O Diário Oficial do Município de Vitória da Conquista desta segunda-feira (13) divulgou a abertura de cinco Sindicâncias Administrativas. Uma delas vai investigar o caso em que um servidor lotado na Secretaria Municipal de Saúde teria beijado uma adolescente nas dependências de uma das instituições da Prefeitura de Vitória da Conquista. O processo dever durar pelo prazo de dois meses. Confira todos os BO´s da Prefeitura de Vitória da Conquista.
A semana começou com muitas novidades para quem quer entrar no mercado de trabalho e estágios em Vitória da Conquista. Em seu “De tudo na tarde” que o BLOG DO ANDERSON reproduz nesta segunda-feira (13), o professor Adão Albuquerque atualiza as inúmeras vagas para diversos setores na Capital do Sudoeste Baiano. Ouça todos os detalhes no player abaixo.
Cidades do Sudoeste Baiano tiveram uma segunda-feira (13) marcadas por chuvas intensas. Em Caetité choveu 85 milímetros. Ruas ficaram inundadas e a água invadiu comércio e casas. Parte do muro de Ginásio de Esportes desabou. Pelas vias, buracos e crateras foram abertas pela força da enxurrada. Não há registro de feridos e desabrigados.
Caiu chuva forte também em Tanhaçu. Segundo moradores, a chuva durou cerca de duas horas. A água tomou conta de vários logradouros. Em Jequié, as chuvas começaram desde o final da tarde de domingo (12), mas não houve registro de ocorrências graves. Em alguns pontos da Cidade Sol, ruas ficaram alagadas, principalmente nos bairros periféricos.
Para abrilhantar o lançamento do Censo Cultural, que aconteceu na noite de segunda-feira (13), a Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Lazer também promove uma exposição coletiva de artistas plásticos.
Estão expostas obras de Romeu Ferreira, Sílvio Jessé, Edméa Oliveira, Marisa Correia, Nágida de Oliveira, Marcos Oliveira, Domício Campos, Josemar Conti, Mitzi Correia, Mônica Medina e Valéria Vidigal. A mostra permanece na Casa Memorial Governador Régis Pacheco até o final da tarde desta terça-feira (14).
Conhecido como Natal da Cidade, a tradicional festa de fim de ano terá outro nome durante o mandato do prefeito Herzem Gusmão Pereira. Juntamente com a grade, que vai privilegiar artistas conquistenses, no entanto vai contar com dois representantes da Música Popular Brasileira. Em entrevista exclusiva ao BLOG DO ANDERSON na noite desta segunda-feira (13), a secretária de Cultura, Esportes e Lazer, Teresa Cristina Negreiros Teixeira da Rocha, falou sobre o Censo Cultural e adiantou alguma coisa sobre o tão esperado Natal da Cidade. Ouça a entrevista completa.
Vitória da Conquista é reconhecidamente um celeiro de artistas dedicados às mais diversas atividades. E, a partir de segunda-feira (13), a Capital do Sudoeste Baiano vai contar com o Censo Cultural. O lançamento aconteceu na Casa Memorial Governador Régis Pacheco. Idealizado por Massimo Ricardo de Benedictis Junior, coordenador municipal de Cultura, e com o formato concebido por Adriano Gama, coordenador de Eventos, e Igor Santana, gerente de Promoção Cultural, o Censo teve imediato apoio de Teresa Cristina Negreiros Teixeira da Rocha, secretária de Esportes, Cultura e Lazer, vai permitir o mapeamento da diversidade cultural. Isto porque, por meio dele, será possível saber, por exemplo, quem são os artistas, quantos são, onde estão, qual tipo de trabalho eles desenvolvem. O formulário estará disponível no site da Prefeitura de Vitória da Conquista e poderá ser preenchido pelos próprios artistas. Ouça a entrevista com Tina Rocha.
Um carro virou após colisão no perímetro urbano de Vitória da Conquista. O acidente aconteceu às 18h10 desta segunda-feira (13), na Avenida Presidente Vargas, próximo ao cruzamento com a avenida Luís Eduardo Magalhães.
Ocupantes dos veículos sofreram leves escoriações não sendo necessário serem levados a hospitais. O trânsito ficou lento nos dois sentidos da via que que dá acesso ao Anel Rodoviário Jadiel Vieira Matos ligando a rodovia de acesso a Barra do Choça.
Pelo menos até o mês passado, do valor de R$ 45 milhões firmado entre a Secretaria de Aviação Civil e o Governo do Estado da Bahia somente teriam sido repassados R$ 270 mil para o projeto do Aeroporto Glauber Rocha, o Aeroporto de Vitória da Conquista.
Apesar da falta de recursos do Governo Federal, as obras são tocadas graças ao compromisso do governador Rui Costa em quitar os vencimentos junto com o consorcio com recursos do Estado para que a inauguração aconteça no ano que vem.
Na tarde desta segunda-feira (13) o BLOG DO ANDERSON foi ao canteiro de obras, que fica no Distrito Aeroportuário, às margens da BR-116 e pode observar as atividades que antecedem a colocação da cobertura que deve acontecer até o final de dezembro.
A comunidade escolar do Colégio Estadual Nilton Gonçalves, as comunidades do Ibirapuera, Bruno Bacelar, Nenzinha Santos, Alvorada, Nossa Senhora Aparecida e a Associação de Moradores do Bruno Bacelar, em Vitória da Conquista, declaram publicamente, com pesar e muita tristeza, o lamentável fato do fechamento de uma escola que serve a estas comunidades há mais de 17 anos. Reconhecemos que não há nada de estranho na forma como o governador Rui Costa, por meio de sua Secretaria de Educação do Estado da Bahia, está conduzindo o fechamento do Colégio Estadual Nilton Gonçalves. Este mantém o mesmo tratamento dado historicamente as populações menos favorecidas pelo Estado. Não precisa dialogar, não precisa respeitar e ouvir suas demandas. Esta sempre foi a regra.
A exceção é o contrário, são momentos raros. Trata-se de escola de periferia, devem estar pensando. Os alunos e pais se viram para conseguirem acesso a outras escolas. Aliás, o discurso em nota afirmando que está garantido o acesso dos estudantes a outros estabelecimentos de ensino é vago, frio e protocolar. É a mesma lógica de quem fecha uma escola numa cidade pequena do interior e diz que está assegurado o acesso a outra no município vizinho a quilômetros de distância. Não importa como chegarão, com que esforços, com que sacrifícios. Mas o direito está garantido. Não importa se a escola atende a uma comunidade de mais de 15 mil pessoas. Leia a íntegra do manifesto.
Dois adolescentes, de 15 e 17 anos, foram mortos a tiros em Barra do Choça, neste domingo (12). De acordo com informações colhidas pelo BLOG DO ANDERSON, o atirador invadiu a casa onde as vítimas estavam e atirou contra eles.
O crime ocorreu no bairro Ouro Verde. O primeiro adolescente morreu após abrir a porta, e o segundo, ao tentar se esconder dentro do imóvel. O acusado fugiu de moto depois de atirar nos jovens. A Delegacia Territorial iniciou as investigações.
Reunido com a imprensa no final da tarde da sexta-feira (10), o prefeito Herzem Gusmão Pereira falou sobre as denúncias do deputado federal Jorge Solla (PT-BA), ex-secretário municipal de Saúde que também comandou a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB).
“Isso faz parte até do jogo político, mas o jogo político requer seriedade, uma postura correta e equilíbrio nas denúncias para evitar denuncismo e irresponsabilidade. Eu até entendo a preocupação do PT. Eu sempre falo e é interessante observar que o PT chegou primeiro em Conquista do que no Brasil. Isso incomodou sobre maneiro o Partido pelo fato de ter perdido a cidade”, disse Gusmão Pereira.
“Observamos que os parlamentares, os deputados ligados a oposição, o que que eles fazem? Não lutam pela cidade e começam a tentar desestabilizar o governo com inverdades”, continuou. Na reportagem que foi ao ar na Rádio Clube de Conquista, reproduzida pelo BLOG DO ANDERSON, a secretária municipal de Saúde, Ceres Neide Almeida Costa, disse que ficou surpresa com as condições que recebeu a instituição no dia 1º de janeiro.
“Quando assumimos a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista, nós acreditávamos que encontraríamos muitas coisas que não estava de acordo com o que é preconizado pelas diversas legislações do SUS, que nós bem temos conhecimento, mas não acreditávamos que fossemos encontrar tantas irregularidades quanto as que encontramos”, destacou Ceres Neide que também criticou as colocações de Solla que a deixaram entristecida. Ouça a reportagem.
Repercute em toda a Bahia uma ação de protesto defronte a Prefeitura Municipal de Anagé. De acordo com informações veiculadas por órgãos de imprensa, com quatro meses em atrasos salariais, um motorista despejou lixo na porta do Paço Municipal. Por telefone com o BLOG DO ANDERSON ainda na quinta-feira (9), a prefeita Elen Zite Pereira dos Santos, do PDT, classificou o ato de vandalismo praticado por um funcionário da empresa que presta serviço de limpeza pública. Em nota, Elen Zite dia que baseado em conversas de populares, “o funcionário que dirigia o caminhão da empresa não aparentava sinais de equilíbrio quando cometeu a ato. De acordo com a prefeita Dr. Elen Zite esse tipo de ação só prejudica a cidade e os moradores de Anagé. “Todos os municípios da Bahia estão passando dificuldades por queda na arrecadação e pela crise que assola o país, no entanto, estamos ajustando as contas de Anagé e vamos equilibrar os vencimentos. Agora não podemos aceitar que um cidadão cometa esse tipo de crime contra o patrimônio público. Já entramos com uma representação na justiça para que seja apurado e punido com os rigores da lei”, afirmou Drª Zite. A empresa que presta serviço a prefeitura repudiou o ato formalmente e prometeu apurar o ocorrido”. A data de regularização dos pagamentos ainda não foi informada.
Como o BLOG DO ANDERSON noticiou, o final de semana foi atípico com alto índice da violência urbana em Vitória da Conquista. No sábado (11) foram dois homicídios e uma série de atentados que deixou vítimas baleadas. Em Barra do Choça também aconteceram dois assassinatos dentro de uma casa no bairro Ouro Verde. Em sua participação no Manhã Band Show, o repórter Paulo Martins detalhou todas as ocorrências e o BLOG DO ANDERSON reproduz a seguir.
A quinta-feira (9), data que que Vitória da Conquista comemorou os seus 177 anos, o governador Rui Costa foi a Barra do Choça onde entregou tratores, 1,5 mil cisternas e autorizou obras de infraestrutura para o município do Sudoeste Baiano. Entre as lideranças que foram acompanhar a visita estava Manoel Messias Carvalho Santos, conhecido como Messias do Salão Bahia. Após posar ao lado de Rui, Messias Carvalho, doutor em Psicanálise Clínica, fez uma breve avaliação. “É sério, simples, honesto, família, menino da Liberdade que não fugiu das suas origens. Está administrando muito bem a coisa pública”, destacou o psicanalista em entrevista ao BLOG DO ANDERSON. Assim como disse o deputado estadual Marcell Moraes (PV), Messias afirma que a avaliação de Rui está positiva, não só em Vitória da Conquista como também em outras cidades baianas, entre elas Salvador. “O melhor governador do Brasil, ganha no primeiro turno”, antecipa o doutor sobre um possível resultado nas Eleições 2018 quando o prefeito Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto, o ACM Neto, é o virtual candidato pelo Democratas.
O Sistema Nacional de Emprego da Bahia (SineBahia) divulgou as vagas de emprego em Vitória da Conquista. No Guia de Oportunidades que o BLOG DO ANDERSON reproduz nesta segunda-feira (13) tem vagas para diversos setores. Os candidatos interessados nas oportunidades devem se dirigir à unidade central do SineBahia, no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) no Centro ou Shopping Conquista Sul. O horário de atendimento é das 7 às 13h30min (Centro) e das 9 às 17 horas (Shopping Conquista Sul). Veja os detalhes.
Entrou em vigor neste sábado (11) a Reforma Trabalhista, aprovada em julho deste ano. As novas regras alteram a legislação atual e trazem novas definições sobre pontos como férias, jornada de trabalho e a relação com sindicatos das categorias. Ao todo, foram alterados mais de 100 artigos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e criadas duas modalidades de contratação: trabalho intermitente (por jornada ou hora de serviço) e a do teletrabalho, chamado home office (trabalho à distância). A nova legislação trabalhista se aplica a todas as categorias regidas pela CLT e também àquelas que dispõem de legislações específicas, como trabalhadores domésticos, atletas profissionais, aeronautas, artistas, advogados e médicos, no que for pertinente. “Nesse último caso, no entanto, é importante observar se a norma própria da profissão é omissa com relação ao ponto a ser aplicada a CLT; se trata-se de algo compatível; bem como se não há disposição diversa”, explica Carlos Eduardo Ambiel, advogado trabalhista e professor de Direito do Trabalho da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), em São Paulo. Acompanhe a reportagem da Agência Brasil com todos os detalhes.
Diretores do Sindicatos dos Rodoviários de Vitória da Conquista [Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transporte Rodoviários de Passageiros, Cargas, Fretamento, Turismo de Apoio de Vitória da Conquista] acordaram cedo e às 7 horas desta segunda-feira (13) já estavam defronte à sede da Viação Novo Horizonte dialogando com trabalhadores. Durante um encontro ocasional com o BLOG DO ANDERSON, o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Álvaro Silva Souza, falou sobre as últimas notícias que envolvem a categoria. “Uma questão que eles preferiram que eles preferiram voltar às atividades na empresa [Viação Vitória], então não estavam mais achando as condições necessárias para continuarem no Sindicato.
Recebi com muita tristeza essa situação por parte deles, do desejo deles retornarem, mas a luta continua e nós também estamos continuando com o nosso trabalho com o Sindicato, a diretoria está unida com o propósito de ajudar toda a categoria e vamos continuar com os nosso projetos e anseios”, comentou o sindicalista se referindo as saídas de Jônatas Cardoso Vieira e Vitório Mendonça Rocha Leto.
Na reportagem que o BLOG DO ANDERSON reproduz na íntegra, Álvaro falou com preocupação do Transporte Alternativo por meio de vans e carros de passeio, que segundo ele hoje já ultrapassam o número de trezentos veículos, mas está confiante no projeto lançado pelo prefeito Herzem Gusmão Pereira que poderá resultar numa revitalização financeira, tanto na Viação Vitória como também da Cidade Verde. Sobre atrasos salariais de colaboradores da Viação Vitória, Álvaro afirma que está nas articulações para que o imbróglio seja resolvido. Ouça a entrevista
Inaugurou na última quarta-feira (9), em Vitória da Conquista, a Mediar Central de Cirurgias e Exames, uma empresa pioneira que traz soluções inovadoras viabilizando a realização de consultas, exames de baixa, média e alta complexidade além de cirurgias, mantendo parceira com as principais clínicas e hospitais da cidade, o que permite disponibilizar para seus clientes maior celeridade e valores mais acessíveis.
O coquetel de inauguração, na sede da Mediar [Avenida Otávio Santos, 460, Recreio], contou com a presença de médicos, empresários e convidados interessados na filosofia inovadora do negócio. Além da facilidade de pagamentos que o cliente encontra na Mediar, os serviços também são diferenciados: acolhimento do paciente e assessoramento em todo o processo pré, durante e pós-cirúrgico.
“A Mediar faz um acompanhamento humanizado do paciente em todas as etapas do processo, cuidando de forma personalizada cada cliente, buscando sempre as melhores soluções para aqueles que tem necessidades de acesso a serviços de saúde”, afirma Roniere Lima, um dos sócios da instituição.
“Mais do que uma empresa inovadora, nós desenvolvemos um trabalho sério e eficiente, primando pela total qualidade dos serviços apresentados. E aproveitamos o momento da inauguração para agradecer a Vitória da Conquista por nos acolher tão bem, parabenizando a todos pelo aniversário da cidade”, reconheceu Felipe Marcel Fernandes, fechando a noite com chave de ouro.