Operação Tupã | Polícia Federal investiga morte de adolescente indígena em ataque no sul da Bahia

Fotos: ASCOM | PF

A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Tupã, que investiga a morte do indígena Gustavo Silva da Conceição, de 14 anos, nesta quinta-feira (6), em Teixeira de Freitas, no Sul da Bahia. O adolescente da etnia Pataxó veio a óbito após ser atingido por disparo de arma de fogo em um ataque motivado por disputas de terra em Prado, na mesma região, no dia 4 de setembro.

Em ação coordenada com a Corregedoria Geral da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), os policiais cumprem três mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão. Conforme a PF, as investigações seguem em segredo de Justiça e a ação tem o objetivo de colher provas que, após análise, possam contribuir para a conclusão do caso.

Tragédia no Norte Baiano | casal morre em acidente entre carro e caminhão na BR-235

Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON

Um casal morreu em um grave acidente na BR-235, na última terça-feira (4), próximo ao distrito de Santana do Sobrado, em Casa Nova, no Norte da Bahia. De acordo com o Departamento de Polícia Técnica, o motorista do carro perdeu o controle do veículo e atingiu um caminhão ao tentar voltar para a pista. As vítimas foram identificadas como João Antônio da Silva, 64 anos, e Ana Maria da Silva, 59 anos. Os dois eram casados e morreram no local. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para retirar os corpos presos às ferragens. Não há informações sobre velório e sepultamento das vítimas, e também não há registro se o motorista do caminhão ficou ferido. A BR-235 chegou a ser interrompida e o trânsito ficou lento. Com informações do g1.

Guia de Oportunidades | SineBahia divulga novas vagas para quem quer trabalhar em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Sistema Nacional de Emprego da Bahia (SineBahia) divulgou as vagas de emprego em Vitória da Conquista. No Guia de Oportunidades que o BLOG DO ANDERSON reproduz nesta quarta-feira (5) tem vagas para diversos setores. Os candidatos interessados nas oportunidades devem se dirigir à unidade central do SineBahia, no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) no Centro ou Boulevard Shopping.Veja todos os detalhes. Confira todos os detalhes.

Destaque Estadual | Edvaldo Brito comemora 85 anos com missa Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia

Fotos: Divulgação | AsCom

O jurista e vereador Edvaldo Brito, do Partido Social Democrático, comemorou o seu aniversário de número 85 com uma missa na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, celebrada no final da manhã desta segunda-feira (3) pelo padre Adilton Lopes. Na sua pregação para o templo cheio, o sacerdote destacou a dádiva de Brito viver em paz, com saúde e rodeado de familiares e amigos.

Alunos, ex-alunos e colegas da Universidade Federal da Bahia e da Câmara Municipal de Salvador também estavam presentes. Brito foi homenageado por um grupo de crianças das creches comunitárias, creches que ele apoia e defende há muitos anos.

Ao lado da esposa Reginalda Brito, dos filhos e netos, o vereador comemorou também a reeleição do filho Antônio Brito, reconduzido para o quarto mandato na Câmara Federal como o quarto deputado mais votado da Bahia. Edvaldo agradeceu a todos e destacou a sua história de vida: “Sou um vencedor, pois menino pobre sempre apoiado pela minha mãe, Dona Edite, consegui estudar, formar uma família querida e ter uma vida rica de amigos, todos vocês aqui presentes”.

Boletim de Saúde | Ivete Sangalo é internada com infecção intestinal em hospital de Salvador

Foto: Carolina Mendonça

Ivete Sangalo deu entrada no Hospital Aliança, em Salvador, na noite de quinta-feira (29), com um quadro de infecção intestinal. Segundo informações da assessoria da artista, ela continua internada no local e tem previsão de alta para sábado (1°). De acordo com equipe de Ivete Sangalo, a cantora está bem. Ela também fez uma live nesta sexta-feira (29), onde deu notícias para os fãs.

Seguranças de ACM Neto | sargento é morto e soldado é baleado em “Operação Policial” na Bahia

Um sargento da Polícia Militar da Bahia morreu após ser baleado na noite de terça-feira (27), em Itajuípe, no Sul Baiano. Um soldado que estava com ele também foi atingido e está internado no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna. Os dois militares estavam hospedados em um hotel, e fariam a segurança do candidato ao Governo Baiano nestas Eleições 2022, Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto, o ACM Neto, do União Brasil, que cumpriria agenda de campanha em Coaraci. Os tiros de revólver recebidos pelos dois policiais não tiveram relação com a campanha política. A PMBA informou que houve uma operação para a prisão de um investigado por tráfico de drogas, mas não deu detalhes sobre o caso, nem sobre as circunstâncias. O Correio procurou a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), que vai emitir nota sobre o caso. A assessoria de campanha de ACM Neto também foi procurada, para informar se a agenda de campanha será mantida, mas ainda não deu retorno sobre o questionamento.

Concurso Público | Governo Baiano publica edital com 2,5 mil vagas para Polícia Militar e Bombeiros

Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON

Foi publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia (DOE) desta quarta-feira (28) o edital com abertura de inscrições do concurso público para 2 mil vagas de soldado da Polícia Militar e outras 500 para soldado do Corpo de Bombeiros. As inscrições devem ser feitas pelo site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br), organizadora do certame, no período entre o dia 13 de outubro e 11 de novembro deste ano. Veja todos os detalhes.

Nota de Pesar | Geane da Silva Brito, aos 19 anos

Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON

Com muito pesar o BLOG DO ANDERSON lamenta o falecimento precoce de Geane da Silva de Brito. Aos 19 anos, ela foi vítima de atentado dentro da Colégio Municipal Eurides Sant’Anna, em Barreiras, no Oeste Baiano. Aos amigos e familiares, os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.

A Prefeitura Municipal de Barreiras divulgou nota nesta segunda-feira (26) lamentando a morte de uma aluna dentro do Colégio Municipal Eurides Sant’Anna, invadido por um jovem armado com revólver e facas. A estudante Geane da Silva de Brito, 19 anos, que era cadeirante, foi morta depois de ser baleada e também receber golpes de facão. O agressor, que não teve nome informado, foi baleado ao tentar fugir. Em nota, a prefeitura classifica o episódio de “tragédia inimaginável”. A Escola atacada tem gestão compartilhada com a Polícia Militar da Bahia. Por volta das 7h20min, um “indivíduo estranho à comunidade escolar”, diz a prefeitura, chegou ao local todo vestido de preto, com capuz e óculos escuros, e entrou na escola pulando o muro. Ele estava com um revólver e duas facas. O agressor foi até a direção de Geane e atirou duas vezes contra ela. Depois, partiu para cima dela com as facas. A aluna morreu ainda no local. Ao tentar fugir, o agressor foi baleado por uma pessoa não identificada, segundo a Polícia Militar. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e está sob custódia policial em uma Unidade de Saúde.

Atentando em Barreiras | “irá acontecer daqui a 4h e eu tô bem de boa”, escreveu atirador antes de invadir escola

Foto: Reprodução | Twitter

Horas antes de invadir a Escola Municipal Eurides Sant’anna, na manhã desta segunda-feira (26), o atirador responsável pela morte de Geane da Silva de Brito, 19, escreveu em uma rede social dizendo que estava calmo e “de boa”. “Nem parece que irei aparecer em todos jornais hoje”, acrescentou. No perfil, o atirador postava fotos com roupas e máscara preta, vestido do mesmo modo que invadiu a escola. Legendas mostravam que o crime foi planejado há meses. Com frequência o agressor escrevia sobre conseguir munição, além de postar fotos com facas. Ele também usava a rede social para xingar nordestinos, judeus e público LGBTQIAP+. O atirador publicou e fixou uma “carta de despedida” na última quinta-feira (22), no texto, ele afirma que não tem problemas mentais e tem tendências homicidas desde pequeno. No último domingo (25) ele postou na rede social dizendo que deu o último abraço no pai. Psiquiatra, doutora em medicina e coordenadora do Centro de Estudos da Holiste Psiquiatria, Fabiana Nery explica que é difícil definir o caso concreto sem avaliação direta do indivíduo, porém, do ponto de vista teórico, a psiquiatria avalia alterações do pensamento e comportamento, a exemplo de delírios. Fabiana explica que o delírio é uma crença inabalável no qual o indivíduo acredita em algo de forma imutável, mesmo quando não há lógica ou comprovação. A partir da alteração do pensamento, o indivíduo começa a se comportar de maneira alterada, até, se não houve tratamento, ferir os outros ou a si mesmo. Contudo, a especialista ressalta que nem todos casos de violência acontecem por questão patológica, podendo acontecer também devido a traços da personalidade do indivíduo, ou seja, nem todo ato de violência vai ser secundário a transtornos psiquiátricos. “Uma dica é, se houve mudança do padrão de comportamento, seja porque ficou mais isolado, irritado, ríspido com a família, é sinal de alerta para entender o que está acontecendo com o indivíduo. É prestar atenção nas pessoas que estão ao nosso redor e oferecer ajuda, […] fazer intervenção precoce”, alerta. Informações do Correio.

Atentado no Oeste Baiano | atirador invade escola, dispara e mata estudante cadeirante em Barreiras

Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON

Um jovem armado invadiu uma escola em Barreiras, Bahia e disparou contra alunos. O crime aconteceu na manhã desta segunda-feira, 26, na Escola Municipal Eurides Sant’Anna. Não há informações sobre a motivação do crime. Uma cadeirante de 20 anos, estudante da escola, teria sido atingida e morta durante os disparos. Além disso, o atirador entrou em confronto com a Polícia Militar e também foi baleado. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e não há detalhes sobre o seu estado de saúde. Imagens que circulam nas redes sociais mostram os estudante do colégio correndo para a rua após os disparos. Outros se abrigaram na quadra esportiva. Não há mais informações sobre feridos ou novas mortes.

Caso de Polícia | músico de Edson Gomes tem parada cardíaca no palco e equipe é assaltada em João Pessoa

Foto: Reprodução | Instagram

O guitarrista Antônio Ramos de Oliveira, de 64 anos, da banda do cantor baiano Edson Gomes, 67, sofreu uma parada cardíaca durante um show no Clube Cabo Branco, em João Pessoa, na Paraíba. A situação aconteceu em cima do palco, logo no início da apresentação, que aconteceu no último sábado (24). Antônio foi socorrido por pessoas que estavam na plateia até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. O guitarrista foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento Oceania e transferido para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, na tarde deste domingo (25). A unidade de saúde informou ao g1 que Antônio está internado na área vermelha, entubado e em estado grave. Após o ocorrido na noite de sábado, Edson Gomes, que está em turnê de comemoração aos 50 anos de carreira, seguiu com o show em João Pessoa e também cumpriu agenda em Campina Grande. Na saída do show, a equipe foi assaltada por quatro homens armados. A Polícia Militar informou que os bandidos conseguiram levar uma quantia em dinheiro não foi especificada. O Correio não conseguiu contato com a equipe de Edson Gomes.

Comoção na Bahia | Alexsandro Brilhante, aos 48 anos

Foto: Reprodução | Instagram

Um professor de Jiu-jitsu morreu após cair da bicicleta que ele conduzia, em Feira de Santana. O acidente ocorreu no sábado (24). Alexsandro Brilhante tinha 48 anos. Testemunhas afirmam que ele transitava pela Ladeira do Nagé e tentou desviar de uma pedra, quando se desequilibrou e caiu, batendo a cabeça no chão. Ociclista usava roupa apropriada para a prática, inclusive capacete. Mesmo assim, com o impacto da queda, ele morreu na hora. O corpo foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), para ser necropsiado. Conhecido como Bia, Alexsandro tinha mais de 40 anos de tatame e era muito conhecido na cidade. Faixa preta de jiu-jitsu, ele dava aulas em uma academia, em uma escola particular, e tinha alunos de todas as idades. Além disso, também atuava como árbitro em disputas de artes marciais, em toda a Bahia. Nas redes sociais, alunos e atletas lamentaram a perda, e combinaram de comparecerem ao velório e sepultamento com kimonos, preferencialmente na cor branca, como forma de homenagear o professo. Com informações do g1.

Guia de Concursos | Governo Baiano vai publicar edital com 2,5 mil vagas para PM e Bombeiros

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Governo do Estado da Bahia anunciou, nesta quinta-feira (22), que vai publicar o edital do concurso com 2,5 mil vagas para soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. A Fundação Carlos Chagas (FCC) é a banca organizadora do certame. Segundo o Governo Baiano, o edital vai trazer o cronograma, as datas das inscrições, dentre outras informações sobre o concurso. O concurso terá 2,5 mil vagas, distribuídas entre a capital e o interior da Bahia. Do total, duas mil serão para soldado da PM e 500 para o Corpo de Bombeiros. Este é o terceiro concurso público realizado nos últimos seis anos para soldado da PM-BA e do CBM-BA.

Violência na RMS | instrutor de Boxe é morto a tiros de revólver enquanto dava aula na própria academia

Fotos: Reprodução | Instagram

Um instrutor de Boxe foi morto com três tiros enquanto dava aula na própria academia no bairro Gleba E, em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador. O crime ocorreu no início da noite de terça-feira (20). Alunos e a esposa do homem, que trabalha com ele, presenciaram toda a ação. A vítima é Rodrigo Souza, de 30 anos. Na manhã desta quarta-feira (21), a reportagem conversou com a companheira dele, que deu detalhes sobre a situação. Abalada, ela contou que os suspeitos fingiram estar interessados em aulas.O nome da mulher não vai ser divulgado por questões de segurança. 

Ela relatou que trabalhava como atendente da academia, quando dois homens chegaram em um carro e pediram informações sobre a academia, as aulas e o professor.  Quando os suspeitos identificaram Rodrigo, que atendia alunos, foram na direção dele e dispararam várias vezes. Depois, fugiram do local no mesmo veículo em que chegaram. Câmeras de segurança registraram parte da confusão. Na gravação, é possível ouvir o momento dos disparos e muita gritaria. Uma das pessoas que grita é a esposa de Rodrigo, que pede socorro, segundo informçaões do g1.

O professor foi levado para o Hospital Geral de Camaçari, mas já chegou à unidade sem vida.  Em nota, a Polícia Militar informou que procurou os suspeitos, mas não conseguiu localizar ninguém. O caso é investigado pela Polícia Civil. Ainda não se sabe o que motivou o assassinato. O corpo de Rodrigo foi levado para o Instituto Médico Legal de Salvador.  Além de ensinar boxe, Rodrigo também era professor de artes marciais, Muay Thai e kickboxing. A academia fundada por ele é o Centro de Treinamento Benção Fight. O professor deixa a esposa e uma filha, de 5 anos.

Tragédia no Sul Baiano | criança de 10 anos morre e outras duas ficam feridas em acidente de carro

Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON

Uma criança de 10 anos morreu e outras duas ficaram feridas em um acidente de carro na Zona Rural de Dois Irmãos da Mata, em Ubatã, no Sul da Bahia. O acidente aconteceu no sábado (17). Segundo a Policia Militar, a vítima morreu no local e foi identificada como Maria Luiza dos Santos Maia. Ela estava em um carro com as outras duas crianças e três adultos. A suspeita é que o veículo seguia em direção à região do Bate Quente, quando o condutor bateu em uma pedra e perdeu o controle do carro, que capotou. Não há informações sobre o estado de saúde das duas crianças que ficaram feridas, nem sobre os adultos que estavam no carro. A Secretaria Municipal de Educação de Ubatã suspendeu as aulas no Colégio Modelo CPM Jeová Amaro Benjoino, onde Maria Luiza estudava, na segunda-feira (19). A suspensão foi divulgada através da rede social da Prefeitura de Ubatã.

Feirão Fique em Dia | Neoenergia Coelba prorroga descontos de até 40% em faturas vencidas

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Neoenergia Coelba [Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia] prorrogou por mais 30 dias o Feirão Fique em Dia, que oferece descontos de até 40% nas faturas com vencimento superior a 180 dias. A informação foi divulgada pela empresa nesta quinta-feira (15), dia em que é celebrado o Dia do Cliente. Inicialmente, o programa seria finalizado nesta semana. Com o feirão, os consumidores podem negociar seus débitos com isenção dos juros, correção monetária e multas. A condição especial permite, ainda, a quitação do débito à vista ou parcelado em até 24 prestações no cartão, com o desconto de 23% na taxa de serviço cobrada pelo cartão de crédito. A intenção da companhia, segundo informou a mesma, é permitir que mais consumidores possam aderir às condições especiais do programa, contribuindo com a recuperação financeira dos clientes que se depararam com dificuldades no orçamento doméstico no último ano.

Educação Fiscal | Instituto de Auditores Fiscais apresenta detalhes sobre prêmio em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

No final da manhã desta quinta-feira (15), a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade recebeu representantes do Instituto de Auditores Fiscais da Bahia (IAF). Durante o encontro, os presentes conversaram sobre o Prêmio IAF de Educação Fiscal, que está com inscrições abertas até o dia 31 de outubro (clique aqui para se inscrever). A premiação tem como objetivo apresentar para a função socioeconômica dos tributos e mostrar como eles podem ser usados em benefício à sociedade, além de incentivar  o desenvolvimento de atividades em parceria com entidades públicas e privadas para aperfeiçoar conhecimentos teóricos e práticos sobre educação fiscal.

Serão premiadas iniciativas nas categorias escolas, instituições, imprensa e tecnologia. Segundo a prefeita Sheila Lemos é muito importante que o cidadão entenda o que é tributo e se conscientize sobre a importância de acompanhar os gastos públicos e sobre a sua participação no processo de escolha dos planos, projetos e políticas públicas executados pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. A prefeita citou como exemplo o acompanhamento do caixa escolar das escolas da Rede Municipal, declarando que “o treinamento e qualificação devem ser dados para quem utiliza o recurso e também para a comunidade escolar que fiscaliza”.

Para o coordenador do prêmio IAF de Educação Fiscal, Stephenson Cerqueira,  é fundamental que os contribuintes tenham acesso ao orçamento e gastos públicos de forma transparente e quando o poder público trabalha nesse sentido cumpre a Lei de Acesso a Informação do que diz as ações do governo que devem ser publicizadas de forma simples para facilitar o acompanhamento e  toda ação do governo deve ser dado publicidade de forma simples para o entendimento e acompanhamento do cidadão.  O auditor fiscal Marcelo de Azevedo Moreira, que atua em Vitória da Conquista, também esteve presente no evento.

Nota de Pesar | Ana Paula Almeida Souza, aos 28 anos

Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON

Uma médica de 28 anos foi achada morta dentro de casa na quinta-feira (15), em Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina. Segundo a Polícia Militar, colegas de Ana Paula Almeida Souza chamaram uma equipe da PM porque não conseguiam falar com ela há 24horas. Quando ela faltou ao trabalho, eles estranharam. Os policiais chamaram o dono do imóvel, que ajudou a abrir a casa, onde Ana Paula morava sozinha. Ela foi achada morta na porta do banheiro da suíte. Um secador de cabelo foi achado ao lado do corpo, o que gerou suspeita que ela possa tenha morrido eletrocutada. Em nota, a Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu manifestou pesar e suspendeu os atendimentos nas Unidades de Saúde nesta sexta-feira (16).

Eleições 2022 | Pesquisa Datafolha diz que Lula mantém 45%, e Bolsonaro oscila de 34% para 33%

Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON

O Datafolha Instituto de Pesquisas divulgou um novo cenário de intenção de voto à Presidência da República Brasileira nestas Eleições 2022, contratada pela Folha de São Paulo e pela TV Globo, nesta quinta-feira (15). Em cenário estável, Luiz Inácio Lula da Silva se manteve na frente com o mesmo percentual da pesquisa anterior. E Jair Messias Bolsonaro oscilou um ponto para baixo. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais, ou para menos. O Datafolha ouviu 5.926 entrevistados em 300 municípios, de 13 a 15 de setembro.

Lula (PT): 45%;
Jair Bolsonaro (PL): 33%;
Ciro Gomes (PDT): 8%;
Simone Tebet (MDB): 5%;
Soraya Thronicke (União Brasil): 2%;
Brancos e nulos: 4%;
Não sabem: 2%