Jorge Maia: A cidade, o que é?

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jorge Maia | Professor e Advogado | [email protected]

A cidade é uma das maiores invenções da humanidade. Está comprovado que o ser humano é um ser gregário e precisa da companhia de outros semelhantes para garantir o seu bem estar, a sua segurança e a sua realização pessoal. O mundo é um palco, já afirmara Shakespeare e todos precisam de plateia para representar o seu papel e servir de contra ponto para seguir seu rumo. A realização humana tem necessidade do outro. Leia na íntegra.

Optar pela vida reclusa, ou transformar-se em eremita é exceção que confirma a regra pois o ser humano necessita da presença do outro. O ponto de encontro é na outra pessoa, ou quiçá na sociedade, onde nos encontramos para as nossas realizações e completudes. A cidade tem uma função essencial para a felicidade humana. A complexidade que envolve tantos interesses e fruição de desejos e da paz social transforma a cidade em um componente vital para uma existência humanizada.

Atualmente a nossa população mora em sua maioria na zona urbana e isso passa a exigir dos nossos administradores uma formação mais complexa sobre o seu atuar perante os graves problemas criados pelo crescente aumento da população citadina. É preciso compreender que o mundo mudou, as exigências crescem em progressão geométrica, isso em razão das transformações científicas e tecnológicas.

Os partidos políticos precisam se submeter a um processo de aprendizagem sobre administração pública, de modo a permitir que os seus filiados, ao pretenderem assumir cargos eletivos, tenham preparo para tocar a máquina pública em harmonia com a realidade espelhada nas necessidades e esperanças do povo.

Sem desprezar, é claro, a realidade tributária e fiscal de cada município, o eleitor precisa ser educado para compreender o seu significado e o papel a desempenhar quando estiver diante da escolha do administrador da sua cidade.

A cidade é ponto de encontro e ponto de partida. A vida pode ser de alegrias ou de tristezas, mas a cidade é parte da nossa casa. As questões sociais pertencem a todos. Somos responsáveis por todos os seus moradores e para isso devemos eleger administradores que saibam cuidar da nossa população, do patrimônio público e dos interesse coletivos. A cidade pertence a todos os seus moradores. Todos nós temos obrigações para com ela. A vida na cidade deve ser bela. Cada pessoa que nela mora é um pouco a nossa família. A cidade é um traço de união entre a paz social e as realizações humanas. É isso que a cidade é. VC270419


Uma Resposta para “Jorge Maia: A cidade, o que é?”

  1. MARCOS PAULO MELO NASCIMENTO

    Grato ao ilustre professor Jorge Maia por mais esta lição, também embebida de seu peculiar Bom Ânimo !!!
    Salve, Salve, Professor!

Os comentários estão fechados.