Abuso sexual no CAIC: Esmeraldino pede cautela e aguarda Investigação Policial em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

“Todas as providências necessárias estão sendo e serão tomadas pela prefeitura, mas é preciso aguardar a conclusão dos laudos periciais e a investigação policial que está em curso”. Com essa frase, o secretário municipal de Educação  Esmeraldino Correia Santos, abriu a coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta-feira (13). O encontro foi realizado na sala do Conselho Municipal de Educação e teve como objetivo informar à imprensa sobre as ações adotadas pela Prefeitura de Vitória da Conquista acerca do caso supostamente envolvendo crianças e adolescentes, ocorrido na tarde de quarta-feira (11), nas dependências do Centro Municipal Professor Paulo Freire (Caic).

Também participaram da coletiva a secretária de Comunicação, Maria Marques; a coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino, Tânia Novais, e o procurador jurídico da Secretaria Municipal de Educação, Leandro Aguiar. Durante a coletiva, o secretário Esmeraldino Correia garantiu que a prefeitura irá dar total transparência ao assunto, mas que a investigação corre por conta da polícia, como determina a legislação. No âmbito interno, foi realizada uma reunião nesta quinta-feira (12), quando a equipe da secretaria se reuniu com gestores e professores da unidade escolar.Esmeraldino Correia reforçou a importância da cautela neste momento em que a investigação está em curso.

Natal Conquista de Luz: Ed Motta e João Bosco estão entre as atrações no Centro Glauber Rocha

Foto: Divulgação

O Natal é uma das festas mais esperadas. E neste ano, o Natal Conquista de Luz, evento promovido pela Prefeitura de Vitória da Conquista, mescla o tradicional ao inovador. Shows e concertos musicais, apresentações de ternos de reis e corais e tenda de música eletrônica fazem parte da programação. Os grandes shows, como de costume, serão realizados no Centro Cultural Glauber Rocha de 20 a 23 de dezembro. Nomes como Ed Motta, João Bosco, Kell Smith, Xangai e Tierry se apresentam na festa, dividindo o palco com músicos regionais. >>>>

Crimes Bárbaros: quatro motoristas por aplicativo são encontrado mortos dentro de saco em Salvador

Foto: Isabela Cardoso | G1

Os quatro homens encontrados no bairro de Santo Inácio, na manhã desta sexta-feira (13), foram identificados pelo Instituto Médico Legal (IML). As vítimas são: Alison Silva Damascena dos Santos, de 27 anos, Sávio da Silva Dias, de 23 anos, Daniel Santos da Silva, de 31 anos, e Genivaldo da Silva Félix, de 48 anos. Todos eram motoristas por aplicativos. Na tarde desta sexta, motoristas por aplicativo fazem uma carreata pelas ruas de Salvador para pedir mais segurança. Segundo informações da Superintendência de Trânsito (Transalvador), o ato é feito no Centro Administrativo da Bahia (CAB), Piedade, Bonocô e Tancredo Neves, e deixava o trânsito lento nessas regiões, até por volta das 17h40. O motoristas chegaram a bloquear o trânsito na Avenida Tancredo Neves, na altura do Shopping Sumaré, o que deixou reflexo em toda a região da Avenida ACM, até a localidade próxima ás obras do BRT. >>>>

Herberson Sonkha: uma epístola ao vicariato da docência crítica do professor Paulo Pires

Foto: BLOG DO ANDERSON

* Por Herberson Sonkha

Caro professor Paulo Pires da província do Brasil.  Escrevo-lhe essa missiva do mundo de baixo para validar a escrita de sua cátedra ao tempo em que vos digo que sua historia e sua postura política nos representa. Sua abordagem dialoga com a nossa pauta e isso tem sido exercido aí na Província do Brasil pelo amigo professor com muita coragem e compromisso intelectual com nossas pautas em franco processo de desintegração.  Contudo, não poderia fazê-lo sem antes dizer ao amigo professor que sua cátedra tem sido muito insurrecta, pois ousa escrever coisas verdadeiras contra o império da bizarrice humana. Eu bem sei que escrever contra as hostes imbecis é uma tarefa que exige um conhecimento pedagógico voltado para desconstruir a coisificação dessa legião de fanáticos mumificados (ou brisados, como dizem nessas rodas virtuais). Confira a íntegra.

Eleições 2020: Adiodato é confirmando presidente do PSD na reeleição à Prefeitura de Barra do Choça

Foto: BLOG DO ANDERSON

Assim como em todas os municípios do Brasil, em Barra do Choça as pedras se movimentam nestes momentos de costuras para as Eleições 2020. O grupo liderado pelo ex-prefeito Oberdan Dias Rocha ainda não definiu o nome, mas do outro lado está Adiodato José de Araújo que vai disputar a sua reeleição pelo Partido Social Democrático deixando de lado o Partido da Social Democracia Brasileira. A filiação ao PSD do senador Otto Roberto Mendonça de Alencar foi confirmada desde o mês de outubro. Na manhã desta sexta-feira (13) o ex-tucano enviou a relação da nova Comissão Provisória do PSD, conforme o BLOG DO ANDERSON destaca. O advogado Marcelo de Melo Silva está nas articulações para manter Adiodato no comando da Prefeitura de Barra do Choça.

Bullying Arte: Herzem Gusmão ganha destaque por comediante que se apresenta em Vitória da Conquista

Foto: Reprodução

O comediante Léo Lins se apresenta neste sábado (14) em Vitória da Conquista. Antes do seu show de stand-up Comedy “Bullying Arte”, Léo disparou um vídeo de pouco mais de três minutos que tem animado algumas pessoas deixando outras contrariadas pelo teor da piada. Entre as figuras que receberam destaque está o prefeito Herzem Gusmão Pereira, um dos dinossauros da Política Conquistense.

O humorista também interage com o público, convidando-os a subir ao palco, mas calma ninguém é obrigado a participar, para curtir o show basta não ser politicamente correto. Léo Lins é um dos nomes mais conhecidos do humor nacional pelo seu trabalho como elenco do “The Noite com Danilo Gentili” no SBT. Além de ser autor de três livros e possuir mais de 3 milhões de seguidores em mídias sociais. O evento acontece no Auditório do SENAC.

Destaque na Bahia: Câmara Municipal de Vitória da Conquista tem nota máxima em transparência pelo TCM

Foto: BLOG DO ANDERSON

O BLOG DO ANDERSON acompanha de perto e pode testemunhar os intensivos trabalhos realizados pela Câmara Municipal de Vitória da Conquista em Audiências Públicas, Sessões Ordinárias entre outras atividades que movimentam o Plenário Vereadora Carmem Lúcia. Em entrevista ao Redação Brasil, programa da Rádio Brasil, na manhã desta sexta-feira (13), o presidente da Casa Legislativa, Luciano Gomes Lisboa, do Partido Liberal, falou pouco, mas uma informação também merece destaque e reconhecimento do Povo Conquistense. De acordo com Luciano Gomes, “a Câmara de Vitória da Conquista alcançou nota máxima em transparência no Tribunal de Contas dos Municípios, o TCM”. “É importante que a população saiba disso, da transparência que a Câmara de Vitória da Conquista tem, do respeito que a Câmara de Vitória da Conquista tem na sociedade justamente por essa transparência. Tratar a coisa pública, o dinheiro público com honestidade, com seriedade. É importante que a gente diga isso”, afirmou o gestor nessa reportagem que o BLOG DO ANDERSON gravou e reproduz na íntegra.

Mãe de criança estuprada em Vitória da Conquista lamenta o caso: “sentimento é de revolta, de insegurança…”

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Três adolescentes são suspeitos de estuprar de um menino de sete anos dentro do Centro Municipal de Educação Professor Paulo Freire, no bairro Zabelê, em Vitória da Conquista. O caso aconteceu na quarta-feira (11), mesmo dia do aniversário da vítima. Segundo informações dos familiares, a vítima contou ao irmão, que tem 10 anos, e estuda na mesma Escola, que os três adolescentes, também aluno da instituição, que não tiveram as idades reveladas, trancaram ele no banheiro e cometeram o crime. “O sentimento é de revolta, de insegurança, porque a gente confia os nossos filhos em uma escola e a gente espera que no mínimo haja um pouco de cuidado, de alguém que possa tomar conta e no momento não tinha ninguém. Se fosse para ter feito algo pior, teriam feito e ninguém teria visto”, lamentou a mãe do menino, que preferiu não revelar a identidade. O garoto também disse ao irmão que os adolescentes chegaram a ameaçá-lo, caso ele contasse sobre o abuso para a família dele. O crime foi registrado na delegacia de Vitória da Conquista, horas depois que o irmão do menino decidiu contar sobre a situação para os pais. De acordo com a mãe da criança, o filho, que é alegre e comunicativo, chegou da escola “retraído” e com medo. A criança foi levada para o Hospital Municipal Esaú Matos onde recebeu atendimento e foi medicada, e depois foi levada para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) onde fez exames de corpo de delito.

 “Ele é muito comunicativo, muito inteligente, ele fala muito e de primeiro momento não quis falar para a gente da família, acho que por vergonha, mas com a pediatra ele se abriu mais. Eu vou levar ele para fazer um acompanhamento psicológico, acho que é o mais correto“. Em nota, a Prefeitura de Vitória da Conquista informou que a criança e a família dela estão sendo acompanhadas pelo Conselho Tutelar, serviço social e de psicologia. “O conselho tutelar junto com a rede de proteção para garantir a vítima e sua família um apoio psicológico e um apoio social e também a questão de segurança se sofrer alguma ameaça podem ser inseridos no programa de proteção à testemunhas e também a questão da responsabilização das pessoas que cometeram esse ato”, explicou o promotor de justiça Marcos . A prefeitura também disse que o caso é acompanhado pela Secretaria Municipal de Educação e que, se for comprovado que houve omissão ou descuido por parte dos funcionários da escola, serão aplicadas as punições, que podem levar ao afastamento da equipe gestora da instituição. A prefeitura informou que os adolescentes vão ser encaminhados ao Conselho Tutelar e ao Ministério Público de Vitória da Conquista. O caso segue em investigação. Informações do G1 Bahia e TV Sudoeste.

Tragédia em Vitória da Conquista: após 20 dias no HGVC, morre mulher atropelada na Zona Sul

Foto: BLOG DO ANDERSON

Internada no Hospital Geral de Vitória da Conquista desde o mês passado, faleceu na tarde desta quinta-feira (12) o jovem Ellen Caroline. Ela foi vítima de atropelamento na Zona Sul, quando foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O corpo foi levado ao Necrotério do Departamento de Polícia Técnica para necropsia. Informações sobre velório e sepultamento não foram divulgadas.

Homicídio no Nova Esperança: homem de 29 anos foi morto a tiros na Zona Leste de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Noticiado aqui no BLOG DO ANDERSON, o estado de saúde do homem de 29 anos baleado no Nova Esperança, bairro Alto Maron, Zona Leste de Vitória da Conquista, era grave e ele não resistiu. A vítima identificada como Robson Almeida Alves, chegou a receber socorro pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no local do atentado na noite desta quinta-feira (12). O corpo foi removido ao Necrotério do Departamento de Polícia Técnica. A 77ª Companhia Independente de Polícia Militar registrou a ocorrência que será investigada pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa.

Resgate de Urgências: passageiros de ônibis que vinha para Vitória da Conquista sofrem acidente em Murié

Fotos: Reprodução | Rádio Muriaé

Cinquenta pessoas que estavam dentro de um ônibus que seguia de São Paulo para Vitória da Conquista ficaram feridos após colisão com carreta na Serra de Belvedere, em Muriaé, Zona da Mata Mineira.

A batida aconteceu na noite da quinta-feira (12), conforme registrou a Rádio Muriaé, que cobre toda essa região de Minas Gerais.

Por telefone com o BLOG DO ANDERSON, o Corpo de Bombeiros de Muriaé informou que todas as vítimas foram levadas a hospitais da região. Uma delas está em estado grave. A Viação Águia Branca ainda não se manifestou.

Tribunal de Contas dos Municípios: contas da Prefeitura de Cândido Sales foram reprovadas; Lora Pontes deve recorrer

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Prefeitura de Cândido Sales também está entre as sete reprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia nesta quinta-feira (12). De acordo com o TCM, “ a causa da rejeição das contas também foi a extrapolação do limite para despesa total com pessoal. Os gastos atingiram o montante de R$35.875.029,38, o que correspondeu a 60,08% da RCL do município. O conselheiro Raimundo Moreira multou a prefeita Elaine Pontes de Oliveira em R$68.796,00, equivalente a 30% dos seus subsídios anuais, pela não redução desses casos na forma e nos prazos estabelecidos pela LRF. A gestora também sofreu multa de R$6 mil, pelas demais ressalvas contidas no relatório técnico”. A prefeita Elaine Pontes de Oliveira, do Partido Republicano Progressista, ainda não se manifestou, mas provavelmente vai recorrer da decisão.

Lançamento do O Réu do Rei”: Paulo Cesar de Araújo faz palestra e noite de autógrafos em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Auditório Fabiano Vieira Santos Aguiar recebeu um momento de grande importância para a Cultura Conquistense, que foi o lançamento do “O Réu do Rei: minha história com Roberto Carlos em detalhes”, do jornalista Paulo Cesar de Araújo.

Radicado no Rio de Janeiro, Paulo Cesar de Araújo é natural de Vitória da Conquista, formado em História pela Universidade Federal Fluminense e em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), onde é professor do Departamento de Comunicação Social.

Especialista em música popular brasileira, autor do polêmico “Roberto Carlos em detalhes” (Planeta, 2006), uma biografia não-autorizada do cantor, que o tornou conhecido em todo o Brasil. O livro de 504 páginas, que chegou a vender mais de 20 mil exemplares, não foi aceito por Roberto Carlos, que entrou na Justiça pedindo a suspensão das vendas e eventuais novas impressões.

O palestrante também é autor de “Eu não sou cachorro, não” (Record, 2002), obra que revelou a censura à música brega durante a ditadura militar e do mais recente “O Réu e o Rei – Minha história com Roberto Carlos, em detalhes” (Companhia das Letras, 2014), que conta a história da sua intensa relação com a música do cantor e compositor ícone da Jovem Guarda e um dos maiores nomes da MPB, dos dezesseis anos de pesquisa que embasaram a redação da biografia, e por fim os meandros de uma das mais comentadas e controversas guerras judiciais travadas recentemente no Brasil.

Após a palestra, Paulo César concedeu uma sessão de autógrafos do livro “O Réu e o Rei”, objeto de verdadeira polêmica pública, a batalha em torno da proibição de “Roberto Carlos em detalhes”. A obra conta história do biógrafo que tenta encontrar sentido nos anos dedicados a estudar a trajetória de seu ídolo na música brasileira. É uma história ainda sem ponto final, mas, sobretudo por isso necessária, que deve ser lida por todos os que se interessam pela discussão em torno da liberdade de expressão. Com informações do Blog de Giorlando Lima.

Tribunal de Contas dos Municípios: contas da Prefeitura de Anagé são reprovadas; Elen Zite vai recorrer à decisão

Foto: BLOG DO ANDERSON

Sete Prefeituras sofreram reprovações pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia nesta quinta-feira (12), sendo: Alcobaça, Anagé, Itapitanga, Santa Cruz Cabrália, Cândido Sales, Monte Santo e Irará. De acordo com o TCM, em Anagé “a despesa com pessoal em Anagé também superou o percentual máximo de 54%, alcançando 57,27% da RCL. A prefeita Elen Zite Pereira dos Santos, foi multada em R$21.600,00, que corresponde a 12% dos seus subsídios anuais, por não ter reconduzido as despesas conforme determina a LRF, e em R$5 mil pelas demais falhas contidas no parecer. O relator, conselheiro José Alfredo Rocha Dias, também destacou como irregularidades a fragmentação de contratos para prestação de serviço de transporte (R$841.312,18) e para compra de material para a Secretaria de Saúde (R$1.364.148,24)”. Procurada pelo BLOG DO ANDEROSN, a prefeita Elen Zite, do Partido Trabalhista Democrático, disse que “estamos entrando com pedido de reconsideração”.

Deu no Brasil Notícias: idosa cai da cadeira de ônibus acima da velocidade e é levada à UPA em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Uma idosa de 61 anos de idade teve que ir à Unidade de Pronto Atendimento após queda dentro de um ônibus do Transporte Coletivo Urbano em Vitória da Conquista. De acordo com informações divulgadas no Brasil Notícias desta quinta-feira (12), o veículo estava em velocidade fora do comum e a passageira acabou desequilibrando e indo ao chão. Na reportagem que o BLOG DO ANDERSON gravou e reproduz, é citado o nome da Viação Rosa, empresa de responsabilidade da Prefeitura de Vitória da Conquista.

Natal Conquista de Luz: Cristo Crucificado ganha iluminação especial e recebe centenas de visitantes a cada noite

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Cristo Crucificado, um dos símbolos de Vitória da Conquista, não é mais o mesmo. Após uma longa temporada no apagão, neste final de ano a obra do escultor Mário Cravo Júnior recebeu uma iluminação especial como nunca antes tinha recebido.

A intervenção acontece em alusão a uma Árvore de Natal e permanecerá com as luzes acesas até meados do próximo mês de janeiro. Imagens que o BLOG DO ANDERSON lança nesta sexta-feira (13) mostram a beleza do Cristo Crucificado que é um Cartão Postal da Joia do Sertão Baiano.

Resgate de Urgência: ônibus que vinha de São Paulo para Vitória da Conquista cai em ribanceira com 48 passageiros

Foto: Silvan Alves | O Vigilante

Um acidente na noite desta quinta-feira (12), na Serra do Belvedere, em Muriaé, Zona da Mata Mineira, mobilizou equipes de resgate no trecho do KM 710 da BR-116.  De acordo com o Corpo de Bombeiros, um ônibus seguia de São Paulo sentido Vitória da Conquista quando foi abalroado por uma carreta que seguia sentido contrário e tombou naquela via. Ainda conforme as informações dos militares, o ônibus caiu em um desfiladeiro de aproximadamente 20 metros.  Militares do Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Muriaé e cidades da região socorreram cerca de 50 passageiros do ônibus e o motorista da carreta. Segundo a corporação, todos foram encaminhados para hospitais de Muriaé, apenas uma vítima com ferimentos mais graves e as demais com lesões leves. Informações do O Vigilante.

Plenário Vereadora Carmem Lúcia: atleta de Jiu-jítsu recebe Moção de Aplauso no Legislativo Conquistense

Foto: ASCOM | CMVC

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista homenageou na manhã desta quarta-feira (11) através da Moção de Aplauso nº 87/2019, de autoria do vereador Adinilson Pereira Nascimento (PSB), o lutador Vitor Oliveira Santos, Campeão Mundial, campeão Sul-Americano Federação Internacional de Jiu Jitsu Desportivo, Campeão Brasileiro CJJB [Confederação de Jiu Jitsu do Brasil]. Vitor agradeceu a homenagem e disse que é uma satisfação para ele como atleta receber uma honraria como essa.