Reportagem do BMD | com morte de bebê, família acusa negligência médica no Hospital Municipal Esaú Matos

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A morte do recém-nascido John Henrique no Hospital Municipal Esaú Matos, mantido pela Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista, gerou comoção e revolta. A família acusa o Hospital negligência médica, alegando que houve demora na decisão pela cesariana, o que teria resultado na morte do bebê. A mãe deu entrada no Hospital na noite de quinta-feira (20), com 40 semanas de gestação, após ser encaminhada pela Unidade de saúde João Melo. Segundo a família, foram quase 40 horas de indução ao parto normal por meio de medicamentos, mas sem sucesso. A cesariana só foi realizada no fim da tarde de sábado, quando os médicos constataram que o bebê era grande e que a gestante não apresentava dilatação suficiente. No atestado de óbito, constam quatro causas para a morte do bebê: choque séptico, hemorragia pulmonar, hipertensão pulmonar e síndrome de aspiração de mecônio, uma condição que ocorre quando o recém-nascido inala mecônio antes ou durante o parto, o que pode levar a complicações graves. O caso foi registrado em boletim de ocorrência, e a família espera que medidas sejam tomadas para evitar novas tragédias. Em nota ao BLOG DO ANDERSON, “a Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista lamenta profundamente o falecimento do recém-nascido ocorrido no último sábado, 22 de março, no Hospital Municipal Esaú Matos. Manifestamos nossa solidariedade à família e reafirmamos o compromisso em oferecer um atendimento humanizado e de excelência à população. É importante esclarecer que a paciente deu entrada no hospital na quinta-feira, 20 de março, encaminhada de sua unidade básica de saúde para avaliação de indução do parto.

O procedimento foi iniciado e conduzido de acordo com o protocolo institucional, elaborado e atualizado anualmente com base nas evidências científicas mais atuais. Durante todo o período em que esteve na unidade hospitalar, a paciente recebeu assistência médica integral, sendo acompanhada por uma equipe multiprofissional qualificada. Como não apresentava sinais de trabalho de parto ativo, foi adotada a indução com o uso de misoprostol, um procedimento seguro, recomendado pelo Ministério da Saúde e aplicado em casos em que não há indicação imediata de cesariana. Essa conduta visa garantir a segurança da mãe e do bebê, seguindo as melhores práticas obstétricas. Sem evolução satisfatória, a cesariana foi realizada após indicação médica, priorizando a segurança e o bem-estar da mãe e do bebê.

É importante destacar que, embora necessário em algumas situações, trata-se de um procedimento cirúrgico que envolve riscos para ambos e, por isso, só é realizado quando há indicação real. O bebê nasceu necessitando de cuidados intensivos, que foram prestados em sala cirúrgica pelo neonatologista e, em seguida, foi encaminhado à UTI neonatal. No entanto, apesar de toda a assistência prestada, o recém-nascido evoluiu a óbito. Diante da denúncia sobre o caso, informamos que já foi iniciada uma investigação interna para esclarecer as circunstâncias do ocorrido. Reafirmamos nosso compromisso com a transparência e a responsabilidade na apuração dos fatos. Assim que a investigação for concluída, todas as informações serão divulgadas de forma clara e responsável. Ressaltamos que o Hospital Municipal Esaú Matos é referência em atendimento materno-infantil na região, especialmente no atendimento a gestantes de alto risco, sendo a única maternidade pública de Vitória da Conquista. Por esse motivo, a unidade enfrenta uma demanda elevada, recebendo pacientes de Vitória da Conquista e de diversos municípios da Bahia e do norte de Minas Gerais. Destacamos ainda que o hospital funciona em regime de porta aberta, o que significa que nenhuma gestante em necessidade de cuidados obstétricos ou clínicos é recusada. Em relação à sobrecarga no atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde já foi informada sobre a necessidade de ampliação das portas de entrada no município, visando à redução da elevada demanda da unidade. Segundo a Secretaria, providências estão sendo tomadas junto ao Governo do Estado nesse sentido, uma vez que grande parte dos atendimentos são de municípios não pactuados com Vitória da Conquista, sem o devido repasse de recursos para essa assistência”.

Trama Golpista |Supremo Tribunal Federal tem maioria para tornar ex-presidente Bolsonaro réu por golpe

Fotos: Antonio Augusto | STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta quarta-feira (26) para tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro réu pelos crimes de golpe de Estado e tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito. É a primeira vez que um ex-presidente eleito é colocado no banco dos réus por crimes contra a ordem democrática estabelecida com a Constituiçã. Esses crimes estão previstos nos artigos 359-L e 359-M do Código Penal Brasileiro. O relator Alexandre de Moraes afirmou que há elementos suficientes para o recebimento da denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet. O ministro votou para que Bolsonaro também responda pelos crimes de organização criminosa armada, dano qualificado pelo emprego de violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado. Se somadas, as penas podem ultrapassar 30 anos de prisão.

Até o momento, os ministros Flávio Dino e Luiz Fux seguiram o relator. Ainda devem votar a ministra Cármen Lúcia e o ministro Cristiano Zanin. Em seu voto, Dino destacou a necessidade de garantir que as defesas tenham oportunidade de apresentar suas versões, afirmando que “justiça é diferente de justiçamento”.  Fux ressaltou que o voto do relator detalhou as condutas e crimes imputados a Bolsonaro e seus aliados, mas sinalizou que poderá divergir sobre o cálculo das penas. Segundo a PGR, Bolsonaro tinha conhecimento do plano intitulado “Punhal Verde Amarelo”, que previa a execução de ações para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Além disso, sabia da minuta de decreto que pretendia instaurar um golpe de Estado, conhecida como “minuta do golpe”. Moraes afirmou que não há dúvidas de que Bolsonaro conhecia e discutia sobre esse documento. A maioria da Primeira Turma também votou para tornar réus sete aliados do ex-presidente, incluindo Walter Braga Netto, Augusto Heleno, Alexandre Ramagem, Anderson Torres, Almir Garnier, Paulo Sérgio Nogueira e Mauro Cid. Durante a sessão, Moraes utilizou vídeos, tabelas e estatísticas para rebater as alegações das defesas, destacando a violência dos atos golpistas de 8 de janeiro e relacionando os crimes apontados pela PGR às provas colhidas pela Polícia Federal. Ele reforçou que o julgamento desta quarta-feira visa apenas verificar a existência de indícios suficientes para a abertura da ação penal, garantindo aos acusados o amplo direito de defesa no decorrer do processo.

Boletim de Saúde | Fabinho do Goró Bar passa por cirurgia no Hospital Geral de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Uma das personalidades mais queridas da Joia do Sertão Baiano, Fábio Santos Santana, conhecido como Fabinho do Goró Bar, de 50 anos, está hospitalizado em estado grave. Aos 50 anos, ele foi levado às pressas ao Hospital Geral de Vitória da Conquista, onde permanece entubado na manhã desta quarta-feira (26), conforme informações apuradas pelo BLOG DO ANDERSON junto a familiares. Em áudio compartilhado com o BLOG DO ANDERSON, sua irmã, Aline Rocha, relatou detalhes sobre o quadro de saúde. Segundo ela, Fabinho precisou ser submetido a uma cirurgia de emergência durante a madrugada. “Ontem, por volta de uma hora da manhã, precisaram levar o Fabinho para a urgência, para cirurgia. Ele entrou uma hora, e a cirurgia terminou por volta das cinco e pouca da manhã. Foi uma cirurgia bem difícil. A hérnia já estava perfurando o intestino, uma parte do órgão precisou ser retirada porque já estava necrosada”, explicou. O estado de saúde de Fabinho é considerado grave. Ele está entubado, com ventilação mecânica e os rins não estão funcionando corretamente. “Ele está ligado por aparelhos, e só nos resta entrar em oração, porque a situação é muito delicada”, completou Aline Rocha. O BLOG DO ANDERSON, junto aos amigos, entre eles Josinaldo Ferreira da Silva Filho, o Naldo do Cai 1, está na torcida por sua imediata recuperação e pelo retorno de Fabinho ao comando do Goró Bar.

Insegurança no Campo da Creche | fiação furtada deixa esportistas no escuro em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O furto de fiação elétrica tem causado grandes prejuízos em Vitória da Conquista. Desta vez, a ação criminosa ocorreu no Campo da Creche, localizado no bairro Patagônia. Antes mesmo da inauguração, os desportistas enfrentam a escuridão para a prática esportiva. Na manhã desta quarta-feira (26), o BLOG DO ANDERSON esteve no local e registrou a situação. A falta de vigilância tem facilitado a ação de criminosos, que agem com frequência, comprometendo a infraestrutura do espaço e afetando a comunidade.

Eliminatórias Sul-Americanas | Seleção Brasileira é derrotada por 4 a 1 para a Argentina no Mâs Monumental,

Foto: Staff Images | CBF

A Seleção Brasileira foi derrotada pela Argentina por 4 a 1 nesta terça-feira (25), na 14ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas. Os gols da Seleção Agentina foram marcados por Giuliano Simeone, Mac Allister, Enzo Fernández e Julián Álvarez. A única resposta do Brasil veio com Matheus Cunha, que diminuiu o placar. Com o revés, a Equipe Brasileira não vence a Argentina há mais de 5 anos e 8 meses, mantendo o jejum no clássico sul-americano.

Política Feminina | desafios enfrentados pela mulher foram debatidos na Câmara Municipal de Itapetinga

Fotos: SECOM | PMVC

As experiências de uma gestão feminina e os desafios das mulheres em espaços de poder foram tema da Sessão Especial “Mulheres Empoderadas”, realizada na manhã da terça-feira (25) na Câmara Municipal de Itapetinga. O evento contou com a participação da prefeita de Vitória da Conquista, Ana Sheila Lemos Andrade, que compartilhou sua trajetória e destacou a importância da presença feminina na política. Além de celebrar o Dia Internacional da Mulher, a sessão teve como objetivo sensibilizar a população sobre a igualdade de direitos, fomentar o debate sobre políticas públicas para uma sociedade mais justa e reconhecer mulheres que se destacam pelo trabalho. Presidido pelo vereador Anderson Alves Cruz, do União Brasil, o evento reuniu diversas mulheres referências em empoderamento. Em seu discurso, Sheila Lemos enfatizou a necessidade de ampliar a participação feminina na política.

“É dever nosso, de quem está na política, fazer desse espaço um ambiente mais convidativo para as mulheres. Trabalhamos para que Vitória da Conquista seja cada vez mais uma cidade melhor para se nascer mulher e garantir que todas tenhamos nosso espaço”, afirmou. Durante a cerimônia, Sheila Lemos e outras mulheres foram homenageadas. Entre elas, a primeira-dama de Itapetinga, Maria José Gomes Hagge, a promotora de Justiça Solange Anatólio do Espírito Santo, a prefeita de Ibicaraí Monalisa Gonçalves Tavares, a vereadora de Salvador Marcelle Carvalho de Moraes, a presidente do partido União Brasil Mulher de Itapetinga Mara Rúbia, a pastora Josecelia de Abreu e a catadora de materiais recicláveis Marilene Correia. O prefeito de Itapetinga, Eduardo Jorge Almeida Hagge, também esteve presente na cerimônia.