Cultura & Juventude | Festival Regional de Quadrilhas Juninas reúne 15 grupos em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Em entrevista ao BLOG DO ANDERSON nesta quarta-feira (17), o titular da Coordenação Municipal da Juventude, Luiz Augusto Cardoso Santos Rocha, detalhou a segunda edição do Festival Regional de Quadrilhas Juninas, que acontece no próximo domingo (21), a partir das 13 horas, no Estádio Municipal Edvaldo Flores. O evento reúne quinze grupos integrando cinco comitivas locais e dez representantes de municípios vizinhos como Guanambi, Poções, Planalto, Ribeirão do Largo, Itarantim, Lagoa Grande e Cândido Sales. O coordenador celebrou a expansão da iniciativa que reposiciona a cidade no topo dos festejos juninos: “Esse ano nós temos a grata alegria de estar recebendo 15 quadrilhas juninas, cinco da nossa cidade e nove das cidades circo vizinhas. Vai ter uma programação extensa, mas muito bonita para valorizar a nossa cultura e valorizar a nossa juventude.”

A estrutura conta com o suporte transversal do Governo Municipal de Vitória da Conquista, mobilizando equipes de pronto-socorro e o patrulhamento preventivo da Guarda Civil Municipal. Além de troféus, o Festival distribui R$ 23 mil em prêmios, contemplando do primeiro ao quarto lugar e categorias individuais como melhor marcador, rei, rainha e noivos. “A quadrilha campeã de primeiro lugar vai receber um valor de R$ 8 mil, a segunda R$ 6 mil, a terceira R$ 4 mil e a quarta R$ 2 mil. E o melhor marcador R$ 1 mil, melhor casal de rei e rainha R$ 1 mil e o melhor casal de noivos também R$ 1 mil”, detalhou o gestor, que aproveitou o espaço para destacar projetos como o cursinho preparatório municipal e deixar um recado motivacional aos jovens: “A nossa mensagem é aquela: nunca desista dos seus sonhos. A Coordenação Municipal de Juventude está aí de portas abertas, justamente para incentivar, motivar e abrir as portas.”

Na Cúpula do G7 | Lula reage às declarações de Trump e diz que EUA não devem interferir nas eleições brasileiras

Foto: Ricardo Stuckert | PR

O presidente da República Brasileira, Luiz Inácio Lula da Silva, respondeu rapidamente às declarações de Donald Jonh Trump. Em entrevista coletiva na Suíça, Lula afirmou: “Só espero que ele não fira o código de ética das nações que querem ser respeitadas na sua soberania. Agora não se meta nas eleições do Brasil porque as eleições no Brasil são um problema do Brasil. Como as eleições americanas são um problema deles, não é um problema meu”. Ao comentar os contatos com o presidente dos Estados Unidos da América durante a cúpula do G7, Lula disse que não solicitou uma reunião bilateral porque os dois países seguem em negociação. “Eu acho que ele fez uma coisa desaforada para o Brasil.

Ele sabe disso. Por isso, eu disse que ele estava agindo como imperador”, declarou. Segundo o presidente brasileiro, ele propôs que as questões comerciais entre os dois países sejam discutidas durante a próxima reunião do G20, que reúne as maiores economias do mundo, inclusive com a participação do presidente da China, Xi Jinping. Na cúpula do G7, Lula também se alinhou às críticas de líderes europeus sobre o uso indevido da inteligência artificial e voltou a defender a regulamentação das plataformas digitais. Ainda na Suíça, o presidente se reuniu com o presidente do Egito, Abdel Fattah el-Sisi, e conversou com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, sobre a guerra contra a Rússia.

Mundo da Moda | Eden Estilista aponta as tendências para o Inverno e os Festejos Juninos em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Além de talentoso, a simpatia de Eden Estilista, como é conhecido Edenilson José dos Santos, encanta amigos e clientes. Em reportagem que o BLOG DO ANDERSON repercute nesta quarta-feira (17), o profissional, que atua nas Lojas Nacional, trouxe as principais novidades da moda para o inverno, estação que inicia oficialmente no próximo domingo (22), coincidindo com o auge das Festas Juninas.  Ao analisar o comportamento dos consumidores, Eden destacou a evolução no bom gosto regional. “Vitória da Conquista constitui um caldeirão de diversidade. As mulheres sempre foram belas, mas os homens hoje também andam muito modernos e os visuais estão cada vez mais avançados”, apontou.

Para enfrentar as baixas temperaturas características da temporada, o especialista deu dicas certeiras de combinações para os circuitos de forró. “Temos o marrom, tom que no inverno nunca sai de moda, e você pode também lançar mão do xadrez, excelente tanto para a tradicional moda caipira quanto para utilizar no cotidiano“, recomendou.

Para além das roupas, o estilista lembrou a transformação com a chegada do frio, o que impulsiona a venda de cobertores e movimenta a culinária típica através do quentão e do milho cozido, gerando emprego e renda. Concluindo o diálogo, Eden deixou um recado de conscientização para quem pretende aproveitar o Arraiá da Conquista. “A mensagem que transmito para os festejos juninos envolve diversão com responsabilidade. Não prejudique o próximo e, se beber, não dirija. É preferível deixar o veículo em casa e se deslocar por aplicativos de transporte para garantir total liberdade. Lembrando também de algo fundamental: respeite e cuide bem das mulheres”, finalizou o profissional.

Câmara Municipal de Tremedal | Dai de Cori enfrenta Comissão de Ética que poderá custar seu mandato

Foto: BLOG DO ANDERSON

Dono da segunda maior votação nas Eleições 2024, o vereador Odair José Pereira de Oliveira, conhecido publicamente como Dai de Cori, filiado ao Partido Social Democrático (PSD), enfrenta um período de incertezas na Câmara Municipal de Tremedal. O parlamentar, que cumpre o seu sexto mandato, responde a uma representação na Comissão de Ética que pode resultar na perda de sua cadeira. Em entrevista ao BLOG DO ANDERSON na tarde desta terça-feira (16), em Vitória da Conquista, o edil detalhou os bastidores do imbróglio e assegurou que a iniciativa dos opositores decorre de cobranças incisivas feitas por ele. Segundo o parlamentar, a representação baseia-se em declarações fortes proferidas fora do ambiente do Parlamento Tremedalense.  “Eu me excedi em algumas palavras dizendo a verdade. Cobrei de um ex-presidente o valor de um imposto patronal que não estava pago e confrontei outro vereador sobre um episódio em que ele efetuou um disparo de arma de fogo contra um cidadão de bem no meio da rua, algo que ele próprio registrou em queixa na Delegacia”, justificou.

Dai de Cori relatou ainda ter questionado gastos com aquisições para o Legislativo que considerou excessivos. “Eles se uniram na Comissão de Ética e tentam cassar o meu mandato, mas eu não recuo diante de nenhum deles porque sigo com a verdade”, completou.   Além do embate jurídico, o vereador comentou a atual situação administrativa de Tremedal, chamando a atenção para o distrito de Lagoa Preta, onde reside e que concentra parcela significativa dos tremedaneses. O parlamentar cobrou maior volume de investimentos em infraestrutura e pontuou que, embora maquinários de pavimentação asfáltica tenham chegado recentemente, as demandas continuam acentuadas. Ao analisar o panorama para a sucessão do prefeito José Carlos Vieira Bahia, o Zé Bahia, o parlamentar confirmou que a base oposicionista mantém a coesão em torno do nome da professora Mônica Ribeiro da Silva, a Mônica do PT, como pré-candidata ao Executivo. De acordo com o edil, o grupo governista ainda não oficializou o nome que disputará a Prefeitura pelo flanco situacionista, mantendo aberto o cenário político.

Política e Gestão Conquistense | no meio do povo, Sheila Lemos valia sucesso do Arraiá da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Distribuindo sorrisos no meio do povo, a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, confirma a popularidade na Praça 9 de Novembro, espaço que tem lotado a cada noite do Arraiá da Conquista. Nesta terça-feira (16), a primeira mulher a comandar o Governo de Vitória da Conquista concedeu entrevista exclusiva ao BLOG DO ANDERSON, abordando o sucesso do circuito junino, gargalos em obras federais e o panorama político para as Eleições 2026. Entusiasmada com o movimento no Centro Comercial desde o início dos festejos, a gestora celebrou os resultados econômicos do evento.

“A população tem vindo prestigiar, as barraquinhas estão cheias, todo mundo vendendo e as lojas com muito movimento. O palco e os artistas recebem o carinho do público. Muito mais do que entretenimento, trata-se de economia movimentada na nossa cidade”, destacou. O circuito da Praça 9 de Novembro segue até o dia 19, transferindo-se para o Parque de Exposições Teopompo de Almeida entre 20 e 24 de junho, além de programações nos distritos da Zona Rural, que contam também com o projeto itinerante da Carreta da Cultura.

Castração e Controle de Animais | prefeito compartilha experiência de Condeúba ao Consórcio do Vale do Rio Gavião

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A grande quantidade de animais abandonados, um dos principais gargalos enfrentados por gestores públicos em todo o Brasil, centralizou os debates na última assembleia do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião (CIVALERG), realizada na sexta-feira (12). Durante o encontro, o prefeito Micael Batista Silveira, do Movimento Democrático Brasileiro, apresentou uma proposta inovadora baseada em uma experiência recente realizada em Condeúba, sugerindo a união das Prefeituras para criar uma estrutura fixa de atendimento. “Nós coletamos animais na rua, vacinamos, demos banho, tratamos os feridos e fizemos a castração.

Para identificá-los antes de devolvê-los ao habitat de forma segura, a veterinária recomendou uma tatuagem na orelha, evitando brincos ou métodos que pudessem ser considerados mutilação. Feito o pós-operatório, eles retornaram às ruas”, explicou o gestor, detalhando o processo de manejo populacional ético adotado, onde o Governo de Condeúba investiu R$ 30 mil em uma ação cirúrgica piloto.  Com base no sucesso da iniciativa, Micael Batista sugeriu aos prefeitos presentes a descentralização dos chamados castramóveis em favor de uma clínica fixa regional financiada coletivamente.

Na avaliação do gestor, essas unidades móveis possuem forte apelo político, mas eficácia limitada em mutirões de curto prazo. O prefeito ofereceu a estrutura já existente em Condeúba para sediar o projeto, caso a logística atenda aos demais parceiros. “A estrutura para um centro cirúrgico desse tipo não é complexa. A minha ideia é contratarmos um médico veterinário fixo em regime mensal, assim como fazemos com médicos cirurgiões no Samu ou nos hospitais. Se cada município contribuir com uma cota de R$ 1,5 mil a R$ 3 mil por dois ou três meses, conseguimos manter o serviço rodando de forma contínua”, defendeu.

Pelo modelo desenhado, cada prefeitura ficaria responsável apenas pelo transporte dos animais até a sede em Condeúba e pelo posterior recolhimento após as cirurgias. O gestor concluiu destacando que, embora a medida não esvazie as vias públicas de imediato, gera um impacto definitivo a médio prazo. Em mutirões isolados, realizam-se no máximo 20 a 30 procedimentos por dia e não se resolve o problema. Com um serviço fixo funcionando por meses, utilizando recursos próprios e integrando com verbas que o Estado disponibiliza, em dois ou três anos a região Centro Sul Baiana terá um resultado prático e efetivo no controle, sem pesar no orçamento de nenhuma Prefeitura.

Tragédia no Nordeste | capotamento de ônibus mata sete atletas de basquete no interior do Ceará

Fotos: Reprodução | g1

Um grave acidente comoveu o estado cearense na madrugada desta segunda-feira (15). Um ônibus transportando uma delegação esportiva com 40 passageiros capotou na rodovia CE-187, perto de Tauá, provocando a morte de sete jogadores de um time de basquete de Juazeiro do Norte. Outras 30 pessoas ficaram feridas, recebendo pronto atendimento médico. Os atletas retornavam para casa após disputarem um torneio em Sobral.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as vítimas fatais eram jovens do sexo masculino, incluindo dois menores de 17 anos. Os corpos foram retirados das ferragens e direcionados ao Instituto Médico Legal (IML). Relatos iniciais indicam que a maioria dos ocupantes viajava sem cinto de segurança, sendo arremessados para fora e atingidos pela própria estrutura do veículo. Uma pessoa da lista original de embarque não foi localizada pelas equipes de resgate.

O motorista sobreviveu sem ferimentos aparentes, mas demonstrou forte abalo emocional. Segundo o subtenente da Silva, o condutor apresentou versões contraditórias, alegando inicialmente ter dormido ao volante e, depois, culpando supostos buracos na pista, inexistentes no trecho. A pista permaneceu totalmente interditada nos dois sentidos enquanto a perícia técnica avaliava se a tragédia ocorreu por falha humana ou pane mecânica.

Segurança & Tecnologia | prefeita destaca iluminação e projeta videomonitoramento inteligente para Aracatu

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Município de Aracatu, no Centro Sul Baiano, vem ganhando destaque regional com a modernização de sua infraestrutura urbana. Em entrevista ao BLOG DO ANDERSON, a prefeita Braulina Lima Silva, do Partido Verde, reconheceu publicamente os frutos da cooperação com a Instaled Soluções Tecnológicas e celebrou os investimentos que estão transformando a iluminação e a sensação de segurança. A gestora relembrou o pontapé inicial dessa colaboração, que começou como um projeto piloto e levou pioneirismo a uma comunidade. “É preciso fazer um agradecimento à Instaled porque nós recebemos o apoio deles trazendo [o sistema] para o bairro Buenos Aires, na entrada da cidade. Foi o primeiro bairro a ter lâmpadas de LED na iluminação pública. Agradeço por essa parceria, esse patrocínio… ficou lindo”, ressaltou a prefeita direto da Churrascaria Los Pampas, na sexta-feira (12). A chefe do Executivo Aracatuense também demonstrou entusiasmo com a proposta de consórcio apresentada pela Instaled Soluções Tecnológicas para expandir a tecnologia de forma conjunta com outros municípios integrados, reduzindo custos operacionais.

“O Consórcio já apresentou para a gente a proposta dessa LED. Muito bom, por sinal. Eu acho que vai trazer uma segurança para os municípios e ajudar até o Estado. O que foi apresentado é um sonho. Há uma facilidade quando se trabalha em conjunto, os valores caem e os municípios conseguem avançar. Se a maioria abraçar e avaliar a planilha detalhada, podemos ter isso fazendo a nossa segurança”, projetou. Também presente na entrevista, o diretor-presidente da Instaled Soluções Tecnológicas, Antônio José de Oliveira Júnior, explicou que a modernização das luminárias é apenas a base para um plano ainda mais ambicioso de tecnologia urbana. “Brilha Conquista [Iluminação Pública em Vitória da Conquista] foi um sucesso. E agora a gente está ampliando para um projeto de segurança. A iluminação pública é o primeiro passo. Depois disso, a gente passa para o monitoramento inteligente e uma infraestrutura melhor, mas tudo parte inicialmente pela iluminação”, pontuou o empresário, sinalizando que a parceria pavimentará o caminho para a instalação de câmeras e cercamento digital em Aracatu.

Destaque Naicional | jovem de 21 anos morre após ser lançada sem cordas em salto de ‘rope jump’

Fotos: Reprodução | X

A jovem Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos, de Jandira, faleceu na manhã deste sábado (13) após cair de uma altura de 40 metros ao saltar de rope jump na Ponte do Esqueleto, em Limeira, também em São Paulo. De acordo com o registro da Polícia Militar de São Paulo, testemunhas relataram que os instrutores da empresa contratada esqueceram por completo de prender o equipamento essencial de segurança antes do salto. Em um vídeo gravado por pessoas que acompanhavam a atividade, é possível notar o momento em que os funcionários movimentam e jogam a vítima da plataforma, instantes depois, gritos desesperados de “a corda” e “gente, a corda” ecoam.

O óbito acabou constatado pelas equipes do Corpo de Bombeiros Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no perímetro do acidente. Logo após a queda fatal, dois envolvidos na organização fugiram para uma área de vegetação densa para escapar do flagrante, mas os policiais conseguiram localizá-los na mata com o suporte aéreo do helicóptero Águia da PMSP. Ao todo, seis pessoas ligadas às empresas Entre Cordas e Ih Voei foram detidas e conduzidas ao 2º Distrito Policial de Limeira. Destas, três organizadores apontados como os autores diretos da negligência permaneceram presos em flagrante. O caso segue em investigação sob a responsabilidade da Polícia Civil paulista para a apuração de crime de homicídio.

Chuva de Gelo | chuva de granizo surpreende Tremedal

Foto: BLOG DO ANDERSON

Uma chuva inesperada surpreendeu quem estava em Lagoa Preta, Zona Rural de Tremedal, na tarde deste sábado (13). Imagens compartilhadas com o BLOG DO ANDERSON mostram o exato momento em que a terra vermelha da região recebia pedras de granizo, a popular “Chuva de Gelo”, mudando a rotina da comunidade. O fenômeno chamou a atenção por contrariar as projeções oficiais para Tremedal, no Centro Sul Baiano a 84 quilômetros de Vitória da Conquista. O Instituto Nacional de Meteorologia [INMET] indicava apenas “sol com muitas nuvens e períodos de céu nublado”, apontando expressamente que não havia probabilidade de chuva para a data, com os termômetros variando entre a mínima de 14°C e a máxima de 28°C.  De acordo com as novas atualizações do INMET, a previsão do tempo para este domingo (14) e segunda-feira (15) na região de Tremedal segue com tempo estável. A tendência é de céu variando entre poucas nuvens e períodos de nublado, sem previsão de novos temporais isolados. As temperaturas devem continuar amenas na madrugada, com mínimas na casa dos 15°C, enquanto as máximas podem atingir os 29°C nas horas mais quentes do dia.

Saúde Baiana | SESAB anuncia “um novo” Hospital Geral de Vitória da Conquista com R$ 84 milhões em investimento

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista passará por uma reestruturação histórica. Com um investimento superior a R$ 84 milhões promovido pelo Governo do Estado da Baia, a unidade de saúde ganhará uma nova torre e duplicará suas estruturas para suprir a alta demanda de pacientes do Centro Sul Baiano e do Norte de Minas Gerais, além de otimizar o atendimento a vítimas de traumas na Rodovia Santos Dumont, a BR-116. Em entrevista exclusiva ao BLOG DO ANDERSON na noite deste sábado (13), a secretária de Saúde do Estado da Bahia [SESAB], Roberta Silva de Carvalho Santana, detalhou o pacote de melhorias. “Tem novidades. Já já a gente tá de volta aqui com o coordenador Jerônimo, a gente vai dar ordem de serviço, então no final da licitação, essa semana a gente publica o contrato pra gente poder fazer a ampliação, né?”, anunciou a titular da pasta, que inspecionou pessoalmente as instalações do Hospital, antes de seguir para a agenda do Programa de Governo Participativo (PGP) em Itapetinga. A gestora destrinchou o tamanho da nova estrutura que será erguida na Joia do Sertão Baiano: “Então a gente tá falando de mais de 40 leitos de UTI, é um novo Hospital de Base, então sobe uma nova torre, novo prédio, a gente vai construir ali 11 salas cirúrgicas, a gente [fará a] implantação de serviço de hemodinâmica.

Então a requalificação e a gente vai começar a fazer a reestruturação completa e requalificação… R$ 84 milhões de investimento é o que a gente vai fazer na reestruturação e ampliação de leito daquele hospital, que já é um gigante dessa Região Sudoeste.” Na mesma entrevista, a secretária Roberta Santana aproveitou para abordar outros temas de grande repercussão regional. Ela rebateu com firmeza as críticas da oposição sobre o Sistema de Regulação de Leitos, destacando que 67% dos pacientes na Bahia recebem atendimento em até 24 horas através de diretrizes nacionais do SUS [Sistema Único de Saúde] e do mecanismo de “vaga zero”. A titular da SESAB também comentou a recente visita técnica do secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti Vitor, que veio conhecer a Policlínica Regional e o Hospital Municipal Esaú Matos, e reforçou que o Estado Baiano mantém um aporte mensal de R$ 1 milhão para a Rede Materna Conquistense por meio do Programa Mãe Bahia, colocando o Governo à disposição para parcerias interestaduais.

Comoção no Brasil | morre o influenciador ‘Vovô Anésio’

Foto: Reprodução | Instagram

O influenciador digital Anésio Fiori, carinhosamente conhecido pelo público como “Vovô Anésio”, faleceu neste sábado (13), aos 88 anos. O idoso, considerado um verdadeiro fenômeno das redes sociais, encontrava-se internado na Unidade de Terapia Intensiva [UTI] de um hospital em Araraquara, no interior de São Paulo, após sofrer uma parada cardiorrespiratória na última sexta-feira (12). O idoso conquistou o coração dos internautas ao compartilhar vídeos esbanjando muito humor, espontaneidade e momentos simples do cotidiano ao lado de seu neto, Caio Fiori Dias. Juntos, eles acumulavam uma legião de quase 14 milhões de seguidores nas plataformas digitais, sendo mais de 6,4 milhões no Instagram e outros 6,8 milhões no TikTok. Em março, ele já havia passado por complicações médicas após sofrer uma queda doméstica e fraturar o fêmur. A notícia do falecimento acabou confirmada oficialmente pela própria família através de uma publicação nas redes sociais:

“Com profundo pesar, comunicamos o falecimento do nosso querido Vovô Anésio. Hoje nos despedimos de alguém que deixou marcas de amor, sabedoria e bondade por onde passou. Sua presença fará falta, mas seu amor será eterno em nossas vidas.” Bastante emocionado, o neto Caio Fiori também deixou um depoimento tocante em homenagem à trajetória do avô: “Hoje eu me despeço do meu Vovô Anésio com o coração partido, mas também com a alma em paz. Ele não foi embora vazio. Ele foi depois de viver uma linda transformação. Cumpriu a missão dele. Tocou milhares de corações, ensinou sobre perdão, família, cuidado, recomeço e fé.” O funeral, aberto ao público, teve início às 18 horas deste sábado na Igreja da Praça Matriz de Rincão, cidade onde o criador de conteúdo residia, e seguirá ao longo de toda a madrugada de domingo (14).

Congresso Nacional | CCJ aprova redução da maioridade penal para 16 anos após intenso debate

Foto: Bruno Spada | Câmara dos Deputados

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC nº 32/15) que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos no Brasil. O parecer favorável do relator, deputado Coronel Assis (PL-MT), recebeu 44 votos favoráveis e 18 contrários. O avanço da matéria representa a primeira etapa da tramitação, que agora passará por análise em uma comissão especial antes de seguir para votação em dois turnos no Plenário da Casa.  O parecer do relator sustenta a viabilidade jurídica da proposta, alegando que a mudança não viola cláusulas pétreas da Constituição Federal. Essa posição recebeu contestação de parlamentares contrários, como os deputados Tadeu Veneri (PT-PR) e Sâmia Bonfim (PSOL-SP), que classificaram a medida como inconstitucional e populista, apontando que o ingresso de jovens no sistema prisional tradicional eleva os índices de reincidência.  Em contrapartida, defensores da reforma, a exemplo do deputado Mendonça Filho, argumentaram que a alteração legal serve como ferramenta de enfrentamento ao crime organizado, o qual utiliza a menoridade como facilitador para o aliciamento. Parlamentares como Rodrigo de Castro (União-MG) enxergaram a aprovação como um marco contra a impunidade, enquanto Otoni de Paula (PSD-RJ) alertou para o risco de as facções passarem a recrutar crianças em faixas etárias ainda menores caso a nova regra entre em vigor.

“Operação Magnum | servidor público, jornalista e outro suspeito são presos em Teixteira de Freitas

Fotos: Reprodução | Instagram

Três pessoas investigadas por envolvimento com grupos criminosos responsáveis por tráfico de drogas e homicídios acabaram presas, nesta quarta-feira (10), durante uma ação da Polícia Civil da Bahia em Teixeira de Freitas. Segundo informações apuradas pela TV Bahia, os alvos dos mandados judiciais são Cassiano Dias Brito, de 29 anos, que atuava como servidor público, a jornalista Verônica Silva Cardoso Gama, de 38 anos, e Rafael Nunes Di Lauro Dias, de 23.  Batizada de “Operação Magnum”, a ofensiva decorre de investigações iniciadas após o registro de um assassinato em fevereiro deste ano. Durante as apurações desse caso, a Polícia descobriu elementos que apontavam para uma organização criminosa responsável pela comercialização de entorpecentes na modalidade delivery.  A equipe de investigação constatou que o homicídio resultou de uma disputa entre facções rivais. Diante disso, os agentes passaram a monitorar o grupo do qual a vítima fazia parte e chegaram ao trio, que possui ligação direta com os criminosos em conflito, motivando o pedido de prisão temporária. Durante o cumprimento das medidas judiciais, uma quarta pessoa, que não teve o nome divulgado, acabou autuada em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. Todos os envolvidos foram encaminhados à 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Teixeira de Freitas, onde permanecem custodiados e prestam depoimentos.

Tragédia Aérea | queda de avião deixa mortos e ferido

Fotos: Reprodução | TV Record

Duas pessoas morreram e uma ficou ferida na queda de um avião de pequeno porte em Marília, no interior de São Paulo, nesta quarta-feira (10). A aeronave realizava o primeiro voo após a renovação dos documentos exigidos para a operação. O bimotor, com três pessoas a bordo, decolou do aeroporto local pouco depois das 11 horas para um voo de teste que durou cerca de 40 minutos.

No retorno, o avião caiu e pegou fogo. O campo de futebol da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), onde ocorreu a queda, fica bem próximo à pista do aeroporto de Marília. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o veículo encontrava-se com a documentação em dia.

As causas do acidente passam por investigações dos órgãos competentes. Entre os ocupantes, os pilotos Gabriel Maloni e Henrique Guariente não resistiram aos ferimentos. A terceira pessoa, identificada preliminarmente como o piloto Pablo, de 28 anos, recebeu socorro imediato com vida e segue sob cuidados médicos no Hospital das Clínicas de Marília.

Destaque no BMD | Bianca Oliveira alerta para riscos e orienta sobre cuidados com queimaduras no período junino

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Em entrevista ao Bahia Meio Dia, reproduzida pelo BLOG DO ANDERSON nesta terça-feira (9), a médica especialista em feridas e hiperbarista Bianca Tanajura Oliveira Bastos, presidente da CICATRICLIN, destacou a importância do Dia Nacional de Luta Contra as Queimaduras. A doutora Bianca Oliveira alertou que os acidentes com fogos de artifício e fogueiras crescem significativamente durante os festejos de São João e São Pedro, exigindo atenção imediata e manejo correto das lesões.

De acordo com a especialista, a gravidade nem sempre se relaciona diretamente com a dor, visto que lesões profundas destroem terminações nervosas, mascarando o real comprometimento dos tecidos, que costuma piorar nas primeiras 24 horas. “Teve uma queimadura, o importante é lavar com água corrente nem quente nem fria.

O ideal é não passar nenhum tipo de substância, nada de sabão líquido, cebola ou manteiga. Fique atento aos sinais de complicação, principalmente dependendo do tamanho e da região afetada, como face, pescoço, orelha, mãos, pés e áreas de dobra, que podem comprometer inclusive as funções do corpo. Na dúvida, desloque-se até a emergência hospitalar para que o quadro receba avaliação e o melhor tratamento, evitando cicatrizes graves que repuxam a pele”, explicou doutora Bianca.

Tragédia no Vale do Rio Doce | acidente com BMW deixa cinco mortos e uma ferida em Imbé de Minas

Foto: Reprodução | Bom dia da Inter

Testemunhas relataram à Polícia Militar do Estado de Minas Gerais que a BMW envolvida no acidente que matou essa quantidade de pessoas em Imbé de Minas, no Vale do Rio Doce, trafegava em alta velocidade momentos antes de sair da estrada e cair em uma ribanceira de aproximadamente 80 metros de altura. O sinistro aconteceu por volta das 21h40 de sábado (6), em um trecho conhecido como Córrego dos Lelés. O automóvel saiu da pista, capotou diversas vezes e despencou pela ribanceira, uma área de difícil acesso. Cinco ocupantes morreram na hora e uma mulher, de 30 anos, recebeu socorro em estado grave.

Segundo informações repassadas aos militares, relatos afirmam que cerca de dois quilômetros antes do ponto crítico, o veículo corria muito e chegou a ultrapassar outro condutor na Serra de Pedra.  Ainda conforme os depoimentos, uma pessoa contou que estava em um trailer de lanches conversando com o grupo por volta das 21h30. De acordo com esse relato, todos consumiam bebida alcoólica, inclusive o motorista. Essa testemunha revelou que apenas não entrou no carro porque permaneceu no sanitário e, ao sair, o grupo já havia partido.

Devido à altura do penhasco, o resgate mobilizou equipes policiais, do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que localizaram as vítimas espalhadas pela encosta. Os corpos seguiram para o Instituto Médico Legal após os trabalhos técnicos da perícia da Polícia Civil. O local decretou luto oficial de três dias e ponto facultativo nesta segunda-feira (8), preservando apenas os serviços essenciais. Os falecidos foram identificados como Romerio Magela da Silva, de 38 anos, Taize Alves Lopes de Frias Novais, de 28 anos, Ana Paula Marcolino Ribeiro, de 24 anos, Alef Jamir dos Reis Silva, de 24 anos, e Frank Junior Lopes de Frias, de 25 anos.

Meio Ambiente | infestação de marimbondos assusta e acende alerta em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Uma infestação de marimbondos tem tirado o sossego em diversos cantos de Vitória da Conquista há pelo menos dois meses. Os insetos aparecem em grande quantidade, principalmente em condomínios residenciais do Primavera, Alto Maron e Candeias. Em um dos casos relatados, a presença dos voadores dentro de um apartamento resultou na intoxicação de um animal de estimação, que necessitou de cuidados urgentes em uma clínica veterinária. Neste domingo (7), imagens mostrando enxames desses artrópodes circularam intensamente e impressionaram usuários nas redes sociais.Recentemente, o BLOG DO ANDERSON consultou uma professora de Biologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) sobre o fenômeno, mas ainda carece de uma explicação científica exata para o aumento repentino dessa população na área urbana.

Por outro lado, especialistas relembram que o aparecimento de outras espécies silvestres no perímetro central, como cobras e saruês, tornou-se frequente devido ao avanço de novos empreendimentos imobiliários sobre os habitats naturais e também pelas constantes queimadas em terrenos. Para conter o avanço dos insetos dentro de casa, recomenda-se manter janelas fechadas nos horários de maior movimentação, mas o uso de veneno por conta própria deve ser evitado, pois pode intoxicar pets e provocar ataques em massa dos enxames. Em episódios de ferroadas, o Ministério da Saúde orienta lavar o local com água e sabão neutro, além de aplicar compressas de gelo para aliviar a dor. Caso a pessoa picada apresente falta de ar, tontura ou inchaço generalizado, o quadro configura uma emergência médica, sendo fundamental buscar atendimento imediato em uma unidade hospitalar ou acionar o socorro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Resgate de Urgência | batida entre três motocicletas deixa vítimas feridas em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Um acidente impressionante chamou a atenção de quem passava pelo Recreio, na Zona Leste de Vitória da Conquista, na noite deste sábado (6). A batida envolveu três motocicletas e aconteceu no cruzamento entre as Avenidas Otávio Santos e Vivaldo Mendes Ferraz. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência compareceram rapidamente para prestar os primeiros socorros aos feridos, que foram encaminhados ao Hospital Geral de Vitória da Conquista. Guarnições da 92ª Companhia Independente de Polícia Militar e da Companhia Independente de Policiamento Tático, que passavam pela via no momento do sinistro, prestaram assistência imediata e isolaram a área. O Sistema Municipal de Trânsito assumiu a ocorrência para realizar o registro formal e apurar as causas que provocaram a tripla colisão.

Celebrando a Vida | Humberto Pinheiro comemora 82 anos entre amigos e familiares em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Uma das personalidades icônicas da comunicação baiana celebrou os seus 82 anos cercado por amigos e familiares em Vitória da Conquista. Mineiro de nascimento, mas radicado na Joia do Sertão Baiano, onde construiu sua carreira profissional e constituiu família, Humberto Pinheiro de Oliveira é dono de uma voz marcante que colaborou ativamente com o progresso do município. Durante a celebração, realizada na Casa Jardim, o comunicador proferiu um discurso emocionante sobre a sua trajetória e a gratidão pela vida.

Gente, eu não vim aqui para falar. Mas eu sempre na minha vida, às vezes até numa cama, lá numa roça que a gente morava, e sendo um menino ainda, eu dizia assim para mim: ‘Eu quero viver até os 60 anos’. Talvez seja por isso que eu tenha tido na vida uma pressa enorme. Quando a gente tem pressa, a gente comete pecados. Eu não cometi poucos, não cometi poucos. Mas eu sou um abençoado. Deus olha para mim, diria até de forma exagerada. Eu não era para chegar aqui.

Eu nunca imaginei chegar aos 82 anos. Cheguei aos 82 anos percorrendo a estrada da reconstrução. E aqui eu vejo rostos, imagens daqueles que, ainda que anonimamente, mas vivendo de um sofrimento enorme, e os condenei, uso essa expressão, ainda assim são capazes de estar aqui do meu lado, dividindo comigo esse momento. A dor é uma coisa que ninguém supera. A gente leva para o túmulo, ainda que com uma intensidade menor, mais leve, porque é uma companhia, é uma companheira.

Mas eu sou um abençoado. Eu chego aos 82 anos vendo não só o rosto da atenção, mas também o rosto da compreensão. Por que não dizer… Eu não vim aqui para pedir perdão. Eu vim aqui para dizer que eu sou uma figura extraordinariamente olhada por Deus. Muito obrigado”, discursou o aniversariante. O BLOG DO ANDERSON deseja vida longa ao amigo Humberto Pinheiro. Os registros fotográficos e em vídeo do evento estão disponíveis no site, no Instagram e nas demais plataformas digitais do BLOG DO ANDERSON.