Tragédia no Oeste Baiano | mulher morre e seis ficam feridos após acidente com caminhonete na BA-459

Fotos: Reprodução | Blog do Braga

Uma mulher morreu na madrugada deste sábado (23), após um acidente com uma caminhonete na BA-459, no Anel da Soja, no trecho de Barreiras, no Oeste da Bahia. Através de imagens é possível notar que o veículo foi parar na copa de uma árvore. Conforme informações obtidas pela equipe da TV Oeste, sete pessoas seguiam na caminhonete e seis delas ficaram feridas.

O motorista teria perdido o controle da direção, caiu em uma área de mata e ficou preso na copa da árvore.

A mulher que morreu estava sem cinto de segurança e foi arremessada do veículo no momento do acidente. Não há detalhes do estado de saúde dos outros ocupantes do veículo. Eles foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas não há detalhes da unidade de saúde que foram levados. O corpo da mulher foi removido ao Instituto Médico Legal.

Informativo de Mandato | Waldenor e Zé Raimundo levam equipamentos e mais investimentos para Caculé

Fotos: Vinícius Brito | ASCOM

Os deputados Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA) e José Raimundo Fontes (PT) acordaram cedo nesta sexta-feira (22) e foram de Vitória da Conquista para Caculé para entregar equipamentos e mais infestimentos.

“Entrega de uma pá-carregadeira e 10 cadeiras de rodas, equipamentos destinados por meio de emendas parlamentares do meu mandato e do deputado estadual Zé Raimundo, que ultrapassam R$ 420 mil. Além disso, estamos garantindo ao município mais R$ 360 mil em recursos para a saúde.

São boas notícias para a população anunciadas ao lado do prefeito Pedro Dias, do vice-prefeito William Gonçalves, secretários, vereadores e ex-prefeitos presentes no evento ocorrido na Praça da Feira”, escreveu Waldenor Pereira em sua conta do Facebook juntamente com as fotos que o BLOG DO ANDERSON compartilha.

Caso de Polícia | padrinho idoso suspeito de abusar da afilhada de 12 anos é preso em Amargosa

Foto: Reprodução | Google Maps

Um idoso de 66 anos foi preso em flagrante, na quinta-feira (21), suspeito de abusar sexualmente da afilhada, de 12, em Amargosa, no Recôncavo Baiano. De acordo com a Polícia Civil da Bahia, os abusos começaram há cerca de dois meses. A denúncia foi feita pela mãe da vítima. O suspeito enviava mensagens com teor sexual para a garota, além de ordenar que ela encaminhasse fotos íntimas para ele, conforme explicou o titular da Delegacia Territorial de Amargosa, delegado Marcos Diógenes Lopes Maia. Ainda de acordo com o delegado, o suspeito se aproveitava da confiança da família para cometer o abuso. O homem frequentava a casa dos parentes da vítima com pretextos diversos, para tentar uma nova aproximação com ela, o que também configura abuso psicológico. Os celulares da garota e do idoso foram apreendidos e serão enviados para perícia. A vítima também foi encaminhada ao Departamento de Polícia Técnica, para realização de exames. Já o suspeito deve passar por audiência de custódia, da Justiça.

Acidente na Região | carro que vinha para Vitória da Conquista com quatro policiais capota na BA-262

Foto: WhatsApp | BLOG DO ANDERSON

Um carro de passeio com quatro policiais da Polícia Militar da Bahia capotou às margens da BA-262, próximo ao povoado de Jibóia, Aracatu, no Centro Sul Baiano, na quinta-feira (21). Segundo informações da corporação, ninguém ficou ferido com gravidade. Os agentes são lotados na 46ª CIPM, em Livramento de Nossa Senhora. Eles haviam encerrado o expediente seguiam para Vitória da Conquista no momento do acidente. O motorista teria perdido o controle da direção e o veículo caiu fora da pista. Ainda de acordo com a PMBA, eles sofreram apenas escoriações leves e foram levados ao IBR Hospital Brandão, em Vitória da Conquista. Os quatro homens foram examinados e receberam alta médica.

Show no Petit Bistrô | Euri Meira canta clássicos do Jazz, MPB e canções autorais em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Na sexta-feira (22) o espetáculo é com Chirlei Dutra e Lucinho Ferraz, mas antes disso o BLOG DO ANDERSON vai mostrar alguns momentos do Petit Bistrô com a apresentação de Euri Meira com Caique Donato e Gerson Broggini com um repertório de clássicos do Jazz, MPB [Música Popular Brasileira] e também de cações autorais.

Em fotos exclusivas o BLOG DO ANDERSON mostra um pouco do que é Petit Bistrô, um dos espaços mais aconchegantes da Villa do Bosque [Avenida Jorge Teixeira, 606 – Candeias] e conta com a simpatia e o talento do cheff Ebiner Gomar ao meio de muitos amigos que merecem constantes destaques.

Violência no Oeste Baiano | homem é morto a tiros após discussão com irmão por herança

Foto: Reprodução

Um homem foi morto a tiros em São Desidério, Oeste da Bahia. De acordo com o delegado Carlos Ferro, o principal suspeito de cometer o crime é o irmão da vítima, que foi flagrado no momento do assassinato e está foragido. O caso aconteceu durante uma briga na manhã de terça-feira (19), na Zona rural do distrito de Capão de Pedra. Ainda segundo o delegado Carlos Ferro, Sebastião Barbosa, tinha um desentendimento com o irmão, por um causa de um terreno herdado dos pais da dupla. Sebastião já havia registrado um boletim de ocorrência por ameaça. O delegado conta que, na segunda-feira (18), tanto Sebastião Barbosa, como o irmão, Eurico Barbosa dos Santos, de 72 anos, estiveram na delegacia da cidade, acompanhados de advogados e assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). No entanto, na terça-feira, após um dos irmãos derrubar a cerca da propriedade, os dois discutiram e Sebastião Barbosa foi baleado por Eurico, que depois fugiu. A vítima morreu no local. Imagens gravadas por moradores mostram o momento em que Eurico Barbosa atira na vítima. Uma mulher e um homem também são vistos com pedaços de madeiras nas mãos. É possível ouvir os tiros e gritarias. Policiais militares e civis foram foram ao local do crime. Até a publicação da reportagem, o idoso não havia sido encontrado. Um inquérito policial foi instaurado para apurar o crime. Informações do g1.

Nota de Pesar | Alan Carvalho Ribeiro, no HGVC

Foto: Divulgação | Família

Com muito pesar o BLOG DO ANDERSON comunica o falecimento prematuro de Alan Carvalho Ribeiro nesta quarta-feira (20). Residente em Barra da Estiva, Alan estava no Hospital Geral de Vitória da Conquista após sofrer um acidente de trânsito. Aos amigos e familiares, os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.

Protocolo do Coronavírus | por decreto, prefeito libera o uso máscara contra Covid-19 em Brumado

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Prefeitura de Brumado, no Centro Sul Baiano, publicou um Decreto Municipal nesta terça-feira (19), onde desobriga o uso de máscara facial, em local aberto ou fechado, em todo o Território Brumadense. No entanto, o uso de máscara facial continua obrigatório nas instituições de ensino das redes pública e privada, para pessoas com sintomas gripais e para indivíduos que estejam infectados pelo Coronavírus. No Decreto, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, do Partido Socialista brasileiro, determinou o fim da obrigação considerando que a cidade “tem 58.777 pessoas elegíveis para a vacina contra a Covid-19 (a partir de 12 anos de idade), sendo que desse total, 88,61% já recebeu a primeira dose e 58,79% a segunda dose”. Ainda no Decreto, o gestor considerou o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a autonomia dos municípios, referente às medidas de enfrentamento da propagação do novo coronavírus. Além disso, a prefeitura destacou que os boletins epidemiológicos divulgados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde e publicados na internet apresentam constante diminuição do número de casos ativos de Covid-19. A gestão municipal ainda salientou que desde o dia 3 de setembro não houve nenhum registro de internamento em decorrência de infecção pela Covid-19 e que, por consequência, foram desativadas os leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva. Por outro lado, a Secretária de Saúde da Bahia, sob o comando de Tereza Paim, disse que estar vacinado não quer dizer que a população possa andar desprotegida, e apontou que abolir o uso de máscara nessa etapa representa um grande retrocesso na luta à Covid-19.

Sessão Solene | Guarda Civil Municipal é homenageada pela Câmara Municipal de Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Guarda Civil Municipal  foi homenageada em uma audiência pública promovida pela Câmara Municipal de Vitória da Conquita na noite da segunda-feira (18). O evento commorou o Dia do Guarda Municipal, celebrada em 10 de outubro. O comandante da GCM, Cristóvão João Vieira Lemos, destacou a importância do trabalho da equipe no apoio à segurança à população e agradeceu o reconhecimento dos vereadores.

Para ele, a homenagem é um estímulo para que os guardas municipais façam seu trabalho com empenho e eficiência. O guarda municipal Iran Barbosa reforça a afirmação do comandante e diz que está feliz com a possibilidade de servir cada vez melhor ao Município. “Com a preparação devida que estamos tendo a gente procura, cada vez mais, prestar um bom serviço à sociedade conquistense”.

O colega dele, Eucides Andrade, lembrou que a Guarda Municipal é bem vista pela população que sempre tem palavras de elogio e incentivo. A audiência foi proposta pelo vereador Fernando Vasconcelos Silva, do Partido dos Trabalhadores, que também mencionou a necessidade do debate e da valorização dos guardas como servidores públicos concursados.

Federação das Indústiras da Bahia | Ricardo Alban é reeleito para mais quatro anos no comando da FIEB

Fotos: Valter Pontes | Coperphoto

A Federação das Indústiras da Bahia (FIEB) elegeu nesta segunda-feira (18) a nova diretoria para o Quadriênio 2022-2026, com 42 votos válidos, do total de 44. Além de trabalhar para o fortalecimento da atuação das entidades que compõem o Sistema Indústria na Bahia [FIEB, SESI, SENAI, IEL], a gestão tem pela frente o desafio de ampliar as ações já consolidadas, com foco nas pequenas e médias empresas industriais e na interiorização.

Outras prioridades da nova gestão são ampliar os investimentos em inovação e desenvolvimento de novas tecnologias com foco na indústria do futuro para a Bahia. Além da presidência da FIEB, Antonio Ricardo Alvarez Alban, foi eleito presidente dos conselhos do Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e para a presidência do Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB).

A diretoria é composta de oito vice-presidentes, 18 diretores e 12 suplentes. A eleição da nova diretoria representa uma renovação de 50% no quadro de vice-presidentes e de 30% na formação da nova diretoria, mantendo a participação de todos os sindicatos que compõem a FIEB.“O mais importante hoje para toda representação de classe é a convergência e a união.

Nota de Pesar | Fernanda, em Barra do Choça

Foto: Divulgação | Família

Faleceu na noite desta segunda-feira (18), vítima de atentado, a adolescente Fernanda. Nanda, como ficou conhecida, residia em Barra do Choça, que fica a trinta e um quilômetros de Vitória da Conquista. As investigações estão em curso.

Missão Internacional | Rui é recebido pelo Governo Alemão e firma compromisso para investimentos na Bahia

Fotos: Daniel Senna | GovBA

O governador Rui Costa dos Santos foi recebido pelo secretário de Estado do Ministério de Economia e Energia da Alemanha, Thomas Bareis, para tratar de financiamentos a novos projetos de produção de energia limpa na Bahia. Durante o encontro, nesta segunda-feira (18), Rui apresentou o potencial eólico e solar baiano e os planos para o uso desse tipo de energia no suprimento de sistemas de irrigação da agricultura familiar, bem como a possibilidade do aproveitamento de biomassa gerada por esses produtores. “Precisamos de canais de financiamento mais ágeis e acessíveis, e o governo alemão pode nos ajudar permitindo que os pequenos agricultores baianos tenham acesso a essa tecnologia”, explicou o governador.

Na reunião, também foram tratados possíveis financiamentos para instalação de usinas de hidrogênio verde que, de acordo com o secretário alemão, são prioridades dos europeus. “Diante da importância que a Alemanha dá à energia renovável e às ótimas pré-condições baianas, são concretas as possibilidades de fazermos parcerias de financiamento a esses projetos. A Alemanha tem um grupo de trabalho governamental focado nesse tema e vamos levar essas propostas para construir uma cooperação muito estreita com a Bahia”, afirmou Thomas.

A comitiva baiana também se reuniu com empresas que têm interesse em investir no novo Aeroporto de Porto Seguro.Entre elas, o grupo Hirmer, que cuida do aeroporto de Munique, reafirmou o desejo de participar da licitação e inclusive já está desenvolvendo um projeto para isso. “Será um importante aeroporto que vai intensificar o turismo do extremo sul da Bahia. No início do ano que vem, faremos o leilão e licitaremos este grande investimento para o estado”, disse Rui.

Pela manhã, o governador se reuniu com executivos da Siemens Energy, líder do mercado de pesquisa, produção e transmissão de energias renováveis, que já investe na Bahia por meio da Siemens Gamesa. A empresa apresentou projetos de novos tipos de energia, como o hidrogênio verde, e pretende estreitar laços com o estado, que tem capacidade para receber projetos desse novo combustível. A comitiva ainda foi recebida pelo embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe, que se comprometeu a ajudar a Bahia na consolidação desses investimentos.

Tragédia na BA-263 | carro capota e engenheiro de 29 anos morre a dois quilômetros de Itambé

Foto: WhatsApp | BLOG DO ANDERSON

Um grave acidente na Rodovia Deputada Virgínia Hagge, trecho da BA-263 entre Vitória da Conquista e Itapetinga, resultou na morte de um jovem neste domingo (17). O engenheiro Claudio Ewerton Porto Lopes, de 29 anos, retornava para Itambé, quando o Ford Fucus captou. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência prestou assistência, mas a vítima morreu no local. O corpo foi removido ao Instituto Médico Legal em Itapetinga.

Rede Estadual de Ensino | aulas 100% presenciais são retomadas em escolas de toda a Bahia

Fotos: Elói Corrêa | GovBA

A partir desta segunda-feira (18), as atividades letivas na Rede Estadual de Ensino passaram a ser 100% presenciais em toda a Bahia. Isso significa que não há mais a oferta de atividades online em função do avanço da vacinação contra a Covid-19 e da redução da taxa de contaminaçãos. Ainda assim, os protocolos sanitários estão sendo exigidos nas Unidades Escolares, como o uso obrigatório de máscaras, medição de temperatura, higienização das mãos e distanciamento social. Esta é a terceira etapa do plano de retorno às aulas da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, antecedida pelo ensino totalmente remoto e pelo modelo híbrido.

“Aproveitamos esses outros modelos para experimentar o formato, aprendermos como conviver com a situação e prepararmos toda a infraestrutura da escola com álcool em gel, máscara, farda, ventiladores e capacitação dos servidores, a exemplo da equipe que prepara a alimentação escolar e da recepção. Toda a infraestrutura está pronta para acolher e receber. Se tivermos em alguma situação, algum estudante ou servidor que comprovadamente precise ficar em casa por algum efeito psicológico ou por algum grau de comorbidade, nós daremos a assistência devida a essas pessoas”, explica o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues. As atividades letivas na rede estadual seguem até 29 de dezembro.

União dos Municípios da Bahia | reforma do ICMS dos combustíveis pode precarizar serviços públicos

Foto: BLOG DO ANDERSON

O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zenildo Brandão Santana, mais conhecido como Zé Cocá, demonstrou preocupação com a proposta de reforma do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) relativa a combustíveis, aprovada na Câmara dos Deputados esta semana e que segue para análise do Senado. O Projeto de Lei complementar (PLP) 11/2021 traz o impacto negativo de R$5,5 bilhões na arrecadação do imposto estadual, que recairá diretamente sobre as receitas municipais por meio das transferências da cota-parte de 25%, aponta estudo da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Zé Cocá, que também é prefeito de Jequié, Centro Sul Baiano, questiona que a solução seja cobrada dos entes que arrecadam menos na base tributária. “O elo mais fraco é sempre penalizado. A gente sabe que, na ponta, isso precariza as condições financeiras de estados e municípios prestarem serviços públicos ao cidadão. Por que não se falou em mexer na Cide ou no PIS/Cofins, que são da arrecadação da União?”, questiona. O gestor acrescenta ainda que a medida não traz solução definitiva. “Não é descobrindo um lado que vamos resolver o outro. Essa proposta é paliativa e não ataca o foco da questão que está no preço de mercado”, argumenta Zé Cocá nessa reportagem da segunda-feira (18). Um estudo apresentado pela Confederação Nacional de Municípios prevê dificuldades para aplicação da matéria proposta pela Câmara e cita que a nova formação de cobrança proposta para o ICMS dos combustíveis pode ir na contramão do interesse público. “Fixar um valor por litro evita o aumento do tributo em um eventual aumento do preço, porém também impede redução em eventual queda. Nessa última hipótese, a composição do tributo no preço final vai aumentar”, aponta a CNM.

Novidade na Cidade | Space é inaugurada com espetáculos memoráveis em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Com muita gente bonita e espetáculos inéditos do Kartlove, Diego Massa & Banda, DJ Peixoto & DJ Tom, a Space foi inaugurada com casa cheia em Vitória da Conquista. A festa que começou na noite do sábado (16) foi até o sol nascer neste domingo (17).

O evento contou ainda com a participação de Larissa Gomes ao lado do Kartlove. O Space é a Casa de Eventos no modelo das que existem no Rio de Janeiro e São Paulo, cujas apresentações na Tenda Eletrônica acontecem simultaneamente com o Palco Principal.

O projeto é dos empresários Dante Gusmão e Thiago Cunha e o BLOG DO ANDERSON esteve presente registrando alguns momentos memoráveis dos artistas e de público que esgotou os ingressos.

Amores por um triz | histórias de amor entre mulheres reforçam visibilidade lésbica e bissexual

Foto: Reprodução | Instagram

Quem não gosta de uma história de amor? A campanha baiana chamada “Amores por um triz”, que circula nas redes sociais, reúne relatos de romances que aconteceram anos depois dos casais se conhecerem, amores de uma noite com pessoas de estados diferentes, entre tantas outras histórias de amor. A campanha, em parceira com a plataforma amores sonoros, também acompanha o lançamento da música “Por Um Triz”, da cantora baiana Amanda Rosa. A canção faz parte do EP “A Filha Revolta”, lançado em julho, e conta a história da primeira noite entre duas mulheres.

A história é baseada em uma experiência real, vivenciada entre a cantora e Beatriz Almeida, que hoje é produtora da artista.

O romance entre as duas deu espaço para a amizade, e elas perceberam que as relações se transformam quando são verdadeiras e baseadas no amor. “Ela transformou a primeira noite da gente juntas em uma música que se chama ‘Por um triz’. Depois disso, a gente parou de ficar, mas não se desgrudou mais”, contou Beatriz Almeida. “Tempos depois eu virei empresária da carreira dela. E agora, dois anos depois, vamos lançar a bendita da música”, disse. Confira a reportagem completa deste domingo (17) no g1 Bahia.

Tragédia em Itabuna | muro de escola desaba matando pai e filho que caminhavam sobre a calçada

Fotos: Reprodução | Redes Sociais

O pai do adolescente de 12 anos, que morreu após ser atingido por um muro de uma escola, que desabou na manhã deste sábado (16), em Itabuna, no Sul da Bahia, também faleceu. O óbito aconteceu horas depois, no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. Segundo familiares das vítimas, pai e filho voltavam de uma feira e passavam pela área externa da Escola Municipal Marechal Castelo Branco quando parte do muro desabou. O garoto, identificado como Guilherme Aurélio Leone, morreu no local. Já o pai dele, o pedreiro Fábio Guedes dos Santos, de 45 anos, chegou a ser levado para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. De acordo com o irmão do pedreiro, Fábio Guedes estava inconsciente e apresentava estado de saúde gravíssimo quando foi socorrido. Moradores de casas próximas à escola relataram que o muro apresentava rachaduras e sinais de que poderia desabar.

A versão foi confirmada pela Defesa Civil, que vistoriou o local após o desabamento. Defesa Civil relatou que técnicos do órgão avaliaram a área e vão acionar a Secretaria de Infraestrutura para demolir o restante do muro da escola. O prefeito de Itabuna, Augusto Narciso Castro, divulgou uma moção de pesar após o acidente. Na nota, o gestor afirmou que as causas do desabamento serão apuradas pela Polícia Civil. Ainda segundo o prefeito da cidade, as secretarias municipais de Promoção Social e Combate à Pobreza, Saúde e Educação vão enviar à casa das vítimas e à unidade escolar, profissionais para prestar assistência psicológica, social e material necessária.

Horas depois, em homenagem póstuma, o prefeito decretou luto por três dias. A decisão foi adotada depois da reunião do Gabinete de Crise com a participação de secretários municipais, superintendentes e assessores.  Guilherme era aluno da Escola Municipal Tereza Cristina Ribeiro Estrela, no Parque Boa Vista, vizinho ao Loteamento Paraíso onde morava com a família. As duas vítimas são parentes do vereador Wanderson Pereira Leone, conhecido como Dando Leone (PDT). Augusto Castro também determinou a transferência da festa comemorativa dos 206 anos da Vila de Ferradas para outra data e a suspensão de eventos festivos da prefeitura até sexta-feira (22).

De forma imediata, mandou a Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo fechar com tapumes o entorno da escola municipal e intensificar vistorias nos prédios públicos e à Guarda Civil Municipal monitorar as escolas da rede municipal. No encontro realizado no Centro Administrativo Firmino Alves, a Secretaria de Segurança e Ordem Pública apresentou aos integrantes do Gabinete de Crise cópia do Parecer Técnico depois de inspeção efetuada pelo engenheiro da Diretoria de Defesa Civil Carlos Yuri Bandeira de Oliveira e pela diretora Elciane Rodrigues Reis. Além de interdição total foi recomendada a demolição imediata do muro, em caráter emergencial, por continuar expondo a população do entorno a riscos.

Agenda na Capital Baiana | Soane Galvão reforça pedidos para desenvolvimento de Ilhéus

Fotos: SECOM | Ilhéus

Ao lado do prefeito Mário Alexandre Correa de Sousa, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Ilhéus, Soane Galvão, reforçou pedidos junto ao Governo do Estado da Bahia para o avanço de obras estruturantes para o desenvolvimento, em audiência no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. “Ilhéus deu grandes e importantes passos na parceria com o governo do Estado, e vai continuar a crescer e se desenvolver com obras estruturantes que estão em andamento e para serem iniciadas. Nosso papel é o de acompanhar de perto cada demanda e necessidade da nossa amada cidade de Ilhéus, pois com a união e junto ao nosso governador, reforçando os pedidos, iremos cada vez mais longe”, destacou Soane Galvão na quinta-feira (14).

Com protocolo de requerimento na Superintendência de Infraestrutura de Transportes (SIT) da secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia, Soane pediu o avanço da requalificação da Zona Norte e Nova Orla, a conclusão do Bairro Gastronômico do Banco da Vitória, a iluminação no trecho da rodovia entre o Teotônio Vilela e o Hospital Costa do Cacau, bem como a duplicação, pavimentação e iluminação da estrada que liga Ilhéus ao distrito de Couto, manutenção e iluminação da ponte Jorge Amadom e a celeridade na obra de manutenção e ampliação do Aeroporto Jorge Amado. O prefeito de Itabuna, Augusto Narciso Castro, também particiou do encontro.

Destaque Regional | SENAI inaugura Unidade em Guanambi para oferecer formação e qualificação profissional

Fotos: ASCOM | FIEB

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Bahia) inaugurou nesta sexta-feira (15) sua mais nova unidade na Bahia, o Centro de Formação Profissional Nilo Coelho, em Guanambi. Participaram da inauguração, prefeitos, secretários municipais e representantes de entidades, a exemplo da Associação de Indústrias Guanambiense e do Consórcio do Alto Sertão.  O presidente da Federação das Industrias do Estado da Bahia foi representado na solenidade pelo conselheiro Adalberto de Souza Coelho, que também fez a saudação ao homenageado, reconhecendo sua contribuição para a Bahia e o desenvolvimento econômico de Guanambi.

Ele também destacou a importância do Sistema S para o país e lembrou que ele é financiado pelas empresas, sem uso do dinheiro público. Adalberto Coelho destacou que são 800 unidades do SENAI no país e 2 milhões de alunos matriculados em todo o país. “Temos a consciência que estamos preparando o futuro para a indústria”, frisou. O prefeito Nilo Augusto de Moraes Coelho observou em seu discurso o simbolismo da chegada do SENAI a Guanambi. “Quando vejo o SENAI se implantar na minha terra, não pela homenagem que me presta, mas pelo futuro que desponta, eu sinto-me mais forte ainda. Vamos juntos continuar a luta por uma sociedade melhor, pelo progresso, pelo desenvolvimento, pelo amanhã”, declarou.