
Na tarde desta terça-feira (12) aconteceu o lançamento oficial da campanha Agosto Branco, realizada pelo Hospital Samur em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista. A ação tem como objetivo conscientizar sobre a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado do câncer de pulmão. O evento ocorreu no Mirante do Cristo, reunindo pneumologistas, fisioterapeutas, profissionais e estudantes da área de saúde. O tema deste ano é “Inspire saúde, mova-se, respire melhor”. A programação incluiu a roda de conversa “Pulmões em foco: Prevenção, Conscientização e Movimento pela Vida”, conduzida pela coordenadora de Pneumologia e do Núcleo de Atenção Respiratória do Hospital Samur, Damille Sandes, com as pneumologistas Natália Paim e Manuela Pierotte, além da subsecretária de Saúde, Kalilly Lemos Santos da Rocha. A secretária municipal de Saúde, Fernanda Oliveira Maron, destacou a importância da parceria. “Ações de conscientização e prevenção do câncer de pulmão são muito importantes, pois é um dos tipos mais incidentes no país. Falamos sobre mudança de estilo de vida, riscos do tabagismo e exposição a determinados agentes químicos”, afirmou.
A diretora administrativa do Hospital Samur, Josana Passos de Andrade Melo, alertou para o aumento do tabagismo entre os jovens, especialmente com o uso de cigarros eletrônicos. “Estamos realizando campanhas também nas escolas para mostrar os riscos do câncer de pulmão. Não tinha lugar melhor para iniciar do que o Cristo, um espaço que inspira a respirar bem”, declarou. Damille Sandes Moreira lembrou que o câncer de pulmão é o mais letal do mundo, mas pode ser evitado.
“Entre 85% e 90% dos casos têm relação com o tabagismo. Hoje existem exames de rastreamento e é essencial procurar um especialista diante de sintomas como tosse persistente, falta de ar ou perda de peso sem causa aparente”, informou. A agente comunitária de saúde Georgia Dias elogiou a iniciativa e reforçou a importância de ampliar a divulgação sobre a doença. “Eu acredito que é um momento de muita importância, porque a gente não tem um conhecimento do câncer de pulmão igual a outros cânceres, como o de mama, o de colo do útero ou o de próstata. Então, o câncer de pulmão precisa ter uma divulgação maior. Foi um momento importante tanto na minha vida profissional, para eu conseguir passar esses conhecimentos, como na vida pessoal, para estar mais atenta”, falou. Além da roda de conversa, os participantes realizaram atividades de alongamento e respiração com fisioterapeutas e instrutores de pilates. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pulmão é o terceiro mais comum entre homens e o quarto entre mulheres no Brasil, apresentando a maior taxa de mortalidade no mundo. O tabagismo e a exposição passiva à fumaça do cigarro continuam sendo os principais fatores de risco.