Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia: 7° GBM forma 59 especialistas em Vitória da Conquista

Fotos: Divulgação | CBMBA

Depois de cinco semanas de aulas teóricas e práticas, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), através do 7° Grupamento de Bombeiros Militar (7°GBM) de Vitória da Conquista, formou 59 especialistas nos Curso de Operações em Incêndios (COI) e de Vistoriador em Segurança Contra Incêndio (CVSCI).

A cerimônia aconteceu no último dia 12 de abril, na sede do 7°GBM, e contou com a presença de familiares e amigos dos formandos, além de autoridades e do comandante-geral do CBMBA, coronel BM Francisco Telles e do major BM Valdir Ferreira de Oliveira Júnior, comandante do 7° GBM.

“Somos mais que números, somos formados pela superação e perseverança, pelo conhecimento e pela disposição para as nossas atividades, pois a nossa principal missão é salvaguardar vidas. Por isso temos o cuidado de sempre aprimorar os nossos militares para que o atendimento seja feito da melhor forma possível”, destacou o coronel Francisco Telles.

Festa no Canto do Sabiá: PC Lima comemora 36 anos entre amigos em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Comemorando os seus 36 anos, o ativista social PC Lima, como é conhecido Paulo César Santos Lima, reuniu amigos num encontro cultural em Vitória da Conquista. A Festa aconteceu no Canto do Sabiá que teve início às 21 horas do sábado (20).

Pelo palco principal passaram diversos personagens da nova fase musical conquistense com apresentações de funk, forró e reggae. Em noite de Sábado de Aleluia a Queima de Judas também foi um momento de muita reflexão e protestos no Canto do Sabiá.

O ato que se repete em diversos cantos do mundo simboliza a morte de Judas Iscariotes que foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, que, de acordo com os evangelhos canônicos, veio a ser o traidor que entregou Jesus aos seus captores por trinta moedas de prata e, entrando em desespero, enforcou-se e condenou-se ao inferno segundo a tradição católica.

No Shopping Conquista Sul: Caça aos Ovos é a diversão garantida nesta Páscoa em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O sábado (20) foi com festa no Shopping Conquista Sul com a Caça aos Ovos. Na Área de Eventos do Primeiro Piso foi montada uma Vila da Páscoa com decoração alusiva a data.

Durante toda a tarde e à noite centenas de crianças, adolescentes e adultos passaram pelo espaço para se divertirem com o espetáculo da Companhia de Teatro Alegria e Festa.

Em contos, Coelhos e Coelhinhas roubaram olhares do público. E ao título do evento, Caça aos Ovos, dezenas de Ovos da Páscoa foram distribuídos aos participantes das atividades lúdicas.

Pintura facial e exposição de saúde ao público infantil também estiveram na programação acompanhada pelo BLOG DO ANDERSON. Neste domingo (21) a Caça aos Ovos começa às 15 horas.

Homicídio em Itapetinga: homem de 22 anos tem corpo carbonizado com os pés amarrados na Zona Rural

Foto: Reprodução

Desaparecido, o corpo de um homem de 22 anos foi encontrado carbonizado na Zona Rural de Itapetinga, município do Sudoeste Baiano que fica a 100 quilômetros de Vitória da Conquista. A vítima é João Vitor Queiroz de Jesus que teve os pós amarrados antes da morte. De acordo com a 21ª Coordenação de Polícia do Interior, “chegou ao conhecimento desse Plantão, que havia um corpo de uma pessoa na Fazenda de Francisco Almeida, que foi formada uma equipe pela Polícia Civil e DPT [Departamento de Polícia Técnica] que foram até o local, onde já estavam os policiais militares e muitos populares, logo estava o corpo em baixo de uma árvore muito queimado em decúbito ventral, com parte do corpo desfigurado, com as pernas cruzadas aparentado ter sido amarradas”, diz o Boletim de Ocorrência que o BLOG DO ANDRSON teve acesso. A vítima, conhecida pela alcunha de Fedor, cumpria pena no Conjunto Penal de Jequié e foi beneficiado com o saidão da Páscoa. Os restos mortais foram recolhidos ao Instituto Médico Legal. A 21ª COORPIN investiga o caso.

Tragédia no Litoral Sul Baiano: adolescente de Vitória da Conquista morre afogado em praia de Ilhéus

Foto: Reprodução

Um adolescente de 14 anos que saiu de Vitória da Conquista para passar o Feriadão da Semana Santa no Litoral Sul Baiano acabou sendo vítima fatal de afogamento. O jovem estava desaparecido e o seu corpo foi encontrado na manhã deste sábado (20), na Praia dos Coqueiros, em Ilhéus, após resgate pela Equipe de Salva Vidas. O cadáver, cuja identidade ainda não divulgada oficialmente, foi levado ao Instituto Médico Legal. O velório e sepultamentos acontecem em Vitória da Conquista.

Tragédia no Extremo Sul da Bahia.: Conquistense morre afogado em Santa Cruz Cabrália

Foto: Divulgação

Um homem residente em Inhobim, distrito da Zona Rural de Vitória da Conquista, foi vítima de afogamento no Extremo Sul Baiano. José Carlos Barbosa foi passar o feriadão da Semana Santa em Santa Cruz Cabrália, onde aconteceu a tragédia. O corpo passou por necropsia e é velado na casa de familiares em Inhobim, onde será sepultado neste sábado (20). Aos amigos e familiares os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.

Fogo no Norte da Bahia: incêndio destrói a Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Monte Santo

Fotos: Reprodução

Um incêndio atingiu a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Monte Santo, no Nordeste da Bahia que fica a 360 quilômetros de Salvador, na madrugada deste sábado (20). De acordo com informações do secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Ordem Pública, Zeliomar Almeida, o fogo começou por volta das 3 horas. Segundo ele, inicialmente os moradores tentaram apagar as chamas e usaram carros-pipas.

Os voluntários também atuaram no início do incêndio com a retirada de bancos de madeira e imagens sacras. Ainda de acordo com Zeliomar, o fogo atingiu a sacristia, cortinas e o teto da igreja. Parte do material litúrgico foi destruído. Não tinha ninguém no templo religioso quando o incêndio começou. Segundo o secretário, quando o fogo foi controlado, parte da igreja já havia sido destruída. Os bombeiros chegaram por volta das 7h30min deste sábado e fazem o rescaldo do incêndio para evitar que o fogo recomece. Monte Santo é distante da sede dos Bombeiros, que fica em Senhor do Bonfim, a 125 quilômetros do município.

A Casa Paroquial, onde mora o padre, fica ao lado da Igreja, mas não foi atingida. O pároco, de prenome Mauro, acompanhou todo o trabalho de combate ao fogo. Na noite de sexta-feira (19), houve atividade religiosa no templo por causa das celebrações da Semana Santa. O secretário informou ainda que os párocos da igreja vão registrar o incidente na delegacia e solicitar uma perícia para saber onde começou o fogo. Informações do G1.

Auto de Resistência no Sudoeste Baiano: fugitivos da cadeia morrem durante operação policial em Caetité

Foto: Divulgação

Após receber informações que indivíduos fugitivos da carceragem da Delegacia Territorial de Caetité estavam homiziados em um matagal da Zona Rural, guarnições CIPE Sudoeste [Companhia Independente de Policialmente Especializado do Sudoeste da Bahia], Polícia Civil e 94° Companhia Independente de Polícia Militar se deslocaram até os locais informados onde foram recuperadas duas submetralhadoras, uma espingarda e dois revólveres. Durante a diligência houve confronto e dois indivíduos identificados como Tarcísio França Neves e Marcelo Pereira de Castro foram baleados e levados à Unidade de Pronto Atendimento, mas não resistiram e vieram a óbito.

Tragédia no Sudoeste Baiano: idosa de 73 anos morre após ser atropelada por motocicleta em Brumado

Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Uma idosa de 73 anos morreu após ser atropelada por uma motocicleta, na manhã desta quinta-feira (18), em Brumado, Sudoeste da Bahia. Segundo a Polícia Civil, o acidente ocorreu por volta das 9 horas, em frente ao Mercado Municipal, na Avenida Doutor Antônio Mourão Guimarães. A idosa foi identificada como Tereza Neves de Souza. A vítima chegou a ser socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e foi levada para o Hospital Municipal, mas não resistiu aos ferimentos. O corpo da idosa foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado. Conforme a Polícia, o condutor da motocicleta, que estava com uma mulher na garupa, foi ouvido na delegacia da cidade e, em seguida, foi liberado. Os dois não tiveram ferimentos. O caso está sob investigação da Polícia Civil. Informações do G1.

Violência no Sul da Bahia: criança de 10 anos é baleada durante assalto a supermercado em Mascote

Fotos: Reprodução

Uma criança de 10 anos foi baleada durante um assalto em um supermercado de Mascote, no Sul Bahia. O crime ocorreu por volta das 18 horas da quinta-feira (18) e foi registrado por câmeras de segurança do estabelecimento.

De acordo com a polícia, dois homens chegaram em uma moto e entraram armados e usando capacetes no estabelecimento comercial. Eles anunciaram o assalto e recolheram celulares e uma quantia do caixa do supermercado. Ao saírem, no entanto, os suspeitos atiraram em direção às pessoas que estavam no local e um menino foi atingido na perna.

A vítima foi encaminhada para um Jospital de Itabuna, entretanto não há informações atualizadas sobre o estado de saúde dela. Equipes da Polícia Militar foram encaminhadas ao local, mas os suspeitos já tinham fugido. Inforamções do G1.

Torres em Inhobim e Batepé: distritos são contemplados para receber sinais de telefonia móvel em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A busca por instalações de Torres de Comunicação Telefônica é uma questão que se discute há muito tempo em Vitória da Conquista. O BLOG DO ANDERSON pode acompanhar esse processo em diversas comunidades, entre elas os distritos de José Gonçalves, Inhobim, Limeira e Batepé, todos eles encabeçadas por lideranças, como Eunápio Novais Silva [José Gonçalves] e Paulino Magalhães [Inhobim]. Na última semana chegou uma ótima notícia que veio do Palácio de Ondina: o governador Rui Costa Santos anunciou equipamentos para 88 distritos através do Programa Fala Bahia. “Uma luta antiga travada por mim, por Zé Raimundo e outros parlamentares também”, afirmou o deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA). Conforme Waldenor Pereira, a princípio pelo menos duas localidades da Capital do Sudoeste Baiano estarão sendo contempladas com esses equipamentos, sendo Inhobim e Batepé. Ouça a entrevista concedida ao Redação Brasil quando Waldenor comenta um pouco sobre a polêmica Reforma da Previdência.

Tragédia no Oeste Baiano: batida entre van e caminhão deixa quatro mortos e quatro feridos em Barreiras

Foto: Edivaldo Braga | Blog Braga

Quatro pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas, depois que uma van bateu com um caminhão, na madrugada desta sexta-feira (19), na BR-242, trecho de Barreiras, Oeste da Bahia.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, a tragédia ocorreu na altura do KM 835. O impacto da batida foi tão forte, que a van ficou completamente destruída, e o caminhão bastante danificado.

Ainda não há informações sobre as circunstâncias da batida. Dos quatro mortos, três estavam na van, incluindo o motorista, e o outro foi o condutor do caminhão. O carona do caminhão ficou gravemente ferido, assim como três passageiros da van.

Não há notícias sobre o estado de saúde dos feridos, que foram socorridos por equipes do serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados para o Hospital do Oeste.

O 17º Grupamento de Bombeiros Militar também foi encaminhado ao local, já que o carona do caminhão ficou preso nas ferragens e precisou ser resgatado. Informçaões do G1.

LUTO: Gerciane dos Santos Barbosa, aos 18 anos

Foto: Reprodução | Facebook

Vítima de complicações de saúde após um acidente de trânsito, faleceu aos 18 anos, Gerciane dos Santos Barbosa, nesta quinta-feira (18). Natural de Barra da Estiva, Gerciane morava em Jussiape, no Centro Sul Baiano. O corpo foi velado e sepultado na Chapada Diamantina. Aos amigos e familiares os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.

Aeroporto Glauber Rocha: Azul anuncia voo diário direto entre Vitória da Conquista e Campinas

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Azul Linhas Aéreas terá mais uma opção para viagens no Aeroporto Glauber Rocha, ligando Vitória da Conquista ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo. Atualmente a companhia faz conta com voos diretos para o Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, na Região Metropolitana de Salvador, e o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, que fica em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A novidade foi anunciada na manhã desta quinta-feira (18) numa reunião no Palácio dos Bandeirantes, sede do Estado de São Paulo. A ampliação da malha aérea é resultado do programa “São Paulo Pra Todos”, que reduziu o imposto da alíquota cobrada sobre o querosene de aviação de 25% para 12%.Como contrapartida, as companhias aéreas passarão a oferecer mais voos a partir de diversos aeroportos paulistas.

Os voos serão operados com aeronaves modelo ATR 72-600, com capacidade para até 70 passageiros. Assim, a Azul amplia de 10 para 12 o total de cidades atendidas pela companhia em São Paulo, com médias de 36 voos diários entre destinos paulistas. A iniciativa também permite que a Azul fortaleça o hub de conexões em Campinas e a presença da companhia em Guarulhos. De junho até dezembro deste ano, serão nove novas ligações diretas: Campinas – Sinop (MT), a partir de junho; Guarulhos – Manaus (AM), Campinas – Imperatriz (MA), Campinas – Aracaju (SE), Campinas – Natal (RN), Campinas – São Luís (MA) e Campinas – João Pessoa (PB), em julho; Campinas – Vitória da Conquista (BA), a partir de agosto; e Campinas – Cabo Frio (RJ) em dezembro.

LUTO: Guilherme Freire Santos, aos 14 anos

Foto: Reprodução | Facebook

Aos 14 anos, faleceu no Hospital Geral de Vitória da Conquista, Guilherme Freire Santos. Natural de Poções, Guilherme foi trazido à Capital do Sudoeste Baiano após complicações de saúde, mas mesmo com muito empenho da equipe médica ele não resistiu. O seu óbito foi anunciado por amigos através das redes sociais no início da noite desta quinta-feira (18). Jovem querido, Guilherme Freire era amante das Rodas de Capoeira. Em contato com o BLOG DO ANDERSON o Mestre Didi, do Grupo de Capoeira Energia da Terra lamentou o ocorrido. “A Capoeira está em luto”, afirmou. O corpo é aguardado para ser velado na casa dos familiares de Guilherme, localizado no bairro Bela Vista, na Terra do Divino Espírito Santo. Aos amigos e familiares os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.

Tremedal: TCM aprova contas de Márcio Ferraz

Foto: BLOG DO ANDERSON

As contas do Município de Tremedal, do prefeito Márcio Ferraz de Oliveira, relativas ao Exercício de 2017, foram aprovadas com ressalvas pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, com os votos de três conselheiros. A decisão foi proferida na sessão desta quarta-feira (17). Os conselheiros Francisco Netto e Raimundo Moreira acompanharam o voto do relator do parecer, conselheiro Mário Negromonte, opinando pela aprovação com ressalvas. Os conselheiros Paolo Marconi e Fernando Vita se abstiveram de votar. O gestor foi multado em R$ 3 mil pelas irregularidades apuradas durante a análise das contas. >>>>>

Cooperativismo: SICOOB CrediConquista apresenta o Relatório Anual durante assembleia extraordinária

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Uma assembleia extraordinária reuniu centenas de cooperados do SICOOB CrediConquista na noite da últimas sexta-feira (13) quando foi apresentado o Relatório Anual 2018.

O evento aconteceu na Casa de Eventos Mediterrâneo, quando também foram empossados os novos membros do Conselho Fiscal se despediram apresentado os sucessores. Em sua mensagem, o presidente do SICOOB CrediConquista, Valeriano Severino de Almeida, falou sobre a importância do processo avaliado todo o exercício anterior para projetar as suas atividades até o final deste ano.

“Cooperativismo é um trabalho coletivo. Um ímpeto de ousadia e visão prospectiva de futuro. Cooperar é partir do princípio que, unidas, pessoas potencializem força e podem muito mais. Independente de que sejam cooperativa segmentadas, como esta foi um dia, ou de livre adesão, é um ato de economia colaborativa”, destacou.

Atualmente o SICOOB CrediConquista prepara três novas unidades, sendo uma que estará mudando de endereços e duas a inaugurar na Avenida Olívia Flores, Zona Leste de Vitória da Conquista, e outra em Itapetinga. Depois as apresentações, diversos brindes foram sorteados e a noite foi fechada a noite com um jantar especial. Veja algumas fotos registradas pelo BLOG DO ANDERSON.

Violência em Tremedal: filho que bateu na mãe é preso e apresentado em Delegacia de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O filho que agrediu a mãe em Tremedal foi preso pela 80ª Companhia Independente de Polícia Militar. De acordo com a Companhia, “a Guarnição de serviço foi informada que havia uma solicitação de uma senhora, que segundo a mesma o seu filho que teria saído no dia anterior do presídio tinha chegado em casa agressivo, querendo agredir a todos e quebrando os móveis da casa. A guarnição deslocou até a residência da vítima e encontrou o autor ainda bastante alterado”, diz a nota que o BLOG DO ANDERSON evidencia nesta quarta-feira (17). O acusado que mora na Avenida Joaquim Ferraz de Araújo foi trazido ao Distrito Integrado de Segurança Pública em Vitória da Conquista.

Tragédia na Chapada Diamantina: homem morre após batida entre carretas em Cafarnaum

O motorista de uma carreta morreu após colidir em um outro caminhão, na manhã desta quarta-feira (17), no entroncamento da BA-052, no trecho  de Cafarnaum, na Chapada Diamantina. O motorista do segundo veículo ficou ferido, foi resgatado e levado para um hospital da região. O estado de saúde dele não foi divulgado. As vítimas ficaram presas às ferragens. De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma das carretas transportava postes de energia elétrica e a outra levava uma carga de telhas.

Fotos: Divulgação | Corpo de Bombeiros

Operação Lava Jato: Luiz Argôlo é solto após 4 anos de prisão; ex-deputado pagará multa de R$ 2 milhões

Foto: Divulgação

O ex-deputado federal João Luiz Correia Argôlo dos Santos, mais conhecido como Luiz Argôlo, condenado na Operação Lava Jatopelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, foi solto na terça-feira (16), após a Justiça conceder liberdade condicional. Argôlo cumpria pena no Centro de Observação Penal (COP) do Complexo Penitenciário Lemos Brito, em Salvador, desde o ano passado. As informações são da advogada de Argôlo, Cristiane Magalhães Costa, e da Secretaria de Administração Penitenciária da Bahia. Confira a reportagem do G1.