, não foi constatado que as estruturas tenham sido afetadas. Após o incêndio que atingiu a parte superior do teatro, o governador Jerônimo Rodrigues Souza determinou trabalho conjunto de diferentes órgãos estaduais e garantiu a recuperação do espaço com a “máxima brevidade”. “Sigo acompanhando de perto a atuação das forças estaduais, principalmente do Corpo de Bombeiros.

O TCA é um patrimônio cultural do nosso estado e determinei que o Corpo de Bombeiros, secretarias de Cultura, Turismo e Casa Civil do Estado, junto com a direção do equipamento, trabalhem de forma conjunta e ágil para avaliar os danos causados pelo incêndio e para recuperar com máxima brevidade as estruturas danificadas. Da forma mais rápida e segura, o teatro será reaberto para seguir fortalecendo a nossa agenda cultural”, afirmou Jerônimo Rodrigues. O Teatro Castro Alves foi atingido por um incêndio em 1958, a poucos dias da inauguração. Devido ao fogo, o teatro ficou fechado por quase nove anos, e só foi oficialmente inaugurado em março de 1967. Em 1989, o Castro Alves passou por uma grande reforma e foi reinaugurado em 1993.

Tristeza na Bahia | corpo de Alecsandra Sophia é encontrado carbonizado na Chapada Diamantina

Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON

O corpo de Alecsandra Sophia Gonçalves Torres, de 4 anos, que estava desaparecida desde um acidente na BR-242, no trecho da Serra da Mangabeira e a Oliveira dos Brejinhos, na Chapada Diamantina, foi encontrado no início da tarde desta quarta-feira (25) pelo Corpo de Bombeiros. Segundo a corporação, duas cadelas do Núcleo de Operações com Cães (NOC) acharam o corpo da criança. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para seguir com os procedimentos legais.

Caso Judicial | advogado é investigado por falsificar documento em processos por ganhos indevidos de R$ 304 mil

Foto: Reprodução | MP-BA

Um advogado é alvo de uma operação do Ministério Público do estado da Bahia (MP-BA), nesta quarta-feira (25), em Salvador. Segundo o órgão, ele falsificou e usou documento falso em pelo menos 217 processos judiciais. As investigações do MP-BA apontam que, desde 2018, ele falsificava a própria fatura de consumo de serviço de televisão a cabo, para usá-la em processos judiciais. Dos 217 processos, 36 foram contra uma única empresa de telefonia. O advogado não teve nome divulgado pelo Ministério Público, que detalhou que ele usava a própria fatura para comprovar residência de clientes, e também usava o documento em processos contra diversas empresas. Confira na íntegra.

Destaque Internacional | estudantes da Rede Estadual representam a Bahia na Harvard Model United Nations

Fotos: ASCOM | SEC

Quatro estudantes da Rede Estadual Baiana carimbaram o passaporte para participar da Model United Nations (HarvardMUN), que é a maior e mais prestigiada simulação da Organização das Nações Unidas (ONU), promovida pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América. O evento vai acontecer de 26 a 29 de janeiro e contará com mais de quatro mil participantes de 50 países, escolhidos através de um rigoroso processo seletivo chamado Application. Durante a HarvardMUN, jovens líderes mais promissores de todo o mundo vão discutir problemas globais em mais de 30 comitês.  Ana Caroline Oliveira dos Santos, 16, 2º ano do Colégio Estadual João Pessoa, de Itaquara, Gustavo de Jesus Souza Batista, 17, concluinte do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, Salvador, e Ted Martins Paulo da Silva, 16, concluinte em 2022 do Colégio Estadual Professor Rocha Pita, em Aratuípe, viajaram desde a semana passada para um outro evento, também nos EUA, a Yale Model United Nations (YaleMUN), conferência que visa debater questões globais complexas entre estudantes do Ensino Médio. A YaleMUN, que aconteceu entre 19 e 22 de janeiro, foi criada por alunos da Yale University, terceira instituição privada americana de Ensino Superior mais antiga dos EUA, situada em New Haven. Nesta terça-feira (24), Isac Costa Lima, 16, 3º ano do Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro, em Jacobina, embarca para se juntar aos outros três estudantes, na HarvardMUN. “Milhares de jovens de todo o planeta participam dessa experiência multicultural.

Como pretendo fazer graduação no exterior, essa experiência magnífica fortalecerá o meu currículo, aumentando as minhas chances de aceitação em uma universidade fora e até mesmo vai me capacitar para orientar outros estudantes de escola pública a participarem de espaços mais elitizados”, declarou o estudante. A coordenadora de Políticas Públicas para Juventude em Processos Educacionais da SEC, Larissa Lima, que acompanha o grupo na viagem, disse que esta será uma experiência inesquecível e motivadora para os estudantes. Ela reforçou que os delegados aprovarão dezenas de resoluções de questões que vão desde segurança cibernética até sistemas globais de saúde. “Os estudantes participantes tiveram a oportunidade de aprender com os alunos de Yale, por meio de workshops interativos; de assistir a palestras instigantes ministradas por professores de Yale; e de visitar a Ivy League School (grupo de faculdades nos Estados Unidos reconhecidas mundialmente). Além disso, os delegados encontrarão futuros líderes mundiais por meio de conversas ponderadas”. BaMUN: a Bahia é o único Estado Brasileiro que promove simulações da ONU para estudantes da Rede Pública, por meio da qual os alunos são selecionados para o evento internacional. Trata-se da Bahia Model United Nations (BaMUN), promovida em parceria com o Instituto DiploMUN. Sua última edição foi realizada em Salvador, em novembro passado, quando jovens de diversos municípios baianos tiveram a oportunidade de debater problemas globais, atuando como diplomatas.

Deu no DO | Doutor Pedrinho é nomeado como assistente especial da Casa Civil do Governo da Bahia

Foto: BLOG DO ANDERSON

O advogado Pedro Alves de Lacerda Sobrinho foi nomeado “para o cargo de Assistente, símbolo DAS-2B, do Quadro Especial da Casa Civil, para ter exercício no Gabinete do Governador”. As informações estão no Diário Oficial do Estado da Bahia desta terça-feira (24) por meio de Decreto Simples assinado pelo governador Jerônimo Rodrigues Souza. Filiado ao Partido Comunista do Brasil, Doutor Pedrinho tem sido apontado como favorito à Prefeitura Municipal de Encruzilhada nas Eleições 2024. Um dos principais aliados de Pedrinho, que até então é procurador do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião (CIVALERG), é o deputado estadual Jean Fabrício Falcão, também do PCdoB.

União dos Municípios da Bahia | Quinho encabeça Chapa Única e será eleito à Presidência da UPB

Fotos: Euro Amâncio | UPB

Na tarde desta segunda-feira (23), a comissão eleitoral que conduz a eleição da União dos Municípios da Bahia (UPB) para o Biênio 2023-2024 recebeu, na sede da instituição, o registro de uma única chapa para o pleito da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal. Após o registo foi estabelecido o prazo de 48 horas para contestação e 72 horas para homologação. “É um momento muito importante para a história da UPB. A chapa única tem todo o entusiasmo dos prefeitos e prefeitas. Eu tenho certeza absoluta que vai ser um fortalecimento muito grande para a nossa entidade. Logo estaremos realizando a eleição por aclamação e dando posse para que o candidato eleito possa continuar o trabalho na UPB”, avaliou o presidente da Comissão Eleitoral, prefeito Rogério Costa, de Santo Estevão, que estava acompanhado do prefeito Wekisley Teixeira Silva, de Encruzilhada, também membro da Comissão.

A Chapa “UPB Unida, Bahia Mais Forte” é composta por 17 prefeitos de diversas regiões do estado, sendo sete na diretoria e 10 no Conselho Fiscal. O prefeito de Belo Campo, José Henrique Silva Tigre, o Quinho, encabeça a chapa e fala da importância da união municipalista para o sucesso das pautas defendidas pela UPB. “É um momento ímpar. Construir uma chapa única não é fácil, mas deu tudo certo e vou lutar para o desenvolvimento dos municípios baianos com apoio dos parceiros, prefeitos e prefeitas. Formamos uma chapa apartidária, que tem a maior participação de mulheres [cinco prefeitas]. Teremos um desafio grande nesse próximo biênio e quero iniciar e terminar o meu mandato unindo os gestores porque os prefeitos precisam de unidade para melhorar a vida dos seus munícipes”, afirmou Quinho.

 O candidato também falou sobre dois assuntos que preocupam os municípios: a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 101 prefeituras por conta da decisão do TCU com base no Censo inacabado do IBGE e o reajuste do piso do magistério, anunciado em Portaria nº 17, de 16 de janeiro, do Ministério da Educação.  O candidato a vice-presidente, prefeito de Andaraí, e atual presidente da Federação dos Consórcios Públicos do Estado da Bahia (FECBAHIA), Wilson Cardoso, ressaltou a importância da atuação conjunta das duas instituições. “Tem um entendimento maravilhoso que começou com Zé Cocá [presidente da UPB] e fez com que fortalecesse ainda mais a federação e a UPB e agora, com a nossa chapa, existe essa mesma ideia e nós vamos caminhar de mãos dadas por um futuro melhor para a Bahia”, avaliou o prefeito.

Destaque Nacional | Supremo suspende medida do TCU que impacta o Fundo de Participação dos Municípios

Foto: BLOG DO ANDERSON

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski suspendeu nesta segunda-feira (23,)uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que impactava negativamente os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) a 702 prefeituras. O recurso, extraído de impostos federais, é pago aos municípios conforme seu tamanho populacional. O TCU, que calcula os repasses, usou como critério o novo Censo de Demográfico de 2022 do IBGE, O ministro decidiu que por estar incompleto, o Censo do IBGE não pode ser usado. O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Adolfo Menezes (PSD), comemorou a decisão do STF. “A liminar concedida pelo STF cassa uma ilegalidade que prejudicava mais de 100, dos 417 municípios baianos, e cerca de 800 no Brasil. Só para os municípios baianos, eram perdas de quase R$ 500 milhões, afetando os orçamentos de saúde, infraestrutura e assistência social. É uma grande vitória da Assembleia Legislativa da Bahia, da UPB e da Confederação Nacional dos Municípios (CNM)”, prefeito de Belo Campo e próximo presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), José Henrique Silva Tigre, o Quinho, para o Biênio 2023-2024, disse que a ação do STF é resultado da mobilização que os prefeitos baianos montaram, em Brasília, para articular a revisão da decisão normativa do TCU. Confira a reportagem do A TARDE.

União dos Municípios da Bahia | Quinho fortalece protagonismo feminino na nova gestão da UPB

Foto: Reprodução | Instagram

A segunda-feira (23) é de festa democrática na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador. Nesta data o prefeito de Belo Campo, José Henrique Silva Tigre, o Quinho, do Partido Social Democrático, será eleito em Chapa Única para presidir a entidade no Biênio 2023-2024. Entre prefeitas, Quinho destaca o protagonismo feminino na nova gestão da UPB. “Essa é a primeira vez na eleição da UPB que uma chapa apresenta o nome de tantas mulheres em sua composição. Tenho muito orgulho dessa representatividade e a certeza de juntos faremos um grande trabalho a favor dos municípios da Bahia. Obrigado, prefeitas”, escreveu o Quinho no Instagram.

Caso de Polícia | influenciadora digital é libertada após ser sequestrada no Sul da Bahia

Foto: Reprodução | Instagram

Uma influenciadora digital foi libertada na tarde desta sexta-feira (20), após ter sido sequestrada na quinta (19), em um distrito de Camamu, Sul da Bahia. O caso é investigado pela Polícia Civil e ela está bem.

Luma Montargil tem 20 anos e mais de 42 mil seguidores no Instagram. Ela foi levada por quatro homens encapuzados, quando estava no supermercado da família.

A Polícia informou que não divulgará detalhes sobre o crime, para não atrapalhar as investigações. Luma prestará depoimento e deverá passar por exames de corpo de delito no Departamento de Polícia Técnica.

Campeonato Baiano de Futebol | Bahia bate o Alagoinhas e conquista o terceiro triunfo seguido no Baianão

Fotos: Felipe Oliveira | EC Bahia

O Esporte Clube Bahia segue invicto no Campeonato Baiano de Futebol e com 100% de aproveitamento. O Tricolor bateu a Alagoinhas Atlético Clube por 2 a 1 na noite desta quarta-feira (18), na Arena Fonte Nova, em Salvador, em jogo válido pela terceira rodada do Baianão. O Esquadrão de Aço chega aos 9 pontos e à liderança isolada da competição. E já tem compromisso marcado para a próxima quarta-feira (25), quando visita o Jacobinense Esporte Clube, na Arena Cajueiro, em Jacobina, às 21h30min, pela 4ª rodada.

Campeonato Baiano de Futebol | Vitória sofre virada fora de casa para o Juazeirense e se complica no Baianão

Foto: Reoprodução | Instagram

O Esporte Clube Vitória voltou a ser derrotado no Campeonato Baiano de Futebol. Na noite desta quarta-feira (18), o Leão foi derrotado por 3 a 1, de virada, pela Sociedade Desportiva Juazeirense, no Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro, em partida válida pela terceira rodada. Com a segunda derrota consecutiva, o Rubro-Negro chegou na porta da zona de rebaixamento, na 8ª colocação, empatado em número de pontos com a Associação Desportiva Bahia de Feira (1). Complicado na tabela, o Vitória terá o Doce Mel Esporte Clube pela quarta rodada, na próxima quinta-feira (26), às 19h15, no Estádio Manoel Barradas, em Salvador. A vitória do Juazeirense deu ao time os três primeiros pontos no Baianão, assumindo a 7ª colocação.

Tragédia no Recôncavo Baiano | casal morre eletrocutado ao tentar instalar antena de televisão

Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON

Um homem e uma mulher morreram eletrocutados ao tentar instalar uma antena de televião em Cruz das Almas, Ro Recôncavo Baiano. O caso aconteceu na terça-feira (17, e)de acordo com informações da Polícia Civil, João Paulo Marques dos Santos, de 33 anos, teria subido no telhado para colocar o equipamento externo do aparelho de televisão quando a barra de ferro encostou na rede elétrica e provocou o choque. A esposa dele, uma mulher identificada como Josenilda Tosta Sena, de 37 anos, foi tentar salvar o marido, recebeu a descarga elétrica e também não resistiu.

Justiça e Segurança Pública | ministro anuncia órgão para monitorar violência contra jornalistas no Brasil

FOTO: TOM COSTA | MJSP

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino de Castro e Costa, anunciou nesta terça-feira (17) a criação, no âmbito da pasta, do Observatório Nacional de Violência contra Jornalistas. A proposta foi levada ao ministro pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). “Acolhendo o pedido das entidades sindicais dos jornalistas, vamos instalar no Ministério da Justiça o Observatório Nacional da Violência contra Jornalistas, a fim de dialogar com o Poder Judiciário e demais instituições do sistema de justiça e segurança pública”, disse o ministro em postagem nas redes sociais. Dino se reuniu nesta segunda-feira (16) com a presidenta da entidade, Samira de Castro, e representantes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal e da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI). O anúncio ocorre pouco mais de uma semana depois dos atos dia 8 de dezembro, em Brasília. Na ocasião, foram reportados ao menos 16 casos de agressão contra profissionais de comunicação, segundo balanço do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal. “O objetivo do observatório é monitorar os casos de ataques à categoria, mobilizando os órgãos competentes para coibir as agressões e responsabilizar os agressores, além de acompanhar as investigações dos crimes cometidos para identificação e responsabilização dos autores”, explica Samira de Castro.

Reunião da UPB na ALBA | Adolfo Menezes determina medida judicial contra TCU por mudanças no FPM

Foto: ASCOM | ALBA

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Adolfo Menezes, determinou, nesta terça-feira (17) que a Casa entre com ação judicial para impedir a redução do coeficiente no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), em razão das prévias da contagem populacional divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base nos dados coletados até 25 de dezembro. A decisão foi tomada após reunião com os prefeitos de Amargosa, Júlio Pinheiro, Danilo Italiano, de Nova Itarana, Cláudio Serrada, de Ruy Barbosa, Leonardo Cardoso, de Gandu, e Alessandro Correia, de Brejões, além da superintendente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Raquel Santana e do deputado estadual Júnior Muniz (PT). “A UPB estima que mais de 100, dos 417 municípios baianos, devem receber menos verbas do FPM, com perdas previstas de quase R$ 500 milhões, impactando em serviços como saúde, infraestrutura e assistência social. No Brasil, são cerca de 800 municípios. A Assembleia Legislativa da Bahia, junto com a UPB e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), vai encampar essa luta jurídica contra a União, dirigida ao Tribunal de Contas da União (TCU). Com os orçamentos municipais de 2023 já aprovados, como os prefeitos irão fechar as suas contas?”, questiona o presidente da ALBA.

Festival de Inverno Bahia | Marisa Monte é anunciada como primeira atração em Vitória da Conquista

Foto: Reprodução | Instagram

Marisa Monte, uma das maiores artistas da MPB [Música Popular Brasileira], é a primeira atração anunciada no Festival de Inverno Bahia (FIB). A artista vai se apresentar no dia 25 de agosto, no Parque Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista. Responsável pela Bahia Eventos, a gerente executiva Gabriela Gaspari, destaca que este ano vem para consolidar o trabalho de repaginação do FIB. “No ano passado, fizemos um trabalho que muito nos orgulhou e, em 2023, a perspectiva é que entreguemos um festival ainda mais incrível, com um conceito mais arrojado, da forma que Conquista merece. A confirmação de Marisa é só um pontapé inicial de tudo que estar por vir”, disse. Os  ingressos do Festival de Inverno estão disponíveis na plataforma Sympla. Os valores variam de R$ 65 a R$ 230.

Resgate de Urgência | gato é socorrido pelos bombeiros após ficar com cabeça presa em lata no Oeste Baiano

Foto: Divulgação | Corpo de Bombeiros

Um gato foi socorrido pelos bombeiros, em Luís Eduardo Magalhães, no ooeste da Bahia, após ficar com a cabeça completamente presa em uma lata de alumínio. A situação aconteceu no prédio de uma escola do Mimoso II, no início da manhã desta segunda-feira (16). Segundo o Corpo de Bombeiros, o vigia da unidade fazia a ronda diária quando encontrou o felino e ligou para a corporação. Os militares que atenderam à ocorrência usaram alguns equipamentos específicos como por exemplo, uma tesoura elétrica para romper a lata e retirar a cabeça do gato. O trabalho exigiu cautela para que o felino não saísse machucado, ao mesmo tempo em que precisou ser feito com agilidade, dada à gravidade do caso. Ao fim do resgate, que durou poucos minutos, os bombeiros constataram que o animal não sofreu ferimentos. Caso perceba algum animal em situação parecida na Bahia, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado através da Central 193. A médica veterinária Taciele Dias explicou que o caso é muito mais comum do que se pode imaginar. No entanto, pode ser evitado com a ajuda dos humanos. “Recomendo que toda vez que vocês forem jogar a lata fora, de qualquer tipo de alimento, principalmente aquelas que a gente usa, de alimento animal, amassem para evitar que os nossos gatinhos e os que moram na rua se machuquem”, disse a médica.

Saúde Pública | Hospital Municipal Esaú Matos passa a contar com uma ambulância de suporte avançado

Foto: ASCOM | FSPVC

O Hospital Municipal Esaú Matos ganhou um importante reforço para o serviço de emergência. Na semana passada, a Unidade de Saúde recebeu uma Ambulância de Suporte avançado (UTI Móvel), totalmente equipada para atender e transportar pacientes de alto risco que necessitam de cuidados médicos intensivos. “A chegada desse veículo nos dá muitos motivos para comemorar. Em 20 anos, essa é a primeira ambulância de suporte avançado do hospital e que irá melhorar a qualidade de assistência dos bebês da UTI, pois dará todo suporte necessário para o transporte de pacientes graves e entubados”, disse DDiogo Gomes de Azevêdo Feitosa, diretor-geral da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista, mantenedora do Hospital Municipal Esaú Matos. A ambulância foi adquirida pelo Governo do Estado da Bahia com recursos de emenda do deputado estadual Tiago Brandão Correia (PSDB).

Audiência na Casa Civil | ministro discute demandas e o FPM com Comissão de Prefeitos Baianos

Foto: Reprodução | Casa Civil

O ministro da Casa Civil, Rui Costados Santos, atendeu, no fim da tarde desta segunda-feira (16), a Comissão de Prefeitos Baianos que se encontra em Brasília para articular uma solução à queda do coeficiente do Fundo de Participação dos Municípios. “Comecei a semana recebendo prefeitos pela primeira vez aqui na Casa Civil.

Como defensor do municipalismo e do fortalecimento dos entes da Federação, vamos construir uma relação de profundo respeito e diálogo constante para ouvir as demandas do povo e reconstruir o país”, escreveu o ministro no Instagram. Os gestores relataram a situação ao ex-governador e agora ministro da Casa Civil e pediram o apoio para impedir a queda de receita.  De acordo com o prefeito de Belo Campo, José Henrique Silva Tigre, o Quinho, vice-presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), “Rui Costa articula com o presidente da da Assembleia Legislativa, Adolfo Menezes, a proposição de uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), na busca pela manutenção da Lei Complementar 165/2019.

A medida, que também teve apoio e articulação do Senador Otto Alencar, poderá derrubar a decisão normativa do TCU, por esta ter sido baseada em estimativa populacional do IBGE”. Na manhã desta terça-feira (17), o presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, Adolfo Menezes, recebe membros da UPB para dar seguimento à medida, que pretende garantir o congelamento do coeficiente do FPM das 101 municípios afetados.

Governador da Bahia | em Salvador, Jerônimo participa de missa de encerramento das festividades ao Senhor do Bonfim

Fotos: Manu Dias | GovBA

Na manhã deste domingo (15), o governador Jerônimo Rodrigues Souza, acompanhado da primeira-dama, Tatiana Veloso, e do filho, João Veloso, participou da Missa Solene na Igreja do Senhor do Bonfim, em Salvador. Presidida por Dom Sérgio da Rocha, cardeal arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de São Salvador, a solenidade marcou o encerramento das festividades religiosas em homenagem ao Santo.

Jerônimo lembrou que a missa de hoje encerra o ciclo de homenagens ao Senhor do Bonfim: “na véspera da caminhada, fizemos uma procissão pelo mar, levamos a imagem de Nossa Senhora da Conceição. No dia 12, caminhamos todo percurso, suamos, derramamos as nossas energias, pedindo a Deus por paz no Brasil, força para podermos governar nos próximos quatro anos, combater a fome, enfrentar o desemprego, trazer a esperança de volta ao nosso país e a nossa Bahia. E, hoje, aqui, é o encerramento dos festejos do Senhor do Bonfim, uma nova acolhida, o povo me acolhendo e eu acolhendo o povo, para podermos caminhar juntos assim, fazendo um bom governo junto com toda a Bahia”. Centenas de turistas e fiéis se reuniram em frente ao templo religioso para o último dia de festejos.

Teve quem queria pagar promessas, fazer pedidos, agradecer pelas graças alcançadas ou simplesmente posar para fotos em frente à Basílica do Senhor do Bonfim, na Colina Sagrada. A aposentada Antonieta Lima veio ao Bonfim agradecer por um pedido realizado: “vim, com toda a fé, agradecer por mais um ano de saúde. É o santo de minha devoção e o amor que me alimenta”.