Entrevista ao BMD | Sheila detalha os impactos das chuvas e planos de macrodrenagem em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, concedeu entrevista ao Bahia Meio Dia, reproduzida pelo BLOG DO ANDERSON nesta quarta-feira (12), para falar sobre os impactos da forte chuva em Vitória da Conquista e os planos estruturais do município. A prefeita lamentou que idosos do bairro Jurema sofreram bastante com o temporal, um local que, por ser parte baixa, concentra a água que escorre da parte mais alta.  O volume de água no último domingo (9) deixou alguns bairros completamente alagados, causando prejuízos e desalojando sete famílias, para as quais o Governo Municipal de Vitória da Conquista está providenciando o aluguel social. A prefeita acompanha pessoalmente as equipes de Defesa Civil, Assistência Social e Infraestrutura para prestar socorro e promover a limpeza das vias e canais.

Questionada sobre obras estruturantes, Sheila Lemos explicou que os grandes canais precisam de melhoramento e aumento de capacidade. O Executivo Conquistense cadastrou três grandes canais [Santa Cecília, Ascendino Melo e Jurema] no Programa de Aceleração do Crescimento) e aguarda recursos do Governo Federal, pois o volume necessário para resolver o problema de drenagem, orçado entre $ 400 a R$ 500 milhões, precisa ser a fundo perdido.

A prefeita justificou a busca por um financiamento de R$ 400 milhões, mencionando que esse recurso precisa ser investido em áreas que gerem desenvolvimento e arrecadação para o Município de Vitória da Conquista conseguir pagar as parcelas. Sobre o ponto crítico do alagamento na Rua Ascendino Melo com a Rua Góes Calmon, a Sheila Lemos revelou a existência de um projeto de drenagem que começaria no Alto da Serra e iria até o Rio Verruga. Ela conversou com o ministro Rui Costa, da Casa Civil, mostrando que a obra precisa ser feita em 100%, e não apenas em 25%, como contemplado no projeto do Governo do Estado da Bahia, pois, se feita por etapas parciais, o alagamento continuará na parte baixa. A prefeita ressaltou ainda que tem investido em drenagem, como nas obras do Panorama, Bateias e Cidade Modelo, totalizando 30 quilômetros no último ano.

Deixar uma Resposta