Tragédia na BR-116 | identificado motociclista que morreu após colidir com uma placa de trânsito

Foto: Reprodução | CBMRS

Um homem de 41 anos morreu após bater com a motocicleta em uma placa da BR-116, em São Leopoldo, no Vale do Sinos. O acidente foi registrado por volta das 17h30min desta quarta-feira (5), no KM 243, próximo ao Viaduto da Scharlau e do acesso à ERS-240. A vítima, Renato de Azevedo Teixeira, chegou a ser socorrida no local, mas não resistiu. Ainda não há detalhes sobre as causas e como ocorreu o acidente. Pela proximidade ao Túnel da Scharlau, houve bloqueio parcial de uma faixa para retirada da moto do meio da rodovia. Não houve impacto no fluxo de veículos. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) atendeu a ocorrência.

Cinema Conquistense | filme sobre Geraldo Sarno estreia no dia em que o cineasta de Poções faria 87 anos

Fotos: Reprodução | Umbuzeiro Filmes

O renomado cineasta Fidelis Geraldo Sarno  completaria 87 anos. Natural de Poções, Centro Sul da Bahia, o diretor fez história no cinema nacional com a produção de filmes como Viramundo e Sertânia. Para marcar seu aniversário, a Umbuzeiro Filmes, primeira distribuidora do Centro Sul Bainao, leva às salas de cinema de Vitória da Conquista e Salvador o documentário Dois Sertões, um longa-metragem que homenageia sua vida e obra. Sarno, falecido há dois anos, deixou um legado importante para o cinema brasileiro.  Escrito e dirigido por Caio Resende e Fabiana Leite, o filme explora a relação do cineasta com o sertão, seus processos criativos e seu olhar profundo sobre a cultura popular. Mais do que um documentário biográfico, a obra propõe uma reflexão sobre o próprio cinema como espaço de criação e pensamento. Em vez de utilizar depoimentos tradicionais, boa parte da narrativa se constrói através de diálogos espontâneos gravados durante as filmagens da série Sertão de Dentro e do longa Sertânia.

O lançamento de Dois Sertões também marca o início da programação do 3º Mês de Projeção REC Conquista, evento criado para celebrar e difundir o cinema produzido em Vitória da Conquista e na Bahia. O longa será exibido no Circuito Sala de Arte, em Salvador, e no Centerplex Boulevard, em Vitória da Conquista, tornando-se o primeiro filme da Umbuzeiro a ser distribuído em uma sala de uma grande rede de cinema do Brasil. O documentário é um original do Canal Curta! com produção da Ato3 Produções e já passou por importantes mostras de cinema, como o 25º Festival do Rio e a 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Além disso, conquistou o Prêmio Especial do Júri Orlando Senna no 19º Panorama Internacional Coisa de Cinema.

A obra se destaca não apenas pela qualidade técnica, mas também pela forma como dialoga com a memória cinematográfica e cultural do Brasil. Além das exibições em Salvador e Vitória da Conquista, o público poderá acompanhar uma série de atividades relacionadas ao filme na programação do 3º REC Conquista, incluindo debates, entrevista ao vivo com o diretor Caio Resende e programas especiais sobre a produção veiculados no canal da Umbuzeiro no YouTube. Todos os detalhes, assim como os dias e horários de cada sessão, estão disponíveis nas páginas da Umbuzeiro no Instagram e Linkedin. Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. A Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação de ações emergenciais de apoio ao setor cultural, em cumprimento à Lei Complementar Nº 195/2022.

A Umbuzeiro Filmes surgiu da união de um coletivo de produtoras de cinema e audiovisual do Centro Sul da Bahia. Pioneira no interior do estado, a distribuidora foi criada com o propósito de dar visibilidade e projeção a produções cinematográficas desenvolvidas fora dos grandes centros urbanos, contribuindo para um cinema brasileiro mais rico, diverso e plural. Atualmente, a Umbuzeiro Filmes é composta por sete produtoras: Ato3 Produções, Catingueira Filmes, Dominó Produções, Filipe Sobral Produções, Licuri Produções, Remendo Produções e Retratos Filmes. Todas estão sediadas em Vitória da Conquista.

Avenida Dilson Bastos | trânsito caótico segue sem solução há mais de dois anos em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Trafegar pela Avenida Dilson Bastos, no bairro Boa Vista, em Vitória da Conquista, continua sendo um desafio. A via, que abriga o Colégio Sêneca há mais de dois anos, sofre com a falta de organização no trânsito, agravada pela ausência de educação por parte de alguns condutores. Como é uma rua de mão dupla, veículos estacionam irregularmente dos dois lados, dificultando a passagem.

Durante uma transmissão ao vivo do Bahia Meio Dia, da TV Sudoeste, o Sistema Municipal de Trânsito (SIMTRANS) enviou uma equipe ao local e prometeu intervenções.

No entanto, no dia seguinte, as mesmas reclamações voltaram a chegar ao BLOG DO ANDERSON. As imagens compartilhadas nesta quinta-feira (6) são registros do ano passado e refletem uma realidade que poderia ser resolvida com uma ação efetiva do chefe do Gabinete Civil, Ivanildo da Silva, uma das principais forças do Governo Municipal de Vitória da Conquista, em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana.

Política Baiana | citando ‘Mundo de Nárnia’, Tiago Correia refuta supostas adesões de prefeitos ao Governo da Bahia

Foto: BLOG DO ANDERSON

O deputado estadual Tiago Brandão Correia, líder da Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e presidente estadual do Partido da Social Democracia Brasileira, refutou a movimentação do governador Jerônimo Rodrigues Souza para atrair prefeitos oposicionistas. Correia afirmou que não acredita na adesão real desses gestores ao governo e classificou a estratégia como uma tentativa de enganar a opinião pública. “Estão vivendo no mundo de Nárnia ou acham que podem enganar a opinião pública fingindo que não existem mais lados na política? Os ares do Carnaval estão afetando demais as mentes das pessoas”, ironizou o parlamentar. O deputado destacou que os prefeitos que estão se aproximando do Governo Estadual Baiano sempre foram opositores do Partido dos Trabalhadores e seguem defendendo seus municípios. “Hildécio, prefeito de Cairu, foi deputado estadual e líder da oposição combativo, opositor ferrenho ao PT, fez campanha para ACM Neto. Agora, como pre eito, é claro que precisa do apoio do governo do Estado e jamais irá negar. Como bom político que é, jamais iria negar diálogo com o Governo do Estado.” Correia também mencionou o prefeito de Teixeira de Freitas, Marcelo Gusmão Pontes Belitardo, do União Brasil, que sempre se posicionou como bolsonarista. “Marcelo Belitardo é bolsonarista convicto e declarado. Inclusive, na campanha de governo, foi ridicularizado por Lula e Jerônimo na sua cidade. Alguém tem dúvida que ele está defendendo os interesses de Teixeira de Freitas?”, indagou. Sobre Zenildo Brandão Santana, mais conhecido como Zé Cocá, prefeito de Jequié, do Progressistas, e um dos nomes cogitados para vice na chapa de Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto, o ACM Neto, ao Governo da Bahia nas Eleições 2026, Correia ressaltou as dificuldades que ele enfrentou. “Zé Cocá sofreu o pão que o diabo amassou com a força do governo em Jequié, que inclusive é muito bem representado pelo grupo do deputado federal Antônio Brito.” As declarações do deputado ocorreram na segunda-feira (3), após a visita de Jerônimo Rodrigues a Cairu, onde anunciou novos investimentos e deu mais um passo na aproximação com o prefeito Hildécio Meireles, do União Brasil. No entanto, para Tiago Correia, essa possível adesão não passa de uma ilusão política.

Violência no Beco do Amor | mulher tem corte na cabeça ao receber garrafada em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Uma mulher acabou socorrida ao Pronto Socorro do Hospital São Vicente de Paula após ser atingida por uma garrafada na cabeça. Conforme apurado pelo BLOG DO ANDERSON nesta quinta-feira (6), a agressão ocorreu no conhecido Beco do Amor, que fica na Rua Correia Leite, ao lado da Central de Abastecimento Edmundo Silveira Flores, no Centro de Vitória da Conquista. A 77ª Companhia Independente de Polícia Militar registrou a ocorrência, porém não conseguiu identificar o autor do crime, uma vez que a vítima estava em delírio devido à embriaguez. Após receber atendimento médico, ela permaneceu em observação antes de receber alta.

Saúde Pública | Vigilância Sanitária fiscaliza e apreende de cigarros eletrônicos em Vitória da Conquista

Foto: SECOM | PMVC

Com o objetivo de combater a comercialização, importação e propaganda de todos os tipos de Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Vigilância Sanitária (VISA), intensificou a rotina de fiscalização em estabelecimentos comerciais. Em parceria com a Polícia Civil, a Coordenação realizou apreensões de exemplares desses dispositivos, popularmente conhecidos como vapes e cigarros eletrônicos em estabelecimentos comerciais. O coordenador da Vigilância Sanitária (VISA), Maico Mares Vieira, explicou que a comercialização, importação e propaganda de todos os tipos de dispositivos eletrônicos para fumar são proibidas no Brasil. “Em abril de 2024, a ANVISA publicou a Resolução da Diretoria Colegiada RDC N° 855/2024 e incluiu nessa proibição a fabricação, distribuição, armazenamento e transporte desses produtos”, explicou em nota reproduzida pelo BLOG DO ANDERSON nesta quinta-feira (6). Maico também destacou que a Vigilância Sanitária segue com campanhas e outras ações educativas visando a promoção de ambientes livres da fumaça do tabaco em ambientes fechados e semiabertos, como bares, lanchonetes, restaurantes, escolas, igrejas e eventos. Além das fiscalizações de rotina, a VISA atua em resposta a denúncias feitas pelo cidadão através da Ouvidoria Geral do Município, indicando o nome do estabelecimento e o endereço. “Esse ano, já fizemos a nossa primeira apreensão, continuaremos firmes no controle do tabagismo”, concluiu o coordenador.