Tragédia em Minas Gerais: queda de avião mata três em BH

Foto: Reprodução | TV Globo

Um avião de pequeno porte, prefixo PR-ETJ, caiu, na manhã desta segunda-feira (21), na esquina das ruas Minerva com Belmiro Braga, no bairro Caiçara, na Região Noroeste de Belo Horizonte, mesma região onde um avião caiu em abril deste ano. Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente deixou três mortos e três feridos. O acidente aconteceu no Caiçara, um bairro residencial na Região Noroeste de BH, a 1,3 KM da cabeceira do Aeroporto Carlos Prates, de onde a aeronave tinha acabado de decolar com destino a Ilhéus. Muita fumaça preta tomou conta da região e podia ser vista de vários pontos da cidade.

O local é o mesmo onde, em 13 de abril, caiu um avião e deixou um morto. Três carros foram atingidos e pegaram fogo. Segundo o Corpo de Bombeiros, entre os mortos está um ocupante do avião, um pedestre e outra pessoa que estava em um dos carros atingido pela aeronave. Os feridos entre eles o piloto, foram levados para o Hospital João XXIII. Segundo o coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, subcomandante do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, os três estão com grande parte dos corpos queimados.

Polêmica na Cidade: um dos três cães que seriam capturados é adotado em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Em contato com o BLOG DO ANDERSON na noite de domingo (20), a ativista Débora Almeida Lima passou uma ótima notícia sobre uma Polêmica na Cidade que motivou protestos neste final de semana. Trata-se dos cães que vivem no estacionamento de uma loja varejista localizada na Avenida Rosa Cruz. De acordo com Débora, dos três um acaba de ser adotado. “Vamos arcar com das despesas de castração dele e dos outros dois que estamos procurando pessoas que também possam adotá-los”, afirmou. Esses três animais ainda permanecem na Capital do Sudoeste Baiano por conta de ações de protetores que realizaram protestos e conseguiram cancelar uma operação de captura por parte da empresa, conforme o BLOG DO ANDERSON noticiou.

Eleições 2020: defronte a Waldenor e Zé Raimundo, Rui Costa fala no retorno do PT à Prefeitura de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Num discurso de mais de meia hora, na abertura do Congresso do Partido dos Trabalhadores da Bahia no último sábado (19), o governador Rui Costa Santos afirmou com confiança do retorno do PT à Prefeitura de Vitória da Conquista nas Eleições 2020. “É preciso como Wagner disse, renovar o PT”, discursou Rui frisando que “temos que colocar a juventude para dentro do PT”. “Em 2016 no auge daquela crise, da perseguição, nós perdemos cidades importantes na Bahia e eu não tenho dúvida em afirmar que nós vamos retomar essas cidades, e aqui eu vejo Waldenor e Zé Raimundo, como Vitória da Conquista, vamos retomar Camaçari, vamos retomar muitas outras cidades da Bahia”, afirmou Rui. “Eu sou de projeto coletivo e eu quero ajudar a derrotar esse grupo de direita se nós queremos retomar em 2022, por isso que é importante se nós vamos ter dificuldades em outras regiões que a gente consiga materializar aqui em Salvador, em Vitória da Conquista, em Camaçari, em outras cidades da Bahia a vitória do PT”, discursou o governador que lançou Zé Neto (PT-BA), como é conhecido do deputado federal José Cerqueira de Santana Neto, à Prefeitura de Feira de Santana.

Igreja Católica: Homenagem a Santa Dulce dos Pobres fortalece o turismo religioso na Bahia

Fotos: Mateus Pereira | GovBA
Nas camisas, nos olhos, nos corações. A fé em Irmã Dulce, agora Santa Dulce dos Pobres, canonizada no último dia 13, atraiu milhares de fiéis à Arena Fonte Nova, em missa celebrada pelo arcebispo primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, neste domingo (20).  O governador Rui Costa participou da celebração, acompanhado da primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Aline Peixoto, e de José Maurício Moreira e Cláudia Araújo, que receberam a graça da cura, reconhecida pelo Vaticano.
Para Rui, Santa Dulce dos Pobres está acima das religiões pela generosidade, história e cuidado com o próximo. “Com a canonização de Santa Dulce dos Pobres, a Bahia torna-se uma referência ainda maior do que já é da fé, com suas mais de 300 igrejas, como a do Bonfim, de Nossa Senhora da Conceição da Praia, do Rosário dos Pretos e de São Francisco. Isso vai ser muito bom também para reforçar o destino religioso que é a nossa capital”, afirmou o governador.

Partido dos Trabalhadores: com 59,22% dos votos, Éden Valadares é eleito presidente do PT da Bahia

Fotos: Divulgação | PT Bahia

Os delegados da etapa estadual do 7º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores elegeram, neste domingo (20), Éden Valadares Santos como presidente Diretório do PT na Bahia para o próximo quadriênio. O novo presidente obteve 59,22% dos votos, enquanto a segunda colocada, Elen Coutinho, pontuou com 39,22%, e o terceiro nome na disputa, Jorge Braga, ficou com 1,56%. Simultaneamente ocorreu a eleição das chapas estaduais, cujo resultado define a proporcionalidade da composição do Diretório e da Executiva Petista. Segundo o presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, o resultado consagra, de forma majoritária, o que a atual direção vem exercendo: “Éden se elege presidente com 59% dos votos e, para a composição da nova executiva, a chapa de Éden tem 14 vagas…

…e a chapa de Elen tem 12 vagas, o que dá um equilíbrio na correlação de forças internas; então vai ser preciso muita unidade e compromisso com o partido para continuar tocando as vitórias que o PT acumula ao longo desses últimos 13 anos”. Após o resultado da eleição, Éden Valadares defendeu a relevância da unidade do partido: “A disputa no PT não nos divide, ela nos multiplica. O PT sai mais forte e mais unido desse congresso estadual”. Em sua fala, ele também agradeceu ao atual presidente estadual. “Quero deixar meu depoimento de muito respeito ao companheiro Everaldo Anunciação, que conduziu nosso partido nesses últimos sete anos. Tenho certeza que você deu o que tinha de melhor ao partido, sua contribuição foi muito importante e você marca a história do PT na Bahia”, afirmou Éden.

Avaliação da Educação Básica: gestores municipais recebem orientações sobre o sistema em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Na última quinta-feira (17), gestores da Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista estiveram reunidos com coordenadores pedagógicos, na Casa Memorial Governador Régis Pacheco. Em pauta, orientações sobre as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SEAB) que serão aplicadas em todo o país de 21 de outubro a 1° de novembro. Em Vitória da Conquista, turmas de 5° e 9° ano de 45 escolas da Zona Urbana e 20 da Zona Rural testarão seus conhecimentos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Além disso, pela primeira vez, o SAEB aplicará testes de Ciências da Natureza para uma amostra de estudantes do 9º ano. Participam as Escolas Municipais Ridalva Correa de Melo, Mozart Tanajura e José Rodrigues do Prado. Outra novidade é que o SAEB passará a avaliar a alfabetização no 2º ano do Ensino Fundamental. As escolas sorteadas em Conquista foram as escolas municipais Conquista Criança, a Gildásio Pereira Castro e a Mozart Tanajura. Tanto para a amostragem de Ciências da Natureza quanto para a avaliação do 2º ano, o sorteio foi feito pelo Ministério da Educação (MEC).

As provas do Saeb compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Já em 2017, Conquista aumentou a nota das séries iniciais para 4,7, sendo a maior do que a média histórica do Município de Vitória da Conquista. “E temos competência para alcançar um resultado muito melhor porque tenho certeza de que os professores da Rede querem o mesmo que nós, gestores: uma educação de qualidade para todas as nossas crianças e adolescentes”, destacou a coordenadora pedagógica da Rede, Tânia Silva Novais.

Para a coordenadora da Escola Municipal Ridalva Correa, Rosane Almeida, esse é o sentimento: “Percebemos o quanto a Secretaria de Educação vem se empenhando para que as ações, lá no final, deem certo. E essa reunião foi primordial e significativa porque o SAEB é uma avaliação externa que permite que não só os números da rede melhorem, mas também a qualidade da educação”, ressaltou.

Por isso, o secretário de Educação, Esmeraldino Correia Santos, lembrou a importância da participação dos alunos nas provas. “Gostaria, sobretudo, de reforçar com os pais dos alunos para que, na semana que vem, façam seus filhos comparecerem para que possamos analisar e quantificar através da prova do Saeb. Estamos dando um rumo, uma direção, com metas bem definidas e vamos, agora, mostrar a qualidade de toda a rede”, enfatizou o secretário.

Natal Conquista de Luz: 24 artistas vão se apresentar em Vitória da Conquista; secretário explica o processo de seleção

Foto: BLOG DO ANDERSON

Segue até a sexta-feira (25) o processo de inscrições para os shows do natal Conquista de Luz, realizado pelo Município de Vitória da Conquista. Esse ano serão 24 apresentações, sendo 12 no Palco B, que fica na Praça Nove de Novembro, e 12 no Palco A, no Centro Glauber Rocha. Os interessados devem efetuar a entrega dos envelopes na Gerência de Compras, que fica no Paço Municipal [Praça Joaquim Correia, nº 55, Centro]. Os pré-requisitos para participar e todas as informações a respeito do credenciamento estão disponíveis no edital da Chamada Pública Nº 005/2019. Consultas podem ser realizadas diretamente na Secretaria Cultura, Turismo, Esporte e Lazer: Municipal de Cultura, pelo telefone (77) 3422-8187, ou pelo e-mail compraspmvc@hotmail.com. Nesta segunda-feira (21) o BLOG DO ANDERSON traz um podscat com o secretario Adriano Borges Gama detalhando essa Chamada Pública, que foi ao ar na Rádio Clube de Conquista.

Eleições 2020: Marcelo Melo promete não lançar candidatura, mas emplaca irmã no PSD em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O advogado Marcelo de Melo Silva que integrava a banda de oposição ao Partido dos Trabalhadores e defendeu as eleições do prefeito Herzem Gusmão Pereira e do presidente da República Brasileira Jair Messias Bolsonaro, agora está do outro lado da Política Conquistense. Recentemente ele pousou ao lado do senador Otto Roberto Mendonça de Alencar (PSD-BA), que é presidente do Partido Social Democrático na Bahia. Melo agora deve também filiar-se ao PSD, mas não quis compor a Comissão Provisória e lançou a sua irmã, Lisiane de Melo Silva, como segunda tesoureira. Procurado pelo BLOG DO ANDERSON na noite deste domingo (20), Melo não quis permanecer no silêncio, mas disse que está na defesa do nome de Otto Alencar ao Governo do Estado da Bahia nas Eleições 2022.

Protestos na Cidade: manifestantes fazem ato contra hipermercado por defesa de animais em Vitoria da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Em conformidade com o prometido, um grupo realizou protestos defronte a um hipermercado contra de maus-tratos a animais em Vitória da Conquista, como foi noticiado aqui no BLOG DO ANDERSON. O ato aconteceu na noite deste sábado (19) com a presença membros da Ordem dos Advogados do Brasil, Câmara Municipal de Vitória da Conquista e instituição de defesa animal.

O evento aconteceu após a tentativa frustrada de captura de três cães que moram no estabelecimento da varejista multinacional localizada na Avenida Rosa Cruz, defronte ao Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. Em nota ao BLOG DO ANDERSON, “o Hiper Bompreço esclarece que não compactua e não admite nenhuma ação que fere os direitos ou põe em risco o bem-estar animal. Em relação às denúncias de cachorros desaparecidos na cidade, enfatizamos que nenhum animal foi capturado pela empresa e que todo a movimentação em nosso estacionamento e em torno da loja são gravadas pelo nosso sistema de monitoramento.

As imagens estão disponíveis para as autoridades… Sobre os cachorros abandonados que passam parte do tempo em nosso estacionamento, a empresa enfatiza que, nos últimos meses, solicitou apoio do poder público para colaborar na resolução do problema. Preocupada com a integridade física dos seus clientes e funcionários, já que alguns foram vítimas dos cães no estacionamento da loja, e dos próprios animais, a empresa acionou, na última terça-feira 15 de outubro, o seu fornecedor para capturar e transportar os cachorros para entidades de proteção animal. No entanto, o contratado não teve uma atitude idônea ao não seguir os procedimentos e políticas estabelecidas em contrato.

Desta forma, o serviço foi prontamente cancelado e todas as providências cabíveis estão sendo tomadas com relação ao tema pela companhia. Referente às ONGs de Salvador mencionadas como parceiras do fornecedor, entramos em contato para dar os devidos esclarecimentos a elas”.  A equipe do BLOG DO ANDERSON acompanhou a manifestação e ouviu algumas personalidades, entre elas o presidente do Movimento Contra a Morte Prematura, André Paulo de Barros Cairo, e Débora Almeida Lima, do Grupo 4 Patas, que falam sobre essa situação que foi denunciada também pelo deputado estadual Marcell Moraes e os vereadores Sidney Oliveira (Republicanos) e David Salomão Santos Lima (PRTB), esse último também se fez presente com o seu Trio Elétrico de onde saíram discursos calorosos.

Campeonato Mundial de Judô na África: Judoca Conquistense fica com bronze nos tatames do Marrocos

Fotos: Divulgação

O judoca Anilton Júnior nesta última semana deste mês foi reconfirmado como um dos atletas mais talentosos dos cinco continentes. Na última semana ele esteve na África onde participou do Campeonato Mundial de Veteranos de Judô.

Em Marraquexe, Marrocos, Anilton Júnior, representou bem Vitória da Conquista em quatro lutas, vencendo as duas primeiras, a primeira contra um francês e a outra com atleta da Argélia, sendo derrotado na terceira por um judoca do Azerbaijão. “Na quarta luta conta a Argélia deu Brasil e conseguimos o bronze”, comentou Anilton. Na classificação geral da competição o Brasil ficou terceiro lugar, atrás da França e da Rússia.

A Delegação Brasileira de Judô conquistou seis medalhas de ouro, sete de prata e 14 de bronze. O atleta conquistense também esteve no México no ano passado, quando também recebeu medalha de bronze. O Campeonato Mundial de Veteranos é chancelado pela Federação Internacional de Judô e contou com a participação de 1.183 judocas de 41 países, entre os quais, 68 do Brasil.

Coquista de Todos destaca o UFC Conquistense: briga entre rivais e a sacudida do bate-boca entre Luciano e Salomão

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista pode ser considerada como uma das Casas Legislativas mais atuantes do Nordeste Brasileiro, mas também está no topo das confusões entre parlamentares. Na manhã da última sexta-feira (18) o presidente da Casa, Luciano Gomes Lisboa, do Partido Liberal, voltou a protagonizar alguns momentos cinematográficos com o vereador David Salomão dos Santos Lima, do PRTB [Partido Renovador Trabalhista Brasileiro], que acabou suspendendo a Sessão Ordinária por dois minutos.

Além disso teve briga nos fundos do Plenário Vereadora Carmem Lúcia com “troca de tapas” e muito empurra-empurra entre rivais, um vereador e outro que foi derrotado nas Eleições 2016. No Conquista de Todos, programa da Rádio Brasil que o BLOG DO ANDERSON traz neste domingo (20), fala esse imbróglio que deixou muita gente presente confusa e ouvintes da Rádio Brasil indignada. Mais uma vez o presidente do Legislativo Conquistense prometeu medidas contra David Salomão.

Plenário Vereadora Carmem Lúcia: agentes de trânsito esclarecem ações em Vitória da Conquista

Foto: ASCOM | PMVC
Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista desta sexta-feira (18), os agentes do Sistema Municipal de Trânsito (SIMTRANS) Tiago Silveira Barros e Ana Marta Ribeiro Borges fizeram uso da Tribuna Livre para esclarecer algumas questões levantadas acerca do trabalho da categoria na fiscalização. Abaixo o BLOG DO ANDERSON traz o discurso e também a Carta Pública divulgada pelo SIMTRANS.

Novidade na Cidade: Nov9 Tecnologia & Design vai gerar renda e mais empregos em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Estão nos últimos ajustes para ser inaugurada no final no próximo mês de novembro, a Nov9 Tecnologia & Design em Vitória da Conquista. De acordo com o empreendedor Mauro Brito, “os segmentos vão de portas de ACM [Material de Alumíno Composto], fachadas em ACM, como a nossa, divisórias de ambiente em MDF [Medium Density Fiberboard, que significa placa de fibra de média densidade], ACM, chapas em geral, móveis planejados de alto padrão, pisos em porcelanato líquido, mesas resinadas, impressos 3D, paredes 3D, caixas de som..

…profissionais, portões especiais, iluminação de jardins, projetos reinderizados 3D Lumen 9.5. Enfim é uma empresa multifacetada, com soluções para projetos de alta complexidade”. A Nov9 Tecnologia & Design está sendo instalada na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 435, defronte a Diamantina Veículos, como mostram as imagens registradas pelo BLOG DO ANDERSON neste sábado (19). Maiores informações e envio de currículos podem ser tratadas diretamente com Mauro Brito através do E-mail: britoconsultor@uol.com.br.

Ocorrências em Barra do Choça: final de semana com três mortes por afogamento e tiros na Terra do Café

Foto: BLOG DO ANDERSON

Localizada a 31 quilômetros de Vitória da Conquista, Barra do Choça tem uma final semana complicado no quesito violência. No sábado (19) um homem foi vítima fatal de afogamento e neste domingo (20) dois foram alvos de um atentado no Ouro Verde. Ambos morreram no local e os seus corpos foram removidos ao Departamento de Polícia Técnica em Vitória da Conquista. A 80ª Companhia Independente de Polícia Militar e o Plantão Central da 10ª Coordenadoria de Polícia do Interior registraram as ocorrências. As investigações serão conduzidas pela Delegacia de Polícia Civil Territorial de Barra do Choça.

Mudanças na Cidade: veja como será o novo formato de trânsito no Centro de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Deve ficar pronto logo mais às 17 horas deste domingo (20), o novo traçado no trânsito em Vitória da Conquista. A intervenção visa melhorias da Mobilidade Urbana, principalmente nesse trecho de muitos conflitos, as famosas brigas de trânsito. Veja abaixo o mapa dessas Mudanças na Cidade.

Final de Semana: 7ª Feijoada Alex Gil reúne amigos com muita festa em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

As Festas Indoor são os principais destinos a cada final de semana em Vitória da Conquista. Neste sábado (19) foi a vez da 7ª Feijoada Alex Gil, que aconteceu na Belacasa Eventos.

A primeira atração foi o grupo Aventureiros do Samba, seguido por Léo Pretto & Banda, Robertinha fechando com o espetáculo de Chris Honorato.

Além desses shows musicais, quem compareceu pode degustar da feijoada, acarajé entre outras guloseimas. Tudo All Inclusive. Veja alguns momentos registrados pelo BLOG DO ANDERSON.

Ataques na Fazenda São Bento: caprinos e gansos estão sendo devorados por cachorros em Vitória da Conquista

Fotos: Marcelo Brito | Divulgação

Cachorros de rua continuam atacando a criação da Fazenda São Bento, que fica na Lagoa das Flores, em Vitória da Conquista. De acordo com o presidente da Associação de Moradores da Lagoa da Flores, Marcelo Aguiar Brito, pelo menos oito gansos, uma cabra e um bode foram mortos pelos cães que invadem a sua propriedade.

“São cachorros que vivem soltos por aqui e outros tem casas, mas moram nas ruas. Além dos nossos, outros animais também estão sendo atacados e ninguém faz nada”, disse Marcelo Brito ao BLOG DO ANDERSON na madrugada desse domingo (20).

“Vamos conversar com o major da Companhia Rural e com o Coronel Ivanildo para que possamos estudar o que fazer, pois podem atacar até pessoas aqui”, comentou Brito com preocupação, mas disposto a capturar os bichos junto com protetores.

Eleições 2020: pré-candidato à Prefeitura de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro aguarda rumos do PSL

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Ainda não foi oficializado, mas o empresário Ivan Cordeiro da Silva Filho é o nome apontado à Prefeitura de Vitória da Conquista pelo Partido Social Liberal nas Eleições 2020, no entanto como a movimentação das nuvens, tudo poderá mudar. Em entrevista ao BLOG DO ANDERSON na noite deste sábado (19), durante a Feijoada de Alex Gil, Ivan Cordeiro diz que “estamos andando pela cidade, conversando com as lideranças, aqui, na Zona Rural, nos povoados, e a gente percebe que a cidade quer mudar, quer um projeto novo, está cansada desse polarização que exista há muito tempo, há mais de vinte anos aqui entre PT e MDB”.

“O PSL hoje é um dos maiores partidos do país, é o partido do presidente Bolsonaro, a gente sabe que está enfrentando essas dificuldades agora, vamos aguardar o que vai acontecer aí nos próximos dias em relação aí ao presidente com o partido”, destacou o político conquistense que ganhou notoriedade ao ocupar duas secretarias na Prefeitura de Vitória da Conquista com articulação do PSDB [Partido da Social Democracia Brasileira] e convite do prefeito Herzem Gusmão Pereira, que é do MDB.

Sobre uma eventual saída do PSL, caso realmente haja uma possível implosão, Ivan afirma que vai aguardar o posicionamento da deputada federal Dayane Pimentel (PSL-BA), a Dayane Jamille Carneiro dos Santos Pimentel que é presidente da legenda na Bahia. Confira o vídeo onde Ivan Cordeiro também declara apoio a causa animal para a construção do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e também da polêmica envolendo cachorros, ativistas e um hipermecado em Vitória da Conquista.

Congresso Nacional: Herzem fecha com Elmar Nascimento para representar Vitória da Conquista em Brasília

Foto: Divulgação | Democratas

O deputado federal Elmar José Vieira Nascimento (DEM-BA) é o representante do prefeito Herzem Gusmão Pereira no Congresso Nacional e a principal ponte para chegar ao Palácio do Planalto e Esplanada dos Ministérios. Em entrevista ao Redação Brasil que o BLOG DO ANDERSON gravou e reproduz neste domingo (20), o líder do Democratas na Câmara dos Deputados lamentou o furdunço entre o Partido Social Liberal (PSL) e o presidente Jair Messias Bolsonaro e também de outros assuntos da Política Brasileira. “O prefeito me procurou, Município de Conquista é importante e precisa ter uma representação política à altura da importância do Município, não só importante, mas politizado. Existem muitas demandas, muitas necessidades e eu me propus a ajudá-lo no que for preciso, o futuro a Deus pertence, eu tenho certeza se a gente puder desenvolver um trabalho que melhore as vidas das pessoas e isso seja perceptível, que as pessoas comecem a considerar de que o seu futuro está atrelado a força política correspondente ao Município da importância de Conquista ele terminam reconhecendo o futuro como já o fizeram com várias pessoas que contribuíram com o desenvolvimento da cidade”, disse Elmar. Sobre a crise vivenciada na Saúde Pública, Elmar Nascimento prometeu apresentar o assunto diretamente ao ministro Luiz Henrique Mandetta. “Vou levar o prefeito ao ministro da Saúde”, afirmou o parlamentar que segundo ele tem livre acesso a Mandetta. “Graças a Deus com o ministro Mandetta, a não se que eu não esteja em Brasília, mas se ele estiver em Brasília, eu vou falar com o prefeito, segunda, terça, quarta, no dia que tiver lá não tenho essa dificuldade. Eu ligo, ele vai na minha casa, eu vou na casa dele, ou ele abre um espaçozinho lá na agenda, a gente é recebido”, declarou. Ouça o Podcast.