Paulo Pires e a sua Academia do Papo | dados reais e dados passionais sobre o Brasil nos últimos 20 anos

Foto: BLOG DO ANDERSON

Paulo Fernando de Oliveira Pires | Professor Universitário

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fez semana passada uma confissão (atrasada, como sempre) de que se arrependia enormemente em ter comprado deputados para sua reeleição no ano de 1998. Fernando Henrique, além de ter feito essa autocrítica, deveria fazer outras, de ordem moral, para ficar melhor na fita (como fez o compositor baiano Caetano Veloso em seu livro Verdade Tropical).. Lá pela página 136, se não estou enganado, Caetano confessa que precisava parar todo dia de querer ser  igual a Chico Buarque, tamanha era sua inveja do grande compositor carioca.  FHC nunca confessou, mas, sua inveja do ex-presidente Lula é algo constrangedor. Mas deixemos o FHC pra lá porque sua obsolescência política e sociológica já se incumbiu de dar a ele um ostracismo merecido… Leia a íntegra.

A discussão no momento é extrair dos acontecimentos que formam nossa realidade mostrando-nos  o que efetivamente   foi mentira, é mentira, foi verdade, é verdade. Precisamos saber o que de fato ocorreu e o que de fato foi inventado pelas Redes de Fake News e Ódio que tomaram conta de nosso País de uns anos para cá.

Convém antecipar que a ninguém é dado o direito de esconder o óbvio: uma Onda de Falsa Moralidade foi instalada no País provocando um Delírio Ético-Moral Coletivo de tal modo que os Oportunistas de Plantão viram na onda a grande chance para venderem seus peixes podres (de forma mais cínica possível).  Eles, os oportunistas surgiram e  se apresentavam aos quatro cantos  como aqueles que salvariam o País de tantas mazelas morais, tantos descalabros políticos judiciais e tanta podridão no campo da administração pública. MENTIRA. Muitos  desses falsos moralistas mentiram para o Povo  e hoje estão em processo de desmoralização, embora encontremos  gente por aí que os defenda, fazendo ataques a quem se lhes opõem com a virulência de que aprova os farsantes, que na realidade  nunca tiveram (ou tem)  moral pra defender o que diziam defender.

Auditorias Internacionais na Petrobrás e no BNDES, somadas as Investigações da Polícia Federal, CGU, TCU, Banco Central e órgãos internacionais (Interpol e BIS) concluíram que as acusações falsas sobre o Presidente Lula e o PT nunca tiveram procedência, portanto eram desprovidas de elementos materiais que consubstanciassem as infâmias. A PricewatherhouseCoopers  e a KPMG, por exemplo, enviaram Relatórios e Cartas ao ex-juiz Sergio Moro informando-o que não foram encontrados indícios de atos ilícitos  de Lula na Petrobrás. O mesmo se deu recentemente (este ano) no BNDES que passou por uma Auditoria Internacional contratada pelo Governo Bolsonaro para “abrir a Caixa Preta” do nosso maior Banco de Investimentos… O desejo do senhor Bolsonaro era mostrar ao Povo brasileiro que Lula e o PT usaram o Banco para financiamentos escusos (com dinheiro do nosso Povo). Não deu, não colou. Todos os Contratos examinados pelas Auditorias estavam (estão) em conformidade com o Compliance da Instituição e  Bolsonaro que vivia falando em Caixa Preta do BNDES nunca mais falou no assunto. A propósito, o senhor Bolsonaro não fala mais em Corrupção, depois que seus filhos (enrolados como sempre)  e a ex-primeira mulher foram flagrados em meio aos negócios que fizeram (quando eram casados)… Em relação à primeira mulher, a ex-senhora Bolsonaro disse que ela e o atual presidente adquiriram 14 Imóveis quando eram casados (tudo em dinheiro vivo) …. Sobre a atual esposa, parece que a coisa vai na mesma direção….

As mentiras eram produzidas (ainda o são) numa escala monumental. O PT quebrou o Brasil?  Ocorre que o PT pegou o Brasil de FHC com Inflação de 12,53%, dólar a R$ 4,00 e Risco Brasil 2.734 pontos. Lula deixou o Governo com Inflação de 4,5%, desemprego abaixo de 5%, PIB de 7% ano, Risco Brasil de 179 pontos, além de ter constituído a Maior Reserva Cambial de nossa História (370 bilhões de dólares)  evitando os famosos  Ataques Especulativos sobre nosso País (os especuladores ficaram revoltados com a blindagem financeira feita por  Lula… era preciso acabar com o Presidente que tinha colocado o Brasil fora do Mapa da Fome e fora dos Ataques dos Malandros). Não conseguiram contra Lula porque o ex-presidente é um Mestre da Política e entendeu o que queriam. Aí partiram pra cima de Dilma Rousseff, fizeram o Boicote Geral (trancaram a Pauta do Congresso, Altos Empresários compraram o Centrão que Dilma não quis comprar) e deu no que deu… Aquele impeachment de Dilma Rousseff vai ser mostrado pela História (séria) como efetivamente se deu,  nos mínimos detalhes. Por enquanto fiquemos com a observação do sábio Gaston Bachelard: “Face à realidade, o que julgamos saber claramente ofusca o que deveríamos saber.”

O fato é que para derrubar a presidenta Dilma  houve todo um processo de alinhamento das Classes Dominantes do Brasil para tirar a Nação da administração dos governos Petistas e os motivos são também muito óbvios… Basta olhar para as Reformas Trabalhistas, Reforma da Previdência e agora Reforma Administrativa para se entender o que nossas Classes Dominantes queriam (querem). A hecatombe é iminente e nossas Relações Sócio-Econômicas vão ficando cada dia mais depauperadas. Para encerrar, tenho que recorrer a outro  mestre, dessa vez ao grande  Oto Lara Resende que em sua Oração pediu: “Ó, Senhor, tende Piedade do Brasil”… Até a próxima e fiquem com Deus… Sem ódio, sem mentiras, sem canalhice.


Os comentários estão fechados.