Jeremias Macário | o mundo atual é insuportável

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jeremias Macário de Oliveira | jornalista e escritor

Tenho ouvido por aí de alguns internautas nas redes sociais muitos pensamentos aproveitáveis sobre a vida, o amor, o nosso cotidiano, com cunho positivo e outros até de revolta e desabafo negativista contra tudo que ocorre ao nosso redor nesse bruto sistema do qual somos vítimas. Antes as pessoas olhavam olho no olho e tinham aquele papo reto de confiança um no outro. Hoje as amizades são mais virtuais e não se pode falar muita coisa porque corre o risco de se comprometer, ser mal interpretado ou se expor. Existe um monte de besteiras que podem ser jogadas na lixeira. Como dizia, tenho lido expressões de incentivo para seguir em frente, mesmo diante das adversidades, e também de ansiedade e angústia, como esta de que o mundo atual é insuportável. Não deixa de ser uma verdade diante dos absurdos que vemos, da ganância do ter sobre o ser, das injúrias, mentiras, do ódio e da intolerância. Leia a íntegra.

Essa tecnologia tanto pode nos aproximar para o bem como para o mal e é vista por muitos com desconfiança porque nela existe por detrás um inimigo invisível que pode nos ferrar com imagens montadas, falas simuladas e outros truques maldosos. Não se sabe quem está do outro lado da linha. Muitas são figuras fantasmas.

Sobre a questão do mundo insuportável, a pessoa que disse isso certamente se sente decepcionada e desiludida, talvez tanto quanto eu com essa humanidade falsa capitalista, não que todos sejam assim. No entanto, no geral nos sentimos menos humanos quando vemos brotar por aí tantas injustiças e desigualdades sociais.

Mesmo com a evolução tecnológica nos deparamos com tanta burocracia para se viver e ainda ficamos discutindo as questões sobre a cor da pele, de gênero, de sexualidade, de religião e outras idiotices, o que só faz demonstrar que não nos evoluímos.

Mundo insuportável porque hoje com essa onda onde tudo é visto como racismo e preconceito, não podemos expor abertamente nossas ideias, separando o que é meritocracia do que é mediocracia. Sem essa se sou negro, mulato, sarará, amarelo, moreno ou branco. O que deve contar é o caráter, a honestidade e, sobretudo, a capacidade.

Mundo insuportável porque não nos sentimos humanos nesse mundo quando se destrói o meio ambiente em prol de um desenvolvimento de concentração de rendas onde os ricos ficam mais ricos e os pobres mais pobres. Insuportável porque o outro lhe acha insuportável. Insuportável porque não tenho mais segurança de andar nas ruas com tranquilidade. A violência nos acompanha.

Insuportável quando vemos imagens esqueléticas de crianças, jovens e idosos famintos. Insuportável pela falta de respeito para com o outro quando se pensa em só passar a rasteira. Insuportável pelo consumismo exacerbado que muitos acham que traz felicidade. Insuportável pela falta de convivência mútua e sincera onde o amor virou objeto descartável.

O próprio mundo político e social dos tempos atuais se tornou insuportável. O que temos hoje são oportunistas e aproveitadores sem nenhuma ideologia que vive a trair o voto do eleitor, não importa se de direita, centro ou de esquerda.  Insuportável para os honestos de senso crítico que pensam no coletivo e suportável para os insensatos e aqueles que só pensam em seus interesses individuais.

Mundo insuportável! O que podemos fazer para que ele se torne suportável? Alguns devem perguntar: Será que ainda existe conserto? Os otimistas acreditam que sim e responderão que insuportável deve ser sua vida. Cada um faz por torná-la em céu e inferno. Para os pessimistas realistas, a tendência, meu amigo, é piorar porque está muito difícil voltar ao tempo da concórdia.


Os comentários estão fechados.