Ainda sem Plano de Limpeza Pública, as ações da Secretaria Municipal de Serviços Públicos acontecem em esquema de mutirão. No Loteamento Morada dos Pássaros e outros do Felícia, bairro da Zona Sul de Vitória da Conquista, o lixo e mato se acumulam nas vias, calçadas em terrenos baldios. Nesta quinta-feira (29) a sujeira estava por todos os cantos. Em nota, a SESEP “informa que o Loteamento Morada dos Pássaros recebeu mutirão de limpeza em junho, conforme programação. Além disso, a coleta de lixo na localidade ocorre regularmente todas às terças, quintas e sábados. Por meio das fotos enviadas, observa-se alguns pontos de descarte irregular de resíduos. A Coordenação de Limpeza irá programar uma nova ação na localidade”. Ainda não tem data para das devidas ações de higienização.
Com muito pesar, o BLOG DO ANDERSON informa o falecimento de Cristiano Fernandes Matos. Aos 53 anos, Cristiano foi vítima de complicações de saúde. Presbítero Cristiano, como ficou conhecido, atuou na Venda de Passagens da Viação Novo Horizonte, no Ponto da Avenida Crescêncio Silveira, exclusiva com a linha de Vitória da Conquista a Barra do Choça. O funeral aconteceu na Comunidade Fruto do Espírito, com sepultamento nesta quinta-feira (29), em Vitória da Conquista. Aos amigos e familiares, os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.
As Ocorrências Policiais do BLOG DO ANDERSON desta quinta-feira (29) são apresentadas por João Oliveira Melo. Na reportagem do Jornal 107 da Rádio Brasil, João Melo volta a falar sobre a onda de assaltos na Estação Herzem Gusmão. Prisões e também um atropelamento nas proximidades do Terminal Rodoviário, onde Ramon de Souza Oliveira, de idade não divulgada, foi socorrido ao Hospital Geral de Vitória da Conquista.
A corrida às Eleições 2024 começou definitivamente com candidatos no corpo a corpo por todos os cantos da Joia do Sertão Baiano. Nessa sexta-feira (30) inicia a Propagada Eleitoral Gratuita na rede de rádio e televisão. Quatro coligações estão na disputa à Prefeitura de Vitória da Conquista: Ana Sheila Lemos Andrade, candidata pela Conquista Segue Avançando tendo como vice o médico Aloísio Alan Costa Fernandes [União Brasil, Republicanos, PDT, Progressistas, PL, PRD e a Federação PSDB-Cidadania].
A “Coligação A mãe tá on” [Movimento Democrático Brasileiro, Podemos e PRTB], composta pela vereadora Maria Lúcia Santos Rocha e o vereador Marcus Vinicius de Morais Oliveira, o deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho a advogada Luciana Santos Silva [A força para mudar Conquista – PT, PCdoB, PSB, PV, PSD, PSOL e Rede], e o advogado Marcos Adriano Cardoso de Oliveira com Luiza Ariana Mota Ferraz [Um norte para Conquista – Avante].
Antes disso, o BLOG DO ANDERSON mostra a agenda dos quatro prefeituráveis na terça-feira (28), momento em que Lúcia Rocha reuniu com a sua equipe e em entrevista ao BATV prometeu instalação do Hospital da Mulher e o Hospital Infantil. “Outro projeto importantíssimo para nossa cidade é sobre a falta de água que é a construção da Barragem do Rio Pardo”, afirmou Lucia nessa reportagem que o BLOG DO ANDERSON gravou e reproduz destacando as atividades dos demais concorrentes ao Paço Municipal da Praça Joaquim Correia.
Até mesmo durante os shows, o stand da VCA se tornou o ponto de encontro perfeito para quem queria curtir experiências inesquecíveis e interativas. Durante o último fim de semana, de 23 a 25 de agosto, o stand da VCA Construtora foi um dos grandes destaques do Festival de Inverno Bahia, em Vitória da Conquista. Com uma proposta inovadora e única, a VCA transformou seu espaço em um autêntico mundo gamer, tornando-se uma das atrações mais disputadas do maior Festival de Música do interior do Nordeste Brasileiro. Com o tema “Tem eXPeriências que só a VCA Constrói – Ative o seu #MODOGAMER”, a construtora levou o público para dentro do universo dos jogos eletrônicos, oferecendo uma série de ativações exclusivas e interativas.
O stand, com quase 300 metros quadrados no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, ofereceu diversas opções de diversão e interação no FIB: espaços instagramáveis inspirados em Super Mario, telão com óculos de realidade virtual, gangorra com cesta de basquete, boliche humano, jogo da velha físico, escalada com escorregador, piscina de bolinhas, palco interativo com Guitar Hero, mirante com LEDs, máquina de ursos, fliperamas clássicos, entre outros. Toda essa diversão e interatividade foi acompanhada de perto por uma equipe dedicada de 52 colaboradores, sempre prontos para ajudar os visitantes a aproveitarem ao máximo cada experiência. A participação da VCA no festival proporcionou aos amantes da música e dos jogos eletrônicos uma conexão direta e envolvente com a marca, destacando seus diferenciais e seus empreendimentos inovadores.
Entre eles, o Bellator Residence, um recém lançamento na cidade que integra tecnologia, comodidade e bem-estar em um único conceito. Jardel Couto, CEO da VCA Construtora, comentou sobre a experiência: “Muita experiência, muita coisa nova acontecendo e a VCA inserida e fazendo parte de tudo isso. É gratificante ver tanta gente e o público muito feliz com tudo que tá acontecendo”. Mais uma vez, a VCA Construtora surpreendeu o público de Conquista e região, trazendo ao Festival de Inverno Bahia uma experiência inédita, onde diversão, tecnologia e inovação caminharam lado a lado. Mesmo durante os shows no palco principal, o stand da VCA se tornou o ponto de encontro perfeito para quem buscava experiências inesquecíveis e interativas, reforçando que “tem eXPeriências que só a VCA Constrói”.
Odilon Wagner, influenciador conhecido como o apresentador do Maior São João do Mundo, foi encontrado morto no apartamento em que morava em Campina Grande, na Paraíba, nesta quinta-feira (29). Amigos do comunicador e estudante de Odontologia lamentaram a morte do rapaz de 24 anos. Segundo informações divulgadas pelo Blog do Márcio Rangel, o influencer foi encontrado desacordado por amigos, que acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Os paramédicos tentaram reanimar o jovem algumas vezes, sem êxito. O óbito foi comprovado ainda na residência do rapaz, e a causa da morte ainda não foi revelada.
A palavra “diáspora”, que remete à dispersão forçada de um povo, é essencial para entender a história do Brasil, a nação que mais recebeu africanos escravizados nas Américas. Salvador, com a maior população negra fora da África, reflete essa herança cultural e histórica. É neste contexto que a cidade sedia a Conferência da Diáspora Africana nas Américas, de 29 a 31 de agosto. O evento, realizado no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), reúne especialistas e autoridades. Organizada pela União Africana e pelo Governo do Togo, em parceria com os Governos Federal e do Estado da Bahia, a conferência tem uma programação focada em debates sobre pan-africanismo, memória, restituição, reparação e reconstrução. O objetivo principal é criar um espaço de diálogo sobre desenvolvimento econômico, justiça social e cultura, promovendo cooperação entre as Américas e a África.
A mesa de abertura contou com a presença do ministro das Relações Exteriores do Togo, Robert Dussey, da secretária da Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia (SEPROMI), Ângela Guimarães, e dos ministros Anielle Franco (Igualdade Racial), Silvio Almeida (Direitos Humanos e Cidadania), e Margareth Menezes (Cultura), além do Reitor da UFBA, Paulo Miguez. Os debates iniciais focaram em políticas de reparação e na valorização das contribuições africanas para a formação do Brasil. Durante a abertura, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, ressaltou a importância do evento para as políticas de reparação no Brasil: “estamos aqui para construir pontes entre o Brasil e a África, reconhecendo as cicatrizes da escravidão e avançando rumo a um futuro mais justo. Esta conferência é um marco para fortalecer nossas identidades e a luta por igualdade”. Ângela Guimarães, secretária da Sepromi, destacou Salvador como um lugar emblemático para essas discussões: “Salvador é uma cidade onde as raízes africanas estão presentes em cada esquina. Aqui, reafirmamos nosso compromisso com a promoção da igualdade racial e a valorização da herança africana”.
A conferência reflete o compromisso do Brasil com a valorização da herança africana. Segundo o ministro Silvio Almeida, o evento representa uma oportunidade para consolidar o país como protagonista nessas questões. “Esta conferência é um marco em nossa trajetória por uma sociedade mais justa e igualitária. Estamos aqui para avançar em políticas concretas de reparação histórica e justiça social”, afirmou. O professor Euclides Santos aguardou, ansiosamente, pela conferência. Para ele, a escolha de Salvador como sede é estratégica para reafirmar o protagonismo da cidade na preservação do legado africano. “Salvador é um espaço essencial para ações que promovam a restauração do processo civilizatório africano. Precisamos aproveitar este momento para expandir as políticas públicas que garantam à população negra o acesso a direitos historicamente negados”, declarou. Além das discussões, a conferência serve como etapa preparatória para o 9º Congresso Pan-Africano, que será realizado no Togo, de 29 de outubro a 2 de novembro, com o tema “Renovação do Pan-Africanismo e o Papel da África na Governança Global”.
A conferência terá uma programação variada ao longo dos três dias. A abertura oficial nesta quinta-feira (29) inclui apresentações culturais e palestras de Gnaka Lagoke, Helena Theodoro e Thula Pires. No dia 30, o evento segue para o Hotel Wish, com rodas de conversa e a plenária para aprovação da Carta de Recomendações. No último dia, 31 de agosto, as atividades acontecem no Centro de Convenções de Salvador, incluindo a abertura do segmento ministerial, a celebração do Dia Internacional das Pessoas Afrodescendentes e a entrega da Carta de Recomendações pela sociedade civil. O evento é encerrado com debates sobre reparação e valorização da herança africana.
O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, na segunda-feira (26), novos investimentos do Projeto Construir para Educar, no valor de R$ 1,2 bilhão para a construção, ampliação e modernização dos 79 Colégios Estaduais na Bahia. Desse total, Vitória da Conquista será beneficiado com R$ 72 milhões para um Clégio em Inhobim, com foco na Educação no Campo, e para a implantação do Complexo Educacional e Poliesportivo, na área do Colégio Estadual Abdias Menezes. Essas unidades vêm sendo reivindicados pelos deputados José Raimundo Fontes e Waldenor Alves Pereira Filho há muito tempo, em atenção aos anseios da comunidade e de profissionais da educação. “Serão mais dois colégios de tempo integral no município com instalações e equipamentos modernos, possibilitando ótimas condições de ensino, aprendizagem e práticas esportivas e artísticas, dando oportunidade a milhares de jovens de convivência e protagonismo social. Como educador, temos apoiado e destinado recursos para vários projetos educacionais, tanto para universidades como para o ensino médio”, comemora Zé Raimundo nesta quinta-feira (29). Em substituição aos Colégios Abdias Menezes e Dirlene Mendonça e do Polo UAB de Vitória da Conquista, uma nova estrutura de escola oferecerá 36 salas de aula, laboratórios, duas salas multifuncionais, biblioteca, restaurante estudantil [200 lugares], espaço administrativo, campo de futebol society com pista de atletismo, piscina semiolímpica, vestiário, usina foto voltática, quadra poliesportiva coberta, guarita e subestação. O projeto tocado pela CONDER [Companha de Desenvolvimento Regional], prevê investimento total de R$ 45.210.280,50. O projeto para o Distrito de Inhobim, cujas obras foram iniciadas, vai receber os estudantes do anexo do Colégio Estadual José Sá Nunes, terá em sua nova unidade 12 salas, laboratórios, sala multifuncional, administrativo, biblioteca, restaurante estudantil [200 lugares], teatro [200 lugares], campo de futebol society com pista de atletismo, vestiário, usina foto voltática, quadra poliesportiva coberta, guarita e subestação. A construção também está a cargo da CONDER e deve envolver R$ 27.030.070,48. Zé Raimundo lembra que o governo investiu na melhoria e modernização de outros Colégios em Vitória da Conquista, citando o Dom Climério [R$ 11,2 milhões], o da Polícia Militar [R$ 6 milhões], o Heleusa Câmara [R$ 1 milhão], o José de Sá Nunes [R$ 2 milhões], Centro de Treinamento Pedagógico [R$ 2,6 milhões], o Padre Luiz Palmeira [R$ 16,9 milhões], e o Camilo de Jesus Lima [R$ 9,6 milhões]. “As melhorias nestes estabelecimentos de ensino incluíram a construção de restaurante, piscina semiolímpica, campo de futebol society, quadras poliesportivas, refeitórios, bibliotecas, auditórios, laboratórios e salas de aulas”, detalhou.
O primeiro jogo do duelo mais esperado das quartas de final da Copa do Brasil de Futebol aconteceu na noite desta quarta-feira (28), na Arena Fonte Nova, em Salvador. Com mais de 45 mil torcedores presentes, o Esporte Clube Bahia e o Clube de Regatas do Flamengo protagonizaram uma partida de gente grande. Apesar do fator casa jogando a seu favor, o Tricolor de Aço não conseguiu vencer o Flamengo. Após um grande primeiro tempo da equipe comandada por Rogério Ceni, o segundo tempo veio como um banho de água fria. Isso porque Bruno Henrique abriu o placar e garantiu a vitória rubro-negra, por 1 a 0, que leva a vantagem para o Rio de Janeiro. O Bahia volta à campo neste domingo (1), contra o Red Bull Bragantino, às 18h30, no Estádio Nabi Abi Chedid, em duelo que pode garantir a 12ª vitória da equipe no Campeonato Brasileiro de Futeol, mesmo número de triunfos que conquistou em toda a edição do Campeonato Brasileiro de 2023, mas com 13 jogos a menos.