
Médica e recém-graduada em Filosofia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Rosa Maria Falcão de Oliveira Aurich é uma grande fomentadora da cultura em Vitória da Conquista. Na manhã de quinta-feira (14), o BLOG DO ANDERSON esteve no São Lucas Day Hospital, onde está sediado o Espaço Plural, para conhecer o novo projeto idealizado por ela: o Espaço Sentido, um jardim sensorial que conecta saúde, natureza e filosofia. O projeto, intitulado Sentindo no Jardim Sensorial, alia saúde e bem-estar.
Rosa Aurich explicou que o espaço foi construído em parceria, buscando trazer à comunidade algo além da medicina curativa, oferecendo um ambiente de contemplação e aprendizado sobre o bioma local. “Esse espaço é construído a quatro mãos, trazendo a comunidade para dentro do hospital. As pessoas que nos procuram vêm com problemas de saúde, mas é importante olhar também para além desse processo, considerando a saúde de forma integral”, afirmou Rosa.
O jardim conta com a curadoria de duas professoras doutoras da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Cecília Oliveira de Azevedo, especialista em flores, e Gabriela Marisco da Silva, responsável pelo projeto de Jardim Sensorial. São cinquenta espécies de flores representando a biodiversidade do Centro Sul Baiano. “Aqui tudo é informação. O espaço promove conhecimento, produção de saberes e diálogo com nosso ecossistema”, acrescentou Rosa, destacando a importância das águas e do projeto arquitetônico do Hospital, desenvolvido em parceria com a Syncora Systems Design e Arquitetura Sustentável. O ponto central do espaço é a Árvore da Vida, uma instalação artístico-cultural que explora todos os sentidos e simboliza a conexão entre a vida humana e a natureza.
Rosa destacou que o jardim sensorial oferece momentos de contemplação, permitindo aos visitantes refletir sobre seu papel como cidadãos e os cuidados com o meio ambiente. A doutora Cecília Oliveira de Azevedo explicou como a exposição foi organizada: “Essa é uma pequena amostra do trabalho que desenvolvemos com a vegetação de Vitória da Conquista. Algumas espécies são endêmicas, outras ameaçadas de extinção, e também há espécies novas descritas aqui no município. Publicamos nossos estudos em revistas científicas e esse espaço leva esses dados para a população”. O diretor médico do São Lucas Day Hospital, Júlio Carlos Santos Aurich, reforçou a importância da conexão entre o ser humano, a natureza e o divino. “Essa amostra traz a natureza para o humano, conectando-o com o que é divino. É uma provocação para desacelerar nesse mundo tão tecnológico e redescobrir a simplicidade e a cura que a natureza oferece”, disse.
Doutor Júlio Aurich ainda parabenizou Rosa Aurich pelo projeto. “O espaço é acolhedor e informativo, com plantas, música e som de pássaros. Um ambiente que realmente vale a pena ser visitado. Parabenizo a doutora Rosa e toda a equipe pelo trabalho”, concluiu. O BLOG DO ANDERSON gravou e reproduz a reportagem de Mônica Cajaíba, na Rádio Clube de Conquista, e também uma videorreportagem exclusiva com a Doutora Rosa Aurich disponível aqui e no Instagram.