Tragédia no Posto de Combustível | caminhoneiro de Vitória da Conquista morre em Marabá

Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON

Um caminhoneiro de Vitória da Conquista morreu em um grave acidente no Norte Brasileiro. A tragédia aconteceu na madrugada do domingo (2), num Posto de Combustível localizado na PA-150, a 40 quilômetros de Marabá, no Pará. A ocorrência está registrada na 10ª Região Integrada de Segurança Pública como “morte acidental”. “A vítima, caminhoneiro, ficou imprensada entre dois veículos pesados. Informações no local dão conta de que o veículo da vítima se deslocou e este, na tentativa de brecar o veículo, adentrou [meio corpo] na boleia no momento em que restou estrangulada pela colisão. O outro veículo envolvido e seu condutor já não mais se encontravam no local. Perícias requisitadas e demais ações promovidas”. Josiel Pereira Amaral residia no bairro Patagônia, Zona Oeste de Vitória da Conquista.

8 de Janeiro | barbeiro é condenado a onze anos de prisão pelos atos antidemocráticos em Brasília

Foto: Jefferson Rudy | Agência Senado

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta sexta-feira (1º), o barbeiro piauiense João Oliveira Antunes Neto a 11 anos e seis meses de prisão por participação nos atos golpistas de 8 de Janeiro. Antunes Neto tem 20 anos, e além de barbeiro, se identifica como um “jovem cristão pregador do evangelho de Jesus Cristo”. A Corte condenou Antunes Neto a três crimes praticados no 8 de Janeiro: abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de estado e associação criminosa armada.

Tragédia na BR-050 | mãe e bebê morrem em acidente

Fotos: Edição | BLOG DO ANDERSON

Uma mulher e o filho de apenas dois anos morreram em um acidente enquanto ela o alimentava, na BR-050, em Campo Alegre de Goiás, no Sudeste Goiano. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a mulher tirou o cinto de segurança para dar a mamadeira ao bebê, quando o motorista, marido da vítima, perdeu o controle do carro e capotou. A tragédia aconteceu no sábado (2). A PRF informou que as vítimas, uma mulher de 49 anos e o bebê, foram arremessados para fora por estarem sem o cinto de segurança e sem o uso da cadeirinha.

Uma equipe da Eco050 foi acionada e constatou o óbito da mulher no local do acidente. Ainda segundo a PRF, o bebê foi resgatado em estado grave e reanimado, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na viatura de resgate. Os policiais disseram que o condutor informou que ele e as vítimas eram de São Bernardo do Campo, em São Paulo, e estavam viajando em direção a Cristalina. A PRF não informou se o motorista sofreu ferimentos. O Instituto Médico Legal realizou perícia e recolhimento dos corpos. Com informações do g1.

Dia Internacional da Mulher | Caminhada Mulher Mais Ativa abre as comemorações em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

A Caminhada Mulher Mais Ativa reuniu um grande público na manhã deste domingo (3), na Avenida Olívia Flores, em Vitória da Conquista. O evento abriu oficialmente as comemorações do Março Mulher. Animado por um Trio Elétrico, as mulheres fizeram o percurso até o Boulevard Shopping Vitória da Conquista. Durante o passeio, as participantes recebiam, como forma de incentivo, palavras de autoestima, amor-próprio, valorização e autocuidado, de maneira alegre e descontraída ao som de muita música. A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade ressaltou a importância do autocuidado e destacando o compromisso do Governo Municipal de Vitória da Conquista em promover, cada vez mais, políticas voltadas para o bem-estar feminino.

“Para cuidar dos outros, é necessário que cuidemos antes de nós mesmas. Que essa caminhada nos incentive a buscar sempre o bem comum”, declarou a prefeita. Para a secretária de Políticas para as Mulheres, Viviane Santos de Oliveira Ferreira, a luta pela conquista de direitos das mulheres deve ser contínua. “Gostaria de enfatizar a importância da conquista desses direitos e das mulheres ocuparem espaços que, até pouco tempo, não era algo possível para muitas. A SMPM está empenhada em realizar ações que promovam essa valorização e continuará trabalhando nesse sentido”, acrescentou Viviane.

Para a atleta Lu Viana, a união entre as mulheres é um fator primordial para a conquista dos direitos. Ela destaca também que a realização de eventos, como a caminhada, dá visibilidade e apoio sobretudo à prática do esporte feminino. “Realmente, a prática de atividades físicas é fundamental para o bem-estar de todos, e especialmente para as mulheres, que muitas vezes enfrentam uma carga de trabalho pesada”, disse Lu. A Caminhada Mulher Mais Ativa é a primeira das muitas atividades que serão realizadas ao longo do mês de março, em celebração ao Dia Internacional da Mulher que estarão em destaque aqui no BLOG DO ANDERSON.

Centro Municipal de Educação Infantil | mato sobre calçada e muro sem reconstrução em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Zona Oeste de Vitória da Conquista está cheia de problemas. Uma delas que o BLOG DO ANDERSON repete no domingo (3) fica para o abandono está na Rua dos Pampas, 1.026, no Patagônia.

Neste endereço é possível observar o abandono da Centro Municipal de Educação Infantil Regina Ramos Cairo. As aulas foram retomadas em fevereiro, mas o mato sobre a calçada de barro e o muro que caiu no ano passado ainda não receberam atenções da Secretaria Municipal de Educação. Membros do Governo Municipal de Vitória da Conquista culpam a chuva pela morosidade nos reparos.

Caso a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade use seu poder, certamente os comissionados nomeados deverão entrar em ação para evitar prejuízos, como os do Cemitério da Saudade, onde árvores gigantescas não receberam as podas e acabaram caindo sobre sepulturas.

Eleições 2024 | animado, Waldenor tem convicção de ganhar a Prefeitura de Vitória da Conquista em primeiro turno

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Em discurso durante o lançamento do Programa de Governo Participativo neste sábado (2), o deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA) fez um retrospecto do período em que o Município de Vitória da Conquista era governada pelos ex-prefeitos Guilherme Menezes de Andrade e José Raimundo Fontes, ambos do Partido dos Trabalhadores com apoio da Frente Conquista Popular. Pré-candidato à Prefeitura de Vitória da Conquista nestas Eleições 2024 pela Frente Partidária União e Reconstrução por Conquista, Waldenor Pereira Filho abriu o discurso parafraseando o poeta popular Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré: “e a dor só é bem cantada. Cantada por quem padece”. Essa é a meta das trinta plenárias do PGP que estará ouvindo as comunidades da Zona Rural e Urbana.

Segundo Waldenor, esse será o momento de recolher sugestões e as demandas de cada localidade. “Vamos nos reunir também com segmentos organizados da nossa sociedade. Queremos que a população de Vitória da Conquista seja protagonista dessa construção. Vitória da Conquista, companheiros e companheiras, não pode ser governada com improviso. Uma Cidade como esta de 370 mil habitantes, uma Capital Regional, não pode ser governada com amadorismo”, discursou. Diante da militância e ladeado do ministro da Casa Civil Rui Costa, do deputado federal e secretário-geral do Partido dos Trabalhadores, Henrique Fontana (PT-BA). Waldenor, que deverá receber a presença do presidente da República Brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva em sua campanha, fechou a sua fala com muito entusiasmo: “tenho convicções de ganhar as eleições é no primeiro turno”.

Eleições 2024 | PT confirma visita de Lula para fortalecer Waldenor à Prefeitura de Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

As Eleições 2024 estão a todo o vapor. Na manhã do sábado (2), o secretário nacional do Partido dos Trabalhadores e deputado federal Henrique Fontana Júnior (PT-RS) conversou com otimismo sobre a pré-candidatura do seu companheiro no Congresso Nacional, Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA), da Frente Partidária União e Reconstrução por Conquista, que tem a Federação Brasil da Esperança [PT, PV e PCdoB], Partido Socialista Brasileiro, Podemos e o Partido Democrático Social. A meta agora é atrair o Movimento Democrático Brasileiro. “Nós já governamos cinco vezes com o companheiro Guilherme Menezes, com o nosso prefeito Zé Raimundo e vamos investir muito no trabalho político para voltar a governar Conquista. É uma diretriz do Partido que Conquista está entre as nossas grandes prioridades”, afirmou Henrique Fontana ao BLOG DO ANDERSON. Sobre o MDB, o secretário do PT diz que “os diálogos estão muito bem, o MDB tem uma aliança estratégica aqui no Estado com o nosso governador Jerônimo, trabalhamos juntos na última eleição, estamos juntos em diversas outras cidades, por exemplo, o PT apoia o MDB em Salvador e o diálogo aqui continua ocorrendo em alto nível para ver se conseguimos andar juntos nesta eleição”.

Uma das grandes expectativas é o desembarque do presidente da República Brasileira Luiz Inácio Lula da Silva no Aeroporto Glauber Rocha. “Lula vai vir em Conquista, com certeza. Conquista é uma das grandes cidades da Bahia, uma das grandes cidades do Brasil e o presidente Lula sempre cuidando do País, essa é a função fundamental dele, todos sabem, ele gosta da política e vai estar fora do expediente fazendo atividades, participando da eleição. Eu tenho certeza que a base de sustentação do presidente Lula no Congresso Nacional, o PT e os demais Partidos vão ter um grande crescimento nessa eleição municipal, elegendo muitos novos prefeitos, como é o caso aqui de Conquista, e ampliando muito o número de vereadores eleitos do PT e dos Partidos aliados”, complementa. Ex-reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), ex-deputado estadual e cumprindo o quarto na Câmara dos Deputados, Waldenor Pereira organiza o Plano de Governo Participativo para chegar com força aos debates das Eleições 2024 à Prefeitura de Vitória da Conquista.

Eleições 2024 | Waldenor lança do PGP ao lado de Rui Costa e Henrique Fontana em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Casa Rafik lotou neste sábado (2) para o lançamento do Programa de Governo Participativo, evento que vai ouvir a comunidade para formular o Programa de Governo do prefeiturável Waldenor Alves Pereira Filho, da Frente Partidária União e Reconstrução por Conquista. Até o momento o deputado federal Waldenor Pereira conta com apoio da Frente Brasil da Esperança [PT, PCdoB e PV], do Partido Socialista Brasil (PSB), Partido Social Democrático (PSD) e Podemos.

O encontro contou com figuras de peso na Política Conquistense e também Brasileira, como o ministro da Casa Civil Rui Costa, o deputado federal e secretário nacional do Partido dos Trabalhadores Henrique Fontana Júnior (PT-RS), do ex-prefeito Guilherme Menezes de Andrade, dos deputados José Raimundo Fontes (PT), Jorge Solla (PT-BA) e Paulo Magalhães (PSD-BA), além de diversos prefeitos e vereadores que incorporam o Frente Partidária União e Reconstrução por Conquista nestas Eleições 2024.

Universidade para Todos | estudante “em situação de rua” é aprovado na Universidade do Estado da Bahia

Fotos: Edição | BLOG DO ANDERSON

Em dez meses, a vida de Tiago Juvenal do Santo mudou “da água para o vinho”, como diz a expressão. O carioca de quarenta anos mudou-se para Salvador, viveu em ‘situação de rua’ e passou na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), onde se prepara para iniciar o curso de Licenciatura em Teatro. “Quando me contaram que passei, fiquei impressionado comigo mesmo, não acreditei. Foi muito rápido”, revelou. Tiago nasceu no Rio de Janeiro, mas morava na Zona Rural do Espírito Santo, onde trabalhou na roça desde criança. Órfão de pai e mãe, antes de vir para a Bahia esteve por seis anos em São Paulo, onde também enfrentou dificuldades. A decisão da mudança para Salvador nasceu do desejo de conhecer a Bahia. Mas as coisas não saíram como ele planejou: sem trabalho, nem recebimento de auxílios, o carioca foi parar nas ruas da Capital Baiana. Foi aí que, com a ajuda do movimento das pessoas em situação de rua, Tiago foi acolhido em dois Alojamentos Municipais de Salvador. Na segunda moradia, o Adra II, no bairro do Barbalho, o carioca foi questionado se gostaria de participar de um cursinho pré-vestibular do programa Universidade Para Todos (UPT), da Secretaria de Educação do Estado da Bahia e topou na mesma hora.

“Eu fui o único do alojamento que quis participar”, contou. Ele passou a frequentar o Colégio Estadual Severino Vieira, no bairro de Nazaré, para se preparar para o vestibular. Ao todo, foram apenas três meses de estudos antes da prova. “Foi muita coisa em pouco tempo. Em 10 meses me mudei, fui acolhido e aprovado. Sou eternamente grato”, afirmou. Tiago fez parte da primeira turma do “UPT Pop Rua”, um curso pré-vestibular do Universidade Para Todos, voltado para a população em situação de rua de Salvador. Segundo Patrícia Matos Machado, coordenadora geral do UPT, a iniciativa surgiu mediante uma demanda do Movimento Nacional das Pessoas em Situação de Rua, consoante informações do g1 neste domingo (3).

O perfil da turma era de pessoas em situação de rua que já havia concluído o ensino médio. Em parceria com a UNEB e com a Defensoria Pública da Bahia, 20 alunos participaram dessa primeira edição e receberam fardas, alimentação e materiais didáticos gratuitos. “Além das aulas de matemática, geografia, português. Tivemos uma preocupação em relação ao pertencimento deles na escola e também na sociedade. Nos preocupamos em mostrar que eles eram capazes”, contou a coordenadora. Para Tiago, esse cuidado do programa foi fundamental. Após ver tantos colegas, sem perspectiva de futuro e nas ruas, passar no vestibular é uma esperança não só individual, como coletiva. “Vim sobrevivendo e, mesmo com todas as dificuldades, minha prioridade sempre foram os estudos. Quero ser referência, exemplo. Meu objetivo é transmitir minha história, inspirar outras pessoas em situação de rua a não desistirem”, contou. Com a aprovação, Tiago vai se mudar para Senhor do Bonfim, no Norte Baiano. Segundo ele, o sonho só será possível porque a Secretaria de Educação do Estado da Bahia e a UNEB contribuíram e vão seguir contribuindo com auxílios, como o de moradia e alimentação. Neste ano, o Universidade Para Todos vai abrir uma nova turma e as pessoas em situação de rua poderão participar.

Violência no Loteamento Cidade Modelo | vítima de atentado, homem morre no Hospital Geral de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Final de semana agitado na Joia do Sertão Baiano. No Hospital Geral de Vitória da Conquista, o homem socorrido após sofrer um atentado dentro de casa no Loteamento Cidade Modelo, que fica no bairro Bateias, ao lado do extinto Aeroporto Pedro Otacílio Figueredo, faleceu na madugada deste domingo (3). Um suspeito pelo assassinado foi preso. A 78ª Companhia Independente de Polícia Militar e o Departamento de Polícia Técnica registrou a ocorrência, cujas investigações serão conduzidas pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa.

Posto de Combustível | combustíveis voltam a subir em Vitória da Conquista; gasolina comum está por R$ 6,29

Foto: BLOG DO ANDERSON

Em menos de uma semana, com a queda de 15 centavos, o litro da Gasolina está mais caro em Vitória da Conquista. No início da madrugada deste domingo (3) os preços estavam atualizados em diversos Postos de Combustíveis, com a Gasolina Comum passando para R$ 6,29. Na tabela mostrada pelo BLOG DO ANDERSON detalha o valor de cada um dos produtos.

Alerta Máximo | maníaco sexual está atacando mulheres de dia ou de noite em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Duas mulheres foram vítimas de violência sexual numa semana em Vitória da Conquista. Amos os casos aconteceram no bairro Recreio, área tranquila onde o maníaco está agindo. “Além de ter acontecido comigo hoje pela manhã aconteceu uma situação parecida com outra menina próximo ao Posto aqui que é pertinho da minha casa também”, comentou uma das jovens ao BLOG DO ANDERSON no sábado (2). Os dois casos foram registrados pela 77ª Companhia Independente de Polícia Militar.  A primeira foi à noite e a segunda pela manhã.

PESAR | Lucas Borba Santana, aos 39 anos

Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON

O BLOG DO ANDERSON expressa imenso pesar pelo falecimento de Lucas Borba Santana. Aos 39 anos, Lucas Borba foi uma das três vítimas de uma queda de avião no Oeste Baiano, na manhã do sábado (2). Piloto, Lucas exibia em suas redes sociais imagens das atividades aéreas por todo o Brasil. Em nota, o Instituto de Educação Maria Salomé lamenta o passamento de Lucas Borba Santana. Ele foi vítima de uma queda de avião no Oeste Baiano: “É com profundo pesar que lamentamos o falecimento de Lucas Borba Santana, ex-aluno do IEMAS e sobrinho de Tia Lú. Nos solidarizamos com toda a família e, em especial, com nossos alunos Elisio, Enzo e Erick, sobrinhos de Lucas. Que Deus, com sua infinita bondade, acalme os corações aflitos”.

Campeonato Carioca | Flamengo bate Madureira no Maracanã por 3 a 0 e conquista Taça Guanabara

Foto: Gilvan de Souza | CRF

Em partida transmitida pela Rádio Nacional, o Clube de Regatas do Flamengo derrotou o Madureira Esporte Clube por 3 a 0, neste sábado (2), Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, garantindo a melhor campanha da primeira fase do Campeonato Carioca de Futebol e também o título da Taça Guanabara. O time só precisava de um empate para esgotar qualquer chance de ser alcançado, mas, em um duelo tranquilo, venceu com gols de Arrascaeta, Pedro e Léo Pereira. Agora, aguarda pelo adversário na semifinal.

Tragédia no Oeste Baiano | Lucas Borba, Matheus Bransford e Jackson Bomfim morrem em queda de avião

Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON

Três pessoas morreram, na manhã deste sábado (2) após a queda de um avião de pequeno porte em uma área de vegetação, considerada mata fechada, em Barreiras, Oeste da Bahia. A aeronave iniciou a decolagem às 10h20min, no entanto, acabou caindo próximo a área da Associação Barreirense de Aviação (ABA). O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionados para atender a ocorrência. As vítimas são: o piloto Lucas Borba, Jackson Bomfim e o seu filho Matheus Bransford.

Comoção em Paulo Afonso | Valcy Leandro, aos 24 anos

Fotos: Edição | BLOG DO ANDERSON

O coordenador de coroinhas e acólitos da Paróquia Sagrado Coração, em Paulo Afonso, Norte Baiano, foi morto com um tiro na cabeça na noite de sexta-feira (1º). Conforme a Polícia Civil da Bahia, Valcy Leandro Valença dos Anjos, de 24 anos, foi atingido por homens que chegaram ao bairro dos Rodoviários, efetuando disparos. O religioso foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas não resistiu ao ferimento. Além de Valcy, um homem foi ferido pelos tiros, mas sobreviveu. Ele foi socorrido para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade e já foi liberado. Ainda segundo a Polícia, o homem ferido que sobreviveu era o alvo da ação dos criminosos.   Ainda não há informações sobre a motivação do crime.

Também não foi detalhado se Valcy conversava com o alvo dos tiros ou apenas passava caminhando. A Polícia Civil investiga o caso. A Paróquia Sagrada Família emitiu uma nota de pesar e informou que o jovem era responsável pela formação e acolhida dos novos coroinhas. Após constatação da morte de Valcy, o corpo dele foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) e liberado na manhã deste sábado (2). O funeral acontece na casa da família e no domingo (3), está previsto um cortejo para a Igreja Sagrada Família, a partir das 6 horas. Uma missa está marcada para 7 horas na Igreja Matriz Sagrada Família e o sepultamento para às 9 horas, no Cemitério Padre Lourenço Tori. Com informações do g1 Bahia.

Tragédia no Oeste Baiano | três pessoas morrem após avião cair numa área de vegetação em Barreiras

Fotos: Edição | BLOG DO ANDERSON

Três pessoas morreram após um avião cair em Barreiras, Oeste da Bahia, neste sábado (2). O acidente aconteceu em uma área de vegetação que fica próximo ao Aeródromo de Barreiras. As vítimas foram identificadas como o pai e o filho Jackson Bomfim e Matheus Bransford, além do piloto Lucas Corisco.

O Corpo de Bombeiros informou que a aeronave caiu em uma área de vegetação de difícil acesso na região da Associação Barreirense de Aviação (ABA), a 6 quilômetros do Centro. No local são feitos reparos de aeronaves, mas não há confirmação que o avião envolvido no acidente havia passado por algum tipo de conserto ou manutenção. O avião decolou e ficou menos de 30 minutos no ar e caiu. O local da queda foi a um quilômetro de onde o veículo decolou.

A suspeita é que ele houve um problema na decolagem, que ainda não foi especificado. O destino do voo não foi especificado. Duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foram acionadas para atender a ocorrência. Apesar das fotos aéreas, feitas por drones, as equipes tiveram dificuldade de acessar o local.

Big Brother Brasil | Wanessa Camargo é expulsa da Casa

Foto: Reprodução | TV Globo

Wanessa Camargo foi expulsa do Big Brother Brasil na tarde deste sábado (2), após acusação de agredir o participante Davi Brito. Ele chegou a ameaçar tomar uma atitude drástica caso a cantora não fosse expulsa do reality show da TV Globo. Durante o raio-X desta manhã o baiano acusou a sister de tê-lo agredido na madrugada deste sábado (2). Segundo ele, a artista teria atingido sua perna enquanto dançava no quarto magia. O debate se dividiu entre quem acredita ter​ sido agressão pela intencionalidade da aproximação da participante, mas outros apontam que horas antes o motorista de aplicativo machucou a sister durante uma brincadeira.

PESAR | Luciano Maia, em Conquista

Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON

O BLOG DO ANDERSON manifesta profundo o seu mais profundo pesar pelo falecimento de Luciano Pereira Maia. Diante dessa triste perda, o BLOG DO ANDERSON se solidariza com tora a família e amigos dessa personalidade que partiu deixando o seu legado. Devoto de Nossa Senhora das Vitórias, Luciano residiu por muito tempo no bairro Guarani e atualmente estava em Planalto, onde sofreu um ataque de maribondos na sexta-feira (2) e não resistiu. O funeral acontece no Salão Premier da Pax Nacional [Rua Olavo Bilac, 04 – ao lado da Capelinha do São Vicente] com sepultamento na tarde deste sábado (2).

Atentado no Nossa Senhora Aparecida | idoso é preso por abuso sexual contra menina em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Um idoso foi capturado e levado do Plantão Central da Polícia Civil no Distrito Integrado de Segurança Pública por suspeita de importunação sexual contra uma menina de dez anos em Vitória da Conquista. O fato aconteceu no Nossa Senhora Aparecida, bairro da Zona Norte Conquistense. O indivíduo teria dito a criança que queria ver um cachorro, momento em que praticou delitos. A 78ª Companhia Independente de Polícia Militar registrou a ocorrência e apresentou os envolvidos à Delegacia de Polícia Civil.