Jorge Maia | a Praça do Clube Social

Foto: BLOG DO ANDERSON

Eu era menino, e não faz muito tempo, e atravessei a Praça Sá Barreto, Praça do Clube Social por diversas vezes. A cada domingo eu ia buscar água no poço escuro, acompanhando o meu pai. Eu vinha trazendo uma pequena vasilha de água, enquanto meu pai trazia duas latas d’agua em um “cambão”. Nós cruzávamos a praça em diagonal, partindo da esquina do “Tiro de Guerra” em direção ao Ginásio do Padre e em seguido tomávamos o rumo do poço escuro. A praça era enorme e tinha o somatório da área do Clube Social e área adjacente, reduzida com a construção do Clube Social, o qual funcionava antes em um salão enorme do antigo hotel albatroz, parece-me que era a garagem do hotel e ali eram realizados os bailes de carnaval. Continue a leitura.

Com a demolição do clube retorna a sua imensidão. É uma área capaz de fazer inveja a qualquer cidade. Dificilmente podemos encontrar uma área daquela, perto do centro e unindo bairros, com a capacidade de humanizar uma região um tanto esquecida pelo tempo afora.

Em que aquela praça pode se tornar? Um centro de convenções, um teatro, um complexo esportivo para a população, ou a grande praça para as grandes concentrações? Ou quem sabe, tudo isso ao mesmo tempo? O trânsito ali é um problema, mas possível contornar.

Fico com a última opção, mas esta é a opinião do cidadão que não tem poder de decisão e nem experiência com a administração pública. É um projeto de grande porte capaz de eternizar o administrador que disso cuidar. Ela é a última grande praça, perto do centro, com a possibilidade de melhorar os bairros do Alto Maron, Pedrinhas, Petrópolis e Guarani, os quais seriam valorizados e seria feito justiça por esperar tantos anos aguardando melhorias.

Penso que é uma obra de grande porte cuja realização exige: consulta popular, trabalhos técnicos de uma equipe formada por: engenheiros, arquitetos, geógrafos, historiadores e sociólogos, uma vez que envolve a vida dos antigos moradores e a preservação valores locais. Seria criada um grande polo de lazer, ponto de encontro e cultura, mas que demanda um tempo superior a uma administração municipal para a sua conclusão. Então, quem se aventura? VC050123.


Os comentários estão fechados.