Movimento Bairro a Bairro: Projeto Social oferece serviços gratuitos em Vitória da Conquista; veja as fotos

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Idealizado pelo vereador Luís Carlos Batista Oliveira (PTB), conhecido como Dudé, foi lançado o Movimento Bairro a Bairro, que presta diversos serviços gratuitos em Vitória da Conquista. A primeira ação aconteceu no Alegria, comunidade do bairro Brasil.

O Movimento Bairro a Bairro mostrou que tem força e promete ampliar ainda mais. “Essa é a primeira de várias ações de nossa gestão voltada para a comunidade. Vamos trabalhar pela qualidade de vida dos conquistenses, seja no campo ou na cidade, e não mediremos esforços para isso”, disse Dudé. Veja algumas imagens compartilhadas pelo BLOG DO ANDERSON neste domingo (21).

Partido dos Trabalhadores: PT deve superar divergências e unir forças após reeleição de Everaldo, diz Valmir

Fotos: Divulgação | Jonas Santana

Depois de um final de semana de debates acalorados, típico da democracia interna do Partido dos Trabalhadores, os militantes petistas da Bahia já sabem quem vai comandá-los no próximo período. Everaldo Anunciação foi reconduzido ao posto maior da sigla com a maioria dos 310 delegados eleitos (167 contra 143) no Processo de Eleição Direta (PED), neste domingo (21). Além da eleição do presidente, as emendas da tese da chapa Optei foram aprovadas depois de uma vitória expressiva que aconteceu na votação do último sábado (20). Para o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), a recondução de Anunciação na presidência do partido “propicia uma abertura para superar as divergências para o PT sair unido desse processo”. O parlamentar salienta que a vitória de Everaldo aconteceu após a unificação das correntes EPS, CNB e Trabalho.

“O PT nasceu para transformar o sistema político. A legenda amplia, nas esferas públicas, as opiniões políticas dos politicamente excluídos, dos economicamente explorados e dos culturalmente dominados. Então, temos de voltar a ouvir os movimentos sociais, sindicais e populares e desencarnar do governo federal, precisamos aceitar que mandato parlamentar não é governo. Fomos depostos por uma elite dominante que usa práticas tradicionais do mandonismo político do poder do capital. Vamos cobrar união do PT para que possamos derrubar o governo ilegítimo de Michel Temer, realizarmos uma eleição direta e elegermos Lula presidente deste país”, aponta Valmir.

Para o presidente estadual reeleito Everaldo Anunciação, a conjuntura agora é para eleger o presidente nacional na etapa do Congresso do partido em junho, além de traçar estratégias para o próximo período do ano. “Vivemos um tempo de caos na política nacional e esse é mais um momento para fortalecer o partido e todos os setores envolvidos. O importante desse processo interno é a construção dessa política com os movimentos sociais, como o MST, CUT, Fetraf, UNE, negros, mulheres, jovens, indígenas e quilombolas. Todos unidos para derrubar esse governo golpista e restabelecer a ordem no país com Lula presidente”, completa.

Feira de Saúde: Fundação José Silveira realiza mil atendimentos gratuitos em Poções

Foto: Divulgação | FJS

Em benefício da população do Sudoeste Baiano, a Feira de Saúde promovida pela Fundação José Silveira, com apoio da Prefeitura de Poções, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, atingiu um volume de mais de 1.000 procedimentos gratuitos. A iniciativa atraiu grande número de pessoas, que realizaram consultas, exames e participaram de atividades para promoção da vida saudável, nos dias 16 e 17 de maio. A Fundação José Silveira desenvolve esse trabalho nas comunidades desde a década de noventa. Instituição atuante na promoção dos Objetivos de desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU, a FJS realiza essa ação por meio de unidades móveis e uma equipe multidisciplinar.

Mudanças na Zona Azul: CDL rejeita intervenções e pede retorno de estacionamento angular em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A mudança repentina na Zona Azul tem gerado muitos transtornos e queixas de condutores e de comerciantes em Vitória da Conquista. As intervenções surpresa tiveram início na madrugada da segunda-feira (15). Com isso, os carros que estacionavam na diagonal agora estão em fila. A ação gerou repúdio pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) explicitado por meio de uma carta enviada à Prefeitura de Vitória da Conquista. “A CDL entende que a intensão dessa Secretaria [Municipal de Mobilidade Urbana], quanto às mudanças nas vagas de estacionamento de ângulo para estacionamento em fila é de melhorar a fluidez do tráfego.

Entretanto, devido à pouca disponibilidade de vagas para estacionamento no Centro Comercial, as intervenções ocorridas nas ruas Maximiliano Fernandes e Francisco Santos afetaram fortemente o comércio nestas localidades. Pode-se perceber, inclusive, que em decorrência da diminuição das vagas para estacionamento da área azul, os consumidores têm se deslocado para outras áreas, reduzindo o fluxo do consumo no comércio varejista e baixa rotatividade de veículos e pessoas. Por conta dessas mudanças a CDL tem recebido inúmeras queixas por parte dos lojistas solicitando um posicionamento dessa Secretaria”, diz a nota assinada pela presidente da entidade, Ana Sheila Lemos Andrade, que é filha da vice-prefeita Irma Lemos dos Santos Andrade

LUTO: Lucenir Cordeiro de Sousa Brito, aos 51 anos

Foto: Reprodução

É com pesar que o BLOG DO ANDERSON noticia o falecimento prematuro de Lucenir Cordeiro de Sousa Brito, aos 51 anos. Dona Lúcia, como era conhecida, foi proprietária da Lanchonete Brito, instalada na avenida Presidente Dutra, ao lado da Linda Joia. Em contato com o BA, um dos filhos de Lúcia, o ex-candidato a vereador Wesley do Bueiro, agradeceu as inúmeras manifestações recebidas nos últimos dias. O corpo foi velado e sepultado no Cemitério da Saudade. Às 19h30 de terça-feira (23) uma missa na Paróquia Santa Luzia, no bairro Guarani, em Vitória da Conquista prestará homenagem a Lucenir Cordeiro de Sousa Brito.

Cemitério Municipal do Kadija: divulgado os 400 primeiros defuntos que serão exumados; confira a lista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Conforme o BLOG DO ANDERSON antecipou, defuntos do Cemitério Municipal do Kadija serão exumados. De acordo com a Prefeitura de Vitória da Conquista, o processo começa no próximo dia 19 de junho. Os restos mortais serão retirados das sepulturas e colocados no ossário. A ação aconteceu por falta de vagas para novos corpos neste Campo Santo inaugurado em 1988, com 21.122 covas distribuídas em 39 quadras. Veja a lista com os 400 primeiros nomes que o BA divulga neste domingo (21).

Guia de Oportunidades: Embasa retifica edital de concurso e prazo para inscrição é prorrogado

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) retificou, por meio de edital, a exclusão da prova de aptidão física para os candidatos que concorrem às vagas de agente operacional e operador de processos de água e esgoto. O concurso foi aberto em março e, no total, são 600 vagas distribuídas em 11 funções dos níveis médio, técnico e superior. Confira os detalhes.

Ação de Arlindo Rebouças: processo que tramita no MP-BA poderá demolir quiosques em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Os quiosques da Praça da Bandeira, construídos com recursos de um grupo de comerciantes com orçamento em torno de R$ 40 mil, poderão mesmo ser demolidos. Eis mais uma Polêmica Conquistense. Tudo começou no ano passado após o então vereador, hoje secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Arlindo Santos Rebouças, representar uma ação no Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) alegando a irregularidade no processo de cessão do uso do solo público. Em nota, o Administração Municipal do prefeito Herzem Gusmão Pereira comenta sobre o assunto. “A atual administração da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista informa que não autorizou a ocupação de boxes construídos na Praça da Bandeira; decisão tomada pela gestão anterior e que é objeto de representação por suspeição de ato de improbidade administrativa, em andamento no Ministério Público Estadual. Ao final do ano de 2016, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana permitiram que antigos permissionários desembolsem recursos próprios para a construção de boxes em área de domínio público, a fim de ali exercerem atividades de comércio. Na gestão anterior, o ato não foi antecedido de Termo de Permissão e, agora, em razão de uma representação que recebeu, formulada por ex-vereador, o Ministério Público Estadual, por meio da 8ª Promotoria de Justiça, quer apurar se houve licença para a construção e seleção pública dos permissionários. Trata-se do procedimento de nº 6444.9.21167/2017. A Procuradoria Geral do Município enviou alguns documentos e informações solicitados pelo Ministério Público Estadual e, enquanto não houver um entendimento, a atual gestão esclarece que manterá os boxes sem ocupação”, informou no último mês de abril. Com receio de novas represálias, os microempreendedores do ramo alimentício se esquivam a falar sobre essa situação.

Convocação aos Servidores: em vídeo, Prefeitura de Vitória da Conquista faz apelo para evitar greve geral

Foto: Reprodução

A segunda-feira (21) será de muitos transtornos na Prefeitura de Vitória da Conquista. Até o momento dois Sindicatos anunciaram greve geral: SIMMP [Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista] e SINSERV [Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Vitória da Conquista]. Outro que deverá também aderir ao movimento é o SINDACS [Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias da Bahia], que também não conseguiu nenhum centavo de aumento salarial. Na quinta-feira (18) o prefeito Herzem Gusmão Pereira fez um apelo aos sindicalistas, mas não obteve sucesso.

Neste domingo (21) membros da Administração Municipal disparam através do WhatsApp um vídeo explicando a situação. “Temos certeza na colaboração do funcionalismo, convocando-o a permanecer em atividade, evitando prejuízos à população, e confiando no trabalho que estamos apenas começando, juntos”, diz o último parágrafo. Ainda no vídeo que o BLOG DO ANDERSON reproduz na íntegra, a PMVC diz que “recebemos da Administração anterior um quadrimestre acima desse limite”, que é de 51,3% de gastos da receita com salários.

Novidade Automotiva: Diamantina Veículos expõe nova versão do Toyota Corolla no Shopping Conquista Sul

Foto: BLOG DO ANDERSON

Sucesso no mundo inteiro e imbatível no seu segmento no Brasil, mas nem por isso deixa de melhorar. Esse é o Toyota Corolla, que apresenta a sua versão 2018, mais arrojado e moderno, para se manter no topo. O sedã médio líder em vendas no país e o carro mais comercializado no planeta agora chega com um design agressivo, mas sem deixar de lado a já conhecida qualidade pela qual é reconhecido. Neste domingo (21) o BLOG DO ANDERSON fez um registrou desse automóvel que está em exposição no Shopping Conquista Sul atraindo olhares de muita gente.

Cenas Urbanas: cavalinhos permanecem “livres, leves e soltos” nas ruas de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O matagal que cresce em toda a Capital do Sudoeste Baiano tem sido um atrativo para os cavalos. E em busca desse alimento os cavalinhos tem invadido praças públicas e teve um que por pouco não entrou na Prefeitura de Vitória da Conquista. Neste domingo (21) inúmeros animais cavalgaram por movimentadas vias. Esses na foto estavam nas proximidades da avenida Olívia Flores, um deles necessita de atenção médica, pois aparenta sofrer de algum distúrbio em sua saúde. O Plantão da Polícia Administrativa foi acionada, no entanto só realiza captura de segunda a sexta-feira.

Novidade na Cidade: com bar e games, Barbearia Armazzém é instalada no Shopping Conquista Sul

Foto: BLOG DO ANDERSON

Barbearias temáticas estão franco crescimento em Vitória da Conquista. Dentro de alguns dias o Shopping Conquista Sul estará recebendo um grande empreendimento com recursos de um grupo empresarial local. A Barbearia Armazzém será mais que uma barbearia. Num amplo espaço do 1ª andar do Shopping Conquista Sul fala um pouco dessa Novidade na Cidade: barbearia, loja e games. Conforme as informações colhidas pelo BLOG DO ANDERSON na tarde desse domingo (21), a Barbearia Armazzém funcionará das 10 às 22 horas.

Off-Road no Sudoeste Baiano: Belo Campo e Tremedal poderão contar com pista de Motocross

Fotos: WhatsApp | BLOG DO ANDERSON

Localizado a 50 quilômetros de Vitória da Conquista, Belo Campo poderá contar com uma pista de motocross. O equipamento é articulado entre os Governos de Belo Campo e Tremedal. Na manhã deste domingo (21) os prefeitos José Henrique Silva Tigre, conhecido como Quinho, e Márcio Ferraz de Oliveira, estiveram em Jequié conhecendo as estruturas e prestigiando mais uma Etapa do Campeonato de Motocross.

“Realmente é um esporte que tem crescido no Sudoeste Baiano e hoje vimos aqui conhecer esse projeto que é incentivado pelo prefeito Sérgio Gameleira e sem dúvidas essa pista vai movimentar toda a nossa região”, comentou Quinho agradecendo a receptividade pelo anfitrião Luiz Sérgio Suzarte Almeida, prefeito da Cidade Sol.

O motocross , frequentemente abreviado para MX ou MotoX, é uma modalidade desportiva de motovelocidade praticada sobre motocicletas de estilo off-road. Se divide em várias categorias, como: arenacross, trial e enduro. Resumindo, este esporte é uma corrida com vários modelos e tipos de motos. Dados extraoficiais colhidos pelo BLOG DO ANDERSON com desportistas apontam que cerca de 500 atletas praticam essa modalidade esportiva sobre duas rodas em cidades do Sudoeste Baiano e Norte Mineiro.

Guia de Oportunidades: IBGE lança concurso para 24,9 mil vagas temporárias em todo o Brasil

Foto: Reprodução

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abre, nesta segunda-feira (24), as inscrições do processo seletivo para 24.984 vagas temporárias de níveis fundamental e médio. Os salários vão de R$ 1,6 mil a R$ 1,9 mil. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é a organizadora responsável pela seleção. As oportunidades são para atuar no Censo Agropecuário. Do total das oportunidades, 5% são reservadas para pessoas com deficiência e 20% para negros. Confira os detalhes.

Rede Municipal de Ensino: docentes aprovados em Concurso Público são convocados em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O prefeito Herzem Gusmão Pereira autorizou na sexta-feira (19) a convocação de 38 professores aprovados no Concurso Público 01/2013. Ao todo, 47 professores foram convocados esta semana, 9 deles, na última terça-feira (16). A convocação dos aprovados no concurso realizado em 2013 é uma reivindicação da categoria, que quer garantir as nomeações dentro das vagas previstas no edital. O concurso, com validade de 2 anos, foi prorrogado por mais 2 anos. Confira a lista.

No Candeias: carro pegou fogo em Vitória da Conquista

Fotos: Giorlando Lima

Um carro de passeio pegou fogo em via pública de Vitória da Conquista. O fato aconteceu no cruzamento entre as avenidas Brasil e Franklin Ferraz, no Candeias, no início da noite desse sábado (20), conforme registrou o jornalista Giorlando Lima.

A cena atraiu dezenas de curiosos que acompanharam os trabalhos do Corpo de Bombeiros. As causas do incidente são desconhecidas. Ninguém ficou ferido. Veja as fotos e o vídeo exclusivo.

Cemitério Municipal do Kadija: Ciano de Herzem explica o processo de exumação e a inauguração do ossário

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Fundado nos anos oitenta, o Cemitério Municipal do Kadija em Vitória da Conquista, conta hoje com quase 20 mil sepulturas, restando apenas 300 vagas para defuntos. A solução apresentada pela Prefeitura de Vitória da Conquista foi a construção de um Ossário, cujas obras estão em fase final. Esse equipamento vai receber a princípio duzentas ossadas que serão exumadas pelos próximos dias.

Na última semana o BLOG DO ANDERSON esteve no local quando as estruturas foram apresentadas pelo coordenador de Serviços Básicos, Iluminação Pública e Posturas, Deocleciano José de Souza Filho. Neste domingo (21) o BA mostra fotos e disponibiliza a entrevista detalhada com Ciano de Herzem desse assunto que também virou uma Polêmica Conquistense.

PPS: após deixar a base de Temer, militância aguarda decisão de Arthur Maia para traçar os rumos em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Partido Popular Socialista (PPS) deixou a base aliada do presidente Michel Temer. Em nota, o partido diz que, diante da delação premiada “de sócios da JBS envolvendo o presidente Michel Temer e da gravidade da denúncia”, decidiu deixar o Governo Federal. “Realmente eu ainda não estou inteiramente, nós estamos indo agora em Salvador para gente reiterar de toda essa problemática junto ao deputado Arthur Maia (PPS-BA)”, afirmou Ubiratan Sampaio da Costa, vice-presidente municipal do PPS. Em Vitória da Conquista o PPS também não descarta encerrar a aliança com o prefeito Herzem Gusmão Pereira, também do PMDB. “Eu não posso dar essa afirmativa, até porque a política é muito dinâmica. Então nós que fazemos parte hoje do PPS estamos aguardamos os acontecimentos, porque o nosso líder maior na Bahia é o nosso deputado Arthur Maia e em Conquista é o vereador Hermínio Oliveira”, complementou durante entrevista ao BLOG DO ANDERSON na manhã deste sábado (20).

Novidade na Alameda: lápis gigante atraí olhares de consumidores em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Nas alamedas tudo se encontra. Na manhã deste sábado (20) o Comércio registrou intensa movimentação e os lápis gigantes despertou olhares. O camelô Daniel Ferreira que vende guarda-chuvas em dias chuvosos apresenta um novo produto: os lápis gigantes.

De origem chinesa, essa mercadoria tem tido uma boa aceitação dos consumidores em Vitória da Conquista. Então se quiser conhecer ou comprar o super lápis é só ir à Alameda Ramiro Santos.