Orlando Caires | o sonho da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Orlando Caires | professor da UFBA

Desde 2011, a comunidade acadêmica da UFBA [Universidade Federal da Bahia] em Vitória da Conquista vem promovendo discussões e envolvendo a sociedade civil no projeto de criação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia, a partir do desmembramento do campus já sedimentado em Vitória da Conquista. O projeto foi elaborado, discutido e aprovado pela UFBA, mas desde 2014 está parado no Ministério da Educação. Falta apenas força e articulação política para avançar até a Casa Civil da Presidência da República e, a partir de lá, até o Congresso para se tornar lei e o projeto sair do papel. Leia na íntegra a opinião do professor doutor Orlando Sílvio Caires Neves.

 

É notório o esforço das diferentes correntes políticas que até agora se uniram em prol do projeto. Contudo, é fundamental que todos, indistintamente, voltem a fazer coro para apoiá-lo e engrossem as fileiras, mostrando às instâncias pertinentes que a Universidade Federal do Sudoeste da Bahia é um amplo, que abrange mais de 100 municípios, afetando cerca de 2.500.000 pessoas e, sobretudo, capaz de contribuir para a mudança da realidade regional. A criação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia trará novos Campi, novos cursos, mais cidades do Sudoeste da Bahia sendo contempladas com estruturas universitárias, independência administrativa, fortalecimento do ensino, pesquisa e extensão, mais serviços de saúde, mais vagas para estudantes e servidores públicos, contribuição para a economia local, dentre tantos outros benefícios.

No dia 26/04, na sede do Ministério da Educação, ocorrerá uma audiência envolvendo políticos, autoridades da UFBA e autoridades do Ministério da Educação para discutir o projeto de criação da Universidade. Esta é uma demonstração clara de que existe abertura e o momento é propício para avançar nas articulações.

A Universidade Federal do Sudoeste da Bahia será, para toda a Região, uma grande CONQUISTA! Como um dia disse Chico Xavier: “Sonhos não morrem, eles adormecem na alma da gente e basta uma frase para eles renascerem outra vez”.

Orlando Sílvio Caires Neves

Prof. da Universidade Federal da Bahia
Ex-Diretor da UFBA – Conquista

 


Os comentários estão fechados.