Edvaldo Paulo de Araújo: A segunda chance

Foto: BLOG DO ANDERSON

Todo dia, quando acordamos, nasce novamente a chance de fazer o que queremos, de ser o que quisermos; a única pessoa que pode nos impedir é nós mesmo. A obra de Deus é imensa. Cabe a cada um buscar o entendimento, conhecimento e a compreensão dessa obra. Por que estamos aqui? Quem somos nós? Qual o objetivo de nossa passagem pela terra?. Não posso compreender que , pessoas talentosas, pessoas extraordinárias em todos os campos, anos de estudos, pesquisa, conhecimento acumulado e que tudo isso acaba na efemeridade da vida. Não posso , não aceito, não apenas baseado na fé, mas em estudos disponíveis em todos os campos da ciência. Os grandes mestres, afirmam, não somos humanos em experiência espiritual, e sim somos espíritos em experiência humana. Leia a íntegra.

Quando nós escolhemos vir viver essa experiência na terra é porque realmente precisávamos dessa bênção, para crescer, vivenciar e absolutamente evoluir em todos os sentidos , principalmente em bondade e amor. Não temos o direito de jogar fora uma experiência tão importante como essa, tão necessária para a nossa evolução.

Todos os dias ao acordarmos, para o nosso bem, fincarmos o pé numa absoluta meta, a do crescimento e da busca sempre de nos melhorarmos, melhorar a nossa existência, realizar nosso sonhos, estudar, além de buscarmos a nossa subsistência, temos como objetivo maior sermos seres humanos melhores. Perdemos a paciência? Não perderemos mais! Ofendemos alguém? Não ofenderemos mais! Exageramos nos prazeres materiais? Não exageremos mais! (Nos Envolvemos) Envolvemo-nos em delitos? Não nos envolveremos mais! Iludimos? Não iludiremos mais.

No livro pelos Caminhos de Jesus,(cap.15) da benfeitora espiritual, Amélia Rodrigues, psicografado por Divaldo Pereira Franco, há o diálogo surgido entre Jesus e a jovem flagrada em adultério, após seus caluniadores terem-se afastado. Ela narra ao Mestre os motivos que a levaram ao descontrole íntimo. Desejava recompor-se e retornar à própria vida em outro lugar, longe dali. Pergunta então a Jesus se poderia segui-lo, ao que ele lhe responde:
“Vai, filha, e não sofra (não sofra ou não peques?) mais. Aqueles que se arrependem e buscam ensejo de redenção, encontram-no. Há sempre um lugar no rebanho do amor para as ovelhas que retornam e desejam avançar”.

O ponto que nos chama atenção, serve para nossa reflexão a respeito, ou seja, a profundidade das palavras de Jesus: Vai, e não peques mais! (JOAO,8-11) Para o Mestre Jesus, sabiamente, ao dizer “Vai”, nos convida ao movimento, isto é, que, a fim de evitar os complexos de culpa, não mantenhamos uma postura no erro cometido, que mobilizemos nosso mundo íntimo na direção da retomada de atitude, em coerência com seus ensinamentos.

Joanna de Ângelis traz mais esclarecimentos sobre o tema em seu livro “Desperte e seja feliz” (cap9), pela psicografia de Divaldo Pereira Franco, auxiliando-nos na psicologia do Evangelho. Afirma a amiga espiritual: “O arrependimento sincero constitui elevada conquista do sentimento humano. Amadurecimento da razão e da emoção surge após a análise do erro, com a consequente descoberta da falha pessoal no julgamento, na atitude e na conduta em relação a outrem”.
Segundo a benfeitora, somente quando a consciência desperta é que passa a buscar os meios para reparar os males praticados, normalmente contra si mesmo.
A nossa amada benfeitora, ainda no mesmo capítulo citado, oferece mais orientações sobre esse avançar: “Cuida-te de tomar atitudes violentas, irrefletidas, impondo-te as disciplinas da vigilância e do amor, para assim te poupares ao arrependimento doloroso. Renova-te no bem a cada momento, de forma que a tentação da agressividade e os vícios morais comprometedores sejam enfrentados e vencidos, propiciando-te uma vida harmônica, uma caminhada saudável. Todavia, se caíres, examina a gravidade do erro, arrepende-te e repara-o junto àquele a quem magoaste ou esqueceste de amar”.

Na vida, sob a ótica espírita e cristã, Jesus é o grande modelo e guia da humanidade e a sua palavra nos ensina que, cada, dia devemos inovar e buscar o crescimento, sempre, movimentar e lutar por dias melhores e temos sempre diuturnamente essa chance de mudança. A segunda chance nos apresenta sempre no nosso dia a dia.

Vamos, digo eu, buscar crescermos com o mais absoluto sentido da vida, todos os dias não nos atrapalharmos na busca de realizar os nosso sonhos de crescimentos. Vamos sempre, a cada dia, nos dar, assim como Jesus, uma segunda chance em favor da vida, das nossas realizações e em busca da satisfação íntima de olhar para trás e verificarmos que não somos mais os mesmos. Que evoluímos como seres humanos melhores, como espírito em busca da luz e da divindade. Essa luz será sempre Jesus!

Cada um traz consigo uma missão a cumprir, de acordo com suas necessidades de crescimento e progresso nos aspectos moral e espiritual. São as dificuldades que lapidam a alma, que nos fazem crescer, que nos ensinam a viver uma vida plena. Todos os dias, ao invés de criarmos barreiras psicológicas que nos atrapalham, vamos nos dar a segunda chance sempre. A dor e os obstáculos não são inimigos a serem vencidos; são mestres ao nosso desenvolvimento e à nossa evolução. Surgem para despertar nosso imenso potencial, que, muitas vezes, jaz adormecido em nosso íntimo e que só floresce ante a situações mais difíceis.

Aprendamos a dar-nos sempre a segunda chance, com um objetivo único: sermos seres humanos melhores e mais evoluídos. Assim como numa simples semente de laranja dorme um laranjal, dentro de cada um de nós está um universo a ser estudado e a infinita capacidade de aprender cada vez mais.
Um dos homens imortais na terra é o grande filósofo Sócrates, que viveu entre os séculos V e IV a.C, que nunca se considerou sábio, no entanto, segundo o Oráculo de Delfos, era o homem mais sábio de Atenas, pois admitia sua própria ignorância, imortalizando a frase: “Só sei que nada sei!” ….


Os comentários estão fechados.