Zilton Rocha: Nova Canaã completa 58 ou 78 anos?

Foto: Reprodução

Justiniano Zilton Rocha

Canaã, como Brasília, Teresina, Belo Horizonte, Aracaju, Belmote etc, é uma cidade planejada. Existem as cidades que têm origem espontânea, como Feira de Santana, surgida às margens do rio Jacuípe onde os boiadeiros e tropeiros paravam para descanso e pernoite; Santos e Xique Xique surgiram em torno de um porto. Eunápolis e Teixeira de Freitas são fruto das serrarias do período da devastação da Mata Atlântica. Salvador, considerada a primeira cidade planejada do Brasil, fundada para a ser a Capital do Governo Geral, foi edificada num lugar estratégico para facilitar sua defesa. Salvador nasceu, portanto, como uma fortaleza e o 29 de março é a data de sua fundação. >>>>>

Pois bem, havia o povoado de Água Fria que surgiu por volta de 1925. Nasceu espontaneamente num sítio de difícil expansão, devido à topografia. Estava entre serras que impediam seu crescimento. Por isso foi decidido fundar novo povoado em lugar mais apropriado para edificar uma cidade. A iniciativa coube ao Sr. Leovegildo Rodrigues de Matos que adquiriu a propriedade para aquele objetivo.

Depoimentos de quem vivenciou o momento da criação do povoado dão conta de que a escolha da nova sede não foi aleatória. Duas variáveis foram consideradas essenciais: topografia e geopolítica. Dois sítios foram analisados – Sapucaia e o próprio local onde a cidade está situada. A Sapucaia oferecia maior área plana, mas não foi escolhida porque as pessoas consultadas avaliaram que a povoação encontraria obstáculos para se desenvolver. Ou seja, a topografia ajudava mas, devido à localização, os habitantes da região de Itajaí, Rodeador, Rio das Pombas etc, optariam, devido à facilidade de aceso, por fazer suas transações comerciais em Iguaí, impedindo, assim, o desenvolvimento do povoado que seria criado. Por isso, optaram pela Fazenda Caldeirão que foi adquirida pelo Sr. Leovegildo Matos, principal interessado em implementar a mudança.

Para os que quiserem confirmar essas informações, recomendo buscarem no Youtube ou no Facebook o Portal Cura Filmes e assistir em História Viva de Nova Canaã, a entrevista que fizemos com o Sr. Manoel Monteiro Costa. É quem melhor esclarece como se deu a escolha. Já o senhor Ivan Matos fala sobre o local, narrando que até perdeu um facão onde é hoje a Praça Lomanto Júnior.
Para materializar a ideia, foi contratado o Engº Agrimensor João Batista Júnior para elaborar a Planta do núcleo básico da nova Vila.

21 DE OUTUBRO DE 1941

No dia 21 de outubro de 1941, numa pequena solenidade no próprio local, o Engº João Batista Júnior deu por encerrado seu trabalho e entregou a Planta ao Sr. Leovegildo Matos. Ver entrevista do Sr. Laudelino Rocha, que estava presente neste momento.

Sugiro aos descendentes do Sr. Leovegildo Matos, que façam uma busca em locais onde ele possa, eventualmente, haver guardado documentos e/ou outras fontes históricas, se essa planta não se encontra entre essas relíquias. Seria um documento essencial para a história do município!

Como se pode ver, o 21 DE OUTUBRO não é feriado municipal por acaso. Ele é o marco da fundação de Nova Canaã. A praça onde fica a Estação Rodoviária, na entrada oeste da cidade, se chama Praça 21 de Outubro em alusão à data!!

QUAL O MOTIVO DA CONFUSÃO?

Como sabemos, a maioria dos municípios comemora como DATA MAGNA, o dia da sua EMANCIPAÇÃO que é transformado em feriado por uma Lei Municipal.
Canaã, como Salvador, optou por comemorar a data da sua FUNDAÇÃO.

E a emancipação, quando se deu? A emancipação se deu 20 anos depois, através da Lei nº 1.540 de 8 de novembro de 1961 e foi publicada no Diário Oficial do Estado de 12 e 13 (sábado e domingo) de novembro. Portanto, não pode remanescer nenhuma dúvida de que a FESTA DA CIDADE privilegia a sua

FUNDAÇÃO!!

Cabe, portanto, à Câmara de Vereadores juntamente com o Executivo, buscar um consenso e definir a questão. Penso que seria de bom alvitre manter o 21 DE OUTUBRO e passar a usar o número de anos decorridos de fundação e não de emancipação!! Sendo assim, hoje, Nova Canaã completa 78 ANOS DE

FUNDAÇÃO!!

Espero ter conseguido, nesse passo a passo, esclarecer o motivo da dúvida que, com razão, muitas pessoas têm quanto ao significado do 21 DE OUTUBRO.*
A propósito dessa discussão, Normélia, eu e suponho que muita gente não entende como que o Poder Executivo, Legislativo, demais instituições que existem na cidade e as/os próprias/os cidadãs e cidadãos do município permitiram que um dos lados da principal praça, fosse ocupado e interditado por barracas, esteticamente horrível e contrariando o projeto urbanístico original, situação condenável por vários motivos. Talvez o membro do Ministério Público lotado na

Comarca à época, por não conhecer a História do nosso município, não tomou nenhuma iniciativa no sentido de impedir tamanha agressão urbanística descaracterizando o traçado original da nossa cidade.

Claro que quando questiono tudo isso não tenho nenhuma intenção de atrapalhar a atividade econômica dos barraqueiros. Só acho que não podia ser ali, posto que não foi local projetado para receber construção. Certamente seriam encontrados, pelos donos das barracas, lugares que lhes permitissem instalar o seu negócio.

Apresento, abaixo, alguns pontos que, no meu sentir, sustentam meus questionamentos contra a instalação de barracas na nossa principal praça, certo de que deve haver muitos outros que não listei.

Vejamos:

1 – É uma aberração estética, descaracterizando urbanisticamente a cidade que foi PLANEJADA!
2 – Impede a circulação de automóveis e, principalmente, dificulta a vida dos comerciantes que precisam descarregar suas mercadorias na feira, bem como atrapalha pessoas que vão fazer sua feira e não conseguem sair diretamente na praça, como sempre aconteceu. Já vivi essa situação algumas vezes que fui à feira, em minhas estadas na cidade.
3 – Independentemente de ser dia de feira, dificulta o trânsito na praça que não pode ser contornada.
4 – Tirou a harmonia e beleza da praça, produzindo uma anomalia arquitetônica.
5 – Dificulta a circulação das águas pluviais e pode, durante uma chuva forte e demorada, gerar alagamento.
6 – Já me disseram que foram instalados sanitários ou as laterais das barracas são utilizadas como mictório público, gerando grande mau cheiro que inferniza a vida dos comerciantes e dos seus fregueses.
Espero que essas reflexões provoquem uma discussão na cidade que resulte na recomposição do seu traçado original.
Salvador, 21 de outubro de 2019

Jurtiniano Zilton Rocha

Filho de Nova Canaã, ex-professor e ex-diretor do Colégio Florestal e ex-vereador do município.

* Há dois anos muitas pessoas fizeram questionamentos, aqui mesmo no Face, sobre o porquê do 21 de outubro. Escrevi esse texto e como já havia passado o dia deixei para 2018. Não sei porque tornei deixar passar a oportunidade. Hoje estou tentando dar minha contribuição para o esclarecimento da questão.


Uma Resposta para “Zilton Rocha: Nova Canaã completa 58 ou 78 anos?”

  1. Ranns

    Passo para parabenizar nosso Prefeito Herzem, pela iniciativa de pavimentação de nossa Cidade, hoje verifiquei que depois de 2 chuvas fortes em nossa Cidade o Centro está limpinho sem nenhum buraco, pedras e cascalhos que descia da Serra, parabéns Prefeito 👏👏👏👏

Os comentários estão fechados.