Divergências Conquistenses: Adriano Mendes questiona processo eleitoral sonhando com o PSDB de Mário Covas

Foto: BLOG DO ANDERSON

Faltando seis dias para festejar o seu 25º aniversário, o bacharel em Direito, Adriano Mendes Oliveira Filho, está chateado com os rumos do Partido da Social Democracia Brasileira, cujo Diretório Municipal de Vitória da Conquista foi reeleito no último final de semana mantendo o comando nas mãos do professor Claudionor Dutra Neto. Terceiro suplente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista com 846 votos nas Eleições 2016, Adriano Mendes lamentar por não ter sido convidado para participar do processo eleitoral do PSDB.

Articulando mais uma disputa ao Legislativo Conquistense, o jovem promete permanecer se aquecendo no Ninho Tucano, no entanto aguarda mudanças dos rumos sonhando com um PSDB estilo Mário Covas, se referindo a Mário Covas Júnior que foi um engenheiro e um dos mais importantes político do Brasil. Na videorreportagem gravado na noite desta segunda-feira (1) num encontro casual na Avenida Régis Pacheco, o Ariano lança suas opiniões sobre esse momento da Política Conquistense.

Quentinhas dos Bastidores: Edivaldo Ferreira Junior poderá assumir vaga na Câmara Municipal de Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

De olhos nas Eleições 2020, quando deverá disputar a sua reeleição à Prefeitura de Vitória da Conquista, o prefeito Herzem Gusmão Pereira vai modificar as pedras de sua equipe. Desde o ano passado ele vem anunciando uma Reforma Administrativa, mas até o momento nada foi concretizado. No Redação Brasil desta segunda-feira (15), Dia do Professor, o radialista Deusdete Dias Filho tocou nesse assunto envolvendo uma personalidade de peso no meio acadêmico, jurídico e também político. Trata-se de Edivaldo Ferreira Junior, filiado ao Movimento Democrático Brasileiro, primeiro suplente da coligação “Renovar é preciso”. “Já procurou Esmeraldino Correia, o ex-secretário Esmeraldino Correia, candidato a deputado estadual, para novamente juntar. Procurou também o candidato a deputado Marcelo Melo, ex-secretário de Educação, e estou sabendo também que tenta levar Gilmar Ferraz para uma secretaria, eu nem perguntei para ele aqui hoje, mas falam-se nos bastidores para levar o Doutor Edivaldo Ferreira Junior para a vereança”. Segundo Deusdete Dias,“o prefeito está procurando juntar os cacos”. “Já procurou Esmeraldino Correia, o ex-secretário Esmeraldino Correia, candidato a deputado estadual, para novamente juntar. Procurou também o candidato a deputado Marcelo Melo, ex-secretário de Educação, e estou sabendo também que tenta levar Gilmar Ferraz para uma secretaria, eu nem perguntei para ele aqui hoje, mas falam-se nos bastidores para levar o Doutor Edivaldo Ferreira Junior para a vereança”, comentou. O BLOG DO ANDERSON procurou o emedebista que recebeu a notícia com surpresa e resumiu a dizer “estou pronto a servir o Município de Vitória da Conquista”.

Política Conquistense: Von é o novo presidente do Solidariedade em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Com 1.045 votos, Dermivon Lessa da Silva ficou na 44ª posição entre os candidatos à Câmara Municipal de Vitória da Conquista nas Eleições 2016. Conhecido como Von, o agente da Polícia Civil de 43 anos se prepara às Eleições 2020 quando deverá mais uma vez entrar na corrida ao Legislativo Conquistense. Nesta ocasião ele virá com mais musculatura e nesta sexta-feira (6) ele já está como presidente do Solidariedade, conforme informações do Tribunal Superior Eleitoral. Confira a nova Comissão Provisória do Solidariedade na Capital do Sudoeste Baiano.

Otto ainda pensa em assumir a Prefeitura de Poções: “não nos conformamos com a decisão do Tribunal da Bahia”

Foto: BLOG DO ANDERSON

Ex-prefeito de Poções, o comunista Otto Wagner de Magalhães perdeu às Eleições 2016 para Leandro Araújo Mascarenhas, do Partido Trabalhista Brasileiro, com uma diferença de 418 dos 23.302 votos válidos. Inconformado com o resultado, Otto Magalhães recorreu à Justiça denunciando irregularidades na campanha do seu adversário, porém o Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Bahia (TRE-BA) indeferiu os apontamentos confirmando os resultados das Eleições 2016. Mesmo assim, Otto mantém sua posição e agora vai levar o assunto para Brasília. “Demos entrada agora no dia sete com dois recursos especiais, porque são dois processos de cassação e nós não nos conformamos com a decisão do Tribunal da Bahia, porque são decisões contrárias as provas dos autos contrárias às decisões do TCE em casos semelhantes”, afirmou durante entrevista ao BLOG DO ANDERSON na noite deste sábado (9). Outro caso que ele promete reverter é a sua situação no Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCM-BA), onde sofreu a reprovação que logo em seguida foi homologada na Câmara Municipal de Poções. “As minhas contas foram reprovadas apenas pelo problema de índice pessoal e é lógico que eu posso ainda entrar com alguma medida judicial para derrubar essa decisão da Câmara”, disse. Sobre as Eleições 2020 ele ainda não tem um nome definido, justamente por acreditar num novo processo para definir as Eleições 2016. “Hoje nós não temos nenhuma dúvida que a gente ganha qualquer eleição em Poções de goleada, porque o atual governo está amplamente rejeitado pela sociedade de Poções pelo fato de estar destruído aquilo que nós construímos”, complementa na reportagem que o BLOG DO ANDERSON reproduz na íntegra a seguir.

Novidade na Política: Roberto Dias assume o comando do PDT em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Partido Democrático Trabalhista tem novo comando em Vitória da Conquista. A legenda que era presidida pelo empresário Romilson Santos de Souza Filho agora passa o cargo para Roberto Dias da Silva, conforme consulta realizada pelo BLOG DO ANDERSON no site do Tribunal Superior Eleitoral na manhã desta sexta-feira (13). O publicitário Roberto Dias entrou na disputa eleitoral como candidato à Prefeitura de Vitória da Conquista, posição que poderá se repetir nas Eleições 2020. Confira a Comissão Provisória do PDT Conquistense.

Prefeito Léo lamenta ações dos seus opositores em Poções: “É só conversa, só querendo fazer bagunça”

Foto: BLOG DO ANDERSON

Em Poções o clima político ainda é tenso após as Eleições 2016. O prefeito eleito foi Leandro Araújo Mascarenhas (PTB), mas o grupo liderado pelo ex-prefeito Otto Wagner Magalhães (PCdoB) tem recorrido a Justiça Eleitoral para tentar mudar o resultado das urnas alegando irregularidades, cujo processo tramita no Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Bahia (TRE-BA). Em Vitória da Conquista, na tarde desta sexta-feira (22), Léo falou sobre essa situação ao BLOG DO ANDERSON. “Um processo que não tem nem porquê. A gente conversando com os advogados, os advogados acham até graça com um negócio desse. Fosse assim tem vereadores lá que também tiveram as contas rejeitadas e iam estar afastados hoje de 7 a 0”, disse o petebista de 37 anos. “Então a gente escuta muita conversa da oposição, mas sempre não vemos nada acontecer. É só conversa, só querendo fazer bagunça, mas Leandro é prefeito de Poções e vai cumpri o seu mandato os quatro anos”, disparou. Petebista, Léo deve ser um dos cabos eleitorais para a reeleição do governador Rui Costa nas Eleições 2020.

Eleições 2020: “sim, sempre preparado”, diz Doutor Augusto Cândido nos preparativos ao Legislativo Conquistense

Foto: BLOG DO ANDERSON

O médico Augusto Cândido Correia Santos foi uma das revelações nas Eleições 2016. Em sua primeira experiência eleitoral, Doutor Augusto Cândido somou 1.083 votos à Câmara Municipal de Vitória da Conquista pelo Partido Pátria Livre (PPL). Agora o próximo desafio será nestas Eleições 2018, quando o seu irmão, Esmeraldino Correia Santos, deverá disputar a Assembleia Legislativa da Conquista. Na noite desta quinta-feira (28) ele esteve na inauguração da “CTD Qualivida: Centro de Tratamento da Dor” ao lado de sua digníssima esposa e conversou com o BLOG DO ANDERSON. “A experiência foi boa, foi uma votação expressiva mostrando o reconhecimento das pessoas que conhecem a gente que confiaram. Foi muito boa a experiência”, comentou. Sobre o seu retorno nas Eleições 2020, Doutor Augusto Cândido foi contundente: sim, sempre preparado. “Partido é coisa da vez, da hora, do momento. Eu preciso ver”, salientou sobre uma possível mudança partidária. Para o médico-político, o Brasil está melhorando “na hora que botar esses malacos todos na cadeia vai ficar melhor ainda”

Hamilton faz um desabafo a Herzem sobre as condições do Esporte: “o nosso prefeito tem que acordar para isso”

Foto: BLOG DO ANDERSON

Vitória da Conquista é um celeiro esportivo, no entanto as políticas públicas são quase que inexistentes focando apenas para o futebol. Em entrevista ao Agito Geral na terça-feira (1), o contabilista Antônio Hamilton dos Santos Nogueira, pai dos Irmãos Nogueira, Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro, contou uma situação que merece atenção especial do prefeito Herzem Gusmão Pereira. “Semana passada Ronaldão, todo mundo conhece do vôlei, ele fica pedindo esmola. Ele vai às pessoas cada vez que vai viajar ele pede uma esmola pelo amor de Deus”, disse Hamilton que foi um dos apoiadores de Herzem Gusmão nas Eleições 2016. “O nosso prefeito tem que acordar para isso. Os outros, os 20 anos que passaram, não vamos falar nos vinte anos que passaram, mas tem que falar. Não acordaram, então vamos ver se o Herzem Gusmão, que foi atleta, se ele acorda para isso, porque inclusive no Programa de Governo dele tinha isso, eu discuti muito com ele, o Conselho Consultivo que ele discutiu muito e está lá no Programa de Governo, esporte. Nós temos que mudar esse quadro de Conquista se não nós não vamos para lugar nenhum”, afirmou.

Ainda na entrevista ao radialista Pedro Alexandre Massinha da Rocha Jardim, acompanhado de Onildo Pereira Oliveira Filho e Edvaldo Paulo de Araújo, além de desportistas, Hamilton comentou sobre apoios que eles e outras personalidades tem feito em prol dos atletas através de doações financeiras para o fomento esportivo. “A gente tem que tentar mudar a mentalidade, primeiro quem tem que capitanear isso não é esse movimento, Edvaldo Paulo que me pediu, pediu Onildo, pediu a Pedrinho da PEL. É o poder público que tem que fazer isso. Tem que fazer. Não pode existir uma Secretaria de Esportes [Esportes, Cultura e Lazer] que não funcione, que Ronaldo vai pedir esmola para levar uma Seleção de Conquista, isso é um absurdo. Eu não me conformo. Era bom que o prefeito estivesse ouvindo isso aí para ele se tocar, ou ele ou o secretário de Esportes dele que não está funcionando. O povo lá está ganhando salário e não funciona porque a gente não vê funcionar nada”, disparou. “Isso é um desabafo porque é um absurdo eu não posso ver acontecer na minha cidade isso aí”, complementa. Ouça a entrevista na íntegra, lembrando que a fala de Hamilton está a partir dos primeiros trinta minutos da reportagem em destaque com fotos enviadas ao BLOG DO ANDERSON pelo contador Edvaldo Paulo.

Poções: Otto aguarda novas eleições; o comunista foi multado em R$ 10 mil pelo Tribunal Regional Eleitoral

Foto: BLOG DO ANDERSON

A manhã do sábado (29) foi movimentadíssimo em Iguaí com a visita do governador Rui Costa. No meio do povo o BLOG DO ANDERSON encontrou o ex-prefeito Otto Wagner Magalhães (PCdoB) derrotado nas Eleições 2016 pelo petebista Leandro Araújo Mascarenhas. Em processo no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), Otto aguarda novas eleições. “Vai depender da Justiça, tenho a paciência de aguardar a decisão no Tribunal Regional Eleitoral. Decidindo nós vamos enfrentar uma nova eleição”, comentou. Ele também falou sobre uma multa recebida pelo TRE-BA. “É natural. Nós vamos pagar no valor de R$ 10 mil”, revelou. “No meu entender foi improcedente, porque nós não promovemos nenhum ato ilegal. Mas o Tribunal assim entendeu, eu não vou perder tempo discutindo uma coisa de menor importância. O mais importante é manter o meu nome limpo para continuar a campanha e nós vamos enfrentar e vamos vencer a próxima eleição porque o povo de Poções já rejeitou o atual governo que é um fracasso”, disparou o advogado comunista de 67 anos.

BLOG DO ANDERSON em Iguaí

Novas Eleições em Poções: Léo chega ao seu 144º dia de Governo, mas Otto “sonha” em reassumir a Prefeitura

Foto: BLOG DO ANDERSON

No Sudoeste Baiano o prefeito Leandro Araújo Mascarenhas (PTB) comemora o seu 144º dia no comando da Prefeitura Municipal de Poções nesta quarta-feira (24), mas o ex-alcaide Otto Wagner Magalhães (PCdoB) ainda sonha em mudar os rumos políticos da Terra do Divino Espírito Santo. Inconformado com os resultados das Eleições 2016, Otto recorreu à Justiça e processo agora é apreciado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), em Salvador. “Nas contas eleitorais deles constaram que eles tomaram dinheiro emprestado de particular para fazer a campanha, um valor muito significativo. Como isso é proibido por Lei, o juiz julgou a ação procedente, decretou uma cassação do mandato e deixou para que o Tribunal Regional Eleitoral decidisse a apreciação do recurso para fazer o afastamento do prefeito”, afirmou lembrando de outras supostas irregularidades praticadas pelo seu opositor no dia da votação da Eleições 2016, em outubro do ano passado. “Eles colocaram aproximadamente duas mil pessoas com roupas padronizadas, com material de propaganda e fizeram a boca de urna ostensiva”, complementa. “Perfeitamente, não há nenhum impedimento para que eu possa concorrer às eleições e a intenção nossa é exatamente participar de uma nova eleição ainda esse ano”, complementou confiante na decisão final do TRE-BA. “Hoje na cidade de Poções a gente sente um duplo sentimento, primeiro de tristeza daqueles que perderam por causa da fraude e segundo de decepção de quem votou neles pela administração desastrosa que estão realizando em Poções. Então temos certeza que vamos disputar as eleições e vamos vencer”, complementa. Clique aqui e ouça a reportagem no player abaixo.

Propaganda Eleitoral: buzu ostenta publicidade de ex-candidato à Prefeitura de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Em nota enviada ao BLOG DO ANDERSON no dia 8 de maio, “a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, Trânsito e Transportes, informa que as duas empresas que prestam o serviço de transporte coletivo na cidade passaram pelo processo de vistoria. Os veículos da Vitória que ainda apresentam irregularidades estão sendo notificados”. Só que na tarde desta segunda-feira (22) o BLOG DO ANDERSON encontrou um veículo da Viação Vitória que ainda ostenta um adesivo das Eleições 2016. Essa irregularidade tem sido questionada por muitos internautas desde o início do ano, tendo em vista que outros tipos de transporte também estavam com essa publicidade.

Política Conquistense: Cícero Custódio é PSL, é cotado para o PTN e pode apoiar João Bacelar no ano que vem

Foto: BLOG DO ANDERSON

Primeiro ele foi do Partido Verde, hoje cumpre o seu segundo mandato na Câmara Municipal de Vitória da Conquista pelo Partido Social Liberal, mas em breve poderá estar num novo berço partidário: o PTN. Essa novidade circula o vereador Cícero Custódio de Almeida, forte liderança da Zona Oeste e com grande influência nos campos de futebol da Capital do Sudoeste Baiano. “Eu estou esperando ainda vê o cenário político para a gente escolher o caminho que tem que andar”, comentou durante entrevista ao BLOG DO ANDERSON na tarde da quinta-feira (18). Em Salvador nesta semana, Cícero Custódio esteve conversando com o deputado federal João Carlos Bacelar Batista, presidente estadual do Partido Trabalhista Nacional, e não descarta lançar seu apoio a ele no ano que vem. “Tem possibilidade da gente trabalhar e fechar. Se for bom para a comunidade a gente está dentro”, afirmou. Sobre essa possibilidade de ingressar em novas fileiras ele foi cauteloso. “Tive uma conversa com o presidente do PTN, mas infelizmente ainda não acertamos nada. Ainda sou PSL”, complementa. Na Capital do Sudoeste Baiano o PTN é presidido pelo empresário Antoniel Alves da Silva, o popular Natan da Carroceria.

Eleições 2020: “Volta Andrea” é lançado em Anagé; ouça a análise do professor Roberto Paulo

Foto: BLOG ANDERSON

Para o professor Roberto Paulo Machado Lopes a gestão de Elen Zite Pereira dos Santos, do Partido Democrático Trabalhista, ainda não mostrou a sua cara nestes seus 127 dias no comando da Prefeitura Municipal de Anagé. Para ele a solução de Anagé está com retorno da ex-prefeita petista Andrea Oliveira Silva, derrotada no ano passado pela diferença de 370 votos de um colégio eleitoral formado por 18.214 eleitores. “Ela foi uma prefeita excelente, teve um desempenho fantástico”, defendeu o doutor docente na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Roberto Paulo, ao BLOG DO ANDERSON neste domingo (7). Segundo ele, Elen Zite teria criado muita expectativa de coisas que não poderiam fazer, eis um dos motivos negativos da sua gestão. Na reportagem sonora que o BLOG DO ANDERSON disponibiliza abaixo, Machado Lopes faz uma análise das Eleições 2016 declarando o seu apoio a Andrea nas Eleições 2020.

Promessa das Eleições 2016: Escola e Posto de Saúde permanecem no esquecimento em Vitória da Conquista

Fotos: Reprodução

Em seu programa de campanha das Eleições 2016, o peemedebista Herzem Gusmão Pereira mostrou a mazela com uma Unidade de Saúde da Família de Lagoa de Melquíades, mas até esse domingo (30) a situação é a mesma.

Uma reportagem do Bahia Meio Dia mostrou o sofrimento dos moradores que necessitam da Saúde e Educação Pública, dois setores em decadência nessa comunidade da Zona Rural de Vitória da Conquista.

Abaixo o BLOG DO ANDERSON mostra a denúncia da campanha direcionada ao ex-prefeito Guilherme Menezes de Andrade e as condições atuais sob a administração do prefeito Herzem Gusmão.

Se as Eleições fossem hoje: Zé Raimundo iria “pocar urnas”, diz presidente do SINSERV destacando o “Volta Zé”

Foto: BLOG DO ANDERSON

No meio da democracia, a atuação do prefeito Herzem Gusmão Pereira se diverge, sendo elogiada e criticada por aliados e opositores. Ao contrário do que citou o peemedebista, que ele teria conquistado 50 mil eleitores que votaram no deputado estadual José Raimundo Fontes (PT), nas Eleições 2016, muita gente tem pedido “Volta Zé”. Uma das revelações saiu da boca do presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Vitória da Conquista (SISERV), José Marcos Santos Amaral, que está indignado com o desenrolar as negociações salariais da categoria. “A nossa campanha salarial está aí e nós estamos vendo indo aí para o buraco, direitos adquiridos há muito tempo não estamos sendo respeitados, e nós vamos estar defendendo toda a categoria, inclusive dia 15 de maio temos uma reunião para falar de reajuste salarial e dependendo da conversa da Administração a gente vai parar nossas atividades”, afirmou durante entrevista ao BLOG DO ANDERSON na manhã desta sexta-feira (28). Ele até que tentou se esquivar, mas acabou falando sobre o momento político. “Eu não quero entrar nesse mérito as eleições, mas ia pocar urna, porque do jeito que estar, servidor com salário atrasado, nós voltamos ao passado retrocedendo a nossa história de luta e de vitória eu acho que realmente não tinha para ninguém”, disse Zé Marcos. O petista Zé Raimundo estava ao lado do sindicalista, mas preferiu não comentar sobre esse assunto, mas explanou sobre a mobilização desse 28 de Abril que levou milhares de pessoas às ruas de Vitória da Conquista contra as medidas do Governo Michel Temer, entre elas a as reformas da Previdência e Trabalhista e a Lei da Terceirização.

Política Conquistense: Hermínio e PPS buscam espaços na agenda e no Governo de Herzem Gusmão

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A militância do Partido Popular Social aguarda ansiosamente a convocação de pelo menos 29 nomes para compor a equipe administrativa da Prefeitura de Vitória da Conquista. Compondo a coligação “Uma Conquista melhor” no primeiro e segundo turno para o êxito do peemedebista Herzem Gusmão Pereira nas Eleições 2016, o vereador Hermínio Oliveira Neto (PPS), presidente do Legislativo Conquiste, acha injusto o isolamento dos membros do PPS e o chamamento de ex-candidatos de partidos que se aliaram no segundo turno.

“Estamos cobrando o espaço que o partido precisa ter no Governo de Herzem. Nós apoiamos ele no primeiro e segundo turno e as pessoas do segundo turno é que estão tendo o espaço político e vertical”, afirmou. Ainda de acordo com Pretinho, como é conhecido o militar da reserva, ele tem buscado diálogo com Herzem, porém não tem tido êxito em suas tentativas. “Eu já estive lá na Prefeitura duas vezes, pedi agenda e até agora não consegui”, declarou o parlamentar que teve o lançamento do seu nome à Assembleia Legislativa da Bahia nas Eleições 2018.

Na sonora abaixo, gravada logo após uma reunião com o deputado federal Arthur Maia (PPS-BA), que o BLOG DO ANDERSON disponibiliza na íntegra a entrevista que contou com as participações do vice-presidente municipal do PPS, Ubiratan Sampaio da Costa, e o diretor do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Vitória da Conquista (SINSERV), Claudio Ortiz.

Aeroporto de Vitória da Conquista: Ordem de Serviço será assinada na próxima semana; ouça a entrevista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A última etapa das obras do Aeroporto de Vitória da Conquista que deverá se chamar Aeroporto Glauber Rocha poderá iniciar nos próximos trinta dias. Isso por conta da divulgação da empresa que estará construindo o Terminal de Passageiros. “Eu assinei o contrato com a empresa que ganhou a licitação no dia seis de março agora e na segunda-feira eu estou assinando a ordem de serviço para que a empresa se mobilize e inicie as obras aqui do terminal”, afirmou o governador Rui Costa na manhã desta quinta-feira (9). Ainda de acordo com Rui Costa, a previsão é que esse importante equipamento entre em atividade no primeiro semestre do ano que vem. Ouça a entrevista coletiva completa aqui no BLOG DO ANDERSON.

Executivo Conquistense: Herzem apresenta balanço e protesta contra o Orçamento deixado por Guilherme

Foto: BLOG DO ANDERSON

Em seu discurso na posse da nova Diretoria da Santa Casa de Misericórdia de Vitória da Conquista, o prefeito Herzem Gusmão Pereira voltou a fazer um balanço da herança recebida do ex-prefeito Guilherme Menezes de Andrade no último dia 1º de janeiro. Ele falou da folha de pagamento que já está nos 54% de do Orçamento, somando-se R$24 milhões, deste montante mais de R$8 milhões eram pagos até o não passado de gratificações e horas extras, “até para quem não comparece na Prefeitura”. “Os próprios funcionários, quando chega um funcionário de muitos anos eles perguntam: você trabalha aqui, é lotado aqui? Eu não lhe conheço. E esses funcionários começam a aparecer”, afirmou Herzem Gusmão se referindo aos supostos funcionários fantasmas. “R$102 mil por mês de conta de telefone, R$1,2 milhão por ano. Energia elétrica, energia elétrica de prédios, de casas alugadas, são 91 entre prédios e casas alugadas. Isso significa que a energia elétrica de R$400 mil. Por ano de alugueis, R$5,8 milhões.

São dados reais concretos que nós estamos levantando e que nós precisamos verdadeiramente economizar para que Vitória da Conquista volte a ter gestão, volte a ter governo”, afirmou o peemedebista de 68 anos. Ele citou uma frase do ex-prefeito Orlando da Silva Leite, devido a pobreza financeira da Capital do Sudoeste: “Conquista é uma pobretona”. “E continua sendo. Ela arrecada muito pouco”, comentou. Conforme o título dessa reportagem, Gusmão Pereira expôs o Orçamento do Município sugerida por Guilherme e pela Câmara Municipal de Vitória da Conquista que ele mesmo sancionou neste início do seu mandato, mesmo assim diz ser “uma peça de ficção anunciada de R$740 milhões não traduz a realidade”. “Os próprios técnicos da Prefeitura que me chamam a atenção, hoje secretária da Fazenda que tem mais de trinta anos lá na Secretaria da Fazenda, que é razoável anunciar para Vitória da Conquista que o nosso Orçamento chegue a R$570 milhões, há uma distorção de quase R$200 milhões. Precisamos anunciar, porque no entendimento das pessoas e dos leigos, que nós estamos recebendo uma Prefeitura com R$740 milhões, e aí faz uma confusão e nós estamos esclarecendo à cidade que o orçamento é uma peça de ficção”, discursou.

Informação & Análise: Waldenor diz que é amigo de Herzem, mas permanecerá na oposição; ouça entrevista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Após quinze dias de descanso no Litoral Baiano, o deputado federal Waldenor Pereira (PT-BA) retornou às atividades políticas com uma extensa entrevista ao Programa Informação & Análise, ancorado pelo jornalista Giorlando Lima pela Rádio Melodia FM. Na entrevista, que durou pouco mais de uma hora, Waldenor destacou as ações do seu mandato na Câmara dos Deputados, onde atualmente se debate a sucessão da Mesa Diretora.

“Nesta oportunidade agora estou defendendo a candidatura do André Figueiredo que é um companheiro do PDT que não participou, votou contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff (…) bastante unido ao PT, ao PCdoB, os partidos de esquerda de uma forma geral, mas especialmente num vínculo de muita proximidade ao PT e PCdoB e por isso estou defendendo a candidatura do André Figueiredo”, afirmou o petista. Sobre a relação com o prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão Pereira, Waldenor explicou o que motiva as divergências políticas. “Quero desejar que o prefeito Herzem Gusmão, eleito democraticamente, que ele possa realizar a melhor gestão possível respondendo, naturalmente as demandas da nossa população.

Eu como sempre Gil e Roni, tenho tido a preocupação de me reservar a fazer críticas de natureza pessoal a quem quer que seja. Você me conhece bem, ao longo de muito tempo, temos procurado exercer a política pautada nos princípios da ética, da transparência, do compromisso social, do respeito aos nossos adversários. O que nos diferencia, especialmente aqui em Vitória da Conquista, é o projeto político. Naturalmente que pensamos muito diferente do projeto instaurado em Vitória da Conquista a partir da eleição do prefeito Herzem Gusmão. Por exemplo, o prefeito Herzem já declarou publicamente que a PEC 241, transformada em 55 pelo Senado Federal, representa a benção da nação brasileira.

Então nós pensamos totalmente diferente do prefeito sobre essa questão”, frisou o Waldenor que foi reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e cumpriu dois mandatos como deputado estadual. Na sonora que o BLOG DO ANDERSON reproduz na íntegra abaixo, Waldenor Pereira disse ser amigo de Herzem com quem chegou a morar na Casa do Estudante em Salvador, nos anos 1970, conhece todos os seus familiares, o que o leva a permanecer numa oposição responsável.

Executivo Conquistense: Raimundo Nova na EMURC

Foto: BLOG DO ANDERSON

As nomeações continuam na Prefeitura de Vitória da Conquista e muitas novidades ainda vão surgir nos próximos quatro anos. Nesta quarta-feira (18) foi aa vez de reforço na Empresa Municipal de Urbanização de Vitória da Conquista (EMURC). Para o cargo de Diretor Administrativo-Financeiro o prefeito Herzem Gusmão Pereira nomeou o professor Raimundo José Ornelas da Nova, figura bastante conhecida e querida que atua na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).